sábado, fevereiro 19, 2022

Em nota, Governo Fátima nega conduta irregular vedada na lei eleitoral durante discurso em solenidade realizada em Jucurutu/RN.

Através de Nota Oficial, o Governo do RN afirma que a governadora Fátima Bezerra em momento algum pediu voto ou apoio para o ex-presidente Lula em discurso durante a entrega de casas à famílias em Jucurutu.

NOTA OFICIAL

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte esclarece que, por ocasião da entrega das casas às famílias da comunidade de Carnaúba Torta, no município de Jucurutu, a governadora Fátima Bezerra lembrou que a principal fase do projeto de Transposição da água do rio São Francisco saiu do papel por decisão do presidente da república, à época, Luís Inácio Lula da Silva.

Mas, em momento algum, durante o seu discurso, a governadora pediu voto ou apoio para o ex-presidente, não falou em candidaturas ou mesmo exaltou alianças políticas.

Não houve, portanto, por parte da governadora Fátima Bezerra, conduta irregular vedada na lei eleitoral que proíbe o pedido de voto para candidatos. Ao contrário do que aconteceu recentemente em evento político pago pelo erário, promovido pelo governo Federal, quando, além de pedir votos para o presidente da República, ainda houve ofensas pessoais a pretensos pré-candidatos. As situações fáticas em nada se confundem.

Há evidente intenção de criar factóides quanto à atuação da governadora Fátima Bezerra, que sempre se pautou com total respeito às leis.

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Grêmio goleia São Luiz por 4 a 0 na estreia do técnico Roger Machado.

Em uma tarde de gols bonitos, o Grêmio recebeu o São Luiz e venceu por 4 a 0, em confronto válido pela oitava rodada do Campeonato Gaúcho. Com o resultado, o Tricolor - que contou com a volta do treinador Roger Machado ao comando do time, depois de mais de cinco anos - assumiu a ponta da tabela, com 17 pontos, três a mais que o Ypiranga, que pode reassumir o primeiro lugar caso vença o Brasil de Pelotas neste domingo (20). Diego Souza, Rildo, Nicolas e Janderson marcaram para os donos da casa.

A vitória com autoridade proporciona maior confiança para o Grêmio, que tem pela frente no próximo sábado (26) o Gre-Nal, no Beira-Rio. Será o primeiro clássico gaúcho da temporada de 2022.

Paulistão: Palmeiras bate Santo André e se isola como líder do Grupo C.

Jogando em casa, na Arena Allianz Parque, diante  de 20.723 torcedores, o Palmeiras venceu o Santo André por 1 a 0, pela oitava rodada da primeira fase do Campeonato Paulista. Com a vitória, o Verdão chega a 16 pontos e se distancia na liderança do Grupo C.

Com a derrota, o Santo André permanece na última colocação do grupo D com 7 pontos e volta a campo, no próximo sábado (26), para encarar o Guarani no estádio Brinco de Ouro.

No dia seguinte - domingo (27) - o Alviverde, comando pelo técnico português Abel Ferreira, enfrenta o a Inter de Limeira.

COVID: Brasil registra 851 óbitos 108 mil casos nas últimas 24h.

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil neste sábado (19).

– O país 851* óbitos nas últimas 24h, totalizando 643.880 mortes;

– Foram 108.725* novos casos de coronavírus registrados, no total 28.167.587;

*Sem dados do DF e MT, que não divulgam aos sábados.

A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 833, e a média móvel de novos casos é de 105.978.

O ministério da Saúde calcula que mais de 24,9 milhões de pessoas já se recuperaram da Covid.

Total de mortos em Petrópolis sobe para 140.

O número de mortos em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, subiu para 139, segundo anunciou no início da tarde de hoje (19) a Defesa Civil. O Instituto Médico Legal (IML) do Rio de Janeiro identificou 91 corpos de vítimas da tragédia no município, também chamado de Cidade Imperial.

De acordo com os últimos dados da prefeitura, 65 vítimas foram sepultadas no cemitério do centro. Esse número foi corrigido. Anteriormente o município tinha divulgado que eram 72. A explicação é que “na soma dos enterros de sexta-feira, dia 18, foram contabilizados sete sepultamentos que não foram de vítimas de soterramento”. No dia seguinte ao temporal, uma pessoa foi enterrada. Na quinta-feira foram 17 e ontem (18) houve 28 sepultamentos, número que também foi corrigido. Antes eram 35. Hoje, até as 11h30, foram realizados 19 enterros.

Segundo a Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio (Sepol), até as 10h de hoje (19) o IML tinha recebido 133 cadáveres e três despojos. Entre as vítimas, 82 são mulheres e 51 homens. O total de pessoas resgatadas com vida continua em 24.

No quinto dia de buscas de desaparecidos e de recuperação da cidade, a previsão do Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (Cemaden-RJ) para as próximas horas é de chuva moderada a forte na cidade. As equipes de monitoramento permanecem enviando alertas à população e acompanhando as condições do clima.

Petrópolis foi devastada por um temporal na terça-feira (15) e até este sábado sofre com a chuva que ainda torna o tempo instável e preocupante. O solo encharcado e o retorno da chuva durantes os dias representam riscos de novos deslizamentos.

Vereador Professor Silvano Carlos é eleito delegado da Conferência Municipal de Educação.


O Professor Silvano Carlos, participou ontem(18) da Conferência Camarense de Educação do município de João Câmara/RN.

A Conferência teve como objetivo apresentar propostas de acordo com os eixos: I avaliação das diretrizes e metas; II uma escola para o futuro: tecnologia e conectividade a serviço da educação e  III criação do Sistema Nacional de Ensino(SNE): avaliação  da legislação inerente, proposta do modelo. contidos no PNE ( Plano Nacional de Educação) 2024/2034.

O Professor Silvano, e Presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, foi eleito como Delegado da Conferência tendo como suplente o professor  Luiz, foi eleito também o professor Júnior Souza e seu suplente José Carlos. Na oportunidade os delegados irão representar o município da Conferência Estadual em data a ser confirmada.

Polícia apreende rapaz suspeito de golpes em doações para Petrópolis.

Policiais da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI) do Rio de Janeiro apreenderam, hoje (19), um adolescente de 15 anos. Ele é suspeito de aplicar golpes em pessoas que queriam ajudar as vítimas da tragédia de Petrópolis, cidade atingida pelo temporal de terça-feira (15) e que ainda sofre com a instabilidade do clima.

A investigação apontou que o menor criou um perfil falso para enganar quem desejava fazer doações. “Ele utilizava a conta corrente de sua mãe para receber o dinheiro. O perfil usado pelo adolescente foi retirado da rede e a conta bancária vinculada foi encerrada”, informou a Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) do Rio.

A instituição acrescentou que a polícia investiga perfis criados de forma fraudulenta para esse tipo de ação. A delegacia começou a monitorar as redes sociais esta semana. O trabalho identificou dois perfis falsos numa rede social, onde estariam lesando pessoas preocupadas com as vítimas das chuvas na cidade. “As investigações continuam para identificar outros perfis e páginas fraudulentas”, concluiu a Secretaria de Polícia Civil.

Seleção do Prouni vai considerar nota das duas últimas edições do Enem.

Um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro prevê que a pré-seleção dos estudantes inscritos no Programa Universidade para Todos (Prouni) considere as duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingresso em cursos de graduação ou sequencial de formação específica.

Até então, a regra em vigor era de que apenas a nota da última edição do Enem, aquela imediatamente anterior ao processo seletivo do Prouni, poderia ser utilizada pelos candidatos para ingresso no programa que financia curso superior em faculdades privadas.

Total de mortos em Petrópolis sobe para 138.

O número de mortos em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, subiu para 138, segundo anunciou hoje (19) a Defesa Civil. O Instituto Médico Legal (IML) do Rio de Janeiro identificou 91 corpos de vítimas da tragédia no município, também chamado de Cidade Imperial.

De acordo com os últimos dados da prefeitura de Petrópolis, 72 vítimas foram sepultadas no cemitério do centro. No dia seguinte ao temporal, uma pessoa foi enterrada. Na quinta-feira foram 17 e ontem (18) houve 35 sepultamentos.Hoje até as 11h30, foram realizados 19 enterros.

Segundo a Secretaria de Estado de Polícia Civil do Rio (Sepol), até as 10h de hoje (19) o IML tinha recebido 133 cadáveres e três despojos. Entre as vítimas, 82 são mulheres e 51 homens. O total de pessoas resgatadas com vida continua em 24.

De acordo com os últimos dados da prefeitura de Petrópolis, 53 vítimas foram sepultadas no cemitério do centro. No dia seguinte ao temporal, uma pessoa foi enterrada. Na quinta-feira foram 17 e ontem (18) houve 35 sepultamentos.

No quinto dia de buscas de desaparecidos e de recuperação da cidade, a previsão do Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (Cemaden-RJ) para as próximas horas é de chuva moderada a forte na cidade. As equipes de monitoramento permanecem enviando alertas à população e acompanhando as condições do clima.

Petrópolis foi devastada por um temporal na terça-feira (15) e até este sábado sofre com a chuva que ainda torna o tempo instável e preocupante. O solo encharcado e o retorno da chuva durantes os dias representam riscos de novos deslizamentos.

RN registra 7 óbitos por covid nas últimas 24 horas; Novos casos são 682.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste sábado (19). São 468.698 casos totalizados. Na sexta-feira (18) eram contabilizados 467.279, ou seja, 1.419 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 682 confirmados nas últimas 24 horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.988 no total. Sete (07) óbitos foram registrados nas últimas 24 horas no RN (Natal (2), Mossoró, Guamaré, Senador Elói de Souza, Santana do Seridó e Nísia Floresta). Na sexta-feira (18), eram 7.978 mortes. A Sesap registou outros 03 óbitos após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.542.

Recuperados são 439.508. Casos suspeitos somam 3.059 e descartados são 896.837. Estimativa de casos em acompanhamento: 21.202.

COVID: RN possui 69 leitos críticos e 125 leitos clínicos disponíveis.

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta das 12h40 deste sábado (19).

Neste período, havia um (01) paciente com perfil para leitos críticos na lista de regulação e 02 aguardavam avaliação. Foram registrados disponíveis 69 leitos críticos e outros 125, sendo clínicos.

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 52,9%.

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 52,9%, registrada no início da tarde deste sábado (19). Pacientes com Covid-19 internados em leitos clínicos e críticos somam 192.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 53,8% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 56,6% e a Região Seridó tem 33,3%.

Até o momento desta publicação são 69 leitos críticos (UTI) disponíveis e 92 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 125 disponíveis e 100 ocupados.

Outros 13 leitos de UTI estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’ e também 28 leitos clínicos também estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’, com outras síndromes gripais.

Brasil é o 3º país que mais consome carne bovina no mundo, diz estudo.

O Brasil é o terceiro país de todo o planeta que mais consome carne bovina e vitelo no mundo, segundo um levantamento organizado pela plataforma CupomValido.com.br e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em média, os brasileiros consomem 24,6 kg per capita em um ano. 

As primeiras posições do ranking são ocupadas pelos Estados Unidos e pela Argentina, com 26,1kg/capita e 36,9/capita, respectivamente. Já o país que menos consome o alimento é a Índia, com 0,5 kg/capita no ano – o que pode ser explicado pelos hábitos alimentares e culturais, visto que a vaca é um animal sagrado para os indianos. 

Segundo o relatório, o consumo de carne aumentou mais de cinco vezes em todo o planeta nos últimos 50 anos, e o motivo seria a melhora no padrão de vida e urbanização da população. O aumento populacional também é uma razão: em 1960 havia 3 bilhões de pessoas no mundo, e hoje são 7,9 bilhões. 

O levantamento ainda mostrou quais são as proteínas mais consumidas no Brasil: ovo (19,1%), frango (14,6%), carne de segunda (14,1%), e carnes nobres (7%).

Ação do MPF contra Rogério Marinho e Fábio Faria pode gerar multa de R$ 5 mil a R$ 25 mil.

Ação do Ministério Público Federal contra os ministros Fábio Faria e Rogério Marinho pode resultar em multa que varia de R$ 5 mil a 25 mil, caso sejam condenados.

A Procuradoria alega que os ministros teriam feito propaganda política antecipada na ocasião do evento da inauguração do trecho da transposição do rio São Francisco na região do Seridó do RN, no dia 9 de fevereiro.

Embalado com interino, Corinthians encara o Botafogo-SP pelo Paulistão.

Botafogo-SP e Corinthians entram em campo neste sábado, às 18h30 (de Brasília), no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, em confronto válido pela oitava rodada do Campeonato Paulista. 

Apesar da boa campanha até o momento, com 11 pontos em sete jogos, o Botafogo tem tido dificuldades quando joga em casa. Em três jogos, foram dois empates, uma derrota e só um gol marcado. O desafio diante do Timão, além de manter o Pantera na briga pela classificação no Grupo C, é ganhar o primeiro jogo no Santa Cruz neste Paulistão.  

O Corinthians vem de vitórias contra Ituano, Mirassol e São Bernardo e deve fazer nesta noite a última partida com o interino Fernando Lázaro, que segue invicto. A tendência é de que a partir da próxima semana a equipe seja comandada pelo português Luís Castro, que tem negociações muito avançadas.

Mega-Sena paga hoje prêmio de R$ 31 milhões.

O Concurso 2.455 da Mega-Sena deve pagar neste sábado (19) o prêmio de R$ 31 milhões a quem acertar as seis dezenas.

O sorteio será realizado às 20h no Espaço Loterias Caixa, do Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo.

Ninguém acertou as seis dezenas no último concurso, realizado quarta-feira (16), e o prêmio acumulou.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal – acessível por celular, computador ou outros dispositivos. É necessário fazer um cadastro, ser maior de idade (18 anos ou mais) e preencher o número do cartão de crédito.

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 4,50. Caso queira acrescentar mais um número, o valor vai para R$ 31,50. No limite de 15 números, a aposta sai por R$ 22.522,50.

Busca a valores esquecidos registra quase 100 milhões de consultas.

Quase 100 milhões de pessoas físicas e empresas já fizeram consultas ao sistema que busca valores esquecidos em instituições financeiras, informou o Banco Central (BC). Desde a abertura do site, na noite de domingo (13), até as 18h de hoje (18), 96,8 milhões de consultas foram registradas. Nas últimas 48 horas, cerca de 10 milhões acessaram a página.

Desse total, 94,3 milhões de consultas foram feitas por pessoas físicas e 2,4 milhões, por pessoas jurídicas. De acordo com o BC, 20,4 milhões resultaram em saldos a resgatar, dos quais 20,2 se referem a pessoas físicas e 249,5 mil a empresas.

Calendário

A consulta pode ser feita por qualquer cidadão ou empresa em qualquer horário. No entanto, caso o sistema informe recursos a receber, os usuários foram divididos em três grupos, baseados na data de nascimento ou na data de fundação da empresa.

Quem nasceu antes de 1968 ou abriu a empresa antes desse ano poderá conhecer o saldo residual e pedir o resgate entre 7 e 11 de março, no mesmo site. A própria página informará o horário e a data para pedir o saque. Caso o usuário perca o horário, haverá uma repescagem no sábado seguinte, em 12 de março, das 4h às 24h.

Para pessoas nascidas entre 1968 e 1983 ou empresas fundadas nesse período, o prazo será de 14 a 18 de março, com repescagem em 19 de março. Quem nasceu a partir de 1984 ou abriu empresa nesse ano, a data vai de 21 e 25 de março, com repescagem em 26 de março. As repescagens também ocorrerão aos sábados no mesmo horário, das 4h às 24h.

Quem perder o sábado de repescagem poderá pedir o resgate a partir de 28 de março, independentemente da data de nascimento ou da criação da empresa. O BC esclarece que o cidadão ou empresa que perderem os prazos não precisam se preocupar. O direito a receber os recursos são definitivos e continuarão guardados pelas instituições financeiras até o correntista pedir o saque.

Após o pedido de saque, a instituição financeira terá até 12 dias úteis para fazer a transferência. A expectativa é que pagamentos realizados por meio do Pix ocorram mais rápido.

Estou convencido de que Putin invadirá a Ucrânia, diz Biden.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, voltou a afirmar que a Rússia deve invadir a Ucrânia nos próximos dias.

“Russo provocam com violações de cessar-fogo […] Eu estou convencido de que Putin tomou a decisão de invadir. Nós acreditamos que as forças russas pretendem atacar a capital Kiev”, afirmou Biden nessa sexta-feira (18.fev.2022).

Biden também disse que os Estados Unidos não irão enviar tropas para a Ucrânia caso haja uma invasão, mas afirmou que o país vai continuar “a apoiar o povo ucraniano”. Segundo o presidente norte-americano, o governo dos EUA anunciou nesta semana a ajuda de US$ 1 bilhão para fortalecer a resistência da Ucrânia.

Biden afirmou ainda que os Estados Unidos quer fazer “todo o possível” para impedir uma invasão à Ucrânia. Disse que não é tarde para a Rússia escolher a diplomacia, mas afirmou que o país e os aliados estão prontos para defender o território.

“Estamos unidos e estamos prontos para impor sanções severas a Rússia”, disse.

Brasil terá 20 milhões de autotestes ainda em fevereiro nas farmácias.

Com a aprovação do primeiro autoteste de Covid-19 pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a expectativa é que ainda em fevereiro o Brasil tenha nas prateleiras das farmácias e estabelecimentos de saúde licenciados aproximadamente 20 milhões de exames para venda à população. Os preços vão variar de acordo com cada estabelecimento, mas a empresa responsável pela distribuição no país, a CPMH Produtos Hospitalares, prevê cobranças menores que as praticadas no mercado internacional e em comparação com as dos testes realizados em laboratórios.

“O custo para a população brasileira será muito mais competitivo do que os autotestes disponíveis na Europa e nos Estados Unidos, para adequar à nossa realidade”, declarou ao R7 o responsável técnico da empresa, Rander Avelar. Ele completou que, por não ter o serviço agregado de um profissional de saúde, “é lógico e o racional que o custo para o indivíduo seja menor do que o de um teste profissional feito em uma farmácia ou laboratório”. É possível encontrar testes rápidos em farmácias na faixa de R$ 50 a R$ 150.

O produto que obteve o aval da Anvisa recebeu o nome de Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno. Ele é produzido pela empresa chinesa Bioscience (Tianjin) Diagnostic Technology. A autorização da Anvisa foi concedida nessa quinta-feira (17), após a reguladora entender que os critérios técnicos de qualidade e desempenho definidos pela agência e pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) haviam sido atendidos.

Última nota de corte parcial divulgada no Sisu não é a definitiva; candidato só saberá se foi aprovado na 3ª feira.

As últimas notas de corte parciais do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2022 foram disponibilizadas à 0h dessa sexta-feira (18), na página do programa. Mas atenção: elas não são atualizadas em tempo real. E, como as inscrições terminaram na sexta, às 23h59, esses índices podem ter subido ou caído, sem que os candidatos fiquem sabendo dos novos valores.

Exemplo fictício:

  • João pode conferir, às 15h, qual era a nota de corte parcial do curso de medicina da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) no último balanço divulgado: 809,75 pontos (ampla concorrência).
  • O estudante tirou, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, 815 pontos. Na última classificação parcial, divulgada na madrugada, ele estava em 18º lugar, de 20 vagas.
  • Sua aprovação está garantida? Não. Ao longo de todo o dia, mais concorrentes, talvez com notas superiores às de João, poderão se inscrever na Ufes. Com isso, o corte definitivo subirá para 816 pontos, mas não chegará a ser divulgado no site.
  • João só descobrirá que ficou de fora na próxima terça-feira (22), quando a relação de aprovados for divulgada. Ele poderá tentar se inscrever na lista de espera.

Como funciona a nota de corte?

Para consultar a nota de corte, é preciso selecionar um curso e uma modalidade (ampla concorrência ou algum tipo de cota social) no site do Sisu.

Por exemplo: um estudante que tenha média de 760 pontos no Enem 2021, nos critérios da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), digita “medicina” na busca. Ele vê que, no campus de Natal, a nota de corte parcial para ampla concorrência é 859,53:

São 49 vagas. Isso quer dizer que, de todos os que se inscreveram neste curso até 0h de sexta-feira, a 49ª nota mais alta era justamente 859,53. Por isso, ela é considerada a nota de corte parcial. Se o candidato digitar sua senha, verá no sistema qual a sua colocação: como ele tirou 760 pontos, no momento, está em 150º lugar (exemplo fictício).

Exatamente por ser um processo seletivo dinâmico, as notas de corte parciais são flutuantes. Sempre à meia-noite, o Ministério da Educação (MEC) atualiza esses balanços.

Cronograma do Sisu

  • Inscrições: 15 a 18 de fevereiro
  • Resultado da chamada única: 22 de fevereiro
  • Matrícula ou registro acadêmico: 23 de fevereiro a 8 de março
  • Manifestação de interesse em participar da lista de espera: 22 de fevereiro a 8 de março
  • Resultados da lista de espera: a partir de 10 de março.

sexta-feira, fevereiro 18, 2022

Thiago Braz conquista prata na França com salto de 5,81 metros.

O medalhista olímpico Thiago Braz começou bem o ciclo rumo aos Jogos de Paris 2024. Ouro na Rio 2016 e bronze ano passado na Olimpíada de Tóquio, o paulista faturou a medalha de prata no salto com vara no Meeting Hauts-de-France Pas-de-Calais, na cidade de Liévin, no norte da França. O brasileiro cravou 5,81 metros na noite desta quinta-feira (17), conseguindo sua melhor marca neste ano. A competição em Liévin é válida pela série ouro do circuito mundial indoor de 2022 da Federação Internacional de Atletismo (World Athletics).

Thiago Braz ficou atrás apenas do norte-americano Cristopher Nilsen, com 5,91 m, que levou o ouro. Já o holandês com Menno Vloon, que também saltou 5,81 m como o brasileiro, foi bronze devido aos critérios de desempate.

Em 5 de janeiro deste ano, Thiago Braz voltou a treinar na Itália, com o ucraniano Vitaly Petrov. Na última sexta (11), o brasileiro também brilhou ao conquistar a medalha de prata, com salto de 5,71m na Copa Orlen Indoor (competição da série prata) na cidade Lodz (Polônia).

MP quer ministros condenados por propaganda eleitoral antecipada.

O Ministério Público pediu à Justiça Eleitoral a condenação do ministro das Comunicações, Fábio Faria, e do ministro de Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, por propaganda eleitoral antecipada durante a visita do presidente Jair Bolsonaro ao Rio Grande do Norte no dia 9 de fevereiro.

Na ocasião, o governo federal fez uma solenidade em alusão à chegada das águas da transposição do Rio São Francisco a Jardim de Piranhas, no Seridó potiguar.

Segundo o Ministério Público Eleitoral, durante o evento, os ministros teriam pedido votos para o presidente e para a candidatura de Marinho ao Senado, além de falarem contra a reeleição da governadora do estado, Fátima Bezerra (PT). 

"As condutas referentes à candidatura do presidente da República foram encaminhadas à Procuradoria-Geral Eleitoral", informou o Ministério Público Eleitoral.

Em nota, o ministro Rogério Marinho afirmou que não foi notificado e, portanto, não conhece o teor da representação. Também alegou que recebe com "surpresa" as acusações, porque não divulgou qualquer espécie de propaganda eleitoral no evento citado.

"Ressalte-se, de todo modo, ser estranho o teor da acusação noticiada, pois não existem vedações legais à divulgação de críticas à administração de quem quer que seja ou mencionar pré-candidaturas", considerou o ministro.

A assessoria do ministro das Comunicações, Fábio Faria, foi procurada, mas não se posicionou sobre o assunto até a última atualização desta matéria.

Maioria do STF dá aval para universidades cobrarem passaporte de vacina contra a Covid-19.

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para derrubar a diretriz do Ministério da Educação (MEC) que proibiu a exigência do comprovante de vacinação contra a covid-19 em universidades e instituições de ensino federais.

O julgamento está sendo travado no plenário virtual, plataforma que permite aos ministros incluírem os votos no sistema online sem necessidade de reunião presencial ou por videoconferência. Até o momento, há sete votos para anular o ato normativo. Os ministros que ainda não se manifestaram têm até o final desta sexta-feira, 18, para opinar.

Em seu voto, o ministro Ricardo Lewandowski, relator do processo disse que a ordem do MEC “contraria as evidências científicas”, ao “desestimular a vacinação”, e viola a autonomia universitária.

“O Supremo Tribunal Federal tem, ao longo de sua história, agido em favor da plena concretização do direito à saúde e à educação, além de assegurar a autonomia universitária, não se afigurando possível transigir um milímetro sequer no tocante à defesa de tais preceitos fundamentais, sob pena de incorrer-se em inaceitável retrocesso civilizatório”, escreveu.

A conclusão do STF é que as universidades têm legitimidade para exigir o passaporte da vacina na volta às aulas presenciais. Além de Lewandowski, votaram Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Rosa Weber, Edson Fachin e Gilmar Mendes.

O caso foi levado ao STF por três partidos de oposição — Rede, PDT e PT.

COVID: Brasil registra 1.127 óbitos 121 mil casos nas últimas 24h.

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta sexta-feira (18).

– O país 1.127 óbitos nas últimas 24h, totalizando 643.029 mortes;

– Foram 121.027 novos casos de coronavírus registrados, no total 28.058.862;

A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 840, e a média móvel de novos casos é de 110.479.

O ministério da Saúde calcula que mais de 24,8 milhões de pessoas já se recuperaram da Covid.

Censo: matrículas em cursos superiores de EAD superam presenciais.

Os cursos de ensino a distância (EAD) no Brasil receberam mais matrículas do que os presenciais, tanto na rede pública quanto na privada, em 2020. Os dados fazem parte do Censo da Educação Superior 2020, divulgado nesta sexta-feira (18) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC).

Esta é a primeira vez que o país registra maior ingresso de alunos nos cursos a distância em relação à modalidade presencial. Segundo o Inep, esse fenômeno havia sido constatado em 2019, apenas na rede privada. Dos mais de 3,7 milhões de ingressantes de 2020 (instituições públicas e privadas), mais de 2 milhões (53,4%) optaram por cursos a distância e 1,7 milhão (46,6%), pelos presenciais.

Nos últimos 10 anos, o número de matrículas em cursos presenciais diminuiu 13,9%, enquanto nos cursos EAD aumentou 428,2%. Em 2010, a participação percentual dos novos alunos em cursos superiores online era de 17,4%; atualmente, alcança 53,4% dos estudantes. 

Para o diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), Celso Niskier, o resultado mostra a força da educação a distância, o investimento do setor em tecnologia e a melhor aceitação da sociedade a essa modalidade. "Com isso, nós ganhamos mais flexibilidade e mais alcance para educação superior”, disse.

Sem acordo sobre Adicional por Tempo de Serviço com o Governo do Estado, policiais civis seguem sem prestar serviço extra voluntário em horários de folga.

Os policiais civis deliberaram por seguir sem prestar serviço extra voluntário em horários de folga. A decisão da categoria ocorreu após discussão do encontro com o Governo do Estado nesta sexta-feira (18), no qual não houve avanço nas tratativas sobre o repasse do Adicional por Tempo de Serviço (ADTS), que pode ser retirado dos policiais.

Na reunião, os policiais reiteraram que recusam a proposta apresentada pelo Gabinete Civil na última terça-feira, voltando a apontar os pontos considerados inconstitucionais.

As entidades que representam os policiais reforçaram a proposta para que o Governo leve em conta a manutenção da carreira e as devidas perspectivas de promoções, conforme estabelece a lei atual da Polícia Civil. De acordo com o Sinpol, o Governo ficou de avaliar uma alternativa para construção de uma nova minuta e outra rodada de negociação foi marcada para a segunda-feira (21), às 16h.

“Esperamos ter avanço nas tratativas e que possamos chegar a uma resolução para esse impasse”, destaca Edilza Faustino, presidente do SINPOL-RN.

Média de casos de covid no Brasil está em queda há uma semana.

A média móvel de casos de Covid-19 no Brasil está em queda há uma semana. A média móvel de casos indicou 110.479 registros por dia nesta sexta-feira (18). Além disso, os dados mostram uma tendência de queda com uma variação de -28% em relação a duas semanas antes.

O indicador mostra que a média de mortes no Brasil é de 840 por dia. A média móvel de mortes voltou a ficar acima de 200 em 19 de janeiro, depois de mais de 40 dias abaixo deste valor.

Considera-se que há tendência de alta quando a variação da curva na comparação com 14 dias antes é igual ou superior a 15%. O movimento é de queda quando a diferença é igual ou inferior a -15%. Há estabilidade quando a oscilação fica na faixa de 15% a -15%.

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 58,3%.

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 58,3%, registrada no início da tarde sexta-feira (18). Pacientes com Covid-19 internados em leitos clínicos e críticos somam 206.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 59,4% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 57,4% e a Região Seridó tem 53,3%.

Até o momento desta publicação são 59 leitos críticos (UTI) disponíveis e 102 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 126 disponíveis e 104 ocupados.

Outros 14 leitos de UTI estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’ e também 29 leitos clínicos também estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’, com outras síndromes gripais.

COVID: RN possui 58 leitos críticos e 126 leitos clínicos disponíveis.

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta das 13h30 desta sexta-feira (18). Neste período, havia 03 pacientes com perfil para leitos críticos na lista de regulação e não tinham pacientes aguardando avaliação. Foram registrados disponíveis 58 leitos críticos e outros 126, sendo clínicos.

RN registra 03 óbitos por covid nas últimas 24 horas; Novos casos são 917.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta sexta-feira (18). São 467.279 casos totalizados. Na quinta-feira (17) eram contabilizados 465.764, ou seja, 1.515 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 917 confirmados nas últimas 24 horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.978 no total. Três óbitos foram registrados nas últimas 24 horas no RN (Natal, Mossoró e Areia Branca). Na quinta-feira (14), eram 7.971 mortes. Óbitos em investigação são 1.542

Recuperados são 435.478. Casos suspeitos somam 2.847 e descartados são 895.024. Estimativa de casos em acompanhamento: 23.823.

Bombeiros esperam encontrar vítimas com vida em Petrópolis; tragédia já deixa 130 mortos e 218 desaparecidos.

Após quatro dias de buscas em Petrópolis, o Corpo de Bombeiros acredita ainda ser possível resgatar vítimas com vida da lama. Durante a madrugada desta sexta-feira (18), sirenes no Morro da Oficina – um dos locais mais devastados pela tempestade que causou deslizamentos e destruiu a cidade – voltaram a tocar.

O número de mortos chegou a 130, segundo o Corpo de Bombeiros. O Instituto Médico-Legal (IML) informou que, entre as vítimas, há 79 mulheres e 41 homens, sendo 21 menores de idade. Ao todo, 70 corpos foram identificados, e outros 64, liberados. Veja quem são algumas das vítimas já reconhecidas.

O IML recebeu ainda partes de outros dois corpos – nesse caso, não é possível identificar se são de homem ou de mulher, razão pela qual será preciso fazer coleta de material genético de parentes. Até esta quinta-feira (17), o IML tinha apenas um caminhão frigorífico para armazenar os corpos. Nesta sexta, com o reforço da infraestrutura, o órgão passou a contar com dois caminhões e dois contêineres frigoríficos.

Segundo a Polícia Civil, foram feitos 218 registros de desaparecimentos, mas não se sabe quantos desses já foram encontrados. Veja quem são os desaparecidos e como tentar encontrar alguém. Até a última atualização desta reportagem, o tempo permanecia instável em Petrópolis nesta sexta.

Maioria do STF vota por derrubar despacho do MEC sobre vacinação.

A maioria do plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) votou por derrubar um despacho no qual o ministro da Educação, Milton Ribeiro, decidiu que as instituições de ensino federais não poderiam cobrar vacinação contra a covid-19 como condição para o retorno às atividades presenciais.

O despacho, publicado em 30 de dezembro no Diário Oficial da União (DOU), já havia sido suspenso pelo ministro Ricardo Lewandowski, a pedido do PSB. Ele é relator de uma ação por descumprimento de preceito fundamental (ADPF) que trata de atos do governo no contexto da pandemia.

No documento, Ribeiro disse não ser possível às universidades exigir comprovante de vacinação como condição para o retorno das atividades presenciais, pois tal exigência seria “um meio indireto à indução da vacinação compulsória”, que “somente poderia ser estabelecida por meio de lei”.

Para Lewandowski, contudo, o ministério não poderia ter feito imposição às universidades sobre a exigência ou não do comprovante de vacina, pois isso violaria a autonomia universitária, que abarca dimensões não só educacionais e financeiras, como também administrativas e relativas à saúde.

“As instituições de ensino têm, portanto, autoridade para exercer a autonomia universitária e podem legitimamente exigir a comprovação de vacinação”, argumentou Lewandowski, cujo entendimento, até o momento, foi seguido por seis ministros – Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Rosa Weber, Edson Fachin e Gilmar Mendes.

O caso está sendo julgado no plenário virtual, e os demais ministros têm até as 23h59 desta sexta-feira (18) para depositar seus votos no sistema eletrônico do Supremo. Salvo algum pedido de vista ou destaque (remessa ao plenário convencional), deve prevalecer o voto da maioria.

Caixa paga Auxílio Brasil a beneficiários com NIS final 5.

A Caixa Econômica Federal pagou ontem (17) a parcela de fevereiro do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 5. O valor mínimo é R$ 400. As datas seguirão o modelo do Bolsa Família, que pagava os beneficiários nos dez últimos dias úteis do mês.

O beneficiário poderá consultar informações sobre datas de pagamento, valor do benefício e composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Atualmente, 17,5 milhões de famílias são atendidas pelo programa. No início do ano, 3 milhões foram incluídas no Auxílio Brasil.

A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família tem preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.

Anvisa aprova primeiro autoteste para Covid-19 no Brasil.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, ontem quinta-feira (17), o primeiro autoteste para Covid-19 no país.

O produto registrado pela Anvisa é o Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno, da empresa CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médicos-Hospitalares e Odontológicos.

“Para conceder o registro a Anvisa analisa uma série de requisitos técnicos, entre os quais estão a usabilidade e o gerenciamento de risco, que servem para adequar o produto para uso por pessoas leigas dando maior segurança no seu uso. Confira as orientações de uso aprovadas para o produto”, diz a agência em comunicado.

A publicação do registro foi publicada hoje no Diário Oficial da União.

Agora, a disponibilidade no mercado depende da empresa detentora do registro.

RN tem o segundo maior índice de vacinação infantil do Brasil, aponta Fiocruz.

O Rio Grande do Norte tem o segundo maior índice de vacinação infantil do País, segundo nota técnica do Observatório Covid-19 da Fiocruz sobre a baixa cobertura vacinal entre crianças de 5 a 11 anos do Brasil, divulgada na tarde desta quinta-feira (17).

A pesquisa levou em consideração a média nacional da vacinação infantil em todas as Unidades Federativas do Brasil. Constatou-se que o RN é o segundo com melhor cobertura de primeira dose maior que a média nacional (21%). O Estado potiguar tem 32,6%, atrás apenas do Distrito Federal, com 34,6%.

O pior desempenho está no Amapá, com apenas 5,3% da população na faixa etária entre 5 e 11 anos vacinada. Onze capitais estão abaixo da marca do país: Macapá (1,6%), Boa Vista (20,6%), Rio Branco (6,9%), Porto Velho (16%), Teresina (8,4%), João Pessoa (15,8%), Recife (1,9%), Belo Horizonte (18,4%), Campo Grande (1,6%) e Cuiabá (15,7%).

A Nota Técnica mostra que a cobertura vacinal de primeira dose é diretamente proporcional e maior nos estados onde a expectativa de vida ao nascer e o IDH são também maiores. Ao contrário disso, a cobertura vacinal de primeira dose é menor onde há maior desigualdade de renda, pobreza e internações por condições sensíveis à atenção primária.

O documento apresenta um panorama atual da vacinação contra Covid-19 entre as crianças, aponta a grande heterogeneidade no nível subnacional e reforça a necessidade de articulação de todas as esferas de gestão para a expansão da cobertura vacinal no país. Em um cenário em que apenas este grupo não está imunizado, ele se torna particularmente vulnerável à infecção e à disseminação do vírus, inclusive entre outros grupos etários.

Congresso dá isenção de IPTU para templos religiosos.

O Congresso promulgou nesta quinta-feira (17) emenda constitucional que dá isenção de IPTU para igrejas. A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) havia sido aprovada pela Câmara no fim de 2021. É a 116ª alteração na Constituição de 1988.

O texto isenta templos do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana). Os deputados não alteraram o texto que já havia sido aprovado pelo Senado em 2016.

A votação da PEC fez parte de um acordo para viabilizar a votação da urgência do projeto que legaliza os jogos de azar no país. A bancada evangélica é contrária ao projeto dos jogos e tentou evitar sua votação em plenário, mas a urgência acabou aprovada.

A PEC é de autoria do ex-senador e ex-prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella. Ele é sobrinho do bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus.

Durante a discussão da proposta, deputados evangélicos fizeram questão de ressaltar que ela não beneficia apenas este segmento religioso, mas também todos os demais.

O presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), defendeu a isenção de IPTU para os templos. A imunidade tributária para esses locais é constitucional, portanto também deveria ser isenta neste tributo.

A ideia é que ao dar imunidade tributária às igrejas, o Estado reforça a liberdade de culto porque não há obstáculos, em tese, para qualquer tipo de culto no País.

A discussão é porque as igrejas pagam o IPTU em templos alugados. Com a mudança, mesmo locais alugados estarão imunes. Ou seja, qualquer espaço de culto terá essa proteção contra o imposto.

Papa lamenta morte de pescadores vítimas de naufrágio no Canadá.

O papa Francisco manifestou hoje solidariedade pelas vítimas do naufrágio no Canadá do navio pesqueiro galego "Villa de Pitanxo", no qual morreram nove pescadores e 12 estão desaparecidos.

Em telegrama enviado ao arcebispo de Santiago de Compostela, Julian Barrio, Francisco descreveu como "triste notícia" o naufrágio da embarcação, ocorrido terça-feira (15) na costa canadense.

Depois de expressar sinceras condolências, o papa manifestou sua solidariedade "neste momento de aflição", de acordo o telegrama enviado em nome de Francisco pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin.

Na mensagem, o papa diz que "eleva as suas orações a Deus pelo descanso eterno das vítimas e expressa proximidade às famílias que choram os seus entes queridos".

O navio naufragou na costa da Terra Nova e Labrador, no leste do Canadá. A bordo do pesqueiro estavam 24 tripulantes, três resgatados com vida.

Nove corpos foram localizados e recolhidos, e o Canadá encerrou a busca pelos 12 pescadores desaparecidos no mar.

Os três sobreviventes foram resgatados pelo pesqueiro espanhol Playa de Menduíña 2, que também recuperou seis corpos.

Outro corpo foi recolhido pelo pesqueiro português Nova Virgem da Barca, e os dois mortos restantes foram localizados e resgatados pelo navio canadense Nexus. Via A/B.

Chuvas fortes no Rio Grande do Norte (RN) de até 140 mm.

O Rio Grande do Norte (RN) registrou chuvas fortes entre a quinta-feira e esta sexta-feira, 18, principalmente na região Agreste. No município de Campo Redondo, as chuvas acumuladas em 24h chegaram a 145,2mm. Para o fim de semana, a tendência é de tempo instável em todo estado.

Para Natal e a região, a previsão é de sol com nuvens durante todo o fim de semana, com períodos de nublado e podendo chover a qualquer hora. No sábado e domingo, a possibilidade de chuvas é de 80%. A temperatura vai variar entre 24°C e 32°C.

No Agreste, onde as chuvas foram mais intensas entre a quinta e sexta-feira, a expectativa é de chuva fraca durante o fim de semana. Em Campo Redondo, há 90% de chances de chuvas entre sábado e domingo, mas as precipitações devem ficar em menos de 20mm. A temperatura vai girar entre 25°C e 35°C.

Já no Seridó, as temperaturas seguirão mais altas e as chuvas têm 90% de chances de ocorrer durante o fim de semana. Em Caicó, a previsão é de que as manhãs tenham sol com aumento de nuvens, com as chuvas ocorrendo, principalmente, no período entre a tarde e a noite. A temperatura vai chegar a 36°C.

Para a região Oeste e Alto Oeste, também há a previsão de tempo instável. Em Mossoró, pode chover até 35mm no fim de semana, com as precipitações de concentrando no período entre a tarde do sábado e manhã do domingo. A temperatura vai variar entre 23°C e 36°C. Em Pau dos Ferros, a temperatura vai chegar aos 37°C, com possibilidade de 25mm de chuvas entre o sábado e domingo.

Hoje é o último dia para inscrições no Sisu.

Terminam sexta-feira (18), às 23h59, as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2022. O resultado da chamada única será divulgado em 22 de fevereiro. Nesta primeira edição de 2022 do programa, estão sendo são oferecidas 222 mil vagas em 6.146 cursos, graduações que estão disponíveis em 125 instituições públicas de ensino superior.

Critérios

Para se inscrever no programa pela página do Sisu os estudantes devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021 e não podem ter zerado a redação. Os estudantes que não concluíram o ensino médio e participaram do Enem como "treineiros" não estão habilitados para o Sisu. No dia 9, o Ministério da Educação (MEC) divulgou as notas da edição de 2021 do exame.

O candidato pode se inscrever em até duas opções de curso, turno e instituição, observando a modalidade de concorrência, como sistema universal, lei de cotas ou ações afirmativas, além de ordem de preferência. As escolhas podem ser alteradas até o prazo final de inscrições, se o candidato mudar de ideia. Passado o prazo final, o sistema não permiterá novas mudanças. 

Para facilitar a decisão, o Ministério da Educação (MEC) divulga diariamente um balanço parcial do Sisu 2022/1, no qual o candidato pode ver em qual posição está na disputa pelas vagas desejadas nos cursos que escolheu e quais as notas de corte, podendo mudar de opção se assim desejar.

Brasil registra 1.128 óbitos 131 mil casos de Covid nas últimas 24h.

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta quinta-feira (18).

– O país 1.128 óbitos nas últimas 24h, totalizando 641.902 mortes;

– Foram 131.049 novos casos de coronavírus registrados, no total 27.937.835;

A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 841, e a média móvel de novos casos é de 116.905.

O ministério da Saúde calcula que mais de 24,7 milhões de pessoas já se recuperaram da Covid.

PRF apreende mais de 10 kg de pasta base de cocaína e prende casal em São José de Mipibu (RN).

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem e uma mulher com idades de 24 e 26 anos, respectivamente, em São José de Mipubu (RN), na noite de quarta-feira (16). Eles transportavam pouco mais de 10 kg de pasta base de cocaína. Um prejuízo estimado em 1 milhão e duzentos mil reais para o crime organizado, de acordo com a PRF.

Segundo a PRF, durante abordagem a um Sandero, de cor vermelha, por volta das 23h25, uma equipe PRF desconfiou do nervosismo do condutor, que também apresentou inconsistências nas informações prestadas, fato este que levou a uma vistoria minuciosa no veículo. No painel dianteiro, foi encontrado um dispositivo eletrônico que escondia dez tabletes de cloridrato de cocaína.

Indagado sobre a origem da droga e do veículo, o condutor que seguia no veículo com a esposa e dois filhos, respondeu que recebeu o automóvel no bairro de Mãe Luiza e buscou a droga na cidade de Campina Grande/PB para trazê-la para Natal/RN e que receberia a quantia de dois mil reais pelo transporte do ilícito. Afirmou ainda que já tinha realizado este tipo de transporte outras duas vezes. Já a esposa preferiu não se pronunciar.

A ocorrência foi encaminhada para a sede da Polícia Federal em Natal/RN, onde o casal ficou preso e as crianças entregues aos avós paternos.

STF mantém restrição a propagandas eleitorais em jornais.

O STF (Supremo Tribunal Federal) manteve nessa quinta-feira (17.fev.2022), por 6 votos a 4, trechos de uma lei de 1997 que restringe a veiculação de propagandas eleitorais pagas em jornais impressos e na internet.

O relator, ministro Luiz Fux, ficou vencido. A maioria acompanhou o voto de Nunes Marques. Ele foi seguido por Alexandre de Moraes, Rosa Weber, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski.

A ação foi movida pela ANJ (Associação Nacional de Jornais) em dezembro de 2019. A organização questiona 2 trechos da Lei das Eleições (Lei 9.504).

Um dos dispositivos questionados permite que cada candidato compre um total de 10 anúncios, em dias separados. Eles podem ser publicados até a antevéspera das eleições (48 horas antes). As propagandas podem ter até 1/8 da página em jornais padrão e 1/4 em tabloides.

Também proíbe qualquer tipo de propaganda paga na internet, incluindo em jornais digitais. Só permite a divulgação quando houver impulsionamento. Ou seja, em redes sociais, por exemplo, as propagandas acabam liberadas.

Ao ser editada, a lei tinha como objetivo impedir que partidos com mais dinheiro comprassem espaços maiores nos jornais, desequilibrando as disputas eleitorais.

Para a ANJ, no entanto, a lei que restringe as propagandas, editada em 1997, é defasada, já que de lá para cá houve uma série de avanços tecnológicos que colocaram a mídia cada vez mais no meio digital.

A associação diz, ainda, que a norma foi feita quando as redes sociais ainda não tinham força.

Delegados rejeitam proposta do governo do RN e continuam mobilizados.

Os delegados de Polícia Civil do RN decidiram rejeitar a proposta apresentada pelo governo estadual sobre o adicional de tempo de serviço (ADTS). A decisão foi tomada em assembleia realizada pela categoria nessa quinta-feira (17).

Além de rejeitar a proposta, os delegados decidiram seguir mobilizados até que o governo apresente uma proposta que seja realmente viável, o que, segundo a Associação de Delegados (Adepol), não ocorreu até o momento. “Nos próximos dias, também vamos ampliar as ações de divulgação da mobilização, para que a sociedade compreenda a gravidade do que está ocorrendo e o quão lenta está essa negociação”, afirmou a delegada Taís Aires, presidente da Adepol.

A mais recente proposta do governo do RN alterava a forma remuneratória para subsídio e, mesmo assim, mantinha parcela ou valor agregado, condicionando a retirada à decisão judicial que será proferida pelo Tribunal de Justiça em relação ao ADTS, situações que apresentam inconsistências legais.

“Estamos há meses esperando uma proposta do governo do RN que seja justa e constitucional. Por isso, não vemos outra saída que não seja continuar a mobilização, com recusa de serviço voluntário, por exemplo, o que deve manter as delegacias de plantão fechadas durante o fim de semana no interior do Estado. É um prejuízo para a população que o governo poderia evitar”, avaliou a delegada Taís Aires.

Antes do fim de semana, porém, ainda haverá uma nova reunião com o governo do RN, prevista para esta sexta-feira (18), às 11h. No encontro, a Adepol apresentará uma contraproposta para a gestão estadual, com o objetivo de solucionar o impasse.

Consumo de álcool na gestação traz riscos para bebê, afirma médica.

“Se você bebe, o seu bebê também bebe” é o tema da campanha da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas (Abead) que visa alertar mulheres grávidas para os riscos que o consumo de bebidas alcoólicas na gestação pode trazer para os filhos. “Esse é o nosso foco de interesse, de ação in advocacy (lobby do bem)”, disse a presidente da Abead, Alessandra Diehl. A entidade busca prevenir sobre o álcool na gestação, para evitar o que os especialistas chamam de Síndrome Alcoólica Fetal (SAF).

No Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo, lembrado hoje (18), a psiquiatra destaca os riscos de desenvolvimento da SAF, que ainda é subnotificada no Brasil e subtratada, por não ser identificada durante a gestação. Segundo ela, não existe informação, principalmente para quem trabalha na rede de atenção primária à saúde e que faz o pré-natal, “que são as enfermeiras, os ginecologistas”, para identificar a mulher que está bebendo.

A SAF tem alto impacto na vida da criança, da mãe, do pai e da sociedade como um todo. De acordo com a Abead, não existe bebê seguro durante a gestação porque qualquer quantidade de bebida pode trazer complicações que incluem retardo mental, microcefalia, baixo peso ao nascer, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, além de complicações gestacionais. 

Estudos mostram que entre 12% e 22 % das mulheres grávidas apresentam históricos de consumo de álcool durante a gravidez. Essa ingestão de álcool pode variar de beber ocasionalmente ao consumo excessivo semanal e até ao uso crônico durante os nove meses da gestação. A Abead defende medidas preventivas para o uso de álcool por mulheres grávidas devido ao risco de desenvolvimento da SAF. A estimativa é de que cerca de 1,5 mil a 6 mil crianças nasçam com SAF todos os anos no Brasil.

A Abead sugere, entre as medidas preventivas, a adoção de rótulos de advertência sobre o álcool nas embalagens das bebidas, utilizando-os como ferramentas para aumentar a conscientização sobre os riscos gerados pelo produto. Também recomenda abordagens mais amplas de políticas públicas para o controle do consumo, com informações direcionadas ao público-alvo e específicas sobre beber na gestação. A entidade apoia o Projeto de Lei (PL) 4.259/2020, em tramitação na Câmara dos Deputados, que institui o sistema de prevenção à Síndrome Alcoólica Fetal, bem como dispõe sobre a obrigatoriedade de advertência dos riscos relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas durante a gravidez. “É uma das primeiras iniciativas que começam a colocar a advertência em bebidas alcoólicas, indicando que a mulher não pode beber, como já existe em outros países. Acho que isso pode ajudar”, afirmou Alessandra. Via A/B.

Parlamento do Equador aprova regras para aborto em casos de estupro.

A Assembleia Nacional do Equador aprovou, nessa quinta-feira (17), regulamentos para permitir que mulheres e meninas tenham acesso a aborto em caso de estupro. A aprovação ocorre em meio a amplo debate sobre o assunto no país, majoritariamente conservador.

A votação foi feita depois que o Tribunal Constitucional deu luz verde para o aborto em caso de estupro, em abril do ano passado, e determinou aos parlamentares que regulassem rapidamente o procedimento.

Embora a Assembleia Nacional tenha adotado o regulamento com 75 votos a favor, 41 contra e 14 abstenções, as regras ainda podem ser bloqueadas pelo presidente conservador, Guillermo Lasso, antes de se tornarem lei.

Lasso disse que pessoalmente não apoia o aborto, mas permitirá que os parlamentares regulem o procedimento, desde que não excedam as determinações do tribunal.

Mulheres com mais de 18 anos poderão abortar, em situações decorrentes de estupro, com até 12 semanas de gestação, enquanto adolescentes e meninas menores de 18 anos terão até 18 semanas de gestação para fazer o procedimento.

Mulheres adultas pertencentes a grupos indígenas ou que vivem em áreas rurais também terão até 18 semanas de gestação para abortar.

De acordo com as regras, as mulheres não serão obrigadas a denunciar o estupro à polícia, mas devem preencher um formulário de consentimento. Embora o sistema de saúde tenha que disponibilizar o procedimento, os médicos podem se opor de forma conscienciosa.

O aborto está disponível gratuitamente na Argentina e no Uruguai sob certos prazos, e vários outros países da América Latina o legalizaram em casos de estupro. Via A/B.

Dados sugerem que Brasil passou pelo pico da Ômicron, mas é preciso cuidado.

Desde a confirmação do primeiro caso de coronavírus no Brasil, em fevereiro de 2020, o país já enfrentou os mais diversos cenários no enfrentamento à pandemia. Nos últimos meses, impulsionados pelo surgimento da variante Ômicron, os casos de Covid-19 dispararam.

Segundo dados do Ministério da Saúde, em 3 de fevereiro de 2022, o país atingiu o maior número de novas infecções com 298.408 em 24 horas. Contudo, diferente do que o Brasil viu no início de 2021, devido principalmente à vacinação, o índice de mortes não aumentou na mesma proporção que os casos dispararam.

Na época, alguns especialistas estimaram que o pico da Ômicron iria acontecer até a segunda semana de fevereiro e depois, o país veria uma queda nos casos.

A epidemiologista e professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Ethel Maciel, foi uma delas. À CNN, ela disse em janeiro que o Brasil seguia os dados de outros países que fazem muitos testes e que acreditava que ainda não tínhamos atingido ao nosso pico.

Agora, no entanto, muito se especula se o país já passou pelo pico da pandemia e quais devem ser os próximos cenários do SARS-CoV-2 à medida que há o avanço da cobertura vacinal.

Para Ester Sabino, imunologista e ex-diretora do Instituto de Medicina Tropical, que liderou o sequenciamento do genoma do coronavírus, o pico de casos da Ômicron já pode ter passado. “Tudo indica que a tendência é, nos próximos dias, vermos uma queda no número de casos — que já está acontecendo — e também nas mortes”, disse.

Julio Croda, infectologista e pesquisador da Fiocruz, disse à CNN que já passamos pelo pico do coronavírus.

“Já estamos há uma semana, claramente, com queda no número de casos. Já tivemos momentos piores e esse comportamento é similar ao que ocorre em outros países: de quatro a seis semanas de subida e de quatro a seis semanas de queda”, afirma.

Bellissimo-Rodrigues explica que na epidemiologia há um fenômeno chamado ‘esgotamento de suscetíveis’ e por isso o número de infecções deve continuar a cair. “Como uma grande parcela da população já foi infectada, e outra grande parcela está imunizada, especialmente com a dose de reforço, o vírus começa a ter dificuldade de achar uma pessoa para infectar”, explicou.

Contudo, todos especialistas ouvidos pela CNN para esta reportagem afirmam que as condições de queda no número de casos diários devem ser mantidas, se, e somente se, o mundo avançar na vacinação para evitar o surgimento de novas variantes.

Mulher tenta arrancar pênis de ex com faca em MG ao suspeitar de abuso sexual contra filho.

Uma mulher suspeita de usar uma faca para tentar arrancar o pênis do ex-marido foi presa na última quarta-feira (16), na cidade de Crucilândia, Região Central de Minas. De acordo com o boletim de ocorrência, a mulher foi até a Polícia Militar com o objeto usado no crime e contou o que aconteceu.

Em conversa com os militares, a mulher disse que cometeu o crime porque descobriu que o ex-companheiro abusava sexualmente do filho do casal de 4 anos. A mãe também contou que planejou o delito, assim que a criança relatou os abusos.

Ela foi até a casa do ex-companheiro e fez sexo oral nele. Durante o sexo, mordeu o órgão genital do homem na tentativa de tentar arrancá-lo. Como não conseguiu, usou uma faca para cortá-lo.

A mulher foi presa. Segundo a Polícia Militar, já havia um mandado de prisão em aberto contra ela por um crime em Itaúna, mas não foi informado qual crime seria.

O filho do casal está provisoriamente com uma tia, até que o Conselho Tutelar decida qual o futuro dele.

Prisão em flagrante e inquérito

Segundo a Polícia Militar, o celular da vítima foi recolhido para perícia, já que a suspeita afirmou que no aparelho teria vídeos infantis pornográficos.

Já a Polícia Civil disse que instaurou um inquérito para apurar os “possíveis abusos sexuais” denunciados pela mãe. A investigação tramita na Delegacia De Polícia Civil em Bonfim.

Sobre a violência cometida pela mulher, a Polícia Civil disse que ratificou a prisão em flagrante dela pelo crime de lesão corporal grave.

quinta-feira, fevereiro 17, 2022

Caixa libera abono salarial para trabalhadores nascidos em abril.

Os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em abril recebem hoje (17) o abono salarial ano-base 2020. A Caixa Econômica Federal iniciou o pagamento no último dia 8 e prosseguirá com a liberação até 31 de março, baseada no mês de nascimento do beneficiário.

Também hoje, o Banco do Brasil libera o abono salarial para os trabalhadores do setor público com inscrição final 2 e 3. O pagamento para essa categoria - servidores públicos, militares e empregados de estatais inscritos no Pasep -  começou a ser feito na terça-feira (15) e segue até 24 de março, com base no dígito final da inscrição do servidor.

O abono de até um salário mínimo é pago aos trabalhadores inscritos no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos. Recebe agora quem trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2020, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

Trabalhadores da iniciativa privada que recebem pela Caixa Econômica Federal:

Raimundo Alves: “Objetivo da governadora é trazer Carlos Eduardo para candidatura ao Senado sim”.

Prego batido, ponta virada: Fátima Bezerra, a govenadora do RN e pré-candidata a reeleição, quer o ex-prefeito de Natal , Carlos Eduardo Alves (PDT), como candidato dela ao Senado Federal. A informação foi confirmada e garantida pelo secretário-chefe do Gabinete Civil, Raimundo Alves, em entrevista exclusiva ao Jornal das Seis, da 96 FM, ontem quarta-feira (16). 

“O meu objetivo e o da governadora é trazer Carlos Eduardo para ser candidato ao Senado sim”, afirmou Raimundo Alves.

Chuva em Petrópolis já deixou mais de 100 mortos.

O temporal que caiu em Petrópolis, na região serrana fluminense, na última terça-feira (15), deixou pelo menos 104 mortos, segundo informações divulgadas hoje (17) pela Defesa Civil estadual. A Polícia Civil está trabalhando para agilizar o reconhecimento e a liberação de corpos.

Os bombeiros entraram no terceiro dia de buscas, já que ainda há desaparecidos. Os trabalhos de resgate resultaram no salvamento de 24 pessoas até a noite de ontem. O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) preparou uma lista com os nomes de mais de 30 desaparecidos.

Mais de 20 pontos de deslizamento foram registrados em toda a cidade. Apenas no morro da Oficina, no Alto da Serra, um dos locais mais atingidos, dezenas de casas foram soterradas. Há ainda casos de pessoas que foram levadas pelas cheias nas ruas.

Mais de 300 pessoas tiveram que deixar suas casas e estão acolhidas em abrigos ou casas de parentes e amigos.

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, afirmou que essa foi a pior chuva da região desde 1932. Outros desastres já ocorreram na serra fluminense. Em 1988, foram 134 mortos em Petrópolis. Em 2011, 918 pessoas morreram e outras dezenas desapareceram na região serrana, principalmente em Nova Friburgo e Teresópolis.

Empresa amplia investimentos em geração de energia no RN.

Com investimentos de R$ 2,3 bilhões, mais um megaempreendimento na área de energia limpa começa a operar no Rio Grande do Norte (RN) este ano. É o Conjunto Eólico Santo Agostinho que está sendo montado nos municípios de Lajes (RN) e Pedro Avelino (RN), com capacidade para 434 Megawatts. O cronograma do projeto e os planos de investimentos futuros da empresa – a Engie Brasil Energia – foram apresentados ontem quarta-feira (16), à governadora Fátima Bezerra.

No Santo Agostinho serão 70 aerogeradores com altura de 170 metros e capacidade para produzir 6,2 MWh por unidade, três vezes mais que os equipamentos usados atualmente. Os investimentos futuros da empresa previstos para os próximos cinco anos no Rio Grande do Norte somam R$ 6,5 bilhões.

“O governo está de portas abertas para avançar nas parcerias, que são importantes para o desenvolvimento de nosso Estado neste momento de transição energética. O Estado é parceiro da iniciativa privada e está fazendo o papel que lhe cabe, com transparência, com senso de responsabilidade, com segurança jurídica e preocupação social. Nosso governo preza muito pela relação com a sociedade, nossa matéria-prima é o diálogo”, disse a governadora Fátima Bezerra.

quarta-feira, fevereiro 16, 2022

Aumenta para 66 número de mortos por causa da chuva em Petrópolis.

Os desabamentos e alagamentos causados pela enxurrada que atingiu Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, causaram a morte de pelo menos 66 pessoas, de acordo com o Governo do Estado do Rio de Janeiro. Até o momento, 21 vítimas foram resgatadas com vida. As ações ocorrem desde a noite de ontem (15).

Em nota, o governador Cláudio Castro diz que se trata de uma situação "quase que de guerra" e que toda a equipe do governo está mobilizada: Corpo de Bombeiros, secretarias e demais órgãos do estado. "Atuamos no resgate e salvamento de vítimas, desobstruindo estradas, atendendo pessoas que perderam seus bens, com medicamentos e remoções, entre outras ações". 

Uma grande equipe está concentrada no Morro da Oficina, no bairro Alto da Serra, onde o governo acredita ter o maior número de vítimas ainda soterradas. São 400 militares mobilizados e atuando em 44 pontos atingidos pelo temporal. Foi montado um hospital de campanha com 10 leitos onde as vítimas recebem o primeiro atendimento.

Mais de 180 pessoas que moram em áreas de risco foram acolhidas em escolas e recebem suporte de profissionais das áreas da saúde, educação, agentes comunitários, além da Defesa Civil. A Delegacia de Descoberta de Paradeiros realiza atendimento especializado às famílias que buscam informações de desaparecidos e registros de ocorrência. Os familiares estão sendo acolhidos e atendidos na Sala Lilás do posto. 

Em atualização do boletim meteorológico, a Defesa Civil informou que ainda há previsão de chuva fraca a moderada a qualquer momento no município. A Defesa Civil reforça que a cidade segue em Estágio Operacional de Crise e orienta que a população fique atenta aos informes e alertas que podem ser atualizados a qualquer momento. Em caso de emergência as pessoas devem ligar para o 199.

Variante BA.2 da ômicron pode gerar nova onda, diz OMS.

A líder técnica da resposta à pandemia de covid-19 da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove, disse haver um temor de que, após o fim da onda de infecções pela subvariante BA.1 da Ômicron do coronavírus, haja uma nova onda com a BA.2.

Em sessão de perguntas e respostas, ela reiterou não estar afirmando que esse movimento irá acontecer, mas sim que a possibilidade está sendo monitorada. "Estamos vendo aumentos proporcionais da BA.2, que é mais transmissível que a BA.1", disse Kerkhove, que afirmou não haver evidências de que esta subvariante seja mais grave.

A líder disse ser "incrível" ver como a Ômicron já superou a onda da Delta ao redor do mundo. De acordo com Kerkhove, ao comparar as mutações da BA.1 com as da Delta, é possível perceber que as variantes "penetram" mais no corpo humano e são mais resistentes à proteção das vacinas ou de uma contaminação anterior.

Ainda assim, ela destacou que os imunizantes existentes são altamente eficazes contra hospitalizações e mortes. Kerkhove também afirmou ser necessário garantir melhor testagem da covid-19 ao redor do globo, uma vez que se trata de uma parte crítica no combate à pandemia. "Os testes precisam ser confiáveis, baratos e rápidos", disse.

NO RN: Concurso da PM para área da saúde tem inscrições até amanhã (17).

As inscrições para o concurso de oficiais do Quadro de Saúde da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) estão abertas até esta quinta-feira (17). São 78 vagas para médicos, dentistas, farmacêuticos, nutricionistas, veterinários, psicólogos, assistentes sociais, biomédicos e enfermeiros. O salário é de R$ 9,3 mil e os interessados podem inscrever-se via site – clique aqui – a taxa é de R$ 188.

O documento exige que o candidato seja brasileiro ou naturalizado, estar quite com as obrigações eleitorais, ter no mínimo 1,65m de altura (homem) ou 1,60m (mulher), possuir graduação na área pleiteada, e ter nascido a partir de janeiro de 1986, entre outras exigências. Como forma de seleção, os candidatos serão avaliados mediante a prova objetiva prevista para ser aplicada no dia 3 de abril em Natal a partir das 13h e duração de cinco horas.

 

Confira vagas (por formação):
Medicina
Anestesiologia (2)
Cardiologia (3)
Cirurgia geral (5)
Clínica médica (4)
Endocrinologia (2)
Endoscopia/Colonoscopia (1)
Gastroenterologia (1)
Ginecologia e Obstetrícia (1)
Infectologia (1)
Mastologia (1)
Medicina intensiva (2)
Nefrologia (1)
Neurologia (1)
Oftalmologia (2)
Ortopedia e Traumatologia (2)
Otorrinolaringologia (2)
Pediatria (2)
Pneumologia (1)
Proctologia (1)
Psiquiatria (3)
Radiologia e Ultrassonografia (2)
Reumatologia (1)
Urologia (2)
Odontologia
Endodontia (2)
Periodontia (1)
Odontopediatria (1)
Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial (1)
Dentística (4)
Prótese Dentária (1)
Farmácia
Análises Clínicas (2)
Farmácia Hospitalar (2)
Enfermagem
Enfermagem em Cuidados Intensivos (UTI) (3)
Enfermagem Generalista (4)
Psicologia
Avaliação Psicológica (2)
Psicologia Hospitalar (1)
Fisioterapia
Fisioterapia Cardiorrespiratório (1)
Terapia Intensiva (1)
Traumático Ortopédico (1)
Neurorreabiliação (1)
Fonoaudiologia
Audiologia (1)
Serviço Social
Assistente Social (1)
Medicina Veterinária
Pequenos Animais (1)
Grandes Animais (1)
Nutrição
Nutrição Clínica (1)
Nutrição Hospitalar (1)
Biomedicina
Fisiologia do Esporte e da Prática do Exercício Físico (1)