sábado, julho 17, 2010

Prefeito da cidade de Carnaúba dos Dantas assina contrato do programa BALDE CHEIO


O prefeito de Carnaúba dos Dantas Alexandre Dantas assinou nesta última semana o contrato de Cooperação Técnica celebrado entre a prefeitura municipal e a empresa de consultoria Pecuária Intensiva, visando o desenvolvimento de ações previstas no Programa “Balde Cheio”.

No mesmo dia, técnicos agrônomos, acompanhados da Secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Jailma Santos, Ana Maria (técnica da EMATER) e Tiago Correia (técnico agrícola), sob a coordenação do engenheiro Dr. Samer Rodrigues, visitaram as comunidades Garrotes, Sítio Ermo (2) e Rajada para acompanhar e iniciar os trabalhos previstos no programa.

Inicialmente, o programa está contemplando 20 produtores rurais (que tenham como renda principal o leite), que receberão acompanhamento e noções de controle da produção visando diminuir custos e aumentar a produção leiteira. Os primeiros produtores visitados foram: Jose de Medeiros (Dedé de Dudu)- Sítio Rajada; João Batista Neto – Sítio Garrotes; Antônio Dantas Dias – (Toinho do Rancho) – Sítio Ermo e José Augusto (Agostinho) – Sítio Ermo.

Para o prefeito, a administração municipal vem trabalhando pela cidade e pelo homem do campo. A meta é ampliar cada vez mais os investimentos para quem vive na cidade sem esquecer o da zona rural, completou.

Fonte:
Aristóteles Filho
Assessor da prefeitura
Carnaúba dos Dantas/RN

Rodrigo Faro vira Xuxa e dança sucesso Ilariê


Do Portal R7.

Rodrigo Faro vira Xuxa e dança sucessos como Abecedário da Xuxa, Lua de Cristal, Tindolelê e Ilariê. As apresentações vão ao ar neste sábado (17) em O Melhor do Brasil (Record).

Na estreia do quadro Quem Irrita Mais, a produção da atração colocou câmeras em uma residência por dez dias para mostrar a rotina de um casal.

A intenção é detectar os defeitos de cada um que irrita o outro e tentar ajudar a solucioná-los.

Ainda no programa, o cantor Belo e o ator Felipe Folgosi enfrentam as apresentadoras Nathalia Guimarães e Ticiane Pinheiro e tentam descobrir como terminam alguns micos do cotidiano.

Lauro Maia lança portal na internet


Para melhor interagir com os eleitores, o candidato a deputado estadual Lauro Maia (PSB) lançou o site da sua campanha nesta sexta-feira (16). O portal www.lauromaia.com.br entra no já está no ar. Nele, os eleitores terão acesso à história de vida do candidato e suas propostas para a Assembléia Legislativa como inclusão social, combate as drogas, educação, saúde, cultura, esporte e infraestrutura, capaz de gerar emprego e renda para a população do Rio Grande do Norte.

O eleitor poderá acompanhar ainda a agenda de Lauro Maia, ver fotos dos locais por onde o candidato passou, além de baixar as músicas da campanha que estarão disponíveis em um Podcast.

Os internautas poderão ainda interagir com o candidato através do link “Contato”, mandando mensagem para Lauro e acompanhar as suas opiniões sobre assuntos de relevância no cenário nacional e estadual em “Blog”. Também no site, o eleitor pode se cadastrar para receber informações sobre a campanha de Lauro Maia para deputado estadual.

Bolsista de pós-graduação poderá ter atividade remunerada

Uma portaria conjunta do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, autoriza alunos de pós-graduação a acumularem bolsa de estudo com atividade remunerada, o que era vedado. A medida, segundo o CNPq, atende antiga reivindicação dos bolsistas.

De acordo com o CNPq, o orientador precisa conceder autorização ao bolsista. A direção do curso de pós-graduação também deverá ser informada sobre o acúmulo.

A portaria prevê que a atividade remunerada deverá ter relação com a área de estudo do bolsista. O acúmulo pode ocorrer principalmente quando o estudante trabalhar como professor. É vedada, porém, para quem receber bolsas de agências públicas de fomento.

No caso de irregularidades, o bolsista é obrigado a devolver a Capes ou ao CNPq valores recebidos indevidamente.

A portaria publicada hoje (16) no Diário Oficial da União já está em vigor.

Hidratação, higiene e alimentação saudável, previnem doenças respiratória

A adoção de hábitos simples pode evitar complicações para a saúde para a população mais vulnerável em épocas de baixas temperaturas como as registradas nos últimos dias na Região Sul.

A orientação de especialistas é que nessa época sejam redobrados os cuidados com a higiene, hidratação e alimentação saudável, rica em frutas, legumes e verduras.

Os meses de maior incidência de doenças respiratórias são junho, julho e agosto. Esses três meses são responsáveis por 31% deste tipo de doença, segundo o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde do Paraná, José Lúcio dos Santos.

A secretaria cita como mais preocupante a transmissão do vírus da influenza A (H1N1) e da meningite meningocócica, infecção grave causada por vírus e bactérias, que podem evoluir para a morte.

Santos lembra que ambientes fechados com aglomerações de pessoas, são locais propícios para a transmissão de vírus. Ambientes bem arejados e o hábito de lavar as mãos com água e sabão são exemplos simples para combater doenças oportunistas de inverno.

Segundo Santos, a gripe suína está sendo constantemente vigiada nos 399 municípios do estado. Neste ano, de acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado no dia 7 de julho, 1.469 casos da doença com 15 óbitos e foram confirmados 47 casos de meningite meningocócica.

No ano passado, aproximadamente 67 mil pessoas foram internadas no Paraná com doenças do sistema respiratório. Crianças e idosos são os que mais sofrem, pois têm maior fragilidade no sistema imunológico.

Natal sedia encontro nacional de lésbicas

Natal está recebendo, pela primeira vez, o Encontro Nacional da Liga Brasileira de Lésbicas, em programação que começou na quinta-feira e vai até amanhã, no Praiamar Hotel, em Ponta Negra. Na sua quarta edição (a última aconteceu em São Paulo, em 2008), o evento agrega, ainda, o VI Seminário Estadual da Cidadania Lésbica e Bissexual do RN. Cerca de 100 mulheres, de todo o país, participam do encontro.

Segundo Goretti Gomes, coordenadora geral do movimento potiguar, o evento é importante na medida em que discute, em Natal, temas importantes que dizem respeito à violência contra a mulher (hetero ou homossexual), preconceito e à luta pela efetivação de mais políticas públicas que diminuam as desigualdades sociais e respeitem a opção sexual. "Nos norteamos pela autonomia e liberdade", resumiu.

Outro ponto citado pela coordenadora é a necessidade de inclusão dos crimes homofóbicos na legislação brasileira. "Sem isso, não existiremos efetivamente perante a Lei", disse. Durante a programação de hoje, o grupo discutirá os desafios do movimento de lésbicas feministas e a atuação da Liga Brasileira de Lésbicas nos estados e participará, ainda, de oficinas e outras plenárias.

sexta-feira, julho 16, 2010

Cabeleireiro é morto com mais de 25 facadas no banheiro de casa

Por José de Sousa

Um homossexual foi assassinado na manhã desta sexta-feira, dia 16, no bairro do Bessa, em João Pessoa (PB). A vítima foi morta no banheiro da própria casa com mais de 25 facadas.

A polícia acredita que Iran Ermínio do Nascimento, de 42 anos, que trabalhava como cabeleireiro, foi vítima de latrocínio, já que a moto que pertencia a ele foi levada e alguns objetos foram encontrados dentro de uma sacola.

Iran teve vários ferimentos na cabeça, pescoço e costas. A polícia ainda não tem pistas sobre o responsável.

Curso da UFRN oferece vagas em Pós-graduação

As matrículas para o Programa de Pós-graduação em Matemática Aplicada e Estatística da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, para o semestre 2010.2, podem ser feitas pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), de dois a seis de agosto.

O aluno que deseja apenas se matricular em atividades como exame de qualificação ou defesa de dissertação deve entrar em contato com a secretaria do Programa na primeira semana de agosto, para renovação ou matrícula em tais atividades. Confira no site os horários do semestre com as respectivas disciplinas oferecidas.

Hoje quem está completando ano é a minha amiga Maria do Carmo (Colombita)


Hoje quem está completando ano é a minha amiga professora Maria do Carmo, populamente conhecida na cidade de Carnaúba dos Dantas por Colombita.

Minha amiga deixo aqui a minha homenagem.

Hoje quando acordei ,pensei! uma brisa de felicidade invadiu meu coração.
Pensei que pudesse ser pela noite bem dormida,
mas não era.

Ai fui sentindo uma necessidade de sorrir,
um motivo para estar alegre.

Olhei para o céu e por instante pensei que aquele Sol bonito
era o motivo de minha alegria.

Mas também não era. Não me preocupei em saber o que era,
estava apenas sentindo.

Foi quando eu comecei a pensar nas pessoas que eu gostava,
muita gente passou em minha mente, mas quando me lembrei de você,
sua amizade sempre me foi um alicerce, sempre humilde.

Você me ajudou e ajuda quando precisa.
Me peguei pensando em uma forma de te dizer
o quanto quero que sejas feliz.

E o resultado está ai, essa mensagem que embora
seja simples, é de todo coração.
E assim como sempre contei com a sua amizade,
saiba que poderá contar com a minha eterna amizade também.

PARABÉNS.

Número de abortos é preocupante no RN

No Rio Grande do Norte, foram realizadas 4.275 curetagens após aborto só em 2009, o que dá uma média de 356 procedimentos realizados por mês e 11 por dia. De janeiro a maio de 2010, já foram realizados 1.529 procedimentos. Embora o número seja considerado alto, a quantidade de procedimentos realizados nas maternidades do estado, e consequentemente de abortos praticados no RN, pode ser bem maior. Maria do Carmo Lopes de Melo, presidente do Comitê Estadual de Mortalidade Materna, afirma que o número de curetagens pós-aborto no RN é alto e preocupante, e que os procedimentos também são feitos em mulheres que abortaram espontaneamente. Ela também alerta para a falta de dados reais no país e principalmente no estado.

Inscrições para o Enem 2010 terminam hoje

Terminam hoje (16) as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010, que será realizado nos dias 6 e 7 de novembro. Inicialmente, o prazo se encerraria no dia 9, mas foi estendido por causa das chuvas que atingiram Alagoas e Pernambuco.

Segundo o Ministério da Educação, os governadores dos dois estados – Teotônio Villela e Eduardo Campos, respectivamente – pediram que o prazo fosse adiado preocupados com o impacto das chuvas e das enchentes.

As inscrições devem ser feitas pela internet, até as 23h59 (horário de Brasília), no site www.enem.inep.gov.br. A taxa é de R$ 35, mas estão isentos os estudantes da última série do ensino médio em escolas públicas e os que que comprovarem a impossibilidade de pagamento preenchendo declaração de carência.

Animais morrem em massa em cidade de Lagoa de Velhos

A morte repentina de animais está deixando assustada a população do município de Lagoa de Velhos, localizado a 97km de Natal. Segundo denúncia de moradores, desde o dia 3 deste mês, cachorros e gatos estão aparecendo mortos na cidade, e tudo indica que a causa é um veneno conhecido como "chumbinho", produto clandestino, irregularmente utilizado como raticida. O que tem deixado os moradores aflitos é que, além da morte dos seus bichos de estimação, há risco de envenenamento de crianças. Na tarde de ontem, cerca de 15 cachorros foram queimados no lixão próximo à cidade. Segundo os moradores, até os urubus que estão se alimentando dos animais mortos estão morrendo, o que leva a crer, de fato, que estão usando veneno para eliminar os bichos. Informações dos moradores são de que já morreram cerca de 500 urubus.

A estudante Milena Carla de Lira, moradora de Lagoa de Velhos, disse que a população está desesperada. Segundo ela, são cerca de 10 cachorros mortos por dia,além de um número maior de gatos, que a estudante não teve condições de contar. "Os cachorros ficam espumando e se batendo. Todo mundo está revoltado. A gente quer saber que veneno é esse, porque até os urubus que comem os cachorros estão morrendo. Até agora ninguém viu nada, se tem alguém dando veneno para os cachorros. A gente acha que eles fazem isso de madrugada. Sei que as pessoas que ainda têm cachorro vivo está com medo e as crianças estão trancadas dentro de casa", disse Milena.

A administração municipal é apontada, por algumas pessoas, como responsável pelo crime, já que as mortes começaram a acontecer depois que um carro de som anunciou, durante 15 dias, que os donos de animais os retirassem das ruas. "Passaram esse carro que dava essa ordem. Quem tivesse seus bichos recolhesse porque a partir do dia 1º de julho a prefeitura tomaria as providências. Depois desse dia é morrendo gato, cachorro, ratos. Estamos com medo de crianças se envenenarem", argumentou.

O acontecimento se tornou tema de debatesnum site de relacionamentos da internet. Na comunidade "Eu amo Lagoa de Velhos", alguns moradores discutem as possíveis razões das mortes e compartilham a preocupação com os envenementos. O espaço também foi utilizado pelo chefe de gabinete da prefeitura, Osvagrio Ferreira de Oliveira, conhecido na cidade como Vaguinho, para se defender das acusações feitas contra ele. "Fui surpreendido com a informação que um leviano de nossa cidade tem divulgado que eu ordenei a envenenamento de todos os cachorros soltos nas ruas. Quero aproveitar este espaço, para me defender dessa acusação leviana e mentirosa. Jamais faria isso, e estou lutando para tirar sim das ruas todos os cachorros doentes e farei isso a pedido da população", declarou.

RN: mais de 8 mil empregos são gerados no primeiro semestre

No primeiro semestre deste ano, foram gerados 8.188 empregos com carteira assinada no Rio Grande do Norte, o que representa um aumento de 2,34% no contigente de empregados formais no estado. Este é o segundo melhor resultado de toda a série histórica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), iniciada em 1992, sendo superado apenas pelo desempenho de 2004 (9.485 postos). No Brasil, foram criados 1.473.320 novos empregos formais no primeiro semestre, recorde para o período. Até então, o melhor resultado do semestre havia sido registrado em 2008: 1.361.388.

No primeiro semestre de 2010, no país, seis dos oito setores da economia registraram recorde absoluto. Os 25 subsetores expandiram o nível de emprego, com 16 deles apresentando saldos recordes para o período. Segundo o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, que apresentou os resultados do Caged ontem, o recorde no semestre mostra que o mercado de trabalho no Brasil está contribuindo para o crescimento econômico do país.

TRABALHO DO CRAS DA CIDADE DE CARNAÚBA DOS DANTAS É ELOGIADO PELA SETHAS


Uma equipe da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social – SETHAS, visitou nesta quinta (15) o Centro de Referência de Assistência Social Maria Lourdes Dantas, no município de Carnaúba dos Dantas, onde pôde verificar in loco as ações desenvolvidas na comunidade, assim como inspecionar as instalações físicas daquela instituíção.

A equipe da SETHAS estava formada pela Dra. Ana Cristina (coordenadora estadual do CRAS/RN) e pelos coordenadores estaduais dos Idosos e do PETI, respectivamente, Eli de Freitas e Maria Ubetânia.

A Secretária Municipal de Assistência Social e equipe municipal vinculada ao CRAS mostraram todas as ações desenvolvidas e as metas a serem cumpridas e, no final, a SETHAS elogiou o trabalho desenvolvido pelo município na área social.

Para o prefeito Alexandre Dantas, a vinda do CRAS para a comunidade está ampliando o cinturão da cidadania e fortalecendo o acesso das pessoas aos mais diversos serviços sociais.

Eleições vão custar R$ 4,22 milhões

Mais de 30 mil pessoas vão trabalhar no dia do pleito no Rio Grande do Norte. As eleições estão orçadas em R$ 4,22 milhões. Considerando o universo de 2.246.691 de eleitores, o custo per capta é de R$ 1,90.

Essas e outras informações foram repassadas pela diretora geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), Andréa Campos, durante o Briefing Eleições 2010, ontem, quando a Corte reuniu profissionais da imprensa potiguar para falar sobre seu trabalho durante o período eleitoral e informar sobre as regras para a propaganda eleitoral nos diversos meios.

A abertura foi feita pelo presidente do TRE/RN, desembargador Expedito Ferreira, que permanece no cargo até o dia 3 de agosto, quando será substituído pelo desembargador Vivaldo Pinheiro, eleito ontem para sucedê-lo.

quinta-feira, julho 15, 2010

Brasil é um dos mais desiguais na questão feminina entre países latino-americanos

O Brasil ocupa o 15º lugar no índice que mede a igualdade das mulheres nos países da América Latina. O índice, chamado de ISO-Quito, tem como base os compromissos assumidos pelos países da região durante a Conferência Regional da Mulher, realizada em 2007, na capital do Equador, Quito.

O índice brasileiro foi divulgado hoje (15) pela organização não governamental (ONG) Articulação Feminista Marosur e conta com dados da Comissão Econômica para o Caribe e a América Latina (Cepal), com base no ano de 2007.

Para seu cálculo, são avaliadas três dimensões: política, que trata da paridade na tomada de decisões; econômica, que trata da paridade econômica e do trabalho; e social, que trata do bem-estar das mulheres. Vinte e dois países tiveram seus índices medidos, mas só 16 apresentaram as informações completas.

O Brasil conseguiu a melhor posição no índice que mede a paridade econômica e do trabalho, ocupando a segunda posição nos dois quesitos, entre os 16. O país mais bem colocado em relação à paridade econômica é o Uruguai. No índice que mede o bem-estar das mulheres, o Brasil ficou em oitavo lugar e naquele que mede a tomada de decisões, o Brasil ficou em 20º.

Na média das três dimensões, que resulta no índice ISO-Quito, o Brasil ficou em penúltimo lugar, à frente apenas da Guatemala. O país que teve a melhor média ISO-Quito foi a Argentina, seguida da Costa Rica. Em terceiro, ficou o Chile.

RN ganha programa de assistência especializada em eletrocardiograma

O Governo do Estado implanta em setembro o programa Telemedicina, que garantirá assistência especializada nos exames de eletrocardiograma em todos os municípios do Rio Grande do Norte. Com a implantação da Telemedicina, o Governo estará instalando 238 novos eletrocardiógrafos em unidades de saúde dos municípios do Estado.

A Telemedicina atuará, durante as 24 horas do dia, com uma central dotada de equipamentos tecnológicos e com uma equipe de médicos especializados, conectada por telefone, fax e internet, aos postos de saúde de todas as cidades do Rio Grande do Norte. Essa estrutura irá garantir que exames de eletrocardiograma realizados nos postos de saúde – que não dispõem de médicos especializados, sejam encaminhados para a Central da Telemedicina que responderá em dois minutos com seus respectivos laudos.

De posse da leitura do exame e do laudo, o médico do posto de saúde terá condição de fazer o tratamento inicial, e, se for o caso, encaminhar o paciente para um especialista ou um hospital de alta complexidade. Essa ação beneficia o paciente que, em tempo hábil e na sua própria comunidade, recebe o diagnóstico especializado e o tratamento médico eficaz. Beneficia também o sistema de saúde pública do Estado, já que de cada 100 pacientes que procuram atendimento para problemas de natureza cardíaca, 70 têm outro tipo de doença ou não estão enfermos.

“Esse programa irá estender o atendimento especializado para todas as partes do Estado, salvando muitas vidas”, ressalta o governador Iberê Ferreira.

Habilitações de telefonia móvel no país passam de 185 milhões

O número de linhas de telefones celulares chegou a 185,1 milhões após o registro de 1,4 milhão habilitações no mês de junho. De acordo com os dados divulgados hoje (15) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), de janeiro a junho de 2010 foram feitas 11,1 milhões de assinaturas.

Segundo a Anatel, a teledensidade (linhas habilitadas por grupo de 100 habitantes) do país em junho atingiu 95,92, um crescimento de 0,69% em relação a maio.

A maioria dos acessos, 152,3 milhões (82,32%), são de pré-pagos. Três regiões apresentaram mais de um acesso por habitante, com acessos acima de 100: Centro-Oeste (114,8), Sudeste (106,9) e Sul (100,13). A Região Norte tem teledensidade de 77.9 e a Nordeste, de 77.73.

A operadora Vivo lidera em número de habilitações, com 30,24% do total. A Claro vem em segundo lugar, com 25,33%, a Tim em terceiro com 24%, e a Oi em quarto, com 20,08. Depois aparecem as operadoras CTBC, Sercomtel e Unicel, todas com menos de 1% de participação.

quarta-feira, julho 14, 2010

Polícia encontra vão em concreto na casa de Bola e detecta forte "mau cheiro"


A Polícia Civil de Minas Gerais informou, por volta das 13h45 desta quarta-feira (14), que o aparelho GPR, utilizado por técnicos da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), detectou um vão em uma parte de concreto que fica embaixo de uma escadaria na casa da ex-policial civil Marcos Aparecido dos Santos, o Bola. Neste local, a polícia também sentiu um mau cheiro muito forte. Os cães farejadores do Corpo de Bombeiros que estão no imóvel também perceberam a presença de algo estranho na área.

Policiais e o Corpo de Bombeiros usam uma britadeira para tentar descobrir o que há nesse espaço.

Desde o final da manhã, policiais civis e técnicos da universidade estão no local. A assessoria da polícia informou que retornou à casa do ex-policial civil porque recebeu uma denúncia anônima de que partes do corpo de Eliza Samudio estão concretados no imóvel em Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte. Segundo a polícia, duas pessoas vão servir de testemunhas no trabalho que está sendo realizado no local.

Os dois cães farejadores do Corpo de Bombeiros chegaram à casa de Santos no início da tarde. Os animais - uma labradora preta batizada de Ébone e uma golden chamada Sol - ajudam nas buscas por vestígios.

Mulher morre depois de ser empurrada de cima de um muro

Um crime chocou a comunidade do Alto José Idalino, no Brejo da Guabiraba, Zona Norte do Recife. Uma mulher morreu depois de ser empurrada de cima de um muro e sofrer traumatismo craniano. Denise Maria dos Santos, de 30 anos, estava internada há quatro dias no Hospital da Restauração e morreu durante a madrugada de hoje.

De acordo com familiares da vítima, Denise morava em Nova Tiúma, mas foi passar o fim de semana na casa do marido, José Francelino da Silva Filho, que mora com a mãe no bairro da Guabiraba. Pela manhã ela havia discutido com um vizinho identificado como Evandro, que à tarde voltou armado para ameaçar Denise.

Ao ver a mulher sob a mira de um revólver, José Francelino teria entrado em luta corporal com Evandro. Ao tentar se levantar, ele atingiu Denise, que estava sentada num muro. A mulher caiu batendo a cabeça numa canaleta. Ela foi levada em estado grave ao Hospital da Restauração, onde permaneceu internada e faleceu na manhã de hoje.

Prefeitura lança concurso com 132 vagas no RN; salário até R$ 2.314,00

A Prefeitura Municipal de Governador Dix-Sept Rosado (RN), oferece 132 vagas para todos os níveis de escolaridade, destinadas ao Quadro Geral de Pessoal do Poder Executivo e à formação de cadastro de reserva. As inscrições estão abertas a partir do dia 19 de julho. A remuneração varia entre R$ 510,00 a R$ 2.314,00. Do total de vagas ofertadas, 11 serão reservadas para candidatos com necessidades especiais.

As vagas são para médico pediatra, médico ginecologista, médico geriatria, assistente social, bibliotecário, enfermeiro, engenheiro civil, farmacêutico bioquímico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico veterinário, nutricionista, psicólogo, assistente em administração, auxiliar de enfermagem, fiscal de vigilância sanitária, agente fiscal de tributos, assistente administrativo, encanador, motorista, pintor, vigilante, agente comunitário de saúde, monitor de programas sociais, coveiro, jardineiro, servente de obra, auxiliar de serviços diversos, professor de português, professor de inglês, professor de matemática, professor de ciências, professor de geografia e professor de história.

As Inscrições deverão ser realizadas no período de 19 de julho a 3 de agosto, através do endereço eletrônico www.fundacaojoaodovale.com.br, ou de forma presencial, na Prefeitura Municipal de Governador Dix-sept Rosado, localizada na
Rua Machado de Aguiar nº 88, Centro, Governador Dix-sept Rosado-RN.

O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 16,00 para cargos de nível Fundamental, R$ 18,00 para cargos de nível Médio e R$ 21,50 para cargos de nível Superior.

Governo enviará projeto que proíbe pais de dar palmada nos filhos

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei 8.069/90) poderá sofrer mais uma alteração ao completar duas décadas. O governo federal prometeu encaminhar nesta quarta-feira (14) projeto de lei ao Legislativo que proíbe castigos corporais em crianças e adolescentes, como palmadas e beliscões.

Em seminário na Câmara sobre os 20 anos do ECA, celebrados neste dia 13 de julho, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, disse que a proposta pretende garantir que meninos e meninas cresçam livre de violência física e psicológica.

A sugestão do projeto de lei foi encaminhada ao governo pela Rede Não Bata, Eduque - formada por instituições e pessoas físicas. Pelo texto, "castigo corporal" passa a ser definido como "ação de natureza disciplinar ou punitiva com o uso da força física que resulte em dor ou lesão à criança ou adolescente".

Para os infratores, as penas são advertência, encaminhamento a programas de proteção à família e orientação psicológica. Será necessário o testemunho de terceiros - vizinhos, parentes, assistentes sociais - que atestem o castigo corporal e queiram delatar o infrator para o Conselho Tutelar.

Atualmente, o estatuto proíbe maus-tratos, mas não define quais são os casos. “Há necessidade de mais proteção para garantir a convivência familiar adequada e um ambiente saudável”, afirmou. Para Márcia medidas que criam um padrão de relacionamento em relação à agressão física são importantes “para que a violência não comece em casa”.

Ipea revela que taxas de pobreza no RN diminuíram

Por Andrielle Mendes.

Embora o RN tenha bolsões de pobreza, estudo divulgado ontem pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela que as taxas de pobreza absoluta e extrema no estado diminuíram nos últimos 14 anos. A de pobreza absoluta (quando o rendimento médio domiciliar per capita é de até meio salário mínimo mensal) passou de 63,8% em 1995 para 44,2% em 2008 no RN. A de pobreza extrema (quando o rendimento médio domiciliar per capita é de até um quarto de salário mínimo) passou de 34,3% para 20,2%.

O RN ocupa uma posição intermediária. A pobreza absoluta está muito acima da nacional, que é de 28,8%, mas abaixo da média do Nordeste, de 49,7%. A pobreza extrema também está acima da nacional, de 10,5% e abaixo da Nordeste, de 24,9%. A desigualdade de renda apresentou queda, mas continua alta. Nos últimos 14 anos, passou de 0,60 para 0,55, com base no índice de Gini, que mede o grau de desigualdade. O valor varia de 0, quando não há desigualdade a 1, quando é máxima (apenas um indivíduo detém toda a renda da sociedade). No Brasil, o índice é de 0,54. Segundo a pesquisa, 12,8 milhões de brasileiros saíram da pobreza absoluta e 12,1 milhões de brasileiros saíram da pobreza extrema nos últimos 14 anos - período caracterizado pela estabilidade monetária. Neste período, as taxas nacionais de pobreza absoluta e extrema caíram. A de pobreza absoluta passou de 43,4% em 1995 para 28,8% em 2008 - redução de 33,6%. A pobreza extrema teve queda de 49,8%, passando de 20,9% em 1995 para 10,5% em 2008.

terça-feira, julho 13, 2010

Advogado diz que vai pedir “alimentação balanceada” para goleiro Bruno

O advogado Frederico Franco, que trabalha junto com Ércio Quaresma na defesa do goleiro suspenso do Flamengo Bruno Fernandes, disse na tarde desta terça-feira (13) que irá pedir que seja servida uma “refeição balanceada” ao jogador na penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na região metropolitana.

Segundo Franco, seu cliente estava acostumado com “um tipo de refeição” e agora está se alimentando de uma forma diferente. Para o defensor, esse pode ser o motivo que provocou o mal estar sentido por Bruno na madrugada do último domingo (11). Por volta das 2h30 daquele dia, o goleiro pediu por socorro. Ele afirmou sentir uma forte dor no peito e foi constatada queda de pressão. No dia seguinte, o advogado Ércio Quaresma disse que o jogador desmaiou e chegou a ficar inconsciente por cerca de uma hora.

Mãe de menina supostamente estuprada em SC diz que ela era virgem

A mãe da menina supostamente estuprada por dois adolescentes de famílias poderosas de Florianópolis (SC) disse em entrevista que sua filha, de 13 anos, era virgem antes do crime. A mulher, que não quis se identificar, também disse que a garota não tomou anticoncepcional porque ainda não menstrua.

Apesar dos principais suspeitos de terem praticado o estupro serem o filho de um delegado da cidade e o filho de um dos donos da RBS, o maior grupo de comunicação do Sul do país, a mãe da garota acredita na Justiça e confia em um julgamento justo do caso.

O suposto estupro aconteceu no dia 14 de maio, quando, de acordo com as investigações da polícia, os dois adolescentes levaram a garota ao apartamento do filho de um dos diretores da RBS. Lá, eles deram bebida alcoólica para a menina, que ficou dopada. Depois, eles a levaram para um quarto e praticaram o crime.

O Domingo Espetacular programa da Rede Record teve acesso a um documento que conta como aconteceu o episódio. Segundo ele, depois que ocorreu o estupro, a menina acordou com três adultos em volta dela: uma mulher, que passou maquiagem no pescoço da vítima para esconder os hematomas, um homem com uma tatuagem no braço, que disse à garota que ela teria que contar uma boa história ao pai dela e a terceira pessoa, mãe de um dos garotos, que ligou para o pai da vítima minutos antes da meia-noite e pediu para ele buscá-la.

Ao chegar em casa, a garota tinha muitos machucados nas partes íntimas, no pescoço e na cabeça.

De acordo com o advogado da família da vítima, as investigações apresentam algumas falhas, como a ausência do pedido de exame toxicológico, para ver se deram algum tipo de droga à garota, e a não identificação dos adultos que estavam no apartamento após o crime.

A delegada que está à frente das investigações ouviu os garotos suspeitos. Depois, por encontrar contradições nas versões dadas por eles, pediu um novo relato, No segundo, um deles teria confessado o crime. Os dois estão em liberdade.

Começa a seleção do elenco de Rebelde, nova novela da Record


Do portal R7.

Os testes para a próxima novela da Record, Rebelde, já começaram no complexo de estúdios RecNov, em Vargem Grande, zona oeste do Rio de Janeiro.

Cerca de 500 jovens estão sendo avaliados numa primeira fase. A trama está sendo adaptada por Margareth Boury e terá a direção de Ivan Zettel.
- Ao todo serão três semanas de testes. Vamos escolher os seis protagonistas da história. E pelos primeiros resultados, dá para ver que iremos formar um elenco de primeira qualidade.

Zettel fez coro a Silveira e afirmou que a equipe trabalha a todo vapor para escolher o elenco num curto espaço de tempo.

- Pelo material já obtido teremos grande sucesso. Há produtores também visitando escolas de formação de atores, agências de modelos e assistindo a peças de teatro e musicais. Em 20 dias devemos fechar grande parte do elenco.

PREFEITO DE CARNAÚBA DOS DANTAS ANUNCIA INÍCIO DOS SERVIÇOS DE RECAPEAMENTO DA RN 288


Uma boa notícia foi dada hoje pela manhã (13), pelo prefeito de Carnaúba dos Dantas Alexandre Dantas, aos usuários de transporte, motoristas e comunidade em geral. A empresa MAC - Mesquista Andrade Construções Ltda, iniciou os trabalhos de recapeamento da RN 288, trecho Rajada/sede do município, que tem 7km de extensão.

Os trabalhos preliminares consistem na limpeza e reparos em toda sua extensão e, assim depois, será feito o recapeamento asfáltico, para a alegria do povo de Carnaúba dos Dantas, principalmente os ceramistas e trabalhadores, que diariamente se utilizam dessa rodovia para escoamento da produção cerâmica.

A recuperação dessa rodovia faz parte de um conjunto de outras estradas em execução em todo o RN, cuja ordem de serviço foi assinada pelo governador Iberê Ferreira de Souza no dia 12/04/2010, que preveem a reconstrução de 542 quilômetros de rodovias no estado. A estrada de Carnaúba dos Dantas foi orçada em R$ 1,8 milhões de reais.

“São duas importantes obras que eu, como prefeito, tenho lutado incansavelmente: a adutora e o asfalto. Graças ao bom Deus e a determinação do governo do estado, através da ex-governadora Vilma de Faria e do atual governador Iberê Ferreira, os sonhos estão se tornando realidade” comentou Alexandre.

Deputados aprovam fim de idade limite para deficiente frequentar escola

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou na quarta-feira (7) o Projeto de Lei 6651/09, do deputado Márcio França (PSB-SP), que extingue a idade limite para o atendimento de portadores de necessidades especiais na rede regular de ensino. A proposta altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96).

O relator, deputado Ribamar Alves (PSB-MA), defendeu a aprovação. “É inquestionável essa proposta, que visa garantir, às pessoas com deficiência mental ou múltipla, o exercício de um direito subjetivo elementar, o direito à educação”, disse.

O PL 6651/09 assegura ao aluno, ou ao seu responsável, o direito de decidir quando solicitar a “terminalidade específica”. Esse termo designa o certificado concedido aos estudantes que não alcançam o nível de conhecimento exigido para a conclusão do ensino fundamental.

Discriminação
Atualmente, os estados adotam a prática de conceder a terminalidade específica quando o estudante completa 18 anos. Na prática, portanto, o PL 6651/09 pretende garantir o acesso à escola das pessoas com deficiência mental sem discriminação pela faixa etária e de acordo com sua capacidade intelectual.

Segundo Márcio França, “os portadores de necessidades especiais e suas famílias vêm sofrendo restrições ao pleno acesso à educação básica, principalmente ao ensino fundamental”. Para o deputado, “eles não devem ter um horizonte definido de tempo ou de competência”, acrescenta.

Kiko (KLB), Mulher Melão e Reginaldo Rossi estão entre os candidatos famosos de 2010

As declarações de bens das “celebridades” que tentarão entrar na política em outubro mostram que, muito além do trabalho parlamentar, a incursão na política pode ser uma tábua para a salvação financeira. Uma lista elaborada pelo Correio com representantes da nova classe de aspirantes a políticos revela que, ao contrário do que reza o imaginário popular, a maioria dos ex-alguma coisa não declarou um patrimônio de fazer inveja. Alguns, como Túlio Maravilha (PMDB-GO), Maguila (PTN-SP), Mulher Melão (PHS-RJ) e Reginaldo Rossi (PDT-PE), apresentaram uma lista de bens “zerada”.

No caso dos ex-jogadores de futebol, quanto maior a fama, menor o número de bens acumulados. O tetracampeão do mundo Romário declarou patrimônio de R$ 883 mil. Túlio, nada. Ex-colegas de Corinthians, Vampeta e Marcelinho Carioca listaram R$ 2 milhões e R$ 700 mil, respectivamente. A soma de todos não alcança a metade dos bens do atacante aposentado Marques (PTB-MG), candidato a deputado estadual. Com passagens por Corinthians, Flamengo e Atlético-MG, ele diz ter amealhado R$ 8,3 milhões durante a carreira.

No caso de Vampeta e Marcelinho, os candidatos a deputado federal mostram uma declaração de bens com “calote” em comum. Os dois fazem parte da massa falida das Fazendas Reunidas Boi Gordo. O volante pentacampeão perdeu R$ 118 mil e o pé de anjo, R$ 680 mil. A empresa faliu em 2004, deixando R$ 2,5 bilhões em dívidas. Às voltas com problemas de pagamento de pensão alimentícia, Romário declarou metade em parcelas de imóveis e o restante em quotas de empresas. Não há referência a carros de luxo com os quais transitava pelo Rio, como a famosa Ferrari. Ele tenta um assento na Câmara.

Com patrimônios inferiores, representantes do meio artístico e até um ex-BBB também tentarão entrar na política. Tatiana dos Santos Lourenço, a Tati Quebra Barraco, quer virar deputada federal pelo PTC. A funkeira declarou um carro de R$ 50 mil e uma casa de R$ 100 mil. A declaração de bens do ex-BBB Jean Wyllys, o professor que teve os 10 segundos de fama, mostra que o prêmio de R$ 1 milhão foi pulverizado. Ele declarou um apartamento de R$ 200 mil em Salvador, uma casa em Alagoinhas, de R$ 120 mil, e um Cross Fox 2007, que diz custar R$ 50 mil.

Novo tratamento contra HIV poderia evitar 10 milhões de mortes até 2025

Ao menos dez milhões de mortes causadas pelo vírus do HIV e um milhão de novas infecções poderiam ser evitadas em 2025 caso seja aplicado um novo tratamento proposto pela Unaids (Agência das Nações Unidas na Luta Contra a Aids): o 2.0.

"Trata-se de simplificar a maneira na qual atualmente os tratamentos contra o HIV são fornecidos e aumentar o acesso a estes remédios", disse Michel Sidibé, diretor-executivo da Unaids, durante a apresentação em Genebra do relatório 2010, preâmbulo da Conferência de Viena sobre aids da próxima semana.

O 2.0 é um tratamento que engloba iniciativas para a prevenção do HIV, novas práticas para sua detecção e fórmulas inovadoras para criar remédios mais eficientes, embora nenhuma delas tenha sido aplicada ainda.

Sidibé explicou que o 2.0 "reduziria os custos dos tratamentos e o nível tóxico dos anti-retrovirais", combinação que "facilitaria o acesso aos remédios drasticamente", com uma previsão de redução de dez milhões de mortes e um milhão de infecções em 2025.

Hoje, só cinco milhões dos mais de 15 milhões de infectados pelo HIV no mundo têm acesso a tratamentos, por isso que a Unaids propõe que os países doadores unam seus esforços para iniciar o 2.0 e criar "pílulas mais singelas e menos tóxicas", "melhorar a prevenção" e aumentar "o número de testes de detecção gratuitos".

O estudo da Unaids também contempla que os jovens - entre 14 e 25 anos - estão liderando o atual processo de luta contra a Aids, já que a prevalência do HIV entre este setor da população diminuiu mais de 25% em 15 dos 25 países mais afetados pela pandemia.

segunda-feira, julho 12, 2010

Morre um dos fundadores da UFRN

Morreu na manhã desta segunda-feira (11), o professor Juarez Pascoal de Azevedo, aos 80 anos, um dos fundadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, da Escola de Engenharia (atual Centro de Tecnologia) e do Instituto de Física (atual Departamento de Física Teórica e Experimental).

Juarez também trabalhou na Pró-reitoria de Pós-graduação durante a gestão do reitor Genibaldo Barros e esteve vinculado a diversos departamentos da Universidade, estando, por último, no de Engenharia Civil. O velório e o sepultamento acontecem na tarde desta segunda-feira (12), no Morada da Paz, Emaús.

Internet já é o canal de atendimento bancário mais usado pelos brasileiros

A internet passou a ser o canal de atendimento bancário mais usado pelos brasileiros, segundo o Adendo Estatístico 2009 sobre o Sistema de Pagamentos de Varejo do Brasil, divulgado pelo Banco Central (BC). Por meio da rede mundial de computadores, foram iniciadas 30,6% (8,365 bilhões) das transações bancárias no ano passado, ultrapassando os terminais de autoatendimento (caixas eletrônicos), que ficaram com 29,8% (8,133 bilhões).

Casais são roubados e abandonados sem roupa em estrada

Dois casais foram assaltados na madrugada desta segunda-feira em Itapira, a 146 km da capital paulista. Eles estavam dentro de um carro estacionado quando foram abordados por um homem armado e encapuzado.

Durante o assalto, o homem pegou os telefones celulares das vítimas, obrigou todas a tirarem a roupa e fugiu em seguida. Os quatro ficaram sem roupas em uma estrada de terra de Mogi Mirim. Uma pessoa do grupo estava com o celular escondido no tênis e conseguiu acionar a Guarda Municipal. Eles foram resgatados e ninguém ficou ferido.

Na mesma noite, a Polícia Militar recebeu uma ligação, que seria do assaltante, indicando o local aonde os celulares das vítimas e a chave do carro estariam escondidos. Policiais foram conferir e recuperaram os pertences dos casais, mas o veículo não foi encontrado. Não há pistas do assaltante.

Argentina pode ser primeiro país sul-Americano a aceitar união de homossexuais

A Argentina pode se transformar, na próxima quarta-feira (14), no primeiro país da América do Sul a modificar o Código Civil para incluir a lei que reconhece a união entre pessoas do mesmo sexo. Com o apoio do governo de Cristina Kirchner, o Senado vai se reunir para decidir a grande polêmica que envolve todos os setores da sociedade argentina. Ontem (11), o ministro do Interior, Florencio Randazzo, afirmou que o governo aguarda, com expectativa, o momento em que a Argentina estará incluída na vanguarda da igualdade dos direitos civis.

O projeto que será analisado pelos senadores não apenas legaliza a união de pessoas do mesmo sexo, mas também concede a casais gays o direito de adotar filhos. O texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados no dia 5 de maio deste ano. Entre outras modificações, o projeto alterou o parágrafo do Código Civil argentino que declara a validade da união civil apenas quando envolve "um homem e uma mulher". A expressão foi trocada para "contraentes", abrindo espaço para que a Justiça reconheça os casais gays.

O projeto chegou à Comissão de Legislação Geral do Senado argentino no final de maio. Desde então, os senadores promoveram uma série de audiências públicas em Buenos Aires e em outras cidades argentinas para ouvir diferentes segmentos da sociedade. A Igreja Católica já manifestou, em várias ocasiões, seu repúdio ao projeto. Ontem, por exemplo, o arcebispo de Buenos Aires, cardeal Jorge Bergoglio, convocou uma jornada de orações em todo o país e sugeriu que os sacerdotes lembrassem, durante as missas, que a Igreja Católica considera inalterável o casamento, entre o homem e a mulher, para a manutenção da família.

Em resposta, o senador Luis Juez, da Frente Cívica da cidade de Córdoba, afirmou, durante entrevista a uma emissora de rádio, que votará a favor da união entre pessoas do mesmo sexo sem que isso signifique estar em guerra ou mudar sua condição heterossexual. Também ouvida pela rádio, a senadora Sônia Escudero, do Peronismo Federal, defendeu seu repúdio à lei que será examinada pelo senado, dizendo que o projeto é juridicamente defeituoso porque "contraria os direitos da maioria da sociedade".

A sessão do Senado argentino para examinar o assunto deverá começar às 10 horas de quarta-feira, sem previsão de encerramento. Se for aprovado, o projeto segue direto para sanção da presidente Cristina Kirchner. Se rejeitado, somente poderá voltar ao Senado no ano que vem.

Servidores do Detran paralisam serviços por tempo indeterminado

Os servidores do Detran-RN entraram em greve na manhã desta segunda-feira (12). Em assembleia realizada em frente ao prédio do órgão, os servidores decidiram por manter a paralisação dos serviços por tempo indeterminado. A categoria reivindica a implantação do Plano de Cargos, carreiras e salários, a realização de concurso público e o pagamento das promoções atrasadas.

De acordo com o diretor do departamento jurídico do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN (SINAI-RN), Nilson Bezerra, até agora 50% dos funcionários que fazem parte do Detran aderiram ao movimento. Nilson explica, que só do quadro do Detran são 300 funcionários e que a meta é atingir 80% do total de servidores do quadro em todo o estado.

Ainda segundo o diretor, na última sexta-feira (9), a categoria recebeu um ofício do governo dizendo que não era possível atender suas reivindicações.
“Queremos a implantação imediata do Plano de Cargos e carreiras, pois o governo tem possibilidades de atender o que é de direito para a categoria”, declarou Nilson.

Para o diretor geral do Detran, Carlos Teodorico, as soluções estão encaminhadas, o que é o caso do concurso público e que não há nenhum motivo para a greve.

domingo, julho 11, 2010

Vestibular Agendado de inverno UNOPAR

Chegou em João Câmara a Universidade UNOPAR indicada pelo MEC para funcionar com 12 cursos são eles:

-Serviço Social;

-Administração;

-História;

-Letras;

-Pedagogia;

-Ciências Contábeis;

-Sup. de Tec. em Análise e Desenv. de Sistemas;

-Sup. de Tec. Em Gestão Ambiental;

-Sup. de Tec. Em Gestão de Recursos Humanos;

-Sup. de Tec. Em Marketing;

-Sup. de Tec. em Processos Gerencias.

As inscrições para o próximo vestibular agendado de Inverno estão abertas podendo ser feitas pelo SITE www.unoparvirtual.com.br ou no Pólo Presencial da UNOPAR em João Câmara , Rua: Cícero Varela, 77 A , no Araújo Center.

Maiores informações pelos telefones.

(84)-9993-8348 falar com Rosângela.

(84)-9182-8929 - 8715-7627 falar com Valdemar.

Apostador do CE leva sozinho R$ 20 mi na Mega-Sena

Um apostador do Ceará acertou as seis dezenas do concurso 1.195 da Mega-Sena e levou, sozinho, o prêmio acumulado de R$ 20,6 milhões. O ganhador é morador do município de Mombaça.

O sorteio da Mega-Sena foi realizado na noite deste sábado (10) em Andradina (SP) pela Caixa Econômica Federal. As dezenas são: 17, 20, 26, 27, 55 e 57.

Outros 63 apostadores acertaram a quina. Cada um levará R$ 30,6 mil. Já as 4.448 pessoas que ganharam na quadra ficarão com R$ 621,10 cada.

O próximo concurso, marcado para a quarta-feira (14), deverá sortear um prêmio de R$ 2 milhões. O valor acumulado para a Mega da Virada, no fim do ano, é de R$ 27,4 milhões.

Prefeitura do interior do RN oferece 66 vagas com salários até R$ 8 mil

A Prefeitura Municipal de Serra Negra do Norte (RN), encerra na próxima quinta-feira (15) as inscrições para o concurso público que oferece 66 vagas de todos os níveis de escolaridade. Os salários variam de R$ 510 a R$ 8 mil, de acordo com o cargo. As provas serão aplicadas no dia 08 de agosto.

As vagas são para os seguintes cargos: Técnico de Laboratório, Assistente Administrativo, Operador de Sistema, Eletricista, Tratorista, Motorista, Médico Estratégia da Saúde, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Odontólogo, Atendente de Consultório Odontológico, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Farmacêutico- bioquímico de Atenção básica, Fisioterapeuta, Psicólogo, Assistente Social, Orientador Social, Coveiro, Contador, Agente comunitário de saúde, Supervisor pedagógico, Professor de Inglês, Professor de Português, Professor de geografia, Professor de ciências, Professor de artes, Professor de ensino religioso, Professor de matemática, Professor de educação física, Professor de educação básica (educação infantil e polivalente).

As inscrições para todos os cargos serão recebidas exclusivamente Via internet através do preenchimento de formulário próprio disponibilizado no endereço eletrônico www.fundacaofuc.com.br, até às 23h59 do dia 15/07/2010. Quem não tiver acesso a internet, poderá utilizar o Telecentro e o Centro de Inclusão Digital da Prefeitura Municipal de Serra Negra do Norte, para efetuar a sua inscrição.

O valor da taxa de inscrição será de R$ 60,00 para cargos de Nível Superior, de R$ 35,00 para cargos de Nível Médio, e de R$ 30,00 para cargos de Nível Fundamental.

Uma mulher é morta a cada duas horas no Brasil

Uma mulher é assassinada a cada duas horas no Brasil, deixando o país em 12 no ranking mundial de homicídios de mulheres. A maioria das vítimas é morta por parentes, maridos, namorados, ex-companheiros ou homens que foram rejeitados por elas. Segundo o Mapa da Violência 2010, do Instituto Sangari, 40% dessas mulheres têm entre 18 e 30 anos, a mesma faixa de idade de Eliza Samudio, 25 anos, que teria sido morta a mando do goleiro Bruno. Dados do Disque-Denúncia, do governo federal, mostram que a violência ocorre na frente dos filhos: 68% assistem às agressões e 15% sofrem violência com as mães, fisicamente, revela reportagem de Tatiana Farah na edição deste domingo do jornal O GLOBO.

Em dez anos (de 1997 a 2007), 41.532 meninas e adultas foram assassinadas, segundo o Mapa da Violência 2010, estudo dos homicídios feito com base nos dados do SUS. A média brasileira é de 3,9 mortes por 100 mil habitantes; e o estado mais violento para as mulheres é o Espírito Santo, com um índice de 10,3 mortes. No Rio, o 8 mais violento, a taxa é de 5,1 mortes. Em São Paulo — onde Eloá Pimentel, de 15 anos, foi morta em 2008 após ser feita refém pelo ex-namorado em Santo André, e que agora acompanha o desfecho do assassinato de Mercia Nakashima — a taxa é de 2,8.

O sociólogo Julio Jacobo Waselfisz, responsável pelo levantamento do Mapa da Violência, criou um ranking das cidades com maior incidência de homicídio feminino em relação à população de mulheres. Dezenove cidades têm incidência de assassinatos maior que o país mais violento do mundo para as mulheres, El Salvador, com 12,7 mortes por 100 mil habitantes. Em Alto Alegre (Roraima) e Silva Jardim (Rio), a taxa chega a ser 80% maior. Nos últimos cinco anos, o índice foi de 22 e 18,8 mortes, respectivamente.

Aguinaldo Silva critica jornalista da Globo


O novelista Aguinaldo Silva criticou neste sábado (10), por meio de seu perfil no microblog Twitter, o jornalista Tiago Leifert, que comandou o programa Central da Copa durante o Mundial, na Globo.

Sem saber o nome do jornalista, Silva escreveu em seu Twitter, logo após a derrota do Uruguai para a Alemanha, que o apresentador era "sem graça".

- Gente, onde arranjaram esse rapazinho louro e descontraído que comanda aquele debate na Globo depois dos jogos da Copa? Eu, hem.. Aliás, não é só o rapazinho, tudo nessa Copa é sem graça….

O autor também não poupou o polvo Paul, que ficou famoso por adivinhar os resultados dos jogos disputados na África do Sul dentro de um aquário.

- Mas o campeão da sem-gracice é tal do polvo: ah, vai tomar no toba!.

O R7 tentou entrar em contato com o apresentador do Globo Esporte e do Central da Copa por meio da central de comunicação da Globo, mas até a manhã deste domingo (11) não havia obtido retorno.