sábado, junho 08, 2019

O País não quer se armar.

O presidente Jair Bolsonaro atropela a opinião pública e impõe à força suas decisões monocráticas. O exemplo mais gritante desse comportamento político impositivo está nos decretos que flexibilizam a posse e o porte de armas de fogo. Para saciar a demanda reprimida de uma minoria e o desejo dos deputados da chamada “bancada da bala”, o presidente decidiu trazer mais violência e insegurança para toda a sociedade.

Sua convicção é que o cidadão que o elegeu quer se armar, o que não é verdade. Enquanto ele acha que o brasileiro médio não vê a hora de sair de casa com um revólver cheio de balas, uma ampla maioria da população, conforme indicam duas pesquisas de opinião, se sente vulnerável e está contra suas medidas.

Bolsonaro: sem crédito suplementar pagamento de BPC será suspenso.

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (8) que, sem a aprovação pelo Congresso Nacional do projeto de crédito suplementar de R$ 248,9 bilhões (PLN 4/19), o pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC), destinado a idosos de baixa renda e pessoas com deficiência, terá que ser suspenso dia 25 deste mês.

“Sem aprovação do PLN 4 pelo Congresso, teremos que suspender o pagamento de benefícios a idosos e pessoas com deficiência já no próximo dia 25. Nos meses seguintes faltarão recursos para aposentadorias, Bolsa Família, Pronaf [Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar], Plano Safra…”, escreveu na sua conta no Twitter.

Bolsonaro acrescentou que acredita “na costumeira responsabilidade e patriotismo dos deputados e senadores na aprovação urgente da matéria”.

CODERN esclarece sobre a embarcação de pesca apreendida com drogas.

A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) esclarece que a embarcação de pesca apreendida com drogas em Portugal, na Operação “Areia Branca”, embora registrada na Capitania dos Portos do Estado do Rio Grande do Norte, não partiu do Porto de Natal.

O fato demonstra que os criminosos estão buscando outras vias para o transporte da droga, o que prova a eficiência da atual fiscalização no Porto de Natal, que conta com o apoio da Polícia Federal e da Receita Federal.

As autoridades policiais brasileiras e portuguesas estão investigando o caso.

Companhia Docas do Rio Grande do Norte

Relator da reforma da Previdência reúne-se com equipe do governo.

O relator da reforma da Previdência, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), passou o dia e segue agora de noite reunido com equipe técnica do Ministério da Economia, em Brasília. Está sendo analisado o texto do relatório que será apresentado aos deputados para votação.

Moreira está reunido com o secretário especial da Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, o secretário especial adjunto de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, o secretário de Previdência do Ministério da Economia, Leonardo Rolim, o secretário adjunto de Previdência, Narlon Nogueira, e outros membros da equipe técnica da Secretaria de Previdência.

No último dia 6, o presidente da Comissão Especial da reforma na Câmara, deputado Marcelo Ramos (PL-AM), não confirmou a apresentação do relatório para a próxima terça-feira (11), nem adiantou pontos do texto.

O presidente da comissão especial limitou-se a informar prazos regimentais de tramitação do texto. Segundo ele, apresentado o relatório, há um prazo de 24 horas para ser lido na comissão. Feita a leitura do documento, é concedido pedido de vista de duas sessões. O prazo é para que os parlamentares tenham mais tempo para analisar o texto.

A partir daí é iniciado o processo de debate. Se houver um bom nível de acordo, explicou, a votação tende a ser mais rápida porque é possível diminuir o número de deputados inscritos para discutir a matéria e também de destaques ao texto.

Agnaldo Timóteo é transferido para São Paulo.

O cantor Agnaldo Timóteo foi transferido para o Hospital das Clínicas, em São Paulo, na manhã deste sábado (8). De acordo com o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), onde estava internado em Salvador, os familiares do cantor conseguiram reservar leito em UTI em São Paulo. O quadro clínico do cantor é considerado crítico.

Devido aos riscos do transporte, Agnaldo foi entubado e colocado em respiração por aparelhos. Nesta sexta-feira (7), ele teve um “retrocesso do padrão neurológico” e, por conta disso, passou a realizar ventilação por máscara pressurizada.

Ensino superior oferece meditação para ajudar na formação de alunos.

Duas sessões diárias de cerca de 15 minutos de olhos fechados prestando atenção no que acontece na mente e no corpo, deixando de lado o restante do mundo, são suficientes para melhorar a concentração, a criatividade e a capacidade de tomar decisões, de acordo com o diretor da Sociedade Internacional de Meditação do Rio de Janeiro, Klebér Tani.

Em busca desses benefícios para estudantes e professores, instituições de ensino superior recorrem a cursos de meditação e incentivam a prática no ambiente acadêmico.

Tani aplica no Brasil as técnicas da meditação transcendental, como associado da Fundação David Lynch, [LINK: https://www.davidlynchfoundation.org/] organização internacional fundada pelo diretor cinematográfico que carrega no currículo produções como O Homem-Elefante e Veludo Azul. Há 42 anos ele trabalha levando a técnica a atletas, a presídios e a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Recentemente, há 15 anos, a área educacional ganhou espaço e, com ela, o ensino superior.

Instituições como o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) e a UniCarioca são clientes de Tani. “Essas pequenas aptidões, nas universidades, estão sendo muito enfatizadas. Não adianta formar um engenheiro ou um economista se a pessoa é um ser humano caído, que trata mal a família, é uma pessoa não ética”, explica.

As aulas são ofertadas de forma optativa para professores e estudantes. Eles têm cinco dias de formação e depois é feito um acompanhamento. Cabe a eles colocar em prática a meditação por cerca de 15 minutos duas vezes por dia. O objetivo é que a pessoa consiga olhar para si, identificar os próprios pensamentos e conseguir perceber aqueles que são “úteis” e os que apenas geram ansiedade.

“Os programas da educação são muito voltados para fora. A ideia é continuar com isso, mas trabalhar também o desenvolvimento do conhecedor, que é o estudante”, diz Tani.

AGU prepara recurso para manter bloqueio em universidades federais.

A Advocacia-Geral da União está preparando um recurso para derrubar a decisão da juíza que mandou suspender os bloqueios às universidades federais.

O recurso, relata o Estadão, deve ser protocolado até segunda-feira, no Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Advogado de Najila pode deixar o caso se modelo não apresentar provas.

Danilo Garcia de Andrade, o novo advogado de Najila Trindade — que acusou Neymar de estupro — afirmou que vai deixar o caso na próxima semana se a modelo não apresentar os vídeos e fotos que ela afirma ter, informa o UOL.

Segundo o advogado, Najila havia dito que tinha um vídeo de 7 minutos com a versão estendida da gravação que mostra uma discussão com Neymar num quarto de hotel.

Tensão entre Estados Unidos e Irã leva chanceler alemão ao Iraque.

O ministro do Exterior da Alemanha, Heiko Maas, chegou hoje (8) ao Iraque, onde encontrou-se com o primeiro-ministro Adel Abdel Mahdi e o presidente Barham Salih. Eles debateram as tensões crescentes entre o Irã e os Estados Unidos.

A visita, parte de giro de quatro dias de Maas pelo Oriente Médio, não fora previamente anunciada, devido a considerações de segurança.

"Há um nítido perigo de erros de cálculo, mal-entendidos e provocações gerando consequências imprevisíveis nesta região altamente tensa", explicou o ministro em Bagdá.

"A escalada mais recente requer que nós, europeus, intervenhamos em favor da distensão e da coexistência pacífica. Não podemos simplesmente procurar o diálogo, temos que direcioná-lo, justamente onde as diferenças parecem intransponíveis e os conflitos de longa data são profundos", disse.

"Nós, europeus, estamos convencidos de que vale a pena todo esforço no sentido de manter o acordo nuclear de Viena com o Irã", declarou o chanceler, referindo-se ao Plano Integral de Ação Conjunta (JCPoA), de 2015.

O Iraque mantém laços estreitos tanto com Teerã quanto com Washington.

ABC perde por 4 x 2 para o Imperatriz (MA).

O ABC perdeu para o Imperatriz (MA) neste sábado (08), no estádio Frasqueirão, de Natal,  pelo placar de 4 x 2.

Foi a quinta derrota consecutiva do ABC.

É o lanterna do grupo A com 4 pontos.

Fatima Bezerra caiu no forró em Mossoró/RN.

A governadora  do Rio Grande do Norte  Fátima Bezerra participou hoje (8), sexta, da abertura dos festejos juninos de Mossoró (RN) ao lado da prefeita Rosalba Ciarlini.

Lá também  estiveram secretários de Estado e o senador Jean Paul Patres.

Fátima garantiu apoiou na área de segurança ao Mossoró Cidade Junina.

Sem dinheiro, UFRN cancela edição de 2019 da Cientec.

A 25ª edição da Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (Cientec 2019) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi cancelada devido à falta de verba para custear o evento, que seria realizado de 23 a 25 de outubro deste ano, abordando a temática “Objetivos do desenvolvimento sustentável”.

Segundo explicou o pró-reitor de Extensão, Aldo Aloisio Dantas da Silva, a medida foi tomada em virtude do bloqueio orçamentário sofrido pelas instituições federais de ensino superior e que impedem o planejamento do evento. Ele esclareceu que o cancelamento da edição acontece após a realização de reuniões para análise orçamentária, nas quais foram pensadas diversas alternativas para a execução da Cientec. “Lamentamos o cancelamento deste que é o maior evento acadêmico-científico do estado do Rio Grande do Norte, pois sabemos da importância que o mesmo possui para a comunidade acadêmica e potiguar”, acrescentou.

A Cientec é um evento tradicional no calendário da cidade do Natal, realizada todos os anos e com o intuito de mostrar as principais atividades científicas, tecnológicas e culturais da universidade, de forma a reforçar o diálogo da instituição de ensino com a sociedade. Nas edições anteriores, o evento aconteceu no formato de pavilhões, localizados nas imediações da Praça Cívica do Campus Central.

Campanha para divulgação do novo cadastro positivo começa na segundaCampanha para divulgação do novo cadastro positivo começa na segunda.

A partir de segunda-feira (10) começa a campanha nacional para divulgação do cadastro positivo. Os comerciais institucionais serão veiculados por um mês em TVs e rádio para esclarecer a população sobre o funcionamento do sistema. A campanha será promovida pela Associação Nacional dos Bureaus de Crédito.

A lei que institui o novo cadastro foi sancionada em abril. O banco de dados que apresenta uma avaliação de risco de pessoas físicas e empresas para contrair empréstimos existe desde 2011. No entanto, com a nova legislação, a adesão passa ser automática, enquanto até o momento era voluntária. O sistema será operado por instituições autorizadas pelo Banco Central.

A estimativa é que, com a mudança, o serviço passe de 6 milhões de cadastros para até 130 milhões. Cada consumidor terá uma nota elaborada a partir do histórico de pagamentos de contas e dívidas. Com isso, pessoas e empresas bem avaliadas poderão ter acesso facilitado a crédito e, eventualmente, com taxas menores.

A campanha informativa ficará no ar até o dia 9 de julho. Depois dessa data, todos os consumidores serão incluídos automaticamente no sistema, porém, será possível fazer um pedido de exclusão em qualquer momento. As informações sobre o histórico de pagamento de pessoas físicas e empresas só poderão ser usadas para a avaliação para concessão de crédito.

Na composição da nota atribuída aos consumidores não serão incluídos elementos relacionados à origem social, etnia, saúde, informações genéticas, sexo, e convicções políticas, religiosas e filosóficas.

De acordo com o Banco Mundial, a nova lei pode reduzir em até 45% a inadimplência no país, que atualmente atinge mais de 60 milhões de pessoas.

Atleta potiguar vence mundial de Jiu-jitsu na Califórnia.

O atleta parnamirinense Jefferson Alves Goteu venceu no final de maio o Campeonato Mundial de Jiu-jitsu em Long Beach, na Califórnia/EUA. Para chegar até o título na categoria azul pena, Jefferson superou atletas dos Estados Unidos, Austrália, Brasil e Rússia.

Com o apoio da Prefeitura de Parnamirim, o atleta tem viajado o mundo, tanto para preparação, como também para competir. Os resultados têm sido alcançados através de medalhas e conquistas, fazendo também com que a cidade Trampolim da Vitória e o Rio Grande do Norte sejam reconhecidos mundialmente através do esporte.

“O apoio do prefeito Rosano Taveira é essencial porque com o apoio da Prefeitura de Parnamirim, eu consegui alcançar meus objetivos. A oportunidade de treinar em Dubai, me proporcionou dar mais um passo na minha carreira. Pude representar bem nossa cidade. Agradeço ao prefeito, ao secretário de Esportes e a todos os envolvidos pelo incentivo”, afirmou o atleta.

Assim que retornar ao Brasil, o atleta iniciará a preparação para o Campeonato Europeu, em Portugal.

Inscrições para o ProUni começam na próxima terça-feira.

Na próxima terça-feira (11) serão abertas as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) do segundo semestre de 2019. O programa oferta bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior.

O prazo para participar da seleção vai até 14 de junho. A inscrição deverá ser feita pela internet, no site do ProUni. É preciso informar o número de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 e a senha.

Podem se inscrever candidatos que não tenham diploma de curso superior e que participaram do Enem 2018. É necessário ter obtido uma nota mínima de 450 pontos na média aritmética nas provas do Enem. Outra exigência é a de que o aluno não tenha tirado zero na redação.

Cada estudante precisa ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral. Também podem participar do programa estudantes com deficiência e professores da rede pública.

Venezuela reabre parte da fronteira com a Colômbia.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ordenou hoje (8) a reabertura de parte da fronteira com a Colômbia. A medida envolve a passagem entre os dois países no estado de Táchira, no oeste da Venezuela, que estava fechada há quase quatro meses.

"Em exercício pleno de nossa soberania, ordenei a abertura das passagens fronteiriças do estado de Táchira com a Colômbia a partir deste sábado. Somos um povo de paz que defende firmemente nossa independência e autodeterminação", disse Maduro no Twitter.

O líder chavista ordenou o fechamento total das fronteiras terrestres com o Brasil e a Colômbia em 22 de fevereiro. A intenção foi frustrar uma tentativa de envio de ajuda humanitária à Venezuela por terra a partir dos dois países vizinhos, programada para o dia seguinte.

A operação – comandada pelo líder oposicionista Juan Guaidó, reconhecido como presidente interino da Venezuela por dezenas de países, inclusive o Brasil – encontrou forte resistência militar e acabou fracassando.

Maduro alegou que a entrada de ajuda era apenas uma desculpa da oposição, aliada a potências estrangeiras, para invadir o país militarmente.

Desde então, o governo restringiu o tráfego de pessoas em três das quatro pontes que ligam o país à Colômbia em Táchira – a não ser por razões médicas ou educacionais.

A quarta ponte, a de Tienditas, nunca foi inaugurada para pedestres ou veículos.

Justiça da Bahia manda MEC suspender cortes na Educação.

A juíza Renata Almeida de Moura, da 7ª Vara Federal, em Salvador/BA determinou que o Ministério da Educação suspenda o bloqueio de verbas nas universidades federais. A decisão atende uma ação apresentada pelo Diretório Central dos Estudantes da Universidade de Brasília (UnB), mas o governo pode recorrer.

O bloqueio de 30% nos gastos não obrigatórios (chamados “discricionários”, os únicos que podem ser revistos ao longo do ano e servem para pagar contas de água, luz, terceirizados e obras, por exemplo) foi anunciado em abril pelo Ministério da Educação. Depois disso, foram realizadas manifestações em todas as partes do país contra o bloqueio.

Na decisão, a juíza fixou multa de R$ 100 mil por dia, caso o MEC não cumpra a decisão, tomada na noite de ontem (7), dentro do prazo de 24 horas. “Em resumo, não se está aqui a defender a irresponsabilidade da gestão orçamentária, uma vez que é dever do administrador público dar cumprimento às metas fiscais estabelecidas em lei, mas apenas assegurando que os limites de empenho, especialmente em áreas sensíveis e fundamentais segundo a própria Constituição Federal, tenham por base critérios amparados em estudos que garantam a efetividade das normas constitucionais”, escreveu a juíza na sentença.

‘Nota Potiguar’: programa visa aumentar arrecadação em até 84 milhões ao ano.

“Esperamos mobilizar corações e mentes do povo potiguar para que a campanha seja um sucesso”, declarou a governadora Fátima Bezerra no lançamento do programa Nota Potiguar, que concederá prêmios para os contribuintes e beneficiará 24 instituições filantrópicas e quatro times de futebol do Rio Grande do Norte.

O lançamento da campanha de educação fiscal, realizado pela Secretaria de Estado da Tributação (SET), reuniu representantes de entidades empresariais e beneficentes na tarde desta sexta-feira (07), no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

Através do aplicativo Nota Potiguar, compatível com sistemas Android e IOS, que pode ser baixado gratuitamente, a população exercerá um papel fiscalizador ao informar o CPF e exigir a nota fiscal, além de ajudar uma instituição filantrópica de sua escolha. Dessa forma, contribuirá para evitar a evasão de divisas e ajudará a coibir a sonegação fiscal. “O que estamos propondo é um exercício de cidadania. Ao garantirmos o aumento da receita, estaremos garantindo a prestação de serviços públicos de qualidade, principalmente na Saúde e na Educação”, enfatizou a governadora.

Caixa reduz juros do financiamento habitacional a partir desta segunda-feira (10).

Boa notícia para aquelas pessoas que sonham em comprar a casa própria. A partir desta segunda-feira (10), a Caixa Econômica Federal vai reduzir as taxas de juros cobradas no financiamento imobiliário com recursos da poupança.

De acordo com o vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Jair Luis Mahl, a nova taxa passou para 8,5% ao ano.

“Agora, ela (Caixa) está reduzindo a taxa de juros para financiamentos habitacionais que não estão enquadrados no Minha Casa, Minha Vida – que são aqueles recursos que são oriundos da poupança. Então, foram esses financiamentos habitacionais que nós, agora, reduzimos a taxa para até 8,5% ao ano”, conta.

Mais Médicos: profissionais já podem indicar municípios de atuação.

Os profissionais aptos a participar do Programa Mais Médicos já podem indicar os municípios onde têm interesse de trabalhar. De acordo com informações divulgadas ontem sexta-feira (7) pelo Ministério da Saúde, os médicos têm até as 12h da próxima segunda-feira (10), para acessar o site do programa e fazer suas indicações. São oferecidas 2.149 vagas em 1.130 municípios com os maiores índices de vulnerabilidade social do país nos 26 estados da Federação, exceto no Distrito Federal, além de 13 distritos sanitários especiais indígenas (DSEIS).

Conforme o ministério,a primeira fase do 18º ciclo do programa dá prioridade à participação de profissionais formados e habilitados com registro em conselhos regionais de Medicina (CRM) de estados brasileiros. Para garantir a imparcialidade na escolha dos profissionais, tiveram preferência na classificação médicos com perfil de atendimento para a atenção primária, com títulos de especialista ou residência médica em medicina da família e comunidade.

Caso sobrem vagas, serão oferecidas aos profissionais brasileiros formados em outros países e que já tenham habilitação para o exercício da medicina no exterior. A previsão do Ministério da Saúde é que os médicos comecem a atuar nas unidades de saúde em junho deste ano.

Open São Gonçalo de Jiu-Jitsu acontece neste domingo.

Neste domingo (9) acontece a terceira edição do Open de Jiu-jitsu, no ginásio de Santo Antônio do Potengi, às 8h30, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal.

A competição contará com a participação de 9 equipes, somando mais de 350 atletas dos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba. Os lutadores serão divididos nas categorias adulto e infantil (masculino e feminino).

O evento pertence ao calendário esportivo da cidade e conta com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).

Mega-Sena pode pagar hoje prêmio de R$ 70 milhões.

Acumulada pela quarta vez consecutiva, a Mega-Sena sorteia o prêmio de R$ 70 milhões do concurso 2.158 neste sábado (8). O sorteio será realizado às 20h, no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo (SP).

Aplicado na Poupança da Caixa, o montante do prêmio da Mega-Sena pode render mais de R$ 260 mil por mês, o que garante uma aposentadoria tranquila ao ganhador.

Segundo a Caixa, o valor é suficiente para adquirir 14 coberturas de luxo nas melhores localidades do país, no valor de R$ 5 milhões cada.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) em qualquer lotérica do país e também no portal Loterias Online (www.loteriasonline.caixa.gov.br).

Clientes com acesso ao Internet Banking Caixa podem fazer suas apostas pelo seu computador pessoal, tablet ou smartphone. Para isso, basta ter conta corrente no banco e ser maior de 18 anos.

Marta está fora da estreia do Brasil contra a Jamaica na Copa feminina.

O técnico da seleção brasileira feminina Vadão confirmou neste sábado que a craque Marta está fora da estreia do Brasil na Copa do Mundo da França contra a Jamaica. “A Marta teve uma evolução, mas não reúne condições para esse primeiro jogo”, disse o treinador se referindo aos problemas na coxa esquerda da jogadora que já foi eleita seis vezes a melhor do mundo. “Se ela quiser ficar no banco conosco, ela naturalmente poderá torcer pela gente. Mas é importante deixar claro que ela não tem possibilidade de entrar nesse jogo”, acrescentou o treinador em uma coletiva de imprensa em Grenoble.

A ausência de Marta, maior goleadora da história do Mundial com 15 gols, dificulta ainda mais a situação das brasileiras, que chegam à Copa depois de nove derrotas consecutivas nos amistosos que disputaram antes do torneio. A seleção feminina do Brasil nunca conquistou um mundial e está no grupo C ao lado de Jamaica, Itália e Austrália.

Explosão de barco em rio no Acre deixa 15 feridos em estado grave.

A explosão de um barco no Rio Juruá, no município de Cruzeiro do Sul (AC), deixou 15 pessoas gravemente feridas. O acidente aconteceu por voltas das 18h de ontem (7), durante o abastecimento da embarcação, que levava tambores de combustível.

O barco de grande porte, conhecido como batelão, transportava passageiros e cargas com destino à cidade de Marechal Thaumaturgo, no interior do estado. A operação de combate ao fogo e salvamento durou cerca de 40 minutos.

De acordo com Secretaria de Saúde do Acre, hoje (8), uma das vítimas, um bebê de 7 meses, foi transferida para a unidade de terapia intensiva do Hospital da Criança, em Rio Branco, capital do estado.

Os pacientes estão sendo atendidos no Hospital do Juruá. Oito deles estão entubados, sendo que quatro seguem em estado grave e também serão transferidos ao longo do dia para Rio Branco.

sexta-feira, junho 07, 2019

Maduro anuncia acordo com Cruz Vermelha para entrada de ajuda no país.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta sexta-feira que vai consolidar um acordo com a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, com o qual pretende iniciar a entrada de ajuda humanitária no país.

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que cerca de um quarto da população venezuelana -- em torno de 7 milhões de pessoas-- precisa de apoio, segundo informativo interno que mostra aumento da desnutrição e de doenças, em meio à severa crise econômica e política.

"(O acordo permitirá) que a Cruz acelere e incremente todo o seu apoio humanitário à Venezuela, em termos de saúde, de remédios", disse Maduro em transmissão da TV estatal.

O presidente não deu detalhes sobre o acordo e os insumos que poderão entrar no país sul-americano.

"Eu abri as portas, uma vez que acabou o show, o show da ajuda humanitária. Lembram-se do show?... Que vem do mar, que vem de barco, que vem por rio, que vem pela Colômbia, mentiras", acrescentou Maduro.

João Câmara/RN vai receber 6ª edição do Projeto Assembleia e Você.

A 6ª edição do Projeto Assembleia e você será realizada no município de João Câmara nos dias 13 e 14 de junho. O evento vai ofertar serviços nas áreas de saúde e ação social, além de promover atividades culturais, educativas e esportivas. As atividades serão realizadas na Praça Monsenhor Vicente Freitas, Unidade Básica de Saúde II – CRAS, Casa da Cultura e Escola Municipal Cícero Varela.

Os serviços de ação social serão realizados na praça e vai oferecer de corte de cabelo, confecção de carteira de identidade, foto ¾ e CPF, além de atividades educativas como jogos diversos e slackline. No mesmo local, o PROCON Assembleia vai oferecer orientações sobre relações de consumo.

Na Unidade de Saúde II e no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS SAÚDE) serão oferecidos serviços de saúde nas áreas de cardiologia, clínica geral, gastrologia, neurologia, nefrologia e ortopedia.

Já na Escola Municipal Cícero Varela serão ofertadas atividades para os alunos da escola com badminton, contação de histórias, circuito psicomotor, pintura, palestra educacional (Valorização da educação e do conhecimento), roda de conversa sobre ansiedade, depressão, autoestima, além de espaço da escuta, conversa individual com os psicólogos e aplicação de flúor.

As atividades na escola serão abertas ao público. No dia 12, a partir das 16h, haverá um momento para doação de jogos a todas as escolas da rede municipal de ensino. Na ocasião, estarão presentes um representante de cada escola para receber os jogos.

O evento conta ainda com palestras sobre contradições ambientais e novas economias no RN, exposições de banners com história da Assembleia Legislativa e fotos do município de João Câmara, a serem apresentadas na Casa da Cultura.

Saques da poupança em maio superam depósitos.

Após os saques líquidos de R$ 2,877 bilhões abril, os brasileiros voltaram a retirar dinheiro da poupança em maio. Dados do Banco Central mostraram que, no mês passado, R$ 718,718 milhões líquidos saíram na caderneta poupança. Em maio de 2018, foram registrados depósitos líquidos de R$ 2,405 bilhões. No mês passado, foram R$ 204,305 bilhões em saques, contra R$ 203,586 bilhões em depósitos. Considerando os rendimentos de R$ 2,987 bilhões na poupança em maio, o saldo global da caderneta chegou aos R$ 795,160 bilhões.

No acumulado de 2019, as retiradas líquidas da poupança somaram R$ 16,997 bilhões. O montante é resultado de saques de R$ 980,894 bilhões contra depósitos de R$ 963,897 bilhões. Em função da crise econômica, a caderneta registrou saídas líquidas em 2015 e 2016, mas iniciou um processo de recuperação no ano seguinte.

Começou nesta sexta a Copa do Mundo de Futebol Feminino.

A França é a sede da 8ª Copa do Mundo de Futebol Feminino. A competição começa nesta sexta-feira (7) com o jogo de abertura entre França e Coreia do Sul, marcado para as 16h, no Parc des Princes. A final ocorrerá no dia 7 de julho, às 17h, no Estádio de Lyon.

Ao todo 24 equipes estão divididas em seis grupos:
Grupo A – França, Coréia do Sul, Noruega e Nigéria
Grupo B – Alemanha, China, Espanha e África do Sul
Grupo C – Austrália, Itália, Brasil e Jamaica
Grupo D – Inglaterra, Escócia, Argentina e Japão
Grupo E – Canadá, Camarões, Nova Zelândia e Holanda
Grupo F – Estados Unidos, Tailândia, Chile e Suécia

Cantor Serguei morre em Volta Redonda aos 85 anos.

Morreu hoje (7) o cantor Serguei, aos 85 anos. Ele estava internado no Hospital Regional do Médio Paraíba Doutora Zilda Arns Neumann, em Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro. Sofria de Alzheimer e foi transferido no mês passado de Saquarema, onde morava, para Volta Redonda. A causa da morte não foi divulgada.

Filho de um executivo da IBM e de uma dona de casa, Sergio Augusto Bustamente, Serguei, é considerado o roqueiro mais antigo do Brasil. Nascido em 8 de novembro de 1933, até pouco tempo ainda estava em atividade com a sua banda Pandemonioum, em shows pelo país.

Inscrições do Sisu 2019.2 terminam hoje.

Termina nesta sexta-feira (7) o prazo de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019.2. Ao todo, na Paraíba, estão sendo ofertadas 4.720 vagas entre Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

As inscrições são realizadas apenas pelo site do Sisu, e o resultado da chamada regular já será revelado na próxima segunda-feira (10). São 340 vagas ofertadas pela UFPB, 1.535 pela UFCG e outras 2.845 pela UEPB. Clique aqui para conferir as oportunidades por curso e instituição, e também para fazer a inscrição.

Exame em modelo que acusa Neymar de estupro aponta apenas lesão no dedo.

O exame de corpo de delito feito pela modelo Najila Trindade ao registrar boletim de ocorrência por estupro do atacante Neymar, protocolado em 31 de maio, detectou apenas um ferimento em um dedo das mãos dela. De acordo com o documento, não existem lesões nas partes íntimas. O resultado é de conhecimento da Polícia Civil desde a última quinta-feira. A informação foi publicada confirmada pelo Estado.

Apesar disso, os investigadores não descartam que tenha havido violência sexual, como alega a suposta vítima. Os investigadores da 6ª Delegacia de Defesa da Mulher, na zona sul de São Paulo, também analisam os laudos realizados por um médico particular, contratado por Najila. Segundo a modelo, o estupro teria acontecido no dia 15, em Paris.

O médico Luiz Eduardo Campedelli, que assina o laudo médico da modelo, compareceu à delegacia para prestar esclarecimentos. O médico gastroenterologista registrou “arranhaduras, hematomas em absorção e estrias em região de ambos os glúteos”. A avaliação foi feita em 21 de maio, seis dias após o suposto estupro. O médico do Hospital Albert Einstein saiu da delegacia sem dar entrevistas. Fontes ligadas ao caso afirmam que o especialista confirmou o resultado do exame.

Questionado sobre o resultado do exame de corpo de delito, ainda nesta quinta-feira, o advogado Danilo Garcia de Andrade afirmou que ainda não tinha visto o exame, mas que as provas estavam sob sigilo de investigação.

Najila acusa Neymar de estupro na capital francesa. As acusações vieram à tona no último sábado. Para tentar se defender, o atacante do Paris Saint-Germain divulgou conversas privadas com a modelo. Juntamente com os diálogos, o jogador publicou fotos íntimas de Najila. Por isso, ele foi convocado para depor na Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI), na Cidade da Polícia, no Rio. Ele prestou depoimento nesta quinta-feira. Nos próximos dias, virá até São Paulo para depor sobre a denúncia de estupro e agressão.

Piora o estado de saúde de Agnaldo Timóteo.

O cantor Agnaldo Timóteo, internado desde o dia 21 de maio, apresentou retrocesso do padrão neurológico nas últimas 12 horas, informou a assessoria de imprensa do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, onde está internado. 

De acordo com o boletim médico divulgado no início da tarde desta segunda-feira, 7, o cantor “vinha em curva progressiva de melhora, porém, nas  últimas 12h, ocorreu retrocesso do padrão neurológico. Por essa razão, está realizando ventilação por máscara pressurizada e pode haver necessidade de retorno à respiração por aparelhos”.

O hospital informou que o quadro de Agnaldo Timóteo é crítico. O cantor segue internado na unidade de terapia intensiva (UTI) do hospital.

Governo do estado do RN define datas para pagamentos dos salários de junho.

O pagamento do mês de junho dos servidores públicos do Estado será feito nos dias 17 e 28. O anúncio foi dado hoje (7) na reunião do Fórum de Servidores do Estado, com secretários estaduais. No dia 17 será feito o pagamento integral do salário a quem ganha até R$ 4 mil e 30% do salário de quem recebe acima desse valor.

É possível que na próxima segunda-feira (10), esse valor pode subir para R$ 5 mil, dependendo da arrecadação do Estado. Já no Dia 28 será pago o restante do salário de quem recebe acima de R$ 4 mil e os servidores dos órgãos que têm arrecadação própria e da Educação.

No final de junho também será pago o restante do décimo terceiro salário de 2017, para quem recebe acima de R$ 12 mil líquido, atendendo a 1.096 beneficiários (14,3%), num desembolso de R$ 14,61 milhões. Já a antecipação de parte do 13º salário de 2019, como pediam os sindicatos, está descartada.

OMS alerta para epidemia de DSTs na era dos aplicativos de encontros.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) fez um alerta ontem quinta-feira (6) para a falta de progresso na redução da transmissão de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e recomendou o uso de camisinha para impedir essa disseminação.

Um relatório da OMS revelou que a cada dia são registrados no mundo mais de 1 milhão de casos de doenças sexualmente transmissíveis. De acordo com dados mais recentes, em 2016 houve mais de 376 milhões de novas infecções de clamídia, gonorreia, sífilis e tricomoníase. Esse número é praticamente o mesmo de 2012, o que mostra uma estagnação na redução da transmissão de DSTs.

Projeto promete plantar 20 mil mudas de árvores até 2020 em Natal/RN.

Até 2020, Natal receberá 20 mil mudas de árvores nativas em todas as regiões da cidade. O número é meta do projeto Planta Natal, lançado nesta sexta-feira (7) pela prefeitura, em celebração à Semana do Meio Ambiente. Desde o dia 21 de maio, quando iniciou a fase experimental do projeto, já foram realizados 288 plantios em cinco pontos da capital potiguar.

O prefeito Álvaro Dias iniciou o mutirão de plantio na Praça dos Pescadores, que fica na Praia do Meio. Alunos das escolas municipais Laura Maia e Santos Dumont, acompanhados pelos professores, auxiliaram o chefe do executivo municipal e a secretária de Esportes e Lazer Danielle Mafra, que também é coordenadora do Planta Natal, além do secretário de Governo, Paulo César Medeiros, no plantio das três primeiras mudas. No bairro, foram plantadas 66 mudas.

“É uma satisfação muito grande participar de um projeto arrojado como esse porque sei o quanto essa ação é importante para Natal. Isso vai permitir que nossa cidade fique mais agradável, bonita e melhor de se viver. O projeto Planta Natal deve ser abraçado por todos os natalenses, não apenas pelos voluntários, ou pela equipe da UFRN e ecologistas que estão nos ajudando, mas por todos. É preciso que todos se conscientizem da importância da preservação do meio ambiente”, explicou o prefeito.

Polícia portuguesa apreende mais de uma tonelada de cocaína em barco que saiu de Natal/RN.

A polícia de Portugal apreendeu 1.102 quilos de cocaína a bordo de um barco de pesca que saiu de Natal, segundo a Receita Federal. Sete brasileiros que estavam na embarcação foram presos. A apreensão aconteceu entre Cabo Verde e os Açores no último fim de semana e foi divulgada na última terça-feira, 4, pelas autoridades estrangeiras.

As autoridades portuguesas teriam chegado à embarcação através de informações da Polícia Federal do Brasil. Trata-se de um barco pesqueiro de pequeno porte, localizado pela Força Aérea de Portugal, e posteriormente acionada a Marinha daquele país. Ainda de acordo com a Receita Federal, é desconhecido se a droga foi embarcada na costa de Natal ou em alto-mar. As investigações são de responsabilidade da polícia portuguesa.

A cocaína estava empacotada em 50 bolsas de tecido e provavelmente estava destinada ao mercado europeu. A polícia portuguesa informou à agência Reuters que ela estava dentro de um compartimento especialmente projeto e de difícil acesso da embarcação.

Mourão: moeda única seria avanço para países da América do Sul.

O vice-presidente, Hamilton Mourão, disse hoje (7) que a criação de uma moeda única para a América do Sul seria um avanço para os países da região, assim como foi para a União Europeia a criação do euro. “Óbvio que se houver possibilidade, se é factível isso, é um baita de um avanço. A União Europeia tem sua moeda única, que é o Euro. Se nós chegarmos aqui, na América do Sul, a um passo desse, acho que seria bom para todo mundo”, afirmou.

A possibilidade de uma moeda única para os países do Mercosul, começando por Brasil e Argentina, foi abordado durante a visita do presidente Jair Bolsonaro à Argentina. A proposta foi apresentada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, que integrou a comitiva presidencial ao país vizinho, Hoje, em evento no Rio de Janeiro, Bolsonaro, defendeu a medida dizendo que “de um modo geral, o país [Brasil] tem muito mais a ganhar do que perder”.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, questionou se a proposta levaria à desvalorização da moeda brasileira. “Será? Vai desvalorizar o real? O dólar valendo R$ 6,00? Inflação voltando? Espero que não”, afirmou, em publicação no Twitter. A Argentina vive um agravamento da sua crise econômica, com aumento de inflação e desvalorização de sua moeda.

Ao deixar o gabinete da Vice-Presidência, no Palácio do Planalto, em Brasília, Mourão minimizou as críticas, disse que a proposta ainda é embrionária e que é preciso conhecer seus fundamentos.

De acordo com o Banco Central, não há projetos ou estudos em andamento para uma união monetária com a Argentina, mas “diálogos sobre estabilidade macroeconômica, bem como debates acerca de redução de riscos e vulnerabilidades e fortalecimento institucional”.

Servidores do RN temem perder até 35% do salário com plano de ajuste fiscal.

O Governo Federal vai exigir de estados brasileiros novas medidas de ajuste para liberar aval aos empréstimos em um Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal (PEF). Entre os governos estaduais que poderão ter acesso ao crédito, se cumprirem as exigências, está o Rio Grande do Norte.

O pré-requisito de número três, no entanto, solicita ao RN a revisão do regime jurídico único dos servidores da administração pública direta, autárquica e fundacional para suprimir os benefícios ou as vantagens não previstas no regime jurídico único dos trabalhadores públicos da União. Com isso, o servidor estadual vai perder a licença-prêmio e o adicional por tempo de serviço, que pode chegar a 35% do salário do servidor.

Natal/RN está entre as capitais com maior alta no preço da cesta básica em 2019.

Em maio de 2019, o custo do conjunto de alimentos essenciais diminuiu em 13 capitais, conforme mostra resultado da Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos, realizada mensalmente pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Diesse) em 17 cidades.

As quedas mais importantes foram observadas em Campo Grande (13,92%), Belo Horizonte (7,02%), Goiânia (-4,48%) e Rio de Janeiro (-4,39%). Os aumentos ocorreram em Florianópolis (1,17%), Aracaju (0,86%), Recife (0,20%) e Brasília (0,06%).

A capital com a cesta mais cara foi São Paulo (R$ 507,07), seguida por Porto Alegre (R$ 496,13) e Rio de Janeiro (R$ 492,93). Os menores valores médios foram observados em Salvador (R$ 392,97) e João Pessoa (R$ 403,57).

Willian vai disputar a Copa América na vaga de Neymar.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou hoje (7) o nome do atacante Willian, do Chelsea da Inglaterra, escolhido pelo treinador Tite para disputar da Copa América Brasil 2019. Ele substituirá Neymar, que sofreu um entorse no tornozelo, durante a partida amistosa da seleção brasileira contra o Catar, em Brasília, na última quarta-feira (5). O resultado do jogo foi 2 a 0 para Brasil. Gols de Richarlison e Gabriel Jesus.

"Como é determinado pelo regulamento da competição, a CBF enviou à Conmebol os laudos do exame que apontaram a lesão de Neymar. Após receber o aval da confederação, prosseguiu com a convocação do atleta", informou a CBF, em boletim publicado em seu site na internet.

Bancários do RN aderem à greve geral no dia 14 de junho.

Os bancários do RN, reunidos em assembleia ontem quinta-feira (6), decidiram por aderir a Greve Geral de 14 de junho que vem sendo organizada por trabalhadores de todo o país para barrar a Reforma da Previdência. Na sexta, 14, nenhuma agência bancária deverá funcionar.Os bancários potiguares entendem que o que está em jogo é o fim do direito a aposentadoria. “Assim como a Reforma Trabalhista não gerou empregos, a Reforma da Previdência não irá resolver os problemas econômicos do país”, diz o Sindicato. A luta, segundo os bancários, é ainda contra o desemprego, o desmonte do serviço público e da educação.
 
Não haverá expediente durante todo o dia nos bancos e a partir das 15h a categoria se junta aos demais manifestantes em passeata que terá concentração no calçadão do Midway e seguirá em direção a árvore de Mirassol.

quinta-feira, junho 06, 2019

Bolsonaro transmite cargo ao vice-presidente e viaja a Buenos Aires.

O presidente Jair Bolsonaro embarcou na manhã de hoje (6) para Buenos Aires, na Argentina, onde se encontra com o presidente Maurício Macri, autoridades e empresários.

Como aconteceu nas demais ocasiões em que Bolsonaro deixou o país, o vice-presidente Hamilton Mourão acompanhou o presidente até a Base Aérea de Brasília para a transmissão do cargo.

O avião presidencial decolou às 7h20. A previsão é que a comitiva desembarque na capital argentina por volta das 10h (horário de Brasília), onde será recebida com honras militares, e o retorno deve acontecer na manhã desta sexta-feira (6).

Governadora Fátima Bezerra estará nesta sexta-feira(7) em João Câmara/RN participando da Consulta Popular do Plano Plurianual – PPA .

A governadora Fátima Bezerra iniciou por Canguaretama a Consulta Popular para a construção coletiva do Plano Plurianual do Estado 2020-2023 (PPA). A consulta promove a participação da sociedade civil nos debates junto às secretarias e órgãos do Executivo estadual na definição dos objetivos e metas do governo para os próximos quatro anos.

De acordo com calendário divulgado pela assessoria da governadora, nesta quinta-feira, 06, estará em São Paulo do Potengi e na sexta-feira, 07 de junho em João Câmara. “Discutir o PPA significa reafirmar o compromisso de uma gestão verdadeiramente de perfil popular. Significa implementar o conceito dos territórios como espaços de entendimento de pactuação social. Significa administrar com transparência, ética, com seriedade, zelo e eficiência”, afirmou a governadora Fátima Bezerra no ato de lançamento da Consulta Popular.

Além da equipe de secretários de estado, dirigentes de órgãos da administração indireta, o lançamento da Consulta Popular reunião representantes dos diversos setores da sociedade como Federações de trabalhadores (Fetarn, Fetraf, Fetam), Federações Empresariais, Femurn, Fecam, Cut, CTB, Sinte, IF’s, UFRN, Uern, Ufersa, Asa Potiguar.

Também na sexta-feira, por ocasião de sua vinda a João Câmara, a governadora receberá uma comissão de vereadores de João Câmara a qual apresentará algumas reivindicações que a Câmara Municipal elegeu como prioridade neste primeiro ano de governo.

Padre é rendido, amarrado e assaltado durante missa.

O padre católico Joseph Thomas foi assaltado durante a celebração de uma missa, na terça-feira, 4, na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Praia Grande, litoral do Estado de São Paulo.

Armados, os criminosos obrigaram o sacerdote a se deitar na sacristia, amarraram suas pernas e roubaram, além de joias, cerca de R$ 6 mil reais e US$ 4 mil – um prejuízo superior a R$ 20 mil. O dinheiro estrangeiro era destinado a uma viagem que o padre fará em outubro deste ano para a Índia, sua terra natal. O restante destinava-se à compra de materiais para a festa junina da igreja. Uma funcionária também foi feita refém e amarrada.

Conforme o padre, ele celebrava a missa das 8 horas, quando ouviu um barulho vindo da casa paroquial. “Eles estouraram a porta corta-fogo, encostaram uma arma na cabeça dela (funcionária), mandaram que se deitasse e a amarram. Eles queriam dinheiro e começaram a revirar tudo.” O padre disse que desconfiou do assalto, mas continuou a missa. “Tinha uma mulher no público falando ao celular. Depois soube que ela era cúmplice dos assaltantes e estava me vigiando. Quando dei a bênção final e fui para a sacristia, um assaltante me rendeu. Ele tentei enfrentar, mas ele mostrou a arma e disse, ‘deita, senão mato você, padre’.”

Além do dinheiro, os bandidos levaram um relógio, um anel e uma corrente de ouro. Antes de sair da casa paroquial, os bandidos trocaram de roupa e depois fugiram em um carro que os aguardava em frente à igreja. O padre se soltou e desamarrou a funcionária As câmeras de monitoramento registraram a movimentação dos suspeitos.

A Polícia Militar esteve na igreja e fez buscas na região, mas não localizou os assaltantes. A Polícia Civil abriu inquérito para apurar o roubo e vai usar as imagens das câmeras na tentativa de identificar os criminosos. O padre informou que a segurança será aumentada. “Seremos obrigados a pedir documentos para os fiéis que não são frequentadores habituais da igreja. Também estamos vendo como aumentar o número de câmeras. Sou pároco há 25 anos e nunca tinha acontecido algo assim comigo”, disse.

Sobem para 32 os casos notificados de febre maculosa em Contagem.

Subiu para 32 o número de casos suspeitos de febre maculosa em Contagem (MG). Duas pessoas morreram vítimas da doença entre o final de maio e início de junho. Outras duas mortes são investigadas. O balanço de notificação dos casos foi atualizado ontem (5) pela prefeitura de Contagem.

As quatro vítimas são de uma mesma família que se reuniu para capinar e cercar um terreno na região Nacional e foram picados pelo carrapato-estrela, o vetor da febre maculosa.

A prefeitura de Contagem montou uma força tarefa para combater o vetor da doença. Uma unidade de saúde foi aberta na região Nacional para atender as 128 pessoas que foram picadas por carrapatos após entrarem na mata para cercar o terreno.

Entre as medidas adotadas estão a limpeza da área onde foram encontrados os focos dos carrapatos e a pulverização na região e nas casas. Cavalos sem dono que transitam na região foram recolhidos e recebem banho de carrapaticida. A Guarda Civil monitora com um drone capivaras que são amplificadores da febre maculosa. Secretarias estudam formas de captura das capivaras para vermifugação.

O SINE-RN oferece nesta quinta-feira (06), mais de 21 oportunidades de emprego.

Para concorrer às vagas, o candidato deve se cadastrar via Internet no Portal Emprega Brasil do Ministério do Trabalho e Emprego, através do endereço empregabrasil.mte.gov.br ou na unidade do Sine Matriz em Natal, na Cidade da Esperança, na Rua Adolfo Gordo, s/n, prédio da Central do Trabalhador, NOVO HORÁRIO de 8h às 14h, ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e no interior.

O interessado que não tem cadastro e acesso ao Portal Emprega Brasil, pode comparecer as Agências do SINE, com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Número do PIS, cédula de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. O atendimento é de acordo com o horário de funcionamento das centrais do cidadão e do SINE Matriz Cidade da Esperança no prédio da Central do Trabalhador, das 8h às 14h, de segunda a sexta.

VAGAS PERMANENTES – NATAL e GRANDE NATAL
Cortador de roupas 1
Desenhista industrial gráfico (designer gráfico) 1
Pintor de automóveis 1
Serigrafista 1
Técnico eletrônico 1
Torneiro mecânico 1
Vendedor pracista 1
Total 7

VAGAS TEMPORÁRIAS – NATAL e GRANDE NATAL
Armador de ferros 4
Carpinteiro 4
Pedreiro 6
Total 14

MOSSORÓ E REGIÃO
Auxiliar de limpeza 1
Eletricista de instalações de veículos automotores 1
Total 2

Supremo deve decidir nesta quinta-feira se servidor pode ter redução de salário e de carga horária.

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve votar, nesta quinta-feira, a constitucionalidade de pelo menos 30 artigos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Entre os trechos que foram questionados, está o artigo 23 da lei, que permite a redução da carga horária e dos salários de servidores, caso os estados ultrapassem o limite de gastos permitido com a folha de pagamento. 

A norma está suspensa por liminar. O atual relator desse processo é o ministro Alexandre de Morais. 

Na última sessão realizada sobre o tema, em fevereiro, a Advocacia Geral da União (AGU) foi favorável à redução dos vencimentos dos servidores. A Procuradoria-Geral da República (PGR) defendeu a LRF, mas pediu a inconstitucionalidade do corte nos salários.

1ª Vara de Macaíba/RN abre edital para estagiário de pós-graduação em Direito.

A 1ª Vara da Comarca de Macaíba abriu processo seletivo para estágio em pós-graduação remunerado em Direito. As inscrições acontecem de 10 a 14 de junho e podem ser feitas no horário de 08h às 14h00, nesta unidade judiciária, localizada no Fórum de Macaíba, localizado na Rua Ovídio Pereira da Costa, s/n, Araçá.

É oferecida uma vaga, havendo classificação até o 10º colocado para efeito de cadastro de reserva.

Para acessar o edital clique aqui.

Professores da UFRN aprovam paralisação para o próximo dia 14.

Os professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vão realizar paralisação das atividades no próximo dia 14 de junho. A decisão aconteceu em plebiscito encerrado ontem quarta-feira, 5, através de sistema eletrônico. Foram 507 (78,8%) votos a favor e 136 (21,2%) contra a suspensão das atividades.

Com a aprovação, os docentes da universidade vão aderir ao movimento nacional de “Greve Geral” agendada para o dia 14 de junho. A ação foi organizada por entidades sindicais. A data marca um período de mobilizações e protestos contra os recentes contingenciamentos dos recursos para a instituição de ensino.

“A nossa responsabilidade neste momento não é pequena. Depende do nosso poder de mobilização a construção de um amplo movimento de resistência”, avalia Wellington Duarte, presidente da Associação dos Docentes da UFRN (Adurn).

RN tem desabastecimento de soros antivenenos, antirrábico e fumacê.

O secretário estadual da Saúde Pública, Cipriano Maia, concedeu na tarde de ontem quarta-feira (5) entrevista coletiva com o objetivo de alertar à população e aos profissionais de saúde sobre atitudes de proteção e de prevenção diante da crise de desabastecimento de soros antiveneno e antirrábico que afeta todo o país, bem como a falta do inseticida malation utilizado pelos carros fumacê no combate ao mosquito Aedes aegypti.

Os soros antivenenos ou antiofídicos, utilizados para tratar mordidas de cobras e animais peçonhentos (cobras, escorpiões e morcegos), são fornecidos pelo Ministério da Saúde que tem feito adequações devido à redução considerável na produção do soro.

TRE-RN rejeita pedido de cassação e mantém mandato de Zenaide Maia.

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), à unanimidade e em consonância com o parecer da Procuradoria Regional Eleitoral, julgou improcedente a representação eleitoral apresentada pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) que pedia a cassação de Zenaide Maia Calado Pereira dos Santos, senadora eleita nas Eleições 2018 pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS). O processo, sob relatoria do juiz José Dantas de Paiva, foi julgado em sessão plenária de ontem quarta-feira (05). Com a decisão, é mantido o mandato da senadora Zenaide Maia.

A fim de justificar o pedido deduzido na representação, o PSDB alegou suposta captação ou gasto ilícito de recursos financeiros de campanha eleitoral, além de doação de recursos acima do limite legal. No entanto, após análise, a Corte Eleitoral entendeu que as irregularidades apresentadas não eram suficientemente graves a ponto de ter comprometido o equilíbrio e lisura do pleito, principalmente porque o valor identificado nas imprecisões são na ordem de R$ 13.500,00, que correspondem a apenas 1,23% do valor total utilizado na campanha eleitoral – isto é, R$ 1.094.640,00.

De acordo com o argumento do relator e ancorando-se na legislação, esse fato não seria capaz de gerar a cassação da candidata eleita, somente a desaprovação das contas eleitorais – conforme já havia sido determinado pelo TRE-RN em decisão anterior de análise das prestações de contas.

Rio registra a temperatura mais baixa do ano.

O município do Rio de Janeiro registrou a temperatura mais baixa do ano, com os termômetros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) assinalando a temperatura mínima de 15,1° Celsius (°C), no Alto da Boa Vista e a máxima de 22,4°C, na Restinga da Marambaia.O mar continua agitado, de acordo com a Marinha, com as ondas podendo atingir até 2,5 metros no litoral do Rio.

O Sistema Alerta Rio, da prefeitura, informou que núcleos de chuva que se formaram agora à noite sobre o oceano, próximo a Niterói, na região metropolitana se aproximam do Rio. Chove nas regiões do centro e da zona sul da cidade. A mudança brusca na temperatura deve-se a atuação de um sistema de alta pressão polar se deslocando sobre a Região Sudeste.

Para esta quinta-feira (6) não há previsão de chuva. De acordo com o Sistema Alerta Rio, o céu ficará nublado, sem chuva, com a temperatura mantendo-se estável. Ventos fracos se deslocando de Nordeste para Este. A previsão é da temperatura mínima em torno de 14ºC e a máxima atingindo 26ºC.

Brasil vence Catar por 2 x 0 em amistoso em Brasília.

A seleção brasileira de futebol venceu o Catar no amistoso disputado na noite desta quinta-feira em Brasília por 2 x 0, mas teve Neymar saindo do campo com uma contusão no tornozelo ainda no início do primeiro tempo. O presidente Jair Bolsonaro acompanhou a partido do Estádio Mané Garrincha. O jogo teve um público de 34.204 pessoas.

O Brasil começa o jogo com marcação forte, tentando recuperar a bola no campo de ataque, dominou toda a partida e teve mais tempo de bola e mais chances de gol.  Aos 16 minutos do primeiro tempo, Richarlison marcou de cabeça após um levantamento de Daniel Alves.

Aos 17 minutos, Neymar deixou o campo com dores no tornozelo direito depois de pisar em falso após uma dividida. Ele foi para o banco, deixou o campo com gelo no pé direito e foi direto para o vestiário. O craque foi substituído por Everton. 

O segundo gol saiu aos 23 minutos, também no primeiro tempo. Richarlison serviu Gabriel Alves que tirou de Al-Sheeb e marcou.

O Brasil disputa seu segundo amistoso contra Honduras no dia 9, no Beira-Rio, em Porto Alegre.

A estreia da Seleção Brasileira na Copa América será no dia 14 de junho, contra a Bolívia, no Estádio do Morumbi, em São Paulo.

Quase 200 bolsas de pós-graduação são congeladas pela Capes no RN.

Mais 197 bolsas de pós-graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) serão congeladas no Rio Grande do Norte a partir de junho de 2019, conforme dados solicitados pelo G1 ao órgão. O corte é motivado pelo contingenciamento de verbas na área.

De acordo com o Governo Federal, os atuais bolsistas não serão prejudicados pela medida. Porém, conforme eles concluam as pesquisas, as bolsas congeladas não deverão voltar a ser oferecidas para novos pesquisadores.

“O impacto para os bolsistas é zero. Todos os bolsistas em vigor permanecerão com suas bolsas, seja no Brasil ou no exterior”, afirmou Anderson Correia, presidente da Capes, durante entrevista coletiva sobre as medidas, nesta terça-feira (4). Em todo o país, mais 2,7 mil vagas serão fechadas. Em maio, o governo já havia anunciado o “bloqueio preventivo” de 3.474 bolsas e a reabertura de outras 1.324 vagas.

Chefe do FMI alerta sobre guerra comercial entre EUA e China.

A chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, advertiu que a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China pode reduzir a produção econômica global em 0,5%, em 2020. Isso representa uma perda de aproximadamente US$ 455 bilhões.

Lagarde deu entrevista à NHK, emissora pública de notícias japonesa, antes de reunião de ministros das Finanças e de presidentes dos bancos centrais do Grupo dos 20 no próximo final de semana, em Fukuoka. Ela declarou que as autoridades têm a missão de voltar para casa munidas de políticas que gerem crescimento.
 
Christine Lagarde disse: "Todas as autoridades deveriam estar muito preocupadas de que meio ponto percentual de crescimento vai provocar um impacto real em todas as economias do mundo."

A chefe do FMI afirmou que o Japão, como anfitrião do encontro, está na posição de exercer o papel de mediador.

Lagarde afirmou que o protecionismo é o caminho errado a tomar. "Uma das razões pelas quais o G20 [se transformou em organismo] tão eficaz há dez anos foi o fato de que todos os líderes concordavam em não recorrer ao protecionismo. Eu penso que esse compromisso deveria ser renovado", disse.

Christine Lagarde disse que as autoridades deveriam aproveitar a reunião de dois dias para trabalhar em prol do fortalecimento e rejuvenescimento do sistema de comércio mundial.

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 70 milhões no sábado.

O concurso 2.157 da Mega-Sena não teve acertadores no prêmio principal. Os números sorteados foram: 31 – 33 – 34- 35 – 39 – 48.

A quina – cinco números – teve 188 ganhadores, cabendo a cada um deles R$ 21,38 mil. A quadra – quatro números – registrou 8.779 acertadores. Cada um ficará com R$ 653,98.

O próximo sorteio da Mega-Sena será no sábado (8). A previsão é de um prêmio de R$ 70 milhões.

As informações são do site da Caixa Econômica Federal.

Neymar sofre lesão e está fora da Copa América.

Neymar está fora da Copa América. O atacante sofreu uma lesão no tornozelo direito durante o amistoso contra o Qatar e não terá condições de se recuperar a tempo de disputar a competição.

De acordo com nota oficial da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), exames de imagem mostraram que o camisa 10 sofreu uma ruptura no ligamento do tornozelo.

Após a Fifa receber o laudo médico sobre as condições de Neymar, Tite será liberado para convocar um substituto. Vinicius Junior, do Real Madrid, é o favorito.

Neymar foi substituído aos 17 minutos do primeiro tempo, após o gol de Richarlison, que abriu o placar para a seleção brasileira. Everton entrou em seu lugar. As imagens de tevê flagraram o momento da torção após uma dividida com o adversário.

quarta-feira, junho 05, 2019

PF desarticula grupo responsável por fraudes bancárias na internet.

A Polícia Federal (PF) deflagrou, ontem terça-feira (4), a Operação Singular, para combater a criminalidade cibernética. Por meio de modernas técnicas de investigação digital, desenvolvidas pela PF no ambiente da deep web (nome que se dá à camada da internet que não pode ser acessada através de mecanismos de busca, como o Google, por exemplo), chegou-se a uma organização criminosa com abrangência nacional, integrada por inúmeras pessoas, das quais sete foram identificadas como seus líderes.

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e cinco de prisão preventiva, nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Ceará. Um dos investigados permanece foragido.

O principal crime cometido é a fraude bancária eletrônica, com o roubo de dados de cartões de crédito e sua posterior revenda. Foi identificado que um dos hackers da quadrilha invadiu o sistema informático de uma grande empresa responsável pela elaboração de concursos e cobrava valores em criptomoedas para aprovar candidatos que conseguissem chegar à segunda fase do certame.

O crime de formação de organização criminosa prevê pena de 3 a 8 anos de reclusão. Já o furto de cartões de crédito prevê de 2 a 8 anos de prisão. Por fim, o crime de invasão de dispositivo informático, pena de 1 a 4 anos.