sábado, abril 08, 2017

Restaurante da AABB João Câmara/RN reabrirá neste domingo sob nova direção.

A Lanchonete e Restaurante, localizados no salão social da AABB de João Câmara/RN, reabrirá neste domingo (09/04) sob nova direção. Toda a estrutura agora é de responsabilidade da empresa Mangueirão na Praça, dos empresários Lidiane Fonsêca e Mateus Guilherme. A lanchonete e restaurante servirão almoços, além de salgados, espetinhos e porções, de terça a domingo, das 8 às 18h.

Segundo os responsáveis, durante a semana o almoço será ‘à la carte’ e 'self service'. “Se o associado quiser ligar antes de vir, e encomendar o almoço, já podemos ir adiantando”, comentou, acrescentando que aos finais de semana, o restaurante também terá almoço no ‘self service’ e música ao vivo.

Lady Francisco revela abuso por diretor da Globo: "A gente era estuprada e tinha de ficar quieta"

Em entrevista ao jornalista Paulo Sampaio, que tem um blog de mesmo nome no UOL, a atriz Lady Francisco disse que foi estuprada por um diretor da TV Globo há quase 50 anos, mas preferiu não revelar o nome dele.

Aos 82 anos, Lady Francisco contou ao blog do jornalista que havia acabado de chegar ao Rio de Janeiro, "era bobinha, ingênua". A atriz foi chamada para um lugar distante e atacada em um quarto pelo diretor, que, segundo ela, está "vivinho da silva".

"No meu tempo a gente era estuprada e tinha que ficar quieta. Tenho muito orgulho de ver o quanto a mulher evoluiu na defesa da própria dignidade", declarou a atriz, que na época não denunciou o caso porque pensava que ninguém acreditaria nela. "Não disse na época, não vou dizer agora", completou. Mas a atriz garante que, se o diretor morrer antes dela, "todo mundo vai saber quem é". "Eu vou estar vestida à caráter, bem ao lado do caixão. Quero ter certeza que o desgraçado está morto".

A atriz também criticou a reação do ator José Mayer, que admitiu ter assediado uma figurinista da Globo. "Achei absurdo ele dizer que confundiu ficção e realidade. Se fosse assim, eu ia ser puta o resto da vida. O que eu mais fiz na vida foi papel de puta", desabafou.

Lady Francisco contou que depois ainda sofreu um outro estupro, praticado por quatro homens na rua. "Foram marginais assumidos, não disfarçados de diretor de TV. Eu estava chegando na locação de um comercial, de táxi, e eles me pegaram à força", contou. A atriz ainda revelou que engravidou após esse estupro: "Abortei com o coração em frangalhos".

Nascida em Belo Horizonte (MG), Lady Francisco trabalhou em novelas como "Pecado Capital" (1975), "Escrava Isaura" (1976) e "Barriga de Aluguel" (1990). Nos últimos anos, a atriz participou de "Geração Brasil" (2014), no papel de Marlene, e "Totalmente Demais" (2015), como a personagem Fátima. No cinema, Lady atuou principalmente em produções dos anos 70 e 80. Seu mais recente trabalho, "Goitacá", tem lançamento previsto para 2017.

Lula diz que Moro cumpre ‘papel importante’ e que está ‘ansioso’ para depor

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira, 7, em entrevista à rádio O Povo, do Ceará, que está “ansioso” para depor ao juiz federal Sérgio Moro, no dia 3 de maio, em Curitiba. “É a primeira oportunidade que vou ter de saber qual é a acusação e a prova que tem contra mim”, afirmou Lula, que transmitiu a entrevista ao vivo pela sua conta no Facebook.

Ele disse também que Moro “cumpre um papel importante na história do País”. “A única coisa que eu condeno nisso tudo é utilizar a imprensa para condenar as pessoas previamente, antes de haver provas”, afirmou o ex-presidente.

“A única coisa que ouvi até agora é ‘não esperem prova, tenho convicção’. As pessoas não podem dizer que têm convicção, é preciso mostrar”, disse Lula, em referência à suposta declaração do procurador Deltan Dallagnol, que viralizou na internet, quando apresentou a denúncia contra Lula.

Julgamento do TSE
Sobre o julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que pode levar à cassação da chapa Dilma-Temer, Lula definiu como “uma certa confusão política desnecessária no Brasil”. “O PSDB (partido autor do processo) deveria ter pensado no que está fazendo no Brasil. Você tentar, nessa altura do campeonato, cassar a Dilma que já foi cassada? Penso que a desgraça que tinha de ser feita contra Dilma eles já fizeram, que foi inventar uma mentira da pedalada.”

O ex-presidente da República falou que, para que o País tenha tranquilidade, é necessário que os eleitores vão às urnas escolher um novo presidente. “Que saia o candidato que quiser, que coloque o Tite da seleção brasileira, o Alckmin, Doria, Aécio, Temer, Renan, Ciro Gomes, todo mundo. Que saiam 500 candidatos e o povo escolha um e depois assuma a responsabilidade por quem escolheu.”

Lula afirmou, na entrevista, que é preciso “ordenar o País”. “O Poder Executivo precisa governar, o Legislativo legislar, e o Judiciário, sobretudo a Suprema Corte, ser o garante da Constituição”, disse o ex-presidente, que aproveitou para criticar a atuação de alguns juízes. “Eu vejo juiz dando declaração na televisão fora dos autos do processo. As pessoas que querem emitir opinião sobre política deveriam deixar um cargo vitalício e entrar num partido político.”

Doria
O ex-presidente falou também sobre as críticas que recebeu do prefeito de São Paulo, João Doria Jr. (PSDB). “Aprendi quando um político quer ter dois minutos de glória”, disse. “No fundo, no fundo, ele quer que eu o transforme num personagem antagônico que eu não vou transformar. Ele foi eleito para governar São Paulo, parar de fazer pirotecnia e governar a cidade.”

2018
Sobre as próximas eleições presidenciais, Lula disse que vai deixar para pensar em 2018. “Eu tenho que deixar o tempo passar para ver como a política vai se arrumar. Está muito complicada a política brasileira. De todos ligados a partidos políticos, o único que tem uma performance acima da média sou eu.”

Lula também saiu em defesa de Ciro Gomes (PDT). “Eu tenho um profundo carinho e respeito pela lealdade do Ciro. Não vai ser uma palavra mal colocada que vai fazer que eu tenha uma maior divergência.”

IFRN é o grande campeão de desafio de robótica na França

A semana acaba com uma grande conquista para a educação pública brasileira. Representado pelas equipes dos campi Pau dos Ferros e Santa Cruz, localizados no interior do Rio Grande do Norte, o IFRN sai como grande campeão do “Challenge Robotique 2017”, que aconteceu no Lycee Touchard Washington, na cidade de Le Mans, na França.

A equipe do Campus Santa Cruz levou para a cidade francesa um robô com um pequeno Ayrton Senna. A tática deu mais do que certo: o robô conseguiu a melhor pontuação do desafio e  vai trazer para o Brasil o troféu de campeão. Já a equipe do Campus Pau dos Ferros representou o Nordeste com o seu robô acompanhado pela imagem de Lampião, sagrando-se como terceiro colocado.

Na competição, o Campus Santa Cruz foi representado pelos estudantes Erik Campelo e Anderson Clemente, orientados pelo professor Lennedy Soares. Representaram a equipe do Campus Pau dos Ferros os alunos Hawllysson Gardel e Geraldo Filho, com orientação de Bonfim Aquino. As alunas Fernanda Guilherme e Noémia Medeiros, de Santa Cruz, e Bruna Soares, de Pau dos Ferros, também integram os grupos de pesquisa em robótica dos campi.

Os estudantes comemoraram as conquistas lembrando de todo o processo de preparação: “a gente não conseguia pensar em outra coisa. Foi uma experiência única conhecer outro país e outra cultura, mas saber que conseguimos melhorar nosso robô até o ponto de conquistar uma disputa internacional… Não sei o que dizer”, declarou Erick. A delegação do IFRN desembarcou na França no domingo (2). Da segunda à quarta-feira, realizaram os treinamentos dos robôs. A disputa aconteceu na quinta e sexta e o resultado foi divulgado ainda por volta do meio dia de hoje. Com foco total na competição, a notícia só chegou ao Brasil no final da tarde, quando os estudantes e seus professores voltaram ao hotel em que estão hospedados e conseguiram acessar internet.

INVESTIMENTO NA CIÊNCIA E NA TECNOLOGIA
Com o financiamento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do Instituto e apoio dos campi participantes, a viagem dos estudantes e as conquistas reforçam os esforços da Instituição em desenvolver a ciência e a tecnologia e ampliar a sua internacionalização. “Temos plena certeza que os estudantes potiguares, com apoio e orientação, podem desenvolver e conquistar prêmios como esse e muito mais. Estão todos de parabéns!”, comemorou o reitor Wyllys Farkatt Tabosa.

A participação no “Challenge Robotique” veio do resultado alcançado pelas equipes na II Olimpíada de Robótica do IFRN, que aconteceu em novembro de 2016, no Campus Parnamirim do Instituto. O credenciamento foi conquistado a partir de acordo de cooperação entre a Instituição e os liceus franceses Touchard Washington, onde aconteceu o desafio, Eugène Livet e Douda.

Para Lucileide Medeiros, que integra a comissão de acompanhamento do acordo de cooperação e viajou com a delegação do Instituto para a competição, desafios como esse promovem o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes. “A competição acaba sendo uma grande festa, em que eles se conhecem melhor, reforçam a amizade, mas também são levados a aprimorar suas potencialidades. Antes da viagem, as 2 equipes passaram semanas em treinamento, colocando em prática conceitos de programação, eletricidade, matemática, física, além da autoconfiança”, finalizou a professora do Campus Santa Cruz.

TSE proíbe nepotismo e exige que indicados a TREs tenham 10 anos de advocacia

 O Tribunal Superior Eleitoral decidiu padronizar o processo de escolha da lista tríplice de candidatos a tribunais regionais eleitorais nas vagas de advogados. Na terça-feira (4/4), por unanimidade, a corte aprovou uma resolução com as regras que devem ser seguidas pelos tribunais de Justiça na hora de escolher os nomes a ser enviados ao TSE.

A nova resolução transforma em regras definições da jurisprudência da corte. Por exemplo, a exigência de que, para estar na lista, o candidato deve provar que tem dez anos de advocacia, mas sem necessidade de que sejam ininterruptos.

Segundo disse o presidente o TSE, ministro Gilmar Mendes, na sessão em que a resolução foi aprovada, a ideia foi “disciplinar” as listas para ocupar vagas destinadas a advogados nos TREs. Gilmar explicou que a Secretaria da Presidência já tem pedido aos TJs informações como a quantidade de votos que cada um teve ou quantos escrutínios aconteceram até a lista ser definida

Agências do Correios passam a consultar CPFs e CNPJs no RN

Fomentar negócios seguros e saudáveis para todos os cidadãos é o principal objetivo da parceria entre Correios e Serasa Experian. O serviço de consulta a CPF, a CPF de terceiros e a empresas está disponível nas agências próprias dos Correios do Rio Grande do Norte.

Nas unidades franqueadas, o serviço será implantado em uma segunda etapa, prevista até o final deste ano. “Esperamos, com mais este serviço, alavancar a receita da empresa em pelo menos mais de R$ 3 milhões só este ano”, disse o presidente dos Correios, Guilherme Campos.

Domingo dia 09 de ABRIL tem inauguração do *MANGUEIRÃO NA AABB* em João Câmara/RN.


Pastor é preso por estupro de menina de 12 anos

Acusado de estuprar uma menina de 12 anos, o pastor Paulo Ross, de 47 anos, líder religioso da Igreja Mundial do Novo Nascimento em Cristo, em Campos Novos, cidade de 33 mil habitantes no Oeste Catarinense, foi preso na noite de quinta-feira, 6.

De acordo com as investigações, o pastor convenceu a adolescente de que ela estava enfeitiçada e que, para quebrar a maldição, precisaria se relacionar com “um homem de Deus, que fosse casado, no mínimo sete vezes”. Ele ainda advertiu que a quebra do feitiço era um segredo e que se contasse para alguém a maldição ficaria mais forte e ela morreria.

De acordo com a vítima, os abusos ocorreram entre junho e julho de 2016. Somente em fevereiro desse ano, após depressão, ela contou à família.

Sua mãe levou o caso para o delegado Luis Eduardo Machado Córdova. A mulher também denunciou que outras duas amigas de sua filha, de 15 e 16 anos, estavam sendo assediadas pelo pastor.

Córdova encontrou no telefone das duas adolescentes mensagens semelhantes, enviadas pelo pastor. “Para quebrar o feitiço é preciso se relacionar com um homem de fé, abençoado e casado”. O pastor ainda escreveu que essa seria a “única forma de vencer o mal” e que “essa era a ordem de Deus” e, portanto, elas “não tinham escolha”.

Com base nessas provas, Paulo Ross foi preso temporariamente na unidade prisional da cidade. Ele é casado e tem filhos.

Governo do RN convoca quase 800 novos professores efetivos

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e da Cultura, convocou 797 professores para compor o quadro efetivo da Rede Estadual de Educação. A lista dos convocados está publicada no Diário Oficial deste sábado (8). Com a publicação chegou a 4.200 o números de profissionais convocados desde o início de 2015.

Os professores, que serão encaminhados para as escolas espalhadas por todo o RN, atuarão em várias áreas do conhecimento, como linguagem, matemática, ciências da natureza e humanas, na educação especial, e terão 30 dias para se apresentar, contando a partir da data de nomeação.

O governador Robinson Faria, que fez o anúncio da convocação durante evento de lançamento do portal Simais, dos Sistemas Articulados de Ensino e do programa Jovem de Futuro, na quinta-feira (6), reafirmou o compromisso com a educação do estado. “A convocação dos quase 800 professores fortalece ainda mais o que fizemos e estamos fazendo para garantir uma edução pública de qualidade. Fomos um dos primeiros estados implantar o piso nacional do Magistério, concedemos reajuste nos vencimentos básicos, desenvolvemos o Plano Estadual de Educação e entregamos os Centros de Educação Profissional”, disse o governador, lembrando também a finalização da obra do campus da UERN, depois de sete anos, e da construção de 10 novas escolas estaduais, além da reforma de 50 outras unidades.

A titular da educação, professora Cláudia Santa Rosa, lembra do esforço da atual gestão estadual para qualificar o ensino e promover o direito à aprendizagem, cumprindo compromissos com o professor: “Essa convocação consolida um árduo trabalho que o Governo do RN vem realizando para melhorar a qualidade do ensino nas escolas estaduais. Com essa última lista de nomeados, só na gestão do governador Robinson Faria, são mais de 4200 professores convocados. Um número que mostra o compromisso com o cumprimento das metas da educação. O professor é essencial no processo educacional”.

Os candidatos devem comparecer às sedes das respectivas Diretorias Regionais de Educação e da Cultura (Direcs) portando os seguintes exames médicos necessários: atestado de sanidade mental, válido por trinta dias; hemograma; glicemia em jejum; sumário de urina com sedimentoscopia; parasitológico de fezes.

Esses documentos devem ter validade de 90 dias. As candidatas gestantes devem apresentar laudo de ginecologista atestando estar isentas dos exames de radiologia. Os professores devem também portar com validade de 6 meses documentos de eletrocardiograma com parecer de um cardiologista, e o raio-x do tórax em PA e Perfil com laudo de um radiologista.

Os candidatos com idade igual ou superior a 45 anos do sexo masculino devem apresentar dosagem PSA; citologia oncótica para candidatos do sexo feminino, com parecer de médico ginecologista; mamografia para o sexo feminino com idade igual ou superior a 45 anos com parecer de médico mastologista.

Também é exigido dos candidatos o diploma de conclusão de curso com habilitação para o cargo, devidamente registrado por órgão competente, e os documentos pessoais: cópia de cédula de identidade, cópia de cadastro de Pessoa Física – CPF, comprovante de residência, cópia do título de eleitor e declaração de quitação eleitoral, cópia da certidão de reservista (sexo masculino), cópia de CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social (página com foto – frente e verso e todos os contratos de trabalho assinado  e a seguinte em branco, cópia do PIS ou PASEP, cópia de certidão de nascimento ou casamento, atestado de saúde ocupacional habilitando o candidato para o exercício do cargo expedido por Junta Médica Oficial.

Devem também apresentar o número da conta bancária e agência em nome do titular da conta (conta do Banco do Brasil), certidão negativa de antecedentes criminais expedidas pelas Justiça estadual e federal, assim como, pela Polícia Civil da localidade em que o candidato possuir residência nos últimos cinco anos, e cópia da carteira de inscrição no Conselho Regional de Educação Física para os convocados de Educação Física.

Acumulada pela 4ª vez, Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 36 mi neste sábado

Acumulada há quatro rodadas, a Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 36 milhões para quem acertar as seis dezenas do concurso 1.919, que serão escolhidas neste sábado (8).

O sorteio será realizado por volta das 20h --horário de Brasília.

As apostas podem ser feitas até as 19h nas casas lotéricas. Um jogo simples, com apenas seis números, custa R$ 3,50.
O que dá para fazer?

De acordo com a Caixa Econômica Federal, com o valor integral do prêmio, o ganhador poderá comprar 24 mansões no valor de R$ 1,5 milhão mil cada.

No concurso anterior, o 1.918, os números sorteados foram: 16 - 17 - 20 - 22 - 38 - 50.

A última vez que uma aposta apresentou a sena foi em 22 de março, no concurso 1.914. Um jogo de Vitória de Santo Antão (PE) garantiu um prêmio de R$ 5.805.678,69.

A chance de acertar as seis dezenas da Mega-Sena é de uma em 50.063.860 possibilidades.

Bombardeio em área controlada pelo Estado Islâmico deixa mortos na Síria

Pelo menos 15 civis morreram neste sábado por bombardeios de aviões que supostamente pertenciam à coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos, perto da cidade de Al Raqqa, a "capital do Estado Islâmico" na Síria, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

Entre os mortos no bombardeio, realizado na cidade de Hunaida, há quatro crianças, informou o OSDH, segundo a agência Efe. Também há vários feridos em estado grave.

A província de Al Raqqa, no nordeste da Síria, é o principal santuário do grupo terrorista Estado Islâmico e alvo de uma ofensiva das Forças da Síria Democrática (FSD), milícias lideradas pelos curdos e que contam com apoio da coalizão internacional.

Segundo o OSDH, desde o dia 1º de março morreram cerca de 220 civis, entre eles 36 menores de idade, pelos bombardeios realizados em Al Raqqa, incluindo o de hoje.

As FSD, que contam com o apoio dos aviões da coalizão internacional e de forças especiais dos EUA no terreno, iniciaram no dia 6 de novembro a ofensiva "Ira do Eufrates" com o objetivo de expulsar o EI de Al Raqqa.

As milícias estão a poucos quilômetros de Al Raqqa e estão tentando cercar totalmente a cidade, antes de avançar rumo ao interior da cidade, que é considerada a "capital" dos territórios controlados pelo EI.

Governo propõe salário mínimo de R$ 979 para o próximo ano

O governo propôs salário mínimo de R$ 979 para o próximo ano. O valor consta do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2018, apresentado nesta sexta-feira (7) pelos ministros do Planejamento, Dyogo Oliveira, e da Fazenda, Henrique Meirelles.

Atualmente, o salário mínimo é R$ 937. De acordo com Oliveira, a equipe econômica seguiu a regra atual, que determina a correção do mínimo pela inflação do ano anterior pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB), soma dos bens e dos serviços produzidos no país de dois anos anteriores.

Como em 2016 houve contração de 3,6% do PIB, o salário mínimo será corrigido exclusivamente pela variação do IPCA de 2017. Para chegar a estimativa, o governo considerou a estimativa de 4,48% para o IPCA que consta do boletim Focus, pesquisa com mais de 100 instituições financeiras divulgada toda semana pelo Banco Central.

Freira diz que foi estuprada, ficou grávida e agora processa Igreja Católica no Chile

Quando pediram para que a irmã Francisca cuidasse da alimentação do grupo de homens que reformavam o convento onde vivia enclausurada no coração de Santiago, no Chile, não tinha ideia do quanto aquilo mudaria sua vida.

Ela resume o que ocorreu em três palavras: "Começou meu calvário", segundo a emissora local TVN.

Tudo ocorreu em 2012, quando a madre superiora autorizou um grupo de homens a dormir no convento onde trabalhavam. Francisca cuidava deles.

Mas certo dia, aproveitando que ela não se sentia bem - segundo conta a religiosa -, um dos homens, Hernán Rios Valdivia, a levou para um quarto e a estuprou.

Traumatizada e com medo de que ninguém acreditasse na história, irmã Francisca não contou para ninguém o que havia acontecido.

"Como mulher, me senti incapaz de falar, com medo de não acreditarem em mim e fazer ameaças. E eu preferia ficar quieta", diz.

Mas, três meses depois do ataque, ela descobriu que estava grávida. No convento, a notícia não foi bem recebida.

"Fui caluniada, disseram que era culpada e que fiz aquilo de propósito", conta a freira.

"Eu implorei dizendo que era inocente. Minhas irmãs foram muito cruéis comigo."

Desde então, a encarregada do convento passou a pressioná-la para que deixasse o hábito e assinasse sua demissão "voluntária" da ordem. No entanto, Francisca se negou.

Como ninguém acreditou em sua versão - e até chegaram a acusá-la de roubo, de acordo com o seu testemunho -, Francisca decidiu deixar o convento.

FGTS inativo: Caixa libera a partir deste sábado os saques do 2º lote

 Começa neste sábado (8) a segunda rodada de saques das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O início estava previsto apenas para segunda-feira (10), mas foi antecipado. Segundo o presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, cerca de 2,3 milhões de trabalhadores vão receber os depóstios dos recursos a que têm direito diretamente em suas contas neste sábado.

SAIBA TUDO SOBRE O SAQUE DAS CONTAS INATIVAS DO FGTS

Esses depósitos marcam o início da segunda fase de saques das contas inativas do FGTS. Nesta fase, podem retirar os recursos os nascidos em março, abril e maio. Ao todo, 7,7 milhões de trabalhadores poderão fazer saques nesta segunda fase. Eles têm direito a um total de R$ 11,2 bilhões.

A primeira fase aconteceu ao longo do mês de março, quando puderam sacar recursos de contas inativas os nascidos em janeiro e fevereiro. O programa está previsto para se encerar em julho e, até lá, cerca de R$ 35 bilhões devem ser sacados dessas contas inativas.

sexta-feira, abril 07, 2017

Natal é a cidade mais violenta do Brasil, de acordo com ranking mundial

A capital potiguar é a 10ª cidade mais violenta do mundo. É o que revela um ranking elaborado pela ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal. A lista, que possui 50 cidades, inclui 19 cidades brasileiras. Destas, Natal é a primeira, com 69,56 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes. Belém e Aracaju aparecem em seguida, como as cidades brasileiras mais violentas. Os dados são referentes a 2016.

“Das 50 cidades da lista, 19 estão no Brasil, 8 no México, 7 na Venezuela, 4 nos Estados Unidos, 4 na Colômbia, 3 na África do Sul, 2 em Honduras, 1 em El Salvador, 1 na Guatemala e 1 na Jamaica”, afirmou a ONG.

A lista inclui ainda Feira de Santana (15º), Vitória da Conquista (16º), Campos dos Goytacazes (19º), Salvador (20º), Maceió (25º), Recife (28º), João Pessoa (29º), São Luís (33º), Fortaleza (35º), Teresina (38º), Cuiabá (39º), Goiânia (42º), Macapá (45º), Manaus (46º), Vitória (47º) e Curitiba (49º).

Bullying nas escolas será tema de audiência pública na Assembleia

Por iniciativa da deputada Cristiane Dantas (PCdoB), a Assembleia Legislativa vai realizar na próxima segunda-feira (10), às 14h, no plenário da Casa, a audiência pública ‘Diga não ao bullying nas escolas do RN’. A proposta da parlamentar é incentivar a discussão permanente sobre o assunto nas instituições de ensino.

“Esse é um tema que sempre me chamou a atenção porque a prática do bullying tem sido cada vez mais recorrente nas escolas, sejam elas públicas ou privadas, e precisamos dialogar com os estudantes e, principalmente, com as instituições sobre como lidar com essa questão”, justifica Cristiane Dantas.

Durante a audiência pública será distribuído material educativo elaborado pelo mandato da deputada Cristiane, além de apresentações culturais do cordelista Nando Poeta e de alunas da Escola Estadual Rômulo Wanderley.

Foram convidados para participar do debate representantes do Conselho Estadual de Promoção da Paz nas Escolas, das Secretarias de Educação do Estado e Município, Conselho Regional de Psicologia, representação das escolas públicas e privadas, Sinte/RN e sociedade civil.

Domingo dia 09 de ABRIL tem inauguração do *MANGUEIRÃO NA AABB* em João Câmara/RN.


Dia Mundial da Saúde: governo intensifica combate ao Aedes aegypti

No Dia Mundial da Saúde, celebrado hoje (7), o governo federal mobiliza os profissionais da saúde no combate ao mosquito Aedes aegypti. As ações acontecem nas 41.688 Unidades Básicas de Saúde do país, com vistoria para identificar criadouros e orientações à população no combate ao mosquito transmissor da dengue, Zika e chikungunya.

A medida faz parte da campanha Sexta-Feira Sem Mosquito, organizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com os conselhos nacionais de Secretários de Saúde e de Secretários Municipais de Saúde. A meta é que a população reserve um dia na semana para combater os focos do mosquito, vistoriando casas, ambientes de trabalho e escolas.

Segundo o ministério, medidas simples podem evitar a proliferação do mosquito, como fazer o descarte correto do lixo, tampar depósitos de água e limpar com buchas as laterais e bordas dos vasos de plantas.

Para o ministro da Saúde, Ricardo Barros, a mobilização é questão de hábito. “Se cada cidadão fizer a sua parte, evitando água parada e descoberta em locais que possam servir de criadouros, juntos estaremos realizando um grande mutirão semanal de limpeza em todo o país”, afirmou Barros, em nota.

Queda no número de casos

Segundo o ministério, as ações de combate resultaram na queda do número de casos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Em 2017, até 25 de março, foram notificados 90.281 casos prováveis de dengue em todo o país, uma redução de 90% em relação ao mesmo período de 2016 (947.130). Também houve queda no número de óbitos. A redução foi de 97%, passando de 411 em 2016 para 11 em 2017.

Em relação à chikungunya, a queda do número de casos foi de 73%. Até 11 de março, houve 26.856 casos da doença. No ano passado, foram 101.633 casos, no mesmo período.

Até 25 de março deste ano, o Ministério da Saúde registrou 4.894 casos de Zika em todo o país, uma redução de 97% em relação a 2016 (142.664 casos). A análise da taxa de casos prováveis mostra uma baixa incidência em todas as regiões geográficas até o momento. Em relação às gestantes, foram anotados 727 casos prováveis. Não houve registro de óbitos por Zika em 2017.

O homem de 33 anos que havia sido sepultado na manhã de domingo no cemitério de Mafra-SC foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros um dia após o enterro. Um familiar compareceu ao túmulo para depositar flores, quando ouviu gritos de socorro vindo de dentro da sepultura. A equipe dos bombeiros removeu a lápide e rapidamente encaminhou o homem para o pronto-socorro onde ele recebeu oxigênio e injeções contra infecções. O paciente ainda ficará em observação pelos próximos dias e fará exames para que os médicos possam entender o que aconteceu. A Polícia Civil instaurou inquérito por suspeita de plágio. A família não quis se manifestar sobre o caso.

O homem de 33 anos que havia sido sepultado na manhã de domingo no cemitério de Mafra-SC foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros um dia após o enterro.
 
Um familiar compareceu ao túmulo para depositar flores, quando ouviu gritos de socorro vindo de dentro da sepultura.
 
A equipe dos bombeiros removeu a lápide e rapidamente encaminhou o homem para o pronto-socorro onde ele recebeu oxigênio e injeções contra infecções.
 
O paciente ainda ficará em observação pelos próximos dias e fará exames para que os médicos possam entender o que aconteceu.
 
A Polícia Civil instaurou inquérito por suspeita de plágio. A família não quis se manifestar sobre o caso.

Governador anuncia reforma e construção de 10 novas escolas no RN

O Rio Grande do Norte ganhará 10 novas escolas e terá mais de 50 unidades reformadas. As informações foram confirmadas pelo governador Robinson Faria, nesta quinta-feira (6), durante o lançamento de três projetos voltados para a melhoria dos indicadores da educação pública. O chefe do Executivo estadual ainda afirmou que serão convocados 800 professores, além dos 3 mil já chamados desde o início de 2015.

Na solenidade realizada na Escola de Governo, no Centro Administrativo, o governador assinou ainda a pactuação para os Sistemas Articulados de ensino, formalização do programa Jovem de Futuro e lançamento do portal Simais. As ações estão sendo desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, através do programa Governo Cidadão. O evento contou com a presença de prefeitos, vice-prefeitos, gestores, diretores e professores de unidades, além de secretários de Estado da administração direta.

O Portal do Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Institucional (Simais) reunirá informações sobre os resultados alcançados nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, e poderá ser acessado por meio do www.simais.rn.gov.br. Os dados são extraídos da aplicação dos questionários do RN Aprende, sistema de avaliação do Governo do RN.

O segundo projeto assinado foi dos Sistemas Articulados de Ensino (Searn), que oferecerá apoio pedagógico e técnico aos municípios, adotando medidas que garantam a melhoria na qualidade do ensino nas avaliações nacionais, como Provinha Brasil e ENEM.

Já o programa Jovem de Futuro é uma parceria entre o Governo e o Instituto Unibanco, sem ônus para o Governo do RN. O programa consiste em uma tecnologia voltada ao aprimoramento contínuo da gestão escolar orientada para resultados de aprendizagem dos estudantes em escolas públicas de Ensino Médio.

O projeto oferece assessoria técnica, formação, análises educacionais, instrumentos e tecnologias de apoio à gestão e metodologias pedagógicas, além de promover trocas de experiências entre os profissionais de educação.

Para o governador Robinson Faria, os projetos têm um objetivo de desenvolver a educação no RN mediante acompanhamento e investimentos contínuos. “O estado passou por décadas de investimentos insuficientes que acabaram por dificultar o nosso desenvolvimento. Por isso, a pactuação pela educação e as outras iniciativas vêm trazer um horizonte promissor e animador a médio e longo prazo”, disse.

A secretária de Estado da Educação, Cláudia Santa Rosa, explicou que as assinaturas dos projetos são o resultado de muito trabalho e empenho. “A nossa equipe abraçou os projetos porque sabe que a educação é um elemento transformador. Sabemos que foram anos de falta de investimento que levaram o estado ao nível atual, mas é preciso adotar uma postura ousada e criativa para superar os obstáculos. Temos certeza que esse é o caminho certo”, encerrou a titular.

CRIANÇA NÃO NAMORA E PONTO FINAL.

O título deste texto deveria falar por si só − não deveria precisar de explicações, provocações ou justificativas −, mas, infelizmente, precisa.

Sabe por quê? Porque muitas pessoas acham bonitinho e engraçadinho a criança de 3 anos que chega da escola dizendo que o(a) fulano(a) é seu/sua namorado(a). E o pior: adultos, familiares e até professores reforçam a situação, perguntando, instigando e estimulando a criança no dito “namoro” ou achando bacana o(a) filho(a) ter 5 namoradas(os).

Criança não namora! Criança brinca! Então, você pode estar pensando: “Mas os pequenos brincam de namorar, assim como brincam de casinha e não veem maldade em trocar carícias, presentes e ‘fingir‘ que namoram”.

As crianças podem não ter maldade, pois estão descobrindo o mundo, o outro, os limites. Agora, a situação é problemática quando o pai, a mãe, o avô ou qualquer outro adulto de referência, incentiva e valoriza um comportamento inadequado, pois, provavelmente, a criança o repetirá na tentativa de conseguir a aprovação e a atenção desse adulto.

Por essa razão, cabe a nós, adultos, ajudarmos as crianças a compreenderem o que é próprio para elas e o que não é. É nosso papel colocar LIMITES entre o universo adulto e o infantil e ensinar às crianças que existem coisas que só adultos podem fazer.

Adultos namoram, crianças não; adultos consomem bebida alcoólica, crianças não; adultos trabalham, crianças não (não deveriam); adultos escolhem o que assistem na TV, crianças não; adultos podem dormir no horário escolhido, crianças não. Esses são exemplos básicos de diferenças entre os limites da infância e do mundo adulto.

E mais: não é saudável a criança “brincar de namorar”. Sabe por quê? Porque ela está pulando fases, está direcionando a curiosidade para o corpo do outro, quando essa curiosidade deveria estar em seu próprio corpo e na descoberta do mundo que a cerca.

Quando reforçamos essa situação, perguntando como está o(a) namoradinho(a) de nossa(o) filha(o) ou incentivando a criança a beijar o(a) coleguinha, estamos incitando a erotização infantil e tratando nossas crianças como adultos em miniatura.

Por isso, quando uma criança nos relatar que o(a) fulano(a) é seu/sua namorado(a) é nosso papel não instigar, não incentivar e, ainda, ensinar: CRIANÇA NÃO NAMORA.

Podemos ir além e ampliar o nosso papel para a desconstrução da erotização infantil, vestindo nossas crianças como crianças; cuidando com o que elas ouvem e assistem; não reforçando situações de gênero; determinando os limites da infância (crianças não deveriam colocar piercing, usar salto alto, ter acesso a pornografia, etc.)

Criança tem que ser criança e, para garantir que isso aconteça, nós, adultos, precisamos desacelerar e resguardar a infância. Fica o meu convite!

Aline Pinto

A Aline é pedagoga, escritora, palestrante, arteira de plantão e MÃE." - http://www.bbcria.com.br/crianca-nao-namora-e-ponto-final/

EUA lançam dezenas de mísseis contra a Síria em resposta a ataque químico

Os Estados Unidos lançaram 59 mísseis Tomahawk contra uma base aérea na Síria na noite desta quinta-feira (6), de onde, segundo o presidente Donald Trump, partiu um ataque químico que matou mais de 80 pessoas esta semana.

Os ataques aconteceram por volta das 21h40 (hora de Brasília), 4h40 na hora local da Síria. O porta-voz do Pentágono Jeff Davis disse que os mísseis foram lançados dos destróieres USS Porter e USS Ross contra “aeronaves, abrigos de aviões, áreas de armazenamento de combustível, logística e munição, sistema de defesa aérea e radares”.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), de oposição à Assad, informou que a base síria bombardeada pelos Estados Unidos foi “quase” totalmente destruída e que quatro soldados morreram no ataque. Já o Exército sírio informou que seis pessoas, mas não informaram se as vítimas são civis ou militares.

O presidente Donald Trump, que participou nesta quinta de um jantar com o presidente chinês Xi Jinping na Flórida, confirmou a ordem. Ele diz que Assad usou um agente nervoso mortal para matar muitas pessoas. "Esta noite eu dei ordem para um ataque militar na base militar na Síria de onde o ataque químico foi lançado".

O Conselheiro nacional de segurança H. R. McMaster disse que Trump recebeu três opções de como reagir contra o ataque sírio e disse aos conselheiros para focar em duas delas. Nesta quinta ele decidiu qual seria a ação.

quinta-feira, abril 06, 2017

O casal que manteve mulher deficiente como escrava sexual por 8 anos - e filmou os abusos

Foram oito anos presa, vivendo um inferno - uma experiência tão traumatizante que, quando foi finalmente encontrada, a mulher transformada em escrava sexual por um casal não quis deixar o cativeiro em uma casa no condado de Armagh, no sul da Irlanda do Norte.

A vítima foi mantida entre 2004 e 2012 em um quarto sem luzes, roupa de cama ou cortinas. Só havia no ambiente uma pequena cama, um colchão, almofadas sujas e uma lixeira.

Durante esse período, ela foi obrigada pelos irlandeses Keith Baker, de 61 anos, e sua mulher, Caroline, de 54 anos, a fazer sexo com ele. Os dois foram condenados em março e, agora, estão presos.

O caso foi "o mais depravado e terrível crime" que George Clarke, chefe da unidade de proteção pública da polícia da Irlanda do Norte, já viu, como ele mesmo definiu.

A identidade da vítima está sendo mantida em segredo. Ela só foi achada graças a uma denúncia, já que ela estava desaparecida por todo esse tempo, e ninguém mais buscava por ela.

Mandy Highfield foi quem denunciou o crime. Ela é mãe de quatro dos oito filhos de Keith Baker - Caroline é a mãe dos outros quatro.

Ela era a "segunda esposa" de Keith e vivia com o casal, por isso sabia do calvário da vítima e decidiu dar fim a ele após um longo período de silêncio. "Não podia aguentar, não era justo", disse ela em entrevista exclusiva à BBC.

Mandy contou como policiais e uma assistente social chegaram à casa dos Baker para libertar a mulher. "Tiraram ela de lá, mas ela não queria sair, porque estava muito assustada. Eu disse a ela: 'Você tem que ir, não pode mais viver assim'."

O local agora é conhecido como a "casa dos horrores" - e não é para menos. Keith não só abusou da vítima física e sexualmente, como teve o apoio de sua mulher para isso, segundo a polícia.

As investigações revelaram que os abusos foram filmados em muitas das ocasiões com uma câmera que estava presa ao teto do quarto.

Os vídeos mostraram como a saúde da mulher foi se deteriorando com os anos. Quando foi encontrada, ela estava desnutrida, pesava só 38 kg e tinha um único dente na boca.

Também foi identificado que ela tinha uma deficiência na sua capacidade de aprendizagem.

Mandy Highfield contou que Keith Baker transformou o quarto em uma cela. "Keith tirou a maçaneta da porta. Não havia lâmpadas, tapete ou cortinas nas janelas", disse ela.

"Como podiam tratar alguém como ela, que é deficiente, dessa forma?"

A polícia acredita que a mulher foi traficada da Inglaterra para a Irlanda do Norte em 2004. Seu marido informou o desaparecimento à polícia do condado de Suffolk, no leste inglês, onde eles viviam.

Os Baker se declaram culpados por uma série de crimes no mês passado. Keith chorou no julgamento quando cenas dos vídeos com abusos cometidos foram mostradas. Caroline ficou olhando para baixo durante toda a audiência.

Sargento da PM é assassinado na Grande Natal

Um policial militar foi morto na manhã desta quinta-feira (6), no bairro de Golandim, em São Gonçalo do Amarante. O PM foi identificado pela Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares do RN (Asspmbmrn) como Sargento Cabral.

De acordo com as informações colhidas pela reportagem, dois homens armados em uma motocicleta foram os autores do crime. O policial morreu após ser atingido por disparos de arma de fogo. Os assassinos fugiram, e ainda não foram encontrados pela Polícia Militar, que realiza diligências.

O Sargento Cabral é o décimo policial morto no Estado só este ano.

Em nota a Asspmbmrn lamentou a morte do policial:

“É com profundo pesar e indignação que os membros da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares do RN – receberam a notícia sobre a morte brutal hoje no final da manhã de hoje, 06 de abril, do Sargento Cabral, membro da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Ele era uma pessoa admirável e excelente profissional, mas infelizmente entra para a triste estatística de 10 policiais mortos, só este ano no Estado.

Estendemos nossos sentimentos de tristeza à família do policial e a todo o quadro de colegas e amigos da Polícia Militar do RN.”

Vereador Armstrong apresenta requerimento sobre instalações de câmeras de monitoramento na cidade

Na última segunda-feira (04), durante sessão da Câmara, o vereador Armstrong Bezerra (DEM), apresentou um requerimento solicitando informações da Prefeitura sobre o sistema de monitoramento por câmeras de segurança na área central da cidade. A proposição foi aprovada por unanimidade pelos demais vereadores e encaminhada ao Executivo.

De acordo com o parlamentar, existe uma grande preocupação da comunidade com relação aos roubos e furtos ocorridos em estabelecimentos comerciais do município. "Percebo que os roubos em nossa cidade tem aumentado e essa crescente me preocupa. Além disso, acompanhamos na mídia que as imagens dessas ações são, geralmente, gravadas pelas câmeras particulares dos comércios.

O vereador questionou ainda a existência de algum projeto de monitoramento em pontos estratégicos dos bairros e, principalmente no comercio Camarense. "Finalizou o vereador Armstrong Bezerra.

Senado aprova confisco de bens e dinheiro usados para exploração sexual infantil.

Senado aprovou nesta quarta-feira (5) um projeto que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para determinar o confisco de bens e dinheiro utilizados na exploração sexual infantil.

Por exemplo, se for identificado que um estabelecimento explora crianças e adolescentes para fins de prostituição, a licença do local e seu funcionamento serão cassados.

Além disso, após a condenação, os bens móveis e imóveis, assim como o dinheiro utilizado pelo estabelecimento serão confiscados pelo poder público. Posteriormente, os valores será repassados ao Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A proposta será encaminhada agora para a sanção ou veto do presidente Michel Temer. O texto já havia sido aprovado pelos deputados.

O projeto teve origem em uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) criada, em 2008, para investigar crimes de pedofilia no país. No Senado, o texto foi relatado neste ano pela senadora Fátima Bezerra (PT-RN).

Soldado denuncia tortura durante trote do Exército no Rio

O soldado da 27ª Brigada de Infantaria Paraquedista sempre sonhou em ingressar no Exército e seguir a carreira militar. De família pobre, morador da Zona Norte do Rio, passou em todas as provas, recebendo as melhores notas nos exercícios físicos e nos saltos aos quais foi submetido durante o intenso treinamento. Queria copiar os passos do tio, capitão da Brigada Paraquedista.

Há duas semanas, numa segunda-feira, cabeça baixa, ele contou que desistiu de tudo depois de passar por uma sessão de trote aplicada por um grupo de 18 militares, todos superiores. Uma espécie de batismo sádico, no qual o calouro é submetido a um intenso espancamento com os pés e mãos amarrados pelos veteranos. No caso do soldado, sem nenhuma chance de defesa, Durante cerca de dois minutos, o militar conta que levou chutes e foi espancado, com uso de paus, pedaços de fios e de plásticos pelos superiores. No fim, um dos agressores ainda gritou: “Soltem o cachorro. Soltem o cachorro”. Neste momento, um cabo, conhecido no batalhão pelo apelido de “Cachorro Louco”, partiu em direção ao soldado simulando ser um cão e mordendo violentamente suas nádegas, arrancando pedaços.

Quando tudo acabou, restaram inúmeras marcas e ferimentos pelo corpo. Já em casa, ele percebeu um sangramento no pênis, que mais tarde levou à extração de um dos testículos por médicos do Hospital Central do Exército (HCE), onde foi atendido.

— Fiquei muito machucado. Tive que extrair um testículo e os médicos disseram que o segundo está comprometido e também poderá ser extraído. Não vou mais conseguir saltar ou pular de paraquedas. Além disso, estou sob tratamento psiquiátrico e psicológico para tentar superar o que aconteceu. Eu sonhava em ser militar da Brigada Paraquedista. Me esforcei para passar nos testes. Agora não quero mais. Não tenho mais condições — afirmou o militar, pedindo para não ser identificado.

O caso do soldado não é o único. Nas unidades militares do Rio, os registros são recorrentes. O próprio Exército informou que entre 2014 e 2016 investigou cerca de cinco ocorrências de maus-tratos, lesão corporal e outros excessos cometidos em unidades militares do Estado do Rio. Já o Ministério Público Federal revelou que a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão no Rio está acompanhando outros cinco registros de maus-tratos em unidades militares do Rio, com a suposta violação de direitos humanos.

— O que aconteceu com o militar não foi um caso de agressão ou maus-tratos. Foi tortura. Ele foi submetido a um intenso espancamento com o pés e mãos amarrados, sem nenhuma condição de reação — afirmou o advogado Marcelo Figueira, que foi procurado pela vítima e agora move uma ação de indenização contra a União na 27ª Vara Criminal do Rio. — Estou pedindo reparação por todos os danos físicos e psicológicos que meu cliente sofreu.

Receita libera amanhã consulta a lote de restituição do Imposto de Renda

A Receita Federal vai abrir, a partir das 9h de amanhã (7), consulta ao lote multiexercício de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física referente aos exercícios de 2008 a 2016.

O crédito bancário para 104.963 contribuintes será realizado no dia 17 de abril, totalizando R$ 216,9 milhões. Desse total, R$ 84,2 milhões são contribuintes que tem preferência para receber: 19.043 idosos e 1.812 pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave. Os montantes de restituição são corrigidos pela taxa básica de juros, a Selic.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet ou ligar para o Receitafone 146. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com o aplicativo é possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, ainda poderá fazer um requerimento por meio da Internet, no Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Comissão do Senado aprova criação de identidade única no país

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou projeto que institui a Identificação Civil Nacional (ICN). O objetivo é reunir em um único documento todas as identificações, incluindo a Carteira de Identidade (RG), o Título de Eleitor e o Cadastro da Pessoa Física (CPF). P

Para o relator do projeto, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), a identidade nacional vai evitar fraudes, diminuir a criminalidade e ampliar a confiabilidade dos dados, graças à biometria.

Aplicativo de carona da UFRN já tem mais de mil downloads

Recém-lançado pela Superintendência de Informática (Sinfo) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o aplicativo de caronas solidárias Vemcar já conta com mil downloads desde que foi disponibilizado para dispositivos Android na última sexta-feira, 31. Voltado à comunidade universitária, o Vemcar pode ser acessado, exclusivamente, por servidores e alunos com vínculo ativo na Instituição, para oferecer ou solicitar caronas que tenham o campus como ponto de chegada ou partida.

Representantes da Sinfo apresentaram o aplicativo nesta quinta-feira, 06, à reitora Angela Maria Paiva Cruz, que parabenizou e agradeceu à equipe responsável pelo desenvolvimento da ferramenta. “Essa iniciativa inteligente e econômica dará importante contribuição para melhorar a mobilidade no campus. Em função das dificuldades na oferta de transporte público de massa, a Universidade convive com o crescimento do uso de transporte individual, mas por esse aplicativo poderá ter menos transtornos por adotar a carona amiga”, declara.

Foi a partir da observação dos problemas de mobilidade urbana que o aluno do curso de Engenharia de Software da UFRN, Thiago de Lima Andrade idealizou o projeto do Vemcar. O incentivo começou em sala de aula, na disciplina de Desenvolvimento de Aplicativos para Smartphone, em que o professor Gibeon Soares de Aquino Júnior lançou aos alunos, o desafio de criar soluções em TI que facilitasse a vida da comunidade universitária. Entre todos os protótipos, o de Thiago Andrade foi escolhido para ser desenvolvido pela Sinfo, onde o estudante fez estágio para participar do processo.

“Essa experiência foi enriquecedora para a minha carreira, pois a partir do contato com a equipe da Sinfo eu me descobri na área de desenvolvimento mobile. Além disso, sinto-me realizado por experimentar a entrega real de um aplicativo aos usuários. Antes era apenas teoria, agora as pessoas estão usando de verdade”, compartilha o universitário que, atualmente, elabora o trabalho de conclusão de curso sobre o Vemcar. O professor e diretor de sistemas da Sinfo, Gibeon Soares destacou que pela primeira vez, um projeto de um estudante é concretizado pela Sinfo, como forma de incentivar a criação de soluções inovadoras para a sociedade.

Professor Gibeon Soares de Aquino Júnior lançou aos alunos o desafio de criar soluções em TI que facilitasse a vida da comunidade universitária
Desenvolvimento

O trabalho também foi considerado audacioso e desafiador pelos integrantes da equipe desenvolvedora, que durante o processo entrevistou a comunidade universitária para definir o nome da ferramenta e identificar os principais receios no seu uso. Como a segurança foi o problema mais levantado, foram criados recursos que ajudassem nesse sentido: termo de uso, login e senha, raio de localização, likes, entre outros. O principal diferencial, no entanto, é o uso restrito a professores, técnico-administrativos e alunos de qualquer campus da Instituição, que devem realizar o login com os mesmos dados de acesso nos sistemas integrados da UFRN. “Pensamos em maneiras de garantir o máximo de proteção aos usuários, que ainda podem desistir de conceder ou pegar a carona a qualquer tempo”, ressalta o líder da equipe, Jean Guerethes Fernandes Guedes.

No quesito funcionalidade, foram empregadas novas tecnologias e pesquisadas as principais queixas de aplicativos semelhantes, para evitar que se repetissem no Vemcar, para o qual já são planejadas atualizações como mapas, rotas e disponibilidade para outros sistemas operacionais. A primeira versão recebeu nota máxima por mais da metade dos usuários, que deixaram avaliações no site do Android, onde está disponível para download. “Este produto é inovador dentro do campus e ainda surge como uma oportunidade ímpar de sinergia entre academia e indústria, com uma utilidade bem diferente dos demais aplicativos que já desenvolvemos até agora”, acredita Victor Jerônimo Lopes Galdino, membro da equipe desenvolvedora.

Como funciona
Após fazer o login e aceitar os termos de uso, os usuários que utilizam o aplicativo pela primeira vez têm acesso a um tutorial com o passo a passo de como usar as duas abas disponíveis para solicitar ou para oferecer carona. Ao selecionar uma dessas opções, é necessário informar os pontos de partida e chegada e acompanhar o filtro onde aparecem todas as caronas para, dessa forma, escolher ou associar-se às mais adequadas. Os motoristas ainda têm acesso a um mapa onde encontram as localizações dos passageiros associados ao seu trajeto.

O download do Vemcar está disponível para aparelhos do sistema operacional Android a partir da versão 4.4., acessado no seguinte link: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.ufrn.sinfo.vemcar&hl=pt_BR

Outras informações constam no vídeo de apresentação, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=jNwnm1_ovho.

Brasil adota dose única da vacina contra febre amarela

O Brasil, a partir deste mês, adotará dose única da vacina contra febre amarela nas áreas em que a imunização é recomendada. A medida, que segue orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), foi anunciada nesta quarta-feira, 6 de abril, pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros. “A partir de agora, as pessoas que já tomaram uma dose, não precisam se vacinar mais contra a febre amarela ao longo da vida”.

De acordo com o ministro, a OMS fez a mesma recomendação em 2014, mas o governo brasileiro consultou sociedades científicas e avaliou que os estudos ainda não eram suficientes para adotar a decisão da entidade.

Ricardo Barros anunciou, também, que o Ministério da Saúde está preparando a rede pública para um possível fracionamento das doses da vacina. Se adotada, a medida servirá para conter a expansão da doença nas regiões metropolitanas que precisarem de bloqueio.

Combate à doença - Segundo o Ministério da Saúde, foram liberados, na última semana, R$ 19,2 milhões para intensificar as ações contra febre amarela em 526 Municípios afetados pela doença nos Estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo. Os valores deverão ser aplicados em ações de prevenção na área de vigilância para a febre amarela.

Até ontem, foram notificados cerca de 2 mil casos suspeitos de febre amarela silvestre. Desses, 450 continuam em investigação, 586 foram confirmados e 951 descartados. Do total, 282 evoluíram para óbito, sendo 190 confirmados, 49 em investigação e 43 descartados. Os últimos casos de febre amarela urbana ocorreram em 1942, no Acre.

06 abr 2017 Senadora acompanha ex-ministro Gabas em debates sobre Previdência no RN

O ex-ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, cumpre extensa agenda no Rio Grande do Norte para debater a reforma da Previdência – PEC 287/2016 e os danos que a proposta do governo Temer trará aos trabalhadores brasileiros. A convite da senadora Fátima Bezerra, o ex-ministro participará de atividades em Mossoró, Assu, nesta sexta-feira (07), e em São Gonçalo do Amarante e Natal, na próxima segunda-feira (10).
 
Crítico da PEC 287/2016, Gabas considera que a proposta é um “um saco sem fundo de maldades”. “O ataque é direto no direito do trabalhador. Eles erram na forma e erram no conteúdo. Erram na forma porque criam um pacote sem discussão com a sociedade. Nós, nos governos Lula e Dilma, criamos Fórum, debatemos com a sociedade”, relembrou o ex-ministro.

Justiça anula multas de trânsito aplicadas em trecho da Roberto Freire

O juiz Bruno Lacerda, em processo da 4ª Vara da Fazenda Pública de Natal, condenou o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN) a anular todas as multas emitidas entre janeiro e março de 2011 por avanço de sinal vermelho no cruzamento entre a Avenida Engenheiro Roberto Freire com a esquina da Avenida Praia de Tibau, em Ponta Negra, sob o fundamento de que o tempo do sinal amarelo estava menor do que o determinado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o que fazia com que o condutor não tivesse tempo de realizar o transcurso antes do sinal fechar.

Com isto, o Detran/RN terá que devolver os valores pagos com juros de 0,5% ao mês e correção monetária pelo IPCA aos motoristas autuados no período em razão das multas, bem como a retirar dos pontos lançados em seus prontuários pelas mesmas infrações. O magistrado determinou, ainda, a imediata adequação no tempo de “sinal amarelo” do semáforo, de acordo com as determinações do Denatran, sob pena de incidência de multa diária de R$ 20 mil.

RN PODE GANHAR MAIS UMA VAGA PARA DEPUTADO FEDERAL

O estado do Rio de Janeiro pode perder três vagas de deputado federal a partir da eleição de 2018. Relatório do senador Antônio Anastasia (PSDB-MG) aprovado nesta quarta-feira pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado altera o tamanho das bancadas na Câmara dos Deputados em função da atualização da população de cada estado feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2015. O projeto é do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), e seu estado, o Pará, é o que mais aumentará sua representação passando de 17 para 21. O total de deputados, 513 , continua inalterado.
 
Outros estados que vão ter maior número de representantes serão Minas Gerais, que pula de de 53 para 55; e Amazonas, de 8 para 10. Além do Rio de Janeiro, que cai de dos atuais 46 para 43, também perdem representantes o Rio Grande do Sul, de 31 para 29; Paraíba, de 12 para 10, e Piauí , de 10 para 8.
 
— Na prática estamos cumprindo a Constituição, que prevê essa revisão da proporcionalidade sempre a um ano das eleições, pelo tamanho da população de cada estado. Essa proporcionalidade não é revista desde 1985 e de lá para cá houve mudanças significativas no número de habitantes de cada ente federativo registradas pelos censos do IBGE. Pela Constituição nenhum estado pode ter menos de oito nem mais de 70 deputados federais — explicou Flexa Ribeiro. Em seu parecer o senador Antonio Anastasia argumentou que manter a desproporcionalidade na representação dos estados significa conceder maior valor ao voto de brasileiros residentes em alguns estados e menor valor ao voto de outros brasileiros, residentes em outras unidades da federação.
 
— A omissão do Congresso Nacional nessa matéria atenta contra os direitos e garantias individuais, consagrados como cláusula pétrea da Constituição, que determina que a soberania popular será exercida por sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos — justificou Anastasia.
 
A matéria segue para votação no plenário do Senado.

Na frente do filho, homem atira na própria mulher e se mata dentro de secretaria no RN

Após uma discussão, um homem atirou contra a própria mulher e depois se matou. O crime aconteceu na manhã desta quinta-feira (6) dentro da Secretaria de Assistência Social de Japi, distante 130 quilômetros de Natal. Um garoto de 10 anos, filho do casal, estava no local e presenciou o crime, segundo a polícia. Um homem, que também é filho do casal, pegou a arma e fugiu. A PM faz buscas para encontrá-lo.
 
Adriana Claudino dos Santos é servidora da Secretaria de Assistência Social, que funciona em uma casa. Ela estava chegando para trabalhar quando foi surpreendida pelo marido. De acordo com a Polícia Militar, Francisco das Chagas Medeiros abordou a mulher e o casal começou a discutir. Ele efetuou pelo menos dois disparos contra ela. Em seguida, atirou na própria na cabeça. A PM também disse que a criança, filha do casal, ficou gritando por socorro. O menino foi retirado do local por vizinhos.

Fachin inclui Garibaldi, Walter, Agripino e Felipe em inqúerito

O ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou que “fatos potencialmente criminosos” atribuídos na delação do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado a três senadores e quatro deputados federais sejam juntados a um inquérito que já tramita no STF, a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), e também determinou que as citações a cinco ex-parlamentares sejam encaminhadas ao juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba.

A decisão abre a possibilidade de a PGR investigar os senadores Valdir Raupp (PMDB-TO), Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) e Agripino Maia (DEM-RN), e os deputados federais Walter Alves (PMDB-RN), Felipe Maia (DEM-RN), Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Luiz Sergio (PT-RJ), no âmbito de um procedimento de investigação já em andamento contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) e o deputado federal Aníbal Gomes (PMDB-CE), em que se apuram supostos crimes praticados em relação com a Transpetro e a Petrobras.

Sérgio Machado relatou que estes congressistas receberam propina, via doação oficial, com recursos oriundos de vantagens indevidas pagas por empresas contratadas pela Transpetro.

“Todos os fatos potencialmente criminosos a eles relacionados e narrados pelo colaborador encontram-se no contexto dos desvios operados por Sérgio Machado no âmbito da Transpetro. Tais fatos, em uma melhor avaliação, podem ser investigados no âmbito do inquérito 4215, em tramitação junto a esta egrégia Corte. Por isso, basta, por ora, a juntada dos termos de depoimento referente a tais fatos nos autos do feito em curso”, disse o procurador-geral.

Teriam sido repassados R$ 850 mil a Valdir Raupp, R$ 450 mil a Garibaldi Alves Filho, R$ 300 mil a Agripino Maia, R$ 250 mil a Walter Alves, R$ 250 mil a Felipe Maia, R$ 100 mil a Jandira Feghali, e R$ 400 mil a Luiz Sergio, por diferentes construtoras, sobretudo Queiroz Galvão e Camargo Correia. Como um todo, o período corresponde as eleições de 2010 até as eleições de 2014 – embora cada caso tenha um período específico.

Câmara adia para esta sexta votação do projeto de recuperação fiscal dos estados

 Após mais de sete horas de discussão, a Câmara dos Deputados decidiu hoje (5) adiar para a manhã de amanhã (6) a votação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 343/17, do governo federal, que cria o Regime de Recuperação Fiscal dos Estados e do Distrito Federal. A decisão do adiamento foi tomada pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), por volta das 23h40 depois de muitos embates entre governo e a oposição, que obstruía os trabalhos. Após um pedido do líder do PT, Carlos Zaratini (SP), sobre a possibilidade de a medida ser votada sem o devido quorum, Maia concordou com o adiamento da votação e encerrou a sessão.

Por se tratar de um Projeto de Lei Complementar, o texto precisa ser aprovado por, no mínimo, 257 deputados, o chamado quorum qualificado. Antes de encerrar a sessão, a votação de um requerimento encerrando a fase de discussão foi aprovada por 257 votos, o que colocou em dúvida a possibilidade de manutenção do quorum.

Para tentar viabilizar a votação nesta quinta-feira, Maia só contará o quorum no final da tarde. "Amanhã só haverá, para efeito administrativo, a presença às 18h", disse.

Bebê que nasceu após morte da mãe deixa hospital e ganha ensaio em MT




A bebê Luísa Vitória, de quase dois meses, que nasceu depois de um mal súbito da mãe, grávida de 9 meses, em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, deixou o hospital nesta quarta-feira (5) e ganhou um ensaio fotográfico. Luísa nasceu no dia 17 de fevereiro em um parto de emergência em uma parada cardiorrespiratória e precisou ser reanimada. Com brinquedos, acessórios e enfeites ela posou para o ensaio.

Luísa Vitória ficou internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e agora vai morar com o pai, Cristian Ribeiro Galvão. A mãe dela, Iolanda Pimentel, morreu ao passar mal em casa.

As fotos foram feitas durante a estadia da bebê no hospital. Segundo Cristian, ela ficou 48 dias na unidade hospitalar. O ensaio foi um presente da unidade e do proprietário de um estúdio naquela cidade.


“É de encher o coração poder participar de projetos como este”, afirmou o fotógrafo Macus Bordado. Ele a mulher foram responsáveis pela ensaio. As fotos, segundo eles, foram feitas a cada melhora no quadro médico de Luísa.

No ensaio, Luísa posa com enfeites, binquedos e acessórios. Um deles é a tiara da Mulher Maravilha, super-heroína das histórias em quadrinho.

A bebê está sob os cuidados do pai, que comemora a alta da filha. “Estou mui feliz. Agora posso ter ela perto de mim e está bem, sem nenhuma sequela. Apesar de tudo que aconteceu, ser pai é melhor experiência da vida. Vou cuidar dela e dar todo amor e carinho”, declarou.

 O nome de Luísa já havia sido escolhido pela mãe. “O nome já estava definido, não quis mudar, só acrescentamos o Vitória, por causa de tudo que aconteceu”, contou Cristian.

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 36 milhões; veja as dezenas sorteadas

O prêmio da Mega-Sena voltou a acumular, já que ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.918, sorteadas esta quarta (5) em Cantagalo (RJ). São elas: 16 - 17 - 20 - 22 - 38 - 50.

Segundo a Caixa, 67 apostas acertaram a quina, com prêmio de R$ 44.701,88. Os donos de 5.269 apostas acertaram a quadra e terão direito, cada um, a R$ 812,03.
 
Com isso, o prêmio principal do concurso 1.919, que será realizado no sábado (8), está estimado em R$ 36 milhões.

As apostas da Mega podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio nas casas lotéricas. Um jogo simples, com apenas seis números, custa R$ 3,50.

TCE continua fiscalização para descobrir casos de enriquecimento ilícito no RN

O Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte quer saber quem ficou mais rico do que deveria.
 
Para isso deu prazo até 31 de maio para que detentores de cargos eletivos como governador, prefeitos, deputados e vereadores, além de secretários de estado e municípios, magistrados, membros do Ministério Público e ocupantes de cargos de direção em autarquias, fundações e empresas públicas, entreguem as declarações de bens e rendimentos relativas ao ano de 2016. O envio faz parte da segunda etapa de combate ao enriquecimento ilícito e fiscalização da evolução patrimonial de agentes públicos, iniciados pela Corte de Contas no ano passado.
 
Na primeira etapa, conselheiros e auditores do Tribunal de Contas, membros do Ministério Público de Contas e os demais servidores e ocupantes de cargos ou funções de confiança no âmbito do TCE, enviaram as informações referentes ao ano de 2015.
 
No próximo ano a fiscalização se encerrará com a prestação de contas de todos os servidores públicos do Estado.
Os agentes públicos deverão realizar o envio das informações necessárias através do link: http://sispatri.tce.rn.gov.br.
 
O combate ao enriquecimento ilícito e fiscalização da evolução patrimonial de agentes públicos são disciplinados, no âmbito do Tribunal de Contas, pela resolução 30/2016, que determina o envio de cópia da declaração de bens, conforme estabelecido na Lei Federal 8.730, na Lei Federal 8.429 e na Lei Complementar Estadual 464.
 
Todas as informações relativas à fiscalização da variação patrimonial dos agentes públicos são protegidas por sigilo.

Domingo dia 09 de ABRIL tem inauguração do *MANGUEIRÃO NA AABB* em João Câmara/RN.


Brasil passa a Argentina e volta à liderança do ranking da Fifa após sete anos

Após praticamente sete anos, a Seleção está de volta ao topo do ranking da Fifa, posto no qual reinou entre os anos 90 e a década passada. Na lista divulgada nesta quinta-feira, o Brasil de Tite aparece à frente da Argentina pela primeira vez desde a Copa de 2014, colocando Messi e companhia na segunda colocação. A Alemanha, terceira, é a única equipe fora da América do Sul no top-5, com Chile e Colômbia logo atrás.

Muitas vezes contestada, a lista da Fifa reflete bem o grande momento vivido pela equipe de Tite, que venceu seus oito jogos pelas eliminatórias (mais um amistoso com a Colômbia em janeiro). A última vez que esteve no topo foi em maio de 2010, antes da Copa do Mundo da África do Sul.

Carille destaca melhora do Timão e placar: "É uma vantagem muito grande"

Depois de um primeiro tempo bastante complicado, o Corinthians cresceu na etapa final e venceu a Universidad de Chile por 2 a 0, nesta quarta-feira, em Itaquera, pela Copa Sul-Americana. Na entrevista coletiva após a partida, o técnico Fábio Carille elogiou a mudança de postura da equipe depois do intervalo e valorizou o placar que coloca o Timão em boa situação para avançar no torneio. Mas sem se empolgar.

– A vantagem é grande, sim, mas não podemos pensar em irmos (para Santiago) tranquilos. A pressão será grande. É uma equipe que propõe o jogo, põe a bola no chão. Vamos pensar na Copa do Brasil e no Paulistão agora. É uma vantagem muito grande, mas não podemos ir tranquilos para lá – afirmou. 

O Corinthians teve muita dificuldade para superar a forte marcação ofensiva feita pelos chilenos no primeiro tempo e assustou a torcida. A equipe saiu do sufoco apenas nos minutos finais com o gol de Rodriguinho. Na etapa final, o Timão retornou mais ajustado e ampliou em belo chute de Jadson de fora da área.

– Não conseguimos encaixar a marcação, e eles foram superiores. No segundo tempo, conseguimos melhorar principalmente a pressão na saída de bola deles. Foi uma vitória muito grande contra uma equipe muito qualificada – ressaltou.

Carille, aliás, ainda tem como alvo a evolução ofensiva do Corinthians. Apesar dos dois gols e de outras duas grandes chances criadas, o Timão não empolgou na frente. O treinador planeja também que a equipe passe a ter mais posse de bola, diferentemente do que vem acontecendo em algumas partidas neste início de temporada.

– A ideia não é essa (ter menos posse de bola). É a nossa busca de melhora na parte ofensiva e construção. Realmente, estamos nos dando melhor contra equipes propõem o jogo. A ideia é chegar com mais jogadores na área adversária. Quero um time mais criativo – reforçou o treinador.

Com 13 deputados, PTN rompe com o governo Temer

 Com uma bancada de 13 deputados federais, o PTN, partido do Deputado Federal do RN Antônio Jácome, decidiu nesta quarta-feira romper com o presidente Michel Temer após não se sentir “contemplado” no governo. O discurso oficial é de que há problemas com a reforma da Previdência e que, como não tem encontrado respaldo no Executivo, a legenda se declarará independente.

Nos bastidores, contudo, além da pressão sofrida pelos deputados por causa das reformas do governo, a briga é por espaço. O partido reivindicava ocupar a presidência Fundação Nacional de Saúde (Funasa), posto que recebeu no fim do governo Dilma, mas que está ocupado atualmente por Antônio Henrique de Carvalho Pires, indicado do próprio Temer.
 
A sigla tem recebido há meses a promessa de mudanças, mas isso não ocorreu até o momento e, por isso, decidiram pelo rompimento às vésperas da apresentação do relatório da reforma da Previdência na comissão da Câmara.
 
Os 13 deputados do PTN decidiram por unanimidade desembarcar do governo e levaram essa decisão ao ministro Antônio Imbassahy (PSDB), da Secretaria de Governo. Não está claro, contudo, se entregarão os outros cargos na direção da Funasa – a legenda indicou três diretores.

quarta-feira, abril 05, 2017

Professores do Estado e Município decidem suspender a greve e aulas serão iniciadas hoje.

Em assembleia realizada na tarde ontem terça-feira(04/04), professores do Estado e Município de João Câmara/RN decidiram pela suspensão da greve e dar início ao ano Letivo de 2017. A categoria avaliou o andamento do movimento e decidiu pela suspensão deixando claro que a qualquer momento o movimento poderá ser retomado.

A categoria avaliou que a greve, tanto no âmbito local e nacional, foi positiva, uma vez que conseguiu pressionar o governo do Michel Temer a recuar, mas devemos estar atentos as decisões tomadas pelo governo na calada da noite.

Polícia Civil do RN considera greve

Os policiais civis do Rio Grande do Norte vão se reunir em frente à Governadoria, nesta quarta-feira (5), a partir das 14h, para aguardar o resultado de uma reunião agendada entre o SINPOL-RN e o governador Robinson Faria. A categoria espera respostas para a pauta de reivindicações que foi apresentada e detalhada ao próprio governador.

Ao final da reunião com o Governo, os policiais civis terão uma assembleia e poderão deflagrar greve, caso a pauta não seja atendida. “A reunião que está agendada para hoje deveria ter acontecido semana passada, mas foi remarcada. Então, a categoria espera finalmente ter essas respostas, até porque essa pauta foi apresentada ainda em 2015”, explica Paulo César de Macedo, presidente do Sindicato.

A última reunião entre o Governo e o SINPOL-RN aconteceu no dia 17 de março, com presença do próprio governador. Na ocasião, a diretoria do Sindicato detalhou ponto a ponto da pauta de reivindicações. “Pela primeira vez, depois de dois anos que apresentamos a pauta, sentamos para finalmente discutirmos os itens que constam nela”.

De acordo com Paulo César de Macedo, a pauta tem questões como reformas e reestruturação das delegacias, aquisição de materiais de segurança e ferramentas de trabalho para os policiais, implantação dos níveis que estão pendentes desde 2015, cumprimento de um acordo referente a uma greve realizada em 2013 e ainda valorização profissional, com equiparação salarial entre Agentes, Escrivães e Delegados em início de carreira.

‘Temer não tem para onde ir’, profetiza Renan

O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), considera difícil a situação do presidente Michel Temer no governo. “Diziam que a [ex-presidente] Dilma [Rousseff] não tinha para onde ir, e o [presidente Michel] Temer não tem para onde ir”, disse Renan a aliados na noite desta terça-feira, 5, segundo parlamentares que participaram do jantar da bancada na casa da senadora Kátia Abreu (PMDB-TO), em Brasília.

No encontro, que contou com a presença de pouco mais da metade da bancada – a maior da Casa, com 22 parlamentares – alguns senadores teriam reclamado da pressão feita pelo Palácio do Planalto pela aprovação da reforma da Previdência. A avaliação é de que a cúpula do governo, o presidente Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral) não “entende” a situação dos congressistas porque não “depende” do voto popular.

“Nenhum deles é candidato a nada e nas últimas eleições que disputaram perderam. Agora querem cobrar dos parlamentares. Estão pedindo o que não vão ganhar”, afirmou um peemedebista que participou do jantar. “É terrível o que querem impor ao Congresso. O povo não quer [as reformas] e os congressistas vivem de voto. Estão propondo suicídio político”, avaliou o senador Roberto Requião (PMDB-PR).

Nas últimas semanas, Renan tem subido o tom contra as reformas. Ontem, ele chegou a dizer que, “se continuar como está, o governo vai cair para um lado e o PMDB para o outro”. Para Raimundo Lira (PMDB-PB), que participou da confraternização, esta é uma posição pessoal de Renan. “Não vejo nenhum grupo dentro do PMDB pensar dessa forma. Até porque a reforma [da Previdência] está cada dia mais tendo possibilidade de ser amenizada”, considerou.

O jantar, que começou por volta da meia noite, durou cerca de três horas. Os ministros Dyogo Oliveira (Planejamento) e Helder Barbalho (Integração Nacional) também estiverem no encontro, mas, segundo parlamentares, falaram pouco. Além deles, o ex-presidente José Sarney e sua filha, Roseana Sarney, marcaram presença. Nas conversas, Sarney teria reforçado o discurso de Renan, de que o governo tem que dialogar mais.

Entre os senadores presentes, além de Renan, Kátia, Requião e Raimundo, compareceram o líder do governo no Senado, Romero Jucá (RR), Jader Barbalho (PA), Rose de Freitas (ES), Valdir Raupp (RO), Marta Suplicy (SP), Elmano Férrer (PI), Hélio José (DF), Dário Berger (SC) e Garibaldi Alves (RN). Como já era esperado, o presidente do Senado, Eunício de Oliveira (CE), não compareceu ao jantar.

A confraternização, de acordo com parlamentares, não teve motivação política, e sim na vontade da bancada de se reunir para comer um dos pratos típicos do Tocantins, a fritada de aratu, considerada especialidade de Kátia. “Na fritada de aratu, Temer também foi fritado”, brincou um dos senadores presentes.