sexta-feira, outubro 07, 2022

Brasil recebe o primeiro lote de vacinas contra a varíola dos macacos.

Já está no Brasil o primeiro lote importado de vacinas contra a Monkeypox, doença que é mais conhecida como varíola dos macacos. Segundo o Ministério da Saúde, a remessa de 9,8 mil doses desembarcou na terça-feira (4) no Aeroporto de Guarulhos (SP).

Cerca de 50 mil doses já foram compradas via fundo rotatório da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Os próximos lotes estão previstos para serem entregues até o fim de 2022.

De acordo com o ministério, os imunizantes serão utilizados para a realização de estudos, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). “É importante ressaltar que as vacinas são seguras e atualmente são utilizadas contra a varíola humana ou varíola comum. Por isso, o estudo pretende gerar evidências sobre efetividade, imunogenicidade e segurança da vacina contra a varíola dos macacos e, assim, orientar a decisão dos gestores”, informou a pasta.

A coordenação da pesquisa ficará a cargo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com o apoio da OMS e financiamento do ministério. O estudo foi discutido pela pasta, em conjunto com a Opas, pesquisadores e especialistas da área.

“O objetivo é avaliar a efetividade da vacina Jynneos/MVA-BN contra a varíola dos macacos na população brasileira, ou seja, se a vacina reduz a incidência da doença e a progressão à doença grave. A população-alvo do estudo será formada por pessoas mais afetadas e com maior risco para a doença”, detalhou o ministério ao informar que inicialmente os grupos a serem vacinados serão de pessoas que tiveram contato prolongado com doentes diagnosticados ou em tratamento com antirretroviral para HIV.

Ainda segundo o ministério, em breve serão divulgados quais centros de pesquisa serão incluídos “considerando as cidades com elevados números de casos confirmados da doença e a infraestrutura disponível para a condução do estudo”.

RN atinge 54% de vacinados contra a pólio, meta é 95%.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) prorrogou até o dia 31 de outubro a campanha de vacinação contra a poliomielite no Rio Grande do Norte. O estado atingiu o percentual de 54% das crianças menores de cinco anos vacinadas, mas a meta preconizada pelo Ministério da Saúde é 95% deste público.

De acordo com os dados do Portal RN + Vacina, já foram vacinadas 100.315 crianças até a manhã desta sexta-feira (7). Para tentar ampliar a cobertura vacinal em todo o estado a Sesap recomenda aos municípios que, no próximo sábado (22), seja realizado mais um Dia D de vacinação, com os postos de saúde abertos e também ampliação dos locais para imunização, como parques, praças e supermercados.

Desde 2017 o RN não vem conseguindo atingir o percentual de cobertura para a pólio estipulado pelo Ministério da Saúde. Em 2021, o número foi de 69,88%; em 2020 um total de 69,7%; em 2019 atingiu 80,74%; em 2018 obteve 90,32% e chegou aos 69,52% em 2017.

“A queda da cobertura vacinal é um fenômeno multifatorial que perpassa todo o país, como mostram as pesquisas, contando nisso uma campanha anti-vacina que infelizmente de forma crescente atinge várias camadas da sociedade. A Sesap seguirá trabalhando de forma constante para recuperar a cobertura vacinal ideal, atuando diretamente em cooperação com os municípios, que são os responsáveis pela operacionalização do processo, ofertando ajuda técnica e parceria na realização de mutirões de vacinação constantemente”, disse a coordenadora de vigilância em saúde da Sesap, Kelly Lima.

Cães podem farejar o estresse pelo hálito e suor do dono.

Um estudo realizado por pesquisadores da Queen’s University Belfast, na Irlanda, comprova que cães podem farejar o estresse pelo hálito ou pelo suor do dono. A pesquisa foi publicada na revista científica Plos One. Pesquisas anteriores já tinham provado que os cachorros podiam perceber quando os donos estavam estressados.

A novidade desse estudo é que os cientistas conseguiram, por meio de testes, comprovar que os cães reconhecem o odor. O estudo testou se os odores de linha de base e de estresse eram distinguíveis para cães, usando um procedimento de escolha forçada duplo-cego, de duas fases e três opções. Amostras combinadas de respiração e suor foram obtidas dos participantes no início e após uma tarefa indutora de estresse.

Quatro cães identificaram com sucesso as amostras de estresse. Segundo o texto publicado na revista científica, “os resultados indicam que os processos fisiológicos associados a uma resposta de estresse psicológico agudo produzem alterações nos compostos orgânicos voláteis emanados da respiração e/ou suor detectáveis pelos cães. Esses resultados aumentam nossa compreensão das relações humano-cão e podem ter aplicações para cães de serviço de suporte emocional e transtorno de estresse pós-traumático”.

Os cães percebem o mundo por meio do olfato — eles possuem 220 milhões de células detectoras de odor, enquanto nos humanos são cerca de 50 milhões. Por meio do faro, os cachorros podem rastrear objetos, explosivos, drogas, Covid-19 e até emoções humanas.

Estudo indica que anticoagulante inibe replicação do vírus da covid.

Um estudo conduzido por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) indicou que o anticoagulante de uso oral Apixaban é eficaz para inibir a replicação do vírus Sars-CoV-2, causador da covid-19. Os resultados foram publicados no periódico científico Journal of Molecular Cell Biology e divulgados hoje (7) pela fundação.

Os pesquisadores constataram que uma enzima importantíssima no processo de replicação do coronavírus tem uma semelhança estrutural com uma substância envolvida no processo de coagulação, o que faz com que o anticoagulante interfira na multiplicação do vírus. A Fiocruz explica que esse tipo de medicamento já era recomendado para prevenir níveis altos de Dímero D, que é o produto final da cascata de coagulação e está relacionado diretamente à covid-19 severa.

“O uso de anticoagulantes ajuda a prevenir a covid severa, e tínhamos a preocupação de descobrir se havia mecanismos adicionais para esse benefício clínico", explicou à Agência Fiocruz de Notícias um dos autores do estudo, o pesquisador Thiago Moreno Souza, do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS/Fiocruz).

"Esse trabalho mostra que sim e descreve como este mecanismo funciona, provando que essa atividade antiviral também pode estar contribuindo, em alguma magnitude, para o benefício clínico que esses pacientes têm", disse.

Os cientistas envolvidos no estudo recomendam que a estrutura química do anticoagulante Apixaban seja avaliada de forma mais profunda para que se possa entender com precisão como funciona essa interferência na replicação viral. Compreender esse processo com mais precisão pode servir de ponto de partida para, no futuro, desenvolver antivirais específicos contra a covid-19.

Termina hoje prazo para unidades prisionais aderirem ao Enem PPL.

Termina hoje (7) o prazo para os órgãos de administração prisional e socioeducativa aderirem ao Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2022. A adesão deve ser feita por e-mail ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), conforme o modelo de ofício constante no edital do exame.

Os órgãos também devem indicar o responsável pedagógico de cada unidade, encarregado por todos os trâmites do exame, da inscrição dos interessados até a divulgação dos resultados. Também está entre as suas atribuições determinar as salas de provas dos participantes, assim como transferi-los entre as unidades de aplicação, caso seja necessário, dentro do prazo previsto. Outra função é excluir do exame aqueles que tiverem a liberdade decretada, conforme prevê o edital.

O prazo para inscrição dos candidatos também será aberto na próxima segunda-feira (10) e vai até 21 de outubro, no site do Inep. As provas serão aplicadas nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023.

O Enem PPL têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular. A única diferença está na aplicação, que ocorre dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos órgãos de administração de cada estado e do Distrito Federal.

O exame é aplicado desde 2010 pelo Inep, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Além de permitir o acesso ao ensino superior, o Enem PPL visa contribuir para elevar a escolaridade da população prisional brasileira.

Lula deve se reunir com Fernando Henrique e dizer que quer contar com PSDB em eventual governo.

O ex-presidente Lula, candidato do PT à Presidência nas eleições deste ano, deve se encontrar nesta sexta-feira (7) com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e dizer a ele que quer contar com o PSDB em um eventual governo.

Lula disputa o segundo turno com o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição.

Além de ter como candidato a vice o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (que permaneceu por mais de 30 anos no PSDB e atualmente está filiado ao PSB), Lula conta com o apoio de figuras tucanas históricas, entre as quais o próprio Fernando Henrique, o ex-governador José Serra e o ex-senador Aloysio Nunes.

O encontro de Lula e FHC pode acontecer ainda nesta sexta-feira e é mais um sinal da campanha do ex-presidente para o centro, em especial a agentes econômicos que resistem a apoiar o candidato do PT por considerarem que faltam compromissos sobre as políticas a aerem adotadas em um eventual governo.

Nesta semana, declararam apoio a Lula:

  • Armínio Fraga, presidente do Banco Central no governo Fernando Henrique;
  • Pedro Malan, ministro da Fazenda (hoje Ministério da Economia) no governo Fernando Henrique;
  • Pérsio Arida, criador do Plano Real;
  • Edmar Bacha, criador do Plano Real.

Lula e Alckmin, por sinal, se encontraram com os formulares do Plano Real.

Como fica o PSDB

Oficialmente, o PSDB liberou os diretórios estaduais a apoiar Lula ou Bolsonaro no segundo turno. Diante disso, a busca por apoio de tucanos se intensificou.

A colunista Natuza Nery informou, por exemplo, que Lula se encontrou com o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) e disse a ele que gostaria de contar com o PSDB em um eventual governo.

Bolsonaro, por sua vez, se encontrou em São Paulo com o governador do estado, Rodrigo Garcia, derrotado no primeiro turno.

Urnas têm 100% de aprovação em novo teste de integridade, diz TSE.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, afirmou ontem (6) que todas as 641 urnas eletrônicas submetidas ao teste de integridade no dia do primeiro turno não apresentaram divergência de resultados.

Os testes, que são filmados, consistem em uma espécie de votação fictícia, em que servidores do TSE depositam, ao mesmo tempo, votos iguais e já conhecidos na urna eletrônica e em outra, de lona. Em seguida, é feita uma checagem para saber se o boletim emitido pelo equipamento corresponde exatamente aos votos em papel.

Neste ano, o TSE conduziu o teste de integridade, sempre realizado no próprio dia de votação, em 641 urnas eletrônicas, que foram sorteadas ou escolhidas pelas entidades fiscalizadoras das eleições ou pelos partidos. 

“Como só poderia acontecer, [em] todas as urnas conferiram os votos dados com os votos dados em papel. Lembrando que o teste de integridade é filmado integralmente para comparar os votos em papel, que são preenchidos anteriormente, e digitados no momento do teste de integridade pelos servidores da Justiça Eleitoral”, disse Moraes durante sessão plenária no TSE. 

Segundo Moraes, o relatório com os resultados dos testes será divulgado ainda nesta quinta-feira. O presidente do TSE frisou que as urnas que foram testadas usando a biometria de eleitores reais também não apresentaram mau funcionamento. 

"Participaram 493 voluntários. Da mesma forma, não houve nenhuma divergência, 100% de aprovação do teste de integridade com biometria”, afirmou Moraes. 

O teste feito com a biometria de eleitores reais e voluntários foi realizado por sugestão das Forças Armadas, uma das entidades fiscalizadoras do processo eleitoral. 

Pelo projeto-piloto, os eleitores foram abordados pelos mesários que perguntaram se concederiam sua identificação biométrica para destravar as urnas antes que os votos fictícios fossem depositados pelos servidores da Justiça Eleitoral. 

De acordo com o TSE, não houve resistência de eleitores em colaborar com os testes, depois de receberem garantia de que o procedimento em nada influenciaria o sigilo do voto verdadeiro depositado por eles na urna eletrônica. 

Brasil bate Porto Rico em dia inspirado de Carol no Mundial de Vôlei.

A seleção brasileira sobrou diante de Porto Rico ontem quinta-feira (6), no Mundial de Vôlei Feminino em Roterdã (Holanda). A equipe comandada pelo técnico José Roberto Guimarães venceu por 3 sets a 0 (25/11, 25/13 e 25/15), em dia inspirado da central Carol no bloqueio. As próximas adversárias do Brasil (Grupo E) serão as anfitriãs holandesas, às 15h15 (horário de Brasília) desta sexta-feira (7). Bicampeã olímpica, a seleção busca o título inédito do Mundial.

Carol anotou 16 acertos (sede deles no bloqueio, sete no ataque e dois de saque) no duelo de hoje (6). Com o bom desempenho diante das portorriquenhas, a central se tornou a melhor bloqueadora do Mundial, ao totalizar 29 pontos.

O Brasil disputa a segunda fase do Mundial no Grupo E com outras sete nações (Itália, China Bélgica, Japão, Holanda (Países Baixos), Porto Rico e Argentina). No Grupo F estão mais oito equipes: Sérvia, Estados Unidos, Turquia, Tailândia, República Dominicana, Polônia, Canadá e Alemanha.

Nesta etapa, as nações não repetem os mesmos confrontos da primeira fase, ou seja, o Brasil não terá mais de encarar Japão, China e Argentina. Avançam às quartas de final as quatro seleções primeiras colocadas em cada chave.  

A seleção brasileira disputa o Mundial com as levantadoras Macris e Roberta, as opostas Kisy e Lorenne, as ponteiras Gabi, Rosamaria, Pri Daroit e Tainara, as centrais Carol, Carol Gattaz, Julia Kudiess e Lorena, as líberos Nyeme e Natinha.

Confira a agenda dos candidatos à Presidência para esta sexta (7/10).

Esta é a agenda dos dois candidatos à Presidência para esta sexta. Candidatos fazem campanha na disputa para segundo turno nesta sexta-feira. Eleição será no dia 30 de outubro.

Jair Bolsonaro (PL): passa o dia em Brasília e mais tarde embarca para Belém.

Lula (PT): às 10h, participa de caminhada em Guarulhos (SP). Às 16h, tem reunião com a senadora Simone Tebet (MDB-MS).

PF combate crime de pornografia infantojuvenil na internet no Ceará.

A Polícia Federal (PF) realiza hoje (7) operação de combate à pornografia infantojuvenil na internet. Oito policiais federais cumpriram dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, em domicílios investigados em Fortaleza, no Ceará.

Durante as buscas, foram confirmados indícios de atuação do suspeito no crime, mas não houve flagrante de posse de material contendo a pornografia. O suspeito está sendo ouvido na sede da Polícia Federal no estado.

A ação da PF tem o objetivo de interromper a produção, armazenamento e compartilhamento de arquivos envolvendo pornografia com crianças e adolescentes por meio de redes sociais na internet. Os agentes apreenderam celulares, documentos e outras mídias para dar início ao inquérito policial e detalhamento da atuação do suspeito investigado.

De acordo com a PF, investigações da chamada Operação Vigiai foram iniciadas com base em notícia que apontava que vários perfis em uma rede social atuavam ilicitamente para obter imagens e vídeos de pornografia infantojuvenil.

Gás lacrimogêneo invade estádio na Argentina, um torcedor morre e jogo entre Boca Juniors e Gimnasia é suspenso.

Um torcedor do Gimnasia La Plata morreu após confusão na entrada do estádio para a partida contra o Boca Juniors, pelo Campeonato Argentino, ontem quinta. Durante o tumulto, a polícia interveio e usou gás lacrimogêneo, que acabou invadindo o estádio, causando a suspensão do jogo com apenas nove minutos de partida. 

O gás foi lançado pela polícia local para conter a tentativa de invasão por parte da torcida do Gimnasia, mandante do jogo. De acordo com a imprensa argentina, houve superlotação, e os portões foram fechados. Mas ainda havia torcedores do lado de fora com ingresso na mão. A revolta acabou em confronto.  

As forças policiais, contudo, exageraram na quantidade de gás. Com o vento apontando em direção ao estádio, ele foi levado para seu interior e provocou o caos entre todos os envolvidos na partida. O torcedor do Gimnasia faleceu de parada cardiorrespiratória.

Representantes do hospital San Martín de La Plata confirmaram a morte de César Regueiro, 57 anos, devido a uma parada cardiorrespiratória, durante a transferência do estádio Gimnasia para o centro de saúde.

– Confirmo que há uma pessoa morta. Essa pessoa morre de parada cardíaca. Ao sair do estádio lamentavelmente me confirmaram que houve uma pessoa que faleceu por um ataque cardíaco. Sem dúvidas é uma morte que poderia ter sido evitada – disse Sergio Berni, ministro da Segurança da província de Buenos Aires, região onde ocorreram os incidentes. 

De acordo com o representante da segurança pública no local, embora a ação policial precise ser investigada, a responsabilidade pela confusão é dos clubes, porque venderam mais entradas do que o permitido. Seis policiais ficaram feridos.

- Aconteceu o de sempre quando vendem entradas de mais. Depois, acontecem essas coisas. Então, somos nós quem devemos tratar de controlar a situação. Por isso, depois abriremos uma investigação para determinar o que acontece. A Polícia não teria que fazer isso se os clubes não vendessem entradas demais. Com isso, não quero dizer que a Polícia não tem responsabilidade pelo que aconteceu. Não. Vamos investigar a ação policial. Mas a responsabilidade é de quem organiza o espetáculo. Aqui foram atendidos cinco ou seis policiais feridos - afirmou Berni.

Advogada que fez declaração de xenofobia contra nordestinos é exonerada pela OAB.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Uberlândia se posicionou na noite de ontem quinta-feira (6) sobre as declarações de xenofobia da advogada Flávia Aparecida Rodrigues Moraes. Em vídeo publicado das redes sociais, ela afirmou que “não vai mais alimentar quem vive de migalhas”, se referindo à população nordestina.

No posicionamento, o presidente da OAB Uberlândia, José Eduardo Batista, informou que o órgão decidiu por exonerar Flávia do cargo de vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada. Ela já havia pedido licença do posto após o vídeo circular nas redes sociais.

“Reiteramos que não compactuamos com os lamentáveis fatos veiculados nas redes sociais, nem com as expressões usadas pela advogada”, declarou o presidente.
Também nesta quinta, a Defensoria Pública de Minas Gerais propôs uma ação civil pública contra Flávia. O órgão pede que a advogada pague R$ 100 mil em danos morais.

Ao g1, por meio de uma assessora de imprensa, Flávia declarou que se arrepende do que disse, mas que a conduta, embora reprovável, “não se encontra tipificada como crime em qualquer dispositivo legal vigente”.

Posicionamento da OAB
Além de exonerar a advogada da comissão, a OAB Uberlândia afirmou, em nota, que também determinou a abertura de processos éticos-disciplinares pelo Conselho de Ética e Disciplina da Subseção e pelo Tribunal de Ética Regional, em atenção aos pedidos de representação disciplinar protocoladas por advogados e autoridades de Uberlândia e região.

“Apresentamos nossas sinceras desculpas ao povo nordestino e em especial à advocacia nordestina e advocacia brasileira pelas manifestações ofensivas da referida advogada, postadas nas redes sociais”, completa a nota.

Em nota, Governo do Estado orienta a população a não compartilhar boatos sobre ocorrências na área de Segurança Pública nas redes sociais.

O Governo do RN divulgou nota na noite desta quinta-feira (6), orientando a população a não compartilhar boatos nas redes sociais sobre ocorrências na área de Segurança Pública.

Veja a nota abaixo:

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria Estadual de Segurança Pública e da Defesa Social orienta a população a não compartilhar informações não confirmadas em redes sociais.

As informações a respeito de ocorrências serão repassadas pela assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Segurança Pública aos veículos de comunicação do estado.

Ainda que boatos espalhados não tenham respaldo na realidade das ocorrências verificadas, todas as medidas preventivas já foram adotadas para garantir a paz e a segurança da população.

Inflação e cesta básica em Natal têm variação negativa em setembro.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da cidade do Natal, calculado pela Coordenadoria de Estudos Socioeconômicos (CES) do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) registrou para o mês de setembro de 2022, variação negativa de 0,13% em relação ao mês anterior. Com este resultado, a variação no ano ficou em 5,13%. Nos últimos doze meses (setembro/2021 a agosto/2022) atingiu 7,62% e 604,51% desde o início do Plano Real.

O grupo Alimentação e Bebidas, que responde por 32,43% do índice geral em termos de participação no orçamento familiar, apresentou variação positiva de 0,81% em relação ao mês anterior. Os itens que mais contribuíram para esse aumento de preços foram: Enlatados e Conservas (3,45%), Tubérculos, Raízes e Legumes (3,10%), Açúcares e Derivados (2,69%), Bebidas e Infusões (2,69%), Frutas (1,41%) e Hortaliças e Verduras (1,10%).

O setor de Transportes apresentou uma variação negativa de 3,21%. Os itens que mais contribuíram para essa queda de preços foram: Combustíveis (Veículos) (-8,64%), Transporte Público (-2.98%) e Veículo Próprio (-0,72%).

Já o grupo Comunicação neste período uma variação negativa de 1,17% em função da queda de preços nos seguintes itens: Aparelho Telefônico (-0,97%), e TV a Cabo (-0,98%)

Cesta Básica

A Cesta Básica teve uma variação negativa de 0,52% em relação ao mês anterior. Nas despesas com os produtos essenciais, o custo com a Alimentação por pessoa foi de R$ 550,51. Para uma família constituída por quatro pessoas, esse valor alcançou R$ 2.202,04. Se a essa quantia fossem adicionados os gastos com Vestuário, Despesas Pessoais, Transportes etc., o dispêndio total seria de R$ 6.790,26.

Dos treze produtos que compõem a Cesta Básica, oito tiveram variação positiva: Açúcar (3,40%), Margarina (1,83%), Legumes (1,73%), Tubérculos (0,80%), Frutas (0,35%), Carne de Boi (0,28%), Café (0,26%) e Arroz (0,20%). As variações negativas ocorreram em cinco produtos restantes: Leite (-6,53%), Óleo (-4,31%), Farinha (-1,98%), Feijão (-1,37%) e Pão (-0,70%).

INFORMAÇÕES
Cesta Básica
Setembro de 2022: (-0,52%)
Valor: R$ 550,51

Inflação
Janeiro:  0,67%
Fevereiro:  0,91%
Março:  0,88%
Abril: 1,48%
Maio:  0,59%
Junho:  0,74%
Julho:  0,14%
Agosto:  (-0,24%)
Setembro:  (- 0,13%)

Biden anuncia perdão a 6,5 mil condenados por posse de maconha nos EUA.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, concedeu nesta quinta-feira, 6, perdão a todos os condenados por posse de maconha sob a lei federal. Essa era uma das promessas de campanha do democrata, antes de ser eleito em 2019.

O motivo, segundo ele, é que todas essas pessoas possam ter problemas, futuramente, com oportunidades de emprego e educação. Biden pediu para que os governadores americanos adotem a medida. “Milhares de pessoas condenadas por porte de maconha podem ter oportunidades de emprego e de educação negadas”, iniciou. “Ninguém deveria estar preso apenas por usar ou possuir maconha”, acrescentou.

A medida vai inocentar aproximadamente 6,5 mil pessoas que foram condenadas por acusações federais de porte simples de maconha entre 1992 e 2021, além de milhares de pessoas que foram condenadas por porte no Distrito de Columbia. O presidente dos EUA ainda comentou que os dispositivos sobre porte de maconha serão revisados na lei americana. O objetivo é tirar a maconha da lista de substâncias mais perigosas. “Muitas vidas foram tiradas por causa da nossa abordagem fracassada. É hora de corrigirmos esses erros”, completou.

RN é o estado do Nordeste com a maior taxa de câncer de mama.

O mês de Outubro que pinta o calendário de rosa, cor símbolo da campanha de combate ao câncer de mama, chegou com dados desanimadores para o Rio Grande do Norte. Segundo dados estimados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) para 2022, o estado tem a maior taxa bruta de incidência da doença na região Nordeste, com 61,85 casos para cada 100 mil mulheres, seguido pelo Ceará (53,35), Paraíba (52,93) e Pernambuco (47,86).

A nível nacional, o câncer de mama é também o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste, quando desconsiderados os tumores de pele e não melanoma. O sinal de alerta começa a soar mais alto quanto mais as mulheres se aproximam dos 50 anos de idade.

quinta-feira, outubro 06, 2022

De volta a berço político em SP, Lula defende proposta de Tebet.

Candidato do PT ao Palácio do Planalto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu propostas de Simone Tebet (MDB) nesta quinta-feira. A sinalização aconteceu um dia depois de a terceira colocada na corrida presidencial ter declarado apoio a ele e condicionado um suporte maior a sua campanha à adesão de projetos para um eventual novo governo do PT. Lula fez o primeiro ato de campanha na rua no segundo turno da disputa pelo Palácio do Planalto em seu berço político, São Bernardo do Campo (SP), ao lado do candidato do PT ao governo de SP, Fernando Haddad (PT). 

— A mulher continua ganhando menos que o homem no mercado de trabalho. Nós vamos regulamentar para que a mulher, fazendo o mesmo trabalho, ela ganhe o mesmo salário que o homem, porque a mulher não pode ser tratada como cidadã de segunda classe — disse Lula nesta quinta a apoiadores.  

Na quarta, Tebet pediu ao candidato que, caso eleito, sancione lei que iguale salários entre homens e mulheres, projeto já aprovado no Senado, mas ainda parado na Câmara dos Deputados. O petista já defendia a igualdade salarial entre homens e mulheres desde o começo do ano e, sem citar a emedebista, reafirmou o compromisso no dia seguinte ao apoio dela.

Propaganda eleitoral no rádio e TV recomeça nesta sexta-feira (7); veja horários.

Os dois candidatos a presidente da República e os 24 a governador que disputam o segundo turno das eleições podem retomar na sexta-feira (7) a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV. A propaganda será veiculada nas emissoras que operam em VHF e UHF, bem como nos canais de TV por assinatura administrados pelo Senado, a Câmara dos Deputados, as assembleias legislativas, a Câmara Legislativa do Distrito Federal ou as câmaras municipais.

Deverão ser utilizados recursos de acessibilidade, como legendas em texto, janela com intérprete de Libras e audiodescrição sob responsabilidade dos partidos, federações e coligações. No segundo turno, o tempo de propaganda é dividido igualmente entre os candidatos. A propaganda será veiculada até o dia 28 de outubro, 2 dias antes da votação, marcada para 30 de outubro.

Pelas normas eleitorais, a propaganda para presidente da República será veiculada na TV de segunda-feira a sábado, das 13h às 13h10, e das 20h30 às 20h40. No rádio, a propaganda para presidente vai ao ar de 7h às 7h10 e de 12h às 12h10. O primeiro a se apresentar será o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por ter obtido maior número de votos no primeiro turno.

A partir daí é feita a alternância com o presidente Jair Bolsonaro, que tenta a reeleição e ficou em segundo lugar. Nos 12 estados em que a disputa para governador será definida no segundo turno, os candidatos poderão veicular propaganda de 7h10 às 7h20 e das 12h10 às 12h20 no rádio.

Na televisão, o horário eleitoral para governador será de 13h10 às 13h20 e das 20h40 às 20h50. Os candidatos têm 25 minutos de inserções por cargo, de segunda-feira a domingo, para veicular peças de 30 segundos a 60 segundos ao longo da programação.

Ataque em creche deixa pelo menos 34 mortos na Tailândia; 22 são crianças.

Um homem matou 34 pessoas, 22 delas crianças, em um ataque a tiros a uma creche no nordeste da Tailândia nesta quinta-feira (6). O incidente ocorreu na cidade de Uthai Sawan, a 500 quilômetros à nordeste de Bangkok. De acordo com as autoridades, o atirador ainda voltou para casa para matar a esposa e o filho antes de se suicidar.

A polícia identificou o agressor como um ex-policial afastado do serviço no ano passado por uso de drogas. Ele enfrentava um julgamento por posse de drogas e havia estado na corte horas antes do ataque, disse o porta-voz da polícia, Paisan Luesomboon, à emissora Thai PBS.

Luesomboon afirmou que o atirador tinha ido à creche pegar o próprio filho, mas não o encontrou. “Ele já estava nervoso, e quando não viu o filho, ficou ainda mais estressado e começou a atirar.”

Cerca de 30 crianças estavam na creche quando o atirador chegou —menos do que o usual, em razão de uma forte chuva, segundo a funcionária pública Jidapa Boonsom, que trabalhava em um local próximo no momento do ataque.

Ela relatou que o atirador chegou por volta da hora do almoço e de início atirou em quatro ou cinco trabalhadores da creche. Um deles era uma professora que estava grávida de oito meses. A princípio, as pessoas confundiram o som dos tiros com fogos de artifício.

RN tem 92 casos confirmados e 52 suspeitos de varíola dos macacos.

O Rio Grande do Norte tem 92 casos confirmados de monkeypox, popularmente conhecida como varíola dos macacos. De acordo com os dados mais recentes do boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), disponibilizado nesta terça-feira 4, o estado tem ainda 52 casos suspeitos da doença, além de 10 casos prováveis.

Entre os casos confirmados, 74 infectados são homens, e 18 são mulheres. Ainda de acordo com o boletim, a faixa etária que concentra a maioria dos casos de monkeypox é entre 30 e 39 anos. Os casos confirmados estão distribuídos nos seguintes municípios: Caicó (2); Doutor Severiano (1); Equador (1); Espírito Santo (1); Extremoz (3); Goianinha (1); Jandaíra (2); Mossoró (3); Natal (57); Parelhas (2); Parnamirim (15); São Gonçalo do Amarante (3) e Serra Negra do Norte (1).

Três unidades de saúde são apontadas como referência para casos suspeitos e confirmados: o Hospital Giselda Trigueiro, em Natal, o Hospital Rafael Fernandes, em Mossoró, e o Hospital Maria Alice Fernandes, também na capital potiguar, só que voltado ao público pediátrico.

Nesta segunda 3, a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) confirmou a segunda morte de um paciente infectado pela varíola dos macacos no estado em decorrência da doença. A vítima é um homem de 31 anos que estava internado há mais de um mês na capital fluminense. O homem apresentava baixa imunidade e comorbidades que agravaram o quadro da doença. Ele foi tratado com o medicamento experimental tecovirimat, o que resultou em melhora parcial das lesões, mas, no sábado 1º, sofreu parada respiratória e morreu.

Outubro Rosa: RN tem maior taxa de incidência de câncer de mama no Nordeste.

O mês de Outubro que pinta o calendário de rosa, cor símbolo da campanha de combate ao câncer de mama, chegou com dados desanimadores para o Rio Grande do Norte. Segundo dados estimados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) para 2022, o estado tem a maior taxa bruta de incidência da doença região na Nordeste, com 61,85 casos para cada 100 mil mulheres, seguido pelo Ceará (53,35), Paraíba (52,93) e Pernambuco (47,86).

A nível nacional, o câncer de mama é também o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste, quando desconsiderados os tumores de pele e não melanoma. O sinal de alerta começa a soar mais alto quanto mais as mulheres se aproximam dos 50 anos de idade.

Para além das estatísticas, são números que representam vidas e personagens reais. Como a jornalista natalense Zhamara Mettuza Damasceno, que aos 46 anos, sofreu o impacto do diagnóstico de câncer de mama. Foi em 2021, quando depois de alguns anos sem se submeter à mamografia, voltou a fazer o exame e recebeu o resultado depois confirmado com uma.

A jornalista conta que já tinha se submetido a mamografias, desde que entrou na faixa etária dos 40 anos, mas confessou que com a pandemia acabou relaxando no controle anual, que é justamente o que a campanha “Outubro Rosa”alerta as mulheres a não fazer, pois o diagnóstico precoce é a principal arma de combate contra o câncer de mama.

O médico mastologista Moises Schots confirma a evasão de pacientes provocada pela pandemia, algumas até que precisavam realizar o tratamento precoce do câncer de mama. Segundo ele, com o medo que se instalou durante a crise sanitária, elas deixaram de realizar o tratamento e tiveram os processos de cura prejudicados. Ele ressalta a importância de realizar os exames periódicos das mamas, com destaque para a mamografia, que deve ser iniciado no público geral a partir dos 40 anos e de forma anual.

Mais de 200 mil eleitores não foram votar no 1º turno só na Grande Natal/RN.

Mais de 200 mil eleitores aptos a votar não compareceram às urnas na Grande Natal no último domingo (2), segundo dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nos 15 municípios que compõem a região metropolitana, 201.735 eleitores se abstiveram.

A maior taxa de abstenção ocorreu em Natal, onde 117.554 eleitores não compareceram para votar. Isso equivale a 20,08% do total de eleitores aptos. Para se ter ideia, esse número é maior que a soma dos três candidatos mais votados em Natal para deputado federal (Natália Bonavides, do PT, General Girão, do PL, e Mineiro, do PT).

Em Parnamirim e São Gonçalo do Amarante, 3º e 4º maiores colégios eleitorais do Estado, as abstenções foram, respectivamente, de 23.310 eleitores faltosos (16,94%) e 11.931 (16,38%). Em todo o Estado, 464.112 eleitores não foram votar no 1º turno, o que equivale a 18,17% do total do eleitorado.

O combate à abstenção é tido pelas duas campanhas que disputam o segundo turno presidencial como uma estratégia fundamental para garantir a vitória no próximo dia 30 de outubro, especialmente por parte do entorno do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva.

Alguns estudos apontam que o eleitorado do petista é maioria entre os que se abstiveram, em função da dificuldade de acesso às urnas em determinadas localidades. Por causa disso, integrantes das campanhas chegaram a acionar a Justiça para garantir que o transporte público tenha frota total garantida no dia da eleição, além de gratuidade ou meia passagem.

Decreto autoriza nomeação de até 625 policiais rodoviários federais.

O Diário Oficial da União desta quinta-feira (6) publicou o Decreto 11.218/22 que nomeia até 625 policiais rodoviários federais aprovados em concurso e que concluem hoje o curso de formação.

Apesar de a medida contrariar a Lei nº 9.504, de 1997, conhecida como Lei Eleitoral, que veda a nomeação de servidores “nos três meses que o antecedem e até a posse dos eleitos”, em nota, a Secretaria-Geral da Presidência da República justificou a medida. O documento ressalta que existem exceções para a restrição, entre as quais a nomeação “necessária ao funcionamento inadiável de serviços públicos essenciais, com prévia e expressa autorização do chefe do Poder Executivo”.

Funcionamento inadiável

“Dentro desse contexto, o Ministério da Justiça e Segurança Pública ponderou que, devido às demandas do período eleitoral e às demandas das viagens no período de feriados e férias do final de 2022 e início de 2023, além de outras questões, a não nomeação imediata de pessoal para a Polícia Rodoviária Federal (PRF) comprometeria o funcionamento inadiável das atividades de segurança pública e segurança viária”, acrescentou o comunicado.

Sobre o número exato de nomeações, a Secretaria-Geral esclareceu que dependerá de vários fatores como, por exemplo, desistências, reprovações no curso de formação, candidatos sub judice e vagas disponíveis.

Armínio Fraga, Edmar Bacha, Pedro Malan e Persio Arida declaram voto em Lula no 2º turno.

Os economistas Edmar Bacha, Pedro Malan e Persio Arida declararam voto em Luiz Inácio Lula da Silva no 2º turno das eleições.

Armínio Fraga, presidente do Banco Central (BC) durante o segundo mandato do governo de Fernando Henrique Cardoso, já havia declarado sua preferência na terça-feira (4).

Em nota, os quatro economistas afirmaram: "Votaremos em Lula no 2º turno; nossa expectativa é de condução responsável da economia".

Malan foi ministro da Fazenda durante o governo de FHC e presidente do Banco Central durante o governo de Itamar Franco. Junto com ele, Persio Arida e Edmar Bacha foram os criadores do Plano Real.

Persio Arida, ex-presidente do BNDES e do Banco Central, declarou seu voto ontem quarta-feira (5), segundo o jornal "O Globo". Ele afirmou que considera o presidente Jair Bolsonaro “claramente uma ameaça à democracia brasileira” e que houve “imenso retrocesso civilizatório” em seu governo.

Para o economista, um eventual governo Lula será responsável fiscalmente e está com “expectativa de boas políticas econômicas na direção das reformas”, diante de uma base de apoio mais ao centro. Arida já coordenou o programa do atual candidato a vice-presidente pelo PT, Geraldo Alckmin, em campanhas anteriores.

Armínio Fraga já demonstrava ser crítico à gestão de Jair Bolsonaro (PL). Ele discursou durante a leitura de duas cartas em defesa da democracia, no dia 11 de agosto. O evento, organizado na Faculdade de Direito da USP, ocorreu em meio a ataques de Bolsonaro contra o processo eleitoral, com insinuações golpistas.

“Vou declarar apoio a Lula. Pensei em anular para indicar pouca confiança nos dois finalistas, pensando nas oportunidades desperdiçadas pelo PT no poder. Não vejo uma margem suficiente e, como já disse, os riscos aumentaram”, contextualizou Armínio ao Estadão.

Simone Tebet anuncia apoio a Lula no 2º turno da disputa pela Presidência.

A senadora e ex-candidata à Presidência Simone Tebet (MDB-MS) anunciou nesta quarta-feira seu apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno da disputa pelo Palácio do Planalto contra o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL).

Tebet, que terminou em terceiro lugar com 4,16% dos votos válidos no primeiro turno, já havia conversado antes por telefone com Lula, e agora selou o apoio após almoço com o ex-presidente.

“Depositarei nele (Lula) o meu voto, porque reconheço o seu compromisso com a democracia e a Constituição, o que desconheço no atual presidente”, disse Tebet, pedido desculpas a colegas que teriam pedido a neutralidade dela por temor de eventual perda de capital político com um posicionamento.

Lula já obteve, na terça-feira, as declarações de apoio formal do PDT, partido do ex-presidenciável Ciro Gomes –que terminou em quarto lugar no domingo– e do Cidadania. Também recebeu o apoio de figuras históricas do PSDB, partido com o qual rivalizou em eleições passadas, como José Serra e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Natal (RN) recebe grande evento com atrações nacionais durante jogos do Brasil na Copa do Mundo.

No próximo mês acontecem os jogos da Copa do Mundo e Natal (RN) vai receber um grande evento com atrações nacionais nos dias de jogos do Brasil no mundial.

O evento será organizado pela Clap Entretenimento, Oxent Entretenimento e Viva Promoções. Os três primeiros jogos do Brasil no mundial estão marcados para 24/11, 28/11 e 02/12.

Os shows vão acontecer na Arena das Dunas e as atrações serão divulgadas nos próximos dias.

Dentro da proposta de proporcionar uma experiência a quem for, o evento vai ter muitas ativações para envolver o torcedor que estiver na Arena das Dunas.

Mais informações no perfil http://@maisclap_ , @maisclap_ , da Clap Entretenimento no Instagram. 

PESQUISA IPEC: Lula tem 51% no 2º turno, e Bolsonaro, 43%.

Pesquisa do Ipec divulgada ontem quarta-feira (5), encomendada pela Globo, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 51% de intenção de votos no segundo turno e que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 43%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

  • Lula (PT): 51%
  • Bolsonaro (PL): 43%
  • Branco e nulo: 4%
  • Não sabe/não respondeu: 2%

Nos votos válidos, o levantamento apontou que Lula tem 55%, e Bolsonaro, 45%.

Foram entrevistadas 2.000 pessoas, entre segunda-feira (3) e quarta-feira (5), em 129 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02736/2022.

Simulações anteriores de 2º turno

Na simulação anterior de cenário de 2º turno, divulgada na véspera da votação do 1º turno, no domingo (dia 1º), Lula tinha 52% das intenções de voto, e Bolsonaro, 37%.

No primeiro turno da eleição 2022, Lula recebeu 57,2 milhões de votos (48,4%), e Bolsonaro, 51,07 milhões (43,2%). O segundo turno está marcado para 30 de outubro.

Brasileiro: com objetivos opostos, Avaí e Botafogo se enfrentam em SC.

Avaí e Botafogo se enfrentam na noite desta quinta-feira (6) no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, pela  30ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Enquanto os donos da casa buscam fugir da zona de rebaixamento (Z4), os visitantes ainda sonham com uma vaga na Copa Libertadores da América do ano que vem. O embate, a partir das 20h (horário de Brasília).

Faltam apenas nove rodadas para o fim do Brasileirão, Durante o campeonato, catarinenses e cariocas vem mantendo uma certa regularidade.  Em junho, o Avaí levou a melhor sobre o Alvinegro carioca: Kevin fez o gol da vitória dos catarinenses no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. O Leão da Ilha terminou o primeiro turno do campeonato  na 16ª posição e agora ocupa a vice-lanterna (19ª).

Do outro lado do campo, o Glorioso, 10º na tabela, mantinha uma invencibilidade de quatro jogos até tropeçar diante do líder Palmeiras, por 3 a 1, na última rodada. Para o jogo desta noite, o técnico português Luís Castro não poderá contar com Del Piage e Hugo, que receberam o terceiro cartão amarelo contra o Verdão.

Justiça determina prisão de professor acusado de praticar maus-tratos e cárcere privado contra própria mãe.

O Ministério Público Estadual pediu e a Justiça concedeu a prisão preventiva de Jocelin de Lima Bezerra, 53 anos, suspeito de maltratar a própria mãe, de 77 anos, em Macaíba. O homem é professor do ensino médio e havia sido preso em flagrante na tarde desta terça-feira (4), por policiais civis da 20ª Delegacia de Polícia Civil (DP de Macaíba).

A prisão ocorreu quando os policiais, atendendo denúncias anônimas, constataram que Jocelin mantinha a mãe em cárcere privado e sendo vítima de maus-tratos no bairro de Bela Vista. Cega, ela vivia confinada em um pequeno quarto, sem qualquer ventilação natural, iluminação e energia elétrica, dormindo em um colchonete de borracha e sendo forçada a se alimentar com as mãos.

De acordo com relatos dos policiais civis, a idosa foi encontrada despida e suja com os próprios excrementos fisiológicos, num cenário totalmente insalubre e inumano. Ela foi encaminhada, com apoio do CREAS de Macaíba, a um abrigo, na cidade de Ceará-Mirim/RN.

UFRN tem corte de R$ 8,8 milhões no orçamento e reitor diz que é ‘impossível’ cumprir contratos.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) comunicou que, após o novo bloqueio de recursos no Ministério da Educação (MEC), a instituição sofrerá um contingenciamento de R$ 8,8 milhões dos recursos federais. Esse é o terceiro bloqueio no ano – antes a UFRN já havia perdido cerca de R$ 24 milhões do previsto para 2022.

De acordo com a UFRN, esse novo valor bloqueado é referente ao orçamento de custeio, “recursos que são utilizados para contratos como terceirização e energia elétrica”. O reitor da UFRN, José Daniel Diniz, disse que, com esse novo bloqueio, é “impossível” a universidade fechar o ano cumprindo os compromissos em contrato.

“Não tem como as universidades concluírem o ano cumprindo com seus compromissos dos contratos com esse bloqueio que aconteceu. É simplesmente impossível de acontecer”, disse o reitor em entrevista ao g1.

O governo federal anunciou, no fim de setembro, um bloqueio de R$ 2,6 bilhões no orçamento da União, mas não detalhou quais ministérios sofreram o contingenciamento. Nesta quarta, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) disse que foi informada pelo MEC que o bloqueio para a educação superior foi de R$ 328 milhões.

O contingenciamento do governo federal ao orçamento do Ministério da Educação (MEC) foi consumado em um decreto na sexta-feira (30) e atinge todas as unidades federais, segundo a Andifes. O reitor da UFRN explicou que não haverá suspensão de aulas, apesar da queda do orçamento de custeio, mas que o único caminho para que a universidade consiga cumprir os contratos é com a liberação dos recursos.

Confira a agenda dos candidatos à Presidência para esta quinta (6/10).

Esta é a agenda dos dois candidatos à Presidência para esta quinta-feira (6). Candidatos fazem campanha na disputa para o segundo turno, que ocorre no último domingo do mês, dia 30 de outubro.

Jair Bolsonaro (PL): agenda não divulgada.

Lula (PT): às 10h, participa de caminhada em São Bernardo do Campo (SP). Às 15h haverá atendimento à imprensa, na capital paulista.

Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 8 milhões.

O concurso 2.526 da Mega-Sena, realizado ontem quarta-feira (5) no Espaço Loterias da Caixa em São Paulo, não teve acertadores das seis dezenas. Os números sorteados foram: 02 - 16 - 24 - 38 - 43 - 59.

O próximo concurso (2.527), no sábado (8), deve pagar um prêmio de R$ 8 milhões.

A quina teve 107 ganhadores e cada um vai receber R$ 21.481,79. Os 4.518 acertadores da quadra receberão o prêmio individual de R$ 839,40.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal.

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 4,50.

O sorteio é realizado às 20h, no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo.

2º turno tende a ter maior abstenção.

Dados históricos do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mostram que a abstenção no 2º turno das eleições tende a ser sempre maior que no 1º.

Agora, em 2022, eleitores terão que voltar às urnas em 30 de outubro para escolher entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) para ser o próximo presidente do Brasil. Na 1ª etapa do pleito, 20,95% dos eleitores habilitados para votar não compareceram.

Em 2018, a abstenção foi levemente menor do que a registrada neste ano: 20,3%. Naquela época, a eleição presidencial também foi ao 2º turno – e a taxa dos que não votaram subiu a 21,2%.

Vereador professor Silvano agradece aos camarenses a expressiva votação de seus candidatos.

O vereador professor Silvano Carlos, usou suas redes sociais para agradecer o apoio dos camarenses que contribuíram para a votação dos seus candidatos, Paulinho Freire, Maurício Filho e Rafael Motta.

“Muito obrigado a todos, a esperança continua viva nos corações de cada camarense”, disse Silvano.

Veja o vídeo:


quarta-feira, outubro 05, 2022

Com 5 deputadas eleitas, Assembleia Legislativa do RN terá maior representatividade feminina da história.

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte vai contar com a presença de cinco mulheres como deputadas a partir do próximo ano – a maior bancada feminina da história na Casa. O número representa um acréscimo de duas parlamentares em relação à atual legislatura.

Para as eleitas, embora seja um avanço importante, o número de deputadas ainda não é o ideal, visto que o Legislativo estadual tem 24 vagas. As mulheres representam 53% do eleitorado potiguar e serão 20,8% do parlamento.

A participação de cinco mulheres de uma vez na Casa Legislativa estadual é a maior desde 1966, segundo a série histórica do Tribunal Superior Eleitoral. Porém, segundo o Memorial da Assembleia Legislativa, essa é a maior bancada feminina registrada desde antes da década de 1960.

Segundo o jornalista Aluísio Lacerda, coordenador do Memorial do Legislativo, a primeira mulher eleita deputada no Rio Grande do Norte foi Maria do Céu Fernandes, em 1934. O maior número de mulheres no legislativo estadual antes da eleição deste ano havia sido de quatro parlamentares simultaneamente, marca alcançada em três oportunidades: nas eleições de 1998, 2002 e 2006.

Bandidos invadem fazendas, fazem arrastão e aterrorizam moradores em zona rural do RN.

Criminosos armados invadiram duas fazendas na noite dessa terça-feira (4), na zona rural de Campo Grande, no Oeste do Rio Grande do Norte. Moradores de uma propriedade perceberam a chegada dos bandidos e conseguiram se trancar dentro de casa, porém seus vizinhos não tiveram a mesma sorte.

Os criminosos conseguiram surpreender e render uma família. Além disso, realizaram um arrastão e atiraram diversas vezes contra casas da região. A Polícia Militar foi acionada e realizou diligencias na região, mas não encontrou nenhum suspeito.

Propaganda eleitoral no rádio e TV recomeça na sexta-feira.

Os dois candidatos a presidente da República e os 24 a governador que disputam o segundo turno das eleições podem retomar na sexta-feira (7) a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV.

A propaganda será veiculada nas emissoras que operam em VHF e UHF, bem como nos canais de TV por assinatura administrados pelo Senado, a Câmara dos Deputados, as assembleias legislativas, a Câmara Legislativa do Distrito Federal ou as câmaras municipais.

Deverão ser utilizados recursos de acessibilidade, como legendas em texto, janela com intérprete de Libras e audiodescrição sob responsabilidade dos partidos, federações e coligações.

No segundo turno, o tempo de propaganda é dividido igualmente entre os candidatos. A propaganda será veiculada até o dia 28 de outubro, 2 dias antes da votação, marcada para 30 de outubro.

Pelas normas eleitorais, a propaganda para presidente da República será veiculada na TV de segunda-feira a sábado, das 13h às 13h10, e das 20h30 às 20h40. No rádio, a propaganda para presidente vai ao ar de 7h às 7h10 e de 12h às 12h10.

O primeiro a se apresentar será o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por ter obtido maior número de votos no primeiro turno. A partir daí é feita a alternância com o presidente Jair Bolsonaro, que tenta a reeleição e ficou em segundo lugar.

Nos 12 estados em que a disputa para governador será definida no segundo turno, os candidatos poderão veicular propaganda de 7h10 às 7h20 e das 12h10 às 12h20 no rádio. Na televisão, o horário eleitoral para governador será de 13h10 às 13h20 e das 20h40 às 20h50.

Os candidatos têm 25 minutos de inserções por cargo, de segunda-feira a domingo, para veicular peças de 30 segundos a 60 segundos ao longo da programação.

Menino de 8 anos morre após ser atropelado por ônibus escolar no Agreste de Pernambuco.

Um menino de oito anos morreu, na tarde de ontem terça-feira (4), após ser atropelado por um ônibus escolar na cidade de Lajedo, no Agreste de Pernambuco. Davi Pyetro Gomes da Silva morreu no local. Ele tentava atravessar, junto com a avó, a avenida Presidente Vargas. A mulher teve escoriações leves.

De acordo com a Prefeitura de Lajedo, a manutenção do veículo “está em dia” e o motorista, habilitado, bem como todos os parâmetros estavam “adequados”.

“A gestão municipal está prestando todo o apoio necessário à família da vítima e se colocando inteiramente à disposição da mesma”, informou a prefeitura em comunicado. A prefeitura também alegou que o acidente “ocorreu fora do horário escolar”.

A prefeitura informou que a avó e o menino cruzaram a avenida com “veículos em movimento”. “Segundo informações da polícia, através de imagens registradas nas câmeras da região, o motorista não teve como evitar o acidente, pois as vítimas surgiram inesperadamente”, cita o texto.

“A Secretaria de Educação está dando todo suporte e assistência possível à família nesse momento tão difícil. Lamentamos profundamente esse acidente trágico”, completa a nota. A escola onde Davi estudava também lamentou a morte: “A Escola Municipal Professora Irene Leão se solidariza com a família e amigos do pequeno Davi Pyetro por sua trágica partida precoce”.

Em nota, a Polícia Civil de Pernambuco informou que registrou o caso como “acidente de trânsito com vítima fatal”. A corporação disse que o motorista teria fugido do local após o atropelamento. “As investigações foram iniciadas e continuam até total elucidação do caso”, afirmou a polícia.

Estudo mostra Mossoró entre os 90 melhores municípios do Brasil em inovação tecnológica.

De acordo com a 8ª edição do Ranking Connected Smart Cities (CSC), de forma pioneira, Mossoró aparece entre os 100 melhores municípios do país no segmento de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

A cidade ficou em 90º lugar entre os municípios brasileiros do ranking CSC no eixo de inovação tecnológica, que objetiva mapear os municípios com maior potencial de desenvolvimento no Brasil através de indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade.

Foram avaliados, entre os municípios brasileiros, aspectos, como serviços ofertados à população por meio do uso de sistemas, percentual de empregos no setor TIC, cobertura 4G no município, percentual de empregos formais de nível superior, bilhete eletrônico de transporte público, cadastro imobiliário, centro de controle e operações, incubadoras, semáforos inteligentes, velocidade média das conexões, entre outros aspectos.

“Dentro do conceito de governo digital, aperfeiçoamos e buscamos oferecer à população cada vez mais serviços on-line pelo portal da Prefeitura, através do programa ‘Mossoró Digital’, lançado ano passado, além de integrarmos sistemas e implantarmos soluções tecnológicas que dão celeridade aos procedimentos administrativos. Também fomentamos e induzimos a criação de um ecossistema tecnológico a partir da criação da lei das startups, por exemplo”, Destacou o Prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra.

Ranking Connected Smart Cities é um estudo desenvolvido pela Urban Systems desde 2015 que congrega 75 indicadores em 11 eixos temáticos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia.

Governador reeleito no Pará, Helder Barbalho anuncia apoio a Lula para o 2º turno.

Helder Barbalho, governador do MDB reeleito no Pará, anunciou nesta quarta-feira (5) que vai apoiar o ex-presidente Lula (PT) no segundo turno das eleições 2022. Mais cedo, o candidato do PT havia informado nas redes sociais sobre o apoio. O MDB liberou seus diretórios a apoiarem quem quiserem.

Segundo o governador, o projeto apresentado pelo ex-presidente Lula é o que mais se assemelha com o do MDB , na qual está o fortalecimento das instituições, o respeito a democracia e às relações federativas.

"Certamente a identidade do presidente Lula com o Estado do Pará pelas obras, pelo legado deixado aos momento que esteve presidente da República faz com que a população do nosso estado reconheça essas importantes ações. E acima de tudo projeta que nos podemos fazer uma ampla parceria", afirma.

Helder Barbalho se reelegeu ao governo do Pará no primeiro turno. Ele alcançou 70,41% (3.117.276) dos votos válidos no estado, se tornando o candidato mais votado no Brasil, proporcionalmente. O apoio de Helder é fundamental para a campanha de Lula no Pará, consolidando a força do petista na região Norte.

Assim como Helder, a senadora e ex-candidata à presidência da república Simone Tebet (MDB), está com caminho livre para declarar apoio ao Lula também. o PT quer logo uma “foto” de Lula e Simone. O petista terá hoje um encontro com lideranças políticas e parlamentares do congresso nacional, que demonstrarão apoio à candidatura. A ideia era mostrar a união e explorar a adesão da força de Simone.

Mas uma ala do MDB segue reticente sobre o encontro, e prefere um anúncio solo. Como o partido não vai completamente para o lado de Lula, seria uma forma de se resguardar, e mostrar que o apoio é crítico. Até a tarde desta quarta-feira (5), ligações, pedidos e acertos devem acontecer, de olho no anúncio.

No estado de São Paulo, o MDB anuncia apoio a Tarcisio nesta quarta (5) ao meio-dia, com participação do prefeito da capital, Ricardo Nunes. E o ex-presidente Michel Temer deve se encontrar com Bolsonaro no fim de semana, e há expectativa de que anuncie apoio a ele.

Mas uma ala do MDB segue reticente sobre o encontro, e prefere um anúncio solo. Como o partido não vai completamente para o lado de Lula, seria uma forma de se resguardar, e mostrar que o apoio é crítico. Até a tarde desta quarta-feira (5), ligações, pedidos e acertos devem acontecer, de olho no anúncio.

Senado aprova liberação de fundos para financiar piso da enfermagem.

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (4) o projeto de lei que prorroga a liberação de recursos dos fundos estaduais e municipais de saúde e assistência social. Segundo o relator, senador Marcelo Castro (MDB-PI), a medida é uma alternativa para financiar o piso nacional da enfermagem. O texto segue para a Câmara dos Deputados.

O projeto atualiza duas leis que autorizaram a transposição de saldos financeiros ociosos dos fundos. Desse modo, as verbas podem ser usadas dentro das áreas de saúde e assistência para finalidades diferentes das originais. O objetivo das leis era disponibilizar recursos adicionais para o combate à covid-19 nos estados e municípios. A autorização, válida até o final de 2021, fica prorrogada para o final de 2023.

Castro destacou que a aprovação do projeto é a primeira solução apresentada pelo Senado para destravar o piso da enfermagem, que foi suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O argumento do ministro Roberto Barroso, autor da decisão, foi que a criação do piso sem uma fonte de recursos garantida levaria a demissões no setor e colocaria em risco a prestação de serviços de saúde.

Castro afirma que a liberação dos recursos dos fundos é uma “injeção na veia” para os entes da federação, ao mesmo tempo que não traz impacto fiscal.

O senador estima que a prorrogação das transposições financeiras disponibilizaria imediatamente R$ 4 bilhões para os estados e municípios. Ele ressaltou que a medida é apenas temporária, para permitir que os entes se planejem para assumirem o pagamento do piso com recursos próprios no futuro. Também lembrou que o Congresso ainda precisa deliberar sobre saídas para ajudar o cumprimento do piso no setor privado e nos hospitais filantrópicos e santas casas.

Homem é esfaqueado e morre em briga de trânsito após deixar filha na escola em Natal/RN.

Um homem de 30 anos foi morto a facadas durante uma briga de trânsito que aconteceu na manhã desta quarta-feira (5) no bairro Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte de Natal. O crime aconteceu por volta das 7h30 na avenida Boa Sorte, em frente à escola onde a filha da vítima estuda.

De acordo com familiares, Alisson Barros dos Santos, de 30 anos, tinha ido deixar a filha de 10 anos na Escola Municipal Dalva de Oliveira e voltava para casa, quando um carro conduzido por um feirante que chegava ao local bateu na bicicleta dele.

Testemunhas relataram à polícia, que os dois homens começaram a discutir. O feirante, então, teria sacado uma faca peixeira e desferido três golpes na vítima. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para prestar socorro, mas Alisson morreu na via, em frente à escola onde a filha estuda. O autor do crime fugiu.

A Polícia Militar foi acionada e fez isolamento do local de crime até a chegada do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), que recolheu o corpo. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Vazamento de gás tóxico mata mulher e suspende aulas no interior de SP.

Um vazamento de gás tóxico matou uma mulher de 38 anos e deixou ao menos duas pessoas em estado grave na noite de ontem (4), em Pontal, no interior paulista. A prefeitura disponibilizou um ginásio de esportes para que os moradores dos bairros afetados não permanecessem na região durante a noite.

Segundo o prefeito José Carlos Neves, alguns pacientes precisaram ser transferidos para outras cidades por causa da grande procura por atendimento médico no município. De acordo com ele, ao menos 70 pessoas buscaram os serviços de saúde, sendo que cinco permaneciam internadas na manhã de hoje (5). Duas pessoas haviam sido entubadas ontem.

Aulas suspensas

Devido ao vazamento de gás, a prefeitura de Pontal suspendeu o atendimento de todos os serviços públicos, inclusive as aulas da rede pública e privada. O atendimento deve ser retomado amanhã (6).

De acordo com o prefeito, as causas do acidente estão sendo investigadas. Em uma transmissão ao vivo, realizada na manhã de hoje, ele diz que entre as hipóteses está que o gás seja composto de cloro ou amônia.

A prefeitura divulgou um comunicado informando que análises no bairro de Campos Elíseos, onde houve o vazamento, não indicaram contaminação do sistema de água.

Aluno pega arma de CAC e dispara contra três estudantes em escola pública de Sobral, no Ceará.

Um aluno com uma arma atirou em três estudantes de uma escola estadual em Sobral, no Ceará, nesta quarta-feira (5). Ao menos três pessoas foram feridas, segundo a polícia. A arma utilizada no crime pertence a um CAC (Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador).

Inicialmente a polícia havia informado que o dono da arma era pai do jovem, porém a Secretaria da Segurança negou e informou que ainda apura a identidade do CAC. Os tiros foram disparados na Escola Estadual Professora Carmosina Ferreira Gomes, no Bairro Sumaré, em Sobral.

"A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social informa que um adolescente de 15 anos, suspeito de um ato infracional análogo ao crime de tentativa de homicídio em uma escola estadual, foi apreendido com uma arma de fogo registrada no nome de um CAC (colecionador, atirador desportivo e caçador), que seria familiar do jovem", disse a pasta, em nota. 

Segundo a Santa Casa de Sobral, dois adolescentes foram baleados na cabeça e um deles está em estado grave de saúde e intubado. A segunda vítima está internada estável e a terceira foi baleada na perna e não há informações sobre seu quadro.

O atirador, de 15 anos, estuda na mesma sala de aula das três vítimas, onde cursam o 1º ano do Ensino Médio. O aluno havia ido para a aula no horário normal, levando livros e material escolar. O vigilante da escola não percebeu que ele estava com arma escondida sob o uniforme escolar. Por volta das 10h, ele fez os disparos que atingiu os colegas de sala.

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) lamentou o ocorrido e informou a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 6, responsável pela região, adotou imediatamente as providências necessárias para socorro das vítimas e acionamento do trabalho policial.

"Os três alunos foram levados para atendimento na Santa Casa de Misericórdia de Sobral e seus familiares estão sendo acolhidos pela equipe da Coordenadoria Regional, que inclui assistente social e psicóloga", disse a Seduc.

Ainda conforme a Secretaria, a pasta tem reforçado, constantemente, ações visando a segurança do ambiente escolar, tanto em termos físicos quanto psicológicos. Além disso, a secretária da Educação, Eliana Estrela, está se deslocando para Sobral para acompanhar a situação e prestar o apoio necessário.