sábado, outubro 24, 2015

Cáritas promoverá Seminário de Mulheres em João Câmara/RN.

A Cáritas da Arquidiocese de Natal,  entidade de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário, irá realizar em João Câmara/RN no dia 7 de novembro o ‘Seminário de Mulheres’.

O evento irá acontecer no auditório do IFRN – Campus João Câmara/RN, das 8h às 16h com o tema: “Compartilhando Vivências para  Transformar Vidas”.

Operação ENEM 2015 integra instituições no RN.

O Operação ENEM 2015 foi iniciada no Rio Grande do Norte neste sábado, (24), desde às 6h com a escolta dos testes aos locais de aplicação da prova.

Às 8h, oficiais do Comando do Policiamento Metropolitano se reuniram no Centro Integrado de Comando e Controle Regional afim de receberem as devidas instruções para a coordenação e fiscalização da segurança nas escolas que estão realizando o ENEM 2015.

O CICCR-RN está reunido para operação integrada e neste momento se fazem presentes membros da Policia Militar, Policia Civil, Policia Federal, Rodoviária Federal, STTU, INEP, Correios, Bombeiros Militares, Cosern, todos irmanados no mesmo objetivo: a integração durante a Operação ENEM 2015.

Para tanto foi disponibilizada toda a estrutura do Centro de Comando e Controle de onde as decisões em conjunto são tomadas em prol do desenvolvimento da operação.

Todos os postos já estão devidamente policiados através de militares a pé, sendo devidamente fiscalizados por oficiais que estão sendo monitorados em tempo real no CICCR através de ferramentas tecnológicas de posicionamento global.

Não há registros de quaisquer ocorrências até o momento e o Gabinete de gestão no CICCR estará mobiizado até o fim da operação neste sábado.

Governo convoca servidores efetivos para Censo Cadastral Previdenciário.

O Governo do Rio Grande do Norte começa, no próximo dia 26, o Censo Cadastral Previdenciário com o objetivo de atualizar os dados de todos os servidores efetivos, aposentados e pensionistas do Estado. A primeira etapa começa na segunda-feira (26) com os servidores ativos lotados em Natal e São Gonçalo do Amarante. O recadastramento é um projeto piloto do Ministério da Previdência Social (MPS).

No RN, os trabalhos são coordenados pela Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos (Searh) e pelo Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais (Ipern). Todos os servidores ativos, aposentados, dependentes e pensionistas vinculados a Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) no Estado, aproximadamente 100 mil servidores do Executivo, estão convocados a comparecer com a documentação necessária (originais ou cópias autenticadas) para o recadastramento, que acontecerá no período de 26 de outubro de 2015 a 11 de março de 2016. Para conferir os documentos exigidos e consultar o período de agendamento, é preciso acessar o site www.melhorparavoce.rn.gov.br.

MEC economiza R$ 16,5 milhões com Enem 2015.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pela realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vinculado ao Ministério da Educação, poupou R$ 16,5 milhões com o exame de 2015.

Pela primeira vez, os cartões de confirmação de inscrição não foram enviados pelos Correios. Para acessar as informações, os candidatos tiveram que entrar no Portal do Participante, no site do próprio Inep.

O cartão apresenta os dados do participante — data, hora e local de realização das provas; nome; CPF; número de inscrição no Enem; opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol); necessidade de atendimento especializado ou específico (quando houver); além de indicação de solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso).

A edição do Enem 2015 registrou 7,7 milhões de inscrições. Até as 17 horas de sexta-feira (23), 6,6 milhões de pessoas já haviam acessado cartão de confirmação na internet.

A nota do Enem é usada como critério de acesso a 115 instituições, para quem deseja obter bolsas do ProUni (Programa Universidade para Todos), o Fies (Financiamento Estudantil) e cursos técnicos do Sistema de Selação Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). A prova também pode ser usada para estudantes maiores de 18 anos que desejam obter o diploma do ensino médio.

Pela primeira vez, a USP (Universidade de São Paulo) vai adotar o exame para preenchimento de 13,5 % das vagas do vestibular de 2016.

Pela primeira vez, Xuxa derrota a Globo e “Teleton” chega a liderar.

Na noite de ontem sexta-feira (23), a eterna Rainha dos Baixinhos esteve no palco do “Teleton”, e participou da maratona ao lado de Eliana, Daniel e Ivete Sangalo, mas infelizmente não teve a presença de Silvio Santos.

A participação de Xuxa na maratona chamou a atenção e virou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais e o “Teleton” assumiu a liderança, chegando a abrir pelo menos 1 ponto de vantagem sobre a Globo.

Logo em sua chegada no palco, Xuxa soltou um “Quase não me deixaram vir” e cantou um de seus maiores sucessos. Vale lembrar que a Record liberou seus alguns de seus apresentadores de última hora.

Furacão Patricia ameaça México com consequências potencialmente catastróficas.

O México se prepara para enfrentar o mais forte furacão já registrado nas Américas, que traz consigo um “potencial catastrófico”. Segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, o Patricia já provocou na tarde da última quinta-feira ventos de 240km/h e alcançará a categoria 5 – o nível mais alto da escala Saffir-Simpson.

São esperados ventos de até 325km/h, que seriam fortes o suficiente para “fazer um avião ir pelos ares e mantê-lo voando”, segundo a Organização Meteorológica Mundial, que comparou a intensidade do Patrícia à do tufão Haiyan, que matou 6,3 mil pessoas nas Filipinas em 2003.

A Secretaria de Governo do México declarou estado de “emergência extraordinária” em várias localidades dos Estados de Colima, Nayarit e Jalisco com a iminente chegada do furacão. Cerca de 400 mil pessoas vivem nas áreas consideradas vulneráveis ao furacão. “Os prognósticos seguem indicando que a zona de impacto do olho do furacão será o Estado de Jarisco”, explicou o diretor da Cmissão Nacional da Água, Roberto Ramírez de la Parra. “É muito provável que esse furacão seja o mais intenso que já existiu na parte do Pacífico do nosso país.”

Princípio de incêndio na agência do Banco do Brasil de João Câmara/RN.

Um princípio de incêndio foi registrado na manhã deste sábado(24) na agência do Banco do Brasil de João Câmara/RN. O fogo teve origem na área de atendimento ao cliente onde algumas janelas tiveram os vidros quebrados.

O incêndio já foi controlado, mas há muita fumaça preta no interior da agência. O serviço de autoatendimento dos caixas eletrônicos foi desligado.

As portas estão abertas e a Polícia Militar está no local para evitar que as pessoas entrem no prédio. Outras informações a qualquer momento.

RN: mais de 3 milhões de viajantes se deslocaram de avião.

O potencial do Brasil para criar novas rotas aéreas é uma das principais conclusões de um estudo divulgado pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). De acordo com a pesquisa O Brasil que Voa – Perfil dos Passageiros, Aeroportos e Rotas do Brasil, foram mapeadas 252 cidades brasileiras com demanda para ocupar entre 50% e 85% dos assentos das aeronaves. De acordo com o levantamento, 3,19 milhões de viajantes se deslocaram no estado do Rio Grande do Norte por vias aéreas no ano passado. Aumentar o fluxo aéreo é um impulso que pode transformar o turismo brasileiro.

Afinal, mais da metade dos viajantes (51,8%) que se desloca pelo país atualmente em busca de destinos turísticos o fazem de avião, de acordo com o Ministério do Turismo. No estudo da SAC foram entrevistados 150 mil passageiros em 65 aeroportos durante o ano passado, que movimentam 98% do tráfego aéreo brasileiro. Um dos fatores que têm contribuído para ampliar a competitividade do Rio Grande do Norte é o Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves. O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, destacou a importância do aeroporto para o estado.

sexta-feira, outubro 23, 2015

Convite da 16ª DIRED: I Feira regional de Ciências do Mato Grande/RN.


Convite: Seminário de Mulheres da Região do Mato Grade/RN.


Livro de professor da UFRN está entre os finalistas do Prêmio Jabuti 2015.

O livro intitulado “Mudanças Climáticas e as Cidades: Novos e Antigos Debates na Busca da Sustentabilidade Urbana e Social”, do professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Ricardo Ojima, está entre os 10 finalistas na categoria "Ciências da Natureza, Meio Ambiente e Matemática" da edição deste ano do Prêmio Jabuti.

Lançado em 2013 pela editora Blucher, de acordo com a sinopse, o livro busca avançar nas dimensões humanas das mudanças ambientais globais, entre elas as mudanças no clima, um tema bastante suscitado desde 2007 com o 4º relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), tornando-se a principal bandeira de todo o esforço de discussão sobre meio ambiente.

O livro é resultado de discussões realizadas entre 2010 e 2011 pela Sub-rede Cidades, da Rede Brasileira de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (RedeCLIMA), que reúne pesquisadores de diversas áreas do conhecimento e de instituições do país na busca da compreensão das cidades no contexto das mudanças climáticas.

Ricardo Ojima é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Demografia da UFRN e editor adjunto da revista Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Jabuti.
Criado em 1958, o Jabuti é o mais tradicional prêmio do livro no Brasil. Além de valorizar escritores, o prêmio destaca a qualidade do trabalho de todas as áreas envolvidas na criação e na produção de um livro. A edição deste ano contempla 27 categorias.

Jovem que ficou cego com bala de borracha passa dia deitado: 'dói muito'.

O jovem de 15 anos que ficou cego do olho esquerdo após ser atingido por um tiro de bala de borracha disparado por um policial militar passa parte do dia deitado e reclama de dores de cabeça, no olho atingido e de muitas tonturas. "Dói muito”, afirmou ao g1 nesta sexta-feira (23). O caso aconteceu na madrugada de domingo (19) na Brasilândia, na Zona Norte de São Paulo.
 
A polícia dispersava um baile funk perto da casa do adolescente, que não estava na festa. Segundo a família, ele participava de uma confraternização com parentes em casa quando foi atingido pelo tiro, disparado por um PM do 47º Batalhão. 

"Ele deve voltar ao hospital daqui a alguns dias para saber como ficaram os pontos e verificar a necessidade de outra cirurgia", disse a mãe, que está bastante abalada com o ocorrido.

O jovem cursa o 1º ano do ensino médio e a mãe está preocupada com o ano escolar. "Não quero que meu filho perca o ano. Vou levar o atestado médico e falar com a direção para saber o que pode ser feito para que ele não perca o ano escolar", disse. G1.

Senado realizará audiência em Natal de lançamento da campanha Mais Mulheres na Política.

A campanha da bancada feminina do Senado por Mais Mulheres na Política será lançada em audiência pública no Plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, na próxima segunda-feira (26), às 9h. A proposição é da senadora Fátima Bezerra, da Procuradoria Especial da Mulher do Senado, e da deputada federal Zenaide Maia. As senadoras Vanessa Grazziotin (AM), Regina Souza (PI) e a deputada federal e procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados, Elcione Barbalho (PA), confirmaram presença.

A senadora Fátima Bezerra convida a sociedade potiguar a aderir à caravana nacional que cresce no Brasil em favor da PEC da Mulher (98/2015), matéria que prevê a reserva de 10% das cadeiras nas próximas eleições, 12% nas eleições seguintes e 16% nas que se seguirem. A PEC foi aprovada em segundo turno pelo Senado e tramita agora na Câmara dos Deputados. A senadora destacou a importância de se discutir com a sociedade a PEC que reserva a cada gênero um percentual mínimo de cadeiras nas representações legislativas em todos os níveis federativos.

Grupo formado por mulheres protesta contra falta de água em cidade do interior do RN.

vv
Um grupo de mulheres protestaram contra a falta de água na cidade de Várzea, cidade a 84km de distância da capital potiguar. A manifestação aconteceu no escritório da Companhia de Água e Esgoto do Rio Grande do Norte – Caern. O manifesto aconteceu por volta das 7 horas desta sexta-feira (23).
 
De acordo com informações repassadas ao VNT, um grupo mulheres revoltadas com a falta de água em suas residências se deslocaram até o escritório da Caern, localizado na rua Coronel Felipe Jorge, no centro da cidade, para protestarem, segundo elas, a falta de água já dura mais de vinte dias. Ainda segundo informações elas estariam armadas de pau, chegando lá foram avisadas que a água já tinha sido liberada.

MPF apura supostas irregularidades na aplicação de recursos federais pela Prefeitura de Parnamirim/RN.

O Ministério Público Federal abriu investigação contra a Prefeitura de Parnamirim. Assinada pela procuradora Cibele Benevides Guedes da Fonseca, a ação visa apurar supostas irregularidades na aplicação de recursos federais dos Programas Estratégia de Saúde da Família, Saúde Bucal, Agentes Comunitários de Saúde e Núcleo de Apoio à Saúde da Família do Município, especialmente no que tange às verbas adicionais do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade – P-MAQ do Ministério da Saúde. A denúncia foi feita ao MPF pela 6ª Promotoria de Justiça da Comarca de Parnamirim.

Hoje (23) começa o “Teleton”.

Na noite desta sexta (23), após o “Programa do Ratinho”, se iniciarão os trabalhos do “Teleton”.

A “maratona do bem” tem como objetivo arrecadar fundos para a AACD, entidade sem fins lucrativos referência nacional em tratamento e reabilitação de crianças, jovens e adultos com deficiência física.

O objetivo é que as emissoras do Brasil se unam em prol desta causa maior, e o SBT cede 25 horas de sua programação para a transmissão do evento, com a participação de inúmeros artistas da música e da TV.

Esta edição apresentou algumas dificuldades em relação a participação de alguns artistas, mas conseguirá com que a meta deste ano seja alcançada e superada, com as doações de todo o Brasil.

Dilma Rousseff veta lei que fixaria em 75 anos aposentadoria no serviço público.

A presidenta Dilma Rousseff comunicou ao Senado, em mensagem publicada no Diário Oficial, que decidiu vetar integralmente o projeto de lei complementar de autoria do senador José Serra (PSDB-SP) que elevava para 75 anos a aposentadoria compulsória dos servidores públicos. Ela alegou que o tema é de iniciativa privativa do presidente da República, sendo o texto portanto inconstitucional.

Em maio deste ano, o Congresso promulgou emenda constitucional elevando de 70 para 75 anos a idade para a aposentadoria compulsória dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), dos demais tribunais superiores e do Tribunal de Contas da União (TCU).

Em seguida, acatando a proposta do senador José Serra (PL 274/2015 – Complementar), a Câmara e o Senado aprovaram a extensão do novo limite a todo o serviço público, enviando o texto em seguida para sanção presidencial. Na defesa do projeto, Serra disse que a iniciativa representava um jogo de soma positiva, com vantagens para o servidor e para as finanças públicas.

De acordo com o senador, a aplicação dessa regra no poder público resultaria numa economia de R$ 1 bilhão ao ano.

– É uma diminuição dos gastos dos governos lenta, firme e segura – disse ele.

“Ouvidos, os Ministérios da Justiça, da Fazenda, do Planejamento, Orçamento e Gestão e do Trabalho e Previdência Social manifestaram-se pelo veto ao projeto de lei complementar”, afirmou Dilma na mensagem dirigida ao presidente do Senado, Renan Calheiros. O veto agora será submetido à deliberação do Congresso Nacional.

Netflix divulga trailer de “Ursinhos Carinhosos”; confira.

A Netflix divulgou nesta quinta-feira, 22 de outubro, o primeiro trailer de “Ursinhos Carinhosos & Seus Primos”, nova série original da empresa para crianças, com os ursinhos mais fofos da televisão.

“Ursinhos Carinhosos” conta a história de uma família de ursos que ajudam as pessoas a trocarem bons sentimentos e a protegerem a terra do vilão Coração Gelado, que quer acabar com o amor.

Bancos oferecem reajuste de 10% e sindicato discute fim da greve.

Os representantes dos bancários analisam nesta sexta-feira (23) se encerram a greve dos trabalhadores do setor, que já dura 18 dias.
Pela manhã, a Fenaban, que representa os bancos, ofereceu reajuste de 10% para salários e PLR, além de 14% para vales refeição e alimentação, de acordo com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região.

Apesar de a proposta estar abaixo dos 16% de reajuste pedido inicialmente, o comando grevista se reuniu para decidir se aceita ou não a proposta. Ainda não há uma definição sobre o caso.

A categoria recebeu aumento real de 20,07% no período entre 2004 e 2014. No ano passado, foram 2,02% acima da inflação.

Na quinta-feira (22), a paralisação atingiu 957 locais nesta quinta (22), sendo 950 agências e sete prédios administrativos, mobilizando cerca de 26 mil trabalhadores.

Desde o dia 25 de setembro, os bancos apresentaram três propostas. A primeira previa reajuste de 5,5%, com abono de R$ 2.500. Na segunda oferta, feita dia 20, apresentaram correção de 7,5% aos salários, sem abono. E na quarta (21), houve proposta de reajuste de 8,75% também sem abono.

Em resultado surpreendente, Ovelha é o quarto eliminado da “Fazenda 8″.

Na noite ontem quinta-feira (22), o público decidiu se Carla Prata ou Ovelha deveriam seguir no reality apresentado por Roberto Justus.

Após receber 47,85% dos votos,  o cantor Ovelha se tornou o quarto eliminado desta temporada de “A Fazenda 8″. Apesar da votação apertada, o resultado pegou muita gente de surpresa, já que a maioria das enquetes realizadas por sites apontava a saída de Carla Prata.

Para quem não sabe, Ovelha foi o primeiro participante a entrar na sede. Desde o primeiro dia, o cantor já deu sinais do temperamento forte e “palhaço” ao mesmo tempo. Também no primeiro dia de confinamento, Ovelha também deixou claro que, apesar do espirito brincalhão, não levaria desaforo para casa e se “recebesse uma patada, responderia com duas”. A prova veio na noite da Festa do Pijama, quando Ovelha teria ameaçado os peões com uma faca, o que foi confirmado como uma inverdade pelo diretor do programa.

“Cortar o Bolsa Família significa atentar contra 50 milhões de brasileiros”, afirma Dilma.

A presidenta Dilma Rousseff alertou que “cortar o Bolsa Família significa atentar contra 50 milhões de brasileiros que hoje têm uma vida melhor por causa do programa”. “Não podemos permitir que isso aconteça”, afirmou, em seu Twitter. O Bolsa Família completou 12 anos na terça-feira (20), o que significa que “o Brasil tem a primeira geração de crianças que não passaram fome e que estão na escola”, comemorou a presidenta.

“É o maior programa de inclusão social do mundo. Destinado aos mais vulneráveis, ele mantém 36 milhões de pessoas fora da extrema pobreza. O Bolsa Família garante ainda que 17 milhões de crianças e adolescentes estejam na escola e ajudou a reduzir em 58% a mortalidade infantil”, lembrou. Por isso, ela disse estar certa de que o bom senso prevalecerá na destinação de recursos ao programa. “O Bolsa Família é prioridade máxima para o meu governo, como foi para o do ex-presidente Lula. A ONU e o Banco Mundial reconhecem a importância e o sucesso do Bolsa Família”.

24ª Aniversário da Igreja de Cristo no Brasil em João Câmara/RN..


STF decreta sequestro de contas de Cunha que têm R$ 9 milhões na Suíça.

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou hoje (22) o bloqueio e sequestro de 2,4 milhões de francos suíços, equivalentes a R$ 9 milhões, atribuídos ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em contas na Suíça, atendendo ao pedido, feito na semana passada, pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Com o sequestro das contas, a PGR pretende começar a investigar se Cunha e sua família cometeram o crime de evasão de divisas, caracterizado pelo envio ilegal de dinheiro ao exterior sem declaração à Receita Federal. Zavascki decidiu que os valores poderão ser transferidos para o Brasil, e o procurador passa a ter autorização para iniciar as investigações, de acordo com tratado de cooperação assinado com a Suíça.

São João do Sabugi agora é primeira Cidade Digital do RN.

O secretário de Meio Ambiente Beto Palmeira da cidade de São João do Sabugi deu detalhes sobre a implantação do Programa Cidade Digital, destaque para a primeira cidade do RN a implantar esse sistema.

Disse que tudo começou no ano de 2012 quando São João do Sabugi fez o pleito sendo assim contemplado entre os 80 em todo o Brasil. Disse ainda que nesse ano de 2015 São João é a 20ª cidade no país a entrar em funcionamento a esse belo projeto que visa resgatar a cidadania através da inclusão digital sendo ele um facilitador da administração pública oferendo assim mais praticidade e tecnologia.

Na área de saúde será uma grande ferramenta de auxílio quando o médico que esteja atuando no município vai passar abrir uma página digital os prontuários do cidadão tendo assim acesso rápido, por exemplo, quantos exames o paciente fez, quais os remédios que foram prescritos, quais as cirurgias que fez e até quais foram os últimos remédios que tomou.

Natal terá esquema especial para trânsito durante Enem.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana preparou um esquema especial para garantir uma melhor fluidez no trânsito durante os dois dias de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado neste sábado (24) e domingo (25).

Ao todo 60 agentes estarão posicionados das 7h às 13h da manhã nos principais cruzamentos da cidade. De acordo com o chefe de fiscalização de trânsito da STTU, Rogério Leite, o objetivo da operação é garantir que os candidatos cheguem com tranquilidade e segurança aos locais de prova.

Os agentes estarão posicionados nos seguintes cruzamentos: na Avenida Bernardo Vieira com a Coronel Estevam, Jaguarari, Interventor Mário Câmara, São José, Romualdo Galvão, Salgado Filho e Ruy Barbosa.

No Alecrim, o esquema estará montado nos cruzamentos da Avenida Presidente Bandeira com a Rua dos Canindés e Coronel Estevam. Na Prudente de Morais também haverá operação da STTU. Os agentes de trânsito darão orientações aos motoristas desde a Alexandrino de Alencar até a Amintas Barros. A operação se repetirá na Salgado Filho, nos mesmos cruzamentos.

Ainda de acordo com Rogério Leite, é importante que os candidatos cheguem com antecedência aos locais de prova, visto que o fluxo não está livre de imprevistos, além da frota de ônibus ser naturalmente menor em função do final de semana.

“A secretaria está montando esse esquema como forma que garantir o máximo de tranquilidade no trânsito para que ninguém seja prejudicado, mas cada candidato tem que fazer a sua parte e montar ele mesmo o seu cronograma para não se atrasar”, orientou.

“Os Dez Mandamentos” (23/10/2015): Moisés pede a Nefertari para soltar os escravos e avisa da nova praga.

No capítulo desta sexta-feira, dia 23 de outubro, de “Os Dez Mandamentos”, Moisés (Guilherme Winter) fica desesperado e toma uma atitude radical: invade o quarto de Nefertari (Camila Rodrigues).

O Libertador dos Hebreus implora para que ela convença seu marido, Ramsés (Sérgio Marone), para parar de ser teimoso como uma mula-para não dizer coisa pior- a libertar os escravos.

Nefertari não ouve e ainda tenta novamente se insinuar ao Libertador, mas sem sucesso. No fim, a rainha acaba vendo o sofrimento nos olhos do filho de Joquebede (Denise Del Vecchio). Então, ele não tem outra alternativa, e diz que se o rei não libertar os hebreus, Amenhotep (José Victor Pires) irá pagar com a vida, o que a deixa assustada.

Greve dos bancários continua nesta sexta-feira.

A rodada de negocição entre bancos e trabalhadores, marcada para quinta feira (22), foi adiada e terá continuidade nesta sexta-feira (23), às 9h30. Segundo o Sindicato dos Bancários, a categoria irá manter amanhã a greve, iniciada há 17 dias.

Hoje, segundo a entidade, foram fechados 957 locais de trabalho, 950 agências e sete prédios administrativos, mobilizando cerca de 26 mil trabalhadores.

Os bancários em greve rejeitaram ontem a proposta pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que ofereceu reajuste salarial de 8,75%, sem abono. Os bancários reivindicam aumento de 16% (aumento real de 5,6%), piso salarial R$ 3.299,66 e Participação em Lucro e Resultados de três salários-base, mais parcela adicional fixa de R$ 7.246,82. A categoria também pede vale-refeição e vale-alimentação no valor de R$ 788 e melhores condições de trabalho, com o fim das metas individuais.

quinta-feira, outubro 22, 2015

Assembleia da Rede Estadual de professores e funcionários em João Câmara/RN.

Ex-atores globais participam do programa de Xuxa nesta segunda (26).

Após saírem da Rede Globo, os atores Kadu Moliterno, Cristianna Oliveira e Nívea Stelmann já confirmaram a participação no programa “Xuxa Meneghel” desta segunda-feira (26).

Esses atores que foram contratados pela Rede Record, não tiveram contrato renovado com a emissora carioca, portanto precisam partir para outra emissora para colocar o pão de cada dia dentro de casa.

O programa “Xuxa Meneghel” vem sofrendo bastante tanto na audiência quanto no aceite de convite para participar do programa, isso porque a Rede Globo determinou uma regra “Quem participar do programa de Xuxa, ficará banido dos programas da Rede Globo”.

UFRN sedia Primeiro Seminário Potiguar de Comunicação Pública.

O Fórum Potiguar de Comunicação (Poticom), em parceria com o Departamento de Comunicação Social da UFRN e outras entidades da Universidade, realiza, nos dias 28 e 29 de outubro, o Primeiro Seminário Potiguar de Comunicação Pública. O público-alvo do evento é abrangente e inclui estudantes de Comunicação Social, Ciências Sociais, Direito, Educação e áreas afins, além de professores e servidores técnico-administrativos.

O seminário tem o objetivo de apontar os desafios da comunicação pública no atual cenário de convergências, para promover um diálogo entre a comunidade universitária e a sociedade. Os encaminhamentos servirão para fortalecer o sistema público de comunicação do estado do Rio Grande do Norte. O evento acontece no auditório do Centro de Educação, no primeiro dia, e nas dependências do prédio do Laboratório de Comunicação Social (LABCOM), no segundo dia.

As conferências têm como temas a “Comunicação Pública: o que temos e o que queremos no Brasil, no Nordeste e no Rio Grande do Norte” e “O papel da Comunicação na construção da Democracia”, ministradas, respectivamente, pelos professores Laurindo Lalo Leal Filho, da Universidade de São Paulo (USP), e Venício Artur de Lima, aposentado da Universidade de Brasília (UNB).

Os eventos ainda têm como convidados externos a professora da UFPE Ana Veloso, integrante do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), e a blogueira Maria da Conceição Carneiro Oliveira, do blog “Maria Frô”.

Dentre as entidade apoiadoras do seminário, estão a Adurn-Sindicato, o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) e o Sintest.

Os interessados em participar do evento, podem se inscrever por meio do Sistema Integrado de Atividades Acadêmicas (Sigaa), onde os dados do seminário podem ser encontrados acessando-se seguinte endereço: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/extensao/paginaListaPeriodosInscricoesAtividadesPublico.jsf?aba=p-extensao. O evento vai emitir certificado aos participantes, correspondente a 16 horas.

Nigéria alerta para bombas em tablets e celulares fabricadas pelo Boko Haram.

O chefe de polícia da Nigéria, Solomon Arase, advertiu que os extremistas do Boko Haram estão construindo bombas dentro de iPads e de celulares e deixando-os em locais estratégicos para que as pessoas possam pegá-los.

Arase emitiu um comunicado de aviso nesta quinta-feira (22) ao anunciar que cinco suspeitos foram denunciados na alta corte de Abuja em conexão com duplo bombardeios na capital da Nigéria, que matou 15 pessoas em 02 de outubro.

Arase disse que eles foram presos em Abuja com “ferramentas de bombardeio perigosas” incluindo aparelhos de alta tecnologia.

Ele aconselhou ainda aos nigerianos para evitem a tentação de pegar iPads abandonados, telefones ou laptops, pois “terroristas estão usando agora esses itens na fabricação de bombas”.

Professor é acusado de bullying por chamar estudante de ‘gorda’.

Um professor da rede pública está sendo acusado de bullying pela família de uma aluna da Escola Estadual Luciano Guidotti, em Piracicaba, interior de São Paulo. Durante uma aula, ele teria chamado a estudante de “gorda” e recomendado que procurasse uma academia de ginástica. A adolescente, de 12 anos, pesa 90 quilos e, segundo a família, recebe auxílio médico e psicológico para emagrecer. O caso aconteceu nessa quarta-feira (21) e a mãe da garota procurou a polícia.

Segundo o relato da mãe, os estudantes da sétima série estavam em uma atividade de língua portuguesa, quando o professor foi até a aluna e disse: “Você está muito gorda, vá procurar uma academia”.
A adolescente baixou a cabeça e chorou. Outros alunos teriam ficado revoltados com a atitude do professor e chamaram a diretora da escola. Ainda conforme o relato da mãe, que pediu para não ter o nome divulgado para proteger a identidade da filha, a diretora deu um copo de água com açúcar na tentativa de acalmar a menina.

Chamada à escola, a mãe, que trabalha como supervisora de vendas decidiu levar o caso adiante e foi ao 1º Distrito Policial. A atitude do professor foi registrada como “submeter criança ou adolescente a vexame”, crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) com pena de detenção de seis meses a dois anos.

Ainda segundo a mãe, a adolescente sempre teve sobrepeso e segue uma alimentação com restrições. Ela estuda há dois anos na escola e não havia sofrido bullying anteriormente.

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo reconheceu o erro de postura do professor e informou ter aberto uma apuração preliminar, em que ele poderá se defender.

O professor, que não teve o nome divulgado, discutia o tema “alimentação saudável” com os alunos, quando abordou a estudante. Segundo a secretaria, a direção da escola recebeu os pais da aluna e informou sobre as providências tomadas. Mesmo sem ter sido afastado oficialmente, o professor não compareceu à escola nesta quinta-feira (22).

AABB João Câmara promove evento cultural no próximo dia 31.

A AABB – João Câmara/RN promove no próximo dia 31, dentro da programação alusiva aos 41 anos de fundação do clube, um evento cultural que visa o resgate da cultura local e ao mesmo tempo lazer e diversão para seus associados e o público em geral.
Trata-se da ‘Mostra de Música AABB 41 anos’ que terá como principal atração o Grupo de Seresta João Modesto. 
O evento terá início Às 20h com entrada franca.

USP vai entregar pílula contra câncer pelo correio.

A sustância fosfoetanolamina
A fosfoetanolamina é uma substância produzida pelo Instituto de Química da USP (Universidade de São Paulo) em São Carlos que, supostamente, trata vários tipos de câncer(VEJA.com/Reprodução)

Com o aumento da procura e a correria ao campus de São Carlos, a Universidade de São Paulo (USP) resolveu enviar pelo correio a partir de agora a fosfoetanolamina sintética, substância que muitos pacientes acreditam ser capaz de combater o câncer. Com isso, os doentes beneficiados até agora por 742 liminares terão de aguardar a fórmula em casa. A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica pretende apelar ao Supremo Tribunal Federal (STF) para barrar a distribuição.

A procura ocorre no Instituto de Química de São Carlos (IQSC), que nesta quinta-feira divulgou um comunicado e uma cartilha com perguntas e respostas para orientar as pessoas. O material diz que ninguém deve ir buscar a substância no campus, mesmo quem obteve autorização judicial. “O IQSC será notificado da liminar por oficial de Justiça e encaminhará a substância via Sedex/AR no endereço constante na petição inicial. O serviço do correio será cobrado do destinatário”, diz a nota.
 
O instituto informa ainda que a encomenda “não é acompanhada de bula ou informações sobre eventuais contraindicações e efeitos colaterais”. E ressalta que “não dispõe de médico e não pode orientar nem prescrever a utilização da referida substância”. Também garante não ter “dados sobre a eficácia no tratamento dos diferentes tipos de câncer em seres humanos”.

Grupo de Estudos da UFRN desenvolve painel solar de baixo custo.

Produzir um painel solar de baixo custo é o objetivo do Projeto de Inovação em Energia Solar (PIES), desenvolvido pelo Grupo de Estudos em Tribologia (GET) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em parceria com a Incubadora de Processos Acadêmicos, Científicos e Tecnológicos Aplicados (InPacta) da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT).

A ideia, explica o sócio da InPacta Francisco Laercio, é usar as variações de temperatura ao longo do dia para produzir uma diferença de potencial elétrico, transformando assim energia térmica em elétrica. Isso significa que a energia seria gerada tanto de dia, quando há exposição solar, quanto à noite.

Para isso, foi desenvolvido um captador constituído de uma parte interna de níquel, cobre ou xelita, para absorver energia, e uma parte externa de politereftalato de etileno (mais conhecido como PET, material usado, por exemplo, na fabricação de garrafas de refrigerante) pulverizado, para funcionar como isolante térmico. Armazenada em uma bateria de nobreak, a energia captada pode ser transferida invertendo-se a polarização do sistema da bateria.

Construído com níquel, a opção mais economicamente rentável, e PET, de custo zero, esse painel solar custa aproximadamente R$ 60, bem mais barato que o painel fotovoltaico de uso doméstico, cujo preço é de cerca de R$ 350.

Além disso, sua produção contribuiria para o desenvolvimento sustentável, uma vez que recicla PET e, consequentemente, economiza recursos naturais, água e energia, e oferece uma alternativa a formas de geração de energia de maior impacto ambiental, como termelétricas e hidrelétricas.

Atualmente em fase de testes, o projeto deve entrar em breve em sua segunda fase, na qual o captador será automatizado para inclinar-se de modo a absorver o máximo de energia solar conforme sua geolocalização, usando o Sistema de Posicionamento Global (GPS). Isso é necessário porque enquanto em Natal a luz solar incide quase perpendicularmente, situação ótima para a absorção de energia, em localidades mais ao sul ou ao norte da linha do Equador, o ângulo de incidência é mais oblíquo e há mais dispersão atmosférica.

Para saber mais, visite o estande do PIES na Feira da CIENTEC – Pavilhão 2 (Tecnologia), cubículo número 114, na Praça Cívica do Campus. O estande permanecerá montado até a sexta-feira, 23.

Natal terá frota de ônibus reforçada no fim de semana do Enem.

Os ônibus que circulam em Natal estarão com a frota reforçada no sábado (24) e domingo (25) dias em que acontecem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A informação foi confirmada pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU). O intervalo entre cada ônibus, de acordo com a STTU, será, em média, de 15 minutos a partir das 9h até 12h e a partir das 16h até 19h.

Ainda de acordo com a secretaria, as linhas 10/29, 30, 31, 48, 57, 63 e 588 (Circular UFRN) irão circular pelo Campus da UFRN normalmente nos dois dias.
 
Itinerários
A STTU informa ainda que, no domingo, as linhas que têm itinerários alterados permanecerão com os itinerários mudados. Com isso, os estudantes devem ficar atentos às modificações no percurso das linhas 05, 07, 12/14, 13, 15/16, 17/78, 19, 20, 22, 25, 27, 51, 52, 61/62, 65, 70, 71, 75A, 76, 81 e 84. Além das linhas que mudam de itinerário, a STTU alerta sobre as linhas que não circulam no domingo. São elas: 13B e 75B.

Para dúvidas, os estudantes podem ligar para o telefone 156 ou para o 3232-4930.
 
Grande Natal
O Departamento de Estradas e Rodagens (DER), informou que não fará operação especial no transporte da Região Metropolitana. Os estudantes que moram nas cidades da Grande Natal devem ficar atentos, pois os horários dos ônibus serão os programados para o sábado e domingo.

UFRN recepciona pesquisadores de 13 países em evento internacional.

Cerca de 200 participantes de ensino de pós-graduação de 13 países da América do Norte, do Sul, Central e de língua espanhola, participam até o dia 23, em Natal, do V Congresso Internacional de Derecho, Filosofia, Economia, Sociología, Psicología Y Educación em un mundo Global.

O evento é promovido pela Universidad del País Vasco (UPV), sob a coordenação do Instituto Internacional de Humanidades e Ciências Aplicadas (IHCSA) e dirigido pelo professor de Direito, Djason Barbosa Della Cunha.

A reitora Ângela Maria Paiva Cruz deu as boas-vindas aos participantes na noite dessa terça-feira, em que destacou no cenário de crescimento institucional e amadurecimento científico e tecnológico, o investimento da UFRN na pós-graduação, atingindo, em 2015, 101 cursos de mestrado e doutorado em oferta.
A reitora enunciou entre os resultados positivos da Instituição, o fato da UFRN constar entre as melhores instituições públicas de ensino superior do Norte e Nordeste do Brasil.

Antecedendo a conferência de abertura, a vice-reitora de Pós-Graduação e Relações Internacionais da Universidade del País Vasco (UPV), Nekane, Balluerka Lasa, circunstanciou sobre a necessidade urgente de se estabelecer uma convivência cultural e científica entre os povos, a partir de um mundo acadêmico inovador.

Na mesma linha, o presidente do V Congresso Internacional, Francisco Javier Caballero Harriet, falou sobre a educação para a autonomia como um passo essencial para convivência social e a verdadeira democracia intercultural.

Sob o tema “Reflexões para uma convivência cultural comunicativa”, 82 trabalhos serão apresentados nos 12 painéis durante os três dias do evento no auditório do Hotel Pestana, na Via Costeira.

Jornalista Sandra Moreyra descobre um novo câncer.

A jornalista Sandra Moreyra, de 61 anos, foi diagnosticada com um novo câncer e passará por um tratamento nos próximos dias. Em apenas sete anos, a repórter da Globo já enfrentou duas vezes a doença, sendo esta, a terceira.

Por meio do Twitter, Sandra informou que passará por um novo tratamento e recebeu apoio de amigos. “Novamente estou sendo posta à prova. Mais um tratamento pra fazer. Eu amo a vida. E vou em frente”, escreveu. Sandra vem fazendo fisioterapia para recuperar a perda de massa muscular, devido ao tratamento do último câncer.

Ao Portal Uol, a jornalista declarou não saber como será o novo tratamento, entretanto, disse estar muito confiante e que acredita que vencerá o  câncer pela terceira vez.”Vou fazer e acredito que vou conseguir superar mais essa, com ajuda da família, marido, filhos e dos amigos”.

Sandra enfrentou a doença em 2008 e 2014. O novo câncer foi descoberto na região do mediastino, próximo ao dos dois anteriores. A jornalista, novamente, deverá passar por sessões de quimio e radioterapia.

Cantor Acácio “O Ferinha” fica ferido em acidente com Jet Ski na Bahia.

Um trágico acidente de Jet Ski ocorrido no final da tarde de ontem quarta-feira (21) no açude da Tapera em Monte Santo, causou a morte do jovem Marenilson, conhecido por “Pimbolim” e deixou o cantor Acácio "o Ferinha da Bahia" ferido. Uma testemunha que disse ter presenciado o acidente, informou que o Jet Ski estava sendo conduzido por Marenilson, o mesmo teria perdido o controle do veículo e caído, na garupa estava o cantor Acácio o Ferinha.

Ferido, Acácio teria conseguido nadar até a margem, já Marenilson, acabou afundando no momento do acidente. De acordo com moradores, o local tem cerca de 20 metros de profundidade, todas as tentativas de mergulhos para resgatar a vítima foram em vão.

Furacão Patricia se fortalece e pode atingir costa do México na sexta-feira.

O furacão Patricia se fortaleceu ao se aproximar da costa do Pacífico do México, o que levou as autoridades locais a emitirem alerta para fortes chuvas e inundações. Autoridades do Centro Nacional de Furacões nos EUA disse que a tempestade deve ganhar mais força e se tornar um grande furacão na sexta-feira.

Ventos máximos de Patricia aumentaram hoje quinta-feira (22) para 120 quilômetros por hora.

Um aviso de furacão foi dado para a costa mexicana de Cabo Corrientes até Punta San Telmo, um trecho de litoral que inclui a cidade portuária de Manzanillo. Um aviso de tempestade tropical foi declarado de Punta San Telmo a leste de Lazaro Cardenas.

O centro do furacão Patricia está a 365 quilômetros ao sul de Acapulco. Segundo o Centro de Furacão, Patricia é esperado para trazer chuva forte aos estados de Jalisco, Colima, Michoacán e Guerrero.

PF apreende R$ 85 milhões e prende gerente de empresa no Recife.

O gerente da Brinks, uma empresa de transporte e segurança no Recife foi preso e foi apreendido um total de R$ 85 milhões durante uma operação da Polícia Federal. A ação foi divulgada na manhã desta quinta-feira (22), mas a prisão ocorreu na quarta (21). O suspeito pagou fiança e foi liberado.

A prisão e a apreensão foram realizadas dentro da segunda fase da operação 'Grande Truque', cuja etapa inicial foi realizada em abril de 2014. Na época, R$ 22 milhões foram apreendidos. 

Já na quarta (21), a Polícia Federal apreendeu R$ 85 milhões, sendo 25 milhões em reais e o equivalente a R$ 60 milhões em moedas estrangeiras. Dentre elas havia dólares americanos, australianos e canadenses, francos suíços, libras esterlinas, euros, ienes, pesos argentinos, chilenos, mexicanos, colombianos e uruguaios, além de randezar, iuans e coroas norueguesas, dinamarqueses e suecas.

A operação investiga uma organização criminosa internacional de doleiros. De acordo com a PF, são investigados os crimes de caixa dois, instituição financeira clandestina e lavagem de dinheiro.

Segundo a PF, as investigações constataram que a empresa de segurança e transporte de valores envolvida na operação, estava atuando além dos limites legais, realizando operações de câmbio a pedido de instituições financeiras do Brasil.

Agora, a corporação investiga se essas operações estão registradas oficialmente e se a empresa continua desenvolvendo as atividades sem autorização do Banco Central do Brasil. A empresa em questão foi autuada por conduta ilícita, com pena de encerramento das atividades no estado.

Na sede da Brinks, que fica no bairro da Estância, na Zona Oeste do Recife, o gerente foi preso em flagrante. O homem, de 46 anos, é carioca e mora em Boa Viagem, na Zona Sul da capital. Ele foi autuado pela prática de instituição financeira clandestina, pagou fiança e vai responder ao processo em liberdade.

Por meio de nota, a Brinks informou que "cumpre todas as exigências legais na operação de transporte e custódia de valores no país, não realizando nenhum tipo de operação que envolva moedas nacional ou estrangeira além das mencionadas". A empresa explicou ainda que presta serviços para instituições financeiras, não realizando qualquer operação com pessoa física", destacando que as operações são devidamente registradas e identificadas de acordo com a legislação. Via g1.

PF prende seis pessoas no RN por distribuição de pornografia infantil.

Seis pessoas foram presas pela Polícia Federal durante a manhã desta quinta-feira (22), por envolvimento com crimes relacionados à pedofilia. Os suspeitos foram detidos durante a segunda fase da Operação Gênesis, que tem como objetivo coibir a distribuição de pornografia infantil na internet.

De acordo com a Polícia Federal, a operação cumpriu 13 mandados de busca e apreensão em sete bairros de Natal – Cidade Alta, Tirol, Neópolis, Capim Macio, Planalto, Nossa Senhora da Apresentação e Nazaré – e nos municípios de Parnamirim e Canguaretama. Ao todo, 62 agentes da Polícia Federal de Natal e Mossoró participaram da ação.

Seis pessoas foram presas em flagrante durante a operação. Segundo o Superintendente da Polícia Federal, Kandy Takahashi, os suspeitos detidos teriam em seus computadores e hardwares diversos conteúdos relacionados à pornografia infantil.

De acordo com Takahashi, o material era compartilhado através de programas facilmente acessíveis na internet. “Percebemos em um primeiro momento que não há uma rede organizada. São pessoas que compartilham esse material por meio de programas específicos de compartilhamento”, explicou.

Historiador revela mais provas de que Brasil foi descoberto no Rio Grande do Norte.

Duas mil milhas separam a cidade de Touros, no Rio Grande do Norte, a Porto Seguro, na Bahia. Mas poucos sabem que ambas possuem um ponto em comum: o descobrimento do Brasil. Pois é. A polêmica em torno do lugar exato onde Pedro Álvares Cabral desembarcou pela primeira vez no país voltará à tona nos próximos meses.

O professor universitário Lenine Pinto, historiador e responsável por uma ampla pesquisa em torno do assunto, está finalizando mais um livro, desta vez intitulado “O Bando do Mar”. Na obra, dará continuidade ao seu primeiro livro, que tornou famosa a polêmica tese de que o Brasil foi descoberto no Rio Grande do Norte.


No ano de 1998 Lenine Pinto publicou a primeira edição do livro, que tinha por título “A Reinvenção do Descobrimento”. Naquela época a publicação foi destaque nacional pela abordagem da temática do descobrimento, e rendeu ao professor a participação em diversas palestras e programas de televisão.


Em entrevista ao Portal Agora RN o docente afirmou estar animado com o novo trabalho, que ele já vem desenvolvendo desde 2007 e pretende lançar no próximo mês de novembro, durante um encontro de escritores em Natal. 


Entre os pontos que o professor destaca como fundamentais para a tese da descoberta aqui no Rio Grande do Norte está o fato de Pedro Álvares Cabral, no dia em que implantou o Marco de Posse na praia de Touros, ter convocado todos os capitães para uma reunião em seu navio.


No encontro ele perguntou aos capitães se não seria conveniente enviar um navio de volta a Lisboa para contar ao rei Dom Manoel que eles tinham achado a terra. Ao saber da notícia, o rei de pronto já se dispôs a mandar, no ano seguinte.


Outro ponto que ele ressalta é que Pero Vaz de Caminha, ao descrever a descoberta da terra, disse que a primeira coisa que viu foi um monte alto e redondo, que seria o Pico do Cabugi, segundo a tese de Lenine Pinto. O Monte Pascal, na Bahia, é uma torre, é cortado e não tem pico. “Isso aí é um atestado claro do descobrimento aqui”, ressalta.


O professor também detalhou que o pau brasil nascia aqui no Rio Grande do Norte e se estendia até Cabo Frio, com uma interrupção na Bahia. “Em Porto Seguro não tinha Pau Brasil, muito menos açúcar, essenciais para a economia da época”, completou.

Chega ao fim a maior greve da historia da UERN.

Os professores da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) acataram a decisão do desembargador Cornélio Alves, que determinou o retorno imediato dos profissionais ao trabalho. Após greve de quase cinco meses, os docentes reuniram-se em assembleia nesta quinta-feira (22) para decidir sobre determinação judicial.

Os professores cobravam do Governo do Estado o pagamento de reajuste salarial de 12,3% neste ano, conforme acordo firmado no ano passado. Porém, o Executivo argumentou que não havia possibilidade de atender ao apelo devido ao limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), já que os custos com pessoal já estão acima do permitido.

Houve a proposta de que o pagamento fosse realizado somente aos servidores da ativa, com as vantagens sendo transferidas através de verbas indenizatórias, que não incidiriam para efeitos da LRF. No entanto, o Estado disse que só poderia atender os professores da ativa e a proposta foi rejeitada.

Sem acordo, a Justiça decidiu que a greve é ilegal e estipulou multa diária no valor de R$ 10 mil à Aduern, que representa os professores. Com isso, os profissionais decidiram retomar as atividades. Ainda não há a confirmação se ocorrerá o corte no ponto dos professores ou se os dias de trabalho devido à paralisação deverão ser repostos pelos profissionais.

Neymar volta e Cássio é novidade em lista de Dunga para Eliminatórias.

O técnico Dunga convocou, na manhã desta quinta-feira (22), 23 jogadores para os dois próximos jogos das Eliminatórias para Copa do Mundo de 2018, contra a Argentina (12 de novembro, em Buenos Aires) e Peru (17 de novembro, em Salvador). As principais novidades foram o retorno de Neymar, após suspensão, e a convocação do goleiro Cássio, do Corinthians, que substituirá Marcelo Grohe, do Grêmio.

Nas demais posições, Dunga manteve boa parte dos jogadores que estiveram nos dois primeiros jogos das Eliminatórias. Além do retorno de Neymar, o treinador também promoveu a volta do lateral Danilo, do Real Madrid, recuperado de lesão.

“Os Dez Mandamentos”: Hebreus se preparam para a décima praga; confira o resumo do capítulo desta quinta-feira (22).

Arão lamenta todo o sofrimento trazido junto com as pragas. Deus manda Moisés seguir em sua missão. Joquebede desabafa com Miriã e diz estar preocupada com o filho. Paser avisa a Simut que está procurando informações sobre José, o hebreu que governou o Egito. Confiantes, Nefertari e Ramsés trocam carinhos e elogios. Bezalel diz que ficou feliz com a presença de Uri no casamento.

O joalheiro confessa para Gahiji que se considera um egípcio. Ramsés conversa com Amenhotep e tenta reanimar o filho. Meketre vai até a casa de Apuki pedir por alimento. Moisés chega até o palácio e pede para falar com o faraó. Ikeni impede a entrada dele. O libertador dos hebreus avisa que se não entrar será impossível evitar a mais destruidora de todas as pragas. Na presença do faraó, Moisés anuncia a última praga. Ele avisa que todo primogênito do Egito morrerá. O rei fica furioso e o expulsa da sala do trono. Ikeni suplica para ser poupado da nova praga. Moisés então pede para o oficial acobertá-lo.

O libertador dos escravos vai até o quarto de Nefertari. Ikeni alerta Karoma sobre o mal que ainda está por vir. Moisés avisa a rainha que se o faraó não libertar o povo hebreu, Amenhotep pagará com a vida. Ikeni tenta acalmar Karoma depois da notícia. Enquanto tenta fazer com que Nefertari convença o marido, Eles são surpreendidos com a chegada de Ramsés. O faraó avisa que já tomou a decisão e ordena que Moisés deixe o palácio. Bakenmut diz que o rei deseja falar com Ikeni. Meketre mente para Tais ao dizer que conseguiu alimento com um mercador. Moisés chega em casa e conta como foi o encontro com o soberano egípcio. Ele avisa que Deus ceifará todos os primogênitos. O libertador pede para os familiares reunirem os hebreus na casa de Joquebede. Ramsés se reúne com Ikeni e Bakenmut e diz que estão em guerra. Nefertari desabafa com Paser sobre o aviso de Moisés. O libertador conta sobre a praga da morte dos primogênitos para Arão. Simut procura por alimento na cozinha do palácio. O faraó se surpreende ao ouvir Paser dizendo que Tuya e Seti perderam um filho antes de terem Ramsés.

Sem deixar o filho desconfiar de nada, Nefertari pede um abraço para Amenhotep. Deus avisa a Moisés e Arão que todos precisarão matar um cordeiro para proteger o primogênito. Joquebede explica a vontade de Deus com a última praga. Nefertari se decepciona ao saber que Ramsés não quis ouvir Paser. Moisés explica como os outros hebreus farão para proteger seus primogênitos. Ele diz que deverão passar o sangue do cordeiro morto nas portas de suas casas. Os hebreus na casa de Zelofeade fazem planos com a liberdade. Paser volta para sua sala e começa a mexer em alguns frascos. Moisés orienta os hebreus para se protegerem da última praga. Nefertari e Ramsés conversam sobre Moisés e acabam discutindo. Eles se entendem e o faraó adormece. Nefertari se certifica que ele está dormindo e deixa o quarto. A rainha se encontra com Paser, Ikeni e Karoma no corredor do palácio.