terça-feira, dezembro 28, 2021

RN registra 01 óbito por covid nas últimas 24 horas; Novos casos são 147.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta terça-feira (28). São 386.248 casos totalizados. Na segunda (27) eram contabilizados 386.069, ou seja, 179 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 147 confirmados nas últimas 24 horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.570 no total. Um (01) óbito foi registrado nas últimas 24 horas, em Currais Novos. Na segunda (27) eram 7.566 mortes. A Sesap não registrou óbitos após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.406.

Recuperados são 377.398. Casos suspeitos somam 110.071 e descartados são 810.394. Estimativa de casos em acompanhamento somam 1.280.

Ministros sobrevoam Bahia e prometem recursos para reconstrução.

Quatro ministros de Estado sobrevoaram hoje (28) as regiões atingidas por fortes chuvas na Bahia, onde anunciaram uma série de ações para auxiliar o esforço de atendimento à população desabrigada e prometeram recursos futuros para a reconstrução da infraestrutura e de moradias.

Pela manhã, os ministros João Roma (Cidadania), Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), Marcelo Queiroga (Saúde) e Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) se encontraram em Itabuna (BA), um dos municípios mais atingidos, de onde sobrevoaram a região por helicóptero.

Por volta do meio-dia, os ministros deram entrevista coletiva na qual anunciaram as medidas de cada ministério para lidar com a situação de calamidade. Queiroga, por exemplo, disse que uma portaria publicada nesta terça-feira (28) destina R$ 12 milhões do Fundo Nacional de Saúde para os fundos municipais comprarem insumos.

O ministro da Saúde anunciou ainda o envio imediato de 100 mil doses para reforçar a vacinação contra a gripe na região, bem como doses para hepatite A e cinco toneladas de insumos hospitalares. Devido às chuvas, algumas localidades perderam grande parte dos remédios e imunizantes. Médicos da Força Nacional de Saúde também estão sendo mobilizados.

Damares Alves anunciou esforços conjuntos com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para prevenir os desaparecimentos e garantir o direito de crianças da região. Os ministro da Cidadania , João Roma, e do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, por sua vez, prometeram que novos recursos federais serão canalizados num futuro breve para a reconstrução de casas e estradas.

Celso Portiolli está com câncer na bexiga.

O apresentador do SBT Celso Portiolli usou o Instagram nesta terça-feira (28) para contar aos seguidores que foi diagnosticado com um câncer na bexiga. Ele explicou como descobriu a doença aos 54 anos de idade e como será o tratamento daqui para frente. Apesar de o termo que denomina a doença assustar, a possibilidade de cura de Celso é de 100%.

“Em dezembro fiz um procedimento endoscópico para a retirada de um pólipo da bexiga, único e pequeno. Vou fazer um tratamento, imunoterapia chamada BGC. Chance de cura próxima de 100% e durante meu tratamento, vida absolutamente normal, fazendo o que sempre fiz. Estou otimista e com muita fé em Deus que tudo já ‘deu’ certo! Obrigado a minha esposa, filhos, família, ao meu amigo Joaquim e outros queridos amigos que me apoiaram emocionalmente, gratidão aos médicos, fui e estou sendo acolhido de uma maneira muito especial”, começa.

No vídeo, Celso explica também que pensou se contava ou não sobre o problema antes da virada do ano. “Muitos amigos meus não sabem, tem parente que não sabe”, declarou. Ele prefere terminar 2021 com a notícia da doença do que começar 2022 com ela.

Bolsonaro é criticado por ausência em tragédia baiana: 'curte férias como se nada ocorresse'.

A ida do presidente Jair Bolsonaro (PL) para Santa Catarina, onde deve passar o Ano Novo, motivou revolta nas redes sociais e fez com que a hashtag #BolsonaroVagabundo chegasse aos Trending Topics do Twitter. Isso porque a viagem do mandatário aconteceu enquanto a Bahia é afetada por uma série de temporais, que já deixaram ao menos 20 mortos e mais de 470 mil pessoas afetadas. Segundo o estado, já são mais de 31 mil desabrigados e 31 mil desalojados. 

Até às 9h45 desta terça-feira, a hashtag já somava mais de 10,5 mil publicações. O deputado federal Nilto Tatto (PT-SP) foi um dos que usaram o tópico para criticar o presidente, que ainda não visitou o estado desde que os temporais se intensificaram na região. Ele foi à Bahia no início do mês, quando aconteceram as primeiras chuvas.

Na Bahia, em Minas e Tocantins, a tragédia das enchentes. No Rio Grande do Sul, a seca inclemente. Em todo o Brasil Covid-19 segue ceifando vidas. E o Presidente da República, em férias, se dedica a combater as vacinas defender a liberação de armas”, escreveu o deputado.  

Materiais escolares podem ficar até 30% mais caros em 2022.

Daqui a poucos dias 2022 inicia e com ele todas as despesas de começo do ano. E quem tem filhos na escola tem uma conta a mais: a compra do material escolar, que vai acompanhar a inflação e a alta do dólar. Segundo a Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (ABFIAE), o aumento pode chegar a 30%.

“Para 2022, temos reajustes elevados em todas as categorias de materiais escolares, variando de 15% a 30%, em média”, afirmou o o presidente executivo da ABFIAE, Sidnei Bergamaschi.

De acordo com entidade, as indústrias e os importadores estão sofrendo esse ano um grande aumento de custos. “São aumentos elevados e frequentes nas diversas matérias-primas como, por exemplo, papel, papelão, plástico, químicos, embalagem, etc. Para os produtos importados, os principais impactos são a variação do dólar no Brasil, os aumentos de custos na Ásia e a elevação dos preços de fretes internacionais, decorrente da falta de containers. Além disso, as medidas antidumping para importações de lápis da China, adotadas pelo governo brasileiro este ano, aumentaram os custos na categoria de lápis”, observou Bergamaschi.

O executivo afirmou que nenhum produto escapará da alta de preços.  “Provavelmente todas as categorias de produtos sofrerão aumentos de preços”. E mesmo os produtos nacionais não terão tanta procura, por falta de opções. “Pode ocorrer alguma migração de volume de produtos importados para nacionais, mas em pequena escala. Para a maioria dos produtos atualmente importados, as opções de fornecimento nacional são pequenas”.

Este ano foi marcado por aulas híbridas em diversos estados, e com isso muitos estudantes reaproveitaram materiais escolares de 2020. Com o avanço da vacinação e a volta às aulas totalmente presencial, pelo menos na Educação Básica, a expectativa da entidade para 2022 é cautela.

“Acreditamos que a retomada das aulas presenciais na maioria dos locais no final de 2021 movimentou o setor, mas sem atingir os patamares pré-pandemia. Nosso mercado foi um dos mais atingido durante a pandemia, com escolas e comércio fechados, com uma queda no varejo de papelaria superior a 37%. Apesar de existir uma boa expectativa com o retorno das aulas presenciais em 2022, os comerciantes do setor de papelaria estão cautelosos, pois sofreram muito em 2021, quando não teve volta às aulas, muitas empresas estão em dificuldades financeiras e outras encerraram as suas atividades. Além disso, a degradação dos índices econômicos - dólar elevado, inflação em alta, desemprego e baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), põe em risco os resultados para nosso segmento”, avalia o executivo.

Brasil terá nova carteira de motorista em 2022; Veja os detalhes.

O novo modelo de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está com data marcada para começar a circular no Brasil: a partir de 1° de junho de 2022. O documento será emitido para quem precisar de segunda via, aos recém habilitados e para quem renovar a CNH. Não haverá necessidade de troca imediata para o novo padrão.

Detalhes sobre a nova CNH constam na resolução nº 886 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em 13 de dezembro. O documento poderá ser expedido em meios físico, digital ou ambos. A escolha ficará à critério do condutor.

Com predominância das cores verde e amarelo, a nova CNH trará uma tabela para identificar os tipos de veículos que o motorista está apto a conduzir. A primeira coluna terá a categoria da CNH, seguida por uma imagem do automóvel e a indicação se o detentor do documento está habilitado para dirigir aquele tipo de veículo.

Uma outra novidade será a inclusão da letra “P”, para indicar que o condutor tem permissão para dirigir, ou “D” para apontar que o motorista tem CNH definitiva. O documento também mostrará se o condutor utiliza a CNH para o exercício de atividade remunerada e terá um campo para constar as restrições médicas.

A nova CNH manterá o QR Code, já disponível nos documentos emitidos a partir de 2017. O código vai armazenar todas as informações do documento, inclusive a fotografia, com exceção da assinatura do motorista.

Hotelaria espera ocupação acima dos 80% para o Réveillon no RN.

Os hotéis do Rio Grande do Norte deverão ter ocupação acima de 80% durante o período de Réveillon, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH).

Os dados levam em conta as reservas e a perspectiva de venda dos empreendimentos em Natal, Pipa e São Miguel do Gostoso, os três principais destinos turísticos do estado.

De acordo o presidente da ABIH-RN, Abdon Gosson, o cenário é melhor que em 2019, por exemplo, em um cenário pré-pandemia. “A expectativa é de que seja um dos melhores réveillons dos últimos anos”, garante.

O levantamento feito na semana passada aponta a seguinte estimativa de ocupação:

  • Natal: 72%
  • Pipa: 75%
  • São Miguel do Gostoso: 90%

“A média dos dados dos três destinos ficou em 79%, mas esse número com certeza já cresceu, porque atualmente estamos contando muito com o turista regional, que deixa para reservar sua hospedagem mais perto da hora. Quando falamos de 80% de ocupação, estamos falando de vários pequenos hotéis e pousadas completamente lotados”, diz.

A justificativa de Abdon para a alta ocupação leva em conta três fatores. O primeiro seria a vacinação da população, que já está tomando a terceira dose do imunizante contra a Covid-19. Outra seria a vontade do brasileiro de viajar, depois de tanto tempo dentro de casa.

E a terceira justificativa é a dificuldade de viajar para o exterior, seja por causa do aumento do dólar e do euro em relação ao real, seja pelo fechamento de fronteiras aos brasileiros em alguns países.

Ainda de acordo com Abdon, todo o mês de dezembro teve uma ocupação alta, acima de 70% e a perspectiva também é positiva para janeiro. A situação é bem diferente do que aconteceu no início de 2021.

“Geralmente a gente considera dezembro meia estação, mas esse ano a alta estação nossa, do verão, já começou no início de dezembro. A expectativa é que o mês de janeiro represente um dos melhores verões da história do Rio Grande do Norte”, pontuou.

Por outro lado, ele considera que ainda será necessário um bom período, até que o setor do turismo possa se recuperar dos prejuízos acumulados na pandemia.

Surto de gripe afeta funcionários de bares e restaurantes no RN.

surto da gripe começa a preocupar os donos de bares e restaurantes, que têm percebido um aumento no volume de dispensas de funcionários contaminados.

Algumas operações já estão sofrendo para cobrir as faltas de cinco ou mais empregados ao mesmo tempo, segundo Paulo Solmucci, presidente da Abrasel (associação que reúne os estabelecimentos).

Desde a semana passada, a entidade vinha recebendo relatos de casos em bares e restaurantes de Alagoas (AL), Goiás (GO) e Rio Grande do Norte (RN), mas em uma proporção considerada razoável, segundo os empresários.

Solmucci diz que, ontem segunda-feira (27), os registros do final de semana começaram a se espalhar por capitais como Cuiabá (MT), Vitória (ES) e Belém (PA).

A situação é de alerta porque, se a onda avançar, será mais um golpe nos negócios do setor, que foram duramente impactados nos períodos mais graves da Pandemia.

Melhoram níveis nas hidrelétricas, mas conta de luz continua alta.

A última semana do ano sinaliza para uma melhoria nos níveis dos reservatórios de usinas hidrelétricas de todo o país, é o que aponta o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Apesar disso, nem a ONS e nem a Aneel, agência reguladora de energia elétrica, sequer cogitam a redução dos valores pornográficos das contas de energia.

De acordo com boletim mensal do órgão, no período de 25 a 31 de dezembro, o volume de água estará maior em todos os quatro subsistemas: Norte, Sul, Sudeste/Centro-Oeste e Nordeste, onde deve ser registrado o maior volume, com os reservatórios em 50% da sua capacidade, devido às chuvas acima da média na bacia do Rio São Francisco.

De acordo com o boletim, a semana operativa mantém o padrão observado das últimas semanas, com a formação de um sistema de baixa pressão, ao largo da costa da Região Sul, que favorece a formação de um novo corredor de umidade.

“Portanto, há previsão de precipitação acima da média semanal para as bacias dos rios Madeira, Tocantins, São Francisco e Parnaíba. As demais bacias de interesse do Sistema Interligado Nacional (SIN) apresentam previsão de precipitação abaixo da média semanal”, disse o ONS.

Com isso, as chuvas previstas para a bacia do Rio Madeira devem colaborar para que o subsistema da Região Norte alcance 47,8% da capacidade. No Sul, as projeções indicam que o nível chegará a 41,1%, e, no Sudeste/Centro-Oeste, a 24,9%.

A estimativa do ONS é de que os reservatórios terminem o ano com um volume maior que o registrado em 2020, quando os subsistemas Nordeste, Norte, Sul e Sudeste/Centro-Oeste encerraram o ano, respectivamente, com 46,1%, 28,1%, 27,5% e 18,67%, de energia armazenada nas usinas.

Desemprego cai para 12,1% em outubro, mas ainda atinge 12,9 milhões, aponta IBGE.

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 12,1% no trimestre encerrado em outubro, mas a falta de trabalho ainda atinge 12,9 milhões de brasileiros, segundo informou nesta terça-feira (28) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Trata-se da menor taxa de desemprego desde o trimestre encerrado em fevereiro de 2020 (11,8%), antes do início da pandemia de coronavírus.

Apesar da queda do desemprego, o rendimento médio real da população ocupada encolheu pelo 5º trimestre seguido, para uma mínima histórica.

Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad). No levantamento anterior, referente ao trimestre encerrado em setembro, a taxa de desemprego estava em 12,6%, atingindo 13,5 milhões de pessoas. 

"A população desocupada (12,9 milhões de pessoas) diminuiu 10,4% (menos 1,5 milhão de pessoas) frente ao trimestre terminado em julho (14,4 milhões de pessoas) e caiu 11,3% (menos 1,7 milhão de pessoas) ante ao mesmo trimestre móvel de 2020 (14,6 milhões de desocupados)", informou o IBGE.

Operação Natal 2021: PRF registra mais de mil motoristas embriagados.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou durante a Operação Natal 2021 um total de 1.043 infrações por dirigir sob influência de álcool. A operação foi realizada entre os dias 23 e 26 de dezembro nas rodovias federais de todo o Brasil, com a realização de 30.144 testes de alcoolemia, o bafômetro. Durante a operação 100 motoristas foram presos por crime de embriaguez ao volante.

Das 32.848 autuações, 4.822 foram por ultrapassagem em faixa contínua. Além disso, 3.779 condutores e passageiros foram flagrados sem cinto de segurança. Já os motociclistas transitando sem usar capacete foram 591 autuados entre condutores e passageiros. Segundo a PRF, porém, houve redução no número de acidentes e acidentes graves com relação a 2020.

“Em 2021 foram registrados 732 acidentes, enquanto que em 2020 foram 791, redução de 7%. Já quanto aos acidentes graves, que envolvem ao menos um ferido grave ou morto, em 2021 foram registrados 225, enquanto em 2020 foram 234, ou seja, houve uma redução de 4%”, informou a corporação, em nota.

Já o número de mortos aumentou. Em 2021 foram registradas 83 mortes, 13 a mais que em 2020. Quanto ao número de feridos, em 2021 foram 1.079, enquanto em 2020 foram 1.043, ocorrendo uma alta de 3%.

Drogas

A Operação Natal 2021 também registrou apreensão de drogas, com números considerados expressivos pela PRF. Foram apreendidos 10.623 quilos de maconha, um aumento de 3.237% se comparados ao feriado do ano passado, e 573 quilos de cocaína, num aumento exponencial de 18.705%.

Vai começar a maior competição de garotos do futebol mundial.

O calendário do futebol brasileiro começa logo nos primeiros dias de janeiro. Trata-se da tradicional Copa São Paulo de Futebol Júnior, com 128 clubes participantes de todos os Estados, e mais de três mil jogadores buscando um sonho no mundo da bola.

A Copinha, como é carinhosamente conhecida por ter garotos de até 20 anos em ação, será realizada em 32 sedes espalhadas entre o interior de São Paulo, Grande São Paulo, Grande ABC e Capital. Começa no dia 2 e vai até 25 de janeiro, data do aniversário da cidade de São Paulo.

Na primeira fase, os times se enfrentam dentro de cada um dos 32 grupos, com quatro equipes cada, em um total de três partidas para cada um dos 128 participantes. Classificam-se para a segunda fase os dois primeiros colocados de cada chave, em total de 64 times. A partir daí a competição vira mata-mata até a final.

Após ser cancelada em 2021 por causa da pandemia de covid-19, a Copinha volta em 2022 com a corda toda. E respeitando todos os protocolos de saúde. Todos os jogos serão transmitidos ao vivo nas plataformas da internet da Federação Paulista de Futebol (Paulistão Play e Eleven), no YouTube, além de emissoras de TV aberta e fechada. Uma festa da molecada!

A maior competição do futebol mundial na categoria Sub 20 terá 10 clubes do Norte, 12 do Sul, 10 do Centro-Oeste, 13 do Sudeste e 27 do Nordeste. De São Paulo, local da competição, teremos 56 representantes, das quatro principais divisões do futebol paulista.

Na Copinha teremos todos os clubes tradicionais, gigantes, com grande estrutura, inúmeros títulos na categoria e facilidade para revelar novos talentos. Mas, a maioria das equipes, não tem recursos financeiros sequer para viajar de avião para São Paulo. Chegam de lugares distantes, viajando de ônibus por três ou quatro dias, passando o Ano Novo em trânsito, em busca de um sonho. Uma oportunidade única para garotos vingarem no mundo da bola.

Aliás, o sonho dos garotos, independente da camisa que vestem, claro, é sair do time Sub 20 para vingar no futebol profissional. Depois, quem sabe, virar uma revelação, assinar contratos milionários e mudar o padrão de vida da família. O sucesso repentino que o futebol pode proporcionar.

Vacinação de crianças pode começar em janeiro, diz Ministério da Saúde.

A vacinação de crianças contra a Covid-19 a partir dos 5 anos pode começar ainda em janeiro de 2022, segundo informou, nesta segunda-feira (27), o Ministério da Saúde. Em nota, a pasta destacou que a recomendação é de inclusão da faixa etária no PNO (Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19) e que não há divergência em relação às recentes cobranças do STF (Supremo Tribunal Federal).

O ministro do STF Ricardo Lewandowski deu cinco dias ao governo federal para explicar a exigência de prescrição médica e informar o cronograma vacinal das crianças. O período foi estendido até 5 de janeiro. Na data prevista, o Ministério da Saúde afirmou que “formalizará sua decisão e, mantida a recomendação, a imunização dessa faixa etária deve se iniciar ainda em janeiro”.

“A recomendação do Ministério da Saúde é de inclusão das crianças de 5 a 11 anos no PNO (Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19), conforme posicionamento oficial da pasta declarado em consulta pública no dia 23 de dezembro e reforçado pelo ministro da Saúde em manifestações públicas”, informou a nota.

Brasil registra 86 óbitos e 6,8 mil casos de Covid nas últimas 24h.

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil ontem segunda-feira (27).

– O país registrou 86* óbitos nas últimas 24h, totalizando 618.534 mortes;

– Foram 6.840* novos casos de coronavírus registrados, no total 22.246.276;

São Paulo, Tocantins e Roraima, não notificaram dados por conta de uma instabilidade no sistema do Ministério da Saúde, que foi atingido por um ataque cibernético no começo de dezembro.

Dessa forma, a média móvel de óbitos ficou em 94, a menor desde o dia 8 de abril de 2020. A média móvel de casos ficou em 4.346.

Até a data na qual os sites do Ministério da Saúde sofreram ataque hacker, a pasta calcula que mais de 21,4 milhões de pessoas já se recuperaram da Covid.

Defesa Civil registra 20 óbitos e 31 mil desabrigados por causa das chuvas na Bahia (BA).

A Defesa Civil da Bahia (BA) informou ontem (27) que foram registradas 20 mortes de pessoas após as fortes chuvas que atingiram a região sul do estado nas últimas semanas. De acordo com o órgão, 31,4 mil pessoas estão desabrigadas (pessoas que não possuem mais moradia) e desalojadas ( pessoas que não conseguem acessar suas casas). As chuvas afetaram 116 municípios no estado.

Os dois óbitos mais recentes foram registrados pelas autoridades em Itabuna, onde uma mulher de 33 anos foi vítima de desabamento e um jovem de 21 anos foi levado pela correnteza.

Do total de 116 municípios afetados, cerca de 100 declararam situação de emergência.

Até o momento, o governo federal disse ter aplicado cerca de R$ 20 milhões da Defesa Civil Nacional nos esforços para atender a população atingida. Nesta segunda, o governo da Bahia divulgou também a abertura de uma linha de crédito especial, de até R$ 150 mil e com juro zero, para recuperar estabelecimentos comerciais prejudicados.

segunda-feira, dezembro 27, 2021

RN tem queda sustentável de casos de covid-19, aponta relatório do LAIS.

A Pandemia no Rio Grande do Norte (RN) segue em processo de desaceleração de novos casos e óbitos de forma sustentada. Esse é um dos pontos abordados pelo mais recente relatório do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) que faz uma análise de todo o mês de dezembro de 2021. De acordo com o documento essa redução teve como principal motivo o início do processo de imunização da população potiguar, tendo em vista que a redução ocorreu aproximadamente dois meses depois do início da vacinação.

A análise feita pelos pesquisadores do LAIS é confirmada por outros dados importantes. De acordo com os levantamentos, entre o período de março de 2021 a novembro de 2021, foi observada uma redução de 83,24% no número de novos casos diários. Outro aspecto relevante apresentado neste dado é a redução sustentada de novos casos diários por mais de 9 meses, algo que não havia sido registrado no estado antes do processo de imunização.

O relatório “A EVOLUÇÃO DA PANDEMIA DE COVID-19 NO RIO GRANDE DO NORTE: A REDE ASSISTENCIAL COVID-19 DO SUS EM DEZEMBRO 2021” é de autoria dos pesquisadores Carlos Alberto Pereira de Oliveira, Fernando Lucas, Higor Morais, Isabela Sales Moioli, Juciano Lacerda, Leonardo Galvão de Lima, Nícolas Veras, Pablo Holanda, Ricardo Valentim, Rodrigo Silva e Talita Brito.

Lewandowski envia à PGR pedido de investigação de Bolsonaro por declaração sobre Anvisa.

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou à Procuradoria Geral da República (PGR) um pedido do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) para que o presidente Jair Bolsonaro seja investigado por suposta intimidação de servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O envio é praxe na Corte para que o Ministério Público se manifeste sobre o assunto. A prática é prevista, inclusive, no Regimento Interno do tribunal. Pela Constituição, cabe ao MP analisar pedidos de apuração de delitos e, se encontrar indícios de irregularidades, propor a abertura de inquérito.

No último dia 16, Bolsonaro pediu em uma rede social que fossem divulgados os nomes dos diretores da Anvisa que autorizaram a aplicação da vacina contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. Na mesma transmissão ao vivo, o presidente mentiu ao dizer que a vacina é experimental. 

No pedido de investigação, Reginaldo Lopes solicita que seja apurado se o presidente da República cometeu incitação ao crime, delito previsto no Código Penal.  

Quando Bolsonaro defendeu a divulgação dos nomes dos diretores da Anvisa, a própria agência divulgou uma nota na qual se disse alvo de "ativismo político violento".

"A Anvisa está sempre pronta a atender demandas por informações, mas repudia e repele com veemência qualquer ameaça, explicita ou velada que venha constranger, intimidar ou comprometer o livre exercício das atividades regulatórias e o sustento de nossas vidas e famílias: o nosso trabalho, que é proteger a saúde do cidadão", declararam, em nota, o presidente e os quatro diretores da agência na ocasião.

CBF divulga regulamento e calendário da Copa do Brasil de 2022.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta segunda-feira (27) o regulamento e o calendário da Copa do Brasil de 2022. A entidade reservou os dias 23 e 24 de fevereiro para início da competição. A partida de volta da final será em 19 de outubro. O campeão se garante na edição de 2023 da Libertadores.

Os confrontos das duas fases iniciais serão disputados em jogo único. Na primeira, que reunirá 80 clubes, o time pior colocado no ranking da CBF será o anfitrião, enquanto a equipe mais bem posicionada terá a vantagem do empate. Na segunda, os desempates serão nos pênaltis. A partir da terceira fase, os duelos terão partidas de ida e volta, também com decisão por penalidades em caso de igualdade no placar agregado.

Doze clubes serão somados aos 20 que alcançarem a terceira fase: os nove representantes do país na Libertadores deste ano (Atlético-MG, Palmeiras, Flamengo, Fortaleza, Corinthians, Red Bull Bragantino, Fluminense, América-MG e Athletico-PR), os campeões das Copas Verde (Remo) e do Nordeste (Bahia) e o vencedor da última Série B (Botafogo).

Os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal estarão presentes, com as vagas distribuídas conforme a posição no ranking da CBF. As federações de São Paulo e Rio de Janeiro, que encabeçam a lista, terão cinco representantes cada. Os clubes têm até 4 de janeiro para confirmarem participação no torneio.

A Copa do Brasil é realizada desde 1989 e tem o Cruzeiro como maior vencedor, com seis títulos. O Atlético-MG é o atual campeão, com vitória sobre o Athletico-PR na final de 2021. Os valores de premiação da próxima edição do torneio ainda não foram divulgados.

Datas da Copa do Brasil

Primeira fase: 23/02, 24/02, 02/03 e 03/03

Segunda fase: 09/03, 10/03, 16/03 e 17/03

Terceira fase: 20/04 e 21/04; 11/05 e 12/05

Oitavas de final: 22/06, 23/06, 13/07 e 14/07

Quartas de final: 27/07, 28/07 e 17/08 e 18/08

Semifinais: 24/08 e 14/09

Final: 12/10 e 19/10

Coreia do Sul permite uso emergencial de pílula contra covid da Pfizer.

A Coreia do Sul autorizou o uso emergencial do comprimido antiviral contra covid-19 da Pfizer, o primeiro do tipo a ser adotado no país, informou o Ministério da Segurança Alimentar e Farmacológica nesta segunda-feira (27).

Na semana passada, a Coreia do Sul reativou restrições de distanciamento rígidas que havia amenizado em novembro, porque uma série de novas infecções diárias recordes e casos graves sobrecarregaram os serviços médicos, apesar de um índice de vacinação de mais de 92% entre as pessoas de 18 anos ou mais.

O tratamento oral antiviral da Pfizer, batizado de Paxlovid, "deve ajudar a evitar uma deterioração grave de pacientes internados em centros de tratamento residenciais ou sendo tratados em casa" ao diversificar os tratamentos contra coronavírus para além das injeções usadas atualmente, disse o ministro da Segurança Alimentar e Farmacológica, Kim Gang-lip, em um briefing à imprensa.

O remédio será usado em adultos e crianças de 12 anos ou mais de mais de 40 quilos com sintomas entre suaves e moderados e com risco alto de desenvolver um caso grave de coronavírus devido a fatores como doenças preexistentes.

Outro tratamento oral contra o coronavírus chamado molnupiravir, desenvolvido pela MSD, solicitou uma autorização de uso emergencial no início deste mês, mas o ministério ainda está analisando o pedido por necessitar de informações adicionais sobre a eficácia do medicamento, disse Kim.

RN registra nenhum óbito por covid nas últimas 24 horas; Novos casos são 06.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta segunda-feira (27). São 386.069 casos totalizados. No domingo (26) eram contabilizados 386.062, ou seja, 07 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 06 confirmados nas últimas 24 horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.566 no total. Nenhum foi registrado nas últimas 24 horas. No domingo (26) eram 7.566 mortes. A Sesap também não registrou óbitos após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.405.

Recuperados são 377.257. Casos suspeitos somam 77.898 e descartados são 809.532. Estimativa de casos em acompanhamento somam 1.246.

Operação Yanomami contra garimpo ilegal apreendeu 111 aeronaves.

Deflagrada no fim de agosto deste ano para combater o garimpo ilegal e expulsar não-indígenas da Terra Indígena Yanomami, no Norte do país, a chamada Operação Yanomami já resultou na apreensão de 111 aeronaves, das quais 22 foram inutilizadas.

Segundo balanço divulgado hoje pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), dez balsas, 11 veículos e quatro tratores usados para cometer crimes ambientais também já tinham sido destruídos até o último fim de semana.

Além disso, o combate às ilegalidades ao redor e no interior da maior reserva de usufruto indígena do país também resultou na prisão de 38 pessoas e na apreensão de cerca de 30 mil quilos de minério e 850 munições. No total, 87 pistas de pouso e três portos clandestinos foram fiscalizados.

Coordenada pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do MJSP, a iniciativa congrega esforços de diversos órgãos federais, entre eles as polícias Federal e Rodoviária Federal; os institutos Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); agências reguladoras; Força Nacional de Segurança Pública; Fundação Nacional do Índio (Funai) e Ministério da Defesa.

“Esta é uma resposta do governo federal na proteção dos indígenas e no combate aos crimes ambientais e demonstra que o trabalho integrado das forças e órgãos federais trazem bons resultados”, afirmou, em nota, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

Ainda segundo o balanço, no mês de dezembro foram distribuídas mais de 1 mil cestas básicas na região, totalizando 25 toneladas de alimentos. A medida foi um trabalho conjunto com a Funai, com avião disponibilizado pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Com cerca de 9,66 milhões de hectares (cada hectare corresponde, em média, às medidas de um campo de futebol oficial), a reserva Yanomami abrange parte do território de Roraima e do Amazonas. A extensa área de vegetação preservada, duas vezes superior à dimensão do estado do Rio de Janeiro, atrai a cobiça de garimpeiros e madeireiros, provocando conflitos entre indígenas e não-indígenas.

Greve de servidores da Receita Federal começa nesta segunda (27).

Começa nesta segunda-feira (27) a greve dos servidores da Receita Federal, aprovada na última quinta-feira (23) após reunião do Sindicato Nacional dos Auditores (Sindifisco).

Segundo declaração do presidente do Sindifisco, Kleber Cabral, a maior parte dos auditores iria aderir à paralisação. A exceção é a área aduaneira, que iria continuar com as atividades em ritmo reduzido.

De acordo com o analista Caio Junqueira, o Ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e o secretário da Receita Federal devem se reunir nesta segunda para tratar dos impasses.

Os servidores estão insatisfeitos porque o orçamento público aprovado para o ano que vem cortou verbas destinadas à instituição. Além disso, o texto aprovado no Congresso Nacional não prevê recursos para reajustar os vencimentos dos funcionários da instituição.

A decisão de entrar em greve foi tomada em uma assembleia geral dos trabalhadores com quase 4,3 mil participantes. Segundo o Sindifisco, quase 100% dos servidores apoiaram a paralisação.

PRF reforça fiscalização nas rodovias federais do RN para o fim de ano.

A Polícia Rodoviária Federal vai intensificar a fiscalização nas rodovias federais do Rio Grande do Norte durante este final de ano.

De acordo com a PRF, operações específicas de segurança viária e combate à criminalidade serão executadas ao longo da semana nas BRs que dão acesso à São Miguel do Gostoso e Pipa, locais que recebem grandes festas de réveillon.

Ainda de acordo com a PRF, em recente pesquisa do Ministério do Turismo, Natal foi apontada como o destino mais procurado do Nordeste e o 4º mais procurado do Brasil por turistas no mês de dezembro.

Devido ao aumento do fluxo de veículos, principalmente nas rodovias federais que levam ao litoral potiguar, a PRF irá reforçar ações de combate à criminalidade e a embriaguez ao volante neste período. O objetivo é garantir a segurança dos usuários das rodovias.

Agências bancárias funcionam para o público até quinta-feira.

Após o feriado de Natal, quando as agências trabalharam em horário reduzido, os bancos retomam hoje (27) o horário normal de funcionamento, das 10h até 16h. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o último dia útil para atendimento ao público, com expediente normal para a realização de todas as operações bancárias solicitadas pelos clientes, será 30 de dezembro. No dia 31, as agências bancárias não vão abrir para atendimento.

A Febraban lembra que as agências bancárias não funcionam em feriados oficiais, sejam municipais, estaduais ou federais. Dessa forma, os bancos não funcionam nos dias de Natal e de ano-novo.

Nesses casos, a Febraban orienta a população a utilizar os meios eletrônicos de atendimento bancário, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras.

Além disso, os carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone, etc.) vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.

Os clientes também podem agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las nos caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do Débito Direto Autorizado (DDA).

Devido a contrato, Brasil tem direito a aquisição de vacina pediátrica da Pfizer.

O Brasil e a farmacêutica Pfizer, assinaram um acordo em 29 de novembro que prevê a entrega de mais 100 milhões de doses do imunizante contra Covid-19, entre eles podem ser incluídas as vacinas pediátricas.

O Ministério da Saúde dispõe das ferramentas necessárias para a aquisição dos imunizantes pediátricos, contudo, ainda não realizaram as solicitações devido a polêmica do tema. Técnicos do Ministério da Saúde apontam que, se solicitadas logo, as doses pediátricas podem chegar já em janeiro.

O uso da Pfizer para crianças na faixa de 5 a 11 anos já foi autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O governo federal lançou uma consulta pública sobre o tema mesmo depois da aprovação da Anvisa, mas a consulta segue apresentando falhas no sistema. Marcelo Queiroga então apontou a necessidade de prescrição médica para a vacinação infantil, o que os estados já decidiram que não irão adotar.

Novo calendário do PIS/Pasep se aproxima: Pagamentos em janeiro de 2022.

Os pagamentos do PIS/Pasep estão próximos, já que iniciarão em janeiro e ainda alguns trabalhadores terão a alegria de receber em dobro. O PIS é um Programa de Integração Social que se volta aos trabalhadores da iniciativa privada.

Os servidores públicos possuem uma parcela correspondente a ele, o Pasep. Esses valores correspondem a um bônus anual, mas para recebê-los é necessário preencher a uma série de regras.

O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) afirmou que os pagamentos irão começar em janeiro. Contudo, ainda não houve a divulgação das datas.

Mesmo ainda sem conhecer o calendário 2022 para o PIS/Pasep, vale lembrar que ele terá dois pagamentos distintos. O primeiro se refere ao ano de 2020 e o segundo a 2021. Com a expectativa do novo salário mínimo em R$ 1.210, o abono pode chegar a R$ 2.400 no decorrer do ano.

As regras para saber quem tem direito ou não ao benéfico continuam as mesmas, então as pessoas já podem saber se elas receberão ou não o abono salarial. É importante analisar as regras em relação aos dois anos de pagamento. Isto é, de 2020 e 2021.

MEC unificará dados de estudantes em aplicativo até junho de 2023.

O Ministério da Educação pretende, em 18 meses, unificar em um aplicativo informações da trajetória dos estudantes. A expectativa é de que uma primeira versão do produto, chamado Jornada do Estudante, seja disponibilizada ainda no primeiro semestre de 2022, conforme disse à Rádio Nacional o subsecretário de Tecnologia do MEC e gestor da unidade responsável pelo projeto da Jornada do Estudante, André Castro.

“Historicamente já tivemos iniciativas do MEC visando uma ID estudantil que alcançava um ponto desse projeto. Agora vimos, com a nova proposta, um produto mais amplo, a ser construído de forma conjunta com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)”, disse o subsecretário.

Segundo ele, a equipe ministerial identificou, em outubro, “um gap e uma série de oportunidades de avanço nos planos de transformação digital do MEC”. Desde então, o ministério mapeou serviços e definiu “eixos estratégicos” de produtos de transformação digital.

“Um desses eixos é o projeto da Jornada do Estudante. A ideia é ser um produto que possa ser entregue direto ao estudante. Como pano de fundo teremos capacidade de gestão de dados e serviços para que os alunos acessem isso de forma facilitada”, disse.

Segundo Castro, quando entrar em operação, o aplicativo representará também um canal direto de comunicação com os estudantes para divulgar “iniciativas, programas ou oportunidades” disponibilizadas pela pasta. “Hoje, o MEC não dispõe de um canal efetivo de diálogo direto com o estudante”, disse.

Nota técnica da Saúde contraria governo e vê vacina infantil segura.

Uma nota técnica assinada pela secretária extraordinária de enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite de Melo, e enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF), afirma que a vacina contra Covid para crianças de 5 a 11 anos é segura. 

A posição da secretária subordinada ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, vai na contramão dos questionamentos do presidente Jair Bolsonaro (PL), que diz haver "desconfiança" e uma "interrogação enorme" em relação a supostos efeitos colaterais da aplicação de vacinas contra a Covid em crianças.  

"Antes de recomendar a vacinação [contra a] Covid-19 para crianças, os cientistas realizaram testes clínicos com milhares de crianças e nenhuma preocupação séria de segurança foi identificada", diz Melo na nota técnica. 

A secretária diz ainda que a análise técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é feita de "forma rigorosa e com toda a cautela necessária".

"As vacinas [contra a] Covid-19 estão sendo monitoradas quanto à segurança com o programa de monitoramento de segurança mais abrangente e intenso da história do Brasil", diz o documento.

Apostador tem até sexta-feira para jogar na Mega da Virada.

Com um prêmio estimado em R$ 350 milhões, pela Caixa Econômica Federal, o apostador tem até as 17h (horário de Brasília) da próxima sexta-feira (31), dia do sorteio, para fazer o seu jogo nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.a

Em sua 13ª edição, a Mega da Virada 2021, concurso nº 2.440 da Mega-Sena, terá o sorteio das seis dezenas realizado a partir das 20h (horário de Brasília). A aposta simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.

De acordo com a Caixa, Mega da Virada não acumula. Se não houver ganhadores na faixa principal, com o acerto de seis números, o prêmio será dividido entre os acertadores da segunda faixa (com o acerto de cinco números) e assim por diante, conforme as faixas de premiação.

Brasil registra 24 óbitos e 4,8 mil casos de Covid nas últimas 24h.

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil ontem domingo (26).

– O país registrou 24* óbitos nas últimas 24h, totalizando 618.448 mortes;

– Foram 4.810* novos casos de coronavírus registrados, no total 22.249.436;

*Sem dados de oito estados, além do DF: Maranhão, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Roraima, Rio Grande do Sul e Tocantins.

Dessa forma, a média móvel de óbitos ficou em 92, a menor desde o dia 8 de abril de 2020. A média móvel de casos ficou em 3.668.


 

domingo, dezembro 26, 2021

Casos de gripe se multiplicam e lotam urgências de Natal/RN.

As urgências dos hospitais privados e as UPAS estão lotadas em Natal por causa do vírus da gripe. Mas é preciso ter calma, apesar da febre alta e muita congestão nasal, não é nada demais na maioria dos casos. Muita gente vai para as emergências para descartar o COVID-19. 

Tem algumas diferenças entre as doenças, o COVID-19 a febre é baixa, não tem congestão nasal e secreção, a pessoa fica mal geralmente depois do 7° dia. Na gripe já no primeiro dia os sintomas são fortes, mas com três dias geralmente os sintomas vão embora.

Boa notícia: Norte e Nordeste devem registrar volumes de chuvas acima da média na última semana do ano.

O Boletim do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) prevê que na última semana do ano (entre os dias 25 e 31 de dezembro), a Energia Natural Afluente seja de 272% do verificado nos últimos anos no Norte e de 119% no Nordeste. Isso quer dizer que o volume de chuvas conversível em energia deve superar a média histórica nas hidrelétricas do Norte e Nordeste.

O subsistema Sudeste/Centro-Oeste representa cerca de 70% da capacidade de armazenamento hidrelétrico e tem previsão de 94% da média histórica da energia natural afluente. O subsistema Sul deve captar 21% do volume registrado nos últimos anos, fruto da continuidade da seca dos últimos dias na região.

O avanço, de acordo com dados do ONS, será em função da previsão de maior volume de chuvas sobre as bacias dos rios Madeira, Tocantins, São Francisco e Paranaíba. “Nos subsistemas Nordeste e Norte, cabe destacar a expectativa de ocorrência de precipitação mais intensa na Bahia (BA) e Fortaleza (CE), bem como previsão de pancadas de chuva em Manaus e Belém”, disse o operador.

Em relação a todo o mês de dezembro, a previsão é que só o subsistema Norte termine com chuvas nos reservatórios acima da média histórica que, no Sudeste/Centro-Oeste é de 83%; no Sul é de 30%; no Nordeste é de 93% e no Norte é de 185%.

UFRN tem inscrições abertas para ocupação de 747 vagas residuais.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte está inscrições abertas para o processo seletivo para reocupação de vagas residuais nos cursos de graduação no período letivo de 2022.1.

Ao todo, são 747 vagas para os campi de Natal, Macaíba, Caicó, Currais Novos e Santa Cruz.

As inscrições podem ser feitas na página da Comperve, onde consta o edital, até 9 de janeiro de 2022. A taxa de inscrição é de R$ 30.

O pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) pode ser efetuado até o dia 10 de janeiro de 2022, no local indicado na GRU.

O processo seletivo se destina a candidatos que têm ou tiveram vínculo com curso de graduação em qualquer instituição de ensino superior.

As vagas residuais são geradas por cancelamentos de curso, conforme o Regulamento dos Cursos Regulares de Graduação da UFRN.

O resultado final do processo seletivo deve ser divulgado no dia 16 de fevereiro de 2022, na página da Comperve.

Tite aparece em ranking de melhores técnicos do mundo.

O comandante da seleção do Brasil, Tite, é o único brasileiro no ranking de melhores técnicos de futebol do mundo elaborado pela revista especializada Four Four Two. Ele está na 35ª posição da relação.

Segundo a publicação inglesa, “o técnico do Brasil completou 60 anos este ano, lançou uma geração de estrelas da seleção e chegou à final da Copa América - seu time estará entre os favoritos para a Copa do Mundo no ano que vem e ele ainda é um técnico de seleção astuto, capaz de encontrar harmonia entre as estrelas do samba do Brasil”.

O primeiro colocado no ranking é o espanhol Pep Guardiola, que comanda o Manchester City (Inglaterra), sendo seguido pelos alemães Jürgen Klopp, do Liverpool (Inglaterra), e Thomas Tuchel, do Chelsea (Inglaterra).

Deputados federais gastam R$ 140 milhões de cota parlamentar em 2021.

Com base em comprovantes de despesas apresentados pelos próprios deputados federais, até o momento é somado um montante de R$ 140,2 milhões do que foi gasto da cota parlamentar em 2021. Esse número, no entanto, não é o resultado final, já que os parlamentares possuem até 90 dias para entregar documentos que comprovem esses gastos.

A quantia de recursos a ser utilizada por cada deputado com despesas do exercício do mandato é de nominado cota parlamentar. Entre os gastos possíveis, está o aluguel do escritório político do estado de origem, passagens, combustíveis e outros. Até o momento, o pódio de uso da cota é encabeçado pela emedebista do Acre, Jessica Sales, e seguido por Maria Rocha, (PSDB-AC), e Wilson Santiago (PTB-PB).

Dos R$ 530,7 mil gastos pela emedebista, 79,4%, ou R$ 421,4 mil, foram direcionados a divulgação da própria atividade parlamentar e os outros 14,7% (R$ 78,5 mil) foram gastos com consultorias ou pesquisas. 80,7% (R$ 423,4 mil) do que foi utilizado por Mara Rocha também foi para a divulgação de seu trabalho. Já quanto a Wilson, não há componentes que agreguem sobre a maioria dos gastos.

Assim como visto com os gastos de Jessica Sales e Mara Rocha, a categoria campeã de gastos de 2021 foi a divulgação da atividade parlamentar, com R$ 54 milhões da cota do ano (38,5%). Em seguida, está o aluguel de carros, com 17,7% do total (R$ 24,9 milhões), e a manutenção de escritórios políticos, com 15,7% (R$ 22 milhões).