sábado, julho 25, 2020

Dinheiro de ex-assessores de Flávio Bolsonaro duplicou créditos na conta de Queiroz.

Dados da quebra de sigilo bancário de ex-assessores do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) mostram que o dinheiro repassado por eles ao policial militar aposentado Fabrício Queiroz duplicou os créditos feitos na sua conta corrente em 2016.

As informações disponíveis indicam que os 13 assessores suspeitos de devolverem parte do salário para Queiroz repassaram, no total, R$ 303 mil ao PM. O valor é metade dos R$ 605,5 mil recebidos pela conta do policial militar aposentado entre janeiro de 2016 e janeiro de 2017.

Amigo do presidente Jair Bolsonaro, Queiroz é apontado pelo MP-RJ como o operador financeiro do esquema da “rachadinha” no antigo gabinete de Flávio na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, onde ele exerceu o mandato de deputado estadual de fevereiro de 2003 a janeiro de 2019.

A suspeita é de que o ex-assessor recolhia parte do salário de alguns assessores para repassá-los ao filho do presidente Bolsonaro.

Preso preventivamente no mês passado em Atibaia, no interior de São Paulo, Queiroz cumpre a medida cautelar em casa, benefício concedido pelo presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), João Otávio de Noronha.

A defesa do senador nega as acusações de que praticou “rachadinha”. A de Queiroz afirma que não comenta casos sob sigilo

Morre José Mentor, um dos fundadores do PT, vítima de Covid-19 em SP..

Morreu na madrugada deste sábado (25), em São Paulo, o ex-deputado federal e advogado José Mentor, aos 71 anos de idade. Um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), ele estava internado no hospital 9 de Julho, há pelo menos uma semana, para tratamento de covid-19. 

Em nota, a sigla prestou homenagem ao ex-deputado, que teve quatro mandatos na Câmara dos Deputados, de 2003 a 2019, e, ainda, de vereador e deputado estadual de São Paulo. “Foi um parlamentar atuante e combativo ao longo de quase 30 anos na Câmara de Vereadores de São Paulo, na Assembléia Legislativa de São Paulo e na Câmara dos Deputados, em Brasília”, escreveu o partido, em sua página na internet. 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também lembrou a trajetória de Mentor, destacando que aderiu às mobilizações estudantis desde cedo. “José Mentor teve uma vida plena de sentido, significado e contribuições para a sociedade brasileira. Minha solidariedade aos seus familiares e amigos.”

Continente africano se prepara para enfrentar pico da pandemia.

Com os dados de contágio e óbitos por Covid-19 em ascensão, passando dos 780 mil casos e chegando a 17 mil mortes, o continente africano se prepara para enfrentar o pico da pandemia. Os cientistas apontam que, depois das Américas, atual epicentro da pandemia e onde a propagação da doença ainda não deu sinais de estabilidade, a África será o próximo epicentro do coronavírus.

Segundo análise do Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Cris-Fiocruz), os dados do continente estão menos assustadores do que em outros lugares, com cerca de um terço do número de casos e um quinto do número de mortes do Brasil, por exemplo. Apesar de a pandemia ter demorado um pouco mais para atingir toda a região, grande parte dos países africanos viram os casos de covid-19 duplicarem no último mês e as curvas de contágio e de mortes continuam subindo.

O pesquisador do Cris-Fiocruz Augusto Paulo Silva, responsável pela colaboração com o continente africano e com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), explica que, como no Brasil, a epidemia na África começou pelos grandes centros urbanos que possuem mais conexões internacionais.

“É por conta das comunicações internacionais. A mesma lógica que tivemos no Brasil, a porta de entrada ser São Paulo e Rio de Janeiro, na África as partes mais conectadas são África do Sul e Egito, então é por ali que entrou, para depois começar a ir para outras partes do continente”.

De acordo com ele, as medidas de reforço na atenção primária à saúde pública têm ajudado o continente a evitar uma catástrofe, com ações como testes, rastreio de contatos e isolamento de casos. Porém, ele alerta que os países estão começando a retomar as atividades, antes da chegada do pico da pandemia.

“A quarentena nos países já acabou, fizeram dois ou três meses de quarentena, mas como tem muito setor informal, não conseguiram manter o isolamento direito por tanto tempo. Já estão a voltar. E está a chegar o pico. Mas a África do Sul, o Egito, estão abrindo com muito mais cuidado porque têm muito mais casos.”

A África do Sul está na casa dos 410 mil casos de covid-19 e 6 mil mortes, mais da metade dos casos e quase um terço das mortes no continente. O Egito está na faixa de 90 mil casos e 4,5 mil mortes.

Com quadriciclo, PM fiscaliza uma Ponta Negra vazia neste sábado (25).

A Polícia Militar realiza ao longo deste final de semana, fiscalizões na orla de Natal com o objetivo de coibir aglomerações como as que ocorreram no domingo passado (19), quando a praia de Ponta Negra ficou lotada, em meio a pandemia do novo coronavírus. Neste sábado (25), porém, a situação é bem diferente. De quadriciclo, o que agentes da PM têm encontrado é uma praia vazia.

No último domingo, um vídeo que circulou nas redes sociais  mostrou a aglomeração de dezenas de pessoas sem máscara no calçadão e na areia da praia. As imagens causaram indignação em parte da população e chamaram a atenção das autoridades.

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, afirmou que poderia retroceder das regras de isolamento social e da retomada gradual da economia caso as aglomerações registradas na cidade continuassem. Em decreto na terça-feira (21), ele autorizou o “fechamento de ruas e avenidas, em especial as vias públicas de acesso às praias urbanas, com o específico fim de evitar a aglomeração de pessoas e resguardar o interesse da coletividade na prevenção de contágio e enfrentamento da pandemia da Covid-19”.

Já a governadora Fátima Bezerra convocou representantes de municípios do litoral do estado para discutir o aumento da fiscalização contra aglomerações durante a pandemia.

Vaga de vendedor em João Câmara/RN.


Colocação de passarela causa congestionamento quilométrico na BR-101, em Natal/RN.

A instalação de uma passarela para pedestres próximo à Rua Maria Dolores Costa, na BR-101, em Natal, tem sido motivo de transtornos para os motoristas que trafegam pela região neste sábado (25). É que um congestionamento quilométrico se formou no final da manhã nas duas marginais da rodovia (sentido Parnamirim-Natal e vice-versa).

Por causa da obra, os dois sentidos da pista central, próximo à Leroy Merlin, foram interditados e o fluxo de veículos passou a trafegar pelas vias marginais. O bloqueio começou por volta das 7h deste sábado. A obra está prevista para acontecer ao longo de todo o dia.

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Estado do Rio Grande do Norte (DNIT-RN), o lançamento da estrutura metálica é uma continuidade das obras remanescentes e complementares da BR-101.

Governadora diz que retorno de aulas presenciais no RN só se dará “em ambiente seguro”.

O retorno às atividades presenciais das escolas do Rio Grande do Norte só se dará se houver um “ambiente seguro” para a reabertura, o que depende, segundo a governadora Fátima Bezerra (PT), “da evolução das condições da pandemia” de Covid-19. A declaração foi publicada nas redes sociais da governadora na manhã deste sábado (25). Um decreto estadual de 30 de junho fixa o dia 17 de agosto como data de uma possível retomada.

De acordo com o post deste sábado, esta retomada obedecerá aos protocolos de biosegurança adotados pelo RN. A continuidade da interrupção das atividades, portanto, não está descartada. “A suspensão das aulas pode ser estendida novamente, consoante a orientação do Comitê Científico, que deverá se reunir novamente na próxima segunda-feira (27)”, diz a publicação.⁣

Ainda no post, Fátima destacou que grande parte da rede de escolas públicas estaduais do RN promove atividades não-presenciais. “São professores utilizando rádio, TV, internet e material impresso para dar continuidade à aprendizagem dos estudantes”.

Decreto: shoppings com ar-condicionado em Natal (RN) na terça (28).

Os shoppings com ar-condicionado em Natal (RN) poderão reabrir para atendimento presencial dia 28 de julho, próxima terça-feira. A permissão será dada por meio de decreto assinado pelo prefeito Álvaro Dias que será publicado na segunda-feira (27).

A Prefeitura Municipal de Jardim de Angicos/RN, parabeniza os motoristas.

O Governo Municipal de Jardim de Angicos/RN, parabeniza esses profissionais que antes de clarear, lá está eles a postos, servindo ao nosso município, e são ouvintes e resolutivos com seus  passageiros. Neste dia dedicado ao motorista agradecemos a todos que cuidam e transportam com segurança nossa população.

Suely Fonseca 
Prefeita municipal

Reforma de Guedes abre caminho para volta da tributação de livros.

A reforma tributária encaminhada nesta semana pelo Ministério da Economia ao Congresso abre caminho para que livros voltem a ser taxados pelo governo.

O mercado de livros é protegido pela Constituição de pagar impostos. Mas no caso de contribuições como o PIS/Cofins, que o governo pretende substituir pela Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços, a CBS, ainda há uma brecha para a imposição de taxas.

O mercado estava protegido por uma lei de 2004, implementada após forte pressão do setor livreiro, contra o pagamento desses tributos específicos. Mas o novo CBS de Guedes acaba com a isenção e torna os livros tributáveis mais uma vez, sujeitos à mesma taxa de 12% que vale para todos os setores.

“Precisamos demonstrar novamente ao Ministerio da Economia e à sociedade que a isenção do livro é importante para a indústria editorial”, afirma Marcos Pereira, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros. “O tamanho da economia do livro é completamente desproporcional a contribuição que ele traz para a sociedade.”

“Incluir uma nova taxação nesse momento é inviabilizar editoras e livrarias, uma industria que já está debilitada”, acrescenta ele.

“Vai ser um desastre para uma cadeia que já vem sofrendo”, afirma Vitor Tavares, presidente da Câmara Brasileira do Livro.

“Pessoas importantes lutaram no passado para o livro ser imune de qualquer imposto. O acesso pelas pessoas já é tão difícil, com essa carga tributária altíssima, que vai sair de zero para 12%, fatalmente o livro vai ficar muito mais caro.”

As duas entidades afirmam que vão se organizar para reverter a situação, procurando conscientizar o ministério a continuar assegurando a isenção tributária em vigor.

Copa do Nordeste começa fase de mata-mata neste sábado (25).

A tarde deste sábado (25) promete fortes emoções nos duelos de quartas de final da Copa do Nordeste. Serão jogos únicos, que ocorrerão todos em estádios localizados na Bahia, sem a presença de público. Maior competição regional do país, a Copa do Nordeste – também chamada de Lampions League pelos torcedores – foi retomada na última terça-feira (21), após quatro meses de paralisação por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19). 

Serão dois jogos a partir das 16h (horário de Brasília). O estádio do Barradão, em Salvador, será palco de um clássico regional, o duelo dos Leões. O atual campeão Fortaleza (Leão do Pici), entra em campo contra o Sport Club Recife (Leão do Norte). Apontados como favoritos, ambos são comandados por técnicos experientes: Rogério Ceni (Fortaleza) e Roger Machado (Bahia). Os dois times ficaram praticamente empatados na liderança do Grupo A, com 17 pontos, mas o Fortaleza assegurou o primeiro lugar da chave, devido a um cartão vermelho dado um auxiliar técnico do Tricolor de Aço. O embate entre Fortaleza e Sport será transmitido ao vivo no canal Copa do Nordeste no Youtube.

Ceará e Vitória da Bahia fazem a outra partida das 16h, no estádio de Pituaçu. O Vovô se classificou para o mata-mata em segundo lugar do Grupo B, e conta com dois dos cinco jogadores que dividem a artilharia da Lampions, cada um com quatro gols: os atacantes Wellington Paulista e Tiago Orobó. Já o Vitória avançou em terceiro da chave.  

Com a melhor campanha do Grupo B, o Confiança chega com moral para encarar o Santa Cruz, pior classificado da chave, às 18h30, no Joia da Princesa. O time de Aracaju (SE) busca o título inédito da Copa do Nordeste. Já o Santa Cruz levantou a taça – apelidada de “orelhuda” – apenas uma vez, em 2016.

E para fechar a noite, às 21h30, o Bahia terá pela frente o Botafogo-PB, comandado pelo recém-chegado Mauro Fernandes.  O Tricolor de Aço vem embalado com a goleada de 4 a 1 sobre o Náutico, na última quarta (22), no primeiro jogo do time após o retorno. 

Os clubes que avançarem paras as semifinais receberão R$ 375 mil de premiação. A próxima fase já será disputada nas próximas terça (28) e quarta-feira (29), também em jogos únicos. 

Confira abaixo os horários e locais dos jogos: 
16h – Fortaleza (CE) x Sport (PE) – Barradão (Salvador)
16h – Ceará (CE) x Vitória (BA) –  Pituaçu (Salvador)
18h30 – Confiança (SE) x Santa Cruz (PE) – Joia da Princesa (Feira de Santana)
21h30 – Bahia (BA) x Botafogo-PB – Pituaçu (Salvador)

RN é um dos 5 estados que apresentam tendência de queda de mortes.

De 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal, apenas cinco apresentam tendência de queda para mortes provocadas pela Covid-19. Alagoas, Amazonas, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte demonstram diminuição superior a 15% em suas médias móveis quando comparadas com o cálculo de duas semanas atrás.

A “média móvel de 7 dias” faz um cálculo entre o número de mortes do dia e dos seis anteriores. Ela é comparada com média de 13 dias atrás para indicar se há tendência de alta, estabilidade ou queda. O cálculo é um recurso estatístico para conseguir enxergar a tendência dos dados abafando o “ruído” causado, por exemplo, pelos finais de semana, quando a notificação de mortes se reduz por escassez de funcionários em plantão.

Nesta sexta-feira, o Brasil apresentou média móvel de 1.065 mortes. Apesar de permanecer com tendência estável, o país estacionou em uma média alta de óbitos, o que preocupa os especialistas.

O Brasil ainda tem nove estados com tendência de alta para mortes e 13 em estabilidade. Estão em alta: Amapá, Goiás, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins. Demonstram estabilidade: Acre, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo e Sergipe.

O levantamento é do consórcio de veículos de imprensa formado por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo. As informações são coletadas diretamente com as secretariais estaduais de saúde.

Uso da dexametasona em pacientes com Covid-19 é aprovado pela UFRN.

Professores do Departamento de Infectologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DINF/UFRN) realizaram uma reunião e apresentaram recomendações, com base nas evidências científicas disponíveis, a serem seguidas pelos médicos e comunidade acadêmica para o tratamento de pacientes com Covid-19. O grupo de professores aprova o uso do medicamento dexametasona, que atua no sistema imune.

“Um ensaio clínico sugere que baixa dose dexametasona (6 mg/dia) tenha benefício no manejo de pacientes graves, com necessidade de oxigênio suplementar”, destaca documento publicado após a reunião dos infectologistas realizada no dia 16 de julho.

Baseados no uso em pacientes graves ou no contexto de ensaios clínicos randomizados e aprovados pelas agências regulatórias, os especialistas da UFRN também admitem o uso de imunoterapia, através de inibidores, imunoglobulina anti-SARS-CoV-2 ou plasma de convalescente.

“Vários estudos reforçam o posicionamento. Um dos mais importantes foi o publicado no New England Journal of Medicine, no dia 16 de julho, que reforça a utilidade, ainda que pequena, da dexametasona. É um corticoide que impacta na sobrevida das pessoas com covid grave”, citou o professor Kleber Luz.

Para continuar lendo é só clicar aqui

Nascidos em janeiro podem sacar até R$ 1.045 do fundo de garantia.

A Caixa Econômica Federal libera neste sábado (25) o saque em espécie do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) emergencial para nascidos em janeiro.

Também é possível resgatar o valor por meio de transferências para outras contas. A transação pode ser realizada em agências ou pelo Caixa Tem e é gratuita. 

Já o saque em dinheiro pode ser feito no autoatendimento da Caixa e casas lotéricas, utilizando o código que deve ser gerado no aplicativo Caixa Tem.

O saque emergencial do FGTS é mais uma das medidas do governo federal para diminuir o impacto da pandemia de coronavírus na economia brasileira. 

O valor máximo do saque por CPF é de um salário mínimo (R$ 1.045). O calendário de pagamentos varia de acordo com o mês de nascimento do brasileiro e, para cada mês, há duas datas: a primeira de disponibilização do FGTS no aplicativo Caixa Tem, que pode ser usado para o pagamento de contas, boletos e compras online. 

A segunda determina quando o dinheiro poderá ser sacado ou transferido para outras contas.

Mega-Sena pode pagar R$ 2,5 milhões em sorteio neste sábado (25).

Depois de pagar R$ 28,4 milhões a um apostador sortudo de Atibaia (SP) na última quarta-feira (22), a Mega-Sena volta a ser sorteada neste sábado (25) e promete um prêmio de R$ 2,5 milhões a quem acertar as seis dezenas do concurso 2283.

O sorteio será realizado às 20h, no Espaço Loterias, em São Paulo. As apostas podem ser feitas em qualquer casa lotérica até as 19h deste sábado. Também é possível “fazer uma fezinha” pela internet, no site Loterias Online da Caixa. É preciso ter mais de 18 anos.

A aposta mínima, de seis números, custa R$ 4,50.

“Uma semana de desespero”, diz mãe de motorista de aplicativo desaparecido em Natal.

“Faz uma semana de desespero. A cada minuto que passa eu sinto ele mais longe de mim, mas tenho certeza que ele está vivo”. As palavras que misturam angústia e esperança são da dona de casa Adriana Dantas. Ela é mãe de Arlley Diego Dantas, um jovem motorista de aplicativos de 24 anos que virou notícia após desaparecer misteriosamente. A última vez que Arlley foi visto com vida foi na manhã do sábado passado, dia 18, quando saiu de casa, no bairro Guarapes, na Zona Oeste de Natal, para ir trabalhar. Apenas o carro que ele usava, um HB20 alugado, foi encontrado. Foi achado em chamas, na beira da praia da Redinha, do outro lado da cidade. E nada mais.

“Mas eu ainda tenho fé em Deus que meu filho vai aparecer, que alguém vai achar ele. Não existe motivo para ele desaparecer assim. Meu filho não fuma, não bebe, não vive de festas. A vida dele é só trabalhar. Até onde eu sei, Arlley não tinha dívidas, não tinha confusão com ninguém. Só posso acreditar que ele foi vítima de algum assalto, e que ele vai conseguir voltar pra casa”, disse Adriana, em entrevista ao Agora RN.

Para cobrar respostas da Polícia Civil responsável pela investigação, familiares e amigos de Arlley prometem fazer um protesto na manhã deste domingo (26) na ponte Newton Navarro, que liga as zonas Leste e Norte da cidade. “Vamos fazer um protesto pacífico, como meu filho sempre foi. Porém, precisamos chamar a atenção, e cobrar que a polícia nos ajude a encontrar meu filho”, disse Adriana. O manifesto está marcado para as 9h, com a interdição das vias sobre a ponte e fixação de faixas e cartazes.
Arlley Diego é solteiro, não tem namorada e não tem filhos. Filho único, o rapaz mora apenas com Adriana, que é mãe solteira e não tem emprego no momento.

Informações sobre o paradeiro de Arlley Diego devem ser repassadas ao Disque-Denúncia da Polícia Civil, pelo número 181.

Brasil registra redução de 11% nos casos de Covid-19, afirma Ministério da Saúde.

A Semana Epidemiológica 29 (12 a 18 de julho) encerrou com um total de 235.010 casos novos, 11% a menos (27.836 casos) que na semana anterior. A redução será acompanhada pelo Ministério da Saúde ao longo das próximas semanas, para se verificar se a tendência permanecerá, especialmente na Semana Epidemiológica 30 (19 a 25 de julho). Já em relação aos óbitos, o período registrou 7.303 mortes causadas pelo vírus. O número indica que houve uma estabilização, já que na semana anterior foram registrados 7.204 óbitos.

Sobre os casos de recuperados e em acompanhamento, até o dia 18 de julho, o país apresentava uma estimativa de 1.342.362 casos recuperados e 653.726 casos em acompanhamento. O número de casos recuperados no Brasil é estimado por um cálculo composto que leva em consideração os registros de casos e óbitos com confirmação de Covid-19, informados pelas Secretarias Estaduais de Saúde, e o número de pacientes hospitalizados registrados no Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEPGripe).

A região Norte apresenta, até agora, maiores coeficientes de incidência de casos, sem 1.898,8 casos/100 mil habitantes. Em seguida vem o Nordeste com 1.214,3 casos/100 mil habitantes. A região Sudeste apresenta uma incidência de 801,5 casos/100 mil habitantes e a Sul 510,2 casos/100 mil habitantes. Por fim, o Centro Oeste apresenta 1.047,2 casos/100 mil habitantes.

Auxílio Emergencial: Caixa libera saque e transferências de novas parcelas neste sábado.

A Caixa Econômica Federal (CEF) começa a liberar neste sábado (25) saques e transferências de novas parcelas do Auxílio Emergencial para 3,8 milhões de beneficiários do programa nascidos em janeiro, e inscritos por meio do site e do aplicativo ou aprovados que fazem parte do Cadastro Único, mas não estão no Bolsa Família.

Esses beneficiários receberam a ajuda de R$ 600 em conta poupança social digital da Caixa, e já podiam usar os recursos para pagamento de contas e compras por meio do cartão virtual.(veja nos calendários mais abaixo).

Para os trabalhadores que receberam a primeira parcela até maio (primeiro e segundo lotes de aprovados), serão liberados saques e transferências de duas parcelas na mesma data.
 
Para o público do Bolsa Família, a quarta parcela do benefício começou a ser paga na segunda-feira (20), e segue até o dia 31 de julho. Os pagamentos para esse grupo são feitos da mesma forma que o Bolsa.

Lives de hoje: Wesley Safadão, Bruno & Marrone, Matheus & Kauan, Elza Soares e mais shows.

Wesley Safadão e Bell Marques, Bruno & Marrone, Mateus & Kauan e Elza Soares fazem transmissões neste sábado (25).

O festival Tomorrowland vai acontecer em versão virtual com sets de Dimitri Vegas, Armin Van Buuren, Nghtmr, Steve Aoki e outros artistas. O evento on-line continua no domingo (26).

Veja a lista completa com horários das lives abaixo.
Tomorroland Around the World com Dimitri Vegas, Armin Van Buuren, Nghtmr, Steve Aoki e outros artistas – a partir de 13h – Link
Sorriso Maroto – 15h – Link
Flavio Venturini – 16h – Link
Ego Kill Talent – 17h – Link
Jorge e Mateus – 17h – Link
Dubdogz, Samhara, Rooftime e Ella De Vuono (Todxs Music Festival) – 17h – Link
Maria Rita (Em Casa com Sesc) – 19h – Link
Wesley Safadão e Bell Marques – 19h – Link
Braza – 20h – Link
Matheus e Kauan – 20h – Link
Elza Soares – 21h – Link
Bruno e Marrone – 21h30 – Link
Luccas Carlos – 22h – Link
Teresa Cristina – 22h – Link

Comércio online no RN cresce 416% no primeiro trimestre.

O Rio Grande do Norte teve o segundo maior crescimento do Brasil no segmento comércio eletrônico. Pesquisa “E-commerce na Pandemia”, realizada pela plataforma Nuvemshop, durante o primeiro semestre, apontou um aumento de 416% em transações comerciais dessa natureza. As vendas cresceram nos 27 estados brasileiros, mas 17 deles viram as suas vendas aumentarem acima da média nacional de 137%; principalmente nas regiões Norte e Nordeste do País.

O Acre lidera a lista com um aumento de 951%, seguido do Rio Grande do Norte (416%), Rondônia (409%), Sergipe (373%) e Alagoas (340%), completando os cinco maiores. No Sudeste, o Espírito Santo teve o maior aumento, de 236%, seguido por Minas Gerais, 213%, Rio de Janeiro (154%) e São Paulo (96%), onde há o maior número de lojas. Já o “top 5” dos estados com maior aumento de novas lojas, no mesmo período, são RN, com 400%; Roraima (250%), Alagoas (233%), Pernambuco (218%) e Ceará (119%). No recorte regional, o estudo também detectou diferentes níveis de maturidade dentro das lojas online.

Para especialistas da área, o novo cenário é irreversível. “Essa é uma tendência que já acontecia no Brasil e em todas as partes do mundo. O consumidor está sempre buscando ferramentas que possam deixar o seu dia a dia mais prático. É preciso atender todos os perfis de clientes, oferecendo várias opções para ele. A pandemia apenas reforçou, especialmente no cliente mais tradicional, essa tendência nesse novo cliente que já estava ocorrendo de comprar por delivery, por meio de sites e aplicativos”, destaca Felipe Gilberto, especialista em T.I.

O varejo tradicional também está vivendo essa nova realidade. “A gente iniciou esses investimentos há alguns anos. Mesmo atuando em um comércio tradicional, como é o segmento de supermercados, entendemos que precisamos oferecer todas as opções para o nosso cliente.

Marinha alerta para ventos de 60 km e ondas de 3,5 metros no litoral do RN.

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), comunica que a intensificação dos ventos alísios poderá provocar ventos de direção Sudeste a Leste, com intensidade de até 60 km, em alto-mar, entre os estados da Bahia, ao norte de Salvador, e do Rio Grande do Norte, ao sul de Natal, entre a manhã deste sábado (25) e a noite do dia 27 de julho.

Os ventos associados a esse sistema meteorológico poderão ocasionar, também, agitação marítima com ondas, de até 3,5 metros de altura no mesmo período e local.

O CHM destaca, ainda, que a Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo. Adicionalmente, as informações meteorológicas podem ser visualizadas na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook, no link: https://www.facebook.com/servicometeorologicomb/, e por meio do aplicativo “Boletim ao Mar”, disponível para download na internet, tanto para o sistema Android quanto para iOS, desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR).

A recomendação da instituição é que os navegantes consultem essas informações antes de se fazerem ao mar.

Bolsonaro testa negativo para Coronavírus em novo exame.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) confirmou ter realizado um novo exame e o resultado para o novo Coronavírus foi negativo. Nos últimos três testes que fez, Bolsonaro ainda estava com a doença.

Bolsonaro está em isolamento desde o dia 7, quando anunciou que estava infectado. Desde então, cancelou suas agendas públicas e fez apenas aparições nos jardins do Palácio da Alvorada.

sexta-feira, julho 24, 2020

País registra 1.156 óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas.

O Brasil registrou 1.156 novas óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos pela doença a 85.238, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta sexta, 24.

De ontem para hoje, foram registrados 55.891 novos casos de Covid-19, elevando o número total de casos no País a 2.343.366. Desse total, 1.592.281 (67,9%) correspondem aos recuperados e 655.847 (28,4%) ainda em acompanhamento.

Presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes pede renúncia do cargo.

Na noite desta sexta-feira (24), o presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, entregou o pedido de renúncia ao cargo ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro da Economia, Paulo Guedes. A informação foi confirmada por meio de um fato relevante divulgado pelo banco.

No documento, assinado por Carlos Hamilton Vasconcelos de Araújo, vice-presidente de gestão financeira e relação com os investidores, diz que o pedido de renúncia tem efeitos a partir de agosto, em uma data ainda a ser definida e que será “oportunamente comunicada ao mercado”.

O motivo, segundo o BB, é “que a companhia precisa de renovação para enfrentar os momentos futuros de muitas inovações no sistema bancário.”

Novaes assumiu a presidência do Banco do Brasil desde 7 de janeiro de 2019. Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o quase ex-presidente é um dos formados pela Universidade de Chicago, berço liberal e que tem o ministro da Economia, Paulo Guedes, como um dos seus principais expoentes no Brasil.

Psicoestimulantes podem ajudar no tratamento da dependência à cocaína.

Anfetaminas de prescrição, como a dexanfetamina e os sais mistos de anfetaminas, são substâncias que oferecem melhor retorno no tratamento de pacientes com dependência de cocaína. A descoberta consta de uma análise assinada por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), da Universidade de Columbia e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e foi publicada na revista científica Psychopharmacology. 

A equipe de cientistas avaliou resultados obtidos através de 38 ensaios clínicos, que abrangeram os efeitos do tratamento de 2.889 dependentes químicos. Desse total, 26 estudos abordavam, especificamente, cuidados voltados a pacientes com dependência em cocaína. A indicação de psicoestimulantes que imitam os efeitos farmacológicos da cocaína vem sendo cogitada desde que se notou sua aplicabilidade em tratamentos para dependentes de opioides e nicotina.

Na análise, foram considerados psicoestimulantes de ação mais intensa, como o metilfenidato e o modafinil, além das anfetaminas. Foram observados, ainda, outros fatores da equação, como modos de manter os períodos de abstinência, isto é, quando os pacientes deixam de consumir a droga, a administração de doses elevadas dos medicamentos testados no tratamento e formulações de liberação prolongada. 

O que se percebeu é que os pacientes tratados com anfetaminas prescritas tiveram quase duas vezes e meia mais chances de ficar três semanas em abstinência. A eficácia também aumentou à medida que as doses eram ampliadas, fato explicado em razão das alterações cerebrais provocadas pelo uso constante da cocaína.

MP pede na Justiça cancelamento de show de Jorge & Mateus do Na Praia em Brasília (DF).

Um dia antes da realização do show do projeto Na Praia com a dupla sertaneja Jorge & Mateus, o Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) entrou com ação na Justiça para suspender o evento, que estava previsto para ser realizado neste sábado (25/7), no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, localizado à beira do Lago Paranoá.

O órgão pede que a Justiça proíba a realização do evento e também encontros de embarcações para convidados com a finalidade de assistir o show, a fim de evitar aglomerações que aumentam o risco da propagação da Covid-19.

Na ação, os integrantes do MPDFT defendem que “a realização de evento anunciado, na modalidade ao vivo e presencial, com ampla divulgação nas redes sociais, instando a população a adquirir ingressos em embarcações, excepciona o estado de calamidade, agrava indelevelmente o risco de expansão da pandemia no Distrito Federal e vai de encontro a todas as cautelas que se tem buscado atender por uma política pública instituída em período desafio pela saúde e pela vida”.

Twitter atende STF e retém 16 contas de perfis bolsonaristas.

O Twitter reteve, na tarde desta sexta-feira (24), 16 perfis bolsonaristas na rede social atendendo à decisão do ministro Alexandre de Moraes no inquérito que apura notícias falsas e ameaças a ministros do STF.

Entre as contas suspensas, estão a da ativista Sara Giromini, conhecida como Sara Winter, do ex-deputado Roberto Jefferson, dos blogueiros Allan dos Santos e Bernardo Küster, e dos empresários Luciano Hang e Edgard Corona e Otávio Fakhoury.
Em nota, o Twitter informou que “agiu estritamente em cumprimento a uma ordem legal proveniente de inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF)”. 

Em maio, o ministro Alexandre de Moraes determinou o bloqueio das contas nas redes sociais “para a interrupção dos discursos com conteúdo de ódio, subversão da ordem e incentivo à quebra da normalidade institucional e democrática”.

Para justificar o bloqueio da conta de Roberto Jefferson, o ministro Alexandre de Moraes afirmou na decisão que o ex-deputado é “um dos responsáveis pelas postagens reiteradas em redes sociais de mensagens contendo graves ofensas a esta Corte e seus integrantes, com conteúdo de ódio e de subversão da ordem”.

Sesap vai passar a testar todos os pacientes com sintomas de Covid-19.

A secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) vai ampliar os critérios de testagem para a Covid-19 no Rio Grande do Norte. A partir desta sexta-feira (24), a testagem do tipo RT-PCR, que é feita por análise molecular, passa a ser ofertada para as pessoas que apresentarem síndrome gripal do primeiro até o sétimo dia do início dos sintomas.

Desde os primeiros registros de casos no Rio Grande do Norte, em março passado, o exame RT-PCR, também chamado de “padrão ouro” – por conta da precisão no resultado –, era ministrado apenas para o pessoal da saúde, segurança, idosos e pessoas com algum problema crônico de saúde (diabetes, pressão alta, doenças autoimunes, entre outras).

O SEST SENAT João Câmara/RN, realizará distribuição de máscaras e bonés.

A unidade SEST/SENAT (DN 128) de João Câmara/RN, realizará distribuição de máscaras e bonés durante a feira livre que acontecerá neste sábado dia 25/07/2020, por voltas das 8hrs da manhã até as 10h no município de João Câmara/RN. 

Trata-se de uma ação socioeducativa da instituição que está em conjunto com as entidades públicas, a fim de disseminar informações essenciais aos feirantes, consumidores e trabalhadores em geral na Mobilização Nacional de Combate ao Coronavírus.

Carnaval de São Paulo foi adiado para maio ou julho.

A Prefeitura de São Paulo anunciou que o Carnaval de 2021 foi adiado.

Em coletiva, Bruno Covas disse que as novas datas ainda não foram definidas. A expectativa é que o evento seja realizado no fim de maio ou no início de julho.

“Tanto as escolas de samba quanto os blocos entenderam a inviabilidade da realização do Carnaval para fevereiro do ano que vem (…). Nós estamos definindo com as escolas a nova data, que deve se dar a partir de maio do ano que vem. Com as festas juninas, o Carnaval deve ocorrer no final de maio ou no começo de julho.”

Anvisa proíbe venda sem receita de cloroquina e ivermectina.

Regras que proíbem a venda sem receita em farmácias de medicamentos como cloroquina, hidroxicloroquina, nitazoxanida e ivermectina foram publicadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As orientações estão na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 405/2020, publicada ontem no Diário Oficial da União . De acordo com a agência, a lista poderá ser revista a qualquer momento para a inclusão de novos medicamentos, caso seja necessário.

Ainda segundo a Anvisa, o objetivo da norma é impedir a compra indiscriminada de medicamentos que têm sido amplamente divulgados como potencialmente benéficos no combate à infecção pelo novo coronavírus, embora ainda não existam estudos conclusivos sobre o uso desses fármacos para o tratamento da doença.  

A medida visa também manter os estoques destinados aos pacientes que já têm indicação médica para uso desses produtos, uma vez que os medicamentos que constam na resolução também são usados no tratamento de outras doenças, como a malária (cloroquina e hidroxicloroquina); artrite reumatoide, lúpus e outras (hidroxicloroquina); doenças parasitárias (nitazoxanida) e tratamento de infecções parasitárias (ivermectina).

Covid-19: RN registra taxa de isolamento social de 38,9%.

A Secretaria de Estado e Saúde Pública-Sesap- atualizou os dados do Coronavírus no Rio Grande do Norte nesta sexta-feira(24). Na ocasião, foi informada que a taxa de distanciamento social neste momento é de 38.9%, média que se mantém desde a nova fase de retomada das atividades econômicas.

A taxa de isolamento atual que flutua na casa dos 40% é considerada razoável. A Sesap ainda fez o apelo para que a população só saia de casa em caso de real necessidade.

BR-101 será fechada em frente à Leroy Merlin neste sábado (25) para instalação de passarela.

A BR-101 será fechada próximo à Rua Maria Dolores Costa, em frente à Leroy Merlin, neste sábado (25) para a instalação de passarela. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Estado do Rio Grande do Norte (DNIT-RN) publicou nota informativa sobre a interdição nesta sexta-feira (24).
A interdição ocorrerá nos dois sentidos de tráfego e o fluxo de carros será desviado para as respectivas vias marginais, não tendo descontinuidade no trânsito. A obra iniciará às 7h e seguirá durante todo o dia.

Confira nota do DNIT-RN:
                                                    
NOTA INFORMATIVA
                                                   
Interdição BR-101/RN

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Estado do Rio Grande do Norte informa que, em virtude do lançamento da estrutura metálica da passarela para pedestres, localizada próximo à Rua Maria Dolores Costa, nas proximidades das lojas Leroy Merlin e Toyolex, haverá interdição total da pista principal da BR-101/RN, nos dois sentidos de tráfego, sendo o fluxo de veículos desviado para as respectivas vias marginais, não havendo portanto, descontinuidade no trânsito.

A referida interdição ocorrerá no próximo sábado, dia 25/07/2020, a partir das 7h, caso as condições climáticas sejam favoráveis, e seguirá durante todo o dia.

Esse serviço é uma continuidade das Obras Remanescentes e Complementares da referida rodovia.

NUCOM/DNIT/RN

Governo negocia com Pfizer aquisição de vacinas contra Covid-19.

O governo federal iniciou tratativas para adquirir a vacina contra Covid-19 produzida pela farmacêutica americana Pfizer em parceria com a alemã BioNTech.

Segundo a CNN, a Secretaria de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia conduz as negociações, ainda em fase preliminar.

Na quarta-feira (22), Eduardo Pazuello chegou a dizer que a Pfizer havia entrado “no radar”.

RN contabiliza 1.666 óbitos: 03 óbitos confirmados nas últimas 24 horas.

A Secretaria de Estado e Saúde Pública-Sesap- atualizou os números do coronavírus no Rio Grande do Norte nesta sexta-feira(24). Os casos confirmados chegam a 46.683. No boletim dessa quinta-feira eram (46.056).

O total de vítimas da Covid-19 no RN chega a 1.666, sendo 03 confirmadas nas últimas 24 horas, e outras 13 após resultados de exames divulgados dos últimos dias. Em investigação estão mais 198 óbitos.

Os casos suspeitos somam 58.714, descartados(72.645) e pacientes recuperados são 22.901.

Sesap recebe doação de R$ 3,5 milhões em equipamentos pelo projeto Todos Pela Saúde.

O Rio Grande do Norte recebeu a doação de 20 ventiladores, 20 monitores cardíacos e 100 bombas de infusão do banco Itaú, por meio do projeto Todos Pela Saúde, desenvolvido pela instituição financeira para apoiar os estados durante a pandemia. Os itens, no valor total de R$ 3.535.000,00, já estão no almoxarifado central da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e serão encaminhados para as unidades hospitalares de acordo com o surgimento das demandas.

De acordo com o coordenador de assistência farmacêutica da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), Ralfo Cavalcante, “os equipamentos chegaram em um momento muito oportuno. Eles irão possibilitar a abertura de leitos clínicos e críticos, pois são itens essenciais para a manutenção e funcionamento de um leito”.

Todos Pela Saúde
O projeto tem como objetivo contribuir com com a doação equipamentos, qualificação de profissionais e implementação de sistema de monitoramento de leitos da rede pública de saúde, a fim de combater a pandemia nas diferentes classes sociais.

RN amanhece com taxa de ocupação de leitos críticos em 74,2%, e mais de 70 disponíveis.

O Rio Grande do Norte amanhece nesta sexta-feira(24) com  75 leitos de UTI disponíveis e apenas 5 pacientes na fila. No caso dos leitos clínicos a disponibilidade é de 113 unidades para uma demanda de 9.

Taxa de ocupação de UTI está em 74,2%. Os dados são do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS)/Regula.


Retorno ao trabalho presencial exige atenção com saúde mental.

Com a flexibilização do isolamento social em algumas cidades, empresas de diversos segmentos estão planejando o retorno presencial ao trabalho dos funcionários. Há muita discussão sobre os protocolos que as empresas devem evitar a contaminação do novo coronavírus e preservar a saúde física do profissional:

• Uso de álcool em gel;
• Máscaras;
• Distanciamento de um metro e meio de uma estação de trabalho para a outra;
• Divisórias de acrílico;
• Cuidados para o uso de áreas comuns, entre outros.

No entanto, há uma dor oculta do trabalhador que vem recebendo pouca atenção: como fica a sua saúde mental?

“A maioria dos profissionais está trabalhando em home office, vendo tudo virtual, perdendo pessoas e presenciado o luto de familiares e amigos. Tudo isso gerou um gatilho emocional significativo em suas vidas”, diz Lúcio Costa, superintendente médico da It’sSeg Campany.

Para Costa, que é especialista em economia e gestão de saúde e de auditoria de serviços de saúde, a primeira medida a ser tomada pelas empresas é ter empatia pelo funcionário. Entender que o momento exige uma preocupação tanto com a saúde física quanto mental do trabalhador.

A máscara que salva.

Não resta mais qualquer dúvida de que é o uso de máscara que nos tem favorecido na luta contra o novo coronavírus. Não foram cloroquina, azitromicina e ivermectina os responsáveis por nossa vantagem em colocar a curva pandêmica numa ligeira tendência de baixa. Foi a adesão majoritária das pessoas à máscara de proteção, por mais que ela seja precária em muitos casos.

Naturalmente, há exceções, mas elas não se comparam ao número daqueles que passaram a usar a máscara sem reclamar.

Nesse sentido, essas milhares de pessoas entenderam que a melhor proteção num momento como este é justamente o mais acessível, o mais barato e o que pode ser feito até em casa.

Afinal, quem é mais vulnerável economicamente sabe a desgraça que é cair numa urgência de hospital neste momento, quando é até mais fácil ser atendido por Covid-19 do que por uma obstrução de artéria.

É claro que esse bom exemplo dado de graça pelas pessoas simples não poderia ser seguido pelo presidente da República, flagrado no fim da tarde de ontem andando de moto e conversando com garis sem máscara, apesar de testado pela segunda vez com o vírus.

O passeio, registrado pelas câmeras da agência Reuters, já deve ter corrido o mundo a esta altura. Nas fotos, é possível ver Bolsonaro andando de capacete, mas retirando o equipamento para conversar com quatro profissionais que faziam a limpeza no entorno do Alvorada.

Os cidadãos simples do País, que lutam para pagar as contas no fim do mês, com a economia assolada pela pandemia e os empregos escoando aos milhões pelo ralo, bem que poderiam ficar sem essa.

Sem a visão de seu líder aproveitando a quarentena para dar uma escapadinha e, ainda por cima, comprometendo a saúde de trabalhadores que estão muito longe da condição presidencial de poder contar com médicos de plantão 24 horas por dia.

Mas, infelizmente, o Brasil já sabe que pode contar com uma máscara de proteção quando tudo ao redor falta.

Programa de estímulo à prática de esportes é aprovado na Câmara de Natal.

A Comissão de Planejamento Urbano, Meio Ambiente, Transportes, Habitação, Legislação Participativa e Assuntos Metropolitanos da Câmara Municipal de Natal aprovou durante reunião remota, ontem quinta-feira (23), proposta apresentada pelo vereador Franklin Capistrano (PSB) que cria o Programa Esporte na Praça, no Conjunto Mirassol.  

O projeto visa a criação de uma pista de caminhada para atender ao crescimento populacional, favorecer a urbanização da capital potiguar e promover esporte, saúde e qualidade de vida em todas as faixas etárias, especialmente entre crianças, adolescentes e idosos. 
Na sequência, o colegiado acatou um texto do vereador Robson Carvalho (PDT) que institui a Semana Municipal de Saúde Auditiva, além de uma proposição encaminhada pelo vereador Dinarte Torres (PDT) que obriga as farmácias privadas manterem em suas dependências ou na área externa pontos de coleta para descarte de medicamentos.

Por fim, os parlamentares deram parecer favorável ao texto do Executivo que trata das nomeações e renomeações de ruas e avenidas de Natal. A iniciativa estabelece critérios para as homenagens como destacadas contribuições culturais, serviços públicos e atuações políticas, esportivas e religiosas com impacto positivo na sociedade. Também prevê consulta pública a fim de democratizar o processo de escolha das homenagens.

Estiveram presentes na reunião os vereadores Sueldo Medeiros (PROS), vice-presidente da Comissão, Raniere Barbosa (Avante) e Kleber Fernandes (PSDB) e a vereadora Nina Souza (PDT).

Sistema prisional potiguar tem 413 casos confirmados de coronavírus.

O sistema prisional potiguar tem 413 casos confirmados do novo coronavírus. De acordo com a Secretaria Estadual da Administração Penitenciária (Seap), do total de casos, 237 envolvem a população carcerária e 176 são policiais penais ou servidores que atuam diretamente na pasta.

Não há mortes registradas no sistema até o momento. Outros 112 casos ainda permanecem suspeitos, aguardando o resultado de testes ou exames.
 
Ainda de acordo com a Seap, dos 237 casos envolvendo presos, 172 já ficaram curados da doença, ou seja, 65 presos ainda continuam infectados. E do total de 176 policiais que já testaram positivo para a Covid-19, 164 já ficaram curados, restando 12 agentes ainda doentes. Em todo o Estado, o sistema carcerário abriga 10.200 presos e aproximadamente 1,2 mil policiais penais e servidores públicos.

Ao Agora RN, o secretário Pedro Florêncio disse que o número de infecções no sistema prisional potiguar, momentaneamente, não é preocupante. “Está sob controle. As iniciativas foram eficazes para conter a doença. O importante é destacar o apoio recebido pelas equipes de saúde, que deram o tratamento adequado”, destacou.

RN pode ter temperaturas de até 19,5 °C neste mês, aponta Emparn.

Os potiguares tiraram as cobertas e casacos do armário nos últimos dias, por causa de temperaturas entre 19,5°C e 28°C durante o mês de julho, segundo dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). O clima ameno é reflexo da estação climática do inverno, iniciada no dia 21 de junho.

Para o mês de agosto, segundo a Emparn, a temperatura vai variar entre 20°C e 30°C. Para Natal, segundo as estimativas meteorológicas, o clima vai ficar com mínima de 22°C e máxima de 30°C durante o final de semana.

“O inverno deste ano acontecerá sob a influência do Fenômeno La Niña. Isto é, as águas no oceano Pacífico Equatorial estarão mais frias do que o normal durante os próximos meses. Essa condição altera um pouco as condições climáticas sobre o Nordeste Brasileiro, induzindo uma tendência de uma estação com temperaturas um pouco abaixo do normal, devido à facilidade na circulação do vento e da predominância de dias nublados com chuva”, explicou Gilmar Bristot, chefe dameteorologia da Emparn.

Ele explica ainda que a condição do oceano Atlântico Sul também influenciará nas características do inverno no Nordeste. Isso porque o Sistema de Alta Pressão do Atlântico Sul está próximo da América do Sul e de forma mais intensa, com as águas superficiais deste oceano um pouco mais quentes do que o normal próximo da costa do Nordeste.

“Desta forma, com ventos atuando na costa do Estado, ora de sudeste, ora de leste, e com mais umidade, as condições para ocorrência de chuvas no Leste e Agreste do Estado devem aumentar”, disse.

Idosos saem menos, mas só 5,3% reclamam de solidão, diz estudo.

Primeiros a serem citados como grupo de risco para o novo coronavírus, os idosos logo se viram na necessidade de se isolar para evitar a infecção por uma doença que poderia ser fatal. Assim, Orfeu, de 90 anos, deixou de fazer caminhadas à beira-mar Norma, de 81 anos, só sai de casa para ir ao médico. No entanto, mesmo com a rotina alterada, eles não se sentem sozinhos e reproduzem o perfil encontrado por uma pesquisa realizada por quatro centros com serviço de geriatria que apontou que 95,2% dos idosos reduziram as saídas de casa, mas apenas 5,3% relataram sentir solidão.

Desde abril, os 557 participantes da pesquisa, que têm entre 60 e 100 anos, começaram a ser entrevistados por telefone para um levantamento que vai durar seis meses. O estudo inclui perguntas sobre medidas de prevenção adotadas, frequência de saídas, recursos de comunicação usados para falar com parentes e amigos, atividade física e saúde mental. As conversas duram de 20 a 30 minutos.

“Quando começou a quarentena, a gente começou a receber muitas ligações dos pacientes. Era muita ansiedade e percebemos que não ia ser fácil – mas eles estão aderindo bem às recomendações. Os idosos que relatam impacto são os que tinham vida muito ativa, rotina na rua e atividades. No entanto, quando olhamos a escala de solidão, ela está em níveis baixos. O que dizem é que recebem ligações todos os dias, que estão se sentindo mais acolhidos do que antes”, explica Daniel Apolinário, geriatra do HCor e um dos coordenadores do estudo, conduzido pelo serviço de geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, pela unidade de cardiogeriatria do Instituto do Coração (InCor), pelo Hospital do Coração (HCor) e pelo serviço de oncogeriatria do Instituto do Câncer do Estado (ICESP).

O aposentado Orfeu Muriccone, de 90 anos, aderiu ao isolamento mas não deixou de manter contato com as pessoas. Por telefone, fala diariamente com as duas filhas – uma de Sorocaba e outra da capital. Na Praia Grande, onde mora, interage com os vizinhos por meio dos quitutes que prepara. “Gosto de mexer na cozinha, sei cozinhar. Faço bolo, docinhos, pão. Estou fechado em casa mas tenho muita liberdade com o pessoal do prédio.”

Sesap muda protocolo, anuncia aumento de testes e que vai testar em todos os municípios.

A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) vai alterar os critérios para a realização do exame para a Covid-19 a partir desta sexta-feira, 24, na rede pública de Saúde. O exame RT-PCR, tipo considerado mais adequado para a testagem até o sétimo dia de sintomas, vai ser ampliado para ser testado em qualquer paciente com sintomas gripais. Até esta quinta-feira, 23, ele era destinado apenas a idosos, pessoas com comorbidades, profissionais da saúde e da segurança pública.

“Nós passaremos a ter um momento de ampliação dessa testagem em todos os municípios do Rio Grande do Norte, através do Laboratório Central em Saúde Pública (Lacen/RN). À medida que essa demanda for aumentando, se necessário, usaremos o apoio do Ministério da Saúde, para envio de exames ao centro de testagem”, explicou a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap/RN, Alessandra Lucchesi. O Rio Grande do Norte chegou nesta quinta-feira a 1.650 mortes e 46.056 casos confirmados da covid-19. Segundo a Sesap, outros 200 óbitos estão em investigação e mais 57.908 casos são suspeitos de infecção pelo novo coronavírus.

Fórmula 1 deve anunciar nesta sexta que GP do Brasil não será realizado neste ano.

Fórmula 1 deve oficializar nesta sexta-feira (24) que o GP do Brasil não será disputado neste ano. O Estadão antecipou a informação da exclusão do país no início deste mês e agora a expectativa é que a novidade seja finalmente comunicada pela própria categoria. Pelo temor com a pandemia do novo coronavírus, será a primeira vez em quase 50 anos que não haverá prova no Brasil, que está presente de forma ininterrupta no calendário desde 1973.

A temporada 2020 teria 22 etapas, porém devido à pandemia passou por enormes mudanças. O campeonato deixou de começar em março, na Austrália, para iniciar em julho, na Áustria. O comando da categoria anunciou até agora dez GPs mas deve fechar o calendário com 16 corridas. A maioria das provas será disputada na Europa, com algumas corridas também no Oriente Médio e Ásia.

Os promotores locais da prova em São Paulo e membros da prefeitura e dos governo estadual e federal foram comunicados nos últimos dias que Interlagos não faria parte do calendário 2020. No entanto, ao ser procurado pelo Estadão, o promotor do GP, Tamas Rohonyi explicou que não tinha recebido nenhum contato da categoria até esta quinta-feira.

Semanas atrás, o governador paulista, João Doria, havia garantido que a prova seria realizada. “Para este ano, está confirmada a Fórmula 1 (no Brasil) e o autódromo está preparado para receber a Fórmula 1, evidentemente dentro dos protocolos de saúde. Os organizadores sabem que em qualquer parte do mundo devem obedecer os protocolos de saúde da cidade”, disse.

Os GPs no México e nos Estados Unidos também não serão realizados neste ano, pelo mesmo motivo: a pandemia do novo coronavírus. A outra etapa prevista para as Américas também será cancelada. No caso do Canadá, existe ainda o agravante de que a prova teria de ser realizada somente nos meses finais do ano, quando a temperatura na cidade de Montreal é muito baixa. Tal condição prejudica o rendimento dos carros e pneus e faz a Fórmula 1 deixar de lado a ida ao país.

Até agora a Fórmula 1 disputou duas provas na Áustria e uma na Hungria. A categoria vai agora para duas etapa na Grã-Bretanha e outras na Espanha e Bélgica. Em setembro, será a vez de disputar duas corridas na Itália (Monza e Mugello) e outra na Rússia. Havia a intenção de se realizar depois disso etapas na China, porém o governo local vetou eventos esportivos internacionais. Por isso, a opção pelo circuito de Portimão, em Portugal, ganha força.

Taxa de cura da Covid-19 é 50% maior em hospitais privados.

Pacientes com Covid-19 internados em hospitais privados têm taxa de cura 50% maior do que aqueles de instituições públicas. Em média, 51% dos doentes hospitalizados em unidades privadas sobrevivem, índice que cai para 34% nos hospitais públicos.

Os índices de cura nas unidades públicas são menores em estados do Norte e Nordeste. A média é 45% em Pernambuco e 53% no Pará, ante 60% em São Paulo e 79% no Rio Grande do Sul.

Mais 5,4 milhões recebem novas parcelas do auxílio nesta sexta-feira (24).

Mais 5,4 milhões de beneficiários recebem novas parcelas do auxílio emergencial de R$ 600 nesta sexta-feira (24). A Caixa vai creditar na conta poupança digital a primeira, segunda, terceira e quarta parcelas para 3,5 milhões nascidos em fevereiro, que fazem parte do ciclo 1 do novo calendário. Outro 1,9 milhão do Bolsa Família, com o NIS final 5, receberá a quarta parcela do auxílio.

Neste sábado, também começa o calendário de saque em dinheiro para 3,8 milhões nascidos em janeiro. As agências da Caixa vão abrir em todo o país, das 8h às 12h. A data coincide também com o saque do FGTS emergencial que começa para os nascidos em janeiro.

Com as novas duas parcelas, o calendário para o grupo que se cadastrou pelo aplicativo e site da Caixa ou CadÚnico passou a ser organizado em ciclos de crédito e saque, de acordo com o mês em que o trabalhador recebeu a primeira parcela do benefício ou o período de inscrição no programa.

O pagamento dos que recebem hoje será por meio de débito em conta poupança digital. O beneficiário pode movimentar para pagamento de boletos, conta de água, luz e telefone, além de fazer compras, por meio do aplicativo Caixa Tem. O resgate em dinheiro e transferência só são liberados no calendário de saque.  

O auxílio, criado para combater os impactos da pandemia de covid-19 na população de baixa renda e trabalhadores informais, já foi pago para 65,3 milhões de pessoas, num total de R$ 129,5 bilhões. O valor é de R$ 600, mas para mães chefes de família chega a R$ 1.200.