sábado, março 25, 2017

Prorrogada permanência de força-tarefa penitenciária no RN

O Ministério da Justiça prorrogou o prazo de permanência de agentes da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária no Rio Grande do Norte. A autorização de emprego do efetivo por mais 30 dias foi formalizada por meio da Portaria 262 publicada no Diário Oficial da União de ontem (24).

Esta é a segunda prorrogação da permanência da força-tarefa no Rio Grande do Norte desde o início do ano. Os agentes chegaram ao estado em 26 de janeiro. Inicialmente, eles auxiliariam as forças de segurança locais a vigiar os presos no sistema carcerário potiguar por apenas 30 dias.

Em 21 de fevereiro, a Portaria 178, do Ministério da Justiça, autorizou a prorrogação do emprego da força-tarefa por mais 30 dias a partir do vencimento da primeira autorização.

A portaria publicada hoje tem a data de quarta-feira (22) e foi assinada pelo ministro da Justiça, Osmar Serraglio. A guarda, vigilância e custódia de preso deve contar com o apoio logístico e a supervisão dos órgãos de administração penitenciária e segurança pública estaduais, a quem compete planejar as ações.

O principal alvo da ação da força-tarefa criada no início do ano é a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, onde pelo menos 26 presos foram assassinados durante um motim que começou em 14 de janeiro e durou vários dias. Durante a rebelião, detentos armados com paus, pedras e facas e exibindo bandeiras com as siglas de facções criminosas assumiram o controle interno de parte da Penitenciária e se espalharam pelo pátio e por sobre os telhados. Integrantes de facções rivais se enfrentaram. A situação só foi contida depois que um muro de contêineres foi construído para separar os integrantes das diferentes facções.

Entre as ações desenvolvidas pelos membros da força-tarefa está o treinamento de agentes penitenciários estaduais, que recebem capacitação de agentes federais de execução penal, sob a coordenação do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). O último treinamento ocorreu entre os dias 6 e 12 de março.

Além da Força-tarefa de Intervenção Penitenciária, também estão presentes no Rio Grande do Norte efetivos da Força Nacional de Segurança Pública, que continuam auxiliando as forças locais no policiamento ostensivo.

‘Lava Jato fez a coisa mais sem-vergonha que aconteceu neste País’, diz Lula

Durante o evento organizado pelo PT para discutir a Lava Jato em São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a operação fez “a coisa mais sem-vergonha” que aconteceu no Brasil, dirigindo ataques ao juiz Sérgio Moro e aos membros do Ministério Público Federal e da Polícia Federal. Ele afirmou ainda que Moro, o procurador Deltan Dallagnol e “o delegado da Polícia Federal” não têm mais ética, lisura e honestidade do que ele.

“A Lava Jato não precisa de um crime, ela acha alguém para depois tentar colocar um crime em cima de um criminoso. E para isso eles fizeram a coisa mais sem-vergonha que aconteceu nesse país porque um juiz precisa da imprensa para execrar as pessoas, que estão sendo citadas, junto à opinião pública e depois facilitar o julgamento”, afirmou o petista.

Ele citou o juiz que coordena as investigações em Curitiba e o coordenador da força-tarefa da Lava Jato no MPF. “Eu tenho dito que eles deram um azar muito grande porque foram mexer com quem eles não deveriam ter mexido. Nem o Moro, nem o Dallagnol, nem o delegado da Polícia Federal têm a lisura, a ética e a honestidade que eu tenho nestes 70 anos de vida”, falou Lula.

Lula se referiu ao interrogatório que vai comparecer em Curitiba no dia 3 de maio e disse que está esperando por qual crime ele será imputado. “Eu duvido que tenha um empresário solto ou preso que diga que um dia o Lula pediu 10 centavos para ele”, afirmou. O petista ressaltou que condena que dirigentes partidários peçam dinheiro para empresários. “Nunca permiti que nenhum empresário fizesse isso, e sou amigo de muitos empresários”, declarou.

No discurso, o ex-presidente defendeu a aprovação do projeto de lei do abuso de autoridade no Congresso. O texto é visto como ameaça às investigações. Na plateia do evento, estava o senador Roberto Requião (PMDB-PR), relator da proposta no Senado. “A gente não pode deixar de aprovar a lei de abuso de autoridade, porque ninguém está acima da Constituição”, afirmou Lula.

Ele pediu que os parlamentares petistas “briguem” mais para aprovar a lei e impedir o abuso de agentes públicos no País. “Nós somos um partido que foi criado para mudar a história desse país, não fomos criados para ficar com medo”, disse. No evento, estavam diversos deputados e senadores petistas.

Lula disse que é preciso defender “companheiros” que são acusados sem provas. Na sua fala, não faltaram críticas à imprensa. “É preciso mostrar o outro lado da Lava Jato. A Lava Jato é uma moeda que tem a cara da Globo, das televisões outras, dos jornais, a cara da Veja, da Época, da Istoé, do procurador, da Polícia Federal, tem a cara do Moro. Mas não tem a cara do povo que está sendo prejudicado”, disparou.

O petista disse ainda que está sendo vítima de acusações de que ele está antecipando uma candidatura a presidente da República ao fazer atos públicos, como a viagem para a Paraíba nas obras do Rio São Francisco e a manifestação contra a reforma da Previdência na Avenida Paulista. “Agora vão começar outro processo, dizer que estou vetado para ser candidato porque estou em um processo de antecipação de campanha”, disse.

O ex-presidente disse que vai se defender, aguardar o julgamento e “ir até a última consequência” nos processos da Lava Jato. “Se eles querem pegar o Lula, não estraguem o Brasil, encontrem outro pretexto, o Brasil é muito maior que o Lula”, afirmou. O petista ressaltou que não tem medo das acusações, mas tem preocupação com a democracia e as instituições.

Requião
Presente no evento do PT para discutir a Lava Jato, o senador Roberto Requião (PMDB-PR) garantiu que o projeto do abuso de autoridade vai ser votado no Senado. E também destacou que “tem todas as condições” para ser aprovado. Ao Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, Requião afirmou que foi convidado por Lula para comparecer ao evento. Filiado ao partido do presidente Michel Temer, mas atuante na oposição ao peemedebista, Requião era o único parlamentar não petista presente no evento. “Qual o problema? Ele [Lula] me convidou e convidou o PMDB”, brincou.

Justiça e Sejuc confirmam relatos de que presos cedem mulheres para pagar dívidas com sexo

O juiz de Execuções Penais de Natal, Henrique Baltazar Vilar dos Santos, revelou ao portalnoar.com.br um problema desumano que pode estar acontecendo nos presídios potiguares. Mulheres estariam pagando com sexo pelas dívidas de seus parceiros na prisão.

“Existem essas histórias de que mulheres dos presos estão se prestando a serviços sexuais para quitar o que seus parceiros devem. É algo que não tenho como comprovar, mas ouço relatos”, relatou o juiz.

Esta prática estaria ocorrendo dentro das unidades prisionais. Conforme o depoimento de Henrique Baltazar, o crime acontece durante as visitas íntimas nas prisões. As mulheres, conscientes da ‘obrigação’ imposta para que as vidas (dela e de seu parceiro) sejam preservadas, procuram os ‘credores’ em lugar de seus parceiros, que deveriam recebê-las.

“Eu até já comentei isso, anos atrás, e alguns presos ficaram chateados. Mas tem que ficar claro que isso não acontece com todos, mas que em algum caso ou outro, isso pode acontecer”, afirmou o magistrado.

Procurado, o secretário estadual de Justiça, Wallber Virgolino, confirma que também ouviu relatos sobre estes casos.

“Se ocorre, dificilmente vai se confirmar. A mulher não denunciaria com medo de morrer. Eu já ouvi conversas sobre isso. Mas aqui na Sejuc (Secretaria de Justiça) não se tem registros de casos”, contou Virgolino.

De fato, de acordo com as informações colhidas pela reportagem junto à Polícia Militar, não há boletins de ocorrências de casos como esses. Isso comprova que, se existe o crime não é denunciado.

Com a conclusão do Eixo Norte, Major Sales será uma das primeiras cidades do RN a se beneficiar com a transposição do Rio São Francisco

Com a conclusão do Eixo Norte da transposição, o Rio Grande do Norte será beneficiado pelas águas do Rio São Francisco. Por um sistema denominado Ramal Apodi, as águas deverão correr por canais, túneis, aquedutos e barragens, totalizando 115,5 quilômetros de extensão.
 
As obras da transposição afetarão famílias em Luís Gomes, Major Sales e José da Penha, por onde o ramal passará até chegar ao açude público de Pau dos Ferros, de onde as águas partirão até Angicos, já na região Central do estado. Ao final do percurso, 44 municípios devem ser beneficiados.

Vale lembrar que o projeto ainda não está pronto, e o sonho ainda está longe de ser realidade, porém com a recente chegada das águas do velho chico na Paraíba a esperança se renova. Cabe agora, os cidadãos cobrarem de seus representantes, especialmente dos deputados, senadores e governador, para que de fato o projeto seja executado e a transposição chegue ao Rio Grande do Norte.
 

Serviços de Habilitação poderão ser solicitados via internet

Para isso é necessário realizar um cadastro que pode ser feito em qualquer posto de atendimento do Detran/RN, basta apresentar a Carteira de Identidade, CPF, e um endereço de e-mail.
 
Após o cadastro, a segunda Via da Carteira Nacional de Habilitação, a Permissão Internacional para Dirigir e  a CNH definitiva poderão ser solicitadas via internet pelo Portal do Condutor. Basta acessar o site do Detran/RN (www.detran.rn.gov.br) , clicar na aba “Serviços” e acessar o Portal  com CPF e senha cadastrada.
 
Ao solicitar um dos serviços será gerada a respectiva taxa, o boleto para pagamento também pode ser acessado no site do Detran na aba “consulta de pessoas e boleto” . Há opções tanto para correntistas do Banco do Brasil como também para os demais bancos. Podendo a guia ser paga no próprio BB ou em qualquer correspondente bancário, dependendo da escolha do usuário no ato da impressão.
O
s valores para os três serviços disponíveis são:  R$67,00 para PID, R$50,00 para CNH definitiva e R$25,00 para segunda via da CNH. O usuário que ainda está em processo de obtenção da CNH também pode solicitar o seu cadastro no Portal para acompanhar resultados da prova prática.

Mangueirão na Praça apresenta Toquinho O Rei da Sanfona

Hoje o Mangueirão na Praça em João Câmara/RN apresenta o sanfoneiro mais desenrolado do RN Toquinho O Rei da Sanfona, todo mundo mais que convidado, junte sua turma e venha curtir esse forró diferente no melhor sábado de JC!!, junto da promoção do Combo torre + Mistão por apenas 49,90.

O Mangueirão na Praça conta com uma grande variedades de tira-gostos, um ótimo ambiente com o atendimento diferenciado!

E você é o nosso convidado super especial, não fique de fora dessa noite maravilhosa.
 
Organização

Lidiane e Mateus. 

ASSESSORIA DESMENTE BOATO SOBRE MORTE DE WILMA DE FARIA

A assessoria ex-governadora e hoje vereadora em Natal, Wilma de Faria (PTdoB) desmente repudia o boato e a divulgação da morte da parlamentar que está em São Paulo dando continuidade ao tratamento de um câncer.

Segundo sua assessoria, Wilma está no Hospital da Beneficência Portuguesa porque teve que se submeter a um procedimento para desobstrução de stent nas vias biliares.

De acordo com a assessoria, a equipe médica considerou o procedimento satisfatório e informou que Wilma tem previsão de alta para a próxima semana quando deverá retornará a Natal. A deputada estadual, Márcia Maia (PSDB), que acompanhava a mãe em São Paulo, já retornou a Natal.

Chacina de gatos em campus da UFPB vira caso de polícia; já são 60 mortes

A chacina de gatos dentro do campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa (PB), é cada vez mais preocupante e já virou caso de polícia. Só neste ano, cerca de 60 animais foram mortos na instituição, segundo a Comissão de Direitos e Bem Estar Animal da UFPB -- 22 apenas no período do Carnaval.

A polícia entrou no caso depois que estudantes encontraram cerca de dez gatos mortos próximo ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA).

Os animais estão sendo envenenados por uma substância conhecida como "chumbinho", segundo apontou o laudo veterinário da Delegacia de Crimes Ambientais.

Várias testemunhas já foram ouvidas pelo delegado Ragner Magalhães, mas a polícia está com dificuldades de identificar o autor do crime. "Não há câmeras de segurança na UFPB", declarou ele, reforçando que a população deve denunciar pelo número 197. "O sigilo da fonte está resguardado", disse.

Segundo o delegado, a UFPB passou a ser vista, ao longo dos anos, como um depósito para abandono de animais, o que, por si só, já é um crime ambiental que pode ser punido com detenção de três meses a um ano e multa. "Se houver morte do animal, a pena aumenta de 1/6 a 1/3", disse.
Veneno explosivo

Esta não é a primeira vez que esse tipo de matança acontece na UFPB. Há dois anos, outros 23 gatos morreram nos arredores do curso de odontologia depois de comerem frango contaminado com substância tóxica

A potência do veneno fez os gatos explodirem, segundo laudo emitido pelo Instituto de Polícia Científica da Paraíba (IPC), na época.

"São incontáveis as chacinas de gatos que já ocorreram aqui dentro. É um problema que se estende há 30 anos", disse Francisco José Garcia, vice-presidente da Comissão de Direito e Bem Estar Animal da UFPB.

Para ele, os crimes são premeditados, pois acontecem, geralmente, em feriados prolongados, quando o movimento no campus diminuiu consideravelmente.

Segundo levantamento da comissão, todos os dias animais são mortos – a pauladas ou envenenados – na universidade. E diariamente a população abandona gatos no campus. "É uma situação preocupante", afirmou Garcia:

Neymar está a um gol de igualar marca de Pelé após completar 25 anos

A grande fase de Neymar pela seleção brasileira pode atingir um novo capítulo contra o Paraguai, na terça-feira, em São Paulo. O atacante, que completou 25 anos em fevereiro, precisa apenas de um gol para atingir a marca que Pelé conseguiu pela seleção brasileira quando completou a mesma idade.

Em sua primeira convocação após completar 25 anos, em outubro de 1965, o Rei do Futebol atingiu 52 gols pelo Brasil. O feito foi atingido em amistoso contra a União Soviética, que terminou empatado em 2 a 2 em novembro daquele ano. Os dados são do site “RSSSF”.

Vereador Jaime Ferreira morre após fazer cirurgia bariátrica em Goiânia

O vereador de Senador Canedo Jaime Ferreira (PROS), de 28 anos, morreu na noite de sexta-feira (24). De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura da cidade, ele passou por uma cirurgia bariátrica no Hospital Samaritano, em Goiânia, e teve complicações. Após ficar 15 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ele sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.

O G1 entrou em contato com o Hospital Samaritano, neste sábado (25), mas funcionários informaram que apenas a área administrativa pode falar sobre a morte do vereador. No entanto, não havia ninguém no setor nesta manhã.

O corpo do parlamentar é velado desde a noite de sexta-feira no Colégio Militar Pedro Xavier Teixeira, em Senador Canedo. O enterro está previsto para a tarde deste sábado no Cemitério Municipal da cidade.

Esse era o primeiro mandato de Jaime. Segundo a assessoria da prefeitura, ele foi eleito como suplente do vereador Sérgio Bravo Jr (PROS), que assumiu a Secretaria de Esporte e Lazer. Assim, o parlamentar tomou posse do cargo.

Nascido em São Paulo, Jaime se mudou para Senador Canedo em 2002. Em 2010, começou a dar aulas de biologia e química na escola onde é velado. Mais tarde, ao lado de irmãos, fundou uma rede de escolas na cidade, que mais tarde também passou a contar com uma faculdade e instituto de pós-graduação.

sexta-feira, março 24, 2017

Estudante de Direito morre atropelado em frente à PUC, na Zona Sul do Rio

Um aluno de Direito da PUC Rio morreu na tarde desta sexta-feira (24), após ser atropelado em frente à portaria da universidade, na Gávea, Zona Sul do Rio. Segundo testemunhas, o jovem Bruno Queiroz, que era "calouro", participava de um confraternização após um trote com outros estudantes, na calçada, quando perdeu o equilíbrio e caiu, sendo atingido por um ônibus.

O pai do estudante, Luiz Queiroz, chegou ao local pouco depois do acidente e se desesperou ao ver o corpo do filho. O motorista do ônibus permaneceu próximo de onde ocorreu o atropelamento e também chorava.

Segundo outro aluno da PUC, tradicionalmente o trote com os calouros é realizado dentro da universidade, e depois o grupo vai para a rua. "Nisso, ele [se] desequilibrou e caiu. Foi uma fatalidade", afirmou o jovem.

Agentes da Divisão de Homicídios (DH) da Polícia Civil chegaram ao local por volta das 18h50 e iniciaram o trabalho de perícia.

Janot pede que investigação sobre Lula e Dilma siga no Supremo

Contrariando a Polícia Federal, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, solicitou que a investigação sobre obstrução da Lava Jato pelos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff prossiga no Supremo Tribunal Federal.

Janot protocolou na quinta-feira (23) sua manifestação junto ao ministro Edson Fachin, relator da operação. O inquérito apura, dentre outros fatos, se a nomeação de Lula como ministro da Casa Civil pela então presidente Dilma foi um artifício para lhe conferir foro privilegiado e tumultuar a Lava Jato, escapando da jurisdição do juiz Sergio Moro.

O caso corre no Supremo porque também inclui duas autoridades com foro privilegiado: a PGR investiga ainda se Dilma nomeou o ministro do STJ Marcelo Navarro, sob articulação do então presidente do STJ Francisco Falcão e do ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, sob o compromisso de obter a soltura de empresários presos na Lava Jato, entre eles Marcelo Odebrecht. Um terceiro fato investigado no inquérito é uma oferta de ajuda do então ministro da Educação, Aloizio Mercadante, para evitar a delação do ex-senador Delcídio do Amaral (ex-PT-MS).

No mês passado, relatório da Polícia Federal assinado pelo delegado Marlon Cajado recomendou o desmembramento, para a primeira instância, da investigação sobre a nomeação de Lula por Dilma. O delegado apontou em sua peça que Lula e Dilma agiram para obstruir a Lava Jato. Na primeira instância, a investigação e o processo penal costumam andar mais rápido, o que seria uma derrota para os ex-presidentes petistas.

Janot, que é a autoridade responsável por conduzir a investigação, discordou do delegado e solicitou ao STF que o inquérito não seja desmembrado. Em geral, durante a fase de inquérito, os ministros do Supremo costumam seguir os posicionamentos do Ministério Público.

O procurador-geral apontou que o antigo relator, Teori Zavascki, já havia se posicionado contra o desmembramento e que, por isso, as investigações devem continuar sendo aprofundados no Supremo, com novas tomadas de depoimentos e diligências.

Seu posicionamento é uma derrota para a Polícia Federal, que havia atraído para si os holofotes com o relatório do delegado Marlon Cajado.

Esse caso é o único inquérito contra Dilma existente até o momento na Lava Jato. Lula já é réu em uma ação penal também sob acusação de atrapalhar a Lava Jato, neste caso sob suspeita de comandar a compra do silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró.

Os investigados têm negado as suspeitas e afirmado que não atuaram para obstruir as investigações. A defesa de Dilma afirmou considerar a manifestação de Janot “equilibrada e correta”. A reportagem não conseguiu contato com as defesas dos demais investigados.

Denúncias de abuso policial crescem 78% em SP; secretário rebate

 As denúncias de abusos cometidos por policiais civis ou militares em São Paulo passaram de 531 em 2015 para 947 em 2016, de acordo com dados do relatório anual da Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo, o que representou alta de 78% na comparação. As queixas que mais cresceram foram as de constrangimento ilegal, que passaram de 242 para 562, um aumento de 132,23%.

Em seguida aparece o abuso de autoridade com agressão, que passou de 241 para 301, o que significa 24,90% a mais do que no ano anterior. Já a invasão de domicílio cresceu 75%, ao passar de 48 em 2015 para 84 em 2016.

"Realmente existem abusos de ordem crescente por parte dos policiais. Hoje o cidadão tem consciência plena do exercício da cidadania e perdeu o temor de denunciar os maus policiais. A Ouvidoria se consolidou com essa tranquilidade do cidadão que sabe que deve denunciar a atitude errada do policial. Eu acredito que haja algum reflexo e que a polícia deve tomar alguma iniciativa", disse o ouvidor da polícia paulista, Júlio César Neves.

Em entrevista coletiva no final da tarde de hoje (24), o secretário de Segurança Pública de São Paulo, MáginoAlves Barbosa Filho, contestou os números da Ouvidoria, dizendo que não há, nos números passados, uma "distinção muito clara sobre o que é ou não denúncia".

"Temos que depurar um pouco melhor os números da Ouvidoria, que considera como denúncia contra policiais uma série de fatores, tal como solicitação de informação de ocorrência - foram feitas 106 e isso entra no campo de denúncia. Solicitação de informação sobre homicídios também entra no campo de denúncia e foram 623 casos. Solicitação de policiamento em determinada área foram 86 e [também] entra como denúncia", disse.

Barbosa Filho explicou que a Secretaria de Segurança, por meio da Corregedoria, também controla esses dados. No entanto, questionado pela reportagem, ele disse que não tinha, naquele momento, os dados sobre abusos cometidos por policiais e também os dados sobre policiais que foram afastados por conta desses abusos.

"Quando se fala em denúncia e denúncia por agressões, toda e qualquer denúncia de atividade irregular policial civil ou militar que chegue à ouvidoria é repassada para a corregedoria e ela vai ser apurada. O resultado pode ser a expulsão do policial civil ou militar ou pode resultar também no arquivamento se não tiver evidência concreta da prática de um ilícito pelo policial. Mas o que não se pode é generalizar e colocar tudo dentro de um mesmo grupo", disse o secretário. Via Bol

Doria rebate FHC e diz que "os dois primeiros prognósticos ele errou"

Doria disse ter respeito por FHC, mas lembrou que o ex-presidente apoiou outro candidato na eleição para a prefeitura em 2016

O prefeito João Doria (PSDB) reagiu nessa sexta-feira (24) às declarações do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que em entrevistas aos jornais O Estado de S. Paulo e O Globo criticou indiretamente a possibilidade de ele disputar o Palácio do Planalto em 2018.

"Respeito muito o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, mas eu só lembro que ele previu que eu não seria eleito nas prévias para ser candidato pelo PSDB. Apoiou outro candidato, o que não muda minha admiração. Ele mesmo já confessou que, quando comecei campanha para prefeito de São Paulo, acreditava que eu não seria eleito. Venci as duas. Os dois primeiros prognósticos do FHC ele errou", disse o prefeito após participar de um evento na capital.

O ex-presidente disse ao Estado que o governador Geraldo Alckmin é hoje o tucano mais bem posicionado para disputar a Presidência no ano que vem e criticou o mote principal de Doria. "Se você for um gestor, não vai inspirar nada. Tem que ser líder", afirmou.

Ao Globo, FHC disse que Doria "está começando" e que considera "prematuro" pensar no nome dele para 2018, "porque ele tem um mês de governo". Segundo o ex-presidente, "credibilidade não é igual a popularidade".

Padilha passou endereço para entrega de dinheiro

Em depoimento prestado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ex-executivo da Odebrecht José de Carvalho Filho disse que o atual ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha (PMDB), lhe passou todos os endereços para o pagamento de R$ 4 milhões destinados ao PMDB durante a campanha eleitoral de 2014.

Um dos locais indicados por Padilha foi o escritório de José Yunes, amigo e ex-assessor de Michel Temer (PMDB), informou Carvalho Filho ao ministro Herman Benjamin. Benjamin é o relator no TSE da ação que apura se a chapa de Dilma Rousseff (PT) e Temer cometeu abuso de poder político e econômico para se reeleger.

Esse pagamento teria sido realizado no dia 4 de setembro de 2014 “Todos os endereços, esses e os outros que eu não me lembro me foram dados pelo Eliseu Padilha”, disse Carvalho Filho. Segundo o ex-executivo da Odebrecht, a distribuição dos recursos foi determinada pelo executivo Marcelo Odebrecht.

“Procurei depois o Eliseu Padilha, no escritório dele, comentei o fato, ele já sabia, evidente, e solicitei dele os endereços que eles poderiam receber e quem fez essa operação foi Operações Estruturadas. A sistemática era: eu chegava expor até ele e ele me fornecia o endereço, eu transmitia ao sistema de Operações Estruturadas a sra. Maria Lúcia (ex-secretária da Odebrecht), que uns dias depois, me entregava uma senha. Eu pessoalmente entregava essa senha, entreguei essa senha ao Sr. Eliseu Padilha”, afirmou José de Carvalho Filho.

“E a partir dali, eu não tinha como e nem sabia como as coisas eram operacionalizadas. Então, esclarecendo que tive com ele (Padilha) quatro ou cinco vezes para pegar esse endereço e voltei novamente para pegar essas senhas”, completou o ex-executivo da Odebrecht.

De acordo com Carvalho Filho, os valores seriam repassados ao PMDB via Eliseu Padilha.

Raio atinge rocha no Ceará e imagens da explosão impressionam

Internautas ficaram impressionados com as imagens que circulam nas redes sociais mostrando o momento exato em que um raio atingiu uma estrutura rochosa nesta quinta-feira, no município de Quixadá, a 150 km de Fortaleza, no Ceará.

A descarga elétrica provocou uma explosão no monólito localizado próximo ao açude do Cedro, uma das principais atrações turísticas da cidade, seguida de um som estrondoso que assustou os moradores que estavam próximos ao local. 

No momento do impacto, o autor do vídeo não se ateve a exclamar "Eita um raio!", enquanto filmava a obra no pavimento do campus da Universidade Federal do Ceará.

Ao lado da universidade, há um campus do Insituto Federal do Ceará, cuja assessoria de imprensa confirmou que a obra está sendo realizada na instituição de ensino.

O conteúdo do vídeo indica que o autor das imagens seja funcionário da obra, pois pouco antes do sobressalto, ele comenta o novo pavimento da instituição.

"No campus de Quixadá, todas as carragas de pavimento novo...", disse o homem no início do vídeo, antes de ser interrompido pelo raio.

Polícia prende homem por vender carcaças no lugar de computadores

Policiais civis da 5ª. Delegacia de Polícia Civil de Natal prenderam em flagrante Antônio Márcio Cavalcante da Silva, de 24 anos, pela prática dos crimes de estelionato e de falsificação de documento particular, na noite desta quinta-feira (23), dentro de um shopping na capital potiguar.

Investigações da Polícia Civil revelaram que há aproximadamente um mês, Antônio Márcio estava anunciando em um site coletivo de venda e compra de produtos, a venda de computadores de mesa. Ele iludia os compradores anunciando que as máquinas eram de determinada marca conhecida no mercado nacional e cobrava pelos equipamentos o valor de R$ 2.500,00. Porém, quando a venda se efetivava ele entregava para as vítimas carcaças de CPU com peças de sucata, juntamente com notas fiscais forjadas em nome de empresa fictícia, como forma de dar veracidade à transação ilícita.

Uma equipe de policiais civis conseguiu prender Antônio Márcio quando ele ludibriava mais uma vítima. No momento da prisão, ele confessou ter aplicado esse golpe em outras ocasiões. Estima-se que os prejuízos causados ultrapassem R$ 10.000,00.

Sintro convoca greve geral; Seturn estuda medidas

O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do RN (Sintro) pretende iniciar movimento de greve geral no sistema público de transporte de Natal a partir do dia 31 de março, em protesto à aprovação da Lei da Terceirização, reforma trabalhista e previdenciária.

Outro sindicato, o dos empresários de ônibus (Seturn), foi surpreendido pela notícia e estudará as medidas para evitar prejuízos à população.

O primeiro secretário do sindicato, Moisés Leite, informou que mesmo o edital de convocação não tendo sido publicado ainda, a categoria está analisando a proposta e não descarta a possibilidade de paralisação.

“O documento existe, mas a paralisação ainda não está totalmente confirmada. Provavelmente será publicado no dia 27 deste mês. O principal motivo é a aprovação da lei da terceirização”, disse Moisés

Para o representante das empresas de ônibus, Nilson Queiroga, a posição do Seturn será tomada quando o órgão for oficiado sobre qualquer medida do Sintro.

“Eu estou surpreso. Não vamos nos posicionar de imediato, mas vamos sim analisar que medidas serão tomadas”, destacou ele, lembrando que, em movimentos anteriores, o Seturn foi à Justiça.

A ideia preliminar do Sintro é manter apenas 30% da frota em circulação. Para o Seturn, é importante, nesse momento, dialogar para que haja um consenso.

Boato diz que vacina contra a febre amarela é mortal; saiba por que é falso

Um falso boato dizendo que a vacina contra a febre amarela leva à morte está circulando na internet. O texto, publicado em site que possui a aparência de um portal de notícias, reproduz de forma idêntica as informações de outra falsa publicação que circulou anos atrás dizendo que a vacina contra a gripe H1N1 era um "veneno mortal".

A falsa notícia diz que a presença de mercúrio na vacina causa intoxicação. À época em que era propagado o boato sobre a vacina contra o vírus H1N1, a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) esclareceu que o mercúrio está presente em vacinas como a da gripe e da febre amarela, mas em baixíssima concentração (25 microgramas por dose de 0,5ml, ou 0,01% da dose), o que não causa nenhum tipo de intoxicação.

O Ministério da Saúde diz que "a vacina contra febre amarela é altamente eficaz e segura para o uso". Sua eficácia é superior a 90%. A vacina, desenvolvida pelo laboratório Bio-Manguinhos da Fiocruz, é produzida no Brasil desde 1937.
 
Conservante antigo
De acordo com a Fiocruz, o timerosal, conservante que contém mercúrio, é usado desde 1930 em vacinas, como na tetravalente, indicada contra difteria, tétano, coqueluche e meningite, e na tríplice viral, que combate a caxumba, rubéola e sarampo. Segundo o órgão, ele serve para "evitar crescimento de fungos ou bactérias, no caso de a vacina ser contaminada acidentalmente na hora da punção repetida no frasco multi-dose".

A OMS (Organização Mundial da Saúde) também indica o uso do conservante timerosal em vacinas, informa a Fiocruz. Estudos sobre o timerosal não encontraram evidências de contaminação em crianças ou adultos expostos à substância. O mercúrio presente nas vacinas é expelido pelo organismo e não se acumularia em repetidas injeções, diz a fundação.
 
Quem não deve tomar a vacina de febre amarela?
Por se tratar de um vírus vivo atenuado, a vacina oferece riscos para pessoas que possuem baixa imunidade ou que tenham alergia a ovo, que é usado em sua fabricação. Nessas pessoas, ela pode causar reações alérgicas, reações no sistema nervoso central e o desenvolvimento da própria doença.

Assim, ela não é recomendada para quem é portador de HIV, pessoas que possuem doenças que diminuem a imunidade natural do corpo (como câncer), para bebês com menos de seis meses, mulheres grávidas ou que estejam amamentando e idosos com mais de 60 anos. Pessoas com esse perfil até podem tomar a vacina, mas precisam passar antes por avaliação médica.
 
Há reações adversas à vacina?
Cerca de 10% das pessoas vacinadas podem ter febre e dor de cabeça após tomarem a vacina. Há, contudo, uma reação rara, mas grave, em que vírus atenuado da vacina ataca o fígado e desencadeia complicações semelhantes à da doença.

Essa reação acomete cerca de 1 pessoa a cada 1 milhão que toma a vacina. O problema não está na vacina, e sim em características do indivíduo, mas os cientistas não sabem ainda explicar as causas dessa reação.

IBGE ABRE INSCRIÇÕES PARA PROGRAMA DE ESTÁGIO

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está com mais de 50 vagas de estágio abertas para estudantes de nível médio e superior.

São 30 vagas para estudantes de nível médio e 20 para nível superior, nos cursos de administração, engenharia cartográfica, ciências contábeis, tecnologia da informação, jornalismo e letras.

Todas as vagas são para as unidades do IBGE na cidade do Rio de Janeiro e os candidatos devem ter pelo menos 16 anos de idade.

O valor mensal da bolsa é de R$ 203 para nível médio e de R$ 364 para nível superior. O auxílio-transporte é de R$ 6 por dia. A carga horária é de 4 horas diárias. Os interessados devem encaminhar seus currículos por e-mail para estagio@ibge.gov.br.

TSE aceita pedido de Dilma e vai apurar vazamentos de depoimento de Marcelo Odebrecht

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aceitou, nesta quinta-feira, pedido da defesa da ex-presidente Dilma Rousseff e abriu um procedimento interno para apurar vazamentos de trechos da delação premiada do ex-executivo Marcelo Odebrecht, que afirmou em depoimento que a petista sabia de caixa dois na campanha de 2014 para a Presidência.

O despacho é assinado pelo juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça Eleitoral, Bruno César Lorencini. Ele lembra, no documento, que a Constituição Federal garante o sigilo da fonte. Ressalta, no entanto, que todos os envolvidos na investigação, entre eles o Ministério Público, "têm o dever de observar a determinação judicial que impôs a confidencialidade, cujo descumprimento acarreta consequências administrativas, cíveis e criminais".

Além de abrir a investigação, Lorencini diz ainda que encaminhará o expediente à Procuradoria Geral da República para que tome as providências cabíveis.

O empreiteiro Marcelo Odebrecht afirmou, em depoimento ao TSE, que Dilma tinha conhecimento do uso de dinheiro de caixa 2 para pagar o marqueteiro João Santana, responsável pela campanha à reeleição em 2014. O empresário também disse que não conversou diretamente com Dilma sobre esse assunto.

Trechos do depoimento que incriminam Dilma e outros petistas — como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ex-ministros Antonio Palocci, Guido Mantega e Paulo Bernardo — foram divulgados nesta quinta-feira pelo site "O Antagonista" e tiveram sua veracidade confirmada pelo GLOBO. Como Dilma não é mais presidente, na prática a ação em curso no TSE pode levar à cassação do mandato de Temer. Mas o empresário negou ter tratado de repasse de dinheiro para campanhas diretamente com o presidente. Segundo Marcelo Odebrecht, a negociação foi com um aliado próximo de Temer, o atual ministro da Casa Civil Eliseu Padilha.

— A Dilma sabia da dimensão da nossa doação, e sabia que nós éramos quem doa... quem fazia grande parte dos pagamentos via caixa dois para João Santana. Isso ela sabia — disse Marcelo Odebrecht no depoimento prestado em 1º de março.

Consumo de drogas mata cerca de meio milhão de pessoas por ano, alerta OMS

 A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, alertou que o consumo de drogas mata cerca de 500 mil pessoas todos os anos no mundo.
 
“A OMS estima que o uso de drogas seja responsável por cerca de meio milhão de mortes todos os anos, mas esse número representa apenas uma pequena parte de todo o dano causado pelo problema mundial das drogas”, disse.
 
Durante discurso em Viena, na Áustria, Margaret destacou ainda que, em alguns aspectos, a situação está piorando, e não melhorando, já que muitos países vivenciam o que ela chamou de crise de emergência sanitária decorrente de mortes por overdose.
 
“Gostaríamos de ver mais usuários de drogas sendo canalizados por meio de sistemas públicos de saúde do que por meio de cortes e sistemas de justiça criminal”, apontou a entidade.

Lei da terceirização vai precarizar trabalho, diz presidente do TRT-2

Com a aprovação do projeto de lei que libera a terceirização para todas as atividades das empresas, haverá uma grande precarização do trabalho, avaliou o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região - São Paulo (TRT-2), Wilson Fernandes.

"Se a empresa terceiriza um trabalho, ela dispensa dez trabalhadores e contrata [por meio de uma empresa terceirizada] outros dez para fazer o trabalho daqueles, e por que ela faz isto? Porque vai sair mais barato para ela. Se vai sair mais barato para ela, de onde sai a diminuição de custo? Do salário do trabalhador, obviamente", disse.

Fernades acrescentou que a empresa prestadora de serviços, que vai fornecer essa mão de obra terceirizada, será constituída para ter lucro. "E de onde sai o lucro dela? Do salário do trabalhador indiscutivelmente". Segundo Fernandes, historicamente os empregados terceirizados sempre ganharam menos que os empregados contratados regularmente.

Além da precarização, o presidente do TRT-2 acredita que haverá uma dispensa grande de trabalhadores empregados para que haja a contratação de terceirizados. "Se havia uma defesa tão grande e tão expressiva, especialmente de alguns setores empresariais, desse projeto de terceirização, isso significa que, uma vez aprovado, aqueles empresários tendem a dispensar seus trabalhadores regulares para substituir a mão de obra por terceirizada".

Água do São Francisco em Campina Grande (PB)

O presidente da Agência Executiva da Gestão das Águas da Paraíba (Aesa-PB) disse nesta quinta-feira (23) que mantém o cronograma da chegada das águas da transposição no açude Boqueirão, responsável pelo abastecimento de Campina Grande e de outras 18 cidades no entorno, entre 30 e 45 dias.

“Continuamos com essa tese”, disse o presidente da Aesa, João Fernandes, ao confirmar que as águas da transposição do rio São Francisco já chegaram à barragem de Camalaú, terceiro reservatório no caminho das águas antes de chegar ao Rio Paraíba.

“Quando tiver um bom volume vamos liberar para o rio Paraíba, cuja calha vem recebendo água das chuvas e está com um bom nível e assim que liberar as águas da transposição a correnteza vai apressar à chegada ao açude de Boqueirão”, garante.

João Fernandes lamentou a quebra de um dos motores na estação elevatória seis da transposição, em Sertânia-PE, que diminuiu a vazão da transposição para 2.2 metros por segundos. “O motor da bomba da Transposição que está em manutenção em São Paulo e a Secretaria de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração deve nos informar nesta sexta-feira (24) quando ficará pronto”, informou.

SP: motorista morre após colidir com búfalo na Via Dutra

 O motorista de uma caminhonete Amarok morreu por volta da 0h30 desta sexta-feira (24) depois de atingir um búfalo e colidir em outros dois veículos no km 206 da rodovia Presidente Dutra, entre Guarulhos e Arujá (Grande São Paulo). O animal morreu na hora.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o acidente aconteceu no sentido Rio de Janeiro, mas não há mais bloqueios da via.

O motorista foi identificado como o empresário Fabino Delicato.

O carro que vinha atrás dele, também bateu no animal e capotou.

Acidentes envolvendo búfalos nessa região são muito incomuns, de acordo com a PRF. 

Visite a Loja RN Móveis em João Câmara/RN.

Na RN MÓVEIS você encontra qualidade, bom preço e credibilidade!

Não se deixe enganar, vem com a gente falar.

Fazemos seu orçamento sem compromisso, de acordo com suas necessidades.

E pra você ficar mais feliz, a entrega e montagem fica por conta da casa.

Não espere mais!!!!

Confira preços e facilidades de pagamentos.

RN Móveis sempre do seu lado!

Cruzeta, no RN sai da lista de colapso e será abastecida pelo sistema de rodízio

Em virtude das recentes chuvas na região Seridó, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) retomará o abastecimento da cidade de Cruzeta nesta quinta-feira (23). O açude público da cidade atingiu um volume que é possível retomar o fornecimento de água via sistema da companhia.

Atualmente, o Estado está com 17 cidades em colapso de abastecimento, na situação de rodízio estão 77 cidades. Cruzeta estava em colapso desde setembro de 2016. A perspectiva da Caern é que com a continuação das chuvas o número de cidades em colapso venha diminuir nos próximos dias.

quinta-feira, março 23, 2017

Infecção se aloja em silicone e faz jovem perder mama: "Pior dor que senti"

Uma bactéria que se alojou no seio levou a jornalista Thays Almendra, 29, a passar por três cirurgias, incluindo a retirada parcial de uma das mamas. A desconfiança de que havia um problema começou porque uma de suas próteses de silicone ficou endurecida e surgiram bolas de pus, que precisaram ser limpas em um procedimento doloroso e sem anestesia.

Thays precisou tomar antibióticos por um ano e, durante esse período, ficou com um seio de cada tamanho. "Fiquei 'monoteta' e não ligava. Quero dizer para outras pessoas que estejam passando por algo do tipo que elas devem gostar delas do jeito que são", afirma. Abaixo, ela dá seu depoimento ao UOL.

"Eu tinha colocado próteses de silicone nos seios há sete anos, por não ter nada de seios, e nunca tive qualquer problema com as próteses. Mas, em julho de 2015, estava sentindo meu seio um pouco diferente. Já fazia um tempo que ele estava endurecido, mas não era nada muito grave, achei que fosse normal.

Então, caí esquiando, em uma viagem ao Chile, e bati com os seios no chão. Quando voltei ao hotel, vi uma bolinha branca embaixo de um deles. Achei estranho, parecia um vinco. Fiquei meio desesperada, mas tomei um anti-inflamatório e a dor passou.

Vez ou outra sentia dor, mas estava em uma fase bem preocupada com o trabalho, onde estavam acontecendo cortes de pessoal, e não dei muita importância aos sintomas. Uma semana depois entrei na lista de demissão em massa da empresa. E, então, percebi que meu seio estava completamente torto e ainda com o vinco.

Fiquei desesperada e corri para o hospital, mas as médicas não sabiam dizer nada. Fui no meu cirurgião. Cheguei ao consultório dele com o peito totalmente torto e endurecido e ele me disse: "você precisa trocar isso agora, porque tem uma infecção latente aí. O problema não é a prótese, é alguma infecção que você pegou e atingiu o silicone".

Ele me perguntou se alguma vez na vida eu tinha tido uma infecção urinária. De fato, eu tinha tido uma algum tempo antes, cheguei a ter 41°C de febre.

Ele me explicou que a bactéria da infecção urinária gosta de lugares mais quentes e que ela poderia ter se alojado no seio e deformado a minha prótese. Tomei inúmeros antibióticos por cinco dias, eram remédios devastadores, e aí fui para a primeira cirurgia.

Tive de tirar a prótese, mas só do seio direito. O curioso é que a cirurgia de retirada é mais dolorida do que a colocação da prótese. Acho que pela empolgação e pela vontade de se ver bonita, você não percebe que está sofrendo tanto. Já na retirada, sofri bastante. Fiquei usando aquelas próteses móveis que são colocadas no sutiã, para que os seios ficassem mais ou menos iguais.

Amico lança campanha para exames de crianças cardiopatas

A Associação Amigos do Coração da Criança (Amico), instituição sem fins lucrativos que atende crianças que sofrem de cardiopatia, lançou campanha para ajudar na realização de exames de ecocardiograma necessários ao diagnóstico e no acompanhamento do pós-cirúrgico.

O médico Madson Vidal, diretor da Amico, explica que a campanha é para suprir a falta de políticas de assistência à criança cardiopata, o número de morbidade e mortalidade das crianças cardiopatas é muito alto no RN.

“Sequer chegamos a tratar 40% delas, uma vez que faltam diagnósticos precoces e o tratamento cirúrgico no tempo certo. Há na Amico, apesar de muito esforço para realizar os exames, mais de uma centena de crianças que aguardam a realização do ecocardiograma, necessário ao diagnóstico e no acompanhamento do pós-cirúrgico”, explicou Madson.

Para atender a está demanda reprimida, a Amico está contratando uma médica ecocardiografista pediátrica de outro estado, em parceria com o Incor Natal, para realizar um mutirão de ecocardiogramas nas crianças assistidas pela instituição.

“Realizaremos no período de 28 de março a 12 de abril, diariamente, 15 exames por dia. Para isso estamos fazendo uma campanha Doe um ecocardiograma a uma criança cardiopata. O valor do exame custará R$180. Cada pessoa pode doar um exame, meio exame, um quarto de um exame”, explicou.

Quem desejar doar pode fazer o depósito ou transferência nas contas da Amico:

Banco do Brasil

Agência 2870-3

Conta 38.404-6

Itaú

Ag 8380

Conta 07.569-0

Unicred

Ag 2207

Conta 2604-2

CNPJ: 07.940.906/0001-35

Pedro Fernandes e Fátima Raquel vencem a eleição de Reitor e Vice-reitora da UERN

Os candidatos Pedro Fernandes e Fátima Raquel foram eleitos pela Comunidade Acadêmica – Professores, Estudantes e Técnicos – como Reitor e Vice-reitora da UERN para o mandato de 2017/2021.

A Comissão Eleitoral apurou 91% das urnas da eleição para Reitor(a) e Vice-Reitor(a) até as 0h20 desta quinta-feira (23). A apuração de 9% das urnas restantes será finalizada no período da tarde, às 14h, no Auditório da FAFIC. Não foram apuradas duas urnas de Caicó e duas de Assú – essas urnas não foram entregues oficialmente à Comissão Eleitoral.

Com 63,4% dos votos válidos, Pedro Fernandes foi reeleito Reitor da UERN, já Telma Gurgel obteve 36,6% dos votos. Na disputa para o cargo de Vice-Reitor(a), Fátima Raquel obteve 59,3% dos votos válidos, William Coelho ficou com 35,1% e Ivanaldo Gaudêncio com 5,2%.

Com o quadro irreversível, Pedro Fernandes falou sobre a vitória. “Tivemos a participação dos três segmentos. Agradecemos a todos os professores, técnicos administrativos e alunos que foram votar. Um reconhecimento à Comissão Eleitoral por encarar esse trabalho tão importante. A partir de agora, a Universidade deve se unir”, afirmou Pedro Fernandes.

A Vice-Reitora eleita, Fátima Raquel, reforçou o agradecimento: “Faremos tudo o que for possível para honrar nosso compromisso. Vamos ter cada vez mais uma gestão democrática. Obrigada a todos vocês, podem ter certeza que esses quatro anos serão de muito trabalho”.

O agradecimento pode ser conferido integralmente nas redes sociais da UERN. Clique AQUI.

O percentual de 91% das urnas apuradas contabilizou 5.175 participantes – entre docentes, estudantes e técnicos administrativos, de um total de 11.236 aptos a votarem. Essa participação equivale a 45,95% do universo de eleitores da UERN, a abstenção foi de 54,05%.

O re

CNBB diz que reforma da Previdência ‘escolhe o caminho da exclusão’

O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nota nesta quinta-feira, 23, para manifestar “apreensão” com relação à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287, que trata da reforma da Previdência. “Buscando diminuir gastos previdenciários, a PEC 287/2016 ‘soluciona o problema’, excluindo da proteção social os que têm direito a benefícios. Ao propor uma idade única de 65 anos para homens e mulheres, do campo ou da cidade; ao acabar com a aposentadoria especial para trabalhadores rurais; ao comprometer a assistência aos segurados especiais (indígenas, quilombolas, pescadores…); ao reduzir o valor da pensão para viúvas ou viúvos; ao desvincular o salário mínimo como referência para o pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC), a PEC 287/2016 escolhe o caminho da exclusão”, diz a nota do conselho que esteve reunido em Brasília desde a última terça-feira.

Mulheres de presos bloqueiam trânsito na Salgado Filho

Um grupo de aproximadamente 50 mulheres, esposas de detentos do Presídio Estadual de Alcaçuz, bloquearam o cruzamento das Avenidas Salgado Filho e Bernardo Vieira, na tarde desta quinta-feira (23).

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Trânsito (STTU), as mulheres reivindicam uma audiência com o governador do Estado, Robinson Faria.

O trânsito está bastante congestionado nessas avenidas. Na Salgado Filho, por exemplo, no sentido, zona sul/Centro da Cidade o congestionamento já chega no Viaduto do 4º Centenário.

A STTU orienta aos motoristas para trafegarem por vias alternativas. “Quem estiver trafegando pela Berardo Viera, sentido Viaduto da Urbana, a opção é pegar a Ruy Barbosa e seguir pela Alexandrino de Alencar.

Justiça condena três torcedores corintianos por morte de palmeirense

 A Justiça condenou três torcedores do Corinthians pela morte de Gilberto Torres Pereira, ocorrida em 20 de agosto de 2014. Raimundo Cesar Justino foi condenado a 20 anos de prisão; Gentil Chaves Siani foi condenado a 16 anos de prisão. Leonardo Gomes dos Santos, condenado a 18 anos (confira abaixo a condenação completa dos três).

Os três pertenciam à torcida Gaviões da Fiel e foram condenados por matar Pereira apenas por ser palmeirense, sendo escolhido aleatoriamente.

A Justiça entendeu que Raimundo, Gentil e Leonardo se dirigiram à estação de trem em Franco da Rocha, São Paulo, cientes de que haveria torcedores do Palmeiras, pois o time alviverde jogaria no dia contra o São Paulo, no Pacaembu. O trio seguia para uma festa da Gaviões.

Gilberto Pereira integrava a torcida Mancha Alviverde e estava na estação, sendo espancado e atingido por pedaços de madeira.

Pereira sofreu traumatismo craniano, e foi levado ao hospital, mas morreu três dias depois.

Entre os condenados está o ex-vereador Raimundo Cesar Faustino, o Capá, que foi visto por policiais militares durante o tumulto agredindo a vítima com um galho de árvore. Capá tem histórico de brigas. Em 2013, ele foi flagrado em confronto com torcedores do Vasco na arquibancada do estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Na manhã de quarta-feira, foram ouvidas 12 testemunhas de defesa e acusação, além dos réus. A condenação ocorreu na madrugada desta quinta.

Enfermeira joga bebê no cesto de roupa suja com lençóis em hospital do DF

Um bebê recém-nascido foi jogado de uma altura de um metro em um cesto de roupa suja durante uma troca de lençóis. Segundo o "G1" o acidente aconteceu no Hospital Regional do Gama, no Distrito Federal, nesta segunda-feira (20).

Segundo o pai da criança, uma funcionária identificada como sendo uma enfermeira do hospital entrou no quarto para a troca dos lençóis uma hora depois do parto, quando a mãe tinha ido ao banheiro. A coleta foi feita tão rapidamente que não houve tempo para avisá-la de que o bebê estava enrolado em um dos lençóis.

O bebê foi tirado do cesto logo em seguida, mas foi constatado um calombo na cabeça. Depois de passar a noite no Hospital Regional, o bebê foi levado ao Hospital de Base, onde fez exames e teve um sangramento no cérebro diagnosticado.

Outros exames irão determinar se o recém-nascido precisará passar por cirurgia.

O caso foi registrado na delegacia do setor oeste do Gama, mas será investigado pela 14ª delegacia, do setor central, inicialmente como lesão corporal culposa, sem intenção, segundo o delegado que registrou a queixa.

Em entrevista à Globo, o diretor do hospital afirmou que um processo administrativo foi aberto, mas que a funcionária sempre teve boa avaliação.

Papa Francisco aprova canonização dos Protomártires do RN

O Papa Francisco recebeu em audiência nesta quinta-feira, 23 de março, o Cardeal Angelo Amato, S.D.B., Prefeito da Congregação das Causas dos Santos. Durante o encontro o pontífice aprovou os votos favoráveis da Sessão Ordinária dos Cardeais e Bispos Membros da Congregação sobre a canonização de Beatos.

Entre os beatos estão Andrea de Soveral e Ambrogio Francesco Ferro, sacerdotes diocesanos, e Matteo Moreira, Leigo, como também de 27 Companheiros, Mártires, massacrados por ódio à Fé no Rio Grande do Norte em 16 de julho de 1645 e 03 de outubro de 1645.

Passada a aprovação pelo Papa Francisco agora será marcada uma data para a solenidade de santificação.

Protomártires do Brasil

Mártires de Cunhaú e Uruaçu, protomártires do Brasil, é o título dado aos 30 cristão martirizados no interior do Rio Grande do Norte. Foram vítimas de dois morticínios, em 1645, nas invasões holandesas ao Brasil. O primeiro, na capela de Nossa Senhora das Candeias, no engenho de Cunhaú, em Canguaretama; o outro em Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante. Foram beatificados pelo papa João Paulo II em 5 de março de 2000.

ITEP contará com agendamento eletrônico para emissão de identidade

O Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (ITEP-RN) contará com um sistema de agendamento eletrônico para emissão de carteiras de identidade nas centrais do cidadão do Via Direta e da Zona Norte de Natal.

O programa virtual, desenvolvido pela coordenadoria de Tecnologia da Informação (TI) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) irá contribuir para a redução de filas de espera para a confecção do documento.

Esta ferramenta já está pronta e os servidores do ITEP já estão sendo treinados para utilizá-la.

A expectativa da direção do Instituto de Identificação (II) é de que o software comece a ser utilizado neste agendamento eletrônico até o início do mês de maio.

Responsável pelo setor de TI da Sesed, o major Emiliano Loiola revelou que o software desenvolvido para o ITEP é similar a alguns que já funcionam em outros estados do país. A princípio concebido para o agendamento eletrônico na emissão de RG´s, posteriormente o sistema também será utilizado para a confecção de atestados de antecedentes criminais.

Colisão entre ônibus deixa um morto e 12 feridos na zona oeste de São Paulo

Uma colisão entre um ônibus e um micro-ônibus causou a morte de um idoso e deixou pelo menos outras 12 pessoas feridas no final da noite desta quarta-feira, 22, na Lapa, bairro da zona oeste de São Paulo. Conforme o Corpo de Bombeiros, duas pessoas estão em estado regular e dez sofreram ferimentos leves. Ao menos três veículos de passeio também foram atingidos.

O acidente ocorreu no cruzamento entre as ruas Faustolo e Aurélia, que ainda permanecia totalmente isolado para perícia por volta das 7h desta quinta-feira, 23. Não havia neste horário previsão de liberação do trânsito no local.

O idoso, que não teve o nome divulgado pelos bombeiros, foi atropelado após um dos veículos subir sobre a calçada e invadir uma casa, que sofreu sérios danos. A região chegou a ficar sem energia elétrica, segundo moradores. Viaturas do Corpo de Bombeiros da Lapa, Pirituba e Casa Verde foram acionadas para atender a ocorrência.

Justiça determina que governo Temer comprove déficit na Previdência

Às vésperas da votação da Reforma da Previdência, a Justiça Federal do Distrito Federal determinou que a União prove caráter deficitário do sistema previdenciário brasileiro. Em decisão liminar, o juiz Valcir Spanholo, da 21ª Vara Federal do DF, concede ainda 15 dias para que o governo detalhe metodologia utilizada para apurar déficit de R$ 140 bilhões na área.

"A União deve provar via documentação hábil, a veracidade dos dados financeiros que embasam a afirmação de que, atualmente, o sistema de previdência social do País seria mesmo deficitário”, diz o magistrado.

Valcir Spanholo determina ainda que o governo suspenda “a divulgação e exploração de qualquer menção acerca da informação (ainda não confirmada) de que o sistema previdenciário brasileiro amargaria déficit bilionário”. A liminar atende parcialmente pedido da Federação dos Servidores da Justiça Federal e do Ministério Público Federal (Fenajufe).

Ainda de acordo com a decisão, a União fica obrigada a demonstrar, por meio de documentos, a divisão segmentada das despesas totais da seguridade social entre 2012 e 2016, relacionando também todas as renúncias fiscais realizadas na área de contribuições sociais do mesmo período.

Propaganda suspensa
Na semana passada, a Justiça Federal do Rio Grande do Sul determinou a suspensão imediata, em todo o País, de peças publicitárias em defesa da reforma da Previdência. Caso descumpra a decisão, o governo poderá pagar multa diária de até R$ 100 mil.

‘CHIFRE’ PODE DAR INDENIZAÇÃO POR DANO MORAL

Depende apenas de votação em duas comissões da Câmara dos Deputados uma mudança no Código Civil para tornar lei uma regra que, na prática, já foi aplicada em algumas decisões judiciais: a traição no casamento pode passar a dar direito ao parceiro traído a uma indenização financeira por dano moral.
 
É o que prevê projeto de lei (PL 5716/16) em tramitação na Câmara dos Deputados que modifica o Código Civil, incluindo punição para descumprimento do artigo que coloca a “fidelidade recíproca” como um “dever” no casamento.
 
De acordo com o texto, “o cônjuge que pratica conduta em evidente descumprimento do dever de fidelidade recíproca no casamento responde pelo dano moral provocado ao outro cônjuge”.

Deputados protocolam requerimento para criar CPI da Carne

Deputados da oposição protocolaram na noite de hoje (22) na Mesa da Câmara dos Deputados requerimento para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar irregularidades na fiscalização fitossanitária, a chamada CPI da Carne. O objetivo é apurar crimes apontados na Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, deflagrada na última sexta-feira (17).

O pedido foi protocolado pelos deputados Ivan Valente (PSOL-SP), Júlio Delgado (PSB-MG) e Carlos Zaratini (PT-SP). Os paralamentares conseguiram mais do que as 171 assinaturas necessárias para a criação da comissão. De acordo com o requerimento, entre as irregularidades que deverão ser apuradas pela CPI estão a "reembalagem de produtos vencidos, excesso de água, venda de carne imprópria para o consumo humano e uso de produtos cancerígenos em doses altas para ocultar as características que impediriam o consumo".

O colegiado também vai analisar a extensão dos impactos econômicos da operação e o possível envolvimento de agentes públicos no esquema. De acordo com o líder do PT, Carlos Zaratini, a CPI vai ajudar a apurar os fatos de forma complementar ao trabalho que tem sido desenvolvido pela PF.

Atualmente, estão em funcionamento na Câmara duas CPI's e o regimento da Casa determina que poderão funcionar simultaneamente até cinco comissões com esta finalidade. Para que seja instalada, a CPI da Carne terá que aguardar o despacho do presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ) a respeito de outros requerimentos de abertura de CPI's que estão na fila. No entanto, a comissão poderá ser instalada se for aprovado pelo plenário um projeto de resolução para a sua criação.

Estado Islâmico reivindica ataque em Londres

O grupo Estado Islâmico assumiu a responsabilidade pelo ataque nos arredores do parlamento do Reino Unido que deixou ao menos três mortos e dezenas de feridos, afirmando que a ação foi em resposta aos ataques da coalizão liderada pelos Estados Unidos contra o grupo extremista na Síria.

A informação foi divulgada pela agência de notícias afiliada ao Estado Islâmico, a Amaq News. O grupo tem reivindicado a responsabilidade por esse tipo de ataque, mas a natureza e a amplitude de seu envolvimento permanecem incertos.

O homem suspeito de ser o responsável pelo atentado nasceu no Reino Unido e já havia sido investigado pelas autoridades por relação com extremismo, mas não tinha sido visto como “parte do escopo de Inteligência, disse a primeira-ministra britânica, Theresa May.

Levantamento mostra que mais de 90% dos policiais mortos no RN, não estavam de serviço

Levantamento do Observatório da Violência Letal Intencional do Rio Grande do Norte (OBVIO) aponta que 65 policiais e agentes de segurança do RN morreram de 2012 até o ano corrente.

Ainda de acordo com o estudo, 32 vítimas estavam fora de serviço e foram mortos ao reagirem a alguma ação de violência, o que significa 49% do total.

Já 43% deles, 28 no total, foram vitimados fora de serviço devido à função (estavam executando função de segurança ou similar, mas não oficialmente como agente legal).
Apenas 8% do total, 5 das vítimas, estavam em serviço enquanto operadores de segurança pública.

O levantamento ainda aponta que a principal vítima em termos de números absolutos são os PM’s (Policiais Militares): representam 47 do total das vítimas.
72,3% do total, ou seja, quase dois terços de todos os agentes de segurança vitimizados no período supracitado.

Seguidos pelos Policiais Civis que representam 8 do total no período (12,3%), depois pelos agentes prisionais, 5, guardas civis e de trânsito, também com 5 (7,7% cada).

Câmara aprova projeto que permite terceirização irrestrita

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (22) por 231 votos a favor, 188 contra e 8 abstenções o texto-base do projeto de lei que autoriza o trabalho terceirizado de forma irrestrita para qualquer tipo de atividade.

Os principais pontos do projeto são os seguintes:

    A terceirização poderá ser aplicada a qualquer atividade da empresa. Por exemplo: uma escola poderá terceirizar faxineiros (atividade-meio) e professores (atividade-fim).
    A empresa terceirizada será responsável por contratar, remunerar e dirigir os trabalhadores.
    A empresa contratante deverá garantir segurança, higiene e salubridade dos trabalhadores terceirizados.
    O tempo de duração do trabalho temporário passa de até três meses para até 180 dias, consecutivos ou não.
    Após o término do contrato, o trabalhador temporário só poderá prestar novamente o mesmo tipo de serviço à empresa após esperar três meses.

A oposição apresentou seis destaques (proposições para modificar pontos do texto), todos rejeitados. Com isso, o projeto seguirá para sanção presidencial.

Dentre os 188 votos contrários à proposta, muitos foram de deputados governistas. Em sete dos principais partidos da base aliada, por exemplo, houve 56 votos contrários. Na bancada do PSDB, 11 votaram contra. No PMDB, partido do presidente Michel Temer, foram 10, além de 7 do DEM, 7 do PP, 10 do PR, 5 do PPS e 6 do PSD, todas legendas da base aliada do governo.

Enviada ao Congresso pelo governo Fernando Henrique Cardoso em 1998, a proposta já havia sido aprovada pela Câmara e, ao passar pelo Senado, sofreu alterações. De volta à Câmara, o texto aguardava desde 2002 pela análise final dos deputados.

Em 2015, a Câmara aprovou um outro projeto, com o mesmo teor, durante a gestão do ex-presidente da Casa Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O texto foi enviado para análise do Senado, mas ainda não foi votado.

Atualmente, não há legislação específica para regular a terceirização. O entendimento da Justiça do Trabalho é que a prática só é possível em atividades secundárias das empresas, também chamadas de atividades-meio. Atualmente, não são terceirizados trabalhadores das atividades-fim (as atividades principais das empresas).

Embora o texto não use diretamente esses conceitos, se a lei for sancionada por Temer, haverá permissão para terceirização de qualquer atividade.

Dessa forma, uma escola, por exemplo, poderá contratar de forma terceirizada tanto faxineiros e porteiros (atividades-meio) quanto professores (atividade-fim).

Aposta de Pernambuco leva sozinha prêmio de quase R$ 6 milhões da Mega-Sena

 Uma aposta de Vitória de Santo Antão (PE) acertou as seis dezenas sorteadas nesta quarta-feira (22) no concurso 1.914 da Mega-Sena e faturou R$ 5,8 milhões. Os números sorteados foram: 16 - 29 - 33 - 39 - 42 - 44. O sorteio aconteceu em Teodoro Sampaio (SP), onde está estacionado o Caminhão da Sorte.

Se esse valor fosse aplicado na poupança, poderia render R$ 31 mil por mês ao apostador que acertasse sozinho as seis dezenas, segundo a Caixa. Ele poderia comprar uma frota de 200 carros populares ou 13 casas de R$ 450 mil cada.

A última vez que alguém ganhou na Mega-Sena foi no dia 15 de março. No dia 8, uma única aposta feita Conceição do Pará, em Minas Gerais, levou sozinha R$ 58 milhões, o maior valor pago pela Mega-Sena neste ano. Naquela ocasião, o prêmio estava acumulado havia sete rodadas.

Um total de 27 apostas acertou a Quina - ou seja cinco das dezenas sorteadas -, cada uma vai levar o prêmio de R$ 60.549,38. Outras 2.403 apostas acertaram a quadra -- quatro das dezenas sorteadas - e vão levar cada uma R$ 971,90.

O próximo concurso poderá pagar R$ 16 milhões no sorteio do próximo sábado (25). A aposta simples, com apenas seis números, custa R$ 3,50. Quanto mais números marcar, maior o preço da aposta e maiores as chances de faturar.

A chance de acertar as seis dezenas da Mega-Sena é de uma em 50.063.860 possibilidades.

quarta-feira, março 22, 2017

Anvisa proíbe termômetros de mercúrio

Os tradicionais termômetros de mercúrio, usados para medir a temperatura do corpo, estão pribidos de ser vendidos no Brasil a partir de 1º de janeiro de 2019, de acordo com uma resolução da Anvisa publicada hoje no Diário Oficial da União.

Ou seja, no futuro apenas os termômetros digitais estarão no mercado.

A razão da proibição é ambiental. O Brasil é signatário da Convenção de Minamata, de 2016, na qual 140 países se comprometeram com a redução das emissões de mercúrio.

Atentado em Londres deixa 4 mortos e 20 feridos em frente ao Parlamento

Pelo menos quatro pessoas, incluindo o terrorista, foram mortos em frente ao Parlamento britânico, em Londres, nesta quarta-feira, no que a polícia está tratando como um atentado. Pelo menos outras 20 pessoas ficaram feridas. O agressor, que foi baleado por policiais, teria avançado o carro contra pedestres enquanto dirigia pela Ponte de Westminster, próxima à Casa legislativa. Vários feridos estariam em estado grave, de acordo com fontes médicas. inicialmente, usou um carro para avançar contra várias pessoas na Ponte de Westminster. Duas pessoas morreram quando o carro, do modelo Hyundai i40, subiu na calçada da ponte. 

Em seguida, ao chegar na frente do Parlamento, o terrorista saiu do veículo e esfaqueou um policial, que morreu. Vestido de preto e armado com duas longas facas, o suspeito agia sozinho e foi baleado no local. Fontes policiais o descreveram como um homem asiático de meia idade.

O ataque forçou o fechamento do Parlamento, além de áreas no entorno, estações de metrô e famosos pontos turísticos como a "London Eye". Pouco depois do episódio, a equipe da primeira-ministra Theresa May informou que ela estava a salvo, e não quis dizer se ela estava no local na hora do ataque. Há relatos, no entanto, de que a premier estava no Palácio de Westminster e foi retirada do local numa forte operação de segurança.

May presidirá um gabinete de crise para lidar com a situação de emergência. O Reino Unido ativou o nível de alerta "grave", o segundo mais alto da sua escala, o que significa que um ataque terrorista é considerado muito provável.

Imagens mostram forte presença de policiais armados na área do Parlamento. Um médico do hospital St.Thomas relatou que alguns feridos apresentam lesões "catastróficas".

Deputados disseram ter ouvido três ou quatro tiros. Quem estava dentro do Parlamento foi orientado a ficar dentro de seus escritórios.

N perde 4.237 empregos no primeiro bimestre

O Rio Grande do Norte fechou o primeiro bimestre do ano um saldo negativo de empregos em 4.237 vagas formais. Enquanto o número de contratações com carteira assinada chegou a 22.609, os desligamentos superaram as admissões. Foram 26.846 vagas fechadas em dois meses. Apesar de o saldo ter sido negativo no acumulado até fevereiro, o resultado é 57,4% menor que o verificado no mesmo período de 2016, quando o estado teve um saldo negativo de 7.382 vagas. As microempresas do setor de serviços foram as únicas que tiveram resultados positivos no que se refere à geração de empregos.

Os dados fazem parte de um levantamento feito mensalmente pelo Sebrae no Rio Grande do Norte com base nos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. As maiores baixas foram registradas no setor agropecuário que encerrou o bimestre com um saldo de -2.160 vagas, seguido da indústria (-1.919 vagas), comércio (-1.230) e construção civil (-121).

No bimestre, o único setor que teve um saldo positivo de empregos foi o de serviços, no qual as admissões (10.198) foram maiores que as demissões (9.005), resultando num saldo de 1.193 vagas. Analisando por porte, o saldo foi negativo no bimestre nas pequenas (-120), médias (-2.352) e grandes empresas (-2433). A exceção foram as microempresas, que tiveram um saldo positivo em 668 vagas.

“As microempresas, que têm até 19 funcionários, foram, por porte, único tipo que conseguiu saldo positivo no período, mas esse saldo positivo não foi suficiente para superar o saldo negativo das pequenas, médias e grandes empresas, que juntas demitiram mais. O mesmo acontece por segmento. Apesar de  setor de serviços registrar saldo positivo, não foi suficiente para superar saldo negativo dos outros setores, onde as demissões superaram as demissões”, observa a gerente da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae-RN, Alinne Dantas.

A microempresa único porte que responde positivamente, quanto ao setor, há sinal de recuperação para o setor de serviços. O estudo faz ainda um ranking das 10 cidades potiguares onde foram registrados os bolsões de demissões, que foram liderados pela capital Natal, onde 11.673 pessoas perderam postos de trabalho com carteira assinada.

A lista engloba também Mossoró, a segunda cidade que mais demitiu no bimestre, com 4.497 vagas encerradas. Parnamirim aparece logo depois com 1.744 demissões, seguida de Baia Formosa (1.493 demitidos), São Gonçalo do Amarante (595 postos de trabalho encerrados), Baraúna 483 vagas perdidas), Assu (449 demissões) e Goianinha (439 vagas encerradas). Macaíba e Caicó completam a lista com 431 e 416 empregos perdidos, respectivamente.

SINTE/RN:Convida Pais e Alunos(as),para uma reunião, nesta quinta(23) as 8hrs,no Ginásio do Cicero Varela, "Assunto: reforma da previdência (PEC-287)"


Sambista Arlindo Cruz está consciente, dizem os médicos

O cantor e compositor Arlindo Cruz continua internado no centro de tratamento intensivo (CTI) da Casa de Saúde São José, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro. De acordo com boletim médico divulgado hoje (21), a sedação do sambista tem sido lentamente reduzida, e ele já apresenta sinais de consciência.

Segundo os médicos, Arlindo Cruz abre os olhos ao ser chamado. Seu estado de saúde ainda é grave, apesar de estável.

Arlindo Cruz foi internado na última sexta-feira (21), depois de passar mal em casa. Os médicos diagnosticaram um acidente vascular cerebral hemorrágico, por meio de uma tomografia computadorizada.

Governo inaugura Central da Agricultura Familiar nesta segunda

Nesta segunda-feira (27) o Governo do Estado acaba com uma espera de sete anos dos agricultores familiares potiguares. O governador Robinson Faria e o secretário Guilherme Saldanha inauguram a Central de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Cecafes), reformada e equipada, em solenidade marcada para as 10h, no cruzamento das avenidas Capitão Mor Gouveia e Jaguarari em Natal.

O equipamento será composto de 36 boxes e 50 barracas e irá beneficiar em torno de 1.200 agricultores familiares, com a comercialização de uma média de R$ 313 mil por mês e a venda de 170 toneladas de itens. Ocupando uma área de cinco mil metros quadrados ao lado da Ceasa/RN, a Central possui área construída de 2,7 mil metros quadrados e 78 vagas de estacionamento.

Serão 32 boxes destinados à venda de hortifrutis, produtos orgânicos, castanhas, doces caseiros, queijos, mel, polpa de frutas, entre outros produtos da agricultura familiar. Dois boxes de padaria ou similar, que irão comercializar itens como tapioca, cuscuz, pães, doces, alimentos funcionais e típicos da região. Além de outros dois boxes destinados à pesca, onde serão vendidos peixes, ostras e frutos do mar, com espaço para degustação.

O espaço ainda contará com uma lanchonete/restaurante, que servirá desde lanches até refeições completas, como café da manhã e almoço, rodeada por uma ampla praça de alimentação. As 50 barracas completarão o centro comercial com hortifruti trazidos direto da plantação dos agricultores familiares.

“A Central é uma grande conquista para os agricultores familiares, mas também para a população de Natal, que terá acesso a produtos de alta qualidade a um preço acessível, sem a figura do atravessador”, destacou o secretário Guilherme Saldanha.

O investimento total na compra de equipamentos e móveis para equipar a Central foi de R$ 1.570.000,00, sendo R$ 1.413.000,00 provenientes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o restante referente à contrapartida do Governo do Estado. Já a reforma e recuperação da estrutura da Central foi orçada em pouco mais de R$ 616 mil.

Transposição do São Francisco chegará ao RN até final de ano

O ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, garantiu na noite desta terça-feira (21) aos senadores Garibaldi Filho (PMDB), José Agripino (DEM), José Maranhão (PMDB-PB), Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), Raimundo Lira (PMDB-PB) e José Pimentel (PT-CE) que o cronograma da complementação das obras da transposição do Rio São Francisco continua mantido.

Se a previsão for cumprida, as águas devem chegar ao Rio Grande do Norte até o final deste ano.

Os senadores do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará estiveram com o ministro para externar a preocupação de que pudesse haver um atraso na realização dos serviços, já que houve a necessidade de substituir a Mendes Júnior, após a empresa declarar que não tinha condições de continuar tocando a obra.

RN
Na semana passada, o Ministério da Integração anunciou o vencedor da nova licitação, o Consórcio Emsa – Siton, habilitado para concluir os serviços restantes.

No estado, a água chegará pelo Eixo Norte, Canal do Apodi com 115 quilômetros de extensão total. Por este ramal, as águas deverão correr por canais, túneis, aquedutos e barragens. Ao final do percurso, 44 municípios devem ser beneficiados.

Motociclista morre após ser atingido por linha de cerol na zona norte de Natal

Um motociclista morreu após ser atingido por uma linha de pipa com cerol no início da noite dessa terça-feira (21), na avenida Tocantínia, no bairro do Pajuçara, Zona Norte de Natal.
 
De acordo com informações repassadas à página Na Ficha da Polícia RN, o homem identificado como Antonio Jorge de Lima de aproximadamente 40 anos estava a caminho do trabalho para fim de expediente quando foi atingido, ele chegou a ser socorrido por populares para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Pajuçara, também na Zona Norte, mas não resistiu aos ferimentos graves no pescoço. 

O cerol é fabricado com vidro moído e aplicado com cola sobre a linha da pipa. A utilização do material é considerada crime penal nos artigos 129, 132 e 278 do Código Penal Brasileiro e também no artigo 37 da Lei das Contravenções Penais

22 DE MARÇO DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Vamos cuidar e preservar com carinho da Água do nosso Planeta... desse bem precioso que é presente da Natureza, que DEUS criou com Amor. A conscientização é um dever de todos, de que Água é Fonte de Vida sim, mas não é eterna e deve ser preservada, simplesmente porque se ela deixar de existir, também não existirá mais Vida!!

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992 para convidar a sociedade à reflexão e à discussão sobre a importância deste bem natural no cotidiano das pessoas.

Japão suspende importação de carne brasileira após operação da PF

A embaixada do Japão anunciou nesta terça-feira (21) que suspendeu a importação de carne dos 21 frigoríficos investigados na Operação Carne Fraca. Em nota, a embaixada informa que a suspensão seguirá valendo “até novas notificações”. Depois do Japão, também o México anunciou restrição.

Em 2016, o Japão foi o quinto maior importador de carne brasileira: US$ 747 milhões, o equivalente a 5,5% do total. O país adquiriu basicamente carne de frango do Brasil no ano passado.

No total, as exportações de carnes pelo Brasil no ano passado somaram US$ 13,49 bilhões.

Além do Japão, restringiram oficialmente a importação de carne brasileira:
Chile
Suíça
China
Hong-Kong
México
União Europeia

China e Hong-Kong são os principais compradores de carnes do Brasil. A União Europeia também anunciou sanções.
A Coreia do Sul chegou a anunciar a suspensão de importação de frango, na segunda, mas voltou atrás nesta terça.

Procon da Assembleia lança iniciativa inédita para atendimento ao consumidor

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte alcança o pioneirismo outra vez, lançando uma ferramenta que estreita ainda mais o laço entre a sociedade e o órgão de defesa do consumidor do Parlamento Estadual, o Procon Legislativo. A novidade é um serviço de contato e atendimento via Whatsapp, através do número 98849-1187, oferecendo ao potiguar mais um canal para buscar seus direitos.

O diretor do Procon da Assembleia, Dari Dantas, ressalta a importância de se ter mais uma via de relacionamento com o consumidor. “Queremos estar mais próximos da população e nada melhor que usar a tecnologia a nosso favor”, comenta.

A iniciativa, inédita entre as unidades do Legislativo no país, servirá para o consumidor tirar dúvidas, procurar orientação ou fazer denúncias, não permitindo, no entanto, a abertura de processos contra algum fornecedor. O serviço, que já está em funcionamento, conta com uma equipe preparada para atender o consumidor sempre que uma demanda for gerada no aplicativo de mensagens.

Além do atendimento via WhatsApp, o consumidor também pode entrar em contato com o Procon Legislativo na sede do órgão, que fica na Rua Jundiaí, nº 481, de segunda a sexta-feira, com atendimento ao público das 8h às 12h. Quem preferir contatar o serviço por telefone, pode ligar para 3232-2706 ou 3232-2707.

Nana Magalhães, mulher de Tiririca, grava programa do Gugu e recebe elogios

Nana Magalhães virou celebridade. Casada com o humorista e deputado federal Tiririca, a morena de 38 anos fez tanto sucesso nas redes sociais que agora está até participando de programas de TV.
 
Nesta semana, Nana compartilhou em seu Instagram os bastidores de uma entrevista para o programa do Gugu, na Record. "Gente, hoje participei de uma entrevista super bacana com Gugu. Vocês vão amar! Depois passo avisando o dia que vai ao ar. Gugu, muito obrigada pelo carinho. Fiquei muito feliz com o convite", escreveu a mulher de Tiririca.

Antes disso, a bela compartilhou a foto do look usado na gravação. Os seguidores, claro, aprovaram. "Parabéns, você está maravilhosa".