sábado, abril 22, 2017

Morador encontra tamanduá na porta de apartamento em São Cristóvão/SE.

Uma tamanduá fêmea foi encontrada na porta do um apartamento no início da manhã deste sábado (22) em São Cristóvão (SE). O morador disse que estava saindo de casa para levar a esposa para o trabalho quando abriu a porta e se deparou com o animal. Isso aconteceu por volta das 5h em um condomínio no Conjunto Eduardo Gomes.

Depois do susto, Douglas Nascimento conseguiu pegar a tamanduá e colocou em uma caixa de papelão. Ele acionou o Pelotão de Polícia Ambiental da Polícia Militar, que recolheu a tamanduá para depois devolvê-la à natureza.

Há cinco anos morando no local, essa foi a primeira vez que Douglas encontrou um animal silvestre em casa. A suspeita é que a tamanduá tenha saído de uma região de mata próximo ao condomínio.

Marido tem crise de ciúme e espanca mulher ao vê-la de cabelo pintado e maquiada: ‘afundou a face’, diz polícia.

Uma mulher de 49 anos foi agredida pelo marido, de 38, porque pintou o cabelo de preto, passou maquiagem e resolveu tratar os dentes, o que provocou ciúme no companheiro, confirmou a Polícia Civil em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. Ainda segundo a polícia, a mulher teve afundamento de face e vai precisar passar por cirurgia.

O crime aconteceu no bairro do Cônego na madrugada desta terça-feira (18). A Polícia Militar foi acionada pelos vizinhos no momento da agressão, mas o suspeito fugiu, segundo a Polícia da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), do município. A vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada para o Hospital Municipal Raul Sertã.

A delegada Danielle de Barros explicou que, no momento da agressão, a mulher começou a gritar por socorro e conseguiu fugir do marido pela janela de casa, com a ajuda dos vizinhos, que também chamaram os bombeiros.

Já no hospital, a vítima foi ouvida pelos policiais e revelou que o marido estava com ciúme e por isso a agrediu. Ela contou ainda que ele estava armado com uma faca. Questionado, o Hospital Raul Sertã não deu informações ao G1 sobre a vítima, mas segundo a Polícia Civil, a mulher foi liberada da unidade na quarta-feira (19). Após a denúncia, uma medida protetiva contra o suspeito foi expedida na quarta-feira (19). O caso é investigado pela Deam.

Palmeiras Palmeiras vence por 1 a 0 com gol de Felipe Melo, mas Ponte está na final.

A Ponte Preta está na final do Paulistão. Depois de vencer o jogo de ida, em Campinas, por 3 a 0, a Macaca segurou a pressão do Palmeiras em sua arena na noite deste sábado, na partida de volta da semifinal do estadual, perdeu só por 1 a 0 e assegurou vaga na decisão depois de nove anos – foi vice-campeã em 2008. No duelo de ataque contra defesa em que se transformou esse encontro, prevaleceu a disciplina tática de quem entrou em campo com três gols na bagagem.
 
Do lado do Palmeiras, que viu sua torcida lotar o estádio, a lamentação por um pênalti não marcado de Fernando Bob em Jean, aos 37 do primeiro tempo. Talvez a história pudesse ter sido outra. Mas da mesma forma, a Macaca tem um lance igual para reclamar do primeiro jogo, de Fernando Prass em cima de William Pottker. O jogo já estava 3 a 0 e o árbitro não assinalou a falta dentro da área. Houve ainda mais uma reclamação do Verdão no segundo tempo. De pênalti de Lins em Dudu.

União para provar que Cabral chegou primeiro ao Rio Grande do Norte.

Onde o Brasil foi descoberto? A resposta está na ponta da língua de todo mundo: Porto Seguro, na Bahia, em 22 de abril de 1500. Mas você está certo disso? Esta é a questão que a Secretaria do Turismo do Rio Grande do Norte, com participação de professores e pesquisadores locais, quer estimular para reescrever os livros de História e atrair mais turistas para a bela região de São Miguel do Gostoso, no litoral potiguar, por onde Pedro Álvares Cabral teria passado.

A programação da Secretaria do Turismo incluía um seminário para debater o assunto e trazer mais luz sobre a tese nas comemorações deste 22 de abril, mas a escassez de verba adiou o evento para o segundo semestre. O jeito foi se contentar, por enquanto, com uma mesa de debate durante recente feira de turismo.

— É difícil provar o óbvio. No debate, concluiu-se que até a história começa errada no Brasil. Queremos construir algo na Praia do Marco. O verdadeiro local do descobrimento é aqui. Estamos terminando um plano de marketing que diz: ‘Rio Grande do Norte: o Brasil começa aqui’ — diz o secretário do Turismo, Ruy Pereira Gaspar.

Veja matéria completa do O Globo AQUI

Prazo para enviar declaração do Imposto de Renda acaba dia 28.

O contribuinte que ganhou mais de R$ 2.196 por mês no ano passado, incluindo o décimo terceiro salário, tem mais uma semana para acertar as contas com Leão. Acaba no próximo dia 28 o prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física.

Segundo o balanço mais recente divulgado pela Receita Federal, pouco mais da metade dos contribuintes haviam cumprido a obrigação com o Fisco. Um total de 14.585.859 declarações haviam sido recebidas até as 17h de ontem (20). O número equivale a 51,5% do total de 28,3 milhões de documentos esperados.

O prazo de entrega começou em 2 de março e vai até as 23h59 da próxima sexta-feira (28). O programa gerador da declaração está disponível no site da Receita Federal. A declaração do Imposto de Renda é obrigatória para quem recebeu rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 no ano passado.

Lei que institui Dia Nacional do Perdão é sancionada

A partir deste ano, 30 de agosto será lembrado como o Dia Nacional do Perdão. A lei que institui a data foi sancionada nesta quarta-feira (19) pelo presidente Michel Temer e publicada hoje (20) no Diário Oficial da União.

O projeto de lei foi aprovado em abril de 2015 na Câmara dos Deputados e no último dia 28 nos Senado Federal. A deputada Keiko Ota (PSB-SP), autora do texto, escolheu a data em alusão ao dia da morte de seu filho, Ives Ota, sequestrado e assassinato aos 8 anos.

Na justificativa para o PLC 31/2015, Keiko afirma que o objetivo é propor uma reflexão sobre o tema, além de ressaltar a luta de diversos movimentos sociais e parentes por justiça. Ela e o marido, Masataka Ota, fundaram, em 1997, o Movimento Paz e Justiça Ives Ota.

“Lembro a memória de meu filho, Ives Ota, sequestrado e assassinado brutalmente aos 8 anos. Eu e meu marido, Masataka Ota, perdoamos aqueles que causaram esse mal à minha família”, destacou a deputada.

Ives Ota foi sequestrado em casa, na zona leste de São Paulo, em agosto de 1997. Por ter reconhecido um dos homens, que era policial militar e fazia bico como segurança em uma loja da família, o garoto foi morto na madrugada do dia seguinte. Mesmo depois da execução, o grupo continuou negociando o resgate. Os três envolvidos no caso foram condenados. Com informações da Agência Brasil.

STF começa a julgar se transexual pode mudar registro civil.

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar, há pouco, o processo em que deve ser decidido se transexuais podem alterar o nome no registro civil sem a realização de cirurgia de mudança de sexo. Atualmente, a alteração nos documentos oficiais, como carteira de identidade, não é permitida porque não está prevista na legislação.

Os ministros decidiram que a sessão de hoje terá somente a leitura do relatório do ministro Dias Toffoli e para as manifestações orais dos advogados. Em seguida, a sessão será suspensa para que o processo seja julgado em conjunto com outras ações que tratam do mesmo tema. Ainda não há data prevista para a retomada.

Está na pauta de julgamento um recurso contra decisão da Justiça do Rio Grande do Sul, que negou autorização para que um cartório local aceitasse a inclusão do nome social como verdadeira identificação civil. Os magistrados entenderam que deve prevalecer o princípio da veracidade nos registros públicos.

Ao recorrer ao Supremo, a defesa do transexual alegou que a proibição de alteração do registro civil viola a Constituição, que garante a “promoção do bem de todos, sem preconceitos de sexo e quaisquer outras formas de discriminação”.

“Vislumbrar no transexual uma pessoa incapaz de decidir sobre a própria sexualidade somente porque não faz parte do grupo hegemônico de pessoas para as quais a genitália corresponde à exteriorização do gênero vai frontalmente contra o princípio de dignidade humana”, argumentou a defesa.

Atualmente, transexuais podem adotar o nome social em identificações não oficiais, como crachás e formulários de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A administração pública federal também autoriza o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis e transexuais desde abril do ano passado.

O nome social é escolhido por travestis e transexuais de acordo com o gênero com o qual se identificam, independentemente do nome que consta no registro de nascimento.

Operação Tiradentes: PM realiza mais de 7 mil abordagens.

A Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte desencadeou 24 horas de operação intensificada em todas as regiões do Estado. A Operação Tiradentes foi idealizada em âmbito nacional pelo Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, cujas instituições contam com um efetivo de mais de 600 mil policiais e bombeiros militares.

Iniciada às 14 horas dessa quinta-feira (20) e com término às 14h do dia seguinte (21), a Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte empregou 2.323 policiais militares objetivando a preservação da Segurança Pública e o cumprimento da Lei. No total, foram atendidas 320 ocorrências, com a realização de 7.268 abordagens a pessoas e veículos.

Durante a operação, a Polícia Militar apreendeu 37 veículos e foram confeccionados 78 autos de infrações de trânsito, além do registro de 14 veículos recuperados com queixa de furto ou roubo. Também foi contabilizada a prisão e captura de 19 pessoas e a apreensão de 1 adolescente envolvido com ato infracional.
 
Foram registradas ainda quatro ocorrências de apreensões de drogas e entorpecentes e a apreensão de 12 armas de fogo. “São números significativos que desenvolvemos em 24 horas de intensivo trabalho”, disse o Comandante Geral da PM, Coronel PM André Luiz Vieira de Azevedo. Os dados da Polícia Militar do RN foram apresentados à Secretária da Segurança Pública e da Defesa Social, Sheila Freitas, em reunião de encerramento no dia de hoje.

RN fechou março com perda de 569 postos de trabalho.

O Rio Grande do Norte fechou o mês de março com o fechamento de 569 postos de trabalho, segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, na quinta-feira (20). Apesar do saldo negativo, o índice de emprego mostra recuperação, visto que no mesmo período de 2016 foram extintos 2.383 postos de trabalho.

Os setores com mais desligamentos foram respectivamente: Agropecuária (-729); indústria de transformação (-323) e extrativa mineral (-142).

Alguns setores fecharam o balanço de março de forma positiva, com destaque para a construção civil (436) e comércio e serviços (186).

Ministério Público e Conselho Tutelar do RN alertam sobre os riscos do jogo 'Baleia Azul’.

O polêmico 'Jogo da Baleia Azul' – que tenta virtualmente induzir seus participantes ao suicídio ao final de 50 desafios – também preocupa famílias e instituições no Rio Grande do Norte. Nesta quinta (20), a Promotoria de Defesa da Infância e Juventude da comarca de Macau, distante 170 quilômetros de Natal, deu início a um trabalho de proteção e orientação aos pais e responsáveis por crianças e adolescentes da cidade. Lá, pelo menos duas adolescentes, uma de 13 e outra de 14 anos, já estariam envolvidas. O Conselho Tutelar, que colabora com o trabalho de prevenção, foi chamado pelas escolas onde as meninas estudam.

Segundo o Ministério Público do Estado, a partir de uma denúncia anônima, se tomou conhecimento de possíveis vítimas do jogo em Macau. “E, como forma de investigar os fatos, a 1ª Promotoria de Justiça, através da representante ministerial, promotora de Justiça Isabel de Siqueira Menezes, buscou o Conselho Tutelar a fim de adotar as primeiras providências junto às famílias”.

Uma promotora de Justiça de Macau, acompanhada de uma assistente social do MP e do presidente do Conselho Tutelar da cidade foram às rádios locais prestar informações sobre o jogo. O objetivo foi esclarecer a população sobre os perigos do uso indiscriminado da internet por crianças e adolescentes, bem como os meios de proteção e ajuda às eventuais vítimas.

Confira AQUI o comunicado elaborado pela Promotoria de Justiça de Macau. O documento será publicado nas escolas, bem como em toda rede de atendimento municipal.

Mulher denuncia homem que conheceu pela internet por roubo e estupro, no AM.

Uma mulher de 24 anos denunciou um homem que conheceu pelo Facebook por roubo, agressão e estupro. O caso é investigado pela Polícia Civil. O fato ocorreu na noite do último dia 19 de abril, no bairro Novo Aleixo, na Zona Norte de Manaus.

De acordo com o depoimento da mulher à Polícia Civil, o suspeito foi até a sua casa e entrou no local sem que ela permitisse. Em seguida, ele ordenou que ela ficasse nua. Com a recusa, o homem a teria agredido, estuprado e roubado sua bolsa .

Segundo a polícia, a vítima contou que o homem ficou agressivo e tentou esganá-la. Em seguida, ela desmaiou e, quando acordou, ele já não estava mais no local.

O caso foi registrado no 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP) como roubo consumado, pois o celular da mulher foi roubado, junto com a bolsa, que continha documentos e objetos pessoais.

À Polícia Civil, a mulher disse suspeitar que foi estuprada pelo homem. Exames foram solicitados para confirmar caso, que segue em investigação pelo 27º DIP. A polícia não informou se o suspeito foi preso ou detido.

Idosa e mais três pessoas são baleadas na frente de casa em Natal/RN.

Na noite de ontem sexta-feira (21), uma idosa de 63 anos e outras três pessoas foram baleadas em frente de casa na Zona Leste de Natal. O crime aconteceu na rua Professora Clara Teixeira Fagundes, no bairro Lagoa Seca. Segundo a Polícia Militar, homens armados chegaram em dois carros e começaram a disparar contra todos que estavam na frente da casa. Uma das vítimas está em estado grave.

O crime aconteceu por volta das 19h. Testemunhas disseram que os atiradores estavam em um HB20 e um Ford KA e já chegaram atirando. Pelo menos sete pessoas estavam na frente da residência no momento do crime.

Foram baleados uma idosa, de 63 anos, outra mulher e dois homens. Um deles, identificado apenas como Anderson, foi socorrido em estado grave. A PM fez diligências na região, mas ninguém foi preso.Via G1/RN.

Petrobras sobe preço da gasolina em 2,2% e do diesel em 4,3% nas refinarias.

A Petrobras informou nesta quinta-feira (20) que vai aumentar o preço dos combustíveis nas refinarias. A gasolina ficará 2,2% mais cara, em média, e o óleo diesel, 4,3%.
 
A mudança é no preço cobrado nas refinarias, o que significa que o preço final para o consumidor pode não subir, necessariamente, na mesma proporção. A mudança entra em vigor a partir desta sexta-feira (21).

Tiroteio deixa pelo menos quatro mortos e um ferido em Canoas.

Quatro homens foram mortos e outro ficou ferido em um tiroteio na tarde deste sábado (22) em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O crime ocorreu em uma borracharia onde também funciona um bar, na Estrada Passo do Nazário, no bairro Guajuviras.

As vítimas foram identificadas como Juan Dassi da Silva, de 17 anos, Getúlio Freitas, 67, Diomar Freitas, 29, e Leonardo Freitas, 21. Já o ferido tem 38 anos e deixou o hospital no final da tarde.

Conforme a polícia, quatro homens armados e encapuzados desceram de um carro, entraram no estabelecimento e passaram a atirar. Quatro homens morreram no local e o outro foi levado para hospital, onde segue internado. A área está isolada para o trabalho da perícia.

A polícia acredita que o crime possa ter relação com o tráfico de drogas. O trânsito em parte da avenida está interrompido e um helicóptero da Polícia Civil sobrevoa a área.

Vítima estava em local para aniversário

A mãe de Juan, Elisandra da Silva Dassi, conta que eles moram no bairro Harmonia e estavam no local para um aniversário. "Ele era um guri bom e trabalhador. Não tinha envolvimento com nada", lamenta. Conforme a família, o adolescente foi até o bar comprar refrigerante quando ocorreu o tiroteio.

A tia do adolescente Maria Regina Ramos conta que o adolescente pousou em sua casa na sexta-feira (21) após o aniversário. "Quando eu saí de casa, ao meio-dia (de sábado), ele estava faxinando a minha casa, faceiro e feliz da vida."

Assassinato de mulheres cresce 37% no RN em 2017

O mês de abril ainda nem acabou, porém apresenta números elevados de mortes de mulheres, feminicídio. Até a última quinta, 20, 37 mulheres foram assassinadas no Rio Grande do Norte, segundo dados do Observatório da Violência Letal Intencional do RN (OBVIO).

As 37 mortes provocadas por condutas violentas letais intencionais no ano 2017 distam 10 vítimas do número alcançado no mesmo período em 2016 e 4 em 2015, são 37% de aumento de mortes matadas de mulheres e destas, 6 tiveram as características de violência doméstica e/ou de gênero.

Em números gerais já foram assassinadas até a última quinta 755 pessoas, uma média de um assassinato a cada três horas.

Eleição de 2018 poderá ser antecipada.

Os senadores Roberto Requião (PMDB-PR) e Jorge Viana (PT-AC) querem que o Brasil siga o exemplo da Inglaterra, onde a primeira-ministra, Theresa May, solicitou ao Parlamento a convocação de novas eleições parlamentares para o início de junho, três anos antes do pleito ordinário para renovar o Legislativo.
 
Requião afirmou que, “a Inglaterra nos deu o exemplo: na crise, eleições gerais”.
 
Na mesma linha, Jorge Viana analisou, “Lá a solução para a crise é mais democracia, é mais autoridade do voto.Tiveram 522 votos e apenas 13 contra para haver novas eleições para poder enfrentar a crise. Aqui no Brasil, não. Aqui é menos democracia, menos opinião do eleitor”.

Em Jucurutu/RN Criança de três anos é sugada e morre em tanque de decantação da CAERN.

A cidade de Jucurutu não tem o que comemorar nessa 21 de abril, feriado nacional Dia de Tiradentes. Por volta das 9h dessa manhã, uma criança tomava banho em um tanque de decantação da CAERN e morreu afogada.

Segundo informações de um popular, era de costume a menina, que tinha apenas 3 aninhos de idade, tomar banho no local, e que hoje, os motores foram ligados, e a criança teria sido sugada pela força da água tubos a baixo.

Maria Fernanda chegou a ser socorrida, mas não resistiu, morrendo logo em seguida. O caso se deu na rua Beijamin Constante, em frente à torre da TIM, no cento da cidade de Jucurutu.

Mulher sequestrada em velório segue desaparecida.

Uma mulher identificada como Gerine Ribeiro da Silva, 24, foi sequestrada na madrugada de sexta-feira (21), no velório do marido em uma funerária no Alecrim. A polícia ainda não localizou a vítima.
Segundo informações preliminares, Gerine teria presenciado a morte do marido, João Augusto Magalhães, que era presidiário do regime semiaberto, na última terça, 18, em São José de Mipibu.
Na madrugada de sexta, dois homens armados invadiram o velório, roubaram alguns pertences dos familiares e levaram a viúva.

Tarifas de ônibus intermunicipais serão reajustadas a partir de segunda (24).

As tarifas do transporte intermunicipal serão reajustadas a partir de segunda-feira (24). O índice médio autorizado pelo Departamento de Estradas e Rodagens foi de 14,5% para as linhas do interior do estado.

Na Grande Natal o reajuste variou de 10 a 16%. As linhas do Nível 1 (Natal/Genipabu e as linhas C, D, E e L de Parnamirim) que custavam R$ 3,10 passaram para R$ 3,60.

As linhas Natal/Parnamirim (A, J e P), que custavam R$ 3,60 e Natal/Macaíba (via BR-101), Pirangi e Parnamirim (Linha B) passaram de R$ 3,80 para R$ 4,20.

A passagem das linhas Natal/Ceará-mirim e Natal/Jacumã, que custava R$ 4,90 vai custar R$ 5,60. Natal/São José de Mipibu passou de R$ 6,10 para R$ 7,00 e as passagens de Natal para Nísia Floresta e Monte Alegre passarão de R$ 6,50 para R$ 7,50.

CAMPANHAS PRESIDENCIAIS DE 2014 RECEBERAM R$ 37 MI EM CAIXA 2.

Os executivos e ex-executivos da empreiteira Odebrecht afirmaram, em depoimentos de delação premiada à força-tarefa da Operação Lava Jato, que a empresa repassou R$ 37 milhões em doações irregulares, o chamado caixa 2, para a campanha presidencial de 2014.

De acordo com levantamento feito pela Agência Brasil a partir dos depoimentos de cinco delatores, as campanhas eleitorais presidenciais do PT, do PSDB e do PSC, em 2014, tiveram R$ 24 milhões, R$ 7 milhões e R$ 6 milhões, respectivamente, em repasses ilícitos. Parte das doações irregulares era feita em espécie e repassada em mochilas durante encontros entre mediadores da empresa e dos partidos.

Os valores foram detalhados pelos ex-executivos da companhia, que tiveram os depoimentos homologados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no início deste ano. Na semana passada, com base nas delações premiadas, o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, determinou a abertura de inquéritos para investigar os políticos com foro privilegiado na Corte citados nos depoimentos.

O ex-diretor de Relações Institucionais da empreiteira, Alexandrino Alencar, descreveu como foi feito o acerto para a campanha à reeleição de Dilma Rousseff (PT). Ele disse que combinou com o então coordenador financeiro da campanha, Edinho Silva, o repasse de R$ 35 milhões a serem distribuídos igualmente a cinco partidos para que apoiassem o PT. O objetivo era o “aumento do tempo de horário eleitoral na televisão” que, conforme Alexandrino, teve incremento de um terço após os pagamentos feitos ao PROS, PRB, PCdoB, PDT e PP.

Natal e Mossoró se destacam na lista das 50 cidades mais violentas do mundo.

No quesito violência, o Rio Grande do Norte volta a aparecer com destaque no ranking que destaca as cidades mais violentas do mundo. Segundo matéria veiculada nesta quinta-feira no jornal O Estado de São Paulo, com base em levantamento publicado pela The Economist, do Igarapé Institute, um think-tank brasileiro independente, as cidades de Natal (RN) e Mossoró (RN) estão entre as 50 mais violentas do mundo.  Natal é considerada a 33ª cidade mais violenta do mundo, sendo superada por Mossoró, que  se posiciona  no 18º lugar.

A posição de Natal e Mossoró no degradante ranking da violência mundial chama também atenção por alguns detalhes: ambas as cidades potiguares superam violência  cidades como Tijuana (México), Cali (Colômbia), Palmira (Colômbia), Santa Ana (El Salvador), entre outras.

MAIS VIOLENTAS
A América Latina continua a ser a região mais violenta do mundo, levando-se em consideração países que não estão em guerra: 43 das 50 cidades com mais homicídios do mundo e oito entre os top 10 estão na América Latina e no Caribe.

Das 50 cidades mais violentas do mundo, 25 estão no Brasil. O Brasil domina o meio do ranking. Isso reflete principalmente sua grande população. Durante o ano passado, a violência mudou de lugar dentro do Brasil. A taxa de assassinato caiu nas maiores cidades, mas aumentou em menores. Em Marabá e Viamão, os homicídios aumentaram em 20% em um ano, enquanto em São Paulo, a cidade mais populosa do Brasil, os assassinatos caíram 55% entre 2014 e 2015. Por conta do tamanho, o Brasil lidera como capital mundial do homicídio.

El Salvador continuou sendo o primeiro do ranking. Em 2015 e 2016 foi considerado o país mais violento do mundo e sua capital, San Salvador, a cidade com mais homicídios.

Somente dois países fora da América Latina possuem cidades no top 50: Estados Unidos e África do Sul. Nos Estados Unidos, o único país rico nesta lista, um pico nos homicídios levou Detroit e Nova Orleans a se juntarem a St. Louis e Baltimore, que já figuravam na lista do ano passado. A África do Sul é o único país fora das Américas neste ranking. Duas novas cidades, Nelson Mandela Bay e Buffalo City, foram adicionadas à lista, principalmente porque a coleta de dados está melhorando no país. A taxa de homicídios na África do Sul subiu 5% no ano passado, embora outros crimes violentos caíram.
Fonte: Estadão

Consumo diário de refrigerante diet aumenta risco de derrame e demência, indica estudo.

Bebidas adoçadas artificialmente, como refrigerante diet, podem aumentar o risco de acidente vascular cerebral e demência. É o que mostra uma pesquisa da Universidade de Boston, publicada na revista científica americana Stroke .

De acordo com o estudo, tomar pelo menos uma lata de refrigerante diet por dia está associado a um risco quase três vezes maior de sofrer um acidente vascular cerebral ou desenvolver demência.

O estudo ressalta, no entanto, que a versão “normal” das bebidas, adoçadas com açúcar, não está associada ao risco de desenvolver qualquer uma dessas condições, contrariando algumas pesquisas já realizadas anteriormente.

“Não foi surpresa descobrir que a ingestão de refrigerante diet está associada com acidente vascular cerebral e demência. O que me surpreendeu foi que a ingestão de bebidas adoçadas com açúcar não está associada a esses riscos, porque as bebidas com açúcar são conhecidas por não serem saudáveis”, disse Matthew Pase, que coordenou a pesquisa, em entrevista à CNN.

Os pesquisadores admitem, no entanto, que não conseguiram provar uma relação direta de causa e efeito entre a ingestão de bebidas adoçadas artificialmente e o aumento do risco de derrame e demência. Segundo eles, trata-se de uma associação, já que o estudo se baseia em observações e dados fornecidos por meio de um questionário sobre hábitos alimentares.

Chuvas provocam alagamento em ruas e transtornos para moradores em Natal/RN.

As chuvas que caíram durante a madrugada deste sábado(22/04) em Natal provocaram pontos de alagamentos em várias ruas da cidade. De acordo com agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), os bairros mais atingidos foram Petrópolis, Tirol e Ribeira e Quintas
 
No bairro das Quintas, o asfalto cedeu e uma caminhonete caiu no buraco. Ninguém ficou ferido, mas o trânsito precisou ser interditado no local.

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 88 milhões neste sábado

O sorteio 1.923 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 88 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h (horário de Brasília) desge sábado (22), no município de São Fidélis (RJ).

De acordo com a Caixa Econômica Federal, com o valor integral do prêmio, o ganhador poderá comprar sete iates de luxo. Se quiser investir na poupança, receberá mensalmente quase R$ 530 mil em rendimentos.

Para apostar na Mega-Sena
As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 3,50.

MANGUEIRÃO NA AABB, apresenta Odice Brasil e Raízes do Nordeste neste domingo.

Alô galera, amanhã todos os caminhos te levam ao MANGUEIRÃO NA AABB, tem muito forró, xote e bolero com Odice Brasil, e logo após o PÉ DE SERRA mais diferente da região do Raízes do Nordeste, você é o nosso convidado mais que especial, nosso completo serviço de cozinha SELF SERVICE e A LA CARTE, e a nossa cerveja gelada esperam por você !!
 
E TEM NOVIDADE, A PARTIR AMANHÃ ESTAREMOS TRANSMITINDO AO VIVO O FUTEBOL BRASILEIRO, NO TELÃO DO MANGUEIRÃO NA AABB !!
Flamengo x Botafogo.
Corinthians x São Paulo.

quinta-feira, abril 20, 2017

Prefeitura de Natal tem 90 dias para contratar empresa que realize o concurso público para a área da Saúde

A medida foi firmada em audiência judicial com o Município, ocorrida nesta quinta-feira (20), na 4ª Vara da Fazenda Pública de Natal. O juiz Cícero Macedo homologou por decisão judicial o acordo celebrado perante as promotoras de Justiça da Saúde da Comarca de Natal, Elaine Cardoso e Kalina Filgueira, representantes do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN).

A ação envolve Execução de Obrigação de Fazer de Termo de Ajustamento de Conduta firmado com o Município de Natal objetivando a realização do concurso público para servidores da saúde, pois, embora tenha sido realizado o concurso ano passado, este foi anulado por problemas durante sua execução, e precisa ser efetivamente viabilizado.

O prazo de 90 dias começará a contar a partir do próximo 1º de maio. O acordo firmado ainda prevê que as provas do concurso mencionado sejam realizadas, preferencialmente, até o final do mês de setembro deste ano.
 
Nesse período o processo ficará suspenso e o Município de Natal deverá adotar as providências necessárias para cumprimento dos pontos definidos em audiência. Na oportunidade, uma próxima audiência já ficou aprazada para 27 de julho de 2017, na qual será analisada eventual necessidade de prorrogação dos contratos temporários vigentes e a quantidade de vagas remanescentes na área da Saúde. O acordo desta quinta-feira já incluiu a intimação do Município e do MPRN para esta audiência aprazada.

‘Se puder, serei candidato’, diz Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira, 20, que, “se puder”, vai disputar o Palácio do Planalto pela sexta vez em 2018. Ele disse, porém, que terá de aguardar para a decisão. “Vamos esperar o tempo passar, para a gente saber quem é que pode ser candidato, se eu posso ser candidato, se não posso ser candidato”, afirmou, sem explicar o que poderia impedir sua candidatura.

Lula é réu em cinco ações na Justiça e investigado na Operação Lava Jato. Se condenado e a decisão for confirmada em segunda instância, o petista fica inelegível.

Em entrevista à rádio Fan FM de Sergipe, Lula afirmou que será candidato “para ganhar, não para perder”. “Já perdi a cota de eleições que tinha para perder”, disse, referindo-se às eleições de 1989, 1994 e 1998. “Depois, eu aprendi a ganhar”, afirmou o ex-presidente, eleito em 2002 e reeleito em 2006. “Se puder, serei candidato”, enfatizou o petista.

Lula também foi questionado sobre uma eventual “chapa nordestina” para as eleições presidenciais ao lado de Ciro Gomes (PDT-CE) “É muito difícil dizer isso. Pelo que tenho visto na imprensa, o companheiro Ciro Gomes é candidato a presidente também”, afirmou. “Ainda vai se apresentar muita gente”, completou.

Sobre as duas pesquisas eleitorais divulgadas nesta semana, do Ibope e do Vox Populi/CUT, que afirmaram que Lula é o presidenciável com maior intenção de votos, o petista preferiu não comentar. “É muito cedo para a gente falar de pesquisa, ainda faltam praticamente dois anos para as eleições. Eu não gosto de comentar pesquisa”, disse. “Estou convencido de que, se eu for convidado, tenho condições de ganhar as eleições porque eu sei como cuidar das pessoas mais humildes de regiões diferenciais. Não é teoria não, é prática.”

Citado nas delações da Odebrecht, o ex-presidente não quis comentar as acusações e afirmou que prefere falar ao juiz Sérgio Moro no próximo dia 3, quando tem um depoimento marcado em Curitiba. “O que eu tiver que falar e o que eu penso, vou falar no dia 3. Não tenho que provar minha inocência, eles que vão ter que provar minha culpa”, disse Lula. “Eu duvido que encontrem 50 centavos meus em algum lugar do mundo. Podem continuar investigado.”

Na entrevista, o petista também fez críticas às reformas trabalhista e da Previdência, propostas pelo governo de Michel Temer (PMDB) e que tramitam no Congresso Nacional.

Casais divorciados podem compartilhar plano de saúde.

Segundo dados do IBGE, o número de divórcios no Brasil cresceu exponencialmente em 10 anos, saltando de 130,5 mil em 2004, para 341,1 mil em 2014, o que representa aumento de 160%. Durante o processo de divisão de bens e de mudança de contratos de serviços adquiridos conjuntamente, também é necessário decidir o que será feito em relação ao convênio de plano de saúde compartilhado entre o casal.

Segundo Marcelo Alves, diretor da Célebre Corretora, empresa do segmento de planos de saúde e seguros no país, o divórcio não exclui automaticamente o ex-cônjuge do plano de saúde, pois caso um deles comprove que dependia economicamente do outro, o benefício deve ser mantido, sendo um direito após o casamento de seguir o padrão que havia durante o relacionamento. Inclusive, caso o plano tenha outros dependentes, como os filhos, por exemplo, eles podem continuar desfrutando do serviço. “Se o ex-cônjuge não puder comprovar essa dependência financeira, o mesmo perde o direito de permanecer no plano. Porém, poderá pedir uma nova apólice sem a carência”, pondera o especialista.

Portanto, Alves destaca que é importante que o divórcio tenha previsto a manutenção de assistência à saúde como obrigação. “Além disso, o pedido de inserção do ex como dependente deve ser formalizado, estando sempre vinculado com a estrita dependência econômica”, orienta.

Por fim, ele lembra que em caso de novo vínculo conjugal por parte do titular e a inclusão do novo parceiro como dependente, o ex-cônjuge estaria automaticamente excluído.

Janot pede revogação da soltura e goleiro Bruno pode voltar à prisão

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu na quarta-feira, 19, a revogação da liminar do ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), que permitiu a soltura do goleiro Bruno, condenado pela morte de sua ex-namorada Eliza Samudio. Bruno foi solto em 24 de fevereiro e espera o julgamento do habeas corpus na primeira turma do STF.

Além de pedir a revogação da liminar, Janot também indeferiu o pedido de habeas corpus feito pela defesa.

Para Janot, o habeas corpus apresentado pela defesa de Bruno já havia sido negado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), não cabendo ao STF dar prosseguimento ao pedido. O procurador ainda refuta a tese da defesa do goleiro, sobre a demora do julgamento de um recurso no Tribunal de Justiça de Minas Gerais enquanto ele seguia preso.
Janot afirma que a própria defesa tem contribuído para o prolongamento do prazo criminal e que “a duração razoável do processo deve ser deferida à luz da complexidade dos fatos e do procedimento, bem como a pluralidade de réus e testemunhas”.

Bruno foi condenado em 2013 pelo assassinato e ocultação de cadáver de Eliza Samudio e também pelo sequestro e cárcere privado do filho. Ele acabou solto em 24 de fevereiro, após cumprir seis anos e sete meses de detenção em regime fechado.

Fora da prisão, Bruno fechou um contrato com o Boa, clube mineiro de Varginha, em 10 de março. O time recebeu inúmeras críticas pela contratação nas redes sociais, nos treinos e até nas partidas disputadas. Com o pedido de Janot, no entanto, o retorno do goleiros aos gramados pode durar menos do que o esperado.

Caixa pagou mais de R$ 15 bilhões das contas inativas

Até esta quarta-feira (19) a Caixa Econômica Federal já pagou mais de R$ 15,1 bilhões para trabalhadores nascidos entre janeiro e maio beneficiados pela Medida Provisória (MP) 763/2016, que permitiu o saque de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O valor pago equivale a 83,2% do total inicialmente previsto (R$ 18,1 bilhões) para o período.

Mais de 9,5 milhões de trabalhadores já sacaram os valores a que tem direito nas contas inativas do FGTS, o que representa 76% das 12,5 milhões de pessoas nascidas no período. A previsão é que 30,2 milhões de trabalhadores sejam beneficiados com a medida e possam sacar um total de R$ 43,6 bilhões.

Visite a Loja RN Móveis em João Câmara/RN.

Na RN MÓVEIS você encontra qualidade, bom preço e credibilidade!

Não se deixe enganar, vem com a gente falar.

Fazemos seu orçamento sem compromisso, de acordo com suas necessidades.

E pra você ficar mais feliz, a entrega e montagem fica por conta da casa.

Não espere mais!!!!

Confira preços e facilidades de pagamentos.

RN Móveis sempre do seu lado!

Inter supera o rival Corinthians nos pênaltis e avança na Copa do Brasil

A rivalidade entre Corinthians e Inter ganhou mais um importante capítulo nesta quarta-feira, no jogo de volta da quarta fase da Copa do Brasil. Nos pênaltis, o Colorado levou a melhor sobre o Timão e venceu por 4 a 3 depois de empate por 1 a 1 no tempo normal, em Itaquera – o mesmo placar da partida de ida, em Porto Alegre, na semana passada. O adversário do time gaúcho nas oitavas de final será definido em sorteio na sede da CBF, nesta quinta-feira, às 12h.

Corinthians e Inter voltam a campo no domingo, às 16h, pelas semifinais dos estaduais. O Timão recebe o São Paulo, em Itaquera, depois de vencer o rival por 2 a 0 na semana passada. Agora, portanto, pode até perder por um gol de diferença que avança à final do Paulistão. No Gauchão, o Colorado saiu na frente do Caxias ao vencer por 1 a 0 em Porto Alegre. Em Caxias do Sul, joga pelo empate. Ou pode até perder por um gol de diferença desde que faça gol.

O empresário Mateus Guilherme é hoje o nosso aniversariante do dia.

Para um amigo especial, um dia de homenagem é pouco, diante de tantos acontecimentos maravilhosos que juntos passamos.

Hoje nos reunimos para analisar e definir você e tudo que representa em nosso circulo de amizade.

É muito bom contar com a sua presença entre nós, e não há nada que aconteça que possa ser completo sem a sua companhia.

E hoje toda a natureza harmoniosa e divina rege uma sinfonia maravilhosa e nos convida a todos para festejar o seu aniversário.

Que todo bem e todo sucesso possam acompanhar sua evolução e suas vitórias. Deus providenciou o nosso encontro selando-o com uma verdadeira amizade que eu tenho muito a agradecer.

Feliz aniversário meu patrão, feliz aniversário meu conselheiro, Feliz aniversário meu AMIGO.

É o que lhe deseja esse seu humilde amigo que te admira, te respeita e te gosta muito Valdemar Tibá.

Papa marca data de canonização dos Mártires do RN, diz arquidiocese

Os mártires de Cunhaú e Uruaçu, vítimas de massacres ocorridos em julho e outubro de 1645 nos municípios de Canguaretama e São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, devem ser declarados santos pelo Vaticano no dia 15 de outubro. A informação foi confirmada na manhã desta quinta-feira (20) pela Arquidiocese de Natal.

Nos dois episódios, mais de 80 fiéis foram brutalmente assassinados por ódio à Igreja Católica. Destes, 30 foram martirizados, incluindo os padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, e mais o camponês Mateus Moreira, que teve o coração arrancado. A maioria das vítimas foi trancada dentro de igrejas, que foram incendiadas por invasores holandeses.

Agricultor do Ceará deu veneno a amigos no lugar de cachaça 'por maldade', diz delegado

O delegado Juliano Marcula, da Delegacia Municipal de Barbalha, no Ceará, disse que Francisco das Virgens de Lima, de 38 anos, preso por dar veneno a amigos como se fosse cachaça, sabia que havia entregado uma substância tóxica para beberem. O acusado, conhecido na região como João Batista, matou um homem e deixou outro em estado grave em uma "brincadeira de mau gosto". O caso veio à tona nesta quarta-feira.

Como era cliente assíduo no bar do Cícero, irmão de uma das vítimas, Lima tinha acesso à despensa em que o proprietário guardava ferramentas e produtos químicos para a produção agrícola. Na manhã de domingo, ele saiu de lá com uma garrafa de plástico nas mãos que continha um veneno para larvas em plantações.

— Lima deu o veneno para o Moreno, que bebeu primeiro, e para outro homem, coincidentemente chamado João Batista, que acabou morrendo. O acusado vai responder por homicídio qualificado e por tentativa de homicídio qualificado — afirmou Marcula.

O homem de apelido Moreno, de 41 anos, continua internado em estado grave, sem previsão de alta, no Hospital Regional de Juazeiro do Norte. Sua mãe, ao ver o acusado na delegacia, passou mal e precisou ser socorrida.

A polícia acredita que João Batista Martins da Silva, de 56 anos, tenha bebido a maior parte do veneno, por isso morreu em seguida. Os dois começaram a passar mal minutos depois de ingerir a substância.

Ao ver que os dois homens passavam mal, outros clientes do bar conseguiram um carro para levá-los ao Hospital São Vicente, em Barbalha. Na ocasião, Lima quis despistar os agentes e alegou que também havia ingerido a substância. Ficou sob observação até a tarde de segunda-feira, mas os médicos não encontraram qualquer vestígio do veneno no corpo do homicida.

— Durante o socorro, ele quis criar um álibi. Mas populares nos relataram o ocorrido e já acionamos a escolta policial. Ele ficou detido no hospital. Ao receber alta, foi preso. Em depoimento, ele contou que deu a substância para Moreno por maldade. Ele sabia que era veneno — garantiu o delegado.

Francisco das Virgens Lima tinha passagem na polícia por furto em Juazeiro do Norte. Segundo a Secretaria de Segurança e Defesa Civil do Ceará, policiais recolheram o resto da substância do bar.

Fátima Bezerra, candidata ao Governo do RN 2018

A senadora Fátima Bezerra (PT) tem um foco para 2018: ser candidata ao Governo do Estado.

“Não tenho nada a perder”, repete para interlocutores de sua confiança.

Ela enxerga crescente fragilidade nos eventuais concorrentes – governador Robinson Faria (PSD) e prefeito natalense Carlos Eduardo Alves (PDT).

Se não se eleger, sem problema.

Tem mandato no Senado até 2022.

GOVERNO VAI LIBERAR VERBA PARA RÁDIOS DO INTERIOR DEFENDEREM A REFORMA DA PREVIDÊNCIA

O governo de Michel Temer vai abrir o cofre para as rádios do interior, distribuindo verbas de publicidade destinadas à defesa da Reforma da Previdência Social. A lista será elaborada a partir de sugestões de parlamentares que apoiam o governo, que indicarão os veículos que devem receber a propaganda.

A informação é da coluna da jornalista Mônica Bérgamo e reproduzida pela Revista Fórum.

Segundo integrante do governo, a ampla maioria dos parlamentares que procuram o ministro golpista Moreira Franco, da Secretaria-Geral da Presidência, leva no bolso uma lista de veículos de comunicação que gostaria de ver contemplados com as verbas publicitárias. Ao atender aos pedidos, o governo mataria vários coelhos com uma cajadada: sua mensagem chegaria aos rincões, ajudaria a conter críticas à Previdência e faria ainda um gesto político para contentar parte de sua base política.

Ibope: Lula é o presidenciável com maior potencial de votos.

Pesquisa inédita do Ibope mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a ser o presidenciável com maior potencial de voto entre nove nomes testados pelo instituto. Pela primeira vez desde 2015, os eleitores que dizem que votariam nele com certeza (30%) ou que poderiam votar (17%) se equivalem aos que não votariam de jeito nenhum (51%), considerada a margem de erro. Desde o impeachment de Dilma Rousseff, há um ano, a rejeição a Lula caiu 14 pontos.

A pesquisa foi feita antes de vir a público a lista do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), com as delações de executivos da Odebrecht que acusaram o ex-presidente de corrupção, junto com dezenas de outros políticos. Se a divulgação das denúncias prejudicou a imagem de Lula (e de outros denunciados), não houve tempo de isso ser captado pelo Ibope.

Os três principais nomes do PSDB, por sua vez, viram seu potencial de voto diminuir ao longo do último ano e meio. Desde outubro de 2015, a soma dos que votariam com certeza ou poderiam votar no senador Aécio Neves (PSDB-MG) despencou de 41% para 22%. O potencial do senador José Serra (PSDB-SP) caiu de 32% para 25%, e o do governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) foi de 29% para 22%. Os três tucanos aparecem na pesquisa com taxas de rejeição superiores à de Lula: 62%, 58% e 54%, respectivamente.

Mulher presa não pode estar algemada no período do parto.

Está em vigor, desde a última quinta-feira (13), a lei que proíbe uso de algemas em presas grávidas durante o trabalho de parto. A medida deve contribuir para aproximar a realidade das normas jurídicas criadas que, na prática, não são adotadas nos estados.

A lei também pode ser considerada resultado das chamadas Regras de Bangkok, voltadas ao tratamento de mulheres presas, e que no ano passado foram traduzidas e publicadas no site do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o objetivo de democratizar o acesso à informação da população em relação a uma lei da qual o Brasil é signatário.
 
A lei 13.434 alterou o artigo 292, do Código de Processo Penal (CPC) proibindo o uso de algemas em mulheres grávidas durante atos médico-hospitalares preparatórios para a realização do parto e durante o trabalho de parto, bem como em mulheres durante o período de puerpério imediato.

quarta-feira, abril 19, 2017

Homens ateiam fogo em 16 ônibus em Fortaleza; 6 são detidos

Ao menos 16 ônibus foram incendiados no Ceará -- 12 em Fortaleza e quatro em cidades da região metropolitana -- nesta quarta-feira (19). Dois carros da companhia energética Enel e dois carros da Cagece (Companhia de Água e Esgoto do Ceará) também foram alvo de criminosos. A frota de ônibus foi recolhida e aulas foram suspensas por conta da insegurança em Fortaleza.

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social informou que seis pessoas --cinco homens e uma mulher --foram detidos, na noite desta quarta-feira, por suspeita de participarem dos ataques. A identidade deles não foi informada, nem o local em que ocorreram as prisões. Os dados foram repassados às 21h20.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social registrou incêndios criminosos em 19 veículos --sendo 16 ônibus e três carros. Equipes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas investigam se os ataques foram ordenados por presos do sistema prisional do Estado.

A Polícia Militar informou que recolheu uma carta supostamente deixada por criminosos próximo ao ônibus incendiado no bairro Barra do Ceará. A carta é assinada por uma facção criminosa identificada pelo nome de "Guardiões do Estado".

Na carta apreendida, criminosos ameaçam atear fogo nos prédios públicos do Estado, como o da Assembleia Legislativa e o da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, caso o governo do Estado mantenha a transferência de presos no sistema prisional do Ceará.

"Aviso para o governo corrupto: se mexer com as unidades prisionais igual estão fazendo, iremos para o Estado do Ceará explodir a Secretaria de Segurança e aquele aviso na Assembleia Legislativa do carro bomba vamos fazer valer desta vez. Os governos corruptos parem agora ou o Ceará irá viver um mês de terror. Atentados em prédios públicos. Todos inocentes mortos", disse o texto.

Os ataques a ônibus começaram por volta das 15h e ocorreram nos bairros Barra do Ceará, Barroso, Edson Queiroz, Siqueira, Aerolândia, localizados na periferia de Fortaleza, e nos municípios de Eusébio e Horizonte. 

Segundo o Sindiônibus (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará), um motorista de ônibus se feriu ao ser atingido pelo fogo. O sindicato afirmou que a frota de ônibus está sendo recolhida devido à falta de segurança nos coletivos. Os terminais de passageiros dos bairros atacados já estão fechados.

"Os trabalhadores do transporte e empresários do setor estão aterrorizados diante de tanta violência e da real e verdadeira ameaça à integridade física e à própria vida dos trabalhadores e dos usuários do transporte coletivo", disse em nota o sindicato.

Segundo a polícia, os ataques ocorreram de forma similar: criminosos invadiram os ônibus e ordenaram que passageiros e funcionários saíssem dos veículos. Em seguida, jogaram combustível e atearam fogo nos ônibus. Os ataques Em Eusébio e Horizonte ocorreram de forma simultânea.

Faculdades suspenderam as aulas na noite desta terça por conta da falta de segurança e de transporte em Fortaleza. A UFC (Universidade Federal do Ceará), o IFCE (Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará), a Faculdade Integrada do Ceará e DeVry Estácio informaram que não vão funcionar e que as aulas serão repostas posteriormente.

Atualmente, segundo dados da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza, o sistema de transporte rodoviário da capital cearense possui 1.930 ônibus, que atuam em 270 linhas.

Concurso 1922 da Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 88 milhões

 Nenhum apostador acertou as seis dezenas sorteadas no concurso 1922 da Mega-Sena, realizado nesta quarta-feira (19/04) em São Fidélis (RJ). O prêmio acumulado para o próximo  sorteio, que será realizado no sábado (22/04) sobe para R$ 88 milhões.

 As dezenas sorteadas foram: 20-22-36-38-41-43.

A quina teve 124 acertadores, que vão receber cada um o prêmio de R$ 43.174,39. Já a quadra teve 8.817 apostas vencedoras. Cada um desses sortudos irá receber R$ 867,41.

A aposta mínima na Mega-Sena é de R$ 3,50 e pode ser realizada em qualquer lotérica do país. As apostas podem ser feitas nas casas lotéricas até às 19h do dia do sorteio.

Para a aposta simples, de apenas seis números, a probabilidade de ganhar é 1 em 50 milhões, mais precisamente de 1 em 50.063.860. Já para a aposta máxima, de 15 números, com o preço de R$ 17.517,50, a probabilidade de acerto é de 1 em 10 mil.

PRF inicia Operação Tiradentes a meia-noite

A Polícia Rodoviária Federal iniciará a zero hora de amanhã (20) a Operação Tiradentes 2017. Até meia-noite do domingo (23), haverá reforço na fiscalização e no policiamento nas principais rodovias federais do Estado.

Durante toda a operação serão realizadas ações voltadas para inibir condutas ofensivas a segurança do trânsito como: excesso de velocidade, ultrapassagens indevidas e embriaguez ao volante, principais causas dos acidentes graves. Os condutores de veículos de duas rodas também terão uma atenção específica quanto ao uso do capacete. O uso do cinto de segurança por todos os ocupantes do veículo continuará sendo exigido com mais rigor, bem como o uso dos dispositivos de segurança para o transporte de crianças.

Além da diminuição do número dos acidentes e da sua gravidade, a operação objetiva garantir segurança e fluidez no trânsito aos usuários das rodovias federais e também contará com atividades direcionadas para o combate à criminalidade. Na mesma operação, em 2016, a PRF registrou uma reduçãode 27% no índice de feridos e de 40% no número de acidentes graves nas BRs do RN, em relação ao mesmo período em 2015.

Atenção redobrada em pista molhada
De acordo com as previsões do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) deve chover no Rio Grande do Norte durante o feriado. Em caso de chuva, diminua a velocidade e aumente a distância do veículo à frente. Para se tornar mais visível para os demais condutores, mantenha sempre os faróis baixos ligados, não ligue o pisca alerta com o veículo em movimento, isso pode confundir os outros motoristas e causar um acidente. Se a chuva for muito forte, não insista: procure um lugar seguro para estacionar e nunca pare no acostamento.

Educação para o trânsito – Transformando atitudes para salvar vidas
Além do patrulhamento ostensivo, a PRF também promoverá ações educativas nas rodovias federais, buscando sensibilizar motoristas sobre a responsabilidade com a segurança do trânsito. Em algum ponto da rodovia, o condutor será abordado e, enquanto ocorre a fiscalização, será convidado pelos policiais a assistir a vídeos que mostram comportamentos inadequados no trânsito e as consequências dessas condutas. Os motoristas e passageiros terão a oportunidade de fazer uma reflexão sobre suas atitudes e assimilar novos hábitos.

Outras dicas para uma viagem segura
A PRF recomenda algumas condutas para a realização de uma viagem segura:
– Faça uma revisão atenta no veículo antes de viajar. Verifique principalmente pneus (inclusive o
estepe), palhetas dos limpadores de para-brisa e itens de iluminação e sinalização;
– Planeje a viagem, lembre-se de programar o horário do início, além das paradas em locais
adequados para alimentação, abastecimento e descanso;
– Mantenha a atenção na rodovia;
– Respeite a sinalização e os limites de velocidade; eles existem para proteger a sua vida.

Juventus segura o Barça e vai às semifinais da Liga dos Campeões

A Juventus segurou o Barcelona nesta quarta-feira e confirmou a classificação para as semifinais da Liga dos Campeões. Aproveitando a larga vantagem obtida com a vitória na ida por 3 a 0, em Turim, o time italiano mostrou toda sua experiência para garantir um empate sem gols no Camp Nou sem sequer sofrer grandes sustos e deu mais um passo na luta pelo título.

Desta vez, não houve milagre que salvasse o Barcelona. Depois de uma virada histórica contra o Paris Saint-Germain nas oitavas, quando perdeu na França por 4 a 0 e arrancou a goleada por 6 a 1 em casa, a esperança dos catalães era de uma nova reviravolta. Mas nesta quarta, havia do outro lado um adversário sereno, que soube administrar o duelo.

Competente, a Juventus chegou a ficar mais próxima do gol em alguns momentos desta quarta e segurou o poderoso adversário para ir à semifinal da Liga dos Campeões pela segunda vez nos últimos três anos, sendo que na outra caiu na decisão justamente contra o Barcelona, em 2014/2015. Agora, o time italiano corre atrás de seu terceiro título do torneio, o primeiro desde 1995/1996.

Perto também da sexta conquista do Campeonato Italiano, a Juventus volta a campo no domingo para encarar o Genoa, em casa. Já o Barcelona volta as atenções para a disputa do título espanhol com o Real Madrid, justamente seu adversário no clássico decisivo deste domingo, no Santiago Bernabéu.

Bebê de 1 ano vítima de maus-tratos em casa insalubre de Indaiatuba não tem certidão de nascimento

O filho mais novo do casal, que responde por maus-tratos em Indaiatuba (SP), não tem certidão de nascimento, segundo o Conselho Tutelar confirmou ao G1 nesta quarta-feira (19). O bebê tem 1 ano e 1 mês e foi separado dos pais, junto com os irmãos de 2 e 7 anos, após a constatação da situação insalubre em que viviam.

Na madrugada desta terça (18), a Polícia Militar foi ao endereço deles, no bairro Cidade Nova, após a denúncia anônima de um vizinho. O mal cheiro no local chamou a atenção e dentro da casa foram encontrados lixo e comida estragada espalhados pelos cômodos, além de embalagens de drogas,bebidas alcóolicas e animais peçonhentos.

Por coincidência, nesta data, o filho mais velho completava 7 anos. As três crianças estão com os avós paternos. Os pais, de 35 e 33 anos, prestaram depoimento na Polícia Civil e respondem em liberdade pelo crime de maus-tratos. 

 De acordo com a Prefeitura, nesta quarta um caminhão-pipa foi enviado para o local para finalizar a limpeza da casa, que começou na terça com a autorização do proprietário do imóvel. A residência precisou ser higienizada e, durante os trabalhos, o cheiro forte de podre era percebido na rua, segundo informou a administração municipal.

Dois caminhões da Prefeitura e um guincho foram necessários para retirar toda a sujeira e os pertences da família. A Vigilância Sanitária determinou a retirada imediata do lixo para evitar o risco de doenças.

A Polícia Militar informou que o casal vivia na residência há pelo menos três anos.

Show de Victor e Leo é cancelado após sertanejo ser acusado de agressão

O cantor sertanejo Victor está sentindo na pele as consequências de ser acusado de agressão contra a esposa, no final de fevereiro.

O show de Victor e Leo que estava marcado para o dia 14 de junho, na Fenadoce, uma feira em Pelotas, no Rio Grande do Sul, foi cancelado.

A produção do festival anunciou o cancelamento por meio de um comunicado publicado nas redes sociais nesta terça-feira (18).

“A produção da ‘Fenadoce é show’, sensível às reações públicas, comunica que o show de Victor e Leo, marcado para o dia 14 de junho, foi cancelado”, diz o texto.

Victor é réu em processo por contravenção penal, após sua esposa ter registrado um boletim de ocorrência contra o cantor, no dia 24 de fevereiro.

Governo teme que manifestações do dia 28 contaminem reformas

O governo vai tentar votar ainda nesta quarta-feira, 19, um novo requerimento de urgência para acelerar a tramitação da reforma trabalhista na Câmara. A pressa para aprovar o texto passa pelo temor de que as manifestações convocadas pela oposição para o próximo dia 28 façam os deputados da base desistirem de apoiar o projeto.

“Eu estou avisando, se não aprovarem a urgência do projeto, a reforma pode ir para as calendas”, disse o relator do texto, deputado Rogério Marinho (PSDB-RN), usando uma expressão que significa adiar algo para uma data que nunca há de vir.

As centrais sindicais convocaram para o próximo dia 28 uma greve geral contra as reformas da previdência, trabalhista e a aprovação da Lei da Terceirização irrestrita. Um interlocutor do governo afirma que, se a mobilização for muito grande, poderá fazer com que deputados desistam de apoiar as reformas, por medo da pressão popular.

A derrota durante a votação do requerimento de urgência nesta terça-feira, 18, surpreendeu o Palácio do Planalto, que vê a aprovação da reforma trabalhista como um termômetro para o apoio que o governo vai ter nas mudanças da Previdência.

O governo precisava de 257 votos a favor, mas conseguiu apenas 230. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), assumiu a responsabilidade da derrota e disse que cometeu um erro ao colocar o projeto em votação quando não havia número suficiente de deputados no plenário.

Nesta quarta, ele afirmou que a votação serviu de alerta para a base aliada perceber que precisa “ficar mais atento para não levar susto”. O líder do governo na Câmara, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), começou o dia ligando para líderes da Casa para garantir a aprovação da urgência.

Se não conseguir aprovar o requerimento nesta quarta, a tramitação da reforma deve atrasar, pois o texto terá que seguir prazos regimentais e poderá ser votado na comissão somente daqui a duas semanas. A ideia do governo, porém, é aprovar o projeto no plenário da Câmara já na próxima semana.

Selo fiscal em garrafões de água será obrigatório a partir de 1º de maio

A partir do dia 1º de maio, a Secretaria Estadual de Tributação (SET) passará a exigir o Selo de Controle Fiscal nos lacres dos garrafões das indústrias de água mineral e das adicionadas de sais do Rio Grande do Norte. Validado pela Vigilância Sanitária no RN (Anvisa) e pela Secretaria de Estado da Tributação (SET), o Selo só será concedido às fontes de água que estiverem em dia com as obrigações tributárias e sanitárias. “Com esta medida, prevista na Lei Estadual 10.075/2016, somente poderão vender o produto, as empresas organizadas administrativamente e com o Alvará de Controle de Segurança Sanitária expedido pela Suvisa – Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária do RN”, explicou Fernando Amorim, Secretário Adjunto de Tributação do RN em entrevista coletiva ocorrida pela manhã, na secretaria estadual, onde também estiveram presentes o Subcoordenador da Suvisa Ivens Trindade, o Presidente do Sindicato da Água Mineral Djalma Cunha Júnior e empresários do setor.

A obrigatoriedade do Selo é válida para todos os vasilhames de 10 e 20 litros de água mineral natural ou adicionada de sais em circulação no RN, mesmo que sejam provenientes de outros estados brasileiros. O documento terá cores diferentes: será azul para as águas minerais e verde para as adicionadas de sais como forma de ajudar o consumidor a diferenciar o tipo de produto que está comprando. “Além disso, o Selo não irá gerar mais custo aos empresários porque será subsidiado pelo Governo através de compensação tributária. Custará R$ 0,10 por garrafão e devolvido através de desconto no ICMS”, complementa Amorim.  A multa em caso de entrega, transporte, recebimento, estoque, depósito de vasilhames sem o Selo de Controle Fiscal ou aplicação do selo em local irregular (deverá estar no lacre) será de R$ 30 por vasilhame, já o extravio acarreta multa de R$ 20 por unidade, este mesmo valor será cobrado caso o extravio não seja comunicado à repartição fiscal.