sábado, dezembro 12, 2020

Pela primeira vez, RS tem bandeira preta no mapa do distanciamento controlado.

Pela primeira vez desde a implementação do modelo de distanciamento controlado, o Rio Grande do Sul tem regiões em bandeira preta. Ontem sexta-feira (11), Bagé e Pelotas foram classificadas como de alto risco epidemiológico para a Covid-19 no mapa preliminar. 

A constante redução de leitos de UTI livres e o aumento de casos de contágio e de internação por coronavírus resultaram na classificação. As demais regiões estão quase todas em bandeira vermelha, exceto Cruz Alta, que está em bandeira laranja.

O estado teve aumento em quase todos os indicadores monitorados pelo comitê de crise do governo. Houve elevação, nos últimos sete dias, de 14% em hospitalizações por Covid-19 (de 1.174 para 1.338 casos), o maior número desde o início do monitoramento.

Também é o número mais elevado de pacientes em UTI, em leitos clínicos e de óbitos. As mortes cresceram 15% nesta semana, chegando a 409 registros. Como resultado, há o menor número de leitos livres (407).

Municípios e associações podem enviar pedidos de reconsideração até as 6h de domingo (13). Depois de analisados, o governo divulgará as bandeiras definitivas na segunda (14) e fica vigente de 15 a 21 de dezembro.

PGR vai apurar se Abin foi usada para defesa de Flávio Bolsonaro.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, autorizou a abertura de uma apuração preliminar sobre a produção de dois relatórios pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para ajudar a defesa de Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ). Segundo reportagem da revista Época, a Abin orientou sobre o que deveria ser feito para obter documentos que permitissem embasar um pedido de anulação do caso Queiroz.

Os relatórios detalham o funcionamento da suposta organização criminosa em atuação na Receita Federal, que, segundo suspeita dos advogados de Flávio, teria feito um escrutínio ilegal em seus dados fiscais para fornecer o relatório que gerou o inquérito das rachadinhas. O material foi enviado em setembro a Flávio e repassados por ele a seus advogados.

As novas informações foram juntadas à notícia de fato já instaurada na Procuradoria-Geral da República para apurar se o presidente Jair Bolsonaro usou órgãos do governo para defender o filho Flávio Bolsonaro no caso das “rachadinhas”. O caso foi aberto em novembro, quando foi noticiada uma reunião entre Flavio e seus advogados com o presidente da República, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, e o diretor-geral da Abin, Alexandre Ramagem.

Namorado é preso por manter adolescente em casa por 2 meses.

Dois meses. Esse foi o período que uma adolescente, de 16 anos, foi mantida em cárcere privado dentro da casa do namorado, na Vila Cemig, na Região do Barreiro, em Belo Horizonte. Eles mantinham um relacionamento há pouco mais de um ano. O suspeito foi preso no local do crime nesta sexta-feira (11).

Segundo o boletim de ocorrência, a vítima conseguiu fugir e chegou até uma base de apoio da Polícia Militar no bairro Cardoso, também no Barreiro. Aos militares, ela contou que o namorado, até então conhecido como Luiz, de 34 anos, chegou a usar uma corda para mantê-la amarrada à cama

Ainda de acordo com o documento da polícia, a adolescente contou que pediu para ser desamarrada. O suspeito concordou, mas manteve a vítima presa dentro da casa onde moravam. Ela não tinha acesso à rua, nem contato frequente com os vizinhos.

A menina relatou que foi obrigada a mentir o próprio nome e a idade para quem tentasse se aproximar dela, no bairro. Coagida por ameaça de morte, ela aceitou todas as imposições do namorado.

Casos de Covid suspendem etapa do mundial de surfe no Havaí.

Primeira etapa do circuito mundial masculino de surfe, o Pipe Masters foi suspenso nesta sexta-feira devido a uma série de resultados positivos nos testes de Covid-19. Segundo o comunicado da World Surf League (WSL), o CEO da entidade, Erik Logan, estaria entre os infectados.

O Pipe Masters está sendo realizado na icônica onda de Pipeline, na ilha havaiana de Oahu. Até o momento, a WSL não informou por quanto tempo o evento ficará paralisado ou se ele será cancelado.

"A WSL está comprometida em priorizar a segurança dos atletas, staff e a comunidade", disse trecho do comunicado divulgado pela entidade, que acredita que os atletas não foram expostos ao vírus.

Prefeitura do Natal (RN) acende Árvore de Mirassol sem aglomerações.

A tradicional Árvore de Natal (RN), na zona Sul, foi acesa na noite desta sexta-feira (11) pela Prefeitura do Natal. Com 110 metros de altura e considerada a maior do Brasil, a Árvore do Mirassol foi ligada sem presença do público. A iniciativa foi tomada para coibir a proliferação do Coranavírus.

“Este ano, infelizmente com a presença do coronavírus, vai ser um natal isento das festividades, das confraternizações grandes, dos shows, dos eventos que produzíamos para celebrar o ‘Natal em Natal’. Com essa pandemia, com o número de pessoas acometidas com esse mal que se instalou em todo o mundo, e Natal não foi diferente, fez com que fôssemos penalizados, diminuindo as festas que comumente comemorávamos. Mas é necessário reduzirmos os festejos pra preservarmos a saúde das pessoas. Porém, nossa Árvore é tradição e com suas luzes e brilho vai dar esse ar pra nossa cidade de esperança. E vamos continuar orando e pedindo a Deus para que nos ajude para que possamos contornar esse mal nefasto que tanto causa do e angústia pro povo de nossa cidade, do país e do mundo”, disse o prefeito Álvaro Dias.

“Natal de vida e esperança” é o tema da decoração de 2020. Segundo o titular da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Irapoã Nóbrega, a temática escolhida baseia-se na crise que afeta todo o país decorrente da pandemia. “Estamos vivendo um ano atípico. Muitas vidas foram perdidas e ainda há muito com o que se preocupar. Mas, hoje, o acendimento da árvore veio para nos lembrar que sempre há esperança. Não pudemos reunir todos os cidadãos natalenses na árvore, mas espero que o verde que ela traz esse ano mostre que podemos superar e quebrar barreiras”, destacou.

Doações de fiéis foram desviadas para compra de casas para parentes de padre celebridade, diz MP.


Dinheiro doado por fiéis católicos para a construção da nova Basílica do Divino Pai Eterno, no município de Trindade, em Goiás, foi utilizado na compra de três casas onde moraram os pais e os irmãos do padre Robson de Oliveira Pereira, de 46 anos. A acusação consta na denúncia feita pelo Ministério Público do Estado de Goiás (MP) e recebida pela Justiça goiana na última quinta-feira (10).

O pároco é acusado de desviar e utilizar para fins pessoais parte dos donativos destinados à Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), entidade criada para atividades de evangelização, sobretudo a construção de uma nova basílica. Ele e seus familiares tornaram-se réus mas negam as acusações.

Os imóveis custaram, ao todo, R$ 4,08 milhões, de acordo com o MP. As casas ficam no Condomínio do Lago, um empreendimento de alto padrão que possui três lagos com pista de caminhada, cinco playgrounds, salões de festa e de jogos, quatro campos de futebol society, academia, além de quadras poliesportiva, de tênis, de squash e de peteca.

O condomínio fica entre Goiânia e Trindade, nas margens da Rodovia dos Romeiros, uma autoestrada de 17 km que possui 14 painéis representando a Via Sacra. A entrada principal fica em frente ao primeiro desses painéis, visitados por cerca de 3 milhões de católicos que participam da procissão do Divino Pai Eterno, realizada nos meses de junho. A festa religiosa é o principal evento organizado pela Afipe.

Os promotores sustentam que as casas foram adquiridas com dinheiro desviado das doações feitas por católicos para a Afipe. Segundo a denúncia, o desvio ocorreu por meio da GC Construtora e Incorporadora.

Covid-19: Registro de 672 óbitos nas últimas 24h no Brasil.

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o Coronavírus no Brasil ontem sexta-feira (11):

– Registro de 672 óbitos nas últimas 24h, totalizando 180.437 mortes;

– Foram 54.428 novos casos de coronavírus registrados, no total 6.836.227 pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do coronavírus é 5.954.745, com o registro de mais 22.968 pacientes curados. Outros 701.045 pacientes estão em acompanhamento.

sexta-feira, dezembro 11, 2020

Dupla usa cavalo para assaltar mercado no Litoral de Pernambuco; suspeitos são presos.

Dois suspeitos foram presos no início da tarde desta sexta-feira, dia 11, um dia após utilizarem um cavalo para assaltar um mercadinho em Goiana, cidade no Litoral Norte de Pernambuco. Segundo a Polícia Militar de PE, a dupla utilizou o animal para chegar e sair do estabelecimento comercial, localizado na Praia de Carne de Vaca, na quinta-feira, dia 10. Eles foram localizados e detidos por agentes da 3ª CIPM e encaminhados para a Delegacia de Goiana.

Uma câmera de segurança no local flagrou o momento em que os assaltantes chegaram montados a cavalo. Dois funcionários do mercado conversavam tranquilamente próximo à entrada do estabelecimento quando foram surpreendidos e rendidos pelos bandidos. A dupla estava encapuzada e obrigou os trabalhadores a colocarem as mãos na cabeça. Enquanto um entrou no local, o outro esperou do lado de fora.

Ainda nas imagens, que viralizaram nas redes sociais, é possível ver os clientes correndo de dentro do mercadinho. A ação durou menos de dois minutos, mas os suspeitos fugiram com um saco de dinheiro e uma arma nas mãos. Ainda segundo a PM pernambucana, ninguém ficou ferido.

Dória: vendas de bebidas até às 20 horas em São Paulo (SP).

O governo de São Paulo (SP) anunciou nesta sexta-feira (11) um novo endurecimento das regras da quarentena no estado. A decisão foi tomada após mais uma semana de aumento de internações pelo novo Coronavírus. Com as novas regras, bares, restaurantes e lojas de conveniência não poderão vender bebidas alcoólicas depois das 20 horas.

Além disso ,os bares poderão funcionar até apenas até as 20 horas. Restaurantes, por sua vez, poderão funcionar até as 22 horas, mas com venda de bebidas alcoólicas restrita até as 20 horas. Por outro lado, o governo estadual aumentou o horário de funcionamento de 10 para 12 horas do comércio para evitar aglomerações. Ao invés de 60% da capacidade, poderão funcionar com 40%.

Audiência do Campeonato Brasileiro Feminino de futebol mais do que triplica no Twitter em 2020.

O futebol feminino conquistou ainda mais fãs e torcedores no Twitter ao longo de 2020. A audiência das transmissões do Campeonato Brasileiro Feminino (@BRFeminino) na plataforma mais que triplicou em relação ao ano passado - aumento de 230%. Pelo segundo ano consecutivo, o Twitter fechou parceria para transmitir as partidas do Brasileirão. Mais de 5 milhões de pessoas assistiram aos jogos neste ano, contra 1,5 milhão do ano passado.

Além disso, o volume de conversas cresceu em relação a 2019. De janeiro a dezembro deste ano, foi registrado um aumento de 40% no volume de Tweets sobre o Campeonato, que terminou no último domingo com o título do Corinthians (@SCCPFutFeminino) em decisão contra o Avaí Kindermann (@AvaiKindermann). O aumento da audiência e do engajamento das pessoas em debates e discussões ao redor do tema também cria uma oportunidade para que as marcas aproveitem um momento propício à conexão com o que está acontecendo e criem um vínculo legítimo com o seu público.

Paciente morre ao cair de telhado do Hospital de Campanha do Riocentro tentando deixar unidade.

Um paciente, de 55 anos, morreu durante a madrugada desta quinta-feira (10) ao tentar deixar o Hospital de Campanha do Riocentro, na Zona Oeste do Rio. Ele caiu do telhado da unidade ao tentar sair do local. 

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por volta das 3h, o homem foi flagrado pelas câmeras de segurança tentando encontrar uma saída da unidade. Ele seguiu até a área de serviço, abriu portas e usou uma escada para acessar o telhado do pavilhão.

A brigada de incêndio conseguiu chegar até o local onde o paciente estava, mas ele se desequilibrou e caiu de uma altura de 10 metros. O paciente não resistiu à queda e morreu às 4h40. 

A família e a Polícia Civil foram avisados sobre a ocorrência pela direção do hospital de campanha. 

Fátima Bezerra (PT) anunciou que o restante do 13º será fatiado.

Durante a audiência do Governo do RN com o Fórum dos Servidores a governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou que o restante do 13º (60%) será  pago de forma fatiada.

No dia 23 de dezembro será pago para quem recebe até R$ 2 mil bruto para ativos e inativos. Os servidores dos órgãos com arrecadação própria recebem nesta data independente do valor

Já os demais servidores do Governo do RN receberão apenas no dia 5 de janeiro.

Governo prometeu anunciar até o final de dezembro o calendário de pagamento de 2021.

Ficou acertado que haverá uma nova reunião entre os dias 5 e 15 de janeiro para anunciar o pagamento dos atrasados.

Bolsonaro é condenado a pagar R$ 10 mil por citar erroneamente jornalista em transmissão pela internet.

A Justiça de São Paulo condenou o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), a indenizar em R$ 10 mil a jornalista e escritora Bianca Maria Santana de Brito por atribuir a ela erroneamente a autoria de matérias jornalistas que Bolsonaro denominou de "fake news" durante transmissões pela internet feitas pelo presidente no Palácio da Alvorada.

A decisão, do juiz Cesar Augusto Vieira Machado, da 31ª Vara Cível de São Paulo, foi publicada na quinta-feira (10). Cabe recurso. 

Na decisão, o magistrado disse que Bolsonaro, que não apresentou defesa no decorrer do andamento do processo, havia se retratado em transmissões pela internet posteriores, admitindo o erro de ter citado erroneamente a jornalista.

"Eu quero ler uma nota porque eu erro também. Não vou culpar a minha assessoria, mas eu erro. Lamento o ocorrido na live de 28 de maio. Peço desculpas à jornalista Bianca Santana. Eu fiz a referência a várias reportagens de fake news, e uma falei que era dela. Não era dela, tinha o nome dela lá embaixo. Houve equívoco da minha parte. Não era da jornalista Bianca Santana, minhas desculpas a Bianca Santana por esse equívoco nosso. Inclusive, já mandei retirar toda a live do ar. Da nossa parte, não tem problema se desculpar quando erra", disse o presidente em transmissão após o ocorrido. 

Devido às desculpas do presidente, o juiz reduziu o valor de indenização. Bianca havia pedido R$ 50 mil, mas, na sentença, o juiz disse que R$ 10 mil eram suficientes para reparar o dano causado, a título de danos morais.

Bolsonaro também terá que arcar com as custas do processo e o valor do advogado de Bianca.

Pela decisão, o presidente da República fica proibido, também, de imputar novamente à jornalista Bianca a autoria de textos que ela não escreveu.

Bianca é uma jornalista negra e atua na pauta antirracista. Segundo a assessoria de imprensa dela, quando Bolsonaro citou o nome erroneamente em uma live, acusando-a de escrever fake news, na mesma semana ela tinha escrito um artigo sobre a morte da vereadora Marielle Franco (PSOL) no Rio de Janeiro.

Mário Frias é levado a hospital com 'princípio de infarto' e passa por cateterismo, diz Planalto.

A Secretaria de Comunicação da Presidência divulgou uma nota nesta sexta-feira (11) na qual informou que o secretário de Cultura do governo federal, Mário Frias, foi levado a um hospital de Brasília com "princípio de infarto".

De acordo com a Secom, Frias foi submetido a um cateterismo. A secretaria não detalhou, contudo, o estado de saúde do secretário.

Mário Frias foi levado para o hospital Santa Lúcia Norte, na Asa Norte. Procurado, o hospital informou que não poderia passar mais informações.

Mario Frias foi nomeado secretário de Cultura em 19 de junho. O ator sucedeu no cargo a também atriz Regina Duarte, que permaneceu à frente da secretaria por menos de dois meses.

Governo divulga datas de parcela extra do auxílio a 1,2 mi de pessoas.

O governo federal divulgou nesta sexta-feira (11) o calendário de pagamento da parcela extra do auxílio emergencial a que terão direito pessoas que receberam o primeiro pagamento apenas em julho – o programa começou em abril. Cerca de 1,2 milhão de beneficiários terão direito a essa nova parcela, que será paga entre os dias 21 e 29 deste mês.

Quando o governo anunciou em setembro a extensão do auxílio emergencial até o final do ano, informou também que nem todos receberiam as últimas quatro parcelas previstas. Só têm direito a todos os pagamentos aqueles que estão no programa desde o início. Os que entraram em julho receberão, portanto, mais uma parcela.

O crédito para 1,2 milhão de beneficiários da extensão do auxílio emergencial na Poupança Social Digital da Caixa tem início no dia 21 para 900 mil nascidos de janeiro a setembro e segue no dia 23 com 100 mil aniversariantes de outubro. Mesma quantidade de novembro e dezembro, que recebem nos dias 28 e 29, respectivamente. 

A Portaria nº 558 também define o calendário de pagamentos para pessoas que entraram com pedido de contestação no site da Dataprev até 23 de novembro e, após reanálise, foram consideradas elegíveis a receber a extensão do Auxílio Emergencial. Deste público de 859 cidadãos, quem nasceu em janeiro e fevereiro recebe a primeira parcela no próximo domingo (13). O calendário é finalizado no dia 29 deste mês para os aniversariantes de dezembro, seguindo o ciclo 6 de transferências.

Fátima confirma que RN assinou protocolo de intenções para compra da CoronaVac.

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira(11), a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), confirmou nesta sexta-feira (11) que o estado já assinou um protocolo de intenções com o Instituto Butantan, para aquisição da vacina CoronaVac – o imunizante ainda não foi aprovado pela Anvisa. O governo ainda não divulgou quantidades e valores das doses que deverão ser compradas. Fátima ainda afirmou que o estado prepara um plano para distribuição, conservação e aplicação das vacinas que chegarem ao estado. De acordo com ela, cerca de R$ 1,195 milhão serão investidos para estruturação de frios, transporte e conservação de vacinas nas centrais de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Mossoró, além de aquisição de insumos como seringas, agulhas, entre outros.

O governo também afirma que aguarda e vai aderir o plano nacional de imunização contra a Covid-19, que é de responsabilidade do Ministério da Saúde. O assunto foi tema de reunião realizada nesta semana entre governadores e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. A governadora ainda disse que as vacinas que chegarem ao estado serão distribuídas a todas as regiões do estado.

De acordo com ela, a Secretaria de Saúde trabalha na estruturação e formalização de parcerias com a iniciativa privada para aquisição de geladeiras para conservação das vacinas em toda a rede estadual de saúde. Uma das empresas com acordo em andamento é a companhia energética do estado – Cosern – segundo o governo.

O plano, conforme a governadora, ainda prevê capacitação dos profissionais de saúde que irão atuar na aplicação dos imunizantes que chegarem ao estado.

Detran RN faz leilão virtual com 122 lotes de veículos e 109 lotes de sucata; saiba como participar.

Na próxima quarta-feira (16), 122 lotes de veículos e 109 lotes de sucatas serão leiloados pelo Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran/RN). Os veículos leiloados foram apreendidos em fiscalizações do órgão e não reclamados pelos proprietários no prazo estabelecido, de 60 dias. O leilão será online.

Dos 122 veículos que vão continuar em circulação, 7 são carros e 115 são motos. Dos outros 109 lotes destinados exclusivamente à sucata, 13 são de carros, 44 são de motos individuais e 52 de grupos de sucatas.

As visitações acontecem na segunda (14) e na terça (15), nos pátios de Natal, Mossoró e Assú. Somente será permitida a avaliação visual dos lotes, não sendo possível o manuseio, a experimentação e a retirada de peças.

O leilão será realizado a partir das 10h no site da Lance Certo.

Os interessados em participar devem se cadastrar no site e cumprir todas as exigências com antecedência mínima de 48h. O edital e todas as informações do leilão, como relação dos lotes, imagens e especificações de marca, placa, ano de fabricação e valor inicial também podem ser conferidas no site, nos telefones (84) 99865-2897, (84) 3223- 4146, (84) 99171-6264 ou no e-mail leilaodetranrn@gmail.com.

Eclipse solar total: saiba onde e quando poderá ser visto o fenômeno de 14 de dezembro no Brasil.

Na segunda-feira, dia 14 de dezembro, haverá um daqueles eventos que só os mais sortudos poderão observar ao vivo.

É um eclipse solar que pode ser visto parcialmente em vários países da América do Sul, como o Brasil, e outras regiões do mundo. Mas que poderá ser visto em sua totalidade em pontos do Chile e da Argentina.

Por 24 minutos, a lua nova vai passar sobre a face do Sol e cobri-lo completamente por pouco mais de dois minutos, explica a astrônoma Tania de Sales Marques, do Observatório Real de Greenwich, em Londres, Reino Unido.

O chamado caminho da Lua faz com que o dia se transforme em noite por alguns minutos.

O professor do departamento de astronomia do IAG, da USP, Roberto Costa disse à BBC News Brasil que no Brasil só será possível visualizar o fenômeno de maneira parcial.

“No Rio Grande do Sul, cerca de 60% do disco do Sol estará encoberto pela Lua. No Paraná, aproximadamente 50% e em São Paulo e Rio de Janeiro, em torno dos 40%”, afirmou.

Segundo o professor, o eclipse parcial começará às 11h33 no horário de Brasília e terminará às 15h53.

Mas quem estiver nos pontos privilegiados para curtir o fenômeno deve tomar alguns cuidados para que seus olhos não sofram danos. E, nesta pandemia de 2020, também manter o distanciamento social, alertam os especialistas.

Em seu primeiro voto sobre Lula no STF, Nunes Marques se posiciona a favor do petista no caso Palocci.

O ministro Kassio Nunes Marques votou a favor de Lula na primeira ação que analisou no Supremo Tribunal Federal (STF), envolvendo o ex-presidente. Ontem, Nunes Marques rejeitou um recurso apresentado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) que solicita que o depoimento de Antônio Palocci seja mantido num processo de Lula, e que apenas o termo da delação premiada seja excluído dos autos. O termo é uma espécie de contrato com os procuradores que prevê os benefícios do delator e o depoimento contém a narrativa dos crimes reveladados pelom mesmo.

Nunes Marques negou o pedido e determinou que, tanto o depoimento, quanto o termo de Palocci, sejam removidos. Nesta caso, Lula é acusado de receber propina por meio de um imóvel da Odebrecht que, segundo investigadores, abrigaria a sede de seu instituto. A transferência do imóvel, porém, não foi realizada.

O voto de Nunes Marques, apresentado no plenário virtual, deu maioria ao petista e consolidou o posicionamento da Segunda Turma a favor de Lula. Os ministros Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes também haviam rejeitado o recurso da PGR, e Edson Fachin, acolhido. Falta apenas o voto de Cármen Lúcia, que não mudará o resultado, hoje, de 3 a 1 a favor de Lula. A votação termina na próxima semana.

Em agosto, a Segunda Turma do STF decidiu que a delação de Palocci deveria ser retirada desta ação penal. Naquela ocasião, os ministros Lewandowski e Mendes entenderam que ex-juiz Sergio Moro agiu com motivação política e quebrou a imparcialidade ao levantar o sigilo do depoimento de Palocci, a poucos dias da eleição de 2018. Diante dessa decisão, a PGR apresentou um recurso solicitando que fosse removido apenas o termo da delação e mantido o depoimento de Palocci no processo.

No depoimento revelado em 2018, Palocci afirmava que as campanhas do PT de 2010 e 2014 custaram R$ 1,4 bilhão. Naquele ano, Lula estava preso e foi substituído na eleição por Fernando Haddad.

Região Oeste com maior taxa de ocupação por Covid-19 no RN.

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 73,5%, registrada no fim da manhã desta sexta-feira(11). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 291.

Até o momento desta publicação são 54 leitos críticos (UTI) disponíveis e 150 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 90 disponíveis e 141 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região Seridó apresenta(65,7%) dos leitos ocupados, seguida da Região Metropolitana de Natal (67%), e a Região Oeste (90%).

Governo Federal vai enviar R$ 30 milhões para a UERN.

O Governo do Estado reuniu-se na quinta-feira (10) com gestores e representantes dos estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) para discutir situação do campus avançado de Caicó, que tem cursos de odontologia, enfermagem e filosofia.

A governadora Fátima Bezerra relatou o trabalho junto ao Ministério da Educação (MEC) para conseguir a liberação de R$ 30 milhões a serem investidos na UERN.

“A UERN é uma das instituições mais importantes do nosso estado do Rio Grande do Norte. A boa notícia é que saímos de lá com o compromisso da liberação dos 30 milhões de reais. A verba vai começar a ser disponibilizada ainda em dezembro. O ministro da educação (Milton Ribeiro) e o presidente do FNDE garantiram que até março e abril de 2021 todo esse recurso estará disponibilizado para o nosso RN. Nosso compromisso com a educação não é no discurso, é na prática”, pontuou Fátima Bezerra.

O montante destinado à UERN é, em parte, de uma emenda orçamentária de quando a governadora Fátima Bezerra ainda integrava a bancada federal como senadora. Os investimentos beneficiam com obras e melhorias físicas todos os campi da universidade no RN: Mossoró, Natal, Assu, Caicó, Mossoró, Patu e Pau dos Ferros.

PS: Mande não Bolsonaro! Mande privatizar. A UERN só dá prejuízo ao RN. E Fátima nem lhe agradece. Vai dizer que foi ela.

Biênio 2021-2022: novos dirigentes do Tribunal de Contas serão empossados em sessão telepresencial.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) convocou uma sessão extraordinária para empossar os dirigentes eleitos para o biênio 2021-2022. O evento será realizado em formato telepresencial, no dia 16 de dezembro, às 10h, com transmissão ao vivo pelo canal do TCE no Youtube: https://www.youtube.com/c/TCERN_oficial/

 A nova composição do TCE foi eleita em votação realizada no dia 2 de dezembro – pela primeira vez em sessão telepresencial e sistema de apuração virtual. O conselheiro Paulo Roberto Chaves Alves foi eleito presidente pela terceira vez. O vice-presidente será o conselheiro Renato Dias.

 Apesar do formato virtual, a solenidade seguirá ritos previstos para a ocasião como exibição do Hino Nacional, transmissão e assunção do cargo e os tradicionais discursos de posse. Haverá o descerramento do quadro do presidente que deixa a gestão, conselheiro Poti Júnior, cuja cerimônia será filmada e transmitida em tempo real.

Covid-19: Foram 04 (quatro) mortes nas últimas 24 horas no RN.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do Coronavírus nesta sexta-feira (11). Foram mais 1.131 casos confirmados, totalizando 102.340. Na quinta-feira (10) eram 101.209 infectados.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 2.786 no total. Foram 04 (quatro) mortes nas últimas 24 horas.

Óbitos de dias anteriores e registrados após a confirmação de exames laboratoriais foram 12(números não detalhados em datas). No dia anterior eram contabilizados 2.770 mortos. Óbitos em investigação são 420.

Casos suspeitos somam 49.182 e descartados são 244.888. Recuperados são 48.821.

Mais Médicos para o Brasil: divulgada lista de cubanos reincorporados.

O Diário Oficial da União publica, nesta sexta-feira (11), portaria do Ministério da Saúde, com a lista dos nomes de médicos cubanos, com os respectivos registros únicos, reincorporados ao Projeto Mais Médicos para o Brasil.

São mais de 350 profissionais que trabalharão em municípios de 24 estados, entre eles, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

O Mais Médicos para o Brasil objetiva o fortalecer o serviço de Atenção Básica do país, a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), que está presente em todos os municípios e próxima de todas as comunidades.

Veja a Portaria nº 71, de 10 de dezembro de 2020, com a lista dos nomes dos médicos incorporados ao Projeto Mais Médicos para o Brasil.

Receita: Arroz de camarão com açafrão e ervilha.

O Blog do Valdemar Tibá ensina como fazer ARROZ DE CAMARÃO COM AÇAFRÃO E ERVILHA. A receita é simples de preparar, o prato fica beeem cremoso e vai bem no almoço e no jantar. Separe os ingredientes e prepare-se para fazer uma comidinha deliciosa!

Ingredientes

  • 500 gramas de camarão limpo
  • Suco de ½ limão
  • ½ xícara de chá de azeite
  • 1 colher de chá de manteiga (para adicionar no azeite)
  • 1 colher de sopa de manteiga (para refogar a ervilha)
  • 2 unidades de cebola
  • 3 dentes de alho
  • 2 xícaras de chá de arroz parboilizado
  • ½ maço de cheiro Verde
  • 1 xícara de chá de ervilha congelada
  • 1 colher de chá de açafrão
  • 4 xícaras de água fervendo
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

1. Tempere o camarão com sal, limão e pimenta-do-reino. Reserve. Descasque e pique a cebola e o alho. 

2. Em uma panela, adicione o azeite e a manteiga. Leve ao fogo para aquecer. 

3. Quando estiver bem quente adicione os camarões para dourar por dois a três minutos. Retire os camarões da panela e reserve. 

4. Na mesma panela, coloque a cebola e o alho, refogue bem e adicione o arroz, misturado para refogar e pegar todo sabor do camarão que ficou no caldo e na panela. 

5. Adicione a água fervendo e misture. Deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela semitapada entre 15 e 20 minutos. 

6. Em uma frigideira, coloque a manteiga, deixe aquecer e adicione a ervilha em seguida, o açafrão e deixar refogar bem. 

7. Antes que o arroz seque por completo, adicione o refogado de ervilhas e os camarões na panela de arroz. Misture o arroz e retire do fogo. 

8. Coloque o cheiro verde picado e tampe a panela para terminar de secar. Deixe descansar por mais 10 minutos e sirva.

Abin fez relatórios para orientar defesa de Flávio Bolsonaro na anulação de caso Queiroz.

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) produziu pelo menos dois relatórios de orientação para Flávio Bolsonaro e seus advogados sobre o que deveria ser feito para obter os documentos que permitissem embasar um pedido de anulação do caso Queiroz.

Nos dois documentos, obtidos pela coluna e cuja autenticidade e procedência foram confirmadas pela defesa do senador, a Abin detalha o funcionamento da suposta organização criminosa em atuação na Receita Federal (RFB), que, segundo suspeita dos advogados de Flávio, teria feito um escrutínio ilegal em seus dados fiscais para fornecer o relatório que gerou o inquérito das rachadinhas.

Enviados em setembro para Flávio e repassados por ele para seus advogados, os documentos contrastam com uma versão do general Augusto Heleno, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, que afirmou publicamente que não teria ocorrido atuação da Inteligência do governo após a defesa do senador levar a denúncia a Bolsonaro, a ele e a Alexandre Ramagem, diretor da Abin, em 25 de agosto.

Um dos documentos é autoexplicativo ao definir a razão daquele trabalho.

Em um campo intitulado “Finalidade”, cita: “Defender FB no caso Alerj demonstrando a nulidade processual resultante de acessos imotivados aos dados fiscais de FB”. Os dois documentos foram enviados por WhatsApp para Flávio e por ele repassados para sua advogada Luciana Pires.

Internado com Covid, Genival Lacerda tem piora e está com pneumonia.

Internado com Cobid-19, o cantor Genival Lacerda, de 89 anos, apresentou piora em seu estado de saúde ontem quinta-feira (10). De acordo com boletim divulgado pela equipe do cantor, ele foi diagnosticado com pneumonia e o quadro inspira cuidados. 

"Teve uma piora no quadro de infecção respiratória sendo necessário o ajuste de antibiótico; a pressão diminuiu, sendo necessário o uso de medicação para controlar. O diagnóstico é de pneumonia, estado de saúde inspira cuidados", diz o boletim.

O autor de sucessos como 'De quem é esse jegue?' e 'Severina Xique-Xique' foi internado no dia 30 de novembro na UTI de um hospital em Recife após testar positivo para a Covid-19.

Segundo informações de sua assessoria de imprensa, ele vinha apresentando melhora nos últimos dois dias. Na terça-feira, teve a pressão arterial e as taxas normalizadas, além de cessão da febre. Na quarta, o boletim informada boa evolução. "Genival Lacerda, de 89 anos, segue internado na UTI. Segundo os médicos, o cantor continua em constante evolução, com as taxas normais e sem febre. O artista, que está se tratando contra a Covid em hospital na capital Pernambucana, tem quadro clínico animador", dizia a nota.

STF pode autorizar vacina mesmo sem o selo da Anvisa.

Um ministro do STF disse para O Globo “que quer apresentar um voto para autorizar vacinas mesmo sem o selo da Anvisa. O voto, segundo o ministro, é semelhante à decisão tomada pelo tribunal em maio de 2019 sobre a obrigatoriedade de fornecimento de remédios pelo poder público.

Na época, ficou acertado que a regra era o poder público fornecer medicamentos registrados na Anvisa. Foram vedados os remédios experimentais que ainda não tinham passados em testes. Mas foram permitidas algumas exceções”.

Silvio Santos completa 90 anos de idade em isolamento.

O Programa Silvio Santos não seria o mesmo sem a aglomeração das colegas de trabalho e os aviõezinhos de dinheiro voando pra lá e pra cá. Retomar as gravações semanais seria um alto risco, ainda mais para um senhor de 90 anos de idade.

A última vez que Silvio Santos colocou os pés no palco foi em dezembro do ano passado, antes de viajar para passar as férias na Flórida. Quando voltou, em março, a pandemia de coronavírus impediu qualquer chance de retorno e forçou o patrão a ficar isolado em casa.

MPF atento aos recursos para combate ao Covid-19 no RN.

O Ministério Público Federal (MPF) encerra o ano de 2020 já definindo metas para ampliar sua atuação no combate à corrupção em 2021.

Além de manter e reforçar a luta já tradicional contra os grandes casos de desvio de dinheiro público, o objetivo é no próximo ano adotar medidas simples que tragam resultado também no esforço contra crimes mais corriqueiros, como as fraudes ao INSS, e priorizar iniciativas que garantam mais eficiência, dentre as quais a busca de acordos de não persecução penal, diminuindo os gastos com investigações e processos.

Desvios na pandemia

– Apesar de ampliar o foco para 2021, o MPF pretende também endurecer ainda mais o combate aos casos de corrupção que envolvem diretamente grandes quantias ou autoridades, sobretudo após um ano em que, mesmo em meio à grave situação de pandemia enfrentada pelo país, desvios de recursos públicos seguiram ocorrendo por parte de corruptos, até mesmo se utilizando da situação de emergência em que se encontra a nação.

River Plate vence Nacional e fica perto da semifinal da Libertadores.

O River Plate está muito perto de chegar à sua quinta semifinal de Libertadores nos últimos seis anos. O time de Marcelo Gallardo perdeu pênalti, teve gol anulado pelo VAR, mas venceu o Nacional-URU por 2 a 0, em Avellaneda, em jogo de ida pelas quartas de final. Agora, pode perder por um gol de diferença no Uruguai que avança para enfrentar Palmeiras ou Libertad na próxima fase.

O jogo de volta é na quinta-feira da semana que vem, dia 17, em Montevidéu. O River pode perder por um gol de diferença que estará na final. Caso marque um gol, o time argentino pode perder até por dois gols. O Nacional precisa vencer por três gols de diferença ou pelo placar de 2 a 0 para levar a decisão para os pênaltis. Quem passar encara Palmeiras ou Libertad na semifinal.

PF faz concurso para contratar 1,5 mil funcionários.

Apesar de Paulo Guedes já ter dito que "não precisa demitir; basta desacelerar as entradas", em relação aos concursos públicos, e ter até enviado uma Lei de Diretrizes Orçamentarias ao Congresso não prevendo concursos para 2020, a PF pelo visto não está incluída na restrição.

O diretor da PF, Rolando de Souza, autorizou hoje a realização de concurso público para a contratação de 1,5 pessoas para os quadros do órgão, entre delegados, agentes e etc.

Ielmo Marinho (RN): vereadores sem férias e sem décimo terceiro.

O prefeito Cássio Cavalcante da cidade de Ielmo Marinho (RN), publicou no Diário Oficial da FEMURN, veto ao Projeto de Lei 009/2020, aprovado pela Câmara Municipal, que autorizava a concessão de férias e décimo terceiro salário aos vereadores.

Do Blog: Parabéns prefeito. 

Saúde diz ter assinado memorando para compra da vacina da Pfizer.

O Ministério da Saúde brasileiro disse ter assinado na última quarta-feira (9) um memorando de entendimento com a Pfizer para a aquisição de 70 milhões de doses da vacina contra Covid-19.

O memorando, segundo O Globo, é uma fase anterior à compra da vacina, e o cronograma estabelece a chegada de 8,5 milhões de doses no primeiro semestre de 2021, com mais 61,5 milhões no segundo semestre.

quinta-feira, dezembro 10, 2020

Instituto Butantan começa produção da vacina CoronaVac no Brasil.

O governador João Doria anunciou nesta quinta-feira (10) o início de produção da CoronaVac no Brasil. O anúncio, realizado em uma coletiva de imprensa no Instituto Butantan, que vai produzir a vacina da farmacêutica chinesa Sinovac no país, marca uma nova fase na disponbilização da vacina contra o coronavírus em meio a uma polêmica entre o governo de São Paulo e o Ministério da Saúde.

— Foi iniciada ontem a produção da vacina da Coronavac aqui em São Paulo. É a produção brasileira do Butantã, que está produzindo com insumos que vieram da Sinovac, um momento histórico que orgulha a todos nós, brasileiros — afirmou o governador João Doria (PSDB).  

Segundo o governador, a capacidade de produção chegará a 1 milhão de doses por dia. A fábrica vai funcionar 24 horas, durante os sete dias da semana. 

Liga Europa define todos os classificados para o mata-mata; veja os 32 times.

A Liga Europa definiu nesta quinta-feira seus últimos classificados na fase de grupos da competição. Os 24 times se juntam aos oito oriundos da Champions para jogar os 16 avos de final nos dias 18 e 25 de fevereiro de 2021. 

Veja os classificados por grupo:

  • A - Roma e Young Boys
  • B - Arsenal e Molde
  • C - Bayer Leverkusen e Slavia Praga
  • D - Rangers e Benfica
  • E - PSV e Granada
  • F - Napoli e Real Sociedad
  • G - Leicester e Braga
  • H - Milan e Lille
  • I - Villarreal e Maccabi Tel Aviv
  • J - Tottenham e Royal Antwerp
  • K - Dínamo Zagreb e Wolfsberger
  • L - Hoffenheim e Estrela Vermelha

Os times oriundos da Champions:

  • Manchester United
  • Club Brugge
  • Shakhtar Donetsk
  • Ajax
  • Krasnodar
  • RB Salzburg
  • Dínamo de Kiev
  • Olympiacos

Os primeiros colocados de cada grupo serão cabeças de chave na primeira fase do mata-mata, assim como os quatro times que chegam da Champions com melhores pontuações. Estes decidem as vagas para as oitavas jogando em casa.

O sorteio será realizado no dia 14 de dezembro, próxima segunda-feira, mesma data em que as oitavas da Champions serão definidas. As restrições são as mesmas: times do mesmo grupo ou do mesmo país não podem se enfrentar.

Corte de Milão confirma condenação de Robinho e amigo por violência sexual.

A Corte de Apelação de Milão confirmou nesta quinta-feira a condenação do jogador Robinho e de seu amigo Ricardo Falco pelo crime de violência sexual de grupo contra uma mulher albanesa, em 2013. O tribunal, a segunda instância da Justiça italiana, também referendou a pena de nove anos de prisão.

O caso, contudo, não termina aqui. Os advogados de Robinho e Falco vão recorrer à Corte de Cassação, tribunal no sistema judiciário do país equivalente ao Supremo Tribunal Federal no Brasil. Só após o processo tramitar nessa terceira instância um acusado pode ser considerado culpado por algum crime.

A decisão da Corte de Apelação sairá em 90 dias, com as motivações da confirmação da sentença da primeira instância. Só a partir desse documento que as defesas podem recorrer à Corte de Cassação. 

Na sessão desta quinta, a Corte de Apelação rejeitou o recurso apresentado pelos advogados do jogador e de Falco. A decisão foi tomada por um colegiado de três juízas, Francesca Vitale (que presidiu o julgamento), Paola Di Lorenzo e Chiara Nobili.

A Corte de Apelação, quando confirma uma sentença da primeira instância, pode pedir o cumprimento de medidas preventivas (prisão ou prisão domiciliar) para determinados tipos de delitos. O mais comum é isso acontecer com os condenados por crimes relacionados à máfia, mas também está previsto para os casos de violência sexual de grupo. 

Com a condenação de Robinho na segunda instância, o tribunal pode solicitar a sua detenção antes do julgamento definitivo, na Corte de Cassação. Mas, como o jogador reside no Brasil e o país não extradita seus cidadãos, o judiciário italiano teria de emitir um mandado internacional de prisão para ser encaminhado ao Estado brasileiro. Uma outra possibilidade é o mandado ser cumprido quando o jogador eventualmente pisar em algum país europeu.

O jogador e seu amigo são acusados e condenados em duas instâncias por abusar sexualmente de uma mulher albanesa na boate Sio Café, em Milão, em janeiro de 2013. À época Robinho era um dos principais jogadores do Milan. 

A condenação dos dois foi baseada no artigo “609 bis” do código penal italiano, que fala da participação de duas ou mais pessoas reunidas para ato de violência sexual, forçando a vítima a manter relações sexuais por sua condição de inferioridade “física ou psíquica”.

A defesa de Robinho, porém, alegou no julgamento que houve consenso da mulher no ato sexual. Em depoimento em 2014, o jogador admitiu que houve sexo oral, mas com permissão da garota e sem a participação de outras pessoas.

Taxa de ocupação de leitos críticos ou clínicos na rede pública para covid no RN nesta quinta-feira é de 72,6%; Oeste registra 90%.

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 72,6%, registrada no fim da manhã desta quinta-feira(10). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 271.

Até o momento desta publicação são 52 leitos críticos (UTI) disponíveis e 138 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 97 disponíveis e 133 ocupados.

Segundo a Sesap, a região Metropolitana de Natal está com 62,9% dos leitos ocupados, seguida da Região Seridó(72%), e a Região Oeste (90%).

Covid-19: RN soma 06 óbitos nas últimas 24 horas.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quinta-feira (10). Foram mais 1.368 casos confirmados, totalizando 101.209. Na terça-feira (08) eram 99.841 infectados.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 2.770 no total. Foram 06 (seis) óbitos nas últimas 24 horas, nos municípios de Vera Cruz, Areia Branca, Felipe Guerra, Caicó, Macau e Parnamirim.

Óbitos de dias anteriores e registrado após a confirmação de exames laboratoriais foram 05. No dia anterior eram contabilizados 2.759 mortos. Óbitos em investigação são 433.

Casos suspeitos somam 47.919 e descartados são 242.846. Recuperados são 48.821.

Prefeitura de João Câmara (RN) antecipou 13º salário de todos os servidores.

A programação era para dia 20 de dezembro, mas a Prefeitura de João Câmara/RN antecipou e pagou na quarta-feira (10) o décimo terceiro salário de todos os servidores municipais.

De acordo com a secretaria de Finanças, a folha de dezembro será quitada até o próximo dia 30, encerrando o ano com todos os pagamentos em dia.

RN e mais 10 estados fecham contrato para compra da Coronavac.

O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta quinta-feira, 10, o início da produção nacional da vacina Coronavac, desenvolvida em parceria entre o Instituto Butantã e a farmacêutica chinesa Sinovac. “É um momento histórico”, afirmou. De acordo com ele, o Instituto começou a produzir o imunizante na noite desta quarta e contratou 120 técnicos para auxiliar na produção da vacina, que será feita “24 horas por dia e 7 dias por semana”, aumentando sua capacidade de produção para 1,5 milhão de doses por dia.

Em entrevista coletiva nesta manhã, o governador João Doria informou a assinatura de aquisições pelos estados do Acre, Pará, Maranhã, Roraima, Piauí, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Sul.

Zenaide, sobre isenção de imposto para importação de armas em plena pandemia: “A prioridade deste governo parece ser uma só: a morte”.

Para a senadora Zenaide Maia (Pros-RN), a decisão do governo federal da zerar o imposto para importação de armas na mesma semana em que o número diário de óbitos por covid-19 voltou a crescer demonstra uma total inversão de valores: “A prioridade deste governo parece ser uma só: a morte. Quase 180 mil óbitos pela Covid-19 e o presidente, ao invés de anunciar um plano nacional de vacinação, anuncia a isenção da alíquota para a importação de revólveres e pistolas”, criticou a parlamentar, apontando também a contradição de discursos no Executivo: “É cruel e, também, contraditório, pois o governo abre mão desse imposto sobre armas e, ao mesmo tempo, alega falta de recursos para investir em saúde, educação, assistência social, ciência e tecnologia”, argumentou a senadora.

Por iniciativa de Zenaide, a bancada feminina do Senado se reuniu nesta quarta (09) e decidiu se unir para exigir mais espaço nos cargos de decisão da Casa, bem como em torno de pautas de interesse público, como a cobrança de um bom plano de vacinação para todos: “Defendemos a universalização das vacinas e cobramos agilidade da Anvisa na liberação daquelas com eficácia comprovada internacionalmente, sejam de qual laboratório ou nacionalidade forem”, finalizou a senadora.

Fábio Faria anuncia lançamento de cabo submarino entre Brasil e Europa.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, anunciou hoje (10) o lançamento de um cabo submarino de fibra ótica que ligará Fortaleza (CE) a Sines, em Portugal, com previsão de expansão para pontos no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP), além de conexões na África e em outros países europeus, Ilhas do Atlântico e Guiana Francesa. A estimativa é de que o projeto esteja concluído até meados de 2021.

“Na segunda-feira (14), faremos o lançamento de um cabo submarino de fibra ótica que vai sair de Fortaleza até Sines, em Portugal. Serão mais de 6 mil quilômetros. Estimamos que até o segundo trimestre do ano que vem estará pronto”, disse o ministro.

Hoje, toda a informação que o nosso país envia para o Velho Continente vai primeiro para os Estados Unidos, e de lá segue para data centers na Europa. Esse percurso leva o dobro de tempo do que é necessário para fazer a conexão direta entre as duas regiões.

Mulher é morta a facadas e PM prende marido como principal suspeito no RN.

Uma mulher de 42 anos foi morta a facadas em Vera Cruz, município da região metropolitana de Natal, na noite de quarta-feira (9). A Polícia Militar prendeu o companheiro dela como principal suspeito do crime.

O assassinato teria acontecido durante uma discussão do casal, em casa, na Rua Nova, no centro do município. A vítima foi identificada pela polícia como Eliane Maria de Oliveira dos Santos.

Familiares encontraram a mulher morta na sala do imóvel. A polícia foi acionada e encontrou o companheiro da mulher andando na rua, ainda com a roupa suja de sangue. Ele foi preso em flagrante.

Polícia Civil e Instituto Técnico-Científico de Perícia foram acionados para dar início à perícia e investigação.

Covid-19: Brasil registra 770 mortes em 24 horas, diz Saúde.

O Brasil registrou nas últimas 24 horas 770 mortes e 53.347 novos casos de Covid-19, informou o Ministério da Saúde nesta quinta-feira (10).

Com isso, subiu para 179.765 o número de vítimas fatais da doença no país, e o total de casos confirmados aumentou para 6.781.799.

Na quarta (9), foram registrados 836 mortes e 53.453 novos casos.

Covid-19: França volta a ter toque de recolher e Suécia com 99% de UTIs do país ocupadas.

O governo da França anunciou nesta quinta-feira (10) que voltará a impor toques de recolher para combater a disseminação do novo Coronavírus. A informação é da France 24.

O primeiro-ministro Jean Castex disse que o governo vai suspender restrições sobre o movimento das pessoas a partir de 15 de dezembro, mas elas serão substituídas por um toque de recolher válido a partir das 8 da noite, inclusive na noite do Ano Novo.

SUÉCIA

As UTIs na capital da Suécia chegaram a 99% de sua capacidade nesta semana, algo inédito desde que a pandemia de Covid-19 começou.

Bélgica fecha 2020 na liderança do ranking mundial da Fifa; Brasil é o terceiro.

Em um ano em que a pandemia da Covid-19 alterou profundamente o calendário de competições mundo afora, o ranking mundial da Fifa termina com o mesmo líder. A Bélgica fechou 2020 na ponta do ranking mundial da Fifa, que divulgou sua edição de dezembro nesta quinta-feira. Este é o terceiro ano consecutivo em que o time belga termina na liderança da lista, onde está desde 2018.

A atual campeã mundial França continua na segunda colocação, e a seleção brasileira - eliminada pelos belgas nas quartas de final da Copa de 2018 - permanece na terceira colocação, onde estava no fim do ano passado. A Inglaterra aparece na quarta posição, e Portugal em quinto.

Pazuello diz que vacinação contra Covid-19 no Brasil pode acontecer no final do mês ou em janeiro.

Em entrevista exclusiva à CNN nesta quarta-feira (9), o ministro da Saúde Eduardo Pazuello disse que a vacinação contra Covid-19 no Brasil com o imunizante desenvolvido pela Pfizer/BioNTech pode começar entre dezembro e janeiro.

“Se a Pfizer conseguir a autorização emergencial e nos adiantar alguma entrega, isso [o início da vacinação] pode acontecer no final de dezembro ou em janeiro”, afirmou. “Isso em quantidades pequenas, de uso emergencial”.

“Estamos fechando o memorando de entendimento com a Pfizer. É a vacina que está mais adiantada, mas mesmo ela ainda não tem registro”, afirmou.

Polícia Militar intercepta aeronave com mais de 1 tonelada de cocaína no Sertão da Paraíba.

A Polícia Militar apreendeu uma carga de mais de 1 tonelada de cocaína que estava sendo trazida por uma aeronave, no início da tarde de quarta-feira (9), na cidade de Catolé do Rocha, no Sertão da Paraíba. As primeiras informação são de que a droga veio do Estado da Bahia. Quatro homens, que são de São Paulo, foram presos em flagrante, assim que a avião aterrissou.

A apreensão aconteceu após denúncias sobre a chegada da droga pelo aeródromo de Catolé do Rocha. Mais cedo, foram vistos três carros circulando pelo local, mas até agora os veículos não foram localizados. Assim que houve a aterrisagem da aeronave, equipes do 12º Batalhão, da 6ª Companhia do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e da Força Regional abordaram o piloto, o copiloto e outros dois suspeitos que estavam no avião. Na revista, toda a cocaína, cujo peso exato ainda está sendo calculado, foi encontrada em caixas.

Esta é a maior apreensão de drogas do ano, na Paraíba.

Covid-19: RN tem maior indicativo de aumento entre os estados (+267%), o número foi de 2 para 8.

O Rio Grande do Norte tem o maior indicativo de aumento entre os estados (+267%), o número foi de 2 para 8. Os dados de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados.

A informação é do consórcio de veículos de imprensa divulgou novo levantamento da situação da pandemia de coronavírus no Brasil a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, consolidados às 20h desta quarta-feira (9).

Vinte e um estados e o Distrito Federal apresentaram alta na média móvel de mortes: PR, RS, SC, ES, MG, SP, DF, GO, MS, MT, AC, AP, RO, RR, TO, BA, CE, PB, PE, PI, RN e SE. É a primeira vez que tantos estados aparecem simultaneamente com tendência de alta nas mortes pela doença desde que o consórcio começou a acompanhar essas tendências, em 9 de julho.

MEC autoriza aulas remotas em escolas e universidades enquanto durar a pandemia.

O Ministério da Educação (MEC) homologou nesta quinta-feira (10) o parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) que permite as aulas remotas enquanto durar a pandemia.

A regra vale para todas as redes de ensino, em caráter excepcional, quando as aulas estiverem suspensas pelas autoridades locais ou quando não houver condições sanitárias.

Em entrevista ao G1 publicada na quarta-feira (9), a relatora do parecer no CNE, Maria Helena Guimarães de Castro, já havia dito que atividades remotas poderão integrar o currículo de escolas e universidades brasileiras por prazo indeterminado.

O texto do parecer cita os "sistemas de ensino federal, estaduais, distrital e municipais, bem como nas secretarias de educação e nas instituições escolares públicas, privadas, comunitárias e confessionais." Isso inclui a educação básica e o ensino superior.

Com a homologação, as redes de ensino passam a ter permissão de contar as aulas remotas como carga horária enquanto durar a pandemia. A regra vigente permitia essa equiparação até 31 de dezembro deste ano, e a tentativa era estendê-la até dezembro de 2021. O parecer homologado retirou a data limite.

Polícia Federal deflagra operação contra fraudes em Patos, Campina Grande e João Pessoa, na PB.

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (10), uma operação contra fraudes no auxílio emergencial. Na Paraíba, a Polícia Federal identificou, na ação  três células diferentes que atuavam nesse tipo de fraude no Estado, sediadas em Patos (PB), Campina Grande (PB) e João Pessoa (PB).

Ao todo, a PF diligenciou para cumprir nove mandados judiciais, sendo seis de busca e apreensão e três de prisão, em Patos, Campina Grande e João Pessoa.

Ainda não é possível afirmar se havia comunicação entre essas células. De acordo com as investigações, as três células teriam desviado mais de R$ 113 mil, fraudando 171 benefícios, somente entre os meses de maio e junho de 2020.

A Operação Segunda Parcela, com ações em oito Estados da Federação, em uma atuação efetiva e integrada no combate às fraudes ao auxílio emergencial, instituto que teve mais de 60 milhões de beneficiados em decorrência da crise de saúde pública ocorrida em 2020.

Estão sendo deflagradas ações nos Estados da Paraíba, Espírito Santo, Bahia, Santa Catarina, Tocantins, Paraná, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Rússia desmente abstinência de álcool após vacina Sputnik V.

A vacina russa Sputnik V requer que o paciente fique apenas seis dias sem beber, disse Alexander Gintsburg, diretor do Centro Nacional de Investigação de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleia. “Recomendamos fortemente evitar o álcool por três dias após cada injeção”, disse a repórteres na quarta-feira, 9.

O comunicado do líder do instituto russo que produz a imunização rebate a fala da médica Anna Popova, do Ministério de Saúde russo, que aconselhou a abandonar o álcool por duas semanas antes da vacinação e 42 dias depois. A declaração de Popova teve grande repercussão num país em que o consumo por álcool é elevado.

Segundo relatório de 2010 do Ministério de Saúde da Rússia, quase 40% dos russos consomem álcool em excesso.

RN confirma 1º caso de reinfecção por coronavírus do Brasil.

O primeiro caso de reinfecção por coronavírus confirmado no Brasil aconteceu no Rio Grande. A informação foi divulgada na noite desta quarta-feira (9) pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap). O estudo foi feito por meio do seqüenciamento genético em metodologia usada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fio Cruz). O caso é o primeiro no Brasil a ser confirmado pelo Ministério da Saúde.

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Norte (CIEVS-RN) recebeu uma notificação de caso suspeito para reinfecção no dia 23 de outubro de 2020.

A paciente, residente do município de Natal de 37 anos, é profissional de saúde em serviços no Rio Grande do Norte e na Paraíba. Ela apresentou um quadro de síndrome gripal (cefaléia, dor abdominal e coriza) em 17 de junho de 2020 e coletou amostra para um teste de RT-PCR no Estado da Paraíba em 23 de junho de 2020, tendo resultado positivo.

Em 11 de outubro de 2020, a paciente voltou a apresentar um quadro de síndrome gripal (astenia, mialgia, cefaléia frontal e distúrbios gustativos e olfativos), com coleta de amostra para um novo teste em 13 de outubro, também positivo.

É importante ressaltar que a investigação para a reinfecção foi realizada em trabalho conjunto com os setores da vigilância epidemiológica do estado do Rio Grande do Norte, Município de Natal e estado da Paraíba.

quarta-feira, dezembro 09, 2020

Foram 2 óbitos nas últimas 24 horas por Covid-19 no RN.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do Coronavírus nesta quarta-feira (09). Foram mais 1.010 casos confirmados, totalizando 99.841. Na terça-feira (08) eram 98.831 infectados.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 2.759 no total. Foram 2 (dois) óbitos nas últimas 24 horas.

Óbitos de dias anteriores e registrado após a confirmação de exames laboratoriais foram 04. No dia anterior eram contabilizados 2.753 mortos. Óbitos em investigação são 430.

Casos suspeitos somam 47.141 e descartados são 240.489. Recuperados são 48.821.

Petrobras oferta vagas para jovens aprendizes.

Petrobras está com processo seletivo aberto para contratação de 236 jovens aprendizes para o novo modelo do Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA). As vagas são para as áreas de logística; mecânica; eletromecânica; eletrotécnica; tecnologia da informação e comunicação; segurança do trabalho e assistente administrativo. As inscrições que começaram no dia 03 de dezembro podem ser feitas até o dia 12 deste mês, pela internet, no site da Petrobras.

As oportunidades disponíveis são para Pilar (AL), São Miguel (AL), Manaus (AM), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Juiz de Fora (MG), Ipojuca (PE), Mossoró (RN)Natal (RN), Paulínia (SP), Santos (SP), Aracaju (SE), Japaratuba (SE) e Laranjeiras (SE).

Os interessados precisam se enquadrar nos seguintes critérios: ter entre 14 anos e 22 anos e seis meses completos, estar cursando ou ter concluído o ensino fundamental ou médio, além de estar cadastrado no CAD único do Governo Federal e ser beneficiário de programas sociais de âmbito Federal, Estadual ou Municipal. Também há vagas reservadas para pessoas com deficiência, sem limite de idade e adolescentes egressos do trabalho infantil.

Os aprovados no processo seletivo irão receber aulas de capacitação e vão desenvolver as atividades práticas no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com carga horária diária de 4 horas, de segunda a sexta. A interação com a Petrobras se dará por meio de visitas técnicas, quando os jovens participantes do programa poderão conhecer as atividades da companhia.

O registro do contrato especial de aprendizagem na Carteira de Trabalho e Previdência Social dos jovens será realizado diretamente pela Petrobras e os aprendizes terão direito a salário-mínimo nacional, 13º salário, férias, vale-transporte e plano de previdência complementar opcional. Este ciclo do programa terá duração de 18 meses.