sábado, junho 26, 2021

Rugby: seleção masculina estreia nas eliminatórias da Copa do Mundo.

É apenas o primeiro jogo, mas o embate deste sábado (26), contra o Paraguai, já é decisivo para a seleção brasileira masculina de rugby nas eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo de 2023, na França. A partida dos Tupis, como é conhecida a equipe nacional, será no estádio Martins Pereira, em São José dos Campos (SP), às 19h (horário de Brasília).

Pelo regulamento, o Brasil prossegue na luta pela inédita classificação ao Mundial somente se derrotar os paraguaios. A vitória garante os Tupis em um triangular que será disputado em Montevidéu (Uruguai) com jogos nos dias 11 (contra Chile ou Colômbia) e 25 de julho (diante dos uruguaios).

A melhor seleção do triangular pega o ganhador do classificatório da América do Norte (Estados Unidos ou Canadá). O vencedor vai a Copa do Mundo. O perdedor enfrenta quem levar a melhor no confronto entre o segundo do mini-torneio sul-americano e o vice-líder da eliminatória norte-americana - que decidirá outra vaga no Mundial. O time batido nesta repescagem terá como última chance de ir à França um quadrangular contra times da Europa, África e Ásia/Oceania.

A delegação reúne 36 jogadores, convocados no último dia 8. Deles, 28 disputaram a Slar pelo Cobras. A preparação foi feita no Núcleo de Alto Rendimento (NAR), em São Paulo. A classificação para o Mundial é considerada prioridade na CBRu, tanto que, priorizando os treinamentos para as eliminatórias, a entidade preferiu abrir mão da participação da seleção no pré-olímpico da modalidade, disputado em Mônaco entre os últimos dias 19 e 20.

Ladrão rouba equipamentos de transmissão online de missas do Santuário dos Mártires em Natal/RN.

Um ladrão roubou os equipamentos de transmissão online de missas do Santuário dos Mártires, no bairro Nazaré, em Natal.

O crime aconteceu por volta das 10h50 desta sexta (25) e foi registrado pelas câmeras de segurança do santuário.

O homem chega na basílica, que está aberta, observa o balcão, depois a caixa de ofertas e se dirige ao altar. Alguns minutos depois ele sai com uma bolsa cheia de equipamentos e vai embora andando.

O criminosos levou duas filmadoras, 1 câmera fotográfica, cabos e fios usados nas transmissões online. O material foi avaliado em R$ 10 mil.

De acordo com o coordenador da Pascom, que pediu para não ser identificado, a Polícia Militar foi acionada e foi registrado um boletim de ocorrência na delegacia.

Mais 942 mil doses da vacina da Janssen chegam ao Brasil.

O Brasil recebeu, na manhã de hoje (26), 942 mil doses da vacina da Janssen contra a covid-19. A aeronave pousou às 6h29 no Aeroporto Internacional de Viracopos. A remessa completa o envio de um total de 3 milhões de doses do imunizante doadas pelo governo norte-americano. O primeiro lote, com pouco mais de 2 milhões de doses, chegou ontem (25) ao país.

Por meio de seu perfil na rede social Twitter, o presidente Jair Bolsonaro confirmou a chegada do segundo lote e destacou que o Brasil ultrapassou a marca de 129 milhões de vacinas contra a covid-19 distribuídas aos estados e municípios.

RN é estado do país com maior redução de mortes por covid-19, aponta boletim.

As mortes em decorrência de complicações relacionadas à covid-19 registradas por autoridades de saúde no Brasil tiveram acréscimo de 6% na Semana Epidemiológica 24, de 13 a 19 de junho, em comparação com a semana anterior. As informações estão no mais recente Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, publicado nessa sexta-feira (25). O Rio Grande do Norte, no entanto, teve um cenário diferente da média nacional e apresentou uma redução no número de óbitos (-27%).

Em relação ao âmbito nacional, no período da semana epidemiológica 24, as secretarias de saúde confirmaram 14.528 mortes, enquanto o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde na semana anterior trouxe 13.741 óbitos. O resultado representa um avanço no movimento de retomada do crescimento da curva de óbitos, após uma estabilização em semanas anteriores. A média móvel de mortes na semana epidemiológica 23 ficou em 2.075.

Os novos diagnósticos positivos de covid-19 confirmados por autoridades de saúde aumentaram 9% na semana de 13 a 19 de junho. Nesse período, foram registrados 508.932 novos casos, contra 467.393 na semana anterior. A média móvel de casos (total no período dividido por sete dias) ficou em 72.705.

O resultado da semana epidemiológica 24 amplia a trajetória de crescimento da curva de casos após queda na semana retrasada. A redução dos novos diagnósticos positivos de covid-19 foi iniciada em março, com um revés na semana epidemiológica 13.

Equipamento da PM do Rio vai auxiliar busca por Lázaro Barbosa.

A Polícia Militar do Rio de Janeiro cedeu duas estações de rádio para auxiliar na comunicação das equipes que buscam o fugitivo Lázaro Barbosa de Souza. A primeira Estação Rádio Base foi cedida no último dia 22 e a segunda segue hoje (26) para Goiás, com a escolta da corporação fluminense.

O equipamento foi usado na Copa do Mundo de 2014 e nos Jogos Olímpicos de 2026. Ele possibilita a conexão entre telefones celulares por meio de uma estação fixa, ajudando em buscas de grande extensão, onde a comunicação entre diferentes equipes é normalmente dificultada.

O transporte das estações, que incluem torres de transmissão de 15 metros de altura, ficou a cargo do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro.

Mais um dia no RN com registro de fila zerada de pacientes para leitos críticos Covid.

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento no início da tarde deste sábado (26).

Por volta das 12h50, haviam apenas 1 paciente com perfil para leitos críticos na lista e outros 3 aguardando avaliação. Quanto aos leitos, foram registrados 114 disponíveis.

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 72,3%.

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 72,3%, registrada no início da tarde deste sábado (26). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 493.

Até o momento desta publicação são 114 leitos críticos (UTI) disponíveis e 298 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 224 disponíveis e 195 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 67,4% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 86,1% e a Região Seridó tem 67,5%.

RN contabiliza 08 óbitos por covid nas últimas 24h; novos casos são 852.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste sábado (26). Foram 852 novos casos confirmados, totalizando 334.929. Até sexta-feira (25) eram 330.077 infectados.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 6.717 no total, sendo 08 mortes registradas nas últimas 24h: Baraúna (01), Alexandria (01), Natal (01), Mossoró (01), Santana do Matos (01), Parnamirim (01), Ipanguaçu (01) e Currais Novos (01).

Segundo a Sesap, foram registrados outros 3 óbitos ocorridos após a confirmação de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Na sexta-feira (25) o número total de mortes era 6.706. Óbitos em investigação são 1.435.

Casos suspeitos somam 156.912 e descartados 628.874.

Correios começam a transportar cargas pelo mar.

Os Correios anunciaram o início de operações de transporte de cargas pelo mar, por meio da chamada “navegação de cabotagem”. Nesse meio de transporte são empregadas embarcações que fazem trajetos entre portos em diferentes locais do país.

O novo meio de transporte passou a ser usado de forma experimental em um projeto piloto. Foi levada uma carga de 430 toneladas de livros didáticos. A embarcação saiu do porto de Santos (SP) com a programação de deixar lotes nos portos de Salvador (BA), Suape (PE), Mucuripe (CE) e Manaus (AM).

Na avaliação da empresa, a modalidade marítima pode oferecer benefícios e vantagens, como a redução de custos operacionais, um menor índice de avarias, menos risco de roubos e outros delitos envolvendo a carga e menos dispêndio de energia.

Expansão de via férrea até São Gonçalo do Amarante deverá beneficiar 2 mil pessoas por dia.

A Ordem de Serviço para o início da construção da Linha Roxa do sistema de trens urbanos de Natal foi assinada nesta sexta-feira (25), pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. Além disso, ele visitou as obras da Linha Branca, que levará o VLT até o município de Nísia Floresta.

De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), a Linha Roxa compreende a ampliação da Linha Norte, com novos 4 km de via, mais três estações, expandindo o sistema de trens em direção ao município de São Gonçalo do Amarante.

A estimativa da CBTU é que 2 mil novos usuários passarão a utilizar o serviço diariamente, após a conclusão das obras, que vai beneficiar os moradores dos bairros Jardins e os trabalhadores do Parque Industrial da região.

“Depois de anos sem investimentos na expansão da malha férrea, a Superintendência Regional de Trens Urbanos só tem a agradecer ao MDR e ao Governo Federal por todo comprometimento e atenção aos pleitos da CBTU no Rio Grande do Norte, o que levará a companhia a atender diretamente 7 municípios da Região Metropolitana de Natal”, destacou o Superintendente da CBTU Natal, Leonardo Diniz.

Durante o evento, se fez presente o diretor-presidente da CBTU, José Marques, que ressaltou em suas palavras a importância desse investimento em um sistema tão essencial a sociedade, que permite a mobilidade urbana da população, com uma tarifa social.

Zenaide Maia, sobre caso Covaxin: “A CPI está dando nome aos bois. Ninguém vai dormir em berço esplêndido, aqui, com meio milhão de mortos!”.

A senadora Zenaide Maia (Pros – RN) considera graves as denúncias feitas pelos irmãos Luís Ricardo Miranda, servidor do Ministério da Saúde, e Luís Miranda, deputado federal (Dem – DF) à CPI da Covid-19. Eles afirmaram que o presidente da República, Jair Bolsonaro, tinha conhecimento de corrupção na compra da vacina Covaxin, envolvendo o líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros, e nada fez para combater o esquema. Para Zenaide, a CPI já mostrou que o governo apostou na imunidade de rebanho sem vacinação, condenando milhares à morte; além de ter atrasado a compra de vacinas; e, agora, precisa investigar a fundo o caso Covaxin: “A CPI deu visibilidade, deu nome aos bois, e nós não vamos recuar! Ninguém vai deitar em berço esplêndido aqui, com mais de meio milhão de óbitos!”, disse Zenaide, na CPI. A senadora também elogiou a coragem de Luís Ricardo, servidor concursado do Ministério, e lembrou a importância da estabilidade no funcionalismo para que denúncias de corrupção venham à tona. “A Reforma Administrativa quer acabar com a estabilidade para transformar o servidor em funcionário do governo, e não do Estado! Se a Reforma tivesse sido aprovada, num caso desse, o servidor era demitido!”, pontuou Zenaide.

A parlamentar fez, ainda, um questionamento importante sobre o caso Covaxin: “O Instituto Butantan ofereceu mais 30 milhões de doses da Coronavac, já aprovada pela Anvisa. Por que a preferência de comprar uma vacina de preço maior e que não estava nem autorizada pela Anvisa?”, indagou Zenaide, ao lembrar que a Coronavac e a Covaxin são desenvolvidas com a mesma tecnologia, a do vírus inativado. A Coronavac, no entanto, sairia mais barata, seria entregue mais rápido e sem a burocracia de importação. Ainda assim, o Ministério da Saúde preferiu comprar a Covaxin.

Outra suspeita recai sobre a empresa que receberia o pagamento antecipado de R$ 220 milhões, a Madison Biotech, de Singapura. Senadores da CPI suspeitam que se trata de uma empresa “de fachada”.

Brasil derrota França e está na decisão da Liga das Nações de vôlei.

A seleção masculina de vôlei não tomou conhecimento da França neste sábado (26), batendo os adversários por 3 sets a 0 (25/20, 25/18 e 25/19) e se classificando para a grande final da Liga das Nações, que está sendo disputada em Rimini (Itália). Na decisão, o Brasil encara a Polônia, a partir das 10h (horário de Brasília) deste domingo.

A seleção francesa foi a um dos únicos dois times a derrotar o Brasil na fase de classificação (venceu por 3 a 0 no dia 3 de junho). A vaga na final e a possibilidade de devolver o resultado fizeram o Brasil exibir um grande voleibol, com destaque para o ponteiro cubano naturalizado brasileiro Yoandy Leal, autor de 20 pontos. Em 1h36min, o time do técnico Renan Dal Zotto conseguiu dar o troco e garantir um lugar na decisão. Pouco depois, a Polônia bateu a Eslovênia por 3 a 0 e se classificou à final. Na primeira fase, o Brasil derrotou os poloneses também por 3 a 0.

Neste domingo, a seleção masculina busca um título inédito. Vale lembrar que a Liga das Nações está apenas em sua terceira edição. Nas duas primeiras, o Brasil terminou em quarto. No entanto, a competição sucedeu a Liga Mundial, torneio do qual o Brasil foi o maior vencedor, com nove títulos. O último foi conquistado em 2010.

Cantores da banda Mastruz com Leite são diagnosticados com Covid-19.

Integrantes da Mastruz com Leite, banda icônico de forró, foram diagnosticados com Covid-19, nesta semana. Mara Rodrigues, Renara Santos e Ingrid Sousa estão isoladas do grupo. Já os cantores Neto Leite, Larissa Ferreira e Vanderson Araújo seguem com a agenda de lives. 

A assessoria de imprensa da banda confirmou a informação do quadro de saúde dos cantores. “A banda teve alguns casos confirmados de Covid-19 entre os integrantes no início da semana e, prontamente, isolou os que testaram positivo dos demais, que seguiram com os compromissos de agenda de lives”, declarou o grupo em nota.

Ainda segundo a assessoria do grupo de forró, a Mastruz com Leite segue protocolos em cada apresentação com testagens de rotina entre os membros da banda. Em isolamento, a direção da banda monitora os integrantes afastados, que estão assintomáticos e em breve estarão de volta aos trabalhos.

A banda Mastruz com Leite é um dos grupos de forró mais ativos em shows presenciais, antes da pandemia, e também lives juninas. 

Desde o início da pandemia do coronavírus, diversos cantores de forró foram diagnosticados com a doença. Wesley Safadão, Xand Avião, Vicente Nery foram alguns que tiveram testes positivos 

O forrozeiro Dedim Gouveia, um dos casos mais graves do meio musical, não resistiu a doença.

O Brasil registrou nas últimas 24 horas 1.593 óbitos por Covid-19.

O Brasil registrou nas últimas 24 horas 1.593 óbitos por Covid-19 e 64.134 novos casos, informou o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) neste sábado.

sexta-feira, junho 25, 2021

Brasil receberá doação de 47 mil itens de kit intubação da Irlanda.

O Ministério da Saúde vai receber uma doação de 47 mil medicamentos utilizados no chamado kit intubação. Os insumos, considerados pela pasta como essenciais para tratar casos graves de covid-19, foram enviados pelo governo da Irlanda.

De acordo com o ministério, foram distribuídos, este ano, mais de 14 milhões de medicamentos hospitalares – incluindo aqueles utilizados para intubação orotraqueal, “garantindo os estoques e o atendimento” a pacientes internados com quadros graves.

Vacinas

Três milhões de doses da vacina da Janssen contra a covid-19, doadas pelo governo norte-americano, desembarcaram nesta sexta-feira (25) no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). O lote é avaliado em R$ 145 milhões.

Brasil faz boa partida, mas perde título da Ligas das Nações de vôlei.

A seleção brasileira feminina de vôlei foi derrotada pelos Estados Unidos na final da Liga das Nações por 3 sets a 1 na tarde desta sexta-feira (25), em Rimini (Itália). O time comandado pelo técnico Zé Roberto Guimarães fez uma boa partida e chegou a sair na frente com a vitória no set inaugural por 28 a 26.

Mas, nas três parciais seguintes, a equipe norte-americana demonstrou a qualidade de uma das principais favoritas ao ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Os placares dos sets vencidos pelos Estados Unidos foram 25/23, 25/23 e 25/21. Com a conquista, a seleção norte-americana se manteve como a única campeã do torneio, tendo conquistado as três edições disputadas até o momento.

Do lado vencedor, a principal pontuadora foi Bartsch-Hackley, com 22 bolas no chão. O Brasil teve a ponteira Gabi como destaque, com 18 pontos. Tandara e Carol ficaram logo atrás com 17 acertos cada uma. A seleção brasileira foi representada na equipe ideal da Liga das Nações, escolhida pelos organizadores da competição, pela ponteira Gabi, pela central Carol Gattaz e pela oposta Tandara. A norte-americana Bartsch-Hackley foi eleita a melhor jogadora da competição.

Titãs apoiam impeachment de Bolsonaro: ‘Fora incompetência, descaso e desumanidade’.

Em um posicionamento oficial feito nas redes sociais na noite de ontem (24), a banda Titãs se pronunciou sendo a favor do impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). No texto, o grupo formado por Tony Bellotto, Sérgio Britto e Branco Mello detonam o chefe de Estado.

“Chega de destruição! O atual governo ataca o meio-ambiente, a cultura, a ciência, a tolerância, a diversidade, o bom senso e a democracia. Nos posicionamos com a maioria de brasileiros que desejam o fim imediato de tanta incompetência, descaso e desumanidade. Fora Bolsonaro!”, diz o post no Instagram e Twitter.

A publicação política rendeu muitos elogios por parte de seguidores, fãs dos Titãs e famosos, que concordam com o manifesto. Samuel Rosa, vocalista do Skank, escreveu “Fora”. Rogério Flausino, do Jota Quest, também reagiu  deixando emojis de palmas.

Série B: Avaí joga bem, ganha do CRB e sobe na tabela.

O Avaí derrotou o CRB por 1 a 0, no estádio da Ressacada pela 7ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro na tarde desta sexta-feira (25). O gol do jogo foi marcado aos 45 minutos da primeira etapa pelo atacante Jonathan.

Apesar de ter dominado praticamente todo o jogo, o Avaí quase foi surpreendido aos 42 minutos da etapa final, quando Erik aproveitou jogada de Romão na linha de fundo e bateu colocado. A bola explodiu na trave esquerda.

Com o resultado no jogo que abriu a rodada, o time de Florianópolis chega à 13ª posição com sete pontos. O CRB continuou com os mesmos 10 pontos e agora ocupa a 6ª posição. Os próximos jogos da dupla serão no meio da próxima semana. O Leão visita o Londrina no estádio do Café na quarta-feira (30), enquanto o CRB recebe o Náutico na terça-feira (29) no estádio Rei Pelé.

Resultado de recursos para isenção de taxa do Enem já está disponível.

O resultado dos recursos para isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 e para justificativa de ausência no Enem 2020 está disponível na Página do Participante. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou as informações hoje (25). Para visualizar o resultado, basta acessar a Página do Participante com o login único.

Com a divulgação dos resultados dos recursos, a próxima etapa do cronograma do Enem 2021 é a inscrição. O Inep informou que todos os interessados em realizar o exame, isentos ou não, devem se inscrever pela Página do Participante, no período de 30 de junho a 14 de julho. Destacou que a aprovação da isenção e da justificativa de ausência não garante a participação na nova prova, que depende da inscrição prévia.

Brasil registra 2.001 óbitos e 79 mil novos casos de COVID-19 nas últimas 24h.

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta sexta-feira (25):

– O país registrou 2.001 óbitos nas últimas 24h, totalizando 511.142 mortes;

– Foram 79.277 novos casos de coronavírus registrados, no total 18.322.760

– Com mais 36.494 curados registrados nas últimas 24h, o número total de recuperados do coronavírus é 16.548.159. Outros 1.263.459 pacientes estão em acompanhamento.

Rebeca Andrade fatura ouro na Copa do Mundo de Ginástica Artística.

A paulista Rebeca Andrade, de 22 anos, já classificada para a Olimpíada de Tóquio (Japão), conquistou a medalha de ouro nas barras assimétricas nesta sexta-feira (25), primeiro dia de finais da etapa Doha (Catar) da Copa do Mundo de Ginástica Artística. A atleta liderou o pódio com 14.500 pontos, passando a ucraniana Anastasilia Bachynska, com 13.433. A carioca Lorrane Oliveira, de 23 anos, foi a terceira melhor (13.400) e levou o bronze. As finais da Copa do Mundo seguem neste sábado (26).

Outro brasileiro que subiu ao pódio hoje foi Arthur Zanetti, campeão olímpico nos Jogos de Londres (2012) e prata na Rio 2016. O paulista, de 31 anos, conquistou a prata (14.933), na primeira competição dele desde março do ano passado.  Zanetti ficou atrás apenas do atual campeão olímpico, o grego Eleftherios Petrounias que garantiu o ouro (15.133), passando à liderança do ranking mundial, o que lhe garantiu a vaga olímpica nesta sexta (25).

Natural de Volta Redonda (RJ), Caio Souza, de 27 anos, também disputou a prova das argolas: ficou em quinto lugar (14.566). Ele é um dos cotados para compor a equipe masculina que vai representar o país em Tóquio 2020, assim como Zanetti, Arthur Nory, Caio Souza, Chico Barreto e Diogo Soares. A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) ainda anunciará os convocados no final de julho.

O Brasil tem garantidas as vagas de Flávia Saraiva e Rebeca Andrade no individual. A equipe masculina estará em Tóquio com quatro atletas e um ginasta no individual masculino.

Auxílio Emergencial: Caixa paga 3ª parcela a nascidos em julho.

A Caixa Econômica Federal (Caixa) paga nesta sexta-feira (25) a terceira parcela do Auxílio Emergencial para os trabalhadores nascidos em julho, inscritos no programa por meio do site e do aplicativo, além daqueles que fazem parte do Cadastro Único, mas estão fora do Bolsa Família.

Também nesta sexta, recebem a terceira parcela os beneficiários do Bolsa Família com NIS encerrado em 7.

Para os trabalhadores fora do Bolsa Família, ajuda será creditada em conta poupança social digital da Caixa, que poderá ser usada inicialmente para pagamento de contas e compras por meio do cartão virtual. Saques e transferências para quem receber o crédito nesta sexta serão liberados no dia 12 de julho.

'Camarão gigante' com mais de 400g e cerca de 50 cm é capturado no RN.


A casa de Seu Gabriel Silva, de 80 anos de idade, virou atração no município de Tibau, litoral da Costa Branca do estado, desde que o pescador conseguiu arrastar em sua rede um camarão gigante. O crustáceo medindo cerca de 50 cm e pesando mais de 400 g foi pego na última quinta-feira (24), e segundo o pescador, é um recorde na cidade.

"Eu quebrei meu próprio recorde. Em 1978 eu peguei um menor um pouquinho. Agora peguei esse, de 400g", conta aos risos seu Gabriel. O camarão foi pesado e tem exatamente 408g. Ele conta que a foto foi registrada pra ninguém dizer que é história de pescador. 

Seu Gabriel conta que pegou o camarão por volta das 12h e assim que o crustáceo foi recolhido pela rede muita gente correu pra ver. "Era muita gente 'atrás' de levar o camarão", relata o pescador.

Agora ele conta que não tem mais sossego. Na casa onde mora, toda hora chega alguém querendo ver de perto o camarão fora do comum.

O que ele pesca diariamente, vende aos comerciantes do município, mas esse camarão já tem destino. "Esse eu vou mandar para um filho meu que mora em Natal, de presente", garante.

Gabriel vive da pesca no município de Tibau há 70 anos. Cheio de disposição, disse que na próxima manhã, por volta das 7h, já está pronto pra sair de casa com os 6 companheiros de pesca. "Vou ver se pego outro", diz ele, animado.

O segredo pra pegar outro camarão igualzinho ele diz que tem: "É uma rede, três homens puxa de um lado e três puxa do outro", brinca o pescador, irreverente.

Vacinação dos trabalhadores da Educação do RN deve terminar em junho.

Todos os profissionais da Educação do Rio Grande do Norte que ainda não foram imunizados devem ir às unidades de saúde mais próximas até o dia 30 de junho, para tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada nesta quinta-feira 24, ficou pactuado que os municípios do RN deverão realizar um mutirão, de modo a garantir que todos os trabalhadores da Educação sejam vacinados até o fim deste mês.

Além disso, ficou aprovada na CIB a imunização dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Construção civil está mais otimista apesar de queda de emprego.

Levantamento divulgado hoje (25) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que, apesar de uma melhora de expectativas, o setor de construção civil registra queda no nível de atividade e de emprego. De acordo com a entidade, o Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção (ICEI-Construção) cresceu 2,9 pontos em junho, atingindo a marca de 58,9 pontos. Pelo segundo mês consecutivo, o índice rompe uma série de quedas observadas desde o início do ano.

Já o índice que avalia a evolução do nível de atividade da indústria da construção ficou em 48,4 pontos em maio, valor situado abaixo da linha divisória de 50 pontos, indicando “queda na atividade com relação ao mês anterior, mas em um ritmo menor que aquele registrado em abril, quando o índice foi de 46,5 pontos”, explica a CNI. 

No quesito “evolução do emprego”, o índice ficou em 48,2 pontos em maio, o que também indica, segundo a CNI, "queda com relação ao mês anterior, mas em um ritmo menor que o registrado em abril, quando alcançou 46,1 pontos”.

Os índices analisados variam de zero a 100 pontos. Quando acima da linha de corte de 50 pontos, indicam que os empresários estão confiantes. Em abril, o índice relativo à atividade estava em 46,5 pontos. No caso do índice evolução do emprego, é o sexto mês consecutivo de queda. Em maio de 2020, ele estava em 37,5 pontos; e em abril e maio de 2021 ele ficou em 46,1 e 48,2 pontos, respectivamente.

Ainda segundo o levantamento, a Utilização da Capacidade Operacional (UCO) se manteve estável em 63% no mês de maio – mesmo patamar que o registrado em abril. Em maio de 2020, a UCO estava em 53%.

“O indicador contrasta com o nível observado em maio de 2020, quando o setor sentia os efeitos da crise econômica causada pelo surgimento da pandemia de covid-19 no Brasil. Naquele mês a UCO havia sido de 53%”, detalha a entidade.

O índice de Condições Atuais da construção passou de 47,1 pontos para 50,9 pontos. “Ao ultrapassar a linha divisória dos 50 pontos, o indicador mostra a transição de uma percepção negativa para uma percepção positiva”, diz a CNI.

Mais de 100 mil doses da vacina contra covid-19 são distribuídas aos municípios do RN nesta sexta (25).

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está distribuindo, ao longo desta sexta-feira (25), 100.952 vacinas contra a covid-19. As doses são destinadas tanto à ampliação dos públicos a serem imunizados, quanto para completar o esquema de vacinação dos potiguares que tomaram a primeira dose.

Com o apoio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesed), representada pela Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar, a Sesap iniciou o processo de distribuição para todas as regiões do Rio Grande do Norte nas primeiras horas da manhã, dividindo o carregamento em quatro imunizantes: Janssen (24.300 doses), Pfizer (35.712), Coronavac/Butantan (25.600) e Astrazeneca/Fiocruz (15.340).

Com exceção da vacina produzida pela Fiocruz, todas as demais são voltadas para a primeira dose. Os lotes estão divididos entre os seguintes públicos, seguindo o plano nacional de imunização: população em situação de rua, trabalhadores do transporte, profissionais da educação, população privada de liberdade e população em geral por faixa etária.

“Neste momento da campanha, a gente vai conseguir dar uma acelerada para conseguir imunizar o maior número de pessoas. E, ainda neste fim de semana, esperamos novas doses para conseguirmos não ter paralisação da campanha e seguirmos nesse ritmo que estamos mais acelerados”, destacou a coordenadora de Vigilância em Saúde, Kelly Maia.

Esta é a primeira vez que o RN recebe a vacina da Janssen, cuja imunização é feita com uma única dose, diferentemente de outras vacinas, o que permite uma imunização mais rápida. Este é o único imunizante em etapa avançada de testes que funciona com apenas uma dose. Por causa disso, essa vacina terá a prioridade de atender a população de rua e caminhoneiros, dois públicos que apresentam dificuldades de retorno para a segunda dose. Atendidos estes dois públicos, restritos a alguns municípios do RN, a vacina deve ser utilizada para a aplicação no público nas pessoas sem comorbidades com idade abaixo dos 59 anos.

Inscrições do processo seletivo da Emater se encerram neste sábado; 125 vagas.

As inscrições para o Programa Gente do Campo se encerram neste sábado (26). O edital selecionará 125 candidatos. São 81 vagas de nível médio e 44 vagas de nível superior. Os selecionados serão contemplados com bolsas de 48 e 24 meses, respectivamente, para os cursos de Tecnólogo em Agroecologia (graduação), e de Especialista em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar – lato sensu. Os aprovados farão parte da equipe técnica da Emater-RN.

O processo de formação será realizado pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), com o acompanhamento da Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande Do Norte (Funcitern), que também será responsável pelo processo de seleção.

Candidatos devem escolher um núcleo de atuação entre 28 espalhados em cidades potiguares ou o escritório estadual do órgão, em Natal. A inscrição é feita exclusivamente no site da Funcitern. Seleção levará em conta análise de currículo e entrevista.

O programa Gente do Campo representa uma proposta de desenvolvimento da nova ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural), em sintonia com a Política Nacional de Ater (PNATER) e com o fortalecimento da agricultura familiar de base agroecológica no Rio Grande do Norte. O programa também compreende um processo de formação formal e vivencial realizado no cotidiano das ações e experiências da Emater-RN, em parceria com a UERN.

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 72,5%.

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 72,5%, registrada no fim da manhã desta sexta-feira (25). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 513.

Até o momento desta publicação são 112 leitos críticos (UTI) disponíveis e 296 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 227 disponíveis e 193 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 67,3% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 83,8% e a Região Seridó tem 75%.

Lote com 3 milhões de doses da vacina da Janssen chega ao Brasil.

Três milhões de doses de vacinas da Janssen contra a covid-19, doadas pelo governo norte-americano, desembarcaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), na manhã desta sexta-feira (25). O lote é avaliado em R$ 145 milhões.

O  ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, acompanhou a chegada dos imunizantes, ao lado do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman. Queiroga agradeceu a colaboração do governo americano.

"Nesse momento recebemos essa doação, mas, no futuro, Brasil e Estados Unidos farão,  juntos, muito mais pelos países da América Latina e pelos países mais pobres que também enfrentam essa doença", afirmou o ministro.

O embaixador Todd Chapman disse que "esses 3 milhões de doses representam a maior doação que nós já fizemos para qualquer nação".

Mais um dia no RN com registro de fila zerada de pacientes para leitos críticos Covid.

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento no fim da manhã desta sexta-feira(25).

Por volta das 12h10, haviam apenas 3 pacientes com perfil para leitos críticos na lista. Quanto aos leitos, foram registrados 112 disponíveis.

Lula tem 49% das intenções de voto e Bolsonaro, 23%, aponta pesquisa Ipec.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 49% das intenções de voto para a Presidência da República para 2022. 

Já o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aparece com 23%, segundo pesquisa do instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), criado por ex-profissionais do Ibope, divulgada nesta sexta-feira (25).

Se considerados os votos válidos, o petista teria 56% das intenções e venceria já no primeiro turno. Já Bolsonaro, ficaria em segundo lugar, com 23% dos votos totais e 26% dos válidos.

A pesquisa avaliou também a viabilidade dos ex-ministros Ciro Gomes (PDT) e Luiz Henrique Mandetta (DEM), bem como do governador de São Paulo, João Doria (PSDB). O pedetista atinge 7% dos votos totais, o tucano paulista, 5% e Mandetta, 3%.

Votos brancos e nulos somam 10%, os que não souberam ou não responderam, 3%.

O instituto Ipec ouviu presencialmente 2.002 eleitores brasileiros em 141 cidades do país entre 17 e 21 de junho. A margem de erro de dois pontos percentuais.

Roubo de cabos de telecomunicações prejudica 6,7 milhões de brasileiros.

O ano de 2020 registrou alta de 34% no número de pessoas que tiveram algum serviço de telecomunicação prejudicado pelo roubo de cabos; cerca de 6,7 milhões de brasileiros. A prática criminosa foi responsável pelo sumiço de 4,6 milhões de metros desses cabos ao longo do ano passado, quando a economia do País teve de recorrer ao teletrabalho para sobreviver e superar a grave crise provocada pela pandemia.

Como no ramo da energia e água, perdas com roubo são milionárias e o consumidor é punido com serviço pior e mais caro para cobrir prejuízos.

Segundo a Conexis Brasil Digital, foram cerca de 96 mil ocorrências de roubos registradas apenas no ano passado. São, em média, 11 por hora.

Para efeitos de comparação, o número de consumidores afetados pelo roubo de cabos equivale a cerca de duas vezes a população do Uruguai.

Lázaro Barbosa dormia há cinco dias em propriedade de fazendeiro preso, diz caseiro à polícia.

O caseiro preso suspeito de ajudar na fuga de Lázaro Barbosa disse em interrogatório à polícia que o suspeito de matar uma família em Ceilândia dormia há cinco dias na fazenda onde ele trabalhava. A força-tarefa que tenta prender fugitivo foi proibida de entrar na fazenda pelo dono, segundo o boletim de ocorrências registrado. Os dois suspeitos de ajudar na fuga de Lázaro seguem presos até as 12h desta sexta-feira (25).

Os dois presos respondem por favorecimento pessoal e posse de arma de fogo. O caseiro já tem passagem pela polícia por roubo a ônibus. A polícia encontrou espingardas e munições na propriedade. A força-tarefa para tentar prender Lázaro Barbosa já dura 17 dias.

No início desta manhã, o advogado Ilvan Silva Barbosa negou que os presos tenham qualquer ligação com Lázaro Barbosa. 

À tarde, no entanto, o advogado declarou que seguirá defendendo apenas o fazendeiro. O G1 não conseguiu identificar o advogado que assumirá a defesa do caseiro.

De acordo com o boletim de ocorrências, equipes receberam uma denúncia de que Lázaro poderia estar em uma fazenda na região. Ao chegarem ao local na quarta-feira (23), o dono da propriedade disse que não queria que os agentes entrassem no local para fazer as buscas.

No dia seguinte, equipes voltaram à propriedade e conseguiram entrar. No interrogatório, o caseiro disse que o fazendeiro ajudava Lázaro, dando alimentos e deixando que ele dormisse na casa. Já o dono do local não deu nenhuma declaração durante o depoimento. 

Protocolos: Vigilância Sanitária alerta sobre golpes praticados em Natal (RN).

A Vigilância Sanitária de Natal (RN) alerta que tem golpistas realizando contatos telefônicos para os estabelecimentos comerciais, indicando aos empresários que receberam uma denuncia anônima do não cumprimento dos protocolos de biossegurança, daquele local, em relação à Covid-19. Eles pedem um contato de Whatsapp e enviam um código alegando que a pessoa deve informar a combinação para que seja retirada a queixa.

A Vigilância Sanitária pede aos comerciantes que não confiem nesses contatos, por se tratar de um golpe de clonagem de informações pessoais através do aplicativo de mensagens. Qualquer contato do órgão é realizado através de procedimentos e visitas técnicas como sempre foram pautados.

Mais informações: (84) 3232-8175 / 3232-8606.

RN contabiliza 09 óbitos por covid nas últimas 24h; novos casos são 3.772.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta sexta-feira(25). Foram 3.772 novos casos confirmados, totalizando 334.077. Até quinta-feira (24) eram 330.305 infectados.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 6.706 no total, sendo 09 mortes registradas nas últimas 24h: Natal(04), Parnamirim(01), Arez(01),  Ipanguaçu(01), Grossos(01) e Mossoró(01).

Segundo a Sesap, foram registrados outros 13 óbitos ocorridos após a confirmação de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Na quinta-feira (24) o número total de mortes era 6.684. Óbitos em investigação são 1.429.

Casos suspeitos somam 156.717 e descartados 627.201.

quinta-feira, junho 24, 2021

Corinthians controla o jogo e vence o Sport com um gol contra e outro de Jô.

Com uma atuação segura, o Corinthians venceu o Sport por 2 a 1 na noite desta quinta-feira, na Neo Química Arena, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols do Timão foram marcados por Iago Maidana, contra, e Jô. Tréllez diminuiu para os visitantes. Na maior parte do tempo, os donos da casa tiveram o jogo sob controle. Em poucos momentos, o Leão esboçou alguma reação, como no gol, marcado na reta final do segundo tempo. Tarde demais para pretensões maiores dentro do jogo, apesar da insistência. Ao Corinthians, fica a sensação de evolução. E ao Sport, preocupação para a sequência da competição nacional.

Os dois times voltam a campo pelo Campeonato Brasileiro no próximo domingo. O Corinthians visita o Fluminense, às 16h, no Maracanã, no Rio de Janeiro. E o Sport recebe o Cuiabá, às 20h30, na Ilha do Retiro, no Recife.

Trabalhadores fazem o ‘L’ de Lula com as mãos em foto ao lado de Bolsonaro.

Nesta quinta-feira (24), trabalhadores da barragem de Oiticica, em Jucurutu, no Rio Grande do Norte, posaram para uma foto ao lado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fazendo o tradicional gesto de apoio ao ex-presidente Lula (PT), o ‘L’ com a mão.

Segurando a bandeira do Brasil, quatro funcionários aparecem na foto com o chefe do executivo fazendo o ‘L’, ato notabilizado pelo caráter de apoio a Lula, principal concorrente de Jair para as eleições presidenciais de 2022.

A imagem foi divulgada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional no Instagram e circula pelas redes sociais. No mesmo evento, Bolsonaro chegou a falar sobre Lula, afirmando que “muitos estão com saudades de um presidente que era acusado de corrupção, de comprar parlamentares, de corromper as pessoas e de assaltar a Petrobras”.

Segundo o ministério chefiado por Rogério Marinho, a obra da barragem visitada por ele e Jair deve ser concluída até o fim de 2021 e vai atender “cerca de 330 mil pessoas de oito cidades potiguares”.

“A barragem, que vai receber as águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, tem, até o momento, 90,81% de execução e deve estar totalmente concluída até dezembro de 2021. O investimento total é de R$ 657,2 milhões, sendo R$ 638,2 milhões do governo federal”, dizia o texto do ministério que acompanha a fotografia.

Marinha alerta para possibilidade de ressaca em Natal com ondas de 2,5 metros entre sábado e segunda-feira.

A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte (RN), comunica a possibilidade de ocorrer AVISO DE RESSACA entre ILHÉUS (BA) e NATAL (RN), com ondas de Sudeste a Leste de 2,5 metros de altura, a partir das 8hrs do dia 26 de junho até às 21hrs do dia 28 de junho.

A previsão meteorológica descrita nesta Nota, poderá ocorrer no período do dia 26 a 28 do corrente mês, até 21 horas e refere-se ao Aviso de Ressaca, divulgado pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), de no 643 do corrente ano.

O comunicado da Marinha ainda completa:

“Alerta-se aos navegantes que consultem essas informações antes de se fazerem ao mar e solicita-se ampla divulgação às comunidades de pesca e esporte e recreio.

Solicita-se ampla divulgação e recomenda-se que as embarcações de pequeno porte “evitem a navegação” e que as demais embarcações redobrem a atenção quanto ao material de salvatagem, estado geral dos motores, casco, bomba de esgoto do porão, equipamentos de rádio e demais itens de segurança”.

Triplex: Gilmar Mendes estende decisão que considera Moro suspeito.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes decidiu hoje (24) estender a suspeição do ex-juiz Sergio Moro para mais dois processos que envolvem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com a decisão, as ações penais sobre a reforma do sítio de Atibaia e a doação de um imóvel para o Instituto Lula deverão voltar ao início e todas as etapas realizadas serão anuladas.

A decisão do ministro foi motivada por um habeas corpus protocolado pela defesa do ex-presidente. Mendes é o relator do caso. 

Ontem (23), o plenário do STF confirmou a decisão da Segunda Turma que reconheceu a parcialidade de Moro na condução do processo do triplex do Guarujá. No entendimento de Gilmar Mendes, a decisão deve ser estendida a mais dois processos envolvendo o ex-presidente. 

“Nos três processos, houve a persecução penal do paciente em cenário permeado pelas marcantes atuações parciais e ilegítimas do ex- juiz Sergio Fernando Moro. Em todos os casos, a defesa arguiu a suspeição em momento oportuno e a reiterou em todas as instâncias judiciais pertinentes”, decidiu o ministro. 

Após a decisão do STF, em uma rede social, Sergio Moro declarou que as condenações do ex-presidente correspondem aos fatos ocorridos e que “não houve qualquer restrição à defesa de Lula”.

Ministério da Justiça incinera mais de 200 toneladas de drogas.

Mais de 200 toneladas de drogas apreendidas pela Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram incineradas, nesta quinta-feira (24), em Volta Redonda (RJ). A ação faz parte da 23ª Semana Nacional de Políticas sobre Drogas. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, acompanhou a destruição das drogas, em um dos fornos da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).

“A eficiência do trabalho policial tem aumentado. Temos atividades muito bem estruturadas em eixos de repressão, prevenção, uso de inteligência e tecnologia, descapitalização das organizações criminosas e venda dos bens apreendidos. Isso tem trazido ganhos e dias melhores para a sociedade brasileira”, afirma o ministro.

A destruição de entorpecentes é um dos eixos da Operação Narco Brasil, coordenada pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi), com a participação das Polícias Civis e Militares de todo o país. A ação também é realizada em conjunto com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad). A Operação Narco Brasil, realizada durante todo o mês de junho, prendeu, até agora, mais de 8 mil pessoas e apreendeu cerca de 90 toneladas de drogas.

“A Seopi tem o papel de promover uma atuação conjunta com os órgãos de segurança pública. O trabalho integrado é primordial para prevenir e desarticular grupos criminosos”, destacou o secretário de Operações Integradas, Alfredo Carrijo.

Com as novas vacinas enviadas pelo Governo Federal a fila deve avançar no RN.

O Rio Grande do Norte (RN) recebeu hoje  113.370 doses de três tipos diferentes de vacina : Janssen (24.300 doses), Coronavac/Butantan (52.800 doses) e Pfizer (36.270 doses).

É a primeira vez que o RN recebe imunizante da Jansen, aquela que não necessita de segunda dose para reforçar o ciclo imunológico.

Secretária Estadual de Saúde e municípios decidiram usar para a população de rua e caminhoneiros, que apresentam incontestável dificuldade para tomar a segunda dose.

As demais serão distribuídas para aplicação de primeira e segunda dose.

Com estoques quase zerados e recebendo o reforço amanhã, a expectativa é que a fila por faixa etária volte a andar no final de semana em todos os municípios do Estado.

Prefeita de Pau dos Ferros/RN faz protesto silencioso contra Bolsonaro.

A Prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida, nesta quinta-feira (24) esteve no evento para a assinatura da obra do Ramal Apodi e da Barragem Poço de Varas, com a presença do presidente Jair Bolsonaro e de várias outras autoridades. Durante toda a semana, a Prefeita sofreu inúmeras críticas por diversos moradores da cidade contrários a sua participação.
 
 
Talvez por medo de sofrer retaliações e isso prejudicar o município, a Prefeita não se negou a ir. No entanto, a Marianna Almeida surpreendeu com a sua postura diante todo o evento, sentada distante do presidente e com uma postura “retraída”. De forma silenciosa, a Prefeita fez um protesto pelas mais de 500 mil vidas perdidas durante a Pandemia da Covid-19. Marianna também usou blusa e máscara preta, simbolizando o sentimento de luto.

Setor de Bares e Restaurantes do RN tem horário de funcionamento estendido após novo decreto.

Novo decreto do Governo do Estado determina que o setor de Bares e Restaurantes no Rio Grande do Norte tenha o funcionamento estendido até às 23h, com 1h de tolerância, podendo fechar às 00h. A medida é válida a partir dessa quarta-feira (23) e segue até o dia 7 de julho.

“A retomada do setor de eventos é mais um componente que ajudará o setor de turismo e principalmente de bares e restaurantes a seguirem nessa retomada. No entanto, é fundamental não haver recrudescimento e por isso seguiremos orientando nossos associados para permanecerem alertas, mantendo todos os protocolos sanitários. Dessa forma, iremos colher os frutos desse momento de retomada da atividade o mais breve possível”, declara o presidente da Abrasel no Rio Grande do Norte, Paolo Passariello.

Copa América: Uruguai derrota Bolívia e avança para quartas.

O Uruguai garantiu a classificação para as quartas de final da Copa América após derrotar a Bolívia por 2 a 0, na noite desta quinta-feira (24) na Arena Pantanal, em Cuiabá. Com o triunfo, a Celeste Olímpica alcançou quatro pontos no Grupo A da competição.

Já para os bolivianos o revés complicou as chances de alcançar a classificação, permanecendo sem pontuar e dependendo do resultado da partida entre Chile e Paraguai, que acontece ainda nesta quinta a partir das 21h (horário de Brasília).

O triunfo uruguaio começou a ser construído na etapa inicial, quando, aos 39 minutos, Valverde tocou para Arrascaeta, que cruzou para a área, onde o zagueiro Quinteros marcou contra. Já aos 33 minutos do segundo tempo, Cavani bateu colocado para dar números finais ao confronto.

Na última rodada da fase de grupos da competição, o Uruguai enfrenta o Paraguai na próxima segunda-feira (28), dia no qual a Bolívia pega a Argentina.

Metade dos brasileiros considera governo Bolsonaro ruim ou péssimo, mostra pesquisa Ipec.

Metade do eleitorado brasileiro avalia negativamente o governo Jair Bolsonaro, e menos de um quarto se mostra satisfeito com ele, segundo pesquisa de opinião do instituto Ipec. Desde fevereiro, a parcela da população que considera a gestão ruim ou péssima teve aumento expressivo, de 39% para 49%. Já os que a consideram boa ou ótima diminuíram de 28% para 23%.

Além de pedir aos entrevistados que avaliassem o governo como um todo, o Ipec também perguntou se aprovam ou desaprovam a forma como Bolsonaro conduz o País e se confiam ou não no presidente. Os que desaprovam somavam 58% em fevereiro e passaram para 66% agora, enquanto o nível de desconfiança subiu de 61% para 68%. Apenas 30% aprovam o desempenho pessoal de Bolsonaro e confiam nele. 

O nível de insatisfação com o governo é maior entre as mulheres – 55% o consideram ruim ou péssimo, ante 44% dos homens. Entre as quatro diferentes faixas de renda, não há diferenças significativas na avaliação negativa, com no máximo dois pontos porcentuais acima ou abaixo dos 50% gerais.

Já o recorte regional mostra diferenças significativas. As maiores taxas de ruim ou péssimo estão no Nordeste e no Sudeste, que empatam nos 52%. O Norte e o Centro-Oeste têm 43% de insatisfeitos, e o Sul, 42%.

Entre evangélicos, o governo é considerado bom ou ótimo por 29%, e ruim ou péssimo por 42%. Os católicos, por sua vez, somam 22% e 50%, respectivamente.

Criado por ex-executivos do Ibope, o Ipec ouviu 2002 pessoas entre os dias 17 e 21 de junho, em 141 municípios brasileiros. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

Brasil registra 2.032 óbitos e 73 mil novos casos de Covid nas últimas 24h.

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta quinta-feira (24):

– O país registrou 2.032 óbitos nas últimas 24h, totalizando 509.141 mortes;

– Foram 73.602 novos casos de coronavírus registrados, no total 18.243.483 milhões pessoas já foram infectadas.

Senador José Serra é internado com covid-19 em São Paulo.

O senador José Serra (PSDB) foi internado no Hospital Sírio Libanês, no Centro de São Paulo, após ser diagnosticado com Covid-19 na terça-feira (22).

Em nota, a assessoria de imprensa do partido afirma que ele não apresenta nenhum sintoma da doença.

“Sua hospitalização é preventiva e para realização de exames, e garante também a segurança de familiares e pessoas próximas ainda não vacinadas”, afirma o comunicado.

Serra tem 79 anos e, segundo o Senado Federal, já recebeu duas doses da vacina contra o coronavírus em São Paulo.

O estado de São Paulo já registrou em junho mais casos de Covid-19 do que no pior momento da epidemia em abril. Foram 358.208 novas confirmações da doença até esta quarta-feira (23), contra 341.713 casos registrados de 1 a 23 de abril.

Pelo menos 250 policiais militares recusam vacina contra Covid no RN.

Pelo menos 250 policiais militares do Rio Grande do Norte se recusaram a tomar vacina contra a Covid-19, de acordo com o último levantamento da corporação.

Segundo a Polícia Militar, as recusas são por razões pessoais e os militares não podem ser punidos por isso. Somente até o início de maio, 49 policiais militares morreram com a Covid no estado.

A PM ainda contabiliza 121 militares que faltaram à vacinação “sem justificativa” e outros 1.504 sem nenhuma sinalização – pessoas que não se vacinaram ou que tomaram o imunizante e não informaram formalmente aos seus superiores.

De acordo com a corporação, 77% do efetivo recebeu pelo menos a primeira dose. O estado tem cerca de 8,5 mil policiais militares.

Ainda de acordo com a corporação, 52 policiais não tomaram a vacina por estarem com a Covid e 49 tiveram falta justificada à vacinação.

COB anuncia premiação em dinheiro a medalhistas de Tóquio 2020.

A busca dos atletas brasileiros pelo pódio em Tóquio 2020 a partir de 23 de julho ganhou um incentivo a mais do Comitê Olímpico  Brasileiro (COB). A entidade anunciou a premiação em dinheiro de todos os medalhistas, sejam das modalidades individuais ou por equipes.

“Quero anunciar, em primeira mão, a decisão da diretoria do Comitê Olímpico do Brasil para homenagear e reconhecer o trabalho de vocês atletas, principais protagonistas do Movimento Olímpico. Com esta ação, o COB reconhece o esforço, o comprometimento e a disciplina colocados em prática para a conquista de uma medalha olímpica. Essa premiação é oriunda de recursos privados do COB e é fundamentada em um dos nossos pilares: a meritocracia. Desejo a todos um excelente trabalho e tenham em mente, em primeiro lugar, a saúde de vocês”, disse Paulo Wanderley Teieira, presidente da entidade, durante encontro virtual realizado ontem (23) com integrantes da delegação brasileira. 

Os valores variam de R$ 100 mil a R$ 250 mil para para os medalhistas dos esportes individuais. Já nas modalidades coletivas, o montante da  premiação anunciada será dividido pelos integrantes: pode variar entre R$ 200 mil a R$ 500 mil para equipes com seis atletas, e vai de R$ 300 mil a R$ 750 mil para times com sete atletas. 

Os medalhistas recebem por cada conquista e podem acumular premiação. A entrega dos valores ocorrerá ainda este ano. Até o momento, o país tem 273 vagas confirmadas para os Jogos Olímpicos de Tóquio. A última delas foi confirmada nesta sexta-feira (24) com a convocação do tenista cearense Thiago Monteiro pela Federação Internacional de Tênis (ITF, sigla em inglês). O mineiro João Menezes já estava classificado para Tóquio.

Mãe de Fausto Silva morre uma semana depois de demissão do apresentador.

Mãe de Fausto Silva, Cordélia Moraes Corrêa Silva morreu aos 95 anos na madrugada desta quinta-feira 24. A perda na família aconteceu uma semana após a demissão do apresentador da Globo. A causa da morte não foi revelada.

A notícia da morte foi confirmada pela secretária do comunicador ao Notícias da TV. No início da tarde, Luciana Cardoso, mulher de Faustão, compartilhou uma homenagem para a sogra com uma sequência de fotos e uma legenda de despedida.

“Que linda história! Uma pessoa que transbordava amor, sempre com palavras doces e certeiras, deixando o mundo melhor. Ah, se todos tivessem a sorte de ter uma mulher dessa em suas vidas. Cordélia cumpriu sua missão de maneira plena, sendo uma mulher maravilhosa, professora dedicada, o melhor exemplo pros seus filhos, netos e nora. Seus frutos ficarão pra sempre em nossos corações. Obrigada por tudo, obrigada por tanto!”, escreveu Luciana.

Em novembro de 2020, Fausto Silva quebrou o protocolo no Domingão do Faustão e prestou uma homenagem à matriarca. Ele festejou o aniversário dela de 95 anos, falou sobre a vida de Cordélia e celebrou o fato de ela ter superado a Covid-19.

RN registra fila zerada de pacientes para leitos críticos Covid-19.

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid-19 conforme levantamento no fim da manhã desta quinta-feira(24). Por volta das 12h10, não havia paciente com perfil para leitos críticos na lista. Quanto aos leitos, foram registrados 112 leitos disponíveis.

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 72,5%.

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 72,5%, registrada no fim da manhã desta quinta-feira (24). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 496.

Até o momento desta publicação são 112 leitos críticos (UTI) disponíveis e 295 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 220 disponíveis e 201 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 66% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 88,9% e a Região Seridó tem 70%.

Barroso mantém decretos estaduais sobre medidas contra covid-19.

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou ontem quarta-feira (23) uma ação na qual a Advocacia-Geral da União (AGU) pedia a suspensão de medidas restritivas adotadas por três estados para conter a disseminação do novo coronavírus.

Em ação direta de inconstitucionalidade (ADI) aberta em maio, foram questionados decretos do Rio Grande do Norte, de Pernambuco e do Paraná. Entre outras medidas, as normas restringiram a circulação de pessoas e fecharam serviços considerados não essenciais.

Na petição inicial, assinada pelo advogado-geral da União, André Mendonça, e pelo presidente Jair Bolsonaro, o governo federal alegou que tais restrições seriam “excessivas e desproporcionais”, além de violarem liberdades fundamentais, como os direitos de locomoção e de desempenho de atividade econômica.

Ao analisar o caso como relator, Barroso entendeu que as medidas estaduais não são inconstitucionais, pois têm como objetivo garantir o direito prioritário à vida e à saúde. Para o ministro, os decretos têm “respaldo científico e destinam-se a um fim legítimo: conter o contágio, mortes e sobrecarga do sistema de saúde. Não há, assim, indício de irrazoabilidade ou desproporcionalidade”, escreveu.

Essa é a segunda ação contra decretos estaduais relacionados à pandemia. Em março, uma primeira ADI foi rejeitada pelo então relator, ministro Marco Aurélio Mello, por não ter sido assinada pelo advogado-geral da União à época, José Levi do Amaral. 

Banco do Brasil abre concurso para 4.480 vagas de escriturários.

O Banco do Brasil abriu concurso para o total de 4.480 vagas, sendo 2.240 imediatas e 2.240 para formação de cadastro de reserva, para todos os estados e o Distrito Federal. A seleção é para o cargo de escriturário, com os nomes de relacionamento de agente comercial e agente de tecnologia. A divisão das vagas é a seguinte:
  • 2 mil vagas para Escriturário – Agente Comercialmais 2 mil de cadastro reserva, para atuação nas unidades de negócios em todos os estados e no Distrito Federal;
  • 240 vagas de Escriturário – Agente de Tecnologia, e outras 240 para cadastro de reserva, com foco em Conhecimentos de TI, para vagas somente no Distrito Federal.

VEJA O EDITAL NO SITE DA CESGRANRIO

Petrobras doa 100 cilindros de oxigênio para o RN.

A Petrobras doou 100 cilindros de oxigênio para o estado do Rio Grande do Norte em uma iniciativa para contribuir no combate à Covid-19. Os cilindros serão utilizados para atendimento nos hospitais públicos com maiores demandas e foram entregues nesta quarta-feira (23), no Grupo Auxiliar de Patrimônio da Secretaria de Saúde do Estado do RN. 

“Na Petrobras, temos atuado integrando esforços com a sociedade civil, o poder público e a iniciativa privada com o intuito de agir com solidariedade neste momento tão difícil. Estamos empenhados em ajudar a sociedade brasileira contra os efeitos da pandemia”, afirma Olinta Cardoso, gerente executiva de Responsabilidade Social da Petrobras.

A secretária adjunta da Sesap, Maura Sobreira, explica a importância da doação para o enfrentamento da pandemia da covid 19 no estado. “Várias entidades, empresas e organizações se movimentaram para apoiar estados e municípios, e a Petrobras demonstra sua responsabilidade social com a doação dos 100 cilindros que estarão se somando aos já existentes nas regiões de Saúde para suporte aos municípios”. Os cilindros doados passarão a ser abastecidos pela Sesap e darão suporte aos municípios de forma regionalizada.

A secretária adiantou que a Petrobras fará a doação de uma mini usina de oxigênio, que chegará ao Rio Grande do Norte nos próximos dias e deverá ser instalada no Hospital João Machado.

Bolsonaro chega ao RN e provoca aglomeração; presidente não usava máscara.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) cumpre agenda no Rio Grande do Norte nesta quinta-feira (24). O avião presidencial pousou no Aeroporto de Mossoró por volta das 9h10. Essa é a segunda vez que Bolsonaro visita o estado, desde que foi eleito.

O presidente desembarcou do avião sem máscara e cumprimentou apoiadores que se aglomeraram em frente ao Aeroporto. Parte deles também não usava a proteção.

Os ministros Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional, e Fábio Faria, das Comunicações, que acompanham o presidente na visita, também estavam sem máscaras. 

O uso de máscara para prevenção à Covid-19 é obrigatório no Rio Grande do Norte desde maio de 2020. O decreto estadual, no entanto, não estabelece multa. Já o município de Mossoró informou que também segue os decretos estaduais.  

A comitiva embarcou em um helicóptero da Força Aérea para seguir a Jucurutu, também no Oeste potiguar. No município, o presidente vai visitar as obras da Barragem de Oiticica, que é de responsabilidade do governo do estado e tem apoio financeiro da União.

A estrutura deverá receber águas da transposição do Rio São Francisco e está com 90,8% das obras concluídas, segundo o governo federal. A obra teve licitação aberta em 2004, ordem de serviço assinada em 2013 e está orçada em R$ 657,2 milhões.

Ainda na agenda, o presidente deverá seguir para Pau dos Ferros, no Alto Oeste potiguar, onde participará da assinatura da ordem de serviço para construção do Ramal do Apodi.

Segundo o governo, o ramal vai levar as águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco a 54 municípios nos estados do Rio Grande do Norte (32), Paraíba (13) e Ceará (9), atendendo 750 mil pessoas. O investimento federal no empreendimento é de R$ 938,5 milhões.

Confiança do consumidor atinge maior índice desde novembro de 2020.

O Índice de Confiança do Consumidor, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), subiu 4,7 pontos de maio para junho deste ano. Com a alta, o indicador atingiu 80,9 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos, o maior valor desde novembro de 2020 (81,7 pontos).

O Índice de Situação Atual, que mede a confiança no presente, subiu 2,9 pontos e chegou a 71,6 pontos. O componente que mede a percepção dos consumidores em relação à situação econômica geral foi o que mais contribuiu para a alta.

Já o Índice de Expectativas, que mede a percepção dos consumidores sobre o futuro, cresceu 5,9 pontos e atingiu 88,3 pontos, com destaque para a alta do componente que registra o ímpeto de compras para os próximos meses.

“A confiança dos consumidores segue trajetória de recuperação pelo terceiro mês consecutivo. Pela primeira vez desde julho do ano passado, a intenção de compras de bens duráveis avança de forma mais expressiva, o que parece relacionado a um maior otimismo em relação ao mercado de trabalho nos próximos meses, ainda que existam diferenças entre as faixas de renda.”, disse a pesquisadora da FGV Viviane Seda Bittencourt.

Estados Unidos doam 3 milhões de doses da Janssen para o Brasil.

Os Estados Unidos doaram para o Brasil um lote de 3 milhões de doses da vacina da Janssen contra a covid-19. O carregamento será recebido na sexta-feira (25) pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e um representante da embaixada americana, no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).

Segundo informou o Ministério da Saúde no início da noite de hoje, o Brasil aplicou 90 milhões de doses de vacina contra a covid-19, com 65 milhões de adultos imunizados com a primeira dose. Segundo a pasta, o número representa 40% do público-alvo, composto por diversas faixas etárias acima de 18 anos.

Sorteio da Quina de São João será neste sábado.

As apostas do concurso especial da Quina de São João podem ser feitas até sábado (26). O sorteio do concurso 5.590 da Quina ocorrerá às 20h e a estimativa de prêmio é de R$ 190 milhões.

Segundo a Caixa, este será o maior prêmio já sorteado pela Quina. A Quina de São João de 2020 pagou R$ 152,5 milhões para cinco apostas. Naquele sorteio, todas as apostas vencedoras foram bolões. 

Nos concursos especiais da Caixa, o prêmio não acumula, como ocorre tradicionalmente. Se não houver acertadores dos cinco números, o prêmio principal será dividido entre os acertadores da segunda faixa (quadra) e assim por diante.

As apostas podem ser feitas em volantes específicos da Quina de São João, que estão disponíveis nas lotéricas, e no portal Loterias Caixa, onde é possível adquirir um combo especial do sorteio, com 15 apostas para o concurso 5.590, bem como mais seis combos contendo apostas de outras modalidades além do concurso especial.

Na quina, o apostador marca de 5 a 15 números entre os 80 disponíveis. Ganham prêmios quem acerta 2, 3, 4 ou 5 números. A aposta simples, com cinco números, custa R$ 2.

Onça traz pânico a moradores da pequena Santana de Caldas/MG.

“Cuidado com a onça”. Esse é o alerta emitido pelo Corpo de Bombeiros em Santana de Caldas, distrito de Caldas, no Sudeste de Minas Gerais, motivado pela presença de uma onça rondando as casas do lugarejo. Um morador conseguiu fazer a foto, o que aumentou ainda mais o pânico no local. 

Já havia denúncias sobre a aparição da onça, no entanto, se passaram alguns dias sem notícias do animal. Em alguns lugares, contudo, foram encontradas pegadas do felino.

Na tarde de ontem quarta-feira (23/6), um morador da zona rural de Santana de Caldas solicitou apoio de uma guarnição BM, relatando que uma onça havia subido em uma árvore próximo à casa dele.

Os bombeiros correram para o local e, ao chegar, encontraram o animal ainda em cima da árvore. Utilizando equipamentos como redes e cordas, a guarnição tentou fazer com que a onça descesse, mas de nada adiantou.

O local era próximo de uma mata, e buscando preservar tanto a saúde e integridade dos moradores quanto a do animal, os militares orientaram a família a se proteger na residência e aguardar que o animal retornasse à mata.

O homem que chamou os bombeiros foi orientado a acionar novamente o Corpo de Bombeiros, caso a onça saísse da árvore e continuasse nas proximidades. Ou se ela permanecesse na árvore por um período mais longo.