Um relatório da Autoridade de Competição e Mercados do Reino Unido
(CMA, na sigla em inglês) apontou abusos de poder de mercado e práticas
anticompetitivas do Google e do Facebook no país, o que traria
obstáculos a concorrentes e prejuízos ao direito de escolha dos
cidadãos, bem como à inovação.
A análise teve como foco a atuação das duas plataformas no país, mas
levanta elementos para pensar os mercados digitais em outras nações,
haja vista a força das duas companhias. É também o caso do Brasil, onde o
Google domina mais de 90% do segmento de mecanismos de busca e conta
com mais de 100 milhões de usuários em sua plataforma de vídeo, o
YouTube.
Já o Facebook tem mais de 136 milhões de usuários aqui. O WhatsApp,
mensageiro também de propriedade da empresa, é usado por mais de 130
milhões e, segundo pesquisa da Câmara e do Senado, é o principal meio de
informação dos brasileiros. Além das duas aplicações, a firma também
tem o Instagram, rede social em crescimento no país.
Segundo a análise da autoridade britânica, o Google domina 90% do
mercado de publicidade em buscas, que totalizou 6,4 bilhões de libras em
2018. Já o Facebook controla 50% do segmento de anúncios em display
(inserções em mensagens, como imagens e vídeos), que somou 5 bilhões de
libras. A publicidade digital movimenta no total 13 bilhões de libras
no país.
Na avaliação dos autores do relatório, esse poder de mercado e as
práticas das duas companhias geram três tipos de problemas. O primeiro é
dificultar o surgimento de novos concorrentes, o que pode retardar o
movimento de inovação. Elas se beneficiam do que os autores e estudiosos
do tema chamam de “efeito de rede”, dinâmica pela qual quanto mais
pessoas fazem parte de um serviço mais atrativo ele se torna aos
usuários.
Outro aspecto é a lógica de economias de escala, na qual os preços
caem a medida que a base de usuários aumenta. Com a combinação dessas
duas características, “pode ser extremamente difícil que novos
concorrentes consigam desafiar as empresas de forma eficaz”, ressalta o
estudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário