sábado, novembro 28, 2020

Casal morre em acidente e policial chamado para ocorrência descobre que uma das vítimas é a própria filha.

Um casal de namorados morreu em um acidente na BR-226, em Macaíba, na Grande Natal, no fim da tarde deste sábado (28). Ao chegar ao local para atender a ocorrência, um policial militar do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) percebeu que uma das vítimas era a filha dele.

As vítimas foram identificadas como Gabriella Nascimento de Góis, de 19 anos, e João Vitor Lima da Silva, de 21.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o casal seguia de moto pela BR-226 no sentido Natal quando bateu na lateral de uma caminhonete que iria cruzar a via.

Com o impacto, o casal foi arremessado e entrou pela janela do carro. Os dois morreram no local. O motorista da caminhonete fugiu do local.

Quando a equipe do CPRE chegou ao local para atender a ocorrência um dos policiais percebeu que uma das vítimas do acidente era a filha dele. Muito abalado, o policial não quis falar com a imprensa.

Os corpos foram recolhidos pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep).

Brasil vence Paraguai e mantém invencibilidade nas eliminatórias da Copa América de basquete.

A superioridade do Brasil sobre o Paraguai ficou clara desde o primeiro minuto dos jogo entre as duas seleções pelas Eliminatórias da Copa América, na tarde deste sábado (28/11), mas suas fragilidades também apareceram ao longo da partida, incluindo muitos erros em lances livres e nas bolas de três. O que pintava inicialmente como uma surra acachapante terminou sendo uma vitória com placar elástico, de 73 a 50, mas dentro do esperado. E serviu para confirmar a invencibilidade da seleção brasileira na competição até o momento e para dar uma nova oportunidade para o calouro Caio Pacheco brilhar. O técnico croata Aleksandar Petrović pôde ainda testar todos os seus jogadores, colocando diversas formações em quadra. 

Para seguir invicta na competição atual, o Brasil venceu duas partidas contra o Uruguai em fevereiro, por 83 a 72 e 83 a 76. Agora, em novembro, aconteceram as vitórias por 77 a 71 sobre o Panamá e 73 a 50 sobre o Paraguai. A seleção volta a enfrentar essas duas equipes em fevereiro, fechando as Eliminatórias da Copa América, que será jogada em 2022. 

Na véspera do segundo turno, irmão de candidato à prefeitura no Ceará é flagrado com dinheiro na cueca.


A Polícia Civil do Ceará prendeu em uma ação em Caucaia, na Grande Fortaleza, na manhã deste sábado, Miguel Carolino de Amorim, irmão do prefeito e candidato à reeleição Naumi Amorim (PSD). Miguel e mais quatro secretários municipais foram flagrados com cerca de R$ 600 mil em espécie, estando parte da quantia escondida na cueca e parte em sacos. A suspeita é de crime eleitoral e os presos foram encaminhados à sede da Polícia Federal, em Fortaleza.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPD), a prisão aconteceu em uma abordagem da Polícia Civil a um veículo suspeito. Quando revistados, os agentes encontraram dinheiro, uma lista de nomes e outros objetos que sustentam os indícios de crime eleitoral. Na sede da PF, os homens foram ouvidos e, em seguida, liberados. O valor encontrado foi apreendido.

Em coletiva de imprensa, o delegado regional de combate aos crimes eleitorais da PF, Alan Robson Alexandrino, confirmou as informações mas não apontou partidos e candidatos ligados aos homens.

Neymar marca, mas PSG decepciona e fica no empate com o Bordeaux.

É verdade que o Paris Saint-Germain criou as melhores chances e poderia ter saído com a vitória. Mas também é verdade que o Bordeaux flertou com os três pontos no Parque dos Príncipes. O empate por 2 a 2 neste sábado, pela 12ª rodada do Campeonato Francês, logicamente soa como derrota ao PSG, mas poderia ter sido pior numa noite em que a boa atuação de Neymar não foi suficiente. O craque brasileiro fez um gol, de pênalti, participou do segundo, de Kean, mas Pembélé (contra) e Adli deixaram tudo igual.

O PSG começou imprimindo seu ritmo, mas foi o Bordeaux quem saiu na frente com o gol contra e Pembélé após escanteio. O gol não abalou o time, que buscou a virada ainda no primeiro tempo, com Neymar, em pênalti sofrido por ele mesmo, e Moise Kean, aproveitando rebote em chute do próprio Neymar da entrada da área. O problema maior foi no segundo tempo, quando os visitantes transformaram o jogo em lá e cá. Enquanto Mbappé perdia chances, Adli, ex-PSG, deixou o seu aos 15. E De Préville e Ben Arfa ainda poderiam ter virado o jogo.

Este foi o segundo tropeço seguido do PSG no Francês - após a derrota para o Monaco na rodada passada. O time ainda está em primeiro, com 25 pontos em 12 jogos, mas o Lille pode alcançá-lo se derrotar o Saint-Étienne no domingo - ficaria atrás apenas no saldo de gols. O Bordeaux está provisoriamente na 11ª colocação. 

PF e polícia portuguesa prendem hacker suspeito de invadir sistemas do TSE.

Um hacker suspeito de invadir sistemas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi preso neste sábado (28) em Portugal, numa operação conjunta entre a Polícia Federal e a Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e Criminalidade Tecnológica da Polícia Judiciária Portuguesa.

O preso é um cidadão português de 19 anos, segundo comunicado da polícia portuguesa, que usa o codinome Zambrius e comandaria um grupo intitulado Cyberteam.

De acordo com a PF, em São Paulo e Minas Gerais, seriam cumpridos três mandados de busca e apreensão e três medidas cautelares de proibição de contato entre investigados e, em Portugal, além do mandado de prisão, um mandado de busca e apreensão.

O inquérito instaurado pela Polícia Federal apura os crimes de invasão de dispositivo informático e de associação criminosa. De acordo com as investigações, um grupo de hackers brasileiros e portugueses foi o autor do ataque ao sistema do TSE.

Segundo informou a PF, os mandados cumpridos no Brasil foram autorizados pelo juízo da 1ª Zona Eleitoral do Distrito Federal, após representação da PF e manifestação favorável da 1ª Promotoria de Justiça Eleitoral.

Courtois falha, Real Madrid volta a jogar mal e perde para o Alavés em casa.

A má fase segue perseguindo o Real Madrid no Campeonato Espanhol. Após uma boa vitória sobre a Inter de Milão na Liga dos Campeões, na última quarta, o time merengue voltou a jogar mal e foi derrotado pelo Alavés neste sábado, por 2 a 1, jogando em casa. Lucas Pérez, de pênalti, e Joselu, após falha de Courtois, fizeram para os visitantes, e Casemiro descontou já no fim do jogo. 

Com a derrota, o Real soma três jogos seguidos sem vitória em La Liga, ficando estacionado abaixo dos líderes. O time merengue fica com 17 pontos, em quarto, a seis dos líderes Real Sociedad e Atlético de Madrid. O Alavés sobe para nono, chegando a 13 pontos.

O Real Madrid voltou a demonstrar muitos problemas neste sábado, tanto na defesa, desfalcada de Sergio Ramos, seu grande líder, quanto no ataque, que não contou com a referência de Benzema. O gol no começo do jogo, com Lucas Pérez cobrando pênalti, colocou ainda mais pressão sobre o time merengue, que mostrou pouca criatividade e se complicou para reagir após falha de Courtois, que resultou no gol de Joselu. E, assim, o técnico segue sob pressão.

Pesquisa Ibope para 2º turno no Rio, votos válidos: Paes, 68%; Crivella, 32%.

Pesquisa Ibope divulgada neste sábado (28) aponta os seguintes percentuais de intenção de votos válidos para a Prefeitura do Rio de Janeiro nas Eleições 2020:

  • Eduardo Paes (DEM): 68%
  • Crivella (Republicanos): 32% 

Sobre a pesquisa

  • Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos
  • Quem foi ouvido: 1.204 eleitores da cidade do Rio de Janeiro
  • Quando a pesquisa foi feita: entre 27 e 28 de novembro
  • Número de identificação na Justiça Eleitoral: RJ‐05249/2020
  • O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

Lives de hoje: Paulinho da Viola, Cesar Menotti & Fabiano, Supla e mais shows para ver em casa.

Veja horários e links:

  • Jards Macalé – 11h – Link
  • Francisco, el Hombre – 17h – Link
  • Ratos de Porão – 18h – Link
  • César Menotti & Fabiano – 20h – Link
  • Karol Conka, Rashid, Eagle-Eye Cherry e outros – 20h – Link
  • Tetê Espíndola, Cláudio Lins, João Pinheiros e outros na 17ª edição do Festival #ZiriguidumEmCasa – 20h – Link
  • Paulinho da Viola – 22h – Link
  • Sandália de Prata (Em Casa com Sesc) – 19h – Link
  • Rodrigo Vellozo e Benito Di Paula (Virada Cultural SP) – 21h30 – Link
  • Supla – 23h30 – Link

Pesquisa Ibope para 2º turno em São Paulo, votos válidos: Bruno Covas, 57%; Guilherme Boulos, 43%.

Pesquisa Ibope divulgada pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S. Paulo” neste sábado (28) aponta os seguintes percentuais de intenção de votos válidos para o segundo turno das Eleições 2020 para a Prefeitura de São Paulo:
  • Bruno Covas (PSDB): 57%
  • Guilherme Boulos (PSOL): 43%

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no 2º turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto. 

Sobre a pesquisa

  • Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos;
  • Quem foi ouvido: 1.204 eleitores da cidade de São Paulo;
  • Quando a pesquisa foi feita: entre os dias 27 e 28 de novembro de 2020;
  • Número de identificação na Justiça Eleitoral: SP-02990/2020
  • A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S. Paulo”;
  • O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

Inep divulga diretrizes e procedimentos para o Encceja 2020.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020. A aplicação da prova para o ensino fundamental e médio será no dia 25 de abril de 2021 e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

O edital foi publicado no Diário Oficial da União e também está disponível na página do Inep. As inscrições começam em 11 de janeiro de 2021 e vão até o dia 22 do mesmo mês, por meio da página do Encceja. Durante o mesmo período, os atendimentos especializados e tratamento pelo nome social também poderão ser solicitados.

O Encceja é destinado a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade adequada para cada etapa de ensino, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos no caso do ensino médio, na data de realização do exame. Para os adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas que incluam privação de liberdade (Encceja PPL) o Inep divulgará datas específicas e regras complementares.

O exame é constituído por quatro provas objetivas, por nível de ensino, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação. O Inep é o responsável pela realização do exame, que é aplicado desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. Já a emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmam Termo de Adesão ao Encceja.

Luciano Camargo chora ao falar da morte do pai: 'A Covid tirou o último abraço que poderia dar'.

Luciano Camargo homenageou o pai, Seu Francisco, que faleceu aos 83 anos na segunda-feira, 23/11. Em vídeo exibido com exclusividade no Gshow no É de Casa, o cantor falou das boas recordações da vida em família: "Meu convívio, antes de começar a cantar, era normal, com as broncas diárias que a gente tinha. Meu pai era um homem muito correto nas suas atitudes. Mas era um convívio muito doce." 

Emocionado com a perda do pai, Luciano Camargo lamentou não ter tido a chance de se despedir, já que está em isolamento por causa do quadro de Covid-19: 

O cantor ainda declarou que esteve com Seu Francisco um pouco antes da internação do patriarca da família Camargo em um hospital de Goiânia.

"Estive com o meu pai uma semana antes de ele falecer. No dia que descobri que estava com Covid, estava indo para a Goiânia. Da última vez que fiquei com ele, senti que era diferente. Senti que era o último abraço que estava dando no meu pai. Parece que eu já sabia que a gente não ia poder se despedir de verdade", afirmou o artista.

Taxa de ocupação de leitos críticos para covid no RN neste sábado é de 52,6%; Grande Natal registra 53,8% e Oeste 64,4%.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste sábado (28). Quanto à taxa de ocupação geral das unidades de saúde, os números no início da tarde mostram 52,6%. Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 194, sendo 100 deles em leitos críticos e 94 em leitos clínicos.

Segundo a Sesap, o Seridó registra 20% dos leitos ocupados, seguido da Região Metropolitana(53,8%); e a região Oeste tem (64,4%) – em destaque como o índice mais alto.

RN registra 2 óbitos nas últimas 24h e 725 casos de Covid-19.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste sábado (28). Foram mais 725 casos confirmados, totalizando 93.372 . Nessa sexta-feira (27) eram 92.647 infectados.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 2.684 no total. Duas mortes nas últimas 24 horas e outras quatro (4) após confirmação de exames laboratoriais de dias anteriores. Em investigação estão 384 óbitos.

Casos suspeitos somam 39.675 e descartados 225.465. Recuperados são 48.736.

Pesquisa Ibope para o 2º turno no Recife, votos válidos: João Campos, 50%; Marília Arraes, 50%.

Pesquisa Ibope divulgada neste sábado (28) aponta os seguintes percentuais de intenção de votos válidos para a prefeitura do Recife, no 2º turno das Eleições 2020.
  • João Campos (PSB): 50%
  • Marília Arraes (PT): 50%

Em relação aos levantamentos anteriores do Ibope, divulgados em 18 de novembro e em 25 de novembro:

  • João Campos (PSB): tinha 47%, subiu para 51% e, agora, tem 50%
  • Marília Arraes (PT): tinha 53%, desceu para 49% e, agora, tem 50%

O percentual de votos válidos de cada candidato corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total de votos, excluídos os votos brancos, nulos e indecisos. 

Sobre a pesquisa

  • Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos
  • Entrevistados: 1.204 eleitores do Recife
  • Quando a pesquisa foi feita: entre 27 e 28 de novembro
  • Registro no TRE: PE-02002/2020
  • Contratantes da pesquisa: TV Globo e "Jornal do Comercio"
  • O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 2 pontos, para mais ou para menos.

Segunda parcela do salário de novembro dos servidores do estado é paga neste sábado.

O governo do Rio Grande do Norte paga segunda parcela do salário do mês de novembro para este sábado (28). São R$ 122 milhões pagos aos mais de 32 mil servidores estaduais que recebem os 70% restantes de seus salários.

O funcionalismo lotado em pastas com recursos próprios também receberá o pagamento integral nesta data, o que resulta, ao todo, em mais de R$ 178 milhões aplicados na economia potiguar.

Os 30% iniciais foram adiantados no último dia 14, assim como o salário integral de quem recebe abaixo de R$ 4 mil e toda a categoria da Segurança Pública.

A quitação da folha do mês de novembro acompanha o anúncio da governadora Fátima Bezerra sobre o pagamento da segunda parcela do décimo. “Na próxima semana, iremos divulgar a data do pagamento da parcela restante do 13º salário de 2020”, disse.

Pesquisa Ibope para 2º turno em Porto Alegre, votos válidos: Manuela, 51%; Melo, 49%.

A pesquisa Ibope encomendada pela RBS TV, divulgada neste sábado (28), aponta os seguintes percentuais de votos válidos para segundo turno das Eleições 2020 para a Prefeitura de Porto Alegre:
  • Manuela D'Ávila (PC do B): 51%
  • Sebastião Melo (MDB): 49%

O percentual de votos válidos de cada candidato corresponde à proporção de votos do candidato sobre o total de votos, excluídos os votos brancos, nulos e indecisos. 

Sobre a pesquisa

  • Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos
  • Entrevistados: 805 eleitores de Porto Alegre
  • Quando a pesquisa foi feita: entre 27 e 28 de novembro
  • Registro no TRE: RS-05561/2020
  • Contratantes da pesquisa: RBS TV
  • O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 3 pontos, para mais ou para menos.

Aulas remotas até fim de 2021 serão vetadas pelo MEC.

Ministério da Educação (MEC) avisou ao Conselho Nacional de Educação (CNE), em reunião na última sexta-feira, que vai vetar a prorrogação do ensino remoto até dezembro de 2021. A informação foi confirmada ao ‘O Globo’ por duas fontes envolvidas com as negociações.

O MEC alegou a interlocutores que, com o fim do decreto de estado de calamidade pública em 31 de dezembro, não haveria base legal para a continuação do ensino remoto.

Bolsa Família: beneficiário do programa receberá por poupança digital.

A Caixa Econômica Federal inicia, a partir de dezembro, o pagamento aos beneficiários do Programa Bolsa Família por meio da Conta Poupança Social Digital. Mais de 9 milhões de pessoas que ainda não possuem nenhuma conta bancária poderão receber o benefício por meio de crédito na conta digital, sacar com o cartão Bolsa Família e movimentar os valores pelo aplicativo CAIXA Tem.
 
A modalidade permitirá que o beneficiário tenha conta bancária sem obrigatoriedade de saque integral das parcelas. A abertura das contas será feita de forma automática e escalonada pela Caixa sem a necessidade de apresentação de documentos ou comparecimento às agências.

Além de movimentar o benefício pelo aplicativo, os beneficiários poderão continuar sacando os recursos por meio do Cartão Bolsa Família ou Cartão Cidadão.

Calendário

A abertura das contas digitais para crédito do Bolsa Família será feita de forma escalonada. Os primeiros a receber os recursos com os serviços da Conta Poupança Social Digital serão os beneficiários de NIS com final 9 e 0, seguindo a data de crédito regular do Programa.

Nesta primeira etapa, que ocorrerá em dezembro, cerca de 1,5 milhão de pessoas receberão os valores pelo CAIXA Tem. Mês a mês, de acordo com o último digito no NIS, os beneficiários passarão a receber o benefício do Bolsa Família com os serviços da Conta Poupança Social Digital, conforme o seguinte calendário:

– Beneficiários com NIS final 6, 7 e 8 receberão em janeiro (2,25 milhões de pessoas)

– Beneficiários com NIS final 3, 4 e 5 receberão em fevereiro (2,25 milhões de pessoas)

– Beneficiários com NIS final 1, 2 e Grupos Populacionais Tradicionais Específicos (indígenas, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas, pescadores artesanais, comunidades tradicionais, agricultores familiares e outros) receberão em março (3 milhões de pessoas)

A “lei do ex” ataca: Rony comanda vitória do Palmeiras sobre o Athletico.

Com ótima atuação, principalmente no primeiro tempo, o Palmeiras venceu o Athletico por 3 a 0, neste sábado à tarde, no Allianz Parque, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. E a “lei do ex” voltou a entrar em ação: Rony marcou duas vezes (não comemorou) e confirmou o bom momento do Verdão desde a chegada do técnico Abel Ferreira. A derrota interrompe a reação do Furacão. 

Ainda desfalcado por conta de casos de Covid-19 (Marcos Rocha, Willian, Jailson, Aníbal e Raphael Veiga estão fora), o Palmeiras conseguiu uma importante vitória para ainda sonhar com o título. O Verdão soma agora 37 pontos contra 42 do primeiro colocado Atlético-MG – o Alviverde tem um jogo a menos na comparação com o Galo. 

Ocupação de UTIs passa de 70% em dez capitais; Natal (RN) tá fora.

Segundo a Fiocruz, dez capitais brasileiras registram taxa de ocupação de UTIs acima de 70%.

A pior situação é em Macapá, que tem a taxa de ocupação de 92%, seguida por Curitiba, com 91%, e Porto Alegre, com 88%.

Rio de Janeiro registra 87% de ocupação, Manaus, 86% e Florianópolis, 83%.

Rio de Janeiro registra 87% de ocupação, Manaus, 86% e Florianópolis, 83%.

Mulher é morta com tiro no rosto em Parnamirim (RN).

Uma mulher ainda não identificada foi encontrada morta, na manhã deste sábado (28), na rua Mar da Galiléia, no bairro Passagem de Areia, na cidade de Parnamirim (RN), região Metropolitana.

De acordo com os peritos do ITEP a vítima apresentava um ferimento provocado por um tiro no rosto e estava caída no sofá da sala. Vizinhos informaram que ouviram um barulho por volta das 4h.

A Polícia Militar foi acionada por um morador e em seguida uma equipe da DHPP (Divisão de Homicídio e Proteção Pessoa) também chegou ao local do crime para serem realizados os procedimentos preliminares de investigação.

Os peritos do ITEP encontraram o corpo da mulher sobre o sofá da sala, a vítima segurava um prato com comida em uma das mãos, o que leva a crer que ela foi surpreendida pelo assassino.

A Polícia Civil de Parnamirim irá investigar o caso e deverá iniciar os interrogatórios nos próximos dias.

sexta-feira, novembro 27, 2020

Cliente deixa R$ 16 mil de gorjeta a funcionários de restaurante nos EUA .

Um cliente deixou US$ 3 mil (cerca de R$ 16 mil) de gorjeta para funcionários de um restaurante de Cleveland (EUA) após beber apenas uma cerveja. O estabelecimento estava prestes a fechar voluntariamente para conter a aceleração do novo coronavírus na capital de Ohio.

Em relato publicado nas redes sociais, o dono do restaurante, Brendan Ring, contou que o cliente pediu que ele dividisse a gorjeta com os quatro funcionários do estabelecimento. Só depois que o homem deixou o local, o empresário se deu conta do tamanho da doação.

“Eu corri atrás dele, mas ele me disse que não havia erro nenhum e que nos veríamos na reabertura”, explicou Ring.

O dono do restaurante optou por não divulgar o nome do cliente por acreditar que o homem não gostaria. Ring afirmou que o valor da cerveja somado aos impostos (US$ 7,02) não chega nem a 1% do total da gorjeta.

“Todos os meus garçons e eu estamos muito gratos por esse grandioso gesto incrivelmente gentil”, ressaltou o dono do restaurante.

Publicidade

Os Estados Unidos são o país mais atingido pela covid-19. Uma segunda onda da doença ameaça o território americano, por isso, muitos estabelecimentos estão fechando as portas voluntariamente para tentar conter o avanço do vírus.

Prefeitura de Natal paga salários a seus servidores nesta sexta (27).

Os salários referentes ao mês de novembro de todas as categorias do funcionalismo público da Prefeitura de Natal (RN) — entre ativos, inativos e pensionistas — serão pagos, de forma antecipada e dentro do mês trabalhado, nesta sexta-feira (27). A Prefeitura contabiliza mais de 22 mil servidores em seus quadros.

A Secretaria Municipal de Administração (Semad) informa que está enviando ao longo do dia os arquivos com as informações à instituição financeira responsável pelo crédito dos recursos nas contas dos servidores. O dinheiro poderá ser movimentado a partir deste sábado (28). A quitação de 100% da folha vai colocar mais de R$ 67 milhões em circulação na economia da capital potiguar.

“Mais um pagamento de folha efetuado dentro do mês trabalhado, e apesar de todas as dificuldades decorrentes da crise financeira e da pandemia da Covid-19, comprova que a nossa gestão segue priorizando e valorizando o servidor municipal de Natal. Continuamos cumprindo rigorosamente em dia o pagamento dos salários desde que assumimos”, destaca o prefeito Álvaro Dias.

Novo estudo comprova que Ivermectina pode reduzir em até 91% a transmissão da Covid-19.

Estudos significativos sobre o uso de ivermectina para Covid-19 mostram o tamanho do efeito e o valor associado para resultados em comparação com um grupo de controle. Conforme análise, a ivermectina é eficaz contra o novo coronavírus.

Em cima da interpretação de estudo (em destaque na íntegra no fim do post) disponibilizado nesta quinta-feira(26), 100% das análises relatam efeitos positivos. A probabilidade de um tratamento ineficaz gerar resultados tão positivos quanto os 19 estudos até o momento é estimada em 1 em 524 mil (p = 0,0000019).

“O tratamento precoce é mais bem-sucedido, com uma redução estimada de 91% no efeito medido usando uma meta-análise de efeitos aleatórios, RR 0,09 [0,02-0,40]”, diz introdução.

A introdução do estudo ainda destaca que 100% dos 8 Ensaios Controlados Randomizados (RCTs) relatam efeitos positivos, com uma redução estimada de 72% no efeito medido usando uma meta-análise de efeitos aleatórios, RR 0,28 [0,13-0,59].

“Também foi realizada uma análise simples da distribuição dos efeitos do estudo. Se o tratamento não fosse eficaz, os efeitos observados seriam distribuídos aleatoriamente (ou mais provavelmente negativos se o tratamento fosse prejudicial). Podemos calcular a probabilidade de que a porcentagem observada de resultados positivos (ou superior) possa ocorrer devido ao acaso com um tratamento ineficaz (a probabilidade de> = k caras em n lançamentos de moeda ou o teste de sinal unilateral / teste binomial). A análise do viés de publicação é importante e podem ser necessários ajustes se houver um viés para a publicação de resultados positivos”.

Com medo da Covid-19 pacientes com câncer abandonam tratamento.

 O medo do contágio pela Covid-19 levou pacientes com câncer a abandonar tratamentos. Segundo a Sociedade Brasileira de Radioterapia, a queda no atendimento é preocupante: caiu em mais de 50% em muitos casos.

São Paulo diz que não tentará anular jogo contra Ceará, mas cobra revisão na aplicação do VAR.

Em nota divulgada nesta sexta-feira pela manhã, o São Paulo disse que não pedirá a anulação da partida contra o Ceará, disputada na última quarta-feira, no Castelão, pelo Campeonato Brasileiro - o jogo terminou 1 a 1. O clube, porém, pediu que a aplicação do VAR seja revista pela CBF.

No texto, o São Paulo afirma que " não quer, no entanto, se beneficiar do que teria sido um erro. Nos orgulhamos de nossa história incontestável e sem asteriscos, e assim a manteremos".

A polêmica começou quando o árbitro Wagner do Nascimento Magalhães cometeu um erro de direito ao mudar uma marcação após permitir o reinício da partida.

O lance no segundo tempo começou com chute de Luan que desviou na zaga do Ceará e chegou a Pablo, impedido, que não conseguiu dominar. Na sequência, Luciano chutou, e Pablo, em condição legal, aproveitou o rebote e marcou o gol.

O juiz, primeiro, anulou o gol com anuência do bandeira. Depois, em consulta ao VAR, validou o gol - ele fez o sinal de VAR com a mão e apontou meio de campo. Magalhães apitou o reinício de jogo, o Ceará tocou na bola, mas, logo em seguida, o árbitro parou novamente o jogo e apontou impedimento, anulando o gol de Pablo. 

A CBF, na quinta-feira à noite, admitiu que houve erro na decisão. A entidade culpa "uma comunicação paralela, mantida entre o árbitro central e o quarto árbitro, a respeito da aplicação de um cartão amarelo para um jogador do Ceará, prejudicou a comunicação que vinha sendo mantida entre o árbitro de campo e o VAR. E fez com que o árbitro central não ouvisse a solicitação da cabine do VAR e autorizasse o reinício da partida". 

TSE testa supercomputador para evitar atrasos no 2º turno.

O Tribunal Superior Eleitoral informou que fez testes “adicionais” no supercomputador que atrasou a totalização dos votos no primeiro turno das eleições, no dia 15.

A demora na divulgação dos resultados ocorreu porque a inteligência artificial do equipamento, adquirido sem licitação por R$ 26 milhões, foi surpreendido com a grande quantidade de dados — ele só foi instalado em agosto e havia feito apenas dois de cinco testes necessários.

Desemprego no Brasil salta a taxa recorde de 14,6% no 3º trimestre e atinge 14,1 milhões.

O desemprego no Brasil saltou para uma nova taxa recorde de 14,6% no trimestre encerrado em setembro, afetando 14,1 milhões de pessoas, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua), divulgada nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O índice de 14,6% corresponde a um aumento de 1,3 ponto percentual em relação ao 2º trimestre (13,3%), e de 2,8 pontos percentuais frente ao mesmo intervalo do ano passado (11,8%). 

O resultado do 3º trimestre ficou ligeiramente abaixo do estimado em pesquisa da Reuters junto a especialistas, de 14,9%.

O desemprego vem renovando recordes desde julho no país, à medida em que os trabalhadores que perderam sua ocupação na pandemia começam a buscar um emprego após o relaxamento das medidas de restrição.

Segundo a analista da pesquisa, Adriana Beringuy, o aumento na taxa de desemprego também reflete a flexibilização das medidas de isolamento social para controle da pandemia de Covid-19. “Em abril e maio, as medidas de distanciamento social ainda influenciavam a decisão das pessoas de não procurarem trabalho. Com o relaxamento dessas medidas, começamos a perceber um maior contingente de pessoas em busca de uma ocupação”, afirma.

Auxílio Emergencial: Caixa paga nova parcela a 5,2 milhões nesta sexta.

A Caixa Econômica Federal (CEF) paga nesta sexta-feira (27) mais uma parcela do Auxílio Emergencial a 5,2 milhões de trabalhadores.

Aos trabalhadores que fazem parte do Bolsa Família, o pagamento já é referente à 3ª parcela de R$ 300 do benefício. Nesta sexta, recebem 1,6 milhão de trabalhadores cujo número do NIS encerra em 9.

Entre os demais trabalhadores, estão 3,4 milhões que vão receber uma parcela do Auxílio Emergencial extensão, de R$ 300. Outros 200 mil ainda vão receber alguma das parcelas de R$ 600. Os pagamentos desta sexta são para nascidos em abril.

Para os trabalhadores fora do Bolsa Família, a ajuda paga nesta sexta será creditada em conta poupança social digital da Caixa, que poderá ser usada inicialmente para pagamento de contas e compras por meio do cartão virtual. Saques e transferências para quem receber o crédito nesta sexta serão liberados no dia 6 de janeiro.

Estados e municípios poderão pegar mais R$ 2 bi em empréstimos.

Os estados e os municípios poderão contrair mais R$ 2 bilhões em empréstimos no sistema financeiro. O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou hoje (26) a elevação do limite de crédito dos governos locais para 2020.

Com a decisão, o limite global de contratação de operações de crédito pelos governos locais passou de R$ 18 bilhões para R$ 20 bilhões. Desse total, o teto das operações com garantia da União, quando o Tesouro Nacional cobre eventuais inadimplências, passou de R$ 7,5 bilhões para R$ 9 bilhões.

O limite das operações sem garantia do governo federal subiu de R$ 10,5 bilhões para R$ 11 bilhões. A União tem um limite de contratação de crédito de R$ 400 milhões, que não foi alterado nessa reunião. Dessa forma, o teto total de operações de crédito pelos três níveis de governo – federal, estadual e municipal – subiu de R$ 18,4 bilhões para R$ 20,4 bilhões.

quinta-feira, novembro 26, 2020

Jornal: dados de 16 milhões de pacientes vazam.

Informações pessoais de pacientes com diagnósticos suspeitos ou confirmados de Covid-19 ficaram disponíveis na internet por quase um mês depois que senhas do Ministério da Saúde foram publicadas em uma plataforma aberta, segundo o jornal "O Estado de S. Paulo" em uma reportagem publicada nesta quinta-feira (26).

As senhas permitiam acesso a dados como CPF, endereço, telefone e doenças pré-existentes de pelo menos 16 milhões de pessoas em todo o país, segundo o jornal.

As senhas estavam em uma planilha, de acordo com o "O Estado de S. Paulo", que foi publicada por um funcionário do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, em um site de compartilhamento de códigos de programação e arquivos chamado "GitHub". Segundo o jornal, o Einstein disse que tinha acesso aos dados porque está trabalhando em um projeto com o Ministério da Saúde.

O GitHub é como se fosse uma rede social usada por programadores e cientistas de dados para compartilhar códigos de programação e contribuir com projetos da área. O serviço também é utilizado pelos profissionais para guardar seus trabalhos, de forma privada, restrita para alguns colaboradores ou de forma pública.

Procurado pelo "O Estado de S. Paulo", o funcionário do Einstein confirmou que publicou a planilha com as senhas em seu perfil no GitHub. O intuito, segundo ele, era a realização de um teste na implementação de um modelo, porém esqueceu de remover o arquivo da página pública.

Começa hoje (26), em Natal a Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN.

A sexta edição da Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur) será realizada nesta quinta (26) e sexta-feira (27), no novo pavilhão Nísia Floresta do Centro de Convenções de Natal. O evento ficará aberto ao público das 14h às 20h, e contará com cerca de 50 estandes da iniciativa pública e privada, expondo destinos turísticos do estado, a gastronomia, a cultura, o artesanato e produtos da agricultura familiar.

Esta será a primeira feira do gênero a ocorrer nas regiões Norte e Nordeste após a retomada das atividades econômicas, respeitando todos os protocolos de biossegurança vigentes para evitar a propagação da Covid-19. A organização da Femptur recebeu o aval do Comitê Científico do Rio Grande do Norte e vai assegurar o cumprimento de medidas como o distanciamento social, o controle do número de pessoas pelo credenciamento antecipado, uso de máscara, estações para higienização das mãos e segurança reforçada.

As inscrições para a participação presencial são gratuitas e podem ser feitas pela internet. Paralelamente também acontece o 11º Fórum de Turismo do RN, que vai debater o desenvolvimento econômico do segmento por meio de palestras e capacitações com a participação de profissionais da área.

A Femptur tem o objetivo de fortalecer a interiorização do turismo potiguar, onde municípios e profissionais se integram e apresentam seus potenciais, além de expor aos visitantes as maravilhas produzidas no estado, desde o artesanato aos artigos produzidos por pequenos agricultores.

Federação Paulista de Futebol decide não realizar a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2021.

A Copa São Paulo de Futebol Júnior não será realizada em 2021. A Federação Paulista de Futebol tomou a decisão nesta quinta-feira, ao constatar que não há condições de segurança sanitária para os atletas participantes e para a população das cidades que abrigariam as partidas.

A edição de 2021 teria 128 times, de todos os Estados do Brasil. Seriam cerca de 3800 atletas, mais centenas de profissionais de comissão técnica, arbitragem e organização das partidas. A Copinha era disputada ininterruptamente desde 1969.

- É justamente a grandeza da Copinha que nos fez refletir neste momento difícil de pandemia de Covid-19. Desde agosto, a FPF vem conversando com autoridades médicas, do Governo de São Paulo, de prefeituras e dos clubes para viabilizar a realização da Copa São Paulo 2021 - comunicou a entidade.

- A partir de todas as informações colhidas e diante do cenário de pandemia, concluímos que mesmo um rigoroso protocolo de saúde não seria o suficiente para garantir segurança a atletas, árbitros e demais profissionais envolvidos nos jogos, além da população das cidades-sede. E acima de qualquer compromisso está a vida - informou a FPF, em nota.

No comunicado, a Federação Paulista diz também que para contemplar àqueles que tinham o sonho de jogar a Copinha em 2021 vai permitir na próxima edição que atletas nascidos em 2001 possam disputar o torneio.

Ao menos 20 dos 41 mortos em acidente já foram enterrados.

Todas as vítimas do acidente entre um ônibus de trabalhadores e um caminhão, que matou 41 pessoas na Rodovia Alfredo de Oliveira Carvalho, em Taguaí (SP), foram enterradas entre a na madrugada e a manhã desta quinta-feira (26). A maioria dos enterros ocorre no cemitério de Itaí (SP).

As vítimas começaram a ser enterradas por volta de 1h. Ao amanhecer, ao menos 20 corpos tinham sido enterrados.

Ainda durante a madrugada, a força-tarefa criada para identificar as pessoas que morreram divulgou a lista com o nome de todas as vítimas.

A identificação dos corpos começou na tarde de quarta-feira (25), horas após o acidente. Dos 41 corpos, 32 foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Avaré e depois, liberados para velório em Itaí. Outros nove foram encaminhados para unidades do IML da região.

Além de Maradona, só presidentes da Argentina e Fangio foram velados na Casa Rosada.

Milhares de argentinos estão reunidos na manhã desta quinta-feira (26/11), em frente à Casa Rosada, para se despedir de Diego Armando Maradona. O ídolo está sendo velado na sede do governo da Argentina, uma honraria para poucos no país.

A família de Maradona aceitou o convite do presidente Alberto Fernández para realizar o velório no local. Antes do eterno camisa 10 argentino, somente um esportista havia sido velado na sede do governo: o piloto Juan Manuel Fangio, pentacampeão de Fórmula 1, em 1995. Ele morreu vítima de insuficiência crônica renal, aos 84 anos.

Candidatos devem ficar atentos a prestação de contas das eleições 2020.

O Tribunal Superior Eleitoral aprovou a Resolução nº 23.632/2019, em 19/11/2020, que altera os procedimentos de entrega das prestações de contas referentes às Eleições Municipais de 2020, inclusive quanto aos prazos inicialmente previstos na Res. 23.607/2019. A nova norma foi estabelecida em razão da situação de pandemia da Covid-19.

De acordo com a nova Resolução, a entrega das mídias eletrônicas, que contém os documentos e comprovantes digitais das prestações de contas, será feita em períodos distintos para candidatos eleitos, não eleitos, diretórios estaduais e municipais.

Os candidatos eleitos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, até o terceiro suplente, devem apresentar as mídias eletrônicas nas Zonas Eleitorais competentes, até 15 de dezembro de 2020, mediante agendamento.

Funcionário de funerária é demitido por tirar foto com o corpo de Maradona.

Um funcionário da funerária que preparou o corpo de Diego Maradona, velado nesta quinta-feira (26) em Buenos Aires, foi demitido após a divulgação de uma foto em que ele aparece ao lado do caixão aberto, tocando o rosto do astro do futebol argentino.

Maradona morreu aos 60 anos na quarta-feira (25) após sofrer uma parada cardiorrespiratória em casa, na cidade de Tigre.

O dono da funerária argentina pediu desculpas à família de Maradona e disse, em entrevista ao site da emissora Todo Noticias, do grupo Clarín, que o funcionário foi "despedido imediatamente". 

A imagem de Molina fazendo sinal de positivo, com o caixão aberto, enquanto tocava o rosto de Maradona começou a viralizar no final da manhã de quinta em diversos perfis no Twitter e em grupos do WhatsApp.

O advogado e amigo de Maradona, Matias Morla, mostrou sua perplexidade com o caso e disse, em uma rede social, que o funcionário é "um canalha", e que não descansará "enquanto ele não responder por essa aberração".

"Por conta da viralização da imagem de Diego em seu leito de morte, eu vou pessoalmente encontrar quem foi o canalha que tirou essa foto", disse o advogado. "Todos os responsáveis por essa covardia vão ter que pagar."

Deputado defende retorno de público aos Estádios de Futebol no RN.

Diante da liberação para realização de shows e a reabertura de bares e restaurantes, o deputado estadual Coronel Azevedo (PSC) defendeu a retomada dos jogos de futebol com a presença de torcedores nos estádios do Rio Grande do Norte. “Parece-me dois pesos e duas medidas quando posta a situação dos eventos diante da crise por que passa o futebol do Rio Grande do Norte sem a presença de público nos estádios”, declarou.

Acidente envolvendo micro-ônibus e carreta deixa feridos na zona norte.

Um grave acidente foi registrado no início da manhã desta quarta-feira (25). A colisão envolveu um micro-ônibus, do tipo transporte alternativo da linha Jardim Petrópolis, e uma carreta. O caso aconteceu na avenida Tomaz Landim, no bairro Igapó, na zona norte de Natal. 

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a gravidade da colisão, que ocorreu nas proximidades da Carajás Home Center. A Polícia Rodoviária Federal fez o isolamento das duas faixas. Há informações de que passageiros ficaram feridos. 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local para prestar os primeiros socorros às vítimas. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dos envolvidos no acidente.

RN registra 703 novos casos de covid-19; nenhum óbito nas últimas 24 horas.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quinta-feira (26). Foram mais 703 casos confirmados, totalizando 88.767. Nessa quarta-feira(25) eram 88.064 infectados.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 2.666 no total. Nenhuma morte nas últimas 24 horas e uma(01) após confirmação de exames laboratoriais de dias anteriores. Em investigação estão 409 óbitos.

Casos suspeitos somam 41.610 e descartados 214.605. Recuperados são 47.431.

Taxa de transmissibilidade para covid no RN é de 0,69; municípios em zonas de risco e perigo somam 127.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quinta-feira (26). O índice que indica o potencial de transmissão da covid 19, a Rt, está em 0,69 no estado como um todo. Nessa quarta-feira(25) era 0,63.

No Estado, 67municípios se encontram em zona de risco, enquanto outros 60 estão em zona de perigo. Os dados são do Laboratório de Inovação Tecnológica (LAIS) da UFRN no fim da manhã. VALE DESTACAR que essa taxa tem grande variação ao decorrer do dia, e pode ser conferida a situação em tempo real conforme link no fim do post.

A Taxa de Transmissibilidade, ou Taxa Rt para ser mais simples, é um dos indicadores utilizados para medir a evolução de uma doença endêmica. De forma simples, essa taxa indica quantas pessoas podem ser infectadas a partir de uma pessoa já doente.

Para exemplificar suponha o Rt = 2, isso significa dizer que, estatisticamente falando, uma pessoa doente contaminará duas saudáveis. O ideal então é que esta taxa se mantenha o mais próximo possível de zero.

A partir do momento que ela se mantém constantemente abaixo do valor 1, significa dizer que a doença está em um estado “controlado”.

Taxa de ocupação de leitos críticos para covid no RN nesta quinta-feira é de 48,9%.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quinta-feira (26). Quanto à taxa de ocupação geral das unidades de saúde, os números no fim da manhã mostram 48,9%. Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 181.

Segundo a Sesap, o Seridó registra 20% dos leitos ocupados, seguido da Região Metropolitana(50,9%); e a região Oeste tem (57,6%) – em destaque como o índice mais alto.

Começa velório de Maradona.

Torcedores se alinhavam em uma grande fila em frente à Casa Rosada, sede do governo da Argentina, para o velório de Diego Maradona, que começou nesta manhã. De Caracas, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, prestou homenagem ao craque, muito ligado à esquerda.

14° salário para beneficiários do INSS pode ser pago no Natal de 2020 em caso de aprovação.

O 14° salário para beneficiários do INSS pode ser pago no Natal de 2020 em caso de aprovação. Está em tramitação no Senado Federal o Projeto de Lei (PL) nº 3.657/20, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), que tem como proposta implementar o beneficiO do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O objetivo é ajudar financeiramente o grupo considerado vulnerável durante a crise da Covid-19.

A pandemia está fazendo um enorme estrago na economia e na vida das pessoas menos favorecidas,” declarou o parlamentar em entrevista à Agência Senado. Outro ponto citado por Paim a respeito da medida trata dos possíveis benefícios que ela trará para a economia brasileira, caso seja aprovada.

Brasil registra mais de 5,5 milhões de pacientes recuperados do coronavírus.

O Brasil registrou ontem quarta-feira (25), mais 36.829 pacientes recuperados do coronavírus, totalizando 5.512.847 pessoas curadas da doença.

O número de pessoas curadas já representa 89,4% do total de casos acumulados.

A quantidade de pessoas curadas no Brasil é onze vezes superior ao número de casos ativos (482.990), que são os pacientes em acompanhamento médico.

Mais um reajuste no preço da gasolina.

A Petrobras aumentará o preço da gasolina em suas refinarias em 4% em média a partir desta quinta-feira (26), enquanto o diesel terá elevação de 5%, informou a companhia, em movimento que leva as cotações dos combustíveis ao maior nível em três meses.

O aumento é o segundo aplicado pela estatal em novembro para os dois combustíveis, após reajuste realizado no dia 12, quando subiu o valor da gasolina em 6% e o do diesel em 5%.

Com o novo reajuste, o preço médio da gasolina nas refinarias da petroleira passa a ser de R$ 1,8237  por litro, segundo dados da Petrobras compilados pela Reuters, enquanto o litro do diesel passa a custar em média R$ 1,7304.

Senado aprova pena maior para crimes cometidos por preconceito de cor, raça ou orientação sexual.

O Senado aprovou ontem quarta-feira (25) um projeto que prevê pena maior em caso de crimes cometidos por preconceito de raça, cor, etnia, religião, procedência nacional ou orientação sexual.

Com a aprovação, a proposta segue para votação na Câmara dos Deputados. O texto não define, contudo, em quanto tempo a pena poderá ser aumentada nessas hipóteses.

PF combate organização criminosa que praticava assaltos nos municípios de Paramirim e Nísia Floresta (RN) e outros.

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira, 26/11, a Operação Pedra Grande, com objetivo de desarticular organização criminosa responsável por roubos de agências dos Correios, bancos e carros-fortes no Rio Grande do Norte.

Na ação, a PF contou com apoio da Polícia Civil e Polícia Militar.

Aproximadamente 80 policiais cumprem 2 mandados de prisão preventiva e 8 mandados de busca e apreensão expedidos pela 15ª Vara Federal de Ceará-Mirim/RN, nos municípios de Parnamirim/RN, Nísia Floresta/RN e Simões Filho/BA.

As investigações tiveram início a partir do mês de abril de 2020 quando um dos integrantes do grupo criminoso foi preso em Camaçari/BA, numa operação conjunta da PF, PM/BA e PM/RN. Naquela oportunidade, foram apreendidos 6 fuzis, 49 carregadores e 1.200 munições que estavam em um veículo dirigido pelo acusado.

Os presos na operação de hoje responderão pelos delitos de organização criminosa, roubo qualificado e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.

(*) O nome da operação faz referência ao município onde ocorreu um dos crimes praticados pelo bando investigado.

quarta-feira, novembro 25, 2020

Taxa de ocupação de leitos críticos para covid no RN nesta quarta-feira é de 52,4%.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quarta-feira (25). Quanto à taxa de ocupação geral das unidades de saúde, os números no fim da manhã mostram 52,4%. Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 183.

Segundo a Sesap, o Seridó registra 41,7% dos leitos ocupados, seguido da Região Metropolitana(51,9%); e a região Oeste tem (57,6%) – em destaque como o índice mais alto.

Vice-presidente Mourão em Mossoró (RN).

O Fórum de Desenvolvimento do Semiárido 2020 desembarca em Mossoró (RN) nos dias 3 a 5 de dezembro e irá mobilizar a região Nordeste. O evento vai promover um amplo debate que irá fomentar o Plano de Desenvolvimento do Semiárido (PDS). A programação do evento conta com a participação de autoridades do país e palestrantes, especialistas e técnicos de todo o país. O vice-presidente, Hamilton Mourão, marcará presença na abertura do Fórum.

Polícia Civil realiza incineração de 141 quilos de drogas no interior do RN.

Policiais civis da Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC) de Mossoró incineraram, na manhã desta quarta-feira (25), cerca de 141 quilos de drogas que foram apreendidos na cidade de Mossoró e na região. Todo o material entorpecente foi incinerado em uma fábrica de beneficiamento de castanha, localizada às margens da 304, na presença de representantes do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e da Vigilância Sanitária. 

As drogas apreendidas foram resultado de 137 procedimentos policiais, instaurados nas delegacias: Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC), Divisão de Polícia Civil do Oeste (DIVIPOE), Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa de Mossoró (DHM), Delegacia Especializada de Atendimento ao Adolescente Infrator (DEA), além das Delegacias Municipais de: Paraná, Pau dos Ferros e Assu. 

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima, através do Disque Denúncia 181.

RN atinge 66% da cobertura vacinal contra a Poliomielite, afirma Sesap.

O Rio Grande do Norte atingiu 66,17% da cobertura da campanha de vacinação da Poliomielite até esta quarta (25). A meta da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) é que 95% das crianças sejam vacinadas contra a doença até o próximo dia 30.

O RN aparece na 11ª posição no ranking do Brasil e na 6ª posição na região Nordeste em relação a cobertura vacinal. Os dados são do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI/DATASUS).

Até o momento, 38 municípios potiguares (22,75%) alcançaram a meta; 120 municípios (71,85%) estão entre 50 e 95% de cobertura; e 9 municípios (5,38%) ainda estão abaixo de 50%.

Acidente entre ônibus e caminhão em rodovia de São Paulo deixa pelo menos 30 mortos.

Um acidente entre um ônibus e um caminhão deixou pelo menos 30 mortos e 15 feridos em Taguaí, cidade no de São Paulo há cerca de 300 km da capital, na manhã desta quarta-feira (25).

A colisão ocorreu no km 172 da Rodovia Alfredo de Oliveira Carvalho, por volta de 7h. O ônibus levava cerca de 52 funcionários de uma empresa têxtil, além do motorista.

As vítimas e os feridos ainda não foram identificados pela polícia. Feridos estão sendo levados a hospitais da região. A rodovia foi interditada para atendimento da ocorrência pelas equipes de resgate. O local estava bloqueado pelo menis até as 10h50.

De acordo com a Polícia Militar, as informações sobre vítimas podem mudar pois o local é de difícil acesso. O porta-voz da PM, tenente Guedes, afirmou que pessoas há pessoas presas às ferragens sendo socorridas.  

Governadores podem determinar vacinação obrigatória contra Covid-19, diz Aras.

Em manifestação entregue ao STF nesta quarta-feira, 25, Augusto Aras afirmou que os governadores têm autonomia para determinar a vacinação obrigatória da população contra o novo Coronavírus.

O PGR deu o parecer em uma ação direta de inconstitucionalidade na qual o PDT pede que o STF reconheça que compete a estados e municípios –além da União– ordenar a realização compulsória de imunização e outras medidas profiláticas no combate à Pandemia.

Após ser espancado por 10 homens, jovem é internado e entra em coma no interior do RN.

O vendedor Francisco Douglas Gonçalves, de 23 anos, está internado em estado grave na UTI do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró, depois de ter sido vítima de um espancamento coletivo no domingo (15), na cidade de São Miguel, no Alto Oeste. Ele participava de uma festa em comemoração ao resultado das eleições quando foi agredido por cerca de 10 homens.

Logo após a divulgação do resultado das eleições, a população se reuniu próximo à prefeitura, no Centro da cidade de São Miguel, para comemorar a vitória dos eleitos. Durante a festa, houve uma confusão e Francisco foi espancado.

O delegado da cidade de São Miguel, Cristiano Gouveia informou que o inquérito para apurar as agressões já foi iniciado. “Já foram ouvidos familiares da vítima e outras pessoas que estavam no local. Uma testemunha afirmou que a vítima teria esbarrado em uma mulher e que teria se iniciado uma discussão que evoluiu para o espancamento”, contou o delegado.

O pai de Francisco, Juarez Gonçalves, disse que desconhece o que teria motivado as agressões. “Eu não sei o que aconteceu. Só que levaram ele para o hospital lá de São Miguel. Ele foi atendido e depois ficou insistindo pra ir pra casa, dizendo que tava bem. Aí quando chegou em casa, passou mal e teve que voltar pro hospital”, contou Juarez.

Depois de retornar ao hospital, Francisco Douglas foi intubado e transferido na madrugada de segunda para o Hospital Dr Cleodon Carlos de Andrade, em Pau dos Ferros. E na última quinta-feira (19) foi encaminhado ao HRTM em Mossoró, onde está em coma. “A situação dele é muito grave. Eu tô aqui só esperando um milagre”, disse o pai.

O vídeo de uma câmera de monitoramento mostra o momento das agressões, por volta das 19h50. As imagens já estão com a polícia civil. “A falta de qualidade das imagens dificulta a identificação dos autores, mas já há suspeitos identificados por testemunhas. Ninguém foi preso até agora”, disse o delegado.

654 óbitos nas últimas 24h por Covid-19 no Brasil.

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o Coronavírus no Brasil nesta quarta-feira (25):

– Registro de 654 óbitos nas últimas 24h, totalizando 170.769 mortes;

– Foram 47.898 novos casos de Coronavírus registrados, no total 6.166.606 pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do Coronavírus é 5.512.847, com o registro de mais 36.829 pacientes curados. Outros 482.990 pacientes estão em acompanhamento.

RN registra mais de mil novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas.

O número de casos de covid-19 teve um aumento de 1.090 novos infectados nas últimas 24 horas, no Rio Grande do Norte, e o acumulado atinge os 88.064. As informações foram atualizadas pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) no início da tarde desta quarta-feira (25). A pasta também contabiliza 41.246 casos suspeitos que aguardam por resultados de exames. 

Não teve nenhum registro de morte decorrente da enfermidade nas últimas 24 horas, porém uma que estava em análise teve a covid-19 confirmada como causa e a contagem dos mortos atinge os 2.665. Ainda estão sendo investigadas as causas de 407 óbitos. A pasta repassou a informação de que 681 óbitos já analisados foram descartados para a doença. 

Nesta quarta-feira, os dados do sistema Regula RN registram uma ocupação de 49% dos leitos covid críticos no estado com 98 pacientes internados. No leitos clínicos, estão sendo assistidos 84 enfermos com a doença, gerando uma ocupação de 32%. 

Atualmente, a rede hospitalar destinada a atender pacientes com covid-19 conta com 92 leitos críticos e 135 leitos clínicos disponíveis, com regiões com mais ou menos disponibilidade. 

De acordo com o monitoramento feito pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais), que revela o índice de transmissibilidade no estado, a média diária no estado está em 0,63. No entanto, dos 167 municípios potiguares, 68 se encontram na considerada zona de risco, com esse indicador entre 1,0 e 2,0; enquanto outros 55 estão na zona de perigo, ou seja, com índice acima de 2,0. 

Ministro Rogério Marinho lança licitação de projeto do Sistema Seridó nesta quinta (26).

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), vai contratar empresa para elaborar o projeto executivo e de estudos complementares para a execução do Sistema Seridó, no Rio Grande do Norte. A abertura da licitação é o primeiro passo para a execução das obras do sistema, que vai abastecer cerca de 280 mil pessoas em 24 municípios potiguares.

Com presença do ministro Rogério Marinho, o lançamento do edital será nesta quinta-feira (26), com transmissão ao vivo pelo YouTube do MDR [https://youtu.be/zA2PO0Uurgo].

A estimativa é de que o Governo Federal invista cerca de R$ 280,6 milhões para a construção de mais de 330 quilômetros de canais adutores, estações de bombeamento, de tratamento e de pontos de catação de água.

O Projeto Seridó será executado em duas etapas e contém 10 trechos. O Sistema Seridó Norte captará a água no Reservatório Armando Ribeiro Gonçalves, em Jucurutu (RN). Já o Sistema Seridó Sul levará as águas do Rio São Francisco a partir do Reservatório Oiticica. O Governo do Estado do Rio Grande do Norte cedeu os estudos de viabilidade técnica, econômico-financeira e ambiental e o projeto básico dos sistemas adutores.

Falta de justificativa por não votar impede expedição de documentos.

O cidadão que não votar neste domingo (29), no segundo turno das eleições municipais, deverá justificar a ausência no pleito em até 60 dia na Justiça Eleitoral. A apresentação de justificativa de ausência em cada turno de votação deve ser feita separadamente. O voto é obrigatório para pessoas com mais de 18 anos e menos de 70.

O procedimento pode ser feito no site da Justiça Eleitoral ou pelo aplicativo e-Título. Também é possível apresentar requerimento para a justificativa em qualquer zona eleitoral ou enviar a justificativa por via postal ao juiz da zona eleitoral em que está inscrito. O termo deve ser acompanhado de documento que comprove a ausência.

Cidadão comum pode monitorar eleições.

O sistema de votação eletrônica no Brasil dispõe de mais de um mecanismo de monitoramento das eleições e de controle direto por parte da população. Além de acompanhar a apuração dos votos, há canais para apresentação de denúncias por pessoas comuns e verificação das investigações.

Qualquer cidadão pode monitorar os votos recebidos pelos candidatos nas urnas das seções eleitorais. Um aplicativo chamado “Boletim na Mão” possibilita ao eleitor ler uma cópia digital dos boletins de urna no próprio celular ou tablet. O app está disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em versões Android e IOS.

Como descreve a página da Justiça Eleitoral,  “com o celular aberto no aplicativo, o eleitor ‘escaneia’ o QR Code nas seções eleitorais de interesse e confere, posteriormente, se os dados coletados correspondem a aqueles totalizados e divulgados no site do TSE”.