sábado, janeiro 17, 2015

AUMENTA A INCIDÊNCIA DE AVC ENTRE JOVENS.

(Foto reprodução/Google)

O que antes era visto apenas como um problema enfrentado pelos idosos, hoje em dia tornou-se comum entre os jovens. Dados do Ministério da Saúde apontam que 62 mil pessoas, com menos de 45 anos, morreram no Brasil entre os anos 2000 e 2010 por causa do acidente vascular cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame cerebral. Perda de noites, consumo de bebidas alcoólicas e sedentarismo são os principais fatores que contribuem para estes números.

Dividido em dois tipos, o derrame cerebral pode ser isquêmico ou hemorrágico. O esquêmico ocorre na maioria dos casos e caracteriza-se pela falta de sangue no cérebro devido a uma obstrução dos vasos sanguíneos. Já o hemorrágico caracteriza-se pelo sangramento ocorrido dentro do tecido cerebral.

De acordo com o neurologista João Gustavo Vilela, a intensidade e o imediatismo dos jovens têm contribuído para problemas graves de saúde. “Ultimamente, os adolescentes e jovens têm se preocupado muito com a beleza externa e muitas vezes deixam de fazer exames periodicamente. Além disso, ficam expostos a fatores de risco, como noites perdidas ou mal dormidas, consumo intenso de bebidas alcoólicas e falta de exercícios físicos, o que é diferente da prática de musculação”, afirmou.

Ainda de acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2012, quatro mil pessoas entre 15 e 34 anos foram internadas por causa do problema no país. Ainda assim, Vilela destaca que o tratamento para pessoas jovens e idosos é o mesmo. “O acompanhamento médico e a alimentação saudável são essenciais”, afirmou. Nos casos de isquemia cerebral, há a possibilidade de utilizar medicações que podem desobstruir os vasos sanguíneos. Em ambos os casos, a intervenção cirúrgica pode ocorrer. “O tempo é um fator importante nesse caso. Quanto mais rápido o socorro, melhor para o paciente”, alertou o médico.

Entre os sintomas mais frequentes estão a perda das forças, principalmente nos membros inferiores e superiores e nos músculos do rosto, sensação de formigamento, alteração na sensibilidade, voz e audição, além de intensas dores de cabeça. Além disso, há casos de desmaios, em alguns pacientes. O diagnóstico é feito por meio de exames de tomografia e ressonância magnética, que permitem identificar a área do cérebro afetada. 

ASSALTANTE INFARTA E MORRE APÓS DONOS DE LOJA RECORRER A ORAÇÃO.

(Foto meramente ilustrativa/Reprodução Google)

Os proprietários de uma sapataria na Venezuela contaram em depoimento à polícia de Valle de La Pascua que um assaltante teve um infarto fulminante enquanto eles oravam.

Os donos, que são evangélicos, recorreram à oração durante o assalto. Na ação, os dois criminosos teriam recolhido diversos pares de sapatos da loja.

Um deles caiu no chão e morreu quando um dos donos da loja disse “o sangue de Cristo tem poder”. O incidente, ocorrido no dia 7 de janeiro, teria sido registrado por câmera de segurança.

A vítima do infarto foi identificada como Ronner Eduardo Muñoz Arrieta, de 24 anos. O comparsa fugiu com a arma do morto. As causas da morte ainda não foram confirmadas pela polícia técnica local.

Casos de pedra nos rins aumentam durante meses quentes do ano.

No período mais quente do ano, a desidratação provocada pelo forte calor aumenta os casos de pedra nos rins. O alerta é da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, que aponta crescimento de 30% no atendimento de pacientes com o problema no Centro de Referência em Saúde do Homem. A ingestão de água, a diminuição de sal e uma dieta rica em frutas e legumes contribuem para a prevenção da doença. Quando não tratadas corretamente, as pedras podem levar à perda do órgão.

“Um ou dois meses depois da época de maior calor, temos o aumento desses casos no pronto-socorro. Nesse período, as pessoas acabam desidratando, transpiram mais e o rim tem menos líquido para filtrar. As impurezas do rim ficam concentradas na urina, o que pode levar à formação de cristais que vão formar os cálculos”, explicou o urologista Fábio Vicentini, responsável pelo ambulatório de cálculo renal do Hospital Brigadeiro. Tendo em vista que estamos nos meses mais quentes do ano, ele lembra: “agora é a hora da prevenção”.

Vicentini diz que algumas pessoas reclamam de beber água durante todo o dia e, por isso, é importante considerar outros alimentos que auxiliam na prevenção. “Não é só água. O líquido que ajuda também são os sucos cítricos, como laranja, limão. Eles contêm uma substância, o citrato, que ajuda a não formar a pedra”, destacou. Além disso, lembra que frutas como a melancia e a maçã têm bastante água. Um jeito simples de saber se a pessoa está suficientemente hidratada é observar a cor da urina. “Quanto mais transparente, melhor”.

O consumo em excesso de sal e proteína também favorece a formação de cálculos. Produtos de origem animal, como manteigas, especialmente para pessoas com histórico familiar da doença ou que já tenham manifestado o problema, devem ser consumidos com prudência. Nesses casos, o leite desnatado é melhor opção em relação ao integral, informou a secretaria. Alimentos embutidos como presunto, bacon e linguiça, além de serem proteína, são ricos em sódio e, portanto, devem ser evitados. “Uma dieta balanceada vai ser boa para tudo, inclusive para os rins”, explicou Vicentini.

O urologista lembra que, como o período de maior calor dura de quatro a cinco meses, ele é suficiente para a formação da pedra. “Ela pode se formar em pouco tempo, de 15 a 20 dias. O crescimento dela vai variar. Às vezes continua pequena, mas pode crescer rápido”, alertou. De acordo com o médico, pedras a partir de 4 a 5 milímetros (mm) podem causar dor. O risco de pedras é maior em indivíduos com histórico na família. A doença atinge 10% dos homens e 7% das mulheres, conforme dados da secretaria.

O tratamento varia de acordo com cada paciente – o tamanho e a posição da pedra são considerados. “Normalmente, 70% das pedras são eliminadas”, observou. Uma das formas de tratamento menos invasiva é a litotripsia, uma terapia sem cortes que bombardeia as pedras. Cerca de 800 procedimentos como esse são feitos por ano no Centro de Referência em Saúde do Homem. Há casos em que são necessárias cirurgias. Uma média anual de 400 procedimentos desse tipo são feitos na unidade.

NOVA TÉCNICA, TERAPIA À VACUO PROMETE AUMENTAR E MODELAR BUMBUM.

(Foto: Reprdoução/ Daily Mail)

Quem sonha em aumentar e modelar o bumbum conta agora com uma nova técnica que promete alcançar o resultado: a terapia a vácuo. De acordo com o jornal Daily Mail, a novidade foi apresentada pelo estabelecimento de beleza Sculpting Goddess, em Miami, nos Estados Unidos.

Durante o procedimento, uma ventosa é posta em cada nádega por cerca de 45 minutos. A inteção é mobilizar gordura, amaciar a pele e ainda quebrar celulite edepósitos de gordura.

Segundo a empresa, os resultados são permanentes e a quantidade de sessões varia de acordo com a pessoa. Em média, é preciso de quatro a seis sessões para alcançar o resultado desejado. Cada um delas custa, no estabelecimento, cerca de US$ 60 (R$ 159).

Proprietária do salão, Tini disse ter passado pela terapia a vácuo e que, um ano depois, os resultados continuam evidentes. No Instagram, apresenta o antes e depois de várias clientes.

Consumidor deve ficar atento na hora de fazer matrícula escolar.

A Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, divulgou uma série de dicas para quem quer matricular os filhos, renovar a matrícula ou mesmo garantir seus direitos durante o decorrer do ano letivo. Além da compra de material escolar e, em alguns casos, da contratação de um serviço de transporte para as crianças ou adolescentes, muitos pais procuram escolas particulares para os filhos.

De acordo com a secretaria, nenhum aluno pode ter negada sua matrícula em uma escola por ter débitos em outra, da mesma forma que a antiga escola não pode negar os documentos de transferência mesmo que haja prestações em aberto. Caso não consiga matricular o aluno em uma nova escola por recusa dessa, os pais ou responsáveis podem procurar o Procon de sua cidade para solucionar a questão.

“São proibidas as suspensões de provas, a retenção de documentos escolares ou a aplicação de quaisquer outras penalidades pedagógicas por falta de pagamento”, explicou a Senacon. Além disso, a escola não pode desligar o aluno durante o ano letivo. Esse desligamento só pode ocorrer após o fim do ano. Nesse caso, a escola tem a prerrogativa de não renovar a matrícula do aluno. Em caso de instituições de nível superior, esse tipo de desligamento só pode ocorrer após o fim de cada semestre.

Visitar a escola e conhecer seu método pedagógico é tão importante quanto ler com atenção o contrato com a instituição antes de assiná-lo. A Senacon alerta tanto para o reajuste de mensalidades quanto para a transparência dos termos do contrato. “O reajuste de mensalidades deve ser feito somente uma vez ao ano, e o contrato deve ser claro quanto à sua previsão. Vale ressaltar que as cláusulas contratuais devem assegurar o direito à informação e a transparência para o consumidor”.

Blogueiro Valdemar Tibá passa no vestibular da UERN.

Hoje é um dia diferente e de muita alegria, pois passei juntamente com minha sobrinha Jocyângela  no concorrido vestibular da UERN para o curso de Letras Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas!

Depois de 45 minutos de atraso, acabou a ansiedade dos candidatos que disputaram o último vestibular da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A angústia se tornou alegria para uns e tristeza para outros, como acontece em todo o vestibular.

Passamos  no vestibular da UERN e agora é só ir com garra e chegar na formatura. 

A cada ano acrescentamos mais experiência e através do acúmulo de conhecimento, devemos acreditar que nunca seremos perfeitos e sim sábios.


Parabéns a todos que passaram no vestibular da UERN.

PM registra oito homicídios em dois dias na Grande Natal/RN.

A Polícia Militar registrou oito homicídios em dois dias na Grande Natal. O Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) registrou três homicídios na madrugada deste sábado (17). Todos os corpos que deram entrada no Itep tinham ferimentos provocados por arma de fogo e os crimes aconteceram em municípios da Grande Natal.

Dentre os casos está o que vitimou um menor de idade, que foi morto no bairro de Monte Castelo, em Parnamirim. O rapaz foi alvejado três vezes na costa e, de acordo com os policiais, ele era usuário de drogas. O segundo crime aconteceu em Macaíba, na Rua Emílio Inácio, no bairro de Campo das Mangueiras.

A vítima foi identificada por Juscelino Santos Dantas, de 20 anos. Ele estava em um bar com os amigos quando bandidos armados efetuaram 15 tiros no local. Ele estava acompanhado de um amigo, que também foi alvejado, porém foi socorrido na UPA de Macaíba e passa bem.

Além desses três crimes, mais cinco homicídios aconteceram na sexta-feira (16), todos por arma de fogo e aconteceram nos municípios da Grande Natal e em Mossoró.O crime na segunda maior cidade do estado aconteceu próximo do conselho comunitário de Santa Delmira. De acordo com a polícia, Leandro Estevão da Silva, de 23 anos, foi surpreendido por uma moto, que efetuou quatro disparos.

Todos os crimes vão ser investigados na Delegacia Especializada de Homicídios (Dehom), da Polícia Civil do Rio Grande do Norte.

O IFRN abre 1.175 vagas para cursos previstos no programa de formação o pro funcionário.

Esta formação está voltado para servidores de escolas, da rede estadual e municipal.

As inscrições devem ser realizadas online pelo site http://ingresso.ifrn.edu.br. A seleção se baseará na classificação dos candidatos, que farão uma prova objetiva de Português e de Matemática. As provas serão aplicadas no dia 22 de fevereiro, das 13h às 17h.
 
São ofertadas vagas para os campi de Apodi; Caicó; Currais Novos; EaD; João Câmara; Mossoró; Natal-Zona Norte; Nova Cruz; Parnamirim; Pau dos Ferros; Santa Cruz; São Gonçalo e Polo UAB de Lajes, podendo ser de Secretaria, Alimentação e Infraestrutura Escolar.

Seis morrem e seis ficam feridos em atropelamento em Belo Oriente, MG.

Seis pessoas morreram atropeladas na noite de ontem sexta-feira (16) em Belo Oriente, no Leste de Minas Gerais. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, o motorista perdeu o controle do veículo em uma curva no KM 63 da LMG-758 e atropelou nove pessoas, que estavam sentadas em um banco, na frente de uma casa. Dentro do veículo havia outras três pessoas, que também ficaram feridas. O motorista ainda bateu e uma árvore e fugiu sem prestar socorro.

Ainda segundo a PRF, as vítimas fatais são quatro mulheres de 40, 46, 62, 65 anos, um homem de 33, e uma adolescente de 16 anos. Com o impacto, alguns feridos foram arremessados a 15 metros de distância.

A polícia informou também que as outras seis pessoas feridas foram encaminhadas em estado grave para o Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga. Os feridos são duas mulheres de 48 e 18 anos, um homem de 57 e três menores de 11, 12 e 16 anos.

O tráfego de veículos na rodovia que liga Belo Oriente a Açucena foi interditado por quase duas horas, e a pista só foi liberada por volta de uma da manhã deste sábado (17). Os corpos das vítimas foram levados para o Instituto Médico Legal de Ipatinga.

O motorista ainda não foi localizado, e o hospital não soube informar quais feridos estavam dentro do veículo e quais estavam sentados no banco. Via g1.

BANCOS REDUZEM VALOR MÍNIMO DE TRANSFERÊNCIA (TED) PARA R$ 500.

Bancos Itaú e Santander na avenida Paulista em São Paulo
Bancos Itaú e Santander na avenida Paulista em São Paulo (Eladio Machado/VEJA)

A partir desta sexta-feira, passa a vigorar o novo valor mínimo de 500 reais para as operações de Transferência Eletrônica Disponível (TED), informou nesta sexta a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Até então, o valor mínimo exigido era de 750 reais. “As instituições financeiras reduziram o valor da TED para facilitar ainda mais a vida de quem precisa transferir dinheiro, no mesmo dia, entre bancos diferentes”, diz, em nota, a entidade, que cada vez mais vem reduzindo o valor mínimo para a operação.

A Febraban ressalta que, em outras formas de movimentação financeira, como o Documento de Crédito (DOC) ou o cheque é preciso aguardar pelo menos um dia para a conclusão da operação. “Os bancos estão trabalhando para que haja mais uma redução no limite da TED ainda este ano”, disse Walter de Faria, diretor adjunto de operações da Febraban.

Ainda conforme o comunicado, de acordo dados da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária, tem crescido a preferência dos clientes por transferências eletrônicas – DOC e TED. Em 2009 elas representavam 28% do volume de transações; em 2013, o número subiu para 46%. “Com a TED, o cliente não precisa sacar em espécie para fazer a transferência, basta acessar o Internet Banking ou outros canais eletrônicos de autoatendimento para efetuar a operação”, acrescenta Walter. 

Carros da Emater são incendiados em Assu e polícia investigará causas.

Três viaturas do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural, pertencente ao governo do estado foram incendiadas na noite desse sábado (17), no município de Assú, distante 207 km de Natal.

As causas do incêndio ainda não foram identificadas e serão investigadas pela polícia. No instante do incêndio, 8 veículos estavam no pátio do instituto, porém não foram atingidos pelas chamas, que foram contidas com ajuda de moradores da região.

FRAUDE CUBANA.

charutos
Charutos cubanos: a falsificação no Brasil mais do que dobrou nos últimos quatro anos

Assim como acontece com os cigarros, o mercado informal de charutos não para de crescer no Brasil. Hoje, 70% dos charutos cubanos vendidos no Brasil são falsificados. Há quatro anos, esse percentual era de 30%. Via Veja.

Morre menina de 12 anos que teve transplante de medula adiado em Natal/RN.

Fernanda Xavier da Silva, de 12 anos, tornou-se mais uma criança potiguar que, embora tenha conseguido encontrar um doador de medula óssea compatível, não resistiu à leucemia. O transplante de medula óssea deveria ter sido realizado entre agosto e outubro do ano passado, quando ela estava pronta. Porém, a doadora pediu adiamento para resolver problemas pessoais. Em dezembro, quando decidiu fazer a doação, o estado de saúde da menina já havia piorado e o transplante não foi possível. Fernanda morreu no final da noite desta sexta-feira (12) no Hospital Infantil Varela Santiago, em Natal.

“Embora não fosse mãe dela, eu perdi uma filha”, lamentou Rosali Cortez, de 55 anos, presidente  da Hatmo (Humanização e Apoio ao Transplantado de Medula Óssea do Rio Grande do Norte) – associação sem fins lucrativos constituída por pacientes, familiares e profissionais voluntários.

Os pais da menina moram em Lagoa de Pedras, cidade distante pouco mais de 50 quilômetros da capital. Sem recursos para custear um tratamento e nem condições de ir todos os dias a Natal, a família deixou  Fernanda aos cuidados da associação. E assim foi por um ano e oito meses. “Adotamos a menina. A Hatmo inteira a acolheu com muito amor”, acrescentou Rosali.

Fernanda será velada ao longo de toda a manhã deste sábado (18) no Centro de Velório São José, no bairro do Alecrim, na Zona Leste da cidade. À Tarde, o corpo segue para a cidade de Lagoa de Pedra, onde será sepultado.

A Hatmo atende atualmente 126 crianças e 56 adultos. Vinte e cinco pessoas aguardam doação de medula óssea. Destes, 14 já encontraram doadores na própria família, mas ainda não fizeram o transplante. As demais, ainda esperam por um doador compatível. Via g1/RN.

USO FREQUENTE DE ENXAGUANTE BUCAL COM ÁLCOOL PODE CAUSAR CÂNCER.

(Foto reprodução/Google)

Usar enxaguante bucal pode parece um excesso de higiene inofensivo, mas não é. Estudos associam o uso frequente e a longo prazo dos antissépticos bucais com o aumento da incidência do câncer de boca. É sabido, atualmente, que o consumo de bebida alcoólica é um dos fatores de risco para desenvolver a doença, mas, para isso, a pessoa deve beber com frequência. Como os enxaguantes bucais com álcool contêm uma porcentagem etílica alta, o risco pode ser equiparado com aquele de quem bebe todos os dias.

O oncologista e diretor do núcleo de cabeça e pescoço do Hospital A.C. Camargo Cancer Center, Luiz Paulo Kowalski, conta que quem usa diariamente e por um extenso período esse tipo de enxaguante bucal tem um aumento de três a quatro vezes da chance de desenvolver câncer. “Ao menos há uns 50 anos se atribui ao álcool e tabaco os riscos do câncer de boca”, diz o médico.

O álcool pode eliminar bactérias protetoras e facilitar a multiplicação daquelas substâncias maléficas que eventualmente são resistentes. As bactérias, então, transformam o etanol em acetaldeído, substância altamente cancerígena. E daí vem o risco que os médicos tanto falam.

O estomatologista Artur Cerri explica que o uso frequente agride a flora normal da boca. “Alguns enxaguantes contêm potentes antibióticos, e esses medicamentos não são seletivos: matam bactérias boas e ruins. Aquelas que fazem a defesa da boca são mortas e os fungos insensíveis aos antibióticos podem se proliferar.”

Indonésia prepara execução de brasileiro e mais 5 por tráfico de drogas.

As autoridades indonésias estão terminando os preparativos para a execução de seis condenados à morte por tráfico de drogas. Entre eles está o brasileiro Marco Archer, de 53 anos, que em 2003 foi pego tentando entrar no aeroporto de Jacarta com 13,4 quilos de cocaína.

Seis pelotões de fuzilamento estão preparados para a execução. O governo indonésio também preparou atenção religiosa, de acordo com a crença de cada preso. Os outros condenados são um holandês, dois nigerianos, um vietnamita e um indonésio. No dia 30 de dezembro foram rejeitados os pedidos de clemência para os seis condenados.

Praseyto, procurador-geral indonésio, disse que cinco dos presos foram transferidos para a penitenciária de Nusakambangan e um sexto para a prisão de Boyolali, ambas na Ilha de Java, onde as sentenças deverão ser executadas à 0h de domingo (15h de hoje em Brasília). “Isso vai enviar uma mensagem aos membros dos cartéis de droga. Não há clemência para os traficantes”, acrescentou.

Estas são as primeiras de 20 execuções que as autoridades indonésias vão fazer este ano, depois de, em 2014, não terem executado nenhum condenado.

Feijão e mais 8 produtos elevam em 1,60% valor da cesta básica em Natal/RN.

O preço da cesta básica na capital potiguar registrou para o mês de dezembro um aumento de 1,60% em relação ao mês anterior. É o que revela o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) calculado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA) por meio da Coordenadoria de Estudos Socioeconômicos (CES).

Ainda de acordo com a pesquisa, dos treze produtos que compõem a cesta básica, nove apresentaram variações positivas. O feijão, com 11,57%, foi o principal. Farinha (+3,11%), frutas (+2,27%), legumes (+1,68%), carne de boi (+1,64%), tubérculos (+1,48%), pão (+0,82%), açúcar (+0,51%) e margarina (+0,09%) são os outros oito produtos que também contribuíram para o aumento. Também há produtos que caíram de preço, como o leite (-4,22%), café (-2,33%), óleo (-0,91) e arroz (-0,57%).

Nas despesas com os produtos essenciais, o custo com a alimentação por pessoa foi de R$ 259,49. Para uma família constituída por quatro pessoas, esse valor alcançou R$ 1.037,96. Se a essa quantia fossem adicionados os gastos com vestuário, despesas pessoais, transportes, entre outros, o dispêndio total seria de R$ 3.200,68.

Ano de 2014 foi o mais quente desde 1880.

O ano de 2014 foi o mais quente desde o início dos registros de temperaturas, em 1880, informou ontem (16) Agência Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos. Relatório da agência aponta que, no ano, a temperatura média no solo e nos oceanos foi 0,69ºC acima da registrada no século XX.

O mês de dezembro do ano passado registrou a maior temperatura média para o período nos últimos 134 anos, quando a temperatura foi 0,77 ºC maior que a média do século passado. A agência informou que as medições feitas pela Agência Espacial dos Estados Unidos, de forma independente, chegaram às mesmas conclusões.

A instituição acrescentou que o aumento da temperatura se espalhou por todo o mundo. As regiões onde foram registrados recordes de calor estão no extremo Leste da Rússia, a Oeste do Alasca, no interior da América do Sul, na maior parte do continente europeu, no Norte de África e também nas regiões costeiras do Leste e do Oeste da Austrália.

A temperatura nos oceanos também foi recorde. Segundo a agência, a temperatura a média da superfície do mar foi a maior da história, ficando 0,57°C acima da média do século XX.

sexta-feira, janeiro 16, 2015

Paraíba tem o menor vereador e o mais alto vice-prefeito do mundo.

Na Paraíba o homem mais alto do Brasil é o atual vice-prefeito da cidade de Assunção, sua terra natal, no Cariri paraibano. Joelison Fernandes da Silva, 24 anos, o Ninão, mede 2,29 metros, é filiado ao PSB, e é o vice do prefeito eleito Nezinho França (PSDB). Assunção distante 229,2 quilômetros da capital paraibana João Pessoa tem 3.522 habitantes. 

Mas, o estado da Paraíba também tem o menor vereador do mundo, Santino Feliciano da Silva, (PT do B), 72 anos. Ele tem apenas 1,08 m. O pequeno grande homem foi eleito com 2.537 votos no ano de 2012. Ele tinha apenas 30 segundos no guia eleitoral e pedia votos com a seguinte frase: “vote no gigante”. 

Santino é funcionário público aposentado do estado da Paraíba e um cidadão muito querido no Centro Administrativo Estadual onde trabalho por muitos anos. Já Ninão trabalha também como garoto propaganda das lojas Maré Mansa.

Candidatos ao Enem poderão pedir certificado do ensino médio semana que vem.

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que fizeram o exame para obter a certificação do ensino médio, poderão solicitar o documento a partir da próxima semana, segundo informou hoje (16) o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O participante do Enem deve procurar a instituição certificadora escolhida durante o preenchimento da inscrição do exame. De acordo com o Inep, as secretarias estaduais de educação e os institutos federais de todo o país terão acesso aos dados de quem obteve a pontuação exigida para a certificação ainda no começo da semana.

Para solicitar a certificação do ensino médio, é preciso ter completado 18 anos de idade e alcançado no mínimo 450 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento avaliadas, além de 500 pontos na redação.

No Enem de 2014, 67.254 candidatos, 10,6% do total dos que fizeram o exame para obter a certificação, atingiram os requisitos mínimos.

Além de certificar o ensino médio, a nota do Enem pode ser usada para ingressar no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), obter bolsas de estudo no esnino particular pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar de intercâmbio pelo Ciência sem Fronteiras e disputar vagas no ensino técnico.

UFRN oferece mais de 6 mil vagas de graduação pelo sistema SISU.

O prazo para inscrição dos candidatos às vagas do ensino superior oferecidas pelo Sistema Nacional de Seleção Unificada (SISU) começa na segunda-feira, 19, em todo o país. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) são mais de 6 mil vagas disponíveis na primeira edição anual do SISU, conforme resolução aprovada em novembro de 2014 pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CONSEPE). A UFRN também adotou a unificação da nota mínima de ingresso, fixada em 450 pontos, independente do curso ou da área.

No total, a Universidade oferece em 2015, nos seus mais de 50 cursos de graduação, 6.878 vagas pelo SiSU: 4.434 para o primeiro semestre e 2.444 para o segundo, distribuídas no Campus Central, em Natal, e nos campi do interior, nas cidades de Caicó, Currais Novos, Macaíba e Santa Cruz.

Em Natal, para os cursos de Biomédica, serão oferecidas 1.200 vagas. Medicina e Enfermagem, que em geral são os mais concorridos da área, disponibilizam 100 vagas cada, sendo 50 para cada semestre.

Na área Humanística 1, são 474 vagas e o curso de Administração é o que oferece o maior número, 200. Na área Humanística 2, são 1.559 vagas e os cursos de Direito e Pedagogia também possuem 200 delas cada um.

Nas áreas Tecnológicas 1 e 2, o total de vagas é de 2.490. O curso de Arquitetura, um dos mais tradicionais do setor, oferece 40. Já Ciência e Tecnologia, da área Tecnológica 2, tem sozinho 1.120 vagas, e o curso de Tecnologia da Informação, 240.

TER UMA INFÂNCIA FELIZ DEIXA O CORAÇÃO MAIS SAUDÁVEL.

Bem-estar: ambiente em que criança vive interfere em sua saúde ao longo da vida
Bem-estar: ambiente em que criança vive interfere em sua saúde ao longo da vida (Thinkstock)

Uma pesquisa feita na Finlândia revela que o bem-estar das crianças pode ter impacto na saúde ao longo da vida. Segundo o estudo, publicado na segunda-feira no Circulation, periódico da Associação Americana do Coração, viver experiências psicológicas positivas na infância diminui a probabilidade de doenças cardiovasculares na idade adulta.

O estudo avaliou, em cerca de 3 500 crianças e adolescentes de 3 a 18 anos, aspectos como nível socioeconômico, estabilidade emocional, hábitos de saúde dos pais, ocorrência de eventos estressantes e problemas de comportamento. Após 27 anos, quando os participantes tinham de 30 a 45 anos, a saúde cardiovascular de cada um foi analisada. Para isso, os pesquisadores levaram em consideração fatores de risco para o problema, incluindo taxas de colesterol e açúcar no sangue, hipertensão, excesso de peso, tabagismo e diabetes

Segundo as conclusões, crianças que têm um maior bem-estar – como estabilidade emocional e financeira em casa, cultivo de hábitos saudáveis e menores problemas de comportamento (como agressividade e impulsividade) – são menos propensas a sofrer problemas cardiovasculares quando adultas.

Pessoas que viveram mais experiências positivas na infância e adolescência apresentam uma probabilidade 14% maior de terem um peso saudável na vida adulta do que aquelas que vivenciaram menos fatores de bem-estar quando mais jovens. Além disso, têm um risco 12% menor de se tornarem fumantes e 11% menor de sofrerem com taxas elevadas de açúcar no sangue quando mais velhas.

“As escolhas que os pais fazem para mudar o ambiente em que a criança vive pode ter efeitos a longo prazo na saúde delas. Por exemplo, pãe ou mãe desempregados que permanecem assim por muito tempo podem desencadear um efeito enorme nesse sentido. Por outro lado, se um dos pais deixa de fumar, a melhora da saúde da criança será significativa”, diz a coordenadora do estudo, Laura Pulkki-Råback, da Universidade de Helsinki, na Finlândia.

BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA TÊM ATÉ HOJE PARA ATUALIZAR DADOS.

(Foto reprodução/Google)

Termina nesta sexta-feira (16) o prazo para que os beneficiários do Bolsa Família atualizarem seus dados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A exigência vale somente para os que estão há mais de dois anos sem fazer a revisão e que receberam aviso no extrato de pagamento.

Foram convocadas para se recadastrar 1,2 milhão de famílias. Quem não atender o chamado, corre o risco de ter o benefício de transferência de renda bloqueado no mês de fevereiro.

Para fazer a atualização, os beneficiários adultos precisam apresentar obrigatoriamente a carteira de identidade, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou o título de eleitor e um comprovante de residência. Famílias de indígenas e quilombolas podem apresentar outro documento de identificação de validade nacional.

Também é preciso apresentar a certidão de nascimento e o cartão de saúde das crianças menores de seis anos. A apresentação do comprovante escolar é obrigatória para os beneficiários que tenham entre 6 e 17 anos. Cabe às prefeituras fazer o recadastramento.

Fazem parte do programa famílias com renda mensal de até R$ 77 por pessoa, devidamente cadastradas. Também podem receber o benefício as famílias com renda de R$ 77,01 a R$ 154,00 por pessoa, que tenham em sua composição crianças de 0 a 6 anos de idade, gestantes, nutrizes, crianças de 0 a 12 anos e adolescentes com até 17 anos.

A revisão de dados dos beneficiários do Bolsa Família é um processo obrigatório e de rotina, realizado todos os anos. É feita pelos municípios e o Distrito Federal. Em maio do ano passado o valor do benefício foi reajustado para R$ 77 mensais.

O Cadastro Único é utilizado pelo governo federal para identificar potenciais beneficiários de programas sociais como o Bolsa Família, Projovem Adolescente/Agente Jovem, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e a Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros.

Além disso, o CadÚnico é utilizado para conceder a isenção de pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos, no âmbito do Poder Executivo Federal.

UERN divulga lista de aprovados em seu último Processo Seletivo Vocacionado.

A Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE/UERN) divulga a relação de aprovados no Processo Seletivo Vocacionado 2015 (PSV 2015), cujas provas foram aplicadas nos dias 14 e 15 de dezembro, ofertando 40% das vagas da UERN para o ano letivo de 2015. O PSV 2015 foi disputado por 8.176 candidatos.

Neste ano, a UERN adotou um sistema misto. Ao todo foram oferecidas 865 vagas pelo PSV 2015, as outras 1.319 vagas serão oferecidas pelo SiSU, cujas inscrições serão realizadas de 19 a 22 de janeiro.

Previsto inicialmente para ser divulgado no dia 23 de janeiro, o resultado do PSV 2015 foi antecipado devido ao prazo de inscrições no SiSU. O diretor da COMPERVE, professor Egberto Mesquita, orienta os candidatos convocados pelo PSV 2015 e os que vão se inscrever no SiSU a ficarem atentos aos prazos e à documentação exigida em edital.

Matrículas - Os candidatos convocados no PSV 2015 para ingresso no primeiro semestre letivo de 2015 (2015.1), cujos nomes constam nas relações do anexo I do Edital, deverão requerer matrícula institucional nos dias 30 de janeiro, 02 e 03 de fevereiro, de forma presencial no Campus. A matrícula curricular deve ser requerida no período de 09 a 12 de março de 2015, no Portal do Aluno acessando o endereço eletrônico do SAE (sae.uern.br).

SOB SUSPEITA DE FRAUDE, 3 MIL BENEFÍCIOS DE SEGURO-DESEMPREGO SÃO SUSPENSOS.

(Foto reprodução/Google)

Sob suspeita de fraudes, 3 mil benefícios de seguro-desemprego foram suspensos pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) após investigação coordenada com a Polícia Federal que culminou na operação MAC 70, deflagrada na manhã de ontem quinta-feira (15).

A ação da PF do Distrito Federal teve como o objetivo desarticular uma organização criminosa suspeita de desviar mais de R$$ 15 milhões dos cofres públicos. Durante as investigações iniciadas em outubro, verificou-se que a fraude era realizada a partir da inserção de dados falsos no sistema do seguro-desemprego por servidores do Sistema Nacional de Emprego (SINE).

De acordo com a PF, constatou-se que os beneficiários efetivamente existem e estão espalhados em mais de 10 estados, entretanto, até o momento, não se sabe se são vítimas ou envolvidos no esquema. Até o momento, as buscas culminaram na apreensão R$$ 127 mil, uma arma, carros, documentos e remédios não autorizados.

Os investigados responderão pela prática dos crimes de inserção de dados falsos em sistema de informação e associação criminosa. Além disso, serão realizadas investigações a fim de garantir o ressarcimento do prejuízo suportado pela União.

Acidente que matou Campos foi sucessão de falhas humanas, conclui Aeronáutica.

As investigações da Aeronáutica, que começam a ser divulgadas no início de fevereiro, concluíram que o acidente que matou o presidenciável do PSB e ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, no meio da campanha eleitoral do ano passado, foi causado por uma sequência de falhas do piloto Marcos Martins – desde a falta de treinamento para aquela aeronave até o uso de “atalho” para acelerar o procedimento de descida.

Como resultado decisivo, Martins foi obrigado a abortar o pouso e arremeter bruscamente, operando os aparelhos em desacordo com as recomendações do fabricante do avião e acabando por sofrer o que é tecnicamente descrito como “desorientação espacial”. É quando o piloto perde a referência do avião em relação ao solo, não sabe se está voando para cima, para baixo, em posição normal de lado ou de ponta cabeça.

Essa conclusão sobre a “desorientação espacial” baseou-se em informações sobre os últimos segundos do voo, no momento em que o avião embicou num ângulo de 70 graus e em potência máxima, como se o piloto acelerasse pensando que estava em movimento de subida, quando na verdade estava voando para baixo, rumo ao solo.

O acidente ocorreu na manhã de 13 de agosto de 2014, quando o Cessna 560 XL saiu do aeroporto Santos Dumont, no Rio, rumo à Base Aérea de Santos, no Guarujá, em São Paulo. Por volta de 10 horas, a aeronave caiu em Santos, no bairro Boqueirão. Além de Eduardo Campos, que estava em terceiro lugar na corrida presidencial, morreram quatro assessores dele, o piloto e o copiloto Geraldo Magela Barbosa.

Motociclista morre ao ser atingido por disparo de arma de fogo em Ceará-Mirim/RN.

O jovem identificado como Edson Santos da Silva, de 25 anos de idade, pilotava sua motocicleta pela rua Assu no conjunto Novos Tempos na cidade de Ceará-Mirim, quando foi atingido por um disparo de arma de fogo. O jovem não resistiu ao ferimento e veio a óbito.

O crime ocorreu por volta da meia noite desta quinta-feira(15). Segundo informações da polícia local, a vítima foi atingida por um tiro disparado por uma pessoa não identificada. Familiares estiveram no local e não souberam informar o que teria motivado o crime.

APÓS DESCOBRIR TRAIÇÃO, MULHER CORTA PÊNIS DO MARIDO DUAS VEZES.

Após descobrir traição, mulher corta pênis do marido duas vezes (Foto: Reprodução)

Uma mulher foi presa em Shangqiu, na China, após cortar o pênis de seu marido por duas vezes. De acordo com o jornal ‘The Mirror’, Feng, de 30 anos, teria lido algumas mensagens que seu marido Fan Lung, de 32 anos, havia enviado para a amante Zhang Hung, de 21 anos. Furiosa, a mulher invadiu o quarto onde Lung dormia e cortou seu pênis.

O homem foi enviado às pressas para um hospital próximo de sua casa e seu órgão genital foi costurado de volta. No entanto, Feng foi até o hospital e cortou o pênis do marido pela segunda vez.

“Uma pessoa foi até a recepção do hospital para dizer que tinha um homem nu espancando uma mulher na porta da instituição. Quando nossa equipe se deu conta, era o casal e a mulher havia cortado o pênis do homem pela segunda vez”, contou um porta-voz do hospital.

Médicos e policiais vasculharam a área externa do hospital, mas não encontraram o membro do homem. Eles acreditam que ele pode ter sido pego por um cão ou gato de rua.

Feng chegou a ser internada para tratamento e agora está presa por lesão corporal grave. A amante afirmou que deseja se casar com o homem mesmo sem pênis.

FPF divulga tabela das oitavas de final da Copa São Paulo.

A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou, na manhã desta sexta-feira, as datas, horários e locais dos jogos das oitavas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Serão quatro partidas no sábado e outras quatro no domingo.

Confira a tabela das oitavas de final da Copa São Paulo:
Sábado
10h – Palmeiras x Ituano
16h – Vitória x Cruzeiro
19h – Fluminense x Botafogo-SP
21h – Grêmio x Goiânia

Domingo
10h – São Caetano x Figueirense
16h30 – Corinthians x Goiás
19h – Flamengo x Atlético-MG
21h – Criciúma x São Paulo

Potiguar está entre os 250 candidatos que tiraram nota máxima no Enem.

Dos 6.193.565 candidatos que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2014, 529.374 participantes tiveram nota zero na redação do Enem (8,5%), segundo dados do Inep. Apenas 250 obtiveram a nota máxima (1.000) na redação e 35.719 inscritos tiveram notas entre 901 e 999. Ao todo, 248.471 redações foram anuladas.

Entre os 250 candidatos que obtiveram nota máxima na redação, está o potiguar André Bezerra de Freitas Diniz, filho de Eliane Bezerra de Freitas Diniz e do médico Francisco de Freitas Diniz Filho. 

André vai colocar sua nota para entrar no curso de Engenharia Elétrica.

Blogueiro Valdemar Tibá passa no vestibular da UERN.

Hoje é um dia diferente e de muita alegria, pois passei juntamente com minha sobrinha Jocyângela  no concorrido vestibular da UERN para o curso de Letras Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas!

Depois de 45 minutos de atraso, acabou a ansiedade dos candidatos que disputaram o último vestibular da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A angústia se tornou alegria para uns e tristeza para outros, como acontece em todo o vestibular.

Passamos  no vestibular da UERN e agora é só ir com garra e chegar na formatura. 

A cada ano acrescentamos mais experiência e através do acúmulo de conhecimento, devemos acreditar que nunca seremos perfeitos e sim sábios.

Parabéns a todos que passaram no vestibular da UERN.

Bancos de leite do RN pedem doações para reabastecer estoques.

A situação dos bancos de leite humano do Rio Grande do Norte é preocupante. Segundo a Secretaria de Saúde (Sesap), com o aumento da procura e queda no número de doações, a alimentação dos recém-nascidos internados está comprometida. “Embora os estoques sejam sempre limitados, o cenário é ainda pior nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro”, ressalta a coordenadora de Aleitamento Materno da Sesap, Evanuzia Dantas.

No Hospital Santa Catarina, na Zona Norte de Natal, por exemplo, o ano começou com um estoque de apenas 10 litro. Dependendo do bebê, a dieta pode variar de 8 a 400 ml diários, divididos em oito dietas ao longo do dia. “Nenhuma fórmula industrializada é capaz de substituir o leite materno com os mesmos nutrientes, por isso a falta dele compromete a recuperação dos bebês”, acrescenta a coordenadora.

O RN possui seis bancos de leite humano. São três em Natal, um em Mossoró, um em Parnamirim e outro em Caicó. Neles, o leite materno doado fica armazenado e, depois de devidamente processado, é fornecido com qualidade e segurança de acordo com a necessidade de cada criança. Juntos, os bancos alimentam, em média, 880 bebês por mês.

Recebem o leite materno os recém-nascidos prematuros, aqueles que necessitam de algum cuidado médico, e aqueles cuja mãe é impossibilitada de amamentar por algum problema de saúde.

Como doar
Para fazer a doação, a mãe pode entrar em contato com qualquer banco de leite, pessoalmente ou por telefone, onde receberá as devidas orientações sobre a ordenha e armazenamento corretos. Durante as visitas domiciliares, a coleta do leite é feita com apoio de uma técnica em enfermagem.

Em Natal
· Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) – (84) 3215-5957 / 0800-721-0078
· Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Hospital Santa Catarina) – (84) 3232-7728
· Hospital Cel. Pedro Germano (Hospital da Polícia Militar) – (84) 3232-3669

Em Parnamirim
· Maternidade do Divino Amor – (84) 3272-4367

Em Mossoró
· Banco de Leite de Mossoró (vizinho à Casa de Saúde Dix-Sept Rosado – (84) 3315-3471/3478

Em Caicó
· Banco de Leite de Caicó – (84) 3421-2018 /2354