sábado, outubro 03, 2020

RN tem 447 novos casos de coronavírus, no total de 70.553, e registra 2.402 mortes; 01 óbito nas últimas 24 horas e outros três de dias anteriores.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste sábado (03). Os casos confirmados somam 70.553, sendo 447 novos em comparação com o último boletim, quando eram 70.106.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 2.402 no total, sendo um(01) nas últimas 24 horas e três após confirmações de exames laboratoriais de dias anteriores. No dia anterior eram 2.398. Em investigação estão 315 mortes.

Casos suspeitos somam 38.341 e descartados 148.714. Recuperados são 41.449.

Trump está “muito bem” e sem febre, diz médico.

Sean Conley, médico de Donald Trump, disse há pouco que está “contente com o progresso” do presidente americano no Hospital Walter Reed.

“O presidente está muito bem nesta manhã. Como relatado ontem, recomendei que levássemos o presidente até Walter Reed como uma medida de precaução para fornecer monitoramento de última geração e qualquer cuidado que ele possa precisar”, afirmou.

“Não quero determinar uma data [de quando poderá receber alta], mas no decorrer da doença é difícil dizer onde ele está no curso da infecção”.

O médico disse ainda que avalia se o presidente americano apresenta “dano nos pulmões, mas não vou dar detalhes.”

“Ele teve tosse e febre, além de ter ficado um pouco cansado. Mas não teve dificuldade para respirar.”

Apresentadora Maisa deixa SBT após 13 anos.

A grande surpresa da manhã deste sábado é a saída  da apresentadora Maisa do SBT.

Após as decisões de não renovar com Rachel Sheherazade e Roberto Cabrini, além de dispensar as produções dos programas do Raul Gil e Patrícia Abravanel, agora é confirmada a saída de Maisa.

Nesta última semana também, foi decidido paralisar as atividades do departamento de novelas.

De acordo com o comunicado, a decisão de não renovar e sair, partiu dela.

Maisa ainda está com seu programa sendo apresentado nas tardes de sábado. Hoje, por exemplo, terá Adriane Galisteu como convidada.

A nota expedida pelo SBT, que passa por um momento de grandes mudanças e enxugamento de custos, diz o seguinte:

COMUNICADO - MAISA

O SBT informa que, após 13 anos de emissora, a apresentadora Maisa comunicou a emissora sobre a não renovação de seu contrato, que vence em Outubro. Foi uma decisão muito difícil, mas a apresentadora sai pela porta da frente e com imensa gratidão a toda a família Abravanel  e todos os profissionais que participaram de sua jornada durante esse período onde cresceu e se desenvolveu como artista, apresentadora e influenciadora . A decisão foi tomada por conta de novos projetos pessoais e profissionais que Maisa tem vontade de fazer. Sua parceria com a emissora continua através do Teleton e participações especiais nos programas da casa, como  Programa Silvio Santos, Domingo Legal, projetos digitais, entre outros. Será o início de um novo ciclo na vida de Maisa. A diretoria e todos os colegas do SBT desejam à apresentadora ainda mais sucesso e realizações em seus novos caminhos.

Maisa está com 18 anos. A sua carreira na televisão começou aos 3 anos, em uma participação no "Programa Raul Gil", na Record. Aos 5 anos foi contratada pelo SBT e com muita frequência passou a se apresentar no "Programa Silvio Santos".

Muito cedo também, ela começou a comandar programas, como "Sábado Animado", "Domingo Animado" e "Bom Dia & Cia.". Em 16 de março do ano passado, estreou o "Programa da Maisa" nas tardes de sábado, que depois de um começo animador, passou a ter problemas com a audiência.

O que se sabe, inclusive, através dos próprios familiares dela, é que Maisa pretende continuar com os seus trabalhos na Netflix, posts nas redes sociais e estudar cinema nos Estados Unidos. Não existe, garante-se, qualquer negociação com outra TV.

Para a grande maioria das pessoas, ainda surpresas com a sua saída, há o entendimento que "perder a Maisa tem um simbolismo forte. No SBT era uma das poucas que apontava para o futuro".

Mais 9 milhões terão saque liberado do auxílio e do FGTS neste sábado.

A caixa libera neste sábado (3) o saque de parcelas do auxílio emergencial e do saque emergencial do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para 9 milhões de pessoas. Para isso, 770 agências vão funcionar das 8h às 12h. O banco afirma que não é preciso chegar antes do horário de abertura e que todas as pessoas que procurarem as agências serão atendidas.

O resgate em dinheiro do auxílio será para 4 milhões nascidos em maio. Esse grupo de beneficiários faz parte do ciclo 2 do calendário, que já concluiu o pagamento em depósito na conta digital, e poderá resgatar da 1ª à 5ª parcela de R$ 600, dependendo da data que entraram no programa.

Já para o saque do FGTS, 5 milhões de trabalhadores nascidos em junho poderão retirar em espécie os valores referentes ao benefício.

Vídeo: Coligação ‘Juntos por Jardim de Angicos’ realiza grande reunião com apoiadores .

A coligação "Juntos por Jardim de Angicos" que tem como candidato a prefeito o jovem Siderley Wendel e a vice-prefeito Gerson Paiva, realizou uma grande reunião com lideranças políticas e apoiadores na noite de ontem sexta-feira (02/10).

Na abertura da reunião, a atual prefeita Suely Fonseca, bem como os candidatos as eleições de 15 de novembro, foram recebidos com muito entusiasmo pelos apoiadores. 

Os candidatos aproveitaram o encontro para falar da campanha e apresentar suas propostas de governo, caso sejam eleitos. Via Jasão.

Produtoras questionam no STF taxas de licença para perfuração de poços de petróleo no RN.

A Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP) ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6566, para questionar a validade da Lei Complementar estadual 272/2004 do Rio Grande do Norte, que instituiu taxas no processo de licenciamento para a perfuração de poços para a identificação ou exploração de jazidas de combustíveis líquidos e gás natural. O ministro Marco Aurélio é o relator da ação.

A associação alega que os valores exigidos pelo estado com as taxas de licenciamento ambiental sobre as atividades petrolíferas, de caráter contraprestacional, extrapolam o custo da atuação estatal. Segundo a entidade, a taxa cobrada em razão do exercício do poder de polícia tem caráter retributivo, ou seja, a administração pública atua e, em contrapartida, o contribuinte efetua o pagamento da taxa vinculada a essa atuação específica e divisível, a fim de custear o ônus da movimentação da máquina pública.

Assessores da Casa Branca estão ‘preocupados’ com estado de Trump, diz CNN.

O principal correspondente da CNN na Casa Branca, Jim Acosta, informou nas redes sociais que assessores de Donald Trump demonstram “sérias preocupações” com o estado de saúde do presidente, que contraiu Covid-19.

Segundo as fontes ouvidas pela emissora americana,  os sintomas do presidente —transferido hoje para um hospital militar— são piores do que os da primeira-dama, Melania Trump, também infectada.

Um assessor de Trump, que não quis se identificar, descreveu o presidente como muito cansado e com alguns problemas para respirar. “Isso é sério.”

Católicos celebram hoje os Santos Mártires do RN, sem feriado.

A festa em honra dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, padroeiros do Rio Grande do Norte, acontece neste sábado, 3 de outubro. Na comunidade de Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante, ao longo da manhã, acontecerá um momento de espiritualidade para sacerdotes, encerrando, às 11h, com a missa solene, presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Jaime Vieira Rocha.

Já, no Santuário dos Mártires, na Av. Miguel Castro, bairro de Nazaré, em Natal, às 7h, haverá missa, presidida pelo pároco, Padre Fábio Pinheiro, e, às 19h, missa solene, presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Jaime Vieira Rocha.

Até o dia 12 de outubro, a Paróquia do Santuário dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, no bairro Nazaré, celebra a festa dos padroeiros. Diariamente, às 18h, haverá recitação do terço de São Mateus Moreira, e, às 19h, novena. No dia 12, encerrando os festejos também serão celebradas duas missas: às 9h e às 17h, em ação de graças pelos 11 anos de instalação da Paróquia.

Prefeitura de Mossoró (RN) autoriza volta das aulas.

A Prefeitura de Mossoró (RN), na região Oeste potiguar, autorizou nesta sexta-feira (2) que as escolas particulares da cidade retornem com as aulas presenciais a partir de segunda-feira (5). O decreto 5.833, com a liberação, foi publicado no Jornal Oficial de Mossoró.

Confira a agenda dos candidatos a prefeito de João Câmara/RN para este sábado.


Até  o momento a Coligação Vontade do Povo foi a única coligação que enviou a agenda de campanha para este sábado.

sexta-feira, outubro 02, 2020

RN tem 233 pacientes internados no tratamento da covid e registra taxa de ocupação de leitos em 36%.

A taxa geral de ocupação de leitos críticos da rede SUS é de 36% nesta sexta-feira(02), de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Por região, no Mato Grande(100%), Alto Oeste(70%), Oeste(42%), Região Metropolitana de Natal(35%), Seridó(28%), Potengi/Trairi(09%), e no Agreste não há ocupação.

Atualmente, 233 pessoas estão internadas em unidades de saúde públicas e privadas, com suspeita ou confirmadas com a doença em leitos clínicos e também críticos.

Comércio de Natal (RN) terá funcionamento normal no dia neste sábado (3).

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (RN) informa que no dia 03 de outubro, data em que a igreja católica comemora o dia dos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, o comércio vai funcionar normalmente.

Este feriado estadual foi comemorado em junho por decreto governamental, durante a pandemia do Covid-19.

InterTV Cabugi fora da campanha em Natal (RN).

A InterTV Cabugi não vai promover nenhum debate entre os candidatos, e nem mesmo uma rodada de entrevistas. Ou seja, está fora da campanha eleitoral deste ano. Só vai publicar as pesquisas encomendadas ao Ibope.

RN registra um óbito por Covid-19 nas últimas 24 horas.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do Coronavírus nesta sexta-feira(02). Os casos confirmados somam 70.106, sendo 391 novos em comparação com o último boletimquando eram 69.715.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 2.398 no total, sendo um (01) nas últimas 24 horas e dois após confirmações de exames laboratoriais de dias anteriores. No dia anterior eram 2.395. Em investigação estão 315 mortes.

Casos suspeitos somam 37.969 e descartados 146.670. Recuperados são 40.400.

Reforma do Forte dos Reis Magos em Natal é oficialmente autorizada e tem prazo de conclusão de oito meses.

O Governo do Estado autorizou oficial o reinício das obras de recuperação do Forte dos Reis Magos. A reforma do prédio soma um investimento de mais de R$ 4 milhões (via Governo Cidadão/Banco Mundial), e tem como objetivo a preservação da história do Rio Grande do Norte, além de gerar impacto positivo no turismo.

A partir de agora, a empresa responsável pelo serviço, a PS Engenharia LTDA terá 8 meses de prazo para concluir a obra cuja retomada contou com a participação do Tribunal de Contas do Estado, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, do Conselho de Cultura, Exército, entre outros órgãos.

Governo lança Campanha Nacional de Multivacinação.

O governo federal lançou nesta sexta-feira (2) a Campanha Nacional de Multivacinação, com foco na atualização das cadernetas infantis. A prioridade é prevenir a poliomielite e o sarampo.

A campanha do Ministério da Saúde começa na próxima segunda-feira (5) e vai até o dia 30 de outubro com o objetivo de imunizar e conscientizar a população sobre a importância da vacina para a proteção contra diversas doenças.

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, e pode ser fatal. A única maneira de evitar o sarampo é por meio da vacinação. O vírus se instala na mucosa do nariz e dos seios da face para se reproduzir e depois vai para a corrente sanguínea. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir a doença para 90% das pessoas próximas que não estejam imunizadas.

Desemprego avança e atinge 13,5 milhões na 2ª semana de setembro.

O desemprego avançou e atingiu 13,5 milhões de pessoas na segunda semana de setembro (de 6 a 12 de setembro), de acordo com a Pnad Covid19 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid), divulgada nesta sexta-feira (2) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

Na semana anterior, havia 13 milhões sem trabalho no Brasil. A população ocupada teve pequeno aumento, passando de 82,3 milhões para 82,6 milhões - um aumento de 300 mil pessoas.

Deste total, 77,2 milhões não estavam afastada do trabaho — sendo que 8,2 milhões trabalhavam de forma remota. A coordenadora da pesquisa, Maria Lucia Vieira, diz que "o percentual da população que vinha trabalhando remotamente permanece estável, na casa dos 10,7% nessas últimas três semanas”.

Na segunda semana de setembro o país tinha 3 milhões afastados devido às medidas de isolamento social tomadas pela pandemia de coronavírus. 

Na última quarta-feira, uma outra pesquisa do IBGE sobre o mercado de trabalho, a Pnad Contínua, mostrou que 13,1 milhões estavam desempregados em julho (vale lembrar que o número divulgado hoje se refere a setembro). A taxa de desocupação em julho atingiu 13,8%, o maior nível desde 2012.

 

Mortes no país por Covid caem 23% no mês.

Encerra o mês de setembro, o número mensal de mortos por Covid-19 caiu pela segunda vez no Brasil, desta vez numa queda percentual (-23%) de quase o dobro da queda registrada um mês antes (-12%). Os números reforçam tendência de desaceleração da epidemia no país.

A maior parte da redução foi puxada por São Paulo, por representar uma fatia grande em números absolutos, e por Minas Gerais e Bahia, que tiveram reduções acentuadas de um mês para o outro.

Apenas dois estados registraram alta na comparação entre agosto e setembro. Um deles foi Goiás, que ainda está no auge do pico da doença, e o outro foi o Amazonas, onde parece despontar uma segunda onda.

Outros estados que têm grande número acumulado de mortos, como Rio de Janeiro e Ceará, tiveram picos de morte há mais de três meses, estão relativamente estáveis e não contribuíram tanto para a redução entre agosto e setembro.

Motorista descarrega 5,5 mil tijolos com ajudante e deixa caminhão 'preso' em lote.


O vídeo de um motorista e seu ajudante viralizou nas redes sociais porque eles descarregaram 5,5 mil tijolos em um lote e só perceberam, depois do serviço, que o caminhão em que estavam tinha ficado "preso" dentro do terreno pela forma como arrumaram a carga. O caso aconteceu em Anápolis, a 55 km de Goiânia.

Diovany Manoel Cândido, 34 anos, estacionou o veículo de forma a tentar facilitar o trabalho para o seu ajudante, Ramon vieira da Silva, 25. Porém, a fileira de tijolos deixou um pequeno espaço livre até o muro, onde era praticamente impossível de o caminhão sair sem ter que recolocar ao menos metade da carga de volta na carroceria.

Apesar da situação, Diovany disse que não se irritou. O motorista afirma ainda que, entre tentar sair dali "no volante" ou pôr a carga de novo no caminhão, escolheu a primeira opção.

Publicada MP que amplia margem para concessão de consignado.

O Diário Oficial da União publica, nesta sexta-feira (2), a MP (Medida Provisória) nº 1.006, de 1º de outubro de 2020, que amplia até 40% a margem para concessão de crédito consignado para beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A MP foi assinada nessa quinta-feira (1º) pelo presidente Jair Bolsonaro.

Atualmente, aposentados e pensionistas do INSS podem requerer empréstimos consignados que comprometam até 35% do valor do benefício no mês, mais 5% para uso de cartão de crédito na modalidade saque.

Com a ampliação, os empréstimos poderão comprometer até 40% do valor do benefício, mais 5% para uso de cartão de crédito na modalidade saque.

Os novos limites devem valer para empréstimos concedidos até o dia 31 de dezembro deste ano, segundo o governo.

Por ser uma MP, as regras entram em vigor imediatamente e são enviadas à aprovação do Congresso Nacional.

Centro de Convenções de Natal (RN) anuncia retomada de eventos.

Após decreto do Governo do Estado estabelecer cronograma para retomada do setor de eventos e definir os segmentos contemplados, o Centro de Convenções de Natal, em parceria com o Natal Convention Bureau, preparou um encontro com profissionais a fim de apresentar seus protocolos e novo tarifário. O evento aconteceu nesta quinta-feira (1º) e reuniu representantes do setor de eventos.

Na ocasião, foi apresentado oficialmente aos organizadores de eventos locais e aos associados do Natal Convention a estrutura do pavilhão novo do CCN e seu anexo recém-construído; os protocolos sanitários para eventos; e as etapas de capacidade, além das normas sanitárias. Os eventos que retornam são os de caráter técnico-científico, como palestras, seminários e congressos.

O diretor-presidente da Emprotur, Bruno Reis, destacou a importância do novo posicionamento do CCN. “O RN foi o primeiro estado do Brasil com a chancela do Safe Travels do WTTC, certamente irá colaborar para posicionarmos o Centro de Convenções de Natal como um equipamento seguro para a retomada dos eventos. Além disso, queremos nos aproximar dos players interessados nesse mercado para mitigar os impactos causados pela pandemia”, destaca.

Leia tudo aqui no Grande Ponto.

Donald Trump e primeira dama dos EUA com Covid-19.

O presidente Donald Trump anunciou na madrugada desta sexta-feira, 2, que ele e a primeira-dama Melania testaram positivo para o novo Coronavírus. Em uma publicação no Twitter, Trump disse que vai começar a quarentena “imediatamente”. Os dois fizeram exames para a Covid-19 após a conselheira próxima do presidente, Hope Hicks, ser diagnosticada com o novo Coronavírus.

O médico do presidente, Sean Conley, disse em comunicado que Trump vai continuar a cumprir seus deveres “sem interrupções”. Segundo ele, o presidente e a primeira-dama passam bem e “planejam continuar em casa durante a recuperação”.

Outubro Rosa: Sesap alerta para prevenção do câncer de mama e colo do útero.

Declare seu amor por você, cuide-se”. Com esse lema a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) inicia a campanha do Outubro Rosa, mês de conscientização e combate ao câncer de mama e câncer do colo do útero.

A estimativa do INCA para o ano de 2020 aponta 7.990 casos novos de neoplasias malignas para o estado do Rio Grande do Norte, sendo a maior incidência de casos novos por 100 mil habitantes.

câncer de mama aparece com 61,85 de incidência, enquanto o de colo do útero tem incidência de 17,01. No total, a estimativa para o sexo feminino é de 292,56 novos casos por 100 mil habitantes, o que reforça a importância de implementar estratégias efetivas para garantir a prevenção, diagnóstico precoce e o tratamento nas oito regiões de saúde do RN.

A Área Técnica de Saúde da Mulher está trabalhando na qualificação das ações de saúde que visem o rastreamento e detecção precoce do câncer de mama e colo de útero, bem como as ações de prevenção, visando à redução da morbimortalidade de mulheres e consequente melhoria nos indicadores de saúde.

Em articulação com o Núcleo de Agravos e Doenças não transmissíveis (DANT) e o Programa Estadual de Controle do Câncer, a equipe de Saúde da Mulher está compondo o grupo técnico responsável pela revisão do Plano Estadual de Oncologia, colaborando com as informações e propostas de ações estratégicas relacionadas ao câncer de mama e colo de útero.

No próximo dia 07, acontece o webnário “Câncer de Mama: prevenção, detecção precoce e cuidados nutricionais”, promovido pela Coordenadoria de Promoção à Saúde, Subcoordenadoria de Ações em Saúde e o Núcleo de Ciclos de Vida/Saúde da Mulher da Sesap, a partir das 15h, no canal do YouTube do NEESF SESAP – RN. Participam o médico mastologista da Liga contra o câncer, Maciel Matias; a nutricionista da Sesap, Mychelle Kytchia; a ginecologista e obstetra, Maria do Carmo Lopes e a enfermeira e sanitarista, Chyrly Moura.

Confira a agenda dos candidatos a prefeito de João Câmara/RN para esta sexta-feira.

 


Até  o momento a Coligação Vontade do Povo foi a única coligação que enviou a agenda de campanha para esta sexta-feira.

quinta-feira, outubro 01, 2020

Justiça do Rio determina 24h para defesa localizar Flordelis .

A Justiça do Rio determinou um prazo de 24h para que a defesa da deputada deferal Flordelis apresente números de telefone pessoal e funcional, além de informar um local para ela ser notificada da intimação do uso da tornozeleira eletrônica e reclusão noturna.

Na decisão, a juíza Nearis dos Santos Carvalho, da 3ª Vara Criminal de Niterói, diz que, caso isso não aconteça no período estipulado, oficiais da Justiça podem comparecer nos endereços da parlamentar, fora do horário de expediente, com auxílio de força policial se necessário. 

PublicidadeBotão para controlar o volume da publicidade

A deputada é acusada de ter participado da morte de seu marido, pastor Anderson do Carmo, com a colaboração de outros filhos. O crime aconteceu quando ela e Anderson recém haviam chegado em casa, em Niterói, Região Metropolitana do RJ.

STF libera venda de refinarias da Petrobras sem aval do Congresso.

Por seis votos a quatro, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram nesta quinta-feira (1º) liberar o plano de venda de refinarias tocado pela Petrobras, sem necessidade de autorização pelo Congresso. A decisão representa uma vitória para o governo e aos propósitos de desinvestimento da estatal, que pretende vender oito refinarias, mais da metade de seu parque de refino, que conta com 13 unidades.

Os ministros analisaram a ação de forma cautelar, ou seja, a Corte ainda terá de se debruçar novamente sobre o assunto no futuro. O plano da estatal foi debatido na Suprema Corte por uma provocação do poder Legislativo. Em julho, as mesas do Senado, Câmara e Congresso pediram ao STF que impedisse a venda das refinarias da forma planejada pela petroleira.

Os parlamentares reclamaram que, para alienar esses ativos, a Petrobras burla uma decisão do STF tomada no ano passado. Na ocasião, a Corte proibiu o governo de vender uma 'empresa-mãe' sem autorização legislativa e sem licitação, mas autorizou esse processo no caso das subsidiárias. A alegação é de que a estatal manobra a determinação do STF ao transformar as refinarias em subsidiárias para então vendê-las. Por isso, pediram que a Corte explicitasse que a "criação artificial" de subsidiárias, constituídas a partir de desmembramentos da empresa-matriz com interesse de venda, deve ser proibida.

 

RN registra recorde de empregos em agosto: o melhor dos últimos 9 anos.

O mês de agosto registrou aumento acentuado no índice de geração de empregos no Rio Grande do Norte. Foi o mais alto desde 2011 no Estado e o terceiro maior crescimento nacional no período, em termos proporcionais. E a estimativa do secretário estadual de Planejamento e das Finanças, Aldemir Freire, é que sejam gerados mais 9 mil empregos até o fim do ano.

“O programa RN Cresce Mais e a antecipação do décimo terceiro salário fazem parte da estratégia do Governo em manter a economia aquecida, com efeitos na geração de empregos, renda e receitas tributárias para que esses índices se mantenham em alta de forma sustentável e possam recolocar nosso Estado no caminho do desenvolvimento, como visto em 2019”, estimou Aldemir Freire.

Bolsonaro confirma indicação de Kássio Nunes para vaga no STF .

O presidente Jair Bolsonaro confirmou nesta quinta-feira (1º), durante sua live semanal nas redes sociais, que vai indicar o desembargador Kássio Nunes para o STF (Supremo Tribunal Federal). "Tenho certeza de que vocês vão gostar do trabalho dele no Supremo Tribunal Federal", afirmou.

De acordo com Bolsonaro, a indicação para a vaga que será aberta com a aposentadoria do ministro Celso de Mello será confirmada no Diário Oficial desta sexta-feira (2).

A fala de Bolsonaro surge um dia após fontes extraoficiais apontarem que Nunes, TRF1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região), seria o nome escolhido para a vaga na Suprema Corte. Caso a indicação seja confirmada, o nome de Nunes terá que ser aprovado pelo Senado Federal ante de ele poder assumir a cadeira no STF.

Covid-19: Brasil registra 728 mortes em 24 horas, diz Saúde.

O Brasil registrou 728 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo o Ministério da Saúde. Com isso, subiu para 144.680 o número de vítimas fatais da doença no país.

De ontem para hoje, segundo a pasta, foram 36.157 diagnósticos positivos, o que elevou para 4.847.092 o total de casos confirmados.

Assembleia Legislativa do RN confirma intenção de concurso com 135 vagas previstas.

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte deve realizar um concurso público em 2021, com a possibilidade de abertura de 135 vagas.  Segundo a Assembleia, no seu mais recente demonstrativo de despesas, a Casa Legislativa conseguiu reduzir ainda mais os custos com as despesas de pessoal.

Os números são relativos ao segundo quadrimestre de 2020 e revelam que o Legislativo do Rio Grande do Norte chegou a 2,09% do seu orçamento com as despesas da folha. Desta forma, o Legislativo potiguar já pode programar o seu próximo concurso para a contratação de servidores efetivos.

Taxa de transmissibilidade da covid no RN é de 0,93; nenhuma região acima de 1.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) ressalta que nenhuma região apresenta taxa de transmissibilidade acima de 1, o índice geral está em 0,93. Por região, a R(t) está distribuída da seguinte maneira: Agreste, 0,76; Oeste, 0,83; Mato Grande, 0,90; Seridó, 0,90; Trairi/Potengi, 0,75; Alto Oeste, 0,92; RM, 1,00; e Vale do Açu, 0,74.

Para que se mantenha dessa maneira, a Sesap alerta a necessidade da população manter medidas de proteção e higiene. Entre elas não realizar aglomerações, em especial nesse período eleitoral, lavar sempre as mãos com água e sabão e usar máscara.

RN contabiliza 69.714 casos de coronavírus, sendo 281 a mais que o boletim passado, e registra 2.395 mortes.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quinta-feira(01). Os casos confirmados somam 69.714, sendo 281 novos em comparação com o último boletimquando eram 69.433.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 2.395 no total, sendo um(01) nas últimas 24 horas e dois após confirmações de exames laboratoriais de dias anteriores. No dia anterior eram 2.392. Em investigação estão 319 mortes.

Casos suspeitos somam 37.407 e descartados 144.782. Recuperados são 40.400.

Apenas um óbito por Covid-19 nas últimas 24 horas no RN.

Nesta quinta-feira (1), os casos confirmados da Covid-19 no Rio Grande do Norte somam 69.714. Há 37.407 suspeitos, 144.782 descartados, os óbitos somam 2.395 (3 novos registrados, sendo que um ocorreu nas últimas 24 horas) e há 315 em investigação.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) ressalta que nenhuma região apresenta taxa de transmissibilidade acima de 1, o índice geral está em 0,93. Por região, a R(t) está distribuída da seguinte maneira: Agreste, 0,76; Oeste, 0,83; Mato Grande, 0,90; Seridó, 0,90; Trairi/Potengi, 0,75; Alto Oeste, 0,92; RM, 1,00; e Vale do Açu, 0,74.

Para que se mantenha dessa maneira, a Sesap alerta a necessidade da população manter medidas de proteção e higiene. Entre elas não realizar aglomerações, em especial nesse período eleitoral, lavar sempre as mãos com água e sabão e usar máscara.

A taxa geral de ocupação de leitos críticos da rede SUS é de 39%. Por região, essa taxa é de 48% no Oeste, 50% no Mato Grande, 36% nas Regiões Metropolitana de Natal e Potengi/Trairi, 31% no Seridó, 60% Alto Oeste, na Região do Agreste não há ocupação.

Atualmente, 241 pessoas estão internadas em unidades de saúde públicas e privadas, com suspeita ou confirmadas com a doença em leitos clínicos e também críticos. Cinco pacientes estão aguardando regulação para um leito crítico, 10 para leito clínico e 4 aguardam transporte.

ITEP passa a oferecer agendamento online para vítimas de crimes sexuais.

O Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) implementou, nesta quinta-feira (1), mais um serviço que irá facilitar a vida do cidadão. Trata-se do agendamento online para vítimas de crimes sexuais.

Inicialmente, serão reservados dois horários para o agendamento pela manhã e dois à tarde. “Já tínhamos o agendamento para a questão da identidade e resolvemos estender também para vítimas de violência sexual. Entendemos que é uma forma de tornar mais humanizado o acolhimento para essas pessoas que já estão passando por um momento tão delicado”, destacou Fernando Marinho, diretor do Instituto de Medicina Legal (IML) do ITEP.

Para fazer o agendamento a vítima precisa prestar queixa na delegacia de Polícia Civil e pegar o encaminhamento que será dado pelo delegado. Após isso, existem dois caminhos: entrar no site www.itep.rn.gov.br, ir na aba SERVIÇOS localizada na parte superior esquerda e depois clicar em AGENDAMENTO: CRIME SEXUAL; a outra opção é ir diretamente na página http://central.rn.gov.br e selecionar a opção EXAMES DE CRIMES SEXUAIS.

Por enquanto o agendamento só está sendo feito para vítimas de Natal e Região Metropolitana, mas em breve será expandido para outros municípios. É importante destacar que as pessoas que procurarem o ITEP para realizar os referidos exames relacionados com crimes sexuais sem agendar continuaram sendo atendidas.

Covid-19: prazos processuais de processos físicos serão retomados a partir de 13 de outubro no RN.

Os prazos processuais de feitos que tramitem em meio físico serão retomados em todo o Poder Judiciário do Rio Grande do Norte a partir do dia 13 de outubro de 2020. A determinação consta da Portaria Conjunta nº 47/2020, da Presidência do Tribunal de Justiça e da Corregedoria Geral de Justiça.

De acordo com o normativo, os prazos processuais serão retomados no estado em que se encontravam no momento da suspensão, sendo restituídos por tempo igual ao que faltava para sua complementação, conforme a Resolução nº 314/2020 – CNJ.

Assim, até o dia 12 de outubro, fica prorrogada a suspensão dos prazos processuais de processos físicos, exceto dos processos físicos envolvendo réus presos, adolescentes em conflito com a lei em situação de internação e crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional e familiar, os quais foram restabelecidos a partir de 8 de setembro de 2020.

RN tem 241 pessoas internadas no tratamento da covid e tem taxa de ocupação de leitos de 39%.

A taxa geral de ocupação de leitos críticos da rede SUS é de 39% nesta quinta-feira(01), de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Por região, essa taxa é de 48% no Oeste, 50% no Mato Grande, 36% nas Regiões Metropolitana de Natal e Potengi/Trairi, 31% no Seridó, 60% Alto Oeste, na Região do Agreste não há ocupação.

Atualmente, 241 pessoas estão internadas em unidades de saúde públicas e privadas, com suspeita ou confirmadas com a doença em leitos clínicos e também críticos. Cinco pacientes estão aguardando regulação para um leito crítico, 10 para leito clínico e 4 aguardam transporte.

Anvisa facilita o registro de vacinas no país .

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nota técnica para simplificar o procedimento de análise de dados e registro de vacinas contra a covid-19 no País. A nota reduz exigências para admissão do protocolo dos novos produtos.

Apresentada ontem, a proposta determina que após a inclusão das informações a equipe analisará a documentação em até 20 dias.

O procedimento, chamado de submissão contínua, diz que a análise dos dados referentes aos imunizantes acontecerá na medida em que forem gerados e apresentados à Anvisa os resultados das pesquisas, "visando uma posterior submissão de registro quando do preenchimento dos requerimentos regulatórios necessários".

"A partir da adoção desse procedimento, não será preciso aguardar a disponibilização de todos os dados. (...) Ou seja, conforme os dados forem gerados, estes deverão ser apresentados, de modo que o processo regulatório seja agilizado", informou a agência.

 

Assembleia Legislativa do RN reduz despesas.

No seu mais recente demonstrativo de despesas, a Assembleia Legislativa conseguiu reduzir ainda mais os custos com as despesas de pessoal. Os dados foram publicados no Diário Eletrônico 515, de terça-feira (29). Os números são relativos ao segundo quadrimestre de 2020 e revelam que o Legislativo do RN chegou a 2.09% do seu orçamento com as despesas da folha.

Isso significa que o Legislativo Estadual já pode, por exemplo, programar o próximo concurso público para contratação de servidores efetivos, conforme explica o diretor-geral da Casa, Augusto Carlos Viveiros. “Com esse índice estamos livres para providenciar concurso e todas as ações necessárias relativas à contratação de pessoal”, disse ele.

Defesa de Kerinho pode entregar mandato a Fernando Mineiro.

O caso envolvendo a cadeira de deputado federal, hoje ocupada pelo deputado Beto Rosado, mas em disputa judicial que pode levar a Fernando Mineiro, ganhou um novo capítulo. O então candidato a deputado federal, Kericlis Alves, o Kerinho, enviou manifestação ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) sobre a notícia de inelegibilidade por não se desincompatibilizar de cargo público, o que pode levar a anulação dos votos recebidos e uma hipotética troca na bancada federal potiguar.

Leia a matéria completa no site Justiça Potiguar

Brasil entra em estágio desacelerado da Covid pela 1ª vez.

Após mais de sete meses de pandemia do novo coronavírus, 4,8 milhões de casos registrados e quase 144 mil mortes, o Brasil deixou nesta quarta (30) o estágio estável e entrou pela primeira vez no desacelerado no monitor de aceleração da Covid-19, da Folha.

A nova classificação foi puxada pelo estado de São Paulo, que também entrou pela primeira vez como desacelerado, após a revisão do modelo, em 3 de setembro.

Estar nesse novo estágio significa que o número de novos casos caiu ao longo do tempo de maneira considerável. O Brasil apresentava-se estável desde 20 de agosto.

O nível anterior, mais grave, indicava que o país contava com número significativo de pessoas sendo infectadas, mas a quantidade de novos casos era constante.

STF decide hoje (1) sobre venda de refinarias da Petrobras.

Os ministros do Supremo decidem hoje se a Petrobras precisa de prévia autorização do Congresso para vender suas refinarias, medida pode paralisar e atrasar os atuais planos de desinvestimento da companhia.

Além da necessidade de aprovação dos parlamentares, a venda precisaria ser feita com a oferta de ações por meio de licitação. No ano passado, o STF decidiu que o procedimento precisa ser seguido para a privatização das estatais, mas não para suas subsidiárias.

Dois em cada três candidatos mudaram de partido desde 2016.

Dois em cada três candidatos que disputaram a eleição de 2016 mudaram de partido para o pleito deste ano. Levantamento feito pelo GLOBO com base nos registros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que, dos 164.777 nomes que concorreram há quatro anos e voltarão às urnas em novembro, 110.200 farão a nova tentativa por outra sigla.

Os dados mostram que a movimentação foi mais intensa entre os candidatos a vereador: houve 102.428 mudanças, o que equivale a 92% do total. O restante engloba os candidatos a prefeito e vice.

Tradicionalmente, a mudança de partidos nos municípios é comum, principalmente nos pequenos, onde há grupos políticos bem definidos.

Confira a agenda dos candidatos a prefeito de João Câmara/RN para esta quinta-feira.


Até  o momento a Coligação Vontade do Povo foi a única coligação que enviou a agenda de campanha para esta quinta-feira.

quarta-feira, setembro 30, 2020

PF apreende maconha em aparelho de som remetido via postal e prende três suspeitos no RN.

A Polícia Federal apreendeu na última segunda-feira, 28/09, na saída de uma agência postal em Natal, 4,84 kg de maconha prensada e prendeu em flagrante, uma artesã paraibana, 44 anos, uma autônoma, 30 anos e um vigilante, 29 anos, os dois últimos de Brasília/DF. O fato só hoje foi divulgado em virtude de desdobramentos da investigação.

A ação teve início quando a PF foi alertada pelos Correios de que uma encomenda suspeita, postada em Foz do Iguaçu/PR e com destinatário em Ponta Negra, havia sido retida para inspeção no centro de distribuição, durante o fluxo operacional. Os policiais então se deslocaram até aquela unidade e ficaram aguardando que a encomenda fosse retirada.

Na tarde daquele dia, uma mulher procurou e recebeu o objeto, mas na saída foi abordada juntamente com mais duas pessoas que a aguardavam em um automóvel. Quando a encomenda foi aberta tratava-se de uma caixa de som, porém ao ser retirado o altofalante, no seu interior, foram encontrados os tabletes da droga. Os envolvidos receberam voz de prisão e seguiram para autuação na sede da PF, de onde, posteriormente, foram transferidos para o Sistema Prisional do RN, à disposição da Justiça. O total de drogas apreendidas pela Polícia Federal no Rio Grande do Norte somente este ano já ultrapassa os 850 kg.

TJRN bate recorde em pagamento de precatórios: R$ 228 milhões já pagos no atual biênio

A atual administração do Poder Judiciário potiguar consegue um feito considerável e bate o recorde de pagamentos em um único biênio no setor de precatórios. De janeiro de 2019 até essa segunda-feira (28), a Divisão de Precatórios do TJRN pagou R$ 228,2 milhões em precatórios a 3.016 credores. O resultado é superior ao biênio anterior (2017-2018), quando foram pagos R$ 227,3 milhões.

Desemprego atinge 13,1 milhões e chega a maior taxa desde 2012.

O desemprego atingiu 13,1 milhões de pessoas no trimestre encerrado em julho e a taxa de desocupação chegou a 13,8%, maior patamar desde o início da série histórica, em 2012, segundo a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira (30).

No trimestre anterior, de fevereiro a abril, a taxa de desocupação era de 12,6% e 12,8 milhões estavam sem emprego. 

No trimestre encerrado em julho de 2019, 12,6 milhões estavam desempregados e a taxa de desocupação era de 11,8%. 

A analista da pesquisa, Adriana Beringuy, afirma que as quedas no período da pandemia de coronavírus foram determinantes para os recordes negativos deste trimestre encerrado em julho. “Os resultados das últimas cinco divulgações mostram uma retração muito grande na população ocupada. É um acúmulo de perdas que leva a esses patamares negativos”, afirmou.

RN concorre como um dos 100 destinos mais verdes do mundo.

Tibau do Sul, São Miguel do Gostoso e Parnamirim representarão o Brasil, entre os dias 6 e 9 de outubro, no Global Green Destinations Days, conferência internacional que elegerá os 100 destinos mais verdes do planeta e suas práticas de sustentabilidade.

Este ano, o Brasil disputará o prêmio com apenas quatro destinos. Rolante, no Rio Grande do Sul, terra do compositor Teixeirinha e da Cuca, tradicional bolo sulista, fecha o seleto grupo.

“Parnamirim com o Centro Cultural Trampolim da Vitória, São Miguel do Gostoso com o Curso de Turismo deBase Comunitária, desenvolvido e aplicado pelo Senac RN com o trade turístico local e Tubau do Sul com o Santuário Ecológico de Pipa concorrerão no top 100.”, antecipou nesta terça-feira, 29, Beth Bauchwitz, secretária de Turismo de Tibau, a 81 km de Natal.

863 óbitos nas últimas 24h por Covid-19 no Brasil.

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o Coronavírus no Brasil ontem terça-feira (29):

– Registro de 863 óbitos nas últimas 24h, totalizando 142.921 mortes;

– Foram 32.058 novos casos de coronavírus registrados, no total 4.777.522 pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do coronavírus é 4.135.088, com o registro de mais 50.906 pacientes curados. Outros 499.513 pacientes estão em acompanhamento.

Nova versão do app e-Título será lançada nesta quarta-feira.

Uma nova versão do aplicativo e-Título, que será disponibilizada nesta quarta-feira (30), vai permitir aos usuários justificar de forma online a ausência nas Eleições Municipais 2020, por meio de smartphones e tablets.

Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), as inovações foram criadas para auxiliar os cidadãos que estiverem fora do domicílio eleitoral ou estiverem impedidos de votar nos dias 15 e 29 de novembro, primeiro e segundo turno do pleito. As eleições foram adiadas por causa da pandemia do novo coronavírus.

O aplicativo só vai aceitar as justificativas passada a votação, como acontece no Portal do TSE na internet. Mas a Justiça Eleitoral prepara o lançamento da versão 2.2 do e-Título, que pretende permitir a justificativa já nos dias de eleição. Esta funcionalidade ainda não tem data para ser lançada.

Os únicos locais do país onde não haverá eleição para prefeito e vereador são Distrito Federal e Fernando de Noronha (PE).

Audiência: “A Fazenda” tem o melhor começo desde 2012.

Algumas questões, como estreia em plena pandemia, com maior número de pessoas em casa, além de um elenco bem controverso, têm contribuído para este bom começo da “Fazenda” na Record.

Audiência e repercussão.

PublicidadeBotão para controlar o volume da publicidade

Reality show é sempre um mundo à parte, muito mais agora, diante da necessidade do isolamento e uso de máscaras, além de outras limitações.

Nenhum desses impedimentos, graças às medidas tomadas, é imposto aos participantes do programa, que podem viver uns com outros, dançar, brigar, se abraçar e beijar.

A média nacional de “A Fazenda”, PNT, é de 9,3 pontos até aqui. Em São Paulo, 11,8.

Em relação aos mesmos períodos de exibição, é a melhor desde 2012. E comparados com os números do ano passado, foram observados crescimentos de 35 e 44 por cento, respectivamente. Bom tamanho.

Candidatos a prefeito do RN eleitos com apenas um voto.

Quatro municípios do Rio Grande do Norte terão apenas um candidato a prefeito:

Tenente Ananias com  Larissa Lisiane (PSD).

Viçosa com Victor Ramon (Republicanos).

Serrinha dos Pintos com Bárbara Teixeira (PP.

Frutuoso Gomes com  Janda Jácome (MDB).

Com apenas um voto eles serão eleitos.

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Eleitorado do RN cresceu 11% nos últimos dois anos.

Nos últimos dois anos, o eleitorado potiguar cresceu cerca de 11%. Enquanto nas Eleições de 2018 o estado teve 2.373.691 eleitores, em 2020, o número de pessoas aptas a votar nas Eleições Municipais é de 2.447.178, de acordo com dados levantados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN).

Com 52,8% dos registros, as mulheres são maioria do eleitorado no RN, enquanto homens representam 47,1% dos votantes.

Auxílio Emergencial: 5,2 milhões recebem o benefício nesta quarta.

Depois de muita demora na divulgação do calendário, 2,2 milhões trabalhadores fora do Bolsa Família começam a receber a primeira das quatro parcelas de R$ 300 da extensão do Auxílio.

Outros 1,4 milhão de trabalhadores ainda recebem parcelas de R$ 600 – entre eles, os nascidos em janeiro entre 492 mil novos aprovados, que fizeram a contestação entre os dias 20 de julho e 25 de agosto, que receberão a primeira parcela do benefício.

As contas da Reforma da Previdência do Governo do RN.

A Reforma da Previdência vai fazer o Rio Grande do Norte economizar algo em torno de R$ 25 milhões mensalmente com o pagamento dos servidores aposentados e pensionistas. O buraco será de R$ 140 milhões mensais passará a ser de R$ 115 milhões a partir de 1° de janeiro de 2021.

Apesar da contrariedade, 60% dos servidores ativos do RN estão fora da reforma da previdência aprovada ontem (9) na Assembleia Legislativa que passa a vigorar no dia 1° de janeiro de 2021.

Confira a agenda dos candidatos a prefeito de João Câmara/RN para esta quarta-feira.


Até  o momento a Coligação Vontade do Povo foi a única coligação que enviou a agenda de campanha para esta quarta-feira.

terça-feira, setembro 29, 2020

Eleições 2020: TSE lança campanha contra a divulgação de fake news.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) lança nesta terça-feira (29) uma campanha contra a desinformação. A iniciativa “#EuVotoSemFake” busca conscientizar os eleitores sobre o papel que eles têm na divulgação de informações durante as Eleições Municipais 2020.

Segundo o coordenador digital de Combate à Desinformação do TSE, Thiago Rondon, o principal objetivo da ação é passar informações precisas sobre o processo eleitoral, os cuidados sanitários e o fluxo no dia da votação, orientações para os eleitores em relação à apresentação de documentos, entre outras.

As principais recomendações da campanha são: sigam os canais oficiais do TSE e do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de cada estado, baixem os aplicativos do TSE, como o e-Título (versão digital do título de eleitor) e o aplicativo Mesário, usado para treinar e auxiliar os voluntários antes e durante as eleições, além do app Pardal, que foi criado para receber denúncias sobre irregularidades em campanhas eleitorais.

O TSE pretende lançar em breve um assistente virtual vi

Petrobras anuncia altas de 5% para gasolina e 3% para o diesel .

A Petrobras elevará os preços médios da gasolina em suas refinarias em 5% a partir de quarta-feira (30), informou a companhia nesta terça-feira (29), enquanto o valor do diesel subirá 3%.

No caso da gasolina, é o segundo aumento seguido, após reajuste de 4% na semana passada que se seguiu a três quedas consecutivas.

No diesel, combustível mais utilizado do Brasil, a alta será a primeira desde a anunciada em 20 de agosto. Desde então, a Petrobras havia reduzido o valor por três oportunidades.

Segundo o presidente da Abicom (Associação Brasileira de Importadores de Combustíveis), Sérgio Araujo, as janelas para importações continuam fechadas, apesar de reajuste do valor da Petrobras.

 

Taxa de transmissibilidade da covid no RN é de 0,78.

Os dados epidemiológicos sobre a Covid-19 registram que a taxa de transmissibilidade geral no RN é de 0,78. Nos últimos 15 dias a média é de 0,87. Esta taxa avalia a possibilidade de transmissão do vírus de uma pessoa doente para outra.

Segundo levantamento realizado diariamente, nas regiões do Estado a taxa está assim distribuída: Agreste, 0,86; Oeste, 1,00; Mato Grande, 1,31; Seridó, 1,02; Trairi/Potengi, 1,15; Alto Oeste, 0,92; Metropolitana, 1,07; e Vale do Açu, 1,02.

RN tem 240 pacientes internados no tratamento da covid e registra taxa de ocupação de leitos de 40%.

A Secretaria de Estado e Saúde Pública- Sesap atualizou os dados do coronavírus no Rio Grande do Norte nesta terça-feira (29). Conforme dados no fim desta manhã, a taxa de ocupação de leitos críticos está em 40% no Estado.

O total de internamentos, de casos confirmados e suspeitos, em leitos críticos e clínicos públicos e privados é de 240 pacientes. A fila de regulação tem 4 pacientes para leitos críticos, 4 para leitos clínicos e 10 aguardando transporte sanitário.

Veja alguns dados por região:

50% Oeste(Mossoró)

45% Seridó

40% Região metropolitana de Natal

38% Mato Grande

37% Alto Oeste – Pau dos Ferros

RN contabiliza 69.013 casos de coronavírus; nenhum óbito nas últimas 24 horas.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta terça-feira(29). Os casos confirmados somam 69.013 .

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 2.384 no total, sendo nenhum nas últimas 24 horas e sete após confirmações de exames laboratoriais de dias anteriores. No dia anterior eram 2.377. Em investigação estão 319 mortes.

Casos suspeitos somam 35.880 e descartados 141.365. Recuperados são 40.400.

Reforma da Previdência Estadual é aprovada pela AL.

Com  21 votos a favor e dois contrários, foi aprovada em sessão realizada na manhã de hoje(29), na Assembleia Legislativa do RN, a proposta de Reforma de Previdência Estadual. Os votos contrários a reforma foram dos deputados estaduais, Sandro Pimentel (PSOL) e Allyson Bezerra (Solidariedade).

Aprovada em segundo turno, agora a proposta do Governo do Estado será promulgada e passará valer em 90 dias. O Ato de promulgação da proposta é assinado pelo presidente da AL/RM. Deputado Ezequiel Ferreira(PSDB). Por se tratar de uma emenda constitucional, a Reforma da Previdência Estadual, não tem necessidade de receber a sanção da Governadora, Fátima Bezerra(PT).

Com a reforma os servidores da ativa com salários a partir de R$ 3.500, passam a ter um desconto de 11%% a 18% no contracheque, que atualmente é dependendo do valor do salário. Já para os pensionistas e aposentados que a isenção antes da reforma era para quem recebia até R$ 6.101,05, agora será apenas para aqueles que recebem até R$ 3.500.00.

Polícia Civil apreende 10 quilos de drogas na Grande Natal.

Policiais Civis da Delegacia Especializada de Narcóticos (DENARC) de Natal (RN) apreenderam, na tarde desta segunda-feira (28), aproximadamente nove quilos de maconha e um quilo de “crack”, no bairro Jardim Lola, localizado no município de São Gonçalo do Amarante (RN).

As diligências foram iniciadas após o recebimento de denúncias anônimas, informando que um traficante tinha escondido parte de um carregamento de drogas em uma região do mangue. No local indicado, os policiais civis realizaram as buscas e, em seguida, confirmaram a veracidade dos fatos.

No decorrer da ação, os policiais da Denarc encontraram um homem que estava no local. Durante a abordagem, o suspeito conseguiu fugir adentrando na mata.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima, através do Disque Denúncia 181.

Reforma da Previdência deverá ser aprovada neste terça (29) na AL.

A Reforma da Previdência, popularmente conhecida como PEC da Morte, deve ser votada nesta terça-feira (29) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

A presidente do SINSP, Janyare “Cabelo de Fogo” Souto já tomou ‘acento’ galerias da AL.

Só vai ficar sentada mesmo. Do jeito que  foi a votação de 1º turno, o acordo entre Governo de Fátima Bezerra e oposição deve ser concretizado .

Programa de incentivo ao plantio de sisal será lançado terça-feira (29) no RN.

Grandes iniciativas para incentivar o plantio do sisal. Isso é o que reserva o Projeto de Ações de Incentivo ao Sisal no Estado do Rio Grande do Norte (PRAISI), que será lançado quinta-feira, às 14h, e terá como anfitrião a indústria Sisaltec, instalada no Distrito Industrial de Natal (RN).

O PRAISI está sendo desenvolvido pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Sisaltec, Senar e Banco do Brasil. O grande objetivo é mostrar para o agricultor potiguar os negócios que podem ser empreendidos a partir do plantio do sisal.

Prefeitura de Natal (RN) paga folha de setembro nesta terça (29).

A Prefeitura de Natal (RN) efetua nesta terça-feira (29) o pagamento integral da folha do funcionalismo municipal referente ao mês de setembro. Assim como aconteceu nos meses anteriores, a Prefeitura cumpre o compromisso salarial com os servidores do Município dentro do próprio mês trabalhado. A quitação integral da folha vai colocar mais de R$ 67 milhões em circulação na economia da cidade.

A Secretaria Municipal de Administração (Semad) informa que está fazendo o repasse dos créditos à instituição financeira responsável pelo pagamento ao longo do dia e os servidores das categorias dos órgãos da administração direta e indireta, entre ativos, inativos e pensionistas, poderão movimentar o dinheiro em suas contas bancárias a partir desta quarta-feira (30).

“Mesmo com todos os problemas financeiros que já existiam e que foram agravados nos últimos meses com a pandemia da Covid-19, a Prefeitura vem mantendo a folha em dia, como total prioridade”, afirma a secretária municipal de Administração, Adamires França.

Confira a agenda dos candidatos a prefeito de João Câmara/RN para esta terça.



Até  o momento o DEM foi a única coligação que enviou a agenda de campanha para esta terça.

Nº de eleitores encolhe em 40% das cidades do país; três novos municípios, porém, poderão ter 2º turno.

O eleitorado de quase 40% das cidades do país diminuiu desde as últimas eleições municipais, realizadas em 2016. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que o número de eleitores encolheu em 2.190 cidades do país, incluindo cinco capitais. Em quatro municípios, o número se manteve o mesmo; já nos outros 3.374, houve aumento no eleitorado.

Já o número de cidades com 200 mil eleitores ou mais e que, por isso, podem ter segundo turno nas eleições, passou de 92 em 2016 para 95 neste ano. As novatas de 2020 são Petrolina (PE), Paulista (PE) e Ribeirão das Neves (MG). A única capital do país que não atingiu a marca de 200 mil eleitores e que, por isso, não poderá ter segundo turno é Palmas (TO).

97% das pessoas acreditam em novo estilo de vida após pandemia.

O estudo "Visual GPS", realizado pela Getty Images, mostra que a ideia de que a vida será diferente a partir de 2020 é praticamente uma unanimidade. Para 97% dos 10 mil entrevistados, em 26 países, a pandemia de covid-19 trará mudanças a  longo prazo no mercado de trabalho, na educação e na relação entre as pessoas.

A pesquisa mostrou que as novas regras sanitárias e as tecnologias móveis, como celulares, laptops e tablets, irão tornar o home office mais comum. Para 55% das pessoas, trabalhar em casa será algo do dia a dia no futuro.

O uso da tecnologia dentro da sala de aula é outra aposta.  Na opinião de 46% dos entrevistados, as escolas e as universidades irão ampliar os investimentos e a estrutura para o ensino online e a distância.

“Quer as pessoas estivessem prontas ou não, a pandemia a qual vivemos mudou o mundo, empurrando o mercado de trabalho global para o mundo online e nos tornando ainda mais dependentes da tecnologia”, disse o CEO da Getty Images, Craig Peters.

Quando se trata de conexões pessoais, outra área afetada pelo isolamento social, 42% dizem que não vão comparecer a tantos eventos e a aglomerações, enquanto 32% acreditam que as famílias ficarão mais próximas mesmo após a vacinação em massa.

Ainda  8 em cada 10 pessoas atribuam ao celular o papel de manter a conexão com o que está acontecendo no mundo, o  "Visual GPS" mostra que há uma preocupação sobre o uso sem limites dos aparelhos eletrônicos.

Para 36%, a tecnologia já prejudicou algum de seus relacionamentos.  Durante este período de pandemia, por exemplo, o termo "desintoxicação digital" teve um crescimento de 153% nas buscas onlines.

Orientações de campanha para os candidatos.

O Vice-Procurador-Geral Eleitoral, Renato Brill de Góes, orientou procuradores regionais eleitorais e procuradores-gerais de Justiça de todo País para que expeçam recomendações a partidos políticos e candidatos para que, no período de campanha e no dia das eleições 2020, eles observem e cumpram as medidas necessárias à prevenção de contágio pelo novo Coronavírus.

Em ofício circular, Renato Brill de Góes indicou que na recomendação aos partidos e candidatos, os procuradores podem sugerir que sejam evitados eventos que ocasionem aglomeração de pessoas, como caminhadas, carreatas, comícios, reuniões, assim como o uso e compartilhamento de informes impressos como cartilhas, jornais, santinhos, dando preferência ao marketing digital.

Caixa libera saque de novas parcelas do auxílio para 4,1 milhões.

A Caixa libera nesta terça-feira (29) o saque em dinheiro de novas parcelas do auxílio emergencial para 4,1 milhões nascidos em março. Esse grupo de beneficiários faz parte do ciclo 2 do calendário de pagamento e poderá resgatar da 1ª à 5ª parcela de R$ 600, dependendo da data que entraram no programa.

Além das agências, o resgate pode ser feito nos caixas eletrônicos e lotéricas, utilizando o código gerado pelo aplicativo Caixa Tem. A transferência para outras contas também estará liberada para esse grupo.

COVID-19: Prefeita de Florânia (RN) proíbe através de decreto passeatas, carreatas e fogos de artifício.

A prefeita de Florânia (RN), Márcia Nobre, proibiu através de decreto passeatas, carreatas e fogos de artifício.

De acordo com a justificativa do decreto a ação é em decorrência  ao histórico dos casos da COVID-19 no Município.

A campanha será basicamente através das Redes Sociais e algumas visitas pontuais.

Casos em Florânia

Até o presente momento são 139 (cento e trinta e nove) casos confirmadosdentre os quais, 06 (seis) casos ativos; 05 (cinco) óbitos e, ainda, 21 suspeitos, segundo registra o último Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde

TRE (RN) solta nota sobre registros de aglomerações de campanha.

A respeito das imagens de registros de aglomerações em atos da campanha eleitoral em municípios potiguares, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) esclarece que:

Conforme reconhece o Supremo Tribunal Federal, os Poderes Executivos estadual e municipal têm autonomia e dever de definir, e principalmente, de fiscalizar, o cumprimento das regras sanitárias estabelecidas por cada ente;

A Justiça Eleitoral está dando sua contribuição, a título de recomendação, ao apresentar à sociedade o Plano de Segurança Sanitária para as Eleições Municipais de 2020, cujo objetivo é definir as medidas de proteção à saúde pública a serem implementadas durante a campanha eleitoral e as eleições municipais de novembro, no contexto da pandemia da COVID-19, e está à disposição para consulta pública no portal do TSE;

No último sábado (26), véspera da largada da campanha eleitoral, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, fez pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão em que reforçou as recomendações da Justiça Eleitoral para o período de campanha.

Apesar de o dever de fiscalizar as infrações de biossegurança – nas regras atualmente em vigor –  não ser da Justiça Eleitoral, o TRE-RN reforça as recomendações mencionadas e expressa preocupação e profunda consternação com as imagens divulgadas, orientando candidatos e partidos políticos para que se adequem às normas sanitárias, e solicitando ao Poder Executivo que tome as medidas cabíveis e de sua competência no que se refere à fiscalização do cumprimento de tais normas.

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN)

317 óbitos por Covid-19 nas últimas 24h no Brasil.

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o Coronavírus no Brasil nesta segunda-feira (28):

– Registro de 317 óbitos nas últimas 24h, totalizando 142.058 mortes;

– Foram 13.155 novos casos de Coronavírus registrados, no total 4.745.464 pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do Coronavírus é 4.084.182, com o registro de mais 24.094 pacientes curados. Outros 519.224 pacientes estão em acompanhamento.

domingo, setembro 27, 2020

Justiça derruba liminar e autoriza jogo Palmeiras x Flamengo.

Uma decisão do TST (Tribunal Superior do Trabalho) confirmou a realização da partida entre Palmeiras e Flamengo, neste domingo (27), válida pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. A determinação é assinada pelo ministro Vieira de Mello Filho, vice-presidente do órgão.

"Outrossim, tendo em vista que participarão do jogo em comento apenas os atletas negativados para COVID-19, defiro a liminar requerida para que seja determinada a cassação da tutela de urgência que suspendeu a realização da partida de futebol profissional designada para o dia 17/09/2020 entre Clube de Regatas Flamengo e Sociedade Esportiva Palmeiras, em São Paulo", diz o despacho do juiz. 

O jogo havia sido suspenso por uma determinação em caráter liminar do TRT-RJ (Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro) a pedido do Flamengo, em razão de um surto de covid-19 entre jogadores e outros funcionários do clube rubro-negro carioca.

Em campo, toda a estrutura necessária para a realização da partida estava disposta às 16h, horário oficial do confronto. Palmeiras e trio de arbitragem estavam em campo.

Natal terá 661 candidatos a vereador de 27 partidos.

Para a disputa às 29 cadeiras da Câmara Municipal de Natal nas eleições 2020, foram registradas 661 candidaturas, por 27 partidos.

As cinco maiores nominatas são do PDT (44 candidatos), PSD e Solidariedade com 43 candidatos, cada. Em seguida o PMB com 41 candidaturas e PL, com 40 nomes.

Justiça Eleitoral pode evitar uma possível segunda onda de Covid-19 no RN.

Manaus, um dos primeiros epicentros do novo coronavírus no Brasil, vive uma segunda onda de casos, segundo pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O governo do Amazonas determinou, desde a sexta-feira (25), o fechamento de bares e casas noturnas após constatação de aumento de infecções.

E a campanha política? As aglomerações devem ser proibidas. A Justiça Eleitoral deve tomar uma providência e proibir comícios, carreatas e passeatas. Ou qualquer tipo de manifestação.

Uma segunda onda poderá ser desencadeada em Natal (RN) e cidades do interior.

Notícias já foram dadas de que Hospitais de Campanha estão sendo desativados.

RN contabiliza 68.627 casos de coronavírus e registra 2.377 mortes.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste domingo (27). Os casos confirmados somam 68.627.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 2.377 no total. Foram 5 óbitos a mais que ontem, porém a Sesap não detalhou quantos de fato teriam ocorrido nas últimas 24 horas e quantos seriam oriundos dos óbitos em investigação.

A taxa de ocupação de leitos críticos registrada por volta das 15h deste domingo era de 37,97% com 158 leitos disponíveis, segundo a plataforma de regulação do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde – LAIS/UFRN.

Número de eleitores com 16 e 17 desaba pela metade em quatro anos .

Pouco mais de 1,030 milhão de brasileiros com menos de 18 anos estão aptos a votar nas eleições municipais deste ano. O número é 55,4% menor em relação ao pleito de 2016, quando 2,3 milhões brasileiros com 16 ou 17 anos tiveram a chance de escolher seus representantes.

Com a mudança, o percentual de eleitores com menos de 18 anos passou a representar menos de 0,7% dos 147,9 milhões de brasileiros com direito de votar. Há quatro anos, os mais jovens correspondiam a 1,6% dos 144 milhões de eleitores.

A queda mais acentuada foi entre os cidadãos de 16 anos, com apenas 239.961 habilitados para comparecer às urnas. Há quatro anos, eram 833.333 autorizados a votar. Já o número de eleitores com 17 anos ficou 46,5% menor, passando de 1,47 milhão para pouco mais de 790 mil.

Brasil registrou, nas últimas 24 horas, 869 óbitos por Covid-19.

De acordo com informações do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) divulgadas neste sábado (26/9), o Brasil registrou, nas últimas 24 horas, 869 novas mortes provocadas pelo novo Coronavírus e 28.378 diagnósticos da doença.

Domingo marca o início oficial de campanha eleitoral. Confira a agenda dos candidatos a prefeito de João Câmara/RN.


Até  o momento o DEM foi a única coligação que enviou a agenda de campanha para este domingo.