sábado, setembro 12, 2020

Criança dorme em cima de celular e sofre queimadura; aparelho não estava ligado à tomada.

Uma garota de sete anos sofreu uma queimadura nas costas no último fim de semana após dormir em cima de um celular. A família da criança divulgou o caso, ocorrido no Rio de Janeiro, nas redes sociais.

A menina costuma usar o celular da mãe para jogar, e adormeceu enquanto estava com o aparelho. No vídeo publicado, é possível ver o contorno do smartphone nas costas da criança.

Após o acontecido, a garota está com dificuldades para andar. Devido ao local da queimadura, na parte inferior das costas, ela precisa caminhar curvada.

O celular, modelo Samsung Galaxy A20, não estava ligado à tomada no decorrer da noite. É possível que a queimadura tenha acontecido porque muitos jogos impedem que a tela desligue no tempo programado nas configurações do aparelho.

Além disso, games costumam exigir muito dos smartphones, aumentando a temperatura interna dos componentes. Somado ao local abafado, entre o corpo da criança e o colchão, é possível que tenha ocorrido um superaquecimento por se tratar de um caso extremo, fora dos padrões de uso habituais.

Procurada, a fabricante informou que ao saber do ocorrido prestou suporte imediato à família, e que já está de posse do aparelho para realizar testes e determinar se houve falha em algum componente. Veja abaixo a nota da empresa na íntegra:

“A Samsung segue globalmente rigorosos padrões de controle e qualidade para garantir a segurança e a melhor experiência ao usuário. Assim que tivermos acesso ao produto em questão, juntamente com os respectivos acessórios utilizados em conjunto, realizaremos um exame completo para determinar a causa exata do ocorrido.”

Após comprar a Libertadores, SBT entra na negociação pela Fórmula 1.

Após fechar a compra dos direitos de transmissão da Libertadores até 2022 , o SBT já tem uma nova meta para o seu pacote esportivo: a Fórmula 1. O Notícias da TV apurou com fontes que a emissora de Silvio Santos abriu com a Liberty Media, empresa responsável pelas exibições da categoria mais importante do automobilismo.

O contrato da Globo com a Fórmula 1 vence ao final da temporada 2020 , e a emissora já confirmou que não vai renovar o acordo. A líder de audiência não aceitou pagar o que o grupo norte-americano pediu, fez outras propostas, mas a negociação não avançou.

Assim como aconteceu na Libertadores, as tratativas entre o SBT e a detentora dos direitos de transmissão da Fórmula 1 estão conduzidas por José Roberto Maciel, vice-presidente da emissora. No entanto, diferentemente da competição sul-americana de futebol, a F1 não é uma unanimidade entre os executivos de Silvio Santos, mas o VP está tentando viabilizar o negócio.

Primeiro contratado para a nova equipe de esportes do SBT , o narrador Téo José tem experiência e é conhecido do público que acompanha automobilismo. O nome do locutor foi tratado como prioridade pelos diretores da emissora justamente por ele ter ligação com o futebol e com as corridas.

Com passagens pela Fox Sports (canal para o qual trabalhava antes do SBT), Band e RedeTV !, Téo José já comandou transmissões da Fórmula Indy, Fórmula E, Fórmula Truck e Nascar.

Nas conformado com a Liberty Media, o SBT pode usar a mesma cartada que o capacita a conquistar a Libertadores: maior espaço de exposição para os patrocinadores da própria Fórmula 1 na TV.

Além de não chegarem em um acordo pelos valores, a Liberty Media queria que a Globo incluísse em sua programação os treinos livres e classificatórios, hoje apenas na TV paga, no SporTV, e até mesmo no pódio, que fica restrito apenas ao site esportivo . A avaliação era de que o produto poderia ser mais valorizado. Mas a líder de audiência bateu o pé.

Polícia Civil prende suspeito por estupro de vulnerável no interior do RN.

Policiais civis da 1ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de São Paulo do Potengi deram cumprimento, na tarde de ontem sexta-feira 11, a um mandado de prisão temporária em desfavor de um homem de 27 anos. Ele foi preso, na comunidade de “Bancos”, na Zona Rural do município de Santa Maria, pela suspeita da prática do crime de estupro de vulnerável, praticado contra uma adolescente de 13 anos; segundo as investigações, os abusos sexuais aconteciam desde que ela tinha 10 anos.

O suspeito, que é vizinho da adolescente, foi conduzido até a delegacia e direcionado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça. A vítima, acompanhada dos pais, foi encaminhada ao Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), onde foi submetida aos exames de corpo de delito.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima, através do Disque Denúncia 181.

Covid-19: Brasil registra 874 mortes em 24 horas, diz Saúde.

O Brasil registrou 873 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo o Ministério da Saúde. Com isso, como publicamos, passou de 130 mil o total de vítimas fatais da doença no país –130.396, conforme os dados oficiais.

Governo Federal anuncia privatização do porto de Areia Branca (RN).

O Governo Federal publicou ontem sexta-feira (11), no Diário Oficial da União, o decreto nº 10.484/2020, que dispõe sobre a qualificação de rodovias e de terminais portuários junto ao Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), além de incluir trechos de rodovias federais no Plano Nacional de Desestatização. Entre os equipamentos que foram qualificados para privatização está o Complexo Portuário de Areia Branca, no Rio Grande do Norte.

Brasil perde 4,6 milhões de leitores em quatro anos.

O Brasil perdeu, nos últimos quatro anos, mais de 4,6 milhões de leitores, segundo dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. De 2015 para 2019, a porcentagem de leitores no Brasil caiu de 56% para 52%. Já os não leitores, ou seja, brasileiros com mais de 5 anos que não leram nenhum livro, nem mesmo em parte, nos últimos três meses, representam 48% da população, o equivalente a cerca de 93 milhões de um total de 193 milhões de brasileiros.

As maiores quedas no percentual de leitores foram observadas entre as pessoas com ensino superior – passando de 82% em 2015 para 68% em 2019 -, e entre os mais ricos. Na classe A, o percentual de leitores passou de 76% para 67%.

O brasileiro lê, em média,  cinco livros por ano, sendo aproximadamente 2,4 livros lidos apenas em parte e, 2,5, inteiros. A Bíblia é apontada como o tipo de livro mais lido pelos entrevistados e também como o mais marcante.

Esta é a 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró Livro em parceria com o Itaú Cultural.

Foram feitas 8.076 entrevistas em 208 municípios entre outubro de 2019 e janeiro de 2020. A coleta de dados foi encomendada ao Ibope Inteligência. A pesquisa foi feita antes da pandemia do novo coronavírus, não refletindo, portanto, os impactos da emergência sanitária na leitura no país.

Universidade brasileira cria spray à base de nióbio para desativar coronavírus.

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) criaram  uma solução à base de nióbio capaz de proteger superfícies do novo coronavírus. O produto é aplicado em forma de gel ou spray, tem uma ação prolongada por até 24 horas e é capaz de limpar e desinfetar mãos e superficies sem causar reações adversas. 

O produto também se mostrou eficiente na proteção de equipamentos e utensílios em ambientes médicos e odontológicos. 

O produto foi desenvolvido dentro da universidade e registrada por uma startup criada pelo grupo de pesquisadores com investidores privados. A empresa foi constituída no ano passado para estudar aplicações com o nióbio.

A eficácia do produto foi constatada em testes em laboratório de biossegurança e, segundo a UFMG, deve estar disponível no mercado em breve. 

De acordo com o pesquisador Luiz Carlos de Oliveira, professor do Departamento de Química da UFMG, o composto de nióbio atua para desativar o coronavírus 

— Sintetizamos uma forma nova de um polioxoniobato com capacidade de gerar espécies de oxigênio que desativam de forma eficiente uma elevada carga do coronavírus. Essas espécies de oxigênio são liberadas no meio ao se deparar com uma bactéria ou um vírus

Ainda de acordo com o professor, o produto desenvolvido nos laboratórios da UFMG é único no mundo em utilizar compostos de nióbio na forma de gel, sem utilizar solventes orgânicos ou polímeros. É por isso que o produto não compromete a saúde ou o meio ambiente. 

Oliveira afirmou, ainda, que as descobertas com o uso de moléculas de nióbio também poderão ser usadas em produtos de limpeza e cosméticos.

— Em testes preliminares, eles apresentaram excelentes propriedades e ações fungicida, bactericida e virucida.

REVIRAVOLTA: Beto Rosado corre grande risco de perder o mandato e Mineiro assumiria cadeira na Câmara dos Deputados; entenda.

Uma petição assinada por 51 advogados foi ao Tribunal Regional Eleitoral para julgar a inelegibilidade do candidato a deputado federal Kericlis Alves Ribeiro, “Kerinho”, pela não desincompatibilização do cargo comissionado que ocupava na Prefeitura de Monte Alegra. Caso a Justiça Eleitoral dê provimento ao pedido, os votos recebidos por Kerinho seriam anulados e o atual deputado federal Beto Rosado (Progressistas) perderia a vaga para Fernando Mineiro (PT), em razão do quociente eleitoral.

A notícia de inelegibilidade protocolada, a qual o Justiça Potiguar teve acesso, resgata que Kerinho não foi desligado do cargo comissionado, como manda a Justiça Eleitoral, mantendo-se no cargo de 01 fevereiro de 2017 até dezembro de 2018, quando deveria ter sido exonerado há tries meses da eleição, no caso em julho daquele ano.

“Efetivamente, depreende-se não ter ocorrido a desincompatibilização do Requerente no prazo por ele assinalado em seu requerimento. Tal conclusão é ainda mais assertiva e irrefutável quando se comprova que a percepção de seu salário continuou incólume no período vedado e até, pelo menos, o mês de dezembro de 2018”, aponta a petição que anexa documentos do contracheque do servidor comissionado.

A peça ainda sustenta que: “a demonstração de que o Requerente percebeu salário decorrente de cargo comissionado em período no qual deveria estar desincompatibilização é comprovação incontroversa de que seu afastamento não ocorrera, vez que “não se aplica aos titulares de cargos em comissão de livre exoneração, o direito ao afastamento remunerado de seu exercício, nos termos do art. 1º, II, l, da LC nº 64/90, devendo exonerar-se do cargo no prazo de 3 (três) meses antes do pleito” .

Por fim, o pedido é que confirmada a inelegibilidade, sejam anulados os votos percebidos pelo Requerente e determinado, imediatamente, recalculo dos quocientes no que diz respeito ao cargo de deputado federal do Rio Grande do Norte.

Kerinho já tinha inicialmente tido o registro de candidatura indeferido no TER-RN por falta de apresentação dos documentos necessários, porém em recurso especial o Tribunal Superior Eleitoral acatou a tese de erro do sistema e anulou o aresto a quo, determinando-se retorno dos autos à origem para a análise do registro de candidatura com a documentação comprobatória, de forma que os votos recebidos por Kerinho foram computados, de forma que fez com que Beto Rosado alcançasse o quociente eleitoral para uma vaga pela coligação e tomou a vaga de Fernando Mineiro (PT), até então eleito pelo quociente atingido por seu partido ao lado de Natália Bonavides.

Natal tem redução de 84% em óbitos diários por Covid-19.

A cidade do Natal (RN) vem registrando uma queda na média de óbitos diários da Covid-19. Em agosto, era cerca de 2,5 óbitos por dia, totalizando uma média de 19 óbitos semanais e 79 óbitos durante o mês. Agora em setembro, até o dia 10, houve uma redução de 84% nesta média, chegando a 0,4 óbitos por dia. Ou seja, são necessários três dias para que cada óbito ocorra, chegando numa média semanal de 2,5 óbitos (número que antes representava apenas um dia).

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal), Juliana Araújo, “o mês de junho foi o nosso pico da epidemia. Tivemos 426 óbitos, ou seja, uma média de 14 a 15 óbitos/dia. Com isso, podemos observar que houve uma queda vertiginosa em relação ao número de óbitos”.

Outra notícia positiva que se observa é a constatação de uma desaceleração nos números de registros de casos notificados vinculados à Covid-19; e que a distribuição dos casos da doença por bairro, no município, indica que 74,28% dos bairros apresentaram queda no número de casos confirmados e 51,43% não registraram óbitos em relação à semana anterior (23/08/2020 a 05/09/2020).

sexta-feira, setembro 11, 2020

COVID-19: RN tem 254 pacientes internados e registra taxa de ocupação de leitos em 41%.

A Secretaria de Estado e Saúde Pública- Sesap atualizou os dados do coronavírus no Rio Grande do Norte nesta sexta-feira (11). Conforme dados no fim desta manhã, a taxa de ocupação de leitos críticos está em 41% no Estado

No geral, entre leitos públicos e privados são 254 pacientes internados em espaços clínicos ou críticos.

Veja alguns dados por região:

60% Seridó

43% Mossoró

42% Região metropolitana de Natal

30% Alto Oeste – Pau dos Ferros

18% Santa Cruz e região de São Paulo do Potengi

RN contabiliza 64.878 casos de coronavírus, e registra 2.308 mortes; 02 óbitos nas últimas 24 horas.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta sexta-feira(11). Os casos confirmados somam 64.878.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 2.308 no total, sendo 02 ocorrido de fato nas últimas 24 horas e outros quatro após confirmação de exames laboratoriais de dias anteriores. Outros 270 óbitos estão em investigação.

Os casos suspeitos são 28.945. Recuperados somam 38.385.

SINE-RN tem 77 vagas de empregos nesta sexta-feira 11 para Natal e região Metropolitana.

A Subsecretaria do Trabalho da Sethas-RN, através do SINE-RN, oferece nesta sexta-feira, 11, 77 vagas de emprego para Natal e Região Metropolitana.

Para concorrer as vagas, o(a) candidato(a) deve se cadastrar via Internet no Portal Emprega Brasil do Ministério do Trabalho e Emprego, através deste endereço ou nos aplicativos Sine Fácil e Carteira de Trabalho Digital, disponíveis para Android e IOS.

Neste momento devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Sine-RN não está com atendimento presencial para Vagas de Emprego.

Veja as ofertas de vagas:

ATENDENTE DE BALCÃO       7

AUXILIAR ADMINISTRATIVO 1

AUXILIAR CONTÁBIL    1

AUXILIAR DE MANUTENÇÃO ELÉTRICA E HIDRÁULICA      1

CHEFE DE SERVIÇO DE LIMPEZA   1

COMPRADOR      1

CONSULTOR DE VENDAS      10

COZINHEIRO DE RESTAURANTE    1

ELETRICISTA DE INSTALAÇÕES DE VEÍCULOS AUTOMOTORES  1

ESTOFADOR DE MÓVEIS      1

MANICURE 5

MECÂNICO DE AUTO EM GERAL     1

MECÂNICO DE MANUTENÇÃO DE AUTOMÓVEIS, MOTOC. E VEÍCULOS SIMILARES 1

MECÂNICO DE MOTOCICLETAS     2

MECÂNICO DE REFRIGERAÇÃO      3

MONTADOR DE MÓVEIS E ARTEFATOS DE MADEIRA 2

MONTADOR DE VIDROS       1

MONTADOR SOLDADOR       1

OPERADOR DE RETRO-ESCAVADEIRA     2

PEDREIRO  2

PIZZAIOLO 1

POLIDOR DE AUTOMÓVEIS   1

RECEPCIONISTA ATENDENTE        1

REPRESENTANTE COMERCIAL AUTÔNOMO      20

SERRALHEIRO DE ALUMÍNIO 1

SUPERVISOR DE SEÇÃO DE SERVIÇOS GERAIS       1

SUPERVISOR DE VENDAS COMERCIAL    1

TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES   1

TÉCNICO DE REDE (TELECOMUNICAÇÕES)     1

TÉCNICO DE REFRIGERAÇÃO (INSTALAÇÃO)   2

VIDRACEIRO DE QUADROS E MOLDURAS (COMÉRCIO VAREJISTA)     2

Presidente do PSOL de João Câmara/RN convoca filiados para Convenção partidária dia (15), das 16 às 20H..

 


Lives deste fim de semana têm Maiara & Maraisa, Seu Jorge, Odair José e vários outros; CONFIRA.

Lives desta sexta-feira (11)

  • Felipe Cordeiro – 19h (YouTube)
  • Maiara e Maraisa – 20h (YouTube)
  • Humberto Gessinger – 20h (YouTube)
  • Marcos e Belutti – 21h45 (YouTube)
  • Dilsinho e Sorriso Maroto – 22h (YouTube)

Lives de sábado (12)

  • Yeda Maranhão – 12h (YouTube)
  • Coala Festival (Gilberto Gil, Gilsons, Novos Baianos, Nego Bala e mais) – 14h (YouTube)
  • Carlos & Jader – 16h (YouTube)
  • Livia e Arthur Nestrovski – 19h (YouTube)
  • Zé Neto e Cristiano – 20h (YouTube)
  • Gian e Giovani – 20h (YouTube)
  • Elza Soares, Seu Jorge e Agnes Nunes – 20h (YouTube)
  • Ivan Gadelha – 20h (YouTube)
  • Rose Nascimento – 21h (YouTube)

Lives de domingo (13)

  • DJ Marcio Fernandes – 12h (YouTube)
  • Live Cachaça Cabaré (Leonardo, Jorge e Mateus e Bruno e Marrone) – 16h (YouTube)
  • Pietro Villares – 17h (YouTube)
  • Orquestra Ouro Preto e Fernanda Takai – 18h (YouTube)
  • Thaíde e convidados – 18h (YouTube)
  • Odair José e Júnior Freitas – 19h (YouTube)

Recuperado da Covid-19, Neymar volta a treinar no Paris Saint-Germain.

Recuperado da Covid-19, que o tirou das atividades de campo desde o começo deste mês, o atacante brasileiro Neymar voltou aos treinamentos do Paris Saint-Germain nesta sexta-feira, no CT do clube, em Paris. O jogador usou as suas redes sociais para contar a novidade. “Voltei aos treinos, super feliz … O PAI TA ON #CORONAOUT”, escreveu em sua conta no Twitter.

Segundo Neymar, de acordo com os exames RT-PCR feitos nesta semana, ele já estaria curado do novo coronavírus. Com isso, a partir desta segunda-feira já voltará a fazer parte dos trabalhos comandados pelo alemão Thomas Tuchel e toda a comissão técnica do time de Paris.

No último dia 2, Neymar foi diagnosticado com a Covid-19 após uma viagem de férias para Ibiza, na Espanha. O jogador teria se sentido mal no sábado anterior, dia 29 de agosto, depois de curtir o período de folga dos jogos oficiais.

Além de Neymar, outros seis jogadores do Paris Saint-Germain foram infectados pelo novo coronavírus. São eles: o zagueiro brasileiro Marquinhos, os argentinos Mauro Icardi, Angel Di María e Leonardo Paredes, o atacante francês Kylian Mbappé e o goleiro costarriquenho Keylor Navas.

Os sete infectados não puderam participar na última quinta-feira da estreia do Paris Saint-Germain no Campeonato Francês. O time foi derrotado fora de casa pelo Lens por 1 a 0. E eles não jogarão neste domingo o clássico contra o Olympique de Marselha, no estádio Parque dos Príncipes, em Paris.

Cai número de pessoas que estavam rigorosamente isoladas, diz IBGE.

Caiu em 2,8 milhões o número de pessoas rigorosamente isoladas da segunda para a terceira semana de agosto, passando de 44,4 milhões para 41,6 milhões, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Covid-19). Desde meados de março, medidas de isolamento social foram recomendadas pelos governos estaduais e municipais para conter a propagação do novo coronavírus (covid-19).

A pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também estimou em 4,5 milhões a população que não fez qualquer tipo de restrição na semana de 16 a 22 de agosto. O percentual representa estabilidade em relação à semana anterior.

De acordo com o IBGE, no mesmo período, aumentou em 1,9 milhão o número de pessoas que reduziram o contato, mas continuaram saindo ou recebendo visitas. 

Para a coordenadora da pesquisa, Maria Lúcia Vieira, os dados apontam uma flexibilização do isolamento por parte da população. “De alguma forma, as pessoas estão flexibilizando as medidas de isolamento social, uma vez que aumenta o percentual de pessoas que estão tendo medidas menos restritivas e diminui o percentual daquelas que aplicam medidas mais restritivas de isolamento“, disse em nota.

Segundos os dados da Pnad Covid-19, o número de pessoas que estão saindo do isolamento vem aumentando pela terceira semana seguida. Da primeira para a segunda semana de agosto, 2,9 milhões de pessoas a mais afirmaram ter reduzido o contato, embora continuassem saindo ou recebendo visitas. A população que ficou em casa e só saiu por necessidade básica se manteve estável na terceira semana de agosto, com 87,6 milhões de pessoas nessa situação.

Governo autoriza concurso do IBGE para até 6.500 vagas temporárias.

O governo federal autorizou a abertura de processo seletivo no IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para até 6.500 vagas temporárias, segundo portaria publicada nesta sexta-feira (11) no Diário Oficial da União.

Os profissionais poderão ser contratados a partir de 2021 “para operacionalização das pesquisas permanentes de natureza estatística e geocientífica do IBGE”. As vagas serão para agentes de pesquisa e para supervisores.

O prazo de duração dos contratos deverá ser de até 1 ano, com possibilidade de prorrogação.

De acordo com a portaria do Ministério da Economia, o edital de abertura de inscrições para o processo seletivo será publicado em até 6 meses.

“As despesas com as contratações correrão à conta de dotações orçamentárias do IBGE”, informa a portaria.

O valor das remunerações ainda não foi divulgado.

Vagas previstas:

Agente de Pesquisas e Mapeamento: 5.623
Supervisor de Coleta e Qualidade: 552
Agente de Pesquisas por Telefone: 300
Supervisor de Pesquisas: 25

Senadores do RN não assinam PEC pró-Alcolumbre.

Para ser protocolada e começar a tramitar, uma PEC precisa do apoio de 27 de senadores.

Rose de Freitas conseguiu 31 assinaturas para apresentar, na semana passada, a PEC que, se aprovada, permitirá a reeleição de Davi Alcolumbre como presidente do Senado em fevereiro do ano que vem.

Ose senadores do Rio Grande do Norte: Styvenson Valentim, Zenaide Maia e Jean-Paul Prates não assinaram.

China autoriza testes em humanos de vacina por spray nasal contra Covid-19.

A China autorizou o início de testes clínicos em humanos de mais uma possível vacina contra o novo coronavírus – esta seria administrada por spray nasal em vez de injeção, informou o portal de notícias Sina nesta sexta-feira, 11.

Depois de receber aprovação da Administração Nacional de Produtos Médicos, este imunizante começará a primeira fase de testes em novembro com uma centena de voluntários na cidade costeira de Dongtai, na província oriental de Jiangsu. O projeto foi desenvolvido em conjunto pelas universidades de Xiamen e Hong Kong e a empresa de biotecnologia Wantai, em Pequim.

Os especialistas citados pela imprensa estatal afirmam que a conclusão das três fases de testes levaria pelo menos um ano. Mas, se eficaz, a vacina poderia oferecer uma “dupla imunidade” – contra o coronavírus causador da Covid-19 e da gripe.

A razão para isso é que fragmentos da espícula (proteína que forma a “coroa” e dá nome ao agente infeccioso) do SARS-CoV-2 têm sido usados ​​em vírus atenuados da gripe comum.

Os pesquisadores do projeto esperam que, ao administrar a vacina por spray nasal, a via habitual de infecção dos vírus respiratórios, seja induzida uma resposta imunológica, embora ainda não se saiba se a proteção duraria mais ou menos do que se fosse injetada.

Por enquanto, são esperados apenas efeitos colaterais leves, como rinorreia (congestão nasal), apesar de ser possível asma ou falta de ar. Se bem-sucedido, esse método facilitaria a produção de imunizantes e as campanhas de vacinação, aponta o jornal Global Times.

A Universidade de São Paulo (USP) também está desenvolvendo um imunizante por spray nasal contra a Covid-19. Em junho, um protótipo de imunização, aplicado para combater a hepatite B em camundongos, começou a ser testado com um novo modelo redirecionado para coibir o SarS-CoV-2.

Caso seja aprovado, a estimativa é que o produto seja comercializado por aproximadamente R$ 100 e com capacidade para produção inicial de 24 mil doses por semana até o final deste ano ou início do próximo.

Lotofácil sorteia neste sábado prêmio especial de R$ 120 milhões.

A Lotofácil da Independência sorteia neste sábado, 12, um prêmio especial estimado em R$ 120 milhões. O sorteio será realizado, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo.

As apostas do concurso especial podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio, em cartela específica, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa em todo o país ou pela internet.

Assim como nos demais concursos especiais, o prêmio principal oferecido não acumula. Não havendo apostas premiadas com 15 números, o prêmio será rateado entre os acertadores de 14 números e assim sucessivamente.

A aposta custa R$ 2,50 e a pessoa deve escolher entre 15 a 20 números dentre os 25 disponíveis no volante.

Incêndios deixam 15 mortos e obrigam 500 mil a abandonar suas casas na Costa Oeste dos EUA.

Os bombeiros continuam lutando nesta sexta-feira, 11, contra as dezenas de incêndios que devastam há alguns dias a Costa Oeste dos Estados Unidos, onde pelo menos 15 pessoas morreram e mais de meio milhão foram obrigadas a abandonar suas casas, um balanço que deve piorar nos próximos dias, de acordo com as autoridades.

A destruição é difícil de descrever e os prejuízos ainda impossíveis de calcular nos estados da Califórnia, Oregon e Washington. Os bombeiros não conseguem ter acesso a algumas áreas e as chamas são atiçadas pelas temperaturas elevadas e ventos secos.

Na região noroeste da Califórnia, o incêndio que recebeu o nome “August Complex Fire”, um conjunto de 37 focos de chamas, se tornou oficialmente o maior da história do estado ao atingir 190 mil hectares.

No Oregon, 500 mil habitantes receberam ordem para abandonar suas casas e o “número continua aumentando”, afirma um comunicado divulgado pelas autoridades do estado, onde os bombeiros lutam contra incêndios que alcançam uma superfície de 365 mil hectares.

Ao menos cinco localidades do Estado ficaram “destruídas”, anunciou a governadora Kate Brown. Ela explicou que a superfície devastada pelas chamas nas últimas 72 horas representa o dobro da superfície afetada pelo fogo no estado, em média, a cada ano.

“Quero ser franca ao afirmar que esperamos grandes perdas… Esta pode ser a maior perda de vidas humanas e propriedades provocada por incêndios florestais na história do estado”, disse.

Em Molalla, cidade ao sul de Portland, também no Oregon, a polícia trabalha para convencer os moradores a abandonar a região.

“É muito duro. Uma coisa é deixar a sua casa, outra é ser obrigada a ir embora. Meus filhos cresceram aqui. Esta é a minha casa, mas o mais importante é que todos tenhamos segurança”, afirmou Denise Pentz à AFP enquanto colocava os pertences em um reboque.

Mulher é presa suspeita de planejar a morte do próprio marido no RN; Oferta foi de R$ 5 mil.

Policiais Civis da Delegacia Municipal de Baraúna prenderam, na tarde desta quinta-feira 10, uma mulher suspeita de planejar a morte do próprio marido. Quércia Elânia Rebouças Costa Silva, de 34 anos, foi levada à delegacia em cumprimento a um mandado de prisão temporária.

José Ivan Ângelo da Silva, 39 anos, foi morto na cidade de Baraúna com um tiro de escopeta calibre 12 na cabeça, quando retornava de uma empresa produtora de frutas.

Durante as investigações, foi encontrada uma mensagem de texto, em um aplicativo de celular, na qual Quércia tentava contratar uma pessoa para matar seu marido, oferecendo uma quantia em dinheiro. A oferta foi de R$ 5 mil, segundo a Polícia Civil.

Na tarde desta quinta-feira 10, os policiais civis cumpriram o mandado expedido pela Justiça e encaminharam a mulher à delegacia.

Quércia Elânia foi ouvida pelo delegado e depois encaminhada à Penitenciária Agrícola Mário Negócio, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Acordos intermediados pelo TRT-RN preveem pagamento de dívidas trabalhistas e reabertura do Manoa Park.

Negociações intermediadas pelo Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) em 40 processos, durante a última semana, preveem o pagamento de dívidas trabalhistas e a reabertura no próximo ano do Manoa Park, parque aquático localizado em Maxaranguape, na região Metropolitana de Natal. O trabalho foi realizado pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Natal.

Para tanto, o Manoa Park destinou imóveis para venda direta pelo TRT-RN, sem a necessidade de leilão. “É um procedimento mais rápido e com maior rentabilidade. Estão previstos, ainda, valores mensais a partir da reabertura, caso não tenha ocorrido a venda dos imóveis”, explica o juiz Michael Wegner Knabben, coordenador do Cejusc da capital.

Os acordos do Manoa Park aconteceram durante a “Semana Regional de Conciliação”, entre os dias 31 de agosto e 4 deste mês. Ao todo, foram realizadas 187 audiências virtuais, que resultaram num total de 82 acordos, em valores a serem pagos aos trabalhadores que superam R$ 1,5 milhão.

Desde o início da pandemia da Covid-19, mesmo com o trabalho presencial suspenso, o Cejusc realizou 880 audiências, conseguindo um total de R$ 24 milhões em créditos trabalhistas.

O juiz Michael Knabben ressaltou a participação total das partes nessas audiências, com pessoas utilizando os seus celulares ou até mesmo de parentes. “Nós não tivemos um único caso de audiência que deixou de ser realizada em razão da falta de acesso”, disse ele.

Dentro desse montante, está o acordo feito com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Cosern, que resultou no pagamento de uma indenização de R$ 13 milhões pela companhia, ainda no primeiro semestre deste ano.

O valor foi destinado às secretarias de Saúde do Estado e dos municípios de Natal e de Parnamirim, além da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Liga Contra o Câncer, para ações de enfrentamento à Covid-19.

Fábio Faria: governo não negociará com quem faz greve por ‘auxílio-peru’.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou nesta quinta-feira (10), durante entrevista ao Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes, que não vai negociar com os grevistas da estatal Correios.

Ele estranha que a greve se realize no mesmo período, todos os anos, e que desta vez não pode aceitar a paralisação em plena pandemia, quando a população necessita dos serviços dos Correios para fazer chegar às pessoas medicamentos e equipamentos de proteção individual, no combate ao Covid-19.

Fábio Faria explicou que a decisão está agora nas mãos da Justiça do Trabalho, que decidirá sobre o assunto, mas considerou inaceitáveis algumas reivindicações dos grevistas, como “auxílio-peru”.

Auxílio Emergencial: Caixa paga nova parcela a 4 milhões de inscritos via app, site e Correios nascidos em maio.

A Caixa Econômica Federal (CEF) paga nesta sexta-feira (11) mais uma parcela do Auxílio Emergencial a 4 milhões de trabalhadores beneficiados nascidos em maio, que fazem parte do Cadastro Único e aqueles inscritos por meio de aplicativo, site ou pelos Correios.

De 24 partidos na Câmara, apenas 1 votou contra anistia de dívida bilionária de igrejas.

Na votação da emenda que concede anistia em tributos a serem pagos por igrejas no país, apenas 1 dos 24 partidos com representação na Câmara votou integralmente contra a proposta. A medida pode ter impacto de R$ 1 bilhão.

O time do ministro Paulo Guedes (Economia) defende que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vete a o texto. O presidente tem até esta sexta-feira (11) para tomar uma decisão.

O benefício para as igrejas juntou partidos da direita à esquerda na Câmara. A proposta foi aprovada com 345 votos a favor, 125 contrários e duas abstenções.

O PSOL, que tinha nove deputados presentes na sessão do dia 15 de julho, foi o único a votar de forma unânime contra a medida.

O Novo também votou quase integralmente contra a proposta. Dos oito deputados da bancada, apenas Lucas Gonzalez (MG) preferiu se abster.

Lei Seca pune motoristas bêbados e mais de 400 perdem o direito de dirigir no RN; Outros 1.200 aguardam processos.

A Lei Seca é dura. Em 12 meses, mais precisamente entre os meses de junho do ano passado e junho deste ano, mais de 400 motoristas sentiram o peso da responsabilidade por dirigirem embriagados e tiveram suas carteiras de habilitação suspensas no Rio Grande do Norte, além de uma salgada multa de quase R$ 3 mil. Em todo o estado, outros 1.200 condutores ainda aguardam o andamento de processos judiciais e logo também deverão passar um ano sem poder dirigir.

Os dados foram apresentados ao Agora RN pelo comando da Operação Lei Seca e Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN). De janeiro a agosto de 2019, um total de 28.338 veículos foram parados em blitzen realizadas em todo o estado, resultando em 1.739 autuações administrativas por embriagues ao volante – isso acontece quando o motorista se recusa a fazer o teste de bafômetro ou o resultado do etilômetro é menor que 0,34 mg/L de ar alveolar. Outros 18 condutores foram presos em flagrante e autuados criminalmente.

Em todo o ano passado, 2.967 pessoas foram autuadas por embriaguez ao volante, 2.457 CNHs foram apreendidas e 28 acabaram atrás das grades.

Já de janeiro a agosto deste ano, 12.570 motoristas foram abordados, com 598 autuações administrativas e 8 prisões em flagrante por ingestão de bebida alcoólica.

quinta-feira, setembro 10, 2020

Empresa da França construirá usina solar no Rio Grande do Norte.

A elétrica Voltalia, da França, construirá uma nova usina solar no Rio Grande do Norte após assinar contrato de longo prazo para a venda da produção futura do parque à estatal Copel, do Paraná.

A informação foi divulgada pela companhia francesa em comunicado nesta quarta-feira (9).

O anúncio vem pouco após a realização pela Copel de um leilão privado para a compra da energia de empreendimentos de geração eólica e solar a serem construídos por terceiros.

Em março, a Voltalia já havia informado a assinatura de contratos com a Copel e com a petroquímica Braskem para a construção de novas usinas no Brasil, destaca o portal Terra.

A empresa europeia também anunciou, em agosto, um contrato para desenvolver, construir e operar um parque eólico no Brasil que fornecerá toda produção ao grupo TODA, do Japão.

Covid-19 mata 983 pessoas e tem mais de 40 mil infectados no Brasil em 24 horas.

O Ministério da Saúde registrou nesta quinta-feira 10 mais 40.557 casos confirmados e 983 mortes por Covid-19. Ao todo, o país soma 4.238.446 diagnósticos positivos para a doença e 129.522 vidas perdidas para vírus.

O boletim diário do Ministério da Saúde soma os dados incluídos no sistema desde a tarde do dia anterior, independentemente de quando os episódios tenham ocorrido. Há análises que levam dias ou semanas para ser concluídas.

São Paulo segue como o estado com a maior incidência do vírus, com 874.754 casos e 32.104 mortes. Em seguida, aparecem Bahia (277.327 casos e 5.818 mortes), Minas Gerais (242.533 casos e 6.009 mortes) e Rio de Janeiro (234.813 casos e 16.871 mortes).

Segundo a Universidade Johns Hopkins, o mundo passou, nesta quinta, dos 27 milhões de infectados pelo novo coronavírus.

Já são 905 mil mortos em todo o planeta. Os Estados Unidos somam o maior número de mortes (191.567), seguidos pelo Brasil (129.522) e pela Índia (75.062).

Brasileiros não confiam nas suas polícias, diz presidente da Fenapef.

Os brasileiros não confiam nas suas polícias, disse, nesta quinta-feira 10, Luís Antônio Boudens, presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), ao participar do Correio Talks Modernização da Segurança Pública do Brasil, ainda no ar pelas redes sociais do Correio Braziliense.

Segundo ele, a federação tem levado ao Congresso várias propostas de modernização da segurança pública. “Verdadeira, não apenas de floreios, como compra de equipamento, viatura, concurso. Isso é dia a dia normal, temos que sair do lugar comum. Temos que falar o que serve realmente para modificar, principalmente a parte preventiva e a de investigação”, ressaltou.

Boudens lembrou que o Código Penal do Brasil é 1941. “Tem quase 80 anos. Tivemos aí no meio do caminho duas Constituições. E a de 1988 trouxe no artigo 144 uma estrutura modernizante, desde que, claro, fosse regulamentada da forma como se pensou. O que temos é a percepção de enorme atraso”, disse. Enquanto isso, segundo ele, o crime se modernizou, com formatações até empresariais.

A modernização necessária passa por três aspectos, conforme o presidente da Fenapef. “Precisamos mudar a estrutura de carreiras, com porta única de entrada. Hoje, no Brasil, são várias portas de entrada, cada uma com um tipo de exigência e não estamos conseguindo prestar o serviço policial”, pontuou. O segundo ponto seria mudar a parte estruturante. “Nos estados, a polícia militar é ostensiva, a civil de investigação, essa divisão acaba propiciando duas meias polícias”, afirmou.

O terceiro item é a eliminação da burocracia, disse Boudens. “As polícias de investigação (Federal e Civil) herdaram toda a burocracia do sistema judiciário. O brasileiro nem procura delegacia, porque não confia na sua polícia. Não acredita que seu bem será retornado. O índice de solução no caso de homicídio é 8%, imagina roubo de celular. O cidadão não confia que a polícia vai trazer resultado”, assinalou.

O dirigente revelou, ainda, que existem barreiras corporativistas. “Há uma tentativa de manter o status quo, é uma luta corporativista. Mas com números tão vergonhosos está evidente a necessidade de modernização”, disse. “Nos colocamos à disposição do Congresso e do Poder Executivo para levar essas propostas de modernização”, completou.

Agências do INSS reabrem na segunda com fila de 900 mil pedidos.

A reabertura gradual das agências da Previdência Social permitirá o atendimento de cerca de 900 mil requerimentos que estão parados devido a cumprimento de exigência, afirmou nesta quinta-feira 10 o presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Leonardo Rolim.

O atendimento presencial em parte dos postos será retomado, apenas com agendamento, a partir de segunda-feira 14. Cumprimento de exigência é quando o segurado precisa enviar ao INSS documentos complementares que comprovem o direito ao benefício.

“O maior problema hoje são esses 900 mil requerimentos que estão em fase de exigência, ou seja, é aquele pedido que o INSS analisou e viu que eram necessários alguns documentos”, explicou Rolim.

Mesmo com a possibilidade de envio da documentação via Meu INSS ou pela “Exigência Expressa”, serviço em que o documento é depositado em uma urna nas agências, o presidente do órgão diz que muitos segurados não conseguem resolver a pendência e acabam não tendo a concessão do benefício.

“Por isso, daremos prioridade, nesse primeiro momento, ao atendimento de cumprimento de exigências, juntamente à realização de perícias médicas e avaliação social para BPC.”

Agosto registra queda de 18,2% no número de pedidos de seguro-desemprego.

O mês de agosto de 2020 contabilizou 463.835 requerimentos de seguro-desemprego, na modalidade trabalhador formal. O número representa uma queda de 18,2% na comparação com o mesmo mês do ano passado, em que foram contabilizados 567.069 requerimentos. 

O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira 10 pela Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, e considera os atendimentos presenciais – nas unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e das Superintendências Regionais do Trabalho – e os requerimentos virtuais.

Do total de pedidos feitos em agosto deste ano, 297.188 (64,1%) foram realizados via web, seja por meio do portal gov.br ou por meio da Carteira de Trabalho Digital. Os três estados com maior número de requerimentos foram São Paulo (138.397), Minas Gerais (51.200) e Rio de Janeiro (37.348).

Sobre o perfil dos solicitantes, 40,1% eram mulheres e 59,9% homens. A faixa etária que concentrava a maior proporção de requerentes era de 30 a 39 anos, com 33%. Em termos de escolaridade, 59,2% tinham ensino médio completo.

Em relação aos setores econômicos, os pedidos estiveram distribuídos entre serviços (43,2%), comércio (26,4%), indústria (14,7%), construção (9,7%) e agropecuária (4,8%).

“Não há restrição”, diz ministro sobre uso medicinal de componentes da maconha.

A discussão no Congresso Nacional sobre o projeto de lei que autoriza o plantio de maconha no Brasil para fins medicinais motivou comentários de ministros e secretários sobre o tema durante o lançamento do programa Ações de Educação em Saúde em Defesa da Vida, nesta quinta-feira 10.

“No SUS (Sistema Único de Saúde) não há nenhuma restrição ao medicamento […]. Não posso deixar de colocar também que o ministério se posiciona dessa forma”, afirmou o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, ao mencionar o uso medicinal de canabidiol e outros medicamentos à base de maconha cujos resultados sejam positivos.

Segundo o líder da pasta, já há no país um processo de regulamentação para fornecimento pelo SUS de medicamentos à base de maconha. “Se é necessário esse medicamento, que tenham certificações e sejam fornecido naturalmente pelo SUS”, frisou Pazuello.

Por enquanto, a venda de produtos com cannabis em farmácias está autorizada desde 2020, seguindo as autorizações da Anvisa e acompanhada por laudo médico da eficácia terapêutica. No entanto, o plantio do produto continua proibido. É justamente o que o projeto de lei visa autorizar, com o objetivo de tornar o medicamento mais acessível, sem depender de importação.

Por isso, a proposta altera a Lei 11.343/06, que institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas. Se aprovado, fica permitido, em empresas farmacêuticas e de pesquisa, o cultivo e de sementes ou mudas certificadas e plantas com até 1% de THC, portanto não serão ativas. O texto também proíbe o comércio.

CORONAVÍRUS: 94,9% dos casos confirmados em Natal estão recuperados.

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS-Natal) divulgou mais um balanço dos números dos casos da Covid-19 na capital.  Segundo o monitoramento realizado pelo Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), e divulgado no 20º boletim epidemiológico, publicado no último dia 2 de setembro, 94,9% dos casos confirmados com Covid-19 em Natal estão recuperados, 1,3% estão em isolamento domiciliar, 0,2% estão hospitalizados e 3,6% faleceram.

Governo cria grupo para coordenar vacinação contra covid-19.

O governo federal instituiu um grupo de trabalho interministerial para coordenar a aquisição e a distribuição de vacinas “com qualidade, eficácia e segurança comprovadas” contra o novo coronavírus. A resolução do comitê de crise da Presidência da República foi publicada hoje (10) no Diário Oficial da União.

Sob coordenação do Ministério da Saúde, o grupo deverá colaborar no planejamento da estratégia nacional de imunização voluntária contra a covid-19 e terá duração de até noventa dias, podendo ser prorrogado por igual período.

Dezenove pessoas farão parte do grupo: três da Casa Civil; um do Ministério da Defesa; três do Ministério das Relações Exteriores; um do Ministério da Economia; quatro do Ministério da Saúde; um do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações; um da Controladoria-Geral da União; um do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; um da Subchefia para Assuntos Jurídicos da Secretaria-Geral da Presidência; dois da Secretaria de Governo; e um da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Precisamos evitar aglomerações, usar corretamente a máscara e manter o distanciamento social”, enfatiza Secretário estadual de Saúde.

Em coletiva de imprensa desta quinta-feira (10), na Escola de Governo, o secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia, iniciou sua fala enfatizando que a pandemia continua: “Chamamos a atenção de toda a sociedade para a importância de manter a vigilância e o cuidado para a proteção da vida”. Segundo os dados epidemiológicos da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) o isolamento social está em 36% e a taxa de transmissibilidade é de 1. Três Regiões do Rio Grande do Norte apresentam a taxa acima de 1: Alto Oeste (1,09), Oeste (1,12) e Seridó (1,04).

Os casos confirmados somam 64.519, os suspeitos chegam a 28.371 e os descartados, 122.555. Em relação aos óbitos, já foram registrados 2.302 (4 nas últimas 24h, um no dia 07 e dois no dia 08); há 250 mortes em investigação. Ainda de acordo com os dados apresentados, a taxa de ocupação dos leitos de UTI na rede pública é de 49% com 248 pessoas internadas na rede pública e privada, em leitos críticos e clínicos, de saúde no Estado.

Protestos contra violência policial na Colômbia terminam em sete mortos.

Sete mortos, centenas feridos de bala e vários postos de polícia destruídos nos protestos e tumultos que eclodiram na quarta-feira 9 em Bogotá, após a morte de um homem por repetidos choques dados por dois policiais com uma arma elétrica, segundo um relatório oficial.

As manifestações na noite de quarta-feira 9 em vários pontos da capital colombiana e se estenderam para cidades como Medellín e Cali.

Pelo menos três das vítimas em Bogotá morreram por ferimentos de bala, entre elas um menor de 17 anos, informou a polícia em coletiva de imprensa nesta quinta-feira.

Houve confrontos fortes na capital que foram registrados em vídeos, e uma onda de ataque a postos de comando conhecidos como Centros de Atenção Imediata (CAI).

“Estamos diante de um ato maciço de violência”, afirmou o ministro da Defesa, Carlos Holmes Trujillo, em coletiva de imprensa.

No Twitter, a prefeita de Bogotá, Claudia López, informou sobre 362 feridos: 248 civis e 114 uniformizados.

Reserva de recursos para negros já vale para eleições de 2020, determina Lewandowski.

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a reserva de recursos para candidatos negros já seja válida para as eleições de 2020. O entendimento do ministro altera a decisão do plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que no mês passado determinou a aplicação das novas regras somente a partir das eleições de 2022.

Lewandowski submeteu a liminar para referendo do plenário. Ainda não há previsão de quando o tema vai ser discutido pelos 11 ministros do STF, mas a determinação do ministro vai obrigar as legendas a já fazerem ajustes na definição dos recursos públicos destinados para o financiamento das campanhas de vereadores e prefeitos neste ano – o valor do Fundo Eleitoral é de R$ 2 bilhões para este ano.

“Para mim, não há nenhuma dúvida de que políticas públicas tendentes a incentivar a apresentação de candidaturas de pessoas negras aos cargos eletivos, nas disputas eleitorais que se travam em nosso País, prestam homenagem aos valores constitucionais da cidadania e da dignidade humana, bem como à exortação, abrigada no preâmbulo do texto magno, de construirmos, todos, uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social, livre de quaisquer formas de discriminação”, observou Lewandowski em sua decisão.

“O incentivo proposto pelo TSE, ademais, não implica qualquer alteração das ‘regras do jogo’ em vigor. Na verdade, a Corte Eleitoral somente determinou que os partidos políticos procedam a uma distribuição mais igualitária e equitativa dos recursos públicos que lhe são endereçados, quer dizer, das verbas resultantes do pagamento de tributos por todos os brasileiros indistintamente. E, é escusado dizer, que, em se tratando de verbas públicas, cumpre às agremiações partidárias
alocá-las rigorosamente em conformidade com os ditames constitucionais, legais e regulamentares pertinentes”, concluiu Lewandowski.

A decisão de Lewandowski atende a um pedido do PSOL, que acionou o Supremo após a decisão do plenário do TSE. Para o partido, diante de uma situação em que se verifica manifesta “violação a princípios e direitos constitucionalmente previstos, é plenamente possível admitir que os incentivos às candidaturas de pessoas negras, nos termos delimitados pelo TSE, sejam aplicados desde já”.

SBT anuncia acordo para transmitir a Libertadores na TV aberta.

Nesta quinta-feira 10, a Conmebol confirmou que chegou a um acordo com o SBT – Sistema Brasileiro de Televisão – para a transmissão da Copa Libertadores na TV aberta no Brasil todo. A emissora fez o anunciou no site oficial . O contrato vale para temporadas de 2020 a 2022.

“Temos o prazer de apresentar o SBT como novo detentor dos direitos televisivos da CONMEBOL Libertadores para o Brasil. Esta aliança nos permitirá levar a emoção da Glória Eterna a mais torcedores no território brasileiro”, expressou Juan Emilio Roa, Diretor Comercial da Conmebol.

“É muito bom poder anunciar esta parceria. Sabemos que o futebol é o esporte mais popular no Brasil e, como somos também uma emissora popular, nada melhor do que podermos voltar às transmissões nacionais com um torneio como a Conmebol Libertadores. Esperamos corresponder às expectativas dos fãs do futebol, do mercado público e de todos aqueles que torcem pelo SBT ”, diz José Roberto dos Santos Maciel – CEO do SBT.

De acordo com o SBT, para a plena satisfação de ambas as partes, garantias mediante TV aberta, o acesso da enorme torcida esportiva brasileira aos jogos do torneio de clubes mais importante do continente.

O cronograma da rodada 3 da Fase de Grupos da Libertadores começa na próxima semana, e no dia 16 de setembro o SBT fará a transmissão dos dois primeiros jogos entre Universidade Católica-CHI x Grêmio e Bolivar-BOL x Palmeiras.

Morre aos 82 anos Diana Rigg, a Olenna Tyrell de ‘Game Of Thrones’.

A atriz britânica Diana Rigg, que alcançou a fama no programa de TV dos anos 1960 Os Vingadores e recentemente apareceu em Game of Thrones, morreu aos 82 anos, informou a BBC nesta quinta-feira.

Rigg, que teve uma longa carreira no teatro e participou do filme 007: A Serviço Secreto de Sua Majestade, no qual sua personagem se casa com o espião britânico, morreu pacificamente em casa com sua família, informou a BBC, citando o agente da atriz.

Conselho Nacional de Trânsito proíbe radares escondidos nas vias do país.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) proibiu os radares ocultos no Brasil. Com a Resolução 798, publicada no Diário Oficial da União na quarta-feira, 9, todas as vias monitoradas deverão ter placas indicando a velocidade máxima permitida, com medidores sempre visíveis. Os trechos monitorados e a localização dos radares também deverão ser divulgados na internet. A regra entra em vigor a partir do dia 1º de novembro deste ano.

As mudanças feitas pelo Contran atendem a um pedido do presidente Jair Bolsonaro. No ano passado, ele solicitou as novas regras ao Ministério da Infraestrutura e defendeu que radares em estradas fossem apenas “educativos”, e não punitivos. Ele também já havia determinado a suspensão de radares móveis em rodovias federais, mas a Justiça suspendeu de determinação.

Agora, pelas novas regras, também fica proibido o uso de equipamentos sem registrador de imagem. E haverá restrições à instalação de radares do tipo fixo redutor, conhecido popularmente como “lombada eletrônica”. Esses equipamentos deverão ser utilizados apenas em locais considerados críticos – inclui trechos de maior vulnerabilidade para os usuários da via, como pedestres, ciclistas e veículos não motorizados.

Outra determinação diz respeito aos locais onde houver redução gradual de velocidade. Nesses pontos, será obrigatório haver sinalização. A medida visa eliminar radares instalados em locais onde haja oscilação do limite de velocidade. A seguir, tire suas dúvidas sobre o assunto. O Estadão conversou com Mauricio Januzzi, presidente da Comissão de Direito Viário da OAB-SP.

Abate de frangos cai e o de suínos cresce no país, diz IBGE.

O abate de frangos no país no segundo trimestre deste ano atingiu a marca de 1,41 bilhão de animais, 6,8% abaixo do primeiro trimestre deste ano e 1% abaixo do segundo trimestre de 2019. Segundo dados divulgados nesta quinta-feira 10 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o abate de suínos, que atingiu 12,1 milhões de animais, foi superior em 1,8% ao primeiro trimestre deste ano e em 6,2% ao segundo trimestre do ano passado.

Em relação aos bovinos, foram abatidos 7,3 milhões de animais, 0,3% acima do primeiro trimestre deste ano, mas 8% abaixo do segundo trimestre de 2019.

A produção de ovos no segundo trimestre deste ano chegou a 974,15 milhões de dúzias, ou seja, 0,3% a mais do que no primeiro trimestre e 2,8% acima do segundo trimestre do ano passado.

A quantidade leite industrializado chegou a 5,75 bilhões de litros (9,3% abaixo do primeiro trimestre e 1,8% inferior ao segundo trimestre de 2019).

Já a produção de couro curtido chegou a 7,06 milhões de unidades, 3,5% acima do primeiro trimestre mas 13,3% abaixo do resultado do segundo trimestre de 2019.

RN contabiliza 64.519 casos de coronavírus, e registra 2.302 mortes; 04 óbitos nas últimas 24 horas.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do Coronavírus nesta quinta-feira(10). Os casos confirmados somam 64.519.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 2.302 no total, sendo 04 ocorrido de fato nas últimas 24 horas e outros três após confirmação de exames laboratoriais de dias anteriores. Outros 250 óbitos estão em investigação. Os casos suspeitos são 28.371 e os descartados somam 122.555. Recuperados somam 38.385.

COVID-19: RN tem 248 pacientes internados em leitos públicos ou privados, e registra ocupação de 49%.

A Secretaria de Estado e Saúde Pública- Sesap atualizou os dados do coronavírus no Rio Grande do Norte nesta quinta-feira (10). Conforme dados no fim desta manhã, a taxa de ocupação de leitos críticos está em 49,2 % no Estado

No geral, entre leitos públicos e privados são 248 pacientes internados em espaços clínicos ou críticos.

Veja alguns dados por região:

62% Seridó

51% Mossoró

48% Região metropolitana de Natal

50% Alto Oeste – Pau dos Ferros

18% Santa Cruz e região de São Paulo do Potengi

Bolsonaro diz que militares são os ‘guardiões’ da democracia; grupo chama presidente de ‘traidor’.

No dia em que o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) foi alvo de operação que apura suposto esquema de corrupção na Prefeitura, o presidente Jair Bolsonaro esteve com ele em formatura de sargentos da Marinha, na zona norte do Rio. Em aproximação com o presidente, o governador em exercício, Cláudio Castro (PSC), também compareceu. Assim como Bolsonaro, Castro vai a Brasília após o evento para prestigiar a posse do carioca Luiz Fux na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF). Do lado de fora da cerimônia, houve protesto contra o presidente, chamado de “traidor”.

Num breve discurso de cerca de três minutos, Bolsonaro disse apenas que estava feliz em prestigiar a formatura “nessa terra maravilhosa chamada Rio de Janeiro” e fez acenos aos militares. Do lado de fora do evento, houve protesto de reservistas, que chamaram o presidente de “traidor”.

“Nós, das Forças Armadas, o povo bem comprova que nós estamos no caminho certo, que nós somos os verdadeiros guardiões da nossa democracia e tudo faremos pela nossa liberdade”, afirmou o mandatário.

‘Esse homem ficou às custas das tropas por 27 anos’, critica manifestante

Cerca de 30 manifestantes – entre pensionistas, integrantes da reserva e reformados das Forças Armadas – fizeram uma manifestação em frente ao Centro de Instrução Almirante Alexandrino. Eles levaram faixas contra a lei 13.954/19, que mudou a Previdência dos militares, e protestaram aos gritos de “Bolsonaro traidor”.

O grupo aponta que a reforma da Previdência dos militares atingiu apenas a base – que, com isso, teria tido seus rendimentos diminuídos. Em contrapartida, resultou em aumento de vencimentos aos generais. A mudança da lei passou a vigorar no início deste ano.

“As pensionistas, que não pagavam, são tributadas agora em 10,5%, e vai aumentar mais 1% no próximo ano”, apontou Zacarias Vieira, um dos manifestantes. “Nós (da reserva) pagávamos 7,5% e passamos a pagar 10,5%. E os generais tiveram um acréscimo de salário de quase 60%.”

O grupo argumenta que esteve 18 vezes em Brasília para tentar um acordo, mas não conseguiu.

“Estão nos fazendo de trouxa”, disparou Cibele Lima, que também participa da manifestação. “Sou mãe de militar, esposa de militar, uma vida inteira… Nós não temos nem hospital. As pessoas pensam que a gente tem uma vida econômica boa. Quem tem vida econômica boa são os generais que tiveram quase 100% de aumento, escalonado.”

Cibele acusou Bolsonaro de traição. “Esse homem ficou às custas das tropas por 27 anos. Quando ele queria vir fazer política dentro dos quartéis eles proibiam. Quem segurava eram os graduados. E agora ele vira as costas. Essa lei sangra. Foi uma punhalada que a gente levou pelas costas.”

O grupo ressalta que a insatisfação entre os militares da reserva e pensionistas está crescendo. Uma grande manifestação na Praça dos Três Poderes, em Brasília, está sendo organizada para os dias 20, 21 e 22 de outubro.

Grande incêndio atinge Beirute na mesma região de megaexplosão há um mês.

Um estoque de óleo e pneus na região portuária de Beirute pegou fogo nesta quinta-feira, 10, pouco mais de um mês depois que uma gigantesca explosão devastou o local e uma área residencial ao redor da capital libanesa. A causa do incêndio ainda não foi esclarecida. As informações são da Folha.

De acordo com os primeiras informações, o incêndio começou na zona portuária e criou uma enorme coluna de fumaça negra sobre a cidade, mas não há relato de feridos.

O exército libanês informou que seriam usados helicópteros para ajudar a extinguir as chamas. Ainda não se sabe o que pode ter iniciado o fogo.

Imagens de televisão mostraram bombeiros tentando apagar o incêndio no porto, na mesma região onde armazéns e silos de grãos foram destruídos pela explosão de 4 de agosto.

A imprensa local informou que o exército libanês estava começando a evacuar pessoas na proximidades. Em entrevista ao The Independent, Michel el-Murr, chefe da equipe de busca e resgate do corpo de bombeiros, disse que as autoridades já pediram reforços.

“Não sabemos exatamente o que está queimando, estamos tentando apagar o fogo, mas é muito grande, precisamos de uma mistura de água e espuma”, disse.

O chefe da defesa civil, em entrevista à emissora libanesa AlJadeed, pediu aos moradores que ficassem calmos e disse que o fogo foi contido em um único lugar. De acordo com imagens feitas no local, o fogo está limitado à estrutura de um prédio danificado pelo explosão do mês passado.

Embora não haja relato de mortos ou feridos no incêndio desta quinta, a dimensão das chamas e da coluna de fumaça que pode ser vista a quilômetros de distância deixou os moradores de Beirute em pânico.

“Sou forçado a tirá-los de Beirute, da fumaça e do incêndio que está acontecendo no porto novamente”, disse Majed Hassanein, 49, à agência de notícias Reuters. Ele estava levando sua esposa e dois filhos de carro para fora da cidade.

George Kettaneh, chefe da Cruz Vermelha do Líbano, disse que não há risco de outra explosão como resultado do incêndio e que, embora não haja feridos, algumas pessoas mais próximas da zona portuária estão sofrendo de falta de ar.

Reitor do IFRN acata recomendação do MPF e revoga compra de notebooks.

Após recomendação do Ministério Público Federal (MPF), o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN), Josué de Oliveira Moreira, revogou o processo de compra de 20 Macbooks i5 13″, que seriam destinados à equipe de gestão. O MPF observou que há outros computadores com qualidade similar e preços menores que os R$ 12.700 previstos para esse modelo.

A recomendação, de autoria do procurador da República Kleber Martins, indicava a necessidade de o instituto abranger um maior número de marcas e modelos disponíveis no mercado, ampliando o objeto da compra e buscando a melhor relação custo-benefício. Uma análise da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Ctic) da Procuradoria da República no RN apontou a existência de computadores com configurações muito próximas ou mesmo superiores em diversos quesitos (para a finalidade pretendida) e a preços bem menores.

“Apesar de ser um aparelho muito bom e ter uma performance ótima, a relação custo-benefício é questionável, sobretudo para uma utilização básica. Quando comparado com outros notebooks equipados com o Windows e configuração e material similares, não percebemos vantajosidade na escolha pelo equipamento da Apple para uma utilização administrativa”, apontou o relatório.

Zerar tarifa de importação do arroz não vai alterar preço ao consumidor, diz produtor.

O presidente da Câmara Setorial do Arroz do Ministério da Agricultura, Daire Paiva Coutinho Neto acredita que o fato de o governo ter zerado a tarifa de importação de arroz para países de fora do Mercosul “não deve alterar muito os preços para o consumidor final”. Segundo Neto, medida não vai trazer nenhum benefício imediato. As informações são do Estadão.

“A safra norte-americana está atrasada e o arroz da Ásia não vai chegar aqui mais barato do que o nosso, já que os preços externos também estão altos”, disse Coutinho Neto, que é produtor de arroz em Camaquã (RS).

Assim, para ele, a isenção da Tarifa Externa Comum (TEC), que antes era de 12%, “não é tão significativa e não trará diferença muito grande ao preço arroz para o consumidor final”.

Na quarta-feira, 9, o Ministério da Economia confirmou que o Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) decidiu zerar a alíquota do imposto de importação para o arroz em casca e beneficiado até 31 de dezembro deste ano, em função das fortes altas de preço do produto para o consumidor e dos baixos estoques internos do cereal.

A isenção abrange uma cota de 400 mil toneladas e valerá para arroz com casca não parboilizado arroz semibranqueado ou branqueado, não parboilizado. Até essa decisão, a cota de importação de arroz para países de fora do Mercosul era de 12%.

Coutinho Neto disse que na semana passada a Câmara Setorial do Arroz já havia se decidido, por 16 votos a 6, contra a redução da tarifa de importação, “por todos esses motivos (acima)”. “Além disso, há o receio de que essa medida interfira nos preços do arroz para a próxima safra, que começa a ser plantada neste mês.” Ele se diz aliviado, entretanto, porque o governo definiu que a isenção tarifária será apenas até 31 de dezembro.

Leonardo DiCaprio faz tuíte apoiando a campanha ‘Defund Bolsonaro’.

O ator Leonardo DiCaprio compartilhou ontem quarta-feira, 9, um tuíte feito pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil com um vídeo da campanha ‘Defund Bolsonaro’ (Corte o financionamento de Bolsonaro, em tradução livre). A iniciativa pede o boicote de empresas de soja, carne e couro que, segundo a organização, ao lado do atual governo brasileiro, estariam relacionadas com queimadas na Amazônia.

A Associação dos Povos Indígenas do Brasil pergunta a todos os cidadãos, governos e empresas em todo o mundo ‘De qual lado você está: Amazônia ou Bolsonaro?’, diz a legenda da publicação compartilhada pelo ator.

O artista e ativista ambiental usou as hastags #DefundBolsonaro (Corte o financionamento de Bolsonaro), #AmazonOrBolsonaro (Amazônia ou Bolsonaro) e #WhichSideAreYouOn (De qual lado você está).

O post recebeu muitos comentários de brasileiros em português e em inglês apoiando a postura de DiCaprio, mas também contra a mensagem dele.

Leonardo DiCaprio e a Amazônia

O ator já tem um histórico de se engajar em assuntos ambientais e políticos que envolvem a Amazônia. Em 18 de agosto, Leonardo compartilhou nas redes sociais uma reportagem do The Guardian sobre o desmatamento na região brasileira.

Fux toma posse nesta quinta-feira como presidente do Supremo Tribunal Federal.

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), toma posse nesta quinta-feira, 10, como presidente da Corte por um mandato de dois anos, durante o qual desempenhará o papel de chefe do Poder Judiciário. A ministra Rosa Weber assumirá a vice-presidência.

A solenidade de posse está marcada para as 16h, na sede do Supremo, em Brasília. Está previsto o comparecimento do presidente Jair Bolsonaro e dos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), entre outras autoridades. O ato será transmitido ao vivo pela TV Justiça.

Devido à pandemia de Covid-19, a cerimônia no plenário será restrita a poucos convidados. Apenas 50 cadeiras estarão disponíveis para utilização. Além de autoridades, poucos familiares de Fux e Weber devem estar presentes no local. Todos devem ter a temperatura aferida na entrada e o uso de máscaras será obrigatório.

Outras medidas de precaução foram tomadas, seguindo recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), de acordo com o STF. Divisórias de acrílico foram instaladas na bancada de ministros e na mesa de honra, de modo a criar células individuais, por exemplo.

Fux e Weber foram eleitos em junho pelos demais ministros do Supremo. A votação seguiu a tradição de eleger como presidente sempre o integrante mais antigo da Corte que ainda não tenha assumido o comando do tribunal.

Ao assumir a presidência, Fux deixa a Primeira Turma do Supremo. A vaga no colegiado, em que são julgadas ações penais contra parlamentares, por exemplo, será ocupada por Dias Toffoli, que encerra nesta quinta-feira, 10, seu biênio como presidente do Supremo.