quinta-feira, janeiro 14, 2021

Vacinação no Brasil começa quarta (20).

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, armou nesta quinta-feira(14) que a vacinação contra Covid-19 começará em todo o país na quarta-feira (20), às 10h, se a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovar os imunizantes na reunião marcada para domingo (16).

Empresa Consulplan pede suspensão de concurso em Macaíba (RN).

A Empresa Consulplan, responsável pela condução do Concurso Público da Prefeitura de Macaíba (RN), solicitou formalmente ao prefeito Emídio Júnior a suspensão temporária das provas do Concurso Público, que estavam inicialmente previstas para acontecer nos dias 31 de janeiro e 07 de fevereiro de 2021.

A razão alegada pela referida empresa para a suspensão da aplicação das provas nas datas inicialmente previstas é o recente crescimento de casos de infecções pelo novo Coronavírus (COVID-19) em todo o país, incluindo o Estado do Rio Grande do Norte e, consequentemente, o município de Macaíba.

Justiça nega mais uma vez o adiamento do Enem e mantém prova para este domingo.

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) manteve nesta quinta (14) a decisão da Justiça Federal em SP que negou o adiamento do Enem e manteve as datas para o próximo domingo (17) e o seguinte (24).

No texto da decisão, o desembargador Antonio Carlos Cedenho diz que "a aplicação do exame não foi uma decisão isolada e política do Ministério da Educação. Houve a participação de setores diretamente interessados no Enem, inclusive estados e municípios, dando legitimidade e representatividade para a nova data de realização", referindo-se a remarcação da prova de novembro de 2020 para janeiro.

"Embora as infecções pelo novo coronavírus tenham se intensificado, devido, sobretudo, às festas de fim de ano, a observância das normas sanitárias minimiza o risco durante a prova. Similarmente às eleições para prefeitos e vereadores, o Enem sintetiza um interesse público de difícil postergação."

Na decisão da última terça, mantida nesta quinta pelo TRF-3, da juíza Marisa Claudia Gonçalvez Cucio, da 12ª Vara Cível Federal de SP, caso uma cidade tenha elevado risco de contágio que justifique medidas severas de restrição de circulação, caberá às autoridades locais impedirem a realização da prova. Se isso acontecer, o Inep, responsável pela prova, terá que reaplicar o exame.

No documento do desembargador, afirma-se que "a suspensão do exame levará à desestabilização da educação básica e do ensino superior, em prejuízo das deliberações tomadas, do planejamento de realização da prova, dos programas de governo, de cunho assistencial e afirmativo (Sisu, Prouni, Fies e cotas sociais e raciais), e da vontade de parte significativa do corpo discente".

Ele também diz que "o próprio Inep já cogita de novas datas para os municípios que, no exercício da autonomia federativa - reconhecida pelo STF no combate aos efeitos da pandemia da Covid-19 -, decidirem suspender o exame em função do crescimento de mortes e infecções" e cita reportagem do G1.

A nota foi baseada em informação transmitida pela assessoria de comunicação do Inep. A autarquia procurou o site posteriormente e retificou a informação passada à reportagem. Disse que ainda não há data definidas.

O presidente do Inep afirmou no começo da tarde desta quinta ao G1 que não há como "assegurar que vamos fazer aplicações em cidades que vão pedir reaplicação".

A realização do Enem 2020 colocará 5,78 milhões de candidatos em circulação. O exame terá 14 mil locais de prova e 205 mil salas em todo o país. O balanço com número de cidades que terão Enem só será divulgado após a aplicação, segundo o Inep.

Em relação aos estados, SP é o que tem o maior número de inscritos (910.482), seguido por MG (577.227) e BA (446.978). Os estados com menor número de inscritos são RR (16.897), AC (41.841) e AP (47.279).

Paraíba se prepara para receber pacientes de Manaus (AM).

A Secretaria de Saúde da Paraíba (PB) reservou 10 ambulâncias para receber pacientes com Covid-19 de Manaus (AM) nas próximas horas.

Os pacientes, segundo o site MaisPB, serão levados para o Hospital Universitário de João Pessoa (PB).

O plano de Álvaro Dias para vacinação em Natal (RN).

A partir das 16h desta quinta-feira (14), a Prefeitura do Natal (RN) vai apresentar o Plano de Vacinação contra a Covid-19. 

O prefeito Álvaro Dias e o Secretário de Saúde, George Antunes, e auxiliares estarão presentes.

“Fui informado que essa vacina deverá chegar aqui até o dia 20. Hoje o Ministério da Saúde deve estar recebendo um lote de vacinas que devem ser distribuídas. E inicialmente seriam distribuídas pelas capitais e sendo assim, Natal está entre elas”, disse Álvaro Dias.

O governo do Estado já apresentou o plano de vacinação e garante que, 72 horas depois das vacinas chegarem ao RN, estará começando a aplicar nos integrantes de grupos prioritários.

Com falta de oxigênio em Manaus, pacientes de Covid-19 serão transferidos para o RN.

A crise de oxigênio nos hospitais do Amazonas se agravou e a entrega do produto foi paralisada. O apoio logístico feito pelo Ministério da Saúde também foi paralisado e novos cilindros não chegaram mais a Manaus. Pacientes acometidos pela Covid-19 serão transferidos para outros estados. As informações são do secretário de Sáude do estado, Marcellus Campêlo, que não informou quando novos cilindros devem chegar.

“Ontem (quarta-feira, 13) fomos comunicados do colapso do plano logístico com relação a algumas entregas que estavam sendo feitas no Amazonas, que causará uma interrupção do plano por algumas horas”, disse o secretário, na manhã desta quinta-feira, 14.

O secretário Franco Duarte, do Ministério da Saúde, informou que cinco estados devem receber pacientes de Manaus: Goiás, Piauí, Maranhão, Brasília e Rio Grande do Norte. “O paciente do Amazonas que subir na aeronave vai ter toda a segurança e assistência, cobertura até de assistentes psicossociais para que não haja falha nenhuma, todos voltados para o paciente e que chegue no destino com toda segurança e acolhimento que paciente tem que ter”, disse.

Mãe e filho batem carro em poste e sofrem ataque de abelhas em Ribeirão Preto, SP.


Mãe e filho bateram o carro em um poste na Avenida Costábile Romano, zona Leste de Ribeirão Preto (SP), e ficaram feridos após ataque de abelhas na manhã desta quinta-feira (14).

A batida foi no sentido bairro-Centro. As vítimas tiveram escoriações leves devido ao acidente, mas o quadro de saúde se agravou por conta da picada dos insetos. Elas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros.

O homem, que conduzia o veículo, foi levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital Ribeirânia e a mulher foi levada ao Hospital São Paulo. 

A área está isolada por conta das abelhas, que estavam na parte superior do poste e ficaram agitadas após a batida.

A CPFL Paulista foi chamada pelos Bombeiros para fazer o desligamento da energia na região até a remoção do veículo e a contenção do enxame de abelhas.

As causas do acidente ainda são desconhecidas.

08 (oito) óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas no RN.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do Coronavírus nesta quinta-feira (14). Foram mais 1.315 casos confirmados, totalizando 126.865. Na quarta-feira (13) eram 125.550 infectados.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 3.138 no total. Foram 08 (oito) mortes ocorridas nas últimas 24 horas, (sendo 02 em Natal, 02 em Parnamirim, 01 em Senador Elói de Sousa, 01 em Caraúbas, 01 em Caicó e 01 em Mossoró). Óbitos em investigação são 524.

A Sesap também registrou 05 (cinco) óbitos ocorridos em dias ou semanas anteriores, após a confirmação de exames laboratoriais. Até quarta-feira (13), eram contabilizados 3.125 mortos.

Casos suspeitos somam 66.388 e descartados são 288.305. Recuperados são 88.210.

Taxa de ocupação de leitos críticos na rede pública para covid no RN nesta quinta-feira é de 64%.

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 64%, registrada no fim da manhã desta quinta-feira (14). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 295.

Até o momento desta publicação são 86 leitos críticos (UTI) disponíveis e 153 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 146 disponíveis e 135 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região Oeste apresenta 59,5% dos leitos críticos ocupados, a região metropolitana de Natal tem 62,4% e a Região Seridó 80%.

Palmeiras decidirá a Copa do Brasil em casa; Confira possíveis datas dos confrontos.

Em sorteio realizado nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro, ficaram definidos os mandos de campo da final da Copa do Brasil, entre Palmeiras e Grêmio. O Alviverde decidirá a competição em sua casa, o Allianz Parque. Portanto, o primeiro jogo da final acontece na Arena do Grêmio.

As partidas estão marcadas para os dias 11 e 17 de fevereiro.

Mas as datas ainda podem mudar, em caso de título do Palmeiras na Libertadores. Por questões de calendário, nesse cenário, as decisões passariam para os dias 28 de fevereiro e 7 de março.

Isso aconteceria por conta da disputa do Mundial de Clubes, entre os dia 1º e 11 de fevereiro, no Qatar. O campeão da Libertadores estreia na competição no dia 7.

Internada com pneumonia, Eva Wilma está consciente e Covid-19 é descartada.

Eva Wilma segue internada no Hospital Vila Nova Star da Rede D'Or, na cidade de São Paulo, e o boletim médico divulgado na manhã desta quinta-feira (14) descarta quadro de Covid-19. Ela está hospitalizada desde domingo (10).

"A atriz Eva Wilma permanece internada em leito de UTI no Hospital Vila Nova Star da Rede D'Or. A paciente está em tratamento de uma pneumonia. Não há relação com a Covid-19. O quadro respiratório permanece estável. Ela está consciente, mantendo estabilidade hemodinâmica e boa evolução clínica", afirma o boletim, assinada pelos médicos Roberto Zeballos e Antonio Antonietto.

Pazuello diz a prefeitos que vacinação começa no próximo dia 20.

O prefeito de Florianópolis (SC), Gean Loureiro, disse nesta quinta-feira (14/1), em rede social, que a vacinação contra a Covid-19 pode começar na próxima quarta-feira (20/1), em todo o país.

Loureiro está reunido com o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, e outros 100 prefeitos para discutir o início da imunização.

“Apesar de mais de 8 milhões de doses no Butantan, o pedido na Anvisa foi para 6. Por isso, nesse primeiro momento serão 6 milhões da Coronavac e 2 milhões da Astrazeneca para quarta, dia 20”, disse o chefe do Executivo municipal.

Globo é condenada a indenizar manicure que participou do ‘Caldeirão do Huck’.

A Rede Globo foi condenada a pagar R$ 30 mil em indenização por danos morais e mais R$ 1,9 mil para a manicure Vânia Ibraim de Oliveira. A profissional ganhou prêmios no quadro Mandando Bem, do ‘Caldeirão do Huck’ em 2012, e entrou na justiça alegando não ter recebido o que foi prometido. As informações são do Notícias da TV.

Os prêmios prometidos a Vânia eram entrega de uma moto reformada e outras duas motos novas; pagamento salário enquanto Vânia estivesse realizando o treinamento de empreendedorismo; R$ 30 mil de capital de giro; um veículo da marca Saveiro; dois laptops; trailer itinerante para o atendimento de clientes; abertura da empresa e obtenção das licenças necessárias; e elaboração do site da marca e de toda a identidade visual da empresa.

Vânia recorreu à Justiça com a justificativa que estava enfrentando problemas para regularizar a situação da empresa e dos veículos. O trailer, por exemplo, não tinha os alvarás nem as autorizações necessárias para circulação.

O desembargador Nagib Slaibi entendeu que a participante “ganhou, mas não levou”. A indenização por danos morais ficou fixada em R$ 30 mil, enquanto a Globo ainda terá que regularizar a situação do trailer, além de providenciar os acertos tributários no nome da manicure junto à Receita Federal.

Questionada pelo Notícias da TV sobre a sentença e o cumprimento das determinações judiciais, a Globo informou que “não comenta casos sub judice”. Não cabe mais recurso.

Governo apresenta sistema de monitoramento da vacinação da Covid-19 no RN.

O Governo do Estado apresentou nesta quinta-feira (14), às 10h30, o sistema de monitoramento da vacinação contra a Covid-19 – batizado de RN Mais Vacina – aos membros do ministérios públicos Estadual, Federal e do Trabalho, além da Defensoria Pública do Rio Grande do Norte.

Desenvolvida em parceria entre o Governo e o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Lais/UFRN), a ferramenta vai acompanhar a organização, distribuição e regulação da vacina contra a Covid-19 em todo o RN.

O sistema vai acompanhar em tempo real os índices de aplicação da vacina, monitorando ainda a distribuição para evitar extravio e desperdício de doses.

O Brasil registrou 1.274 óbitos nas últimas 24h de Covid-19.

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o Coronavírus no Brasil ontem quarta-feira (13):

– O país registrou 1.274 óbitos nas últimas 24h, totalizando 205.964 mortes;

– Foram 60.899 novos casos de coronavírus registrados, no total 8.256.536 pessoas já foram infectadas.

Mais de 7,3 milhões de pessoas já se recuperaram da doença no Brasil.

Corinthians aplica a sua maior goleada no Brasileiro desde 2015.

Próximos na tabela, mas muito distantes em campo. Ao menos foi o que se viu nessa quarta-feira. Lutando por uma vaga na Libertadores deste ano, Corinthians e Fluminense se enfrentaram na Neo Química Arena fechando a 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. E os paulistas venceram sem dificuldade por 5 a 0. Uma goleada que o time não conseguia desde 2015 no Brasileirão.

A última vez que o Alvinegro havia vencido por cinco gols de diferença na principal competição nacional tinha sido no histórico 6 a 1 sobre o São Paulo. Curiosamente, Lucca, que hoje defende a camisa do Tricolor Carioca, marcou um dos tentos corintianos no clássico de quase seis anos atrás. Fagner, que deixou sua marca no 5 a 0, e Cássio, que teve boa atuação, também estavam em campo.

Essa foi também a maior goleada do Corinthians na história do duelo com o Fluminense, superando o 5 a 2 de 1941, pela Taça dos Campeões Estaduais.

Exportações do RN em dezembro de 2020 cresceram 87,7% em relação a novembro.

De acordo com pesquisa realizada pelo Centro Internacional de Negócios da FIERN, as exportações do RN em dezembro de 2020 cresceram 87,7% em relação a novembro e 72,7% em relação a  dezembro de 2019. Esse crescimento expressivo no mês se deu principalmente pela grande exportação de fuel oil (óleo combustível), seguido dos melões, melancias, sal e mangas como os produtos mais exportados respectivamente.

No acumulado do ano, as exportações ficaram 2,2% menores que as de 2019. Melões, fuel oil , melancias, sal e tecidos de algodão foram os produtos com maiores valores exportados em 2020 respectivamente, considerando apenas os produtos regulares da pauta.

Enem: justiça federal suspende provas no Amazonas.

As provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) que serão aplicadas em todo Brasil na versão impressa, nos dias 17 e 24 de janeiro, e na versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro são suspensa por decisão da Justiça Federal no estado do Amazonas.

A decisão da Justiça atende a um pedido feito pelo vereador Amom Mandel Lins Filho (Podemos) e pelo deputado federal Marcelo Ramos Rodrigues (PL), que solicitaram a suspensão da prova no estado em um “momento da pandemia e de colapso na rede pública e particular de saúde”.

Na sentença, o juiz Ricardo Augusto de Sales, do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região), diz que fere gravemente o princípio da moralidade impor estudantes e profissionais à exposição para potenciais riscos de contaminação da covid-19, quando o Poder Público não possui estrutura hospitalar. A Justiça determinou a multa de R$ 100 mil por dia de descumprimento.

Pela segunda vez em oito meses, o sistema de saúde do estado do Amazonas opera com dificuldades por causa da alta de casos e mortes provocados pela covid-19.

Após as festas de fim de ano, também houve um aumento no número de enterros, que tende a superar a média diária da primeira onda da doença, em abril do ano passado.

Na manhã da última segunda-feira, por exemplo, 362 pessoas aguardam por leitos no estado, sendo que 46 situação mais grave precisam de transferência para UTIs, que estão lotadas. O governador Wilson Lima (PSC) pediu prioridade no envio de doses de vacina para grupos vulneráveis do Amazonas.

Aposta do interior do Nordeste leva R$ 11,8 milhões da Mega-Sena.

O prêmio de R$ 11.854.874,71 do concurso 2334 da Mega-Sena irá para uma aposta de Serrinha-BA que cravou as seis dezenas (04-13-20-22-25-60) sorteadas pela Caixa nesta quarta-feira (13) em São Paulo.

O sorteio também teve 66 apostas vencedoras na quina. Cada uma delas ganhará R$ 34.602,68. A quadra teve 4.609 apostas, que levarão R$ 707,86.

Como candidatos podem pedir reaplicação do Enem em caso de infecção por covid-19.

Candidatos inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que estejam acometidos de covid-19 ou outras doenças infectocontagiosas podem solicitar a reaplicação das provas. O Enem será aplicado nos próximos dias 17 e 24 de janeiro (versão impressa) e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital).

Já a reaplicação do exame está marcada para os dias 23 e 24 de fevereiro. Quem estiver doente deve comunicar a condição, antes da realização das provas, acessando a Página do Participante na internet. 

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para a análise da possibilidade de reaplicação, a pessoa deverá inserir, obrigatoriamente, no momento da solicitação, documento legível que comprove a doença.

Na documentação deve constar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e da identificação do profissional competente, com o respectivo registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento. O documento deve ser anexado em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB. 

Pelo edital do Enem 2020, são doenças infectocontagiosas, para fins de pedido de reaplicação das provas: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19.

O Inep reforça que os participantes que apresentarem sintomas na véspera ou no dia da prova não deverão comparecer ao exame, “primando pela segurança e pela saúde coletiva”. 

“Em casos como esses, além de registrar o ocorrido na Página do Participante, o inscrito deverá entrar em contato com a Central de Atendimento do Inep (0800 616161) e relatar a condição, com o objetivo de agilizar a análise do laudo pela autarquia. A aprovação ou a reprovação da solicitação deverá ser consultada, também, na Página do Participante”, informa a autarquia. 

Segundo o Inep, não só pessoas com problemas de saúde na data das provas poderão participar da reaplicação. Quem tiver problemas logísticos, como, por exemplo, falta de energia elétrica, também poderá comunicar o problema pela Página do Participante para fazer o exame em fevereiro.

Eleitor que não votou no 1º turno tem até hoje para justificar voto.

O eleitor que não compareceu às urnas no primeiro turno das eleições municipais de novembro tem até esta quinta-feira (14) para justificar a ausência. Caso o procedimento não seja realizado, será preciso pagar uma multa. Quem não regularizar a situação pode ficar sujeito a restrições. Para o segundo turno, o limite é 28 de janeiro.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda que a justificativa seja feita, preferencialmente, por meio do aplicativo e-Título, disponível para celulares com sistemas operacionais Android ou iOS.

O procedimento pode ser feito também pela internet, em um computador, por meio do Sistema Justifica. Ou ainda de modo presencial, no Cartório Eleitoral. Em todo caso, o eleitor precisará preencher um Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), descrevendo porque não votou. O TSE pede que seja anexada documentação que comprove a razão da falta. 

Isso porque o RJE pode ser recusado pela Justiça Eleitoral, se a justificativa não for plausível ou se o formulário for preenchido com informações que não permitam identificar corretamente o eleitor, por exemplo.

Se tiver o requerimento negado, para regularizar sua situação o eleitor precisará pagar a mesma multa de quem perdeu o prazo para a justificativa. A multa pode variar de acordo com o valor estipulado pelo juízo de cada zona eleitoral. Existe a possibilidade de o eleitor solicitar isenção, se puder comprovar que não tem recursos para arcar com a penalidade.

Cada justificativa é válida somente para o turno ao qual o eleitor não compareceu por estar fora de seu domicílio eleitoral. Ou seja, se não tiver votado no primeiro e no segundo turno da eleição, terá de justificar a ausência a cada um, separadamente, obedecendo aos mesmos requisitos e prazos de cada turno.

Nas eleições 2020, foi registrada abstenção recorde tanto no primeiro (23,14% do eleitorado) quanto no segundo turno (29,5%). Quando foram realizadas as votações, o Brasil tinha 147.918.483 eleitores aptos a votar.

Pela 1ª vez, final da Libertadores será decidida entre as melhores campanhas da primeira fase.

Pelo terceiro ano seguido como melhor equipe da fase de grupos da Copa Libertadores, o desempenho palestrino lhe garantiu a vantagem do mando de campo no jogo de volta do mata-matas da Libertadores. 

Por conta do regulamento em vigor desde 2019, com a final em jogo único, o Palmeiras não fará a decisão no Allianz Parque e sim em campo neutro, no Maracanã. Caso o regulamento antigo ainda estivesse em vigor, a equipe de Abel Ferreira iria repetir os feitos de 1961, 1999 e 2000, decidindo a final em seus domínios.

O confronto entre Palmeiras e Santos também terá outra curiosidade: Desde 2000, ano no qual a Libertadores passou a ter oito grupos com quatro equipes e a presença do defensor do título na fase de pontos corridos, nunca as duas melhores campanhas da primeira fase se encontraram na final.

O mais perto disso ocorreu em 2013, quando Atlético Mineiro (1º) e Olimpia (3º) protagonizaram a final. A final entre Palmeiras e Santos acontece no próximo dia 30, às 17h.

Cartão SUS não será necessário para vacinação contra a Covid-19.

No momento que a vacinação contra o Covid-19 for iniciada poderá ser realizada apenas com documento de identificação. O Ministério da Saúde confirmou a informação ontem quarta-feira (13). Segundo a pasta o CNS (Cartão Nacional de Saúde) ou Cartão SUS não será obrigatório.

O paciente que não estiver cadastrado nas bases de dados do Ministério, o profissional de saúde poderá realizar o cadastro na hora do atendimento. Para isso será necessário o número do CPF. O número do CNS (Cartão Nacional de Saúde) poderá também ser utilizado. “A falta de cadastro não impede que a pessoa seja vacinada”, afirma o ministério, em nota.

Covid-19: Anvisa alerta para venda de vacinas falsas na internet.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nota alertando sobre a venda da vacinas falsas contra a covid-19 na Internet. A equipe da Agência diz ter tomado conhecimento dessas iniciativas pela mídia. Segundo a nota, a Polícia Civil está investigando os casos.

No informe, a agência reitera que não há, até o momento, qualquer vacina registrada ou autorizada em caráter emergencial. Neste último caso, a Anvisa ainda avalia os pedidos apresentados pelo Instituto Butantan e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para as respectivas vacinas. A decisão deve ocorrer em reunião no domingo (17).

TRE-RN marca para o dia 22 julgamento que pode tirar Beto Rosado da Câmara Federal.

Está pautado para a sessão do próximo dia 22 de janeiro de 2021, no Plenário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), o caso que irá analisar possíveis irregularidades no registro de candidatura de Kericles Alves, “Kerinho”, para deputado federal nas eleições de 2018. O julgamento pode causar repercussão na vaga de Beto Rosado (PP) que eventualmente perderia a cadeira com uma possível anulação dos votos de Kerinho, de forma que uma recontagem daria a vaga a Fernando Mineiro.

Na sessão, o relator do caso, juiz Ricardo Tinoco levará a votação processos sobre embargos de declaração e o registro de candidatura de Kerinho.

Avião sai de hoje do Brasil para buscar 2 milhões de doses da vacina de Oxford na Índia.

Um avião equipado com contêineres vai sair do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), na tarde desta quinta-feira (14), para buscar, na Índia, 2 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 produzida pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca. O lote faz parte da importação solicitada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para adquirir o imunizante junto ao laboratório indiano Serum. 

A aeronave da Azul Linhas Aéreas A330neo, a maior da empresa, vai decolar de Viracopos às 13h com destino a Recife (PE). De lá, o avião segue para Mumbai para buscar a carga das doses, com peso estimado de 15 toneladas. Serão 15 horas de voo, sem escalas, em um trajeto de 12 mil quilômetros. O imunizante ainda aguarda aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial. 

De acordo com o Ministério da Saúde, os contêineres vão garantir o controle de temperatura das doses, conforme as recomendações do fabricante. A pasta ainda informou que o avião chegará ao Brasil com as doses da vacina no sábado (16), às 15h, pelo Aeroporto Internacional Tom Jobim, conhecido como Galeão, no Rio de Janeiro. 

O transporte das doses atende a uma resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que autoriza empresas aéreas a auxiliarem no transporte de vacinas contra o novo coronavírus. Segundo a Azul, a rota até a Índia é inédita para a companhia. 

O Ministério da Saúde aguarda a resposta da Anvisa sobre o pedido de uso emergencial para iniciar a campanha de vacinação. Além da vacina de Oxford, outro imunizante contra a Covid-19, a CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, também pediu a aprovação da agência para aplicação no Brasil.

Na primeira dose.

A vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford — e que deve começar a ser aplicada na população brasileira na semana que vem — demonstra eficácia de 70% já na primeira dose, afirma a coordenadora no Brasil dos ensaios clínicos do imunizante, Sue Ann Costa Clemens.

Rio de Janeiro terá Carnaval fora de época em julho.

O governador em exercício do Rio de Janeiro, Claudio Castro, sancionou uma lei que oficializa o Carnaval fora de época no estado. A determinação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da última terça-feira (12/1).

Intitulado de Carnario – Carnaval Fora de Época, o projeto ocorrerá anualmente no mês de julho. Segundo o decreto, a finalidade do evento será incentivar a economia e estimular o turismo e o lazer, “com a criação de postos de emprego e venda de produtos e serviços”.

quarta-feira, janeiro 13, 2021

RN retoma aulas presenciais na rede estadual, em formato híbrido, a partir de 1º de fevereiro.

As aulas presenciais da rede estadual de ensino no Rio Grande do Norte estão marcadas para o seu retorno em 1º de fevereiro, no formato híbrido, com parte dos alunos em aulas presenciais e outra parte em ensino remoto. Dessa forma, as escolas vão definir, diariamente, quantos alunos poderão ficar em sala de aula. As carteiras não poderão ter distanciamento menor do que um metro e meio.

Para adaptar as 600 escolas da rede pública do estado às regras sanitárias de prevenção à covid-19 foram investidos R$ 12 milhões, sendo R$ 4 milhões do governo federal e outros R$ 8 milhões de recursos próprios do Governo do Estado. A rede estadual de ensino tem um total de 217 mil estudantes.

As aulas estavam suspensas na rede pública de ensino do estado desde março de 2020. Vale ainda destacar que as aulas na rede privada de ensino foram liberadas em outubro de 2020.

Eva Wilma apresenta melhora após ser internada com pneumonia.

Internada na UTI por conta de um edema pulmonar (água no pulmão) desde domingo, 10, a atriz Eva Wilma teve uma melhora.  O último boletim médico sobre a saúde da atriz informou que ela está estável e sem febre.

Em 2016, ela já foi internada com embolia pulmonar e ficou três semanas em tratamento médico. Dessa vez os médicos constataram edema no órgão de Eva, que tem 87 anos, mas ela apresentou melhora de acordo com o filho, Johnny Herbert – Segundo O Globo, na coluna da Patricia Kogut.

A artista segue na UTI do Hospital Vila Nova Star da Rede D`Or, em São Paulo. Segundo o Herbert ela está melhor a cada dia, apresentou negativo nos testes para Covid-19 (Coronavírus) e logo ele espera que a mãe volte para casa.

Vaticano começa campanha de vacinação contra a Covid-19 e Papa deve tomar dose hoje (13).

O Vaticano iniciou, nesta quarta-feira (13), sua campanha de vacinação contra a Covid-19, informou a agência oficial de notícias VaticanNews. 

Neste momento, são priorizados profissionais da saúde e idosos moradores da cidade-estado, sede da Igreja Católica, localizada dentro de Roma.

Em um segundo momento, familiares dos trabalhadores – assistidos pelo Fundo de Assistência Sanitária – poderão ser vacinados. 

Ainda não há confirmação oficial de que o Papa Francisco, de 84 anos, recebeu a primeira dose da vacina. 

O jornal argentino “La Nación” afirma que ele foi um dos primeiros a ser vacinado, mas que imagens não foram permitidas para garantir a privacidade do Papa.

Vacinação começará em janeiro por Manaus, diz Pazuello.

Em pronunciamento nesta quarta-feira (13), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que Manaus (AM) será a primeira capital do país a ser vacinada.

“Vamos vacinar em janeiro e Manaus será também a primeira a ser vacinada. Ninguém receberá a vacina antes de Manaus”, disse o ministro. “A vacina será distribuída simultaneamente em todos os estados, na sua proporção de população, e Manaus terá essa prioridade também”, afirmou Pazuello.

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 65%.

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 65%, registrada no fim da manhã desta quarta-feira (13). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 295.

Até o momento desta publicação são 84 leitos críticos (UTI) disponíveis e 156 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 142 disponíveis e 139 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região Metropolitana de Natal apresenta 62,4% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 65% e a Região Seridó 74,3%.

RN registra 05 óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do Coronavírus nesta quarta-feira (13). Foram mais 211 casos confirmados, totalizando 125.549. Na terça-feira (12) eram 125.338 infectados.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 3.124 no total. Foram 05 (cinco) mortes ocorridas nas últimas 24 horas, (sendo 02 em Natal, 02 em Patú e 01 em Paraú). Óbitos em investigação são 523.

A Sesap também registrou 04 (quatro) óbitos ocorridos em dias ou semanas anteriores, após a confirmação de exames laboratoriais. Até terça-feira (12), eram contabilizados 3.115 mortos.

Casos suspeitos somam 64.079 e descartados são 287.141. Recuperados são 88.210.

Fátima anuncia pagamento dos atrasados.

A governadora Fátima Bezerra (PT) comunicou nesta quarta-feira (13), ao Fórum dos Servidores, o inicio do pagamento das duas últimas folhas atrasadas herdadas da gestão Robinson Faria. Segundo a petista, 54% dos servidores estaduais receberão a integralidade do 13º salário de 2018 no dia 30 de janeiro.

“Diante das dificuldades, e com um passivo que bate na casa dos 900 milhões, preservamos os princípios da isonomia e da solidariedade, já que contemplamos ativos e inativos em uma faixa salarial única e priorizamos os servidores com salários menores”, disse a governadora por meio das Redes Sociais.

Com os recursos disponíveis no momento, o Governo iniciará o pagamento para quem ganha até R$ 3.500 de salário líquido.

Ainda conforme o anúncio, “os que ganham até 3.500 e que são da Segurança Pública receberão nesta sexta-feira, dia 15, juntamente com a integralidade do salário de janeiro, como já vem sendo feito”.

De acordo com a governadora, o anúncio do pagamento só foi possível graças aos recursos oriundos do Super Refis, que é o programa de refinanciamento de dívidas com o fisco estadual. Uma força-tarefa feita pela Secretaria de Tributação e Procuradoria Geral do Estado proporcionou aos cofres do estado, segundo a governadora, R$ 90 milhões.

“Catamos moedas todos os dias para juntar recursos e dar a vocês o que lhes é de direito. Além do pagamento sagrado do salário de vocês, que venho honrando desde que assumi, dentro do mês, temos também o compromisso com o custeio das funções sociais básicas do estado”, acrescentou Fátima Bezerra.

“Estamos iniciando agora o pagamento da terceira das quatro folhas que herdamos. E reafirmo: não sossegaremos e, até o final do mês de janeiro, o Comitê de Negociação Permanente – que inclui Governo e representações de servidores – se reunirá novamente para definir novas datas para os que recebem acima de 3.500 reais”, prometeu a governadora.

Ministro da Educação diz que Enem 2020 não será adiado.

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 não será adiado, apesar da pandemia da Covid-19. Em entrevista à CNN ontem terça-feira (12), o ministro disse que as medidas de segurança estão mantidas e argumentou que a perda da prova implicaria um empecilho ao ingresso de novos estudantes em faculdades públicas de todo o Brasil.

"Não vamos adiar o Enem. Primeiro, porque tomamos todos os cuidados de biossegurança possíveis. Queremos dar tranquilidade a você, que vai fazer a prova, assim como aconteceu no domingo, em menor proporção, claro, no exame da Fuvest (exame de vestibular da USP). […] Neste ano, colocamos muito mais recursos para alugarmos mais salas, para haver o distanciamento preconizado pelas autoridades sanitárias. É bom eu aproveitar essa oportunidade para dizer que um semestre a menos, se perdermos o Enem, vai atrapalhar toda a programação de acesso dos estudantes às escolas federais e públicas.”

O Brasil registrou 1.110 óbitos nas últimas 24h por Covid-19.

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o Coronavírus no Brasil ontem terça-feira (12):

– O país registrou 1.110 óbitos nas últimas 24h, totalizando 204.690 mortes;

– Foram 64.025 novos casos de coronavírus registrados, no total 8.195.637 pessoas já foram infectadas.

– O número total de recuperados do Coronavírus é 7.273.707, com o registro de mais 66.224 pacientes curados. Outros 717.240 pacientes estão em acompanhamento.

Anvisa decidirá no domingo sobre autorização emergencial de vacina.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta terça-feira que decidirá no domingo sobre a autorização de uso emergencial das vacinas submetidas à Agência. A data é o penúltimo dia do prazo estabelecido pelo órgão para avaliação dos pedidos.

Está prevista para domingo a realização de uma reunião da Diretoria Colegiada da agência, responsável por conceder ou não a autorização emergencial. Em nota, a empresa destacou que é preciso entrega em tempo hábil de documentos necessários à análise.

Até o momento, a Fiocruz e o Instituto Butantan solicitaram a autorização emergencial de uso para suas vacinas, a de Oxford e a CoronaVac, respectivamente. No entanto, a documentação apresentada pelo Butantan não estava completa.

Quadra chuvosa no RN deverá ser normal, diz Emparn.

Nos próximos três meses, a previsão de chuvas para o Rio Grande do Norte está dentro do que é considerado regular pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). Na divulgação dos levantamentos iniciais sobre a previsão de precipitações, o ano de 2021 não deverá ser marcado pela estiagem severa. Entretanto, os estudos serão aprofundados para traçar um cenário mais fiel nos próximos meses.

Para 2021, segundo o chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, disse há divergências entre os modelos analisados anualmente. Nesses métodos, que vão desde padrões nacionais a internacionais, alguns apontam condição de chuvas normais com poucas regiões também apontando precipitações acima do normal. “Não estamos convencidos que em 2021 será um ano de seca”, comentou durante a apresentação dos dados. Em fevereiro, será divulgada uma nova previsão na sede da Emparn.

As atuais, apontaram que entre janeiro e março deste ano, os valores mínimos esperados são de 390,7mm para a região Oeste; 307,6mm na região Central; 234,8mm para a região Agreste e 319,0mm para a região Leste. Gilmar Bristot comentou que o cenário poderá ter uma série de mudanças a depender das condições climáticas e não recomendou, aos produtores do Estado, o plantio de sementes neste momento.

Chapecoense vence Figueirense na Arena Condá e garante acesso na Série B.

Um ano após ser rebaixada, a Chapecoense está de volta à elite do Campeonato Brasileiro. Na noite desta terça-feira, o time catarinense carimbou o acesso ao vencer o Figueirense por 2 a 1, na Arena Condá, pela 34.ª rodada da Série B. Paulinho Moccellin e Derlan marcaram os gols que fizeram com que o time chegasse ao seu grande objetivo com quatro jogos de antecedência. Agora, segue na briga pelo título.

Com a vitória, a Chapecoense, que está na segunda posição, chega aos 66 pontos e não pode mais ser alcançada por CSA e Juventude, que tropeçaram nessa rodada e ajudaram a equipe catarinense a chegar ao acesso. Ao todo, foram 18 vitórias, 12 empates e apenas quatro derrotas, apesar das dificuldades financeiras durante toda a Série B e da morte do presidente Paulo Magro por coronavírus.

Na liderança está o América-MG, com 67 pontos, que também garantiu vaga na Série A nesta terça-feira ao empatar sem gols com o Náutico, no Recife. O Figueirense, por sua vez, segue na zona de rebaixamento, na 18.ª colocação com 36 pontos, um a menos do que o Vitória, que está em 16.ª com 37 e é o primeiro time fora do grupo da degola.

Mega-Sena acumulada sorteia nesta quarta-feira prêmio de R$ 12 milhões.

A Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira (13) um prêmio acumulado de R$ 12 milhões.As seis dezenas do concurso 2.334 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo.

De acordo com a Caixa, o valor do prêmio principal, caso aplicado na poupança, renderia no primeiro mês mais de R$ 13 mil. O valor da aposta simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credencia pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

Nascidos em junho podem sacar auxílio emergencial a partir de hoje.

Cerca de 3,4 milhões de beneficiários do auxílio emergencial e do auxílio emergencial extensão nascidos em junho poderão sacar a última parcela do benefício a partir desta quarta-feira (13). Eles poderão sacar ou transferir os recursos da conta poupança social digital. Foram creditados cerca de R$ 2,5 bilhões para esse público nos ciclos 5 e 6 de pagamentos.ebc Nascidos em junho podem sacar auxílio emergencial a partir de hojeebc Nascidos em junho podem sacar auxílio emergencial a partir de hoje

Desse total, R$ 2,2 bilhões são referentes às parcelas do auxílio emergencial extensão e o restante, cerca de R$ 300 milhões, às parcelas do auxílio emergencial.

O dinheiro havia sido depositado na conta poupança digital em 30 de novembro para os beneficiários do ciclo 5 e em 18 de dezembro para os beneficiários do ciclo 6. Até agora, os recursos podiam ser movimentados apenas por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de boletos, de contas de água, luz e telefone, compras com o cartão virtual de débito pela internet e compras em estabelecimentos parceiros por meio de maquininhas com código QR (versão avançada do código de barras).

PRF realiza primeiro leilão de 2021 de veículos retidos no RN.

A Polícia Rodoviária Federal do Rio Grande do Norte realizará, nesta sexta-feira (15), o primeiro leilão de veículos retidos do ano de 2021. 

De acordo com a PRF, serão leiloados automóveis e veículos de duas rodas, que poderão entrar em circulação pelo comprador ou serem destinados a sucatas. Ao todo, 675 veículos serão posto à veda, distribuídos em 635 lotes.

O edital do leilão foi publicado e está disponível no site do leiloeiro, pelo link www.mnleilao.com.br. Nele contém os detalhes dos veículos, os locais para a visitação, os lances iniciais, além de direitos e responsabilidades dos arrematantes. A maioria dos lotes estão com fotos disponíveis na mesma página.

Os lances já podem ser ofertados pela internet até o momento do leilão exclusivamente on-line, no dia 15/01/2021, pelo site: www.mnleilao.com.br.

Libertadores no SBT: Emissora atinge maior audiência desde 2009.

Segundo os dados prévios, a partida marcou 18.5 pontos de média na grande São Paulo, com picos de 23 pontos. A emissora superou a Globo entre 22h55 e 23h32, no período do segundo tempo da partida. No jogo de ida, o SBT registrou média de 16.2 pontos com 19 de pico na grande São Paulo. O índice é o maior da emissora desde 3 de maio de 2009.

O jogo também ficou em segundo lugar de audiência em outras capitais como Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Manaus. Apesar da derrota para o River Plate por 2 a 0, o Palmeiras assegurou a vaga na final da Libertadores e aguarda o vencedor do confronto entre Santos x Boca Juniors, da Argentina. A decisão será no dia 30 de janeiro, no Maracanã.

Veja calendário de pagamento do IPVA no Rio Grande do Norte.

Após as festividades de Ano Novo, chega o mês de janeiro e, com ele, o pagamento de taxas e impostos. Um deles é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A cobrança do imposto, realizada anualmente, tem calendários diferentes de vencimentos, definidos em cada estado. No Rio Grande do Norte, o pagamento do IPVA em cota única ou primeira parcela tem vencimento no dia 12 de março para os veículos com final de placa 1. Quem optar por essa opção terá 5% de desconto.

O pagamento do IPVA é obrigatório e a alíquota apresenta variação conforme o modelo e o ano de fabricação do veículo e também o estado em que o contribuinte mora. Quem optar pela chamada cota única, pode pagar o IPVA com desconto. Já quem não optar pela parcela única, pode pagar o imposto em parcelas que variam de estado para estado.

Segundo a Secretaria Estadual de Tributação (SET), quem optar pelo parcelamento, poderá quitar o imposto em até cinco parcelas. Contudo, o imposto somente será parcelado se o valor total do débito for maior ou igual a R$ 100.

Veja abaixo o calendário de pagamento do IPVA:

Final da placa1ª parcela ou parcela única (5% de desconto)2ª parcela3ª parcela4ª parcela5ª parcela
112/0313/0413/0515/0615/07
212/0313/0413/0515/0615/07
313/0413/0515/0615/0716/08
413/0413/0515/0615/0716/08
513/0413/0515/0615/0716/08
613/0515/0615/0716/0815/09
713/0515/0615/0716/0815/09
813/0515/0615/0716/0815/09
915/0615/0716/0815/0915/10
015/0615/0716/0815/0915/10

Bolsonaro tentou sabotar medidas para conter Covid-19, diz Humans Rights Watch.

O presidente Jair Bolsonaro tentou sabotar as medidas para conter o contágio do novo coronavírus. Esse é o entendimento da organização internacional Humans Rights Watch (HRW) em seu relatório anual sobre os direitos humanos no mundo, divulgado nesta quarta-feira. Além da resposta à pandemia, o documento critica ainda a conduta do governo brasileiro em relação à preservação ambiental e às liberdades individuais: 

“O governo Bolsonaro promoveu políticas que contrariam os direitos das mulheres e os direitos das pessoas com deficiência, atacou a mídia independente e organizações da sociedade civil, e enfraqueceu os mecanismos de fiscalização da legislação ambiental, na prática dando carta branca às redes criminosas envolvidas no desmatamento ilegal na Amazônia e que ameaçam e atacam os defensores da floresta”, diz o relatório. 

Em relação à Covid-19, a HRW criticou a conduta que Bolsonaro teve ao longo de toda a crise sanitária — desde as declarações que minimizavam a doença, chamando-a de “gripezinha”, até a tentativa de impedir os estados de imporem o isolamento social, passando pela troca de seus ministros da Saúde. No entanto, segundo a organização internacional, os esforços do presidente foram frustrados pelas demais instituições brasileiras. 

— O presidente Bolsonaro expôs a vida e a saúde dos brasileiros a grandes riscos ao tentar sabotar medidas de proteção contra a propagação da Covid-19 — diz a diretora adjunta da HRW no Brasil, Anna Livia Arida. — O Supremo Tribunal Federal e outras instituições se empenharam em proteger os brasileiros e em barrar muitas, embora não todas, as políticas antidireitos de Bolsonaro. Essas instituições precisam permanecer vigilantes.

Ex-funcionária de casa lotérica é indiciada por desvio de dinheiro no RN.

A Delegacia Municipal de Ielmo Marinho/RN divulgou, ontem terça-feira (12), o indiciamento de uma ex-funcionária de uma casa lotérica localizada no município de Ielmo Marinho/RN, pelo crime de furto qualificado.

De acordo com investigações, a mulher trabalhou na lotérica entre os anos de 2018 e 2019, e teria furtado mais de R$ 175 mil do estabelecimento. Ela atuava como operadora de caixa e era responsável pelo encerramento do caixa, emissão de relatórios de cada sessão e por guardar o valor final arrecadado.

Foi constado ainda que a indiciada, por reiteradas vezes, fez depósitos de dinheiro subtraído da lotérica, em sua conta pessoal, na do namorado e na do pai dela. A mulher confessou em parte o crime e deverá responder por furto qualificado pelo abuso de confiança, em continuidade delitiva.

Após a conclusão, o procedimento policial foi encaminhado à Justiça. A Polícia Civil pede que a população continue enviando informações de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Palmeiras passa sufoco, é dominado pelo River Plate, mas consegue a vaga para a final da Libertadores.

O Palmeiras está na final da Libertadores! O Verdão foi derrotado pelo River Plate por 2 a 0, no Allianz Parque, mas a vitória no jogo de ida, por 3 a 0, foi decisiva o Verdão está na grande decisão do dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã.

O Verdão teve um primeiro tempo muito apagado, e o River aproveitou o nervosismo e lentidão dos mandantes para fazer dois gols na primeira etapa. O roteiro se repetiu no segundo tempo, e os brasileiros contaram com duas intervenções do VAR para seguir na competição.

Covid-19: Morre o prefeito de Goiânia, Maguito Vilela.

O prefeito licenciado de Goiânia, Maguito Vilela (MDB) morreu devido a complicações da Covid-19 após perder duas irmãs para a doença. Ele ficou internado por quase três meses, mas não resistiu. Já as duas familiares morreram em agosto de 2020, com menos de dez dia de diferença.

Maguito morreu nesta quarta-feira (13). No dia 19 de agosto, Nelma Vilela Veloso, de 76 anos, morreu com Coronavírus. Ela tinha diabetes e problemas pulmonares, comorbidades que agravaram o quadro. Já no dia 28, a irmã mais velha, Nelita Vilela, de 82 anos, também faleceu. Ela ficou internada por mais de duas semanas em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas de Jataí.

terça-feira, janeiro 12, 2021

Aposentadorias terão reajuste de 5,45% e teto do INSS chega a R$ 6.433.

Aposentados e pensionistas doInstituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ganham acima do salário mínimo devem ter reajuste de 5,45% em seus benefícios em 2020. O porcentual aplicado é a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), divulgado nesta terça-feira, 12, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Sendo assim, o teto da Previdência Social deve subir de 6.101,06 reais para 6.433,57 reais em 2021. Esse valor passa a ser referência para calcular o descontos nos salários dos trabalhadores com carteira assinada.

O índice de reajuste ficou acima do índice de aumento do salário mínimo, de 5,36%, de acordo com medida provisória publicada pelo presidente Jair Bolsonaro. Segundo o Ministério da Economia, caso o índice usado para a correção do mínimo ficasse acima da estimativa, como ocorreu em 2020, o mínimo poderia ser revisto. Caso o governo corrija o salário mínimo pelo INPC, o piso nacional pode subir 2 reais, de 1.100 reais para 1.102 reais. De acordo com estimativas da pasta, cada 1 real de reajuste no mínimo gera um impacto de 531 milhões de reais nos cofres do governo.

Taxa de ocupação de leitos críticos na rede pública para covid no RN nesta terça-feira é de 70,6%.

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 70,6%, registrada no fim da manhã desta terça-feira (12). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 301.

Até o momento desta publicação são 70 leitos críticos (UTI) disponíveis e 168 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 147 disponíveis e 133 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região Metropolitana de Natal apresenta 68,8% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 71,8% e a Região Seridó 74,3%.

RN registra 815 novos casos de coronavírus; 07 óbitos nas últimas 24 horas.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta terça-feira (12). Foram mais 815 casos confirmados, totalizando 125.338. Na segunda-feira (11) eram 124.523 infectados.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 3.115 no total. Foram 07 (sete) mortes ocorridas nas últimas 24 horas. Óbitos em investigação são 511.

A Sesap também registrou 10 (dez) óbitos ocorridos em dias ou semanas anteriores, após a confirmação de exames laboratoriais. Até segunda-feira (11), eram contabilizados 3.098 mortos.

Casos suspeitos somam 64.608 e descartados são 286.840. Recuperados são 88.210.

Indiana Bharat fecha acordo para fornecer vacina contra Covid-19 a empresa brasileira.

A farmacêutica indiana Bharat Biotech anunciou nesta terça-feira (12) que assinou um acordo de fornecimento de sua vacinacontra a Covid-19 Covaxin para a empresa brasileira Precisa Medicamentos. 

A quantidade de vacinas disponíveis para o Brasil não foi divulgada, mas a prioridade de abastecimento é para o setor público, por meio de acordo com o governo brasileiro, se ele manifestar interesse. 

A companhia indiana disse ainda que o fornecimento para clínicas privadas de vacinação no Brasil poderia ocorrer assim que houver uma aprovação do imunizante pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Menino de 11 anos morre vítima de infarto enquanto brincava no Piauí.

Arthur Valentim, de 11 anos, faleceu na segunda-feira (11) vítima de um infarto na cidade de Luís Correia, litoral do Piauí. O avô do menino Carlitus Machado, secretário de administração da cidade, disse que o neto tinha sobrepeso, mas era uma criança ativa e não tinha problemas de saúde. Arthur brincava com primos no sítio do avô materno quando passou mal e faleceu.

“Está sendo muito difícil, muito mesmo. Era um menino muito ativo. Ele estava com sobrepeso e a gente estava tentando diminuir, mas ele não tinha problemas de saúde, fazia muita atividade física. Quando foi ontem de tarde, ele sofreu esse infarto”, lamentou o avô. 

Segundo ele, Arthur estava com os primos no sítio do avô materno que fica um pouco distante do centro da cidade. Quando passou mal, a criança estava apenas com outras crianças, que demoraram a acionar um adulto.

“A médica que atendeu ele disse que o socorro demorou, que se tivéssemos levado ele antes ao hospital, poderiam ter reanimado ele, mas quando chegou ao hospital já não foi mais possível”, disse ele.

Nas redes sociais, amigos e familiares lamentaram a morte precoce do menino.

Inflação fecha o ano aos 4,52%, acima do centro da meta do governo.

A inflação terminou o ano aos 4,52%, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O percentual ficou acima do centro da meta, que era de 4%. Mas está dentro do intervalo de tolerância de 1,5 ponto percetual para mais e para menos (de 2,5% para 5,5%).

O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) foi divulgado nesta 3ª feira (12.jan.2021). Eis a íntegra (1 MB). De acordo com o instituto, o percentual do ano passado foi o maior desde 2016, quando marcou 6,29%.

Em dezembro, o IPCA foi de 1,35%, o que corresponde à maior variação mensal desde fevereiro de 2003, aos 1,57%.

Os preços dos alimentos subiram 14,09% no ano e tiveram a maior contribuição com a alta da inflação no ano. Ao todo, tiveram impacto de 2,73 ponto percentual. Os grupos de artigos de residência (6%) e habitação (5,25%) também contribuíram com a alta no índice.

Parte da justificativa para o aumento dos preços dos alimentos é o pagamento do auxílio emergencial, que permitiu ganhos para parcela dos beneficiários. As medidas de isolamento social também contribuiu para a queda no consumo de serviços, sobrando mais recursos para a alimentação em casa.

A alimentação no domicílio subiu 18,15%, enquanto que fora do domicílio cresceu 4,78%.

Passo a passo para preparar a simples e inovadora Vitamina de Morango com Beterraba.

Nada é mais difícil do que inovar quando o assunto é vitamina. Mesmo misturando algumas frutas, chega um momento em que o gosto fica entediante.

Pensando nisso, o Blog do Valdemar Tibá trouxe a inovadora e saborosa receita da Vitamina de Morango com Beterraba.

Ingredientes

1 unidade de beterraba grande

20 unidades de morango

2 xícaras de chá de iogurte desnatado

4 colheres de sopa de farelo de aveia

2 colheres de sopa de nozes picadas

3 colheres de sopa de açúcar mascavo ou mel

1/2 xícara de chá de água

Modo de Fazer

Inicie descascando a beterraba e a coloque no liquidificador. Em seguida, acrescente o morango, a água, o açúcar, a aveia e o iogurte.

Bata até que se torna uma mistura homogênea. Está pronto!

Como finalização, coloque nozes ou o que desejar no líquido e sirva. Via MSN.

Moradores acusam homem de envolvimento no sumiço dos três meninos de Belford Roxo.

Moradores de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, levaram um homem até a Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) na madrugada desta terça-feira (12). Eles afirmam que ele está envolvido no desaparecimento dos três meninos, vistos pela última vez há 16 dias.

Ao chegar à delegacia, o homem, que mora no mesmo condomínio onde vivem os meninos, disse ter sido torturado e negou qualquer envolvimento com o caso.

Segundo a polícia, ainda não há qualquer indício da participação dele no crime.

Os moradores entregaram um celular que seria do homem aos investigadores. O aparelho passa por uma perícia na manhã desta terça-feira (12) e o homem deve ser ouvido.

Pouco antes das 10h, a mulher do homem detido chegou à delegacia. Ela e o enteado também devem ser ouvidos.

Homem é morto em frente a supermercado em Nova Parnamirim/RN.

Na madrugada desta terça-feira (12) próximo à esquina na rua Clóvis Lira com a avenida Maria Lacerda um homem de 38 anos foi morto com cerca de quatro tiros, o crime aconteceu em Nova Parnamirim, no município de Parnamirim, na Grande Natal.

O ato aconteceu ao lado de um posto de combustíveis e em frente ao supermercado Extra, que fica do outro lado da avenida, por volta das 4h. A vítima foi identificada como Alim Barbosa Gomes, de 38 anos.

Segundo a polícia, não houve testemunhas e ninguém informou suspeitos para o caso. Alen foi atingido com tiros na altura do peito.

A família do homem, que mora na região, afirmou que ele era usuário de drogas há muitos anos e que já tinha tentado de todas as formas afastá-lo do vício.

A Polícia Militar informou que a possível motivação para o crime seria prestação de contas, por dívidas com traficantes.

A Polícia Civil foi até o local para iniciar a investigação e o corpo foi recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep).

Suspeita de fraudar auxílio emergencial presa em banco em MG com R$ 60 mil.

Após denúncia anônima, uma mulher, de 40 anos, foi detida pela Guarda Municipal (GM) de Uberaba na tarde de ontem segunda-feira (11/01) dentro de um banco com R$ 60 mil em notas diversas. Segundo ocorrência da GM, o dinheiro é suspeito de ser de fraude do auxílio emergencial do governo federal. 

Ainda segundo o registro da GM, ao ser surpreendida pelos agentes, a mulher  portava o dinheiro dentro de saco, e ao ser questionada não soube explicar sobre a procedência. Desta forma, a suspeita foi levada para a Delegacia da Polícia Federal (PF) para as próximas providências.  Segundo um recente relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), cerca de oito milhões de brasileiros podem ter recebido indevidamente o auxílio emergencial . O órgão identificou, por exemplo, o pagamento do auxílio a milhares de militares e a jovens de classe média alta. O Código Penal prevê, para os crimes de estelionato e falsidade ideológica, pena de reclusão de um a cinco anos, e multa. Já a inserção de dados falsos em sistema de informações tem pena de reclusão de dois a 12 anos e multa.