sábado, agosto 29, 2015

Paulo Henrique Amorim prega otimismo anticrise.

O termo crise tão propagado nestes tempos de dificuldades política e econômica pelo qual passa o país deve significar “julgamento” das circunstâncias e do que é possível fazer para superar o momento recessivo. A conotação para a expressão é dada pelo jornalista e sociólogo Paulo Henrique Amorim, que esteve em Natal, na última quinta-feira, dia 27, para o lançamento da campanha Liquida Natal 2015.

Conhecido pelo humor ácido e análises pertinentes, Amorim participou de coletiva de imprensa e abriu a campanha com a palestra “A economia brasileira no cenário atual e perspectiva para o futuro”, no Centro de Convenções de Natal, quando alertou: “o centro da economia mundial mudou de lugar e no Brasil também, precisamos sair do “saopaulocentrismo”, fora dele a crise é menor”, disse.

Sempre tomando por base dados e manchetes publicados em jornais e revistas especializados em economia no país e no mundo, como também de institutos de pesquisa e estatísticas, ele mostra o crescimento de vendas e faturamento de grandes corporações e a intenção destas de continuar investindo no país – “apesar da crise”. E desenha um cenário menos turbulento e de retomada de crescimento para a economia brasileira em 2016.

MP ELEITORAL DÁ PARECER FAVORÁVEL À REDE.

Marina Silva durante campanha em São Paulo - 24/09/2014
Ex-senadora e ex-candidata à Presidência da República Marina Silva(VEJA.com/Reuters)

A Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) encaminhou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um parecer favorável ao registro da Rede Sustentabilidade, idealizado pela ex-senadora e ex-candidata à Presidência da República Marina Silva, como partido político. O novo pedido para o registro da sigla foi feito ao TSE em maio deste ano.
Em outubro de 2013, às vésperas do prazo final para filiações de políticos que almejavam disputar as eleições de 2014, o plenário do TSE rejeitou dar aval à legenda porque ela não havia conseguido cumprir o requisito básico de recolher o mínimo de 492.000 assinaturas certificadas em cartórios eleitorais – apenas 442.000 assinaturas foram validadas. Por causa disso, Marina acabou se filiando ao PSB como candidata a vice-presidente na chapa de Eduardo Campos, mas assumiu a candidatura ao Planalto depois da morte trágica do político, em agosto do ano passado. No documento encaminhado ao TSE, o vice-procurador-geral eleitoral, Eugênio Aragão, entendeu que o grupo conquistou a quantidade mínima necessária de assinaturas e que, por isso, deve ter o pedido de registro aceito pela Corte – o número de assinaturas faltantes era de 49.425 mas, em seu novo pedido, a Rede apresentou 56.128 novas assinaturas de apoio. O caso agora será analisado pelo plenário do TSE, o que não tem data prevista para ocorrer.

RN lidera ranking de crescimento de novos empreendimentos entre 2014 e 2015.

O Brasil registrou a criação de 990.964 novos empreendimentos no Brasil no primeiro semestre do ano, aumento de 4,9% em relação ao mesmo período de 2014, quando 944.678 novas empresas foram criadas. O Rio Grande do Norte foi o estado que apresentou o maior crescimento de 2014 para 2015 (15,7%).

Os números são do Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas. Apenas no mês de junho surgiram 168.445 empresas, aumento de 12,8% em relação ao mesmo mês no ano passado, quando o número foi de 149.350. Na comparação com o mês de maio de 2015, que totalizou 174.031 novos empreendimentos, houve queda de 3,2%.

Entre os estados, no primeiro semestre do ano, São Paulo foi responsável por 27,3% dos novos empreendimentos, totalizando 270.302. Em seguida, o estado com maior número de novas empresas é Minas Gerais, com 108.192 nascimentos, 10,9% do total.

A terceira posição no ranking nacional de nascimentos de janeiro a junho fica com Rio de Janeiro, com 100.490 novos empreendimentos, 10,1% do total. O Acre apresentou a maior queda (10,5%) no número de empreendimentos de 2014 para 2015 (15,7%).

De acordo com os economistas da Serasa Experian, diante do quadro adverso da economia do país, o aumento no número de novas empresas, no acumulado interanual, pode ser creditado ao aumento do empreendedorismo por necessidade, em contraposição ao empreendedorismo por oportunidade, como alternativa para o aumento do nível de desemprego no país

Fracasso de audiência, Globo cancela “Tomara que Caia” em outubro.

E lá se vai mais uma tentativa da Globo de obter a liderança em audiência após o fim da exibição do “Fantástico”. O programa “Sai do Chão” foi mais um que não conseguiu vencer o “Programa Silvio Santos” no horário, assim como o anterior, o reality “SuperStar”.

De acordo com o jornalista Daniel Castro, a Globo já bateu o martelo e o programa que mistura show com humor já teria uma data específica para ir ao ar como a última edição. O programa vai ao ar até o dia 4 de outubro, mas poderia ser esticado caso fosse um sucesso de audiência.

Vale lembrar que o último programa que trouxe bons resultados para a Globo no horário foi o “Sai de Baixo”, com alguns novos episódios produzidos especialmente para o “Viva”, e que a Globo decidiu apresentá-los. Será que um remake da série seria uma boa opção?

Lula diz que voltou a voar e que se posicionará mais sobre o Brasil.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que voltou “a voar outra vez”, ao dizer que vai se pronunciar e viajar mais pelo País a fim de se posicionar sobre temas relevantes ao Brasil.

“Eu estava quieto, mas agora vou falar mais. A direita falava que o Lula estava morto”, disse o ex-presidente. Ele destacou que por cinco anos ficou em silêncio porque era o comportamento adequado, a fim de dar espaço natural para o governo de sua sucessora, a presidente Dilma Rousseff.

“Quando alguém se sente insubstituível, está nascendo dentro dele um ditador”, disse. Ele até brincou com o ex-presidente do Uruguai José Alberto Mujica ao afirmar para ele que deveria ficar quieto, pois agora em seu país o presidente é Tabaré Vázquez.

“Como tenho as costas largas, vou ver se eles dão um pouco de sossego para Dilma”, disse. “Eu estou naquela fase de quem está esperando a aposentadoria, mas não me deixam em paz”, contrapôs Lula. “Mas os adversários falam no meu nome todo o santo dia”, destacou o ex-presidente.

E, logo em seguida, ele encerrou seu discurso com a frase que para várias pessoas no auditório foi interpretada como senha de que ele poderá ser candidato a presidente em 2018. “Eu voltei a voar outra vez.”

Ex-modelo com rosto desfigurado vai se casar com o homem que sempre esteve do lado dela.

Em 2011, aos 24 anos, a vida da australiana Turia Pitt mudou completamente: após ser atingida pelo fogo durante um incêndio florestal em uma ultramaratona, a jovem teve queimaduras graves em 70% do corpo. Segundo a jovem, os organizadores do evento não explicaram como lidar com possíveis incêndios florestais. Na época, Turia contou que não sabia para onde ir e só sentia ficar mais quente, então, correu pelo fogo para tentar se salvar.

Seu lindo rosto, que já havia lhe rendido há alguns anos o título de Miss Austrália, ficou completamente desfigurado. Turia precisou usar uma máscara por dois anos. Na época, o noivo da ex-modelo chegou a deixar o emprego para cuidar da amada. E foi com a ajuda dele que a jovem superou o acidente, conseguiu recuperar sua autoestima e tornou-se uma mulher admirada em todo o mundo.

Hoje, Turia faz palestras motivacionais, tem vários livros publicados e se empenha em arrecadar fundos para uma entidade que oferece cirurgias plásticas de reconstrução para pessoas carentes. Mas, agora, a modelo está focada em um dos momentos mais especiais de sua vida: o casamento com o homem que sempre esteve ao seu lado, mesmo nos piores momentos da vida. Mas, agora, a modelo está focada em um dos momentos mais especiais de sua vida: o casamento com o homem que sempre esteve ao seu lado, mesmo nos piores momentos da vida.

Lei de cotas garantiu mais de 111 mil vagas para estudantes negros em três anos.

Criada PELO GOVERNO DO PT com o objetivo de ampliar o acesso da população negra, indígena e a de baixa renda ao ensino superior, a Lei de Cotas, que completa três anos hoje (29), garantiu mais de 111 mil vagas para estudantes negros em cursos superiores de universidades e institutos federais. Os dados são da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir), divulgados esta semana. Até o fim de 2015, o número deve chegar a 150 mil.

A lei reserva no mínimo 50% das vagas das instituições federais de ensino superior e técnico para estudantes de escolas públicas, devendo ser preenchidas por candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, levando em consideração a proporção desses grupos na população total do estado onde fica a instituição. A legislação também garante que, das vagas reservadas a escolas públicas, metade será destinada a estudantes de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo.

Levantamento realizado pela Seppir mostra que, em 2013, 50.937 vagas das instituições federais de ensino superior e técnico foram ocupadas por estudantes negros.

No ano passado, o número subiu para 60.731. A estimativa da secretaria é que até o fim 2015, 40 mil vagas sejam ocupadas por negros, totalizando 150 mil vagas. Os números definitivos deste ano só serão conhecidos em 2016.

Fã que gastou mais de U$ 100 mil para ficar igual a Bieber é achado morto.

Tobias Strebel, que gastou mais de US$ 100 mil em cirurgias plásticas para ficar parecido com Justin Bieber, foi encontrado morto na semana passada.

Policiais encontraram o corpo do fã do ídolo pop, que tinha 35 anos, no dia 21 de agosto em um motel em San Fernando Valley, na Califórnia (Estados Unidos).

Também foram encontradas drogas, mas a causa da morte não determinada até o momento. 
Strebel, que também era conhecido como Toby Sheldon, estava desaparecido e foi visto pela última vez no dia 18 de agosto na avenida North Orange Grove, em West Hollywood. Amigos falaram ao canal ABC 7 que ele sumiu sem deixar vestígios, como um recado de onde poderia ter ido.
 
A polícia de Los Angeles especula que seu desaparecimento pode ter conexão com o recente fim de seu namoro. 
 
Strebel ficou conhecido pela sua participação na série de TV "Botched and My Strange Addiction", do canal E!. No programa, ele fala de sua relação com música desde quando era criança e canta em um estúdio. "Eu quis parecer com o Bieber desde quando era muito novo. Levava fotos dele comigo para minhas cirurgias há três anos atrás, e dizia: 'é assim que eu quero ficar depois'", afirmou.

Não Percam! Dia 05 de Setembro o 1º Motobike de João Câmara/RN.

O maior evento de esportes radicais nunca visto na região do Mato Grande, primeiro Motobike Show, com a Equipe Vovô bike Show de Pernambuco, ginásio José Soares da Câmara O Zezão João Câmara/RN dia 5 de setembro.

Local: Ginásio José Soares da Câmara o Zezão
Data: 05 de setembro 2015
Hora: 19:00min

Pós-Graduação em Patologia Oral abre seleção para curso de Doutorado.

O Programa de Pós-graduação em Patologia Oral da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está com inscrições abertas até o dia 24 de novembro deste ano, para a seleção de candidatos ao Curso de Doutorado em Patologia Oral, que deve ser iniciado em fevereiro de 2016.

São ofertadas 11 vagas e os inscritos serão avaliados entre os dias 1º e 4 e dezembro, por meio de apresentação oral do projeto de pesquisa, exame do curriculum vitae e entrevista.

O Projeto de Pesquisa deve ser elaborado obedecendo à estruturação presente no edital e abordar um dos os seguintes temas: câncer oral, glândula salivar, cistos e tumores odontogênicos, inflamação e reparo dos tecidos orais, manifestações orais de doenças sistêmicas e neoplasias benignas, lesões proliferativas da cavidade oral e biopatologia oral e crânio-facial.

O resultado final será calculado por meio da média aritmética das 3 notas obtidas e será divulgado no dia 11 de dezembro.

Interessados devem realizar inscrição via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Mas informações no site: www.posgraduacao.ufrn.br/patologiaoral ou pelo telefone (84) 3215-4138.

O edital do processo seletivo está disponível no endereço: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/verProducao?idProducao=2699869&key=821f87dfded6956d71a86dc803fc8dfa.

DOMÉSTICAS COMEMORAM DIREITO AO SEGURO-DESEMPREGO; TIRE DÚVIDAS.

(Foto reprodução/Google)

Agora é oficial. Os empregados domésticos com carteira assinada demitidos sem justa causa desde ontem vão ter direito ao seguro-desemprego. A resolução com os critérios sobre a concessão do benefício foi publicada nessa sexta-feira no Diário Oficial da União. Para o empregador não muda nada, já que o benefício é pago pelo governo.

Mas para a empregada doméstica Telma Oliveira mudaria muita coisa. Por pouco ela não terá direito ao seguro-desemprego, já que passou dois anos e sete meses no último trabalho e foi dispensada há uma semana. O problema é que a regra vale após a data da publicação, ou seja, para trabalhadores demitidos desde ontem.

EDUFRN realiza 2ª edição do concurso literário Américo de Oliveira Costa.

A Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EDUFRN) recebe propostas para a 2ª edição do concurso literário “Américo de Oliveira Costa”, no período de 28 de agosto até 18 de setembro. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente no e-mail: inscricaopublicacao@editora.ufrn.br.

O concurso tem como público-alvo escritores norte-rio-grandenses de qualquer município e escritores nascidos em outros estados e que  residam no Rio Grande do Norte pelos últimos dez anos. O tema do concurso é livre e contempla as categorias: conto, poesia e crônica, nas quais a(s) proposta(s) deverá (ão) estar enquadrada(s).

Cada participante poderá concorrer: com até três propostas na categoria conto; com até quatro propostas na categoria poesia; com até três propostas na categoria crônica.

Nas três categorias, as propostas devem ser: inéditas, isto é, não podem ter sido objeto de qualquer tipo de veiculação ou publicação antes da inscrição e até a divulgação do resultado; escritas em língua portuguesa e digitadas em extensão docx; formato A4; fonte Times New Roman; corpo 12; espaçamento de entrelinhas 1,5 cm; 3cm de margens superior e esquerda e 2cm cm de margens inferior e direita.

Essa ação é promovida pela EDUFRN e visa à divulgação de talentos literários do Rio Grande do Norte, além do estímulo à leitura e à escrita. Para conferir o edital completo, acesse o link:https://fb.docs.com/1OZG6.

Culminância do Projeto Folclore da Escola Municipal Professora Alzira Matias de Melo em João Câmara/RN.




A programação foi alegre descontraída, mostrando um pouco de tudo que foi trabalhado durante o mês, a ornamentação ficou por conta dos trabalhos dos alunos em sala de aula.
 
Os professores brilhantemente desenvolveram atividades com grande relevância para os alunos. Dentre elas brincadeiras, cantigas de rodas, danças adivinhações, parlendas, lendas, histórias, músicas, medicina popular e concurso de dança com premiação para o 1º e 2ª lugar. No final do evento foi servido um lanche (mungunzá e arroz doce) típico para o momento.
 
Agradecemos aos professores pelo empenho e dedicação, alunos, pais e funcionários, que se envolveram no projeto.
 
A todos o nosso muito obrigado!

A Direção.

Dia 01 de outubro a cidade João Câmara vai tremer é o Tremores Fight 3!


PRF apreende 60 mil maços de cigarros contrabandeados no interior do RN

A Polícia Rodoviária Federal prendeu, ontem sexta-feira (28), dois homens carregando caixas contendo 1,2 milhão de cigarros contrabandeados do Paraguai. A mercadoria é avaliada em cerca de R$ 150.000,00.

O flagrante ocorreu na BR 226, em Campo Redondo. Policiais rodoviários fiscalizavam a BR quando deram ordem de parada a uma van e descobriram o contrabando. Os homens informaram que levariam os cigarros para Caicó. Um deles está cumprindo pena no regime semiaberto em João Câmara, onde deveria apresentar-se ontem à noite.

A Polícia Rodoviária Federal retirou mais de 260 milhões de maços de cigarros contrabandeados de circulação nos últimos cinco anos. No Rio Grande do Norte foram quase 9 milhões nesse período.

CBF determina ‘parada médica’ para jogos das 11 horas no Brasileiro.

Após críticas de jogadores e treinadores, a CBF decidiu implantar a parada técnica obrigatória em todas as partidas disputadas às 11 horas no Campeonato Brasileiro. Em ofício publicado nesta sexta-feira, a entidade definiu uma “parada médica” em cada tempo, com duração de três minutos, para amenizar os efeitos do calor nos jogos das manhãs de domingo.

“Em partidas realizadas às 11h, haverá paradas médicas aos 30 minutos dos dois tempos de jogo, tendo como referência os procedimentos adotados na Copa do Mundo de 2014. O cronômetro não será pausado e serão adicionados três minutos depois do período regulamentar, independentemente dos outros motivos que podem gerar acréscimos”, anunciou a CBF.

A entidade determinou que as paradas só serão realizadas quando os termômetros registrarem ao menos 28 graus. Em caso de temperatura inferior ou de chuva, os árbitros não deverão paralisar o jogo.

A medida vem ao encontro do pedido dos jogadores, preocupados com o calor nesta segunda metade do Brasileirão. Mesmo no inverno, atletas e treinadores reclamaram das altas temperaturas em algumas partidas disputadas às 11 horas, um dos momentos mais quentes do dia.

Maior feirão de veículos já realizado no RN oferece condições de compra especiais.

O Show do Automóvel, o primeiro Feirão de Novos e Seminovos do Rio Grande do Norte acontece no estacionamento do Arena das Dunas e segue até domingo colocando à disposição do público 500 veículos, automóveis e motocicletas, vendidos com taxas a partir de 0,99% ao mês. 

O consumidor tem sido atraído para o feirão pela grande oportunidade de ofertas num mesmo local. São mais as 30 revendas presentes.

Vice assume lugar de prefeita ‘ostentação’ foragida em cidade do Maranhão.

A vice-prefeita de Bom Jardim (a 275 km de São Luís, no Maranhão), Malrinete Gralhada (PMDB), assumiu o comando da prefeitura nesta sexta-feira (29) no Fórum da cidade. Ela foi empossada pelo juiz Cristovão Sousa Barros, da 2ª Vara Criminal. A posse deveria ter ocorrido na Câmara de Vereadores, mas um desencontro com o presidente da Casa impediu que isso ocorresse.

A cidade estava sem comando desde que a prefeita Lidiane Leite da Silva (PP), de 25 anos, fugiu após ter a prisão decretada pela Justiça por causa da operação Éden, da Polícia Federal. Na quinta-feira (27), a Justiça determinou que a vice assumisse o cargo imediatamente.

Suspeita de desviar recursos de escolas municipais, Lidiane está foragida desde o dia 20 de agosto. Ela ficou conhecida por publicar nas redes sociais fotos em que aparece ostentando luxo.

Cosern recebe inscrições para curso de formação de eletricista até próximo dia 11.

A Cosern está com inscrições abertas para seleção de candidatos ao curso de formação de Eletricista de Rede de Distribuição em Mossoró até o dia 11 de setembro. Para se candidatar, os interessados devem enviar currículo para o e-mail institucional (formacaodeeletricistas@cosern.com.br) com a identificação “Seleção para Curso de Formação de Eletricista de Rede de Distribuição em Mossoró”.

O processo de seleção é composto por quatro etapas, que vai desde a análise curricular até o teste de escalagem. Para participar da seleção, os candidatos devem atender alguns pré-requisitos: residir no Rio Grande do Norte, ter 18 anos ou mais, ter concluído o curso de Eletricista de Instalações Residenciais ou Prediais e ter Carteira Nacional de Habilitação – CNH (tipo B).

As quatro etapas ocorrerão da seguinte forma: na primeira fase, é realizada a análise dos currículos recebidos. Em seguida, os candidatos participarão de testes de português e matemática. Na terceira etapa acontece o teste de aptidão física e, na última fase, o teste de escalagem, que avalia habilidades técnicas do candidato.

Os aprovados em todas as etapas estarão aptos a realizar o curso, que possui carga horária de 364h, e, caso aprovados, ficarão cadastrados no banco de candidatos da distribuidora, podendo ser convidados a participar de futuras seleções para o cargo de eletricista da Cosern. Ao final do curso, os candidatos selecionados receberão um certificado de participação.

O curso de formação de Eletricista de Rede de Distribuição é ministrado por instituição especializada, gratuito, anual, e reflete o compromisso social da Cosern em qualificar profissionais e contribuir para a geração de emprego e renda à população residente no Rio Grande do Norte, área de concessão da distribuidora.

Nasce o primeiro filho de Fernanda Gentil apresentadora do Globo Esporte.


Nasceu ontem sexta-feira (28), o primeiro filho da apresentadora Fernanda Gentil. O nascimento de Gabriel foi confirmado pelo cunhado da jornalista, que publicou uma foto nas redes sociais com o sobrinho nos braços.

O bebê nasceu de cesariana na Perinatal, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A criança tem 48 cm e pesa 3,1 kg.

“Eu e Matheus [Braga, pai da criança] queremos, acima de tudo, agradecer às inúmeras mensagens de carinho que recebemos nos últimos dias e ao longo de toda a gravidez. Gabriel nasceu – com narizinho de batata como previsto – e passa muito bem! Esse momento já é o melhor de nossas vidas, e que ele seja de muita paz e boas energias para a nossa família”, disse Fernanda Gentil através de nota.

Afastada da TV desde 14 de agosto, a apresentadora participará da “danças das cadeiras” da Globo, substituindo Alex Escobar na versão carioca do “Globo Esporte”, que está sendo comandada de forma interina por Cristiane Dias.


Pós em Arquitetura abre inscrições para mestrado e doutorado.

O Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) abriu inscrições do dia 26 de agosto até 21 de setembro, para o processo seletivo dos cursos de mestrado e de doutorado acadêmicos.

Estão sendo oferecidas 15 vagas para o mestrado e 10 vagas para o doutorado, sendo destas duas vagas do mestrado e uma do doutorado destinadas para docentes e/ou técnico-administrativos da UFRN, de acordo com o Artigo 17 da Resolução n° 197/2013 do CONSEPE. As outras vagas estão disponíveis para todos os demais candidatos.

Para o mestrado podem se inscrever candidatos que tenham o diploma superior ou comprovante de conclusão do curso de graduação até o dia 30 de janeiro de 2016. Já o candidato do nível de doutorado deve ser portador do diploma de mestrado expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Para realizar as inscrições, os candidatos devem preencher o formulário eletrônico disponível no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), por meio do endereço: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?aba=pprocesso&nivel=S e apresentar a documentação exigida nos itens 6 a 7 do edital.

Mais informações sobre a realização do processo seletivo podem ser encontradas no edital do programa, cujo link de acesso é: http://sistemas.ufrn.br/shared/verArquivo?idArquivo=2723493&key=08ba8616fb70bbe75f8dd9bbdf309c1b ou ainda pelo telefone (84) 3215-3776.

Uma em cada 4 cidades do país perde população.

A população brasileira chegou a 204,5 milhões em 2015, o que significa crescimento de 7,1% nos últimos cinco anos. O Estado de São Paulo, o mais populoso, cresceu 7,6% no mesmo período. Já soma 44,4 milhões – ou 21,7% de todos os brasileiros. Em 1.364 (24,4%) das 5.570 cidades do País, ocorreu o oposto de 2014 para 2015: o contingente de habitantes encolheu. As informações constam das Estimativas da População do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os municípios que perderam população estão principalmente na Região Sul. “São cidades de até 20 mil habitantes que não oferecem atrativos de estudo e trabalho para os jovens. Eles tendem a migrar para os grandes centros em busca de oportunidades”, explica a técnica do IBGE Leila Ervatti, lembrando que no Sul as mulheres têm taxa de fecundidade historicamente mais baixas.

As Estimativas da População são calculadas anualmente pelo IBGE e servem para registrar o número de brasileiros nos períodos entre os censos demográficos, que são realizados a cada dez anos. De 2014 para 2015, a população brasileira aumentou 0,83%, mantendo ritmo cada vez mais lento de crescimento, tendência desde os anos 1960. No Norte e no Centro-Oeste estão as maiores taxas de crescimento. Mais da metade dos municípios teve aumento de habitantes de até 0,9%.

Em Brejo de Areia (MA), de 2014 para 2015 o número de residentes subiu 113,7%, passando a 9.166 brejoareienses. A menor cidade do País é a mineira Serra da Saudade, com 818 moradores, seguida da paulista Borá, com 836.

Já a concentração nos grandes centros (cidades de mais de 500 mil pessoas) persiste: apenas 41 municípios concentram 30% da população de todo o País (61,2 milhões de pessoas).

Superlua ocorre neste sábado; saiba o que é e como observar.

Na noite deste sábado (29) será possível observar no céu o fenômeno conhecido como "superlua", que acontece quando ocorre uma lua cheia no período entre 24 horas antes ou depois de a lua atingir o perigeu (ponto mais próximo da Terra) de sua órbita. As informações são do astrônomo Cassio Barbosa, do blog Observatório.

A órbita da Lua é elíptica, por isso a distância até nosso satélite natural varia. A menor distância até a Terra (chamada de perigeu) é bem diferente da maior distância (chamada de apogeu): o perigeu da Lua se dá por volta de 362.600 km da Terra e o apogeu, na média, por volta de 405.400 km.

Este ano haverá três superluas: em agosto, em setembro e em outubro. A primeira superlua, que tem o nome oficial de "lua do perigeu-sizígia", acontecerá neste sábado, dia 29. A Lua atinge sua fase de cheia 20 horas antes do perigeu.

"Toda vez que a Lua fica cheia perto do perigeu, ela parece 14% maior e até 30% mais brilhante. A diferença de tamanho não é tão perceptível, pois quando ela está alta no céu, não há nenhuma estrutura para comparação. Já a diferença de brilho é mais fácil de se notar", explica Cassio Barbosa. "Esse evento é um daqueles que não precisam de instrumento para apreciar, basta ir para um local aberto e olhar para a Lua."

Primeiras empresas aderem ao PPE e receberão R$ 5,7 milhões para manter empregos.

As três primeiras empresas que aderiram ao Programa de Proteção ao Emprego (PPE) receberam ontem (28) do ministro do Trabalho, Manoel Dias, os termos de adesão ao programa. Segundo o ministério, serão gastos R$ 5,7 milhões do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) com a adesão dessas empresas, mas o governo deixará de gastar R$ 11,5 milhões com seguro-desemprego, uma vez que os empregados não serão demitidos.

Somadas as três empresas, 2,5 mil trabalhadores serão beneficiados. São duas empresas do setor automobilístico e uma de metalurgia: Grammer do Brasil, Rassine NHK Autopeças e Caterpillar do Brasil. A Rassine aderiu com 551 empregados por um período de três meses. A Granner, com 451 empregados, aderiu por seis meses, assim como a Caterpillar, com adesão de 1.498 empregados.

“A finalidade do programa é a manutenção do emprego. Os trabalhadores alcançados pelo programa terão mantidos seus empregos, apesar de todas as dificuldades. Além dos empregos, manterão os direitos trabalhistas e previdenciários. Com isso, economizamos no pagamento do Fundo de Garantia, que seria pago no caso de dispensa sem justa causa”, disse Dias, após a assinatura dos termos de adesão.

O PPE permite a redução temporária da jornada de trabalho, com diminuição até 30% do salário. O governo arcará com 15% da redução salarial, usando recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O programa é válido até o final do ano que vem, mas o ministro não descartou a possibilidade de prorrogação.

Agora, o governo passará as informações à Caixa Econômica Federal, que cuidará dos pagamentos oriundos do FAT. A partir de setembro, as três empresas já poderão aplicar a redução de jornada aos funcionários.

O ministério informou ainda que mais sete empresas demonstraram interesse em aderir ao programa e estão em fase de acordos com sindicatos dos trabalhadores. “Muitas empresas buscam informações e estão preparando a documentação. Pelas notícias que temos, mais empresas vão aderir ao PPE”, afirmou o ministro.

Minha Casa Minha Vida garante moradia a mais de 500 mil beneficiários do Bolsa Família.

Durante entrega simultânea de 2.701 moradias do Programa Minha Casa Minha Vida em Caucaia (CE), ontem sexta-feira (28), a presidenta Dilma Rousseff comemorou a marca de 515 mil casas destinadas a beneficiários do Bolsa Família. Segundo a presidenta, o número alcançado é mais uma prova do sucesso do programa habitacional.

“Hoje, ao entregar essas casas, é importante que vocês saibam que nós atingimos uma marca muito forte, 500 mil dessas casas são para pessoas que recebiam Bolsa Família, ou seja, para aquelas pessoas, do Brasil, mais pobres. Dentre as pobres, as mais pobres. É um momento de comemoração”, afirmou a presidenta.

Dilma também destacou que a meta do governo federal é continuar a garantir casas para a população e que até o final de 2018 um total de 27 milhões de pessoas deverão ser beneficiadas com moradia digna.

“Nós queremos fazer mais casas e, o nosso objetivo é fazer mais três milhões de casas. Com isso nós chegaremos a mais de seis milhões. Vai ter no Brasil, até 2018, com muito esforço, em torno de 27 milhões de pessoas com a casa própria”, assegurou Dilma.

A presidenta lembrou do início do programa, em que a meta estabelecida foi considerada ousada. “Àqueles que diziam que não ia acontecer o Minha Casa Minha Vida, hoje nós estamos dando uma boa resposta. Está aí o Minha Casa Minha Vida, estão aí vocês dentro dessas casas”, salientou.

Portaria do MEC diz que universitários não são obrigados a produzir TCC para graduação.

O trabalho de conclusão de concurso de uma universidade pode ser um problema para os graduandos. Além de exigir tempo, uma vez que a demanda de pesquisa e produção de um trabalho tem duração mínima de seis meses, as monografias exigem do psicológico. A corrida contra o tempo, a pressão dos orientadores e uma avaliação em público do trabalho feito pelo aluno chegam a assustar e, muitas vezes, trazem à mente do formando o desejo de deixar tudo de lado. O desejo é logo descartado já que, ao longo de todo o curso, o aluno é informado que para conseguir o diploma é necessário apresentar um trabalho de conclusão de curso ao fim da graduação. No entanto, o que poucos sabem, é que as monografias são, na verdade, opcionais.

De acordo com o parecer 146/2002 do Ministério da Educação, os trabalhos de conclusão dos cursos de graduação, sejam eles da rede pública ou particular, são considerados optativos. Segundo a resolução, a monografia é uma disciplina opcional e cabe a instituição de ensino adequar à forma como será a adequação do currículo das disciplinas.

“Nos cursos objeto do presente Parecer, a Monografia se insere no eixo dos conteúdos curriculares opcionais, cuja adequação aos currículos e aos cursos ficará a cargo de cada instituição que assim optar, por seus colegiados superiores acadêmicos, em face do seguinte entendimento:

1) A graduação passa a ter um papel de formação inicial no processo contínuo de educação, que é também inerente ao próprio mundo de trabalho e da permanente capacitação profissional , isto é, do profissional apto ao enfrentamento dos desafios suscitados pelas mudanças iminentes à conclusão do curso ou emergentes e conjunturais”, informa a portaria.

Uma vez que a resolução diz que a monografia é uma atividade opcional, o aluno ficaria livre da disciplina. No entanto, para conseguir ter acesso ao diploma nas instituições do Rio Grande do Norte, apresentar um trabalho para uma banca ainda é necessário. A única forma para conseguir evitar o trabalho de conclusão de curso é mesmo na Justiça.

“A UFRN segue as diretrizes do MEC. Como a monografia é uma disciplina optativa, cabe então aos colegiados dos cursos definirem, a partir de seus projetos pedagógicos, se ela deve ser usada ou não. Nas engenharias, os alunos podem apresentar uma monografia, mas isso não quer dizer que eles não possam apresentar um artigo científico ou um projeto. O mesmo acontece com o curso de Arquitetura, no qual os alunos podem apresentar, inclusive, um projeto arquitetônico ou urbanístico no lugar da monografia. Essas determinações variam entre os cursos”, explicou Maria das Graças.

Último capítulo de “Babilônia” amarga audiência pífia e recorde negativo histórico.

O capítulo final de “Babilônia” exibido ontem sexta-feira (28), não aumentou a audiência da Globo na faixa das nove, e amargou índice pífio para um desfecho do principal horário de novelas do país.

Segundo dados preliminares, exibido das 21h20 às 22h45, o último capítulo da trama escrita por Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga, cravou apenas 32.4 pontos de média, chegando a picos de 36.5 pontos. Foi a pior audiência do final de uma novela das nove em todos os tempos. No horário, SBT e Record marcaram 9.0 pontos.

Fracasso histórico, “Babilônia” teve seu último capítulo com duração menor que suas antecessoras. Normalmente, os desfechos das tramas das 21h ficam no ar por quase duas horas, o que não ocorreu. Isso sem contar o final patético das rivais Beatriz (Glória Pires) e Inês (Adriana Esteves).

Confira a audiência do final das antecessoras:
“Império” – 46 pontos
“Em Família” – 37 pontos
“Amor à Vida” – 48 pontos
“Salve Jorge” – 46 pontos com pico de 49
“Avenida Brasil” – 51 pontos com pico de 54
“Fina Estampa” – 47 pontos com pico de 50
“Insensato Coração” – 47 pontos com pico de 51
“Passione” – 52 pontos com pico de 54
“Viver a Vida” – 46 pontos com pico de 52
“Caminho das Índias” – 55 pontos com pico de 59

Cada ponto equivale a 67 mil domicílios na Grande São Paulo. Os dados são prévios e podem sofrer alterações no consolidado.

Procon/RN alerta empresas para envio de boleto no prazo de 10 dias do vencimento.

O Procon/RN notificará estabelecimentos comerciais para o cumprimento da lei nº 0277/2009 que dispõe sobre a postagem obrigatória do aviso de cobrança no prazo mínimo de dez dias anteriores ao vencimento da fatura. A comprovação do envio deverá ser feita na parte exterior frontal do envelope de cobrança, ou documento similar, que deverá constar indicação oficial da data de postagem de forma clara e visível.

Na hipótese de entrega direta será exigida a assinatura de protocolo ou recibo pelo devedor. Em caso de não cumprimento da lei, apurado por denúncia direta do consumidor ao PROCON/RN, aplica-se ao infrator a multa de no mínimo R$ 1.000.00 (hum mil reais) e no máximo R$ 10.000.00 (dez mil reais).

SENAI terá 96,9 mil vagas no Pronatec até o fim de 2015. Saiba como se inscrever!

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) oferecerá, até o fim de 2015, 96,9 mil vagas em cursos técnicos e de formação inicial (FIC) dentro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As vagas estão distribuídas em todos os 26 estados e no Distrito Federal. Os interessados devem procurar as entidades que encaminham alunos para o SENAI, como as secretarias estaduais de educação e os centros de referência da assistência social (CRAS), ou ainda se inscrever na página do Pronatec na internet.

O início das aulas será a partir de setembro, depois dos processos de seleção realizados por essas mesmas instituições. Os beneficiários da Bolsa Formação, modalidade do Pronatec a que se referem as 96,9 mil vagas, terão o curso e o material didático gratuitos, além de auxílio para transporte e alimentação.

Assassinato de jovens representa 44% dos homicídios no RN, aponta estudo.

Um estudo divulgado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed/RN) revelou que o crime contra jovens até 24 anos corresponde a 44% dos assassinatos registrados no Estado. Os dados foram divulgados ontem sexta-feira (28) durante audiência pública promovida na Assembleia Legislativa pela Comissão de Pesquisa e Investigação (CPI) do Senado Federal que apura os assassinatos de jovens no Brasil.

Os números apresentados pelo coordenador de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine) da Sesed, Ivenio Hermes, mostram que a maioria das vítimas dos assassinatos contra jovens são negros, do sexo masculino, e possuem entre 18 a 21 anos. O estudo é referente aos períodos de janeiro a agosto dos anos de 2013, 2014 e 2015.

“O nosso trabalho mapeia e registra os dados atualizados dos crimes ocorridos no Rio Grande do Norte, visando a redução desses números por meio da criação de políticas públicas direcionas para as causas desses crimes”, afirma Ivenio.

De acordo com a senadora Fátima Bezerra (PT), integrante da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado e propositora da audiência, os índices de homicídios contra jovens no Brasil cresceram significativamente. “No Rio Grande do Norte, esse índice cresceu quase 300% entre os anos de 2002 e 2012. O Brasil pulou da 20ª posição, em 1990, para a 8ª posição, no ano de 2012”, disse Fátima.

Para o relator da CPI, senador Lindbergh Farias (PT-RJ), o principal desafio da Comissão é contribuir para uma formulação e implantação de políticas públicas para juventude, como forma de contemplar as diversas dimensões das demandas e necessidades desse grupo social. “A meta desta CPI, mais do que apenas apresentar projetos legislativos, é tentar forçar uma negociação política para que a gente consiga avançar em algumas áreas e diminuir esses números tão negativos para o Brasil”, destaca Lindbergh.

O evento contou com a presença do deputado estadual Fernando Mineiro (PT-RN), deputada estadual Márcia Maia (PSB-RN), a secretária Estadual de Juventude, Maria Divaneide Basílio, o juiz titular da 1ª Vara da Infância e da Juventude, José Dantas, o vereador Hugo Manso (PT), o presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Marcos Dionísio, dentre outras autoridades e representes da sociedade civil.

sexta-feira, agosto 28, 2015

“Bolsa Atleta me incluiu na sociedade”, diz medalhista que era guardador de carros.

A história do esporte na vida de Davi é emocionante. Há 15 anos ele tomava conta de carros em um estacionamento ao lado do Centro Olímpico em São Paulo. “Meu professor estacionava o carro lá e eu tomava conta do carro dele. E aí ele me chamou para treinar”, conta ele. Ele começou a treinar para ganhar o lanche. Em 2005, quando foi criado o Bolsa Atleta, ele diz que foi um dos primeiros a se inscrever no programa. “Depois que eu comecei a receber o Bolsa Atleta, falei: ‘Vou ser atleta, cara! Não quero nunca mais voltar.".

E assim ele fez. Nunca mais tomou conta de carro e se dedicou exclusivamente ao treinamento, a ser atleta. “O Bolsa Atleta me manteve no esporte. O Bolsa Atleta está fazendo dez anos e eu estou fazendo dez anos junto”. Um dos maiores desafios para os atletas jovens com poucos recursos, relata o lutador, é que quando chega a uma idade de 17, 18 anos tem a necessidade de ajudar financeiramente à família. E aí muitos se veem obrigados a deixar o esporte para procurar trabalho.

Então o programa do governo federal fez diferença mais uma vez. “Fez um papel fundamental de estar me mantendo no esporte. Antigamente eu não tinha patrocínio, não tinha incentivo de ninguém e o Bolsa Atleta me manteve no esporte, porque eu tinha de onde ajudar minha família. Pude me manter no esporte. Na minha vida fez um papel fundamental. Praticamente me incluiu na sociedade.”

E a bolsa que recebia fez ainda mais uma diferença, o incentivou a progredir cada dia mais e a conquistar melhores colocações no ranking nacional. “O Bolsa Atleta faz você sempre querer mais, te dá o benefício de ter o dinheiro a mais do seu sacrifício. Você se sacrifica, consegue chegar mais longe e o Bolsa Atleta vai e te incentiva a chegar muito mais longe no seu esporte, porque quanto mais apoio você tiver, melhor para você no seu rendimento.”

Davi Albino lembra que a luta greco-romana é um esporte tradicional no mundo, existe desde 750 a.C, mas que a Confederação Brasileira de Luta tem apenas 15 anos. “Em apenas 15 anos já temos medalha em mundial, já temos atletas no ranking mundial. Eu sou o primeiro atleta a entrar no ranking mundial da história da luta olímpica brasileira”. E se depender dele, o Brasil vai ainda mais longe na modalidade. “Ano que vem nas Olimpíadas eu sei que vou estar muito forte, graças ao Bolsa Atleta também, vou estar financeiramente melhor e fisicamente muito mais forte para trazer a primeira medalha olímpica para o Brasil na greco-romana.”

MPRN realiza concurso para credenciar estagiários para área administrativa.

O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte realiza domingo (30) o IX Concurso para Credenciamento de Estagiários para a área administrativa da Instituição. O processo seletivo visa criar cadastro reserva para provimento de futuras vagas em Natal e Mossoró.

Em Natal, região que contou com 644 inscritos, as provas serão realizadas Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy, localizado à Av. Jaguarari, 2100 – Lagoa Nova. Já em Mossoró, que teve 272 inscritos, as provas serão realizadas no Colégio Sagrado Coração de Maria, na Avenida Augusto Severo, 134 – Centro.

As áreas contempladas pela seleção em Natal são Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências da Computação/Engenharia da Computação/Sistemas de Informação/Informática, Comunicação Social – Jornalismo, Comunicação Social – Publicidade, Engenharia Civil, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social.

Em Mossoró, inscreveram-se para o concurso estudantes das áreas de Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Ciências da Computação/Engenharia da Computação/Sistemas de Informação/Informática, Comunicação Social – Jornalismo, Engenharia Ambiental e Serviço Social.

Instagram ganha versão para fotos e vídeos em formatos horizontal e vertical.

O Instagram anunciou ontem quinta-feira (27) uma grande mudança em sua configuração. Com a versão 7.5 do aplicativo os usuários da rede poderão postar fotos e vídeos na horizontal, no formato paisagem, e na vertical, no formato retrato. A novidade está disponível para Android (Clique aqui para baixar) e IOS (Clique aqui para baixar).

Em comunicado a empresa disse que o formato quadrado foi e sempre será parte importante do que é o Instagram, mas que preferiu colocar em primeiro lugar a história visual que cada um quer contar.

“Queremos tornar ainda mais simples e divertido compartilhar esses momentos de acordo com a preferência de cada pessoa”, diz a empresa no comunicado.

Ainda de acordo coma empresa gerenciadora do aplicativo, uma em cada cinco fotos ou vídeos publicados não está no formato quadrado, fazendo com que muitos usuários tenham que se utilizar de filtros recursos para postar fotos em outros formatos.

Laboratório de Sismologia identifica tremores a 2,2 km de Natal/RN.

Na última quarta-feira, 26, o Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) identificou dois novos tremores na dorsal, nome dado a grandes cadeias de montanhas submersas no oceano, que se originam do afastamento das placas tectônicas.

O primeiro tremor ocorreu às 5h11, pelo Tempo Coordenado Universal (UTC) e teve magnitude 4.9. O segundo tremor ocorreu às 5h58 e teve magnitude 5.0.

O epicentro, ponto onde se registra a intensidade máxima de um movimento sísmico, de ambos os tremores foram bastante próximos, não distando mais que 6,5 km. Em relação ao segundo tremor, o epicentro está localizado a aproximadamente 2.210 km de Natal.

O Laboratório
O Laboratório de Sismologia (LabSis) da UFRN, além de atividades como o monitoramento dos abalos sísmicos, participa da formação de alunos de graduação em Geofísica e de pós-graduação (PPGG/UFRN) e mantém parcerias com Petrobras, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), Marinha do Brasil, entre outros.

Editora de livros infantis sobre gays recebe carta do Papa.

A italiana Francesca Pardi, homossexual assumida e dona de uma editora de livros infantis sobre famílias formadas por casais gays, recebeu uma carta do papa Francisco dizendo para ela "seguir em frente".

Companheira há mais de 20 anos de Maria Silvia Fiengo - também sua sócia -, ela é autora de títulos como "Piccola storia di una famiglia: perché hai due mamme?" ("Pequena história de uma família: por que você tem duas mamães?"), uma das várias obras vetadas recentemente pelo prefeito de Veneza, Luigi Brugnaro, nas escolas da cidade.

"Ele desejou que eu siga adiante e me abençoou", contou Pardi, que, no ano passado, havia enviado uma carta ao Pontífice relatando as dificuldades e preconceitos enfrentados por ela, sua esposa e seus quatro filhos na sociedade italiana.

Além disso, em junho de 2015, ela mandou a Jorge Bergoglio todo o catálogo da sua editora, esperando uma leitura do argentino. A resposta veio por meio do monsenhor Peter Brian Wells, assessor para Assuntos Gerais da Secretaria de Estado da Santa Sé.

"Espero que esse gesto inicie uma mudança de tons sobre o tema das 'outras' famílias e um maior respeito por pessoas como eu, neste momento em que nos sentimos objetos de uma cruzada", declarou a editora, fazendo referência à proibição de seus livros em Veneza, medida criticada até pelo cantor Elton John.

Estudante é detido por espalhar falso toque de recolher no WhatsApp.

Um estudante de 19 anos foi detido pela Polícia Civil suspeito de gravar e divulgar um falso toque de recolher em Campinas, no interior de São Paulo, com ameaças de ataque da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). O áudio espalhou medo entre moradores, fechou estabelecimentos comerciais mais cedo e deixou ruas da cidade vazias na última terça-feira (25).

O jovem foi detido em casa, no município de Limeira, por agentes da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), na manhã da quinta-feira, 27. Segundo a Polícia Civil, ele teria confessado ser responsável pela gravação, disse que queria fazer “uma brincadeira” e não é integrante de nenhuma facção criminosa. O estudante vai responder em liberdade por apologia ao crime e falso alarme de pânico.

No áudio, compartilhado por WhatsApp, o jovem se passa por um criminoso e anuncia ataques a 12 bairros da cidade a partir das 20 horas. “O bagulho vai ficar louco a partir das oito, mano. Não sai de casa, fechem os bares. É isso”, diz a gravação.

Com medo, moradores evitaram sair de casa, muitos estabelecimentos comerciais fecharam as portas mais cedo e escolas e faculdades dispensaram alunos. De acordo com os policiais, nenhum ataque foi registrado nos locais anunciados pela gravação.

Após investigações, os policiais conseguiram localizar e apreender o celular do estudante. Nele, os investigadores encontraram a gravação do falso toque de recolher. O estudante foi liberado após assinar um termo circunstanciado.

Aneel aprova redução de 18% na bandeira vermelha.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), aprovou na manhã desta sexta-feira (28) o desconto de 18% na bandeira tarifária vermelha. Com isso, o valor cobrado a mais nas contas de luz para cada 100 kilowatt-hora (kWh) consumidos durante a vigência dessa bandeira cairá de R$ 5,50 para R$ 4,50 a partir de setembro.

Considerando o consumo médio residencial brasileiro, o impacto médio nas contas de luz das famílias será de 2%. Isso equivale a uma redução de R$ 1,7 bilhão na arrecadação das empresas de distribuição até o fim do ano.

Campeonato de Jiu Jitsu segue com inscrições abertas em Natal/RN.

Seguem abertas as inscrições para a primeira edição do Open Pro de Jiu Jitsu. A competição acontece no dia 5 de setembro, a partir das 8h, no ginásio de esporte do Centro Universitário do RN (UNIRN) e tem o apoio da Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL). A realização é da EM Sports.

O torneio conta com três categorias, sendo elas juvenil, adulto e máster e abrange as faixas preta, marrom, roxa, azul e branca. Os atletas interessados em participar devem acessar o edital do torneio disponível no endereço eletrônico emsports.com.br. As inscrições terminam no dia 2 de setembro.

Robinson acompanha cerimônia de lançamento do Liquida Natal 2015.

O governador Robinson Faria acompanhou o lançamento do Liquida Natal 2015, na noite desta quinta-feira, 27. A cerimônia foi marcada pela palestra do jornalista Paulo Henrique Amorim, que discorreu sobre a economia brasileira no momento atual e as perspectivas para o futuro.

No início da palestra, entretanto, as palavras de Amorim foram dedicadas ao governador. “Começo minha palestra falando dele que é um especialista em enfrentar crises. Disputou uma eleição com apenas 18% das intenções de voto. Era uma crise insuperável e ele é hoje o governador do Rio Grande do Norte”.

Mãe denuncia professora por abuso sexual de criança de três anos no MS.

Uma professora é suspeita de abusar sexualmente de uma menina de três anos em um CEI (Centro de Educação Infantil), na cidade de Três Lagoas, interior do Mato Grosso do Sul. A denúncia foi feita pela mãe da aluna.

Depois de ser buscada na instituição, a criança de três anos reclamou de dor nas partes íntimas. Durante o banho, a mãe percebeu que a genitália da menina estava machucada e perguntou o motivo. A criança teria afirmado que foi abusada sexualmente pela professora dentro do banheiro do CEI.

O delegado responsável pelo caso, Thiago Passos, afirmou que está apurando a denúncia e que o procedimento contará com depoimentos dos familiares da vítima e de pessoas citadas na investigação.

A menina passou por exames de corpo de delito que confirmaram uma tentativa de violação. A diretora da escola comunicou a Secretaria Municipal de Educação de Cultura e se colocou à disposição da Justiça. Por meio de nota, a secretaria informou que aguarda o avanço das investigações para se pronunciar sobre o assunto.