sábado, outubro 06, 2018

Eleitores de Campo Grande também votarão nome definitivo da cidade.

Durante a eleição deste domingo, 07 de outubro, os eleitores do município de Campo Grande, na região do Rio Grande do Norte, irão eleger seus representantes políticos e, paralelamente, participarão de um plebiscito para escolher o nome da cidade. Eles decidirão se escolhem Campo Grande ou Augusto Severo para denominar o município.

Para os órgãos da esfera federal, a cidade está registrada oficialmente com o nome de Augusto Severo. A duplicidade gera problemas à administração municipal, dificultando o recebimento de recursos da União.

O plebiscito foi aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral, requisitado pela justiça eleitoral potiguar. A consulta popular também será feita por meio da urna eletrônica. Segundo o TRE-RN,  os cidadãos terão um tela a mais para fazer opção pelo nome de sua preferência.

De acordo com a resolução aprovada pelo TRE-RN, a pergunta que aparecerá na urna será ” você é a favor da alteração do nome do município de Augusto Severo para Campo Grande?”. A população poderá votar nas alternativas sim, não ou branco. O voto será obrigatório para maiores de 18 anos, facultativo aos analfabetos, maiores de 70 anos e adolescentes entre 16 e 18.

Fátima venceria 2º turno contra Carlos Eduardo ou Robinson, mostra pesquisa.

A pesquisa Fiern/Certus divulgada ontem sexta-feira, 5, simulou os prováveis cenários para um eventual segundo turno na eleição para o Governo do RN. Fátima Bezerra, do PT, venceria dos dois principais adversários: Carlos Eduardo Alves, do PDT; e o atual governador, Robinson Faria, do PSD, que perderia para ambos.

No confronto entre as candidaturas, Fátima Bezerra fica com 46,10% e Carlos Eduardo, com 35,60%. Respondem nenhum 13,90% e não sabe 4,4%.

Em um cenário com Carlos Eduardo e Robinson Faria, o candidato do PDT fica com 54,54% e o do PSD, com 18,44%; “nenhum”, com 22,27% e; não sabe, com 4,75%. Na terceira simulação do segundo turno, Fátima Bezerra está com 55,6% e Robinson Faria, com 19,65%.

Ao responder sobre a possibilidade de mudar de voto até o dia da eleição, 79,42% afirmaram que a escolha que fizeram é definitiva e, portanto, não devem alterar; enquanto, 20,13% disseram que pode mudar.

Números dos registros da pesquisa no TSE: nº BR-01666/2018 e nº RN-05819/2018.

Peru volta a permitir entrada de venezuelanos sem passaporte no país.

A Justiça do Peru anulou hoje (6) medida adotada pelo governo que proibia a entrada de venezuelanos no país sem passaporte. A juíza Celia San Martín, do Quinto Tribunal Penal de Lima, considerou que a medida violava o direito de ir e vir dos venezuelanos.

A magistrada determinou que o governo elabore em até 30 dias um plano estratégico para lidar com a chegada dos venezuelanos e garantir que eles tenham seus direitos respeitados.

O governo fechou a fronteira para venezuelanos sem passaporte no dia 25 de agosto. A medida reduziu a entrada de refugiados no país de 3 mil para 1,3 mil por dia, segundo informações divulgadas pela Superintendência Nacional de Migrações do Peru.

A juíza acatou um recurso apresentado pela Coordenadora Nacional de Direitos Humanos, que considerou a medida como discriminatória.

A decisão recomenda que o governo local continue permitindo a entrada no país de pessoas sem passaporte por razões humanitárias ou em situação de vulnerabilidade, o que já ocorria no caso de idosos, crianças, mulheres grávidas, doentes e famílias que já tinham algum parente vivendo no Peru.

A magistrada seguiu a decisão tomada pela Justiça do Equador há algumas semanas para também anular uma proibição similar.

O ministro do Interior do Peru, Mauro Medina, afirma que a medida tinha como objetivo apenas controlar melhor o fluxo migratório. Para o governo local, o documento de identidade da Venezuela não tem dados suficientes sobre a pessoa que o porta.

O Peru é o segundo país que mais recebeu venezuelanos devido à crise enfrentada pelo país. O primeiro é a Colômbia. Mais de 450 mil pessoas deixaram a Venezuela em direção ao território peruano.

Gilmar Mendes manda soltar irmão de Beto Richa e mais sete suspeitos.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes decidiu hoje (5) mandar soltar José Richa Filho, irmão do ex-governador do Paraná Beto Richa, e mais sete presos da 55ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada na semana passada. Na mesma decisão, o ministro concedeu salvo conduto para que os investigados não voltem a ser presos pelas mesmas acusações.

Na decisão, Mendes atendeu ao pedido de liberdade feito pela defesa dos acusados e entendeu que a decretação da prisão violou seu entendimento anterior, no qual determinou a soltura de Beto Richa, que também foi preso, mas foi beneficiado com um habeas corpus proferido por ele.

“Todos esses indivíduos se encontram presos pela mesma decisão, que se encontra destituída de fundamentação adequada e que busca violar, por via oblíqua, o acórdão proferido pelo STF na ADPF 444, inexistindo causas personalíssimas que justifiquem a restrição da liberdade dessas pessoas”, decidiu Mendes.

Na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 444, cujo julgamento foi encerrado em junho passado, os ministros declararam "a incompatibilidade com a Constituição Federal da condução coercitiva de investigados ou de réus para interrogatório, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade e de ilicitude das provas obtidas, sem prejuízo da responsabilidade civil do Estado".

As prisões foram realizadas na Operação Integração, que faz parte da 55ª fase da Lava Jato. Na quarta-feira (26), a Polícia Federal prendeu José Richa e mais 14 investigados e cumpriu 73 mandados de busca e apreensão para investigar denúncias de corrupção em contratos de pedágio de rodovias do Paraná.

Robinson, Garibaldi e Bolsonaro têm as maiores rejeições dos potiguares.

O atual governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, que busca a reeleição pelo PSD, é o que teve o maior índice de rejeição na pesquisa Fiern/Certus divulgada nesta sexta-feira, 5. O voto para ele é rejeitado por 36,42% dos eleitores; o número é mais do que o dobro da segunda candidatura mais rejeitada, a de Fátima Bezerra, do PT. 14,66% dos entrevistados disseram não votar nela de jeito nenhum.

A terceira maior rejeição, com 8,34%, foi para a candidatura de Carlos Eduardo Alves, do PDT. Um total de 17,65% das pessoas ouvidas declarou que rejeita todos os candidatos ao Governo do RN.

Senado
Entre os candidatos ao Senado, o atual senador Garibaldi Alves Filho, do MDB, teve a maior rejeição: 17,55%. Geraldo Melo, do PSDB, apareceu em segundo com 9,99%. Zenaide Maia, do PHS, com 4,96%; Antônio Jácome, do Podemos, com 3,75%; e Capitão Styvenson, da Rede, com 3,45%, ficaram na sequência. Um total de 19,85% dos eleitores disse rejeitar todos os nomes.

Presidência
No Rio Grande do Norte, o candidato para presidente da República mais rejeitado é Jair Bolsonaro, do PSL, 38,26%. O segundo com maior rejeição é Fernando Haddad, do PT, 17,02%. Na sequência estão: Geraldo Alckmin, do PSDB, com 4,59%; e Ciro Gomes, do PDT, com 3,26%. Os eleitores que rejeitam todos somam 14,79%.

Google faz parceria com TSE para esclarecer dúvidas de eleitores.

O Google fechou uma parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para facilitar o esclarecimento de dúvidas dos eleitores antes da votação do próximo domingo (7). A partir de ontem (5), quando for feita a consulta “Como votar?” no buscador será oferecida uma caixa especial de informações elaborada a partir da consultoria do tribunal. Ali, o eleitor ficará sabendo, entre outros pontos, quais documentos são necessários, como votar na urna eletrônica, qual a ordem de voto na urna e qual o horário da votação.

Com a questão “Onde Votar?” será possível identificar o local de votação preenchendo o nome ou número do título de eleitor, mais a data de nascimento e o nome completo da mãe. O Google Maps pode mostrar ainda o melhor caminho para chegar à seção.

A apuração dos resultados também terá recursos especiais. Com a busca “resultado eleições 2018” ou “apuração eleições 2018” será aberta uma caixa no topo da página com os números atualizados. O sistema funciona de modo semelhante para responder consultas com o nome dos candidatos a presidente ou dos partidos. No Google Assistente, a pergunta “Ok Google, qual o resultado das eleições?” fornecerá o resultado final da votação.

TSE libera eleitor para votar com camiseta de candidato.

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu hoje (5) orientar a Justiça Eleitoral a liberar o uso de camisetas de candidatos pelos eleitores nos locais de votação neste domingo (7), primeiro turno das eleições.

Conforme a decisão, o eleitor poderá usar camiseta com nome de seu candidato preferido, mas como forma de manifestação individual, sem fazer propaganda eleitoral a favor dele.

De acordo com a lei eleitoral, está proibida a aglomeração de pessoas com vestuário padronizado, além de manifestações coletivas e ruidosas e qualquer tipo de abordagem, aliciamento ou persuasão de eleitores. A camiseta não pode ser distribuída pelo candidato.

A questão foi decidida a partir de um questionamento do Ministério Público Eleitoral (MPE) diante de divergências criadas na atuação de promotores eleitorais em todo país, responsáveis pela fiscalização de propaganda eleitoral irregular.

Em todo o país, ambulantes aproveitaram o engajamento dos eleitores no pleito para comercializar camisetas de candidatos.

De acordo com o MPE, a lei eleitoral proíbe a distribuição de material de campanha no dia da eleição, como adesivos, broches, adesivos, mas a norma é omissa sobre o vestuário do eleitor.

Neste domingo (7), os eleitores votam, em primeiro turno, para presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. O segundo turno será no dia 28 deste mês,

Grupo Reviver inicia mutirão de mamografias nesta segunda.

O Grupo Reviver inicia, nesta segunda-feira (8), o mutirão de mamografias com a Unidade Móvel Savana Galvão. O público alvo são mulheres a partir dos 40 anos e que serão beneficiadas com a realização gratuita de um dos mais eficazes exames para a detecção do câncer de mama. Este ano, além de Natal, a ação ocorre também em Mossoró. E, nos sábados 13 e 20, acontece o mutirão de consultas com mastologista e realização de ultrassonografias, na capital potiguar.

Para participar do mutirão de mamografias, as mulheres a partir dos 50 anos devem apresentar os originais e cópia da identidade, cartão do SUS e comprovante de residência, para aquelas entre 40 e 50 anos, é necessário levar também a requisição médica do exame. As fichas serão distribuídas sempre a partir das 7h30, com atendimento das 8h às 18h.

Receita volta a adiar cronograma de envio de dados ao eSocial.

Os empregadores ganharão mais tempo para enviarem dados dos trabalhadores ao eSocial – sistema que unifica os dados dos empregados. A Receita Federal voltou a alterar o cronograma de obrigatoriedade do envio das informações, com etapas definidas conforme o tamanho e o tipo do empregador. O Comitê Diretivo do eSocial publicou hoje (5) a resolução com as mudanças no Diário Oficial da União.

Em nota, a Receita Federal informou que o adiamento permitirá aperfeiçoar a ferramenta após a execução da primeira etapa do cronograma, que está quase concluída e envolveu as 13.115 maiores empresas do país (com faturamento anual acima de R$ 78 milhões). Segundo o Fisco, a primeira fase proporcionou “um diagnóstico conclusivo das reais dificuldades que as empresas enfrentam para ajustarem seus sistemas”.

Último Ibope e Datafolha hoje na véspera do 1º turno.

Depois de 51 dias de campanha eleitoral oficial, o país se prepara para o primeiro turno no domingo (7) e as últimas pesquisas eleitorais desta fase serão divulgadas, com destaque para o Ibope e o Datafolha.

Na sondagem mais recente do Datafolha, de 4 de outubro, Bolsonaro passou de 32% para 35%, enquanto isso, Haddad segue na segunda posição, com 22% das intenções, contra 21% no último levantamento. O Datafolha também fez o levantamento considerando apenas os votos válidos, ou seja, excluindo os eleitores que vão votar em braco ou anular, além dos indecisos. Neste caso, Bolsonaro aparece com 39% e o petista tem 25% dos votos válidos.

Fim do horário eleitoral.

Terminou a propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão do primeiro turno das eleições deste ano.

Os candidatos terão que investir nas mídias eletrônicas como única maneira de continuar a comunicação com milhões de eleitores que utilizam  o Facebook, Instagram, Twitter e ouras redes.

sexta-feira, outubro 05, 2018

Folha destaca UnP como Universidade nº1 no RN.

A Universidade Potiguar, integrante da rede Laureate, foi classificada pelo Ranking Universitário da Folha 2018 como a melhor instituição de Ensino Superior Privada do Rio Grande do Norte e a 3ª entre as IES públicas e privadas do Nordeste e a 5ª do Norte-Nordeste.

Os números do RUF 2018 foram divulgados no dia 18 de setembro. Das 26 instituições do RN avaliadas pela pesquisa, apenas quatro foram classificadas no ranking, sendo a Universidade Potiguar a única privada potiguar. No estado, ocupa a 3ª colocação geral e está na 113ª posição no país.

A Folha de São Paulo, desde 2012, realiza a avaliação do ensino superior do país e a classificação é medida com base em diversos dados nacionais e internacionais. São analisados elementos como: Ensino, Inovação, Pesquisa, Mercado e Internacionalização. Além de pesquisas de opinião realizadas pelo Datafolha. A pesquisa é dividida em dois segmentos: universidades e cursos.

João Câmara: Prefeitura inicia recapeamento asfáltico pela rua Capitão José da Penha .



A Prefeitura de João Câmara na administração do prefeito Manoel Bernardo, está iniciando nesta sexta-feira(5) o recapeamento asfálticos do centro da cidade pela rua Capitão José da Penha, a mais atingida pela buraqueira, haja vista que desde quando recebeu o asfalto nunca recebeu nenhum serviço de manutenção.
 
A rua Capitão José da Penha é  apenas uma da várias ruas que enfrenta problemas e que precisam se recapeamento asfáltico. O prefeito Manoel Bernardo adquiriu 300 toneladas de asfalto para a recuperação das ruas, a previsão é dar um banho de asfalto nas ruas do centro da cidade.
 
O prefeito Manoel, o ex-prefeito Maurício Caetano, o secretário de Finanças, Erinaldo e engenheiro da prefeitura acompanham o início dos trabalhos na rua Capitão José da  Penha que teve o trânsito interrompido nesta sexta-feira, para poder receber o recapeamento asfáltico. Via Jasão.

Mais de 2,3 milhões de potiguares vão às urnas no próximo domingo.

Neste domingo, 7 de outubro, 147,3 milhões de brasileiros estarão aptos a participar das eleições de 2018. Só aqui no Rio Grande do Norte, são 2.373.619 eleitores. No dia de escolher os representantes para governar e legislar pelos próximos quatro anos, essas pessoas precisam ficar atentas para não cometer os chamados crimes eleitorais.

Os eleitores poderão votar em 7.791 seções, divididas entre 60 zonas eleitorais. No total, serão 9.240 urnas eletrônicas, sendo 7.390 instaladas e as outras em reserva.

Só na capital potiguar, serão 1.351 urnas instaladas. A equipe de mesários será formada por 29.698 pessoas e, para votar, os eleitores serão distribuídos em 1.551 locais de votação por todo o Estado.

Concorrendo ao Governo do RN, disputam 8 candidatos. Ao Senado, são 15. Para deputado federal, 121 pessoas participam do pleito. Já para deputado estadual, são 330 candidatos.

Eleições 2018 terá cobertura ao vivo da TV Assembleia.

A TV Assembleia vai transmitir ao vivo, neste domingo (7), a cobertura completa das eleições. A equipe de jornalismo começa os trabalhos a partir das 7h e às 9h30 irá ao ar a primeira transmissão do jornal “Eleições 2018”, que também terá edições ao meio dia, às 15h30 e às 18h.
Serão cerca de 60 profissionais atuando em mais uma importante cobertura. Com mais de 12 horas de duração, a transmissão terá entrada ao vivo dos repórteres durante a programação, levando aos telespectadores informações dos principais colégios eleitorais do Estado, entrevistas e matérias especiais.
Durante o jornal “Eleições 2018” serão entrevistados cientistas políticos, representantes de institutos de pesquisas e outros convidados. A TV Assembleia também estará em sintonia com a TV Câmara, em Brasília e com a Rádio Senado.
 
A TV Assembleia pode ser assistida através da Cabo, nos canais 9 (analógico) e 109 (digital); na NET, no canal 16 e em rede aberta nos canais 50 (analógico) e 51.3 (digital). Na internet, é possível acompanhar a TV Assembleia ao vivo, no portal do Poder Legislativo www.al.rn.gov.br.

“Já estamos nos preparativos para oferecer total cobertura às eleições e cumprindo a missão de informar com qualidade”, afirma Bruno Giovanni, diretor da TV.

Como vem acontecendo em anos anteriores, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) solicitou e na Assembleia Legislativa também será local de votação, onde funcionarão 7 urnas com cerca de 2 mil eleitores.

PRF prende três homens com R$ 13 mil, suspeitos de crimes eleitorais .

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) prenderam em flagrante, na noite desta quinta-feira (4), em Alagoas, três homens suspeitos de crimes eleitorais. Com os homens foram apreendidos material de campanha de candidatos, uma lista com os dados pessoais de diversos eleitores e pouco mais de R$ 13 mil.

Segundo a PRF, o carro em que os três estavam foi abordado próximo à Unidade Operacional de Polícia de Carié, na zona rural do município de Canapi, no nordeste alagoano. Desconfiados de que, ao avistar a barreira policial, o condutor do veículo tentou desviar para evitar passar pelo posto de vigilância, os policiais decidiram seguir o carro e abordá-lo.

Ainda de acordo com a PRF, a lista contendo informações pessoais de diversas pessoas, como número do título de eleitor, foi encontrada em um caderno que também continha anotações que os policiais concluíram ser a programação de transporte dos eleitores para votar no próximo domingo (7).

Inicialmente, o motorista afirmou que havia sacado o dinheiro pouco tempo antes, mas quando os policiais exigiram que ele comprovasse o saque, mudou sua versão e informou que só falaria na presença de seu advogado. Todo material apreendido e os três homens foram encaminhados para a delegacia da Polícia Federal.

Viagens internacionais para a terceira idade crescem 7% no Brasil este ano.

As viagens internacionais de passageiros da terceira idade cresceram 7% este ano no Brasil, segundo pesquisa exclusiva da agência virtual ViajaNet. A participação dos consumidores brasileiros com mais de 55 anos já representa 22% das compras no País de bilhetes aéreos para o exterior.

De acordo com o levantamento, que avaliou o perfil de compra de janeiro a setembro deste ano em comparação com o mesmo período do exercício anterior, a procura dos consumidores da terceira idade por destinos nacionais também aumentou (4%) de 2017 para 2018. No caso dos voos domésticos, os cidadãos com mais de 55 anos já representam 15% de toda a ocupação.

Projeto ‘Eleições na Escola’ mobiliza alunos da Escola Antônio Severiano da Câmara em João Câmara/RN.


Gestora Katiuscia Azevedo conversando com os candidatos.
Em outubro deste ano, o Brasil vai vivenciar o maior ato de democracia representativa, durante o processo eleitoral, ou seja, o povo vai escolher os seus representantes por meio do voto.

E se criança governasse o mundo.. Esse foi o projeto desencadeado pelo turno vespertino da Escola Municipal Antonio Severiano da Câmara em João Câmara/RN. O desafio principal acerca deste projeto, foi promover à criatividade e estudo sobre os direitos e deveres do cidadão, sobretudo a importância do ato de votar, propiciando o desenvolvimento de atitudes e competências, despertando o interesse pela pesquisa, visando o aprimoramento do presente para a projeção do futuro. 

A Escola Municipal Antônio Severiano da Câmara busca sempre o compromisso em mostrar ao educando que a verdadeira democracia implica a prática da cidadania, o conhecimento e o respeito pelos Direitos do outro. Assim, reconhecemos a importância de conhecer, analisar, questionar e refletir sobre as questões sociais que alteram e prejudicam nossa sociedade é uma forma de oportunizar o alunado para que o mesmo reconheça a dura realidade que lhe é apresentada, desenvolvendo nele a capacidade de criticar, e ser responsável pelos seus atos. 

As ações propostas e apresentadas ao longo do projeto, permitiram aos educandos transferir os conhecimentos adquiridos em situações novas, na tomada de decisões e na solução de problemas. Acreditamos que o desempenho desse trabalho possa promover mudanças de atitudes que o remeterá a comparar o universo teórico para a realidade pratica, procurando ações em prol de sua própria vida e da sua comunidade, com um olhar diferenciado, sensível e humano, perante ao que acontece em minha casa, na escola, na minha cidade, no país, no mundo, que ambos possui relação com o seu ser e que si faz necessário participar das decisões que interferem na minha vida. Já diria Betinho: Um cidadão com um sentimento ético forte e consciente da cidadania não deixa passar nada, não abre mão desse poder de participação. Essa citação de Betinho sintetiza toda a ambição desse projeto. Esse trabalho é direcionado aos alunos do ensino fundamental I. Por isso trouxe um trabalho conceitual, procedimental e atitudinal e ainda os objetivos gerais especificados, aonde deu condição aos professores que extraíssem dele o seu plano diário, usando inclusive da metodologia selecionada para garantir o êxito do trabalho proposto. 




O projeto proporcionou oportunidades de integração entre educadores e educandos uma vez que permitiu a interdisciplinaridade por se tratar de um tema abrangente presente em todas as disciplinas. Além de trazer outros convidados para abrilhantar como a participação das advogadas do CREAS a Sra Rafaela Câmara e Ianca, o presidente do CONDICA o Sr Marcos Júnior, ouvindo e interagindo com as crianças. 

Sintetizamos que foi um momento para fazer um trabalho que atende às exigências do atual modelo de produção de conhecimento, atual e familiar.

Alguns registros.













E como vitoriosa por suas propostas e carisma, tivemos as alunas Yasmin e Gabrielly Câmara do 5 ano B. VIVA A DEMOCRACIA
 

OMS: 1 bilhão de pessoas são tratadas contra doenças negligenciadas.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo foram medicadas em 2017 para se proteger de pelo menos uma das cinco principais doenças tropicais negligenciadas que possuem tratamento preventivo atualmente. Na lista, estão a filariose linfática, a oncocercose, a helmintíases transmitidas pelo solo, a tracoma e a esquistossomose.

De acordo com a entidade, esse é o terceiro ano consecutivo que o marco é alcançado. “Entregar mais de 1 bilhão de tratamentos todos os anos envolve a gestão de medicamentos anti-helmínticos [drogas utilizadas no tratamento de parasitoses] e antibióticos doados pela indústria farmacêutica”, destacou a OMS.

A distribuição dos tratamentos envolveu, ao todo, 170 carregamentos de 1.889 toneladas a 80 países. Dados da entidade mostram que campanhas desse modelo levaram à eliminação da filariose linfática, também conhecida como elefantíase, no Camboja, nas Ilhas Cook, no Egito, nas Maldivas, nas Ilhas Marshall, no Sri Lanka, na Tailândia, no Togo, em Tonga e em Vanuatu.

O tracoma ou conjuntivite granulomatosa foi eliminado, como problema de saúde pública, no Camboja, em Gana, no Irã, na República Democrática Popular do Laos, no México, no Marrocos, no Nepal e em Omã. Já a oncocercose, também chamada de cegueira dos rios ou mal do garimpeiro, foi eliminada na Colômbia, no Equador, na Guatemala e no México.

“Uma melhor coordenação, fornecimento e entrega têm sustentado o progresso na implementação de programas de eliminação de doenças, contribuindo para a cobertura universal da saúde, permitindo que milhões de pessoas se beneficiem de campanhas de tratamento em larga escala cuidadosamente planejadas”, concluiu a OMS.


Aeroporto de Natal/RN terá posto de justificativa de voto.

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) anunciou, ontem (4), que, durante o período eleitoral, vai reforçar o monitoramento nos 55 aeroportos que administra em todo o país.

Natal, mesmo com administração particular, também vai contar com postos de justificativa montados pelos Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para atender aos eleitores que precisarem justificar a ausência em seus locais de votação, das 8h às 17h.

Além disso, os eleitores que estiverem viajando no próximo domingo (7) poderão justificar a ausência nos postos de justificativa que serão montados pelos Tribunais Regionais Eleitorais em alguns dos aeroportos administrados pela Infraero.

Maconha é pior para o cérebro do que o álcool, afirma estudo.

De acordo com um estudo publicado na quarta-feira no periódico científico American Journal of Psychiatry, o consumo de maconha é mais prejudicial para o cérebro de adolescentes do que a ingestão de bebida alcoólica. Segundo a pesquisa, adolescentes que usam maconha regularmente podem sofrer danos duradouros na capacidade de pensamento.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da Universidade de Montreal, no Canadá, acompanharam 3.800 adolescentes (acima dos 13 anos) de mais de trinta escolas canadenses ao longo de quatro anos. Para obter uma descrição mais honesta do consumo de maconha e álcool, os estudantes receberam a garantia de que pais e professores não teriam acesso às informações – a menos que houvesse risco de segurança iminente.

Serviço de melhoria na rede elétrica com desligamento programado em João Câmara/RN.

A Cosern comunica que, para realizar serviços de melhoria na rede elétrica, será necessário interromper temporariamente o fornecimento na segunda-feira, 08, das 09h às 14h, no Centro, Rua Cícero Varela e adjacências, no município de João Câmara. Caso os serviços sejam realizados antes do horário previsto, a rede será energizada sem aviso prévio. Fique atento: a Cosern sempre avisa antecipadamente quando precisa realizar desligamento programado na rede elétrica.   ·        

Em caso de falta de energia, a Cosern orienta:   ·        
Enviar um SMS para 26560, informando apenas o número da sua conta contrato. Para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone; ou telefonar para o 116.   

Para mais informações, colocamo-nos à disposição. Diogo Pedroza(84) 3201 0501 / 3211-5304

UERN entrega 1.800 quilos de alimentos arrecadados a instituições filantrópicas.

Em solenidade realizada nesta quinta-feira, 4, a coordenação do Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FESTUERN) entregou 1.800 quilos de alimentos arrecadados durante as apresentações dos espetáculos, que ocorreram entre os dias 18 e 21 de setembro.

Quatro instituições filantrópicas de Mossoró foram beneficiadas com a doação: o Albergue de Mossoró (ALBEM), Cada do Estudante de Mossoró, Casa Âncora e Casa de Apoio Papa Francisco- Comunidade Boa Nova – Missão Mossoró.

Força Nacional fecha casas de jogos de azar na Zona Leste de Natal/RN.

A Força Nacional fechou duas casas de jogos de azar e apreendeu vinte e cinco máquinas caça-níquel na tarde desta quinta-feira (4), em um bar no bairro do Alecrim, Zona Leste de Natal.

Os policiais da FN chegaram ao local por meio de uma denúncia de tráfico de drogas e encontraram as máquinas em dois estabelecimentos da região. Os jogadores deixaram objetos pessoais no local ao fugir da ação dos policiais, e até o momento ninguém foi preso.

quinta-feira, outubro 04, 2018

PT reforça ações no TSE para remover fake news contra Haddad.

A coligação “O Povo Feliz de Novo” (PT/PC do B/PROS) ampliou a ofensiva jurídica no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e entrou na madrugada desta quinta-feira, 4, com quatro representações para pedir direito de resposta, remover propaganda eleitoral considerada irregular e retirar imediatamente do ar fake news e postagens ofensivas disparadas contra o candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad.

Na edição desta quinta-feira, o jornal O Estado de S.Paulo informou que o PT busca correções na reta final do primeiro turno das eleições. A área jurídica da campanha se tornou alvo de críticas por não conseguir derrubar na Justiça as postagens falsas em tempo compatível com o ritmo da campanha presidencial

Em uma das ações, a coligação de Fernando Haddad pede a remoção de postagens que afirmam que o PT seria apoiado por narcotraficantes e sequestradores das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). O conteúdo foi publicado nos perfis no Twitter do PSL de Minas Gerais e do candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro.

Para o partido, o conteúdo é uma “clara tentativa de manchar a imagem do peticionante através de notícias sabidamente falsas”. “Se não bastasse, verifica-se que as fotos escolhidas transmitem uma sensação de guerrilha, de violência, buscando atrelar a imagem da candidatura presidencial à guerra, tráfico de drogas e sequestros”, critica a coligação.

“Ao contrário das mentiras propagadas, a ‘FARC’ que prestou apoio ao Partido dos Trabalhadores foi o partido político colombiano ‘Fuerza Alternativa Revolucionaria del Común’, que é justamente o resultado do acordo de paz firmado na nação colombiana”, sustenta a coligação.

Em outra representação, o PT quer a remoção de uma postagem no Facebook que afirma que Haddad estaria distribuindo mamadeiras em creches com o bico no formato de órgão genital masculino. “O PT e Haddad, Lula, Dilma, só quer isso aqui pros nossos filhos. Isso faz parte do kit gay, invenção de Haddad, viu?”, diz o vídeo.

Caso de sarampo no DF é de adolescente que já tinha sido vacinado.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal confirmou hoje (4) o primeiro caso de sarampo na unidade federativa – um adolescente de 16 anos que viajou em julho para Manaus, onde há surto da doença. De acordo com a pasta, o rapaz chegou a procurar atendimento médico na capital amazonense, foi tratado e liberado. Após retornar para casa, entretanto, e ainda apresentando sintomas, ele procurou novamente uma unidade de saúde. A confirmação de que se tratava de sarampo chegou na última terça-feira (2), após análise feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

Em entrevista coletiva, a subsecretária de Vigilância à Saúde, Maria Beatriz Ruy, informou que o adolescente já havia recebido as duas doses previstas contra o sarampo. O rapaz, segundo ela, faz parte de um grupo de cerca de 5% da população que não produz anticorpos contra a doença mesmo após a aplicação da vacina e, quando exposta ao vírus, apresenta um quadro mais brando. O adolescente foi tratado e já está curado, sem nenhum tipo de sequela associada à doença. “Todas as ações de controle foram realizadas”, destacou Maria Beatriz. A mãe do menino, que só havia tomado uma dose da vacina, já recebeu o reforço adequado.

Número de mortos por terremoto e tsunami na Indonésia ultrapassa 1,5 mil.

A agência de desastres da Indonésia afirmou nesta quinta-feira, 4, que o número de mortes causadas pelo terremoto e tsunami na ilha de Sulawesi, na semana passada, já ultrapassa os 1,5 mil. Pelo Twitter, o órgão afirmou que 1.558 vítimas já foram confirmadas.

O porta-voz da agência, Sutopo Nugroho, afirmou que o corpo de um sul-coreano que estava desaparecido desde sexta-feira, 28, foi encontrado. Segundo um canal de TV local, as equipes de resgate retiraram os corpos de um sul-coreano e um indonésio dos escombros do hotel Roa Roa, na cidade de Palu, que foi a região mais afetada. Praticantes de parapente, os dois participavam de um evento esportivo na área.

Nugroho afirmou que o sul-coreano é o único estrangeiro vítima dos desastres até o momento. Anteriormente, o porta-voz havia afirmado que 120 estrangeiros estavam na região de Sulawesi, mas 119 deles foram resgatados e saíram do local.

Para impedir ataques cibernéticos, TSE faz alterações no site.

Na tentativa de evitar ataques cibernéticos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai fazer mudanças no site institucional na internet às 18 horas de amanhã (5) e às 8 horas de segunda-feira (8). Oficialmente, a informação é que as alterações são preventivas em meio ao crescimento de demandas de acesso às vésperas das eleições.

A ação integra um conjunto de iniciativas adotadas pelo tribunal para aumentar a segurança dos sistemas utilizados pela Justiça Eleitoral – em especial, os de totalização dos votos e divulgação de resultados.

O  coordenador de Infraestrutura da Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE, Cristiano Andrade,  disse que a medida tem caráter preventivo. “Historicamente, as tentativas de invasão à rede de computadores da Justiça Eleitoral crescem à medida que se aproxima o dia do primeiro e segundo turnos das eleições.”

De acordo com Cristiano Andrade, no fim de semana do primeiro turno das eleições gerais de 2014, o TSE recebeu 200 mil ataques de negação de serviço (DDoS) por segundo.

Moro terá que explicar divulgação da delação de Palocci ao CNJ.

O juiz Sérgio Moro tem 15 dias para explicar à corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre a divulgação de parte da delação premiada do ex-ministro Antônio Palocci contra o ex-presidente Lula às vésperas das eleições. 

O CNJ atende à uma representação apresentada pelos deputados federais do Partido dos Trabalhadores (PT) Paulo Pimenta (RS), Wadih Damous (RS) e Paulo Teixeira (SP), que acusam o magistrado de ter atuado para prejudicar o PT na reta final da campanha eleitoral.

Os parlamentares pediram que o juiz seja punido porque argumentam que a atitude de Moro teve direcionamento partidário explícito, atendendo a interesses de criminalizar os investigados. Na petição, os petistas pedem que o CNJ conceda uma medida liminar para proibir o juiz federal de quebrar o sigilo de qualquer material que possa impactar de alguma forma o processo eleitoral.

Sérgio Moro liberou no início da semana parte da delação premiada em que acusa o ex-presidente Lula de saber do esquema de corrupção na Petrobrás desde 2007 e de participar do esquema de propina que teria sido utilizado para bancar a campanha da ex-presidente Dilma Rousseff. A Defesa de Lula nega as acusações e alega que Palocci continua mentindo para conseguir benefício e relaxar sua pena sem apresentar provas do que diz.

Aluno de 11 anos é baleado em escola pública na zona norte do Rio.

Um estudante de 11 anos de idade foi ferido de raspão dentro da sala de aula em uma escola pública na Penha, zona norte do Rio de Janeiro. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o menino foi socorrido imediatamente na Escola Municipal Ariosto Espinheira, na Praça Caí, e levado por uma ambulância do Corpo de Bombeiros para o Hospital Estadual Getúlio Vargas.

De acordo com a secretaria, ele foi medicado no hospital e aguarda alta médica. Parentes acompanham o aluno na unidade de saúde.

Segundo relato de representantes do órgão, no momento em que foi atingido, o aluno e seus colegas de classe do 5º ano estavam sentados no chão da sala, conforme procedimento previsto. logo após ouvirem o barulho de tiros. 

É a primeira vez que a escola registra caso de bala perdida dentro da sala de aula. A Escola Municipal Ariosto Espinheira oferece atendimento de educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental e tem atualmente 367 alunos matriculados. De acordo com a secretaria, o menino ferido é aluno da unidade desde a educação infantil.

RN tem metade dos candidatos sem nível superior.

Dos mais de 27 mil políticos brasileiros na disputa por um cargo público nessas eleições, 13 mil, ou 49,6%, têm na parede um diploma universitário.

O levantamento foi feito pelo Quero Bolsa, principal plataforma de inclusão de estudantes no ensino superior brasileiro por meio de bolsas de estudo, ao apurar as informações disponíveis no Repositório de Dados Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O estado do Rio Grande do Norte tem 50,6% dos candidatos com diploma do ensino superior. Rio de Janeiro é o estado com a menor proporção de candidatos com nível superior.

ESTÁGIO: IFRN de João Câmara/RN inicia processo seletivo para estagiários.

A Campus do IFRN em João Câmara realizará entre os dias 02 e 23 de outubro, processo seletivo para contratação de estagiários.,conforme EDITAL Nº 26/2018 – DG/JC/RE/IFRN.

Serão 03 (três) vagas de estágio para contratação imediata, sendo 01 (uma) para Bacharelado e/ou Licenciatura em Educação Física e 02 (duas) para Bacharelado em Administração e áreas afins (Gestão Pública, Contabilidade, Marketing e Logística), bem como preenchimento de cadastro de reserva.
SOBRE O ESTÁGIO
 
O candidato receberá o valor bruto de R$ 520,00 (quinhentos e vinte reais) para o regime de 30 horas, mais benefícios (Auxílio Transporte – R$ 132,00 – e Seguro de Acidentes Pessoais).
DAS INSCRIÇÕES
 
Os interessados poderão se inscrever no período de 04 a 11 de outubro de 2018, conforme consta no referido Edital.

Eleições 2018: Cosern fará operação especial com 150 profissionais neste final de semana.

A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, montou uma operação especial para reforçar a confiabilidade do sistema elétrico potiguar e prevenir eventuais transtornos no fornecimento de energia durante a realização das eleições 2018.

Durante todo o processo de votação e apuração neste domingo (07) e no segundo turno (28), a Concessionária trabalhará em regime especial de plantão em todo estado para atender possíveis emergências. Uma equipe formada por 150 profissionais está envolvida na operação e ficará de sobreaviso para atuar em casos de necessidade.

Para facilitar a comunicação com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a Cosern disponibilizou um contato direto com o Centro de Operações e Informação (COI) para priorizar o acionamento das equipes.

A operação especial da Cosern para as Eleições 2018 incluiu também a inspeção visual e termográfica de linhas de transmissão e subestações estratégicas como as da Ribeira e do Centro, em Natal, que atendem ao TRE. A concessionária também não fará os chamados desligamentos programados no próximo sábado (06) e domingo (07) e inspecionou todos os circuitos que atendem às centrais de apuração.

Edital para concurso da Polícia Civil será publicado até o fim deste ano.

O edital do concurso público para a Polícia Civil do Rio Grande do Norte será publicado até o fim do ano, segundo a Secretaria Estadual de Segurança e Defesa Social (Sesed). Serão 302 vagas – 41 para o cargo de delegado, 26 para escrivão e 235 de agente de polícia.

“Há 14 anos não tínhamos concurso para a Polícia Civil. Irá cobrir as vagas abertas com aposentadorias”, detalhou a titular da pasta, a delegada Sheila Freitas, em entrevista para a rádio 94 FM.

Dia das Crianças deve movimentar R$ 9,4 bilhões no varejo, aponta pesquisa CNDL/SPC Brasil.

Apesar da lenta retomada da economia refletir no ânimo dos brasileiros, a maioria dos consumidores (72%) deve ir às compras este ano no Dia das Crianças — em especial as mulheres (77%). É o que revela pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em todas as capitais. No ano passado, 67% compraram presentes na data. Para 2018, a expectativa é de que o varejo movimente cerca de R$ 9,4 bilhões.

Diante de um cenário com alto índice de desemprego e renda achatada, os gastos do consumidor também prometem ser ponderados. De acordo com o levantamento, (39%) dos entrevistados que presentearão, principalmente filhos, sobrinhos, netos ou afilhados, pretendem gastar o mesmo valor que o ano assado, enquanto 24% planejam comprar menos. No total, cada consumidor deve desembolsar, em média, R$ 187 com presentes.

O Dia das Crianças representa a última festa comemorativa antes do Natal e dará sinais de como será o desempenho das vendas no final do ano. “As intenções de compra da data servirão de termômetro para o fim de ano, ao trazer as primeiras impressões do que deve acontecer no Natal, principalmente em um momento que o poder de compra das famílias continua sendo afetado pelas dificuldades econômicas”, explica a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Faltando apenas 3 dias para as eleições, Zenaide abre 9 pontos a frente, ficando em segundo lugar nas pesquisas .

A pesquisa do instituto Seta também quis saber da população as intenções de voto para o Senado Federal de forma estimulada, ou seja, apresentando os nomes dos candidatos. Nesse quesito, para primeiro voto, Capitão Styvenson lidera 21%, seguido por Zenaide Maia, tecnicamente empatada, com 18%.
 
Seguem: Garibaldi Alves com 9%; Geraldo Melo, 8%; Antônio Jácome, 5%; Magnólia Figueiredo, 2%; e Alexandre Motta, 1%. Os demais nomes, juntos, somaram 2%. O total de brancos e nulos somou 27% e o de indecisos 7%.
Sobre a pesquisa
 
A pesquisa do instituto Seta encomendada pelo Blog do BG foi registrada na Justiça Eleitoral sob os protocolos RN-03095/2018, BR-03943/2018. As entrevistas foram realizadas entre os dias 29 de setembro e 1 de outubro com 1700 eleitores. O intervalo de confiança é de 95% com margem de erro de 2,4% para mais ou para menos.

Toffoli volta a decidir contra autorização para entrevista de Lula.

Na sexta decisão judicial sobre o mesmo tema em menos de uma semana, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, voltou a confirmar agora à noite a decisão do ministro Luiz Fux que impede entrevista do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mais cedo, o ministro Ricardo Lewandowski havia reafirmado sua decisão de liberar a entrevista do ex-presidente, mas encaminhou o processo a Toffoli para deliberação final.

Na sua terceira decisão na Reclamação 32111 em que o ex-presidente peticiona pelo direito de dar entrevista, Lewandowski entendeu que a realização da entrevista não oferece risco à segurança do sistema penitenciário. Segundo ele, a livre manifestação do pensamento deve ser garantida no caso.

“Julgo procedente a reclamação para cassar a decisão reclamada, restabelecendo-se a autoridade do STF para que seja garantido ao reclamante o direito à livre manifestação de pensamento, a fim de que possa conceder entrevista, caso seja de seu interesse, sob pena de configuração de crime de desobediência, com o imediato acionamento do Ministério Público para as providências cabíveis, servindo a presente decisão como mandado”, decidiu Lewandowski.

Dias Toffoli respondeu ao despacho de Lewandowski e manteve a decisão liminar proferida, nos autos da Suspensão de Liminar (SL) 1.178/PR, proferida pelo vice-presidente da Corte, ministro Luiz Fux. De acordo com Toffoli, Fux estava no exercício da Presidência quando recebeu o pedido de SL. Ainda segundo o presidente do STF, a decisão de Fux “deverá ser cumprida, em toda a sua extensão, nos termos regimentais, até posterior deliberação do Plenário”. No entanto,Toffoli não deu prazo para isso ocorrer.

A sucessão de decisões conflitantes sobre a questão começou na semana passada, quando Lewandowski autorizou os jornalistas Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, e Florestan Fernandes a realizarem a entrevista.

Em seguida, o ministro Luiz Fux atendeu a um pedido liminar feito pelo partido Novo e derrubou a autorização para que o ex-presidente possa dar entrevistas. Em reação, Lewandowski reiterou sua decisão pela autorização da entrevista, mas o presidente do STF, Dias Toffoli, manteve a decisão de Fux.

Desde 7 de abril, Lula cumpre pena de 12 anos e um mês de prisão, em Curitiba, imposta pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá (SP).

PM registra 6 assassinatos em Natal/RN em menos de 3 horas.

A Polícia Militar registrou 6 assassinatos em Natal em menos de 3 horas. Os crimes aconteceram na noite desta quarta-feira (3), entre 19h e 21h45, nos bairros Pajuçara, Planalto e Bom Pastor. Todas as vítimas são do sexo masculino e foram mortas a tiros. Ninguém foi preso.

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), 1.555 pessoas já foram assassinadas este ano no Rio Grande do Norte. Ano passado, foram 1.876 assassinatos neste mesmo período, o que representa uma redução de 17%.

Todo o efetivo da Polícia Civil deve ser usado nas eleições.

Todo o efetivo da Polícia Civil do RN deve trabalhar neste final de semana de eleições gerais. A recomendação foi feita “em caráter de urgência” pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), em texto assinado pelo promotor Wendell Beetoven Ribeiro Agra, da 19ª Promotoria de Justiça da Comarca de Natal.

A publicação foi enviada à Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) e à Delegacia Geral de Polícia Civil. Os dois órgãos têm dois dias para confirmarem se vão seguir a determinação.

De acordo com a recomendação, os policiais civis devem começar a operação já no sábado (6) e em áreas que não terão reforço das forças armadas federais e da Polícia Militar.

Ainda segundo a publicação, a necessidade do emprego do efetivo se deve ao risco de atuação de facções criminosas no pleito deste ano.

“Considerando a grave crise de segurança pública enfrenta pelo Estado do Rio Grande do Norte, que atualmente ostenta elevados índices de criminalidade violenta, em grande medida atribuída à persistente e perniciosa atuação de organizações criminosas que exercem influência em diversas localidades, tanto na capital quanto no interior do estado, como inclusive reconhecido em reiteradas manifestações de autoridades estaduais, inclusive do Governador do Estado e da Secretária de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, publicadas na imprensa local”, apresenta o texto

No RN, os militares das Forças Armadas farão a segurança em 97 municípios. O pedido de reforço de forças nacionais também é levado em conta pelo Ministério Público.

Aumento da população de idosos traz desafios no acesso à Justiça.

A crescente população de idosos tem trazido novos desafios para a área da Justiça e de proteção dos direitos humanos no Brasil.

A demanda judicial envolvendo pessoas com mais de 60 anos aumentou, mas a estrutura do Poder Público ainda não acompanha o ritmo das demandas.

Nenhuma aposta acerta a Mega-Sena e prêmio acumula em R$ 19 milhões.

Nenhuma aposta acertou o prêmio principal do concurso 2084 da Mega-Sena. O sorteio foi realizado na noite dessa quarta-feira (3), no Caminhão da Sorte estacionado na cidade de Itapiranga, em Santa Catarina.

As dezenas sorteadas foram as seguintes: 07 – 20 – 26 – 37 – 38 – 39. De acordo com a Caixa, o prêmio estimado para o próximo concurso, a ser realizado no sábado (6), é R$ 19 milhões.

A Quina teve 48 apostas vencedoras. Cada ganhador vai receber R$ 32.980,17. Cada uma das 2.667 pessoas que acertaram na quadra vai levar um prêmio de R$ 847,95.

As apostas para o próximo concurso podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer casa lotérica credenciada pela Caixa em todo o país. A aposta simples com seis dezenas custa R$ 3,50.

Guerra de facções deixa mais 14 mortos no Ceará nas últimas 24 horas.

Mais 14 pessoas foram assassinadas nas últimas 24 horas em decorrência da guerra entre as facções criminosas Guardiões do Estado (GDE) e Comando Vermelho (CV) no Ceará. Foram cinco mortes nas ruas de Fortaleza, duas na Região Metropolitana e mais seis crimes de morte no interior. Entre os registros, estão dois casos de duplos homicídios. Ninguém foi preso.

Era por volta de 7 horas desta terça-feira (2), quando a Polícia registrou um duplo homicídio no Município de Morrinhos, na região do Vale do Acaraú (198Km de Fortaleza). Dois jovens que seguiam de casa para a escola foram executados a tiros por três homens que ocuparam um veículo modelo Siena, preto. O duplo assassinato aconteceu numa estrada do bairro São Luiz. As vítimas foram identificadas como Júlio César de Sousa Faustino, 18 anos; e o adolescente Francisco Jones Vieira Mota, 17.

Outro duplo homicídio ocorreu em Fortaleza, por volta de 18h50 na Rua Taquari, no limite dos bairros Bonsucesso e Granja Portugal, no Grande Bom Jardim, zona Sul de Fortaleza. Dois jovens foram mortos a tiros durante o tiroteio. Policiais militares foram ao local do crime, mas não conseguiram obter pistas concretas dos atiradores.

A um mês do exame, ansiedade marca alunos que farão Enem.

Em um mês, nos dias 4 e 11 de novembro, 5,5 milhões de estudantes em todo país farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na reta final, especialistas recomendam revisões cuidadosas e prática de redação.

É importante também, desde já, dormir e se alimentar bem, para garantir um bom desempenho e evitar ansiedade nos dias do exame.

Carlos Henrique Serrado é um desses estudantes. Ele está no último ano do ensino médio no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, no Rio de Janeiro (Cefet/RJ).

Nas últimas semanas de preparo, ele foca em matemática, ciências da natureza e redação, matérias com maior peso para o curso que deseja, ciência da computação, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

“As questões do Enem não são difíceis, o problema é a quantidade delas. Atualmente tenho duas preocupações: tempo e nervosismo. Cada vez mais estou tentando fazer redações ou exercícios mais rápidos, pois, no ano passado, quase não tive tempo de terminar a prova do segundo dia”, disse.

Cuidado com a Fake News.

Na reta final da eleição, os conteúdos falsos se multiplicaram nas redes e no WhatsApp. Desde o fim de semana, 11 publicações falsas de grande repercussão — entre textos, fotos e vídeos — foram desmentidas pelo Fato ou Fake, o serviço de checagem do Grupo Globo.

No Facebook, 35 postagens tiveram cerca de 400 mil compartilhamentos e alcançaram milhões de eleitores. Só quatro vídeos publicados na rede social registraram 2,7 milhões de visualizações.

Inep prepara divulgação dos locais da prova para o dia 22.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgará nas próximas semanas os locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A previsão é que isso seja feito no próximo dia 22. Os candidatos poderão acessá-lo pela Página do Participante.

Após verificarem os locais onde farão a prova, a recomendação do Inep é que os estudantes conheçam previamente o caminho que será percorrido nos dias do Enem antes da data do exame, para se familiarizarem com a rota, evitando imprevistos no dia.

Na reta final para o exame, que será aplicado nos dias 4 e 11 de novembro, o Inep informa que os estudantes devem ficar atentos e acompanhar as divulgações do instituto, seja pelo site oficial, seja pelo Facebook ou Instagram.

quarta-feira, outubro 03, 2018

Sejuc inaugura prisão feminina no Seridó.

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc/RN) dá prosseguimento ao processo de reestruturação do Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte com a criação da Unidade Prisional Feminina do Seridó, que passa a funcionar no antigo Centro de Detenção Provisória de Jucurutu.

Antes, as internas estavam detidas numa unidade mista na Penitenciária Estadual do Seridó, em Caicó. Agora 56 mulheres estão numa unidade exclusivamente feminina, com vagas disponíveis e dentro da doutrina adotada na Sejuc, baseada no tripé reestruturação física, valorização profissional e adoção de procedimentos padrão.

“Demos mais um passo importante dentro do Sistema. Uma unidade feminina, sem superlotação, para atender uma das maiores regiões do estado, estruturada dentro de procedimentos, com agentes preparados e equipados e mais estrutura para as internas e seus familiares”, comentou o titular da Sejuc, Mauro Albuquerque.

Endividamento de famílias fica estável de agosto para setembro.

O percentual de famílias endividadas no país manteve-se estável em 60,7% de agosto para setembro deste ano. Na comparação com setembro do ano passado, houve uma queda, já que naquele período o indicador registrou uma parcela de endividados de 61,7%.

Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) divulgados hoje (3) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A porcentagem de famílias com dívidas ou contas em atraso também se manteve estável de agosto para setembro (23,8%), mas recuou em relação aos 26,5% de setembro do ano passado.

Presidente do TSE fará pronunciamento em cadeia nacional no sábado.

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rosa Weber, fará um pronunciamento no próximo dia 6, sábado, véspera do primeiro turno das eleições, em cadeia nacional de rádio e televisão.

O pronunciamento irá ao ar às 20h. Ela deve falar por cerca de três minutos. Tradicionalmente, os presidentes do TSE se pronunciam na véspera das eleições.

Em 2014, o ministro Dias Toffoli estava no comando do TSE e também fez um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão. Na ocasião, ele recomendou reflexão e tranquilidade no momento de votar.

Advogado é preso após agredir mulher e jogar filho de 10 meses no chão em Natal, diz PM.

O advogado Bruno Saldanha foi preso em flagrante na tarde desta quarta-feira (3), em Natal, após agredir a mulher e jogar o filho de 10 meses de idade no chão, segundo a Polícia Militar. Os atos de violência teriam acontecido durante uma briga conjugal.

O homem chegou a fugir para a casa dos pais dele, levando o bebê, mas foi encontrado pela polícia. A criança foi recuperada e, com sangramento no nariz, foi levada ao hospital, onde passa por exames.

Segundo a PM, a mulher fez um chamado relatando que o marido havia agredido ela e o bebê e depois teria fugido levando o filho do casal em um táxi. A família mora em Candelária, na Zona Sul de Natal.

A esposa ainda afirmou aos policiais que acreditava que o suspeito tinha ido para a casa dos pais dele, no bairro Neópolis, também na Zona Sul. Após encontrarem o homem no local informado e fazer negociações, a polícia recebeu a criança por cima do muro do imóvel.

Como estava sangrando pelo nariz, a criança foi levada para o Hospital Promater, onde passa por exames.

Ainda de acordo com a PM, o homem ofereceu resistência e chegou a desacatar os militares, mas acabou preso e foi levado para a Central de Flagrantes da Polícia Civil, para prestar depoimento.

A presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Rio Grande do Norte informou que foi à delegacia para garantir respeito aos direitos do advogado.

Feriado estadual relembra os mártires de Cunhaú e Uruaçu.

O Rio Grande do Norte celebra hoje um dos episódios mais marcantes de sua história: os mártires de Cunhaú e Uruaçu. Os mártires foram beatificados pelo papa João Paulo II em março do ano 2000. Sancionada pela governadora Wilma de Faria, a Lei nº 8.913/2006 decretou o 3 de outubro como o Dia Estadual à Memória dos Protomártires de Uruaçu e Cunhaú.

No ano de 1634, alemães, a serviço dos holandeses, chegavam ao Estado. Cunhaú, que contava com uma população de aproximadamente 70 colonos, sofreu naquele ano a sua primeira invasão, seguindo-se então de outros mais, com o apoio dos índios tapuias e potiguares.

Em 16 de julho daquele ano, durante uma missa dominical convocada por Jacó Rabe, na capela de Nossa Senhora das Candeias, foram mortos dezenas de católicos, após o fechamento das portas da igreja.
 
Apesar da resistência de alguns fiéis, Jacó ordenou que os sobreviventes tirassem as roupas e, de joelhos, renunciassem ao catolicismo.

Com a negativa dos colonos, índios, que se encontravam escondidos nos arredores da vila, saem e, junto com os holandeses os matam da forma mais cruel possível. A notícia do episódio se espalhou pela capitania do Rio Grande e três meses após, outras 70 pessoas são mortas também de forma desumana na comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante.