sábado, março 03, 2012

Suspeito de escândalo com assessor de Lula é transferido para o RN.

O portal de notícias G1 informa que o empresário Carlos Augusto de Almeida Ramos, conhecido como Carlinhos Cachoeira, foi transferido na noite dessa quinta-feira (1) para o presídio federal de segurança máxima em Mossoró, no Rio Grande do Norte, informou nessa sexta (2) o Ministério da Justiça. Ele é suspeito de chefiar uma quadrilha de exploração de jogos com máquinas caça-níqueis, Carlinhos cachoeira pela Polícia Federal na casa onde mora, em Goiânia (GO), na última quarta (29).

A transferência dele da Superintendência da PF em Brasília para Mossoró foi solicitada por “questões de segurança”, segundo a assessoria de comunicação da polícia.

Carlinhos Cachoeira ficou conhecido pela suspeita de pagar propina a Waldomiro Diniz, então assessor da Casa Civil no começo do governo Luiz Inácio Lula da Silva, escândalo revelado em 2004.

A prisão dele, no entanto, foi parte de uma Operação Monte Carlo, deflagrada pela Polícia Federal na quarta para desarticular uma quadrilha de exploração de jogos com máquinas caça-níqueis. O advogado dele, Ricardo Sayeg, entrou com pedido de liberdade no Tribunal Regional Federal da 1ª Região. O relator é o desembargador Fernando Tourinho Neto, que solicitou informações adicionais das investigações da PF para tomar a decisão.

Fonte: Portal G1.

Casal de adolescentes desaparece em Salvador.

Um casal de adolescentes, uma garota de 17 e um jovem de 18, está desaparecido desde a quinta (1º) em Salvador. Amigos e familiares tentam informações sobre o paradeiro do casal, pela polícia e por redes sociais. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa investiga o caso.

De acordo com o pai do garoto, Walter Melo Nascimento, o casal namora há dois anos e meio. Ele conta que a menina entrou em contato com a mãe na sexta-feira (2) e disse que estava tudo bem, porém não permitiu que a mãe conversasse também com o garoto.

Walter Melo relata ainda que um taxista procurou a família e informou que o casal havia comentado, ainda no veículo, que iria para a Praia do Forte, vilarejo a 50 km da capital. As famílias se dirigiram nesta manhã até o local para tentar localizar os adolescentes.

Maria Rita, é hoje a nossa aniversariante do dia.


Maria Rita é filha do casal Maria Dantas e Izael.

Maria Rita hoje é um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada ano.

Desejo a você, um ano cheio de amor e de alegrias.

Afinal fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas.

Sorrir novos motivos e chorar outros, porque, amar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes.
Parabéns a você nesse dia tão grandioso.

Apresentador polêmico pode se candidatar a vereador na próxima eleição.

A população tem algumas chances de ver João Kléber competindo para vereador de São Paulo nas próximas eleições. O apresentador foi convidado pelos parlamentares do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), onde é filiado há algum tempo, para se candidatar ao cargo.

“Eu fui convidado, mas, no momento, não tenho resposta. Estou pensando, não costumo descartar nada nessa vida, mas estou focado na televisão, no meu lado empresário e na produtora”, contou ele a O Fuxico.

Mesmo sem nada decidido, João está empolgado com a ideia, já que sempre colocou em discussão as questões do meio ambiente.

“Eu sempre carreguei a bandeira do meio ambiente, acho que isso chamou a atenção deles. Em Portugal, eu já fazia isso”, disse João, que morou por vários anos na Europa, onde fazia o polêmico programa Teste de Fidelidade, que agitou a RedeTV! quando era exibido no Brasil.

As manchetes dos jornais deste sábado.

Diário de Natal: MP quer obrigar prefeitura a construir obra em Capim Macio
Tribuna do Norte: Tirar habilitação na sede do Detran demora até seis meses
Diário do Nordeste: Lei que amplia segurança em bancos é descumprida
Globo: TSE deixa brecha ao proibir quem tem contas rejeitadas
Folha: Síria barra ajuda humanitária da Cruz Vermelha
Estadão: Dilma chora, fala do “fardo” de governar e pede união a aliados
Correio: Brasília vai renovar toda a frota de ônibus
Zero Hora: Abrindo caminho para 2014
Jornal do Comércio: Fifa endurece com a organização da Copa

sexta-feira, março 02, 2012

BB deve indenizar empregado que desenvolveu distúrbios mentais após assaltos.

A Sétima Turma do Tribunal Superior do Trabalho manteve decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (AL) e negou provimento a recurso do Banco do Brasil, pelo qual a instituição pretendia se eximir do pagamento de indenização a um bancário que, após sucessivos assaltos ocorridos nas dependências da empresa, desenvolveu distúrbios psíquicos.

O Tribunal Regional, com base na documentação comprobatória dos distúrbios psíquicos do empregado, incluindo-se atestados expedidos por psiquiatras, documentos do INSS atestando sua incapacidade para o trabalho e declaração de internamentos em hospitais psiquiátricos, considerou inconteste a responsabilidade do banco.

No entender do Regional, houve nexo de causalidade entre as atividades desempenhadas e os problemas sofridos pelo bancário, que, ao ser assaltado, foi vítima de espancamento, ficou sob a mira dos assaltantes com uma arma encostada na cabeça e foi forçado a abrir o cofre e os terminais de autoatendimento.

Senac abre processo seletivo para contratação de profissionais no RN.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/RN) abriu processo seletivo para contratação de profissionais na área de informática, manutenção, pesquisa e pedagogia. Ao todo, são oito vagas que contemplam os municípios de Natal e Mossoró.

Os interessados podem ser inscrever exclusivamente via Internet, até as 23h59 do dia 8 de março , observando o horário oficial local.

Devem ser enviados currículos pelo endereço eletrônico talentos@rn.senac.br, com a indicação do cargo pretendido no título do e-mail, endereçado à “Gerência de Desenvolvimento de Pessoas - SENAC AR/RN”.

A seleção pretende avaliar as competências dos candidatos, considerando procedimentos que podem variar entre análise curricular, prova de conhecimento técnico e prático, dinâmicas de grupo e entrevistas. O edital com o detalhamento das informações está disponível no site www.rn.senac.br/trabalheconosco.

Presente há 65 anos no Rio Grande do Norte, o Senac conta, atualmente, com dez unidades no estado, localizadas nos municípios de Assú, Macaíba, Mossoró, Natal e Parnamirim. A entidade forma uma média de 30 mil pessoas ao ano e, atualmente, conta com um portfólio de 350 cursos em áreas como idiomas, informática, beleza, gastronomia, turismo e hospitalidade, saúde, gestão e negócios.

Polícia prende homem com meio quilo de crack em Caicó.

Por volta das 13h desta sexta-feira policiais do 6º Batalhão da PM de Caicó prenderam um homem identificado como José dos Santos Alves. Com o acusado foram encontradas cerca de 500 gramas de crack.

A polícia efetuou a prisão após visualizar José dos Santos em atitude suspeita com outro homem. A dupla tentou fugir em uma moto e após perseguição, a polícia conseguiu interceptar José dos Santos que estava com duas trouxas de crack com aproximadamente 500 gramas do entorpecente.

O acusado foi preso na delegacia e já respondia processo por roubo.

Pense nisso!

Morte dos integrantes do Mamonas Assassinas completa 16 anos.

Nesta sexta-feira (2), a morte dos integrantes do grupo Mamonas Assassinas completa 16 anos.

No dia 2 de março de 1996, um trágico acidente aéreo levou prematuramente os cinco integrantes do grupo Mamonas Assassinas, Dinho, Bento, Júlio, Samuel e Sérgio.

Na época, o quinteto formado em Guarulhos (SP) vivia o auge da meteórica carreira, com mais de um milhão de cópias vendidas de seu CD de estreia.

O Mamonas conquistou o grande público em 1995 com uma mistura de rock, pop e outros ritmos pontuada por muito bom humor e irreverência.

Projeto Pescando Esporte e Cidadania chega ao RN neste sábado.

A Petrobras realiza neste sábado (3), no município de Galinhos-RN, a primeira etapa do Projeto Pescando Esporte e Cidadania que pretende difundir a prática de atividades esportivas nas comunidades onde será realizado.

Em Galinhos, serão desenvolvidas atividades em três modalidades esportivas: futebol (categorias masculino e feminino), voleibol (categorias masculino e feminino) e corrida (categorias masculino juvenil e master).

A iniciativa reforça a posição da Petrobras como incentivadora do esporte, contribuindo para a formação de gerações de cidadãos que valorizem atributos como disciplina, ética e superação de desafios e, principalmente, para transformar o esporte numa ferramenta para promover a inserção social.

As próximas etapas serão realizadas nos municípios de Galinhos, Macau (Diogo Lopes), Porto do Mangue, Caiçara do Norte e Areia Branca e Icapuí no Ceará.

Vestibular da UERN começa neste domingo para mais de 15 mil candidatos.

Neste domingo, 4, terá início o Processo Seletivo Vocacionado 2012 da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). As provas terão seqüência na segunda-feira, 5. São disponibilizadas 2.472 vagas nos cursos de graduação da UERN. Ao todo foram inscritos no PSV 24.628 pessoas. Foram confirmados 15.529 candidatos, sendo 10.290 cotistas e 5.239 não cotistas.

A Comissão Permanente do Vestibular orienta os candidatos a chegarem com pelo menos meia hora de antecedência à abertura dos portões.

Os portões serão abertos às 7h15 e fechados às 7h45. A prova será aplicada a partir das 8h nas cidades de: Mossoró, Assu; Natal; Pau dos Ferros; Caicó e Patu.

Os candidatos terão quatro horas para responderem os cadernos de questões. Os candidatos que, no momento da inscrição, declararam ser pessoas com necessidades especiais, terão direito à uma hora a mais para a conclusão da prova.

Os candidatos devem se deslocar aos locais de provas portando também documento oficial com foto e o cartão de inscrição. Os candidatos devem portar canetas esferográficas da cor azul ou preta e levar lápis grafite, já a borracha é opcional. É proibido portar aparelhos eletrônicos como celulares ou outros equipamentos.

Projeto orienta sobre descarte adequado de pilhas e baterias.

Com o avanço tecnológico e o uso incentivo de dispositivos móveis para as mais variadas atividades, tem sido constante o uso de pilhas e baterias. Máquinas digitais, telefones celulares e muitos outros objetos dependentes de energia elétrica já passaram do status de novidade para tornarem-se itens comuns e rotineiros para a maioria das pessoas. Entretanto, é preciso ter ciência dos cuidados e da gravidade de se jogar pilhas e baterias no meio ambiente, pois, assim como muitos outros materiais, esses itens são poluentes e podem trazer malefícios à natureza e à saúde humana. Foi pensando nisso que a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) introduziu em sua administração central o projeto “Fique Ligado”.

Criado há um ano, o programa promove o recolhimento de pilhas e baterias gastas para encaminhá-las para locais de coleta, onde esses materiais recebem o tratamento adequado a fim de evitar a poluição e promover o reaproveitamento desses itens. No ano passado, foram arrecadados 25 quilos de pilhas e baterias. De acordo com a educadora ambiental da Caern, Marineida de Oliveira, o número arrecadado tende a aumentar este ano. “Só no mês passado, registramos seis quilos em apenas uma caixa”, diz.

“O objetivo é que a iniciativa seja expandida aos escritórios municipais e regionais da Caern e, quem sabe, servir como modelo para outras empresas do Estado. Essa mobilização contribui tanto para a mudança de comportamento a respeito dessa questão como também para a preservação do meio ambiente”, diz Marineida. Qualquer depósito é bem vindo e quanto mais itens melhor, pois se trata de uma iniciativa que visa auxiliar na preservação do meio ambiente.

A educadora ambiental destaca que o sucesso do projeto depende da participação voluntária de cada funcionário para carregar as caixas de pilhas para locais de coleta. Segundo ela, para que haja a implantação do programa nas outras regionais e nos escritórios da Caern, é fundamental essa interação e a disposição de alguém que possa fazer esse serviço.

Verdadeiro ato de amor.

Dislexia aparece mais cedo que a tentativa de aprender a ler e escrever.

Albert Einstein, Thomas Edison, Leonardo da Vinci, Pablo Picasso, Vincent Van Gogh, Napoleão Bonaparte, Walt Disney e Agatha Christie. O que esses famosos têm em comum? Dizem que todos tiveram dificuldade para aprender a ler e a escrever porque eram disléxicos. Provavelmente, se tivessem vivido nos dias de hoje, a história seria diferente. Um estudo norte-americano mostra que é possível identificar o risco de uma criança desenvolver o transtorno de aprendizagem antes de ela entrar na fase escolar. Isso pode facilitar a alfabetização e minimizar os impactos da dislexia na vida social dela.

Integrantes do Children’s Hospital, em Boston, nos Estados Unidos, apoiados pela Universidade de Harvard, submeteram meninos e meninas com idade média de 5 anos a uma ressonância magnética e descobriram diferenças de atividade cerebral naquelas com histórico familiar de dislexia. O resultado indica que a capacidade do cérebro de processar sons da linguagem é deficiente mesmo quando a criança ainda não começou a receber estímulos para aprender a ler.

Caixa abre inscrições para concurso público; até R$ 7.734.

A Caixa Econômica Federal está com inscrições abertas para realização de concurso público em 2012. Os editais preveem concurso para cargos de nível médio e superior, para formação de cadastro de reserva.

Para o cargo de Técnico Bancário Novo (TBN), é exigido nível médio dos candidatos e a remuneração inicial é de R$ 1.744,00, mais benefícios. Para os cargos de nível superior, haverá concurso para as carreiras de advogado, arquiteto e engenheiro – áreas: civil, elétrica, mecânica e agronômica, em âmbito nacional. A remuneração inicial é de R$ 7.734,00, mais benefícios.

As inscrições tiveram início na última segunda-feira (27) e vão até 13 de março. As taxas de inscrição são de R$ 37,00 para os cargos de nível médio e de R$ 73,00 para os de nível superior.

Mais informações, incluindo os editais, estão disponíveis para consulta no site da Fundação Cesgranrio: www.cesgranrio.org.br/concursos/principal.aspx.

Três mil vagas para aprendiz.
A Caixa também abriu cerca de 3 mil vagas para o Programa Adolescente Aprendiz. Os interessados devem entrar em contato com as entidades selecionadas, para efetuar a inscrição. É necessário ter de 14 anos e meio a 16 anos incompletos, estar cursando, no mínimo, o 9º ano do Ensino Fundamental e possuir renda familiar per capita de até meio salário mínimo.

A contratação será realizada, gradualmente, nas localidades onde houver vaga disponível e de acordo com as necessidades estratégicas da CAIXA. O contrato tem a duração de 24 meses e os adolescentes serão capacitados nas ocupações de contínuo (office-boy), auxiliar de escritório e escriturário.

O programa, criado em 2003, já beneficiou mais de 17 mil adolescentes. O objetivo do projeto é promover a inclusão social do jovem, de família em situação de vulnerabilidade socioeconômica, no mercado de trabalho, por meio de sua capacitação profissional em serviços bancários e administrativos

Prevenção e tratamento da tuberculose já salvaram quase 1 milhão de soropositivos.

Cerca de 910 mil soropositivos em todo o mundo foram salvos nos últimos anos apenas com a melhoria das ações de proteção contra a tuberculose, de acordo com dados divulgados hoje (2) pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A tuberculose é a principal causa de morte entre pessoas com o vírus HIV. Como o vírus da aids enfraquece o sistema imunológico, os soropositivos acabam ficando mais expostos à tuberculose. Por isso, é comum que pessoas infectadas pelo HIV também sofram de tuberculose.

Dados indicam que o número de soropositivos que fizeram exames para detectar a tubeculose passou de 200 mil em 2005 para 2,3 milhões em 2010. Já o total de pacientes com tuberculose que se submeteram ao teste de detecção do HIV passou de 470 mil para 2,2 milhões no mesmo período.

A OMS defende a adoção de medidas como a testagem rotineira para detecção do HIV em pacientes diagnosticados com tuberculose, em pessoas com sintomas da doença e em parceiros sexuais e membros das respectivas famílias dos portadores do vírus da aids.

De acordo com o levantamento, mais de 100 países já fazem testes em mais da metade dos pacientes com tuberculose para detectar a presença do HIV. Na África, número de países que adotam esse procedimento saltou de cinco em 2005 para 31 no ano passado.

“Entretanto, há ainda muito trabalho a ser feito. O número de pacientes coinfectados com tuberculose e HIV aumentou gradualmente de 36% para 46% nos últimos cinco anos”, alertou a OMS. Para o órgão, todos os pacientes soropositivos diagnosticados com tuberculose devem ter acesso rápido aos remédios antirretrovirais.

Idosa espancada por vizinho que roubou TV segue internada.

É estável, embora ainda grave, o estado de saúde da idosa de 71 anos que foi brutalmente espancada por um vizinho que invadiu sua casa para roubar uma velha televisão de 14 polegadas em Sarzedo, na Grande Belo Horizonte. Joaquina Eulália Correia está internada na Policlínica de Sarzedo e, segundo a unidade, não corre mais risco de morte. Ela está consciente e orientada, respira sem ajuda de aparelhos, mas ainda não consegue abrir os olhos por causa das lesões que sofreu no rosto.

Sarzedo.
Joaquina foi internada na noite de ontem quinta-feira após ser socorrida por vizinhos, que a levaram direto para a Policlínica. Ela foi agredida com golpes de madeira, cabo de um machado, tijolo, além de chutes e socos por Fábio Júnior Santana, de 25 anos, que mora na mesma rua da vítima. Segundo funcionários da policlínica, vizinhos e parentes se revezam para acompanhar a idosa no hospital. Ainda não há previsão de alta.

O crime ocorreu por volta das 19h30 dessa quinta-feira, quando Fábio, supostamente embriagado, invadiu a casa da vizinha para roubar a TV. Joaquina foi salva por um vizinho, que estava sentado na porta de casa e ouviu os gritos de socorro da idosa. Ele reconheceu a voz de Fábio e o viu sair da casa carregando o aparelho roubado. Ao entrar na casa encontrou a vizinha completamente ensanguentada.

De acordo com a Polícia Militar, Fábio foi encontrado dormindo em seu próprio quarto momentos depois do crime. Ao lado da cama estava a televisão, suja de sangue. Ele foi levado para a Delegacia de Plantão de Ibirité, onde permaneceu preso. Segundo a PM, ele não tem antecedentes criminais e não seria usuário de drogas ilícitas, mas é conhecido na vizinhança pelos problemas com uso de bebida alcóolica.

Mulher fica com o rosto inchado após tingir cabelo com kit caseiro.

Uma mulher teve uma reação alérgica tão forte a um kit caseiro para tingir os cabelos, comprado no supermercado, que ela chegou a ficar sem enxergar por causa do inchaço no rosto. A reportagem é do jornal “Daily Mail” e reproduzida pelo portal G1.

Carmen Rowe, de Swansea, no País de Gales, tem 25 anos e usava o kit da mesma marca desde os 13. Antes de aplicar no cabelo, ela testou o produto na pele. Porém, depois de tingir, ela sentiu os efeitos na pele.

“Acordei e minha cabeça estava tão inchada que eu não conseguia ver. Eu estava cega. Fui olhar no espelho e metade do meu rosto estava inchada. Parecia que metade da minha cabeça tinha sido enchida como uma bola de futebol”, contou.

Ela foi ao hospital, onde foi imediatamente internada. Os médicos diagnosticaram que Carmen teve alergia a parafenilenodiamina, um corante comum em tintas de cabelo.

Depois de três dias tomando esteroides e antibióticos, Carmen recebeu alta. Porém, ainda precisou voltar quatro vezes no mesmo mês, com ardor e outros inchaços.

Criador de "Chaves", Roberto Bolaños garante que está "muito bem" de saúde.

O comediante mexicano Roberto Gómez Bolaños, criador dos seriados "Chaves" e "Chapolin Colorado", está "muito bem" de saúde e emocionado após a homenagem que recebeu no Auditório Nacional do México, segundo contou o próprio artista através do Twitter.

"Agradeço a todos os que estão perguntando pela minha saúde. Estou cansado, mas muito bem, emocionado, contente e com muitos cuidados", escreveu o artista de 83 anos na rede social pela qual se comunica com seus mais de 2,5 milhões de seguidores.

O comediante, conhecido no México como Chespirito, respondeu assim as informações divulgadas em meios de comunicação mexicanos sobre a suposta deterioração de sua saúde, já que foi retirado ontem do Auditório Nacional em uma ambulância.

Apesar disto, Bolaños agüentou com bom humor as quase três horas de gravação do programa que homenageou seus 40 anos de carreira e que será transmitido no próximo dia 11 de março no México.

Em uma cadeira de rodas e respirando com auxílio de um cilindro de oxigênio, Chespirito apresentou bastante dificuldade para falar, mas acompanhou emocionado cada uma das demonstrações de carinhos de fãs e amigos.

MPRN abre concurso para nível superior e técnico de nível médio.

O Ministério Público do Rio Grande do Norte publicou esta sexta-feira, 02, no Diário Oficial do Estado, a abertura do Concurso Público para provimento de vagas do quadro de servidores efetivos dos serviços auxiliares de apoio administrativo do MP-RN. O Concurso Público será realizado em Natal, sob a responsabilidade da Fundação Carlos Chagas, obedecendo as normasdo edital que você confere AQUI. A data e local das provas ainda não foi divulgada.

Para candidatos as vagas de ensino superior completo, o Valor da Inscrição é de R$ 167,50, com remuração de R$ 3.306,20 . E para as vagas de Técnico de Nível Médio Completo, o valor da inscrição é de R$ 82,50 e remuneração incial de R$ 2.314,34.

As inscrições serão realizadas pela Internet, no site da Fundação Carlos Chagas, de 09 a 23 de março. A isenção de pagamento do valor da inscrição também poderá ser realizada através do site da fundação.

Globo tem o pior mês de audiência da história da emissora.

O mês de março não começa bem para a Globo, que recebeu os números de audiência de fevereiro.

Em uma comparação com o histórico da emissora, o mês de fevereiro é o pior da história da Globo.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, desta sexta-feira (2), a média por dia do período foi de 14, 4 pontos.

Os números desanimadores não são novidade para a emissora, pois em janeiro já houve um péssimo registro. A diferença de um mês para o outro foi de 8%.

No primeiro mês de 2012, a Globo marcou 25, 6 de média. Um número diferente do registrado em janeiro de 2011, quando a programação marcou 27,5 pontos.

De acordo com informações da imprensa, em janeiro começou a preocupação da emissora com o período da manhã, que, sozinho, teve uma queda de 15%.

Um dos programas que estão na mira dos executivos da Globo é o Bem Estar (Globo), que não tem registrado bons números desde a sua estreia, em 2011.

As manchetes dos jornais desta Sexta.

Diário de Natal: Governo dá aumento mas ameaça de greve persiste
Tribuna do Norte: Juíza acata denúncia contra Wilma, Iberê e mais 25 acusados
Globo: SUS só é bom para 2% dos brasileiros, diz ministério
Folha: TSE tira da eleição político que teve contas rejeitadas
Estadão: Base se rebela e leva Dilma a se aconselhar com Lula
Correio: Pela 1ª vez no Brasil, bebê terá dois pais
Valor: BNDES e empresas criam o “superlaboratório” nacional
Jornal do Commercio: Piso da educação garantido
Zero Hora: Chacina no trânsito
Diário do Nordeste: Engenheiro é morto em assalto na saída do banco

quinta-feira, março 01, 2012

Rubens Barrichello vai correr na Indy em 2012.

Após ficar sem equipe na Fórmula 1 nesta temporada após 19 anos na categoria, Rubens Barrichello anunciou nesta quinta-feira que vai disputar a F-Indy em 2012. Rubinho vai correr pela equipe KV e terá como companheiro o amigo Tony Kanaan.

A estreia de Rubinho na Indy será no próximo dia 25, em São Petersburgo, na Flórida. Ele vai disputar as 16 provas da temporada - incluindo as cinco corridas em circuitos ovais. A Indy tem uma prova no Brasil, marcada para o dia 29 de abril, em São Paulo.

- Estou muito feliz, porque é uma nova fase da minha vida. Amo tudo isso que faço e é um prazer estar renascendo em uma categoria nova e continuar me divertindo - disse Rubinho à TV Globo.

Prestes a completar 40 anos, em maio, Rubinho é o recordista de participações na F-1, com 322 largadas em GPs. O brasileiro venceu 11 corridas, fez 14 poles e 68 pódios. Ele foi vice-campeão mundial em 2002 e 2004, quando corria pela Ferrari. A equipe de Rubinho na Indy, a KV, venceu apenas uma prova em sua história, em 2008.

Neymar posta foto de seu filho Davi Lucca com declaração de amor no Twitter.

Nesta quinta-feira, Neymar, atacante do Santos, postou em seu Twitter pessoal uma foto com seu filho, Davi Lucca. O menino nasceu em agosto do ano passado.

“Amor sem fim”, postou o camisa 11, por meio da rede social.

Em agosto de 2011, poucos dias depois do nascimento de seu filho, Neymar tatuou seu nome ao lado de duas coroas em seu braço direito.

Na terça-feira, o atacante participou da vitória da seleção por 2 a 1 sobre a Bósnia, em amistoso disputado na Suíça. Por conta da convocação, Neymar desfalcou o Santos na quarta, na vitória da equipe por 2 a 0 sobre o Guarani, em jogo válido pelo Campeonato Paulista.

A joia santista deverá voltar a atuar pelo clube no domingo, quando o Santos recebe o Corinthians na Vila Belmiro, em clássico também válido pelo Paulistão.

Segunda via do CPF pode ser emitida pela internet.

A segunda via do CPF foi liberada no site da Receita Federal para qualquer cidadão que necessite comprovar que está inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas. Antes, a emissão do comprovante de inscrição no site da Receita Federal só era permitida para quem era cadastrado no Centro Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), mediante o uso de certificado digital ou código de acesso obtido com o número do recibo das duas últimas declarações do Imposto de Renda.

Segundo a Receita, tais exigências tornavam inacessível a obtenção do documento para cerca de 140 milhões de brasileiros que estavam obrigados a declarar e não tinham o certificado digital.

A Receita Federal deixou de emitir o CPF em plástico em junho do ano passado. O comprovante de inscrição no cadastro passou a ser gerado no ato do atendimento, realizado pelo Banco do Brasil, pelos Correios e pelas Caixa Econômica Federal, ou quando impresso a partir da página da Receita Federal na internet.

De acordo com a Receita, a comprovação de inscrição do contribuinte pode ser feita ainda com documentos dis quais conste o número do CPF, como as carteiras de identidade, de habilitação e de Trabalho e Previdência Social e carteira de identidade profissional, entre outros.

Também podem ser usados outros modelos de cartão CPF emitidos anteriormente.

Campanha "Amigos da Arca", para doação de livros, será lançada na sexta-feira (02) no RN .

A Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara), através do Programa Nacional de Bibliotecas Rurais Arca das Letras, realizará no dia 02 de março, o lançamento da Campanha de Doação de Livros “Amigos da Arca”. A cerimônia será a partir das 15h, no Palácio da Cultura, e contará com a presença da governadora Rosalba Ciarlini.

O Projeto tem como objetivo arrecadar o maior número de livros possíveis, durante os dias 02 de março e 02 de abril de 2012, nos municípios de Natal e Parnamirim, para serem distribuídos nas comunidades onde já existe uma Biblioteca Rural e que se encontra com acervo reduzido e ultrapassado, necessitando de livros atualizados e diversificados, ou seja, revitalizando o acervo e dando oportunidades de leitura ao homem do campo e a toda sua família.

A campanha conta com o apoio do Banco do Nordeste, Petrobras, Carrefour, Emparn, Sebrae, Idema, Banco do Brasil, Fundação José Augusto/Secretaria de Cultura, Incra, Faern/Senar, SEJUC e SEEC, onde funcionarão postos de coleta.

José Serra diz que sonho da Presidência está adormecido.

O pré-candidato à prefeitura de São Paulo pelo PSDB, o ex-governador José Serra, afirmou nesta quarta-feira que o sonho em disputar a eleição presidencial está adormecido até 2016, quando acaba a gestão do novo prefeito eleito. Serra não descartou que tenha ambições nacionais, mas disse que estará comprometido com a população de São Paulo na prefeitura, caso eleito. As declarações do tucano foram feitas um dia depois dele ter lido, no diretório municipal do partido, uma carta aberta confirmando sua intenção de disputar as prévias.

"Estou sendo candidato para governar a cidade até quando o mandato durar, até 2016. Sei que essa questão vai ser posta, principalmente pelos adversários, mas vou cumprir os quatros anos, e isso é mais do que uma promessa", garantiu ele.

Em 2004, Serra foi eleito prefeito de São Paulo e deixou o cargo um ano e três meses depois para concorrer ao governo paulista. Na eleição seguinte, abandonou o posto de governador para disputar a Presidência com Dilma Rousseff, em 2010.

"O sonho (da Presidência) não está enterrado, mas sim adormecido. Estou no auge da minha energia", disse ele, em entrevista coletiva 24 horas depois de ter anunciado sua entrada na disputa interna em que o partido escolherá o candidato à prefeito.

Saul se emociona ao ver Jonatas brincando com o filho.

Saul e Jonatas sempre foram muito próximos, mas assim que surgiu Davi na vida deles tudo mudou. O filho ficou muito amigo do ex-pastor de ovelhas. Já o pai ficou com medo de perder o trono de Israel para o ungido do Senhor.

Jonatas ficou indignado com as atitudes do pai em perseguir Davi e tentar matar o filho de Jessé que resolveu abandonar o exército do rei para se tornar carpinteiro.

Com o passar dos tempos, os dois quase não mais se falavam até que nasceu o pequeno Mefibosete, filho de Jonatas e Selima. Pois bem, o nascimento do bebê serviu para reaproximar os dois.

Após rejeitar a criança no começo, por culpá-lo da morte de Selima, Jonatas passa a ter um relacionamento melhor com Mefibosete.

O vovô Saul, por sua vez, se emociona ao ver Jonatas brincando com o filho, que já tem 5 anos. Aproveitando a ocasião, o carpinteiro pede perdão ao pai por tê-lo feito sofrer. O rei, porém, diz que é ele que precisa ser perdoado.

Em seguida, Saul já começa a pensar no futuro e diz que Mefibosete já está na hora de aprender a lutar, pois um dia será rei de Israel.

Vinte detentos envolvidos em rebeliões em Rondônia desembarcam em Mossoró.

Vinte detentos envolvidos em rebeliões em presídios estaduais de Rondônia foram transferidos ontem para a unidade do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) em Mossoró. Uma aeronave da Polícia Federal, trazendo os presos aterrissou ás 19 horas no Aeroporto Governador Dix-Sept Rosado, onde uma equipe de pelo menos 20 agentes penitenciários federais aguardavam pelo desembarque.

Em uma fila indiana, intercalada por agentes, os presos cruzaram a pista do aeroporto e foram levados para uma sala onde foram submetidos a exames de corpo de delito. Em seguida, um comboio com quatro carros cela seguiu com destino ao Presídio Federal de Mossoró, localizado na zona rural da cidade ás margens da RN-015.

Segundo o agente penitenciário federal Azevedo, os transferidos estavam no Presídio federal de Rondônia e foram trazidos para a unidade de Mossoró para desarticular as lideranças responsáveis pelos motins em presídios de Porto Velho. Azevedo não revelou os nomes dos presos, mas garantiu que entre eles não há nenhum bandidos de renome nacional. Funcionário da Infraero confirmaram que antes de desembarcar em Mossoró, a aeronave da Polícia Federal fez uma escala de abastecimento no Aeroporto de Teresina, no Piauí.

O avião havia decolado de Rondônia por volta das 8 horas da manhã com destino a Mossoró no Rio Grande do Norte. O Presídio Federal de Mossoró agora conta com 62, mas tem capacidade para 208 presos.

Começa nesta quinta-feira a entrega da declaração do Imposto de Renda.

Os contribuintes poderão enviar nesta quinta-feira (1º), a partir das 8h, a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2012. Este ano, o programa gerador da declaração foi liberado mais cedo e desde a última sexta-feira (24) está disponível na página da Receita Federal na internet. O contribuinte deve baixar ainda o Receitanet, aplicativo responsável pela transmissão dos dados, disponível no mesmo endereço.

Para facilitar o preenchimento , a Receita atualizou a página especial com o tutorial que simula o desenho de uma linha de metrô, em que cada estação representa uma etapa a ser cumprida até a entrega da declaração. Para encontrá-la,o contribuinte deve acessar o endereço www.receita.fazenda.gov.br/irpf2012. A Receita também liberou um manual para o contribuinte e para os seus funcionários com perguntas e respostas sobre o preenchimento da declaração.

As manchetes dos jornais desta Quinta.

Diário de Natal: Porto de Natal não exporta produção do RN
Tribuna do Norte: RN tem queda significativa em exportações e emprego
Globo: Dilma faz Crivella ministro para enfrentar Serra em SP
Folha: Dilma troca ministro para atrair evangélicos
Estadão: Coreia do Norte para seu programa nuclear em troca de comida
Correio: Bicheiro, delegados e policiais na cadeia
Valor: Investimento direto pode ter ‘pedágio’
Jornal do Commercio: Novo servidor deve ter limite na aposentadoria
Zero Hora: Dilma pressiona construtora por obra no Beira-Rio
Diário do Nordeste: Ex-PM acuado de matar Bruce será levado a júri popular

quarta-feira, fevereiro 29, 2012

IFRN lança concurso público para técnicos administrativos.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte está com edital aberto que trata do concurso público para técnico administrativo em educação.

São 11 vagas para 7 cargos, sendo dois de nível intermediário (Técnico em Enfermagem e Técnico de Tecnologia da informação) e cinco cargos de nível superior (Administrador, Analista de Tecnologia da Informação, Assistente Social, Auditor e Médico).

Para concorrer as vagas de nível intermediário, é preciso ter o ensino médio profissionalizante ou o ensino médio completo, acrescido de curso técnico em área específica (enfermagem e em eletrônica com ênfase em sistemas computacionais).

As inscrições poderão ser feitas no período das 8h do dia 12 de março às 23h59min do dia 20 de março, através do site do IFRN.

Ricardo Teixeira segue no comando da CBF.

Em assembleia-geral na sede da Confederação Brasileira de Futebol, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira, com a presença dos 27 presidentes de federações estaduais, ficou definido que Ricardo Teixeira continuará no comando da entidade. O mandato dele vai até 2015. Apesar dos fortes rumores sobre a sua saída, baseados em sua saúde debilitada e nas constantes denúncias de corrupção, o dirigente não entregou o cargo nem pediu licença médica.

O presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro, Rubens Lopes, reuniu os jornalistas após a assembleia-geral e informou a decisão de Teixeira de seguir no cargo que há ocupa há 23 anos.

"Em relação ao seu problema de saúde, isso é uma coisa muito pessoal e particular, e não veio à baila. Quanto à sua permanência na CBF, isso foi devidamente esclarecido a partir do momento em que ele (Ricardo Teixeira) coloca uma nota oficial no site da CBF antes do carnaval dizendo que, após o carnaval, ele reassumiria as suas funções normais na instituição e foi o que aconteceu. O presidente continua à frente da CBF, ele é presidente do mandato em vigor e nada mais diferente disso", disse Rubens Lopes.

O dirigente de 64 anos conseguiu força política junto à maioria das federações para permanecer à frente da Confederação Brasileira, minando grupo dissidente que queria a sua saída.

Nos próximos dias, Ricardo Teixeira passará por novos exames médicos e, dependendo dos resultados, poderá se afastar temporariamente da CBF para se tratar.

Roberto Bolaños, o Chaves, ganha show em sua homenagem no México.


Thalia canta em homenagem a Roberto Bolaños.

Roberto Bolaños, os Chaves, e Thalia.

Edgar Vivar, o Seu Barriga, e Florinda Meza, a Dona Florinda.

Edgar Vivar, o Seu Barriga, e Florinda Meza, a Dona Florinda.
Roberto Bolaños, o Chaves, ganhou homenagem por seus 40 anos de carreira, nesta quarta-feira, 29, no México. Um show na Cidade do México, "América Celebra Chespirito", reuniu atores da antiga série de TV e a cantora Thalia. Bolaños está com 83 anos.

Até o início do evento, os atores María Antonieta de la Nieves e Carlos Villagrán, a Chiquinha e o Kiko, ainda não tinham aparecido por lá. A atriz trava uma briga judicial com Bolaños por conta de direitos autorais, e o ator namorava "Dona Florinda" (a atriz Florinda Meza) antes de Bolaños se casar com ela.

Professores do Estado aprovam indicativo de greve para o dia 14.

Os alunos da rede pública estadual de Educação poderão ter as aulas paralisadas já no dia 14 de março. Nesta quarta-feira (29), os professores aprovaram um indicativo de greve para a data, como forma de pressionar o Governo do Estado a conceder reajuste de 22,22%. No dia 14 de março o Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinte) terá nova assembleia.

Durante o encontro, os professores acusaram o Executivo de fechar o diálogo sobre a implantação e pagamento do plano de carreiras, o que os profissionais garantem que não está sendo cumprido. O objetivo da categoria é que o piso nacional dos professores, baseando na lei federal 11.738/08, seja implantado no Rio Grande do Norte.

Pense nisso!

Menino de oito anos é espancado e tem a perna quebrada durante a agressão.

Um menino de oito anos foi espancado e teve a perna quebrada na noite de ontem terça-feira (28/2) em Águas Lindas, no Distrito Federal. O autor do crime teria sido o padrinho da criança, que após a agressão teria levado à vítima até o hospital para tratar a fratura.

A polícia foi chamada ao local e prendeu o homem, depois que a criança revelou ter sido agredida pelo parente. O homem já teria passagem pela polícia por homicídio. Os investigadores acreditam que a criança também tenha sido vítima de estupro.

Ministro defende que avaliação de agentes de trânsito seja suficiente para identificar motorista bêbado.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, defendeu nesta quarta-feira (29) que policiais e agentes de trânsito possam atestar a embriaguez de um motorista sem a necessidade de uso do bafômetro. “O Ministério da Saúde é favorável àquilo que já foi votado no Senado: a avaliação do agente de trânsito ou do agente policial é suficiente para identificação de um motorista que ingeriu álcool”, disse.

Padilha reforçou o apoio da pasta à política de tolerância zero em relação à ingestão de bebidas alcóolicas por motoristas. Segundo o ministro, quem bebe não pode dirigir. “Nossa lei tem que caminhar nesse sentido. A pessoa que beber, independentemente do nível de álcool, não deve dirigir. E essa avaliação [de embriaguez do motorista] um agente policial ou de trânsito é capaz de fazer”, concluiu.

A 3ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) deve decidir hoje se a polícia poderá usar outros métodos, além do teste do bafômetro, para verificar se o motorista está embriagado.

Pesquisa alerta sobre os perigos de ouvir música alta em aulas de spinning.

É preciso encontrar prazer nas atividades do cotidiano, para se manter motivado e determinado. Não só para as obrigações, como estudar ou trabalhar, mas também para as atividades optativas, como a prática de exercícios físicos. Cientes disso, professores de spinning recorrem a uma fórmula infalível: usar a música como grande aliada. Ela distrai o praticante do cansaço, da dor ou da tensão psicológica, determinando a cadência dos movimentos e a intensidade da atividade. Além disso, estimula os alunos. Esse gás todo, porém, pode ser um equívoco, já que o som muitas vezes atinge altíssimos níveis de decibéis, podendo dar origem à perda auditiva induzida por ruído (Pair).

Desconfiado de que o exercício tem trazido problema aos praticantes, principalmente os professores, mais expostos ao barulho em função de ministrar várias aulas por dia, o mineiro Rômulo Félix Diniz, pós-graduado em engenharia do trabalho, decidiu se debruçar sobre o tema para o projeto de monografia de conclusão do curso. Ele avaliou a exposição ao ruído de nove professores, em três diferentes academias de Belo Horizonte — e os resultados foram preocupantes.

Cresce número de transplantes de córnea; falta assistência oftalmológica.

Ao participar do 4º Fórum Nacional de Saúde Ocular, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse nesta quarta-feira (29/2) que os transplantes de córnea realizados no país em 2011 aumentaram 60% em relação ao ano anterior. Ele lembrou que, no entanto, a universalização do acesso à assistência oftalmológica – sobretudo na infância – ainda não foi alcançada.

“O Brasil, cada vez mais, tem dado mostra de que está disposto a assumir um papel mais importante na questão da saúde, no desenvolvimento de pesquisa e na inovação tecnológica. O campo da oftalmologia é um dos principais nesse esforço do Brasil em ocupar um espaço no mundo”, destacou.

Dados da pasta indicam que, no ano passado, as cirurgias de catarata aumentaram cerca de 20% em relação a 2010. Ainda assim, de acordo com o próprio ministro, o país precisa reduzir o tempo de espera para cirurgias eletivas como essas. O problema, segundo Padilha, afeta uma parcela importante da população brasileira que não tem acesso a procedimentos de alta complexidade.

“Nenhum país do mundo, com a nossa dimensão, assumiu o desafio que o Brasil assumiu de tentar levar saúde pública gratuita para toda a população”, disse. “Precisamos de mais recursos, mas temos que ser implacáveis nos desvios”, completou, ao pedir o apoio dos profissionais de saúde na fiscalização da aplicação de investimentos federais.

“Um país que envelhece cada vez mais, que é acometido por doenças crônicas relacionadas ao envelhecimento, precisa mais ter oftalmologistas formados com qualidade”, ressaltou.

MEC vai incluir ciências na Prova Brasil, informa ministro.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse hoje (29), em audiência pública no Senado, que irá incluir a disciplina ciências na Prova Brasil, a principal avaliação da educação básica. O exame, aplicado pelo Ministério da Educação (MEC) aos alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental a cada dois anos, até o momento mede apenas o desempenho em matemática e português.

Mercadante não disse se a mudança já valerá para a próxima edição da prova, marcada para 2013. O exame é um dos principais componentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador que avalia a qualidade do ensino oferecido por escolas, municípios e estados. A última edição foi aplicada em 2011 e os resultados do Ideb serão divulgados neste ano. Todas as redes de ensino e escolas têm metas a serem atingidas até 2022, estipuladas em 2007 pelo MEC.

Com a inclusão de ciências na Prova Brasil, o exame fica mais próximo ao Programa Internacional de Avaliação (Pisa). O teste internacional é aplicado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) em mais de 60 países e mede as habilidades dos alunos em linguagens, matemática e ciências. O Brasil melhorou seu desempenho no programa de 2000 a 2010, mas continua nas últimas posições do ranking.

Rei Davi derrota Amor & Sexo mais uma vez no Ibope.

Mais uma vez Rei Davi bateu a Globo em audiência e ficou em primeiro lugar no Ibope.

O capítulo desta terça-feira (28) atingiu 13,8 pontos contra 12,3 da concorrência.

A minissérie foi exibida entre 23h21 e 0h19 e deixou para trás o programa Amor & Sexo, apresentado por Fernanda Lima, e o começo do Jornal da Globo.

A derrota do Amor & Sexo para Rei Davi aconteceu em um dia no qual programa teve recorde de chamadas na programação da Globo. Foram 13 propagandas ao longo do dia, sete delas no horário nobre.
 
Não é de hoje que Rei Davi bate a Globo no ibope. Na última quinta-feira (23), a superprodução escrita por Vivian de Oliveira e dirigida Edson Spinello teve seu recorde de audiência, com 16,5 pontos contra apenas 10,2 da Globo.

Caminhão carregado de galeto capota e motorista morre na RN 003.

Um capotamento de um caminhão carregado de galeto resultou na morte de um paraibano identificado como Márcio Edson Targino da Silva, 36 anos, na manhã desta quarta-feira (29), por volta das 5h20, na RN-003, na entrada do município de Espírito Santo, situada a 69 km de distância de Natal. A informação foi confirmada pela Central de Atendimento do Corpo de Bombeiros.

Segundo o registro, a vítima foi encontrada sem vida presa as ferragens, na cabine do veículo. Na ocasião, os bombeiros realizaram a retirada do corpo para entrega ao Instituto Técnico Científico de Polícia (Itep). A Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) também esteve presente ao local do acidente. Ainda não se tem informação da causa do acidente.

Com novas regras, aposentadoria integral terá o mesmo valor do teto do INSS.

O governo atropelou ontem as insurgências na base aliada e conseguiu aprovar na Câmara dos Deputados, com uma margem confortável de votos, o texto-base do projeto de lei que extingue a aposentadoria integral no serviço público, por meio da criação da Fundação de Previdência Complementar dos Servidores Públicos Federais (Funpresp). A proposta foi apoiada por 318 votos, teve 154 deputados contrários e duas abstenções no placar do projeto que reforma o regime de previdência pública.

Na oposição, DEM e PSol fecharam questão contra a Funpresp. Mas os principais obstáculos colocados no caminho da aprovação do texto partiram da própria base governista. Em atrito com o Palácio do Planalto desde a saída de Carlos Lupi do Ministério do Trabalho, a bancada do PDT se posicionou contra o projeto “por questões ideológicas”, segundo o líder da legenda na Câmara, André Figueiredo (CE). O posicionamento da sigla foi interpretado no Planalto como um sinal de resistência do PDT à possibilidade de indicação do deputado Vieira da Cunha (RS) para o comando do ministério. Preferido de Dilma para o cargo, Vieira é visto pelo partido como “cota” da presidente.

Professores reúnem-se esta quarta em assembleia sobre paralização.

À exemplo do que afirmou a secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho, em entrevista ao semanário O Poti, no mês passado, a tolerância dos professores com o Estado também é zero. Segundo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte/RN), Fátima Cardoso, a greve dos professores estaduais a partir de segunda-feira é praticamente inevitável. O ano letivo no Estado começa amanhã e os professores se reúnem hoje, em assembleia, às 14h30, na sede da Associação dos Subtenentes e Sargentos do Exército (Assen). "A situação do Estado que já era grave, agora se tornou mais difícil ainda porque o Estado virou as costas para o diálogo. Não há mais como esperar porque não se tem como justificar estar desde o mês de agosto sem negociação", justifica a dirigente.

Para complicar mais ainda o diálogo entre as partes, o Ministério da Educação (MEC) reafirmou anteontem o valor do novo Piso Nacional que foi aprovado e ratificado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), elevando em 22% o valor inicial anunciado em 29 de dezembro de 2011 - o piso agora chega a R$ 1.451. Além disso, cada plano de carreira vai adequar sua situação em cada estado. No Rio Grande do Norte, o Governo do Estado paga um piso de R$ 890 para o professor de nível médio de carreira, e o valor de R$ 1.200 para o nível superior de 30 horas. Segundo o Sinte, o valor o para o professor de nível médio (30h) deveria ser de R$ 1.088 como ponto de partida, sendo acrescido de mais 40% para se chegar ao salário do graduado.

"A essas alturas, acho muito difícil o Governo do Estado reverter esse quadro de greve. A não ser que a secretária de Educação nos chame para conversar ainda hoje [ontem] e nos garanta que vai implementar a lei. Mas acho muito difícil porque a última audiência foi em 22 de agosto", disse Fátima Cardoso. Além da situação salarial dos professores, o sindicato também reclama do Plano de Carreira dos funcionários ASG e Técnicos D que voltaram a ganhar o salário mínimo, sofrendo um decréscimo de 30%.

Entenda como o ano bissexto aparece a cada quatro anos no calendário.

Uma breve viagem ao mundo da história mundial é capaz de nos explicar a origem dessa categoria anual da qual o ano de 2012 faz parte. No ano bissexto, o mês de fevereiro ganha um dia a mais - passando de 28 para 29 dias -, e existe uma boa razão para isso. O sistema que a maior parte do planeta usa para contar o tempo é o calendário gregoriano, que surgiu com base em outros calendários inspirados no movimento de rotação da Terra. Uma volta do planeta em torno do seu eixo equivale a um dia, e uma volta da Terra em torno do Sol equivale a um ano.

Para girar em torno de si mesmo, a Terra demora 24 horas. Já para dar uma volta completa em torno do Sol, a Terra demora aproximadamente 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 46 segundos. Por isso, o ano na Terra tem 365 dias, divididos em 12 meses. Mas a adoção deste sistema de contagem de tempo trouxe um problema: o que fazer com as aproximadamente seis horas que sobravam?

Em Alexandria, há mais de 2.200 anos, os egípcios tiveram a idéia de acrescentar, a cada quatro anos, um dia a mais ao calendário, afim de compensar as seis horas que sobravam. E se a cada ano sobravam seis horas, um simples cálculo matemático comprovam que essas horas a mais somadas a cada quatro anos geram a soma de exatas 24 horas, ou seja, um dia "certinho".

O nome bissexto surgiu por meio do imperador romano Júlio César, que trouxe a idéia do calendário para o Ocidente. Ele convidou um astrônomo grego, chamado Sosígenes, para elaborar um novo calendário; porém, a mesma dificuldade de inserir o dia que sobrava surgiu. O imperador ordenou, então, que esse dia que sobrava fosse "o dia sexto antes das calendas de março".

RN pode estar na iminência de surto de casos de dengue.

O Rio Grande do Norte pode estar vivendo um surto de dengue e ninguém sabe. A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) ainda não dispõe de todos os dados sobre casos de dengue no Estado. Apesar da obrigatoriedade de fornecer as informações, 113 dos 167 municípios ainda não enviaram o número de casos notificados, nem suspeitos, nem descartados, nem óbitos. Nada. São municípios silenciosos. Isso preocupa porque com os números que dispõe atualmente, a secretaria registra índice baixo de incidência de dengue. Entre 1º de janeiro e 28 de fevereiro, foram 1.757 casos notificados, 56,44% a menos do que o mesmo período do ano passado, quando o Estado tinha 4.034 casos de dengue. Apesar disso, já são oito óbitos, dois a mais do que em 2011, três somente na semana passada.

Vários fatores indicam a possibilidade de aumento no número de casos. A circulação da dengue do sorotipo 4, as falhas na prevenção, a chegada do período de chuvas e, principalmente, o relaxamento da população são os indícios mais fortes dessa preocupação das autoridades de saúde pública potiguares. No ano passado, apenas Natal e Mossoró registraram a presença do vírus tipo 4 da dengue. Este ano, além desses, toda a região metropolitana e cidades-polo como Pau dos Ferros e Caicó já apresentaram casos notificados do novo vírus. A capital, até agora, tem 393 casos notificados, 14 da forma mais grave (hemorrágica), e um óbito. A maior parte dos casos ocorre na Zona Oeste, especialmente no bairro das Quintas, com 68 casos registrados. A morte por dengue aconteceu em Santos Reis, Zona Leste.

As manchetes dos jornais desta Quarta.

Diário de Natal: Dengue, falta de notificação pode disfarçar surto
Tribuna do Norte: Dinheiro desviado do TJ era lavado em construtora
Globo: Câmara aprova nova regra para servidor se aposentar
Estadão: Corregedora do CNJ defende punição a juízes ‘vagabundos’
Correio: Acabou – Sob pressão, distritais votam o fim do 14º e do 15º salário
Valor: Acordo deve aprovar Código Florestal com revisão future
Folha: Triplica a apreensão de bagagens pela Receita em Cumbica
Jornal do Comércio: Dilma amplia verba para o Grande Recife andar
Diário do Nordeste: Edital de licitação da AMC era dirigido Citeluz, diz MP

Chamada de ‘teletubbie’, menina de 13 anos esfaqueia colega no DF.

Uma adolescente de 13 esfaqueou um menino da mesma idade no início da tarde desta terça-feira (28) dentro do Centro de Ensino Fundamental 3 de Planaltina, no Distrito Federal. A vítima teve lesões leves no peito e nos braços, mas não corre risco de morte.

De acordo com a chefe da Delegacia da Criança e do Adolescente, Mônica Ferreira, a agressão teria sido motivada por um apelido dado à menina em referência ao tamanho das orelhas dela.

“Ela afirmou que colocaram nela um apelido que ela não gostou – ‘teletubbie’, devido a suas características físicas. Ela disse em depoimento que sua intenção era mesmo matar a vítima por causa do bullying”, disse a delegada. De acordo com a polícia, a adolescente usou uma uma faca do tipo peixeira encontrada em casa para a agressão.

A garota, que está na 5ª série, também afirmou que era alvo constante de piada e brincadeiras por parte de seus colegas de turma. Segundo a polícia, em agosto do ano passado ela formalizou uma reclamação contra a vítima na direção da escola.

1 Torneio aberto de Xadrez de João Câmara acontecerá no próximo sábado.

 O campus João Câmara do IFRN sediará mais um torneio de xadrez no próximo sábado. Será um torneio aberto a qualquer enxadrista do estado do Rio Grande do Norte, mas com foco no desenvolvimento do xadrez praticado na cidade e na região do Mato Grande.

Será organizado pela equipe de xadrez do IFRN-JC e contará com enxadristas de Poço Branco, Natal e Santa Cruz, dentre outros. O tempo de reflexão jogo será de 25 minutos para cada jogador por partida num total de 5 rodadas. Começará às 13h do próximo dia 03/03/2012 na sala de xadrez do IFRN do campus João Câmara. A previsão de término é por volta das 18h.

A premiação contará com 1 troféu para o campeão, livros de xadrez para os 3 primeiros colocados e medalhas para os 5 primeiros. Além disso, terá medalhas para a melhor atleta feminina, melhor atleta mirim, melhor veterano, melhor atleta externo ao Instituto e revelação do torneio. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 96238891 ou pelos sites www.ifrn.edu.br/xadrezascegasjc e http://equipedexadrezjc.blogspot.com/. Custará R$5,00 e poderá ser feita até às 12h do dia do torneio (03/03/2012).

Há a previsão de acontecer mais três torneios desse tipo ainda em 2012. Um a cada trimestre. Este primeiro servirá como aquecimento para o XVII Campeonato Interiorano que acontecerá em João Câmara nos dias 05 e 06 de maio também no campus do IFRN.

terça-feira, fevereiro 28, 2012

Prefeitura de Extremoz (RN) abre concurso para 156 vagas.

A Prefeitura de Extremoz (RN) abriu concurso público para 156 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários vão de R$ 642 a R$ 1.220,79.

As inscrições devem ser feitas pelo site http://www.mettaconcursos.com.br/ até o dia 30 de março. Os candidatos também podem se inscrever presencialmente na secretaria municipal de saúde, localizada na Rua Joaquim de Góis, 89 (Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

A taxa é de R$ 40 para nível fundamental e médio e R$ 60 para nível superior.

A prova está prevista para o dia 6 de maio, no período da manhã e da tarde. Também haverá prova de títulos para os cargos de professor e auxiliar de professor.

Pílulas para dormir podem aumentar risco de morte.

Um estudo americano publicado na revista on-line “BMJ Open”, do “British Medical Journal”, mostrou que usuários de remédios para dormir têm quatro vezes mais risco de morrer do que pessoas que não tomam este tipo de medicamento, embora o risco absoluto continue sendo relativamente baixo. O trabalho comparou dez mil pessoas que usam hipnóticos com 23 mil que não usam.

O estudo, realizado por pesquisadores do Centro de Medicina Preventiva Jackson Hole, em Wyoming, e da clínica do sono Viterbi, na Califórnia, constatou que os pacientes que usavam diversos típos de pílulas para dormir, como benzodiazepínicos, barbitúricos e anti-histamínicos, tinham até 4,6 mais chance de morrer. Além disso, um em cada 16 pacientes do grupo que tomava pílulas para dormir morreu, enquanto no grupo de não usuários houve uma morte em cada 80 pacientes.

Os pesquisadores dizem que ainda não está claro porque o risco de morte aumenta entre quem usa remédios para dormir. No trabalho, eles procuraram isolar ao máximo fatores que pudessem influenciar o resultado, como problemas de saúde dos voluntários.

Quem usa remédios para dormir fica mais propenso a sofrer quedas e outros acidentes. Também pode ter seu padrão de respiração alterado. Além disso, há estudos relacionando estas drogas ao aumento do risco de suicídio. A nova pesquisa americana também relacionou o uso de altas doses de hipnóticos ao aumento do risco de câncer.

Atriz lança nova novela da Globo em Natal nesta quinta-feira.

Depois do sucesso de A vida da Gente, O Natal Shopping será palco para o lançamento da nova novela das 6 da Globo, “Amor Eterno Amor”, que estreia na próxima segunda, 5 de março e promete mexer com os corações de todo Brasil.

Para lançar a novela em Natal, a atriz Carolina Kasting intérprete de Beatriz Mainardi – uma psicóloga, especializada em terapia de regressão a vidas passadas – participa nesta quinta um debate dia às 19 horas junto aos escritores locais Clotilde Tavares e Iaperí Araújo, mediado pela jornalista, Margot Ferreira, sobre o tema – O amor verdadeiro é para sempre? Uma mesa redonda será formada pelos convidados, e também terá a participação do público, que poderá opinar sobre o tema.

Além do debate, será exposto na área de eventos do piso superior do Natal Shopping, painéis com as fotos dos principais personagens da novela em tamanho real para que o público saiba um pouco mais sobre eles. A exposição ficará no Natal Shopping até 9 de março.

TV Globo compra direitos das Copas do Mundo de 2018 e 2022.

A Fifa anunciou nesta terça-feira que a Rede Globo adquiriu os direitos para transmitir as Copas de 2018, na Rússia, e de 2022, no Qatar. O acordo prevê transmissão por televisão aberta, fechada, celulares e internet. A Globo pode repartir esses direitos com outras emissoras, como já aconteceu em outros eventos e voltará a ocorrer na Copa no Brasil deste ano, quando a TV Bandeirantes também participará das transmissões.

- A força da Globo, com sua penetração no vasto território do Brasil, garante que o torneio seja acompanhado pelo maior número de pessoas possível e foi um fator determinante para a nossa decisão de renovar o nosso acordo – declarou o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke.

O presidente das Organizações Globo, Roberto Irineu Marinho, destacou a importância da parceria com a Fifa:

- Por mais de 40 anos, Fifa e Globo desenvolveram uma bem sucedida parceria, com significantes resultados para ambos. Durante esses anos, a Fifa conseguiu fazer do futebol um esporte com uma enorme audiência por todo o mundo e a Globo se orgulha de ter contribuído para isso. O mais importante para a Globo é permitir que nossos telespectadores se sintam parte do evento como se eles estivessem no estádio. Por essa razão, estamos orgulhosos com a continuidade dessa parceria.

No seu comunicado, a Fifa destaca a longa parceria com a Globo, que começou em 1970. E acrescenta que a emissora brasileira está entre as maiores do mundo e que “apresenta uma produção sempre inovadora na cobertura do futebol, oferecendo ao torcedor brasileiro os melhores recursos e imagens”. A Rede Globo também tem os direitos de transmissão da Copa de 2014, que será disputada no Brasil.

Neste Sábado (03) tem Balada Paradise em Carnaúba dos Dantas com DJ Mcluhan.

Rinoceronte de estimação do Príncipe William é morto a tiros.

Max, o rinoceronte de estimação do Príncipe William foi morto por caçadores em uma reserva natural no Quênia. O animal, um raro exemplar de rinoceronte branco, foi abatido com 17 tiros e teve seu valioso chifre cortado, a espécie corre risco de extinção.

Segundo o jornal "The Sun", William participou de um projeto de conservação em 2001, quando teve contato com Max na reserva de Lewa. A empatia do príncipe com o projeto foi tanta que ele se tornou um dos patrônomo da Fundação Tusk Trust. William voltou a visitar o animal em outras oportunidades e se mostrou triste ao saber da morte.

O porta-voz do príncipe emitiu um comunicado informado que Willian "está consternado com a matança sem sentido e muito chateado pela caça furtiva de animais".

Na Ásia acredita-se que os chifres de rinocerontes curam cancer e por isso o quilo do material chega a ser vendido por mais de 90 mil reais o quilo.

Aumento do piso dos professores terá impacto de R$ 1,6 bilhão nas contas municipais.

O aumento de 22% do piso nacional do magistério anunciado ontem (27) pelo Ministério da Educação (MEC) terá um impacto de R$ 1,6 bilhão nas contas das prefeituras. Os dados constam de levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). A estimativa, que leva em conta informações referentes a 2.039 cidades, foi feita a partir da diferença entre as médias salariais pagas hoje a professores das redes municipais e o piso de R$ 1.451 para 2012 fixado pelo MEC.

Reconhecimento de paternidade fica mais fácil com novas regras do CNJ.

O processo de reconhecimento de paternidade ficou mais simples e ágil com uma norma editada na semana passada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A partir de agora, o pedido para que o nome do pai seja incluído na documentação do filho poderá ser feito diretamente no cartório de registro civil da cidade onde mãe e filho moram. A ideia é que o processo não passe mais pelo Ministério Público (MP) quando a solução for simples.

Com o novo método, a mãe ou o filho maior de idade pode procurar o cartório de registro mais próximo – hoje são 7.324 no país – para pleitear a localização do pai. A única condição é que nenhum pedido de reconhecimento de paternidade tenha sido feito à Justiça.

No cartório, é preciso apresentar a certidão de nascimento da criança e preencher um formulário com os dados da mãe e do filho, assim como os do suposto pai, como nome e endereço, que são obrigatórios. Outros dados relativos ao pai, como profissão, endereço do local de trabalho, telefones e números de documentos são opcionais, mas o próprio formulário alerta que quanto mais completas as informações, mais fácil a localização.

O cartório encaminhará o documento ao juiz responsável, que notificará o suposto pai sobre o pedido. Caso a ligação familiar seja confirmada, o juiz determina a inclusão do nome do pai na certidão de nascimento. Por outro lado, caso o pai não assuma a paternidade ou não haja resposta em 30 dias, o processo é encaminhado ao Ministério Público ou à Defensoria Pública, para a tramitação de uma ação de investigação de paternidade.

Governo deve convocar 3.500 aprovados da educação.

Rede estadual conta com 699 escolas e enfreta déficit de professores em disciplinas como Física e Química. Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press

O Diário Oficial do Estado (DOE) traz hoje os aprovados no concurso da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seec). Serão preenchidas 2.900 vagas para professores e 600 para o pessoal de apoio. A promessa do Governo do Estado é convocar todos os aprovados de uma só vez, em razão da falta desses profissionais nas escolas. A necessidade de nomeação imediata é latente, visto que as aulas na rede estadual começam no dia 1º de março, mas ainda existem unidades sem professor.

Brasil de Mano Menezes encara a Bósnia no frio da Suíça para abrir 2012 sem riscos.

O Brasil entrará em campo pela primeira vez na temporada 2012 nesta terça-feira (28), às 16h (de Brasília), diante da Bósnia, em St. Gallen, na Suíça, com a intenção de apagar a inexpressiva temporada e os fracassos de 2011 da cabeça dos torcedores.

Derrotado pela França no primeiro desafio do ano passado, e eliminado de forma prematura na Copa América, a equipe verde e amarela que estará em campo não será formada pelos atletas que tentarão o inédito ouro olímpico em Londres, mas Mano sabe que maus resultados podem atrapalhar tal caminhada.

O time terá pela frente a atual 19ª colocada no ranking da Fifa, e um frio na casa dos 2ºC,

Na última década, Fantástico perde quase metade de sua audiência.

Desde 2000 o programa Fantástico (Globo) está enfrentando desenfreada queda de audiência. De 2000 a 2010, o programa perdeu mais de um terço de sua audiência – foi de 34,3 pontos no Ibope e 49,2% de share (participação nos televisores ligados) para 22,1 pontos no Ibope e 35,4% de share. Nos últimos dez anos, a situação é ainda mais dramática - foi de 36,3 pontos no Ibope em 2003 para 20,1 em números parciais deste ano.

A queda da revista eletrônica da Globo ficou ainda mais acentuada após a estreia do Domingo Espetacular, em 2004. Naquele ano, a audiência da Globo era 35,8 pontos no Ibope e 54,9% de share.

Na contramão desses cálculos vem a Record, cujos pontos no Ibope nas noites de domingo vêm em ascensão crescente desde que o Domingo Espetacular entrou para a sua programação.

Em 2004, a Record tinha audiência de 5,3 pontos no Ibope e 8,1% de share. Em 2010, a emissora fechou o horário com média de 12 pontos e 19,3% de participação nos televisores ligados.

A queda da audiência do Fantástico permaneceu crescente de 2010 para esses primeiros meses de 2012. Em janeiro, a audiência média da atração ficou em 20 pontos no Ibope e 34,9% de share. Em fevereiro, o programa esboçou tímido crescimento, indo para 20,1 pontos no Ibope, mas perdendo ainda mais participação entre os televisores ligados no horário – com 34% de share.

Márcia Maia dispara: "Rosalba se preocupa com política e esquece de administrar".

Ao comentar a afirmação do vice-governador Robinson Faria (PSD) de que "o único projeto do governo é a reeleição de Rosalba", na edição d'O Poti/Diário de Natal do último domingo, a deputada estadual Márcia Maia (PSB) criticou a "preocupação da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) com as questões políticas eleitorais em detrimento da administração pública". A parlamentar afirmou, em entrevista ao Diário de Natal, que uma prova disso é a manobra política que está sendo costurada para fazer da vice-prefeita de Mossoró e irmã da governadora, Ruth Ciarlini (DEM), candidata do sistema governista à Prefeitura de Mossoró.

Por ser parente de Rosalba, Ruth só pode legalmente ser candidata se a prefeita Fafá Rosado (DEM) renunciar, disputando a reeleição. "Enquanto o estado passa por dificuldades na saúde, segurança e em todas as áreas da administração, a governadora, pelo que mostra a imprensa, está preocupada em articular a indicação da prefeita de Mossoró para o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e tornar a irmã candidata. Isso mostra a preocupação política do governo. É uma situação que me deixa muito triste", declarou.

Mais de 250 mil contribuintes no RN podem declarar IR a partir desta quinta.

É bom deixar a papelada organizada. A partir desta quinta-feira está aberto o período para declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2012, ano-base 2011. A Receita Federal espera 253 mil declarações no Rio Grande do Norte, número 2,5% maior do que o ano passado, seguindo o reajuste adotado em nível nacional. A expectativa é que sejam recebidas 25 milhões de declarações em todo o Brasil. O prazo para declarar vai até 30 de abril, com multa mínima de R$ 165,74 aos retardatários.

O programa para preencher a declaração já está disponível desde a última quinta-feira no site da Receita Federal (http://www.receita.fazenda.gov.br), porém o Receitanet, programa que possibilita o envio da documentação, só entra no ar no dia 1º de março. O supervisor do IR no estado, Fernando Dahia, avalia o programa de preenchimento dos dados como "amigável", e que não trará muita complicação para o contribuinte fazer sua declaração. Com a entrega do documento via formulário extinta desde 2010, a outra opção é levar a documentação nas agências do Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal.

As dicas a quem vai declarar são "as mesmas de sempre", conforme Fernando Dahia. Em primeiro lugar só incluir despesas que tenham documentação. É preciso cuidado também para não deixar a declaração do IR para última hora, evitando assim eventuais problemas com o provedor de internet. Outra dica importante dada pelo supervisor do IR diz respeito a mensagens falsas recebidas no e-mail. "Acontece muito nessa época. A Receita não envia mensagens", afirma Fernando Dahia.

Estão obrigadas a apresentar a declaração as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 23.499,15 em 2011 (ano-base para a declaração do IR de 2012). O valor foi corrigido em 4,5% em relação ao ano anterior, conforme oficializado pela presidente Dilma Rousseff. O reajuste anual da tabela do IR em 4,5% será aplicado até 2014, com o percentual correspondendo ao centro da meta de inflação definida pelo governo.

Estão isentos de tributação os contribuintes que ganharam até R$ 1.566,61 por mês no ano passado.