sábado, julho 29, 2017

URNA ELETRÔNICA ATUAL COMEÇA A SER SUBSTITUÍDA POR NOVO MODELO A PARTIR DE 2018.

A urna eletrônica ganhou um layout mais moderno, eficiente e funcional. Já a partir das eleições de 2018, a expectativa é de que 30 mil novas máquinas sejam utilizadas em todo o país. Um dos fatores preponderantes para a mudança foi a obrigatoriedade imposta por lei. No entanto, a Justiça Eleitoral já avaliava repaginar a maquina de votar, que já tem mais de 20 anos.
 
O novo equipamento será modular, ou seja, caso ocorra alguma alteração na lei, poderá ser adaptado às mais diversas situações. Por exemplo, pode haver a retirada da parte da impressora, se for preciso.
 
O fato de funcionar em módulos permite que a máquina seja desmontada e ocupe um espaço menor na caixa de armazenamento. Isso, consequentemente, facilita o transporte, gerando economia de recursos públicos.

Escola Alzira Matias em João Câmara/RN inaugurou refeitório nesta sexta (28).

Os diretores Rogério Coelho, Carmém e alunos.






Pensando no bem-estar dos alunos e na melhoria da qualidade dos serviços de alimentação na escola, foi inaugurado nesta sexta-feira (28) o refeitório da Escola Municipal Professora Alzira Matias de Melo, em João Câmara/RN, o espaço na escola atenderá cerca de 500 estudantes.

“É uma honra inaugurar o refeitório juntamente com todos os profissionais da escola, adquirimos novas mesas, pratos, copos e colheres. Tudo pensando no melhor para os nossos alunos”, destacou o diretor, Rogério Coelho.

Para a vice diretora, Carmém, este espaço é um avanço para a escola e um ganho para os alunos. “O aluno precisa de um ambiente adequado para se alimentar, e a alimentação escolar é direito garantido aos estudantes pelo governo municipal e governo federal. Este local é um ganho para todos nós”, afirmou a vice diretora.

O cardápio de inauguração do refeitório foi uma tradicional papa de cremogema. “A escola estava mesmo precisando desse espaço. Mas agora vamos poder ficar em um local bonito e sem calor”, comemorou o estudante do terceiro ano, Anderson Marques.

Alimentação escolar.
As escolas da rede municipal seguem as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). A iniciativa busca contribuir com o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes por meio da formação de hábitos alimentares saudáveis, com a oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricional.

Brasileiros conquistam cinco medalhas em Surdolimpíada na Turquia.

O Brasil ganhou, até o momento, cinco medalhas na 23ª edição da Surdolimpíada, que está sendo realizada este ano em Samsun no norte da Turquia. O nadador Guilherme Maia conquistou a inédita medalha de ouro, na prova de 200 metros livres, e também a de bronze, nos 100 metros livres.  As outras medalhas foram levada por Heron Rodrigues, no caratê, Alexandre Fernandes, no judô e pela equipe de futebol feminino, que derrotou na tarde de hoje (28) a equipe da Grã Bretanha.

O evento prossegue até o próximo domingo (30), com a participação de atletas surdos de 79 países. A delegação brasileira é composta por 140 pessoas, sendo que 99 são atletas que competem em 14 modalidades. No total, 2.307 atletas estão na competição.

Para a chefe da delegação Surdolímpica do Brasil, Mariana Hora, o desempenho do Brasil está superior ao das participações anteriores.
“Diante da nossa realidade de falta de investimentos financeiros para preparação dos surdoatletas, nosso principal objetivo aqui está sendo atingido: ganhar experiência e mostrar que o Brasil tem capacidade de se desenvolver no desporto de surdos”, destaca Mariana, que também é membro da diretoria da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS).

Segundo a chefe da delegação, nesta edição o Brasil levou muitas equipes com atletas participando pela primeira vez da Surdolimpíada. Nos esportes coletivos, apenas a equipe de vôlei masculino já participou anteriormente, em 2013. Além disso, badminton, tênis de mesa, taekwondo e wrestling também têm participações inéditas do Brasil.

Atualmente, o Brasil está em 25º lugar no quadro de medalhas. Em primeiro lugar aparece a Rússia, com 180 medalhas.


Movimentos sociais preparam manifestações para acompanhar votação de denúncia contra Temer.

Os movimentos Povo Sem Medo e Frente Brasil Popular organizam, para a próxima quarta-feira (2), um protesto contra o presidente Michel Temer (PMDB) em frente ao Congresso. O ato será realizado no dia em que a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o peemedebista, por corrupção passiva, será analisada no plenário da Câmara, em votação aberta, nominal e transmitida ao vivo por canais de comunicação.

Anunciada com o objetivo de acompanhar a deliberação dos deputados, a iniciativa servirá para protestar também contra as reformas da Previdência e trabalhista – no caso da reforma trabalhista, já transformada em lei –, e reforçar bandeiras como “fora Temer” e “Diretas Já”. A decisão da Câmara, prevista para ter início na próxima quarta-feira (2), será tomada na esteira de mais um recorde negativo da gestão Temer.

O ato, que conta com o apoio dos principais movimentos sociais do país, reproduzir-se-á por várias capitais brasileiras. A denúncia contra Temer – inédita ao envolver um presidente por suspeita de crime no exercício do mandato – inicialmente estava prevista para ser analisada antes do recesso parlamentar, como queria o governo, mas acabou ficando para a volta da pausa legislativa.

Sob pressão da oposição e com a maior rejeição popular de um chefe de Estado em 30 anos, o Congresso decidirá se o Supremo Tribunal Federal (STF) pode ou não dar andamento à investigação, que apura acusações de que o peemedebista, entre outros desmandos, recebeu propina do Grupo JBS. O caso ficou marcado pela mala de R$ 500 mil transportada pelo deputado suplente Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), um dos principais auxiliares do presidente, correndo por uma rua de São Paulo.

TRE-RN divulga o calendário das sessões plenárias do mês de agosto.

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) divulgou o calendário das sessões plenárias do mês de agosto. Conforme o órgãos as sessões ocorrerão nas datas de 1, 3, 8, 15, 17, 22 , 24 e 29.

As sessões começam às 14h na sede do Tribunal, na Praça André de Albuquerque, 534, Cidade Alta. Para acompanhar in loco, basta se identificar na recepção e apresentar documento com foto. Para acompanhar as sessões via internet, basta acessar https://goo.gl/Qs1lzZ.

América derrota Ceilândia e segue para quartas de final.

O América-RN está classificado para as quartas de final do Campeonato Brasileiro da Série D. Nesta sexta-feira, o time potiguar venceu o Ceilândia por 2 a 1, na Arena das Dunas, pela partida de volta das oitavas de final da competição, e garantiu a classificação.

Os gols foram anotados por Tadeu e Sidney, ainda no primeiro tempo. Carlos Henrique diminuiu para os visitantes.

Assembleia Legislativa do RN volta do recesso parlamentar na próxima terça (1).

A Assembleia Legislativa do RN retorna do recesso parlamentar após duas semanas e retoma os trabalhos para o segundo semestre de 2017 no dia 1º de agosto. O recesso parlamentar segue padrão regimental do Congresso Nacional.

As sessões ordinárias e solenes, audiências públicas e comissões parlamentares da Assembleia Legislativa voltam a funcionar normalmente de acordo com o horário regimental.

No caso das sessões ordinárias feitas em Plenário, acontecem todas as terças, quartas e quintas iniciando às 10h30 e as reuniões das comissões como a CCJ ocorrem todos os dias da semana, de acordo com o calendário estabelecido pelos parlamentares.

Balanço - A Casa fechou o primeiro semestre der 2017 com um balanço positivo das atividades. Os deputados encerraram o período após apresentação de 53 leis ordinárias e 3 complementares por parte dos deputados estaduais, e 2 ordinárias apresentadas pela Mesa Diretora. Também encaminharam Projetos de Lei para apreciação da Casa, o Governo do Estado e a Defensoria Pública.

Do Executivo Estadual chegaram à Assembleia 10 projetos de lei ordinárias e 8 complementares. Já a Defensoria Pública do Estado encaminhou um projeto de lei complementar para ser apreciado pelo Legislativo, que contabilizou no primeiro semestre do ano; o registro de 65 projetos de lei ordinárias e 12 complementares.

No primeiro semestre, os parlamentares contabilizaram 24 sessões solenes onde foram homenageadas instituições, categorias profissionais e personalidades agraciadas com títulos de cidadão do Rio Grande do Norte. Também foram contabilizadas nos seis primeiros meses do ano, a realização de 36 audiências públicas.

Petrobras coloca a venda direitos de exploração de 30 concessões em águas rasas.

A Petrobras começou a etapa de divulgação das oportunidades de desinvestimento referentes à cessão da totalidade de seus direitos de exploração, desenvolvimento e produção em sete conjuntos de campos em águas rasas. Os projetos somam 30 concessões, localizadas nos estados do Ceará, do Rio Grande do Norte, de Sergipe, do Rio de Janeiro e de São Paulo. A parcela da companhia na produção média de petróleo e gás natural desses campos, no primeiro semestre de 2017, atingiu 73 mil barris de óleo equivalente por dia.

Em todas as concessões, a Petrobras é operadora com 100% de participação. A exceção é nos projetos de Pescada e de Arabaiana, nos quais a companhia participa com 65%, em parceria com a empresa Ouro Preto Óleo e Gás, que detém 35%. “A efetiva inclusão das concessões de Pescada e Arabaiana na oportunidade de desinvestimento do Polo Rio Grande do Norte Mar está sujeita ao não exercício de direito de preferência por parte do parceiro”, informou em nota a Petrobras.

Os comunicados, por meio de teasers que contêm as principais informações sobre cada uma das oportunidades, bem como os critérios objetivos para a seleção de potenciais participantes, estão disponíveis no site da Petrobras, por meio do link http://www.investidorpetrobras.com.br/pt/comunicados-e-fatos-relevantes.

Após a divulgação do teaser, segue uma ordem nos comunicados até chegar ao fechamento da operação. A primeira é o início da fase não vinculante, quando for o caso. Depois o início da fase vinculante, seguido da concessão de exclusividade para negociação se houver necessidade, a aprovação da transação pela diretoria executiva e pelo conselho de administração, considerados a alta administração e a assinatura dos contratos, para enfim, ser realizado o fechamento da operação, chamado de closing.

Atraso no pagamento da Bolsa Atleta no RN passa de três meses.

O atraso no início do pagamento da Bolsa Atleta no Rio Grande do Norte passa de três meses e preocupa atletas e paratletas selecionados para receber o benefício e a autora da lei que criou o benefício, a deputada estadual Márcia Maia. O anúncio da lista completa dos 44 desportistas selecionados ocorreu no dia 17 de abril, mas de lá para cá, sequer o 1º pagamento foi realizado pelo Governo do Estado.

Segundo informações do secretário-adjunto da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (SEEL), João Pessoa, um problema técnico na confecção dos cartões pelo Banco do Brasil, responsável em realizar o pagamento das bolsas, atrasou o início do programa. E, segundo informações, não há até o momento uma data para a realização dos pagamentos.

Para a deputada estadual Márcia Maia, o atraso prejudica atletas e paratletas que dependem do benefício para treinar e participar de competições. “Muitos daqueles que foram selecionados programaram sua participação em competições ou treinamentos em função do benefício e, depois de três meses, sequer foi feito o primeiro pagamento a esses desportistas. É preocupante e vamos procurar as partes envolvidas no processo para tentar solucionar a situação”, afirmou a autora da lei.

A parlamentar afirmou ainda que agendará uma reunião no Banco do Brasil para, junto a representantes da SEEL, tentar garantir um cronograma para o início da realização dos pagamentos aos 44 potiguares selecionados para receber o benefício. “É preciso celeridade para resolver essa situação, os atletas e paratletas não podem mais esperar mais”, disse a deputada.

Márcia, inclusive, garantiu através de emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no plenário da Assembleia Legislativa do RN o funcionamento do programa em 2018. Isso porque o projeto original não previa metas na LDO para o funcionamento do programa no ano seguinte, o que provocaria a descontinuidade do apoio formal a atletas e paratletas de todo o Rio Grande do Norte selecionados para receber o benefício.

Núcleo de Arte e Cultura da UFRN oferece 161 vagas para cursos de Desenho e Pintura.

O Núcleo de Arte e Cultura (NAC), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), recebe inscrições até amanhã, 28, para alunos interessados em atividades relacionadas a pintura e desenho. Os cursos, abertos também para o público externo, são realizadas pelo Atelier de Artes do Núcleo.

São 161 vagas distribuídas entre os cursos de  Desenho e pintura, Pintura com aquarela, Pintura com acrílica e Introdução ao desenho artístico, com turmas para crianças e adolescentes (de 7 a 10 anos e de 11 a 15 anos), para pessoas a partir dos 16 anos (incluindo adultos e idosos), além de uma turma de pintura específica para pessoas a partir dos 45 anos.

Os interessados em participar podem realizar a inscrição diretamente no Atelier do NAC, localizado no Centro de Convivência da UFRN, ou através da internet, neste link. Outras informações, na secretaria do NAC, pelo telefone (84) 3215-3238 e no edital.

Carteira de motorista eletrônica valerá a partir de fevereiro de 2018.

A partir de fevereiro, entrará em vigor a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A carteira virtual terá o mesmo valor do documento impresso. A diferença é que a versão eletrônica poderá ser acessada por meio de um aplicativo em smartphones. A proposta, do Ministério das Cidades, foi aprovada ontem (25) em reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

“Teremos condições de atender a todos os condutores. Não tenho como informar ainda o valor investido, porque estamos na fase de desenvolvimento. Primeiro, foi a regulamentação, agora vamos passar para o desenvolvimento“, informou o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Elmer Coelho Vicenzi.

Com a novidade, os agentes de trânsito também utilizarão o aplicativo na conferência dos dados. Os motoristas apresentarão a carteira na versão eletrônica por meio da leitura do QRCode, um código de barras bidimensional que contém as informações e pode ser escaneado.

Vicenzi assegura que as falsificações e os acessos desautorizados serão coibidos. Ele informa que o algoritmo da certificação funciona somente no sistema Lince, do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

A carteira impressa continuará valendo e sendo emitida normalmente.

Corpo de adolescente que desapareceu em lagoa de Natal é encontrado pelos Bombeiros.

O corpo do estudante de 17 anos Victor Daniel da Silva, que estava desaparecido em uma lagoa na Zona Norte de Natal, foi encontrado na tarde desta sexta-feira (28). A informação foi confirmada pelo subtenente Edson Marquês, do Corpo de Bombeiros.

De acordo com relato de amigos, o rapaz e alguns colegas foram à Lagoa Azul, no conjunto Nova Natal, após um treino de futsal no final da tarde desta quinta-feira (27). Durante o momento de lazer, eles decidiram atravessar a lagoa de uma ponta à outra nadando. Mas, ao longo o percurso, o jovem teve dificuldades de chegar à margem e afundou.
 
Segundo o subtenente Marquês, desde o começo da manhã desta sexta (28) as buscas por Victor Daniel foram iniciadas. Somente por volta das 15h o corpo foi encontrado. Os funcionários Escola Estadual Professor Varela Barca disseram ao G1 que Victor Daniel da Silva era bastante envolvido com as atividades da instituição, e tinha muitos amigos. Os familiares do adolescente já foram informados do óbito.

Marinha alerta para ondas de até 4 metros no litoral do Nordeste.

Ventos muito fortes e ondas de 3 a 4 metros podem atingir o mar do litoral do Nordeste entre Natal e São Luís a partir da noite de hoje (28) e até a manhã de domingo (30). A previsão é da Capitania dos Portos do Ceará, que emitiu alerta de navegação.

O órgão recomenda que os barcos de pequeno porte evitem navegar nestes dias e que as demais embarcações redobrem os cuidados com os itens de salvamento e segurança e com o estado dos motores e do casco.

Para o presidente da Colônia de Pescadores Z-8, Possidônio Soares Filho, em condições assim, sair para o mar pode ser fatal para jangadas e outros tipos de barcos a vela.

“Quando se sai daqui do Porto de Fortaleza, está esse terral, esse ventinho calmo, mas com a subida do sol, o vento vai se aproximando da velocidade que não é compatível com embarcações a vela. O pescador precisa estar atento, porque pode cair numa situação em que ninguém poderá ser resgatado”, afirmou.

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), esta época do ano (até novembro) em Fortaleza se caracteriza pelos ventos fortes, que chegam a mais de 50 quilômetros por hora. Também nesse período, o vento muda de direção e passa a soprar a partir do leste e do sudeste, o que afeta a navegação na parte norte da Região Nordeste.

Susto: Motorista perde controle da direção e ônibus sai da pista.

Passageiros de um ônibus da empresa Jardinense que trafegava no sentido da cidade de Parelhas na região do Seridó passaram por um grande susto nesta sexta-feira(28). Com a pista molhada, o motorista perdeu o controle do veículo que saiu da pista e subiu um barranco, por pouco não capotou.

Os passageiros nada sofreram, mas tiveram um grande susto com o incidente. Unidades móvel de saúde chegaram a serem mobilizadas ao local.

Moro aceita pedido da defesa e depoimento de Lula acontecerá em Curitiba.

O juiz Sergio Moro aceitou o pedido da defesa e decidiu nesta sexta-feira (28) que o novo depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 13 de setembro, será dado pessoalmente em Curitiba (PR).

Moro havia sugerido que o petista depusesse via videoconferência, e justificou que isso reduziria gastos do processo. No entanto, os advogados de Lula não concordaram e solicitaram a audiência presencial.

Será o segundo encontro entre o ex-presidente e o juiz da Lava Jato, e o primeiro após Moro condenar Lula por 9 anos e meio de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex no Guarujá.

O depoimento do dia 13 de setembro valerá para a ação em que Lula é acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro por supostamente ter obtido vantagens da empreiteira Odebrecht em contratos com a Petrobras. Entre as vantagens, está a doação de um terreno para construção da sede do Instituto Lula, em São Bernardo do Campo.

Pais de menina que transmitiu pela web suicídio são achados mortos.

Os pais da estudante Bruna Andressa Borges que se suicidou aos 19 anos nesta quarta-feira (26), foram encontrados mortos na tarde desta sexta (28). Os corpos do subtenente Márcio Augusto de Brito Borges, de 45 anos, e da esposa, a ex-sargento Claudineia da Silva Borges, 39, estavam na casa onde moravam, na Vila Militar, no bairro Bosque, em Rio Branco.

Em coletiva nesta sexta, o comandante do 4ºBIS, coronel Wellington Valone Barbosa, disse que é prematuro afirmar as circunstâncias da morte do casal, mas há indícios de que cada um tenha tirado a própria vida. Cartas foram encontradas na casa e estão com a Polícia Civil.
 
“Os detalhes serão apurados em um inquérito que já foi aberto pela Polícia Civil e também aqui pelo batalhão. Vamos abrir um processo administrativo para apurar as circunstâncias das mortes. Só a perícia vai poder confirmar. Nosso processo é chamado de sindicância e realizamos para elucidar os fatos. O resultado deve sair em 20 dias úteis, mas esperamos que saia em um prazo mais curto”, afirmou.

Líder de igreja presbiteriana é preso acusado de estuprar menina.

Policiais da 34ª DP (Bangu) prenderam o líder de uma igreja presbiteriana por abusar sexualmente, durante cinco anos, de uma menina de 13 anos que frequentava a mesma congregação, em Senador Camará, na Zona Oeste do Rio.

O presbítero começou a ser investigado pelos policiais, em junho, após denúncias registradas por familiares da vítima. Os parentes desconfiaram do que estava acontecendo e questionaram a menina, que revelou os abusos.

Segundo informações da 34° DP, os abusos aconteciam na igreja e na casa de Barbosa, que fica ao lado do templo. A família deixava a menina na residência do presbítero para ficar ao cuidados da mulher dele. Quando a mulher deixava a casa, ele praticava os abusos.

Barbosa, que mantinha um comércio na sua casa, oferecia balas e doces, além de uma pequena quantia de dinheiro para a menina. Depois que o caso começou a ser apurado, Barbosa fugiu do local onde mora, mas voltou depois de um mês e teve a prisão temporária decretada. Os policiais foram avisados da volta de José e realizaram a prisão nesta sexta-feira.

Preço da gasolina sobe mais de 8% na primeira semana após alta de impostos, diz ANP.

O preço médio do litro da gasolina nas bombas subiu 8,22% na primeira semana após a elevação dos impostos sobre os combustíveis, segundo levantamento semanal da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Na mesma semana, a Petrobras elevou os preços nas refinarias em 3,91%.

Foi o primeiro aumento no preço médio após 10 semanas seguidas de queda. A alta para o consumidor, no entanto, é menor do que a prevista pelo governo ao anunciar a elevação do PIS e Cofins para os combustíveis. Os preços subiram, na média, R$ 0,285, contra previsão de R$ 0,41 do governo.

sexta-feira, julho 28, 2017

Carro da senadora Fátima Bezerra é tomado de assalto e encontrado abandonado.

Depois do ex-prefeito de Maxaranguape, Amaro Saturnino, agora foi a vez a senadora Fátima Bezerra ter o seu carro, uma picape Toyota Hillux SW4 tomada de assalto. O fato ocorreu no final da manhã desta sexta-feira(28).

Segundo informações, o motorista estava no veículo com um neto da senadora nas proximidades do Museu Câmara Cascudo, no bairro do Tirol em Natal, quando dois homens em outro veículo, fecharam a picape e anunciaram o assalto.

Eles levaram os pertences das vítimas e fugiram veículo. A Policia Militar (PM) foi acionada e realizou diligências para capturar os bandidos. Os policiais encontraram o carro abandonado por trás da padaria Mercatto, no bairro de Lagoa Nova.

A assessoria da senadora informou que a parlamentar havia viajado no inicio da manhã para participar de duas mesas de debate na 15ª Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), que homenageia, neste ano, o escritor carioca Lima Barreto.

Adolescente desaparece após mergulho em lagoa na zona norte de Natal/RN.


Segundo amigos, Vitor Daniel tentou atravessar lagoa a nado, mas não conseguiu chegar à margem do outro lado (Foto: Arquivo pessoal)

Um adolescente de 17 anos desapareceu após tentar atravessar, a nado, uma lagoa da Zona Norte de Natal. O caso aconteceu na tarde desta quinta-feira (27), no bairro Nova Natal. O Corpo de Bombeiros realiza buscas no local.

De acordo com relato de amigos, o rapaz identificado como Victor Daniel da Silva e alguns colegas foram à Lagoa Azul após um treino de futsal no final da tarde. Durante o momento de lazer, eles decidiram atravessar a lagoa de uma ponta à outra, mas ao longo o percurso, o jovem teve dificuldades em chegar à margem e afundou.

Durante toda a noite, familiares e amigos fizeram buscas no local. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi ao local na manhã desta sexta-feira (28) e seguiu com as buscas até a tarde. De acordo com a corporação, o adolescente ainda não foi encontrado.
Estudantes da Escola Estadual Professor Varela Barca, onde o jovem está matriculado no 1º ano do Ensino Médio, realizaram uma corrente de oração pelo colega. As aulas foram suspensas, segundo a direção da escola. Via G1/RN.

Melhor solução para o país é votar denúncia contra Temer na quarta, diz Maia.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, disse hoje (28), em São Paulo, que haverá quórum suficiente para votar, na próxima quarta-feira (2), a denúncia contra o presidente da República Michel Temer. Segundo ele, a votação na quarta-feira é a “melhor solução” para o país. A estimativa dele é que mais de 480 deputados estejam presentes na votação.

“Na minha opinião, haverá quórum. O Brasil precisa de uma definição para esse assunto. Não se pode, do meu ponto de vista, jogar com um assunto tão grave, tão sério, como uma denúncia oferecida pela PGR [Procuradoria-Geral da República] contra o presidente da República. Nosso papel é votar. Quem quiser, vota sim, quem quiser, vota não. Mas não votar é manter o país parado no momento em que o Brasil vive uma recuperação econômica, mas ainda com muitas dificuldades”, disse ele.

Maia falou com a imprensa após almoçar com o prefeito em exercício de São Paulo, Milton Leite, na sede da prefeitura, no centro da capital. João Doria está em viagem à China, em busca de parcerias para a cidade. “Acho muito grave que a Câmara não tome uma decisão. Que seja para aprovar ou não [a denúncia]. Isso é uma decisão de cada deputado. O que a gente não pode é deixar o paciente em centro cirúrgico, com a barriga aberta”, acrescentou o presidente da Casa. Maia disse ainda que um possível adiamento paralisaria a pauta do Congresso Nacional. "A melhor solução para o Brasil é que a denúncia seja votada na quarta", completou.

Campanha alerta população sobre o tráfico de pessoas.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública promove de hoje (28) até o próximo domingo (30) uma série de ações em todo o país com o objetivo de chamar a atenção da população sobre as situações que podem ter como finalidade o tráfico de seres humanos.

Visando estimular a prevenção a esse tipo de crime, as ações fazem parte da Semana de Mobilização do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas contam com a parceria da Organização das Nações Unidas (ONU) - que declarou o dia 30 de julho como Dia Mundial do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas -, e de instituições que lidam com o tema.

Estão previstas atividades educativas como seminários, palestras e rodas de conversas em vários estados, em especial em regiões fronteiriças. Também estão previstas panfletagens em locais de grande circulação como aeroportos, rodoviárias e portos. A ideia é focar na população vulnerável, mais propensas a cair nesse tipo de golpe.

As autoridades alertam para promessas de bons empregos, com boa remuneração, em outras localidades ou países. O risco é de que, por trás dessas propostas atraentes estejam criminosos com o objetivo de cometer crimes como os de prática de servidão, trabalho escravo, adoção ilegal, exploração sexual e, inclusive, de tráfico de órgãos.

A assistente social da Secretaria de Justiça do Distrito Federal Annie Vieira Carvalho explica que é a parcela já socialmente fragilizada a mais suscetível ao crime. "O tráfico de pessoas é uma consequência das políticas públicas, da falta do acesso básico da população aos serviços fundamentais", disse.

Segundo Annie, os aliciadores se aproximam das vítimas com propostas falsas de trabalho. Em muitos casos, após aceitarem a proposta, as vítimas têm seus documentos retidos e passam a ser alvo de ameaças. "São propostas que exigem que as vítimas sejam deslocadas. Quando chegam ao destino, sofrem violações de direitos, nas suas diversas formas. As de maior índice são a exploração sexual, situação análoga à escravidão e remoção de órgãos. O ser humano é tratado como objeto que tem valor de compra e venda. É uma prisão sem grades", disse.

Em Brasília, foi montada no Aeroporto Juscelino Kubitschek, uma instalação artística em formato de caixa de presente que ilustra algumas das armadilhas usadas por criminosos para atrair suas vítimas. Dentro dela, o público tem acesso a relatos reais de vítimas desses crimes.

Segundo Annie, este tipo de crime é ainda desconhecido para boa parte da população. “Muitas pessoas acreditam que o tráfico humano seja coisa só de novela ou de filme, mas é uma realidade e, até hoje, por incrível que pareça, existe a escravidão. Uma escravidão contemporânea, moderna. As pessoas são submetidas a diversas violações de direitos por criminosos que querem tirar lucro do potencial humano”, disse.

Na Esplanada dos Ministérios os prédios foram iluminados na cor azul, lembrando da campanha Coração Azul, que também busca despertar nas pessoas a solidariedade com as vítimas do tráfico de pessoas, e estimulá-las a participar do enfrentamento a essa prática criminosa.

As denúncias contra o tráfico de pessoas podem ser feitas por meio dos canais de denúncia, como o Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos, e o Ligue 180, da Secretaria de Políticas para as Mulheres. Também é possível fazer denúncias pelo telefone 158, do Ministério do Trabalho; e pelo site www.mpt.gov.br, do Ministério Público do Trabalho.

A Defensoria Pública da União (www.dpu.gov.br) não recebe denúncias, mas oferece assessoria jurídica gratuita às vítimas. A assistência jurídica a pessoas em situação de vulnerabilidade pode ser feita pela organização Cáritas (www.caritas.org.br). Outro portal que acolhe ocorrências é o da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (www.cptnacional.org.br). Nele, podem ser registradas queixas de qualquer ramo econômico.

Acesso de celulares à internet ultrapassa 200 milhões.

O número de acessos móveis à internet no país ultrapassou a marca de 200 milhões, de acordo com balanço da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil). A associação disse que, no mês de junho, o número de acessos nas tecnologias 3G e 4G chegou a 202 milhões.

Segundo a Telebrasil, associação que representa as operadoras do setor, ao todo 5.030 municípios já contam com infraestrutura móvel de internet, cobrindo localidades onde moram 98,4% da população brasileira.

Os acessos em 4G apresentaram o maior crescimento, subindo 103% nos últimos 12 meses. A Telebrasil informou que o sinal 4G já chega a 2.654 municípios, atingindo 80,6 milhões de acessos em junho.

No que diz respeito a cobertura 3G, houve a ativação das redes em 226 novos municípios nos últimos 12 meses, alcançando um total de 5.030 municípios. ˜Esse número de cidades ultrapassa em muito a meta que deveria ser cumprida somente em dezembro de 2017, que é de 4.417 municípios”, disse a associação.
Segundo a Telebrasil, os dados de junho de 2017 “mostram um total de 229,6 milhões de acessos no país”, se consideradas as redes de internet fixa e móvel. “Destes, 27,5 milhões são de acessos fixos de internet, segmento que cresceu 5% desde junho do ano passado, com 1,3 milhão de novos acessos.”

Brasileiro está menos confiante em relação à inflação, emprego, renda e consumo.

O consumidor brasileiro está menos confiante com relação à inflação do país, às expectativas de emprego, renda e de compra de bens de maior valor, segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com a entidade, o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec), divulgado hoje (28), caiu para 99,5 pontos em julho, valor 1% inferior ao de junho; 1,7% menor do que o registrado em julho de 2016; e 8,2% abaixo da média histórica (108,4 pontos).

O Inec é um indicador criado pela CNI para ajudar as empresas a anteciparem variações na atividade econômica e, em especial, identificar as tendências dos consumidores para os próximos seis meses.

De acordo com a CNI, “todos os componentes dos indicadores que apontam as expectativas dos brasileiros para os próximos seis meses pioraram em julho”. A entidade aponta como sendo a maior queda a relativa às expectativas sobre o mercado de trabalho.

O recuo do índice que avalia a expectativa de desemprego recuou 5,2%, na comparação com junho. Na comparação com julho de 2016, o recuo ficou em 5,3%. A CNI esclarece que quanto menor o índice, maior é a expectativa de desemprego.
Já o índice que mede a expectativa com relação à inflação, foi registrado uma queda de 1,5% em julho, na comparação com junho; e de 1,3% na comparação com julho do ano passado.

Houve também queda nos índices relativos às expectativas de renda pessoal (-0,7% na comparação com junho; e -2% na comparação com julho de 2016), e da expectativa de compras de bens de maior valor (-1,7% na comparação com junho; e -2,6% na comparação com julho de 2016.

Com relação à expectativa de endividamento, houve um aumento de 2% na comparação com o mês anterior, e uma queda de 0,3% na comparação com o mesmo mês de 2016. Já o índice de condições financeiras aumentou 1,1%, na comparação com o mês anterior, e 2,1% na comparação com julho do ano passado. No caso desses índices, a comparação é feita com os três meses anteriores, o que, segundo a CNI, indica que os consumidores perceberam alguma melhora.

Feita em parceria com o Ibope Inteligência, a pesquisa ouviu 2 mil pessoas em 125 municípios entre os dias 13 e 16 de julho.

Conta de luz mais cara em agosto com a taxa de bandeira vermelha.

As contas de luz terão bandeira vermelha no mês de agosto. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (28) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com a bandeira vermelha, a tarifa de energia terá cobrança adicional no mês que vem, de R$ 3,00 a cada 100 kWh consumidos.

O sistema de bandeiras é atualizado mensalmente pelo órgão regulador, que avalia o preço da energia, o volume de chuvas e a situação dos reservatórios das hidrelétricas em todo o país para tomar uma decisão.

De acordo com a Aneel, houve necessidade de aumento dos gastos de geração de energia previstos para agosto. O custo da usina termelétrica mais cara a ser acionada no mês que vem será de R$ 513,51 por megawatt-hora (MWh) – a usina termelétrica Bahia 1.

Prefeitura de Jardim de Angicos/RN paga salário de julho nesta sexta, 28.

A prefeita de Jardim de Angicos, Suely Fonseca, autorizou o pagamento do salário de julho aos servidores do município para esta sexta-feira, 28, mantendo o pagamento dos servidores religiosamente dentro do mês trabalhado.

A Secretaria de Finanças e Setor de Recursos Humanos da Prefeitura acaba de informar aos servidores que seus vencimentos já foram creditados em suas respectivas contas.

Procon fiscaliza cobrança de bagagens nos principais aeroportos do país.

Os órgãos de defesa do consumidor fazem hoje (28) fiscalização nos principais aeroportos do país para saber se as companhias aéreas estão respeitando os direitos dos passageiros. O objetivo é verificar como está sendo feita a cobrança pela bagagem, que entrou em vigor no dia 14 de março. A norma fixou um aumento da franquia de bagagem de mão, de 5 para 10 quilos. O passageiro que estiver com uma bagagem de não superior a esse peso poderá ter de despachar e pagar pelo volume.

De acordo com a diretora-geral do Procon-DF, Ivone Machado, a fiscalização é para saber se as companhias estão informando os passageiros corretamente. “As pessoas estão pagando para despachar suas bagagens separadamente, o que aumenta efetivamente o valor [da passagem]. A ação é para ver se eles estão sendo informados do valor real”.

Quando a norma entrou em vigor, o governo informou que a cobrança pelas bagagens poderá significar redução no valor das passagens. No entanto, na ocasião, as companhias informaram que esse efeito deve ser sentido no longo prazo, não no curto prazo. Segundo a diretora do Procon, não foi detectada redução no preço dos bilhetes em decorrência da cobrança.

A fiscalização visa também apurar como está o atendimento para os passageiros preferenciais. Em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Ministério Público, a iniciativa teve como ponto de partida os aeroportos de São Paulo, após terem sido constatados que algumas normas não estão sendo cumpridas, como tempo excessivo no atendimento preferencial.
 
"Quando você adquire a passagem antecipadamente, você paga até 50% menos do valor se deixar para pagar na hora. É claro que é ainda muito cedo para se falar em redução [ no preço da passagem], mas estamos acompanhando atentamente essa questão e verificando se, eventualmente, o consumidor virá a ser beneficiado por essa nova resolução”, disse o promotor de Justiça de Defesa do Consumidor do MPDFT, Paulo Roberto Binicheski.

Segundo o promotor, além da franquia de bagagem, estão sendo avaliados os horários de voos e a gratuidade na correção de nome ou sobrenome do passageiro. “A questão primordial é o direito à informação, que permite que o consumidor conheça seus direitos. Hoje, o que estamos fazendo é uma chamada para a importância de se difundir a resolução, pouco conhecida até pelas próprias companhias”, complementou.

Ele citou, que por exemplo, o passageiro pode usar o bilhete de retorno comprado antecipadamente mesmo nos casos em que não utilizou o de ida. Nessa situação, basta informar a companhia e chegar no horário de embarque previsto.

No aeroporto internacional de Brasília, uma equipe de quatro agentes do Procon faz a fsicalização desde as 10h. Em São Paulo, a operação deve durar cerca de oito horas, sendo finalizada às 16h.

Para alguns passageiros,  as regras referentes à bagagem não são claras. A professora Adriana Serafim, que viaja de avião em média duas vezes por ano, diz que ainda tem dúvidas. “Como consumidora, eu não consultei a resolução, porque a linguagem é bem complicada. E, por outro lado, não recebi da companhia a regra clara”.

Adriana conta que, ao embarcar para Brasília, um funcionário mostrava uma caixa, simulando o volume de bagagem de mão permitido sem cobrança. “O despachado eu não paguei, mas vim com essa preocupação de trazer pouquinha coisa, uma mala menor, para não acontecer o mesmo ocorrido com a minha sogra, que pagou R$ 83. Ela não esperava”, relatou.

ONU destaca progresso nas ações contra a hepatite em todo o mundo.

Relatório lançado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para marcar o Dia Mundial da Hepatite hoje, 28 de julho, aponta que estão ganhando força em todo o planeta as ações adotadas pelos governos para erradicar a doença. A agência da ONU afirmou que 28 países registram aproximadamente 70% dos casos de hepatite no mundo e o Brasil está entre essas nações.

O tema escolhido este ano pela OMS para celebrar o Dia Mundial da Hepatite foram justamente os esforços de mobilização para acabar com a doença, de acordo com os objetivos da Agenda 2030 das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável. A informação é da ONU News *.

Segundo dados da OMS, 325 milhões de pessoas sofriam de hepatite em todo o mundo, em 2015. O número de mortes globais causadas pela doença chegou a 1,3 milhão no mesmo ano. A OMS afirma contudo que, no caso da hepatite C, 95% das pessoas infectadas podem ser curadas totalmente, através de tratamentos, num prazo de dois a três meses.

m entrevista à ONU News, a diretora da ONG "C tem que saber C tem que curar", Tina Martucci, de São Paulo, disse que “por se tratar de uma doença silenciosa, a hepatite C mata 12 pessoas ao dia no Brasil. E estou falando só de hepatite C. Entre a hepatite C e a hepatite B, são mais ou menos 1,7 milhão pessoas infectadas no Brasil por ano".

Ela falou que a situação é complicada no Brasil porque não existem campanhas efetivas dos governos, que não agem para buscar os pacientes. “É aí que a nossa organização entra, porque a gente faz campanhas efetivas com detecção precoce da doença porque a hepatite C é uma doença silenciosa. Quando ela apresenta um sintoma, já está praticamente em estágio de óbito com o paciente."

Violência: OBVIO registra 10 crimes de homicídios em menos de 24 horas, 5 deles em Natal/RN.

A capital do Estado do Rio Grande do Norte viveu mais uma noite de violência nesta quinta-feira (27). Cinco assassinatos foram registrados em um intervalo de três horas, quatro deles somente na zona Norte de Natal e um na zona Oeste.

Os crimes ocorreram no bairro Redinha, loteamento Jardim Progresso, Conjunto José Sarney, Conjunto Nova Natal e bairro das Quintas. Em um dos casos a vítima sofreu 17 tiros. A vítima foi um homem ainda não identificado que estava sentado em uma praça na rua do Aboio em Nova Natal usando drogas com uma mulher. Ele foi alvo de dois atiradores que chegaram em um motocicleta.

Entre as vítimas da onda de homicídios estão dois adolescentes, de 15 e 16 anos. Jailton Araújo da Silva, de 16 anos foi morto dentro de casa na rua Caminho Novo, no Jardim Progresso e Emanoel Victor, de 15 que estava como garupa em uma moto quando sofreu um disparo nas costas na avenida Felizardo Moura, nas Quintas.
 
A delega Jamile Alvarenga esteve nos cenários dos assassinatos e classificou a noite como muito violenta. Duas equipes do Instituto Técnico e Científico de Perícia ficaram de prontidão e foram acionadas diante do número de ocorrências. De acordo com o Observatório da Violência Letal Intencional – OBVIO, em todo o Estado foram 10 registros em menos de 24 horas nesta quinta.

Contas públicas têm pior resultado para junho.

O setor público consolidado, formado por União, os estados e os municípios, registrou déficit nas contas públicas em junho, de acordo com dados do Banco Central (BC), divulgados hoje (28) em Brasília. O déficit primário, receitas menos despesas, sem considerar os gastos com juros, ficou em R$ 19,552 bilhões. Esse foi o pior resultado para o mês na série histórica iniciada em dezembro de 2001.

O resultado do primeiro semestre também foi o maior para o período, chegando ao déficit primário de R$ 35,183 bilhões. Em 12 meses encerrados em junho, o déficit primário ficou em R$ 167,198 bilhões, o que corresponde a 2,62% do Produto Interno Bruto (PIB) , a soma de todos os bens e serviços produzidos no país.

Em junho deste ano, o Governo Central (Previdência, Banco Central e Tesouro Nacional) acusou déficit primário de R$ 19,937 bilhões. Os governos estaduais anotaram superávit primário de R$ 346 milhões, e os municipais, superávit de R$ 107 milhões. As empresas estatais federais, estaduais e municipais, excluídas empresas dos grupos Petrobras e Eletrobras, tiveram superávit primário de R$ 145 milhões no mês passado.

Em junho, os gastos com juros nominais ficaram em R$ 31,511 bilhões, contra R$ 22,113 bilhões em igual mês de 2016. O déficit nominal, formado pelo resultado primário e os resultados de juros, atingiu R$ 51,063 bilhões no mês passado ante R$ 32,174 bilhões de junho de 2016. Em 12 meses encerrados em junho, o déficit nominal ficou em R$ 440,297 bilhões, o que corresponde a 6,89% do PIB.

A dívida líquida do setor público (balanço entre o total de créditos e débitos dos governos federal, estaduais e municipais) chegou a R$ 3,112 trilhões em junho, o que corresponde a 48,7% do PIB, com elevação de 0,6 ponto percentual em relação a maio.

A dívida bruta (contabiliza apenas os passivos dos governos federal, estaduais e municipais) chegou a R$ 4,674 trilhões ou 73,1% do PIB, com aumento de 0,6 ponto percentual em relação ao mês anterior.

Dia do Agricultor transcorre com muita chuva em João Câmara/RN.

Nada melhor do que comemorar o Dia do Agricultor com chuvas, tudo que o trabalhador rural mais deseja para garantir a plantação de cultura de subsistência, água para beber e o pasto para o rebanho.

E esta sexta-feira, 28 de julho começou chovendo  e deverá permanecer assim durante todo o dia. Já são mais de dez horas ininterruptas de chuva em João Câmara/RN. Via Assis Silva.

Lava Jato: Dilma depõe como testemunha de defesa da senadora Gleisi Hoffman.

A ex-presidente Dilma Rousseff presta depoimento hoje (28), em Porto Alegre, na condição de testemunha de defesa da senadora Gleisi Hoffman. A audiência está marcada para às 13h na Seção Judiciária do Estado do Rio Grande do Sul.

Gleisi e o marido, o ex-ministro das Comunicações Paulo Bernardo, são acusados pela Lava Jato de receber R$ 1 milhão do esquema de corrupção da Petrobras para custear a campanha eleitoral ao Senado, em 2010. A ação penal tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) por conta do foro privilegiado da parlamentar.

Além de Dilma, será ouvido hoje o ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli, em depoimento marcado para às 17h na Justiça Federal da Bahia, em Salvador. Gabrielli também falará como testemunha de defesa.

Governo do Rio Grande do Norte convoca 623 professores temporários.

O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, realiza a convocação de 623 professores temporários para compor a Base Comum com o objetivo de atender as necessidades existentes nas 16 Diretorias Regionais de Educação e Cultura (Direcs). A lista dos convocados está publicada na edição desta quinta-feira, 27, no Diário Oficial do Estado (DOE).

Segundo a Seec, os candidatos terão 10 dias, a partir desta publicação, devendo se apresentar a apartir desta quinta-feira até o dia 05 de agosto de 2017 nas Direcs para as quais se inscreveram com a documentação exigida.

Os candidatos devem no ato de apresentação portarem os seguintes exames médicos necessários: atestado de sanidade mental (válido por trinta dias); hemograma; glicemia em jejum; sumário de urina com sedimentoscopia; parasitológico de fezes (válido por 90 dias). As candidatas gestantes devem apresentar laudo de ginecologista atestando estarem isentas dos exames de radiologia. Os professores devem também portarem com validade de 6 meses documentos de eletrocardiograma com parecer de um cardiologista, e o raio x do tórax em PA e Perfil com laudo de um radiologista.

Os candidatos com idade igual ou superior a 45 anos do sexo masculino devem apresentar dosagem PSA; citologia oncótica para candidatos do sexo feminino, com parecer de médico ginecologista; mamografia para o sexo feminino com idade igual ou superior a 45 anos com parecer de médico mastologista.

Também são exigidos dos candidatos o diploma de conclusão de curso com habilitação para o cargo, devidamente registrado por órgão competente, e os documentos pessoais: cópia de cédula de identidade, cópia de cadastro de Pessoa Física – CPF, comprovante de residência, cópia do título de eleitor e declaração de quitação eleitoral, cópia da certidão de reservista (sexo masculino), cópia de CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social (página com foto – frente e verso e todos os contratos de trabalho assinado e a seguinte em branco, cópia do PIS ou PASEP, cópia de certidão de nascimento ou casamento, Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) - habilitando o candidato para o exercício do cargo, expedido por Médico do Trabalho.

Devem também apresentar o número da conta bancária e agência em nome do titular da conta (conta do Banco do Brasil), certidão negativa de antecedentes criminais expedidas pelas Justiça estadual e federal, assim como, pela Polícia Civil da localidade em que o candidato possuir residência nos últimos cinco anos.

Inscrições para o Fies acabam hoje.

Os estudantes que quiserem financiar estudos em instituições privadas têm até as 23h59 de hoje (28) para fazer a inscrição ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre de 2017. Pode ser feita no site http://fiesselecao.mec.gov.br.

Serão oferecidas 75 mil novas vagas. Podem se inscrever aqueles que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média das notas igual ou superior a 450 pontos e nota na redação superior a zero. O candidato também precisa ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

A relação dos pré-selecionados será divulgada no dia 31 de julho. Os estudantes pré-selecionados deverão concluir a inscrição pelo Sistema Informatizado do Fies (SisFies), entre 1º de agosto e 8 de setembro. A lista de espera será aberta no dia 1º de agosto e o período de inscrições para as vagas remanescentes começará em 11 de setembro.

A partir de 2018, entrará em vigor o Novo Fies, com três modalidades. No total, o programa vai garantir 310 mil vagas, das quais 100 mil a juro zero para estudantes com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos.

Relator da Reforma trabalhista, Rogério Marinho é xingado na feirinha de Caicó/RN.

O deputado federal pelo Rio Grande do Norte, Rogério Marinho, passou por um vexame inesperado na tarde dessa quinta feira, 27, enquanto passeava com correligionários e seu amigo caicoense, o empresário Ruzão, na feirinha de Caicó/RN.

O deputado tucano foi xingado por um grupo que se dizia contrário à atuação de Rogério quanto à questão da reforma trabalhista, já que ele é o autor da proposta. Rogério é aliado do prefeito Batata e estava prestigiando a feirinha de Santana.
 
O fato deixou muita gente indignada devido ter ocorrido em meio a uma das maiores confraternizações da sociedade caicoense. “Foi uma atitude ingênua dos militantes petistas, eles deviam ter procurado outro local, aliás, deviam ter consciência que a política é feita com debates, e não com arengas, principalmente em meio a pessoas de bem”, desabafa um caicoense que pediu para não ser identificado.

Índice que reajusta aluguel acumula em 12 meses queda de 1,66%.

Pela quarta vez consecutiva, o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) apresentou queda em julho com variação de -0,72%, uma baixa mais expressiva do que em junho (-0,67%). Comparado com julho de 2016, o resultado mostra uma reversão já que, em junho de 2016, o índice havia indicado alta de 0,18%.

No acumulado do ano, houve recuo de 2,65% e, em 12 meses, de 1,66%. Esta última variação é que serve de base de cálculo para a renovação dos contratos de aluguel e também de outros tipos de reajustes.

Os dados foram divulgados hoje (28), em São Paulo, pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV) e representam a variação de preços coletados entre 21 de junho e 20 de julho.

Essa queda do IGP-M foi puxada, principalmente, pelo setor atacadista. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) indicou redução de 1,16% sobre uma queda de 1,22% em junho. Entre os destaques estão a diminuição de preços dos alimentos in natura (de 1,83% para -7,20%). No grupo matérias-primas brutas foi constatada queda de 1,37%, mas em junho o recuo tinha sido ainda mais expressivo (-3,63%).

Entre as commodities (produtos com cotação no mercado internacional) que fazem parte do cálculo com movimento de recuperação de preços estão o minério de ferro, que passou de um declínio de 11,19% para 1,47%; a cana-de-açúcar (de -2,88% para -1,79%) e soja (em grão) (de 1,88% para 2,41%).

O segundo componente que ajudou a reduzir a pressão inflacionária foi o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC). Passou de uma alta de 1,36% para 0,22%. Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) apresentou uma reversão, subindo 0,04% ante uma queda de -0,08% em junho.

Cosern informa interrupção do fornecimento de energia neste domingo em quatro ruas do Alecrim em Natal/RN.

A Cosern comunica que, para realizar serviços de melhoria na rede, será necessário interromper o fornecimento de energia elétrica em quatro (04) ruas do Alecrim neste domingo (30) das 8h30 às 13h30. São elas:

Rua dos Tororós (nas proximidades da Av. Bernardo Vieira), Rua Presidente Gonçalves (nas proximidades da Av. Pres. Leão Veloso), Baía de São Marcos e Manuel Felipe (255 clientes)

Caso os serviços sejam realizados antes do horário previsto, a rede será energizada sem aviso prévio.

Fique atento: a Cosern sempre avisa antecipadamente quando precisa realizar desligamento programado na rede elétrica.

ONU pede que Venezuela respeite liberdade de manifestação de seus cidadãos.

O Escritório do Alto Comissionado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ONU) pediu nesta sexta-feira (28) às autoridades da Venezuela que respeitem o direito dos seus cidadãos à liberdade de expressão, assembleia e manifestação pacífica. A Informação é da Agência EFE.

"Estamos muito preocupados pela proibição dos direitos básicos de expressão e manifestação, especialmente no contexto do processo eleitoral de domingo", afirmou em coletiva de imprensa a porta-voz do escritório, Liz Throssell. 

O governo venezuelano proibiu "reuniões e manifestações públicas, concentrações de pessoas e qualquer outro ato similar que possa perturbar ou afetar o normal desenvolvimento do processo eleitoral" a partir de hoje e até 1º de agosto para, segundo sua versão, permitir a votação de uma nova Assembleia Constituinte.

Throssell lembrou que a Venezuela deve respeitar a lei internacional de direitos humanos e, por isso, reiterou sua "preocupação" pelo fato de todas as manifestações terem sido proibidas.

"É por isso que fazemos uma chamada às autoridades para que respeitem o direito dos cidadãos à liberdade de expressão, associação e assembleia pacífica", afirmou.

A porta-voz acrescentou que o escritório da ONU está "profundamente preocupado com o risco de mais violência na Venezuela no marco das eleições de domingo" para a Constituinte.

Throssell especificou que devem respeitar-se "os desejos" dos venezuelanos a participar ou não nas eleições e que, ainda que ninguém deva ser obrigado a votar, aqueles que queiram participar no processo devem poder fazê-lo.

Nesse sentido, a porta-voz fez um apelo àqueles que se opõem à eleição da Constituinte para que o façam de "forma pacífica."

A respeito do processo da nova Constituinte, Throssell disse que o escritório das Nações Unidas não se posicionaria e que se limitava a denunciar o tumultuoso "contexto" em que estas eleições são realizadas.

No entanto, a porta-voz acrescentou que "uma modificação constitucional só pode ser realizada com um amplo consenso e a participação de todos os setores da sociedade."

Governo Federal publica decreto para pagar 13º salário a aposentados e pensionistas.

O Diário Oficial da União publica hoje (28) decreto presidencial que antecipa o abono anual (13º salário) de 2017 para aposentados e pensionistas da Previdência Social. O benefício será pago em duas parcelas. A primeira em agosto e a segunda em novembro.

Segundo o decreto, a primeira parcela corresponderá “a até 50% do valor do benefício correspondente ao mês de agosto”, junto com o benefício a ser concedido no mês. O restante será pago em novembro. As informações são da Agência Brasil.

Taxa de desemprego fica em 13% e atinge 13,5 milhões.

A taxa de desemprego ficou em 13% no trimestre móvel abril/junho de 2017, atingindo 13,5 milhões de pessoas. Segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE, a taxa é recuou 0,7 ponto percentual em relação ao trimestre janeiro/março de 2017.
 
Foi o primeiro recuo estatisticamente significativo dessa taxa desde o trimestre outubro/dezembro de 2014.

Ministério Público compõe Comissão Técnica para reordenamento dos hospitais regionais.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), representado pela promotora de Justiça Iara Pinheiro, participou da reunião de trabalho da comissão técnica formada para atuar no cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pelo Governo do Estado, MPRN, Ministério Público do Trabalho e Tribunal de Contas do Estado que prevê, dentre outros pontos, o reordenamento dos serviços em sete hospitais regionais.

A reunião aconteceu na quarta-feira (26) na sede da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e contou com a presença do secretário de saúde, George Antunes, representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Conselho Estadual de Saúde (CES), Sindicato dos Servidores de Saúde (Sindsaúde), além das coordenações de promoção à saúde, recursos humanos, planejamento e de hospitais da Sesap.

“A reunião foi muito produtiva e ofereceu a oportunidade de democratizar o espaço de diálogo entre todos os órgãos envolvidos, para que os trabalhos transcorram de forma técnica, eficiente e com a participação de todos”, detalhou a promotora Iara Pinheiro.

Maduro propõe reconciliação, mas proíbe manifestações na eleição da Constituinte.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu ontem (27) que a oposição participe de uma "mesa de paz e reconciliação" nas próximas horas, mostrando abertura ao diálogo antes da eleição da Assembleia Nacional Constituinte no domingo. Ao mesmo tempo, ele anunciou, também hoje, que estão proibidas, a partir de amanhã (28), todas as manifestações públicas que possam atrapalhar a eleição, alertando que os que desobedecerem poderão sofrer sanções penais.

Maduro pediu que os opositores deixem de lado o "caminho insurrecional" e voltem seu foco para a Constituição, pedindo antes do início do pleito a instalação de uma "mesa de diálogo, acordo nacional e reconciliação da pátria".

"Porque se não for assim, eu entregarei à Constituinte todo o poder de convocar de maneira obrigatória um diálogo nacional de paz com uma lei constitucional", disse o presidente em Caracas, diante milhares de seguidores, no ato de encerramento da campanha para as eleições de domingo.

Maduro apresentou a ideia de formar uma "mesa nacional de entendimento para discutir os grandes temas do país" no último dia da greve geral convocada pela oposição para pressioná-lo a desistir da Constituinte, que, para muitos opositores, servirá para a consolidação da ditadura na Venezuela.

O presidente recriminou várias vezes os "atos terroristas" cometidos durante os protestos da oposição contra o governo e reiterou que não há outra alternativa a não ser a Constituinte para obter a paz. No entanto, não explicou se adiará a Assembleia Constituinte se a oposição aceitar dialogar.

Muitas vozes do governo e da oposição falaram nos últimos dias sobre um diálogo para evitar mais confrontos no domingo. Porém, nenhum dos lados mudou de posição sobre a Constituinte.

Mãe confessa ter matado filho de 9 meses e culpa namorado pelo crime.

Uma mulher de 25 anos foi presa após matar o filho de 9 meses asfixiado, nesta quinta-feira (27), no Jardim Panorama, em Rio Claro, interior de São Paulo. A suspeita responderá por homicídio qualificado. Ela sufocou a criança com dois travesseiros. O material foi apreendido.

A mãe confessou o crime, de acordo com a delegada Adriana Galloni. A justificativa, em depoimento à polícia, a mulher disse que cometeu o crime porque não aguentava mais apanhar do namorado e não queria que a filha dela nascesse neste ambiente.

Após vazamento de vídeo, polícia apura suposto estupro de padre a coroinha de 14 anos em igreja.

A Polícia Civil de Arceburgo (MG) investiga um padre suspeito de ter abusado sexualmente de uma menina de 14 anos. A investigação teve início após a Polícia Militar receber uma denúncia anônima sobre um vídeo que vazou e está circulando nas redes sociais com imagens do suposto estupro. O padre foi afastado pela Igreja. Ele não foi encontrado para comentar o caso.

O boletim de ocorrência da Polícia Militar foi registrado na tarde de quarta-feira (26). A vítima é coroinha na igreja onde o suspeito é pároco. Os abusos teriam começado em março deste ano segundo relatos da família aos policiais.

A polícia ouviu também a estudante, que a princípio negou os fatos. Pouco tempo depois, a mãe da menina teve conhecimento das imagens e foi até a Polícia Civil, onde a menina teria confirmado os abusos. Segundo relato da vítima à polícia, o primeiro abuso aconteceu após uma celebração ecumênica. Na paróquia, o padre teria tirado a blusa da menina e a beijado.

No vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver o padre em cima da menina, que aparece sem a parte de cima da roupa e o padre a beijando na boca.
 
O vídeo já está com a Polícia Civil para análise. A menor e familiares foram ouvidos na tarde desta quinta-feira (27) na delegacia da cidade. A Polícia Civil já abriu um inquérito para investigar o caso.
 
O Conselho Tutelar também acompanha o caso, mas ainda aguarda o depoimento da menor à Polícia Civil para mais informações.

A Diocese de Guaxupé (MG) informou que o padre suspeito do abuso está em um retiro no Estado de São Paulo. Em nota oficial, a diocese disse ainda que afastou o sacerdote imediatamente com o intuito de averiguar os possíveis fatos e acontecimentos.