sexta-feira, agosto 24, 2012

Homens confessam ter matado cunhado por acerto de contas no interior.

Policiais civis da Delegacia de Açu com o apoio da equipe da Divisão Especializada de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) cumpriram ontem quinta-feira (23), dois mandados de prisão e dois de busca e apreensão em bairros de Natal.

Foram presos Francielio de Assis Silva, conhecido por “Helinho”, 25 anos, e Marco Vick Rocha da Silva, conhecido por “Leitinho”, 33, ambos cunhados da vítima identificada como Luciano Elias Vanderlei, conhecido por “Luciano do bar”, de 35 anos. Eles confessaram o crime e alegaram que a motivação seria um acerto de contas em decorrência de dívidas de drogas.

De acordo com informações do delegado Emerson Valente, o crime ocorreu no último dia 24 de julho, no bairro Vertentes, situado em Açu. “Logo após o fato, o serviço de investigação desta Unidade efetuou diligências e conseguiu identificar os autores”, disse.

Os mandados de prisão temporária e de busca e apreensão foram cumpridos nos bairros de Pirangi e Felipe Camarão. Com Francielio foi apreendida a arma utilizada no crime, um revólver calibre 38. Ele inclusive já havia sido preso acusado de roubar armas da Delegacia de São Miguel do Gostoso.

Campanha de vacinação termina nesta sexta.

A campanha de atualização da caderneta infantil termina nesta sexta-feira (24). Até o momento, mais de um milhão de crianças foram vacinadas contra várias doenças e cerca de 3,6 milhões compareceram aos postos de todo o país. É a primeira vez que o Ministério da Saúde - em conjunto com as secretarias estaduais e municipais de saúde - realiza a estratégia. A partir de agora, ocorrerá todos os anos, sempre no segundo semestre. No primeiro semestre é realizada a campanha de vacinação contra a poliomielite. Durante a semana de atualização, foram disponibilizadas aos menores de cinco anos todas as vacinas do calendário básico da criança.

O principal objetivo da ação é reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal e, consequentemente, diminuir o risco de transmissão de doenças que podem ser prevenidas. Foram ofertadas as seguintes vacinas: BCG, hepatite B, pentavalente, vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do MS, se o calendário de vacinação não estiver em dia, a criança fica desprotegida até que ocorra a atualização. “Por isso esta campanha é importante. Se a criança está com o calendário totalmente atualizado não precisa tomar vacina, porém - se estiver com alguma atrasada - tem que receber as doses naquele momento”, afirmou o secretário.

Sob críticas a Juliana Paes, "Gabriela" bate recorde negativo.

"Gabriela" não está conseguindo manter o público ligado, especialmente às quartas-feiras.

Ontem, a novela das 23h da Globo, chegou ao fundo do poço e bateu seu recorde negativo.

A produção anotou apenas 13 pontos de média (cada ponto corresponde a 60 mil domicílios na Grande São Paulo).

Antes, o menor índice da novela era de 15 pontos, marcados no dia 1º (também uma quarta-feira).

Na Globo, um grupo está atribuindo o fraco desempenho da novela a Juliana Paes, 33.

A turma que era contra a escolha da atriz como protagonista vem ganhando coro.

Walmart abre seleção para mais de 90 vagas em lojas no RN.

O Walmart está recrutando pessoal para suas lojas no Rio Grande do Norte. São mais de 90 vagas para cargos de Gerente de Loja, Gerente de Área, Gerente Farmacêutico, Encarregado de Perecíveis, Supervisor de Perecíveis, Chefe e Assistente de Recursos Humanos. Os contratados irão atuar em lojas Hiper Bompreço e Maxxi Atacado.

Os interessados devem enviar currículo, até o dia 15 de setembro, para o e-mail: karinac@wmne.com.br É exigido o ensino médio completo e experiência no varejo - na área de Operações, Perecíveis e Mercearia - e disponibilidade de horário. O candidato também precisa ter habilidade de relacionamento, organização pessoal, orientação para atendimento, potencial para desenvolvimento, além de capacidade de aprender e ensinar.

O processo de seleção envolve teste de matemática, português, redação, dinâmica de grupo e entrevistas com líderes das áreas. Os aprovados participarão de integração, treinamento teórico e vivência nas unidades do Walmart.

Os contratados terão direito à Assistência Médica (extensiva aos dependentes legais) e Odontológica, Seguro de Vida, Vale-Transporte, Refeitório, Cartão de Descontos em Farmácia e Bônus mediante as metas cumpridas.

Sam´s Club
O Sam´s Club, clube de compras do Walmart - que em Natal fica situado na Av. Dão Silveira, 4500, Candelaria – também abriu seleção e segue até o dia 15 de setembro recebendo currículos para preencher 30 vagas para Repositor de Mercadoria, Açougueiro, Padeiro e Auxiliar de Perecíveis, Fiscal de Caixa, Operador de Caixa, Promotor de Vendas, Recepcionista, Operador de Televendas.

Os interessados nesta seleção devem enviar currículo para o e-mail brchtdse@wal-mart.com As exigências, o processo seletivo e os benefícios concedidos pela função, são os mesmos da seleção para as demais lojas do Walmart no Rio Grande do Norte.

No Sam´s, das 30 vagas abertas, 12 são destinadas à pessoas com deficiência. Para elas, não é exigido o ensino médio completo e a seleção será mediante entrevista presencial, sem necessidade da realização de provas ou testes, sendo necessária a apresentação de laudo médico.

Sob ameaça, família de Bruno não colabora com investigação e teme vingança.

A Polícia Civil já obteve 20 versões para a execução a tiros de Sérgio Rosa Sales, primo do goleiro Bruno Fernandes, mas o delegado responsável pelo inquérito, Frederico Abelha, disse ontem que vai seguir três linhas de investigação: queima de arquivo devido ao processo do desaparecimento e morte da ex-amante do goleiro, Eliza Samudio, a que Sérgio respondia na Justiça com outros sete acusados; envolvimento com o tráfico de drogas; e vingança devido a uma suposta briga durante uma partida de futebol. “A cada hora surge uma história diferente e estamos checando o que há de verdade. Não temos nenhum suspeito”, disse Abelha.

Policiais civis descaracterizados se infiltraram ontem no velório e sepultamento de Sérgio, no Cemitério da Saudade, na Região Leste de Belo Horizonte, na tentativa de obter informações com a família e amigos. Sérgio foi assassinado com seis tiros na manhã de quarta-feira, no Bairro Minaslândia, Região Norte da capital, quando saía de casa para trabalhar. Ele era considerado uma testemunha-chave no caso Bruno e havia conseguido liberdade condicional há um ano. Bruno permanece preso na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na Região Metropolitana.

Carlos Nascimento é assaltado por travestis em São Paulo.

De acordo com o site “Jovem Pan Online”, o jornalista Carlos Nascimento, âncora do "Jornal do SBT", foi vítima de um assalto na região da Avenida Lineu de Paula Machado, em São Paulo, na noite da quarta-feira (22).

Em entrevista ao site, o apresentador contou que seguia para o trabalho de carro quando foi surpreendido por um travesti que invadiu o veículo.

O travesti ofereceu um programa e foi se tornando agressivo quando Carlos Nascimento pediu que ele saísse do veículo. Como isso não aconteceu, o jornalista acelerou e o travesti se jogou sobre a direção, tentando desviar o carro.

“Ele tinha uma espécie de punhal, uma faca ou um estilete e veio para cima de mim. Dei um soco nele e ele recuou. De repente, outros dois subiram no carro, também armados, e levaram minha bolsa”, contou Nascimento ao “Jovem Pan Online”.

Mesmo com a resistência, o jornalista conseguiu resgatar sua bolsa e saiu correndo com o carro. “Fiquei surpreso e indignado. Aquele é um lugar público pelo qual percebi que não posso mais passar”, lamentou.

Idoso é encontrado morto em quarto de motel na Zona Sul.

Um idoso de 75 anos foi encontrado morto por volta das 15h desta quinta-feira em um quarto de motel localizado na avenida Omar O´Gray, prolongamento da Prudente de Morais, em Candelária.

De acordo com informações repassadas a polícia por funcionários do motel, o idoso teria entrado na suíte 123 acompanhando de uma mulher de aproximadamente 25 anos, que seria sua amante. Alguns instantes depois, a mulher chamou a recepcionista do motel que acionou o Samu e a polícia para socorrer o idoso, mas ele já estava morto.

Segundo informações preliminares do Itep, o homem teria sofrido uma parada cardíaca.

As manchetes dos jornais desta Sexta.

Diário de Natal: Decisão no RN reconhece casamento Gay
Tribuna do Norte: Justiça autoriza governo a prorrogar contrato com Marca
Diário do Nordeste: Seca deixa 171 municípios do Ceará em emergência
Globo: A hora do mensalão – Lewandowski agora absolve político do PT
Folha: Revisor absolve João Paulo e abre primeira divergência
Estadão: Ministro absolve João Paulo de todas as acusações
Correio: Onda de violência apavora Brasília
Valor: Para empresários, redução dos juros sustenta retomada
Estado de Minas: Sob pressão
Zero Hora: Fila de espera projeta venda recorde de carro

quinta-feira, agosto 23, 2012

Jibóia de dois metros é encontrada na cozinha de residência.

Uma família no bairro Cajupiranga, em Parnamirim, Região da Grande Natal, teve um grande susto ao acordar na manhã desta quinta-feira (23). Uma jibóia, medindo dois metros, foi encontrada na cozinha da residência. Os moradores acionaram o Corpo de Bombeiros, que foi encaminhado ao local para remover a serpente.

Segundo informações do sub. tenente Nóbrega, a residência ficava próxima a uma área verde da cidade, o que explica a visita inusitada. “É comum encontrarmos esse tipo de animal em residências próximas a áreas verdes. Já tivemos casos parecidos em Cidade Nova e Mãe Luiza”, contou.

A recomendação do Corpo de Bombeiros nesses casos é de que nunca se mecha no animal. A jibóia deverá ser solta em seu habitat natual ou, caso esteja ferida, encaminhada para o Aquário de Natal, na Redinha Nova, onde será cuidada por um biólogo.

Supermercados do RN rastrearão qualidade das hortaliças e frutas.

A partir de setembro as hortaliças e frutas de pomar vendidas nos supermercados do Rio Grande do Norte terão a qualidade rastreada. Do cultivo até as gôndolas dos estabelecimentos, um sistema chamado Rama (Rastreabilidade de Alimentos e Monitoramento de Agrotóxicos) acompanhará todo o processo de produção aos quais as mercadorias são submetidas. "Há dois anos estamos buscando uma forma de combater o uso de agrotóxicos e produtos em excesso no hortifrutigranjeiro", destaca o presidente da Associação dos Supermercados do RN (Assurn), Geraldo Paiva Júnior.

Apresentado ontem no Centro de Convenções durante a 24ª edição Exponor (Convenção Nordeste de Supermercados, Feira de Equipamentos, Produtos e Serviços), o sistema da empresa PariPassu, de Florianópolis, promete gerar um melhor controle da qualidade dos estoques nos supermercados. O Rama será alimentado tanto por supermercadistas que recebem o produto, quanto pelos fornecedores, que colocarão uma etiqueta para identificar a procedência dos produtos. Com isso, toda a cadeia envolvendo as hortaliças e frutas fica coberta. De acordo com Paiva, os primeiros resultados de análises devem sair em meados do próximo mês.

Caso sejam identificados produtos de determinadas origens que recebem agrotóxicos ou produtos em excesso, os supermercados ficam proibidos de negociar com os fornecedores em questão. Ao mesmo tempo o Instituto de Defesa Agropecuária do RN (Idiarn) e o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RN) são notificados sobre a existência das mercadorias. O presidente da Assurn revela que pelo menos 19 itens causam preocupação quanto à qualidade, e alguns podem estar em falta nas gôndolas em um primeiro momento.

Tailandesa é acusada de matar e comer os filhos.

Uma mulher na Tailândia foi presa acusada de ter matado, fatiado e comido os dois filhos durante uma alucinação em que acreditou que ambos eram porcos, relatou o jornal local em língua inglesa, Bangkok Post, na ultima terça-feira (21).

De acordo com a polícia tailandesa, na semana passada eles receberam uma denúncia de que uma mulher havia cortado e cozinhado os dois filhos, de 1 e 5 anos de idade, no distrito de Chiang Mai´s Mae Ai.

Quando a polícia chegou ao local, encontrou a mulher desacordada em casa com algumas partes dos corpos das crianças ao seu redor.

A mãe foi levada para um interrogatório, ao qual não respondeu nenhuma das questões feitas pelos investigadores. Ao levantar o histórico da suspeita, foi descoberto que ela estava sob tratamento mental desde 2007.

A identidade da mulher em questão não foi divulgada.

O marido afirmou que ela parou de tomar os medicamentos há, no máximo, dois meses. Ele deixou a mulher em sua casa com as crianças por poucos dias para comprar mais medicamentos e, quando voltou, a tragédia já havia acontecido. Emocionado, ele comentou:

—Eu nunca imaginei que algo assim aconteceria.

Apesar dos rumores difundidos por várias mídias e redes sociais afirmando que a mulher cozinhou e comeu os filhos, a polícia preferiu não confirmar estas versões dos fatos para preservar a acusada.

Mulher que procura filho desaparecido é estuprada às margens da BR-116.

Uma mulher de 50 anos, que está a procura do filho desaparecido há dois dias, foi estuprada às margens da BR-116, no município de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a polícia, a vítima foi abordada na madrugada de hoje quando aguardava um transporte para voltar para casa, na cidade de Serra Talhada.

Um homem não identificado a teria levado para o acostamento da rodovia e a violentado. A vítima foi encaminhada para a delegacia para registrar a ocorrência. Ninguém foi preso.

Zagallo recebe alta médica e deixa hospital.

Zagallo recebeu alta médica na tarde de ontem quarta-feira na Casa de Saúde São José, no Humaitá. Na véspera, o ex-jogador e técnico de 81 anos foi submetido a uma cirurgia de hérnia inguinal. Zagallo foi atendido pelos médicos José Ribamar Saboia de Azevedo, Gustavo Nobre e Renato Vilela.

Único tetracampeão mundial no futebol, o Vellho Lobo completou 81 anos no último dia 9.

Uma em cada quatro pessoas acima de 65 anos terá câncer em 2040.

Um em cada quatro pessoas terá tido um diagnóstico de câncer em 2040, adverte uma instituição de caridade.

O número de pessoas com 65 anos ou mais sobreviventes de câncer deve triplicar de 1,3 milhões em 2010 para 4,1 milhões, de acordo com a Macmillan Cancer Support.

Os maiores aumentos acontecerão nos grupos de maior faixa etária, sobrevivente de câncer de mama e de próstata, segundo o site Daily Mail.

Outros números surpreendentes revelam que pessoas idosas do Reino Unido serão responsáveis por três quartos de todas as pessoas que vivem com o diagnóstico de câncer em 2040.

Além disso, a pesquisa mostra que homens com câncer vão aumentar em 3,4% em 2040; já as mulheres, o aumento será de 4,6%.

Outro crescimento que também ocorrerá é o de câncer de pulmão em mulheres. Já nos homens, haverá um declínio devido à diminuição do consumo do tabagismo.

— Temos o dever moral de dar às pessoas a melhor chance de vencer o câncer, independentemente da sua idade.


Um porta-voz do Departamento de Saúde disse:
— A partir do dia 1 de outubro de 2012, será ilegal a discriminação nos cuidados de saúde e sociais com base na idade. Adultos de todas as idades vão se beneficiar do melhor acesso aos serviços e, pela primeira vez, as pessoas terão o direito legal de reparação aos tribunais se forem injustificadamente discriminado por causa da idade.

Polícia trabalha com hipótese de queima de arquivo em assassinato de primo de Bruno.

A polícia não descarta que a morte de Sérgio Rosa Sales, primo do goleiro Bruno, tenha sido uma queima de arquivo. O delegado Breno Pardini, que investiga o homicídio, informou que vai levantar a vida pregressa da vítima para descartar todas as hipóteses.

“Pelas características do crime e primeiros levantamentos, trata-se de uma execução. A gente sabe que Sérgio vem de um histórico de testemunha de um assassinato. Não podemos confirmar que se trata disso (queima de arquivo), mas nada está descartado”, afirmou o delegado.

As evidências de que o primo de Bruno tenha sido executado foram confirmadas à policia por testemunhas. Segundo o delegado, pessoas que estavam na rua disseram que um homem chegou em uma motocicleta e perseguiu Sérgio, que saía para trabalhar.

O suspeito atirou em direção à vítima, que correu, entrou em uma casa e se escondeu atrás de uma árvore. Conforme as testemunhas, o homem parou a moto próximo à residência, recarregou a arma - um revólver calibre 38 -, chegou a pegar um objeto que caiu no chão e depois deu vários tiros em Salles. Após o crime, ele fugiu.

Sérgio foi atingido por seis disparos, um deles acertou o nariz e outro o peito. Ele morreu na hora. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Belo Horizonte. Breno Pardini informou que a autoria do crime ainda é desconhecida. A polícia vai refazer os últimos passos da vítima em busca de vestígios que podem levar ao assassino.

As manchetes dos jornais desta quinta.

Diário de Natal: Sem remédio, endividado e sob ameaça
Tribuna do Norte: Investimentos de estrangeiros cresce cinco vezes mais no RN
Diário do Nordeste: Fortaleza supera São Paulo na procura por imóveis
Globo: A hora do mensalão – Lewandowski surpreende e também pede condenação
Folha: Ministro revisor confirma desvio de verba e condena 4
Estadão: Revisor também aponta desvio de verba pública no mensalão
Correio: Defesa sofre dura derrota no mensalão
Valor: Queda forte de juros traz mais riscos à renda fixa
Jornal do Commércio: Carteiros contra a dengue

quarta-feira, agosto 22, 2012

Cantora Beth Carvalho coloca 10 pinos na coluna.

A cantora Beth Carvalho colocou 10 pinos na coluna em um procedimento cirúrgico que ocorreu no dia 9 de agosto no hospital Pró-Cardíaco, no Rio de Janeiro, como reporta o jornal "Agora S. Paulo".

A cirurgia foi necessária para a sustentação da sambista, que, agora, tem 66 anos. Beth possui um problema grave na região lombar.

Ainda de acordo com a publicação, não há previsão de alta do hospital, já que a recuperação é demorada.

Grupo leva à Câmara anteprojeto para descriminar uso de drogas.

Uma comitiva da Comissão Brasileira sobre Drogas e Democracia (CBDD) entregou nesta quarta-feira ao presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS) um anteprojeto de lei que propõe a descriminalização do uso de drogas. A proposta já conta com cerca de 110 mil assinaturas de apoio, coletadas desde o começo da campanha, no dia 7 de julho. De acordo com a entidade, a meta é chegar a um milhão de assinaturas, coletadas pela internet, para pedir a criação de uma legislação sobre drogas “mais justa e eficaz”.

- Não há no projeto a ideia de legalização de drogas. E não estamos defendendo o arrefecimento no trato aos traficantes – disse gadelha. - somos rigorosos no sentido da repressão ao tráfico, Mas é importante distinguir traficante de usuário. E a distinção está em retirar as penas criminais para os usuários.

O projeto apresentado pela entidade sugere a adoção de um modelo similar ao que existe em Portugal para os casos em que um usuário de drogas é apreendido. Gadelha defende que é importante descriminalizar o uso e transformá-lo em infração administrativa, o que tira o estigma do usuário. No modelo português, os usuários são tratados por uma comissão, composta por médicos e especialistas, que acolhem a pessoa e indicariam o melhor tratamento para ela.

- A sociedade tem de discutir esse tema como um todo. É uma maneira desassombrada de tratar o assunto – disse.

Delegado afirma que primo do goleiro Bruno foi executado.

Sérgio Rosa Sales, de 25 anos, primo do goleiro Bruno Fernandes, foi executado, segundo o delegado Breno Pardini, responsável pelo caso. Sales foi assassinado a tiros na manhã desta quarta-feira (22) no bairro Minaslândia, região norte de Belo Horizonte.

Segundo o delegado, alguns elementos do crime mostram que ele foi perseguido antes de ser morto e chegou a perder o chinelo durante a tentativa de fuga do assassino. Rastros de sangue pela rua deixam claro que ele foi atingido antes mesmo de chegar ao local onde foi executado. Sales foi atingido na mão, no braço, no peito e na cabeça.

Pardini afirmou que a perícia vai trazer mais detalhes do crime, assim que concluída. Ele explicou que ainda não é possível saber se a vítima estava sendo vigiada ou se foi tomada de surpresa pelo assassino. Testemunhas e pessoas da vizinhança serão ouvidas para que seja possível compreender as condições da execução.

Príncipe Harry aparece nu em fotos de festa privada.

Príncipe Harry mostrou, na última sexta-feira, 17, mais do que o regulamento britânico permite — mas o neto da Rainha Elizabeth II estava em um hotel de luxo em Las Vegas quando decidiu tirar a roupa. Segundo o site TMZ, o herdeiro real hospedou-se em uma suíte VIP acompanhado de muitos amigos.

No meio da noite, Harry e seu grupo foram ao bar do estabelecimento, onde conheceram algumas belas garotas. A turma subiu ao quarto do príncipe no começo da madrugada e passou o resto da noite envolvida em jogos como a mistura de bilhar com striptease.

Ainda segundo o site, Harry, de 27 anos, não hesitou em ficar completamente nu durante a festa privada, e acabou fotografado por alguns dos participantes. Ainda não se sabe quem são as mulheres envolvidas no caso. O representante da Família Real para a imprensa divulgou mensagem em que ressalta: "nós não temos nenhum comentário a fazer sobre estas fotos no momento".

Dilma segue como 3ª mulher mais poderosa do mundo, diz revista.

A chanceler alemã, Angela Merkel, a secretária americana de Estado, Hillary Clinton, e a presidente Dilma Rousseff se mantiveram como as três mulheres mais poderosas do mundo, segundo o ranking anual divulgado nesta quarta-feira pela revista Forbes.

Outra brasileira aparece entre as vinte primeiras da lista da revista americana: a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, na 20ª posição.

A Forbes coloca na capa de sua edição semanal a presidente Dilma Rousseff, que com a terceira posição pelo segundo ano consecutivo se afirma no trio das mulheres mais poderosas do mundo.

"Este ano, a mulher poderosa exerce sua influência de modos muito distintos e com propósitos muito diferentes, e tudo com impactos muito diversos na comunidade global", disse a presidente da ForbesWoman, Moira Forbes, citada em um comunicado.

"Seja liderando companhias multimilionárias, governando países, definindo o modelo cultural de nossas vidas ou liderando iniciativas humanitárias, estas mulheres estão mudando de maneira coletiva o planeta", acrescentou.

Sobre Dilma, a revista Forbes destaca que a presidente da sexta economia do mundo se mantém "ambiciosa na metade de seu primeiro mandato, lançando dois agressivos programas".

O primeiro deles é o "Brasil sem Miséria", destinado a erradicar a pobreza e a aumentar o acesso dos mais necessitados à educação, aos cuidados médicos e a serviços públicos; o segundo é uma iniciativa centrada no crescimento empresarial e na inovação.

"O que quero deixar como legado é um país com mais classe média, mais competitivo e mais educado", disse Dilma à Forbes.

Luciano briga com criança durante show e é vaiado pelo público.

O cantor Luciano ficou bastante irritado com o brinquedo de uma criança durante um show ao lado do irmão Zezé Di Camargo, no Espírito Santo.

Segundo o jornal “Extra”, o sertanejo parou a apresentação na cidade de Linhares, no domingo (19), ao descobrir que o menino estava iluminando o palco com uma luz azul.

Bastante alterado, Luciano gritou com o pai do garoto. “O irresponsável é você, o pai! Vou pedir para todo mundo te vaiar', esbravejou. Não satisfeito, o cantor pediu que os seguranças retirassem o brinquedo da criança.

Constrangido com a atitude do irmão, Zezé tentou acalmar as coisas quando viu o público começar a vaiar o companheiro. 'O Luciano se exaltou um pouco, mas essa lanterna atrapalha mesmo a gente', ponderou.

Ainda assim, a dupla retomou o show. Minutos depois, Luciano apareceu com o brinquedo na mão. O sertanejo fez uma piada com a situação e, para surpresa da plateia, quebrou o objeto e atirou a lanterna para trás do palco.

Plebiscito vai escolher nome definitivo para Serra Caiada.

O município de Serra Caiada, distante 66 quilômetros da capital, será o único do Rio Grande do Norte em que os eleitores, além de votar, no dia 7 de outubro, para vereador e prefeito, terão que decidir mediante plebiscito se o nome da cidade continua como Presidente Juscelino ou permanece Serra Caiada. A definição sobre a realização do plebiscito foi aprovada pela Assembleia Legislativa em dezembro do ano passado após a prefeitura encaminhar processo em que solicitava a escolha através do voto popular.

A situação parece confusa porque a cidade, conhecida popularmente como Serra Caiada desde sua fundação em 1953, teve o nome modificado para Presidente Juscelino 10 anos depois. Em 1991, após 28 anos, a Câmara de Vereadores aprovou a volta do nome para Serra Caiada. O problema é que a Constituição Federal de 1988 determina que mudança desse tipo deve ser feita pela Assembleia Legislativa e não pela Câmara de Vereadores.

O fato é que em alguns órgãos como Receita Federal consta Serra Caiada, mas em outros como ministérios e IBGE o nome válido continua Presidente Juscelino. O imbróglio fez o município perder vários benefícios, entre eles, dois convênios com o Ministério da Educação (MEC) para aquisição de um ônibus escolar e a construção de uma creche. "Essa foi a gota d'água para encaminharmos em 2010 o processo para a Câmara e em seguida para a Assembleia solicitando a realização do plebiscito", explicou o secretário municipal de administração, planejamento e finanças, Jailson Gomes da Silva.

As manchetes dos jornais desta Quarta.

Diário de Natal: Fórum da Saúde retira apoio ao governo do RN
Tribuna do Norte: STJ define valor de desapropriações para novo aeroporto
Diário do Nordeste: Tiroteio e pânico em tentativa de roubo a joalharia
Globo: A hora do mensalão – Ministro deve antecipar voto para evitar empate
Folha: Nenhum réu será preso neste ano, diz Thomaz Bastos
Estadão: Base do governo infla plano de concessão com novas obras
Valor: Disputas fiscais ameaçam levar R$ 342 bi da União
Estado de Minas: Mineiro é o que mais compra em shopping
Jornal do Commercio: Crescem as queixas contra plano de saúde

terça-feira, agosto 21, 2012

Petrobras é eleita a empresa dos sonhos dos jovens brasileiros.

A Petrobras retomou o primeiro lugar do ranking 2012 da empresa dos sonhos dos jovens brasileiros, de acordo com os resultados da 11ª edição da pesquisa realizada pela Cia de Talentos, em parceria com a Nextview People. A empresa havia estado na liderança de 2005 a 2009. O segundo lugar agora pertence ao Google, que foi a primeira colocada em 2010 e 2011. O levantamento foi feito de fevereiro a maio deste ano.

A disputa entre estas empresas pelas duas primeiras posições do ranking ocorre desde 2008, mas, embora tenha caído para o segundo lugar, este ano o Google tem outras razões para se orgulhar, pois aparece em variadas posições no ranking de todos os países onde a pesquisa foi aplicada: Argentina, México, Colômbia, Chile, Peru e América Central, além do Brasil.

A Vale, que vinha se mantendo em quarto lugar na escolha dos jovens brasileiros desde 2008, agora garantiu o terceiro lugar. As outras empresas escolhidas por estes jovens, estudantes e recém-formados, com idade entre 17 e 26 anos, através de pergunta aberta (sem alternativas), para ocuparem do quarto ao décimo lugar são, respectivamente: Itaú, Nestlé, Unilever, Odebrecht, Natura, Ambev e Rede Globo.

Mas o que levou estes 46.107 jovens brasileiros que participaram da pesquisa a apontarem estas como suas empresas dos sonhos? Como eles formaram suas opiniões sobre as empresas? De acordo com o levantamento, 29% viram informações nos meios de comunicação e 28% conhecem alguém que trabalha ou trabalhou na empresa.

— O jovem consome mídia, está o tempo todo conectado através das redes sociais e encontra tudo o que quer saber na internet. As empresas que querem estar nos sonhos dos jovens precisam trabalhar employer branding, pois o alinhamento entre o que prometem e fazem é fundamental para esta geração — explica Maira Habimorad, sócia da Cia de Talentos.

Oi pode ter vendas suspensas novamente.

A Oi pode voltar a ser punida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e ter as vendas suspensas pela prática de venda casada de planos de banda larga. A operadora já recebeu uma multa de R$ 10 milhões por descumprir as normas da Anatel ao vender pacotes que combinam a assinatura da internet com outros serviços, como telefone fixo e TV a cabo, por um preço inferior ao cobrado por cada serviço isoladamente.

A empresa recorre da decisão desde meados de 2010 para evitar a multa, no entanto, o recurso voltou a ser negado na semana passada. Além de aplicar a multa, o Conselho Diretor da Anatel determinou que a Superintendência de Serviços Privados realize nova fiscalização para verificar se a determinação da Anatel está sendo cumprida pela Oi. “Caso comprovado a continuidade do descumprimento, considerando que a multa já foi aplicada, que o processo seja instruído para que seja adotada medida mais enérgica, como por exemplo, a suspensão da comercialização do serviço de banda larga até que os estritos termos fixados pela Anatel sejam observados pela empresa”, afirmou em relatório o conselheiro relator Marcelo Bechara.

A Oi informou por meio de nota que não condiciona a venda de um serviço à aquisição de outro e que cumpre rigorosamente a regulamentação da Anatel. A companhia acrescenta ainda que falhas operacionais pontuais que permitam esse tipo de interpretação são coibidas. A empresa estuda se vai recorrer da decisão anunciada na semana passada.

Fábio Hollanda diz que governo paga aluguéis de imóveis para Centrais do Cidadão fechadas.

O blog obteve informação de que a Central do Cidadão do Praia Shopping está fechada há mais de um ano, mas a Secretaria de Justiça de Cidadania (Sejuc) continuou pagando o aluguel mensal de R$ 37 mil.

Foram vários contatos com a Sejuc para saber o valor devedor e o que já foi pago, mas, sem sucesso. Sabe-se apenas que o Detran ficará responsável pelos aluguéis das centrais, mas o diretor-geral do órgão, Willy Saldanha, já avisou que só firma contrato quando as pendência foram sanadas pela Secretaria.

Ao ler a nota sobre o assunto na coluna de hoje, o ex-secretário de Justiça e Cidadania Fábio Hollanda foi ao Twitter e fez gravíssimas denúncias.

Hoje também pagamos o aluguel sem utilizar das centrais do Praia  Shopping e João Câmara, se fosse uma prefeitura do interior…

Pelé: 'Neymar pode ser melhor que Messi e Maradona'.

Pelé voltou a alimentar a velha polêmica sobre quem é o melhor jogador da atualidade. Para o Rei do Futebol, Neymar tem todos os atributos para ser melhor que Messi e Maradona.

- O Maradona só jogava com a perna esquerda e não era muito forte de cabeça. O Messi? É mais ou menos uma cópia dele. O Neymar pode vir a ser melhor que os dois argentinos, já que tem qualidade para isso. Falta a ele apenas amadurcer um pouco mais - opinou Pelé.

O ex-jogador ainda aproveitou para ironizar os argentinos sobre o impacto de suas palavras.

- Os argentinos sempre ficam chateados quando eu falo - afirmou.

Americano de 15 anos cria exame de câncer barato e rápido.

O estudante americano de 15 anos Jack Andraka gosta de andar de caiaque e é fã da série de TV Glee.

Mas além de estudar e de se dedicar aos passatempos tradicionais de um adolescente, ele desenvolveu um exame barato e rápido para detectar câncer em seus estágios iniciais em um dos mais conceituados laboratórios de câncer no mundo.

O teste criado por Jack é 168 vezes mais rápido e 26 mil vezes menos caro que o teste padrão.

Ele agora realiza seus experimentos na renomada Johns Hopkins University, na cidade de Baltimore, nos Estados Unidos.

Datafolha: Russomanno tem 31%; Serra, 27% em São Paulo.

Pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira pelo jornal "Folha de S.Paulo" aponta empate técnico entre os candidatos do PRB, Celso Russomanno, e José Serra, do PSDB. Mas, pela primeira vez, Russomanno aparece numericamente à frente de Serra. O candidato do PRB obteve 31% das intenções de voto na pesquisa estimulada, contra 27% do tucano.

Celso Russomanno cresceu cinco pontos percentuais desde a última pesquisa, realizada no dia 21 de julho, quando tinha 26% da preferência do eleitorado. Serra tinha 30% e caiu três pontos.

Quatro candidatos aparecem empatados tecnicamente na terceira posição. Fernando Haddad (PT) aparece com 8% das intenções de voto, Gabriel Chalita (PMDB) tem 6%, Soninha Francine (PPS), 5%, e Paulinho da Força (PDT), 4%.

Ana Luiza (PSTU) foi citada por 1% dos entrevistados. Carlos Giannazi (PSOL), Levy Fidélix (PRTB), Miguel Manso (PPL), Eymael (PSDC) e Anaí Caproni (PCO) não chegaram a 1% das intenções de voto. Os brancos e nulos chegam a 10% e os indecisos, 6%.

A pesquisa foi encomendada pelo jornal “Folha de S.Paulo” e foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número SP-00362/2012. O Datafolha ouviu mil eleitores no dia 20 deste mês. A margem de erro é de três pontos percentuais. Foi o último levantamento antes do início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão.

Pai de Maitê Proença matou a mãe por ciúmes, diz site.

A atriz Maitê Proença revelou, nos bastidores do programa "Encontro com Fátima Bernardes" (Globo), que seu pai matou a mãe, por ciúmes, segundo o site da atração.

"Vivo com as lembranças, elas fazem parte de mim. Quando a gente vai fazer qualquer personagem tenta manter um distanciamento, mas sempre trazemos elementos, bagagem emocional. Foi muito difícil ter feito a morte da Sinhazinha, mas a cena tinha que ser feita, eu fiz", teria dito Proença.

Sinhazinha, sua personagem na novela "Gabriela", foi assassinada pelo marido após ser flagrada na cama com o amante.

ACARI e CRUZETA/RN; COMUNICADO COSERN - INTERRUPÇÃO NO FORNECIMENTO DE ENERGIA.

Moradores do Povoado Vaca Brava e adjacências, no município de Acari terão uma interrupção no fornecimento de energia elétrica na quarta-feira, 22.

INTERRUPÇÃO NO FORNECIMENTO DE ENERGIA

A COSERN INFORMA QUE/ PARA FAZER A AMPLIAÇÃO E O MELHORAMENTO DA REDE/ IRÁ SUSPENDER O FORNECIMENTO DE ENERGIA NA QUARTA-FEIRA/ 22/ NO POVOADO VACA BRAVA/ E ADJACÊNCIAS / NO PERÍODO DAS OITO HORAS DA MANHÃ/ À UMA HORA DA TARDE/ NO MUNICÍPIO DE ACARI//

CASO O SERVIÇO SEJA CONCLUÍDO ANTES DO HORÁRIO PREVISTO/ A REDE SERÁ ENERGIZADA SEM QUALQUER OUTRO AVISO//
MAIS INFORMAÇÕES PELO TELEFONE 116//

Moradores da Zona Rural de Acari, áreas urbanas e rurais de Cruzeta e São José do Seridó e adjacências, terão uma interrupção no fornecimento de energia elétrica na quarta-feira, 22.

INTERRUPÇÃO NO FORNECIMENTO DE ENERGIA

A COSERN INFORMA QUE/ PARA FAZER A AMPLIAÇÃO E O MELHORAMENTO DA REDE/ IRÁ SUSPENDER O FORNECIMENTO DE ENERGIA NA QUARTA-FEIRA/ 22/ NA ZONA RURAL DE ACARI/ ÁREAS URBANAS E RURAIS DE CRUZETA E SÃO JOSÉ DO SERIDÓ/ E ADJACÊNCIAS / NO PERÍODO DAS OITO HORAS DA MANHÃ/ ÀS DOZE HORAS DA TARDE//

CASO O SERVIÇO SEJA CONCLUÍDO ANTES DO HORÁRIO PREVISTO/ A REDE SERÁ ENERGIZADA SEM QUALQUER OUTRO AVISO//

Duas pessoas morreram este ano vítimas de calazar em Mossoró (RN).

Apesar da diminuição dos casos da doença em humanos no município, o estado é de alerta, pois a cidade é uma das que mais registram casos do vírus no RN. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, foram diagnosticadas 12 pessoas com a doença em Mossoró.

Das ocorrências registradas na cidade, duas morreram - a última na semana passada. O paciente, que já era portador do vírus HIV, teve complicações e não resistiu. Infectologista do Hospital Rafael Fernandes em Mossoró, referência na região, Doutor Alfredo explica que o problema do calazar são justamente essas complicações que a doença pode trazer para o organismo.

De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses local, que só em 2012 já foram 577 confirmações de doença em cães. O número atingiu quase a totalidade dos casos registrados em todo o ano de 2011. Já em humanos, a incidência vem diminuindo, mas preocupa: em 2008 foram 40 casos; em 2009, 38; em 2010, 24; em 2011, 23.

Os veterinários do Centro de Zoonoses acreditam que os fatores que contribuem para o aumento dos casos de calazar em Mossoró são a falta de limpeza e acúmulo de entulhos.

PM diz ter pistas dos homens que sequestraram sobrinho de Rosalba.

O cerco contra os cinco homens que fugiram após sequestrarem o jovem Betinho Filho, sobrinho da governadora Rosalba Ciarlini e filho do deputado federal e secretário estadual de Agricultura Betinho Rosado, foi desfeito. Contudo, o major Correia Lima, comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, confirmou na manhã desta terça-feira (21) que decidiu desfazer o cerco aos bandidos, mas já dispõe de pistas dos criminosos.

O oficial preferiu, entretanto, não detalhar quem poderiam ser assaltantes e o possível mandante do crime. Os cinco homens que pegaram Betinho Filho como refém fugiram pela mata após libertarem o rapaz, na pista que dá acesso ao município de Baraúna, nas proximidades da Penitenciária Agrícola Mário Negócio, caminho de Mossoró, na região Oeste potiguar. A vítima saiu ilesa e não teve nenhum bem roubado ou dinheiro sacado.

Betinho Filho sofreu um sequestrado relâmpago por volta das 21h desta segunda-feira (20), enquanto conversava com amigos na Praça do Rotary Club, no bairro Nova Betânia, em Mossoró. Os homens cercaram o grupo de amigos, pegaram o filho do deputado federal como refém e libertaram os demais jovens que conversavam com ele. Foram os amigos que acionaram a Polícia Militar.

A PM localizou o veículo da vítima e saiu em perseguição. Betino Filho foi libertado pelos bandidos por volta das 22h.


Pitbull leva mais de 1.000 espetadas em briga com porco-espinho.

Um pitbull levou mais de mil espetadas ao tentar defender uma oficina de motos de um porco-espinho na cidade de Coxim, Mato Grosso do Sul.

De acordo com o veterinário Antônio de Carvalho Junior, conhecido como Tunico, o cão teve de receber anestesia geral para que os espinhos fossem retirados.

O veterinário também disse que o cachorro passa bem e já bebeu água e se alimentou.

Já o porco-espinho, segundo Carvalho, está em estado grave.

"Ele foi encaminhado para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, mas acho que ele não tem mais jeito", contou.

Medicamento pode aliviar e reduzir lesões provocadas pela cólica.

Se você pensa que cólicas menstruais fortíssimas são normais, atenção! Combinado com dores na relação sexual, na hora de urinar ou evacuar e na parte inferior das costas ou do abdome, esse incômodo pode ser um sinal de endometriose, problema crônico que afeta 10% da população feminina e é uma das principais causas de infertilidade e dor pélvica.

Causada pela migração do endométrio (tecido que reveste o interior do útero) para os ovários, as tubas uterinas, a bexiga ou mesmo atrás do útero, a doença é fonte de dores severas, provocadas pela inflamação e irritação desse tecido fora do lugar. Agora, um remédio recentemente aprovado no Brasil tem mostrado bons resultados no controle da dor e, em alguns casos, na redução das lesões que o mal provoca.

Um dos principais fatores que afastam as mulheres de suas atividades cotidianas — as portadoras têm até 38% de perda de produtividade —, a endometriose tem relação com alguns males autoimunes. Segundo Maurício Simões Abrão, professor associado do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Fmusp) e presidente da Sociedade Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva (SBE), estudos mais recentes mostram ainda relação com alguns tipos de câncer, como o de ovário.

As manchetes dos jornais desta Terça.

Diário de Natal: Carla Ubarana e Leal defendidos pelo Estado
Tribuna do Norte: Leitos estão ociosos em hospitais do interior
Diário do Nordeste: Ceará é o 3º estado do país em assalto a bancos
Globo: A hora do mensalão – Relator vê desvio de verba pública em dois momentos
Folha: Relator conclui que verba pública irrigou mensalão
Estadão: Relator aponta desvio de verba pública no mensalão
Correio: Da greve à guerra
Valor: Agência vai reduzir teto tarifário das ferrovias
Estado de Minas: Beber até morrer
Jornal do Commercio: Demissões em Suape
Zero Hora: Após trimestre fraco, economia começa a dar sinais de retomada

segunda-feira, agosto 20, 2012

Irã bane mulheres de 77 cursos universitários.

Trinta e seis universidades iranianas anunciaram que vão banir as mulheres de 77 cursos. A proibição, que foi divulgada pela primeira vez no dia 6 de agosto, entra em vigor com o começo do ano letivo no país, e provocou a ira de ativistas ao redor do mundo. A nobel de Paz iraniana Shirin Ebadi pediu uma investigação da ONU contra as novas medidas, informa o “Telegraph” em sua edição desta segunda-feira.

Entre os cursos que serão exclusivos para homens, estão Química, Engenharia e Contabilidade, Literatura Inglesa e Tradução para o inglês, segundo o site de notícias iraniano Rooz Online e o jornal britânico. A Universidade de Teerã, por exemplo, só vai aceitar inscrições de homens para as cadeiras relacionadas a recursos naturais e matemática. A maioria dos assuntos ligados a petróleo também foi banida para as mulheres. A medida não vai afetar as alunas que já estão cursando as carreiras agora proibidas.

- Alguns campos não são muito propícios para a natureza da mulher - declarou Abolfazl Hasani, uma importante autoridade de Educação do Irã.

Em julho do ano passado, o presidente Mahmoud Ahmadinejad pediu o fim dos planos para segregar mulher e homens nas universidades iranianas. Segundo estimativas, as mulheres contabilizam mais de 60% dos alunos universitários do país. Clérigos do governo começaram a se preocupar com os efeitos sociais da educação superior entre as mulheres, como a queda das taxas de casamento e de filhos por família.

Em carta escrita ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e à alta comissária para direitos humanos, Navi Pillay, a iraniana Shirin Ebadi disse que o objetivo dos aiatolás é reduzir a presença feminina a menos de 50% nas universidades iranianas, enfraquecendo o movimento feminista e sua campanha contra leis islâmicas discriminatórias.

Água de coco é a bebida ideal para a prática de exercícios leves.

A água de coco é bebida ideal para a prática de esportes leves, mostra análise científica da Sociedade Química Americana. Autora do estudo, Chhandashri Bhattacharya garante que oferece os mesmos benefícios que os produtos geralmente vendidos do nicho.

— Até mais um pouco. Tem cinco vezes mais potássio que o Gatorade, por exemplo. Sempre que começar a ter câibras nos músculos, vai te ajudar a se livrar das dores. É uma bebida saudável, que repõe os nutrientes que o corpo perdeu durante um treino moderado — diz.

Bhattacharya revelou também que o potássio na água de coco pode beneficiar as pessoas que não se exercitam. A bebida o possui 12 vezes do que uma banana. A dieta típica americana, segundo ela, é de baixo teor do metal e alto teor de sódio, que é encontrado no sal. A pesquisa demonstra que o desequilíbrio não é saudável. Indivíduos que não equilibram as duas fontes têm o dobro de risco de morte por doenças do coração.

A água de coco deixa a desejar, no entanto, na quantidade de sódio, essencial para quem pratica exercícios extenuantes.

— O ato de suar faz as pessoas perderem mais sódio do que potássio. A água de coco sozinha não é suficiente para repôr o mineral — afirma Chhandashri.

Sobrinho mata tio a pauladas no quintal de casa na Zona Norte de Natal.

Por volta das 14h30 desta segunda-feira a polícia militar registrou mais um crime violento em Natal em volvendo uma família. Um jovem identificado como Fabiano Juvino de Souza, 18 anos, que teria envolvimento com drogas assassinou o próprio tio identificado como Waltemar Juvino de Souza, 40 no quintal da sua residência no conjunto Nova Natal, na Zona Norte.

De acordo com informações do oficial de serviço do 4º Batalhão da PM, sobrinho e tio iniciaram uma discussão dentro de casa na travessa Antônia de Moraes e em seguida partiram para agressões físicas.

Fabiano então teria pegado um pedaço de pau e desferiu vários golpes na cabeça do tio que morreu no quintal de casa. O criminoso ainda tentou fugir mas foi preso pela polícia nas imediações da casa. Fabiano Juvino foi encaminhado para 9ª DP.

Estudantes de psicologia agora podem atender pacientes virtuais.

Vestido com seu uniforme militar, o paciente demonstra incômodo diante das perguntas da mulher de terninho sóbrio. “Como você está?”, ela pergunta. “Bem.” “Como foi a semana?” “Ok.” O homem não parece disposto a falar e tem motivos: acaba de chegar do Iraque, onde serviu na guerra. Piscando muito e olhando para baixo, ele conta, a contragosto, que a esposa não o compreende. A psicóloga quer saber mais: “O que você gostaria que ela entendesse melhor?”. O diálogo, as reações, as expressões faciais, tudo é bastante real. Exceto pelo paciente. Ele é um avatar, criado pelo Instituto de Tecnologias Criativas da Universidade da Califórnia para ajudar estudantes de psicologia a praticar as sessões de terapia comportamental.

O uso de pacientes virtuais para treinamento de estudantes de diferentes áreas da saúde já é explorado em universidades americanas e europeias há pelo menos uma década. Neste mês, o psicólogo e especialista em realidade virtual Albert Rizzo apresentou um modelo adaptado à psicologia, com avatares humanizados graças à inteligência artificial. O sotware permite fazer reconhecimento de voz e interagir de maneira coerente, com os pacientes apresentando reações e sintomas esperados para determinadas condições psicológicas.

Justina, outra personagem, é vítima de estupro. Ela relata ao estudante que, uma noite, saiu com um colega, que, dentro do carro, usou uma faca para agredi-la sexualmente. A paciente virtual responde às perguntas do terapeuta, ao mesmo tempo em que faz gestos sugestivos de ansiedade, como bater os pés no chão repetidas vezes. Conduzida pelos questionamentos, relata flashbacks constantes, diz que se sente muito assustada e que se isolou dos amigos. O diagnóstico: transtorno de estresse pós-traumático.

Governo retoma negociação com servidores em greve.

O secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, retomou hoje (20) as negociações com servidores públicos em greve. Ele conversa neste momento com representantes dos funcionários da área de ciência e tecnologia, reunidos na Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Condsef).

Em seguida, receberá os empregados no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). Para a tarde está agendado encontro com servidores do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Estão previstas também negociações com grevistas à noite. Às 20h, encontrará dirigentes da Condsef, representando 18 categorias do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo e carreiras da Previdência, Saúde e Trabalho.

Até o momento, o governo fez à maior parte das categorias a mesma proposta: reajuste de 15,8% a ser aplicado em três anos.

Gorete e Léo atraem seguidores para mais um arrastão.

O “Arrastão 33”, realizado na última sexta-feira, superou o número de participantes da primeira versão. O evento, promovido pela Coligação União do Povo, que tem como candidatos a prefeita e vice, Gorete Leite (PMN) e Léo do PT, se consagrou como a maior mobilização política desta temporada.

Em todos os pontos da cidade, a animação tomou conta do povo, que saiu dos diversos bairros para a concentração principal, no Largo da Igreja Matriz, com destino a rua da Gafuringa, onde foi realizado um grande comício. Várias passeatas foram programadas com objetivo de realizar o “grande encontro da Nação Goreteira”, a exemplo das que saíram do bairros Boa Vista, sob o comando do candidato a vereador Holderlin, da Cohab, pelo vereador Aldo Torquato e da Vila Nova, pelo empresário Luiz Cláudio.

Projeto de Márcia na Assembleia cria Semana de Aleitamento Materno no RN.

A deputada estadual Márcia Maia apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa para criar a Semana Estadual de Doação de Leite Humano, a ser realizada, anualmente, na semana do dia 19 de maio. O projeto já está em tramitação na Casa e deve ir para votação em plenário nos próximos dias.

A proposição da parlamentar do PSB prevê a realização de campanhas pela Administração Pública om a Rede de Bancos de Leite Humano, realizarão campanhas, debates e reflexões sobre o tema, junto às comunidades em que estão inseridos os Bancos de Leite Humano.

"É importante assegurar esse momento de reflexão para sensibilizar a população, seja com publicidade do tema [WINDOWS-1252?]“doação de Leite [WINDOWS-1252?]Materno”, seja com debates, palestras e seminários, bem como a promoção de iniciativas visando o aumento de doação de leite materno e o consequente abastecimento dos Bancos de Leite Materno do Estado do Rio Grande do Norte", afirmou a deputada Márcia Maia.

A parlamentar pessebista participou nesta segunda-feira (20), em Fortaleza, do XII Encontro Nacional de Aleitamento Materno/ENAM e com apoio do Governo Federal. O evento, que acontece a cada dois anos no Brasil, reunirá mais de 2 mil pessoas e vai até a próxima quinta-feira (23).

O leite materno é um dos maiores aliados no combate à mortalidade infantil. Só na última década, o Brasil reduziu a taxa em 47%, graças a um conjunto de políticas públicas voltada para a família, a gestante e a criança.

Estado deve pagar vencimentos atrasados a servidores estaduais.

Servidores estaduais moveram um recurso, junto ao TJRN, e os desembargadores que integram a 3ª Câmara Cível da Corte deram provimento ao pedido, para que verbas atrasadas fossem pagas. O recurso é relacionado ao pedido de correção monetária decorrente do pagamento de vencimentos em atraso, com 'trânsito em julgado' em 28 de abril de 2003. No entanto, o pagamento não foi realizado, já que, para se implementar a execução da sentença, é necessário a confecção de documentos que somente poderiam ser fornecidos pela Secretaria de Administração e Recursos Humanos do Estado, tais como fichas financeiras e outros dados inerentes aos cálculos da execução, o que somente foi concluído em abril de 2008.

“Desta forma, a demora no pedido de execução do julgado não se deu por culpa dos apelantes, senão por motivação exclusiva da própria Administração Pública”, ressalta a juíza Welma Maria Ferreira de Menezes (convocada), relatora do processo no TJ. A decisão considerou que a execução foi formulada em 01.03.11 e que, dentro deste prazo, não ocorreu a prescrição quinquenal, que é a perda do direito pelo tempo decorrido, prevista no Decreto 20.910/32.

Municípios de RO e RN terão plebiscitos junto com as eleições.

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovaram, na sessão administrativa de quinta-feira (16), resolução que autoriza, em caráter excepcional, que os municípios de Serra Caiada-RN e os de Nova Brasília do Oeste, Castanheiras, Jaru e Governador Jorge Teixeira, todos em Rondônia, realizem plebiscitos aprovados pelas assembléias legislativas dos dois Estados junto com as eleições municipais deste ano, no dia 7 de outubro.

De acordo com o relator, ministro Gilson Dipp, a área técnica do TSE respondeu pela viabilidade técnica da realização, ao mesmo tempo, dos plebiscitos com as eleições municipais nesses municípios. Segundo o ministro, “a Justiça Eleitoral se ressente de regulamentação sobre a realização de plebiscito ou referendo de incorporação, fusão e desmembramento de municípios, bem como alteração de topografia”.

O TSE desenvolveu um software que permite, a partir das Eleições 2012, que a mesma urna a ser utilizada para votar nos candidatos possa ser utilizada também para a votação em plebiscitos ou referendos, concomitantemente. Essa medida evita a mobilização de urnas e mesários fora do período eleitoral, reduzindo a zero os custos com as consultas populares previstas na Constituição Federal.

Governo lança Programa de Olho na Validade nesta segunda-feira.

Nesta segunda-feira (20), o Governo do Estado lança o programa ‘De Olho na Validade". O lançamento ocorrerá durante a 24ª Convenção Nordeste de Supermercados, Feira de Equipamentos Produtos e Serviços (Exponor-RN), às 17h, no Centro de Convenções de Natal.

O programa tem como objetivo o objetivo incentivar uma atenção maior, tanto por parte do consumidor quanto do fornecedor, com relação ao prazo de validade dos produtos comercializados.

De acordo com a minuta do programa, caso o consumidor encontre qualquer produto fora do prazo de validade antes de passar pelo caixa, ele deve procurar um funcionário da loja e fazer a denuncia. O estabelecimento conveniado ao programa De Olho Na Validade deverá fornecer gratuitamente o mesmo produto que esteja dentro do prazo de validade.

Julgamento do mensalão será dividido em sete capítulos.

Com o fim da discussão sobre o formato de julgamento do mensalão, os ministros terão que se adequar ao modelo proposto por Joaquim Barbosa para votar. O relator dividiu suas considerações em capítulos, tal qual como a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) em 2006.

O primeiro capítulo do MPF foi desconsiderado porque traz apenas uma introdução. O segundo capítulo, que trata do crime de formação de quadrilha, será apreciado só no final. Segundo Barbosa, é mais fácil contextualizar se houve formação de quadrilha quando os demais crimes já tiverem sido apresentados.

O terceiro capítulo, sobre os crimes de desvio de dinheiro público, foi o ponto de partida do voto de Barbosa na última quinta-feira (16). O capítulo é sub-dividido em quatro itens, mas o relator só teve tempo de apresentar o primeiro – as acusações de desvio na Câmara dos Deputados. Na próxima segunda-feira (20), Barbosa apresentará o segundo item, que trata dos contratos entre a DNA Propaganda e o Banco do Brasil.

Os próximos capítulos tratam de lavagem de dinheiro (quarto); gestão fraudulenta de instituição financeira (quinto); corrupção ativa, corrupção passiva, quadrilha e lavagem de dinheiro dos partidos de base aliada do governo (sexto); lavagem de dinheiro envolvendo integrantes do PT e um ex-ministro dos Transportes (sétimo); e evasão de divisas e lavagem de dinheiro envolvendo o publicitário Duda Mendonça e sua sócia, Zilmar Fernandes (oitavo).

A sequência numérica dos capítulos pode não ser seguida por Barbosa na apresentação de seu voto. Foi o que ocorreu no recebimento da denúncia, quando o julgamento começou pelo quinto e seguiu pelo terceiro, quarto, sétimo, sexto, segundo e oitavo capítulos.

Petrobras Distribuidora abre inscrições para programa de estágio.

Estão abertas até 16 de outubro as inscrições para a nova edição do Programa de Estágio da Petrobras Distribuidora (BR Distribuidora), com oportunidades para estudantes de níveis superior e médio profissionalizante, em diversas localidades do país. As inscrições devem ser feitas pelo site da BR Distribuidora. Os candidatos que se cadastraram anteriormente no programa não precisam renovar a inscrição.

O estágio é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h ou das 13h às 17h, totalizando quatro horas diárias. Para os estudantes do curso de direito (Gerência Jurídica), a carga horária de estágio poderá ser de seis horas diárias, sendo das 8h às 14h ou das 12h às 18h. Podem haver pequenas alterações no horário do estágio de acordo com as características regionais. O estágio possui duração de 12 meses improrrogáveis, com exceção dos estágios de direito que poderão ser prorrogados por mais 12 meses.

Para se candidatar é preciso ser maior de 16 anos ou 18 anos no caso de estágios em áreas consideradas como sendo de risco; para estudantes de nível superior (bacharelados), estar cursando os dois últimos anos ou quatro últimos semestres; para estudantes de nível médio (técnico), estar cursando os dois últimos anos ou quatro últimos semestres. Para aqueles que concluíram o curso é possível realizar o estágio na companhia, desde que a instituição de ensino informe (por meio de declaração) que o estágio é condição indispensável para obtenção de certificado ou diploma; estar matriculado em um dos cursos em que a empresa oferece estágio; estudantes do sexo masculino maiores de 18 anos devem estar em dia com as obrigações militares.

As manchetes dos jornais desta Segunda.

Diário do Nordeste: Justiça reduz pena de criminosos do Banco Central
Globo: Serviços parados – Greve já custou R$ 1,2 bilhão em 7 anos
Folha: PF ultrapassa fronteiras para combater o tráfico
Estadão: Defesa de réus do mensalão se une contra julgamento fatiado
Valor: “Invasão” chinesa inflaciona mercado de pedras preciosas
Estado de Minas: Convocados Para Copa
Jornal do Commercio: Dengue recua no Estado
Zero Hora: A reação – Detran promete fechar depósito onde veículos são depenados na Capital