sexta-feira, dezembro 17, 2021

Mais de 50% dos brasileiros não têm acesso a redes de esgoto, diz MDR.

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) apresentou, nesta sexta-feira (17), os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis) relativos a 2020. Atualizado anualmente, o diagnóstico reúne informações fornecidas pelos municípios sobre a prestação de serviços de água e esgotos; gestão de resíduos sólidos urbanos e drenagem e manejo da água das chuvas.

Com base nos indicadores fornecidos por 4.744 das 5.570 prefeituras existentes no país, técnicos do ministério estimam que quase metade da população abrangida pelo sistema não tem acesso a redes de esgoto. Isso significa que, de um total de 208,7 milhões de brasileiros, 94,1 milhões não dispõem do serviço.

Considerando as informações municipais, o percentual de pessoas que contam com rede de esgotos é um pouco maior na população urbana: 63% contra os 55% da população geral (urbana e rural). Em termos gerais, a Região Sudeste tem a melhor cobertura, com 80,5% da população  atendida por rede de esgoto. Em seguida, vêm as regiões Centro-Oeste (59,5%); Sul (47,4%); Nordeste (30,3%) e Norte (13,1%).

“Este é nosso grande desafio, nosso calcanhar de Aquiles, pois temos praticamente metade da população sem acesso à rede de coleta de esgoto”, disse o diretor substituto do Departamento de Cooperação Técnica da Secretaria Nacional de Saneamento, Paulo Rogério dos Santos e Silva, ao lembrar que o Marco Legal do Saneamento Básico, sancionado em julho do ano passado, estabelece a meta nacional de garantir acesso à coleta e tratamento de esgoto a 90% da população brasileira até 2033.

O diagnóstico apresentado hoje aponta mais um desafio: apenas a metade do esgoto coletado (50,8%) é tratada. “Uma coisa é coletar o esgoto, outra, tratá-lo”, afirmou Silva. “Quando não tratamos o esgoto adequadamente, acabamos gerando mais poluição, degradação ambiental, e deixamos de cumprir nosso objetivo.”

RN registra nenhum óbito por covid nas últimas 24 horas; Novos casos são 06.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta sexta-feira (17). São 384.928 casos totalizados. Na quinta-feira (16) eram contabilizados 384.791, ou seja, 137 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 06 confirmados nas últimas 24 horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.540 no total. Nenhum óbito foi registrado nas últimas 24 horas. Na quinta (16) eram 7.533 mortes. A Sesap registrou 07 óbitos após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.382.

Recuperados são 273.986. Casos suspeitos somam 189.205 e descartados são 804.100. Em acompanhamento, são 103.402.

Anvisa rebate questionamentos do presidente Bolsonaro sobre vacinação.

A diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nota nesta sexta-feira (17) rebatendo questionamentos do presidente Jair Bolsonaro acerca da decisão de autorizar a vacinação em crianças com o imunizante da Pfizer-BioNTech.

Em live em redes sociais ontem, Jair Bolsonaro disse que pediu extraoficialmente o “nome das pessoas que aprovaram a vacina para crianças a partir de 5 anos". "Queremos divulgar o nome dessas pessoas para que todo mundo tome conhecimento de quem foram essas pessoas e forme seu juízo.”

Em nota, a diretoria da Anvisa afirmou que seu ambiente de trabalho é “isento de pressões internas e avesso a pressões externas”. A análise de vacinas, segue o texto, é baseado na ciência e oferece ao Ministério da Saúde opções “seguras, eficazes e de qualidade”.

O comunicado lembra que os diretores do órgão já foram objeto de ameaças por conta da análise sobre a possibilidade de vacinação do público infantil.

“A Anvisa está sempre pronta a atender demandas por informações, mas repudia e repele com veemência qualquer ameaça, explicita ou velada que venha constranger, intimidar ou comprometer o livre exercício das atividades regulatórias e o sustento de nossas vidas e famílias: o nosso trabalho, que é proteger a saúde do cidadão”, conclui a nota. 

RN atinge 80% de adolescentes entre 12 e 17 anos vacinados com a 1ª dose contra Covid.

O Rio Grande do Norte alcançou a marca de 80% de adolescentes entre 12 e 17 anos vacinados com a primeira dose (D1) contra a Covid-19, o que corresponde a um total de 254.497 pessoas, segundo dados do RN + Vacina. O sistema aponta também que 121.619 adolescentes (38%) já tomaram as duas doses, estando assim totalmente vacinados.

O público-alvo da campanha nessa faixa etária é de 318.113 pessoas e a meta de cobertura é de pelo menos 286.301 adolescentes. Até o momento 10.240 pessoas desse público-alvo excederam o prazo para receber a segunda dose.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) reforça a importância de completar o esquema vacinal, para garantir a proteção contra a covid-19, já que a eficácia do imunizante foi comprovada a partir de análises realizadas com as duas aplicações. A pessoa que não completa o esquema vacinal, além de se expor ao risco de ser contaminada e adoecer, não contribui para controlar a circulação do vírus.

Além disso, a Sesap destaca a necessidade de que os indivíduos que pertençam aos grupos prioritários para a dose de reforço (3ª dose) procurem os postos de vacinação, para ter sua saúde protegida. Também é importante a manutenção das medidas sanitárias, principalmente o uso de máscara e álcool gel.

DNA Center oferece exames de covid com rapidez no resultado para quem planeja viajar.

A proximidade das festas de fim de ano e o início do período de férias é um estímulo para reunir a família e os amigos e fazer aquela viagem para descansar, conhecer novos lugares ou rever pessoas queridas, ainda mais depois de um período de restrições por causa da pandemia. Mas os cuidados com a Covid-19 permanecem. E, além da vacinação, uma outra medida de segurança necessária é a realização de testes para detectar a doença. O laboratório DNA Center oferece opções com resultados que variam de 1 hora a 12 horas.

Os testes do tipo Swab rápido detectam os antígenos do SARS-CoV-2 em até 1 hora. O exame identifica a proteína do vírus, o que indica a infecção. Esse tipo de testagem também pode ser utilizada em eventos de grande, médio e pequeno porte, já que o laboratório monta uma estrutura de unidade, que se adequa à necessidade do evento.

Quem precisa viajar também pode contar com a confiabilidade e a rapidez dos testes RT-PCR Express, em que o resultado é liberado em apenas 4 horas. Ele é considerado padrão ouro no diagnóstico da covid, obedecendo às diretrizes nacionais e internacionais estabelecidas pelos órgãos competentes.

A grande diferença do RT-PCR Express para o RT-PCR Convencional, cujo resultado é liberado em até 24 horas, é o maior grau de automação da metodologia, que conta com apenas uma etapa, contemplando os processos de extração e amplificação do material genético viral.

Presidente aprova mistura de 10% de biodiesel no óleo diesel.

O presidente Jair Bolsonaro aprovou resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) que estabelece o teor de mistura obrigatória do biodiesel no óleo diesel fóssil em 10% para o ano de 2022. A decisão foi tomada pelo CNPE em 29 de novembro e a aprovação presidencial publicada hoje (17) no Diário Oficial da União.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), que preside o conselho, a decisão visa proteger os interesses do consumidor quanto ao preço, qualidade e oferta dos produtos.

A estimativa do governo é que o percentual de adição obrigatório de biodiesel ao óleo diesel deve evitar, em média, uma elevação de preços de R$ 0,12 no ano que vem, em um cenário de aumento das commodities, como a soja, no mercado brasileiro e internacional, e de desvalorização cambial. A soja é a principal matéria-prima do biodiesel brasileiro, com cerca de 71% na composição. O restante é oriundo de sebo bovino e outros óleos.

Segundo o MME, pela legislação, o CNPE pode aumentar esse teor até 15% ou reduzi-lo até 6%, motivado pelo interesse público. Em outubro, o colegiado já havia reduzido o percentual de 13% para 10%, diante das elevações de preços no mercado de combustíveis.

Em comunicado divulgado no início do mês, o MME explicou que o biodiesel manteve preços médios, ao longo de 2021, equivalentes ao dobro do preço do diesel A, proveniente exclusivamente do petróleo.

“Tal diferença de preços, quando aliada a altos percentuais de biodiesel na mistura, tem forte potencial de impacto na economia do país, dada a relevância do modal rodoviário, com reflexos diretos no aumento da inflação [de preços de fretes e dos produtos transportados]”, diz o MME.

“Ademais, com base nas melhores informações disponíveis, mesmo que haja uma supersafra mundial de soja, não há expectativa de queda significativa do preço da commodity no mercado internacional, a ponto de alterar o elevado patamar de preço do biodiesel”, completou a pasta.

A decisão, segundo o CNPE, concilia medidas para a contenção do preço do diesel, mas não compromete a manutenção da Política Nacional dos Biocombustíveis (RenovaBio). Em vigor desde 2017, a política trata da expansão, de forma sustentável, da produção e uso do biodiesel, visando ao desenvolvimento regional, à inclusão social de pequenos produtores e à redução de emissão de gases causadores do efeito estufa.

A partir de 1º de janeiro, também terá início o novo modelo de comercialização de biodiesel, com a possibilidade de contratação direta entre o produtor do insumo e o distribuidor de combustíveis. O modelo foi definido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em substituição aos leilões públicos e visa reduzir os preços na cadeia até o consumidor final.

“O mercado continuará sendo monitorado permanentemente pelo CNPE e, se necessário, medidas tempestivas poderão ser adotadas, a fim de resguardar a Política Energética Nacional e a Política Nacional dos Biocombustíveis”, destacou o MME.

Petrobras abre concurso com 757 vagas de nível superior .

A Petrobras abriu hoje (17) inscrições para concurso público que selecionará 757 profissionais para cargos de nível superior, além da formação de cadastro de reserva. As inscrições ficarão abertas até o dia 5 de janeiro de 2022.

As vagas são para profissionais com formação nas áreas de ciência de dados, análise de sistemas (engenharia de software, infraestrutura e processos de negócio), engenharia ambiental, engenharia de petróleo, engenharia de equipamentos (elétrica, eletrônica, inspeção, mecânica, terminais e dutos), engenharia de processamento, engenharia civil, engenharia de segurança de processo, engenharia de segurança do trabalho, engenharia naval, análise de comércio e suprimento, análise de transporte marítimo, geofísica (física, geologia), geologia, economia e administração.

Os convocados poderão trabalhar em qualquer área ou unidade, a depender da necessidade da Petrobras.

Haverá reserva de 8% das vagas para pessoas com deficiência e 20% para pessoas negras (pretos e pardos), conforme estabelece a legislação.

Todas as vagas são para profissionais de nível superior júnior para os quais não é requerida comprovação de experiência prévia. A remuneração mínima inicial é de R$ 11.716,82. A Petrobras oferece previdência complementar (opcional), plano de saúde (médico, hospitalar, odontológico, psicológico e benefício farmácia), além de benefícios educacionais para dependentes, entre outros.

A instituição organizadora do processo seletivo público será o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). O processo seletivo terá validade de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período uma vez, a critério da Petrobras.

O valor da taxa de inscrição é R$ 79,83. Informações sobre as inscrições, o edital completo, número de vagas para cada área, cidades de provas, requisitos e remuneração podem ser consultados no site da Petrobras.

Ministro Edson Fachin é eleito próximo presidente do TSE.

O ministro Edson Fachin foi eleito hoje (17) o próximo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele assumirá o cargo em 28 de fevereiro. O ministro Alexandre de Moraes será o vice-presidente.

A eleição costuma ser protocolar, sendo a praxe que os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que atuam no TSE se revezem na presidência da Corte Eleitoral. Fachin substituirá o ministro Luís Roberto Barroso.

Fachin deve ficar no cargo até agosto, quando se encerra a sua passagem de dois anos como ministro do TSE. O ministro Alexandre de Moraes assumirá, então, o cargo e deverá estar no comando da Justiça Eleitoral durante as eleições gerais de 2022 e permanecerá no cargo até junho de 2024.

A eleição simbólica foi realizada durante a sessão de encerramento do ano judiciário no TSE, e os ministros votaram em uma urna eletrônica instalada no plenário do tribunal. Foram 6 votos a 1. É tradição que o próximo ocupante da presidência vote no vice.

O TSE é composto por sete ministros titulares – três oriundos do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois advogados com notório saber jurídico indicados pelo presidente da República, a partir de lista tríplice encaminhada pelo Supremo.

Parcelamento de dívidas de micro e pequenas empresas vai à sanção do presidente Bolsonaro.

A Câmara dos Deputados aprovou ontem quinta-feira (16) o Projeto de Lei Complementar 46/21, que cria um novo programa de parcelamento de dívidas de micro e pequenas empresasparticipantes do Simples Nacional, inclusive os microempreendedores individuais (MEI) e as empresas em recuperação judicial.

De autoria do Senado, o texto foi aprovado com emenda de redação do relator, deputado Marco Bertaiolli (PSD-SP) e agora será enviado à sanção presidencial.

O parcelamento, chamado de Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no Âmbito do Simples Nacional (Relp), dirige-se às empresas endividadas, que poderão aderir a ele até o último dia útil do mês seguinte ao de publicação da futura lei, devendo pagar a primeira parcela nesta data para ter o pedido deferido.

Pelo texto, o contribuinte terá descontos sobre juros, multas e encargos proporcionalmente à queda de faturamento no período de março a dezembro de 2020 em comparação com o período de março a dezembro de 2019.

Empresas inativas no período também poderão participar.

Assembleia Legislativa aprova reajuste salarial de 15% para 35 mil servidores do Estado.

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (RN) aprovou ontem quinta-feira (16), em regime de urgência, um projeto que prevê a recomposição salarial para cerca de 35 mil servidores públicos. O reajuste é de 15% e o impacto na folha salarial foi avaliado em R$ 22 milhões.

Com a aprovação do projeto, o menor salário do serviço público passa a ser de R$ 1.265,00. O reajuste, que começa a valer a partir de março de 2022. Segundo o Governo do Estado, o impacto de R$ 22 milhões na folha deve ser compensado através de arrecadação. Além disso, está prevista a progressão funcional dos servidores.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público do RN (Sinsp/RN), na prática o reajuste será de apenas 4,5%. “Nós estamos tristes. Como é que um governo de origem popular faz uma mensagem de lei penalizando e punindo os servidores da administração direta?”, questionou Janeayre Souto, presidente do Sinsp/RN.

A Controladoria Geral do Estado admitiu que a reposição salarial de 15% está abaixo do crescimento da inflação, mas explicou que devido a limitação financeira do estado, não é possível oferecer um aumento superior até que as finanças entrem em equilíbrio.

André Mendonça toma posse como novo ministro do STF.

Ex-advogado-geral da União (AGU) e ex-ministro da Justiça, André Mendonça tomou posse como novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) ontem quinta-feira (16). Mendonça assume a cadeira que foi deixada pelo ex-ministro Marco Aurélio Mello, que se aposentou ao completar 75 anos.

A solenidade presencial no plenário do STF contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), além de atuais e ex-ministros do STF.

Os ministros Gilmar Mendes e Cármen Lúcia não participaram presencialmente da cerimônia. Não houve fila de cumprimento ao novo ministro, segundo presidente da Corte, ministro Luiz Fux, devido à Covid-19.

Caixa paga Auxílio Brasil para beneficiários com NIS final 6.

A Caixa Econômica Federal paga hoje (17) o Auxílio Brasil para beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 6. O benefício é de, no mínimo, R$ 400 por família.

As datas de pagamento seguem o modelo do antigo Bolsa Família, que pagava os beneficiários nos dez últimos dias úteis do mês. Em dezembro, em função do feriado de Natal, os pagamentos vão até o dia 23, com antecipação de uma semana em relação ao calendário regular.

Veja a tabela

NIS final 1        10 de dezembro
NIS final 2        13 de dezembro
NIS final 3        14 de dezembro
NIS final 4        15 de dezembro
NIS final 5        16 de dezembro
NIS final 6        17 de dezembro
NIS final 7        20 de dezembro
NIS final 8        21 de dezembro
NIS final 9        22 de dezembro
NIS final 0        23 de dezembro

O beneficiário pode consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e o aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Podem receber o Auxílio Brasil as famílias com renda per capita de até R$ 100, consideradas em situação de extrema pobreza, e aquelas com renda per capita de até R$ 200, consideradas em condição de pobreza.

Incêndio em clínica psiquiátrica em prédio de 8 andares deixa 27 mortos no Japão.

Pelo menos 27 pessoas morreram em um incêndio que atingiu uma clínica psiquiátrica na cidade de Osaka, no Japão, nesta sexta-feira (17). A polícia investiga se o fogo foi causado propositalmente.

Já foram confirmadas mais de 20 mortes, segundo a rede de TV Asahi. O número de 27 mortos foi informado por um dos diretores dos bombeiros da cidade de Osaka. Há uma outra pessoa ferida. 

As chamas começaram no quarto andar de um prédio de escritórios em um bairro na região oeste da cidade, por volta de 10h locais (22h de Brasília), segundo a rede NHK.

Um homem de cerca de 60 anos foi visto com uma sacola que pingava líquido na recepção da clínica antes do fogo começar, de acordo com a rede de TV NHK, que ouviu pessoas próximas dos investigadores.

O prédio comercial onde ocorreu o incêndio tem oito andares. O fogo atingiu o quarto andar, e foi controlado rapidamente pelo bombeiros, informa a imprensa. 

Nos demais andares do prédio, que fica próximo à estação principal de Osaka, no centro da cidade, são ocupados por um salão de beleza, uma loja de roupas e uma escola de inglês, informou a NHK.

Em 2019, um incêndio criminoso em um estúdio de animação na cidade de Kyoto matou mais de 30 pessoas e feriu dezenas.


 

Brasil registra 124 óbitos e 3,7 mil casos de Covid nas últimas 24h.

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil ontem quinta-feira (16).

– O país registrou 124 óbitos nas últimas 24h, totalizando 617.395 mortes;

– Foram 3.720 novos casos de coronavírus registrados, no total 22.2,4.941.

A média móvel de casos referentes aos últimos sete dias está em 3.983. Já a média móvel de mortes, referente aos últimos sete dias, é de 134 óbitos.

Ao menos seis estados não notificaram dados por conta do ataque cibernético que ocorreu no sistema do Ministério da Saúde e prejudicou a base de dados do governo, na sexta-feira (10).

Até a data na qual os sites do Ministério da Saúde sofreram ataque hacker, a pasta calcula que mais de 21,4 milhões de pessoas já se recuperaram da Covid.

Queiroga descarta vacinação de crianças contra a Covid-1 neste ano.

A vacinação das crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 deve ficar para o ano que vem, mesmo com a aprovação Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a imunização dessa faixa etária com doses da Pfizer. A avaliação é do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Questionado por jornalistas se a vacinação das crianças começaria neste ano, o cardiologista respondeu: “Quantos dias faltam em 2021? Vocês acham que tem? Quanto tempo a Anvisa demorou para dar um posicionamento acerca dessas doses?”, disse.

“É preciso ser feita uma análise. A avaliação da Anvisa é uma avaliação, a avaliação feita pela câmara técnica do ministério é outra avaliação. O ministério vai discutir amplamente esse assunto com a sociedade”.

O diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, rebateu a afirmação do ministro. Segundo o g1, Barra Torres disse que “não se trata apenas de uma decisão dos comitês técnicos da agência com seus mais de 20 anos de experiência. (…) As sociedades médicas (também) nos deram a segurança para promulgar a decisão que fizemos com base técnica, nada de política, nada de outras influências”, declarou. “E o que esperamos agora é uma análise o mais rápida possível (por parte do ministério)”, disse Barra Torres.

Nesta semana, a Pfizer afirmou, por meio de nota, que o contrato mais recente firmado com o governo federal, para compra de 100 milhões de doses em 2022, permite a modificação das vacinas para diferentes faixas etárias.

quinta-feira, dezembro 16, 2021

Natal é um dos destinos mais vendidos por operadoras, segundo Braztoa.

A Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) apresentou a edição de dezembro do seu Boletim Mensal com os resultados das vendas das operadoras associadas em novembro, revelando os destinos com mais vendas no período, tanto para viagens domésticas quanto internacionais.

No doméstico, Natal (RN) e Gramado (RS) lideraram as vendas das operadoras, enquanto no internacional, os destaques foram Nova York, Miami e Orlando; ou seja, Estados Unidos.

Confira abaixo os destinos que completaram o pódio de vendas das operadoras Braztoa e alguns destaques que obtiveram crescimento expressivo nas vendas em novembro.

NACIONAL

  1. Natal e Gramado (RS)
  2. Porto de Galinhas (PE) e Rio de Janeiro
  3. Maceió e Fortaleza

Crescimento expressivo: Jericoacoara (CE) e Porto Seguro (BA)

INTERNACIONAL

  1. Estados Unidos (Nova York, Miami e Orlando)
  2. Cancún, Dubai e Egito
  3. Portugal, França e Canadá

Crescimento expressivo: Punta Cana e Suíça.

RN registra 03 óbitos por covid nas últimas 24 horas; Novos casos são 02.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quinta-feira (16). São 384.791 casos totalizados. Na quarta-feira (15) eram contabilizados 384.672, ou seja, 119 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 02 confirmado nas últimas 24 horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.533 no total. Três (03) óbitos foram registrados nas últimas 24 horas, em Macaíba, Açu e Guamaré. Na quarta (15) eram 7.530 mortes. A Sesap não registrou óbitos após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.035.

Recuperados são 273.986. Casos suspeitos somam 190.234 e descartados são 809.622. Em acompanhamento, são 103.272.

Anvisa autoriza vacinar crianças de 5 a 11 anos com imunizante da Pfizer.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou nesta quinta-feira (16) o uso da vacina da Pfizer para imunizar crianças a partir de 5 anos contra a Covid-19. Com isso, a bula do produto no Brasil passará a indicar essa nova faixa etária.

Até então, o modelo da fabricante tinha o uso permitido no país apenas em pessoas com mais de 12 anos.

“O número de casos de Covid-19 tem sido representativo na população pediátrica. Nós temos um perfil de segurança e reatogenicidade positivo com a vacinação e nós temos resultados importantes de geração de anticorpos nessa população”, explicou o gerente-geral de Medicamentos da Anvisa, Gustavo Mendes.

Apesar do anúncio, o Ministério da Saúde não vai começar a vacinar os mais jovens imediatamente porque ainda não solicitou a compra de doses específicas para crianças. A pasta prevê imunizar 70 milhões de crianças.

De acordo com a Pfizer, o contrato para fornecimento de 100 milhões de vacinas em 2022 inclui a possibilidade de entrega das versões modificadas do imunizante, inclusive para crianças. A farmacêutica confirmou que nenhuma dose pediátrica foi enviada ao Brasil.


 

'Chance de chapa Lula-Alckmin é 99%', diz França, um dos responsáveis por costurar aliança.

O ex-governador de São Paulo Marcio França (PSB) disse ao blog nesta quinta-feira (16) que a chance da chapa Lula-Alckmin vingar, na sua avaliação, é de “99%”. 

Ontem quarta-feira (15), o ex-governador Geraldo Alckmin deixou o PSDB e se prepara para um novo projeto eleitoral em 2022.  

França, junto com Fernando Haddad (PT), foi o patrocinador dessa aliança Lula-Alckmin e organizador das primeiras conversas entre os dois.

Lula e Alckmin, no entanto, querem aguardar até o início do ano que vem para dar prosseguimento a novas conversas e definições – incluindo pendências como a disputa pelo governo de São Paulo. 

França, por exemplo, é candidato ao Palácio dos Bandeirantes e o PSB, seu partido, quer que Haddad concorra ao Senado. 

Deputada Natália Bonavides vai acionar a justiça após ataques do apresentador Ratinho em seu programa de Rádio.

A deputada federal Natália Bonavides (PT/RN) foi atacada ontem quarta (15) na edição do programa “Turma do Ratinho”, na “Rádio Massa FM”. O apresentador Ratinho deu informações falsas sobre o projeto (4004/21), de autoria de Bonavides, destacando que a parlamentar deveria ser metralhada.

“O apresentador Ratinho utilizou uma concessão pública para me atacar e cometeu crimes ao fazer isso. Vamos acioná-lo judicialmente, inclusive criminalmente. Ele sugeriu no programa que eu fosse metralhada, em um programa visto por milhares de pessoas. Incitar homicídio é crime! Ele colocou a minha vida e minha integridade física em risco. Essas ameaças e ataques covardes não ficarão impunes, já estamos buscando a justiça”, pontuou a parlamentar.

Durante a transmissão do programa, o apresentador mandou a deputada “lavar roupa”, “costurar a calça marido” e falou que Natália deveria ser “metralhada”.

O projeto 4004/2021 trata unicamente do respeito à diversidade na celebração dos casamentos civis. Não há no projeto da deputada, nem em nenhum outro de sua autoria, nada que trate de mudanças em certidões de nascimento ou alterações de nomes de pai e mãe nos registros, como pontuou o apresentador.

Considerando as implicações da divulgação de notícias falsas e os ataques por parte de Ratinho, Natália Bonavides irá denunciar o apresentador, inclusive criminalmente.

Anvisa conclui análise sobre aplicação de vacina da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos; Resultado será divulgado nesta quinta-feira (16).

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concluiu a avaliação técnica sobre o pedido de autorização para aplicação da vacina contra a covid-19 da Pfizer, a Comirnaty, para crianças de 5 a 11. O resultado da análise será divulgado nesta quinta (16/12) em reunião virtual com a presença das áreas técnicas da agência.

“A finalização da análise ocorre após a submissão à agência de dados complementares pela desenvolvedora”, informou a Anvisa nesta quarta (15). Além do corpo técnico do órgão regulador, a avaliação do pedido da Pfizer contou com a participação de representantes de sociedades médicas brasileiras, como a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), entre outras.

A participação desses especialistas na análise da autorização da vacina para crianças tem caráter consultivo. A Pfizer solicitou à agência a autorização para a aplicação da vacina contra a covid-19 em crianças em 12 de novembro. O imunizante da farmacêutica já tem registro definitivo no Brasil para aplicação em pessoas com mais de 12 anos e é aplicado no Brasil neste público-alvo.

Agora, a Pfizer visa ampliar o público-alvo do imunizante contra a covid-19. Vale lembrar que a apresentação, os ingredientes e a dosagem da vacina Comirnaty para crianças de 5 a 11 anos são diferentes da vacina para adultos.

“O anúncio da avaliação técnica e resultado será em reunião virtual a partir das 10h30”, informou a Anvisa.

Câmara aprova novas regras para autorização de transporte rodoviário.

A Câmara dos Deputados aprovou ontem quarta-feira (15) proposta que altera as regras para autorização de linhas de serviço regular de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros, exigindo capital social mínimo de R$ 2 milhões. Por ter sido modificado pelos deputados, a matéria retorna para análise do Senado.

O texto prevê que a autorização dependerá da comprovação, pelo operador do serviço, de requisitos de acessibilidade, segurança e capacidade técnica, operacional e econômica da empresa, a serem considerados de forma proporcional à especificação do serviço, conforme regulamentação do Poder Executivo.

Pela matéria, continuará a não haver limite para o número de autorizações para esse serviço regular, mas, além da exceção de inviabilidade operacional, são incluídos os casos de inviabilidade técnica e econômica.

O substitutivo revoga a taxa de fiscalização cobrada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), no valor de R$ 1,8 mil por ano e por ônibus registrado pela empresa detentora de autorização ou permissão outorgada pela agência. No caso de ônibus de fretamento, que presta serviços não regulares de transporte, será proibida a venda de bilhete de passagem.

Senado aprova a lei do Fundeb; texto volta à Câmara.

O Senado aprovou ontem (15) um projeto de lei (PL) que altera regras do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Como os senadores aprovaram duas emendas, o texto volta à Câmara dos Deputados.

O texto adia para 2024 a definição de novos índices para rateio dos recursos do fundo quanto ao valor anual por aluno entre etapas, modalidades, duração da jornada e tipos de estabelecimento de ensino. Além disso, lista quais profissionais da rede de educação básica poderão ser beneficiados com esses recursos.

O projeto muda a lista de profissionais que poderão receber até 70% dos recursos do Fundeb como parte da política de valorização do magistério. Em vez de fazer referência aos profissionais listados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), como consta na lei do Fundeb permanente, o texto especifica quem terá direito ao recurso, quando em efetivo exercício nas redes de ensino de educação básica.

De acordo com a lista, têm direito os docentes; os profissionais de funções de apoio técnico, administrativo ou operacional; e os profissionais no exercício de funções de suporte pedagógico direto à docência, de direção ou administração escolar, planejamento, inspeção, supervisão, orientação educacional, coordenação e assessoramento pedagógico.

A proposta também cria uma exceção à proibição de que os recursos do Fundeb não podem ser transferidos a outras contas além daquelas criadas especificamente para movimentar os recursos. Esse dispositivo foi criado para dar mais segurança jurídica ao pagamento de salários, vencimentos e benefícios de qualquer natureza a esses profissionais.

O Fundeb foi criado originalmente em 2007 e vigorou até 2020, quando foi restabelecido por meio da Emenda Constitucional nº 108/20, promulgada em agosto, e pela Lei nº 14.113, que entrou em vigor em dezembro do ano passado. Passou a ser um fundo permanente e ampliou a participação da União no financiamento da educação básica, além de alterar a forma de distribuição dos recursos entre os entes federados.


 

André Mendonça toma posse nesta quinta no STF, onde herdará 900 processos.

Em uma cerimônia restrita a cerca de 60 autoridades, o ex-advogado-geral da União e ex-ministro da Justiça André Mendonça toma posse nesta quinta-feira (16) como novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele substitui a Marco Aurélio Mello, que se aposentou em julho. O ingresso no Supremo ocorreu após a solução de um impasse de quatro meses na Comissão de Constituição e Justiça do (Senado), que o sabatinou no dia 1º de dezembro. No mesmo dia, o senado avalizou a indicação.

Por não ter se vacinado contra a Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro fez um teste PCR e enviou o resultado para a Corte, confirmando presença na posse, marcada para as 16hs. Ministros do STF em exercício e aposentados e representantes da Câmara, Senado, e tribunais superiores, além de convidados pessoais do novo ministro, também devem comparecer.

Aos 48 anos, André Mendonça é o segundo ministro indicado por Bolsonaro e é pastor da igreja presbiteriana. Na sabatina, afirmou que manifestações religiosas não cabem em posicionamentos do Supremo, que é o tribunal guardião da Constituição.

É doutor em Estado de Direito e Governança Global e mestre em Estratégias Anticorrupção e Políticas de Integridade pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Junto com a cadeira, Mendonça vai herdar mais de 900 processos que estavam sob relatoria do ministro Marco Aurélio Mello.

Zoológico no Chile testa vacina contra covid-19 em leões e tigres.

No Zoológico de Buin, nos arredores de Santiago, a capital chilena, um veterinário com uma máscara listrada de tigre administra uma vacina experimental contra covid-19 em um tigre, enquanto outro funcionário alimenta o animal com pedaços de carne crua, por meio de um par de pinças longas.

O Zoo Buin, como outros no mundo, busca manter seus animais protegidos do novo coronavírus, e está administrando uma fórmula experimental doada pela empresa global de saúde animal Zoetis aos seus dez animais mais suscetíveis, disse o diretor do zoológico, Ignacio Idalsoaga.

Na segunda-feira (13), leões, tigres, pumas e até um orangotango receberam a vacina.

"Estamos usando uma vacina experimental que produzirá resultados de curto prazo, que nos permitirão desenvolver uma vacina que não está no mercado hoje", disse Idalsoaga.

"Estas são as primeiras doses produzidas em todo o mundo, o que permitirá a precisão científica e, posteriormente, a produção em massa para proteger todos os animais desse vírus mortal em zoológicos como o nosso."

O zoológico de Buin começou a procurar maneiras de manter seus animais seguros depois de saber que eles - assim como as pessoas - são suscetíveis ao novo coronavírus.

Depois de conduzir e publicar pesquisas com cães e gatos no ano passado, a Zoetis está testando a vacina em diferentes zoológicos, principalmente nos Estados Unidos (EUA), disse Cristian Dunivicher, técnico em animais da empresa.

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, o risco de os animais transmitirem o coronavírus para as pessoas é baixo, mas o vírus pode se espalhar de pessoas para animais durante o contato próximo.

Professora Rosângela Silva recebe título de Cidadã Camarense.

“Aos meus 56 anos, não imaginava que ainda passaria por um momento de tamanha alegria e emoção”. A frase de Rosângela Silva resumiu o sentimento vivenciado por ela ontem a noite no alditório do SESC SENAC em João Câmara/RN, quando a professora recebeu o título de Cidadã Camarense em sessão solene realizada pela Câmara de Vereadores.

O reconhecimento se deve aos relevantes serviços prestados por Rosângela Silva na educação e cultura do município.

A professora fez questão de dividir a homenagem com a família e colegas de profissão. “Agradeço a todos que me deram essa grande alegria”, salientou.

O vereador e professor Silvano Carlos, autor da proposição, agradeceu aos colegas pela aprovação e parabenizou a professora. Segundo ele, trata-se de um reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade de João Câmara/RN, frisou.

Reforço específico contra Ômicron não é necessário agora, diz Fauci.

Doses de reforço das vacinas contra a covid-19 atualmente disponíveis funcionam contra a variante Ômicron do coronavírus e parece não haver necessidade de reforços específicos, disse o especialista em doenças infecciosas dos Estados Unidos (EUA) Anthony Fauci ontem quarta-feira (15).

"Nossos regimes de reforço de vacina funcionam contra Ômicron. Nesse ponto, não há necessidade de um reforço específico para a variante", afirmou Fauci a repórteres, em entrevista na Casa Branca.

Ele disse que a atividade neutralizante de duas doses da vacina da Moderna é "substancialmente baixa" contra a Ômicron, citando dados do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, do qual é diretor.

"No entanto, se você olhar duas semanas após a terceira dose, notará o grau substancial de elevação da posição neutralizante; bem dentro da faixa de neutralização da Ômicron", acrescentou, ao comentar os resultados do estudo que contou com a colaboração da Moderna.

A BioNTech e a Pfizer disseram, na semana passada, que três doses de sua vacina foram capazes de neutralizar a Ômicron em um teste de laboratório, mas duas doses resultaram em anticorpos neutralizantes significativamente mais baixos.

A J&J ainda não divulgou nenhum dado próprio sobre o desempenho de sua vacina contra a nova cepa do coronavírus.

Todas as três vacinas contra a covid-19 autorizadas nos EUA parecem ser significativamente menos protetoras contra Ômicron em testes de laboratório, mas uma dose de reforço provavelmente restaura a maior parte da proteção, de acordo com estudo publicado na terça-feira (14).

MP e polícia fazem operação contra grupos nazistas.

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Polícia Civil cumprem hoje (16) quatro mandados de prisão e 30 de busca e apreensão contra grupos de pessoas que se autodeclaram nazistas. Os mandados da operação Bergon estão sendo cumpridos em sete estados.

Além do Rio de Janeiro, policiais atuam em São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Norte.

De acordo com o MPRJ, essas pessoas são suspeitas de praticar, divulgar e instigar a realização de atos de discriminação e preconceito em relação à raça, cor, etnia e procedência nacional, além do crime de corrupção de menores

Alguns dos suspeitos são adolescentes. O grupo é investigado por publicar, em redes sociais e em aplicativos de mensagens, fotografias, imagens e textos de cunho racista, homofóbico, antissemita ou nazista. Há ainda a incitação da prática de violência contra esses segmentos.

Segundo o MPRJ, o nome da operação faz referência à freira francesa Denise Bergon, que desafiou nazistas ao abrigar e salvar a vida de dezenas de crianças judias durante a Segunda Guerra.


 

Fátima Bezerra defende “frente ampla” para 2022 e admite se aliar a MDB e PDT.

A Governadora do Rio Grande do Norte (RN), Fátima Bezerra (PT), defendeu ontem quarta-feira (15) a construção de uma “frente ampla” para as eleições de 2022 em torno de sua candidatura à reeleição. Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan Natal (RN) (89,9 FM), a governadora admitiu a possibilidade de se aliar a partidos que não são aliados históricos, como MDB e PDT, legendas com as quais está conversando.

“Eu comungo da tese do presidente Lula de que se faz necessário, mais do que nunca, diante dessa conjuntura que aí está, com um projeto a nível nacional de tantos retrocessos, desse obscurantismo, de que é preciso ter sabedoria, maturidade, responsabilidade política para fazer uma frente política de caráter mais amplo. Tem conversas com o MDB, como houve também a sinalização por parte do PDT”, afirmou a petista.

Fátima Bezerra disse também que, dentro da construção dessa aliança, pode entregar aos aliados a indicação dos candidatos a vice-governador e a senador, espaços negociados, respectivamente, com o deputado federal Walter Alves (MDB) e com o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT).

“Claro que estarão nessa discussão (vice e Senado). No momento oportuno, haverá essa definição. Na medida em que outros partidos querem vir discutir conosco, não vamos rejeitar apoio”, afirmou a governadora.

Brasil registra 301 óbitos e 5,4 mil casos de Covid nas últimas 24h.

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil ontem quarta-feira (15) sem dados de casos na Bahia e sem números de Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins.

– O país registrou 301* óbitos nas últimas 24h, totalizando 617.271 mortes;

Com acréscimo de 157 óbitos represados em São Paulo.

– Foram 5.446 novos casos de coronavírus registrados, no total 22.201.221.

Dessa forma, a média móvel de óbitos ficou em 146 e a média móvel de casos em 4.777.

Até a data na qual os sites do Ministério da Saúde sofreram ataque hacker, a pasta calcula que mais de 21,4 milhões de pessoas já se recuperaram da Covid.

Atlético-MG vence a Copa do Brasil.

Pela segunda vez na história, o Atlético-MG é campeão da Copa do Brasil. Ontem quarta-feira (15), o Galo derrotou novamente o Athletico-PR, desta vez por 2 a 1, na Arena da Baixada, em Curitiba. No duelo de ida, no último domingo (12), os mineiros golearam por 4 a 0 no Mineirão, em Belo Horizonte. A conquista anterior havia sido em 2014.

quarta-feira, dezembro 15, 2021

Para participar da posse de Mendonça, Bolsonaro envia teste negativo da Covid ao STF.

Para ser autorizado a comparecer à posse de André Mendonça no Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Jair Bolsonaro (PL) enviou à corte um teste negativo para Covid-19, nesta quarta-feira (15). A informação é da Folha de S. Paulo.

O atestado negativo é um dos requisitos estabelecidos pelo Supremo para a entrada dos cerca de 60 convidados para a cerimônia de posse do ministro indicado por Bolsonaro, prevista para esta quinta-feira (16), a partir das 16h. Outra opção seria apresentar o comprovante de vacinação, mas o presidente diz não ter sido imunizado.

Segundo informações da coluna de Igor Gadelha, no portal Metrópoles, o presidente irá acompanhado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, que foi uma das principais entusiastas da indicação de Mendonça ao STF. Ainda de acordo com a publicação, diferente do marido, ela está vacinada contra o novo coronavírus.

Cotado a vice de Lula, Alckmin deixa o PSDB após 33 anos no partido: “Tempo de mudança”.

O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) se desfiliou do PSDB nesta quarta-feira (15) após mais de 33 anos no partido. Ele entregou uma carta de desfiliação ao diretório municipal do partido que ajudou a fundar.

Em sua conta no Twitter, Alckmin anunciou a despedida e o “novo tempo”.

“É um novo tempo! É tempo de mudança! Nesses mais de 33 anos e meio de trajetória no PSDB procurei dar o melhor de mim. Um soldado sempre pronto para combater o bom combate com entusiasmo e lealdade. Agora, chegou a hora da despedida. Hora de traçar um novo caminho”, afirmou.

“Jamais esqueci a lição do meu pai. Respeito às pessoas, lealdade aos princípios e firmeza de caráter. Só com esses valores é possível construir uma vida pública decente. Quero agradecer aos meus companheiros de jornada. Vocês foram muito importantes nessa travessia. Valeu cada obstáculo vencido, cada momento vivido, cada conquista feita. Em breve, anunciarei meus próximos passos”, completou.

RN registra 03 óbitos por covid nas últimas 24 horas; Novos casos são 09.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quarta-feira (15). São 384.672 casos totalizados. Na terça-feira (14) eram contabilizados 384.437, ou seja, 235 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 09 confirmado nas últimas 24 horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.530 no total. Três (03) óbitos foram registrados nas últimas 24 horas, em Natal, Guamaré e São Pedro. Na terça (14) eram 7.527  mortes. A Sesap não registrou óbitos após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.035.

Recuperados são 273.986. Casos suspeitos somam 189.251 e descartados são 803.543. Em acompanhamento, são 103.156.


 

China retoma importação de carne brasileira.

A China autorizou a retomada das importações de carne bovina brasileira, a partir desta quarta-feira (15). A suspensão da compra de carne do Brasil teve início em 4 de setembro, após a identificação de dois casos de bovinos com Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), registrados em Nova Canaã do Norte (MT) e em Belo Horizonte (MG).

A China é o principal destino da carne produzida no Brasil, para onde são destinados 48% de suas vendas globais. Em 2020, o total exportado àquele país superou US$ 4 bilhões.

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a suspensão foi feita pelo Brasil “em respeito ao protocolo firmado entre os dois países, que determina esse curso de ação no caso de EEB, mesmo que de forma atípica”. 

Ainda de acordo com o ministério, os animais desenvolveram a doença “de maneira espontânea e esporádica, não estando relacionada à ingestão de alimentos contaminados”. As autoridades brasileiras acrescentam que não há transmissão da doença entre os animais.

“Retomamos o fluxo normal de exportações para a China, após período de negociação, com trocas de informações e reuniões com equipes das autoridades chinesas. É uma boa notícia para o setor porque [a China] é o principal destino da exportação de carne bovina brasileira. Então, voltamos à situação que estávamos antes da suspensão”, disse hoje (15) o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, José Guilherme Leal.

CNN Brasil anuncia a contratação de Boris Casoy.

A CNN Brasil anunciou ontem terça-feira (14) a contratação do jornalista Boris Casoy. Com estreia marcada para janeiro de 2022, Casoy será comentarista no quadro Liberdade de Opinião, dentro do programa Novo dia, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, entre 6h e 11h.

Com passagem por grandes veículos de comunicação, Casoy ficou conhecido pela sua atuação como âncora do TJ Brasil, do SBT, entre 1988 e 1997. Nesse período, o apresentador passou a emitir suas opiniões sobre as reportagens exibidas, o que era uma novidade para o telejornalismo brasileiro à época.

Casoy lançou o bordão “isso é uma vergonha”, que utilizou muitas vezes no fim de seus comentários relacionados a escândalos envolvendo políticos e autoridades públicas. Outra expressão famosa que criou foi “é preciso passar o país a limpo”, que marcou a época do impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello, em 1992.

O jornalista iniciou sua carreira com 15 anos, como narrador esportivo na rádio Eldorado. No jornalismo impresso, foi editor de política, editor-chefe e colunista da seção Painel, sobre os bastidores políticos, na Folha de S.Paulo. Aos 36 anos, assumiu o cargo de diretor de redação do jornal, onde permaneceu até o final dos anos 1980.

Na televisão, Casoy foi âncora de telejornais na RecordTV (1997 a 2005), Band (2008 a 2016) e RedeTV!, onde atuou até o ano passado.

Nasa entra na coroa solar pela primeira vez.

A sonda espacial Parker Solar Probe, da Nasa, a agência espacial norte-americana, voou na atmosfera superior do Sol e captou amostras de partículas e campos magnéticos. Ao tocar a matéria de que o Sol é feito, Parker contribui para novas descobertas da ciência solar.

"A sonda solar Parker tocando o Sol é um momento monumental para a ciência solar e um feito verdadeiramente notável", afirmou Thomas Zurbuchen, administrador associado do Diretório de Missões Científicas na sede da Nasa, em Washington.

"Esse marco, não só nos fornece percepções mais aprofundadas sobre a evolução do Sol e seus impactos no sistema solar, como também tudo o que aprendemos sobre a nossa própria estrela - ensina-nos mais sobre outras estrelas no resto do universo", acrescentou.

Foi durante a oitava aproximação da sonda, em 28 de abril, que Parker voou pela primeira vez pela coroa solar. Essa camada apresenta campos magnéticos muito fortes que dominam o movimento das partículas elétricas. De acordo com os cientistas, demorou alguns meses para se obter os dados registrados pela sonda e mais alguns meses para confirmá-los.

PF cumpre mandados contra Cid e Ciro Gomes por esquema de corrupção.

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta uma operação para desmontar um esquema de fraudes, exigências e pagamentos de propinas a agentes políticos e servidores públicos decorrentes de procedimento de licitação para obras no estádio Castelão, em Fortaleza (CE), entre os anos de 2010 e 2013. Entre os alvos das buscas estão o presidenciável do PDT, Ciro Gomes, e o irmão dele, o ex-governador do Ceará e senador Cid Gomes.

Oitenta policiais federais cumprem 14 mandados de busca e apreensão expedidos pela 32ª Vara da Justiça Federal, em domicílios investigados nas cidades de Fortaleza (CE), Meruoca (CE), Juazeiro do Norte (CE), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e São Luís (MA). As buscas têm como objetivo apreender mídias digitais, aparelhos celulares e documentos.

“As investigações tiveram início no ano de 2017, sendo identificados indícios de esquema criminoso envolvendo pagamentos de propinas para que uma empresa obtivesse êxito no processo licitatório da Arena Castelão e, posteriormente, na fase de execução contratual, recebesse valores devidos pelo Governo do Estado do Ceará ao longo da execução da obra de reforma, ampliação, adequação, operação e manutenção do Estádio Castelão. Apurou-se indícios de pagamentos de 11 milhões de reais em propinas diretamente em dinheiro ou disfarçadas de doações eleitorais, com emissões de notas fiscais fraudulentas por empresas fantasmas”, diz a PF.

Mais de 70% deixam de consumir carnes nobres como picanha e filé.

Levantamento da Bare International, fornecedora independente de pesquisa de experiência do cliente, dados e análises para empresas, mostra que 76% dos entrevistados estão consumindo proteínas de menor valor.

A pesquisa ouviu 1.053 pessoas durante o mês de novembro.

Veja outros destaques da pesquisa:

  • 89% cortaram algum tipo de serviço;
  • 40% dos que moram de aluguel trocaram ou pretendem mudar de residência;
  • 51% optam por produtos mais baratos e por estocar itens em promoção;
  • 60% dos empregados passaram a fazer bicos para complementar renda

Carnes nobres como picanha e filé mignon já não aparecem no prato da maioria dos entrevistados (75% e 73%, respectivamente), enquanto 67% alegaram que não compram mais outros cortes de carne de boi.

O frango passou a ser a fonte mais consumida pelos respondentes (57%), seguido do ovo (19%), peixes, com exceção do salmão (15%), cortes menos nobres de boi (14%) e porco (6%).

Já o consumo de filé mignon representa, atualmente, apenas 1% entre todas as proteínas, e a picanha e o salmão sequer alcançaram este percentual. 

A pesquisa aponta ainda que 89% dos entrevistados deixaram de consumir produtos e serviços por causa da alta dos preços. Os segmentos mais afetados foram viagens e vestuário, apontados por 69%. Quanto ao entretenimento, 68% da população cortou gastos com cinema, shows e teatro.

Outro destaque é o número de pessoas que trocaram de residência para economizar. Entre os 30% que afirmaram morar de aluguel, 40% precisaram ou pretendem se mudar devido aos reajustes de valores.

Para tentar complementar a renda, muitos se viram obrigados a buscar alternativa na dupla jornada. “Os bicos têm sido a salvação inclusive para a parcela que está empregada - 60% começaram a pegar trabalhos extras, o que pode ser reflexo da falta de reajustes ou de aumentos que não acompanharam a inflação”, afirma Tânia.


 

Com preço recorde, consumo de carne no país é o menor em 16 anos.

A mistura de inflação alta com aumento da pobreza vem tirando a carne bovina do cardápio de um número cada vez maior de famílias no Brasil.

O consumo vem caindo há três anos consecutivos no país. Em 2020, recuou expressivos 10% em relação ao anterior. Para 2021, a estimativa é de queda de 2%, um consumo de 5,24 milhões de toneladas de carne bovina, o menor valor em 12 anos.

Quando se considera o consumo por pessoa, o resultado é ainda mais modesto: 24,5 kg por ano, número próximo do registrado em 2005, 16 anos atrás. 

A estimativa foi calculada pelo especialista da Consultoria Agro do Itaú BBA Cesar de Castro Alves a pedido da BBC News Brasil e se baseia no chamado consumo aparente, ou seja, a produção de carne bovina inspecionada, descontadas as exportações e somadas as importações.

Os dados usados por Castro Alves consideram uma expectativa de produção de carne bovina de 7,4 milhões de toneladas em equivalente carcaça (TECs), de exportações de 2,26 milhões de TECs e de importações de 73 mil TECs.

Operações da PF prendem suspeitos de tráfico de drogas e fabricação de armas no RN.

A Polícia Federal deflagrou duas operações em Natal e cidades do interior do Rio Grande do Norte, nesta quarta-feira (15). Uma das ações prendeu três suspeitos de tráfico de drogas e a outra deteve um homem suspeito de fabricar armas de grosso calibre.

A operação Revoada foi deflagrada em Natal e cumpriu cinco mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão contra suspeitos de tráfico de drogas com atuação na capital potiguar. Um dos alvos foi uma casa na Vila de Ponta Negra, na Zona Sul da capital.

Os mandados foram expedidos pela 12ª Vara Criminal da Comarca de Natal. Após serem presos, os suspeitos foram submetidos a exames de corpo de delito e foram conduzidos à sede da PF.

Outra operação – a Desafino – foi deflagrada para prender um investigado suspeito da prática de fabricação, montagem, manutenção e tráfico de armas de fogo de grosso calibre no Rio Grande do Norte.

Foram cumpridos 2 mandados de busca e apreensão e 1 mandado de prisão temporária nas cidades de Canguaretama e Natal expedidos pela Vara única da Comarca de Canguaretama.

Com larga vantagem, Atlético-MG quer impedir milagre do Athletico-PR.

O último campeão nacional de 2021 será conhecido nesta quarta-feira (15). A partir das 21h30 (horário de Brasília), Athletico-PR e Atlético-MG se enfrentam na Arena da Baixada, em Curitiba, para decidir o título da Copa do Brasil. A Rádio Nacional transmite a partida ao vivo.

A vantagem do Galo é enorme. No último domingo (12), os mineiros golearam por 4 a 0 e podem até perder por três gols de diferença que ficam com o bicampeonato. Se o título vier, os alvinegros, vencedores anteriormente em 2013, repetirão o feito que o rival Cruzeiro alcançou em 2003: ser campeão brasileiro, estadual e da Copa do Brasil em uma mesma temporada.

O Furacão precisa de um milagre para voltar a conquistar o torneio, após o título de 2019. A derrota no primeiro jogo foi a pior da história das finais da Copa do Brasil. Para ser campeão no tempo normal, o clube paranaense tem de ganhar por cinco gols de diferença, o que ainda não aconteceu em 2021. O mais perto que os rubro-negros chegaram foi em maio, quando aplicaram 4 a 0 no Aucas (Equador), pela Copa Sul-Americana. O resultado, caso se repita nesta quarta, leva a decisão para os pênaltis.

IBGE abre inscrição para seleção de 207 mil trabalhadores para o Censo.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou, hoje (15), no Diário Oficial da União, o edital para seleção de recenseadores e agentes censitários do Censo Demográfico 2022. Serão 206.891 vagas temporárias para todo o país.

Antes deste edital, o IBGE já tinha aberto dois processos seletivos, que foram cancelados, devido a adiamentos do censo. O primeiro cancelamento foi em março de 2020 e, o segundo, em outubro deste ano.

Das vagas, 183.021 serão para recenseador, 18.420 para agente censitário supervisor e 5.450 para agente censitário municipal. As inscrições serão abertas às 16h de hoje (15) e terminam às 16h de 29 de dezembro deste ano.

As inscrições serão feitas pelo site da FGV Conhecimento, onde também poderão ser encontradas informações sobre as provas.

Salários

Os recenseadores, que são os responsáveis pela aplicação do questionário do Censo nos domicílios, terão salário variável de acordo com a produção. A carga horária semanal recomendável é de 25 horas. A taxa de inscrição custa R$ 57,50.

Os agentes censitários supervisores supervisionam o trabalho dos recenseadores. Eles têm a carga horária semanal de 40 horas e salário de R$ 1.700.

Já os agentes censitários municipais têm, entre suas atribuições, garantir a cobertura de sua área territorial, o cumprimento dos prazos e a qualidade das informações coletadas. A carga horária é de 40 horas e o salário, de R$ 2.100. O valor da taxa de inscrição para ambos os cargos é de R$ 60,50.

Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio estimado em R$ 6,5 milhões.

A Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira (15) um prêmio estimado em R$ 6,5 milhões.

As seis dezenas do concurso 2.438 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

A aposta simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.


 

Moraes rejeita pedido da PGR e mantém inquérito contra Bolsonaro por falas sobre vacina e Aids em live.

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes mandou trancar a investigação na PGR (Procuradoria-Geral da República) que fazia objeções ao inquérito que apura a transmissão ao vivo pelas redes sociais em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) associou, sem evidências científicas, a vacina contra a Covid-19 à Aids.

Moraes estabeleceu ainda um prazo de 24 horas para que a PGR encaminhe a ele e à Polícia Federal todo o material sobre o assunto, mesmo que a notícia de fato tramite em caráter sigiloso. Se desobedecerem à ordem, os procuradores estarão sujeitos a “pena de desobediência à ordem judicial e obstrução de Justiça”.

O ministro Alexandre de Moraes havia determinado a abertura de inquérito sobre o presidente Jair Bolsonaro pela divulgação de notícias falsas. O magistrado atendeu a um pedido da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid, feito em razão de uma transmissão ao vivo em que o chefe do Executivo associou a vacinação ao desenvolvimento da Aids, o que é cientificamente incorreto.

As declarações do presidente ocorreram em 22 de outubro. Ele leu um texto, atribuído a fontes oficiais do Reino Unido, que ligava a imunização contra a Covid-19 ao desenvolvimento da doença imunológica. No entanto, essa ligação não existe, as informações eram falsas e, por esse motivo, o vídeo foi removido por Facebook, YouTube e Instagram.

Lula tem 48% das intenções de voto para presidente; Bolsonaro tem 21%, diz Ipec.

Pesquisa Ipec divulgada ontem terça-feira (14) mostra o ex-presidente Lula (PT) 27 pontos percentuais à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL) na corrida para a Presidência da República em 2022. Em ambos os cenários, Lula tem mais intenções de voto do que todos os outros possíveis candidatos somados. Veja os números abaixo.

CENÁRIO 1

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 48%
  • Jair Bolsonaro (PL) : 21%
  • Sergio Moro (Podemos): 6%
  • Ciro Gomes (PDT): 5%
  • André Janones (AVANTE): 2%
  • João Doria(PSDB): 2%
  • Cabo Daciolo (PMN-Brasil 35): 1%
  • Simone Tebet (MDB): 1%
  • Alessandro Vieira (Cidadania): 0%
  • Felipe d’Ávila (NOVO): 0%
  • Leonardo Péricles (UP): 0%
  • Rodrigo Pacheco (PSD): 0%
  • Brancos / Nulos: 9%
  • Não sabem / Não responderam: 5%

CENÁRIO 2

  • Lula49%
  • Bolsonaro: 22%
  • Sergio Moro: 8%
  • Ciro Gomes5%
  • João Doria3%
  • Brancos/nulos: 9%
  • Não sabe/não respondeu: 3%

Os dados não podem ser comparados com pesquisas anteriores em virtude da mudança dos nomes testados.

O levantamento do Ipec foi feito de 9 a 13 de dezembro e ouviu 2.002 pessoas em 144 municípios. A margem de erro é de 2 pontos para mais e para menos. O nível de confiança é de 95%.

O Ipec foi criado por ex-executivos do Ibope Inteligência após o seu encerramento. O novo instituto de pesquisa atua na área de consultoria e inteligência em pesquisas de mercado, opinião pública e política.

Artistas de esquerda vão a OEA para criticar Bolsonaro.

Os cantores Caetano Veloso e Daniela Mercury e o ator Wagner Moura manifestaram preocupação sobre o tratamento do governo federal à cultura em uma audiência pública da OEA (Organização dos Estados Americanos). No encontro “Situação dos direitos culturais e à liberdade de expressão” ontem 3ª feira (14.dez.2021), listaram 170 trabalhos “censurados” desde 2017.

A pauta foi discutida pela CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos) a pedido do Mobile (Movimento Brasileiro Integrado pela Liberdade de Expressão Artística). Os artistas pediram uma postura da OEA sobre o levantamento feito pelo movimento.

Na audiência, Wagner Moura falou que o filme “Marighella”, dirigido por ele, “foi vítima de censura por parte do governo federal” por se tratar da “história de um homem que dedicou a sua vida a luta contra a ditadura militar, ditadura essa venerada pelo presidente Bolsonaro”.

Ainda segundo o ator e diretor, a Ancine (Agência Nacional de Cinema) negou 2 pedidos feitos pela produtora do filme, a O2, em 2019, 1º ano do governo Bolsonaro. “Era uma época em que o presidente falava abertamente sobre uma filtragem na agência”, disse.

“É triste que estamos tendo que falar sobre censura em 2021, mas ao mesmo o tempo é importante que esses casos estejam sendo ouvidos”, disse Caetano Veloso.

Governo do RN inicia pagamento de dezembro nesta quarta (15).

O Governo do RN inicia o pagamento do salário do mês de dezembro nesta quarta-feira (15), de acordo com calendário de pagamentos acordado no início deste ano. Com isso, o Executivo Estadual conclui mais um ano com a folha salarial paga dentro do mês trabalhado, fato cumprido desde o primeiro mês de gestão.

Mais da metade dos 119.365 trabalhadores do Estado receberão o salário integral adiantado já nesta quarta. Serão depositados R$ 250 milhões na primeira quinzena do mês, correspondentes ao salário integral da categoria da Segurança Pública e dos servidores que recebem até R$ 4 mil, além do adiantamento de 30% para quem recebe acima desse valor.

Os 22,3 mil trabalhadores lotados em pastas com recursos próprios receberão o salário integral no próximo dia 31, quando também será pago os 70% restantes de quem recebe acima de R$ 4 mil, concluindo a folha de R$ 492 milhões. Até dia 23 de dezembro também será pago os 70% restantes do 13º salário para quem recebe até R$ 4,5 mil. Quem recebe acima desse valor receberá o depósito no próximo 4 de janeiro.

TSE unifica horário de votação nas eleições de 2022.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu ontem (14) unificar o horário de votação nas eleições de 2022. Com a decisão, todos os estados deverão seguir o horário de Brasília, e não o horário local. A votação será realizada das 8h às 17h em todo o país.

Dessa forma, a votação será das 7h às 16h no Amazonas, em Rondônia, em Roraima, no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, onde o fuso é uma hora a menos em relação à capital federal. No Acre, o pleito começará às 6h e terminará às 15h, pois o fuso horário é duas horas a menos que o horário de Brasília. Em Fernando de Noronha, que está uma hora à frente, a votação será das 9h às 18h. 

Ao comentar a mudança, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, disse que a medida foi tomada para que as eleições possam transcorrer com tranquilidade e não ocorra dúvidas sobre a lisura na divulgação de resultados. 

“No registro histórico que tivemos nas eleições de 2014, a diferença no horário de encerramento da votação, em quase todo o país e no estado do Acre, produziu interpretações, teorias conspiratórias e problemas que nós gostaríamos de evitar para assegurar a tranquilidade do processo eleitoral brasileiro”, argumentou. 

Em 2014, durante o processo de totalização dos votos, os candidatos Aécio Neves e Dilma Rousseff se alternaram na liderança da contagem de votos. O fato ocorreu em função do andamento dos dados que chegavam da Justiça Eleitoral do estados. No entanto, a disputa acirrada foi apontada como suposta fraude na contabilização eletrônica dos votos, fato que nunca ocorreu.