sábado, março 24, 2018

Defesa de Geddel diz que dinheiro em apartamento era "simples guarda de valores"

A defesa do ex-ministro Geddel Vieira Lima afirmou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que a origem dos R$ 51 milhões encontrados, no ano passado, em um apartamento em Salvador, decorre da "simples guarda de valores em espécie".

A justificativa está na resposta enviada ontem (23) à Corte para rebater a denúncia feita em dezembro do ano passado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa.

De acordo com a defesa, Geddel, o irmão dele, o deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), e a matriarca da família, Marluce Vieira Lima, não podem ser acusados dos crimes porque a denúncia está baseada em uma "verdadeira teia de ilações e suposições".

Segundo a defesa, os valores são fruto de "investimentos no mercado de incorporação imobiliária, com dinheiro vivo".

"Imputa-se ao peticionário a pretensa prática de supostas (contudo, jamais comprovadas!) condutas: (Simples!) Guarda de valores em espécie em apartamento localizado na cidade do Salvador, alegadamente vinculado a Geddel Quadros Vieira Lima", diz a defesa.

Geddel está preso desde 8 de setembro de 2017. A prisão ocorreu três dias depois que a Polícia Federal (PF) encontrou o dinheiro no apartamento de um amigo do político.

Conforme a PF, parte do dinheiro seria resultante de um esquema de fraude na liberação de créditos da Caixa Econômica Federal no período entre 2011 e 2013, quando Geddel era vice-presidente de Pessoa Jurídica da instituição.

A investigação é relatada no STF pelo ministro Edson Fachin. Não há data para o julgamento sobre o recebimento da denúncia, quando a família Vieira Lima poderá se tornar ré. O inquérito será analisado pela Segunda Turma do tribunal, composta pelos ministros Dias Toffoli, Glmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Celso de Mello, além de Fachin.

Mangueirao na Praça em João Câmara/RN, apresenta hoje Jessica Oliver.

Sábado têm aquele forró diferenciado com Jessica Oliver no Sábadão do Mangueirao na Pressão no Mangueirao na Praça em João Câmara/RN. 

O Mangueirao na Praça conta com uma grande variedades de tira-gostos, um ótimo ambiente com o atendimento diferenciado!

 E você é o nosso convidado super especial, não fique de fora dessa noite maravilhosa.

 Organização 

Lidiane e Mateus.

ABC e Globo se enfrentam na 1ª rodada da Série C no dia 15 de abril

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a tabela detalhada da Série C do Brasileiro de 2018. Os representantes potiguares, ABC e Globo, se enfrentam na 1ª rodada no dia 15 de abril. O jogo será no estádio Barrettão, às 17 horas.

A partida de abertura da competição será entre Tupi e Tombense, ambos de Minas Gerais, no dia 14 de abril, às 16 horas, no estádio Mário Helênio em Juiz de Fora.

Até aqui, a CBF divulgou a tabela detalhada das nove primeiras rodadas, que correspondem ao primeiro turno da primeira fase do certame.

Confira os jogos de ABC e Globo
ABC
15/04 – Domingo – Globo x ABC – 17h – Barrettão – Ceará Mirim
22/04 – Domingo – ABC x Juazeirense/BA – 16h – Frasqueirão
30/04 – Segunda – Santa Cruz x ABC – 21h15 – Arruda – Recife/PE
06/05 – Domingo – ABC x Botafogo-PB – 16h – Frasqueirão
13/05 – Domingo – Confiança-SE x ABC – 16h – Batistão – Aracaju/SE
20/05 – Domingo – Salgueiro-PE x ABC – 16h – Cornélio de Barros – Salgueiro/PE
26/05 – Sábado – ABC x Remo-PA – 20h – Frasqueirão
04/06 – Segunda – ABC x Náutico-PE – 21h15 – Frasqueirão
10/06 – Domingo – Atlético-AC x ABC – 19h – Arena da Floresta – Rio Branco/AC

Globo
15/04 – Domingo – Globo x ABC – 17h – Barrettão – Ceará Mirim
23/04 – Segunda – Remo-PA x Globo – 21h15 – Mangueirão – Belém/PA
29/04 – Domingo – Globo x Salgueiro – 17h – Barrettão
05/05 – Sábado – Juazeirense-BA x Globo – 18h30 – Adauto Moraes – Juazeiro/BA
14/05 – Segunda – Globo x Santa Cruz – 21h15 – Barrettão
20/05 – Domingo – Globo x Atlético-AC – 17h – Barrettão
27/05 – Domingo – Náutico-PE x Globo – 19h – Arena Pernambuco – São Lourenço da Mata/PE
03/06 – Domingo – Botafogo-PB x Globo – 16h – Almeidão – João Pessoa/PB
10/06 – Domingo – Globo x Confiança-SE – 17h – Barrettão

Governo do Distrito Federal faz vistoria nos principais viadutos de Brasília

O governo do Distrito Federal (DF) iniciou hoje (24) a vistoria dos principais viadutos do centro de Brasília, nas passagens abaixo das vias conhecidas como Eixo L e Eixo W, paralelas à principal estrada da cidade, chamada Eixão. A análise vai continuar pelos próximos 15 dias e é realizada pela empresa pública de urbanização da capital, a Novacap.

A preocupação com as estruturas ganhou destaque após o desmoronamento de parte de um viaduto do Eixão no início de fevereiro. Levantamentos do Tribunal de Contas do DF e de especialistas mostraram problemas em outras estruturas da cidade, como pontes, prédios, estradas e viadutos.

Essas passagens, conhecidas como tesourinhas, são os principais acessos às vias centrais que cortam a região central da cidade, chamada de Plano Piloto. Elas são parte importante do projeto urbanístico de Brasília.

No caso dos viadutos dos eixos L e W, serão analisadas as estruturas em geral, os parapeitos, pastilhas caídas, as armaduras e a altura do gabarito. Esta deve respeitar os 4 metros previstos no projeto da cidade, mas em razão de ajustes no asfalto a distância fica menor, ocasionando acidentes com caminhões que ficam presos ou batem no teto da passagem.

O rebaixamento de pavimento para garantir a altura de gabarito será feito pela Novacap onde for necessário, bem como a drenagem. Já o reforço de estrutura e a troca de pastilhas serão realizadas por meio da contratação de um fornecedor por meio de licitação.

Uma preocupação da Novacap é com os parapeitos no Eixão, instalados para evitar que carros e pedestres caiam na parte aberta do viaduto. “É uma estrutura pesada e se passar um veículo e bater pode cair. Temos que ver se tem algum trincado, se está solto e fazer a substituição”, explicou o presidente da Novacap, Júlio Menegotto.

A empresa irá solicitar, por meio da Secretaria de Gestão de Territórios, a substituição dos parapeitos de concreto por modelos em metal, por serem estruturas mais seguras em caso de choque de veículo e terem manutenção mais fácil.

‘Cine Sertão’ leva 7ª arte para estudantes de municípios do RN

A magia do cinema em tela grande e em três dimensões chegando bem pertinho de estudantes de escolas públicas de 11 cidades das regiões da Chapada do Apodi, Sertão Central e Seridó, com direito a pipoca e suco durante a projeção, feita dentro de um “cinema inflável”.

É com esta proposta que já está na estrada desde o dia 14 (confira calendário abaixo) o projeto cultural “Cine Sertão”, iniciativa patrocinada pela Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo.

Na última quinta-feira (22) o projeto chega à Upanema e a parada seguinte do “Cine Sertão” será em Felipe Guerra no dia 27. Além das sessões de cinema em 3D, os estudantes participam de oficinas sobre meio ambiente, são estimulados a plantar mudas de árvores nas proximidades das escolas e aprendem lições sobre o uso seguro e eficiente de energia elétrica acompanhando na telona as aventuras de “Paxuá e Paramim”, dois indiozinhos criados pelo artista baiano Carlinhos Brown.

Calendário do projeto Cine Sertão:
22 e 23.03: Upanema
27.03: Felipe Guerra
03 e 04.04: Governador Dix-Sept Rosado
06.04: Itajá
12 e 13.04: Jucurutu
18.04: Cruzeta
19 e 20.04: Currais Novos
26.04: Umarizal
27.04: Marcelino Vieira

Explosão no Norte da Síria deixa pelo menos 7 mortos e 25 feridos

Pelo menos sete pessoas morreram hoje (24) em uma explosão causada, aparentemente, por um carro-bomba na cidade noroeste de Idlib, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos. Vinte e cinco pessoas ficaram feridas

A fonte detalhou que entre os mortos há duas mulheres e que o número de vítimas pode aumentar porque alguns feridos estão em estado grave.

O explosão foi registrada perto da sede do denominado "governo de salvação nacional", declarado por facções opositoras sírias em novembro, e causou danos materiais no local.

Quase toda a província de Idlib está sob o controle do Organização de Libertação do Levante, a aliança da ex-filial síria da Al Qaeda, e outras facções islâmicas.

O "governo de salvação nacional", estabelecido em áreas das províncias de Idlib, Aleppo (norte) e Hama (centro), não tem relação com essa organização radical.

Também não está vinculado ao governo interino da oposição, com sede na Turquia e ligado à Coalizão Nacional a Síria (CNFROS), a principal aliança política opositora.

A explosão de hoje coincide com a saída de combatentes e civis da população de Harasta, nos arredores de Damasco, que se dirigem de ônibus para Idlib, após um acordo entre a facção islâmica, o Movimento Islâmico dos Livres de Sham e as autoridades sírias.

Citado no caso Odebrecht, Kuczynski é proibido de deixar o Peru por 18 meses

O ex-presidente do Peru Pedro Pablo Kucyznski, que renunciou ao cargo na quarta-feira (21), foi proibido pela Justiça neste sábado (24) de deixar o país por 18 meses. As informações são da Agência EFE. 

O juiz Juan Carlos Sánchez tomou a decisão com base na investigação preliminar contra o ex-presidente, acusado de lavagem de dinheiro dentro do escândalo que envolve a Odebrecht.

O advogado de Kuczynski, César Nakazaki, disse na audiência que determinou a proibição que o ex-presidente aceitaria o pedido do promotor Hamilton Castro enquanto durarem as investigações preliminares do Ministério Público sobre o caso.

No entanto, o advogado reclamou durante a audiência que a casa de Kuczysnki estava sendo alvo de uma operação de busca e apreensão. A Justiça confirmou que agentes foram à residência do ex-presidente.

Kuczynksi é investigado por lavagem de dinheiro por causa dos contratos assinados por empresas ligadas a ele com a Odebrecht. Na época, o ex-presidente era ministro de Alejandro Toledo, que governou o Peru entre 2001 e 2006.

Boletos atrasados já podem ser pagos em qualquer banco

A partir deste sábado (24) será possível pagar boletos vencidos com valor igual ou superior a R$ 800 em qualquer banco. Até então, só era possível fazer o pagamento do boleto atrasado em uma agência da instituição emissora do documento.

A medida faz parte do calendário do novo sistema para cobrança de boletos que está sendo implantado pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) desde julho do ano passado. A última etapa foi colocada em prática em setembro, com a liberação para o pagamento de boletos vencidos acima de R$ 2.000 em qualquer banco. O valor está diminuindo progressivamente, até ser aceito o pagamento atrasado em qualquer quantidade.

Três em cada dez aposentadorias por invalidez são canceladas após perícia

Três em cada dez aposentadorias por invalidez são canceladas após perícia, segundo informou o Ministério do Desenvolvimento Social.

De 1º a 21º de março, segunda etapa do pente-fino do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), foram feitas 69,7 mil perícias, com 19,4 mil benefícios cortados (28%).

Entre os motivos apontados pelo ministério para o cancelamento dos benefícios estão indícios de irregularidades (veja alguns casos mais abaixo).

Aposentadorias por invalidez
Perícias de 1º a 21 de março 69.703
Benefícios cortados 19.488
Benefícios mantidos 50.215

"Se multiplicam no país vários exemplos de irregularidades, já que cerca de 28% dos benefícios já revisados foram cancelados em função de pessoas estarem recebendo um benefício indevidamente", afirmou o secretário-executivo do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame.

Na primeira etapa do pente-fino, de agosto de 2016 a fevereiro de 2018, foram realizadas 10 mil perícias de aposentadoria por invalidez, com 1,7 mil benefícios cancelados (17,3%) e 8,3 mil mantidos.

Na aposentadoria por invalidez, passam pela avaliação médica beneficiários com menos de 60 anos de idade que estão há dois anos ou mais sem realizar perícia. Ficam de fora as pessoas com mais de 60 anos e quem tiver 55 anos com benefício há pelo menos 15 anos.

MP ingressa com ação contra lei que limita tempo de presos provisórios na cadeia

O Ministério Público (MP) ingressou com uma Ação de Representação de Inconstitucionalidade contra lei aprovada pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) que limita em 180 dias a permanência de presos provisórios em penitenciárias do estado. A ação foi ajuizada nesta sexta-feira (23), por delegação do procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem.

De acordo com nota divulgada pelo MP, haveria inconstitucionalidade na lei estadual por invasão de competência da União, a quem cabe legislar sobre direito penal e processual penal, em descumprimento ao pacto federativo. “O legislador estadual acaba por regular o prazo máximo de prisão provisória, sem que tal previsão conste da legislação específica”, apontou o MP.

A lei aprovada pela Alerj, de autoria do deputado Paulo Ramos (PDT), prevê que, após 180 dias em prisão, o preso provisório seja levado à Justiça, devendo ficar em carceragem própria na estrutura judicial. A ação será julgada pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça.

Programa propõe ações para transformação digital na economia

O governo federal lançou nesta semana a Estratégia para a Transformação Digital (E-Digital). O programa é sintetizado em um documento contendo diretrizes e ações para promover o uso de novas tecnologias da informação e da comunicação (TICs) em diversos setores econômicos. Essa preocupação vem permeando a agenda de diversos organismos internacionais, como o Fórum Econômico Mundial, o G20 (grupo das maiores economias do mundo) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O documento elenca como objetivo geral da estratégia “aproveitar todo o potencial das tecnologias digitais para alcançar o aumento da produtividade, da competitividade e dos níveis de renda e emprego por todo o país, visando à construção de uma sociedade livre, justa e próspera para todos”.

O Brasil ocupa atualmente a 80ª posição no Índice de Competitividade Global (GCI, na sigla em inglês). Segundo estudo da consultoria Accenture, em 2016, a chamada “economia digital” representava 22,5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. De acordo com o documento do governo federal, uma estratégia digital “otimizada” poderia significar um acréscimo de 5,7% ao PIB até 2021.

Trump modera proibição de transexuais nas Forças Armadas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, moderou (23) na sexta-feira sua proibição de que os transexuais sirvam nas Forças Armadas do país, cuja participação ficou agora restrita a "circunstâncias limitadas". A informação é da agência de notícias espanhola EFE.

A Casa Branca disse que as pessoas com "um histórico de disforia de gênero ficam desqualificadas do serviço militar, exceto sob circunstâncias limitadas". A "disforia de gênero", de acordo com o governo norte-americano, define "aquelas pessoas que podem precisar de tratamento médico substancial, incluindo remédios e cirurgia".

A ordem dá para o Pentágono a atribuição de "exercer sua autoridade com objetivo de implementar qualquer política apropriada relativa ao serviço militar das pessoas transgêneras".

O memorando substitui um anterior que Trump assinou em agosto do ano passado, que proibia toda participação de transexuais das Forças Armadas e que os tribunais bloquearam.

Naquela ocasião, a ordem de Trump reverteu as mudanças aprovadas pelo ex-presidente Barack Obama para abrir as Forças Armadas aos transgêneros em 2016, poucos meses antes de deixar a Casa Branca.

Na opinião de Trump, o governo de Obama tomou a decisão sem provas suficientes de que a mudança "não impediria a eficácia nem a letalidade militar, nem alteraria a coesão interna e também não afetaria os recursos militares".

Trump tinha anunciado um mês antes a sua decisão de proibir que transexuais servissem em qualquer corpo das Forças Armadas dos EUA após ter consultado, segundo afirmou, seus "generais e especialistas militares".

Em um comunicado, a Casa Branca disse que "a nova política permitirá que as Forças Armadas estabeleçam padrões de saúde física e mental, igualmente para todos os indivíduos que querem se alistar e lutar".

EUA dizem que transição presidencial mostra força da democracia no Peru

O governo dos Estados Unidos afirmou nesta sexta-feira (23) que a transição presidencial no Peru, consolidada hoje com a posse do novo presidente Martín Vizcarra após a renúncia de Pedro Pablo Kuczynski, mostra a força da democracia do país. A informação é da EFE.

"O respeito à Constituição durante essa transição reflete a força do país como uma democracia resiliente, compatível com os princípios articulados na Carta Democrática Interamericana", afirmou a porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Heather Nauert. Ela destacou a importância da democracia representativa no hemisfério, defendendo a separação de poderes, o exercício do poder de acordo com o Estado de direito e a responsabilidade.

Kuczynski renunciou na quarta-feira, pressionado pelo Congresso, após a revelação de vídeos e áudios nos quais aliados tentam comprar votos de um representante da oposição para impedir a cassação do presidente pelo recebimento de dinheiro da Odebrecht.

Heather disse que os EUA esperam trabalhar com o novo governo de Vizcarra, avançando na relação bilateral com o Peru, especialmente em segurança, comércio e respeito aos direitos humanos. "Trabalharemos com o Peru na Cúpula das Américas de abril, em Lima, onde reafirmaremos o compromisso coletivo de nosso hemisfério com a democracia", falou.

A Casa Branca confirmou que o presidente Donald Trump manterá sua viagem à Cúpula das Américas.

Alfândega da Receita Federal faz maior apreensão de cocaína do Porto de Santos

A Alfândega da Receita Federal do Brasil fez hoje (23) a maior apreensão de cocaína do Porto de Santos. A Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho (Direp) da alfândega detectou a tentativa de envio de aproximadamente duas toneladas da droga ao exterior.

O entorpecente estava escondido dentro de três contêineres com cargas distintas: café, proteína de soja e açúcar. A droga apreendida foi entregue à delegacia de Polícia Federal de Santos, que irá dar continuidade às investigações.

Essa foi a sexta apreensão desde o início do ano. A receita já apreendeu em 2018 cerca de 2,8 toneladas de cocaína. Em outubro do ano passado, já havia sido feita outra grande apreensão da droga. Na ação, que contou com a participação da Aduana Francesa, foi feita a captura de 32 bolsas com, aproximadamente, 936 kg de cocaína. De acordo com a Receita Federal, ao longo de 2017 foram apreendidas quase 10 toneladas da droga.

Tiroteio entre PMs e traficantes termina com pelo menos seis mortos na Rocinha

Pelo menos seis pessoas morreram durante um tiroteio entre policiais do Batalhão de Choque (BPChq) e traficantes na Rocinha, na Zona Sul do Rio, na manhã deste sábado. Segundo o comando da UPP da comunidade, os baleados chegaram a ser socorridos e levados para o Hospital Miguel Couto, mas não resistiram. O caso está sendo investigado pela Divisão de Homicídios.

De acordo com a Polícia Militar, o confronto começou quando agentes do Choque foram atacados na Rua 2 e na localidade conhecida como Roupa Suja. Com os bandidos foram apreendidos um fuzil, seis pistolas e duas granadas. Pelo menos uma pessoa foi presa. A Polícia Militar está em ação continuada na comunidade da Rocinha desde setembro de 2017.

Mais cedo, moradores usaram as redes sociais para relatar que escutaram muitos tiros e que diversos pontos da comunidade ficaram sem luz. A Light informou que aguarda condições de segurança para que os técnicos possam trabalhar no local e restabeler o fornecimento de energia no trecho interrompido. O Grupamento Aeromóvel (GAM) realiza monitoramento aéreo na região e o cerco na região foi reforçado.

"Muitos tiros na Rocinha...aqui a bala canta mais que o galo da manhã", escreveu uma internauta.

"Mais um capítulo da novela 'Bala comendo na Rocinha'", afirmou outra.

"Na Rocinha você é acordado às 6 da manhã, no susto, num sábado, com muita sequência de tiro e sei lá o que, sem poder pôr o nariz na janela. Bom dia!", disse mais uma pessoa.

Monumentos apagam as luzes hoje para promover reflexão sobre mudanças climáticas

As luzes de diversos monumentos em várias partes do país ficarão apagadas por uma hora hoje (24), das 20h30 às 21h30, em celebração à Hora do Planeta, uma iniciativa mundial promovida pela organização não governamental (ONG) WWF. O ato simbólico ocorre desde 2007, com o objetivo de chamar a atenção para a importância de se preservar o meio ambiente e conscientizar a sociedade sobre as mudanças climáticas.

De acordo com o WWF, na campanha deste ano, mais de 600 monumentos terão suas luzes apagadas em 145 cidades brasileiras. A expectativa é que mais de 250 mil pessoas participem do movimento.

Em São Paulo, um dos monumentos a terem a luz desligada é a Fonte Multimídia, no Ibirapuera. O Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, que estão entre os principais cartões-postais do Rio de Janeiro, também terão suas luzes apagadas. Em Brasília, um dos monumentos que ficarão às escuras será o Congresso Nacional.

Estão previstas atividades como pedaladas, limpeza de praias, caminhadas, observação de estrelas e palestras e outras ações de conscientização sobre temas como o despejo adequado de lixo. Pessoas e empresas que queiram participar ou se informar sobre as atividades previstas para o evento podem fazê-lo por meio do site do WWF-Brasil.

Segundo a ONG, mais de 3 mil monumentos de diversas partes do mundo já se inscreveram para participar do Hora do Planeta 2018, reforçando ainda mais a mensagem ambientalista proposta pela campanha.

Polícia detém segunda pessoa vinculada com autor de sequestro na França

Um amigo do terrorista que na sexta-feira (23) assassinou quatro pessoas no Sul da França e foi morto após fazer reféns em um supermercado da cidade de Trèbes, foi detido ontem à noite pelo seu suposto envolvimento no caso, afirmaram hoje (24) fontes judiciais. As informações são da agência de notícias espanhola EFE.

Este segundo detido no círculo de Redouane Lakdim é um menor de idade, nascido em 2000, que está sendo investigado por pertencer a uma organização terrorista, segundo informações das fontes passadas para a EFE.

Desde ontem, a namorada de Lakdim estava detida, como tinha informado o promotor encarregado da investigação, François Molins.

Este jihadista, de 25 anos e com dupla nacionalidade marroquina e francesa (foi naturalizado em 2015), tinha antecedentes por delitos comuns (inclusive tinha cumprido uma pena de prisão em 2016) e estava fichado por risco de radicalização.

De fato, como reconheceram ontem Molins e o ministro do Interior, Gérard Collomb, tinha sido alvo de acompanhamento pelos serviços secretos a partir de 2014 por relações com o movimento salafista.

Entre 2016 e 2017, os serviços secretos voltaram a vigiá-lo, mas não detectaram nenhum "sinal" que pudesse fazer suspeitar que iria cometer uma ação terrorista, segundo o promotor.

Na região em torno da cidade de Carcasona, onde vivia, tinha sido identificado em 2008 um grupo de radicais vinculados ao Tabligh, segundo um policial citado pelo Libération. Por isso eram supervisionadas as viagens realizadas pelos seus membros a essa cidade.

No caso de Lakdim, o canal BFMTV indicou que sua entrada na França procedente da Espanha em 16 de janeiro tinha sido controlado pela polícia de fronteiras e nesta ocasião ele estava acompanhado de outro indivíduo. Então, ambos disseram aos agentes que voltavam de Girona.

Ontem de manhã, iniciou o périplo sangrento em Carcasona, onde disparou contra dois ocupantes de um carro para roubá-lo, matou um deles e deixou o segundo ferido em estado grave.

Pouco depois, junto a um quartel de polícia, atacou quatro agentes.
Depois se deslocou ao supermercado, onde matou a tiros um funcionário e um cliente, antes de sequestrar uma mulher.

Um agente se ofereceu em troca da refém. Depois de retê-lo durante três horas, enquanto no exterior havia um grande dispositivo policial, feriu o agente, que morreu hoje.

Isso desencadeou o ataque das forças da ordem, que o mataram. Além das quatro pessoas assassinadas por Lakdim, 15 ficaram feridas.

UERN abre vagas para contratação temporária de professor em diversas áreas

A Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FUERN), por meio da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis (PRORHAE), fundamentada na Lei Ordinária Estadual Nº 9.939, de 09 de abril de 2015, torna pública a abertura de inscrições para o Edital Nº 03/2018 – Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de professor – PRORHAE-UERN considerando a demanda de sala de aula do semestre letivo 2017.2.

Estão sendo ofertadas vagas para os campi de Assú (Geografia, Economia e História); Caicó (Odontologia e Enfermagem); Pau dos Ferros (Enfermagem, Administração, Educação Física, Letras Estrangeiras e Letras Vernáculas); Patu (Letras e Ciências Contábeis) e Mossoró (Letras Vernáculas, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Letras Estrangeiras, Filosofia, Física, Serviço Social, Direito, Economia e Ciências Biomédicas).

As inscrições podem ser feitas nos dias 23, 26, 27, 28 de março de 2018, e 02 de abril de 2018 no horário de 8h às 11h, nos respectivos departamentos acadêmicos. O processo seletivo simplificado será composto de duas etapas, prova didática e análise de currículo.

Governo convoca 94 mil segurados do INSS para revisão do benefício

O governo federal convocou 94 mil pessoas que recebem auxílio-doença ou se aposentaram por invalidez para perícia. O objetivo é fazer uma avaliação com vistas a verificar se estas pessoas ainda fazem jus ao benefício. A lista foi publicada no Diário Oficial de hoje (23).

Os beneficiários selecionados foram identificados com algum problema no endereço ou não agendaram a perícia no prazo estabelecido. As pessoas na lista têm até 20 dias para agendar a perícia do processo de revisão. A marcação deve ser feita por meio do telefone 135. O prazo final é 13 de abril.

Quem não atender à convocação do governo federal terá o benefício suspenso. Neste caso, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, é obrigatório realizar a regularização da situação para voltar a receber os repasses. Caso a pessoa não faça isso em até 60 dias, o benefício será cancelado.

Coreias entram em acordo para realização de reunião de alto nível

As duas Coreias realizarão na próxima quinta-feira (29) uma reunião de alto nível para preparar a cúpula prevista para o final de abril entre o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, segundo anúncio feito neste sábado por Seul. As informações são da agência de notícias espanhola EFE.

Pyongyang aceitou a proposta formulada pelo Sul para realizar este encontro na fronteira militarizada entre os dois países, onde se discutirão os detalhes da futura cúpula, informou o Ministério da Unificação da Coreia do Sul.

Este palco será o mesmo que receberá o esperado encontro entre os líderes dos dois países para tratar da desnuclearização da península coreana, uma reunião que ainda não tem data definida.

A delegação do Sul para a reunião preparatória será composta por três membros e liderada pelo ministro da Unificação, Cho Myoung-gyon.

No final de abril será realizada a terceira cúpula entre líderes destes países separados pela Guerra da Coreia (1950-1953) e que permanecem tecnicamente em conflito desde então, após as cúpulas intercoreanas anteriores de 2000 e 2007, ambas realizadas em Pyongyang.

Governo do Estado da PB divulga edital de concurso com mil vagas para Polícia Militar

O Governo do Estado publicou, na edição desta sexta-feira (23) do Diário Oficial, o edital para o concurso público que está oferecendo 900 vagas para soldados da Polícia Militar e 100 para bombeiro militar, divididas para Comandos de João Pessoa, Campina Grande e Patos. As oportunidades são para homens e mulheres.

As inscrições, que custam R$ 70, serão abertas na próxima segunda-feira (26) e poderão ser feitas até 09 de abril na internet. Os locais de provas estarão disponíveis a partir do dia 23 de abril.

O concurso será fracionado em cinco etapas: exame intelectual, exame psicológico, exame de saúde, exame de aptidão física e avaliação social. A prova objetiva será aplicada no dia 29 de abril e abordará questões de Português, Raciocínio Lógico, Geografia e História da Paraíba, Língua Estrangeira (inglês ou espanhol), Noções Básicas de Informática e Noções de Direito e Sociologia. O gabarito preliminar deve ser divulgado em até dois dias após a aplicação do exame.

Natal/RN tem previsão de sol no fim de semana

A previsão do tempo indica que Natal vai ter céu ensolarado neste fim de semana. Os dados são do Climatempo.

Para o sábado (23), a previsão é de sol com algumas nuvens durante o dia. A noite, o céu fica aberto. Não há possibilidade de chuva.

A temperatura máxima deve ficar em 32ºC enquanto a mínima é de 25º.

Já no domingo (24), o Climatempo indica que pode ter “chuva passageira durante a manhã e a tarde”. No entanto, o sol deve ser predominante. À noite o tempo fica firme.

A máxima é também de 32ºC. A mínima não deve passar dos 24ºC.

RN fecha fevereiro com saldo negativo de emprego

O mês de fevereiro apresentou saldo negativo de empregos no Rio Grande do Norte. Foram fechadas 3.570 vagas no estado, uma variação de -0,85% em relação a janeiro.

Os principais setores responsáveis pelo resultado foram a Indústria de Transformação, com -1.262 vagas e a Agropecuária, com o fechamento de 1.159 postos. Os dados estão no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, divulgado nesta sexta-feira (23).

SUS vai adotar remédio para tuberculose que substitui três comprimidos por um

Um novo medicamento para tratar tuberculose deve chegar à rede pública de saúde brasileira em maio. Trata-se de nova apresentação do medicamento isoniazida, de 300 miligramas (mg), que permitirá a substituição de três comprimidos por apenas um. A expectativa é que a mudança garanta mais conforto aos pacientes.

Segundo o Ministério da Saúde, foram adquiridas 5 mil caixas do remédio, que correspondem a 2,5 milhões de comprimidos. Para o acompanhamento da implantação da isoniazida 300 mg, será financiada uma pesquisa desenvolvida pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Os estudos terão apoio de pesquisadores externos nos estados do Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e no Distrito Federal, que receberão, inicialmente, o medicamento.

Prêmio principal da Mega-Sena pode pagar R$ 25 milhões neste sábado

O apostador que acertar sozinho as seis dezenas do concurso nº 2.025 da Mega-Sena pode faturar o prêmio de R$ 25 milhões. O sorteio será feito hoje (24), a partir das 20h (horário de Brasília), no Caminhão da Sorte da Caixa, Campo Limpo Paulista (SP).

A aposta mínima custa R$ 3,50 e pode ser feita até as 19h (horário de Brasília) em qualquer uma das mais de 13 mil casas lotéricas do país.

Clientes da Caixa pode fazer a aposta pelo internet banking. O serviço funciona das 8h às 22h (horário de Brasília), exceto em dias de sorteios (quartas e sábados), quando as apostas se encerram às 19h, retornando às 21h para o concurso seguinte.

Segundo a Caixa, se apenas uma pessoa levar o prêmio principal e aplicar todo o valor na poupança, receberá cerca de R$ 100 mil em rendimentos mensais. Se preferir, poderá comprar 41 imóveis no valor de R$ 600 mil, cada um, ou 125 carros de luxo.

sexta-feira, março 23, 2018

Cão farejador da Polícia Militar 'sorri' em foto após apreensão de drogas.

A Polícia Militar aprendeeu três tijolos de maconha e porções de crack nesta sexta-feira (23), no bairro Santa Rita, em Tatuí (SP). Quando a ocorrência foi registrada na delegacia, o cão farejador que ajudou a encontrar as drogas chamou a atenção ao "sorrir" para a foto.

De acordo com a polícia, uma equipe fazia patrulhamento, quando abordou um rapaz de 22 anos, que, ao ver a viatura, dispensou alguns sacos plásticos e tentou fugir. Com ele, nada de ilícito foi localizado.

Porém, com a ajuda do cão farejador, os policiais conseguiram localizar três tijolos de maconha, seis pedras de crack e anotações do tráfico que tinham sido jogados pelo suspeito.

Ainda segundo a polícia, no total foram apreendidos três tijolos de maconha, seis pedras de crack e anotações do tráfico.

O jovem, que já tinha passagens por roubo e tráfico foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia da cidade, onde está à disposição da Justiça.

Governo do RN participa do maior evento do turismo potiguar

O maior evento do turismo potiguar acontece hoje e amanhã (23 e 24) no Centro de Convenções de Natal. O Governo do RN será parceiro mais uma vez na realização do 9º Fórum de Turismo do RN. O evento reunirá debates importantes para o desenvolvimento do setor e o aperfeiçoamento de quem trabalha com turismo no Rio Grande do Norte. A expectativa é de que o evento receba cinco mil pessoas durante os dois dias.

Também durante as datas acontece a 4ª Feira de Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur), com espaço para cultura, artesanato, gastronomia e atrativos turísticos de cerca de 30 municípios potiguares. Além do Governo do Estado, também participam com estandes no evento, meios de hospedagem, operadoras, agências de viagem e de receptivo, empresas de passeios, aplicativos e ainda serviços de suporte a feiras e eventos.

“É um evento para divulgarmos nossos destinos para o público potiguar que ainda desconhece atrativos turísticos do interior e, claro, para visitantes de outros estados que estarão na feira. E investiremos num estande próprio, com recursos do Governo Cidadão, por também entendermos a importância dos debates promovidos pelo Fórum e pela visibilidade trazida pela Femptur”, enalteceu o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.

O Fórum de Turismo terá oito painéis que discutirão, entre outros temas, captação de voos para Natal, novos modelos de gestão de centros de convenções, gestão de destinos turísticos internacionais, regionalização, produto turístico, impacto das festas populares na economia dos municípios, e marketing digital no turismo. Para participar do Fórum é preciso inscrição no site do evento: http://www.forumdeturismorn.com.br/

A Feira de Municípios, com entrada gratuita, contará com 116 estandes, entre municípios, hoteleiros, empresas de passeio, agências de receptivo, meios de hospedagem e aplicativos turísticos, além de espaços específicos destinados à cultura, shows musicais e teatrais, artesanato, agricultura familiar, gastronomia e exposições diversas.

Zenaide Maia filia-se ao PHS para concorrer ao Senado

Será neste sábado (24), a partir das 10h, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o ato de filiação da deputada federal Zenaide Maia no Partido Humanista da Solidariedade – PHS. Na ocasião, acontecerá a plenária estadual do partido com as presenças dos presidentes nacional e estadual, Marcelo Aro e Leandro Prudencio, respectivamente.

A deputada Zenaide Maia deixa o Partido da República (PR) para se filiar ao PHS, onde é pré-candidata ao Senado Federal pelo Rio Grande do Norte.

Avião monomotor cai na Rodovia Presidente Dutra, em Nova Iguaçu (RJ)

Um avião monomotor caiu no canteiro lateral da Rodovia Presidente Dutra, próximo a Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, na tarde desta sexta-feira. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), não há vítimas fatais.

De acordo com a concessionária CCR Nova Dutra, que administra a rodovia, o monomotor caiu na altura do quilômetro 180, no sentido Rio de Janeiro. A faixa da direita da rodovia está interditada no trecho, e o acidente causou dois quilômetros de lentidão. Equipes da concessionária estão no local.

O avião que caiu é do modelo Bravo 700, da empresa Aerobravo, e foi fabricado em 1996. No cadastro da Agência Nacional de Avião (Anac), a aeronave de 650 kg aparece como de propriedade privada. O modelo comporta até duas pessoas. Para operar, o piloto do modelo necessita de contato visual com o solo e com eventuais obstáculos. O avião também só pode voar durante o dia.

CNDL estima que 104 milhões de pessoas vão realizar compras para a Páscoa

Pesquisa divulgada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que 103,9 milhões de brasileiros pretendem realizar compras para a Páscoa, este ano. Segundo a pesquisa, 69% dos consumidores pretendem comprar ou já compraram presentes e chocolates para a Páscoa, número superior à intenção de compras do ano passado (57%). Somente 12% dos entrevistados não pretendem ir às compras este ano.

Entre os que vão comprar presentes ou produtos para a Páscoa, 41% pretendem gastar o mesmo que o ano passado, enquanto 36% pretendem gastar menos e, 15%, um valor superior do que gastou em 2017. O levantamento mostra ainda que a maioria dos consumidores (44% do total dos entrevistados) pretende comprar a mesma quantidade de produtos que adquiriram em 2017 e que 31% pretende comprar mais produtos este ano, enquanto 14% pretende comprar menos. A média de compras esperada é de cinco produtos, com gasto médio estimado em R$ 135,03.

Estado do RN fez cinco propostas antes de professores deflagrarem greve

O Governo do Estado ofereceu cinco propostas para evitar a greve dos professores iniciada nessa quinta-feira, 23, mas nenhuma foi aceita pela categoria. A informação foi repassada em nota da Secretaria da Educação.

Veja nota na íntegra:
A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do RN lamenta a greve dos professores que atinge uma parte da rede estadual de ensino. A pasta comunica que as propostas para atender a demanda de atualização do Piso Salarial do magistério foram apresentadas, expressando o empenho do Governo de garantir a valorização dos professores e a normalidade do ano letivo.

Após estudos criteriosos, a Secretaria de Educação do RN enviou dois documentos ao Sindicato com a apresentação de cinco propostas, contemplando servidores ativos e inativos, sem distinção. Todas as propostas apresentadas foram rejeitadas pela categoria, que tem seus salários pagos dentro do mês trabalhado e tem a garantia do reajuste salarial.

As propostas foram:
• 1ª Proposta: reajuste de 6,81% parcelado de julho a novembro para ativos e inativos;

• 2ª Proposta: reajuste parcelado em junho (3%) e setembro (3,81%) para ativos e inativos;

• 3ª Proposta: reajuste de 6,81% parcelado de abril a setembro para ativos e inativos;

• 4ª Proposta: reajuste de 3% em junho para ativos e inativos. Em julho seria pago mais 3,81% para os servidores da ativa e essa mesma porcentagem seria paga para os inativos no mês de setembro;

• 5ª Proposta: reajuste de 6,81% para ativos em abril e os inativos receberiam em 5 parcelas de 1% e a 6ª parcela de 1,81%, entre os meses de abril a setembro.

As propostas foram feitas dentro das condições que o Governo tem para suportar o pagamento, honrando todos os compromissos com os educadores.

Na última segunda (19), a convite da secretária Cláudia Santa Rosa, dirigentes do SINTE/RN estiveram na sede da SEEC para conhecer as quatro últimas propostas, sendo que a primeira foi rejeitada pelo sindicato na sexta-feira passada (16), e ouvir esclarecimentos sobre os recursos da educação estadual. O diálogo com a categoria sempre foi aberto, frequente e estreito. A SEEC destaca que, neste momento, o RN é um dos poucos estados que discute a atualização dos vencimentos dos educadores. Cada estado tem feito da maneira que as finanças permitem.

A SEEC convida a todos para refletir sobre os prejuízos que uma greve gera para os estudantes e apela para a categoria reavaliar o posicionamento.

Fórum Mundial da Água termina com a participação de quase 100 mil pessoas

O 8º Fórum Mundial da Água termina hoje (23), em Brasília, com a participação de quase 100 mil pessoas durante os sete dias de evento. O documento final deve ser divulgado nos próximos dias, mas os coordenadores dos diversos segmentos temáticos apresentaram os principais resultados das discussões acerca dos recursos hídricos, durante a cerimônia de encerramento. O balanço é que as ações realizadas até agora em relação ao tema são insuficientes para garantir segurança hídrica para toda a população.

Para o coordenador do Processo Regional, Irani Braga Ramos, do Ministério da Integração, o ritmo das ações é insuficiente em muitas regiões. “Diferentes regiões e países estão avançando em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável [ODS] a partir de pontos de partida diferentes. É necessário expandir de forma sustentável os investimentos em água”, disse. “Os recursos financeiros terão de ser encontrados e a mobilização de financiamento requer boa governança”.

Foram mais de 6,7 mil participações nas 59 sessões do Processo Regional e os relatórios apresentam os esforços no compartilhamento de ideias, práticas, desafios e soluções para a água. Desafios esses que, para Ramos, tendem a continuar aumentando devido às mudanças climáticas.

Durante a cerimônia de encerramento do fórum, a coordenadora do Grupo Focal de Sustentabilidade, Marina Grossi, do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, ressaltou o senso de urgência e a transversalidade de outros setores em torno do tema água. “Não adianta brigar e não colaborar com os setores que pegam mais água. Nosso alimento também chega mais caro se a água não chega à agricultura”, exemplificou ela.

Para Marina, é preciso dar sustentabilidade e melhorar a cooperação entre os setores. “Trabalhar fora da caixa”, disse. “Se a gente não fizer ações muito mais agressivas e significativas toda essa agenda [dos ODS] não será cumprida até 2030”, ressaltou, cobrando mais apoio das Nações Unidas para o desenvolvimento de uma diálogo político de alto nível.

Para o coordenador do Processo Político, ministro Reinaldo Salgado, do Ministério das Relações Exteriores, a grande inovação foi a realização de um segmento de juízes e procuradores. “Isso fecha um ciclo de inclusão no processo político com todos os principais agentes públicos”, disse. “O balanço geral é de um grande êxito tanto em quantidade e nível de delegações, quanto em qualidade dos debates”, avaliou.

Já para o senador Jorge Viana (PT-AC), que coordenou a Conferência Parlamentar, é importante deixar um legado do fórum, por isso, ele  apresentou uma proposta de emenda à Constituição para incluir a água como direito humano. “Esse é um ponto fundamental de partida”, disse ele, lamentando ainda a ausência de representantes do países mais ricos no fórum.

FNF apresenta troféu de campeão Potiguar de 2018

A Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) divulgou na tarde desta sexta-feira (23) que o troféu que será entregue ao ABC, campeão Potiguar de 2018, neste sábado (24). A taça será entregue após a partida do Alvinegro contra o ASSU, na Arena das Dunas.

Além da taça de campeão estadual, o time abecedista vai receber também o troféu por ter vencido a Copa Rio Grande do Norte, segundo turno do Campeonato Potiguar.

Os alvinegro vão receber os prêmios na área Premium da Arena das Dunas.

Festa
A festa vai começar antes de a bola rolar. Às 16 horas, no gramado da Arena das Dunas, o sertanejo Valber Fernandes vai animar a torcida que chegar cedo.

O show faz parte do projeto Futebol em Tom Maior, com artistas se apresentando cantando também o hino nacional antes da partida.

Após decisão judicial,YouTube vai retirar vídeos que difamam memória de Marielle

Após a decisão judicial que exigiu a retirada do ar de 16 vídeos que propagam mentiras sobre a vereadora Marielle Franco (PSOL), assassinada no dia 14, no Rio de Janeiro, o YouTube informou hoje (23) que cumprirá a ordem no prazo previsto.

Segundo a empresa Google, responsável pela plataforma de vídeos na internet, a decisão judicial foi acertada ao entender que é “imprescindível a análise de cada um dos conteúdos apresentados para verificar se neles há, de fato, algum ataque à honra ou à intimidade da falecida Marielle e que, por isso, devem ser provisoriamente eliminados da plataforma YouTube. Isto porque não é possível extirpar de toda rede mundial de computadores opiniões de seus usuários sobre os fatos, que não apresentem agressão direta à honra, intimidade e memória da pessoa envolvida”, informou a Google citando trecho da decisão da juíza Márcia Holanda.

A empresa de tecnologia lembra que, com base no Marco Civil da Internet, o juízo examinou cada um dos vídeos indicados e concluiu pela ilegalidade de parte deles, determinando sua remoção. “Os vídeos foram devidamente identificados por meio de URLs específicas e serão removidos no prazo designado pela decisão. O Google respeita a autoridade do Poder Judiciário, a quem compete avaliar a licitude de publicações. A decisão confirma a necessidade da atuação judicial para o balanceamento de direitos, como determina o Marco Civil”.

Brasil supera a Rússia por 3 a 0 em Moscou

A Copa do Mundo está cada vez mais próxima! Nesta sexta-feira (23), a Seleção Brasileira encarou a Rússia, em Moscou, e venceu o amistoso com os anfitriões por 3 a 0. Dominante no primeiro tempo, o Brasil deslanchou no segundo e superou os russos no estádio Luzhniki, principal palco da Copa, que, além da abertura e da final, vai receber outros cinco jogos. Os gols da partida foram marcados por Miranda, Coutinho e Paulinho.

O próximo desafio da equipe comandada por Tite será a Alemanha em Berlim. O confronto está marcado para terça-feira (27), às 15h45 (horário de Brasília), no estádio Olympiastadion.

Tarifas de Trump sobre alumínio e aço entram em vigor; Brasil fica de fora

As tarifas de 10% e 25%, impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para as importações de alumínio e aço respectivamente, entraram em vigor à meia-noite, segundo informou a Casa Branca. A informação é da Agência EFE.

Trump deixou seus parceiros comerciais – Canadá e China– fora das medidas, assim como países da União Europeia (UE), Austrália, Coreia do Sul, Brasil e Argentina.

Além das pressões exercidas pelos seus respectivos governos, Trump citou diferentes motivos para isentar esses países, seus maiores aliados no mundo, das novas cargas tarifárias.

Uma das razões que deu Trump para isentar a Argentina das tarifas foi seu apoio à política de segurança de Washington na América Latina e, mais concretamente, à estratégia diante da "ameaça" da Venezuela.

A China será a economia mais afetada pelas novas tarifas. 

Além do aço e o alumínio, Trump anunciou ontem um plano para registrar US$ 60 bilhões em tarifas para cerca de 1,3 mil produtos provenientes da China e também planeja estabelecer restrições aos investimentos promovidos por Pequim.

A China, por sua vez, ameaçou impor tarifas aos EUA de cerca de US$ 3 bilhões, em resposta.

Atirador faz reféns em supermercado na França e mata três pessoas

Três pessoas foram mortas na manhã desta terça-feira por um marroquino de 26 anos que disparou contra diferentes vítimas na cidade de Carcassonne, no Sul da França, e depois invadiu um supermercado em Trèbes, onde se refugiou fazendo reféns. Forças de segurança cercaram o estabelecimento e começaram a negociar com o criminoso. Após cerca de quatro horas de tensão, ele acabou morto a tiros. O caso está sendo tratado pelo governo francês como um atentado terrorista. Cinco pessoas ficaram feridas, sendo que três estão em estado grave.

O atirador foi identificado pelo governo francês como Redouane Lakdim, de nacionalidade marroquina e morador de Carcassonne, cidade turística conhecida por seu centro medieval. Segundo o ministro do Interior, Gérard Collomb, ele era conhecido da polícia por causa de pequenos crimes e posse de drogas. "Nós o havíamos monitorado, mas pensamos que não havia radicalização", disse o ministro, que foi ao local do ataque.

Sem fornecer provas, o Estado Islâmico reivindicou o atentado em um comunicado na internet, afirmando que o atirador era um "soldado do califado".

Antes da declaração do ministro, o jornal "Le Parisien" disse que Lakdim era conhecido dos serviços de inteligência franceses. Segundo o jornal, ele era ativo em redes sociais salafistas, a corrente mais ortodoxa e radical do Islã. "Le Parisien" disse ainda que o atirador era suspeito de ter viajado para a Síria.

Ladrões furtam dinheiro, remédio e alimentos de igreja em Niterói

A violência no Rio de Janeiro não poupa nem a igreja católica. Na madrugada de ontem (22), ladrões arrombaram a igreja de São Judas Tadeu, no bairro de Icaraí, em Niterói, região metropolitana do Rio, e furtaram medicamentos, alimentos e dinheiro, cujo valor não foi revelado.

Em nota, o padre italiano Carmine Pascale, pároco do templo, confirmou o arrombamento e o furto, porém, disse “que não foi nada grave”. Ele informou que o caso foi registrado na polícia e que a paróquia está funcionando normalmente. Agradeceu a preocupação dos fiéis e pediu orações.

São Judas Tadeu é padroeiro das causas impossíveis e a festa do santo se comemora no dia 28 de outubro. Nessa data, os fiéis fazem romarias e novenas em homenagem ao santo, considerado um dos mais venerados entre os católicos brasileiros.

Professora casada é presa por sexo com aluno de 13 anos dentro de escola

Uma professora de Inglês, de 27 anos, foi presa na manhã de quinta-feira (22/3) em Goodyear (Arizona, EUA) após fazer sexo com um aluno de 13 dentro da escola Las Brisas Academy, onde ela leciona.

A polícia acredita que Brittany Zamora, que é casada há três anos, e o adolescente fizeram sexo também fora da escola. O relacionamento foi descoberto pelos pais do aluno, que denunciaram a professora à direção do colégio. A polícia foi notificada imediatamente.

Agentes também investigam se Brittany teve envolvimento impróprio com outros alunos, noticiou o site "AZCentral".

"Fiquei chocada. Isso é muito louco. Não posso entender", disse à ABC Jessica Arroyo, mãe de aluno na Las Brisas Academy, que recebeu uma mensagem informando sobre a prisão da professora.
Brittany é especialista em ensinar Inglês para não nativos.