sábado, janeiro 05, 2019

Comerciante morto a tiros na cidade de Jucurutu/RN.

Madrugada com registro de um crime de homicídio na cidade de Jucurutu na região do Seridó potiguar. Um homem conhecido até o momento como “Valdir Agiota” foi assassinado a tiros.

Segundo informações de populares a  vítima residia na comunidade de Barra de Santana, era comerciante, e de acordo com informações de moradores, a motivação e autoria do crime são desconhecidas.

A polícia foi acionada e compareceu ao local para os procedimentos iniciais para identificação do autor ou autores do crime bem como a sua motivação. Uma equipe do ITEP também fio chamada ao local para remoção do corpo e trabalho de necropsia.

Comoção marca velório de funcionários de hospital no AC mortos após explosão.

O velório de Marcelo Silva, de 44 anos, e Erisson Guedes, de 19, foi marcado por muita comoção neste sábado (5). Os dois morreram após um compressor de ar-condicionado explodir durante manutenção no Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, na manhã de sexta-feira (4).

Marcelo e Erisson trabalhavam na área de manutenção técnica da unidade e estavam fazendo a limpeza do aparelho, quando houve a explosão. A mulher de Marcelo também trabalha coordenando o setor de limpeza do hospital e foi atingida por estilhaços no momento da explosão.

Maria da Conceição Santos, de 41 anos, passou por cirurgia e está na UTI se recuperando, mas o quadro é estável. Ela já sabe da morte do marido e, segundo a direção do hospital, ficou em choque com a notícia.

André Silva, irmão de Marcelo, disse que os últimos planos dele era concluir a construção de mais um imóvel que pretendia alugar para deixar o emprego no hospital e viver da renda de aluguéis.

“Foi um choque muito grande para nossa família, porque era um cara trabalhador que vivia do trabalho para casa e gostava das coisas dele tudo direitinho. Não temos nem explicação para o que aconteceu. Ele achava que já estava muito estressante e, como ele já tinha algumas coisinhas, ia passar a trabalhar para ele mesmo. Cuidar dos aluguéis que ele tinha, pois ele gostava muito de construir”, lembra o irmão.

A notícia da tragédia também deixou a família do técnico em manutenção Erisson Guedes muito abalada. A mãe do rapaz ficou em estado de choque quando foi informada da morte do filho e, durante o velório, teve que ser socorrida pelos médicos do hospital que prestavam apoio aos familiares.

O irmão do jovem, Erik Pinheiro Guedes trabalha no mesmo setor onde houve a explosão, mas não estava de serviço no dia do acidente. Foi ele quem deu as primeiras instruções e conseguiu a vaga para que o irmão ingressasse na profissão. Mesmo sem encontrar explicações para o ocorrido, ele disse que a família não vai tentar procurar culpados. 

“Era o sonho dele. Estava muito alegre, feliz com o trabalho. Comprava as coisas dele e sempre postava e não tinha tristeza. Ele era muito extrovertido. Fico triste porque eu era o mais velho e quando me casei, ele ficou e ajudava a mãe. É inacreditável, mas sei que ele foi alegre, pois trabalhava porque gostava. Não tem como culpar o hospital, é sem explicação o que aconteceu”, lamentou.

O enterro de Erisson ocorreu às 10h deste sábado no cemitério Jardim da Paz. Marcelo foi sepultado às 11h no cemitério São João Batista. O médico Marcos Lima, diretor-geral do hospital, acompanhou os familiares desde o momento da tragédia.

Conselho de Medicina fiscaliza Upa de Macaíba/RN e constata irregularidade.

O Departamento de Fiscalização do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte –  CREMERN   realizou visita na Unidade de Pronto Atendimento da cidade de Macaíba no final da tarde do dia 2 de janeiro, constatando que a referida unidade encontra-se sem atendimento médico desde as 7 horas da manhã do dia 01 de janeiro, devido ao não cumprimento contratual por parte da empresa vencedora do processo de licitação.
 
Também tomou conhecimento que a empresa já havia sido notificada pela Secretaria da Saúde do Município e que provavelmente as empresas subsequentes seriam acionadas. Os Conselheiros Marcos Lima de Freitas e Francisco de Almeida Braga, que participaram da fiscalização, consideraram  o fato gravíssimo, com o comprometimento no atendimento de urgência e emergência aos munícipes de Macaíba e elaborarão um relatório para que sejam adotadas as providências cabíveis.
 
A equipe de Fiscalização foi recebida pela Diretora Geral Sra. Maria Célia Croisfelt Santos e pela Diretora Técnica e Médica, Dra. Francisca de Assis Silva.

Papa Francisco aceita renúncia de padre chileno acusado de pedofilia.

O papa Francisco aceitou a renúncia do ex-capelão dos Carabineros, a Polícia uniformizada do Chile, Luis Felipe Egaña, acusado de ter abusado sexualmente de um menor há 33 anos, indicou neste sábado (5) um comunicado da Igreja chilena.

Egaña tinha pedido ao Papa que aceitasse sua renúncia depois de que ele foi denunciado, em junho do ano passado, por abuso sexual de um menor em 1985, caso que se adiciona à onda de escândalos de pedofilia de centenas de religiosos que são investigados na Justiça chilena e que provocaram uma crise na Igreja no país.

O papa acolheu o pedido "pelo bem da igreja", e Egaña foi "excluído do estado clerical e das obrigações próprias do sacerdócio", indicou a nota difundida pela Diocese de Talca, onde cumpria suas funções sacerdotais nos últimos anos.

Em agosto passado, uma investigação determinou que as denúncias contra ele eram "verossímeis", mas o abuso já teria prescrito.

Antes do papa aceitar sua renúncia, os antecedentes tinham sido enviados à Congregação para a Doutrina da Fé no Vaticano, entidade que investiga as denúncias de pedofilia contra sacerdotes.

Francisco, que prometeu "tolerância zero" perante crimes sexuais, aceitou no ano passado as renúncias de sete bispos chilenos, expulsou outros dois bispos eméritos e os sacerdotes Fernando Karadima e Cristián Precht do sacerdócio.

Campanha Janeiro Branco da UFRN oferece atividades e plantões psicológicos.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promove pelo quinto ano consecutivo a campanha Janeiro Branco, idealizada no Brasil em 2013. A iniciativa tem como objetivo atrair a atenção das pessoas e instituições para os temas da saúde mental e emocional, em um mês marcado por reflexões comuns dos indivíduos sobre suas vidas, planos e sonhos para o ano novo. Na UFRN, uma programação aberta à comunidade geral oferece rodas de conversa, oficinas, exposição e debate de filmes, tendo como novidade em 2019 a oferta de plantões psicológicos.

As ações começam terça-feira, 8, às 9h, com uma oficina de arte no auditório da Diretoria de Atenção à Saúde do Servidor (DAS) da UFRN, onde também será realizado cine-debate em saúde mental dia 29, no mesmo horário. O Serviço de Psicologia Aplicada (SEPA) recebe atividade de dança às 9h30 do dia 9; roda de conversa às 10h do dia 10; meditação Mindfulness em 14 de janeiro, às 10h; cine-debate nos dias 16 e 17, às 9h; além do jogo “Ligados na vida” a partir das 13h30 do dia 18, que terá continuidade no mesmo horário do dia 25. Ainda no SEPA, acontecem as oficinas “Aprendendo a meditar” nos dias 22, 24, 29 e 31 de janeiro.

Os plantões psicológicos serão promovidos a partir do dia 14, mediante prévia inscrição exclusivamente pelo link https://bit.ly/2GSQmy2. Outras informações estão disponíveis no endereço https://bit.ly/2QmffkU.

Eleição para nova diretoria da FEMURN será na próxima terça-feira, dia 08 de janeiro.

A nova diretoria da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN será eleita na próxima terça-feira, dia 08 de janeiro. Uma chapa foi inscrita no processo eleitoral, e deverá ser eleita por aclamação, garantindo união ao movimento municipalista do RN.

A homologação da nova diretoria e conselho fiscal a frente do biênio 2019-2020 será realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), a partir das 8h, em Natal. 161 prefeitos estão aptos a participar do processo.

Na avaliação do Presidente da FEMURN e Prefeito de São Paulo do Potengi, José Leonardo Cassimiro de Araújo, a união dos gestores municipais é importante para a obtenção de conquistas para os municípios potiguares: “O movimento municipalista necessita de união. O propósito da FEMURN, das pautas e lutas por nossas cidades, é maior do que qualquer bandeira política ou ideológica. Tanto na FEMURN, quanto nas Associações Regionais de Municípios, buscamos conquistas e avanços para a gestão dos nossos municípios, em um momento ainda afetado pela crise econômica e de dificuldades para as cidades”, afirmou.

Ainda de acordo com José Leonardo, os prefeitos potiguares reconhecem a necessidade da união em prol da pauta municipalista: “Ficamos felizes que os Prefeitos reconheçam essa necessidade de união. O momento é de permanecermos juntos, em razão das dificuldades financeiras que imperam nas cidades. É nos municípios onde a vida acontece, e são eles, injustamente, que recebem a menor fatia do bolo tributário. Somente com a união entre os Prefeitos, conseguiremos avançar em pautas e diálogos que darão melhores dias aos Municípios Potiguares”, disse.

Polícia Civil prende PM suspeito de matar o próprio irmão e a cunhada no RN.

A Polícia Civil prendeu na quinta-feira (3) o policial militar suspeito de ter matado o irmão, Carlos Alberto Ferreira, de 53 anos, e a cunhada, Maria de Fátima Alves da Cruz, de 48 anos, no dia 18 de dezembro passado, na Zona Norte de Natal. O soldado da PM havia se apresentado dois dias depois do crime, contudo ficou em liberdade por livrar o flagrante. Agora ele está detido sob força de mandado de prisão preventiva.

A prisão do PM de 41 anos é resultado de investigação realizada pela Delegacia da Zona Norte da Divisão de Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP). O soldado foi preso no bairro Nossa Senhora da Apresentação.

“Nossas investigações apontam que Carlos Alexandre teria matado o irmão e a cunhada motivado por uma questão judicial que envolvia uma dívida de R$ 40 mil. No dia do crime, o suspeito havia participado de uma audiência e, durante a noite, foi até a casa do irmão para cometer o crime. Carlos Alberto foi atingido pelos disparos de arma de fogo, socorrido, mas não resistiu. E a esposa morreu na residência, após ter sofrido quatro disparos, um deles na cabeça”, detalhou o delegado da DHPP, Roberto Andrade.

No dia em que se apresentou à polícia, o soldado prestou depoimento aos investigadores da Divisão de Homicídios. “Durante depoimento, alegou que não lembrava de ter cometido crime algum, pois estaria sob efeito de substâncias que teriam apagado a memória dele na noite do crime”, revela o delegado Roberto Andrade.

Nesse mesmo dia, a pistola que estava em posse do policial militar, pertencente à PM do Rio Grande do Norte, foi apreendida. A arma será periciada com o intuito de descobrir a possível utilização dela para matar as vítimas.

Polícia já prendeu 86 suspeitos de ataques criminosos no Ceará.

O governador do Ceará, Camilo Santana, disse hoje, 5, em uma mensagem à população do estado, publicada em sua página no Facebook, que as forças de segurança do Ceará estão em regime de prontidão para combater as ações criminosas que atingem várias cidades cearenses há quatro dias.

Segundo o governador, até o momento, 86 suspeitos dos ataques, 36 somente na madrugada deste sábado, já foram presos. “Várias ações foram evitadas com o trabalho de inteligência e antecipação da polícia”, disse.

Camilo Santana informou que, desde o início dos ataques criminosos, tem mantido contato direto com os ministros Sérgio Moro e Fernando Azevedo. “Desde as primeiras horas dos ataques, tenho conversado de forma permanente com o ministro da Justiça e Segurança, Sérgio Moro, que tem prestado um apoio muito importante neste momento, bem como com o ministro da Defesa, general Fernando Azevedo”.

O governador disse ainda que sempre defendeu que o combate ao crime organizado no país deve ser feito de forma cooperada entre os estados e o governo federal com o objetivo prioritário de proteger a população. “É papel de todos proteger a população, deixando de lado vaidades e interesses pessoais ou partidários”.

Camilo Santana destacou também a presença da Força Nacional de Segurança, que começou a chegar no Ceará na noite dessa sexta-feira, 4. “Aproveito para dar as boas-vindas aos agentes da Força Nacional de Segurança e tropas federais que começaram a chegar ao Ceará ontem para contribuir com nossa polícia nesse enfrentamento”.

Corpo do motorista de aplicativo desaparecido na noite de réveillon é velado em Guaíba.

O corpo do motorista de aplicativo Paulo Junior da Costa, de 22 anos, desaparecido na noite do Ano Novo, dia 31 de dezembro, está sendo velado em Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, neste sábado (5).

O velório começou às 7h. Familiares e amigos fazem as últimas homenagens ao estudante que foi morto a tiros. O enterro será às 17h, no Cemitério Municipal da cidade. 

"Nós inventamos essa de fazer Uber para ajudar a pagar a faculdade, há dois meses. Era para ele trabalhar em Guaíba. Naquele dia que ele foi pra Porto Alegre", diz o pai Flávio Paulo da Costa.

Um grupo de motoristas de aplicativos está concentrado na Avenida Padre Cacique, em Porto Alegre, nesta tarde. Eles devem seguir em carreata, a partir das 14h, até Guaíba, onde vão acompanhar o enterro de Paulo. 

A Polícia Civil encontrou o corpo de Paulo na sexta-feira (4), no interior de Laguna, Santa Catarina.

Dois homens foram presos por suspeita de envolvimento no caso, e apontaram a localização do corpo. Um dos suspeitos teve prisão temporária decretada e o outro foi preso em flagrante por homicídio e ocultação do cadáver.

Engenheiro renova apelo por doações para projeto habitacional no Haiti.

Uma campanha de financiamento coletivo busca dar um passo decisivo para tirar do papel um projeto de extensão desenvolvido na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) voltado para a construção de moradias populares no Haiti. O objetivo é arrecadar recursos para iniciar as obras de uma pequena comunidade que abrigaria inicialmente 15 famílias da cidade de Duchity, situada em uma região afetada pelo terremoto de 2010 e pelo furacão Matthew, em 2016.

A iniciativa é do engenheiro Jac-Ssone Alerte, que nasceu em Duchity, a oeste da capital haitiana, Porto Príncipe, vive no Brasil desde 2008 e é formado na UFRJ. "É uma satisfação grande ver o projeto saindo do papel." Jac-Ssone diz que, um jovem engenheiro como ele, tem que se preocupar e colaborar com sua comunidade. "Não sabemos os desafios de amanhã, mas o que está ao nosso alcance hoje é iniiar início a esse projeto. Transformar o local onde eu nasci e me sentir útil."

A proposta de Jac-Ssone é aplicar, em regime de mutirão, a técnica solo-cimento, que vem sendo estudada há alguns anos por pesquisadores da UFRJ como uma alternativa a métodos convencionais empregados pela indústria da construção civil. A técnica é sustentável e de baixo custo.

Com duração de 60 dias, a campanha para arrecadar recursos tem duração de 60 dias, começou no dia 13 do mês passado e se encerra em 10 de fevereiro. A meta é levantar R$ 45 mil, total estimado para compra de uma máquina para fabricar tijolo solo-cimento e construção da primeira casa. Até , agora, porém, apenas 16% foram arrecadados – cerca de R$7 mil. A campanha é realizada na modalidade "tudo ou nada", o que significa que, se a meta não for alcançada, o dinheiro será devolvido aos doadores.

Para Jac-Ssone, a iniciaitva pode ser exemplo para qualquer lugar do mundo. "Eu acredito no potencial de colaboração das pessoas. Se não conseguir a arrecadação, ainda não sei qual será o plano B", afirma o engenheiro.

As doações são feitas pela internet, e os colaboradores poderão receber brindes como camisetas e chaveiros, além de ter o nome gravado em um tijolo da "parede dos doadores", que será erguida na comunidade.

Os contribuintes ganharão ainda uma cópia digital do livro (Re)construindo um Sonho, que Jac-Ssone lançou no ano passado para apresentar suas ideias e contar sua história. Os recursos arrecadados com a venda dos livros impressos também estão destinados ao projeto.

Banco erra e faz depósitos milionários em contas de clientes.

Clientes do banco Safra receberam por engano milhões de reais em depósitos no fim do ano passado.

Em um dos casos, uma empresária, ao checar o saldo da conta em 27 de dezembro para fazer o pagamento de funcionários, encontrou R$ 130 milhões, um valor muito acima dos R$ 20 mil que ela disse ter na conta na época.

Ao ligar para banco para fazer o alerta, a empresária foi informada de que não era o único caso entre os correntistas do bancos.

No Paraná, o comerciante Paulo André Vieira, de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, também recebeu milhões por engano. No caso dele, foram depositados R$ 77 milhões. 

"Você vê [os números] e fica muito feliz, mas daí você começa a raciocinar direito e vê que tem alguma coisa errada", disse o comerciante.

Ao identificar o erro, o dinheiro foi estornado da conta corrente.

Procurado, o banco Safra não quis se manifestar.

Lucas Paquetá parte rumo a Milão e se despede de parentes e amigos no Brasil com choro e emoção.

Próxima parada: Milão. Lucas Paquetá se despediu dos amigos e parentes neste sábado no Rio de Janeiro. Contratado pelo Milan em outubro do ano passado por € 35 milhões (cerca de R$ 150 milhões na ocasião), o meia viaja agora para a Itália, onde se apresentará para iniciar os treinamentos no novo clube na próxima segunda-feira, junto com o retorno do elenco após a pausa de fim de ano. 

A despedida no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, reuniu familiares e amigos, e teve direito a choro do meio-campista, que assinou contrato válido por cinco temporadas, até 30 de junho de 2023, e deve usar a camisa 39 no rubro-negro italiano. Ele será apresentado oficialmente na terça, às 12h (horário de Brasília).  

O Milan tem uma ligação estreita com o futebol brasileiro. Kaká, último jogador do clube a ser eleito o melhor do mundo pela Fifa, em 2007, é um dos maiores ídolos da torcida neste século. Outros craques da seleção brasileira também vestiram a camisa rubro-negra, como Ronaldo, Dida, Cafu, Ronaldinho Gaúcho, Robinho, Thiago Silva e Leonardo, atual diretor esportivo milanês.

Maioria da população é contra redução de leis trabalhistas e privatizações em série de estatais, diz Datafolha.

Pesquisa do instituto Datafolha divulgada neste sábado (5) apontou que a maioria dos brasileiros é contra a redução de leis trabalhistas e a privatização "do maior número possível" de estatais.

O Datafolha perguntou aos entrevistados: "O governo deve privatizar, ou seja, vender para empresas privadas, o maior número possível de estatais?" 60% disseram que discordam totalmente ou em parte.

Na pergunta sobre se "é preciso ter menos leis trabalhistas", 57% responderam que discordam totalmente ou em parte.

A pesquisa foi realizada em 18 e 19 de dezembro e ouviu 2.077 pessoas em 130 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.

Disseram que concordam totalmente ou em parte com as privatizações 34% dos entrevistados. 40% se disseram favoráveis, totalmente ou em parte, à redução de leis trabalhistas.

Outra pergunta da pesquisa foi: "Mulheres ganharem menos do que os homens é um problema das empresas e não do governo?" 37% disseram concordar totalmente ou em parte. 51% discordaram. O restante, não sabe ou não quis responder.

Toffoli pede a PGR parecer sobre pedido de liberdade de João de Deus.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, pediu ontem (4) que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste sobre o pedido de liberdade feito pela defesa do médium João Teixeira de Faria, conhecido como João de Deus.

Com a decisão, a PGR terá 48 horas para apresentar um parecer sobre o pedido de prisão domiciliar feito pelos advogados. O médium está preso desde16 de dezembro sob a acusação de violação sexual mediante fraude e dois crimes de estupro de vulnerável.

A decisão do ministro foi tomada após a juíza Marli de Fátima Naves afirmar não haver, “até a presente data”, qualquer variação no estado de saúde do médium que exija sua transferência para um hospital. A magistrada enviou nesta sexta-feira, a pedido do ministro, informações sobre o estado de saúde de João de Deus.

Na última quarta-feira (2), o médium passou mal e recebeu atendimento médico no núcleo de custódia da unidade prisional onde está detido em caráter preventivo. Na sequência, João de Deus foi encaminhado para o Hospital de Urgência de Goiânia, onde foi submetido a uma série de exames clínicos.

João de Deus tem 76 anos, submeteu-se em 2015 a uma cirurgia e tratamento por causa de um câncer no estômago e, segundo a assessoria da Casa Dom Inácio de Loyola, onde o médium prestava atendimento espiritual, é cardiopata.

Bolsonaro elogia coordenador do Enem e critica doutrinação em escolas.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou neste sábado (5) que o novo responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o economista Murilo Resende Ferreira, vai priorizar o ensino com enfoque na medição da formação acadêmica.

Em publicação na sua conta oficial no Twitter, o presidente disse que é preciso ignorar a promoção da "lacração" e da "doutrinação" em sala de aula. O presidente também destacou a formação de Resende, que é doutor em economia pela Fundação Getulio Vargas (FGV).  

"Murilo Resende, o novo coordenador do Enem, é doutor em economia pela FGV, e seus estudos deixam claro a priorização do ensino ignorando a atual promoção da 'lacração', ou seja, enfoque na medição da formação acadêmica, e não somente o quanto ele foi doutrinado em salas de aula", tuitou. 

Resende, de 36 anos, foi escolhido pelo ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, como diretor de Avaliação da Educação Básica do Instituto de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é o órgão responsável pelo Enem.

Receita apreende 760 kg de cocaína no Porto de Paranaguá .

Auditores fiscais da Receita Federal apreenderam nessa sexta-feira (4) cerca de 760 quilos de cocaína no Porto de Paranaguá (PR). A droga estava em um contêiner de carne de frango congelada e seria levada para Antuérpia, na Bélgica. É a primeira apreensão do ano no porto, segundo informações do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional).

Os traficantes inserem a droga sem o conhecimento do exportador depois que a mercadoria é embarcada, prática conhecida como rip-on/rip-off. Segundo o sindicato, a carne de frango foi apreendida e impedida de seguir. Ao ser violada, feriram-se os padrões sanitários internacionais.

Segundo o Sindifisco Nacional, as apreensões de partidas de cocaína têm sido frequentes. Em 9 de julho do ano passado, fiscais foi desmontada uma quadrilha que arrombava contêineres, falsificava lacres e embarcava a droga para o exterior. Os criminosos usavam os portos do Rio de Janeiro, do Espírito Santo e de São Paulo. Integrantes do grupo foram presos em condomínios de luxo do Rio de Janeiro.

No dia 24 de março, auditores fiscais impediram que 2 toneladas de cocaína seguissem do Porto de Santos para Espanha, França e Alemanha. No dia 1º do mesmo mês, no mesmo porto, as equipes impediram o embarque de 355 quilos da droga, que iam para a Alemanha.

Nos dias 28 e 29 de fevereiro, uma carga de 1,3 tonelada do cocaína foi impedida de ser enviada do Rio para o Porto de Tema (Gana), com escala na Europa.

Até a metade de 2018, foram apreendidos 13 compartimentos de carga com pouco mais de 4 toneladas de cocaína.

Apenas 5% dos ônibus de Fortaleza circulam neste sábado.

Um total de 108 ônibus de transporte urbano em 77 linhas circula na cidade de Fortaleza e região metropolitana neste sábado (5). O número representa apenas 5% do total de 1.810 veículos urbanos e 350  metropolitanos que circulam em um dia normal, com 209 linhas. Os dados são do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus). A redução do volume da frota, segundo o Sindiônibus, deve-se à onda de violência no estado que ocorre desde a última quarta-feira (2), com registro de incêndios de veículos, prédios públicos e estabelecimentos comerciais, além de ataques a tiros contra forças policiais e depredação de estruturas públicas.

De acordo com o Sindiônibus, desde o início dos ataques até agora, 22 ônibus da frota local foram incendiados, alguns com perda total. Para garantir a segurança aos usuários de transporte público na Grande Fortaleza, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará montou um esquema com a presença de três policiais militares em cada ônibus em circulação ao longo deste fim de semana.

Em velório, túmulo de cemitério cede e pessoas caem em cova vizinha.

Como se não bastasse o sofrimento da despedida de um ente querido, uma família do Distrito Federal passou por uma situação que pode ser comparada a uma cena de um filme de terror. No momento em que davam as mãos para rezar o último Pai Nosso, parte do túmulo vizinho desabou e duas pessoas caíram na cova, no cemitério de Taguatinga. “Em meio a tanta dor, tivemos que passar por algo que jamais imaginaríamos. Como lidar com tanto sofrimento repentino?”, lamenta Simone Freitas Cabral, 37 anos.

Um jovem de 16 anos escalou a cova sozinho e ajudou a madrinha dele a sair do buraco, com a ajuda de outros parentes. “Primeiro, abriu um buraco. Nisso, entrou uma perna do Renato e da mulher. Quando ele tentou puxar o pé, a terra cedeu de vez e os dois caíram. Como ele é novo, conseguiu se virar. Depois, ajudou a madrinha dele. Mas os dois saíram machucados”, detalha Simone. 

A moradora da Colônia Agrícola Samambaia e cerca de 30 pessoas velavam o corpo de Rosalina Gonçalves Freitas, 85, que faleceu em decorrência de complicações da doença de Alzheimer. “Já estávamos todos muito abalados com a despedida da minha avó, pois nunca é fácil dizer adeus para quem amamos. Quando isso aconteceu, ficamos tão transtornados que sequer conseguimos terminar a cerimônia. Isso não é justo”, afirma. 

A família acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas a ambulância também ficou atolada. O registro foi feito por um dos presentes (veja vídeo), que questiona a situação: “Infelizmente, o constrangimento não acaba, né? O socorro veio até nós e acabou de ficar encalhado. A que ponto chegamos?”.

Diário Oficial traz decreto que prorroga benefícios para Sudam e Sudene.

Em edição extra do Diário Oficial da União, o governo publicou um decreto que regulamenta a prorrogação de benefícios para a Sudene e a Sudam.

Depois do vaivém sobre o aumento de IOF para compensar a sanção do projeto, o decreto deste sábado prevê que a concessão dos incentivos fiscais ficará restrita aos limites já previstos no orçamento de 2019.

“O texto determina ainda que os benefícios que tenham sido ampliados e que ultrapassem o limite orçamentário deste ano somente entrarão em vigor quando implementadas medidas de compensação previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)”, publica o Estadão.

O decreto prevê ainda que, para 2020 e exercícios posteriores, os benefícios deverão ser considerados nas previsões de receita no Orçamento.

Tiroteio em boliche de Los Angeles deixa várias vítimas, diz polícia.

Um tiroteio em um boliche de Torrance, em Los Angeles, no Estados Unidos, deixou várias vítimas, informou a polícia local por meio do Twitter. Ainda não há informações sobre o número de feridos nem se há mortos entre as vítimas.

Segundo as autoridades, as investigações estão em andamento.

A polícia pede que a população mantenha distância da área.

‘Serei mais uma viatura na rua’, diz novo comandante da PMRN.

No primeiro dia no comando geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, o coronel Alarico disse que vai participar do patrulhamento na Operação Verão 2019. De acordo com a assessoria de comunicação da PM, o comandante estará nas ações do Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) em Pium, na manhã deste sábado (5). 

“Eu estarei na área de praia. Eu serei mais uma viatura na rua e estarei junto com a população”, disse ontem sexta-feira (4), logo após assumir o comando da PMRN.

O coronel Alarico declarou ainda que conta com o apoio da população para realizar o trabalho. Além disso, ele acrescentou que é preciso otimizar os recursos que se tem para melhorar a segurança no estado.

“Estaremos com o efetivo nas ruas na Operação Verão. O efetivo que trabalha na área administrativa também dará suporte. Nós vamos otimizar o que temos. Eu não vou falar em dificuldade. E contamos com a população, as pessoas são nossos olhos”, finalizou.

Operação Verão 2019 é deflagrada no litoral do RN.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte divulgou, ontem sexta-feira (04), os detalhes da Operação Verão 2019, que começou nessa sexta-feira (4) de janeiro indo até o dia 28 de fevereiro. O objetivo é garantir a segurança e tranquilidade dos veranistas, moradores, turistas e comerciantes nas praias do litoral Norte e Sul, durante o período de veraneio.

Entre as praias de Natal e Grande Natal abrangidas pela Operação estão as do Litoral Norte: Redinha Nova, Santa Rita, Genipabu, Barra do Rio, Pitangui, Grançandú, Jacumã, Muriú, Porto Mirim, Barra de Maxaranguape e Maracajaú. Litoral Sul: Pium, Cotovelo, Pirangi do Norte e Pirangi do Sul). Assim como a área do corredor turístico de Natal, da Praia do Forte (incluindo Redinha Velha) até o Morro do Careca (Ponta Negra).

Entre as praias do interior do Estado abrangidas pela Operação estão as do Litoral Norte: São Miguel do Gostoso, Macau e Tibau e as do Litoral Sul: Tibau do Sul/Pipa e Baía Formosa.

Nos dias úteis, de segunda-feira a sexta-feira, as unidades da Polícia Civil funcionarão normalmente durante o dia. Porém, a partir das 18h da sexta-feira até 8h da segunda, as praias abrangidas pela Operação Verão contarão com serviços da Polícia Civil, em regime de plantão.

Durante a Operação, as equipes da Polícia Civil realizarão busca e apreensão de drogas, armas de fogo, veículos (automóveis e motocicletas) que sejam comprovadamente utilizados no tráfico de drogas ou ainda outros objetos relacionados à práticas ilícitas. As equipes também atuarão no combate de crimes violentos letais intencionais e, ainda, combaterão a poluição sonora decorrente de “paredão de som” e similares, para isso a Delegacia Municipal de Touros contará com um decibelímetro auxiliando tais atividades.

Governo federal lança marca e slogan pelas redes sociais.

O governo federal lançou ontem (4), pelas redes sociais do governo e do próprio presidente Jair Bolsonaro, a logomarca com o novo slogan do governo: Pátria Amada Brasil.

O lançamento foi feito com um vídeo. Antes da nova marca ser revelada, um texto lembra algumas das plataformas da campanha de Bolsonaro, como o combate à corrupção e à “erotização de crianças”.

“Em 2018, não fomos às urnas apenas para escolher um novo presidente. Fomos às urnas para escolher um novo Brasil, sem corrupção, sem impunidade, sem doutrinação nas escolas e sem a erotização de nossas crianças. Fomos às urnas para resgatar o Brasil”, diz o vídeo.

Em nota, o Palácio do Planalto afirmou que, com o lançamento da nova logomarca pelas redes sociais, houve uma economia de mais de R$ 1,4 milhão para os cofres públicos. De acordo com a nota, esse seria o custo previsto caso a divulgação fosse feita pelos canais de TV.

Lei fixa data da Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência.

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei nº 13.798, que acrescenta ao Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990) artigo instituindo a data de 1º de fevereiro para início da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência. A decisão foi publicada na edição de ontem (4) do Diário Oficial da União.

A oficialização da data, que será celebrada anualmente, foi proposta em 2010 pela então senadora Marisa Serrano (PSDB-MS).
Segundo a lei, nesse período, atividades de cunho preventivo e educativo deverão ser desenvolvidas conjuntamente pelo poder público e por organizações da sociedade civil.

O Estatuto da Criança e do Adolescente define como criança quem tem até 12 anos incompletos e como adolescente, quem tem idade entre 12 e 18 anos.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS)  divulgados em fevereiro do ano passado revelam que, na América Latina e no Caribe, a taxa de gravidez entre adolescentes é a segunda mais alta do mundo, superada apenas pela média da África Subsaariana. Na América Latina e no Caribe, ocorrem anualmente, em média, 66,5 nascimentos para cada 1 mil meninas com idade entre 15 e 19 anos, enquanto o índice mundial é de 46 nascimentos entre cada 1 mil meninas. 

Levantamento do Ministério da Saúde fechado em 2017 informa que, somente em 2015, foram 546.529 os nascidos vivos de mães com idade entre 10 e 19 anos. A taxa apresentou, em 11 anos, queda de 17% no Brasil, conforme a base do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (Sinasc), já que, em 2004, foram registrados 661.290 nascimentos.

Naquele ano, o número de crianças nascidas de mães adolescentes nessa faixa etária representou 18% dos 3 milhões de nascidos vivos no país. O balanço do ministério mostra que a região com maior prevalência de gravidez precoce, em 2015, foi o Nordeste (180.072 – 32%), seguida pelo Sudeste (179.213 – 32%).

Reação negativa ao aumento do IOF fez Bolsonaro recuar e editar novo decreto.

A reação negativa a um possível aumento de imposto fez o governo Jair Bolsonaro recuar e buscar outras soluções para garantir a prorrogação de incentivos fiscais para empresas do Norte e Nordeste sem descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
 
Após Bolsonaro afirmar à imprensa que havia assinado decreto que aumentava o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), na manhã desta sexta-feira, 4, integrantes da Receita Federal e da Subchefia de Assuntos Jurídicos (SAJ) da Casa Civil passaram o dia todo tentando encontrar formas de manter os incentivos. Bolsonaro, então, assinou um novo decreto descartando a possibilidade de aumentar a carga tributária e dizendo que os novos contratos firmados em 2019 só terão impacto financeiro a partir do ano seguinte.

Chuva de granizo registrada na cidade de Governador Dix-Sept Rosado/RN.

Uma forte pancada de chuva, com queda de granizo, surpreendeu os moradores da cidade de Governador Dix-Sept Rosado na região Oeste do Rio Grande do Norte na tarde de sexta feira 04 de janeiro de 2019.

De acordo com informações o fenômeno climático raro ocorreu no Sítio Pitomba na Zona Rural do Município e na saída da cidade na Mineração Ouro Branco.

Nenhuma ocorrência de dano para estabelecimentos ou residências nem registro de vítimas durante o temporal.
 
O fato foi registrado em vídeo por moradores e não está descartada a possibilidade de novas quedas de granizo no município.

Corpo de lutador de karatê é encontrado em rio.

Após cerca de 27 horas do desaparecimento, agentes especializados no salvamento aquático do Corpo de Bombeiros da Paraíba encontraram, na sexta-feira (4), o corpo do jovem de 19 anos que havia desaparecido enquanto tomava banho em um trecho do Rio Paraíba, no bairro São Lourenço, em Bayeux, na Grande João Pessoa.

A informação foi confirmada às 12h30 pela Polícia Militar (PM). Identificado como Carlos Eduardo, o jovem, que é lutador de karatê, teria se afogado no rio por volta das 9h30 desta quinta-feira (3). À imprensa, familiares da vítima informaram que ele não sabia nadar muito bem e que não bebia.

Ainda segundo a polícia, a perícia foi acionada para realizar o levantamento sobre as causas da morte. As buscas foram iniciadas logo após o desaparecimento da vítima e interrompidas por volta das 18h de  quinta-feira.

Ceará tem terceira noite seguida de ataques criminosos.

Ceará sofre uma onda de ataques criminosos que estariam sendo coordenados por facções do crime organizado em vários pontos de Fortaleza, e no interior do estado, na madrugada da sexta-feira (4) para sábado (5).

Os ataques desta madrugada ocorreram após a chegada das tropas da Força Nacional, enviadas ao estado por autorização do ministro da Justiça, Sérgio Moro.

Um Shopping que fica na Avenida Bezerra de Menezes, em Fortaleza foi atacada e pelo menos um carro que estava no local foi incendiado pelos criminosos, na sexta-feira. De acordo com o G1, as chamas foram controladas por funcionários do Shopping.

Já no Bairro Mucuripe, também em Fortaleza, dois veículos que estavam no pátio de uma concessionária foram incendiados. Segundo a polícia, os criminosos chegaram em uma rua lateral que dá acesso a concessionária e tentaram incendiar os veículos, o Corpo de Bombeiros foi chamado e conseguiu controlar o incêndio.
Nenhum suspeito foi preso até o momento, a polícia faz buscas na região para tentar identificar os responsáveis pelos ataques.

Ainda durante a sexta, um prédio localizado na Avenida Francisco Sá, na Barra do Ceará, foi incendiado. No local funcionava a antiga sede do Sine. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu controlar as chamas e isolar o local. Os moradores vizinhos ao prédio chegaram a retirar os móveis e outros pertences de casa com medo do incêndio.

sexta-feira, janeiro 04, 2019

Times do RN são derrotados na 1ª rodada da Copinha.

Os três representantes do Rio Grande do Norte na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2019 foram derrotados na primeira rodada, disputada na quinta-feira (3).

Jogando em São Bernardo do Campo, o ABC foi derrotado por 3 a 1 pelo São Bernardo Futebol Clube. Os gols foram marcados por Jefferson, Jean e Sandrinho para os donos da casa, enquanto Arian descontou para o Alvinegro potiguar.

Já o Visão Celeste entrou em campo contra o Remo-PA e foi superado por 1 a 0. O gol dos paraenses foi anotado por Amauri.

Primeiro potiguar a entrar em campo na quinta-feira (3), o América perdeu por 1 a 0 para o Juventus-SP. O gol da partida foi marcado por Thaylor.

Na segunda rodada, o Alvirrubro encara o Avaí-SC. Já o ABC pega o CSA-AL. Os dois jogos serão no domingo (6), às 15 horas – horário de Natal. O Visão Celeste enfrenta o Desportivo Brasil também no domingo, mas às 12h45.

Com registro de 60 ataques, onda de violência já é a maior da história do Ceará.

Apenas entre a noite de quarta-feira, 2, e a noite desta sexta-feira, 4, pelo menos 60 ataques criminosos foram confirmados em todo o Ceará. Superando 36 ações registradas em abril de 2017, o ciclo já é o mais violento da história do Estado. 

A Força Nacional chegou a Fortaleza na noite desta sexta-feira, 4. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, autorizou o envio de tropa federal ao estado do Ceará.

Nove carros chegaram ao Centro de Formação Olímpica. Cerca de 300 homens e 30 viaturas da Força Nacional atuarão por 30 dias em ações de segurança e apoio à Polícia Federal (PF), à Polícia Rodoviária Federal (PRF), ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e às forças policiais estaduais.


Inflação para famílias com renda baixa fecha 2018 em 4,17%.

O Índice de Preços ao Consumidor – Classe 1 (IPC-C1), que diz respeito às famílias de menor renda (1 a 2,5 salários mínimos) fechou o mês de dezembro com alta de 0,32%, ficando 0,57 ponto percentual acima da taxa de novembro, quando o índice fechou com deflação (inflação negativa) de 0,25%. Com o resultado, o indicador fechou o ano passado com alta acumulada de 4,17%.

Os dados foram divulgados hoje (4), pelo Instituto Brasileiro de Economia de Fundação Getulio Vargas (Ibre – FGV). Segundo a fundação, em dezembro, a inflação para as famílias de baixa renda ficou 0,03 ponto percentual acima do Índice de Preços ao Consumidor – Brasil (IPC-BR), que registra a variação dos preços para o total das famílias brasileiras e que subiu em dezembro 0,29%. No ano, o indicador fechou com alta acumulada de 4,32%, resultado 0,05 ponto percentual acima do registrado pelo IPC-C1.

Preço do material escolar aumenta em 8,64%.

Entre os dias 21 e 28 de dezembro de 2018, o Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor e Natal (Procon) realizou uma pesquisa de preços de materiais escolares e registrou aumento de 8,64% em relação à pesquisa anterior, realizada em 2017. Em média, o preço dos itens pesquisados foi de R$ 194,21, enquanto anteriormente o valor foi de R$ 177,43.

A pesquisa coletou o preço de 36 itens de papelaria e foi realizada com a equipe de pesquisadores do Procon em 20 estabelecimentos, como papelarias e comércios especializados em material escolar na capital potiguar, selecionadas entre as maiores e mais tradicionais do mercado, nos bairros do Alecrim, Centro, Tirol, Capim Macio, Cidade da Esperança e Lagoa Nova.

Foram coletados os preços de 36 itens de papelaria, tais como: apontador, borracha, caneta esferográfica, cola plástica, canetas hidrográficas, lápis cera, giz de cera, lápis de cor pequeno, lápis de cor grande, lápis preto número 2, massas para modelar, pasta de cartolina, pincel atômico, pincel de pintura número 12, tinta guache, esquadro plástico, régua plástica, cadernos de desenho, caligrafia, universitário de dez matérias, papel almaço e papel tamanho ofício e A4 (resma e cento) entre outros. A planilha com todos itens e com as variações de preço entre o maior e menor e a média, assim como a variação anual se encontram no site www.natal.rn.gov.br/procon.

O Procon de Natal recomenda aos pais que pesquisem antes de comprar, pois a economia pode ser significativa. Além disso, devem procurar as melhores condições de pagamento, os descontos, observando a qualidade dos produtos, e procurando comprar produtos com selo de garantia e selo Inmetro. Cabe ao consumidor avaliar a qualidade dos produtos, tendo o cuidado de conferir, pois alguns, embora baratos, deixam a desejar no quesito qualidade e segurança (produtos tóxicos, por exemplo). Além disso, o órgão também lembra de sempre pedir a nota fiscal.

Oportunidade de Emprego em João Câmara/RN.


Governo não vai aumentar impostos, afirma Onyx.

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse hoje (4) que o governo não vai aumentar impostos. “É um princípio deste governo não haver aumento de carga tributária”, afirmou Onyx, ao explicar a sanção do projeto de incentivos fiscais para as superintendências de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e do Nordeste (Sudene).

Segundo Onyx, o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) era uma das possibilidades para assegurar o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), em virtude da aprovação dos incentivos fiscais para a Amazônia e o Nordeste, mas essa possibilidade foi afastada.

“O presidente [Jair Bolsonaro] ontem [3] assinou a sanção. Este poderia ter sido o caminho de hoje, assinado o decreto. A solução [de não aumentar o IOF] foi encontrada porque a equipe da Receita e da Casa Civil buscou a solução. E nós optamos, validamos com o presidente, por essa solução”, afirmou o ministro.

De acordo com Onyx, o presidente Jair Bolsonaro “se equivocou” ao dizer que havia assinado o aumento do IOF. “Ele se equivocou. Ele assinou a continuidade do projeto da Sudam e da Sudene”, disse Onyx, em entrevista coletiva no Palácio do Planalto.

Bolsonaro propõe idade mínima de 62 anos para homem e 57 para mulher.

O presidente Jair Bolsonaro disse que a proposta de reforma da Previdência em discussão no governo prevê a idade mínima de 62 anos para os homens e 57 anos para as mulheres com aumento gradativo. Segundo Bolsonaro, seria mais um ano a partir da promulgação e outro em 2022, mas com diferenças de idade mínima de acordo com a categoria profissional e a expectativa de vida.

Segundo Bolsonaro, o futuro presidente avaliaria a necessidade de novos ajustes no sistema previdenciário. “Quando você coloca tudo de uma vez só no pacote, você pode errar, e nós não queremos errar”, disse em entrevista ao SBT, a primeira após ter tomado posse.

O presidente indicou que as medidas visam principalmente a previdência dos servidores públicos. “O que mais pesa no Orçamento é a questão da previdência pública, que terá maior atenção da nossa parte. Vamos buscar também eliminar privilégios”, afirmou o presidente, que descartou aumentar a alíquota de contribuição previdenciária dos servidores, hoje em 11%.

Mundo registrou 30 casos de pólio em 2018, diz OMS.

Há 30 anos, o vírus selvagem da poliomielite paralisava cerca de 350 mil crianças em mais de 125 países todos os anos. Dados divulgados hoje (4) pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que, em 2018, apenas 30 casos da doença foram notificados em dois países – Afeganistão e Paquistão. O mundo, segundo a entidade, está à beira de um sucesso sem precedentes na saúde pública: a erradicação global da doença.

“A OMS e seus parceiros da Iniciativa Global para Erradicação da Pólio se comprometem a apoiar integralmente os governos do Afeganistão e do Paquistão para combater a doença em seus últimos redutos e livrar-se dessa doença debilitante de uma vez por todas”, destacou a organização, por meio de comunicado.

De acordo com a nota, a erradicação da pólio exige altas coberturas vacinais em todo o planeta para que se consiga bloquear a transmissão de um vírus extremamente contagioso. Infelizmente, segundo a OMS, algumas crianças permanecem sem acesso às doses adequadas por motivos diversos, incluindo falta de infraestrutura, localidades remotas, migração, conflitos, insegurança e resistência à vacinação.

“A meta das equipes em solo no Afeganistão e no Paquistão é muito clara: localizar e vacinar todas as crianças antes que o vírus chegue até elas. Esses países alcançaram enorme progresso. Há 20 anos o poliovírus paralisava mais de 340 mil crianças em todo o Paquistão. Em 2018, apenas oito casos foram reportados em alguns distritos.”

A OMS destacou, entretanto, que o processo de erradicação da pólio deve ser um esforço no sentido “tudo ou nada” e que uma possível falha em acabar com esses últimos redutos poderia resultar no ressurgimento da doença, chegando a até 200 mil novos casos em todo o mundo num prazo de dez anos.

Bolsonaro sanciona lei que permite faltar à aula por motivo religioso.

Estudantes poderão faltar aulas e provas por motivos religiosos. É que estabelece lei sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro e publicada no Diário Oficial da União de hoje (4). A lei entrará em vigor em 60 dias, em março. A partir desse mês, as escolas terão ainda dois anos para tomar as providências e fazer as adaptações necessárias para colocar a medida em prática.

A nova lei estabelece que estudantes de escolas e universidades públicas e privadas poderão se ausentar de provas ou aulas, em dias que, “segundo os preceitos de sua religião, seja vedado o exercício de tais atividades”. Para isso, os estudantes terão que apresentar um requerimento com a devida antecedência.

Para repor as atividades, as instituições de ensino poderão aplicar prova ou aula de reposição, conforme o caso. Poderão ainda solicitar dos alunos um trabalho escrito ou outra modalidade de atividade de pesquisa. Os estudantes que fizerem essas atividades terão garantida a presença.

A lei não se aplica, no entanto, às escolas militares. Isso porque o ensino militar é regulado em lei específica, admitida a equivalência de estudos, de acordo com as normas fixadas pelos sistemas de ensino.

De acordo com Agência Senado, a estimativa de líderes religiosos é que cerca de 2 milhões de brasileiros guardam o sábado e, por razões de fé, não podem estudar ou trabalhar até o pôr do sol.