sábado, setembro 14, 2019

Caixa confirma que ajuizou execução contra Arena Corinthians no valor de R$ 536 milhões.

A Caixa Econômica Federal confirmou nesta sexta-feira por meio de nota que ajuizou a execução de R$ 536 milhões contra a Arena Corinthians por causa de inadimplência contratual. O processo tramita na 24ª Vara Federal Cível de São Paulo.

A informação chega horas depois de o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, admitir que o clube deve dois meses do financiamento. O mandatário também informou que responderá na próxima semana, juridicamente, a notificação que recebeu do banco na quinta-feira.

Os dois lados, no entanto, se dizem abertos à conciliação. Andrés repetiu por diversas vezes durante a entrevista coletiva desta sexta-feira que o clube vai pagar o financiamento. A Caixa também encerrou a breve nota informando “que está disposta à conciliação”.

Na próxima semana o departamento jurídico do Corinthians responderá na Justiça à Caixa. Andrés Sanchez não quis adiantar o que será proposto. Sabe-se que o clube tentará manter o acordo verbal que tinha com a gestão anterior do banco.

Campanha Setembro Laranja alerta para a obesidade infantil.

A Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) promove, neste mês, a campanha Setembro Laranja, de combate à obesidade infantil. O intuito é conscientizar a comunidade médica e a população em geral sobre a importância de práticas alimentares saudáveis em casa e nas escolas, bem como estimular a prática de atividades físicas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 41 milhões de crianças menores de cinco anos estejam acima do peso. Para a Sociedade de Pediatria esse dado é alarmante e a entidade está empenhada para que seja drasticamente reduzido. A conscientização é imprescindível para prevenir a obesidade infantil e outros problemas decorrentes de uma alimentação inadequada, defende a sociedade.

De acordo com o pediatra e nutrólogo Mauro Fisberg, membro do Departamento de Nutrição da SPSP, as principais implicações do excesso de peso podem ser divididas em problemas de curto, médio e longo prazo. “A curto prazo é a falta de diagnóstico, principalmente falta de conscientização, porque parte das famílias e parte dos profissionais da saúde muitas vezes não avaliam ou interpretam as curvas de crescimento adequadamente e assim deixam de fazer o diagnóstico precoce do excesso e controle de peso”.

A segunda situação, de acordo com o pediatra, são as características emocionais como o bullying, “que começa dentro da própria casa; as características que levam alterações da dinâmica familiar ou de comportamento”. Segundo Fisberg, a carência nutricional é outro fator importante. “Apesar do excesso de peso, quase sempre as crianças nessa condição são seletivas, comem pouco de alguns alimentos e muito de outros. Elas podem ter alterações de pele, de postura, podem ter aumento do colesterol, dos triglicérides, e pode ter aumento da resistência insulínica [levando ao diabetes]. Isso pode causar no futuro um obesidade mais grave, hipertensão, doenças cardiovasculares, alterações lipídicas e todas os aspectos comportamentais e emocionais ligados ao excesso de peso”, alerta.

Operação da PRF apreende 55 motos irregulares no interior do RN.

Durante três dias, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) montaram uma barreira para fiscalizar motocicletas e ciclomotores, também conhecidas como “cinquentinhas”, na BR-405, entre os municípios de Mossoró e Pau dos Ferros, Oeste potiguar.

Entre 10 e 12 de setembro foram inspecionadas 247 veículos e 276 pessoas, com 228 autuações por infrações de trânsito. Além disso, 55 motocicletas, que estavam rodando irregularmente com pneus em péssimas condições e atrasos nos pagamentos de taxas, foram recolhidas pela polícia.

A operação foi chamada de “Trânsito Seguro” e tinha o objetivo de prevenir acidentes e reduzir a violência no trânsito, segundo a PRF. Quase metade dos condutores (48%) não possuía Carteira Nacional de Habilitação, número que chamou a atenção da fiscalização.

“Para pilotar uma moto é preciso estar devidamente licenciado, com pagamento dos impostos e com os itens de segurança em dia. No interior, infelizmente, a gente não vê essa preocupação. É importante que o cidadão possa transitar de forma correta sem pôr em risco sua vida nem a de outras pessoas”, destaca o inspetor da PRF, Roberto Cabral.

Mourão receberá projeto de Fátima e visitará palco de massacre religioso no RN.

Além de participar do 37º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), que acontecerá em Natal na próxima segunda-feira (16), o presidente em exercício Hamilton Mourão terá um encontro com a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), que o entregará um projeto para a área de Segurança Pública. A informação é do jornal O Globo.

A agenda inclui ainda uma visita ao sítio histórico de Uruaçu, palco de uma disputa territorial e religiosa envolvendo colonos portugueses, holandeses e nativos (indígenas Janduís).

O presidente em Exercício, que virá acompanhado do filho do presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), também visitará um instituto de tecnologia. Bolsonaro deve ficar afastado da Presidência até a próxima terça-feira (17).

Fátima Bezerra ainda não conseguiu turbinar o partido.

Com o PT em baixa, a governadora Fátima Bezerra não tem conseguido turbinar o partido no Rio Grande do Norte.

Resta saber qual a estratégia que ela adotará para mudar a situação.

Jovem é encontrado morto amarrado pelo pescoço na Lagoa de Extremoz.

O corpo de um homem foi encontrado boiando na Lagoa de Extremoz, na Grande Natal, nas primeiras horas da manhã deste sábado (14).

Moradores que visualizaram o cadáver acionaram a Polícia Militar. Bombeiros também foram chamados, para resgatar o corpo, que estava amarrado pelo pescoço.

O homem foi identificado como sendo Vitor Emanuel Gonçalves, de 19 anos de idade.

O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) vai analisar o cadáver para identificar as causas da morte.

Semana Estadual da Juventude começa neste sábado em 9 cidades do RN.

A Semana Estadual da Juventude começa neste sábado (14) e estende-se até 22 de setembro em 9 municípios do Rio Grande do Norte, com uma programação composta por 25 atividades. A abertura oficial do evento, que tem como tema “Juventude em Movimento pra Mudar o RN”, está marcada para as 15h de hoje, na Praça Edgar Borges (também conhecida como Praça do Blecaute), no bairro de Mãe Luiza, em Natal.

Oficina de grafitagem, competição de breaks, batalha de rimas e debate sobre o protagonismo da juventude são as atividades previstas para este sábado, com a participação de grupos de jovens da capital, da Região Metropolitana e do interior do estado.
 
No domingo (15), pela manhã, os Gestores de Juventude do Nordeste irão se reunir no Hotel Barreira Roxa, na Via Costeira, para discutir projetos e parcerias regionais.

Promulgada pela Lei Estadual n. 9.467, de março de 20111, a Semana da Juventude deve ocorrer anualmente, no mês de setembro, desde que foi integrada ao Calendário de Eventos Oficiais do Rio Grande do Norte. Dentre os objetivos do evento, estabelecidos em lei, é importante citar a socialização dos jovens por meio de encontros, reuniões e palestras sobre cultura, esporte e lazer, sexualidade, drogas, trabalho e educação.

Trump confirma morte de filho de Osama bin Laden.

A Casa Branca confirmou neste sábado a morte do filho de Osama bin Laden, Hamza Bin Laden.

O terrorista “foi abatido em uma operação de contraterrorismo realizada pelos Estados Unidos na região do Afeganistão/Paquistão”, disse Donald Trump, em comunicado.

Álvaro suspende a operação de semáforos nas Av. Salgado Filho e Hermes da Fonseca.

COMUNICADO DA PREFEITURA DE NATAL:

A Prefeitura informa que, diante da grande polêmica gerada durante a fase de testes do novo projeto de sinalização no corredor Hermes da Fonseca/Salgado Filho, decidiu suspender a operação para que sejam feitos novos debates com a sociedade a respeito do projeto e uma avaliação mais ampla do resultado da operação durante o período de testes.

Agripino considera “injusta e desproporcional” indisponibilidade de bens.

O ex-senador José Agripino Maia emitiu uma nota acerca da decisão judicial que determinou a indisponibilidade dos bens a partir do suposto esquema de funcionário fantasma.

No documento, ele afirma que a medida é injusta e desproporcional e adiantou que vai recorrer da decisão.

Confira a nota…
Por entender a medida injusta e desproporcional, baseada em acusações inverídicas que ao final do processo restarão esclarecidas e tendo em vista que os motivos que ensejaram a decretação de indisponibilidade de bens já foram considerados ilegais e inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal,exerço meu direito constitucional de defesa, entrando com o recurso cabível junto ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região ,confiando em que a verdade dos fatos se restabeleça .

José Agripino Maia

Vaticano anuncia cronograma de visita do papa Francisco ao Japão.

O Vaticano anunciou, ontem sexta-feira (13), o cronograma da visita do papa Francisco ao Japão em novembro.

O papa partirá da Tailândia e chegará a Tóquio em 23 de novembro. A visita terá a duração de 4 dias.

No dia seguinte, ele visitará Hiroshima e Nagasaki para homenagear as vítimas dos bombardeios atômicos de 1945. O papa celebrará missa em Nagasaki.

No dia 25 de novembro, o pontífice deve se encontrar com o imperador Naruhito e o premiê Shinzo Abe, em Tóquio, antes de celebrar missa no estádio Tokyo Dome. O retorno ao Vaticano está previsto para o dia 26.

A última visita de um papa ao Japão foi a de João Paulo II em 1981.

O papa Francisco, que assumiu a missão há seis anos, é conhecido como defensor da abolição de armas nucleares.

A Santa Sé ratificou o Tratado de Proibição de Armas Nucleares, adotado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2017.

A atenção está voltada para o conteúdo da mensagem do papa contra armas nucleares nas cidades que foram vítimas das bombas atômicas.

Ibama e ICMBio podem paralisar por falta de verba.

O congelamento orçamentário imposto ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) neste ano colocou o Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) sob risco de ficarem de bolsos vazios para encerrar as atividades de 2019.

É o que indica uma análise dos valores disponíveis e do que já foi empenhado neste ano pelos dois órgãos ligados, que recebem a maior fatia dos recursos da pasta.

Restam para as ações de fiscalização do Ibama até o fim do ano pouco menos de R$ 19 milhões. Os dados, obtidos pelo Estado no Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (Siop), da Secretaria de Orçamento Federal, foram levantados esta semana

Governo federal cria “loja” para disponibilizar aplicativos.

Em um levantamento preliminar, o governo federal encontrou cerca de 100 aplicativos de serviços públicos de órgãos da administração pública federal. Contudo, se um cidadão quiser acessar algum destes, precisa entrar nas lojas tradicionais (Play, da Google, e Apple, da empresa de mesmo nome) e procurar, nem sempre achando o App da forma mais fácil.

Para facilitar a disponibilização dos Apps do Executivo, foram criadas “lojas próprias” dentro da Play Store e da Apple Store. Por meio desses espaços, o cidadão pode encontrar programas elaborados pelas diversas instituições que compõem o governo. Essas aplicações possibilitam acessar serviços e facilitar o atendimento em algum órgão público federal.

Quem desejar encontrar as lojas deve buscar por “governo do Brasil” em cada uma delas. Na Play Store, disponível também na web para desktops, o link está disponível. Já a Apple só disponibiliza dentro de suas plataformas.

Nelas já foram incluídos 40 Apps, que até setembro já tinham registrado 7 milhões de downloads. Segundo o diretor de Experiência do Usuário da Secretaria de Governo Digital, Joelson Velloso, o governo ainda está mapeando o conjunto das aplicações para disponibilizá-las nas lojas.

Os mais baixados foram os do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital. O próximo a ser lançado será o da carteira estudantil digital, criada por meio de medida provisória editada no dia 6 deste mês.

ITEP-RN discute fatores de risco para o suicídio entre agentes de segurança.

Estudos apontam que o risco de morte por suicídio é elevado entre grupos ocupacionais vulneráveis a fatores estressantes e situações violentas e traumáticas, como o de profissionais de segurança pública.

Tendo isso em vista, em alusão ao Setembro Amarelo, mês de mobilização e prevenção ao suicídio, o Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP-RN) promove nesta terça-feira, 17, às 9h, na Escola de Governo, a “Mesa Redonda: Fatores de risco para o suicídio entre profissionais da Segurança Pública”.

O Diretor-Geral do ITEP-RN, Marcos Brandão, reforça que o encontro terá como foco especial a atenção à saúde mental dos profissionais da segurança pública. Foram convidados profissionais da Políca Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado da Segurança Pública e Secretaria de Administração Penitenciária.

A programação será mediada pelas peritas criminais e psicólogas do ITEP-RN, Suzyelaine Cruz e Raíza Souza, além de representantes de segmentos do cuidado à saúde mental de outras instituições.

Serão discutidos dados estatísticos, estudos científicos e estratégias preventivas para o enfrentamento ao suicídio.

Estados e municípios pedem mudanças para evitar perda de arrecadação tributária.

Diante da possibilidade de perda de arrecadação, representantes de estados e municípios defenderam mudanças na proposta de reforma tributária (PEC 45/19) analisada por uma comissão especial da Câmara dos Deputados. 

O tema foi debatido em audiência pública durante a semana.

Governo do RN inicia pagamento do funcionalismo neste sábado.

O Governo do Estado inicia o pagamento de setembro com o depósito de pouco mais de R$ 205 milhões na conta de 90 mil servidores ou quase 80% do funcionalismo estadual neste sábado, 14, para quem tem conta Banco do Brasil.

Aos demais, o salário será depositado nesta segunda-feira, 16. Os outros 20% também receberão dentro do mês trabalhado, no próximo dia 30 de setembro.

Os R$ 205.266.378,23 milhões injetados na economia potiguar neste sábado ou nesta segunda correspondem ao salário de quem recebe até R$ 3 mil (valor bruto) e 30% do salário dos servidores que ganham acima desse valor, entre ativos, inativos e pensionistas, além do pagamento integral do salário à categoria da Segurança Pública.

No próximo 30 de setembro recebem o salário integral os servidores das pastas com recursos próprios e da Educação, além dos 70% restantes de quem ganha acima de R$ 3 mil, concluindo a folha de R$ 493.321.505,65 milhões deste mês. O Governo segue trabalhando para conseguir recursos extras e quitar as últimas três folhas em atraso.

TSE diz que não envia e-mails sobre cancelamento de título eleitoral.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, ontem sexta-feira (13), nota afirmando que não envia  mensagens por e-mail ou por aplicativos de smartphones informando sobre o cancelamento de títulos eleitorais.

Segundo a nota, há relatos de pessoas que receberam e-mail pedindo que atualizassem a situação cadastral por meio de um link de origem duvidosa. “Essas mensagens são falsas e, provavelmente, usadas por criminosos para coletar informações das pessoas que podem, consequentemente, ser usadas em golpes”, diz o texto.

De acordo com o TSE, apenas os inscritos como mesários podem receber avisos eletrônicos enviados por alguns tribunais regionais eleitorais (TREs) por e-mail. E, mesmo nesses casos, “somente mediante prévia e específica autorização do interessado”.

Para consultar a situação cadastral, o eleitor precisa se dirigir ao cartório eleitoral mais próximo ou entrar no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet.

Ministério da Saúde amplia atendimento do SUS para população.

Com o objetivo de ampliar o atendimento à população que procura o Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde credenciou 1.878 novas equipes formadas por médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde, além de profissionais de saúde bucal.

Ao todo, foram 1.240 novos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), 314 equipes de Saúde da Família e 324 novas equipes de Saúde Bucal, reforçando a assistência em 156 municípios.

Bancos aumentam projeção de déficit das contas públicas.

Instituições financeiras consultadas pelo Ministério da Fazenda aumentaram a previsão para o resultado negativo das contas públicas, neste ano. A estimativa do déficit primário do Governo Central, formado por Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central, passou de R$ 103,217 bilhões, em agosto, para R$ 104,068 bilhões.

Mesmo assim, a estimativa está abaixo da meta de déficit perseguida pelo governo de R$ 139 bilhões. O resultado primário é formado por receitas menos despesas, sem considerar os gastos com juros.

Mega Sena: sorteio de hoje pode pagar R$ 100 milhões.

O concurso 2.188 pode pagar um prêmio de R$ 100 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h (horário de Brasília) deste sábado (14) em São Paulo (SP).

As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet. A aposta mínima custa R$ 3,50.

sexta-feira, setembro 13, 2019

Endividamento e inadimplência do consumidor têm alta em agosto.

A parcela de famílias endividadas e inadimplentes (com dívidas em atraso) aumentou em agosto deste ano, segundo dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic). O estudo foi divulgado hoje (13) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O percentual de famílias com dívidas (não necessariamente em atraso) chegou a 64,8% em agosto, acima dos 64,1% de julho deste ano e dos 60,7% de agosto do ano passado. Já os inadimplentes chegaram a 24,3%, taxa superior aos 23,9% de julho e aos 23,8% de agosto do ano passado.

Por outro lado, o percentual de famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso diminuiu para 9,5% em agosto. Em julho deste ano, eram 9,6% e, em agosto de 2018, eram 9,8%.

Segundo o presidente da CNC, José Roberto Tadros, mesmo com o aumento do endividamento e da inadimplência, as famílias brasileiras se mostraram mais otimistas em relação à sua capacidade de pagamento. “A redução do comprometimento de renda na comparação mensal e a perspectiva de renda extra com os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do PIS/Pasep ajudam a explicar esse resultado”.

Com vitória de potiguar, Brasil avança no Mundial de Surfe.

O trio brasileiro segue com 100% de aproveitamento na competição promovida pela Associação Internacional de Surfe (ISA), disputa obrigatória para os atletas que buscam vagas nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Após estrearem na quarta-feira (11) com vitória nos Jogos Mundial de Surfe, Gabriel Medina e Ítalo Ferreira se classificaram invictos para a terceira rodada. Filipe Toledo ficou na segunda colocação e também assegurou vaga na próxima fase.

Filipinho foi o primeiro a cair na água na praia de Kisakihama, em Miyazaki, distrito de Tóquio. Ele obteve nota 14,26 na segunda bateria e avançou em segundo lugar, atrás do canadense Peter Devries (14,83) que também se classificou. O sul-africano Jordy Smith (12,9) e o equtoriano Alex Suarez (10,13) foram para a repescagem.

Apesar de quase ter ficado de fora da competição por problemas na viagem até o Japão, o potiguar Ítalo Ferreira surfou apenas oito minutos da quarta bateria, com uma prancha emprestada por Filipinho, e venceu com tranquilidade, alcançando nota 16,17, bem acima do segundo colocado, o filipino Edito Alcala Júnior (12,50), que também avançou. Foram para a repescagem Oney Awnar (10,08), da Indonésia, e o suiço Marlon Gerber (9,07).

O bicampeão mundial Gabriel Medina manteve a invencibilidade, mas precisou se superar numa das baterias mais acirradas do dia. Dos quatro competidores, Medina foi o que alcançou nota mais alta (10,90), apenas quatro décimos a frente do equatoriano Israel Barona (10,86). O sul-africano Michael February (10,44) e Bruce Mackie (8,60), de Barbados foram para a repescagem. 

O Mundial em Miyazaki, no Japão, reúne surfistas de 55 países: os seis melhores de cada pais – três homens e três mulheres – foram convocados de acordo com o ranking mundial. A disputa feminina terminou na segunda-feira (9): a cearense Silvana Lima se sagrou vice-campeã, e a gaúcha Tatiana Weston-Webb ficou em quinto lugar.

Escolas têm até 27 de setembro para aderir ao modelo cívico-militar.

Ao todo 54 escolas, duas de cada unidade da Federação (UF), deve se adequar já em 2020 ao modelo cívico-militar proposto pelo governo federal. A data limite para a adoção da nova norma é 27 de setembro, as instituições funcionarão sob a forma de gestão híbrida entre civis e militares durante primeiro ano de programa.

Têm preferência as instituições de ensino com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e em situação de vulnerabilidade social. A comparação é feita com outras escolas do mesmo estado. Os militares atuarão como monitores, acompanharão a vida dos alunos, farão contato com as famílias, verão o nível de vulnerabilidade de cada estudante.

Mourão ficará na Presidência da República por mais quatro dias.

O presidente da República em exercício, Hamilton Mourão, ficará no cargo até a próxima segunda-feira (16). A interinidade do vice na Presidência da República, que se encerraria ontem (12), foi prorrogada por quatro dias, informou o Palácio do Planalto. De acordo com o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, a prorrogação do afastamento de Jair Bolsonaro foi uma decisão da equipe médica que assiste o presidente. Ele permanece internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo.   

"A recuperação do Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, evolui positivamente. Entretanto, a equipe médica da Presidência da República decidiu mantê-lo afastado do exercício da função de chefe do Poder Executivo, por mais quatro dias, a contar de 13 de setembro de 2019, com a finalidade de proporcionar maior tempo de descanso", informou, por meio de nota.

RN sedia Reunião do Consórcio Nordeste nesta segunda, 16.

O Rio Grande do Norte receberá pela primeira vez em 2019 a reunião do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste. O encontro será às 14h de segunda-feira (16), no Hotel Senac Barreira Roxa, localizado na Via Costeira, em Natal. Todos os estados nordestinos estarão representados no evento.

Dentre as pautas que serão discutidas entre os governadores do Nordeste estão o projeto Nordeste Conectado e a captação de investimentos para a região, dando prosseguimento à pauta da reunião do dia 21 de agosto em Teresina-PI. A programação do evento ainda inclui a debates sobre as propostas de reforma tributária, concessões e a situação da Petrobras.

Nesta sexta, 25 bairros de Natal/RN terão abastecimento de água suspenso.

A Estação de Tratamento de Água do Jiqui (ETA Jiqui) vai passar por um período de parada no funcionamento, nesta sexta-feira (13), das 8h às 15h. O objetivo da parada é executar serviço de manutenção em válvulas e conjuntos motobomba das Adutoras 1 e 3. Logo que o serviço for concluído, o sistema volta a operar, levando até 48 horas para estar totalmente normalizado. 

A realização desse serviço estava previsto para a semana passada, mas foi suspenso em razão de ocorrência de vazamento que demandou parada no abastecimento na véspera, quarta-feira (4).

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informa que o abastecimento será suspenso nesse período nos bairros de Neópolis, Pirangi, Candelária, Capim Macio, Nova Descoberta, Cidade da Esperança, Nazaré, Cidade Nova, Bom Pastor, Barro Vermelho, Felipe Camarão, Lagoa Nova, Lagoa Seca, Alecrim, Quintas, Dix Sept Rosado, Bairro Nordeste, Mãe Luiza, Cidade Alta, Petrópolis, Tirol, Rocas, Santos Reis, Praia do Meio e Areia Preta. 

A Caern recomenda que a população da área atingida utilize a água de forma racional, a fim de minimizar os transtornos causados.


Trump manifesta intenção de firmar acordo provisório com a China.

Há sinais de que os Estados Unidos (EUA) e a China poderão amenizar suas posições em relação a uma disputa comercial.

O presidente americano, Donald Trump, disse ontem quinta-feira (12) que consideraria um acordo comercial preliminar com a China. Acrescentou que preferiria chegar a um acordo abrangente, mas vai considerar um de caráter provisório.

Como outro sinal de que a tensão está diminuindo, a China sugeriu anteriormente que estaria se preparando para reiniciar as importações de produtos agrícolas dos Estados Unidos.

O Ministério do Comércio disse que as companhias chinesas estão interpelando sobre os preços de soja e de carne suína dos EUA. A divulgação ocorreu logo depois de os Estados Unidos terem anunciado que adiarão a implementação do aumento de tarifa adicional sobre artigos chineses.

Só 7% dos deputados e senadores abrem mão de auxílios para moradia.

As eleições do ano passado proporcionaram a maior taxa de renovação do Congresso Nacional dos últimos 30 anos, em torno de 50%, mas não interferiram em algumas práticas tão combatidas pelos novos parlamentares durante a campanha.

O auxílio-moradia, concedido pela Câmara e pelo Senado, é um exemplo disso: só 7% deputados e senadores (43 dos 594) abrem mão atualmente do uso do imóvel funcional ou de repasses em dinheiro para pagar as noites em que passam em Brasília.

Mega-Sena acumula e próximo concurso pode pagar R$ 100 milhões.

As seis dezenas do Concurso 2.187 da Mega-Sena, sorteadas na quarta-feira (11) no Espaço Loteria Caixa em São Paulo, não teve vencedores. O prêmio para o próximo concurso, que será sorteado no sábado (14), está estimado em R$ 100 milhões.

Os números sorteados foram 10-11-16-21-46-50.

A quina teve 124 ganhadores que vão receber, cada um, R$ 40,60 mil. Fizeram quatro pontos 10.072 apostadores, que receberão o prêmio individual de R$ 714,09.

As apostas para o próximo concurso da Mega-Sena podem ser feitas até as 19h de sábado. A aposta mais barata, com seis números, custa R$ 3,50.

Correios: TST determina que 70% dos funcionários mantenham atividades.

O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Mauricio Godinho Delgado determinou ontem (12) que 70% dos empregados dos Correios mantenham as atividades da empresa durante a greve iniciada nesta semana. 

Pela decisão, o descumprimento do efetivo acarretará na aplicação de multa de R$ 50 mil por dia aos sindicatos da categoria.

Greve do Detran prossegue.

A greve dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN) segue pelo quarto dia sem previsão de retorno às atividades.

Para o presidente do Sindicato dos Servidores de Administração Indireta, Santino Arruda não houve evolução das negociações com o Governo.

Agências da Caixa ampliam horário nesta sexta para saques do FGTS.

As agências da Caixa terão horário ampliado, nesta sexta-feira (13), para atender os trabalhadores que têm direito a sacar até R$ 500 das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Assim, as agências, que normalmente abrem às 11h, vão iniciar o atendimento às 9h. Aquelas que abrem às 10h, iniciarão os trabalhos às 8h e as que abrem às 9h atenderão a partir das 8h e terão uma hora a mais ao final do expediente. No caso de agências que abrem às 8h, serão duas horas a mais ao final do horário de atendimento.

O horário de atendimento ampliado também vale para a próxima segunda (16) e terça-feira (17).

O banco fará o depósito automático para quem tem conta poupança no banco, seguindo calendário do mês de nascimento do trabalhador. Quem nasceu em janeiro, fevereiro, março e abril recebe primeiro. Os próximos a ter acesso ao saque são os nascidos em maio, junho, julho e agosto, no dia 27 deste mês. Em seguida, no dia 9 de outubro, será a vez os nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro.

Ministério da Saúde antecipa campanha de combate ao Aedes aegypti.

Se todos dedicarem apenas 10 minutos por dia para verificar se existe algum tipo de depósito de água no quintal ou dentro de casa será possível reduzir os casos de dengue, chikungunya e zika no Brasil, diz o Ministério da Saúde, que lançou ontem quinta-feira (12) a campanha de combate ao Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão dessas doenças. O objetivo é conscientizar a população e convocar: “E você? Já combateu o mosquito hoje? Proteja sua família.”

Segundo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o papel da sociedade é fundamental no combate ao mosquito. “Ele [mosquito] fica sempre atrás do ser humano, que é fonte única de alimentação dele”, diz. O mosquito consegue se distanciar apenas 50 metros do local onde nasce, por isso, os ovos são colocados perto de casas e de outros locais onde haja presença de seres humanos. 

Congresso prepara brecha a caixa 2 e esvaziamento do controle de gasto partidário.

Já aprovado pela Câmara dos Deputados e em vias de ser votado de forma sumária pelo Senado, um projeto de lei que altera regras eleitorais e partidárias amplia as brechas para caixa dois e reduz a possibilidade de punição por irregularidades.

Ao mesmo tempo, a proposta amplia a possibilidade de uso de dinheiro público pelas legendas e esvazia os mecanismos de controle e transparência no uso dessas verbas.

O texto, que conta com apoio de várias legendas no Congresso, foi aprovado pelo plenário da Câmara por 263 votos a 144 na última semana.

RN registra quarto caso de sarampo.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap-RN) confirmou, ontem quinta-feira (12), o quarto caso de sarampo no estado. A nova ocorrência já havia sido confirmada pela pasta, mas precisou retornar ao status de investigação para conferência de exames.

A paciente diagnosticada com a doença tem 19 anos e é moradora de Extremoz, cidade da Região Metropolitana de Natal. De acordo com a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica, Alessandra Lucchesi, ela trabalha na capital potiguar e teve contato com o primeiro caso confirmado no RN, no município de Natal. “O caso retornou para a investigação para que a gente pudesse concluir a investigação”, explicou a subcoordenadora.

O secretário de Saúde de Extremoz, Bruno Duarte, destacou que a paciente já não tem mais risco de transmitir a doença e que está bem de saúde. Além disso, ele confirmou que o município reforçou a prevenção à doença.

quarta-feira, setembro 11, 2019

Flávio Rocha critica proposta de CPMF de Bolsonaro.

O empresário Flávio Rocha (Riachuelo) foi o grande defensor do retorno de uma CPMF modernizada, mas ficou decepcionado com o anúncio do governo de que quer taxar em 0,4% os saques e depósitos em dinheiro.

“Estão adotando base muito pequena, que pega só contas bancárias, 3% do volume de pagamento”, diz. Rocha segue tentando abordar congressistas para defender seu modelo, que, segundo ele, permitiria alíquota menor, mas todas as transações seriam atingidas.

Nos últimos meses, Rocha vinha chamando de E-tax a sua sugestão de imposto, que seria uma CPMF mais moderna e adequada ao mundo das transações eletrônicas. Mas, nos últimos dias, mudou para um nome que ele agora considera mais adequado. O E-tax virou microimposto. Ele estima algo em torno de 0,1%.

Estupro bate recorde e maioria das vítimas é de meninas até 13 anos.

O 13ª Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado ontem (10), registrou recorde da violência sexual. Foram 66 mil vítimas de estupro no Brasil em 2018, maior índice desde que o estudo começou a ser feito em 2007. 

A maioria das vítimas (53,8%) foram meninas de até 13 anos. Conforme a estatística, apurada em microdados das secretarias de Segurança Pública de todos os estados e do Distrito Federal, quatro meninas até essa idade são estupradas por hora no país. Ocorrem em média 180 estupros por dia no Brasil, 4,1% acima do verificado em 2017 pelo anuário.

De acordo com a pesquisadora do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Cristina Neme, “o perfil do agressor é de uma pessoa muito próxima da vítima, muitas vezes seu familiar”, como pai, avô e padrasto conforme identificado em outras edições do anuário. O fórum é o órgão responsável pela  publicação do anuário.

Para a pesquisadora, a reincidência do perfil indica que “tem algo estrutural nesse fenômeno”. Ela avalia que a mudança de comportamento dependerá de campanhas de educação sexual e que o dano exige mais assistência e atendimento integral a vítimas e famílias.

De cada dez estupros, oito ocorrem contra meninas e mulheres e dois contra meninos e homens. A maioria das mulheres violadas (50,9%) são negras.

ANP vende 19 blocos para exploração de petróleo no Rio Grande do Norte.

O Rio Grande do Norte saiu vitorioso do 1º Leilão de Oferta Permanente de Petróleo e Gás realizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nesta terça-feira, 10, no Rio de Janeiro.

Dos 33 blocos exploratórios arrematados, 19 (57,57%) estão na região Oeste potiguar. As quatro empresas que adquiriram os blocos deverão investir, ao longo dos próximos três anos, cerca de R$ 18.254.500,00 em pesquisas, perfuração de poços e exploração de petróleo.

MEC quer enviar ao Congresso em outubro texto do programa Future-se.

O Ministério da Educação (MEC) pretende enviar ao Congresso Nacional, no início de outubro, texto que definirá o programa Future-se para que seja analisado pelos parlamentares, de acordo com informações do secretário de Educação Superior da pasta, Arnaldo Barbosa.  O governo ainda vai definir se apresentará um projeto de lei ou uma medida provisória (MP).

“Essa será uma decisão especialmente do Palácio do Planalto e depende do grau de consenso que conseguiremos com os reitores. É difícil falar agora, mas não há dúvida que é urgente ter uma nova estratégia de financiamento para as universidades”, diz Barbosa, que participou nessa terça-feira (10) do programa Brasil em Pauta, da TV Brasil

Um projeto de lei precisa ser aprovado pelo Congresso e sancionado pelo presidente para começar a vigorar. Já a MP passa a valer assim que é publicada pelo presidente da República no Diário Oficial da União, mas precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional no prazo de até 120 dias para ser transformada definitivamente em lei. 

De acordo com Barbosa, pelo menos 16 dos 63 reitores de universidades federais têm interesse em aderir ao Future-se. “O que é uma adesão muito forte”, diz. Ele pondera, no entanto, que ainda se deve fazer uma discussão. "Não se deve falar em adesão ou rejeição porque ainda tem que passar pelo Congresso Nacional”.

Apresentado pelo MEC em julho, o Future-se, entre outras estratégias, cria um fundo para financiar as universidades federais. A intenção é atrair também recursos privados, facilitar processos licitatórios e, com isso, financiar pesquisa, inovação, empreendedorismo e internacionalização nas instituições de ensino. Trata-se de um recurso extra. As universidades seguirão, segundo a pasta, contando com o orçamento público.

Municípios em emergência por seca têm 10 dias para apresentar dados de perda.

Os 135 municípios potiguares incluídos no decreto número 29.131 de 8 de setembro, publicado na edição desta terça-feira (10) no Diário Oficial do Estado, têm até dia 20 de setembro para preencher o Formulário de Informação do Desastre (Fide), do Ministério do Desenvolvimento Regional, relatando as perdas na agricultura, pecuária, indústria e comércio em decorrência da estiagem prolongada.

Todos os municípios inseridos no decreto estadual deverão realizar o preenchimento do Fide na Plataforma do Sistema Integrado de Informações de Desastres (S2ID) no site www.s2id.mi.gov.br, até o próximo dia 20, para que a Defesa Civil envie o processo de pedido de reconhecimento federal.

Mega-Sena sorteia hoje prêmio acumulado de R$ 90 milhões.

A Mega-Sena sorteia hoje (11) um prêmio acumulado de R$ 90 milhões. As seis dezenas do concurso 2.187 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário do Tietê, na cidade de São Paulo.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), em qualquer casa lotérica credenciada pela Caixa em todo o país. O bilhete simples, com seis dezenas, custa R$ 3,50.

No último concurso, o de número 2.186, ninguém acertou as seis dezenas do prêmio principal. O sorteio ocorreu excepcionalmente na segunda-feira (9) devido ao feriado do Dia da Independência, comemorado no sábado, dia 7. Os números sorteados foram 12, 18, 19, 27, 41 e 46.

Furacão Dorian deixa ao menos 50 mortos nas Bahamas.

O furacão Dorian destruiu casas e danificou a infraestrutura nas Ilhas Ábaco, uma das áreas mais afetadas nas Bahamas. As autoridades ainda não têm total dimensão dos estragos.

O furacão atingiu a região por dois dias na semana passada. Segundo a polícia local, ao menos 50 mortes foram confirmadas.

Uma equipe da NHK chegou à ilha Grande Ábaco ontem terça-feira (10). O local, em particular, sofreu grandes danos. Casas foram completamente destruídas e os escombros se espalham por uma grande área.

Em um porto da ilha, mais de 250 moradores estavam subindo em um barco para buscar abrigo na capital, Nassau.

TRE-RN recebe prêmio do Ministro Dias Toffoli por ser número 1 em transparência no Brasil.

O presidente do TRE-RN desembargador Glauber Rêgo e o Corregedor Cornélio Alves receberam hoje em Brasília o principal prêmio do Ranking Transparência, concedido pelo Conselho Nacional de Justiça. A entrega foi feita pelo presidente do CNJ, ministro Dias Toffoli.

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte foi primeiro colocado, entre todos os segmentos da Justiça brasileira, alcançando uma pontuação de 95,08% dos itens avaliados pelo CNJ.

O presidente Glauber Rêgo recebeu o prêmio junto com a diretora-geral do TRE-RN, Simone Mello, responsável pelo acompanhamento das informações no site da instituição, o que possibilitou a conquista do prêmio.

Também participou da premiação a juíza Soledade Fernandes.

terça-feira, setembro 10, 2019

Abertas inscrições para 2ª Olimpíada de Matemática de Escolas Públicas.

Estão abertas, desde ontem (9), as inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - Nível A (OBMEP - Nível A) para estudantes das 4ª e 5ª séries do ensino fundamental, matriculados em escolas públicas municipais, estaduais e federais. No ano passado, primeiro ano de implantação da prova, 1,5 milhão de estudanytes de 20 mil escolas públicas de todo Brasil participaram da olimpíada, criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

Na avaliação do coordenador geral da OBMEP e diretor adjunto do Impa, Claudio Landim, a olimpíada do ano passado “foi um sucesso, porque tivemos pouco tempo para anunciar. Os resultados foram animadores”. Mais de 2 mil municípios se inscreveram para a prova do Nível A.

A prova do Nível A é diferente das provas da OBMEP tradicional, destinada a estudantes do 6º ano do ensino fundamental e aos do ensino médio e que acontece desde 2005. Essas são impressas e enviadas às escolas pelo Impa, que depois seleciona os alunos que participam da segunda fase. É o instituto que também aplica as provas fisicamente em 9 mil centros do país.

“A prova do Nível A é um pouco diferente, porque nós preparamos as provas e as enviamos às secretarias municipais [de Educação], que ficam encarregadas de aplicar nas escolas. Nós não temos acesso às provas, apenas a um número de municípios inscritos e solicitamos a algumas escolas que nos mandem informações para estabelecermos parâmetros para as premiações”, explicou o coordenador geral da OBMEP.

Empresas brasileiras apresentam soluções na área de defesa em Londres.

Com soluções modernas e produtos tecnologicamente avançados, 15 empresas brasileiras da área de defesa e segurança participam da feira Defence & Security Equipment International (DSEI 2019), que começou nesta terça-feira (10) e segue até a próxima sexta (13), em Londres.

Um dos maiores eventos internacionais do setor, o evento ocorre a cada dois anos na capital britânica e conecta representantes da indústria, governo e Forças Armadas de vários países, além de compradores e fornecedores em escala global, reunindo produtos das áreas aeroespacial, naval e terrestre.

A participação brasileira na DSEI 2019 foi organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e pela Embaixada do Brasil em Londres. Além das 11 empresas que integram o pavilhão conjunto organizado pela Apex, participam da feira, de forma individual, quatro grandes companhias brasileiras da área de segurança: Taurus, Mac Jee,  CBC e Condor.

No pavilhão conjunto, as empresas Atech, Berkana, Cecil, Emgepron, Kryptus, Logsub, M&K, Omnisys, PolyDefensor, Protecta e Simtech apresentam produtos como sistemas de inteligência, segurança cibernética, soluções em reconhecimento facial, tecnologias de gerenciamento de projetos estratégicos, serviços relacionados aos segmentos de negócio do mar, logística, controle de tráfego aéreo, hardware para aeronaves espaciais, soluções de defesa, segurança e entretenimento de bordo, consultoria especializada, entre outros.

Caso Neymar: Polícia de SP indicia Najila Trindade por extorsão, fraude processual e denúncia caluniosa.

A Polícia Civil de São Paulo indiciou Najila Trindade Mendes de Souza por fraude processual, denúncia caluniosa e extorsão no caso em que a modelo acusou o jogador Neymar de estupro durante encontro em Paris no dia 15 de maio. O ex-marido dela, Estivens Alves, foi denunciado por fraude processual e divulgação de conteúdo erótico.

O indiciamento vem após a conclusão de dois inquéritos que tramitavam pelo 11º DP (Santo Amaro) envolvendo Neymar. As peças são desdobramentos do caso investigado e encerrado junto à 6ª Delegacia de Defesa da Mulher, sob a presidência da Doutora Juliana Lopes Bussacos.

Rogério Marinho: parecer da Previdência reduz economia em R$ 56,8 bilhões.

O secretário de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, disse nesta terça-feira (10/09/2019) que o impacto fiscal da reforma da Previdência aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado será de R$ 876,7 bilhões em uma década.

O texto que saiu da Câmara previa uma economia de R$ 933,5 bilhões. No entanto, o relator da proposta no Senado, Tasso Jereissati (PSDB-CE), fez alterações que ampliaram benefícios sociais, mas reduziram o ganho fiscal.

Entre as mudanças feitas pelo senador, foram retirados da proposta o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a aposentadoria especial de trabalhões expostos a agentes nocivos.

Trabalhadores dos Correios podem entrar em greve a partir das 22h desta terça.

Os carteiros realizam assembleias hoje (10) em diversos estados do país para decidir se entram em greve por tempo indeterminado, a partir das 22h.

A mobilização foi convocada Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect) e as assembleias são realizadas pelos sindicatos nos estados.

Adriana Calcanhotto apresenta novo show neste sábado em Natal/RN.

Após a turnê bem-sucedida de ‘A Mulher do Pau Brasil’, na qual Adriana Calcanhotto apresentou o resultado da sua estadia como docente na cidade de Coimbra, em Portugal, para brasileiros e portugueses, a cantora retorna ao palco para apresentar “Margem”. 

O novo show reúne três discos de Adriana: Maritmo (1998), Maré (2008) e Margem (2019). Em Natal o show acontece neste sábado (14), no Teatro Riachuelo. No palco, Adriana estará acompanhada de Bem Gil na guitarra, Bruni Di Lullo no baixo e Rafael Rocha na bateria, percussão e programações.

Recursos para Minha Casa, Minha Vida vão cair 50%.

Um sentimento de alívio tomou conta de Ângela Maria Bonifácio da Silva, de 46 anos, quando ela finalmente colocou a mão nas chaves de sua nova casa no residencial Cidade Jardim II, empreendimento do Minha Casa Minha Vida localizado no sul de Fortaleza. A mudança significará sair de um aluguel mensal de R$ 300, que consome praticamente todo o benefício de R$ 358 que recebe do Bolsa Família e obriga ela e a filha de 4 anos a depender da ajuda de vizinhos para sobreviver.

A família de Ângela foi uma das 736 a receber uma casa na manhã de sexta-feira passada, em Fortaleza. Na versão 2019 do Minha Casa, as cerimônias de entrega das unidades ainda são palco para políticos locais e famílias emocionadas por realizar o sonho da casa própria. Mas sem a suntuosidade que garantia no passado presença presidencial. 

Um dos símbolos das gestões petistas, o programa habitacional que injetou R$ 113 bilhões em subsídios à moradia de 2009 a 2018 definha. Para o ano que vem, o Orçamento da União reserva apenas R$ 2,71 bilhões, metade da dotação prevista para 2019. O dinheiro deve ser usado apenas para honrar as obras já em andamento, sem novas contratações.

A falta de perspectiva de novos recursos já acendeu a luz amarela nas associações e cooperativas de Fortaleza, que tinham no programa a esperança de reduzir o déficit habitacional de 90 mil famílias. A cobrança sobre a prefeitura já começou. 

O Ministério do Desenvolvimento Regional, que é responsável pelo Minha Casa, teve para 2020 um dos maiores cortes nas chamadas despesas discricionárias, que podem ser alocadas com maior liberdade e contemplar investimentos. A redução foi de 27,1% em relação à previsão para 2019, somando R$ 6,56 bilhões.

Em nota, a pasta informou que as equipes do ministério estão realizando estudos para avaliar o impacto da redução orçamentária e planejar as ações do próximo ano. “É prioritário assegurar a continuidade de empreendimentos em execução e aqueles já contratados, sobretudo na área de habitação e segurança hídrica”, informou o MDR. A nota não cita novas contratações.

Brasil recebe primeiro dos 36 caças Gripen comprados para a FAB.

A empresa sueca Saab entregou à Força Aérea Brasileira (FAB) o primeiro dos 36 caças Gripen comprados pelo governo brasileiro em 2014 para reequipar a frota da Aeronáutica. A cerimônia de entrega ocorreu na manhã de hoje (10), na cidade de Linköping, na Suécia, e contou com a presença do ministro da Defesa, Fernando Azevedo, do comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Antonio Carlos Moretti Bermudez, e de autoridades brasileiras e suecas.

Embora já esteja em poder da Aeronáutica, o F-39 Gripen só deve chegar ao Brasil em 2021, uma vez que, a partir de hoje, o equipamento começa a ser submetido, na Suécia, ao programa de testes. Pelos próximos dois anos, o caça será submetido a uma série de provas a fim de constatar que está à altura das expectativas contratuais. Um primeiro voo experimental foi realizado em agosto deste ano. Foi um voo inaugural de cerca de uma hora que serviu para os engenheiros e responsáveis avaliarem o manuseio básico, o comportamento do caça em diferentes altitudes e velocidades e o funcionamento dos sistemas operacionais.

Mais de 860 ambulâncias novas vão reforçar Samu.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu 192) recebeu do Ministério da Saúde 866 novas unidades para o atendimento à população em todo o país. Os veículos vão para 672 municípios em 24 estados.

Até o final do ano, está prevista a liberação de mais 199 unidades. O investimento total será de R$ 199,7 milhões.

De acordo com o ministério, com as aquisições deste ano, a frota do Samu 192 será renovada 100% em até cinco anos. O Samu 192 está presente, atualmente, em 3.618 municípios, com 3.274 ambulâncias, sendo 252 motolâncias, 12 embarcações (ambulancha), 14 aeromédicos e 191 centrais de regulação.

Ao todo, 174 milhões de pessoas (83,69% da população) dos 210 milhões de brasileiros contam com a cobertura do serviço. O serviço é prestado 24 horas por dia para socorrer rapidamente pacientes com necessidade de ser levados a unidades que prestam serviços de urgência ou emergência, como hospitais e unidades de pronto atendimento (UPAs), para atendimentos clínicos, cirúrgicos e obstétricos, entre outros, evitando sofrimento, sequelas ou mesmo a morte.

Conselho Nacional dos Direitos Humanos ouve Lula no dia 17.

Lula será ouvido pelo Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) na próxima terça-feira, dia 17, em Curitiba.

“A defesa do ex-presidente Lula entende que será uma oportunidade para aprofundar o debate técnico sobre as denúncias de grosseiras violações de direitos humanos que ele vem sofrendo no âmbito da operação Lava Jato”, diz uma nota divulgada pela defesa do condenado.

Sem Arena das Dunas, final do Estadual Sub-19 será no Frasqueirão.

A Federação Norte-rio-grandense de Futebol confirmou na tarde de ontem segunda-feira (9) as datas da final do Campeonato Potiguar Sub-19 e disputa de terceiro colocado. A grande decisão entre ABC e Visão Celeste está agendada para domingo (15), a partir das 15h, no Estádio Frasqueirão, em Natal. A disputa do terceiro colocado, que será entre Palmeira e Força e Luz, foi aprazado para quinta-feira (12), às 20h. A torcida terá acesso aos jogos mediante a entrega de 1 kg de alimento não perecível.

O mando de campo é da FNF e o jogo da decisão estava marcado para acontecer na Arena das Dunas, mas devido a indisponibilidade do campo, foi feito uma reunião com os representantes de ABC e Visão Celeste e ficou decidido que o jogo acontecerá no Estádio Frasqueirão. Os dois jogos serão transmitidos pela TV FNF.

A final será em jogo único, sem vantagem para nenhuma equipe finalista. Caso a partida termine empatado, terão cobranças de pênalti alternadas, de acordo com as normas da International Board.

Disputa do terceiro lugar:
Quinta-feira (12), às 20h
Força e Luz x Palmeira

Final:
Domingo (15), às 15h
ABC x Visão Celeste

Pedidos de refúgio no Brasil serão feitos somente pela internet.

A partir de 15 de setembro, o Ministério da Justiça e Segurança Pública passará a receber exclusivamente pela internet todos os pedidos de refúgio no Brasil. Os interessados deverão acessar o site do Sisconare para obter o serviço.

Segundo o ministério, o sistema eletrônico vai substituir os formulários de papel em todo o território nacional e vai possibilitar que todos os órgãos envolvidos no processo de solicitação de refúgio, como a Polícia Federal (PF) e o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), possam ter acesso mais rápido ao caso do solicitante. 

Para fazer o pedido de refúgio no Brasil será necessário fazer o cadastro no sistema. Em seguida, o solicitante receberá um e-mail para definir a senha de acesso e poderá preencher o formulário do pedido de refúgio. Também será marcada uma data de comparecimento à Polícia Federal (PF) para entrega de documentos. 

As pessoas que já foram aceitas como refugiados poderão usar o Sisconare para atualizar as informações pessoais. 

O refúgio é uma proteção legal oferecida pelo Brasil para cidadãos que deixam seus países de origem por motivos de perseguição política, religiosa ou por violações de direitos humanos.

Ipem interdita 42 bombas de combustíveis irregulares no interior do RN.

Fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN) fizeram, durante a semana passada, uma operação de fiscalização em cerca de trezentas bombas medidoras de combustíveis em municípios da Região Oeste e do Vale do Assu.

O saldo da operação foi de 42 bombas interditadas por apresentarem diferenças entre os valores pagos pelos consumidores e a quantidade de litros de combustível que são colocados nos tanques dos veículos.

Dez avenidas de Natal/RN receberão novas faixas de pedestres.

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) vai implantar novas faixas de pedestres em dez vias sob administração da Prefeitura, incluindo todo o corredor das avenidas Hermes da Fonseca e Senador Salgado Filho. De acordo com a secretaria, os locais para as novas faixas foram escolhidos de acordo com um levantamento de onde ocorreram mais óbitos por atropelamentos entre 2014 e 2018.

Segundo Walter Pedro da Silva, secretário adjunto de Trânsito da STTU, algumas das ações já foram implantadas em fase de testes. “O novo semáforo instalado na Av. Hermes da Fonseca é um exemplo. O ideal é que tenha uma travessia adequada para pedestres a cada 100 metros, mas, devido à impossibilidade disso, estamos selecionando locais onde já existiam pedidos da população”, pontuou.

Correios abre concurso para escolha do Selo de Natal.

Estão abertas as inscrições para o concurso ‘Selo Postal Natal 2019’, promovido pelos Correios, para selecionar a arte da emissão especial deste ano.

​Os interessados estão convidados a usar toda a criatividade em um trabalho autoral, usando elementos da temática do Natal. As informações completas constam no regulamento do concurso, disponível no Blog da Filatelia.

O autor do selo vencedor receberá um prêmio no valor de R$ 3 mil, além de ter o nome eternizado em selo postal, uma peça de alcance internacional. As inscrições devem ser realizadas única e exclusivamente pelo e-mail selodenatal2019@gmail.com, até às 12h de 30 de setembro de 2019.

A divulgação do resultado está prevista para o dia 10 de outubro de 2019.

Hong Kong: estudantes fazem correntes humanas para pressionar governo.

Centenas de estudantes do ensino médio em Hong Kong formaram correntes humanas ontem segunda-feira (9) para pressionar o governo a cumprir suas demandas.

Protestos surgiram há exatos 3 meses a respeito de um controverso projeto de lei de extradição que iria permitir que criminosos suspeitos em Hong Kong fossem enviados à China continental para julgamento.

A chefe do Executivo de Hong Kong, Carrie Lam, retirou o projeto de lei na semana passada, mas manifestações contra o governo continuam ocorrendo.

Na segunda-feira pela manhã, estudantes deram as mãos para criar correntes humanas em mais de 170 escolas, antes do início das aulas.

Em uma escola em Hong Kong Island, centenas de estudantes e graduados pediram que um painel independente seja estabelecido para investigar alegações de brutalidade policial.

Um estudante de 17 anos afirmou que o governo cumpriu somente uma das cinco demandas, nos últimos 3 meses. E disse que quer pressionar o governo para que essa atitude seja modificada.

Um grupo pró-democracia que vem organizando manifestações está convocando para uma nova marcha a ser realizada no dia 15 de setembro.

Suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, revela OMS.

O suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no mundo, atrás apenas de acidentes de trânsito. Além disso, cada 40 segundos, uma pessoa tira a própria vida, sendo que 79% dos casos se concentram em países de baixa e média renda. Esses e outros dados fazem parte de um novo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado nesta segunda-feira, 9, véspera do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10 de setembro).

Quando olhamos para uma faixa etária ainda mais jovem – de 15 a 19 anos -, o suicídio aparece como segunda causa de mortes entre as meninas, após as complicações na gravidez, e a terceira entre meninos, depois de acidentes de trânsito e violência.

Começa nesta semana pagamento de R$ 500 por conta do FGTS.

A Caixa Econômica Federal inicia nesta semana o pagamento de até R$ 500 por conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Os repasses serão feitos até 31 de março de 2020, conforme a data de nascimento dos beneficiários.

O valor será depositado automaticamente, na próxima sexta-feira, 13, para pessoas nascidas em janeiro, fevereiro, março e abril, que têm conta poupança na Caixa.

Marinha alerta para período de vento “muito forte” no litoral do RN.

A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte, informa que ocorrerá vento muito forte de 28 a 40 nós, em todo o litoral, do Rio Grande do Norte até o extremo norte de São Luiz. A (s) previsão (ões) meteorológica (s) descrita na Nota acima, compreende o período do dia 10/09 ao dia 12/09/2019, até 21 horas e refere-se ao Aviso de Vento Forte, divulgado(s) pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), de no 1161/2019.

Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicita- se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio.

Recomenda-se que as embarcações de pequeno porte “evitem a navegação” e que as demais embarcações redobrem a atenção quanto ao material de salvatagem, estado geral dos motores, casco, bomba de esgoto do porão, equipamentos de rádio e demais itens de segurança.

Presidente do Senado desiste de votar Previdência esta semana.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, desistiu de tentar votar esta semana a proposta de emenda à Constituição (PEC) que trata da reforma da Previdência. Ao sair do Palácio do Planalto, onde visitou o presidente da República em exercício, Hamilton Mourão, Alcolumbre afirmou que a votação em primeiro turno da reforma deverá ficar para a próxima semana.

“Como não há consenso em relação a gente tentar antecipar esse calendário, eu vou seguir o que está comprometido que é o acordo com os senadores, [de votar] na outra semana, para cumprir as cinco sessões”, disse após o que chamou de “visita de cortesia” a Mourão.

Indicador da FGV que mede mercado de trabalho fica estável.

Depois de duas altas consecutivas, o Indicador Antecedente de Emprego, medido pela Fundação Getulio Vargas, teve um crescimento de apenas 0,2 ponto de julho para agosto deste ano. De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira, a FGV considerou o resultado estatisticamente estável.

O indicador busca antecipar tendências do mercado de trabalho para os próximos meses e é medido com base em entrevistas com consumidores e com empresários dos serviços e da indústria.

Carteira estudantil digital começará a ser emitida em 90 dias.

A carteira estudantil digital começará a ser emitida em 90 dias e será ofertada nas lojas Google Play e Apple Store. Com o documento, os estudantes vão poder pagar meia-entrada em shows, cinema, teatro e outros eventos culturais. O prazo começa a contar hoje (9), com a publicação da medida provisória (MP) que dispõe sobre o pagamento de meia-entrada no Diário Oficial da União.

Nota Potiguar oferece o serviço de identificação do Menor Preço.

Imagine precisar abastecer o automóvel e ter, à palma da mão, a localização exata do posto onde o preço do litro da gasolina, álcool ou diesel está mais barato. Isso já é possível no Rio Grande do Norte. O aplicativo Nota Potiguar já disponibiliza o serviço Menor Preço, que faz uma busca por cidade e localidade e identifica o estabelecimento com o menor valor por produto. Inicialmente, serão classificados os preços de combustíveis, mas, até o fim do mês, entrarão no aplicativo os valores de medicamentos.

O serviço está disponível desde a sexta-feira (6), quando uma nova versão do aplicativo Nota Potiguar foi atualizada. Para ter acesso, basta entrar no app, ir ao menu principal e selecionar a opção serviços. O usuário terá de configurar o serviço pelo município e selecionar o tipo de combustível. A ferramenta faz o ranking dos preços mais baixos do litro do combustível escolhido e, ao clicar no estabelecimento selecionado, o aplicativo mostra um mapa com a localização e rota mais próxima para chegar até o posto.

O modelo do serviço foi baseado em um sistema já adotado na Paraíba, mas foi aperfeiçoado para a realidade da Nota Potiguar, que já premia e oferece vantagens a quem pede para inserir o CPF na nota fiscal. Toda a informação sobre os valores dos produtos é obtida por meio da nota fiscal solicitada pelos usuários do aplicativo no momento das compras.

“Esse serviço é mais uma orientação para os usuários. A Secretaria Estadual de Tributação (SET-RN) não tem nenhuma responsabilidade ou controle sobre esses preços ou os descontos relâmpagos que possam ser oferecidos pelos estabelecimentos. O que a ferramenta faz é analisar o preço mais baixo entre os documentos fiscais que foram solicitados pelos consumidores. Por isso, é importante pedir a nota”, explica a coordenadora de Informática da SET, Jane Araújo.  Segundo ela, a estimativa é que mais produtos entrem na relação do Menor Preço, sendo incluídos medicamentos nos próximos 30 dias.

Japão e EUA devem assinar acordo durante Assembleia Geral da ONU.

O Japão e os Estados Unidos (EUA) estão dando sinais de estarem prontos para assinar um acordo comercial. A assinatura deve ser feita durante um encontro de cúpula a ser realizado nos bastidores da reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em Nova York no final deste mês.

O novo acordo será feito depois do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, terem concordado em termos abrangentes sobre áreas como carnes bovina, suína e produtos industriais.

Na segunda-feira (9), o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, informou a repórteres na Casa Branca que as negociações ocorreram bem, que não houve nenhum problema e que um acordo oficial será assinado em breve.

O secretário de Estado, Mike Pompeo, fez um comentário através do Twitter na segunda-feira dizendo que, graças a Trump, eles foram capazes de chegar a um acordo sobre questões agrícolas, digitais e industriais. Ele disse ainda que está ansioso para finalizar o acordo durante a reunião da Assembleia Geral da ONU.

Mais de 4,6 toneladas de maconha são apreendidas pela PRF no Paraná.

A maior apreensão de maconha este ano, no Paraná, foi feita pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Céu Azul, na região oeste do estado, domingo (8). Mais de 4,6 toneladas da erva estavam escondidas em um caminhão-tanque, abordado pelos policiais na BR-277.

O motorista, de 46 anos de idade, e o passageiro, de 21 anos, ambos de nacionalidade paraguaia, foram presos em flagrante e disseram que estavam levando a maconha para a cidade de Cascavel também no Paraná.

Até então, a maior apreensão no estado em 2019 havia sido feita em Alto Paraíso, no último dia 13 de junho, quando 1,8 tonelada foi descoberta, em um ônibus escolar.

Ao fazer uma verificação minuciosa do veículo, que informava transportar óleo vegetal, os policiais encontraram a maconha.

Para acessar o compartimento onde a droga estava escondida, os policiais tiveram a ajuda de uma equipe do Corpo de Bombeiros, pois foi preciso usar um equipamento para cortar as chapas de aço do tanque. A PRF encaminhou a ocorrência para a Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu.

Encontro de governadores do Nordeste será segunda feira (16) em Natal/RN.

O Rio Grande do Norte receberá pela primeira vez em 2019 o Encontro dos Governadores do Nordeste. A reunião será às 14h da próxima segunda-feira, 16, no Hotel Senac Barreira Roxa, localizado na Via Costeira de Natal.

CREDENCIAMENTO
O credenciamento para os órgãos de imprensa que desejam fazer a cobertura jornalística do encontro será feito até a quarta-feira (11), às 18h, por meio eletrônico.

Link para credenciamento: https://forms.gle/b4iYXGfeCicj5r2Q7

Governo do RN lança editais para reordenamento do Programa do Leite.

Fortalecer a agricultura familiar e movimentar a economia local por meio do incremento ao programa de Aquisição de Alimentos (PAA Leite). Com esse objetivo, a governadora Fátima Bezerra assinou nessa segunda-feira, 9, os editais 001/2019 e 002/2019 para credenciamento de agricultores e produtores de leite do Rio Grande do Norte e entidades socioassistenciais ao programa PAA-Leite, executado pela Emater-RN.

“Temos o compromisso de fortalecer o setor agropecuário de nosso estado, que é uma das cadeias produtivas mais presentes e importantes para a nossa economia. Mas, sobretudo, é fundamental não perdermos de vista que o programa do leite tem várias funções muito relevantes. A primeira delas é chegar a quem mais precisa: aquelas pessoas em situação de vulnerabilidade social. Mas esse produto tem de chegar não apenas em quantidade, mas em qualidade. É preciso que o Estado, ao mesmo tempo em que promove o setor da agricultura familiar, tenha a responsabilidade de fazer essa entrega cumprindo as exigências de segurança nutricional e alimentar”, destacou a governadora.

Detran recebe proposta do governo para acabar com a greve.

O servidores do DETRAN já marcaram para hoje, terça feira (10), a data para discutir a proposta oferecida pelo governo do Estado. A proposta está guardada em segredo. 

O DETRAN optou por não divulgar. Mas dirá depois de discutir com a categoria.

Bienal vende mais de 4 milhões de livros no Rio.

Terminou domingo (8) a 19ª edição da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro. Nos dez dias de evento, passaram pelo Rio Centro, na zona oeste da cidade, mais de 600 mil pessoas e foram vendidos mais de 4 milhões de livros, dos 5,5 milhões disponíveis. Na edição anterior do evento, em 2017, foram 3,6 milhões de livros vendidos e público de 680 mil pessoas.

Segundo os organizadores, a bienal é reconhecida como o maior evento literário do país e contou com mais de 300 autores do Brasil e de outros países, além de dezenas de artistas, acadêmicos, filósofos, cientistas, lideranças religiosas, movimentos sociais, ativistas e youtubers, que participaram de palestras, debates e bate-papo com o público.

A diretora-geral do evento, Tatiana Zaccaro, destaca que a média de vendas superou a edição de 2017, passando de 100% de aumento em algumas editoras. Ela atribuiu o sucesso ao ambiente cultural e de discussões de qualidade proporcionado pelo evento.

“As curadorias dos espaços foram incessantes propondo os melhores temas, buscando os melhores autores e personagens. O espaço infantil foi um sucesso, o Café Literário teve todas as sessões praticamente lotadas e a Arena #SEMFILTRO causou um alvoroço, consolidando a Bienal como o maior programa cultural e o mais diverso do país”.

Entre os temas discutidos na bienal este ano estiveram a felicidade, democracia e autoritarismo, meio ambiente, fé, empoderamento, fake news, escravidão, ciências e diversidade. As sessões foram gravadas e podem ser vistas no site.