sábado, setembro 22, 2018

Parcela de candidatos novos na eleição é a maior em 12 anos.

A eleição geral deste ano terá o maior percentual de candidatos inéditos desde o pleito de 2006. Considerando todos os cargos em disputa, a taxa de postulantes novatos é de 42,8%.

Nas três eleições anteriores, candidatos que apareceram nas urnas pela primeira vez representaram 39,7% (2014), 41,1% (2010) e 38,8% (2006).

O maior percentual de candidatos inéditos é registrado em meio ao clamor por renovação na política. A decepção com governantes, acentuada pelas revelações da Operação Lava Jato, levou à criação de movimentos para estimular a oxigenação dos quadros.

Presidenciável Ciro Gomes e Carlos Eduardo neste sábado em João Câmara/RN.

O candidato à presidência da República pelo PDT Ciro Gomes tem agenda no Rio Grande do Norte marcada para hoje sábado (22). Ele deve participar de um comício às 20h, no município de João Câmara/RN, ao lado do candidato ao Governo Carlos Eduardo Alves.

Essa é a terceira vez que Alves anuncia a vinda do ex-governador do Ceará ao Estado. Nas outras duas oportunidades, por diferentes motivos, Ciro cancelou sua presença na capital potiguar.

Na convenção que homologou a candidatura de Carlos Eduardo em julho, o presidenciável do PDT não conseguiu chegar a tempo. Já na segunda tentativa, o evento em Natal que contaria com a presença de Ciro Gomes foi marcado para o mesmo dia em que Jair Bolsonaro (PSL) sofreu uma facada na barriga, em Juiz de Fora (MG). Em solidariedade, as agendas dos principais candidatos à presidência da República foram canceladas.

A expectativa com a visita de Ciro Gomes ao Estado é em relação à formação do palanque em João Câmara/RN. Ainda pouco conhecido no interior, Carlos Eduardo tem sido apresentado ao povo pelos senadores Garibaldi Alves (MDB), que tentará a reeleição, e José Agripino Maia (DEM), que em 2018 está disputando uma vaga na Câmara Federal.

Defesa prevê que até 14 estados podem pedir apoio para as eleições.

O ministro da Defesa, general Joaquim Silva e Luna, disse hoje (21) que nove estados já pediram ajuda das Forças Armadas para a segurança nas eleições de 2018. Segundo o ministro, a previsão de sua pasta é que o número de pedidos possa chegar a 13 ou 14. Ele afirmou que todas as solicitações serão atendidas.

Luna participou da 15º Conferência Internacional de Segurança do Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, e disse que um contingente de até 30 mil militares pode ser empregado para garantir a segurança durante o deslocamento de eleitores e de urnas eletrônicas.

"Estamos trabalhando para que a eleição transcorra em clima de normalidade e para que as pessoas possam se deslocar para o local de votação."

O ministro disse ainda que as Forças Armadas não têm que aceitar ou não aceitar o resultado da eleição, mas apenas garantir que as instituições funcionem. Ele destacou que "a Bíblia das Forças Armadas é a Constituição Federal" e que não existe risco de os militares não reconhecerem o resultado do pleito.

"Não há risco nenhum de as Forças Armadas quererem aceitar ou deixar de aceitar aquilo que é legal ou institucional", disse ele, que complementou: "Tem mais é que garantir as instituições funcionando normalmente e, quando solicitadas, garantir a lei e a ordem".

O ministro respondeu a jornalistas sobre uma declaração dada pelo comandante do Exército, general Eduardo Villas Boas, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. Na entrevista, o Villas Boas afirmou que o atentado contra o candidato Jair Bolsonaro (PSL) contribui para criar dificuldades para que o novo governo tenha estabilidade e pode gerar até questionamentos à legitimidade da eleição após a divulgação do resultado.

Luna e Silva disse que a fala foi conciliatória e expressa a preocupação de todos os brasileiros de que a a eleição deve transcorrer em clima de normalidade.

Pela primeira vez, Toffoli assumirá a Presidência no lugar de Temer.

Doze dias depois de assumir o comando do Supremo Tribunal Federal (STF) , o ministro Dias Toffoli substituirá o presidente Michel Temer na Presidência da República. Temer viaja no domingo (23) para Nova York (EUA), quando participará da cerimônia de abertura da 73ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Será a primeira vez que Toffoli assumirá o Palácio do Planalto. Como o cargo de vice-presidente está vago, a primeira pessoa da linha sucessória no país é o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e a segunda, o do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE).

No entanto, a legislação eleitoral impede a candidatura de ocupantes de cargos no Executivo nos seis meses que antecedem as eleições. Dessa forma, se Maia ou Eunício assumissem a Presidência, ficariam inelegíveis e não poderiam disputar as eleições de outubro.

A viagem de Temer está prevista no dia do seu aniversário, quando completa 78 anos.

A Assembleia Geral da ONU está marcada para a terça-feira (25) e está previsto um discurso do presidente brasileiro. Esta será a última vez que Temer vai participar da reunião das Nações Unidas como presidente da República.

Depois da assembleia, está prevista uma reunião bilateral com chefes de Estado ainda a serem confirmados. Também há a perspectiva de reunião dos líderes do Mercosul com os representantes da União Europeia para discussão sobre temas econômicos.

Teste: Eleições simuladas acontecem neste sábado em quatro municípios do RN.

Neste sábado, 22, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) fará uma Eleição Simulada nos quatro municípios do estado, todos pertencentes à 15ª Zona Eleitoral: São José do Campestre, Serra de São Bento, Lagoa D’Anta e Monte das Gameleiras. O vice-presidente do TRE-RN e Corregedor Eleitoral, desembargador Cornélio Alves, irá acompanhar a simulação.

Os eleitores desses municípios estão sendo convidados a colaborar com o processo que tem o propósito de testar todo o sistema eleitoral, a qualidade da identificação biométrica, o tempo médio de votação e o sistema de transmissão dos dados das urnas eletrônicas. “Será o grande teste antes de 7 de outubro. Teremos Eleições Gerais, com seis telas de votação e com 100% da biometria. A simulação vai ajudar a Justiça Eleitoral a identificar e corrigir as possíveis falhas”, disse o Desembargador Cornélio Alves.
 
Nos quatro municípios serão instaladas 17 urnas em quatro escolas, uma em cada sede. O TRE-RN montou uma estrutura para a recepção, coleta e transmissão de dados. Trinta e quatro mesários participarão do processo que irá escolher, de maneira simulada, os candidatos aos cargos de Presidente, Governador, Senador, Deputado Federal, Deputado Estadual. Eles terão nomes fictícios para a escolha dos eleitores.

Ibope Senado: Capitão Styvenson, 27%; Dra. Zenaide Maia, 25%; Garibaldi Filho, 21%; Geraldo Melo, 20%.

Pesquisa Ibope divulgada ontem sexta-feira (21) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para o Senado no Rio Grande do Norte:
Capitão Styvenson (Rede): 27%
Dra. Zenaide Maia (PHS): 25%
Garibaldi Filho (MDB): 21%
Geraldo Melo (PSDB): 20%
Jácome (Podemos): 13%
Alexandre Motta (PT): 5%
Magnólia (Solidariedade): 4%
Ana Célia (PSTU): 2%
Telma Gurgel (PSOL): 2%
João Morais (PSTU): 2%
Jurandir Marinho (PRTB): 2%
Levi Costa (PRTB): 1%
Napoleão (Rede): 1%
Dr. Joanilson (DC): 1%
Professor Lailson (PSOL): 1%
Branco/nulo – vaga 1: 17%
Branco/nulo – vaga 2: 28%
Não sabe/não respondeu: 27%
 
A pesquisa foi encomendada pela Inter TV Costa Branca. É o segundo levantamento do Ibope realizado depois da oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral. A Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvido: 812 eleitores de todas as regiões do estado, com 16 anos ou mais entre os dias 18 a 20 de setembro. A pesquisa foi Registrada no TRE: RN-08720/2018 e no TSE: BR‐0811/2018. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

Ibope: Robinson lidera rejeição com 52%, Fátima vem em 2º com 24% e Carlos Eduardo com 19%.

O Ibope também mediu a taxa de rejeição (o eleitor deve dizer em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum). Os entrevistados podem citar mais de um candidato, por isso, os resultados somam mais de 100%. Veja os índices:
Robinson Faria (PSD): 52%
Fátima Bezerra (PT): 24%
Carlos Eduardo (PDT): 19%
Dário Barbosa (PSTU): 14%
Freitas Jr. (Rede): 13%
Heró Bezerra (PRTB): 13%
Brenno Queiroga (Solidariedade): 12%
Professor Carlos Alberto (PSOL): 11%
Poderia votar em todos: 2%
Não sabe ou prefere não opinar: 10%
 
A Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Foram ouvido: 812 eleitores de todas as regiões do estado, com 16 anos ou mais
 
Entre os dias 18 a 20 de setembro. A pesquisa foi Registrada no TRE: RN-08720/2018 e no TSE: BR‐0811/2018. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

Pesquisa Ibope Governo do RN: Fátima, 39%; Carlos Eduardo, 25%; Robinson, 13%.

Pesquisa Ibope divulgada ontem sexta-feira (21) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para o governo do Rio Grande do Norte:
Fátima Bezerra (PT): 39%
Carlos Eduardo (PDT): 25%
Robinson Faria (PSD): 13%
Brenno Queiroga (solidariedade): 3%
Professor Carlos Alberto (PSOL): 2%
Freitas Jr. (Rede): 1%
Dário Barbosa (PSTU): 1%
Heró Bezerra (PRTB): 1%
Brancos/nulos: 11%
Não sabe ou não respondeu: 5%

A pesquisa foi encomendada pela Inter TV Costa Branca. É o segundo levantamento do Ibope realizado depois da oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral.

No levantamento anterior, feito de 14 a 16 de agosto, os percentuais de intenção de votos eram os seguintes:
Fátima Bezerra, 34%;
Carlos Eduardo, 15%;
Robinson Faria, 8%;
Brenno Queiroga, 1%;
Professor Carlos Alberto, 2%;
brancos ou nulos; 31%;
não sabe ou não respondeu, 9%.
 
Freitas Jr, Dario Barbosa e Heró Bezerra não pontuaram na primeira pesquisa.
 
A Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Foram ouvido: 812 eleitores de todas as regiões do estado, com 16 anos ou mais
 
Entre os dias 18 a 20 de setembro. A pesquisa foi Registrada no TRE: RN-08720/2018 e no TSE: BR‐0811/2018. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

Coordenadores do Enem no RN recebem capacitação neste fim de semana.

Os coordenadores municipais e os coordenadores de local de aplicação que atuarão no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 no Rio Grande do Norte receberão o novo formato de capacitação proposto pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) neste final de semana. Nesta edição, a capacitação presencial torna-se regionalizada. Isso significa que os coordenadores de local de aplicação de cidades localizadas a até 105 km do polo de capacitação também receberão as instruções sobre como aplicar o Exame de forma padronizada pelos instrutores do consórcio aplicador, formado pela Fundação Cesgranrio e Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Neste sábado e domingo, 22 e 23 de setembro, os 276 coordenadores municipais, coordenadores de local de aplicação e assistentes no Rio Grande do Norte serão capacitados em Natal pela equipe da Cesgranrio. Esse é o único encontro do treinamento realizado no estado. Antes eles eram capitados pelos próprios coordenadores municipais, em suas cidades de atuação. O Enem 2018 será realizado em 4 e 11 de novembro em 1.725 municípios brasileiros. O Inep se prepara para aplicar o Exame para 5.513.684 participantes.

Treinamento
A capacitação presencial é uma das etapas de preparação dos cerca de 500 mil envolvidos com a aplicação das provas do Enem. Com oito horas de duração, a programação inclui vídeos, dinâmicas, simulações e exercícios para reforçar as regras e os procedimentos de aplicação, padronizados em todo o Brasil. Todos que atuam no Enem também precisam passar por uma capacitação na modalidade a distância, que exige rendimento mínimo de 50%. A plataforma EaD para coordenadores municipais e de locais de prova será aberta em 20 de agosto.

Os coordenadores estaduais já passaram pela capacitação presencial e também já estão fazendo a capacitação a distância, que tem conteúdo distinto para cada tipo de colaborador. A história do Enem nos últimos 20 anos é o tema condutor que guiará a capacitação deste ano. No dia do Exame os coordenadores de local de aplicação ainda capacitam os chefes de sala, aplicadores e fiscais. Esses também passarão pelo curso EaD. As capacitações presenciais percorrerão o Brasil até 23 de setembro.

sexta-feira, setembro 21, 2018

Álcool matou mais de 3 milhões de pessoas no mundo em 2016, aponta OMS.

O consumo de álcool foi o responsável pela morte de mais de 3 milhões de pessoas no mundo em 2016, representando uma em cada 20 mortes. O alerta foi divulgado hoje (21) pela Organização Mundial da Saúde (OMS).  O relatório global sobre o consumo global de álcool e suas consequências adversas para a saúde aponta que os homens representam mais de três quartos das mortes. No geral, o uso nocivo do álcool causa mais de 5% das doenças no mundo. 

Segundo a OMS, 28% das mortes relacionadas ao álcool são resultado de lesões, como as causadas por acidentes de trânsito, autolesão e violência interpessoal; 21% se devem a distúrbios digestivos; 19% a doenças cardiovasculares e o restante por doenças infecciosas, câncer, transtornos mentais e outras condições de saúde.

Mundialmente, o álcool foi responsável por 7,2% das mortes prematuras (de pessoas com menos de 69 anos) em 2016. Além disso, 13,5% mortes entre pessoas entre 20 e 29 anos de idade são atribuídas ao álcool.

A estimativa da organização é que 237 milhões de homens e 46 milhões de mulheres sofram com transtornos relacionados ao consumo de álcool, com maior prevalência entre homens e mulheres na região Europeia (14,8% e 3,5%, respectivamente) e na região das Américas (11,5% e 5,1%, respectivamente). O relatório indica que os transtornos por uso de álcool são mais comuns em países de alta renda.

“O álcool frequentemente fortalece as desigualdades entre e dentro dos países, dificultando a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que exige que as desigualdades sejam reduzidas. Danos provocados por uma determinada quantidade de bebida é maior para os consumidores mais pobres e suas famílias do que para consumidores mais ricos. Este padrão de maior “dano por litro” é encontrado para muitos prejuízos causados pelo álcool”, aponta o relatório.

Concurso do Consórcio do Trairí – RN tem 471 vagas e salários de até R$ 10 mil.

No Estado do Rio Grande do Norte as Prefeituras e Câmaras Municipais de Santa Cruz, Coronel Ezequiel, Campo Redondo, Lajes Pintadas, São Bento do Trairí, Jaçanã, Japi e Santo Antônio anunciam abertura do Concurso Público do Consórcio do Trairí, para o provimento dos 471 vagas disponíveis nos órgãos.

Os cargos disponíveis estão listados abaixo por ordem de vagas de cada Prefeitura e Câmara e são destinados à profissionais de Nível Fundamental, Médio/ Técnico e Superior, os quais devem atuar em jornadas de 30h a 40h semanais ou por escala de plantão, com remunerações que variam de R$ 954,00 até R$ 10.000,00.

Agüero renova até 2021 e completará dez anos como jogador do Manchester City.

A passagem de Sergio Agüero pelo Manchester City vai completar uma década. Nesta sexta-feira, a diretoria do clube inglês anunciou a ampliação do contrato do atacante argentino por mais um ano, o que o torna válido até 2021.

Se Agüero cumprir esse acordo até o final, o argentino completará dez anos como jogador do City, pois o atacante chegou a Manchester em 2011, contratado junto ao Atlético de Madrid. E ele indicou que completar uma década como jogador do atual campeão inglês foi um fator que o motivou a ampliar o seu vínculo.

“Eu estou feliz por esse ano adicional”, disse Agüero, à CityTV, o canal de vídeos do clube de Manchester. “Minha ideia é estar aqui por dez anos. Eu estou aqui há sete, e serão dez quando o contrato se encerrar. Espero que isso aconteça. Essa é a principal razão pela qual eu assinei”, acrescentou.

Agüero é o maior artilheiro da história do City com 204 gols marcados em 299 partidas disputadas. E o atacante argentino começou bem a temporada 2017/2018, tendo feito três gols nas cinco partidas que disputou no Campeonato Inglês.

Embora tenha status de titular, em algumas partidas o atacante perdeu essa condição para o brasileiro Gabriel Jesus, como ocorreu nesta semana, na estreia na Liga dos Campeões da Europa, contra o Lyon.

Agüero, de 30 anos, iniciou a sua carreira no Independiente, e também fez parte do grupo da seleção da Argentina nas últimas três edições da Copa do Mundo. E ao renovar o contrato, ele celebrou a sua identificação com o City, time pelo qual venceu três vezes o Campeonato Inglês e outras três a Copa da Liga Inglesa. “Estou muito feliz porque em trataram bem desde o primeiro dia em que cheguei aqui”, afirmou.

Com Agüero de contrato renovado, o Manchester City voltará a jogar neste sábado, quando vai visitar o Cardiff City, pela sexta rodada do Campeonato Inglês.

Pesquisa CNDL/SPC mostra que 53% dos brasileiros estão pessimistas com eleições.

Faltando pouco mais de duas semanas para a votação que definirá o novo presidente do país, a maior parte dos brasileiros afirma estar pessimista com as eleições. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) nas 27 capitais revela que mais da metade (53%) dos consumidores está com uma percepção negativa sobre as eleições presidenciais – o percentual sobe para 59% entre a parcela feminina de entrevistados. Somente 18% das pessoas ouvidas reconhecem estar confiantes com a eleição, enquanto 26% estão neutros.

Para os pessimistas com o processo eleitoral, a maior parte (34%) afirma não ter boas opções de candidatos à disposição. De forma semelhante, 30% não confiam nos nomes que disputam o Planalto, ao passo que 28% não acreditam que o novo presidente será capaz de promover mudanças positivas para a população na economia. Há ainda 27% de pessoas que estão desacreditadas com a possibilidade de renovação na política.

Considerando apenas a opinião dos brasileiros otimistas com as eleições, 39% acham que o novo governo terá mais estabilidade política para aprovar matérias de interesse para o país e 35% depositam esperança no fato de a sociedade estar mais vigilante com os políticos. Outros 18% de entrevistados esperam uma melhora porque haverá mudanças com relação às políticas adotadas pelo atual governo.

Provas de concurso para a PM do RN começam neste domingo.

As provas objetiva e de redação do Concurso Público para provimento de vagas do quadro de Praças da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte serão aplicadas neste domingo (23) nas cidades de Natal, Mossoró e Caicó/RN, conforme escolha do candidato no momento da inscrição. O certame registrou um total de 12.841 inscritos.

Os portões serão abertos às 7h30 e o fechamento será às 8h30, considerando o horário do Estado do Rio Grande do Norte. Os candidatos deverão acessar e imprimir o Comunicado Oficial de Convocação para Prova (COCP), constando data, horário e local de realização, disponível no site: www.ibade.org.br.

O candidato deverá, ainda, comparecer ao local de realização da prova portando COCP e documento oficial e original de identificação, com antecedência mínima de 1 (uma) hora do horário estabelecido para o fechamento dos portões; levar caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente.

O concurso, regido pelo Edital Nº 003/2018 – SEARH/PMRN, destina 938 (novecentas e trinta e oito) vagas ao sexo masculino e 62 (sessenta e duas) ao sexo feminino.

Anatel começa a notificar usuários de celulares irregulares a partir deste domingo.

A partir deste domingo (23) a Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações vai começar a notificar usuários de celular que habilitem aparelhos irregulares e, 75 dias após a primeira notificação o aparelho será bloqueado.

A medida é para coibir o roubo e o furto e também o contrabando de celular. E será aplicada inicialmente em dez estados das regiões Sudeste, Sul, Norte e Centro-Oeste

TV Brasil amplia presença no meio digital com a Vivo Play.

Os conteúdos da TV Brasil chegaram à plataforma Vivo Play. Agora os assinantes da Vivo TV também podem assistir sob demanda aos programas do canal da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Com o aplicativo EBC Play, é possível acessar produções infantis, de entretenimento e de jornalismo.

Já estão disponíveis documentários e episódios dos programas Conhecendo Museus, Todas as Bossas, Música Animada, Partituras, Bravos, Mídia em Foco, Antenize, Caminhos da Reportagem, Conversa com Roseann Kennedy e Diálogo Brasil.

Na plataforma, também estão disponibilizadas as entrevistas que a TV Brasil tem realizado com os candidatos à Presidência da República.

Empresas brasileiras farão rodadas de negócios no Chile e na Argentina.

A Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) levará ao Chile e à Argentina 63 empresas brasileiras que estão começando a exportar, após passarem por programas de capacitação para o comércio exterior. No Chile, os empresários participarão de rodadas de negócios organizadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no evento LAC Flavors, um dos encontros mais importantes da indústria de alimentos na América Latina e Caribe.

Já na Argentina, haverá rodadas de negócios envolvendo também o setor de máquinas e equipamentos, além de alimentos e bebidas. Algumas empresas participam das duas etapas e outras escolheram visitar apenas um país. Segundo Márcia Nejaim, diretora de Negócios da Apex, a despeito de dificuldades, como a crise econômica na Argentina, o Brasil vem identificando oportunidades de negócios no país vizinho.

“Mesmo com todas as crises que nossos países vêm passando, você continua tendo 50% das nossas exportações para América do Sul”, afirmou Márcia. Ela ressalta que o cenário eleitoral brasileiro também causa incertezas, mas defendeu a necessidade de ter “visão de longo prazo”. “Em comércio exterior, você não pode deixar espaço vazio. Senão, outro vem e ocupa”, declarou.

A diretora de Negócios explica que o número de empresas interessadas em capacitação para exportar tem crescido, o que ela acredita estar relacionado à crise econômica brasileira. “A gente viu em 2014, 2015, 2016, uma procura grande de empresas. Apesar de a economia estar um pouco mais estável, isso continua. Tivemos um recorde de mais de 6 mil empresas este ano. No ano passado, não chegou a 3 mil”.

Márcia Nejaim informou que atualmente a Apex tem 10 escritórios fora do Brasil, em oito países. A China e os Estados Unidos contam com dois escritórios. A agência também conta com um trabalho de inteligência local das embaixadas. A capacitação inicial para quem deseja exportar – o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) – dura seis meses. Em seguida, a empresa passa por um curso de capacitação específica sobre o mercado no qual tem interesse em ingressar.

Grupo da ex-prefeita Gorete Leite fecha com Fábio Faria para deputado federal.


A ex-prefeita Gorete Leite, a ex-candidata a prefeita Lana Leite e o ex-prefeito José  Ribamar  fecharam com a reeleição do deputado federal Fábio Faria.

Agora a chapa da ex-prefeita e alguns dos seus aliados está fechada com Robinson para o Governo; Zenaide e Geraldo Melo para o senado, Fábio Faria para Câmara dos Deputados e José Dias para Assembleia Legislativa.

Desmatamento cai, mas ainda há desafios.

Detentor da maior biodiversidade de árvores do planeta, com cerca de 14% das mais de 60 mil espécies, o Brasil tem visto a redução do desmatamento em diversos biomas. Essa diminuição, no entanto, ainda é desigual entre os estados e há desafios importantes para garantir a conservação da flora, afirmam autoridades e especialistas ouvidos pela Agência Brasil.

As florestas são base para a preservação da biodiversidade, dando equilíbrio aos ecossistemas. Além disso, estão relacionadas à situação de rios e ao abastecimento de água, necessárias à agricultura, indústria e ao consumo humano e desempenham papel fundamental na manutenção das temperaturas.

O Brasil tem seis biomas: Caatinga, Pampa, Pantanal, Mata Atlântica, Cerrado e Amazônia. Nos três últimos, a medição dos índices de desmatamento é mais estruturada e ocorre há mais de dez anos. Nesses grupos, a derrubada de matas tem caído nos últimos 15 anos. “Nós reduzimos o desmatamento em todos os biomas, mas ainda há muito o que fazer. Nossa decisão é chegar a zero de desmatamento ilegal em todos os biomas. Não precisamos desmatar diante das terras no Brasil”, disse o ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte.

Especialistas alertam para alta incidência de raios durante primavera.

Com a chegada da primavera, que tem início às 22h53 de amanhã (22), as regiões Sudeste e Centro-Oeste devem observar um aumento significativo do volume de chuvas, comum para a estação. O período também é marcado pela alta incidência de raios, fazendo do Brasil o líder mundial na ocorrência desse fenômeno. Segundo levantamento feito pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) no ano passado, a média anual de raios a atingirem o país, nos últimos seis anos, foi de 77,8 milhões.

De acordo com a pesquisa, os estados onde há maior incidência de raios por quilômetro quadrado são Tocantins (17,1), Amazonas (15,8), Acre (15,8), Maranhão (13,3), Pará (12,4), Rondônia (11,4), Mato Grosso (11,1), Roraima (7,9), Piauí (7,7) e São Paulo (5,2). A cidade de São Paulo está entre as cinco capitais com maior densidade de raios por quilômetro quadrado (13,26), atrás de Rio Branco (30,13), Palmas (19,21), Manaus (18,93), São Luiz (15,12) e Belém (14,47). Entre as cidades com mais de 650 mil habitantes Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo e Guarulhos, todas na região metropolitana de São Paulo, apresentam valores de densidade acima de 10, como consequência da urbanização.

“O Brasil é o campeão mundial em incidência de raios porque é o maior país da região tropical do planeta, o mais quente e por isso favorece a formação de tempestade. Os raios são mais frequentes na primavera e no verão porque são as estações mais quentes. Mas existem diferenças entre uma região e outra. Quando se fala de morte por raio fala-se de uma combinação de alta incidência [de raios] com grande número de pessoas”, explicou o coordenador do Elat, Osmar Pinto Júnior.

Confiança da Indústria diminui no RN em setembro.

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do Rio Grande do Norte passou de 55,3 para 52,9 pontos na passagem de agosto para setembro, mas segue acima da linha divisória de 50 pontos, apontando confiança do empresário (valores acima de 50 pontos indicam confiança). Apesar da queda, o ICEI chegou ao maior valor para um mês de setembro desde 2013, quando o indicador alcançou 57,5 pontos.

Destaque-se que este recuo no nível de confiança reflete a combinação de piora nas condições correntes de negócios e expectativas menos otimistas para os próximos seis meses. Os empresários da Construção revelam falta de confiança, enquanto os das Indústrias Extrativas e de Transformação se mostram menos confiantes do que em agosto. No que tange aos portes de empresa pesquisados, verifica-se que as médias e grandes indústrias se mantem confiantes, enquanto as pequenas demonstram falta de confiança.

Quanto ao ICEI nacional, a tendência também foi de queda. De acordo com a CNI, o ICEI caiu 0,5 ponto, passando de 53,3 para 52,8 pontos, mostrando que os empresários continuam confiantes, ainda que moderadamente. Apesar do recuo em setembro, a recuperação acumulada nos meses de julho e agosto (+3,7 pontos) não foi suficiente para recuperar a queda de 5,9 pontos em junho, reflexo da paralisação dos serviços de transporte rodoviário.

João Câmara e mais 36 municípios do RN com segunda cota do FPM zerada.

Dor de cabeça para o prefeito interino de Pendências, Flaudivan Martins fechar as contas esse mês. A segunda cota do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), repassada pela União na última quinta-feira, 20 de setembro, foi zerada para 38 cidades potiguares e o município de Pendências que já havia zerado na primeira cota repassada dia 10 está de volta à relação.

O número é recorde, já que nunca tantos municípios ficaram sem receber o fundo na segunda cota. Na primeira cota do mês, repassada no último dia 10 de setembro, também houve grande índice de cidades com FPM zerado. Foram 45 cidades sem receber os recursos transferidos pelo Tesouro Nacional.

Desde o dia 10 de setembro, a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN alerta para a gravidade da crise financeira que afeta as cidades, comprometendo a realização dos pagamentos realizados pelos prefeitos e o equilíbrio financeiro programado nas gestões. A falta do repasse prejudica as gestões municipais.

Municípios zerados de FPM na primeira e na segunda cota de setembro/2018: Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Antônio Martins, Areia Branca, Baraúna, Bento Fernandes , Carnaubais, Equador, Extremoz, Felipe Guerra, Florânia, Gov. Dix-sept Rosado , Grossos, Ielmo Marinho , Ipanguaçu, Jandaíra , Janduis, João Câmara , Lagoa D’anta , Lagoa de Velhos, Mossoró, Nova Cruz, Paraná, Parazinho, Rio do Fogo , Pedra Grande, Pendências, Poço Branco, Tibau, Santana do Matos, Santo Antônio, São Miguel Gostoso, Serra de São Bento, Ten. Laurentino Cruz, Touros, Triunfo Potiguar, Umarizal e Vila flor.

União arrecada R$ 109,751 bi em tributos em agosto.

A União arrecadou R$ 109,751 bilhões em agosto, um crescimento real (descontada a inflação) de 1,08% comparado a igual mês do ano passado. No acumulado do ano, a arrecadação chega a R$ 953,621 bilhões, com expansão de 6,94% em relação a igual período de 2017. É o melhor resultado tanto para o mês quanto no acumulado desde agosto de 2014. Os números foram divulgados hoje (22) pela Receita Federal.

As receitas administradas pela Receita Federal chegaram a R$ 107,182 bilhões, com aumento de 0,63% em relação a agosto do ano passado. De janeiro a agosto deste ano, o valor ficou em R$ 915,215 bilhões, alta de 5,68% em relação ao acumulado para o mês em 2017.

Segundo a Receita, o resultado pode ser explicado, principalmente, pela melhora do resultado das empresas e na redução de suas compensações de débitos, levando ao crescimento na arrecadação do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e de Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) de empresas não financeiras, de 10,53%. Em agosto deste ano, o IRPJ/CSLL chegou a R$ 14,639 bilhões, contra R$ R$ 13,244 bilhões em agosto de 2017.

Tite convoca Pablo, Walace e Malcom para duelos contra Arábia Saudita e Argentina.

O técnico Tite (Adenor Leonardo Bachi) convocou hoje (21) os 23 jogadores que participarão dos amistosos da seleção brasileira contra a Arábia Saudita e a Argentina, no próximo mês de outubro.

Entre os convocados, apenas dois jogam no futebol brasileiro, o novato goleiro Phelipe e o atacante Éverton, ambos do Grêmio. Entre os 21 estrangeiros, destacam-se a volta do lateral Marcelo, do Real Madrid, da Espanha, e do atacante Gabriel Jesus, do Manchester City, da Inglaterra.

Foram convocados também os goleiros Alisson (Liverpool) e Éderson (Manchester City); os defensores Alex Sandro (Juventus), Pablo (Bordeaux), Danilo (Manchester City), Éder Militão (Porto), Fabinho (Liverpool), Marquinhos (Paris Saint-Germain) e Miranda (Inter de Milão); os meias Arthur (Barcelona), Casemiro (Real Madrid), Walace (Hannoverscher), Fred (Manchester United), Philippe Coutinho (Barcelona) e Renato Augusto (Beijing Guoang); e os atacantes Firmino (Liverpool), Malcom (Barcelona), Neymar (Paris Saint-Germain) e Richarlison (Everton).

O jogo contra a seleção da Arábia Saudita será no dia 12 de outubro, às 14h45, no King Saud University, em Riade, capital da Arábia Saudita. Quatro dias depois, no dia 16, também às 14h45, a seleção brasileira enfrenta os argentinos, no The King Abdullah Sports City, na cidade de Jidá.

Consumo de álcool cai no Brasil, diz OMS.

O consumo de bebidas alcoólicas no Brasil sofreu uma queda entre 2010 e 2016, mas ainda é responsável por um número importante de mortes no País. A tendência de redução, porém, corre o risco de ser revertida e aumentar até 2025. Os dados constam de relatório publicado nesta sexta-feira, 21, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em seu levantamento anual do impacto das bebidas alcoólicas no mundo.

O consumo total de álcool por pessoa no Brasil caiu de, em média, 8,8 litros por ano em 2010 para 7,8 litros em 2016. No mundo, a média é de 6,4 litros por pessoa por ano. Na Europa, continente onde o consumo é o maior, a taxa chega a 9,8 litros. Mas o volume caiu em 10% desde 2010.

A diferença entre homens e mulheres brasileiras é profunda. Em 2016, um homem bebia no País em média 13 litros de álcool por ano. Entre as mulheres, a média era de apenas 2,4 litros. A cerveja representa 62% de tudo o que é bebido no Brasil. Os destilados respondem por 34% e o vinho por apenas 3%.

Os últimos dados da OMS indicam que 1,4% da população brasileira era dependente do álcool, 59% afirmaram não terem bebido nos últimos 12 meses e 21%, que nunca bebem. Ainda assim, 6,9% das mortes no Brasil tem uma relação direta com o álcool.

“Um dedo trabalha muito melhor que um pênis”, afirma terapeuta sexual. Agora seja!

Em onze anos aplicando massagens tântricas, o terapeuta sexual Evandro Palma, 52 anos, calcula ter “veiculado” 30 mil orgasmos. Palma se refere à sua experiência na Sadhana Comunna Metamorfose, autodefinida como um “centro terapêutico de desenvolvimento, pesquisa e expansão da sexualidade humana”. Ele segue um método criado em 1996 pelo coach Deva Nishok, que comanda em Itapeva, Minas Gerais, “o maior espaço dedicado ao tantra do mundo”.

Palma inaugurou o primeiro Centro Metamorfose de São Paulo em 2007, em uma casa de 300 metros quadrados onde atende até hoje, na Vila Madalena, zona oeste. Eram, segundo ele, “meia dúzia de terapeutas”. Hoje, são 28 espaços de atendimento em todo o Brasil e 177 profissionais credenciados. No site do centro, o interessado pode escolher o terapeuta/massagista em um cardápio de 20 profissionais de ambos os sexos, ilustrado com fotos e o resumo do currículo.

Heterossexual, casado, pai de dois filhos, Palma é formado em psicologia com pós-graduação em terapia sexual na saúde e na educação. Na entrevista abaixo, ele conta que a principal queixa da mulher que o procura é não conseguir atingir o orgasmo com o parceiro — apenas sozinha. Em menor escala, aparecem também casos como o de uma senhora muito religiosa, que se masturbava sete vezes por dia. O marido tinha “questões com ereção”. O valor da consulta de 1h30m é R$ 390. Via UOL.

Edital de concurso da Polícia Civil no RN terá 302 vagas.

O concurso para preenchimento de cargos na Polícia Civil terá o edital publicado ainda neste ano.

Essa foi a informação recebida pela Associação dos Delegados de Polícia Civil do Rio Grande do Norte (Adepol), em reunião na tarde da quinta-feira com membros do Governo do Estado.

A expectativa é que o certame disponibilize 302 vagas. A previsão é que o concurso disponibilize 41 vagas para o cargo de delegado, 26 para o de escrivão e 235 para agente.

Pesquisa XP/Ipesp: Bolsonaro 28% e Haddad com 16%.

A pesquisa da XP é praticamente igual à da Datafolha. Jair Bolsonaro lidera com 28% dos votos e Fernando Haddad está em segundo lugar com 16%.

Na pesquisa da XP, porém, Ciro Gomes já aparece bem atrás do candidato do PT, com 11% dos votos.

Pior ainda estão Geraldo Alckmin, com 7%, e Marina Silva, com 6%.

Acabou a terceira via.

PF deflagra operação no RN contra fraudes na Previdência.

A Polícia Federal, em parceria com uma força-tarefa Previdenciária, deflagrou, na manhã desta sexta-feira (21), a ‘Operação Vínculos Fantasmas’, para desarticular uma ação criminosa que consistia na inserção de dados trabalhistas fictícios com a finalidade de obter benefícios previdenciários, na sua maioria por ‘incapacidade’.

Ao todo, 12 policiais federais cumprem, em endereços residenciais de Natal, três mandados judiciais de busca e apreensão expedidos pela 2ª. Vara da Justiça Federal do RN. O grupo criminoso registrava os dados através da Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP), para fraudar o sistema da Previdência.

A investigação, que começou em 2014 com a instauração do Inquérito Policial, apurou que a fraude se iniciava a partir da criação de vínculos empregatícios falsos e extemporâneos para que pessoas físicas diversas adquirissem a condição de seguradas do Regime Geral da Previdência Social ou mesmo incremento no tempo de contribuição, possibilitando, assim, o requerimento e concessão do benefício de maneira irregular.

As diligências comprovaram também que, em apenas seis desses benefícios fraudulentos obtidos pelos suspeitos, o prejuízo causado à Previdência Social alcançou o valor de R$ 1,7 milhão.

Com a deflagração dessa Operação e a continuidade das investigações, a PF acredita que outras concessões irregulares do esquema criminoso venham a ser identificadas. A incursão foi batizada de “Vínculos Fantasmas” devido ao fato de que as relações trabalhistas informadas eram puramente ilusórias e destituídas de qualquer realidade.

EUA tem 4 tiroteios em massa em menos de 24h; 2 miravam colegas de trabalho.

Quatro atiradores abriram fogo contra aglomerações de pessoas nas últimas 24 horas nos Estados Unidos.

O episódio mais recente foi registrado nesta quinta-feira, em Maryland, após uma funcionária temporária do depósito de uma rede de farmácias matar três pessoas e ferir outras três. Ela se suicidou com um tiro na cabeça antes de ser capturada pela polícia.

Na manhã do dia anterior, um funcionário de uma empresa de tecnologia de Wisconsin feriu a tiros quatro colegas de trabalho, causando ferimentos graves em três deles. O atirador foi morto pela polícia, segundo autoridades locais.

Horas depois, na Pensylvania, um homem feriu quatro pessoas e foi morto pela polícia na entrada do gabinete de um juíz, minutos antes de se apresentar em uma audiência do processo em que era acusado de agressão contra a esposa.

O quarto tiroteio aconteceu em Chicago, quando um homem abriu fogo contra um carro em uma briga de trânsito e atingiu quatro dos cinco passageiros - entre eles um bebê de seis meses e um garoto de 13 anos, ambos em levados em estado crítico para um hospital local, enquanto o atirador fugiu. 

Os homicídios promovidos em locais de trabalho não são exceção nos EUA. Segundo os dados mais recentes do Departamento de Trabalho do governo americano, 500 homicídios do tipo aconteceram no país em 2016 - uma alta de 83% em relação ao ano anterior.

Oito a cada dez destas mortes foi provocada por armas de fogo - as demais foram frutos de esfaqueamentos ou perfurações e agressões físicas.

Os principais alvos de homicídios no ambiente de trabalho são, também segundo o governo dos EUA, operadores de caixa (54 mortes), supervisores de vendas (50) e policiais (50).

As características de cada episódio ilustram a diversidade de tiroteios em massa nos Estados Unidos, que não se concentram apenas em escolas ou grandes eventos públicos.

"Episódios como Las Vegas ou Parkland, com quantidades impressionantes de mortos, acontecem de tempos em tempos, não toda hora", diz à BBC News Brasil o estatístico Mark Bryant, diretor executivo da associação Gun Violence Archive (GVA - ou Arquivo da Violência Armada, em tradução livre), que registra mortes por armas de fogo desde 2013 a partir de dados do governo e das forças de segurança dos EUA.

Bryant se refere ao dois tiroteios de grandes proporções. Em fevereiro deste ano, em uma escola Parkland, na Florida, um ex-aluno armado com um rifle AR-15 matou 17 pessoas e feriu 14. Em outubro do ano passado, em Las Vegas, um aposentado matou 58 e deixou 851 feridos em um festival de música na principal avenida da cidade.

"Há duas grandes categorias de tiroteios em massa - os que ocorrem entre membros gangues de rua e os cometidos por cidadãos considerados 'comuns'", diz Bryant. "Estes últimos se dividem em inúmeras subcategorias e são os difíceis de prever, porque estatisticamente são cometidos por pessoas que passariam em qualquer análise de antecedentes e não tem problemas diagnosticados de saúde mental."

Número de mortes por naufrágio na Tanzânia sobe para 100.

Mais de 100 corpos foram recuperados depois que uma balsa naufragou no lago Victoria, na Tanzânia, reportou a rádio estatal nesta sexta-feira, e centenas de outras pessoas ainda podem estar desaparecidas à medida que equipes de resgate buscavam sobreviventes na manhã após o desastre.

Segundo a rádio TBC Taifa o número de mortes pelo naufrágio da balsa MV Nyerere chegou a 100, depois que o barco virou na tarde de quinta-feira a apenas alguns metros do cais de Ukerewe, a maior ilha do lago que faz parte da Tanzânia.

Estimativas iniciais sugeriram que a balsa estava carregando mais de 300 pessoas.

Ao menos 37 pessoas foram resgatadas das águas, disse à Reuters o comandante de polícia para o porto de Mwanza, Jonathan Shana, por telefone nesta sexta-feira.

Fluminense vence na altitude e fica perto de vaga na Sul-Americana.

Na altitude de 2.850 metros de Quito, o Fluminense encarou o Deportivo Cuenca e deixou muito bem encaminhada sua vaga às quartas de final da Copa Sul-Americana. Com gols de Everaldo e Luciano, os cariocas venceram por 2 a 0 e levaram para casa ótima vantagem.

Apesar da vitória, o time passou sufoco no estádio Casa Blanca, especialmente na etapa final. Não fosse pelo goleiro Júlio César, o resultado teria sido outro.

Agora, os tricolores dão uma pausa na competição continental e voltam suas atenções para o Campeonato Brasileiro. Na próxima segunda, a equipe visita a Chapecoense, às 20h, na Arena Condá. O jogo de volta ante os equatorianos será no dia 4 de outubro.
 
O primeiro tempo era morno até Everaldo desencantar e marcar seu primeiro gol com a camisa tricolor. Até os 22 minutos, as poucas e tímidas iniciativas ofensivas eram dos donos da casa, que foram pegos desarrumados quando Luciano encontrou um espaço vazio e serviu Everaldo, que ganhou a frente de um defensor e bateu para vencer Heras.

‘Não voto em machista’, diz Anitta após defesa de filho de Bolsonaro.

Anitta voltou a falar sobre política ontem quinta-feira. A cantora, que vem sendo pressionada pelos fãs a se declarar contra o candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL), afirmou em vídeo publicado em seu perfil no Instagram que “não vota em candidato machista, homofóbico, racista e por aí vai”.

A artista disse que respeita a escolha de voto de “todo mundo”, mas que não quer ter seu nome atrelado a nenhuma campanha política. “Por isso eu dispenso qualquer mensagem de apoio de candidatos ou afiliados aqui no meu pronunciamento”, afirmou.

Na quarta-feira, quando o nome de Anitta foi aos trending topics, a lista de assuntos mais comentados do Twitter, após fãs pedirem que a cantora se pronunciasse, Flavio Bolsonaro, filho do presidenciável, gravou um vídeo de apoio a ela. “Há uma perseguição covarde sobre artistas que se posicionam publicamente a favor de Bolsonaro. Eu nunca vi a Anitta na minha vida, nunca troquei mensagem com ela, não sei quem ela é”, disse. “Não sei qual a preferência político-partidária dela, mas parem de ficar patrulhando a vida dos outros.”

A pressão se intensificou na quarta-feira depois que os fãs de Anitta perceberam que ela começou a seguir uma amiga que apoia Bolsonaro no Instagram. A cantora explicou que é amiga de longa data da moça e reforçou que tem o direito de não abrir seu voto ou falar sobre política.

Ministério Público pede intervenção e extinção da Casa do Estudante de Natal/RN.

O Ministério Público pediu a extinção da Casa do Estudante, que fica na Zona Leste de Natal. De acordo com a ação civil pública do MP, a casa não tem administração, não tem controle de moradores e não há como saber se quem mora lá é, de fato, estudante. Os promotores querem que haja uma intervenção judicial para conduzir o fechamento da entidade. O Governo do Estado foi procurado para se pronunciar sobre o caso, contudo ainda não respondeu.

Segundo o MP, a última diretoria da Casa do Estudante do Rio Grande do Norte foi registrada em 2010 e, desde 2011, ao final do mandato dos diretores, não há administração. “Assim sendo, atualmente a entidade encontra-se acéfala. Não existe pessoa estatutariamente responsável pela administração da demandada Casa do Estudante do Rio Grande do Norte para tomada de decisões necessárias ao andamento da entidade, e especialmente quanto a manutenção do seu único patrimônio, consistente no prédio histórico e tombado que lhe serve de sede”. Argumenta o Ministério Público.

Ainda de acordo com o que consta na ação, o próprio MP solicitou em 2013 uma reforma no prédio e a Justiça acatou o pedido, determinando que o Governo do Estado providenciasse as obras. O Ministério Público afirma que foram investidos R$ 937.121,70 nas construções, que estão em fase final.
 
Entretanto, em 2015 foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta com o Estado, para conduzir a regularização da situação da representação formal da entidade, obter autorização na forma estatutária e entregar, em usufruto, o imóvel sede ao próprio Governo.

Verdão faz 2 a 0 no Colo-Colo e tem vantagem para ir à semi da Liberta.

O Palmeiras venceu bem o Colo-Colo (CHI) por 2 a 0 em Santiago, e abriu caminho para chegar à semifinal da Libertadores. Bruno Henrique e Dudu fizeram os gols da equipe de Luiz Felipe Scolari.

Para chegar ao resultado, o Verdão teve um bom início, mas precisou suportar pressão por boa parte do segundo tempo, até fechar o placar. Assim, segue com campanha perfeita fora de casa na Liberta (cinco vitórias em cinco jogos) e pode até perder por um gol de diferença no Allianz Parque, dia 3/10, que mesmo assim avançará de fase.

Eleições devem mobilizar 2 milhões de mesários em todo o país.

As eleições deste ano devem mobilizar cerca de 2 milhões de mesários em todo país. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a metade dos mesários se ofereceu para o trabalho de maneira voluntária.

Para atuar como mesário, o escolhido recebe treinamentos específicos e orientações de técnicos da Justiça Eleitoral, que o prepara para atuar no dia das eleições. A cada eleição, a Justiça Eleitoral convoca eleitores maiores de 18 anos e em situação regular para atuar no dia da votação.

A convocação exclui candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, e seu cônjuge; membros de diretórios de partidos políticos, desde que exerçam função executiva; autoridades, agentes policiais e funcionários no desempenho de funções de confiança do Executivo; e funcionários do serviço eleitoral.

Tarefas.
O mesário é o representante da Justiça Eleitoral na seção de votação. Cabe a ele receber e identificar os eleitores – seja pela verificação de documentos e coleta de assinaturas, seja pela verificação biométrica –, compor as mesas de votos e justificativas, fiscalizar e desempenhar tarefas logísticas e de organização da seção para a qual foi designado.

O eleitor que atua como mesário tem direito à dispensa do serviço pelo dobro de dias e ao desempate em concursos da Justiça Eleitoral, quando prevista essa possibilidade no edital.

O treinamento de mesários ocorre nas modalidades presencial e à distância. Neste ano, a Justiça Eleitoral preparou cerca de 180 mil mesários por meio de curso à distância.

Produção para TV, rádio e vídeos consome cerca de R$ 70 milhões das campanhas à Presidência.

Dados das prestações de contas dos candidatos à Presidência mostram que a produção de conteúdo para televisão, rádio e vídeos consome mais da metade do dinheiro já gasto nas campanhas para o cargo.

Os 13 cabeças de chapa (inclusive Lula, antes de ser declarado inelegível) despenderam R$ 67,9 milhões com propagandas do tipo – mais de 40% do que foi arrecadado.

Um levantamento feito indica que os gastos com a produção desses materiais e programas consumiu 54,9% das despesas contratadas nos primeiros 20 dias do horário eleitoral gratuito.

Câmara de Vereadores de João Câmara/RN publica Emenda a Lei Orgânica sobre eleição da Mesa Diretora

A Câmara de Vereadores do município de João Câmara/RN publicou Emenda a Lei Orgânica do Município que dispõe sobre alteração no Artigo 29,  que trata da realização de eleição para renovação da Mesa Diretora na legislatura.

Com e Emenda o artigo 29 da Lei Orgânica Municipal passa a ter a seguinte redação: “Art. 29 – A eleição para renovação da Mesa Diretora, na legislatura, realizar-se-á em qualquer tempo, em hora e local previamente definidos, por convocação da Mesa Diretora, da qual deverão ser cientificados todos os vereadores, e a posse ocorrerá no dia lº (primeiro) de janeiro do terceiro ano da legislatura. Não havendo número legal no dia designado para a eleição, serão realizadas sessões diárias até que a nova Mesa Diretora seja eleita”.

Fest Orquídeas segue até domingo e oferece curso gratuito de cultivo.

Fest Orquídeas deu início a mais uma edição ontem quinta-feira (20) e segue até domingo (23), no Hiper Bompreço, de Capim Macio, com muitas novidades também do orquidário KS Orquídeas de São Paulo – SP.

O evento, que já é conhecido pelo público natalense por sua qualidade, traz uma seleção especial das plantas que compõem a família Orchidaceae. São cores e tamanhos nas mais variadas formas e cada espécie requer um cuidado particular para que cresça e floresça saudável.

E, para isso, o evento realiza oficinas de cultivo. Temas como adubação, iluminação, cuidados na transferência de jarros, local ideal para manter a planta, se a espécie escolhida é de sol, sombra ou meia sombra serão abordadas. E, ao final, o participante ainda concorre a uma orquídea.

Na exposição, também pode ser encontrado jarros, materiais de cultivo, adubos e substratos.


Futuro presidente terá de enfrentar financiamento do SUS.

A revitalização do Sistema Único de Saúde (SUS), responsável pelo atendimento exclusivo de cerca de 75% da população brasileira, hoje estimada em 208,5 milhões de pessoas, está entre os principais desafios do próximo presidente da República, juntamente com a segurança pública e a geração de empregos. Segundo dados do Ministério da Saúde, o SUS é um dos maiores sistemas de saúde do mundo: em 2017 foram realizados 3,9 bilhões de atendimentos na rede credenciada.

Entre os procedimentos mais frequentes, ao longo do ano passado, estão, por exemplo, consulta médica em atenção básica e especializada, visita domiciliar, administração de medicamentos em atenção básica e especializada, aferição de pressão arterial e atendimento médico em UPA (Unidade de Pronto Atendimento). A estrutura do SUS em todo o Brasil envolve 42.606 unidades básicas de saúde e o mesmo número de equipes do programa Saúde da Família, 596 UPAs, 2.552 centros de atenção psicossocial (Caps), 1.355 hospitais psiquiátricos, 436.887 leitos, 3.307 ambulâncias, 219 bancos de leite humano e 4.705 hospitais conveniados (públicos, filantrópicos e privados).

Para financiar essa rede de atendimento, a pasta da Saúde tem o maior orçamento da Esplanada dos Ministérios. Em 2018, a previsão no Orçamento Geral da União é de R$ 130,2 bilhões, sendo R$ 119,3 bilhões para ações e serviços públicos. Quem está na ponta do sistema, no entanto, reclama de subfinanciamento da saúde pública.

MP pede anulação de edital que privilegiou remoção de servidores da UERN.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou à Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fuern) que anule um edital de remoção e portarias removendo dois servidores, por violarem direitos constitucionais. A recomendação, formulada pela 11ª Promotoria de Justiça de Mossoró, deve ser atendida no prazo de 20 dias.

O problema verificado no edital é que houve restrição de vagas em favor dos servidores lotados apenas no Campus de Mossoró, sem qualquer respaldo jurídico. Dois servidores, inclusive, já tiveram expedidas e assinadas as portarias de remoção.

Impedindo que os servidores dos demais campus pudessem concorrer à remoção, a Fuern está violando o princípio da isonomia, além do princípio da eficiência por restringirem a seleção do melhor candidato para as vagas no Campus de Natal.

O direcionamento do edital decorreu da concentração de 75% do número total de técnicos da universidade em Mossoró. Para o MPRN, esse fato não justifica o tratamento desigual conferido aos demais servidores públicos, inclusive porque há possibilidade de abertura de edital único de modo que as remoções se realizem no Estado todo, sem prejuízo do interesse público e da continuidade do serviço.

Além de Mossoró, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) possui outros cinco Campus Avançados (Assu, Caicó, Natal, Patu e Pau dos Ferros) e 11 Núcleos de Ensino Superior (Alexandria, Apodi, Areia Branca, Caraúbas, João Câmara, Macau, Nova Cruz, Santa Cruz, Touros, Umarizal e São Miguel).

Barroso quer ouvir TSE antes de decidir sobre títulos sem biometria.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso pediu ontem (20) informações à Justiça Eleitoral para embasar sua decisão sobre o pedido do PSB de evitar o cancelamento dos títulos de eleitores que não realizaram o cadastramento por biometria em todo o país.

Após receber a manifestação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Barroso deve decidir a questão. Pela decisão, o tribunal deverá informar em 72 horas o número atualizado de eleitores que tiveram o título cancelado e o critério para determinar as localidades que devem realizar o recadastramento biométrico.

Na ação, a legenda sustenta que as resoluções do TSE que disciplinaram o cancelamento do título como penalidade ao eleitor que não realizou o cadastro biométrico obrigatório dentro do prazo são inconstitucionais porque resultaram no indevido cerceamento do direito de votar.

Na avaliação do partido, “tudo indica que a maioria dos eleitores privados do direito ao voto é de cidadãos humildes” e que não tiveram acesso à informação para cumprir a formalidade.

O questionamento do PSB chegou ao Supremo no dia (19) e foi distribuído ao ministro Celso de Mello, que se declarou impedido para analisar o caso por “razões de foro íntimo”. Em seguida, o processo foi redistribuído ao ministro Barroso.

Ninguém acerta as seis dezenas e prêmio da Mega-Sena acumula.

Nenhuma aposta acertou o prêmio principal da Mega-Sena especial da Mega Semana do Apostador, cujo sorteio foi realizado nessa quinta-feira (29), no Caminhão da Sorte estacionado na cidade de Oliveira, em Minas Gerais. As dezenas sorteadas foram: 10 - 22 - 40 - 46 - 55 – 58.

Com isso, o prêmio previsto de R$ 17 milhões acumulou. De acordo com a Caixa, a estimativa para o concurso 2.081, que será realizado neste sábado (22), é de pagar R$ 22 milhões para quem acertar as seis dezenas.

A Quina teve 38 vencedoras, e cada apostador vai receber R$ 43.325,46. A quadra vai pagar R$ 813,26 a cada um dos 2.892 acertadores.

O bilhete simples, com seis dezenas, custa R$ 3,50. As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) deste sábado em qualquer uma das mais de 13 mil casas lotéricas credenciadas pela Caixa em todo o país.

Cresce o número de crianças e adolescentes conectados só pelo celular.

O número de crianças e adolescentes que usa a internet apenas pelo celular cresceu. Segundo a Pesquisa TIC Kids Online divulgada hoje (18), o percentual de jovens entre 9 e 17 anos que acessa a rede somente pelo telefone móvel chegou em 44%. No levantamento anterior, com dados de 2016, o índice era de 37%.

O estudo aponta que 85% da população nessa faixa etária utilizou a internet ao menos uma vez em três meses, um total de 24,7 milhões de crianças e adolescentes. Em movimento complementar, o uso do computador como forma de acesso à rede tem caído, de 60% na pesquisa anterior para 53% na atual.

Governo do RN paga hoje nova faixa do décimo e atinge 85% do total.

O Governo do Estado do RN dará continuidade nesta sexta (21) ao pagamento do décimo-terceiro para quem recebe entre R$ 4 mil e R$ 5 mil, atingindo o número de 93 mil servidores ativos e inativos com décimo pago, equivalente a 85% do total de 109 mil servidores.

Os salários estão 100% em dia e sobre os 15% restantes do décimo, para salários acima de R$ 5 mil, o Governo trabalha para concluir até o final de outubro. No último dia 10 de julho já receberam antecipação de 40% do décimo terceiro de 2018 os servidores da Educação e dos órgãos da Administração Indireta com arrecadação própria.

TSE usa robôs para ajudar a tirar dúvidas de eleitores.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está usando robôs (bots, no jargão técnico em inglês) para auxiliar os eleitores a tirar dúvidas sobre o pleito de outubro e sobre candidatos. Os assistentes virtuais funcionam por meio das contas do Tribunal no Twitter (@TSEjusbr) e no Facebook Messenger (@TSEJus).

Para interagir com os programas, o eleitor precisa enviar mensagens a eles. Os assistentes funcionam como “perfis” com quem o usuário dialoga. No Facebook, basta o usuário procurar o perfil do TSE e enviar uma primeira mensagem. Em seguida, aparecerão diversas opções, como “dúvidas frequentes”, “situação eleitoral”, “quitação eleitoral” e “candidatos”.

quinta-feira, setembro 20, 2018

Turista de 48 anos é estuprada dentro de quarto de hotel em Ponta Negra.

Um crime bárbaro ocorreu em um quarto de hotel na praia de Ponta Negra, na zona Sul de Natal, na madrugada desta quinta-feira (20). Uma turista de São Paulo, de 48 anos, foi roubada e estuprada dentro de um quarto de hotel. A Polícia Civil investiga o caso e tem um suspeito.

De acordo com o delegado Márcio Delgado, da Delegacia do Turista, o caso ocorreu nas primeiras horas desta quinta-feira. O bandido teria chegado ao quarto da vítima pulando uma janela que daria acesso à praia e, no interior do local, cometeu os crimes.

A suspeita da Polícia é que o criminoso tinha a intenção inicial de furtar objetos da vítima. Porém, ao perceber que ela estava sozinha e que havia acordado, o criminoso amarrou a turista e cometeu também o crime sexual, fugindo em seguida.

A vítima prestou queixa à Polícia e reconheceu um suspeito através de imagens captadas por câmeras de segurança na região, que mostraram que o criminoso nas redondezas pouco antes do crime.

A Polícia ainda não deu informações sobre as características do suspeito.

TSE aprimora consulta sobre como verba eleitoral é gasta por candidato.

Estatísticas consolidadas sobre a prestação de contas de candidatos e partidos políticos relativas às eleições de outubro estão disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para consulta de qualquer interessado.

Até a semana passada, no link “Estatísticas Eleitorais” já era possível acessar informações detalhadas sobre candidaturas e eleitorado, em abas específicas. Agora, a novidade é que na aba “Prestação de Contas” o cidadão pode obter dados consolidados a partir de um resumo geral.

Segundo a Justiça Eleitoral, a diferença das informações disponíveis nessa nova aba das estatísticas eleitorais para o Divulgacandcontas é que nela os dados estão consolidados com as informações enviadas à Justiça Eleitoral até o momento.

Preço em alta da gasolina leva o consumidor a migrar para o álcool.

O consumo de etanol nas bombas dos postos de combustíveis do Estado de São Paulo alcançou, pela primeira vez, neste mês de setembro a mesma proporção da gasolina. Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo (Sincopetro), José Alberto Paiva Gouveia, 50% das vendas foram de etanol e 50% de gasolina. Até hoje, o que se verificava era um escoamento médio de 60% de gasolina.

O empresário informou que essa migração já vem ocorrendo desde “a greve dos caminhoneiros, em maio último {que levou ao desabastecimento} em paralelo com as subidas constantes da gasolina”. Ele informou que o consumo mensal nas cidades paulistas atinge 180 bilhões de litros somando a gasolina, o álcool e o diesel. E sempre que o valor do litro de álcool equivale a 70% do preço da gasolina, abastecer com o derivado da cana fica mais competitivo. O litro de gasolina está custando em média R$ 4,57 em São Paulo, enquanto o de etanol vale R$ 2,74 - 59% mais barato.

Na avaliação da pesquisadora da Fundação Getulio Vargas em Energia, Fernanda Delgado , a greve dos caminhoneiros continuará ainda por algum tempo “reverberando na economia do país”. Ela, no entanto, pondera que o grande impacto sobre o preço da gasolina, que já subiu 15% desde maio último,  está associado mais à pressão das cotações no mercado internacional. O valor do barril de petróleo, passou, nesse período, de US$ 65 para US$ 75. A tendência, pontuou a pesquisadora, é de alta no mundo todo.

Delgado defende que o Brasil poderia ser menos dependente dessa política de preços internacionais caso houvesse a quebra do monopólio da Petrobras,  que detêm 98% do refino dos derivados de petróleo. A questão, porém, explica, esbarra em criar um sistema que possa atrair os investidores.