sexta-feira, abril 13, 2012

Operação das polícias Civil e Militar prende 6 na cidade de Parelhas.

As polícias Civil e Militar deflagraram uma operação, no início da manhã desta sexta-feira (13), com o objetivo de combater o tráfico de drogas no município de Parelhas. Ao todo foram presas seis pessoas e apreendidas armas, drogas e uma moto adulterada.

A ação começou por volta das 05 horas da manhã se deu cumprimento a 15 mandados de busca e apreensão expedidos pela Comarca de Parelhas. As prisões aconteceram em residências diferentes. As acusações são de tráfico de entorpecentes, porte ilegal de armas, receptação e furto.

Durante a ação a polícia apreendeu com um dos traficantes mil e duzentas pedras de crack e novecentas trouxinhas de maconha. Também foram apreendidos dois revólveres e uma moto com queixa de adulteração. Todos os presos já tinham passagem pela polícia.

A ação foi coordenada pela Diretoria de Policiamento do Interior (Dpcin) sob o comando do delegado José Carlos Oliveira.

Professores do Município de Natal decidem pela continuidade da greve.

Em assembleia realizada nesta sexta-feira (13), os professores do município votaram por unanimidade pela continuidade da greve. A paralisação dos professores da rede municipal de ensino, iniciada no dia 30 de março, foi considerada ilegal e abusiva. A decisão foi do desembargador Expedito Ferreira, após provocação da Procuradoria Geral do Município (PGM).

A decisão foi tomada em caráter provisório e determina a paralisação do movimento e retorno imediato dos professores, sob pena de multa diária de R$ 10 mil ao Sindicato dos Trabalhadores de Educação (Sinte-RN).

Ainda nesta sexta-feira (13), o Sindicato dos Trabalhadores de Educação enviará um ofício pedindo que a determinação da ilegalidade da greve seja transformada para o período de um mês de conciliação.

Os sete maiores pecados numa entrevista de emprego.

Com a alta competição no mercado de trabalho, qualquer detalhe conta para os candidatos, especialmente quando se participa de uma entrevista de emprego. Por isso é tão importante não cometer nenhum erro: a primeira impressão pode acabar sendo a última. Especialistas do site americano de carreiras Glassdoor.com elaboraram uma lista de sete pecados que podem arruinar a tão esperada entrevista de emprego.

Algumas recomendações são básicas, como evitar chegar atrasado e não chegar ao encontro sem estar muito bem informado sobre a empresa. Há também dicas sobre aspectos nos quais as pessoas pensam menos, como evitar perguntar sobre salários, benefícios e bônus. Consultores de RH garantem que candidatos não devem fazer esse tipo de pergunta, e sim mostrar ao entrevistador o que podem oferecer à empresa. O melhor a fazer é deixar para tirar as dúvidas em relação a remuneração quando receber uma proposta.

Outras questões importantes são não focar em outros cargos — apenas no que está sendo oferecido — e nunca transformar uma pergunta sobre seus defeitos em algo positivo, respondendo, por exemplo, que suas maiores fraquezas são ser perfeccionista e trabalhar duro. Soa pouco humilde. Clique aqui para conferir a lista com os sete maiores pecados numa entrevista de emprego.

Inscrições para o Prêmio Cosern de Literatura de Cordel já estão abertas.

Com o tema O que é ser cidadão, está lançado o VI Prêmio Cosern Literatura de Cordel. Dividido em três categorias - Ensino Fundamental, Ensino Médio e Categoria Livre - o concurso recebe inscrições até o dia 7 de julho de 2012 e distribuirá aos vencedores troféus e mais de 4 mil reais em prêmios. O Prêmio Cosern Literatura de Cordel faz parte da programação do Circuito Potiguar do Livro e os vencedores serão conhecidos na abertura da 8ª Feira do Livro de Mossoró, no dia 8 de agosto.

A exemplo das edições anteriores, além da premiação, os três melhores trabalhos de cada categoria serão reunidos em um livro, cuja distribuição será feita entre as bibliotecas da rede pública de ensino do RN. Para participar os candidatos devem ler o regulamento e preencher a ficha, disponíveis em http://www.premiocordel.com.br/.

Madonna fará turnê no Brasil este ano.

Há algumas semanas uma imagem com possíveis datas de shows de Madonna no Brasil circulou internet afora. Após desmentir que estaria em negociação com a cantora, a produtora Time For Fun anunciou, nesta sexta-feira, que realizará uma coletiva de imprensa na próxima segunda para divulgar datas, locais e preços dos ingressos dos futuros shows da diva no país.

Madonna, que acaba de lançar seu 12º disco de estúdio "MDNA", sairá em turnê mundial a partir de 29 maio, em Israel. Em março, a diretoria do Grêmio anunciou que Madonna se apresentaria no Estádio Olímpico, no dia 9 de dezembro. Outras cidades cogitadas são o Rio de Janeiro e São Paulo.

Flamengo bate Lanús, mas é eliminado por vitória épica do Emelec.

O Flamengo precisava vencer o argentino Lanús e torcer por um empate entre o paraguaio Olimpia e o equatoriano Emelec, em Assunção, para avançar às oitavas de final. A vitória no Engenhão aconteceu com certa facilidade: 3 a 0, com gols de Welinton, Deivid e Luiz Antônio. Mas o triunfo épico do Emelec, por 3 a 2, com um gol no último minuto, eliminou os brasileiros da Libertadores. ´

Com os resultados o Flamengo ficou em terceiro lugar com oito pontos, à frente apenas do Olimpia. O Lanús, que já estava classificado, acabou em primeiro lugar com dez pontos, enquanto que os equatorianos terminaram em segundo lugar com nove pontos.

Em nota, CNBB lamenta legalização do aborto de feto sem cérebro.

Em nota divulgada na noite desta quinta-feira (12), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) disse que "lamenta profundamente" a decisão do Supremo Tribunal Federal que considerou não ser crime o aborto de fetos que se desenvolvem sem cérebro ou parte dele.

O texto, assinado pelo presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis, e pelo secretário geral da entidade, bispo Leonardo Ulrich Steiner, afirma que os princípios da inviolabilidade do direito à vida, da dignidade da pessoa humana e da promoção do bem, inscritos na Constituição, "referem-se tanto à mulher quanto aos fetos anencefálicos".

"Legalizar o aborto de fetos com anencefalia, erroneamente diagnosticados como mortos cerebrais, é descartar um ser humano frágil e indefeso. A ética que proíbe a eliminação de um ser humano inocente, não aceita exceções. Os fetos anencefálicos, como todos os seres inocentes e frágeis, não podem ser descartados e nem ter seus direitos fundamentais vilipendiados!", diz outro trecho.

A nota inicia dizendo que a decisão do STF não levou em conta a prerrogativa do Congresso em legislar. No final, a entidade católica diz se basear "em argumentos teológicos éticos, científicos e jurídicos", e nega "qualquer argumentação que afirme tratar-se de ingerência da religião no Estado laico".

No julgamento desta quinta, os ministros do Supremo decidiram, por 8 votos a 2, que grávidas de fetos anéncefalos poderão optar por interromper a gestação com assistência médica.

Eles ressaltaram que o entendimento não autoriza "práticas abortivas", nem obriga a interrupção da gravidez de anencéfalo. Apenas dá à mulher a possibilidade de escolher ou não o aborto em casos de anencefalia sem correr o risco de punição penal.

Potiguar pode ter sido vítima de canibalismo de pernambucanos.

A cada novo depoimento, o enredo torna-se ainda mais macabro. Quase surreal. Os três suspeitos de esquartejarem três mulheres, sendo duas em Garanhuns nos últimos dois meses, revelaram ontem que faziam parte de uma seita chamada Cartel. Um dos objetivos era combater o aumento populacional. Por isso, exterminavam mulheres que já tinham filhos e comiam a carne humana como forma de purificação.

Vez por outra, transformavam em salgados, como coxinhas e empadas, para ser vendidos pelas ruas. Ontem à noite, um dia após a polícia descobrir restos mortais de duas vítimas enterrados no quintal da casa onde os suspeitos moravam, eles foram encaminhados a cadeias públicas. A polícia já investiga o extermínio de até oito vítimas, uma delas na Paraíba e outra no Rio Grande do Norte. O número pode ser muito maior.

Na manhã da última quarta, quando a polícia chegou até a residência dos envolvidos, em Jardim Liberdade, a criança apontou onde estavam os restos mortais das duas mulheres executadas no local. Ela contou que presenciou as mortes. A polícia só chegou aos suspeitos porque começou a investigar o sumiço de Giselly. Faturas dos cartões de crédito chegaram à casa da família dela. O delegado solicitou as imagens do circuito interno das câmeras das lojas e comprovou que o trio fazia compras com os cartões. Com mandados de busca e apreensão, policiais foram à residência dos suspeitos e flagraram os corpos, que estão no IML do Recife. Até a noite de ontem, não haviam sido reconhecidos.

Revoltados com a crueldade, vizinhos saquearam e atearam fogo no imóvel onde os suspeitos viviam. Eles disseram que sempre acharam estranho o comportamento do trio, mas não imaginavam tamanha crueldade. Carnes humanas, temperadas, dentro de freezers teriam sido encontradas e levadas por populares. Os suspeitos confessaram que desfiavam as carnes e preparavam salgados para vender. Testemunhas afirmaram já ter visto e até comprado a comida sem saber que se tratava de restos mortais. O inquérito ainda não tem prazo para ser concluído.

Ministério Público pede afastamento de dois desembargadores.

O Ministério Público Estadual (MPERN) pediu ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) o afastamento dos desembargadores Osvaldo Cruz e Rafael Godeiro de suas funções. De acordo com o procurador geral de Justiça, Manoel Onofre Neto, o pedido foi protocolado formalmente há cerca de duas semanas e a ministra Eliana Calmon deve se pronunciar nesta sexta-feira. Em entrevista coletiva concedida na tarde desta quinta-feira (12) os promotores do patrimônio público Flavio Pontes e Emanoel Dayan, além do próprio procurador geral, apresentaram os elementos colhidos durante a investigação que provariam o envolvimento dos desembargadores.

Dentre as provas estão ordens de pagamentos de precatórios assinadas pelos desembargadores Osvaldo Cruz e Rafael Godeiro no período em que estiveram à frente da presidência do TJRN. Esses documentos determinavam a transferência de valores da conta do TJRN diretamente para a conta dos laranjas já nominados nas investigações e traziam números de processos, muitas vezes, inexistentes. O MPERN apresentou cópias de onze ordens de pagamentos de precatórios, sendo 10 assinadas por Osvaldo Cruz e uma por Rafael Godeiro.

Cidades da Copa devem ter telefonia 4G até dezembro do ano que vem.

As operadoras que vencerem o leilão da faixa de frequência de 2,5 giga-hertz (GHz), que será destinada à telefonia de quarta geração (4G), deverão oferecer o serviço a todas as cidades que serão sedes da Copa das Confederações até abril do ano que vem e para todas as sedes e subsedes da Copa do Mundo até dezembro de 2013. As regras para o leilão, que deve ser realizado no início de junho, foram aprovadas nesta quinta-feira (12) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Todas as capitais do país e os municípios com mais de 500 mil habitantes terão a tecnologia 4G até dezembro de 2014. As cidades com mais de 200 mil habitantes serão contempladas em dezembro de 2015 e as com mais de 100 mil habitantes, até dezembro de 2016. Os municípios que tem entre 30 e 100 mil habitantes serão atendidos até dezembro de 2017.

Nos pequenos municípios, as operadoras poderão utilizar a infraestrutura já existente para oferecer banda larga, mas ainda com a tecnologia de terceira geração (3G). “Estamos passando a mensagem de que investir vale a pena. Porque aqueles que já fizeram investimentos vão poder utilizar a sua infraestrutura”, disse o relator da proposta, conselheiro Marcelo Bechara.

RN receberá mais 5690 novas moradias pelo Minha Casa, Minha Vida.

A nova fase do Programa Minha Casa, Minha Vida foi lançada ontem pela manhã em solenidade que contou com a presença da presidenta Dilma Roussef, do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, autoridades do executivo além de prefeitos de vários municípios brasileiros, inclusive do Rio Grande do Norte .

O governo Federal selecionou 2.582 municípios de até 50 mil habitantes para construir mais 107.348 unidades habitacionais, com investimento de R$ 2,8 bilhões. Do total de selecionados, 1.163 estão sendo contemplados pela primeira vez pelo programa habitacional.

Serão beneficiadas as famílias que possuem renda mensal de até 1.600,00 e que residem em áreas urbanas. O governo federal vai conceder subsídio de 25 mil reais por unidade construída

No estado do Rio Grande do Norte, 139 municípios foram beneficiados totalizando 5.690 novas moradias. Para a deputada Fátima Bezerra essa nova fase do programa Minha Casa, Minha Vida é a demonstração do compromisso do governo da presidenta Dilma em fazer chegar aos mais distantes municípios políticas públicas que melhorem a vida da população mais carente.

Petrobras prorroga prazo de inscrições para 1.521 vagas.

Quem perdeu as inscrições do concurso promovido pela Petróleo Brasileiro (Petrobras) tem mais uma chance para concorrer a 1.521 oportunidades imediatas e formação de cadastro reserva em cargos de níveis médio e superior. O prazo de inscrições foi prorrogado até o dia 15 de abril, pelo site http://www.cesgranrio.org.br/. A taxa varia de R$ 35 a R$ 50. De acordo com o edital de abertura, as remunerações totais variam de R$ 1.994,30 a R$ 6.883,05.

Há chances para os postos juniores de administrador, advogado, analista ambiental (biologia), analista de comercialização e logística (comercio e suprimento; e transporte marítimo), analista de pesquisa operacional, economista, bibliotecário, geofísico, geólogo, médico do trabalho, inspetor de segurança interna, técnico ambiental, técnico de informática, técnico de enfermagem do trabalho e técnico de administração e controle, entre diversos outros.

A seleção é organizada pela Fundação Cesgranrio e contará com provas objetivas para todos os inscritos e provas discursivas e de capacitação física para postos específicos. A primeira fase do certame está prevista para acontecer no dia 6 de maio, nos estados de Sergipe, Pará, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Paraíba, Paraná, Santa Catarina, Ceará, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo, além do Distrito Federal.

As manchetes dos jornais desta sexta.

Diário de Natal: Corrupção: Denúncia de venda de sentença é acatada pelo juiz
Tribuna do Norte: Promotores pedem ao CMJ o afastamento de dois desembargadores
Globo: Decisão histórica – Supremo libera aborto de fetos sem cérebro
Folha: Supremo libera aborto de fetos sem cérebro
Estadão: Por 8 votos a 2, STF libera aborto de fetos sem cérebro
Correio: “Essa crise é do DEM e do PSDB”, diz Agnelo
Valor: Pacote para portos traz concessões e reforma na gestão
Estado de Minas: Uma câmera na mão e o bafômetro na outra

quinta-feira, abril 12, 2012

Bagre gigante é capturado após arrastar barco com três pescadores.

Esta não é uma história de pescador. Tem foto para provar! Foi durante uma pescaria no Rio Pó, no Norte da Itália. Um bagre de 98 kg e 2.30 metros fisgou a isca e começou a nadar, arrastando por 1,6 quilômetros o barco em que estavam os alemães Stefan Seuss, Uli Schuppler e Patrick Nimz.

Os pescadores só conseguiram capturar o “monstro” depois de cerca de uma hora de luta, quando, enfim, conduziram o peixe, já exausto, até uma região de águas mais rasas do rio. “Foi a luta mais difícil com um peixe que eu já testemunhei”, garante Stefan, sem esconder a sensação de orgulho pela proeza.

“Ele nos arrastou por 1,6 quilômetros. Havia pouco o que pudéssemos fazer, a não ser segurar até que ele ficasse cansado. Foi uma briga e tanto!”, completou.

MEC estabelece renda máxima para financiamento estudantil no ensino superior.

O Ministério da Educação (MEC) estabeleceu um limite de renda familiar para os interessados em financiar seus estudos por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O rendimento familiar máximo bruto não poderá ser superior a dez salários mínimos, segundo as regras publicadas nesta quinta-feira (12) no Diário Oficial da União. Não havia critério de renda para que o estudante pudesse contratar o financiamento.

Nos casos em que o financiamento custear 75% da mensalidade do curso, a renda familiar mensal do aluno poderá ser de até quinze salários mínimos. Quando o financiamento for de 50% da mensalidade, o limite do rendimento mensal será de até 20 salários mínimos.

O programa financia a mensalidade de estudantes em instituições particulares de ensino superior. O aluno só começa a pagar a dívida depois da formatura. O financiamento pode ser solicitado em qualquer etapa do curso por meio do portal do Fies. O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal são os agentes financeiros do programa.

O financiamento estudantil pode ser solicitado em qualquer etapa do curso e em qualquer mês. Desde que as inscrições foram abertas em 31 de janeiro deste ano, 42.734 contratos foram firmados e cerca de 25 mil estão em fase de preenchimento. Juros anuais de 3,4%, maior prazo de quitação, criação do Fundo de Operações de Crédito Educativo fazem parte das regras que desburocratizaram o Fies em 2010.

Evangélicos querem mudar a lei para fechar brechas ao aborto.

O presidente da Frente Parlamentar Evangélica, deputado João Campos (PSDB-GO) disse, nesta quinta-feira, que a bancada evangélica irá apresentar uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para deixar claro, na Constituição Federal, que o direito à vida é inviolável desde a concepção. Para Campos, embora o julgamento da possibilidade de aborto do feto em caso de anencefalia ainda não tenha terminado no Supremo Tribunal Federal (STF), há uma tendência clara de permitir, o que contraria o principal direito do ser humano, o direito à vida.

- Vamos apresentar uma PEC que altera o artigo quinto da Constituição, incluindo as palavras "desde a concepção" na frase que determina que o direito a vida é inviolável. Além disso, vamos solicitar ao presidente da Comissão de Constituição e Justiça, deputado Ricardo Berzoini, prioridade para votar a PEC 3/2011, do deputado Nazareno, que dá condições ao Parlamento de tornar sem efeito, decisão da Suprema Corte que invada competência do Legislativo - disse Campos, acrescentando:

- Se o Supremo decidir mesmo permitir o aborto em caso de anencefalia, estará legislando. A lei só prevê o aborto em duas situações: em caso de estupro e quando a gestante corre o risco de morrer. Se permitir em casos de anencefalia, estará inventando uma lei.

Ator que se enforcou acidentalmente continua em estado gravíssimo.

O boletim médico da Santa Casa de Itapeva informou nesta quinta-feira que continua gravíssimo o estado de saúde do ator Thiago Klimeck, de 27 anos, que se enforcou acidentalmente durante a encenação da peça "Paixão de Cristo", na sexta-feira, em Itararé (SP).

Ontem o hospital informou que o cérebro do ator foi afetado por causa do acidente. Há alterações comprovadas no crânio do paciente. Ele está internado desde sábado, mas a família não permitiu a divulgação de mais detalhes sobre os resultado da tomografia que avaliava as lesões no cérebro do rapaz.

Os médicos informaram que ele teve hipóxia cerebral grave e prolongada, ou seja, falta de oxigênio no cérebro.

Thiago teria se enforcado, acidentalmente durante apresentação da peça, em que interpretava o personagem Judas. Ele ficou quatro minutos desacordado. O delegado que investiga o caso ainda aguarda os laudos da perícia técnica e médica.

Postura do governo Rosalba pode gerar crise política com base aliada.

Desde o início da gestão, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) tem enfrentado dificuldade de relacionamento com os aliados, os servidores públicos e as instituições. A postura do governo é considerada autoritária e centralizadora. Muitos atribuem o desgaste à influência excessiva do ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado (DEM), marido de Rosalba, na gestão.

Em pouco mais de um ano de mandato, a democrata já entrou em conflito com o vice-governador Robinson Faria (PSD); o ex-chefe da Casa Civil, Paulo de Tarso Fernandes; o ex-secretário de Justiça e Cidadania, Fábio Holanda; o ex-secretário de Turismo, Ramzi Elali; o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN); o Ministério Público Estadual (MPE); e praticamente todas as categorias de trabalhadores. A bola da vez é sua própria bancada na Assembleia.

Os deputados estaduais governistas estão cada vez mais insatisfeitos com o tratamento que recebem da gestão. O deputado estadual George Soares (PR) chegou a dizer em plenário que os parlamentares só são chamados para comer bolo, ironizando a falta de diálogo do Executivo com o Legislativo. A insatisfação na base é geral. Uma crise política pode ser deflagrada a qualquer momento.

Maioria dos ministros do STF vota por liberar aborto de feto sem cérebro.

Com o voto do ministro Ayres Britto nesta quinta (12), a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) já se manifestou, mesmo antes do final do julgamento, favorável à permissão do aborto de feto sem cérebro.

Dos dez ministros que analisam o tema, seis votaram a favor da liberação e um contra - Dias Toffoli não participa do julgamento porque se declarou impedido, já que, quando era advogado-geral da União, se manifestou publicamente sobre o tema.

Embora com maioria, o resultado do julgamento ainda não é definitivo. Até o final da sessão, qualquer ministro pode decidir modificar o voto.

Britto - favorável à liberação - foi o primeiro ministro a votar nesta quinta, no segundo dia de julgamento da ação proposta em 2004 pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde.

Globo cancela Video Game por causa da gravidez de Angélica.

A Globo cancelou o "Vídeo Game". A atração de Angélica, que faz parte do "Vídeo Show", está fora do ar desde janeiro, quando ganhou uma edição comandada por André Marques, que não foi bem no ibope. A informação é da coluna Zapping, publicada pelo portal da Folha.

O "Vídeo Game" deveria ter voltado ao ar neste mês. Procurada, a Globo confirma que o programa vai sair do ar neste ano. Mas diz que o motivo é a gravidez de Angélica, que teria de ser substituída por outra apresentadora em alguns meses. Fernanda Lima cobriu as duas licenças-maternidades de Angélica no passado. A Globo afirma que a atração poderá voltar no fim do ano ou em 2013. Angélica continuará à frente do programa "Estrelas".

Dilma anuncia R$ 2,8 bi para casas em cidades com até 50 mil habitantes.

A presidente da República, Dilma Rousseff, anunciou nesta quinta-feira (12) investimento de R$ 2,8 bilhões para construção de mais de 107 mil casas populares em municípios com até 50 mil habitantes. As obras serão financiadas por meio do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida 2.

Segundo informou a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, o montante de R$ 2,8 bilhões faz parte dos R$ 120 bilhões já anunciados para a segundo etapa do programa, a ser concluída em 2014. Ela esclareceu ainda que as 107 mil casas são parte do total de 220 mil unidades previstas para municípios de até 50 mil habitantes. O restante deverá ser contratado até o primeiro semestre de 2013.

Durante cerimônia em Brasília - que reuniu mais de mil prefeitos de todas as regiões brasileiras, além de ministros e governadores -, Dilma apresentou o resultado da seleção de 2.582 cidades com até 50 mil habitantes que receberão os investimentos.

Menino mata avó que o proibiu de jogar videogame em SP.

Um adolescente de 16 anos matou a própria avó na tarde dessa quarta-feira, no bairro Cidade Jardim, em Pirassununga, no interior de São Paulo, porque ela o proibiu de jogar videogame. Indignado com a recusa, o rapaz atacou a avó e a esfaqueou no braço, mão pescoço e costas.

Segundo a Polícia Militar, o adolescente foi apreendido em flagrante e a faca usada no crime, que estava em cima da mesa, também foi recolhida. Aparecida Cleri Fuzaro Pigati, de 66 anos, chegou a ser atendida pelo Corpo de Bombeiros e levada para o Pronto Socorro da Santa Casa Municipal, mas não resistiu aos ferimentos.

Parte das cinzas de Chico Anysio chega a teatro em Fortaleza.

Esposa de Chico, Malga di Paula, e o governador do Ceará, Cid Gomes,
levam cinzas de Chico Anysio.
As cinzas de Chico Anysio chegaram na manhã desta quinta-feira (12) em Fortaleza. Elas vão agora para Maranguape, no Ceará, cidade natal do humorista. Malga di Paula e André Lucas, um dos filhos, seguem para a cidade levados por um carro do Corpo de Bombeiros para realizarem a homenagem no dia que Chico comemoraria 81 anos.

Parte das cinzas do humorista já foi lançada na Central Globo de Produção (Projac), no Rio de Janeiro. O restante será despejado no estádio de futebol Francisco Cardoso de Morais, o Moraisão. Um helicóptero será usado para jogar as cinzas na serra que cerca o município, a pedido do artista, feito testamento.

Chico Anysio morreu no dia 23 de março, por falência múltipla dos órgãos. A perda do humorista comoveu milhares de fãs em todo o Brasil. Chico começou a enfrentar problemas de saúde em agosto de 2010, quando foi internado com uma hemorragia no intestino e pneumonia. Ele interpretou mais de 200 personagens em 65 anos de carreira na rádio, tevê, cinema e teatro.

Acusado de matar dois primos em cidade potiguar é preso após 21 anos.

Policiais civis da Delegacia de Monte Alegre prenderam na tarde dessa quarta-feira (11), por força de mandado de prisão, um homem identificado como João Batista Felix da Silva, de 51 anos. Ele é acusado de matar há cerca de 21 anos atrás dois primos, no município de Campo Grande.

A equipe da Polícia Civil recebeu informações de que ele estava foragido da justiça e residindo na cidade de Monte Alegre. Após investigações e campana, os policiais localizaram o acusado em via pública no centro do município na tarde de ontem e efetuou a prisão. O duplo homicídio teria acontecido no dia 15 de fevereiro de 1991, no entanto João Batista nega a autoria do crime.

O inquérito policial no qual ele é processado por homicídio qualificado transcorre na delegacia da cidade de Campo Grande/RN.

Morre aos 78 anos atriz Marly Bueno, Ainoã de Rei Davi.

Marly Bueno morreu na madrugada desta quinta-feira (12), no hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro.

A atriz, que interpretava a vilã Ainoã, mulher do rei Saul, na minissérie Rei Davi (Record), tinha 78 anos.

Ela foi internada após ter um problema intestinal e passou por uma cirurgia de emergência.

Segundo informações de outro sobrinho de Marly, Daniel Bittencourt, ela faleceu após uma infecção.

De acordo com a família, o velório será realizado no cemitério São João Batista, em Botafogo, no Rio, nesta sexta-feira (13).

O enterro será feito no sábado (14), em São Paulo, cidade onde Marly Bueno nasceu, em junho de 1933.

Marly foi uma pioneira da televisão brasileira e foi apresentadora entre as décadas de 1950 e 1970. Ela marcou época como apresentadora do concurso Miss Brasil entre 1965 e 1979.

Além de Rei Davi, ela atuou em Poder Paralelo, como Sonia. Na Globo, entre outras novelas, atuou em Páginas da Vida, onde era a madre Irmã Maria, e História de Amor, na qual fez a rica Rafaela. Na emissora, Marly era uma das atrizes preferidas do autor Manoel Carlos.

Batata Cremosa.

Ingredientes.
1 kg de batata descascada e ralada no ralo grosso
1 cenoura ralada
3 colheres (sopa) de cheiro verde picadinho sal e pimenta dedo de moça picada a gosto
125 g de requeijão
300 g de queijo meia cura ralado
250 g de maionese
1 cebola grande ralada
300 g de frango cozido e desfiado (ou 300 g de linguiça calabresa picada) queijo parmesão ralado a gosto

Modo de preparo.
1 - Numa tigela coloque 1 kg de batata descascada e ralada e lave muito bem em água corrente até que a água saia transparente. Escorra bem. Adicione 1 cenoura ralada, 3 colheres (sopa) de cheiro verde picadinho, sal e pimenta dedo de moça picada a gosto. Misture bem e reserve.

2 - Coloque numa outra tigela 125 g de requeijão, 300 g de queijo meia cura ralado, 250 g de maionese, 1 cebola grande ralada, misture bem e reserve.

3 - Num refratário redondo (30 cm de diâmetro) coloque metade da mistura de batatas com cenoura (reservada acima) espalhando bem, metade do creme de queijo, 300 g de frango cozido e desfiado (ou 300 g de lingüiça calabresa picada), a outra metade da mistura de batatas com cenoura e a outra metade do creme de queijo. Polvilhe queijo parmesão ralado a gosto e leve ao forno quente pré-aquecido a 200 graus por +/- 40 minutos. Sirva em seguida.

Mineiro cobra reativação de leitos pediátricos.

A morte de uma criança devido à falta de leitos pediátricos no Hospital Maria Alice Fernandes, ocorrida no sábado passado, foi tema de cobranças realizadas pelo deputado Fernando Mineiro (PT) na plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira, 11.

O Rio Grande do Norte conta, atualmente, com apenas 47 leitos de UTIs neonatais e 27 leitos pediátricos ativos. Porém, de acordo com as denúncias de Mineiro e da deputada Márcia Maia (PSB), existem 12 leitos prontos para utilização no Hospital Santa Catarina, mas que estão inativos devido à falta de profissionais. O Governo afirma que não há verbas para contratação de profissionais.

De acordo com Fernando Mineiro, tais casos são resultado da ineficiência do Governo Rosalba/DEM em administrar os recursos para áreas mais importantes, como a saúde. “O argumento do Governo de que não possui verba para contratar pessoal é totalmente inválido. O Governo escolhe o que quer fazer. Um exemplo é o Hospital da Mulher de Mossoró, que apesar de ser uma estrutura muito importante, passou por cima de todos os procedimentos legais mesmo com a falta de recursos”, criticou. “Deve-se ter clareza ao manejar os poucos recursos, mas o Governo não tem nenhuma”, completa.

Mineiro é um dos principais críticos quanto à gestão recursos que o Governo Rosalba faz. O deputado, que tem acompanhado as principais mudanças orçamentárias da gestão, acusa o governo de fazer “caixa” com o superávit de R$ 139 milhões apresentado nas contas do Estado.

Câmara aprova nova lei seca, permite prova testemunhal e dobra multa.

A Câmara dos Deputados aprovou ontem o projeto da nova lei seca, que amplia a possibilidade de provas de embriaguez ao volante. A proposta ainda dobra o valor da multa, de R$ 957,70 para R$ 1.915,40. Em caso de reincidência em um prazo de 12 meses, o valor da infração passará para R$ 3.830,80. O projeto segue agora para o Senado.

A intenção do texto aprovado na Câmara é permitir que condutores que se recusarem a fazer os testes de sangue e de bafômetro possam ser enquadrados e punidos criminalmente - hoje, por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), esse enquadramento ficou prejudicado (veja abaixo). A Câmara optou, porém, por não enfrentar outra polêmica - a discussão de um possível aumento de pena - porque poderia inviabilizar a votação.

A proposta aprovada prevê o uso de vídeos, prova testemunhal e 'outros meios de prova em direito admitidos' como forma de comprovar a condução de veículo com a 'capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência'. No debate na Câmara foi retirada do texto a possibilidade expressa de se usar fotografia como prova. Mas o termo 'outros meios de prova' pode permitir o uso de imagens.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acompanhou a votação. 'Apertar a lei seca e a fiscalização pode salvar vidas e reduzir o número de pessoas que ficam com deficiência por causa de acidentes.' Ele destacou ainda que a mudança permitirá que o crime de dirigir embriagado seja analisado como qualquer outro.

Contraprova. O relator do projeto, Edinho Araújo (PMDB-SP), destaca que com a mudança na legislação o uso do bafômetro ou a realização de um exame de sangue se tornará elemento de defesa do condutor. 'Isso tudo agora vira uma contraprova para se evitar um eventual abuso de autoridade.'

Atriz global Larissa Maciel muda de casa e assina com a Rede Record.

A atriz Larissa Maciel, que ficou famosa após o papel pricipal na minissérie maysa, em 2009, está de casa nova. Segundo nota divulgada pela emissora, a atriz agora estaria na Rede Record.

“A Larissa realmente assinou com a emissora e é a mais nova contratada da Record. O contrato foi assinado no início desta semana e tem duração de cinco anos”, conta a assessoria da Record.

O último trabalho de Larissa na Globo foi na novela Passione, trama de Silvio de Abreu que foi ao ar em 2010, quando viveu Felícia.

Por enquanto, a atriz não está escalada para nenhuma produção da emissora de Edir Macedo, nem para participações especiais e só deve mesmo voltar à telinha no ano que vem.

Timão comemora classificação, mas já pensa na liderança do grupo.

O Corinthians assegurou a classificação às oitavas de final da Taça Libertadores da América ao vencer o Nacional-PAR por 3 a 1 em Ciudad del Este, ontem quarta-feira. Líder do Grupo 6, com onze pontos ganhos, a equipe precisa de um empate contra o já eliminado Deportivo Táchira-VEN, na próxima quarta, no Pacaembu, para garantir também o primeiro lugar da chave. Satisfeitos com o resultado no Paraguai, os jogadores alvinegros agora miram manter a ponta.

– A missão foi cumprida, mas temos o objetivo de terminar em primeiro na chave. Temos um jogo difícil contra a Ponte Preta para, quem sabe, terminar também em primeiro no Campeonato Paulista – comentou o zagueiro Chicão.

Supremo retoma julgamento sobre aborto de anencéfalos nesta quinta.

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta quinta-feira (12), às 14h, o julgamento sobre a permissão de aborto em caso de gravidez de fetos anencéfalos (malformação do tubo neural). A ação começou a ser analisada pelos ministros nesta quarta-feira (11), mas a apreciação foi adiada quando o placar estava em 5 votos a 1 pela não criminalização nestes casos.

O último a votar antes da interrupção do presidente do Supremo, Cezar Peluso, foi o ministro Ricardo Lewandowski, que até o momento é o único que discordou dos colegas e defendeu a manutenção da lei.

RN terá semana dedicada aos cuidados com a voz.

A próxima segunda (16), Dia Mundial da Voz, será marcada pelo início das ações da Campanha Nacional da Voz 2012 no Rio Grande do Norte. Neste ano, a mobilização traz uma semana de exposições dialogadas e exames gratuitos com especialistas em cinco cidades do estado e terá como foco a manutenção da saúde vocal dos profissionais da educação.

O evento, promovido pela Secretaria Estadual da Educação e da Cultura do RN, em parceria com a Escola de Governo, será dirigido aos professores da rede de ensino estadual dos municípios de Natal, Mossoró, Apodi, Pau dos Ferros e Caicó. A programação segue até a sexta-feira (20), com um dia específico para a realização das ações em cada uma das cidades.

Durante a campanha, os educadores serão orientados sobre a importância do acompanhamento permanente e do diagnóstico precoce de alterações, para a prevenção de doenças, como o câncer de laringe. “Uma das principais causas de afastamento dos professores de sala de aula é justamente os problemas vocais ocasionados pelo mau uso e abuso da voz, devido à extensa jornada de trabalho, unida à falta de informação sobre os cuidados adequados para garantir a saúde”, explica a fonoaudióloga Aline Suliane Pereira.

Serão oferecidos atendimentos fonoaudiológicos e exames de espectrografia vocal. No caso do diagnóstico de problemas após a triagem, todos os participantes atendidos receberão encaminhamentos para procedimentos específicos e acompanhamento em unidades de referência da rede pública de saúde.

CPI lança site para facilitar denúncia de violência contra a mulher.

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga a violência contra a mulher lançou página na internet que permite aos cidadãos fazerem denúncias e acompanhar os trabalhos do colegiado. O endereço é http://www.senado.gov.br/noticias/especiais/violenciacontramulher/.

Na página, o internauta também tem acesso aos relatórios da comissão e às notícias publicadas pela Agência Senado sobre o assunto.

A CPMI da Violência contra a Mulher é presidida pela deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) e tem como relatora a senadora Ana Rita (PT-ES). A previsão é de que o relatório final das investigações seja apresentado e votado em agosto.

Segunda etapa do Programa Minha Casa, Minha Vida deve ser lançado nesta quinta.

O governo deve anunciar amanhã (12) a segunda etapa do Programa Minha Casa, Minha Vida, que contemplará com habitações municípios de até 50 mil habitantes. O público alvo deve ganhar até três salários mínimos e, desta vez, o programa faz uma compatibilização com as metas do Programa Brasil sem Miséria. A primeira fase do programa se destinava a municípios com densidade populacional entre 50 mil a 100 mil habitantes.

A diretora do Departamento de Produção Habitacional do Ministério das Cidades, Maria do Carmo Avesani, deu a informação ao participar de audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara Federal. Ela ouviu muitas críticas de representantes da sociedade civil pelo cancelamento do leilão que estava previsto para janeiro deste ano. A diretora explicou que o adiamento foi decidido porque o governo entendeu que estava havendo um deslocamento do programa em relação aos próprios objetivos do governo para com as populações mais pobres.

As manchetes dos jornais desta Quinta.

Diário de Natal: Esquema de desvio nas mãos do CNJ
Tribuna do Norte: Companhias definem índice de reajuste para água e luz
Folha: Gravação da PF indica pagamento de propina no DF
Estadão: Grampo indica que Agnelo, o ’01′, procurou Cachoeira
Valor: União quer abrandar lei que disciplina renúncias fiscais
Estado de Minas: Quem se deu bem um ano depois da lei da sacolinha
Zero Hora: Na guerra dos juros, Banrisul reduz até 73% no cheque especial
Jornal do Commércio: Câmara dobra valor da multa da Lei Seca
Diário doo Nordeste: Quadrilha presa rouba casas de luxo nas dunas

quarta-feira, abril 11, 2012

Recém-nascida morta em hospital na Índia foi espancada pelo pai, diz mãe.

Uma mulher indiana se desesperou com a morte da filha ainda bebê nesta quarta-feira (11) na cidade de Bangalore. Segundo Reshma Bano, sua filha, Afreen, foi levada ao hospital no domingo (8) após ser espancada pelo pai, que ficou insatisfeito por não ter tido um filho homem.

Segundo a AFP, o homem foi preso na segunda-feira (9), dia seguinte à internação da criança.

A causa da morte foi uma parada cardíaca. A menina chegou ao hospital com machucados na cabeça, abrasões e mordidas por todo o corpo.

UFRN oferece curso gratuito para mulheres gestantes.

O Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) oferece curso gratuito para mulheres gestantes. O curso terá início no dia 8 de maio, com encontros às terças-feiras e quintas-feiras, das 10h às 11h45, e é aberto à comunidade.

Com duração de 2 meses e 15 dias, o curso abordará assuntos como: aspectos psicológicos da gravidez, alterações corporais e fisiológicas, orientações posturais, massagens e shantala (massagem feita no bebê), boa alimentação, alongamentos, entre outras orientações.

As aulas serão ministradas pelos alunos de Fisioterapia, sempre supervisionados por um professor. “Toda a orientação às grávidas visa ao melhor conhecimento dos fenômenos que ocorrem na gestação, parto e pós-parto, de modo a fornecer às gestantes, técnicas que as auxiliem a lidar com os incômodos da gestação e a participarem de forma ativa no momento do parto”, conta a professora Elizabel de Souza Ramalho Viana, coordenadora do Grupo de Estudos sobre Saúde da Mulher em Fisioterapia.

As mulheres interessadas podem se inscrever pelos telefones 3342 2001, 3342 2015, 8839 2681 ou 9617 4265.

Cruz Vermelha do RN promove Curso Básico de Defesa Civil.

A Cruz Vermelha Brasileira Filial do Rio Grande do Norte promoverá de 16 a 20 deste mês o primeiro Curso Básico de Defesa Civil (CBDEC). As aulas serão ministradas pelo professor Luiz Álisson da Silva Calixto, coordenador do Departamento de Resposta a Desastres da Cruz Vermelha do estado de Pernambuco. Com vasta experiência e formação em operações de Defesa Civil, Calixto ministrará um programa com seis módulos, entre aulas teóricas e atividades práticas.

O curso foi desenvolvido para profissionais como bombeiros civis, militares, área da saúde e demais pessoas que têm o interesse em conhecer o papel da Defesa Civil como importante órgão de apoio às ações como prevenção, preparação, resposta e reconstrução, além da preparação para atuar em situações de emergências.

A turma do Curso Básico de Defesa Civil será formada a partir de 25 participantes, com no máximo 30 pessoas, e terá duração de cinco dias, com aulas diárias nos turnos matutino (09h-13h) e noturno (18h-22h) totalizando uma carga horária de 30 horas. O CBDEC foi desenvolvido acontecerá na Faculdade Natalense de Ensino e Cultura (Fanec) no bairro de Lagoa Nova e custará o investimento de R$ 110,00.

Comissão aprova piso salarial de R$ 4,6 mil para enfermeiros.

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Lei 4924/09, do deputado Mauro Nazif (PSB-RO), que fixa o piso salarial de enfermeiros em R$ 4.650.

Por sugestão do relator, deputado Assis Melo (PCdoB-RS), a comissão também acolheu emenda anteriormente aprovada pela Comissão de Seguridade Social e Família, que fixa o salário dos técnicos de enfermagem em 70% do piso (R$ 3.255), em vez dos 50% previstos no projeto original.

O texto aprovado também aumenta o percentual previsto para auxiliares de enfermagem e parteiras. No projeto original eles receberiam 40% do salário do enfermeiro. O texto aprovado fixa um percentual de 50% do piso (R$ 2.325) para essa categoria.

"Sabemos que um piso salarial digno desestimula que os trabalhadores mantenham diversos empregos em detrimento da saúde deles e de seus pacientes. Nossa realidade demonstra que grande parte dos profissionais da saúde se submete a longas jornadas e a múltiplos vínculos contratuais", disse Assis Melo.

Inscrições para o desafio Seabre começam nesta quarta.

As inscrições para a edição de 2012 da competição começam nesta quarta-feira, 11. Podem disputar o jogo estudantes universitários do país inteiro e de todos os cursos. Nesta edição, o tema do jogo são frutas tropicais. Os participantes terão que simular a administração das diversas etapas de um negócio, da produção das frutas até a venda de alimentos com valor agregado, como sorvetes, polpas e sucos. Durante a competição, os participantes devem gerenciar virtualmente uma empresa, contratar empregados, definir preços e comercializar produtos, tomar decisões e enfrentar desafios de mercado. Podem participar equipes compostas por duas a cinco pessoas. Cada grupo tem direito a um professor orientador escolhido pelos próprios alunos.

Para se inscrever é preciso pagar a taxa de R$ 50 por equipe e o registro pode ser realizado até 18 de maio, no site do Desafio (www.desafio.sebrae.com.br). Prêmios O jogo virtual começa em maio e terá cinco fases, duas presenciais e três virtuais. Em outubro, serão conhecidos os campeões estaduais que, em novembro, se reunirão em Salvador (BA) para disputar a semifinal e a final. Ganham prêmios as três melhores equipes e os professores indicados por elas. Todos os integrantes dos oito grupos que chegarem à final nacional ganharão um iPad, além de bolsas de estudos da Fundação Getúlio Vargas (FGV). As três primeiras equipes colocadas receberão um curso de inovação oferecido pela Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), parceira do Desafio.

A grande campeã nacional também fará uma viagem a um centro de empreendedorismo na Europa e participará da final internacional com universitários de outros países da América Latina.

Calendário.
De 11 de abril a 18 de maio – inscrições Maio – início do jogo Outubro – premiação dos campeões nos estados 13 de novembro – premiação nacional.

Acusado de estuprar a própria filha de seis anos é preso no Litoral Norte.

Um homem acusado de estupro foi preso nesta quarta-feira, 11, às 10h, em Barra de Maxaranguape, Litoral Norte do estado. Fernando José do Nascimento, 48, estuprou a própria filha em 2006, quando a vítima tinha seis anos, e aguardava a decisão judicial em liberdade. Segundo o agente de polícia Valdenir, o mandado de prisão saiu há duas semanas, mas o acusado não foi localizado, sendo preso nesta quarta-feira, em seu novo endereço.

A prisão foi realizada pela Polícia Civil, comandada pelo delegado Silva Junior, que responde por Extremoz e Maxaranguape.

Justiça decreta ilegalidade da greve dos professores de Natal.

Em resposta a ação impetrada pela Procuradoria Geral do Município (PGM), com relação à greve deflagrada pelos professores da rede municipal de ensino, em 30 de março, o desembargador Expedito Ferreira decidiu pela ilegalidade do movimento. Sendo assim, foi determinada a imediata volta ao trabalho sob pena de pagamento de multa diária no valor R$ 10 mil, a ser paga pelo Sinte/RN em caso de descumprimento da determinação.

Em seu despacho o desembargador afirmou, “defiro o pedido de antecipação de tutela pela ilegalidade e abusividade da greve, determinando a paralisação do movimento com retomada imediata dos servidores públicos da educação municipal as suas atividades profissionais, com reposição efetiva das aulas que deixaram de ser ministradas durante a greve, sob pena de multa diária de R$ 10 mil, sem prejuízo das sanções penais administrativas”.

Ciganos são detidos com várias armas na Grande Natal.

Um grupo de ciganos, oriundos de Minas Gerais, com cerca de dez integrantes, foi detido por volta das 6h desta quarta-feira (11), após uma barreira realizada pela Força Tática e Batalhão de Choque, em Pirangi de Dentro. De acordo com o coronel Jair Júnior, os policiais encontraram os suspeitos em comboio, através de uma caminhonete, saindo do município de Parnamirim. Eles foram flagrados com três revólveres calibre 38, três pistolas 380 e uma espingarda calibre 12 de repetição, todo o armamento municiado. Na ocasião, ainda foram aprendidos 16 cartões de crédito, principalmente, da previdência, que não pertencia ao grupo.

Segundo o coronel Jair Júnior, os acusados justificaram a presença das armas alegando que fazem parte de um clube de tiro. As armas, por sinal, realmente estão registradas, no entanto, a polícia explica que pela lei, quando se faz o transporte de armas de fogo, todas elas devem estar desmuniciadas e desmontadas.

Os dez ciganos foram detidos para averiguações e encaminhados para 1ª delegacia de polícia de Parnamirim. Segundo o delegado Graciliano Lordão, uma análise será realizada para se verificar a responsabilidade pelas armas.

Supremo julga aborto de fetos com má formação cerebral nesta quarta.

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta quarta-feira (11) a votação que decidirá se mulheres poderão interromper a gestação de fetos anencéfalos — com má-formação do cérebro.

A Corte irá analisar uma ação, apresentada em 2004 pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde, que defende a descriminalização do aborto nesses casos.

A entidade alega que existe ofensa à dignidade humana da mãe, uma vez que ela é obrigada a carregar no ventre um feto com poucas chances de sobreviver depois do parto.

A anencefalia é um tipo de má-formação rara do tubo neural. Nesses casos, a morte do bebê é considerada certa e, segundo especialistas, os riscos para a mulher aumentam à medida que a gravidez é levada adiante.

Balada Paradise dia 14 de Abril em Carnaúba dos Dantas, Não Percam….

Percentual de fumantes no país aparece pela 1ª vez abaixo dos 15%.

A pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada hoje (10) pelo Ministério da Saúde, indica que o percentual de fumantes no país passou de 16,2% em 2006 para 14,8% no ano passado. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, elogiou os resultados e lembrou que é a primeira vez em que o índice fica abaixo dos 15%.

“É uma queda importante e mostra a correção de algumas medidas do governo, do Congresso Nacional, [no sentido] de reforçar a luta contra o tabagismo”, disse, ao destacar ações como a proibição de fumódromos e a criação de espaços livres do tabaco.

Dados mostram que a frequência de fumantes continua maior entre os homens: 18,1% contra 12% entre as mulheres. Ainda assim, a população masculina lidera a redução do tabagismo no país, já que 25% deles declararam ter deixado de fumar, contra 19% entre as pessoas do sexo feminino. A tendência de queda no consumo entre os homens foi constatada em todas as faixas etárias e independentemente do grau de escolaridade.

A quantidade de pessoas que abandonam o hábito de fumar, de acordo com o ministério, aumenta com o avançar da idade. A frequência de ex-fumantes chega a ser quase cinco vezes maior entre homens com mais de 65 anos. Entre as mulheres, a maior queda foi verificada na faixa etária dos 55 aos 64 anos (30%).

Outro aspecto positivo apontado pelo estudo é a queda do índice de homens que fumam mais de 20 cigarros por dia – o chamado fumante pesado. A proporção passou de 6,3% em 2006 para 5,4% em 2011.

Em relação ao fumo passivo, a pesquisa Vigitel indica que 11,8% dos brasileiros não fumantes moram com pelo menos uma pessoa que fuma dentro de casa. Além disso, 12,2% das pessoas que não fumam convivem com algum colega fumante no local de trabalho.

Adultos entre 18 e 24 anos são os que mais sofrem com o fumo passivo em casa (17,7%). No trabalho, a frequência de homens atingidos pelo fumo passivo é 17,8%, mais do que o dobro da registrada entre as mulheres, 7,4%.

Dados mostram ainda que, quanto maior o acesso à informação, menor a chance de a pessoa começar a fumar. O percentual de fumantes entre pessoas com até oito anos de estudo ficou em 18,8%, contra 10,3% entre pessoas com 12 anos ou mais de estudo.

Senac oferece 4.782 bolsas integrais de estudo em todo o estado.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) lança a edição 2012 do Programa Senac de Gratuidade (PSG), que ofertará 4.782 bolsas de estudos integrais ao longo do ano, em mais de 40 cursos distintos. O Programa tem o objetivo de promover a inclusão social através da oferta de vagas gratuitas para a população de baixa renda em cursos de Formação Inicial e Nível Técnico. Na primeira etapa, serão disponibilizas 805 vagas, nos municípios de Assú, Caicó, Macaíba, Natal e Parnamirim. As inscrições começam hoje e seguem até 20 de abril, exclusivamente por meio do site http://www.rn.senac.br/. Serão contemplados cursos em áreas como informática, gestão, beleza, comércio e turismo. O início das aulas está previsto para o próximo dia 23 de abril.

Os candidatos serão selecionados de acordo com a ordem da inscrição efetuada no site do Senac, observando-se ainda os critérios definidos pela Política do PSG: possuir renda familiar mensal per capita de até dois salários mínimos federais e atender aos requisitos exigidos pelocurso escolhido, que variam de acordo com a modalidade de curso.

Logo após a realização da inscrição, o candidato será contatado pela entidade, para apresentação dos documentos comprobatórios de renda e requisitos do curso pelo qual optou. Desse modo, as matrículas ocorrerão simultaneamente ao período de inscrições, oportunizando que candidatos suplentes sejam imediatamente convocados, caso ocorram desclassificações. Entre abril e dezembro, a instituição lançará mensalmente novos processos seletivos para cursos inseridos no Programa Senac Gratuidade.

O diretor regional do Senac-RN, Helder Cavalcanti, explica que aqueles que não forem contemplados na primeira fase poderão se inscrever novamente nas próximas etapas. "Com esta metodologia de trabalho, os interessados não precisam esperar vários meses pelo início da capacitação. Além disso, ampliamos as oportunidades para que estejam disponíveis em vários períodos do ano, atendendo às necessidades de capacitação da população norte-rio-grandense", afirma Helder Cavalcanti.

Na fronteira, Corinthians joga por um empate contra o Nacional.

O Nacional ainda possui chances de se classificar às oitavas de final da Libertadores, mas tem tudo para ser figurante diante do Corinthians, na noite desta quarta-feira, às 22 horas (de Brasília). A diretoria da equipe paraguaia transferiu o jogo para Ciudad del Este, fronteira com o Brasil, e espera lucrar com a provável presença maciça dos torcedores alvinegros, que só precisam de um empate para deixarem o Estádio 3 de Febrero felizes e qualificados para o mata-mata.

"Os corintianos estão em todos os lugares. Se liberarem o estádio inteiro, a nossa torcida vai lotar. Isso é muito bom", vibrou o goleiro Julio Cesar, que teve a opinião endossada por Tite, embora com o acréscimo de um alerta. "Não podemos nos esquecer que, mesmo com a nossa torcida comparecendo em massa, jogaremos fora de casa. Ainda assim, é bacana saber que existem grupos de torcedores que nos acompanham".

Como inaugurou a quinta e penúltima rodada do Grupo 6 empatando em casa com o já eliminado Deportivo Táchira, o mexicano Cruz Azul retomou a liderança, com os mesmos oito pontos e saldo de gols superior ao do Timão, embora tenha um jogo a mais. Se empatar, o Corinthians voltará ao topo e não poderá mais ser alcançado pelo Nacional, que tem quatro pontos. Em caso de vitória, os paulistas garantem também a vaga do Cruz Azul.

A equipe de Tite viajou segunda-feira para Foz do Iguaçu, onde recebeu recepção calorosa no aeroporto, lotado por cerca de 200 fanáticos. Fruto da boa fase que já rendeu a classificação às quartas de final do Paulistão - divide a liderança com o rival São Paulo - e que conserva o bom ambiente entre os jogadores.

Médicos irão paralisar atividades dia 25.

No dia 25 de abril, os médicos de todo o Brasil que trabalham com os planos de saúde realizam uma paralisação de advertência de 24 horas. Este será o dia nacional de luta pela valorização dos médicos.

No Rio Grande do Norte, além dos planos de saúde, também serão paralisados os atendimentos nas unidades de saúde do Estado e do município de Natal, indicativo retirado nas últimas assembleias acontecidas no Sinmed e que integra a campanha “Eu quero o Piso Fenam”.

Durante 24 horas devem ser paralisadas todas as atividades eletivas, como consultas, exames e cirurgias, além de se reduzir em 30% os atendimentos de urgência de toda a rede de saúde do Estado. Além da paralisação, haverá um ato público às 10h, na Praça Sete de Setembro, em frente à Assembleia Legislativa. E à noite, às 19h uma assembleia de avaliação deverá avaliar a possibilidade de deflagração de greve.

'Busquei no estudo uma vida melhor', diz 1ª travesti doutoranda do país.

Mesmo na infância em Morada Nova, a 163 km de Fortaleza, a discriminação não foi barreira para a cearense Luma Nogueira de Andrade, que nasceu com o nome de João. Filha de agricultores analfabetos, ela resolveu abrir caminhos e enfrentar a pobreza e o preconceito com o conhecimento. Aos 35 anos, Luma será em julho a primeira travesti a apresentar uma tese de doutorado no Brasil. “Canalizei toda a energia para os estudos e, assim, fui conquistando respeito de todos. Busquei no estudo uma alternativa de vida melhor”, diz.

A doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) estuda a realidade de travestis nas escolas. Nas páginas da tese, ao relatar casos de estudantes que vivem situações de aceitação ou total repressão, Luma faz um paralelo com a própria história.

A cearense conta que, nas primeiras séries escolares em Morada Nova, chegou a ser agredida por outros alunos por “ser diferente e sempre preferir brincar com as meninas”. “Uma vez, quando cheguei na sala de aula chorando, ouvi da professora: 'Bem feito. Quem mandou você ser assim?' ”, recorda. O menino João não se sentia bem para ir ao banheiro masculino e não podia frequentar o feminino. “Sentia dores abdominais porque preferia não ir ao banheiro. Muitas vezes, saia correndo para casa quando terminava a aula para urinar”, conta.

Em vez de desistir de assumir quem era ou se rebelar, Luma repetia para si mesma: “Eu vou superar isso”. E, assim, foi vencendo o preconceito dos alunos e professores, sendo sempre o destaque da turma. “A estratégia era eu ser a melhor aluna. Eu fazia um acordo, eu ajudava, dava aulas particulares e eles me aceitavam”, diz. Aos 18 anos, quando passou no vestibular na primeira tentativa para o curso de Ciências da Universidade Estadual do Ceará (Ceará), no campus de Limoeiro do Norte, os olhares de reprovação por se vestir com roupas femininas e estar maquiada não diminuíram. “Eu me enganei. Na faculdade, eu sofri tanto quanto na educação básica”.

Bebê dado como morto acorda 12 horas depois em necrotério argentino.

Na cidade de Chaco, na Argentina, um bebê dado como morto acordou 12 horas depois no necrotério do Hospital Perrando. Os pais só descobriram que a filha estava viva porque insistiram com os funcionários para ver o corpo, que jazia numa gaveta. E, para surpresa de todos, a recém-nascida não havia falecido.

- À noite, eu fui com meu marido ao necrotério. Quando um funcionário abriu a gaveta, ouvi um gemido e minha filha estava viva - contou a mãe, segundo o jornal “Clarín”.

O diretor do hospital disse que a sobrevivência da criança pode ter uma explicação científica. De acordo com ele, uma hipotermia teria causado uma espécie de hibernação, sem que os sinais vitais sumissem por completo.

As manchetes dos jornais desta Quarta.

Diário de Natal: Precatórios: O cerco se fecha
Tribuna do Norte: Dois desembargadores são responsabilizados por desvio
Globo: Congresso enfim vai criar CPI para Cachoeira e Demóstenes
Folha: Lula incentiva, e Congresso anuncia CPI do Cachoeira
Estadão: Acordo no Congresso vai permitir CPI do Cachoeira
Correio: Senado e Câmara vão criar CPI do Cachoeira
Valor: Bancos conseguem aliviar o efeito dos compulsórios
Zero Hora: Soja deve frear avanço da economia gaúcha
Jornal do Commércio: Obra vai interditar praias
Diário do Nordeste: Quadrilha fecha cidade e explode banco

terça-feira, abril 10, 2012

O que fazer enquanto o novo emprego não vem.

Todos nós já ouvimos falar - ou, pelo menos, vimos em filmes - de grandes histórias sobre pessoas que estão trabalhando em empregos destrutivos e acabam pedindo demissão em grande estilo, e seguindo para uma nova etapa de sua carreira. Como nem sempre a vida imita a arte - e vice-versa -, a maioria das pessoas não pode se dar o luxo de tomar a decisão de seguir em frente, sem nada em vista.

Antes é necessário, ao menos, ter um plano de ação, até porque as contas do aluguel, do condomínio e dos telefones, por exemplo, vão se aculumando, e não dá para deixar para depois. Mas o que fazer quando você está preso num trabalho do qual não gosta? Há como fazer do dia a dia algo menos doloroso ou chato? Especialistas garantem que sim.

Um dos conselhos é desenvolver suas habilidades - muitas vezes, utilizando benefícios educacionais da própria firma na qual se está - através de cursos e da melhora do networking. Além de distrair a cabeça, isso aumenta a empregabilidade do profissional. Outra recomendação dos especialistas é registrar tudo o que faz, não só para saber que produz bem e em quantidade, mas também para usar esses dados futuramente, a fim de negociar melhores condições de trabalho.

De qualquer forma, consultores alertam que é importante tomar cuidado em relação a idealizar outros empregos. Pode até ser que outra vaga seja mais adequada a você. Mas lembre-se: não é porque você está infeliz em seu trabalho atual que o próximo será perfeito.

Aeronáutica abre inscrições para concurso com 140 vagas.

Estão abertas as inscrições para ingresso nos Quadros de Oficiais de Saúde e Engenharia da Aeronáutica. Os profissionais interessados em participar dos exames de admissão aos Cursos de Adaptação para Médicos, Dentistas e Farmacêuticos (CAMAR/CADAR/CAFAR) e Engenheiros (EAOEAR) poderão se inscrever de 11 de abril a 10 de maio de 2012.

Ao todo, são 109 vagas destinadas a profissionais da área de saúde, sendo 75 para médicos, 20 para dentistas e 14 para farmacêuticos, com especialização em diversas áreas. Para os engenheiros, são destinadas 37 vagas, distribuídas nas seguintes especialidades: Engenharia Civil (11), Engenharia Eletrônica (4), Engenharia Elétrica (6), Engenharia Cartográfica (2), Engenharia da Computação (5), Engenharia Metalúrgica (2), Engenharia Química (1), Engenharia de Telecomunicações (1) e Engenharia Mecânica (5).

A seleção do concurso será composta por provas de português, conhecimentos especializados, exames de saúde, avaliação psicológica e condicionamento físico, além de prova prático-oral para o candidato das áreas de saúde. As provas escritas serão realizadas no dia 17 de junho de 2012, em diversas cidades do país. Para se inscrever, o candidato não poderá ter completado 36 anos até 31 de dezembro de 2012 e deve preencher outros pré-requisitos disponíveis no edital. O candidato das áreas de saúde deve possuir título de especialista na área em que pretende concorrer.

Em caso de aprovação, o candidato fará o Curso de Adaptação Militar no CIAAR, em Belo Horizonte, com início previsto para 28 de janeiro de 2013, e duração de 17 semanas. Concluindo-o com aproveitamento, será nomeado primeiro-tenente e incluso no respectivo quadro, sendo designado para servir em organização militar da localidade escolhida no ato da inscrição, respeitando a sua classificação no concurso.

O edital e o formulário para inscrição encontram-se disponíveis no site http://www.ciaar.com.br/concursos.html. A taxa é de R$ 120,00. Mais informações nos telefones (31) 4009-5014 ou 4009-5066.

Justiça Federal do RN lança sistema eletrônico nesta sexta-feira.

Na próxima sexta-feira, a Justiça Federal do Rio Grande do Norte lançará um sistema informatizado para atuar diretamente na comunicação e no controle das penas e medidas alternativas. O “Sistema Integrado de Medidas e Penas Alternativas” (SIMP) disponibilizará um software onde as instituições que recebem pessoas para trabalharem em penas ou medidas alternativas prestarão as informações on line ao Judiciário Federal.

O sistema foi todo desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação da Justiça Federal do Rio Grande do Norte. “O sistema permitirá uma comunicação melhor e o controle inteligente e mais eficiente sobre o cumprimento das medidas e penas alternativas”, destacou o Juiz Federal Walter Nunes da Silva Júnior, titular da 2ª Vara Federal, especializada em Execuções Penais.

O novo sistema também cria um “relógio de ponto” para aquelas pessoas que cumprem penas ou medidas alternativas e precisam, por decisão judicial, regularmente comparecer à Justiça Federal. Um equipamento semelhante a relógio de ponto será instalado na 2ª Vara e a freqüência dos que cumprem penas ou medidas alternativas será registrado automaticamente.

“Com esse novo sistema, a Justiça Federal do Rio Grande do Norte, a um só tempo, automatiza e desburocratiza a fiscalização do cumprimento das medidas e penas alternativas, assim como das medidas cautelares diversas da prisão, quando for o caso”, analisou o Juiz Federal Walter Nunes.

Espetáculo encenado por Edson Celulari chega ao TAM nesta sexta.

Edson Celulari atua ao lado de Pedro Garcia Netto (seu sobrinho na vida real), no espetáculo "Nem um dia se passa sem notícias suas". Na peça, eles são dois irmãos que tentam acertar seus ponteiros com o tempo. Celulari interpreta Joaquim, um bem sucedido cirurgião, por volta dos 50 anos, que acabou de perder o pai e agora tem que se desfazer de todas as coisas que pertenciam a ele. E Joaquim vive um delírio antes que todo o seu passado, sua origem, o abandone de vez no presente.

Num jogo entre atores e a platéia, tem-se a possibilidade de repensar a família, suas mudanças e suas esperanças.

Serviço
Dias: 13 e 14 de abril (sexta e sábado)
Hora: 21h
Local: Teatro Alberto Maranhão
Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia) - à venda na Mulher Rendeira (3646 3007)
Informações: 3222 3669

Final de Vidas em Jogo bota a Record em primeiro lugar no Ibope.

O desfecho de Vidas em Jogo (Record) colocou a Record em primeiro lugar no ibope na noite de ontem segunda-feira (9).

O momento mais aguardado foi a revelação do grande assassino palhaço, que não passava de um plano bolado pela turma do bolão para garantir a sobrevivência e testar a amizade dos integrantes do grupo.

Segundo dados prévios do Ibope, às 23h04 a Globo e a Record empataram. Cinco minutos depois Vidas em Jogo atingia 19,5 pontos contra 18,1 da Globo.

No fim da novela, a Record estava com 20,1 e a Globo com 14,1. O último capítulo garantiu 18 pontos de média para a emissora.

Além da revelação do maior mistério da novela, o capítulo emocionou com o embate entre Regina (Beth Goulart) e Rita (Julianne Trevisol), que acabaram pagando seus pecados na cadeia.

Um depoimento emocionante de Marizete (Betty Lago) comoveu o telespectador e o elenco, que assistiu junto ao desfecho em uma grande festa no Rio de Janeiro.

A atriz, que enfrenta o câncer na vida real, falou como o dinheiro não pode vencer valores como a amizade e o amor.

Deto Edina é hoje o nosso aniversariante do dia.

Querido e estimado amigo, quanto prazer sinto em poder te parabenizar neste dia que é seu.

Desejo que a paz lhe seja favorável e as alegrias uma constante companhia.

Estou feliz por comemorar o dom da sua vida, sei o quanto você luta para ser feliz e também proporcionar bem estar a todos que te rodeiam.

Eu sou seu amigo e testemunha de quanto você é um ser humano digno e admirável, sinto muita honra em ter sua amizade.

Temos sempre algo por fazer, como sonho a concretizar a final é isso que nos leva a diante e nos faz crescer e peço que você nunca desiste, pois é um lutador.

Hoje eu quero lhe afirmar embora você já saiba a minha opinião que te considero uma pessoa incrível, que sabe o que quer e irá alcançar muito mais do que deseja.

Feliz Aniversário Amigo e tudo de bom na sua vida, é o que deeja esse seu humilde amigo Valdemar Tibá.

Ator que se enforcou acidentalmente durante a Paixão de Cristo continua em coma.

O estado de saúde do ator Thiago Klimeck, 27, ainda é grave. Ele, que é do grupo Traças de Teatro, acabou se enforcando acidentalmente ao representar Judas Iscariotes no espetáculo Paixão de Cristo, no município de Itararé, interior paulista.

O ator, que fazia parte do espetáculo há três anos, está sedado, entubado, em coma induzido, e já fez uma série de exames. De acordo com a assessoria da Santa Casa, os médicos planejam diminuir a sedação do ator, para que ele possa ser submetido a uma tomografia. Após o resultado do exame, a equipe médica vai rever que tipo de tratamento deverá ser feito.

Segundo a Santa Casa, o ator teve hipoxia cerebral, que é a falta de oxigenação no cérebro, causada por asfixia mecânica. Porém, segundo a assessoria de imprensa da Santa Casa de Itapeva, ele está estável e não corre risco de morrer.

A polícia ainda vai analisar as principais causas do acidente, mas já se levantou a hipótese de que houve uma falha no equipamento de segurança, que Klimeck usava ao interpretar a morte de Judas durante o espetáculo.

Sem acordo com operários, obras do Arena das Dunas continuam paradas.

A expectativa que os operários que trabalham na construção da Arena das Dunas voltassem ao trabalho ontem não se concretizou. Mesmo com a liminar expedida pelo Tribunal Regional do Trabalho, os operários se recusaram a retomar às atividades.

De acordo com Luciano Ribeira, o Xuxa, representante do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil, afirmou que a decisão de continuar com a greve foi dos próprios funcionários. O sindicato pediu para que eles cumprissem a liminar e voltassem ao trabalho. Mas eles falaram que só irão voltar ao trabalho quando as reivindicações forem atendidas. "Não é só por causa dos trabalhadores que foram demitidos. É também pelos maus tratos e o fim do abono salarial", destacou. A reportagem entrou em contato com a OAS, empresa responsável pela construção da Arena das Dunas, mas por meio da assessoria foi dito que ainda não tinham uma posição definida sobre o ocorrido. A greve vem se estendendo desde o dia 2 de abril e começou após a OAS demitir 12 operários da obra.

Ministério Público investiga contratos de aluguéis de viaturas.

O Ministério Público Estadual, por meio do promotor Wendell Beetoven Ribeiro Agra, instaurou um inquérito civil para apurar possíveis prejuízos às atividades das Polícias Civil e Militar do Rio Grande do Norte decorrentes da não reposição de viaturas avariadas. A denúncia foi feita pelo Diário de Natal, na última quarta-feira, e mostrava que diante de uma dívida de quase R$ 2 milhões, a Locação de Veículos e Serviços Ltda (Locavel), responsável pela locação e manutenção das viaturas, não estava devolvendo os veículos que chegavam para o conserto.

Em suas diligências iniciais, o promotor de Justiça oficiou ao secretário Aldair da Rocha, titular da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesed), requisitando que informe todos os contratos de locação de veículos firmados, nos últimos cinco anos pela Sesed e pelos órgãos que a integram (Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e ITEP), especificando as datas de vigência, valores, fonte de custeio, empresas contratadas e números dos respectivos processos de licitação, bem como forneça cópias dos processos de licitação e contração das empresas de locação de veículos com contratos atualmente em vigência, inclusive dos eventuais aditivos.

Dia das Mães em Carnaúba dos Dantas.

Contran determina obrigatoriedade de placas refletivas para veículos.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou no Diário Oficial da União, no início deste mês, norma que determina a obrigatoriedade das placas refletivas em todos os veículos vendidos no Brasil. Com a entrada em vigor da medida os carros novos ou com transferência de município devem adotar o novo artigo.

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a obrigatoriedade das placas refletivas tem como objetivo reforçar a segurança no trânsito, uma vez que este tipo de sinalização ajuda ao motorista a identificar outros veículos, principalmente em dias de chuva, neblina ou mesmo à noite.

O uso das placas e tarjetas reflexivas serão obrigatórios não só em automóveis, mas também em motocicletas, triciclos, ciclomotores, caminhões, entre outros tipos de veículos, desde que sejam novos e seu primeiro emplacamento aconteça a partir do dia 1º deste mês, ou que tenham sua documentação transferida para outro estado ou município.

As manchetes dos jornais desta Terça.

Diário de Natal: MP investiga contrato de aluguéis de viaturas
Tribuna do Norte: Relatório do TCE aponta envolvimento de desembargadores
Globo: STF analisa desde 2005 jogo que beneficiaria Cachoeira
Folha: EUA criam mais dois consulados no Brasil
Estadão: Dilma cobra de Obama ação contra ‘tsunami monetário’
Correio: Apagão na segurança derruba a cúpula da PM
Valor: Lei da Flórida ameaça obras de US$ 2 bi da Odebrecht
Estado de Minas: Mineiros mais perto dos Estados Unidos
Zero Hora: Consulado no RS deve emitir mais de 500 vistos por dia
Jornal do Commércio:Tragédias marcam feriadão nas estradas
Diário do Nordeste: Seca gera ameaça de emergência no interior