quinta-feira, março 22, 2018

Japão propõe que Coreia do Norte realize encontro entre líderes

O Japão propôs que a Coreia do Norte realize uma reunião entre os líderes dos dois países, Shinzo Abe, da Coreia do Sul, e o norte-coreano Kim Jong-un, indo de acordo com as cúpulas previstas entre Pyongyang, Seul e Washington, segundo afirmaram hoje (22), em Tóquio, fontes do governo japonês.

Tóquio transmitiu a oferta ao norte-coreanos com o objetivo de tratar da desnuclearização do país e os sequestros de cidadãos japoneses cometidos há décadas pelo regime da Coreia do Norte, disseram fontes do governo citadas pela agência de notícias japonesa Kyodo.

O porta-voz do Executivo, Yoshihide Suga, não quis confirmar ou negar as informações, embora tenha afirmado que Tóquio e Pyongyang "mantêm canais abertos de informação" e que o governo japonês "contempla todas as opções" para lidar com o Norte.

O governo japonês gostaria de aproveitar a disposição ao diálogo no mais alto nível, manifestado pela Coreia do Norte desde o início do ano, o que permitiu a organização de cúpulas bilaterais com Seul e Pyongyang, marcadas para abril e maio.

Japão e Coreia do Norte já realizaram duas cúpulas, em 2002 e 2004, em Pyongyang, onde participaram o ex-primeiro-ministro japonês Junichiro Koizumi e o pai do atual ditador norte-coreano, Kim Jong-il.

Nenhum comentário:

Postar um comentário