quarta-feira, junho 23, 2021

No RN, mais de 1 milhão de pessoas tinham alguma dificuldade de acesso à água antes da pandemia, aponta IBGE.

Um levantamento divulgado nesta quarta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que, antes da pandemia, 1,1 milhão de pessoas tinham alguma dificuldade de acesso à água tratada. Além disso, mostrou que pelo menos 45 mil potiguares viviam em domicílios com apenas um quarto com banheiro.

Os dados são de 2019 e foram coletados por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad). A partir deles, o IBGE construiu os Indicadores Sociais de Moradia no Contexto Pré-Pandemia de Covid-19.

De acordo com o estudo, 32,1% da população do RN moravam em casas ligadas a uma rede geral de abastecimento, mas sem acesso à água todos os dias. Essa é a terceira maior proporção entre todas as unidades da federação, ficando atrás do Acre e Pernambuco (47,9%).

Entre as regiões brasileiras, o Nordeste (24,8%) é a que mais possui a maior parte da população que possui acesso a uma rede geral, mas com “frequência de abastecimento inferior à diária”. Em segundo lugar, está a região Norte (6,6%). No Brasil (10,2%), 21,3 milhões enfrentam o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário