sexta-feira, setembro 03, 2021

Premiê britânico repudia ofensas racistas "vergonhosas" na Hungria.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, pediu nesta sexta-feira (3) que a Fifa reaja ao que descreveu como ofensas racistas "vergonhosas" de torcedores da Hungria contra jogadores da Inglaterra durante um jogo das eliminatórias da Copa do Mundo.

"É completamente inaceitável que jogadores da Inglaterra tenham sofrido ofensas racistas na Hungria na noite passada", tuitou ele.

Johnson pediu à entidade reguladora do futebol mundial que adote uma "ação firme contra os responsáveis para fazer com que este tipo de comportamento vergonhoso seja erradicado de vez do esporte".

Emissoras britânicas noticiaram que jogadores ingleses negros foram alvo de ofensas racistas de torcedores húngaros durante a partida em Budapeste, que a Inglaterra venceu por 4 a 0.

Os canais ITV e Sky Sports disseram que seus repórteres ouviram imitações de macaco dirigidas ao atacante Raheem Sterling e ao reserva Jude Bellingham.

Durante o jogo, torcedores húngaros lançaram copos de plástico nos jogadores ingleses, e um sinalizador também caiu no campo. A Federação Húngara de Futebol (MLSZ) disse que qualquer torcedor identificado será processado, mas não abordou as alegações de racismo.

"Precisamos identificar os encrenqueiros e puni-los rigidamente", disse a MLSZ em um comunicado publicado em seu site.

O técnico inglês, Gareth Southgate, e vários dos jogadores disseram não ter ouvido as ofensas relatadas.

Brasil chega a 40% da população completamente vacinada contra covid-19.

Um balanço divulgado nesta sexta-feira (3) pelo Ministério da Saúde aponta que 40% da população brasileira - 64 milhões de pessoas - com mais de 18 anos já completaram o esquema de vacinação contra a covid-19. No caso de aplicação de primeira dose, 132 milhões já estão nos braços dos brasileiros. O número representa que 83,4% do público-alvo de 160 milhões de adultos no país.

Na avaliação do Ministério da Saúde, o avanço da vacinação traz resultados positivos. Um dos principais é a queda na taxa de ocupação dos leitos de covid-19, de enfermaria e UTI, que já está abaixo de 50% e dentro dos padrões de normalidade em 19 estados do país. As médias móveis de casos e óbitos também estão em queda e registraram, nos últimos dois meses, redução de 61% e 60%, respectivamente.

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 31,4%.

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 31,4%, registrada no fim da manhã desta sexta-feira (03). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 120.

Até o momento desta publicação são 153 leitos críticos (UTI) disponíveis e 70 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 181 disponíveis e 50 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 34,2% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 25,9% e a Região Seridó tem 23,5%.

Ataque terrorista na Nova Zelândia deixa seis mortos.

A polícia da Nova Zelândia matou o autor de um ataque terrorista que feriu hoje (3) seis pessoas em um supermercado na cidade de Auckland. Três estão em estado grave. O homem, nacional do Sri Lanka que estava na Nova Zelândia há dez anos, atacou as pessoas no supermercado com uma faca.

"Foi um ataque violento e sem sentido contra inocentes neozelandeses", disse a primeira-ministra, Jacinda Ardern, em entrevista coletiva. Arden classificou o ataque de terrorista. Disse ainda que o "extremista" era conhecido das autoridades.

"O que aconteceu hoje foi desprezível, foi odioso, foi errado", afirmou.

A ação terrorista foi, de acordo com as autoridades, inspirada nas ações do grupo extremista Estado islâmico.

O homem estava sendo monitorado 24 horas por dia e, no momento do ataque, estavasendo seguido. 

"Era tido como uma ameaça desde 2016", mas, "por lei, não podia ser mantido na prisão", disse a primeira-ministra.

Auckland está em confinamento rigoroso, para combater um surto do novo coronavírus. A maioria das empresas está fechada, e as pessoas são geralmente autorizadas a deixar as casas apenas para ir a mercearias, para necessidades médicas, ou para fazer exercício.

Um vídeo de um dos clientes, colocado nas redes sociais, mostra o momento em que um segurança pede às pessoas para abandonarem a loja. Pouco depois ouvem-se dez disparos. 

A Nova Zelândia está em alerta para ataques terroristas desde que 51 pessoas foram assassinadas em duas mesquitas na cidade de Christchurch, em 2019.

74,4 mil potiguares estão com 2ª dose em atraso; Sesap pede que população complete esquema vacinal.

No Rio Grande do Norte, 74.453 potiguares estão em atraso com a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19. Diante da transmissão comunitária da variante delta em Natal e casos confirmados no estado, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) alerta e orienta a população para buscar as salas de vacinação mais próximas de suas residências e completar o esquema vacinal.

Até o momento, no RN há 3 casos confirmados de Covid-19 com a variante delta, 36 casos em investigação e nenhuma morte foi registrada. Estudos recentes mostram que as vacinas são eficazes contra a variante delta do coronavírus e a imunização pode evitar o contágio e disseminação da doença, o desenvolvimento de casos graves e morte.

De acordo com o último Informe Epidemiológico do Coronavírus divulgado pela Sesap, o Rio Grande do Norte tem 365.294 casos confirmados, com 52 casos confirmados nas últimas 24 horas; 172.151 casos suspeitos; 717.680 descartados; e, 7.270 óbitos, sendo 01 ocorrido em Natal nas últimas 24 horas e 1.339 óbitos estão em investigação.

80% da população adulta do RN já tomou a primeira dose da vacina contra Covid-19, equivalente a pouco mais de 2.149.284 potiguares com 18 anos ou mais. E, 36% da população adulta tomou a segunda dose ou dose única da vacina contra o coronavírus, correspondendo a mais de 964 mil potiguares, apontam os dados da plataforma RN + Mais Vacina.

Na manhã desta sexta-feira (03), a taxa de ocupação dos leitos críticos é de cerca de 32% no RN; 34% na região Metropolitana; 28% na região Oeste; e, 23,5% na região Seridó, conforme o Regula RN. Atualmente, o estado tem 229 leitos críticos Covid ativos, dos quais 152 estão disponíveis e 71 ocupados. Já em relação aos leitos clínicos Covid, 235 estão ativos, sendo que 179 estão disponíveis e 51 ocupados. Até ontem (02), 50,56% dos leitos críticos estão ocupados por idosos e 49,44% ocupados por pacientes não idosos.

Enem: STF forma maioria dos votos para determinar reabertura de inscrições do exame e gratuidade para alunos.

O Supremo Tribunal Federal (STF) já tem seis votos a favor da reabertura do prazo de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e da garantia de gratuidade a estudantes pobres ainda que não tenham justificado falta no exame relativo a 2020, realizado em janeiro deste ano devido à pandemia. Com o voto do ministro Luis Roberto Barroso, apresentado na manhã desta sexta-feira, o julgamento é uma nova derrota do governo no Judiciário.

Além de Barroso, os votos a favor da reabertura do prazo e da garantia de gratuidade foram dos ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Ricardo Lewandowski e Cármen Lúcia, que acompanharam o relator do caso, Dias Toffoli. Os outros ministros ainda não votaram, mas são apenas quatro e não mudariam o resultado.

O tema chegou ao Supremo por ações de partidos e associações ligadas à educação depois que grande parte dos estudantes ficou de fora do Enem 2021 devido à manutenção de de regras criadas antes da pandemia pelo Ministério da Educação. A pasta exigiu que a isenção de taxa de inscrição só valesse para estudantes que justificassem ausência na prova anterior com documentos comprobatórios. Segundo entidades da área, alunos mais pobres que não foram à prova por medo da Covid-19 acabaram excluídos.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apenas 3,1 milhões de estudantes confirmaram inscrição no Enem 2021, o menor número desde 2005, um reflexo da abstenção recorde no exame do ano passado, que alcançou a casa de 55,3% dos inscritos. O Enem teve, em 2020, cerca de 5 milhões de candidatos com isenção de taxa de inscrição. Agora, em 2021, este número desceu para pouco mais que 1,7 milhão, o que representa 54,83% dos inscritos. A taxa par a fazer a prova custa R$ 85.

Nessa semana, a Comissão Externa de Acompanhamento do MEC na Câmara dos Deputados defendeu a reabertura das inscrições e queda das regras do edital, consideradas discriminatórias pelo grupo. Foi mais um movimento para isolar o Executivo no tema.

Butantan entrega mais 2 milhões de doses da CoronaVac.

O Instituto Butantan entregou nesta sexta-feira (3) mais 2 milhões de doses da vacina CoronVac contra a covid-19. Com esse lote, o instituto chegou às 94,8 milhões de doses disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações.

O Butantan deve finalizar ainda este mês as entregas previstas no segundo contrato com o Ministério da Saúde, que totalizam 100 milhões de doses do imunizante desenvolvido em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

Foram assinados dois termos com o governo federal, um que previa o fornecimento de 46 milhões de doses, finalizado em maio, e o segundo, em andamento, que contratou mais 54 milhões de doses.

RN registra 02 mortes por Covid nas últimas 24 horas; novos casos são 58.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta sexta-feira (03). São 365.395 casos totalizados. Na quinta-feira (02) eram contabilizados 365.294, ou seja, 101 novos casos em comparação com o dia anterior(sendo desses, 58 nas últimas 24 horas).

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.278 no total, sendo 02 ocorridos nas últimas 24 horas em Governador Dix-Sept Rosado e Viçosa. Na quinta-feira (02) eram 7.270 mortes. A Sesap ainda registrou outros 06 mortes após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.333.

Recuperados são 257.178. Casos suspeitos somam 172.417 e descartados são 718.484. Em acompanhamento, são 100.939.

COVID: RN possui 153 leitos críticos e 181 leitos clínicos disponíveis.

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta de 12h05 desta sexta-feira(03).

Neste período, havia apenas 01 paciente com perfil para leitos críticos na lista de regulação. Nenhum aguardava avaliação. Foram registrados disponíveis 153 leitos críticos e outros 181, sendo clínicos.

Olimpíada de Matemática abre inscrições para alunos de 3º e 4º anos.

Alunos do quarto e do quinto anos do ensino fundamental, que estejam regularmente matriculados em escolas públicas municipais, estaduais e federais do país, podem se inscrever para a terceira edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas Nível A (OBMEP Nível A). Estudantes de outras modalidades, como Educação de Jovens e Adultos (EJA), conhecida popularmente como ensino supletivo, estão aptos a participar, desde que sua série escolar corresponda ao quarto ou quinto ano do ensino fundamental.

As inscrições são gratuitas e se estenderão até o dia 29 deste mês, na página da OBMEP. Elas devem ser feitas em nome das escolas, exclusivamente, pelas secretarias de Educação municipais e estaduais e pelos representantes das escolas federais. O link foi enviado ontem (1º) por e-mail para todas as secretarias e representantes. Dúvidas podem ser esclarecidas no e-mail nivela@obmep.org.br ou pelo telefone (21) 2529-5084.

Rebeldes resistem em vale no Afeganistão; Talibã forma governo.

As forças do Talibã e combatentes leais ao líder local, Ahmad Massoud, lutavam no Vale do Panjshir, ontem quinta-feira (2), mais de duas semanas após a milícia islâmica tomar o poder. Enquanto isso, os líderes do Talibã na capital Cabul trabalham para formar um governo.

Panjshir é a última província a resistir ao domínio do Talibã, que retomou o controle do país conforme as tropas norte-americanas e de seus aliados se retiravam, depois de 20 anos de conflito iniciados após os ataques de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos. 

Os dois lados disseram ter provocado grandes danos e fatalidades.  

"Começamos as operações após a negociação com o grupo armado local fracassar", disse o porta-voz do Talibã Zabihullah Mujahid.

Guerrilheiros do grupo entraram em Panjshir e tomaram o controle de partes do território, segundo o porta-voz. "Eles [os inimigos] sofreram perdas pesadas."

Um porta-voz da Frente Nacional de Resistência do Afeganistão, por sua vez, afirmou que o grupo rebelde tinha total controle de todas as passagens e entradas da região e que havia repelido as iniciativas pela tomada do distrito de Shotul.

"O inimigo fez múltiplas tentativas para entrar em Shotul, a partir de Jabul-Saraj, e fracassou em todas elas", disse, em referência a uma cidade na província vizinha de Parwan.


 

Média móvel de mortes tem 10º dia seguido de queda.

O Brasil registrou nesta quinta-feira (2) 776 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, com o total de óbitos chegando a 582.004 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias ficou em 628 --menor marca desde 28 de dezembro (quando estava em 617). Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -23% e aponta tendência de queda. É o décimo dia seguido de queda nesse comparativo.

Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h desta quinta. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde. 

Veja a sequência da última semana na média móvel:

  • Sexta (27): 677
  • Sábado (28): 687
  • Domingo (29): 679
  • Segunda (30): 671
  • Terça (31): 671
  • Quarta (1º): 643
  • Quinta (2): 628

Em 31 de julho o Brasil voltou a registrar média móvel de mortes abaixo de 1 mil, após um período de 191 dias seguidos com valores superiores. De 17 de março até 10 de maio, foram 55 dias seguidos com essa média móvel acima de 2 mil. No pior momento desse período, a média chegou ao recorde de 3.125, no dia 12 de abril.

Carnaxelita, em Currais Novos, volta em novembro com atrações nacionais.

A Prime Eventos, organizadora do Carnaxelita, anunciou ontem quinta-feira (2) que o tradicional evento – considerado o maior carnaval fora de época do interior do Estado – será realizado em 2021.

Promovida todos os anos em Currais Novos, no Seridó, a festa não aconteceu no ano passado por causa da pandemia de Covid-19, mas será retomada em 6 de novembro. A festa está confirmada para o Du Rei Casa Show.

Em publicação nas redes sociais, a organizadora do evento confirmou que o Carnaxelita 2021 terá três atrações: Wesley Safadão, Chicabana e Felipe Amorim. “O evento seguirá todos os protocolos de segurança e o acesso é destinado a pessoas vacinadas”, diz a Prime Eventos, em nota.

“Vocês estavam com saudades né?! A maior micareta do interior do RN está de volta! Então viva o seu melhor Carnaxelita com as melhores atrações, gente bonita, estrutura diferenciada e claro, com a mesma energia de sempre”, escreveu a Prime Eventos na legenda.

Ainda não há informações sobre venda de ingressos.

Ator Sérgio Mamberti morre aos 82 anos em SP.

O ator Sérgio Mamberti, de 82 anos, morreu na madrugada desta sexta-feira (3) em São Paulo. O artista estava internado em um hospital da rede Prevent Sênior, na capital paulista. A informação foi confirmada por um dos filhos do ator, Carlos Mamberti. 

Carlos afirmou que o pai estava intubado, com uma infecção nos pulmões. Ele morreu em decorrência de falência múltipla de órgãos.

Em julho deste ano, Mamberti havia sido hospitalizado para tratar de uma pneumonia e chegou a passa por uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Após cerca de 15 dias, se recuperou e teve alta.

Eliminatórias: mesmo jogando mal, Brasil vence Chile.

O Brasil derrotou o Chile por 1 a 0, na noite de ontem quinta-feira (2) no estádio Monumental de Santiago, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 (Catar). Com a vitória, a seleção brasileira manteve a folga na liderança e os 100% de aproveitamento na competição.

Com o resultado, o Brasil chega a 21 pontos em sete jogos e fica um pouco mais perto da Copa do Mundo de 2022 (Catar). Já o Chile estaciona nos seis pontos, na sétima colocação, fora da zona de classificação. O próximo compromisso da seleção brasileira é contra a Argentina, em partida atrasada da sexta rodada, no próximo domingo (5), às 16h (horário de Brasília), em São Paulo.

Trabalhadores nascidos em março podem sacar auxílio emergencial.

Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em março podem sacar, a partir de hoje (3), a quinta parcela do auxílio emergencial 2021. O dinheiro foi depositado nas contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal em 21 de agosto.

Os recursos também podem ser transferidos para uma conta-corrente, sem custos para o usuário. Até agora, o dinheiro apenas podia ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas domésticas (água, luz, telefone e gás), de boletos, compras em lojas virtuais ou compras com o código QR (versão avançada do código de barras) em maquininhas de estabelecimentos parceiros.

Em caso de dúvidas, a central telefônica 111 da Caixa funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Além disso, o beneficiário pode consultar o site auxilio.caixa.gov.br.

O auxílio emergencial foi criado em abril do ano passado pelo governo federal para atender pessoas vulneráveis afetadas pela pandemia de covid-19. Ele foi pago em cinco parcelas de R$ 600 ou R$ 1,2 mil para mães chefes de família monoparental e, depois, estendido até 31 de dezembro de 2020 em até quatro parcelas de R$ 300 ou R$ 600 cada.

Neste ano, a nova rodada de pagamentos, durante sete meses, tem parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo do perfil: as famílias, em geral, recebem R$ 250; a família monoparental, chefiada por uma mulher, recebe R$ 375; e pessoas que moram sozinhas recebem R$ 150.


 

Semana Brasil 2021 começa nesta sexta com descontos de até 70%.

Começa nesta sexta-feira (3) a terceira edição da Semana Brasil. Até o dia 13, empresas de comércio e de varejo farão ofertas e promoções com o objetivo de movimentar a economia brasileira, estimular o consumo e gerar empregos.

Como nos anos anteriores, a Semana Brasil ocorre junto com as comemorações da Semana da Pátria, quando é celebrada a Independência do Brasil, no dia 7 de setembro. O tema deste ano é “Vamos em frente com cuidado e confiança”. A iniciativa é uma parceria do governo federal com o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), a Associação Comercial de São Paulo e o apoio de diversas entidades.

De acordo com o IDV, a pandemia teve impacto em todos os setores da economia e modificou a relação com o consumo, tornando-o mais racional e menos emocional. “As pessoas estão mobilizadas para salvar negócios e empregos, alguns indicadores têm mostrado uma reação da economia e há uma demanda reprimida”, disse Marcelo Silva, presidente do instituto.

Terceira dose a reforço contra Covid-19 para idosos a partir de 70 anos começa dia 15 de setembro no RN.

O Rio Grande do Norte (RN) vai começar a aplicar a dose de reforço da vacina contra Covid-19 a partir do dia 15 de setembro, segundo definiu a Secretaria Estadual de Saúde Pública. As vacinas usadas na dose de reforço a Pfizer e/ou Oxford/AstraZeneca.

O reforço será aplicado em pessoas a partir dos 70 anos de idade, mas de forma decrescente, começando com aquelas com mais de 99 anos e reduzindo a faixa etária com o passar dos dias. Após os idosos, será a vez das pessoas com baixa imunidade (os imunossuprimidos).

A dose de reforço é indicada para os idosos que completaram o esquema vacinal há mais de seis meses. No caso dos imunossuprimidos, eles devem esperar 28 dias após a segunda dose, para poder tomar o reforço.

quinta-feira, setembro 02, 2021

Polícia Federal prende suspeito de planejar ataques terroristas.

A Polícia Federal informou que prendeu na manhã de hoje (2), em Maringá (PR), um homem suspeito de planejar ataques terroristas. O suspeito foi detido após a PF deflagrar a Operação Trastejo, que investiga possíveis atos preparatórios de terrorismo. Também foram apreendidos uma espingarda calibre 32 e muitos simulacros de arma.

De acordo com a PF, as investigações apontam para o recrutamento e radicalização por meio virtual de um jovem, que passou a assumir uma visão religiosa extremista e violenta, com potencial para provocar atos definidos em lei como terrorismo.

A PF disse ainda que o indivíduo vinha mantendo contato direto com radicais islâmicos no exterior, manifestando intenção de viajar para outros países, como o Iraque, e incorporar-se a organizações terroristas.

“A investigação constatou que o preso possui treinamento para o manuseio e emprego de armas, além de motivação (radicalismo religioso) e meios (armas e munições), podendo a qualquer momento ou oportunidade fechar o ciclo para a consumação de ato terrorista”, informou a polícia.

Segundo a PF, o preso possui extenso histórico de registros criminais, incluindo posse de entorpecente, ação penal pela prática do crime de homicídio qualificado e condenação por posse irregular de arma de fogo e outra por tentativa de roubo.

A polícia disse ainda o investigado chegou a circular vídeos em grupos na internet, em que exibia, encapuzado, armas, munição, rádio comunicador, cédulas de dólares americanos, dentre outros itens, proferindo conteúdo extremista e manifestando desejo de executar mortes de inocentes em uma ação suicida.

A PF disse que o suspeito foi detido com base na previsão da Lei de Enfrentamento ao Terrorismo sobre a prática de atos preparatórios ao terrorismo com o propósito inequívoco de consumar tal delito. As penas previstas na lei chegam a 30 anos de reclusão.

A Operação Trastejo é uma referência a um defeito no braço do instrumento de corda que provoca problemas na emissão do som. O nome foi dado devido ao investigado se apresentar nas redes sociais como professor de música.

Pix Saque e Pix Troco estarão disponíveis a partir de 29 de novembro.

A partir de 29 de novembro, os clientes poderão usar o Pix, sistema de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central (BC), para sacar dinheiro e receber troco em espécie em estabelecimentos comerciais e outros lugares de circulação pública. A data foi anunciada hoje (2) pelo órgão.

No Pix Saque, o cliente poderá fazer saques em qualquer ponto que ofertar o serviço, como comércios e caixas eletrônicos, tanto em terminais compartilhados como da própria instituição financeira. Nessa modalidade, o correntista apontará a câmera do celular para um código QR (versão avançada do código de barras), fará um Pix para o estabelecimento ou para a instituição financeira e retirará o dinheiro na boca do caixa.

O Pix Troco permite o saque durante o pagamento de uma compra. O cliente fará um Pix equivalente à soma da compra e do saque e receberá a diferença como troco em espécie. O extrato do cliente especificará a parcela destinada à compra e a quantia sacada como troco.

Nas duas modalidades, as transações serão limitadas a R$ 500 durante o dia e a R$ 100 entre as 20h e as 6h. No entanto, os ofertantes desses produtos poderão definir limites mais baixos, baseados no perfil do cliente, na localização, no horário da operação e nos critérios de segurança. Segundo o BC, a oferta dos dois novos serviços será opcional.

Não haverá cobrança para pessoas naturais (pessoas físicas e microempreendedores individuais) para até oito transações mensais. O comércio que oferecer as duas opções receberá, da instituição financeira do usuário sacador, de R$ 0,25 a R$ 0,95 por transação, dependendo da negociação com os bancos e as demais instituições.

Dilma Roussef recebe alta hospitalar após ter sido submetida à cirurgia cardíaca.

Internada na quarta-feira pela manhã no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para se submeter a uma operação cardíaca, a ex-presidente Dilma Roussef teve alta nesta quinta ao meio-dia.

O procedimento ao qual foi submetida é chamado de “fechamento de FOP por cateterismo”. Ou seja, o fechamento de um pequeno buraco no coração. Teve a duração de três horas. 

Decorrente de um defeito congênito, o problema faz com a parede interna do órgão, que separa o lado direito do lado esquerdo do coração, não fique completamente fechada, como deveria ser.

Uma das consequências do defeito é aumentar os casos de derrame cerebral.

RN sanciona Lei Lucas Santos que institui ações de prevenção ao suicídio.

A governadora Fátima Bezerra (PT) sancionou nesta quarta-feira (2) uma lei que prevê uma série de ações nas escolas públicas e privadas do RN visando a prevenção e combate à depressão, à automutilação e ao suicídio.

A lei recebeu o nome de Lucas Santos, em referência ao jovem, filho da cantora Walkiria Santos, que foi encontrado morto depois de sofrer ataques nas redes sociais após publicar um vídeo no TikTok.

Walkyria e a família ainda tentam viabilizar a aprovação de uma lei federal que torne crime comentários de ódio na internet.

“Eu e toda a minha família não vamos parar. Precisamos mudar, precisamos de leis, para que mais nenhuma vida seja perdida. A morte do meu filho não pode passar em branco”, falou.

Lei estadual

Dentre as medidas de conscientização previstas na lei estadual estão palestras, debates, distribuição de cartilhas de orientação aos pais, alunos, professores, servidores, entre outras iniciativas.

As ações devem acontecer na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, de acordo com a lei.

RN registra 01 morte por Covid nas últimas 24 horas; novos casos são 52.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quinta-feira (2/9). São 365.294 casos totalizados. Na quarta-feira (01) eram contabilizados 365.177, ou seja, 177 novos casos em comparação com o dia anterior(sendo desses, 52 nas últimas 24 horas).

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.270 no total, sendo 01 ocorrido nas últimas 24 horas em Natal. Na quarta-feira (01) eram 7.269 mortes. A Sesap não registrou novas mortes após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.339.

Recuperados são 257.178. Casos suspeitos somam 172.151 e descartados são 717.680. Em acompanhamento, são 100.846.

Governo do RN e prefeitura de Natal decretam ponto facultativo no dia 6 de setembro.

O governo do Rio Grande do Norte e a prefeitura de Natal definiram ponto facultativo para os órgãos públicos da administração estadual e municipal na próxima segunda-feira (6), véspera do feriado de 7 de setembro, quando é celebrada a independência do Brasil.

A prefeitura da capital publicou a medida em decreto no Diário Oficial do Município nesta quinta-feira (2).

De acordo com a prefeitura, o ponto facultativo é válido para os órgãos da administração direta e indireta do município, além das autarquias e fundações municipais.

“Aos dirigentes dos órgãos e entidades, cabe fazer observar o funcionamento dos serviços essenciais afetos às respectivas áreas de competência nesse dia”, diz o decreto municipal.

Já o governo do estado publicou o decreto sobre o ponto facultativo do dia 6 de setembro ainda no dia 24 de agosto. A medida também vale para todos os órgãos da administração estadual, seja direta, indireta, bem como autarquias e fundações estaduais.

COVID: RN possui 151 leitos críticos e 176 leitos clínicos disponíveis.

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta de 12h10 desta quinta-feira(02).

Neste período, não havia paciente com perfil para leitos críticos na lista de regulação. Nenhum aguardava avaliação. Foram registrados disponíveis 151 leitos críticos e outros 176, sendo clínicos.

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 32,3%.

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 32,3%, registrada no fim da manhã desta quinta-feira (02). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 126.

Até o momento desta publicação são 151 leitos críticos (UTI) disponíveis e 72 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 175 disponíveis e 54 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 33,6% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 33,3% e a Região Seridó tem 17,6%.

STF: relator vota por ampliar isenção de taxa de inscrição no Enem.

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar hoje (2) se alivia as exigências para a isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021.

O ministro Dias Toffoli, relator do tema no Supremo, votou para que seja suspensa uma das exigências: a de que o candidato justifique eventual falta no Enem 2020 para poder ter direito à isenção da taxa de R$ 85,00 para se inscrever na edição deste ano.

A exigência está prevista no edital do Enem deste ano, e foi questionada no Supremo por entidades como a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) e a Educrafo. Nove partidos também apoiam a ação - Cidadania, PC do B, PDT, PSB, PSOL, PSTU, PT, PV e Rede.

O julgamento da ação de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) sobre o assunto é realizado em sessão extraordinária do plenário virtual do Supremo, com duração de 48h. O prazo para que os ministros remetam seus votos abriu à 0h desta quinta-feira (2) e segue até as 23h59 de sexta (3). Apenas Toffoli votou até o momento.

 


Número de municípios sem mortes por covid cresce 48% em agosto.

O número de municípios que não registrou mortes por covid-19 cresceu 48% em agosto e passou de 1.678 em julho para 2.500 no mês passado, patamar que o país não atingia desde dezembro de 2020. A quantidade equivale a 44,88% dos 5.570 municípios brasileiros. Os dados foram levantados pelo R7 e compilados pelo pesquisador Wesley Cota, da Universidade Federal de Viçosa, com base nas estatísticas do Ministério da Saúde.

Acima da taxa de dezembro do ano passado, de 2.638, só novembro teve resultado melhor no enfrentamento à pandemia, com 3.190 municípios sem vítimas da covid. Depois destes meses, o ano de 2021 foi de altas sucessivas no número de mortes pela doença, que começaram a cair somente a partir de julho.

Antes desta época, ainda nas primeiras semanas da pandemia, a doença ainda não havia se disseminado por todos os municípios brasileiros. Isso ocorreu a partir de julho de 2020.

A maioria dos casos sem mortes é de cidades com menos de 50 mil moradores, entre exceções com população maior. Em agosto, o maior município com zero vítimas foi Ubatuba, no litoral de São Paulo, com população de 91 mil. No mês, o estado com mais cidades zeradas de mortes foi o de Minas Gerais, que teve 407 municípios dentro do levantamento.

“Apesar de não termos uma porcentagem boa de vacinados com as duas doses, a gente já se pode ver o impacto da vacinação frente às formas graves e aos óbitos”, explica infectologista pediátrica Claudia Maekawa Maruyama. “O isolamento está indo para um afrouxamento e na utilização das máscaras nem todos têm a usado adequadamente, então isso é resultado da vacinação.”

Instagram tem instabilidade, para de funcionar em todo o mundo e assusta usuários.

O Instagram apresenta instabilidade para usuários nesta quinta-feira (2). Relatos de problemas de carregamento de publicações no feed e de outros conteúdos da plataforma começaram a se espalhar nas redes sociais vizinhas e no site DownDetector.

Se o seu Instagram está estranho desde o começo da manhã, saiba que não é sua internet. Um problema desconhecido parece interferir na navegação de usuários em várias partes do mundo, incluindo no Brasil, desde 7h40 de hoje. Mais de uma hora depois, o defeito parece não ter sido corrigido, apesar de muita gente também relatar passar ilesa ao problema. As informações são do CanalTech.

No Twitter, os afetados pela instabilidade compartilharam suas experiências e, claro, não perderam a oportunidade de fazer graça sobre esse hábito quase natural que é partir para a rede social vizinha e perguntar para outras pessoas: “caiu mesmo?”

Juliette quebra recorde de pré-save no Brasil com EP de estreia.

Juliette, que lança seu primeiro EP às 21h desta quinta-feira (2), já soma mais de 600 mil pre-save nas plataformas digitais, estabelecendo um novo recorde nacional. De acordo com os dados confirmados pela Virgin Music Brasil, gravadora responsável pelo lançamento, foram mais de 222 mil pre-save realizados no Spotify – dez vezes a mais que o recordista anterior, o disco Doce 22, da cantora Luísa Sonza.

A ferramenta de pre-save é oferecida pelas gravadoras para que usuários possam receber lançamentos musicais automaticamente em sua biblioteca, assim que estiverem no ar. O EP terá seis faixas inéditas -- Bença, Diferença Mara, Doce, Sei Lá, Benzin e Vixe Que Gostoso.

Com seis canções inéditas, a estreia musical de Juliette é desenvolvida por um time que une na produção e composição músicos paraibanos e nomes já conhecidos por hits no cenário nacional.

Aos 31 anos de idade, Juliette, que é formada em Direito, trabalhava como maquiadora e estudava para prestar concurso público na área jurídica, não se imagina mais como delegada ou defensora pública. "A carreira pública requer uma grande imparcialidade, distanciamento… Agora, as pessoas já me viram de biquíni, já me viram tomando banho, já me viram de todo jeito, sabem que eu me sensibilizo com muita coisa. Então, acho que, infelizmente, não terá mais como ser delegada", disse em entrevista para Quem após deixar o BBB21.

Chuva histórica alaga ruas, metrô e mata 9 nos EUA.

Ao menos nove pessoas morreram em Nova York e em Nova Jersey devido à tempestade tropical Ida, que já deixou outras seis mortes e causou um rastro de destruição no Sul dos Estados Unidos e agora coloca os dois estados em emergência.

O Ida atingiu os EUA como um furacão de categoria 4 no domingo (30), exatos 16 anos após o Katrina devastar a Louisiana e o Mississippi, e foi rebaixado para tempestade tropical na segunda-feira (30), mas continua causando estragos pelo país.

A cidade de Nova York teve a maior quantidade de chuva em um dia em pelo menos 152 anos: foram medidos mais de 18 centímetros de água no Central Park, segundo a rede de televisão CNN.

É a maior quantidade desde 1869 (quando as medições começaram a ser feitas) e quase o dobro do recorde anterior (9,75 centímetros em 1927).

A cidade de Newark, em Nova Jersey, também registrou um novo recorde diário: 21,3 centímetros de chuva, quase o quádruplo do recorde anterior (5,6 centímetros registrados em 1959). 

A polícia de Nova York confirmou sete mortes, incluindo uma criança de 2 anos, um homem de 50 anos e uma mulher de 48 anos que foram encontrados inconscientes dentro de uma casa na noite de quarta-feira (1º). Duas mortes foram relatadas em Nova Jersey.

Segundo o jornal "New York Post", quatro pessoas morreram presas nos porões de suas casas na cidade (três no bairro do Queens e uma no Brooklyn).

A tormenta já causou inundações e interrompeu o funcionamento de quase todas as linhas do metrô de Nova York, que ficaram completamente alagadas (veja no vídeo no começo da reportagem). Algumas estradas estão intransitáveis e há relatos de tornados no Bronx.

No estado de Nova Jersey, o corpo de um homem de 70 anos foi resgatado após o veículo em que estava ser arrastado pela água, segundo o prefeito da cidade de Passaic, Hector Lora.

Futebol de 5: Brasil vence Marrocos e fará final contra Argentina.

Atual tetracampeão, o Brasil se garantiu na final do futebol de 5 nos Jogos de Tóquio (Japão), após vitória sobre Marrocos na manhã desta quinta-feira (2). A partida foi decidida com um gol contra, marcado pelo jogador marroquino Berka, após jogada do de Jefinho. Com o triunfo de 1 a 0 na semifinal, a seleção disputará a quinta medalha de ouro seguida na competição contra a Argentina, que venceu a China por 2 a 0 na outra semi. A final sul-americana será sábado (4), às 5h30 (horário de Brasília). Já Marrocos vai duelar pelo bronze a China amanhã (3), às 23h30.

Mega-Sena: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio acumula em R$ 34 milhões.

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.405 da Mega-Sena, realizado na noite desta quarta-feira (1º) no Espaço Loterias Caixa, no terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. O prêmio acumulou e, para o próximo sorteio no sábado (4), o valor previsto é de R$ 34 milhões.

Veja as dezenas sorteadas: 21 – 38 – 48 – 49 – 53 – 59.

  • A Quina teve 18 apostas ganhadoras e cada uma leva R$ 154.808,90.
  • A Quadra teve 2.630 apostas ganhadoras e cada uma leva R$ 1.513,61.


 

PF: Operação investiga fraude no auxílio emergencial em Sergipe.

Fraudes no pagamento do auxílio emergencial são o alvo da Operação Payback da Polícia Federal nesta quinta-feira (2). Os policiais cumpriram em Aracaju um mandado de busca e apreensão, expedido pela 7ª Vara Federal da Justiça em Sergipe. A Justiça determinou ainda o bloqueio dos valores ilicitamente obtidos para possibilitar o ressarcimento da fraude.

A investigação teve início no mês de abril do corrente ano, a partir da análise das informações registradas na Base Nacional de Fraudes ao Auxílio Emergencial (BNAFAE), que resultou na identificação de desvio de valores em 11 contas digitais do auxílio emergencial.

Conforme apurado, o investigado, que não teve a identidade revelada, criava contas falsas em nome de terceiros, no aplicativo Caixa Tem. Em seguida, gerava boletos bancários que eram pagos com os valores desviados. As contas bancárias do próprio suspeito eram destinatárias final dos recursos.

Trabalhadores nascidos em fevereiro podem sacar auxílio emergencial.

Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em fevereiro podem sacar, a partir de hoje (2) a quinta parcela do auxílio emergencial 2021. O dinheiro foi depositado nas contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal em 21 de agosto.

Os recursos também podem ser transferidos para uma conta-corrente, sem custos para o usuário. Até agora, o dinheiro só podia ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas domésticas (água, luz, telefone e gás), de boletos, compras em lojas virtuais ou compras com o código QR (versão avançada do código de barras) em maquininhas de estabelecimentos parceiros.

Em caso de dúvidas, a central telefônica 111 da Caixa funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Além disso, o beneficiário pode consultar o site auxilio.caixa.gov.br.

O auxílio emergencial foi criado em abril do ano passado pelo governo federal para atender pessoas vulneráveis afetadas pela pandemia de covid-19. Ele foi pago em cinco parcelas de R$ 600 ou R$ 1,2 mil para mães chefes de família monoparental e, depois, estendido até 31 de dezembro de 2020 em até quatro parcelas de R$ 300 ou R$ 600 cada.

Neste ano, a nova rodada de pagamentos, durante sete meses, tem parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo do perfil: as famílias, em geral, recebem R$ 250; a família monoparental, chefiada por uma mulher, recebe R$ 375; e pessoas que moram sozinhas recebem R$ 150.

Brasil enfrenta Chile em Santigo pelas Eliminatórias da Copa do Catar.

O Brasil mede forças com o Chile, nesta quinta-feira (2) a partir das 22h (horário de Brasília) no estádio Monumental de Santiago, em partida da 9ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa de 2022 (Catar). E, mesmo com desfalques e atuando fora de casa, a seleção brasileira chega como favorita.

O favoritismo da equipe comandada pelo técnico Tite é fruto da ótima campanha da equipe na competição classificatória para a Copa do Mundo. O Brasil tem 100% de aproveitamento, com seis vitórias em seis partidas disputadas, além de contar com o ataque mais positivo, com 16 gols marcados. Também vale lembrar que a seleção brasileira e o Chile já mediram forças este ano, pelas quartas de final da Copa América. E a vitória foi brasileira, por 1 a 0, graças a gol de Lucas Paquetá.

TAP confirma retorno dos voos entre Portugal e Natal a partir de outubro.

A companhia aérea portuguesa TAP Air Portugal confirmou na manhã desta quarta-feira (01), o retorno das ligações para o Rio Grande do Norte (RN) a partir de outubro, com três frequências semanais.

A notícia chegou à Secretaria de Estado do Turismo do RN (SETUR/RN), por meio de contato telefônico do gerente de Comunicação e Marketing da TAP, Adriano Araújo.


 

Cédulas de R$ 200 completam um ano em circulaçã.

A circulação das notas de R$ 200 completa um ano hoje (2) com cerca de 80 milhões de cédulas em circulação no país. Em valor, são R$ 16 bilhões, de acordo com dados do Banco Central (BC).

Ao lançar a nota no passado, o BC informou que seriam produzidas 450 milhões de cédulas. Ou seja, desse total produzido, 17,8% estão em circulação. As demais cédulas produzidas estão armazenadas no BC.

Em relação às outras cédulas de real, as de R$ 200 representam 1,03% do total de notas em circulação (7,75 bilhões). A maioria das notas nas mãos dos brasileiros é de R$ 50, com mais de 2,1 bilhões de cédulas. As de R$ 100 são mais de 1,8 bilhão e em terceiro lugar estão as de R$ 2, com 1,5 bilhão.

O 'rachadão' no gabinete de 02 e o impacto para Bolsonaro.

Com a autorização da Justiça para quebra dos sigilos fiscal e bancário de Carlos Bolsonaro, o Ministério Público do Rio de Janeiro terá instrumentos para apurar se, além dos indícios de manutenção de fantasmas, o mandato do vereador envolveu outra prática associada a seu irmão mais velho, o senador Flavio, quando deputado estadual: o recolhimento de parte do salário dos funcionários, mais conhecido como rachadinha. Neste episódio, Renata Lo Prete conversa com Juliana Castro, da plataforma Jota, que dois anos atrás participou, como repórter de O Globo, da investigação jornalística que deu origem à ação do MP. Ela descreve a teia de familiares, agregados e conhecidos do clã presidencial espalhada pelos diferentes gabinetes dos Bolsonaro - inclusive o de Jair na Câmara. E explica o papel de destaque desempenhado por Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente e chefe de gabinete de Carlos de 2001 a 2008. Participa também do episódio Octávio Guedes, colunista do G1 e comentarista da GloboNews, que lança a seguinte pergunta: “Quem ensinou Flávio e Carlos a fazer rachadinha?" Ele analisa o que há de semelhante no modus operandi dos gabinetes da família e, ao mesmo tempo, por que Carlos é "tormenta maior no planeta Bolsonaro": mais próximo do pai que qualquer um dos irmãos, ele está sob ameaça também no inquérito das fake news.

Governo do Estado do RN autoriza retorno de público aos jogos de futebol a partir do dia 17.

O Governo do RN autorizou nesta quarta-feira o retorno dos torcedores aos estádios de futebol a partir do dia 17 de setembro, com 30% da capacidade dos estádios liberada.

Uma das exigências para o torcedor é que ele esteja imunizado contra a Covid, ou seja, tenha recebido a dose única ou as duas doses das vacinas.

Além disso, clubes e federação deverão cumprir normas sanitárias e protocolos de bioprevenção, como o uso de máscaras e álcool em gel, além da obrigatoriedade do distanciamento social.

O protocolo ainda precisa ser aprovado pela CBF para que ABC e América possam receber seus torcedores nas partidas da Série D do Brasileirão.

O Governo informou que a liberação voltará a ser discutida em caso de aumento de casos de Covid no estado.

Juliette lança disco de estreia nesta quinta-feira; veja tudo que se sabe sobre carreira musical

Juliette Freire começa a partir desta quinta-feira (2), às 21h, a "construir seu universo" na música. A expressão foi usada pela vencedora do "BBB21" para falar da nova carreira.

Desde que venceu o reality show, a maquiadora e advogada paraibana de 31 anos participou de lives de artistas como Gilberto Gil, Elba Ramanho e Wesley Safadão.

Avanço na vacinação: queda continua.

O avanço na vacinação continua produzindo seus efeitos positivos nos números da Pandemia. Setembro começou com nova queda nas médias de casos (22,6 mil) e mortes (644). A tendência de queda é desde abril.


 

quarta-feira, setembro 01, 2021

Dilma passa por cateterismo em SP e deve ter alta nesta quinta; 'Correu tudo bem', diz assessor.

A ex-presidente da República Dilma Rousseff (PT) passou por um cateterismo nesta quarta-feira (1º) no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista e está bem, segundo sua assessoria. Ela já está no quarto, se recuperando, e deve ter alta nesta quinta (2).

Dilma chegou a São Paulo na segunda-feira (30) para realizar o procedimento cirúrgico que diagnostica e trata problemas cardíacos.

Há três meses, a petista teve um mal-estar e se internou para exames em um hospital de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, onde mora. Ela recebeu alta um dia depois em bom estado de saúde.

Na ocasião, a assessoria do PT não informou o que causou o mal-estar, mas disse que a ex-presidente participava de uma reunião virtual, quando teve uma indisposição. Ela teria comentado que não se sentia bem.

A TV Globo apurou que Dilma tem um problema no septo interatrial, chamado forame oval patente, um buraquinho na membrana que separa os dois átrios.

A pequena abertura se fecha depois do nascimento, mas em 25% a 30% dos casos, não se fecha e pode provocar um acidente vascular cerebral (AVC), por exemplo.

A assessoria de imprensa da ex-presidente informou ao G1 que ela será internada no Sírio-Libanês na quarta-feira para um cateterismo e fechamento do forame. O procedimento diagnostica e trata problemas no coração.

Pesquisa Pfizer: Mulheres.

As mulheres também relataram mais questões com a saúde mental, com 38% classificando esse aspecto da vida como ruim ou muito ruim. Entre as entrevistadas, 47% disseram ter irritação, 45% insônia e 53% tristeza. As crises de choro afetaram 34% das mulheres e 7% dos homens. Entre os jovens, 38% disseram ter esse tipo de episódio.

Entre os fatores que impactaram a saúde mental durante a pandemia, 23% mencionaram as dívidas e a situação financeira, 18% o medo de pegar covid-19 e 12% a morte de alguém próximo.

Desde o início da pandemia, foram efetivamente diagnosticados com ansiedade 16% das pessoas entrevistadas, percentual que sobre para 20% entre as mulheres e 19% entre os jovens. Com depressão, 8% receberam esse diagnóstico, sendo que entre as mulheres o número fica em 10%.

Para Haddad, mesmo após o fim da pandemia, os efeitos desse momento na saúde mental da população devem permanecer por algum tempo. “Mesmo depois de um controle dessa questão sanitária, dos índices de infecção, nós ainda vamos viver os impactos dessa pandemia nos transtornos mentais”, ressaltou.

Pesquisa Pfizer: Tristeza e insônia.

Apesar de a maioria da população em geral ter uma boa avaliação da própria saúde mental, a pesquisa identificou que muitas pessoas têm sintomas que podem ser indicativo de problemas. Disseram ter irritação e insônia 38% das pessoas ouvidas pela pesquisa, percentual que sobe para 53% (irritação) e 45% (insônia) entre os jovens de 18 a 24 anos. A tristeza foi relatada por 48% da população geral e por 58% dos jovens.

Pfizer: pesquisa revela impacto da pandemia na saúde mental de jovens.

Durante a pandemia de covid-19, metade dos jovens sentiu impactos na saúde mental, segundo pesquisa divulgada hoje (1º) pelo laboratório Pfizer. Segundo o estudo, 39% das pessoas na faixa de idade entre 18 e 24 anos disse que a saúde mental ficou ruim no período e 11% responderam que ficou muito ruim. Na amostra total, 5% disseram que a saúde mental está muito ruim e 25% ruim, totalizando 30%.

A pesquisa foi realizada pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) e ouviu 2 mil pessoas na cidade de São Paulo (SP) e nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Salvador.

Segundo o psiquiatra e pesquisador da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Michel Haddad, a pandemia contribuiu para expor um aumento dos casos de transtorno mental que já era percebido nos anos anteriores. “A pandemia escancarou esse problema, mas isso já vinha acontecendo de longa data, especialmente nas últimas duas décadas”, destacou.

O médico explicou que os transtornos mentais, sendo a depressão um dos mais comuns, estão ligados a uma série de fatores, desde a pré-disposição genética até questões do meio onde a pessoa vive. Por isso, Haddad enfatizou a importância de uma atenção especial a grupos mais vulneráveis:

“Os ambientes competitivos, a desigualdade social, as minorias étnicas, as populações que têm estado de vulnerabilidade social ou os grupos mais vulneráveis: idosos e adolescentes, todos esses são, infelizmente, a população mais afetada”.

Preço do botijão de gás sobe 7% hoje.

O gás de cozinha já está custando mais 7% para os consumidores nesta quarta-feira, 1º de setembro, devido a um ajuste feito pelas distribuidoras do produto, confirmou o presidente da Associação Brasileira dos Revendedores de GLP (Asmirg), Alexandre Borjaili.

Rumores no setor indicam que a Petrobras também deverá reajustar o preço do Despesas básicas das famílias aumentam 33% em 12 mesescombustível, que já acumula 38% de alta no ano.De acordo com Borjaili, o reajuste das distribuidoras teve como justificativa o dissídio da categoria e inflação.

O aumento médio por botijão foi de R$ 5,80, sendo que mais R$ 0,30 foi adicionado em alguns estados pelo reajuste do ICMS no mês passado."E há um murmúrio de que a Petrobras vai aumentar também no início do mês", disse Borjaili ao Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), que discorda do aumento das distribuidoras, considerando que o valor do produto já está muito alto.

O preço do gás de cozinha virou mais uma preocupação para o governo de Jair Bolsonaro, que demitiu o ex-presidente da Petrobras Roberto Castello Branco pelos ajustes sucessivos dos combustíveis, inclusive do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP).Já o atual presidente da empresa, general Joaquim Silva e Luna, deixou de fazer reajustes mensais.

O último aumento foi no início de julho, de 3,5%.De acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço médio do botijão de GLP de 13 Kg entre 22 e 28 de agosto era de R$ 93,65, sendo que em algumas localidades o produto chega a custar R$ 130,00.

Acidente no Peru deixa pelo menos 33 mortos e 20 feridos.

Um acidente na madrugada de hoje (1º), no quilômetro (72 da Rodovia Central, na localidade de Matuicana, província de Huarochirí, no Peru, deixou pelo menos 33 pessoas mortas e cerca de 20 feridas.

Um ônibus da empresa León Express, que fazia o trajeto Huánuco-Lima, perdeu o controle, depois de bater em uma rocha, e caiu em um despenhadeiro de quase 200 metros, ao ultrapassar a velocidade máxima permitida. O veículo levava 63 passageiros.

O comandante-geral da Polícia, César Cervantes, viajou de helicóptero de Lima até o local do acidente. A Polícia Nacional informou que os trabalhos de busca devem durar o dia inteiro, pois o local é de difícil acesso. Os feridos estão sendo atendidos no hospital de Chosica e em outros hospitais de Lima, a capital peruana.

Segundo a Superintendência de Transporte Terrestre de Pessoas (Sutran), o ônibus tinha certificado de inspeção técnica veicular, seguro obrigatório de acidentes e habilitações dos condutores atualizadas. Em nota, a Sutran lamentou a perda de vidas humanas e informou que está tomando todas as providências para investigar as causas do acidente.

Os feridos em estado mais grave foram transferidos, pela Força Aérea do Peru, para hospitais em Lima.

Governo Federal lança curso de formação para emergências em saúde mental.

O Ministério da Saúde lançou hoje (1º) o curso de formação de multiplicadores em urgências e emergências em saúde mental. O objetivo é capacitar todas a unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com orientações técnicas sobre condutas humanizadas e terapêuticas, oferecendo “uma assistência cada vez mais adequada para os pacientes em sofrimento psíquico”.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que, nos últimos anos, a pasta investiu mais de R$ 1,5 bilhão na abertura de novos serviços de atenção e promoção à saúde mental e mais de R$ 99 milhões na qualificação de profissionais de saúde.

Para ele, o ambiente da pandemia de covid-19 agravou os problemas relacionados à saúde mental, que são prioridade no governo. “Temos uma quarta onda que é caracterizada pelo impacto à saúde mental das pessoas, inclusive dos profissionais de saúde que, há um ano e meio nessa pandemia, já se encontram em situação de esgotamento”, disse durante cerimônia no Ministério da Saúde, em Brasília. O evento contou também com a presença da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, e outras autoridades.

O curso foi preparado com auxílio dos profissionais do Samu do Distrito Federal, que conta, desde 2016, com um Núcleo de Saúde Mental para atender exclusivamente demandas relacionadas a transtornos psicológicos, como depressão e crises de ansiedade. A equipe atua tanto de forma presencial, em ambulância, como a distância, pelo telefone do Samu, o 192.

COVID: RN possui 145 leitos críticos e 176 leitos clínicos disponíveis.

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta de 12h40 desta quarta-feira(01).

Neste período, não havia paciente com perfil para leitos críticos na lista de regulação. Apenas 02 aguardavam avaliação. Foram registrados disponíveis 145 leitos críticos e outros 176, sendo clínicos.

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 34,7%.

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 34,7%, registrada no fim da manhã desta quarta-feira (01). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 129.

Até o momento desta publicação são 145 leitos críticos (UTI) disponíveis e 77 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 176 disponíveis e 52 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 37,1% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 31,5% e a Região Seridó tem 23,5%.

Governo dá sinal positivo para volta de torcedores aos estádios do RN; 30% da capacidade e com vacinados com a 2ª dose do imunizante contra Covid.

Encerrando a reunião na Secretaria de Tributação. A FNF irá protocolar o protocolo de segurança e o Governo irá analisar. A proposta é que o Governo libere 30% do público nos estádios a partir do mata-mata da Série D.

Cipriano destacou que é preciso elaborar um protocolo de segurança com distanciamento e controle rígido de acesso aos estádios. Ele elogiou a proposta de permitir somente o acesso de vacinados com a D2 da vacina e disse que a retomada pode ser de 30% da capacidade dos estádios.

Apostador da Paraíba leva prêmio de R$ 21 milhões em loteria.

Uma pessoa da cidade de Massaranduba, no Agreste da Paraíba, ganhou R$ 21 milhões ao acertar os sete números da Timemania, sorteados ontem terça-feira (31).

O vencedor vai receber R$ 21.646.034,73 após acertar os números: 04-10-18-25-61-63-68.

Mixto-MT foi o time do coração sorteado neste concurso, que teve 17.062 apostas com prêmio de R$ 7,50.


 

PP conversa com o ex-jogador Edmundo sobre candidatura à Câmara dos Deputados.

O Progressistas (PP), que tem como presidente nacional Ciro Nogueira, o ministro-chefe da Casa Civil de Bolsonaro, tem avançado nas conversas para contar com dois nomes para concorrer à Câmara dos Deputados em 2022.

O primeiro, já conhecido, é de Antonia Fontenelle, a apresentadora e youtuber conservadora, que nos últimos anos circulou entre figuras do bolsonarismo.

O outro já é mais recente. Trata-se do ex-atacante Edmundo, ídolo do Vasco da Gama e do Palmeiras. Seriam duas opções “fora da política” com possibilidade de puxar votos para o partido.

Covid-19: Brasil registra menor média móvel de casos em um dia.

O mês de agosto termina registrando o dia com a menor média móvel de casos de covid-19 do ano. De acordo com o Ministério da Saúde, os 25,7 mil casos registrados ontem (31) foi a menor média móvel de casos de 2021. A pasta aponta a vacinação como o principal motivo para a queda, que vem sendo registrada desde junho, quando chegou-se a notificar 74,79 mil casos da doença.

“Isso representa uma redução de 65% em pouco mais de dois meses”, informou o ministério, em nota, ao esclarecer que a média móvel é um balanço do número de casos registrados nos últimos 14 dias. O levantamento aponta também queda na média móvel de mortes. Ontem, o Brasil registrou 701 mortes, o que representa o menor índice desde 6 de janeiro, quando foi registrada uma média de 696,71 mortes por covid-19.

O ministro Marcelo Queiroga tem reiterado o compromisso de vacinar, até o fim de setembro, toda a população com idade acima de 18 anos, com pelo menos a primeira dose. Esse montante equivale a 160 milhões de pessoas. O ministério contabiliza que, no fim de agosto, 80% da população adulta já havia sido vacinada com a primeira dose. “Agora, a meta é completar o ciclo vacinal de todos os brasileiros adultos até o fim de outubro”, segundo nota da pasta, ao ressaltar que, até o momento, foram distribuídas 233,2 milhões de vacinas para todas as unidades federativas.

Ao todo, 130 milhões de pessoas já foram vacinadas com a primeira dose, o que corresponde a 81,2% da população. A segunda dose (ou a dose única) já foi aplicada em 61,4 milhões de pessoas, o que corresponde a 38,3% da população.

Papa Francisco revela se vai renunciar ou não.

O papa Francisco afirmou que nunca passou pela sua cabeça renunciar à liderança da Igreja Católica após sua cirurgia no cólon em julho passado. A declaração foi dada em entrevista à rádio espanhola Cope, divulgada na íntegra nesta quarta-feira (1º), e rebate rumores sobre uma possível abdicação publicados pela imprensa argentina.

“Nem passou pela minha cabeça. Não sei de onde tiraram que eu ia apresentar minha renúncia”, disse o pontífice, acrescentando que sempre que um papa está doente “corre uma brisa ou um furacão a respeito de um conclave”.

Ainda no início de seu pontificado, Francisco chegou a dizer que tinha a sensação de que sua gestão seria “breve”, de “quatro ou cinco anos”, mas em março de 2022 ele completará nove anos no trono de Pedro.

No entanto, de acordo com Jorge Bergoglio, boatos sobre uma eventual renúncia nascem de “interpretações distorcidas” de suas declarações, e ele prefere se calar porque responder “é pior”.

Família Bolsonaro movimentou quase R$ 3 milhões em espécie, em valores corrigidos, durante 24 anos; entenda.

Membros da família do presidente Jair Bolsonaro movimentaram, em 24 anos, R$ 1,5 milhão em dinheiro vivo, empregado em transações imobiliárias e no pagamento de despesas pessoais. O montante corresponde à soma de operações em espécie que envolveram o senador Flávio Bolsonaro e o vereador Carlos Bolsonaro, filhos do presidente, ambos filiados ao Republicanos, bem como as duas ex-mulheres do atual ocupante do Palácio do Planalto, Rogéria Bolsonaro e Ana Cristina Valle. A conta chega a R$ 2,95 milhões em valores corrigidos pela inflação. As movimentações de dinheiro em espécie são alvo de investigação pelo Ministério Público do Rio (MP-RJ), que confirmou ao GLOBO ontem que apura a contratação de supostos funcionários fantasmas e a prática de "rachadinha" no gabinete de Carlos durante a vereança.

O inquérito contra Carlos Bolsonaro tramita, em sigilo, na 3ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Especializada do Núcleo Rio de Janeiro. O Tribunal de Justiça do Rio também confirmou que as quebras foram deferidas no dia 24 de maio.

Nesta terça-feira, a Justiça do Rio determinou a quebra dos sigilos bancário e fiscal do vereador na investigação que apura a contratação de funcionários "fantasmas". Outras 26 pessoas e sete empresas também tiveram os sigilos quebrados. A informação foi antecipada pela GloboNews.

Segundo o Ministério Público, Carlos Bolsonaro manteve e utilizou grandes quantias de dinheiro em espécie ao longo dos seis mandatos consecutivos como vereador. Em documentos, o órgão cita pelo menos três situações que se enquadram na prática citada: em 2003, Carlos pagou R$ 150 mil em espécie na compra de um apartamento na Tijuca, na Zona Norte do Rio; em 2009, o vereador entregou R$ 15,5 mil, também em espécie, para cobrir um prejuízo que teve na bolsa de valores; e no último ano, Carlos declarou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter R$ 20 mil em espécie guardados em casa.

RN recebe mais 150 mil vacinas contra Covid-19; Coronavac/Butantan, Astrazeneca/Fiocruz e Pfizer.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) recebe nesta quarta-feira (1°), divididas em quatro carregamentos, mais 150.500 doses de vacinas contra a Covid-19. São imunizantes da Coronavac/Butantan, Astrazeneca/Fiocruz e Pfizer que vão reforçar tanto a ampliação do público atendido com a primeira dose como para completar o esquema vacinal.

Em dois voos, entre 10h e meio-dia, foram descarregadas 108.440 unidades da Coronavac/Butantan no Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante. Os lotes são divididos por igual entre primeira e segunda doses.

À tarde, de acordo com o Ministério da Saúde, serão mais 21.060 imunizantes da Pfizer e 21 mil da Astrazeneca/Fiocruz, todas destinadas para aplicação da segunda dose.

Recentemente, a Sesap registrou na plataforma RN+Vacina números importantes da vacinação contra a Covid-19 no RN. Já são mais de 3 milhões de doses aplicadas, para 2,1 milhões de pessoas que tomaram ao menos uma dose, representando 80% da população adulta do estado. Já entre as pessoas que tomaram as duas doses ou a dose única o número passa dos 34%, somando mais de 923 mil pessoas acima dos 18 anos.


 

PF combate grupo responsável por derrame de dinheiro falso em Curitiba.

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quarta-feira (1º) a Operação Derrame, para combater um grupo suspeito de colocar em circulação grande quantidade de cédulas falsas de real, em Curitiba.

Estão sendo cumpridas 16 ordens judiciais, sendo seis mandados de prisão e dez de busca e apreensão na capital paranaense e na cidade de Contenda, na Região Metropolitana. Os mandados judiciais foram expedidos pela 14ª Vara da Justiça Federal em Curitiba.

As notas falsas eram colocadas em circulação através da compra de aparelhos celulares anunciados para venda em uma grande plataforma virtual. “As compras eram realizadas com cédulas de R$ 100 falsas, com apenas três numerações de série diferentes”, diz a PF. As investigações apuraram que os suspeitos agiam organizadamente na prática do crime e fizeram várias vítimas.

Em cada compra, os criminosos repassavam entre 15 e 25 cédulas de R$ 100 falsas. Para obter lucro, os suspeitos efetuavam a venda dos aparelhos celulares, inclusive por intermédio de uma distribuidora de bebidas do pai de um dos investigados.

De acordo com a PF, os presos serão indiciados pelo crime de moeda falsa, associação criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas podem ultrapassar 12 anos de reclusão.