terça-feira, dezembro 24, 2019

Trens urbanos da Grande Natal/RN não funcionarão nesta quarta-feira.

O sistema de trens urbanos de Natal e Região Metropolitana não funcionará nesta quarta-feira, dia 25, feriado de Natal. A informação foi confirmada pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

De acordo com a companhia, na terça-feira (24), véspera de Natal, os veículos circularão normalmente, das 5h05 às 20h.

23/dez/2019 Prefeitura de Natal terá ponto facultativo nas vésperas dos feriados Por Robson Pires, em Notas O prefeito de Natal, Álvaro Dias, decretou ponto facultativo para o funcionalismo municipal nos próximos dias 24 e 31, vésperas de Natal e Ano Novo. O texto foi publicado no Diário Oficial desta segunda-eira, 23. O funcionamento das repartições públicas da Administração Municipal Direta, Indireta, Autárquica e Fundacional nestas datas ficará sob decisão dos dirigentes dos órgãos e entidades. Comente aqui! robsonpiresxerife@hotmail.com 23/dez/2019 Governo Federal extingue 27,5 mil cargos efetivos.

O governo federal extinguiu mais de 27.500 cargos efetivos do seu quadro de pessoal para organizar a estrutura de carreiras. Entre os cargos extintos pelo Decreto nº 10.185, publicado no Diário Oficial da União, estão o de mateiro, discotecário, técnico de móveis e esquadrias, locutor e seringueiro.

O Ministério da Economia informou que analisou cerca de 500 mil cargos para “identificar aqueles que não são mais condizentes com a realidade da atual força de trabalho federal”.

Deslizamento de barreira no Recife deixa sete mortos.

Um deslizamento de barreira na zona norte de Recife deixou sete mortos e três pessoas feridas. Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu por volta das 2h55 de hoje (24), na Rua Bela Vista, no Córrego do Morcego, no bairro de Dois Unidos.

Entre as vítimas encontradas mortas, estão duas crianças: Daffyne Agostinho da Silva, 8 anos, e Emanuel Henrique Junior, 2 meses.

Também morreram: Lucimar Alves da Silva, 50 anos, Emanuel Henrique, 25 anos; Erica Virgínia, 19 anos; Claudia Bezerra, 47 anos; e Lia dos Santos Oliveira, 45 anos.

“Foram enviadas ao local seis viaturas, sendo duas de busca e salvamento, uma de busca com os cachorros, uma de comando operacional e duas de resgate”, diz nota do Corpo de Bombeiros. 

A corporação afirmou também em nota que ainda não pode determinar as causas do acidente.

Escola Antônio Severiano da Câmara promove confraternização entre funcionários.


A Escola Municipal Antônio Severiano da Câmara, localizada no município de João Câmara/RN promoveu na última segunda-feira, 23 de dezembro, uma confraternização de encerramento do ano letivo de 2019 com professores, equipe administrativa e a equipe de apoio. Foi um momento de muita alegria e diversão, brincadeiras, amigo secreto entre os funcionários.

O Evento aconteceu no renomado DECKBAR no centro do município, teve como colaboradores todos os funcionários da instituição.

Para diretora da escola professora Sandra Ivanice o momento foi de muita felicidade juntamente com a toda equipe da escola, ficamos felizes em poder proporcionar esse momento de lazer a todos os funcionários, passamos um ano recheado de muito trabalho e alguns um pouco complicados, mas também tivemos muitos momentos de grandes aprendizagens e conquistas e bons relacionamentos, por isso que apostamos  no coletivo e o diálogo foi a base para um bom desempenho dos nossos trabalhos realizados durante todo ano letivo de 2019, destaca. Ela ressalta que iniciou o ano de 2019 juntos com garra e determinação, então é mas que justo encerrarmos todos unidos em forma de agradecimentos a todos pelo trabalho desenvolvido.

Alguns registros.

















 

Parque das Dunas e Cajueiro de Pirangi têm horários especiais no feriado.

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), órgão que administra o Parque das Dunas e o Cajueiro de Pirangi, divulgou o horário especial de funcionamento dos dois locais neste fim de ano. Confira:

Dia 24/12
Parque das Dunas – Aberto até as 12h (aberto para coopistas credenciados a partir das 4h30)
Cajueiro de Pirangi – Aberto o dia todo, das 7h30 às 17h30

Dia 25/12
Parque das Dunas – Fechado
Cajueiro de Pirangi – Fechado

Dia 31/12
Parque das Dunas – Aberto até as 12h (aberto para coopistas credenciados a partir das 4h30)
Cajueiro de Pirangi – Fechado

Capital paulista registra segundo maior volume de chuvas do ano.

A capital paulista teve volume de chuva de 101,6 milímetros (mm) em 24 horas, totalizada nesta manhã, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Essa foi a segunda maior precipitação do ano, perdendo apenas para o recorde de 123,6 mm, em 5 de julho, segundo dados do instituto.

Para o mês de dezembro, esse foi o maior volume de chuvas em 24 horas desde o ano de 2012, quando o volume atingiu 114,3 mm. O recorde absoluto da série histórica, iniciada em 1943, é de 151,8 mm em dezembro de 1988.

Pela estação automática do Mirante de Santana, o pico da chuva na zona norte ocorreu entre as 16h e 17h, com 67,6 mm no período de uma hora. Apesar das chuvas em quase toda a cidade, os volumes mais significativos foram registrados na zona norte. No fim da tarde, um homem morreu após a garagem subterrânea em que estava ser inundada, também na zona norte, no bairro de Santana.

Foram registradas também rajadas intensas de vento no mirante, que chegaram a quase 60 km/h. Segundo o Inmet, as condições meteorológicas severas de ontem (23), com chuvas fortes, rajadas de vento, alta incidência de descargas atmosféricas e volumes altos de precipitação foram resultados da passagem de uma frente fria pelo leste paulista que criou áreas de instabilidade.

O Inmet avalia ainda se houve um microburst - micro-explosão atmosférica -, que ocorre quando uma ou mais camadas de ar muito resfriado e úmido, em níveis superiores, despenca para a superfície, em uma espécie de “avalanche de ar”. A hipótese ainda não foi confirmada e depende de análises com mais dados.

Reforma da Previdência já foi aprovada em nove estados.

A proposta da emenda constitucional que permite estados, Distrito Federal e municípios adotarem regimes próprios de previdência social, com as mesmas regras da União, só começará a ser apreciada na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados após o recesso parlamentar.

A chamada PEC Paralela (PEC nº 133) foi aprovada em novembro no Senado Federal. O presidente da CCJ, deputado Felipe Francischini (PSL-PR), designou a si mesmo como relator para avaliar a constitucionalidade da medida. A expectativa de analistas ouvidos pela Agência Brasil é de que a PEC seja aprovada em fevereiro na CCJ, siga para análise e aprovação em comissão especial em março e abril, e finalmente vá para votação (em 1º turno) no Plenário em maio.

Governo proíbe enfermeiros de inserirem DIU em pacientes.

O Ministério da Saúde revogou norma que autorizava enfermeiros a fazerem o procedimento de inserção de Dispositivo Intrauterino e Contraceptivo (DIU) em pacientes na rede de atenção básica e de maternidades. A atividade passa a ficar restrita aos médicos.

A proibição foi assinada na última quarta-feira pelo diretor do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas do Ministério da Saúde, Maximiliano das Chagas Marques, e atende a pressões da classe médica.

A nota técnica agora revogada, que permitia aos enfermeiros fazerem o procedimento desde que fossem treinados para isso, é de 2018. Logo que foi publicada, a medida causou reações das entidades médicas, que apontavam a inserção do DIU no útero da mulher como ato privativo de médicos devido à formação e capacitação profissional.

Terceiro-vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Emmanuel Fortes afirmou que a norma agora revogada desrespeitava a Lei do Ato Médico, de 2013. “Ao revogar a autorização para que esse procedimento, que por lei é de competência exclusiva dos médicos, o Ministério impõe o respeito à hierarquia normativa na assistência. A tentativa de invasão de outros profissionais à medicina tem provocado diversos problemas à saúde dos brasileiros”, disse Fortes, em publicação oficial do CFM.

O Ministério da Saúde justificou em um parágrafo a revogação da permissão aos enfermeiros: “O Departamento tem se empenhado em avaliar conteúdos, materiais, manuais, entre outros instrumentos e ferramentas de indução e articulação das políticas públicas de saúde, de modo a garantir que disponham da maior atualização possível em relação à literatura tecno-científica, alinhamento com o arcabouço jurídico-normativo brasileiro, e centralidade nas necessidades do cidadão e da população.”

Desde que enfermeiros foram autorizados a fazer o procedimento, conselhos profissionais travam disputas até na Justiça. No início deste mês, o Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal) obteve vitória em ação civil pública na qual questionava a conduta de enfermeiros nos municípios de Penedo e Arapiraca que estavam inserindo DIU em pacientes. O juiz do caso afirmou, em sua sentença, que houve desrespeito à Lei do Ato Médico.

Segundo o magistrado, o ato de inserção do DIU se enquadra nos procedimentos apontados como privativos na lei, que estabelece, entre outras coisas, que só médicos podem fazer procedimentos caracterizados pela invasão dos orifícios naturais do corpo, atingindo órgãos internos. O DIU é colocado no interior do útero.

O Ministério da Saúde e o Conselho Federal de Enfermagem foram procurados, mas não responderam até a publicação deste texto.

Escola Antônio Severiano da Câmara realizou colação de grau.

A diretora Sandra fazendo abertura.

5º ANO "A".

5º ANO "B".
5º ANO "C".
A Escola Antônio Severiano da Câmara, localizada no município de João Câmara/RN, realizou na segunda-feira (23) a colação de grau com estudantes dos 5º anos "A", "B" e "C". 

“Parabenizo a todos os profissionais da escola que com muito zelo, carinho e dedicação realizaram a festa de formatura dos estudantes dos 5° anos. Foram momentos marcantes para todos que fazem parte da nossa instituição, bem como para os formandos que a todo tempo se demonstraram emocionados e felizes. Tudo isso vem mostrar que, enquanto gestão, encerramos o ano letivo com a certeza de dever cumprido. Aproveito para parabenizar professores, pais de alunos e, especialmente, aos formandos: que os caminhos trilhados sejam de sucesso”, disse a diretora Sandra Ivanice.

Alguns registros.














Assembleia Legislativa terá convocação extraordinária nos dias 26 e 27 de dezembro.

O Poder Legislativo do Rio Grande do Norte atenderá o pedido de convocação extraordinária feita pelo Governo do Estado através de documento protocolado na tarde de segunda-feira (23). A confirmação foi feita pelo presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), que publica a convocação para os próximos dias 26 e 27 de dezembro.

A mensagem 056/2019 trata da convocação extraordinária em virtude do recesso parlamentar com base no artigo 42 da constituição estadual para deliberar, a princípio, duas questões: o Projeto de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do RN (Proedi) e a segunda, que trata sobre a alteração da lei promulgada em 2006 sobre o Fundo de Desenvolvimento Comercial e Industrial (FDCI).

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte destaca que a atividade extraordinária atende a apreciação de projeto urgente do Executivo e de interesse público e não onera os poderes, visto que não há pagamento de diárias, nem de indenização pela atividade fora do período de sessões ordinárias.

A convocação será publicada nesta terça-feira (24) no Boletim Eletrônico da Assembleia Legislativa e pode ser lida no site al.rn.gov.br

BB: isenção no cheque especial vale para atuais e novos clientes.

O Banco do Brasil esclarece que a isenção de tarifas no cheque especial valerá para atuais e para os novos clientes. A resolução CMN 4765, de 27 de novembro de 2019, prevê que os bancos possam fazer esse tipo de cobrança para os novos contratos, a partir de 06 de janeiro. No caso dos atuais, a previsão de entrada em vigor da tarifa é a partir de 01 de junho de 2020.

O BB destaca ainda que, a partir da isenção, visa a fortalecer o relacionamento com seus clientes e aprimorar a experiência na utilização de seus produtos e serviços.

“A isenção da tarifa no cheque especial demonstra que proporcionar a melhor experiência para nossos clientes está no centro da nossa estratégia. A medida demonstra que buscamos cada vez mais aliar a oferta de produtos e serviços de qualidade, com a definição de preços e taxas ainda mais competitivos”, afirma em nota o presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes.

Emprego com carteira assinada no RN registra sétimo saldo positivo nos últimos doze meses.

O emprego com carteira assinada registrou, no mês de novembro, o sétimo saldo positivo dos últimos 12 meses no Rio Grande do Norte, com 1.690 vagas criadas. Na série histórica para meses de novembro, este é o maior o volume de postos de trabalhos abertos desde 2009, quando foram cridas 2.203 vagas.

De uma maneira geral, as contratações de mão de obra foram puxadas pelo Comércio (+1.128 vagas), como consequência do aumento das vendas no varejo de roupas, calçados, supermercados e material de construção, favorecidas pelos saques do FGTS e das ofertas do Black Friday. Os Serviços (+574) e a Indústria (+84) foram os demais setores com saldos positivos. Em contrapartida, Agropecuária (-89) e Administração Pública (-7) registraram balanços negativos.

Mais de 820 mil renegociaram R$ 4,5 bilhões em mutirão de bancos.

Mais de 820 mil pessoas participaram da Semana Nacional de Negociação e Orientação Financeira, informou o Banco Central (BC) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O volume renegociado foi de R$ 4,5 bilhões, volume foi 62% maior do que o registrado em uma semana padrão. Durante a semana, o desconto médio ficou em 65% e o prazo para pagamento da dívida em 58 parcelas.

Realizado entre os dias 2 e 6 de dezembro, foi o primeiro dos mutirões previstos no acordo entre o BC e a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), assinado em novembro. O BC e a Febraban ainda estão definindo a data da próxima Semana de Renegociação e Orientação Financeira.

Caixa inicia apostas exclusivas para Mega da Virada.

Finalizado o concurso 2219 da Mega-Sena, no sábado (21), todas as apostas passam a ser exclusivas para a Mega da Virada. O prêmio está estimado em mais de R$ 300 milhões e não acumula, ou seja, não havendo apostas premiadas com seis números, o prêmio será rateado entre os acertadores de cinco números – e assim sucessivamente.

Se apenas um ganhador acertar as seis dezenas da Mega-Sena e aplicar o prêmio estimado na Poupança da CAIXA, terá uma renda mensal de R$ 861,3 mil.

Ministra do STJ rejeita pedido da PGR e deixa solto Ricardo Coutinho.

A vice-presidente do STJ, Maria Thereza de Assis Moura, rejeitou um pedido da PGR para reverter a decisão que soltou Ricardo Coutinho e mandá-lo de volta para a cadeia.

Afirmou que, pelo regimento do STJ, não pode analisar recursos no plantão e que a decisão, portanto, caberá à relatora do caso na Corte, Laurita Vaz, que só volta do recesso em fevereiro.

Pelo menos até lá, também permanecerão soltos outras três pessoas investigadas na Operação Calvário, por suposta participação em esquema que desviou R$ 134 milhões.

“As atribuições do Presidente, ou de seu substituto, em razão de impedimento, durante o recesso do Tribunal, restringem-se à análise de pedidos de liminar e medidas urgentes. E a resposta jurisdicional foi dada, neste feito, pelo Ministro Napoleão Nunes Maia Filho”, despachou.

Prefeito é morto a tiros.

O prefeito de Granjeiro (CE), João Gregório Neto (PSD), conhecido como João do Povo, foi morto a tiros na manhã de terça-feira. Segundo testemunhas, um carro se aproximou do prefeito, e foram feitos pelo menos três disparos. Gregório Neto caminhava próximo à residência dele e foi atingido nas costas. Moradores tentaram socorre-lo, mas quando chegaram, o prefeito já estava morto. Ainda não se sabe o motivo do crime.

Em novembro de 2018, João Gregório foi alvo da Operação Bricolagem, da Polícia Federal, que investiga fraudes em licitações para construção de escolas. O prefeito é suspeito de movimentar cerca de R$ 26 milhões na conta de um parente beneficiário de aposentadoria rural, num período de dois anos

O valor movimentado na conta do parente foi quase R$ 10 milhões a mais que o orçamento de todo o município de Granjeiro, cidade com 4,5 mil habitantes. O prefeito sempre negou as acusações.

Governo assina convênios para investir mais R$ 41 milhões na segurança pública.

A segurança pública continua sendo prioridade do Governo do RN. Nestes dias 23 e 24 foram pactuados e assinados convênios no montante de R$ 41,9 milhões destinados a equipamentos e valorização profissional do sistema de segurança pública do Estado composto pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social – Sesed, Polícia Militar, Polícia Civil, Instituto Técnico e Científico de Perícia – Itep e Corpo de Bombeiros Militar.

Os recursos já estão empenhados no orçamento da Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), no valor exato de R$ 41.977.146,67.

Os convênios são resultado de emendas da bancada federal, deputados e senadores, ao Orçamento Geral da União apresentadas no exercício de 2018. A governadora Fátima Bezerra explica que “esses recursos são de emenda de bancada de 2018 para o orçamento de 2019, ainda da minha época enquanto senadora, quando articulei junto à bancada federal do Rio Grande do Norte. Agora é a concretização dos convênios assinados”.

domingo, dezembro 22, 2019

Reino Unido questiona controle de mercado de Google e Facebook.

Um relatório da Autoridade de Competição e Mercados do Reino Unido (CMA, na sigla em inglês) apontou abusos de poder de mercado e práticas anticompetitivas do Google e do Facebook no país, o que traria obstáculos a concorrentes e prejuízos ao direito de escolha dos cidadãos, bem como à inovação.

A análise teve como foco a atuação das duas plataformas no país, mas levanta elementos para pensar os mercados digitais em outras nações, haja vista a força das duas companhias. É também o caso do Brasil, onde o Google domina mais de 90% do segmento de mecanismos de busca e conta com mais de 100 milhões de usuários em sua plataforma de vídeo, o YouTube.

Já o Facebook tem mais de 136 milhões de usuários aqui. O WhatsApp, mensageiro também de propriedade da empresa, é usado por mais de 130 milhões e, segundo pesquisa da Câmara e do Senado, é o principal meio de informação dos brasileiros. Além das duas aplicações, a firma também tem o Instagram, rede social em crescimento no país.

Segundo a análise da autoridade britânica, o Google domina 90% do mercado de publicidade em buscas, que totalizou 6,4 bilhões de libras em 2018. Já o Facebook controla 50% do segmento de anúncios em display (inserções em mensagens, como imagens e vídeos), que somou 5 bilhões de libras. A publicidade digital movimenta no total 13 bilhões de libras no país.

Na avaliação dos autores do relatório, esse poder de mercado e as práticas das duas companhias geram três tipos de problemas. O primeiro é dificultar o surgimento de novos concorrentes, o que pode retardar o movimento de inovação. Elas se beneficiam do que os autores e estudiosos do tema chamam de “efeito de rede”, dinâmica pela qual quanto mais pessoas fazem parte de um serviço mais atrativo ele se torna aos usuários.

Outro aspecto é a lógica de economias de escala, na qual os preços caem a medida que a base de usuários aumenta. Com a combinação dessas duas características, “pode ser extremamente difícil que novos concorrentes consigam desafiar as empresas de forma eficaz”, ressalta o estudo.

Incêndio em Las Vegas mata seis pessoas e fere 13.

Seis pessoas morreram e 13 ficaram feridas num dos piores incêndios deste ano em Las Vegas, nos Estados Unidos. O fogo começou durante a madrugada no primeiro andar de um prédio de habitação, que serve também de hotel.

Vários residentes tentaram escapar das chamas através das janelas, saltando para o exterior, entre elas uma mulher grávida, que se encontra em estado crítico.

Os bombeiros tiveram de socorrer vários moradores que se encontravam pendurados e prestes a saltar. A origem do incêndio parece ser acidental.

Chuvas causam a morte de pelo menos seis pessoas na Europa.

Pelo menos seis pessoas morreram na Espanha na sequência do mau tempo que atinge nas últimas horas a Europa Ocidental, havendo ainda um homem desaparecido na França.

Uma mulher sul-coreana de 32 anos morreu hoje (22) num hospital em Madri depois de ter sido gravemente atingida por destroços caídos de um edifício público na Calle Alcalá, na capital espanhola. Segundo o governo de Madrid, o prédio tinha as inspeções técnicas em dia.

Também hoje um homem morreu quando o veículo que conduzia em Huéscar, Granada, foi arrastado por uma corrente de água das chuvas.

Na sexta-feira morreu um holandês de 68 anos quando praticava windsurf, em Huelva, segundo as autoridades locais, que descobriram o corpo na praia.

Já na quinta-feira, as autoridades espanholas confirmaram que um homem que tinha morrido na localidade de Puenxo, nas Astúrias, e outra vítima fatal foi registrada, no mesmo dia, em Santiago de Compostela (Galiza).

Em Portugal, o mau tempo já causou, desde quarta-feira, dois mortos, um desaparecido e deixou 144 pessoas desalojadas, registrando-se 9.500 ocorrências.

O mau tempo provocou inundações, cortes de estradas e de linhas ferroviárias e quedas de árvores na Europa ocidental. Na Espanha, várias escolas suspenderam as aulas.

Papa Francisco diz que Igreja está atrasada e pede reformas.

A Igreja está 200 anos atrasada, afirmou no Vaticano o papa Francisco.

Na mensagem de Natal aos cardeais e membros da Cúria romana, o chefe da Igreja Católica defendeu a necessidade de "mudar a mentalidade pastoral".

Francisco apelou ainda à realização de reformas e alertou para os perigos da "rigidez" dos membros da Igreja perante aos desafios atuais.

No 1º dia da Operação Rodovida PRF autua 33 pessoas por dirigir sob efeito de álcool em Natal/RN.

Durante uma grande blitz da PRF, 33 condutores foram autuados por dirigir sob efeito de álcool no primeiro dia da Operação RODOVIDA. A ação foi realizada entra a noite de sexta-feira (20) e a madrugada de sábado (21), na BR-101 sul, em frente ao Natal Shopping, em NATAL. Dos motoristas autuados, três foram presos por embriaguez ao volante.

Além das multas, 13 veículos foram recolhidos por motivos diversos.

Na operação, 413 pessoas foram fiscalizadas e 350 testes de bafômetro realizados, o que dá uma média de um condutor dirigindo sob efeito de álcool a cada 10 testes.

Ação contou com o importante apoio da Polícia Civil, que instalou uma delegacia móvel para agilizar os procedimentos de flagrantes. Durante a fiscalização, um veículo UP com três ocupantes, furou o bloqueio policial, mas foi alcançado e o motorista autuado.

Em uma ação simultânea, a Polícia Rodoviária Estadual realizou o mesmo tipo de operação, na Av. Engº Roberto Freire, onde foram autuados 19 condutores, dos quais dois sob efeito de bebida alcoólica.

China pode permitir permanência de norte-coreanos no país.

A China pode permitir que norte-coreanos continuem trabalhando no país mesmo com o prazo estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para enviá-los de volta encerrado neste domingo (22).

Um relatório elaborado pelo governo americano  mostrou que 100 mil norte-coreanos estão trabalhando na China, na Rússia e em outras partes do mundo. O documento também informa que o governo norte-coreano obteve centenas de milhões de dólares por ano através de seus cidadãos que trabalham no exterior.

O Conselho de Segurança da ONU aprovou uma resolução de sanções em 2017 contra a Coreia do Norte para restringir o fluxo de fundos para os programas nuclear e de mísseis balísticos da nação. A resolução exige que países membros da ONU repatriem todos os trabalhadores norte-coreanos até este domingo.

Entretanto, na semana passada, foi descoberto que centenas de norte-coreanos estavam trabalhando em uma fábrica têxtil de Liaoning, província do nordeste chinês que faz fronteira com a Coreia do Norte. Os dois países são aliados.

A chancelaria da China indicou que iria repatriar trabalhadores norte-coreanos, cumprindo a resolução da ONU. Contudo, a realidade mostra que Pequim aparenta tolerar a obtenção de divisas estrangeiras por Pyongyang, através de trabalhadores do país no exterior.

Verão começa com calor, nebulosidade e chuvas isoladas.

O verão começou neste domingo (22/12) trazendo calor e nebulosidade. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de um céu parcialmente nublado a nublado, com possibilidades de chuvas isoladas em alguns municípios potiguares.

Com novo estudo, cientistas avançam em vacina contra o zika vírus.

Um dos maiores problemas desencadeados pelo zika é a microcefalia — a má-formação do cérebro em bebês. Para evitar que ela ocorra, pesquisadores dos Estados Unidos desenvolvem uma vacina destinada a gestantes.

A fórmula foi testada em macacos e mostrou resultados extremamente positivos: reduziu a quantidade de vírus no organismo das cobaias. Os dados foram apresentados na última edição da revista Science Translational Medicine.

O estudo americano é um desdobramento de pesquisas em que os investigadores testaram a mesma vacina também em primatas. Os resultados positivos serviram como incentivo para analisar o efeito da fórmula durante a gravidez.

“A infecção pelo vírus zika em mulheres grávidas está associada a um alto risco de efeitos fetais adversos, incluindo morte fetal, microcefalia e outras anormalidades, coletivamente denominados síndrome congênita do zika. Nenhuma vacina aprovada ainda está disponível”, detalha Koen K. Van Rompay, pesquisador da Universidade da Califórnia e um dos autores do estudo.

Ministro do STJ determina libertação imediata de ex-governador da PB.

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Napoleão Nunes Maia Filho determinou que Ricardo Coutinho, ex-governador da Paraíba, seja libertado imediatamente. A decisão foi homologada na tarde de sábado (21). Coutinho é investigado por corrupção, lavagem de dinheiro e fraude a licitações públicas.

O político havia sido preso na quinta-feira (19), durante uma sub-fase da Operação Calvário, chamada de Juízo Final. A operação investiga o desvio de R$ 134,2 milhões em verbas públicas de saúde.

O irmão de Ricardo Coutinho, Coriolano Coutinho, acusado de ser o receptor das propinas e integrante da quadrilha que realizava os desvios, também cumpre prisão preventiva desde ontem (20), em ordem expedida pela juíza Laurita Vaz, do STJ.

A liminar que determina a soltura do ex-governador da Penitenciária de Mangabeira, em João Pessoa (PB), foi expedida após a publicação de um parecer da Procuradoria-Geral da República, que pedia a manutenção da prisão preventiva de Coutinho. Segundo o argumento da PGR, Ricardo Coutinho tem atuação “fortíssima” no comando da quadrilha, e continua na liderança do grupo.

Brasileiros desenvolvem tecnologia de reconstrução craniana.

Pesquisadores de oito instituições federais, estaduais e municipais desenvolveram uma tecnologia de reconstrução craniana, que poderá atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o pesquisador da Fiocruz e neurofisiologista Renato Rozental, coordenador da equipe multidisciplinar, foi desenvolvida uma prótese para reconstrução de defeitos ósseos extensos da calota craniana.

O pesquisador disse que um paciente fica, às vezes, sete ou oito anos esperando por uma solução, porque as possibilidades que existem no mercado são muito caras, com uma prótese de titânio chegando a R$ 200 mil. Esse valor envolve somente a malha de titânio, disse. “É inviável”.

A solução que o grupo liderado por Renato Rozental desenvolveu é 20 vezes mais barata, ou seja, tem custo em torno de R$ 10 mil. O pesquisador salientou que esse preço é sem escalonar. “Quando nós escalonarmos o processo, vai ficar ainda mais barato e, além disso, tão eficaz ou mais do que o titânio”.

Rozental esclareceu que uma vez que o paciente tenha uma janela, um buraco ou uma ferida óssea no crânio, este fica fragilizado. Se colocar uma malha de titânio e a cabeça do paciente sofrer novo impacto, o crânio que já está fragilizado pode rachar. Já a prótese apresentada pelo grupo liderado pela Fiocruz foi desenvolvida de tal forma que, se houver um outro impacto, o que vai fragmentar é a prótese e não o crânio da pessoa.

Passagens aéreas aumentam 15,63%.

As passagens aéreas subiram 15,63% em dezembro, depois de os preços já terem aumentado 4,44% em novembro, dentro do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As tarifas aéreas contribuíram com 0,07 ponto porcentual para a taxa de 1,05% do IPCA-15 de dezembro.

O item também teve a maior influência sobre o avanço de 0,90% nos custos das famílias com Transportes no mês, que contribuiu com 0,16 ponto porcentual para a inflação.

Assembleia Legislativa entra em recesso parlamentar.

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte terá recesso administrativo entre os dias 23 de dezembro e 3 de fevereiro de 2020, de acordo com o Regimento Interno da Casa. Os serviços administrativos continuam funcionando normalmente até 15h. Neste período, as sessões ordinárias, audiências públicas e comissões parlamentares ficam suspensas.

A última sessão ordinária da Casa foi marcada pela votação e aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2020. A proposta estima receita total de R$ 12,838 bilhões no orçamento fiscal e de R$ 1,95 bilhão no orçamento da seguridade social. Ao todo, 458 emendas individuais foram encartadas e, na votação, os parlamentares tiveram acordo sobre quase todo o conteúdo da proposta, incluindo em um novo limite de remanejamento para Poder Executivo e restabelecimento do valor integral destinado à propaganda institucional do Governo. As emendas de comissão encartadas à proposta foram rejeitadas.

Assembleia Legislativa entra em recesso parlamentar.

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte terá recesso administrativo entre os dias 23 de dezembro e 3 de fevereiro de 2020, de acordo com o Regimento Interno da Casa. Os serviços administrativos continuam funcionando normalmente até 15h. Neste período, as sessões ordinárias, audiências públicas e comissões parlamentares ficam suspensas.

A última sessão ordinária da Casa foi marcada pela votação e aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2020. A proposta estima receita total de R$ 12,838 bilhões no orçamento fiscal e de R$ 1,95 bilhão no orçamento da seguridade social. Ao todo, 458 emendas individuais foram encartadas e, na votação, os parlamentares tiveram acordo sobre quase todo o conteúdo da proposta, incluindo em um novo limite de remanejamento para Poder Executivo e restabelecimento do valor integral destinado à propaganda institucional do Governo. As emendas de comissão encartadas à proposta foram rejeitadas.

Operação na zona norte do Rio tem quatro mortos e um PM ferido.

Uma ação da Polícia Militar realizada no sábado (21) na comunidade do Urubu, na zona norte do Rio de Janeiro, terminou com quatro mortes e um policial militar ferido por estilhaços de uma granada. O agente de segurança pública foi atendido no Hospital Municipal Salgado Filho e transferido para o Hospital Central da Polícia Militar, de onde já recebeu alta.

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar, equipes que patrulhavam uma região de mata da comunidade foram atacadas e houve confronto. Ainda de acordo com o relato da corporação, após o tiroteio policiais encontraram quatro feridos. Eles foram levados para o Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier.

Como os quatro morreram, o caso foi registrado na Delegacia de Homicídios da Capital. A Polícia Civil informou que abriu inquérito para apurar as mortes, e comunicou que os homens ainda não haviam sido identificados. Ainda segundo a Polícia Civil, as mortes ocorreram dentro do Morro do Urubu.

O caso foi registrado como "morte por intervenção de agente do Estado" e "tentativa de homicídio em face de agente de segurança pública".

Governo adia lançamento de novo programa habitacional para 1º semestre de 2020.

O “Novo Minha Casa Minha Vida” foi adiado para 2020, o projeto está passando por uma releitura por parte do governo federal.

“Vai ser uma nova forma de resolver um problema que o governo entende que existe, não fechamos os olhos para essa realidade”, afirma o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto.

Jogos de azar sobem 36,99% e geram o segundo maior impacto no IPCA-15.

O reajuste nos jogos de loteria teve o segundo maior impacto sobre a inflação de dezembro medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os jogos de azar aumentaram 36,99%, segundo maior impacto individual no mês, o equivalente a uma contribuição de 0,16 ponto porcentual, atrás apenas das carnes.

O avanço fez o grupo Despesas Pessoais ter uma elevação de 1,74% em dezembro, uma influência de 0,19 ponto porcentual para a taxa de 1,05% do IPCA-15 do mês.

Na direção oposta, o grupo Artigos de Residência teve redução de 0,84% em dezembro, influenciada pelo recuo nos preços dos itens de TV, som e informática (-2,09%) e mobiliário (-1,16%).

Trinta cidades ficam sem água no RN.

A Adutora Monsenhor Expedito vai passar por um serviço manutenção preventiva neste domingo (22), e por isso haverá suspensão no fornecimento de água no período de 5h da manhã às 18h.

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) vai fazer a substituição de peças do sistema, a fim de evitar a ocorrência de vazamentos futuros na tubulação.

A adutora é responsável pelo abastecimento de 30 cidades da região. Logo que o serviço for concluído, o sistema será religado. No entanto, o prazo para que o fornecimento esteja totalmente normalizado é de 48 horas, quando a rede estará completamente pressurizada.

As cidades afetadas são Rui Barbosa, São Pedro, São Tomé, São Paulo do Potengi, Japi, Coronel Ezequiel, Jaçanã, São Bento do Trairi, Lajes Pintadas, São José de Campestre, Serrinha, Sítio Novo, Boa Saúde, Serra Caiada, Lagoa de Velhos, Barcelona, Bom Jesus, Lagoa Salgada, Lagoa de Pedras, Tangará, Santa Cruz, Monte das Gameleiras, Serra de São Bento, Passa e Fica, Lagoa D`anta, Monte Alegre, Ielmo Marinho, Santa Maria, Senador Eloi de Souza e Campo Redondo.

Após quatro semanas, praias da Grande Natal estão próprias para banho.

Depois de quatro semanas, todas as praias monitoradas pelo programa Água Azul voltaram a ficar próprias para banho, segundo o Boletim da Balneabilidade das praias do RN.

O levantamento é baseado na quantidade de coliformes fecais encontrados nas águas (Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA). Foram coletadas, analisadas e classificadas amostras de água em 33 pontos nas praias potiguares, distribuídas na faixa costeira situada entre os municípios de Nísia Floresta e Extremoz, a fim de classificar e informar aos banhistas quais as condições das praias monitoradas.

Aplicativo da ANP aponta preço e qualidade dos combustíveis.

O aplicativo “ANP no posto” estará disponível para baixar gratuitamente nas lojas Play Store e App Store em 1º. de janeiro de 2020. Lançado em caráter experimental, mostrará os preços e a qualidade de combustíveis comercializados pelos postos.

Com base na sua localização, os consumidores terão acesso aos postos próximos, aos preços por eles praticados e às informações de qualidade disponíveis. O aplicativo terá atualização semanal logo após o lançamento, que passará a ser diária a partir de 20 de janeiro.

Indústria de cimentos vai reaproveitar óleo que poluiu praias no RN.

O óleo de origem misteriosa que sujou as praias do Rio Grande do Norte e todo o litoral do Nordeste e parte do Rio de Janeiro e Espírito Santo, será reaproveitado pela Fábrica de Cimentos Mizu.

A iniciativa faz parte do processo de articulação feito pelo Comando Unificado de Incidentes do RN, por meio da parceria firmada entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema e a Fábrica para tratar da destinação, especificamente o aproveitamento do resíduo para o setor cimenteiro.

O Grupo de Avaliação e Acompanhamento (GAA) iniciou nesta sexta-feira (20), a remoção dos resíduos coletados nas praias atingidas pelo derramamento de óleo no litoral do Nordeste. Em novembro, o diretor geral do Idema, Leon Aguiar, esteve no local para visitar as instalações e analisar a possibilidade da empresa recepcionar o material.

Mega-Sena acumula e deve pagar R$ 300 milhões no dia 31.

Ninguém acertou os seis números do concurso da Mega-Sena deste sábado (21). As dezenas sorteadas são 08, 28, 36, 45, 57, e 59.

A estimativa de prêmio para o próximo concurso é de R$ 300 milhões na Mega da Virada, no dia 31 próximo. As informações são do site da Caixa Econômica Federal.