sábado, novembro 03, 2018

Na véspera do Enem, ordem é descontrair e controlar ansiedade.

Controlar o emocional e diminuir a ansiedade. Na véspera do grande dia, estão dadas as chaves para se dar bem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Seguir essa receita é garantir tempo para a mente descansar, antes de um esforço intenso a ser feito durante o teste. Além de não comprometer uma das habilidades mais requeridas amanhã: a atenção. Esta semana, escolas diminuíram o ritmo de estudos para pegar pesado em atividades cujo único objetivo era a descontração. Afinal, com o preparo técnico e teórico em status de missão cumprida, trabalhar o lado das emoções é um dos caminhos mais promissores de fazer os candidatos acreditarem no potencial de cada um deles.

Coordenadora do curso de pós-graduação em neurociências aplicada à educação do Centro Universitário UNA, Isabel Pimenta diz que é hora de se conectar consigo mesmo. “Pensar em alguma música, tirar um tempo para fazer uma caminhada e não se concentrar muito tempo nos estudos. A neurociência diz que se o cérebro estiver muito exausto não consegue assimilar nada”, afirma. “Estamos falando de boa parte dos candidatos que ainda estão na adolescência, fase na qual o autocontrole é mais difícil pela precariedade do autoconhecimento”, diz.
 
Outro ponto é a ansiedade, uma parte sensível que pode comprometer a atenção. “É importante fazer a gestão da ansiedade. O candidato precisa sair um pouco desse ambiente que o lembre de Enem e estudo. Se vinha estudando 10 horas, esse ritmo tem que ser interrompido. É fundamental dar um descanso para o cérebro nesta reta final para que, na hora do teste, ele esteja recuperado de todo esse esforço”, ressalta Isabel. “O candidato que não se dedicou muito dará todo o gás agora e ficará nervoso, o que certamente vai atrapalhar a memória. Ninguém aprende na última semana, muito menos no último dia. Agora, é confiar no percurso.”

Carteiras de identidade digitais não poderão ser usadas no Enem.

Carteiras de identidade digitais não poderão ser usadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para fazer as provas, os participantes deverão levar um documento oficial de identificação original, com foto e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Os dois itens são os únicos obrigatórios para o exame.

A presidente do Inep, Maria Inês Fini, alerta os candidatos que farão o Enem de que não poderão usar identidades digitais. Isso porque haverá três checagens de identidade e uma delas ocorrerá durante a prova, quando o uso do celular é proibido. “Não leve essa única prova de identidade porque dentro da sala de aplicação de prova, ela não poderá ser utilizada”.

Os documentos válidos são as carteiras de Identidade expedidas por secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar e Polícia Federal; Carteira de Trabalho e Previdência Social; passaporte; Carteira Nacional de Habilitação, com fotografia e identidade funcional. Outros documentos específicos podem ser consultados na página do Enem.

Maria Inês é enfática em relação ao uso da caneta. “Estudantes perguntaram se não poderiam usar outras canetas, que são mais confortáveis para escrever. Não podem. Tem que ser caneta preta em material transparente”, diz.

Os estudantes poderão levar para o exame, que tem duração de 5 horas e 30 minutos neste domingo (4) e de 5 horas no próximo (11), um lanche. Caso esse lanche seja caseiro e não esteja embrulhado em material transparente como papel filme, ele será fiscalizado antes de ser liberado.

Confira dicas do que fazer nos dias do Enem.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa neste domingo, 4 de novembro. Neste momento, é importante driblar o nervosismo para dar espaço à responsabilidade e à organização. Afinal de contas, é necessário que os candidatos não se esqueçam de pequenos detalhes que podem contribuir com a confiança e tranquilidade no dia do exame.

Desde o surgimento do Enem no país, há quase vinte anos, os históricos casos sobre candidatos que perdem a hora, esquecem documentos ou até mesmo materiais obrigatórios para realização da prova voltam à tona para servir de alerta. Sendo assim, o Diretor de Ensino e Inovações do SAS, Ademar Celedônio, aconselha: “Os candidatos precisam estar atentos às exigências do ENEM, evitando momentos de estresse que possam prejudicá-los durante a prova”.

Pensando nisso, o SAS preparou um “checklist” para ajudar os estudantes neste momento acadêmico tão importante.  A base de todas as dicas é tentar deixar tudo o que for levar separado pelo menos um dia antes e, assim, evitar surpresas e atrasos.

Confira as dicas:
Atenção à chegada do horário de verão
Neste ano, o horário de verão terá início às 00h (horário de Brasília) do dia 04 de novembro, coincidindo com a data do primeiro dia do exame. É necessário que os candidatos que moram nos estados que haverá essa mudança se atentem ao ajuste de 1 hora de antecedência dos relógios para que cheguem ao local de prova antes que os portões se fechem.

Cartão de Confirmação
É essencial checar o local da prova no cartão de confirmação da inscrição do Enem. É possível imprimir ou conferir no site do exame. Levá-lo não é obrigatório, porém é recomendável que o candidato leve para eventuais consultas.

Documento de Identificação
O candidato deverá comparecer ao exame com um documento de identificação oficial com foto. Os documentos aceitos são carteira de identidade (RG), de motorista (CNH), o passaporte e até mesmo a carteira de trabalho. O Cadastro de Pessoa Física (CPF), carteira de estudante, crachás e documentos ilegíveis não serão aceitos.

Proibido o uso de lápis e borracha
O ENEM só permite o uso de canetas esferográficas de cor preta e material transparente, então para que você possa realizar o exame com tranquilidade, leve duas. Se uma falhar, você não enfrentará problemas.

Celular e outros itens tecnológicos não permitidos
O uso de celular é estritamente proibido durante a prova, assim como o de relógio, inclusive o analógico. Se você não puder deixá-los em casa, no local de prova, os fiscais do Enem entregarão sacos porta-objetos que deverão permanecer lacrados até o final do exame.

Saia cedo de casa
Faça o percurso da sua casa até o local da prova, pelo menos uma vez antes do dia oficial para calcular quanto tempo leva para chegar. No dia do exame, saia mais cedo de casa, com certa folga no horário, para o caso de ocorrer algum imprevisto. Se você sequer chegou a visitar o local de prova e não tem muita noção de quanto tempo leva até o lugar, tente estimar o percurso em algum aplicativo que traça rotas.

Alimente-se bem antes de sair de casa e ao retornar
As provas são longas e é fundamental que o candidato esteja preparado não só mentalmente, como fisicamente para o exame. Mas não se preocupe, também é possível levar alimentos para serem consumidos durante a prova.

Detran: Serviços online prioriza facilidades no ate4ndimento aos usuários.

A implantação pelo Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) da abertura de processos de renovação, segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), primeira Habilitação, CNH Digital, CNH Definitiva e Permissão Internacional para Dirigir (PID) via internet demonstra resultados positivos no tocante a agilidade do serviço de atendimento e na diminuição de filas de espera no setor de Habilitação de Condutores do Órgão.

A sala de abertura de processos de habilitação situada na unidade sede do Detran, no bairro de Cidade da Esperança, em Natal, que antes se mantinham com uma lotação rotineira, hoje é possível verificar uma diminuição da permanência do usuário para resolver sua demanda. O motivo principal está relacionado a abertura de processos via internet, o que resulta num tempo bem menor de retenção do cidadão na sala de habilitação, já que na abertura do serviço via internet ele adianta duas etapas do processo, inclusive já chegando ao Detran com a guia de pagamento do serviço devidamente quitada e com isso evita a fila no guichê de pagamento instalado na sede do Departamento.

Os serviços online do Detran contam ainda com duas situações em que o usuário pode resolver tudo pela internet, sem a necessidade de se dirigir as centrais de atendimento do Detran. Essas situações se aplicam àqueles cidadãos que perderam a CNH ou precisam solicitar a CNH Definitiva. Nesses casos, todo o processo é iniciado e finalizado via online e o documento novo é enviado diretamente para o endereço do usuário cadastrado no sistema do Detran.

O plano da Direção Geral do Detran é de gradativamente ir incorporando novas demandas dos usuários a plataforma de serviços online oferecidos pelo Departamento de Trânsito do RN. “A ideia é modernizar os processos dando ao cidadão as melhores condições nos itens de comodidade, transparência, segurança e agilidade na solicitação e emissão do documento de CNH”, comentou o diretor-geral do Detran, Eduardo Machado.

O procedimento de solicitação dos serviços pela internet é simples e prático, bastando que o usuário entre no site do Detran e clique no botão “Consulta de Pessoas e Boletos”. Logo em seguida, abre uma nova tela onde o sistema pede para que o cidadão insira os números do CPF e do registro da CNH, e logo após, clica em “consulta”. Dessa maneira, o usuário tem acesso aos dados da sua habilitação, a exemplo de possíveis débitos e de pontuação. Nessa mesma tela é possível visualizar os botões que dão acessos a segunda via da CNH, renovação de CNH, PID e CNH Digital. Já o usuário que deseja abri o processo de primeira habilitação, basta digitar o CPF e seguir as instruções fornecidas pelo sistema.

Um dia após o crime, suspeita da morte de Daniel troca mensagens com a família do jogador: ‘Ele só deu tchau, levantou e foi embora’.

Allana Brittes, de 18 anos, suspeita de envolvimento da morte de Daniel, trocou mensagens via WhatsApp com a mãe e com a tia do jogador de futebol um dia depois do crime.

As mensagens fazem parte do inquérito que apura a morte do atleta.

Daniel e outras pessoas participaram da festa de aniversário de Allana em uma boate em Curitiba na noite de sexta-feira (26). Na madrugada de sábado (27), o grupo foi para a casa da família Brittes em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana da capital.

Lá, de acordo com a polícia, Daniel foi espancado e depois levado por Edison Brittes, pai de Allana, para o matagal, onde foi encontrado morto.

De acordo com o Instituto Médico-Legal (IML), inicialmente, a causa da morte foi ferimento por arma branca. A polícia afirma que o órgão genital do jogador foi cortado.

Questionada pela família onde estaria Daniel, Allana respondeu que não sabia dele, que não houve briga na casa dela e que o jogador foi embora, sozinho, por volta das 8h da manhã de sábado.

“Ele só deu tchau, levantou e foi embora”, diz a mensagem.

Allana Brittes, de 18 anos, o pai dela Edison Júnior, de 38 anos, e a mãe Cristiana Brittes, de 35 anos, foram presos temporariamente. A família é suspeita de envolvimento na morte do atleta.

Edison confessou ter matado o jogador. Disse que cometeu o crime porque Daniel tentou estuprar a esposa dele.

Em um vídeo gravado pela defesa da Allana, antes de ser presa, a jovem diz que conhecia Daniel há menos de um ano. Segundo a jovem, ela nunca teve relacionamento com Daniel e ele não foi convidado para ir à casa dela.

Ela relata que após uma gritaria, viu Daniel em cima da mãe dela tentando estuprá-la e que “todo mundo queria fazer alguma coisa contra ele”

A polícia investiga se a família suspeita tentou alinhar uma versão do crime.

Notícias falsas influenciaram eleições deste ano, dizem pesquisadores.

Pesquisadores e analistas destacaram a relevância e a influência, nas eleições deste ano, da disseminação de notícias falsas (ou fake news, no termo em inglês popularizado no Brasil) pelas redes sociais.

Segundo o consultor em direitos digitais que atuou no Conselho Consultivo do TSE sobre Internet e Eleições, Danilo Doneda, as redes sociais e a disseminação de notícias falsas tiveram maior relevância do que se esperava. “Alguns indicativos são o volume de material que pode ser classificado como desinformação, que foi extremamente relevante”, avalia.

Para o pesquisador Marco Konopacki, do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS), entidade que elaborou relatórios sobre a desinformação nas eleições, um ponto importante no Brasil foi a migração do uso das redes sociais de plataformas públicas ou semi-públicas, como Facebook e Twitter, para serviços de mensagem, em especial o WhatsApp. Essa movimentação não ocorreu em outros países, como os Estados Unidos.

O WhatsApp é usado por mais de 120 milhões de brasileiros - quase a totalidade dos usuários de internet no país. Segundo o Relatório de Notícias Digitais do Instituto Reuters, um dos mais notórios do mundo, o Brasil é um dos países onde o aplicativo é mais popular, atrás apenas da Malásia.

A três dias do 2º turno das eleições, o Instituto Datafolha divulgou pesquisa destacando que metade das pessoas entrevistadas disse acreditar nas mensagens recebidas. Outra metade relatou desconfiança. Levantamento anterior apontou que 46% dos eleitores disseram se informar pelo WhatsApp.

Para a pesquisadora do instituto Internetlab Mariana Valente, o Whatsapp foi o “grande diferencial” dessas eleições e teve um papel proeminente, especialmente na reta final. No caso da candidatura do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), ela destaca que houve uma articulação de redes multi-plataformas construída desde 2013, envolvendo também redes sociais como Facebook e YouTube, mas que teve grande atuação dentro do Whatsapp.

A campanha do candidato do PSL, conforme levantamento do instituto, não gastou nada com impulsionamento de conteúdos em plataformas como Facebook e Google, recurso permitido pela primeira vez nessas eleições. De acordo com a pesquisadora, no entanto, é difícil saber o alcance do WhatsApp dado o caráter privado do aplicativo.

Danilo Doneda destaca que essa natureza da plataforma, originalmente de comunicação interpessoal, foi subvertida para outros usos nessas eleições. Campanhas aproveitaram redes orgânicas, formadas anteriormente, mas utilizaram também permissões do aplicativo, como a possibilidade de 9.999 grupos por uma mesma conta, listas de transmissão com até 256 destinos por conta e a funcionalidade de enviar mensagens a quaisquer números, não apenas aqueles salvos na agenda do telefone.

Segundo o consultor, esse conjunto de recursos abriu espaço para envios em massa, muito além da comunicação somente entre pessoas e pequenos círculos. “O Whatsapp parece ferramenta insuspeita de ser um grande veículo de difusão de informação. Mas ao mesmo tempo tem esse vetor de grandes grupos que não são compatíveis de uso para mensagem interpessoal”, pontua.

O ITS acompanhou centenas de grupos públicos do WhatsApp nessas eleições e identificou tanto uma articulação para envios em massa como a presença de contas automatizadas, os chamados robôs (ou bots, no termo popularizado em inglês). Segundo Marco Konopacki, um dos autores do estudo, foram identificados dois elementos.

O primeiro é o fato de perfis inscritos em vários grupos com função de difusão das notícias. Eles enviaram 25 vezes mais mensagens do que a média dos demais integrantes do grupo. “Existia distribuição estratégia desses usuários. Um deles com perfil de envio massivo em cada grupo analisado”, relata.

Mariana Valente afirma que será preciso muita pesquisa para compreender o fenômeno das notícias falsas mais profundamente. Pesquisas como as realizadas por instituto de pesquisa sobre consumo e influência de conteúdos enganosos devem ser vistas com cuidado. “O entrevistado não quer dizer que foi influenciado, pois você nunca acha que foi influenciado. Estamos falando de comportamento eleitoral, que é complexo”, comenta. Via Agência Brasil.

Mega-Sena pode pagar hoje prêmio de R$ 10 milhões.

A Mega-Sena pode pagar na noite de hoje (3) um prêmio no valor de R$ 10 milhões para apostadores que acertarem as seis dezenas do concurso 2.094. O sorteio será realizado às 20h, no Caminhão da Sorte, que se encontra no município de Arapiraca (AL).

A aposta mínima na Mega-Sena custa R$ 3,50 e pode ser feita até as 19h (horário de Brasília), em qualquer uma das mais de 13 mil casas lotéricas do país. Também é possível jogar pelo computador, tablet ou smartphone. Para isso é preciso ter mais de 18 anos e preencher o cadastro na plataforma de Loterias Online da Caixa Econômica Federal.

Segundo cálculos da Caixa, o prêmio, se aplicado na poupança, renderia quase R$ 37 mil por mês. O valor também seria suficiente para adquirir cinco apartamentos de luxo, com carro na garagem.
Mimguém acertou as seis dezenas no concurso 2.093, realizado quarta-feira (31). Foram sorteados os números 08, 14, 27, 34, 52 e 54. 

Mesmo sem aposta contemplada com o prêmio principal, 46 acertaram cinco dezenas, recebendo R$ 33.553,03 cada. Outras 3.177 apostas registraram quatro acertos e levaram, cada uma, R$ 694,02.

Homem morre após esperar 24 h por ambulância em Fortaleza.

Um homem morreu por volta das 12h desta sexta-feira (2), após passar quase um dia esperando por socorro médico. Segundo familiares, Erivaldo Soares Barbosa, 48 anos, passou mal em casa, no Bairro Parque Santa Rosa, em Fortaleza, na manha de quinta-feira (1º). Erivaldo tinha problemas mentais.

Desde então, familiares e amigos tentaram entrar em contato com os serviços de emergência, mas a ambulância não chegou para atender o paciente. Segundo os registros no celular de um dos parentes, a primeira ligação para a emergência foi feita às 9h47 desta quinta-feira (1º). A chamada teve duração de oito minutos.

“Quando ligamos eles disseram que têm apenas uma ambulância para toda Fortaleza para esses pacientes. E são muitos pacientes à espera dessa única ambulância”, disse um dos amigos da família, Cosmo Moreira.

O corpo de Erivaldo foi recolhido pela Perícia Forense do Ceará por volta das 17h desta sexta-feira (1º).

A Secretaria Municipal de Saúde informou que está investigando a situação.

Operação ENEM utilizará 1.200 policiais militares nos 221 locais de provas no RN .

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) junto com a Polícia Militar do Rio Grande do Norte realizarão a Operação Enem 2018, que ocorrerá em duas etapas, a primeira no dia 04 de novembro (domingo) e a segunda no dia 11 de novembro (domingo). As provas serão aplicadas em 40 municípios da Região Metropolitana e do interior do estado. Em escala extraordinária, 1200 policiais militares por dia, serão empregados nos 221 locais de prova. Não havendo prejuízo para o policiamento normal.

Para o comandante da Operação Enem 2018, Tenente-Coronel Castelo Branco, o emprego dos policiais militares irá garantir a ordem e a segurança de estudantes e funcionários, como também, no apoio ao deslocamento dos malotes com as provas, possibilitando desta forma, a obtenção da qualidade necessária para o êxito na realização das provas. “O Gabinete de Gestão de Integrada (GGI) do RN estará interligado com Brasília\DF durante todo o evento, onde concentrarão as atividades de gerenciamento e monitoramento em tempo real “, disse.

Horário de verão começa neste domingo em 10 estados e no Distrito Federal.

A partir da zero hora do próximo domingo (4), os brasileiros de 10 estados e do Distrito Federal devem ajustar os relógios para dar início ao horário de verão. O horário adiantado em uma hora em relação ao horário normal ficará em vigor até a meia noite do dia 15 de fevereiro de 2019.

Os estados afetados são: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo e o Distrito Federal.

Enem 2018: Especialista diz que a poucos dias da prova, conteúdo deve ser apenas revisado.

Neste domingo (4) acontece o primeiro dia de aplicação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Com isso, a ansiedade começa a dominar os mais de cinco milhões de inscritos na prova.

Segundo o Victor Maia, especialista em preparar candidatos para provas como a do Enem, não faz sentido, nessa semana anterior às provas, o candidato tentar aprender conteúdo novo.

Victor também alerta que um erro grave é virar a noite tentando recuperar o conteúdo do ano todo. O professor explica que, nos dias de véspera de prova, o ideal é descansar e se empenhar em apenas revisar o que já sabem.

“O aluno já deve estar, a essa altura, com seus próprios resumos, de toda matéria pronto. Nos últimos 40 dias ele deveria estar só revisando e fazendo exercício. Para o aluno que fez esses resumos, esse é o momento de resolver exercícios e revisar a matéria. E uma dica que é para todos eles, independentemente de estarem preparados ou não, é não exagerar. É importante chegar na prova descansado, bem alimentado”.

Já para alunos que não fizeram o próprio resumo, Victor diz que o melhor a se fazer é realizar exercícios e revisar conteúdos de livros. Tudo isso, é claro, sempre lembrando que não adianta desespero para aprender matérias novas.

Para o domingo de realização da prova, Victor Maia dá dicas de como melhorar o desempenho na hora de responder às questões.

“Na realização da prova em si, a dica é mais importante para você resolver uma prova é analisar cada item da questão como se fosse uma afirmativa falsa ou verdadeira. Entre as alternativas possíveis, você vai escolher aquela que você acredita que está mais certa você vai descartar as absurdas. Óbvio que esse processo é melhor quanto mais bem preparado você estiver”.

E, por último, Victor Maia dá uma dica simples, mas que pode fazer toda a diferença para o aluno. O especialista aconselha que, no sábado anterior à prova, o estudante faça atividades leves como ir ao cinema, ao parque e curtir bastante a família. Tudo isso com o objetivo de chegar no domingo bem relaxados e fazer uma boa prova.

E outro ponto muito importante: neste ano, o primeiro final de semana da prova coincide também com o começo do horário de verão no Brasil. Isso significa que o Enem vai ser aplicado em horários diferentes pelo país, apesar de todas as aplicações respeitarem o horário oficial de Brasília. Assim sendo, pelo horário da capital, os portões serão abertos ao meio dia e fechados a uma hora da tarde. A prova começa às 13h30. A aplicação do Exame se encerra à sete da noite.

sexta-feira, novembro 02, 2018

Enem: bom uso do português será diferencial na redação, diz professor.

A prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deverá ser mais exigente este ano, e os estudantes deverão estar atentos, sobretudo ao uso da língua portuguesa, segundo o coordenador pedagógico do Vetor Vestibulares, Rubens César Carnevale, que foi corretor da redação do Enem por três anos seguidos, de 2014 a 2016.

“O que aparece na correção do Enem é a gramática instrumental. O aluno tem que ser usuário do idioma. Não precisa ser especialista, não tem que saber nomenclatura, mas tem que saber usar”, diz.

Neste domingo (4), os 5,5 milhões inscritos no Enem farão as provas de linguagem, ciências humanas e redação. Terão para isso, o tempo de 5 horas e 30 minutos. O Enem continua no dia 11 de novembro, com as provas de ciências da natureza e matemática.

O rigor da correção, segundo o professor, tem aumentado a cada ano. Em 2018, a previsão é que os corretores estejam mais exigentes, principalmente em relação ao uso da língua portuguesa. Pelo menos duas competências das cinco avaliadas no Enem cobram explicitamente o idioma.

“O Enem tem aperfeiçoado o método de correção. Não tem mais a expectativa de que aconteça o que ocorreu há quatro anos, quando alunos colocavam receitas ou hinos e tiravam nota. A expectativa não é mais essa. O treinamento dos corretores está mais rigoroso. Vai ter treinamento depois da prova. Isso é feito em todas as bancas de vestibular”, afirmou.

Para ir bem na prova, o professor dá algumas dicas, como fazer um rascunho com os principais tópicos que pretende abordar no texto. Além disso, dar atenção ao primeiro parágrafo porque ele vai definir o estilo e a linha de discurso: “O melhor é já causar uma boa primeira impressão”. 

Se o tema for polêmico, Carnevale recomenda que os estudantes coloquem a visão contrária para que o avaliador entenda que o autor da dissertação compreende o panorama completo. Apesar disso, ressalta: “O texto deve ter uma conclusão clara e, embora seja possível listar outros pontos de vista na redação, não deve haver dúvida sobre a mensagem que o autor do texto pretende passar”. 

Na proposta de intervenção, exigida no texto, o estudante deve deixar claro alguns elementos, primeiro, o agente, que é quem vai tomar a medida; a ação necessária; depois o meio para que seja executada e a finalidade da intervenção. Desde o ano passado, desrespeito aos direitos humanos não é mais motivo para zerar a redação inteira, mas, ainda poderá zerar uma das competências, resultando em perda de 200 pontos.

Funcionário é demitido por tentar abordar Silvio Santos no SBT.

Um funcionário da equipe de transportes do SBT foi demitido por tentar furar o bloqueio de segurança para falar com Silvio Santos nos corredores da emissora. O episódio ocorreu na quinta retrasada (16), no período da tarde. O apresentador andava pelos corredores com seu guarda-costas – já contratado para evitar assédio de funcionários – quando o agora ex-funcionário tentou interceptá-lo.
 
O homem queria pedir que o Dono do Baú reativasse as motolinks paradas no estacionamento. O sujeito foi desligado na mesma tarde. A assessoria de imprensa do canal confirma o caso, e acrescenta: “como (o homem) já tinha um histórico de problemas comportamentais, foi dispensado.”

Startups apresentarão soluções para a saúde durante congresso em SP.

Entre os dias 7 e 9 de novembro, dez startups apresentarão seus projetos durante a sexta edição do Congresso Nacional de Hospitais Privados (Conahp), organizado pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), em São Paulo. Os projetos, selecionados com base ma eficiência para gerar soluções para o setor da saúde, integrarão uma nova ala do congresso e ganharão visibilidade.

Além de apresentar suas ideias ao público, as empresas participarão de um concurso. A melhor criação receberá prêmio de R$ 15 mil em serviços de aceleração, mentoria e coworking (compartilhamento de escritório) de uma startup voltada para o desenvolvimento de outras empresas como essa. As participantes do 6º Conahp têm até 20 funcionários, faturamento anual de até R$ 2 milhões e projetos relacionados à eficiência na área hospitalar.

Segundo a organização, o Conahp é o principal evento do setor hospitalar no Brasil e, em 2018, o tema “Eficiência: como o combate ao desperdício irá transformar o sistema de saúde” será debatido a partir das perspectivas assistencial, operacional e de governança. Neste ano são esperadas cerca de 2 mil pessoas, que terão acesso a 80 conferencistas e a mais de 30 horas de conteúdo.

“A inovação e tecnologia são elementos fundamentais no avanço da saúde. Dar luz a novas possibilidades é uma forma de contribuir para a evolução de um serviço fundamental para a sociedade, além de reconhecer nosso potencial criativo. A proposta está em linha com o tema central do congresso, que será sobre eficiência ”, disse a diretora executiva da Anahp, Martha Oliveira. 

Entre as competidoras, estão a Wecancer, uma plataforma de monitoramento remoto para pacientes com câncer, com a missão de melhorar o cuidado, evitar hospitalizações e reduzir custos; o Predict, que é um sistema de Inteligência Artificial para suporte a diagnósticos de imagens médicas. O objetivo é garantir que todo paciente receba um diagnóstico correto e um tratamento adequado, eliminando o viés individual do médico; para gerir as escalas de trabalho há o Stargrid, que gera escalas automáticas por meio da inteligência artificial.

Competem ainda oTNH Health, um serviço de gestão de saúde populacional por meio do acompanhamento feito por chatbots (programas de computador que tentam simular um ser humano na conversação com as pessoas), com Inteligência Artificial. Faz um acompanhamento de saúde, levando informação e monitorando o estado dos indivíduos, identificando riscos e alertando a equipe de profissionais envolvida no projeto em tempo real; já o Virtual Monitor cuida dos  pacientes por biotelemetria.

Com o objetivo de aumentar a eficiência das internações hospitalares com redução de custos, média de permanência e melhoria na assistência ao paciente, aparece a Carefy, que é uma plataforma de gestão e acompanhamento de internações, com sinalização de não conformidades; já o Helper Software Soluções de Informática em Saúde visa a reduzir o desperdício na área e minimizar o número de mortes e agravamentos em quadros clínicos por erro médico, por meio de automação de leitos, protocolos assistenciais e auditoria digital em tempo real.

Família de catadores de lixo encontra envelope com R$ 8,7 mil e devolve o dinheiro.

Uma família de catadores encontrou um envelope no meio do lixo com a quantia de R$ 8,7 mil em Marau, no Norte do Rio Grande do Sul, na manhã de quarta-feira (31). O casal devolveu o valor ao proprietário no mesmo dia.

A catadora Verenice Fioresi achou a quantia em meio a caixas de papelão que ela e o marido, Ivan Mingotti, tinham coletado em uma empresa do município.

“Foi surpreendente para nós, eu estava na cidade fazendo a coleta e a minha mulher estava separando o lixo em casa. Quando eu cheguei, ela me contou. De tarde, fomos para a cidade e devolvemos”, relata Ivan.

O marido gravou um vídeo depois de terem encontrado a quantia (veja acima). O adolescente que aparece nas imagens é o filho do casal, Ruan Mingotti, de 14 anos. O vídeo foi parar nas redes sociais e a história viralizou.

Os R$ 8,7 mil estavam em notas de R$ 100, R$ 50, R$ 20 e R$ 10. O proprietário do dinheiro não quis gravar entrevista, mas disse por telefone para a reportagem que se sente muito grato pela atitude. Ele acrescentou que o valor foi parar no lixo por descuido durante o trabalho de limpeza e que o dinheiro seria utilizado para a folha de pagamento dos funcionários.

Ivan contou que o empresário ficou de fazer uma visita para a família nesta sexta-feira (2). Os catadores relataram que precisam trabalhar três meses com a reciclagem para ganhar esse valor bruto, sem contar as despesas.

“Foi uma atitude natural. Que todo mundo possa seguir nosso exemplo”, acrescenta Ivan.

Ingressos para final da 2ª Divisão do Campeonato Potiguar começam a ser vendidos nesta sexta.

Os ingressos para a decisão da Segunda Divisão do Campeonato Potiguar Loterias Caixa 2018, entre Alecrim e Palmeira, começam a ser vendidos nesta sexta-feira (2). A partida está marcada para a próxima terça-feira (6), às 15h, na Arena das Dunas, em Natal. Os valores serão R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

O torcedor potiguar poderá comprar os ingressos no site da Arena das Dunas, nas lojas Sport Master dos shoppings Midway Mall, Partage Norte Shopping e Cidade Jardim; na loja Gol Store Mania, da Avenida Prudente de Morais e da Zona Norte; na loja ERK, no bairro do Tirol. No dia do jogo, as vendas também acontecerão na bilheteria 1 da Arena.

Além do título de campeão da Segunda Divisão, o vencedor estará garantido na elite do futebol norte-rio-grandense em 2019.

Serviço:
Decisão da 2ª Divisão do Campeonato Potiguar 2018
Alecrim x Palmeira
Dia 6 de novembro, às 15h
Arena das Dunas

Valores dos ingressos:
– 1º Anel Noroeste (para a torcida do Alecrim)
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
– 1º Anel Sudoeste (para a torcida do Palmeira)
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

Pontos de vendas:
– Site da Arena das Dunas;
– Lojas Sport Master (Midway Mall, Partage Norte Shopping e Cidade Jardim);
– Gol Store Mania, da Avenida Prudente de Morais e da Zona Norte;
– ERK;
– Bilheteria da Arena (apenas no dia do jogo).

Você que é de João Câmara/RN peça já sua água e seu gás de cozinha na ESdistribuidora.


A ESdistribuidora está aberto hoje feriado até o meio dia. Peça já sua água ou seu gás.

Prontuário eletrônico garante maior segurança para pacientes no Walfredo Gurgel.

Dando continuidade ao processo de informatização da maior unidade de saúde pública para atendimento de pacientes politraumatizados, o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) implantou no mês de outubro, o treinamento de suas equipes assistenciais para a iminente implantação do Boletim de Atendimento Ambulatorial (BAA) Eletrônico. A nova modalidade de controle para a assistência ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) que chega ao Pronto Socorro Clóvis Sarinho (PSCS), contemplará, ao todo, três fases: a atual, onde os profissionais estão sendo capacitados para o preenchimento e uso do sistema. A segunda será a de testes monitorados, que serão iniciados a partir de novembro e, a última, que será sua implantação efetiva a partir de dezembro próximo.

Durante o período de testes, o BAA estará disponível nos setores de otorrino e oftalmo, clínica médica e ortopedia. Após efetivado, o boletim eletrônico também contemplara o setor de politrauma. Aos profissionais que utilizarão a nova ferramenta, será possível acessar informações como: avaliação, conduta clínica, prescrições, histórico clínico, entre outras.

A diretora geral do HMWG, Maria de Fátima Pereira Pinheiro, explica que “com essa nova forma de controle não teremos mais problemas de extravio de boletins, por exemplo. O médico poderá acessar as informações de exames, condutas, medicações feitas para o paciente, sem necessidade de ter o documento físico. Será também uma grande economia na utilização de papel, uma vez que não teremos mais tanta necessidade de impressões”.

Mais de 15 mil pessoas devem visitar o Cemitério público de João Câmara/RN nesta sexta(2).

Cemitério público de João Câmara já aberto para visitação.
Mais de 15 mil pessoas devem visitar o cemitério público de João Câmara/RN nesta sexta-feira, Dia de Finados. A visitação começou cedo e uma Missa será celebrada agora no início da manhã.

Durante todo o dia a movimentação será intensa como acontece todos os anos. Em frente ao cemitério já funcionando o comércio de flores, grinaldas, velas, água mineral e alimentação. Muitas pessoas aproveitam a data para um faturamento extra nesta época do ano.

Funcionamento do comércio.
Como de costume grande parte do comercio de João câmara abre neste feriado. Os supermercados funcionam normalmente até o meio dia. As repartições públicas estão fechadas e só voltam a funcionar na segunda-feira. As agências bancárias funcionam só o serviço de autoatendimento.

Delegação da Comissão Interamericana de Direitos Humanos visita Brasil.

A partir da próxima segunda-feira (5), o Brasil receberá visita de uma delegação da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), atendendo a convite do governo brasileiro feito no início deste ano. O objetivo da visita é observar em campo a situação dos direitos humanos no Brasil. Além de Brasília, a delegação visitará os seguintes estados: Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Roraima e São Paulo.

A comissão instalará dois escritórios para receber denúncias e petições relacionadas a direitos humanos em Brasília e no Rio de Janeiro. O resultado da visita será apresentado em entrevista coletiva prevista para ocorrer no dia 12 de novembro, também no Hotel Hilton, em Copacabana.

Entre as áreas que serão analisadas estão discriminação, desigualdade, pobreza, institucionalidade democrática e políticas públicas em direitos humanos. A situação das pessoas afrodescendentes e quilombolas, comunidades e povos indígenas, camponeses e trabalhadores rurais, além da população urbana em situação de pobreza, defensoras e defensores de direitos humanos; pessoas privadas da liberdade; migrantes, entre outros, receberão atenção particular da delegação.

Além disso, a CIDH coletará informação sobre a situação da segurança pública, tanto urbana como rural, bem como sobre conflitos no campo e por terras. A Comissão Interamericana observará também a situação do acesso à justiça e a eventual situação de impunidade em casos de graves violações aos direitos humanos.

No período da visita, que se encerrará no dia 12 de novembro, os integrantes da comissão devem se reunir com autoridades governamentais dos locais visitados, organizações da sociedade civil, movimentos sociais e acadêmicos. Os observadores vão ainda coletar depoimentos de vítimas de violações de direitos humanos e seus familiares. Estão previstas também reuniões com agências do Sistema das Nações Unidas e membros do corpo diplomático.

Macarrão ganha liberdade condicional após 8 anos de regime fechado.

Condenado pelo assassinato de Elisa Samudio, em 2010, no mesmo caso em que foi condenado a prisão o ex-goleiro Bruno, Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, teve seu pedido de liberdade condicional aceito pela Justiça na quarta-feira(31).

Ele estava em regime aberto desde março deste ano, e de acordo com o portal G1, conseguiu a condicional após assinar um acordo com a Justiça, em Pará de Minas. Sua pena havia sido de 15 anos, mas conseguiu a liberdade condicional tendo cumprido pouco mais da metade do tempo de reclusão. O responsável pela decisão foi o juiz Antônio Fortes de Pádua Neto.

Para manter o acordo, Macarrão precisa cumprir uma série de regras impostas pela Justiça. Entre as quais comprovar ocupação lícita, comparecer mensalmente em juízo para comprovar residência fixa e permanência em ocupação lícita. Ele não pode se mudar sem prévia autorização judicial, e deve estar em casa entre as 22h e as 6h. Além disso, ele não pode frequentar bares, boates, casas de prostituição e locais de reputação considerada duvidosa pela Justiça.

Governo vai cobrar pelo acesso ao Diário Oficial da União pela manhã.

Portaria publicada ontem (1º) no Diário Oficial da União (DOU) prevê cobrança pelo acesso matutino do público em geral ao conteúdo da publicação, onde são divulgados os atos do governo, como leis sancionadas, normas e decretos. O acesso ao DOU, veiculado todos os dias no portal da Imprensa Nacional na internet, atualmente é gratuito. A partir da norma, o acesso às edições completas do DOU em formato de leitura será gratuito apenas das 12h às 23h59min, diariamente.

De acordo com a portaria, o governo vai passar a cobrar pelo acesso às edições completas do DOU em formato de leitura imediatamente após a publicação no portal da Imprensa Nacional, o acesso ao conteúdo das edições do DOU em formato aberto, o serviço de seleção e remessa diária de conteúdo publicado e o acesso a painéis analíticos baseados no conteúdo do Diário

A portaria publicada hoje informa que “os termos e os preços cobráveis pelos serviços descritos no art. 5º serão regulamentados em até 180 dias após a data de publicação desta Portaria”.

Justiça determina retirada das redes pedido para monitorar professores.

A Justiça de Santa Catarina determinou que a deputada estadual eleita pelo PSL Ana Caroline Campagnolo retire imediatamente das redes sociais as manifestações para que alunos denunciem o comportamento de professores em sala de aula.

A decisão foi proferida pelo juiz Gioliano Ziembowicz e atende, parcialmente, ao pedido de liminar do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Para o MP, a deputada violou princípios constitucionais como o da liberdade de expressão da atividade intelectual, científica e de comunicação. A sentença prevê multa diária de R$ 1 mil, caso o conteúdo não seja retirado das redes.

Logo após o fim do segundo turno das eleições presidenciais, a deputada eleita publicou em seu perfil do Facebook pedido para que estudantes filmem ou gravem “todas as manifestações político-partidárias ou ideológicas que humilhem ou ofendam sua liberdade de crença e consciência”. Ana Caroline estimula ainda que os alunos “que sentirem seus direitos violados” usem gravadores ou câmeras para registrar o comportamento dos professores e denunciem a conduta por meio do envio dos vídeos e informações para determinado número informado em sua página pessoal.

O juiz, que atua na Vara da Infância e da Juventude de Florianópolis, entendeu que Ana Caroline infringiu o direito dos estudantes à proteção contra toda forma de exploração. Para o magistrado, a conduta da deputada de incentivar a desconfiança dos professores “representa exploração política dos estudantes” e tem a intenção de tirar proveito político-ideológico, o que pode provocar “prejuízos indiscutíveis ao desenvolvimento das atividades escolares”.

O juiz diz ainda que a iniciativa da deputada incita os alunos ao descumprimento da lei estadual que proíbe o uso de telefone celular nas escolas. O magistrado não pediu o bloqueio do número do celular que receberia as denúncias nem a aplicação de multa de mais de R$ 71 mil por danos morais coletivos, conforme solicitação do Ministério Público.

Porto de Natal/RN faz carregamento de sal em navio que terá como destino os Estados Unidos.

Em meio a grande movimentação de contêineres pela safra de frutas, está em operação também no Porto de Natal, um total de 13.800 toneladas de sal que serão transportadas para os Estados Unidos pelo navio Narew, que atracou na quarta-feira, 31 de outubro, e a previsão de desatracação é para o sábado, 03 de novembro, segundo a Gerência de Operações.

A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) ressalta que não é primeira vez que ocorre movimentação de sal pelo Porto de Natal, para se atender a demanda das salinas localizadas mais próximas da capital do Rio Grande do Norte, sem interferir na movimentação do Terminal Salineiro de Areia Branca, que segue em seu ritmo normal de atividades.

O setor salineiro como um todo emprega mais de 70 mil pessoas de forma direta e indireta e é parte significativa da economia do Estado. O clima, sol forte, muito vento e pouca chuva fizeram do nosso Estado o maior produtor de sal do país.

Atualmente, cerca de 30% da movimentação feita pelo Porto de Natal é de frutas com a predominância do melão, sendo todas armazenadas em contêineres refrigerados. No último dia 08 de outubro, o Porto obteve recorde mundial alcançado no embarque de contêineres refrigerados pela empresa CMA-CGM, quando o Navio Saint Laurent partiu com destino a Europa, levando 479 contêineres refrigerados.

Movimentação Intensa
O Porto de Natal passará o feriado e fim de semana em movimentação intensa. Nesta quinta-feira, 01 de novembro, além do Narew, outros três navios estão atracados, sendo um da Marinha do Brasil, outro da Marinha do Uruguai e o AS Petrônia, de 210m, que atracou no início da tarde.

Infraero espera mais de 1 milhão de passageiros no feriado.

Mais de 1 milhão de passageiros  são esperados nos aeroportos da Infraero com voos comerciais regulares a partir de hoje (1º) até segunda-feira (5), em razão do Dia de  Finados, feriado celebrado amanhã (2). Segundo a Infraero, o número representa alta de 4,1% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados aproximadamente 973 mil embarques e desembarques nos terminais administrados pela empresa.

A empresa também espera um aumento na movimentação das aeronaves. São estimados 8.889 pousos e decolagens, número que representa alta de 3,7% em relação aos 8.575 voos comerciais registrados em 2017. Para atender o movimento durante o feriado, a Infraero deverá intensificar os trabalhos das equipes de segurança e de operações, incluindo as de plantão, por meio de remanejamento das escalas de trabalho. “A empresa também realizou ajustes preventivas em equipamentos como esteiras de bagagens, elevadores e escadas rolantes, entre outros”, diz a nota divulgada pela empresa.

Homem esfaqueia 10 pessoas e é morto pela polícia.

Um homem esfaqueou 11 pessoas com um facão, ontem quinta-feira (1°), na Zona Leste de Porto Velho. Entre os esfaqueados no ataque estão uma criança de 8 anos e a mãe dela. A mulher de 27 anos morreu logo após ser socorrida. O suspeito do ataque também morreu depois de ser baleado por policiais. Seis pessoas estão em estado grave, duas estão sendo atendidas na UPA e outras duas já foram liberadas.

Segundo informações iniciais da Polícia Militar (PM), os ataques foram nos bairros Renascer, Porto Cristo, Ayrton Senna, Vila Mariana, Três Marias e Castalheiras.

Informações de testemunhas revelam que o homem teria atacado as vítimas aleatoriamente com um facão, sem nenhuma motivação. No bairro Renascer, uma das vítimas correu para dentro dentro de casa enquanto esperava por socorro.
 
As nove vítimas do esfaqueamento foram socorridas para a UPA da Zona Leste de Porto Velho. A direção da UPA confirma que uma mulher de 27 anos, esfaqueada na cabeça e no peito, não resistiu as ferimentos. O rosto dela ficou totalmente desfigurado.

Vários parentes estão na frente da UPA em busca de informações sobre o estado de saúde das vítimas. A UPA interrompeu o atendimento temporariamente na unidade para os demais moradores da cidade.

Segundo a UPA da Zona Leste, as vítimas do ataque são:
  • Dorival de Souza, 57 anos
  • Marta Rodrigues Pereira, 27 anos (óbito)
  • Débora Batista Sena, 27 anos
  • Gerson Rocha de Carvalho, 50 anos
  • Desimar Gouveia de Matos, 39 anos
  • Maria Piedade Correia, 78 anos
  • Mirdismar Oliveira
  • Jhone (ainda sem sobrenome divulgado)
  • Uma criança de 8 anos ( a identidade dela não foi divulgada)

Governo do Estado paga salário de quem ganha até R$ 5 mil até o dia 10.

O Governo do Estado dá continuidade ao pagamento dos salários de outubro do funcionalismo. No dia (31) receberam, dentro do mês trabalhado, os servidores da Educação, DETRAN, IPERN, IDEMA, JUCERN, DEI e ARSEP. No próximo dia 07 recebem os servidores da área de segurança: SESED, SEJUC, PC, PM, CBM, ITEP e policiais do GAC e da Vice-Gov (ativos, reformados e pensionistas).

No sábado (10) recebem os servidores ativos da saúde e demais servidores ativos e inativos que ganham até R$ 5 mil. Para a faixa acima de R$ 5 mil, o Governo irá acompanhar as receitas e anunciar em breve a data de pagamento.

SENAI abre 646 vagas em cursos gratuitos de Aprendizagem Industrial.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) abriu inscrições até o dia 18/11, para 950 vagas em cursos gratuitos de aprendizagem industrial básica.

Os cursos oferecidos são: Assistente Administrativo; Assistente de Produção; Auxiliar de Operações Logísticas; Costureiro Industrial do Vestuário; Eletricista Industrial; Inspetor de Análise da Qualidade; Mecânico de Manutenção de Máquinas Industriais; Mecânico de Usinagem Convencional; Montador e Reparador de Microcomputador; Operador de Suporte Técnico em TI.

Os candidatos devem ter de 14 a 21 anos ou de 18 a 21 anos para participar, a depender do curso escolhido. Não há taxa de inscrição para o processo seletivo. As aulas terão início em janeiro de 2019.

Os candidatos aprovados no processo seletivo poderão ser contratados como aprendizes pelas indústrias. Conforme determina a legislação, os alunos com contratos de aprendizagem cumprirão ainda uma etapa prática na empresa por uma carga horária igual ou maior que a fase escolar do SENAI.

quinta-feira, novembro 01, 2018

Candidatos do Enem podem denunciar fake news.

O ministro da Educação, Rossieli Soares, e a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini, fizeram um alerta para que os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não caiam em notícias falsas, as chamadas fake news, e para que estejam atentos ao horário de verão para não perderem a prova e chegarem após o fechamento dos portões.

Segundo Maria Inês, nos últimos dias, circulou um boato de que o Enem seria adiado, o que é mentira, o exame está mantido nos dias 4 e 11 de novembro. “A fake news é uma doença social e nesse período de exame em que os participantes estão no grau máximo de ansiedade, elas atrapalham e muito”, diz.

Para se proteger, os candidatos devem se informar pelos canais oficiais de comunicação.

Candidatos podem alertar o Inep sobre notícias falsas pela Página do Participante e pelo aplicativo do Enem, disponível para os sistemas Android e IOS. Os participantes podem também entrar em contato com o Inep pelo telefone 0800-616161. Maria Inês pede que os estudantes denunciem as fake news “para que a gente possa desmentir esse tipo de notícia que causa tanto transtorno aos participantes”.

OMS: 93% das crianças respiram poluição acima do recomendável.

Um relatório divulgado no dia (29) pela Organização Mundial de Saúde (OMS) mostra que 93% das crianças e adolescentes respiram ar com nível de partículas finas acima do que é considerado recomendável para a saúde. A situação é mais grave em algumas regiões do mundo como a Ásia e a África e também nos países de renda média e baixa.

A publicação do relatório antecede a realização da Primeira Conferência Global da Organização Mundial de Saúde sobre Poluição do Ar e Saúde, que começa amanhã na Suíça. O tema do encontro é "Melhoria da Qualidade do Ar, Combate às Mudanças Climáticas".

Nos países com renda baixa e média, 98% dos menores de 5 anos são expostos a níveis maiores do que é recomendado para a saúde, enquanto nos países de renda elevada, o percentual é de 52%.

Na África e no Mediterrâneo Oriental, 100% das crianças com menos de 5 anos estão expostas a níveis acima do recomendável.

No continente americano, países de renda baixa e média, como o Brasil, expõem 87% das crianças menores de 5 anos a esses níveis de partículas finas.

Horário de verão começa no domingo em 11 estados.

A partir da zero hora do próximo domingo (4), os brasileiros de 10 estados e do Distrito Federal devem ajustar os relógios para dar início ao horário de verão. O horário adiantado em uma hora em relação ao horário normal ficará em vigor até a meia noite do dia 15 de fevereiro de 2019.

Os estados afetados são: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo e o Distrito Federal.

O Ministério de Minas e Energia explica que as regiões Norte e Nordeste não adotam o horário de verão, porque a hora adiantada é mais eficaz nas regiões mais distantes da Linha do Equador, onde há uma diferença mais significativa na luminosidade do dia entre o verão e o inverno.

Nos estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país, os dias de verão são mais longos. O objetivo é estimular as pessoas e as empresas a encerrarem as atividades do dia mais cedo, a aproveitarem a iluminação natural e evitar que equipamentos eletrônicos sejam ligados para reduzir o consumo e a demanda energética no horário das 18h às 21h.

O ministério explica que no período também há aumento da temperatura e consequente aumento do uso de aparelhos de ar-condicionado, o que neutraliza o impacto no sistema elétrico.

Horário voos
Com o início do horário de verão no próximo fim de semana, a Infraero informou que os aeroportos da rede nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste funcionarão de acordo com o horário especial.
A empresa recomenda aos passageiros que, em caso de dúvidas sobre os horários de voos, entrem em contato com as companhias aéreas.

Enem
No próximo domingo, será realizada a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. O Ministério da Educação divulgou diferentes horários de abertura e fechamento dos portões nos locais de provas. Confira os horários em cada estado.