sábado, fevereiro 10, 2018

ONU pede que países levem conflito sírio ao Tribunal Penal Internacional

O alto comissário da Organização das Nações Unidas (ONU) para Direitos Humanos, Zeid Ra'ad al Hussein, pediu neste sábado (10) que a comunidade internacional atue urgentemente contra a escalada do conflito sírio e envie o caso ao Tribunal Penal Internacional (TPI). A informação é da agência EFE.

"Após sete anos de paralisia no Conselho de Segurança, a situação na Síria pede a gritos para ser transferida ao Tribunal Penal Internacional e um esforço muito mais coordenado por parte dos países para levar a paz ao país", afirmou Zeid em comunicado.

"A gestão desta guerra foi uma tremenda vergonha desde o princípio e a impossibilidade de acabar com ela implica fracasso épico da diplomacia global", ressaltou.

A ONU dispõe de informações e de vídeos que sugerem que no último dia 4 de fevereiro foram empregados agentes tóxicos em bombardeios sobre uma área residencial em Saraqueb, embora aparentemente ninguém tenha morrido durante o ataque, disse Zeid, que também se referiu à escalada do enfrentamento armado nas províncias de Idlib e Ghouta Oriental.

Os ataques atingiram pelo menos nove centros médicos, seis deles em Idlib e três em Ghouta Oriental, acrescentou, qualificando os bombardeios como uma "ironia cruel", levando em conta que ambas as áreas foram declaradas zonas de distensão.

O escritório de Zeid recebeu relatórios sobre a morte de pelo menos 277 civis entre os dias 4 e 9 de fevereiro, 230 deles por bombardeios aéreos do governo sírio e seus aliados. Outros 812 civis ficaram feridos.

Zeid também disse que ocorreram vários ataques com morteiros e mísseis em áreas controladas pela oposição em regiões povoadas em Damasco e em seus subúrbios, controlados pelo governo sírio, nos quais morreram pelo menos sete civis e 18 ficaram feridos entre 6 e 9 de fevereiro.

Em Afrin, controlado por forças curdas, uma ofensiva turca iniciada em 20 de janeiro causou a morte de crianças, e parte da população que quer fugir não pode fazê-lo porque as milícias impedem, disse Zeid.
 
Por sua vez, no leste do país continuam os bombardeios e ataques terrestres em áreas sob controle do Estado Islâmico, principalmente em Deir ez-Zor, enquanto em Raqqa os sírios continuam enfrentando duras condições de vida após a expulsão dos jihadistas no ano passado.

Carnaval deve gerar fluxo de 43 mil passageiros no Aeroporto de Natal/RN

A Inframerica – administradora do Aeroporto de Natal – estima que cerca de 43 mil passageiros utilizarão o Terminal potiguar para viajar durante o feriado prolongado de Carnaval. A projeção considera o período entre a sexta-feira (9) e a Quarta-feira de Cinzas (14). O movimento aéreo deverá ser de 299 pousos e decolagens e mais 40 voos extras para atender à demanda adicional do recesso. A avaliação da concessionária é de um movimento de passageiros 5,4% maior que o registrado no Carnaval de 2017, ocorrido entre 24 de fevereiro e 1º de março.

O dia com maior fluxo deverá ser nesta sexta-feira (9), em que aproximadamente 8,1 mil pessoas chegam ou partem do Aeroporto. Os horários previstos com as maiores movimentações serão de 13h00 às 17h00 e das 23h às 2h do sábado (10). Na Quarta-feira de Cinzas, retorno do Carnaval, deve haver movimentação de 8 mil pessoas.

A concessionária lembra que todos os usuários passarão por inspeção de raio-x ao embarcar e que alguns passageiros poderão ser selecionados para revistas aleatórias. Por isso, é recomendado chegar com 1h30 de antecedência para voos domésticos e 2h30 para voos internacionais.

Israel faz ataque em grande escala contra alvos iranianos na Síria

O Exército de Israel fez neste sábado (10) um ataque em grande escala contra alvos iranianos e sírios em Damasco, após a queda de um avião israelense em um enfrentamento prévio no qual a Síria disparou, em fato pouco habitual, contra Israel.

"Doze alvos, entre eles baterias de defesa aérea e alvos iranianos que fazem parte do estabelecimento militar do Irã na Síria, foram atacados", informou o Exército, em comunicado.

Durante o ataque, a Síria disparou entre 16 e 20 mísseis, pela segunda vez neste sábado, contra a aviação israelense, o que ativou os alarmes antiaéreos nos territórios ocupados das Colinas do Golã, ao norte de Israel.

Durante a madrugada, um drone controlado de uma infraestrutura iraniana na cidade síria de Palmira entrou em espaço aéreo israelense, explicou a um grupo de jornalistas o porta-voz militar Jonathan Conricus, assegurando que o aparelho tinha o objetivo de desenvolver "atividades militares".

Israel atacou, uma hora mais tarde, essas instalações e o sistema antimísseis sírio respondeu contra a aviação israelense, o que indica que "a Síria decidiu implicar-se, embora o ataque estivesse dirigido a infraestruturas iranianas", declarou Conricus.

No ataque, um avião israelense foi "provavelmente" atingido pelas baterias antimísseis sírias, disse o Exército, que ainda investiga o incidente. O avião caiu em território israelense, ao norte da Galileia.

Os pilotos, que abandonaram o avião antes da queda, foram levados a um centro de saúde de Haifa, um deles gravemente ferido.
Uma hora mais tarde, Israel respondeu com um ataque em grande escala tanto contra alvos iranianos quanto sírios, oito deles da Quarta Divisão das Forças Armadas da Síria.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, está sendo informado da situação em reunião de emergência.
 
Após os ataques de hoje, Israel disse que " está preparado para todos os cenários" e que "continuará atacando enquanto for necessário".

Natal está entre os três destinos mais buscados no Carnaval

Os viajantes brasileiros já elegeram seus destinos favoritos para viajar durante o Carnaval 2018. De acordo com um levantamento do Hotel Urbano (www.hotelurbano.com), agência online de viagens líder nacional no mercado de hospedagem, o Rio de Janeiro é o principal destino dos turistas no Carnaval deste ano. O estado do Rio de Janeiro ocupa três das dez posições entre as cidades e regiões mais procuradas para curtir os dias de folia. A capital vem em primeiro lugar do ranking, seguido de Porto Seguro, Natal e Região dos Lagos (Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo-RJ) na quarta colocação.

O ranking é completo com Ilheús, Porto de Galinhas, Litoral Norte de São Paulo (Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba-SP), Maceió, Costa Verde (Mangaratiba, Paraty e Angra dos Reis-RJ) e Caldas Novas. Os números são relativos às buscas por pacotes de viagem e hospedagens relacionadas ao período realizadas no site do Hotel Urbano, que conta com uma base de mais de 18 milhões de viajantes. Segundo estimativas do Ministério do Turismo, a festa deverá injetar R$ 11,14 bilhões na economia nacional, resultado de um recorde na movimentação turística. Ainda segundo a Pasta, serão 10,69 milhões de viajantes brasileiros e 400 mil turistas internacionais.

Confira o ranking dos 10 destinos mais procurados para o Carnaval:
1) Rio de Janeiro, RJ
2) Porto Seguro, BA
3) Natal, RN
4) Região dos Lagos, RJ
5) Ilheús, BA
6) Porto de Galinhas, PE
7) Litoral Norte de São Paulo, SP
8) Maceió, AL
9) Costa Verde, RJ
10) Caldas Novas, GO

Tribunais ampliam serviços no carnaval para garantir direitos à população

Carnaval é momento de alegria, mas também pode acabar em violações de direitos. Para garantir uma folia justa, Tribunais de Justiça de todo o Brasil ampliaram serviços de atendimento à população, segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Cada tribunal estabeleceu um regime de plantão específico; os horários e locais de funcionamento podem ser consultados na Internet.

Nas cidades mais movimentadas, há também postos especiais. No Rio de Janeiro, o Tribunal de Justiça instalou um posto avançado do Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos de plantão no Sambódromo na Avenida Marquês de Sapucaí, que funcionará até o dia 17 de fevereiro. No Recife, o desfile do Galo da madrugada, na manhã deste sábado (10), é acompanhado pelo Juizado do Folião. Em Salvador, equipes da Delegacias de Atendimento à Mulher (DEAM), assim como da Operação Ronda Maria da Penha, estão a postos na Praça Municipal.

Além dos postos físicos, canais de denúncias também estão funcionando em regime de plantão, como o Disque Direitos Humanos – Disque 100 e a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180. Por meio deles, atendentes recebem e encaminham denúncias e também orientam a população sobre direitos. No carnaval do ano passado, a Central de Atendimento à Mulher 180 realizou mais de 2 mil atendimentos.

Combinando as duas estratégias, a Vara de Infância e Juventude do Distrito Federal se integrou à Campanha SOS Criança DF, da Secretária de Segurança, a fim de auxiliar a encontrar crianças perdidas no carnaval. Por meio de um canal de whatsapp com o número (61) 99212.7776, pessoas que encontrarem crianças perdidas podem entrar em contato e pedir auxílio aos órgãos competentes. O canal funcionará 24 horas, até a terça-feira de carnaval.

Controles de acesso geram tensão na fronteira entre Colômbia e Venezuela

Milhares de venezuelanos que tentaram entrar na Colômbia pela passagem fronteiriça de Cúcuta, na Venezuela, protagonizaram momentos de tensão nesta sexta-feira (9) na ponte internacional Simón Bolívar que liga os dois países e onde começaram a vigorar novos controles de acesso. A ponte, que liga San Antonio del Táchira, na Colômbia, a Cúcuta, ficou lotada de venezuelanos que querem sair de seu país. A informação é da EFE.

A multidão de retirantes da Venezuela, que esperava que as autoridades colombianas revisassem seus documentos desde muito cedo sob um sol inclemente, tentou pular as cercas metálicas, o que obrigou a polícia a intervir. Os agentes que normalmente supervisionam a passagem receberam o apoio do Esquadrão Móvel Antidistúrbios da polícia colombiana e, inclusive, de veículos blindados para controlar a situação.

Uma das pessoas que atravessaram a fronteira hoje foi Mabel Revillas, uma venezuelana que explicou à Agência Efe, que teve que esperar quatro horas para poder entrar na Colômbia.
"Habitualmente atravesso a fronteira, mas hoje está muito complicado", comentou ela, que é proprietária de uma loja de artesanato na Venezuela e vai com frequência à Colômbia em busca de alimentos.

Diariamente, cerca de 37 mil pessoas atravessam a ponte em direção à Colômbia, mas o aumento dos controles fronteiriços formou um gargalo insuperável, já que os passaportes venezuelanos estão cada vez mais escassos, devido à crise no país.

Entre as medidas que o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, adotou ontem na fronteira está a suspensão da emissão de Cartões de Mobilidade Fronteiriça, usados pelos cidadãos de regiões da fronteira para cruzar os limites nacionais, e a obrigatoriedade de carimbar o passaporte.

Após as medidas implementadas, a desordem hoje foi total na ponte Simón Bolívar. Por isso, as autoridades colombianas tiveram que montar um segundo perímetro em uma tentativa para descongestionar a velha ponte.

Apostas da Mega-Sena poderão ser feitas até as 19h deste sábado

O prêmio principal da Mega-Sena poderá pagar R$ 70 milhões a quem acertar as seis dezenas do concurso 2.013. O sorteio será neste sábado (10).

Segundo a Caixa, aplicado na poupança, o prêmio renderia cerca de R$ 280 mil por mês.

No sorteio de quinta-feira (8), realizado na cidade de Santana, no Amapá, nenhum apostador acertou os seis números do concurso 2.012.  Os números sorteados foram:  8, 11, 27, 35, 36 e 51.

A aposta mínima na Mega-Sena custa R$ 3,50 e pode ser feita até as 19h (horário de Brasília) de hoje, em qualquer uma das mais de 13 mil casas lotéricas do país.

Pastor é denunciado por matar e ocultar o corpo de pastora em Goiás


O pastor Alexandre de Souza e Silva, de 47 anos, foi denunciado, na sexta-feira (9), pela morte da pastora Ailsa Regina Gonzaga, de 40 anos, que sumiu após sair de casa para alugar um imóvel em Goiânia. O Ministério Público de Goiás o acusa de feminicídio e ocultação de cadáver. O acusado está preso e confessou ter matado a vítima durante uma discussão.

O promotor de Justiça Marcelo Franco de Assis Costa, que assina a denúncia, destacou no documento que as condições em que o assassinato foi cometido comprovam “o desprezo do denunciado pela condição do sexo feminino, inclusive a violência em contexto amoroso familiar”.
 
Ailsa foi vista pela última vez em 8 de novembro de 2017, quando saiu de casa para alugar um imóvel, em Goiânia. Na ocasião, ela deixou os dois filhos, de 15 e 11 anos, na residência e não voltou mais.

Quase dois meses depois, em 28 de dezembro, o pastor foi preso na casa em que morava, em Águas Claras (DF). Ele confessou o crime e revelou que havia deixado o corpo da vítima na zona rural de Aragoiânia, na Região Metropolitana de Goiânia. 

Motivação

O delegado responsável pelo caso, Valdemir Pereira, titular da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), relatou no inquérito que o acusado e a vítima mantiveram um relacionamento amoroso por mais de um ano. Neste período, a convivência foi conturbada em razão de Alexandre ter outra mulher no Distrito Federal. 

Pereira concluiu que Silva saiu da casa onde morava com a esposa decidido a matar Ailsa porque achava que ela poderia denunciá-lo à polícia por ele ser foragido da Justiça. O pastor já respondia por um latrocínio - que é o roubo com resultado morte - cometido em Itumbiara, região sul de Goiás.

"Ele disse para a atual mulher dele: ‘Vou lá me vingar, matar aquela pessoa [pastora]’. Quando voltou, ele disse: ‘Me vinguei’. Ele tinha ódio da pastora", explicou o delegado na época em que o pastor foi preso.

De acordo com a investigação, quando o acusado chegou à capital goiana, ele convenceu Ailsa a sair com ele para alugar um imóvel. No entanto, eles acabaram indo para o Recanto Cachoeirinha, na zona rural de Aragoiânia, onde a pastora foi esfaqueada. Em seguida, Silva ocultou o corpo de Ailsa na mata, cobrindo-o com folhas, e fugiu.

Oportunidade: FGD seleciona estagiários de Administração e Comunicação para atuar no NEaD/UFERSA

A Fundação Guimarães Duque – FGD, no uso de suas atribuições legais, tornou público o Processo Seletivo de Estagiários com vistas a atender demandas de projetos executados por esta fundação, vinculados ao Núcleo de Educação à Distância da UFERSA – NEaD/UFERSA.

São ofertadas 03 vagas, sendo 02 para estudantes de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo, Publicidade e Propagada ou Radialismo, e 01 vaga para estudantes de Administração.

As inscrições serão online, através do e-mail nead@ufersa.edu.br e ficarão abertas no período de 01/02/2018 a 14/02/2018 (até às 23h59min – Horário de Brasília). No assunto do e-mail deve constar “SELEÇÃO EDITAL Nº 01/2018″.

Primeira noite de carnaval de SP tem homenagem a samba, reggae e sertanejo

Sete agremiações abriram o carnaval de avenida na capital paulista na noite dessa sexta-feira (9) e madrugada de hoje (10). Os desfiles das escolas de samba no Polo Cultural e Esportivo Grande Otelo (Sambódromo do Anhembi), na zona Norte da cidade, foram marcados pela mistura de ritmos e homenagens ao samba, ao reggae e ao sertanejo.

Destaque da noite, a Acadêmicos do Tatuapé homenageou o estado do Maranhão, e sua bateria, por vezes, alternou o samba com o reggae. A Mancha Verde celebrou os 40 anos do grupo Fundo de Quintal, e a Unidos do Peruche prestou reverência a Martinho da Vila. A Rosas de Ouro levou para a avenida a vida dos caminhoneiros, e a música sertaneja, apreciada pela categoria.

Nesse primeiro dia de desfile das escolas na capital paulista, o sambódromo não chegou a lotar e ficou parcialmente ocupado, com espaços vagos, principalmente nos lugares mais distante da avenida, nas arquibancadas mais altas. A participação do público foi maior nas passagens da Mancha Verde, quando parte dos espectadores acendeu sinalizadores nas arquibancadas, e da Acadêmicos do Tatuapé. A plateia ovacionou os membros da Acadêmicos do Tucuruvi - escola que perdeu praticamente todas as fantasias e alegorias em um incêndio no início de janeiro e que fez um desfile de superação.

Prefeitura de São Miguel do Gostoso/RN abre processo seletivo simplificado sem prazo de inscrição

Ontem (09) o Município de São Miguel do Gostoso publicou no Diário Oficial dos Municípios do RN o edital final de um Processo Seletivo simplificado para 5 vagas de Voluntário Alfabetizador e 1 vaga para Voluntário Coordenador de Turma, com bolsas de R$ 400,00 e R$ 600,00 respectivamente.
 
Quem tiver interesse terá pouquíssimas ou nenhuma chance de concorrer já que apesar do edital final ter sido publicado hoje (09) o período de inscrição vai de 05 a 09 de Fevereiro de 2018; acredite se quiser.

Moro autoriza transferência de irmão de Dirceu para presídio em Curitiba

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato em primeira instância, determinou a prisão do irmão do ex-ministro José Dirceu, Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, em Ribeirão Preto. Também foi determinada a prisão do sócio do ex-ministro, Júlio César dos Santos. Os dois mandados de prisão já foram cumpridos na manhã desta sexta-feira (9) pela Polícia Federal.

De acordo com o juiz, a prisão se deve ao fato de a segunda instância já ter se exaurido. No despacho, Moro diz que por eles terem cometidos “crimes de gravidade, inclusive lavagem de produto de crimes contra a administração pública, a execução após a condenação em segundo grau impõe-se sob pena de dar causa a processos sem fim e a, na prática, impunidade de sérias condutas criminais”.

“Assim e obedecendo à Corte de Apelação, expeça a Secretaria os mandados de prisão para execução provisória da condenação”, disse o juiz em seu despacho. “Autorizo desde logo a transferência para o sistema prisional em Curitiba, Complexo Médico Penal, ala reservada aos presos da Operação Lava Jato”, completou. Moro acrescentou que a corrupção “sistêmica e descontrolada” pela qual passa o Brasil se deve em parte à “inefetividade dos processos criminais por crimes de corrupção e lavagem no Brasil”.

O irmão de Dirceu cumprirá pena de dez anos e seis meses em regime inicialmente fechado por crimes de lavagem de dinheiro e de pertinência à organização criminosa. Além disso foram aplicados a ele 210 dias de multa.

O ex-sócio de Dirceu cumpre pena de dez anos e oito meses, também em regime inicialmente fechado, pelos mesmos tipos criminais. A ele foram acrescidos 230 dias-multa.

Caça F-16 israelense é derrubado durante operação contra alvos iranianos na Síria

O governo de Israel anunciou neste sábado (10) que lançou ataques aéreos contra alvos iranianos e sírios, enquanto o exército da Síria afirmou ter atingido um caça F-16 de Israel, em mais uma expressiva escalada de tensão na região.

“As Forças de Defesa de Israel atacaram alvos de controle iraniano na Síria que haviam enviado um drone ao espaço aéreo israelense”, informou no Twitter o tenente Jonathan Conricus, porta-voz das Forças Aéreas Israelenses. “Disparos antiaéreos intensos, um F-16 caiu em Israel, os pilotos estão sãos e salvos”, escreveu. 

De acordo com autoridades israelenses, jatos foram enviados para a Síria depois que um drone iraniano foi detectado no espaço aéreo israelense - em uma violação da soberania do país.

Durante o ataque, as baterias antimísseis dispararam contra aeronaves de Israel, ativando os alarmes antiaéreos nas ocupadas Colinas de Golã, pela segunda vez neste sábado.

A polícia informou que a aeronave caiu na região do Vale de Jezreel, ao leste da cidade de Haifa, norte de Israel. As circunstâncias da queda ainda não estão claras.

"Durante o ataque, vários mísseis antiaéreos foram disparados contra o avião israelense. O piloto de um dos aviões o abandonou, segundo o procedimento. Caiu em território israelense e foi levado ao hospital para receber tratamento médico. O incidente está sendo investigado", acrescentou nota do Exército de Israel.

Governo do RN não paga e agentes penitenciários ficam sem comida

Agentes Penitenciários de algumas unidades prisionais do Rio Grande do Norte tiveram alimentação cortada por parte da empresa que fornece comida. O motivo é o atraso de pagamento por parte do Governo do Estado.

As unidades que já estão sem alimentação são: Centro de Detenção Provisória Feminino, Centro de Detenção Provisória Masculino, Complexo Prisional João Chaves e CDP Zona Sul. A Cadeia Pública de Natal, na Zona Norte, está fornecendo apenas almoço para os Agentes Penitenciários.

“O que nos foi informado é que a empresa suspendeu a alimentação dos Agentes Penitenciários pois está com pagamentos em atrasos. A empresa alega que a alimentação dos servidores não consta em contrato”, explica Vilma Batista, presidente do Sindasp-RN.

sexta-feira, fevereiro 09, 2018

Asteroide passa bem perto da Terra na noite desta sexta-feira

O asteroide 2018 CB passa hoje (9), às 20h30 (horário de Brasília), bem próximo da Terra – o equivalente a menos de um quinto da distância do planeta até a Lua, segundo informações da agência espacial dos Estados Unidos (Nasa, na sigla em inglês).

De acordo com a agência, o asteroide tem entre 15 e 40 metros e foi descoberto no último domingo (4) por um programa de monitoramento norte-americano gerenciado pela Nasa.

“Embora o 2018 CB seja muito pequeno, pode ser bem maior que o asteroide que entrou na atmosfera de Chelyabinsk, Rússia, há quase exatos cinco anos, em 2013”, informou o diretor de um dos centros de estudo da agência, Paul Chodas.

Segundo Chodas, asteroides do tamanho do 2018 CB não se aproximam da Terra com tanta frequência. Ele explicou que o evento talvez ocorra apenas uma ou duas vezes ao longo do período de um ano.

Cármen Lúcia diz que brasileiro está cansado de ineficiência

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Cármen Lúcia, afirmou hoje (9) que o cidadão brasileiro “está cansado de tanta ineficiência”, e que essa ineficiência inclui o Poder Judiciário.

“Por mais que tentemos — e estamos tentando, com certeza —, temos um débito enorme com a sociedade", disse a ministra, ao participar da inauguração do novo presídio de Formosa, cidade localizada no entorno do Distrito Federal, a 80 quilômetros de Brasília.

A ministra criticou o sistema penitenciário brasileiro, dizendo que este tem falhado por não dar condições para que os presos cumpram pena com dignidade. De acordo com a ministra, isso tem aumentado cada vez mais os problemas do país na área de segurança.

"Qualquer um pode errar, e o dever de quem erra é pagar, mas deve-se cumprir pena em condições de dignidade para que volte à sociedade, o que não tem acontecido no sistema penitenciário. Isso tem gerado cada vez mais problemas de segurança ou de insegurança", disse a ministra, durante evento de inauguração do novo presídio de Formosa, cidade localizada no entorno do Distrito Federal, a 80 quilômetros de Brasília.

Construído a um custo de aproximadamente R$ 19 milhões, o Presídio Estadual de Formosa tem área de 6 mil metros quadrados e capacidade para receber 300 detentos de alta periculosidade e é um dos quatro presídios de segurança máxima cuja construção está prevista até o final de 2019 no estado.

Em seu discurso, divulgado por meio de nota do CNJ, Carmén Lúcia disse que o cidadão brasileiro “está cansado de tanta ineficiência”, e que essa ineficiência inclui o Poder Judiciário. “Por mais que tentemos —e estamos tentando, com certeza —, temos um débito enorme com a sociedade", declarou a ministra.

De acordo com o CNJ, outro presídio, com as mesmas dimensões do de Formosa, deverá ser inaugurado em breve no município goiano de Anápolis. E mais dois, um em Águas Lindas e outro no Novo Gama, deverão ser finalizados ainda neste ano. O quarto presídio ficará em Planaltina, e sua conclusão está prevista para 2019. Juntas, essas unidades agregarão 1.588 vagas ao sistema prisional de Goiás, a um custo de R$ 110 milhões.

Jogador que teve fotos íntimas vazadas nega caso com presidente de time paraguaio

A novela após o vazamento de fotos íntimas do presidente do Rubio Ñu, do Paraguai, Antonio González, com o jogador Bernardo Gabriel Caballero ganhou um novo capítulo. Antonio González revelou que tinha um relacionamento com o lateral-direito e disse que estava sendo chantageado. O atleta falou pela primeira vez sobre o caso, e negou o caso com o dirigente.

Em entrevista à rádio "Monumental", do Paraguai, o jogador disse que nunca se relacionou com o cartola, mas, sim, era vítima de um assédio sexual e coagido pelo mandatário. O presidente do clube afirmou que tinha um relacionamento de dois anos com o atleta de 25 anos, mas o jogador disse que há cinco anos namora o empresário Valentín Ozuna.

“Não. Posso negar isso porque ele (presidente de Rubio Ñu) sempre me coagiu", revelou o jogador à emissora. “O Valentín estava sempre comigo nesses cinco anos, nas más e boas coisas”.

CNJ lança campanha de conscientização em redes sociais

Com a hashtag #carnavalmaisjusto, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou hoje (9) a campanha Semana de Carnaval, que vai até a Quarta-feira de Cinzas (14). É uma campanha nas redes sociais para conscientizar a população sobre diversos direitos e deveres, como o consumo de álcool antes de dirigir, o assédio sexual, os cuidados com as crianças, a doação de sangue, a importância do uso da camisinha e a proibição de urinar em espaços públicos.

Durante o carnaval, a cada dia será abordado um tema com links para leis, penalidades e locais para denúncia. Hoje (9) foi abordada a proibição da ingestão de álcool antes de dirigir. O CNJ lembra que dirigir sob a influência de álcool é infração gravíssima prevista nos artigos 165 e 276 do Código de Trânsito Brasileiro.

Após operação, Fausto Silva tranquiliza fãs: "Já estou bem"

Após ser submetido a uma angioplastia, na última quarta-feira (7), no hospital Albert Einstein, em São Paulo, Fausto Silva fez questão de tranquilizar seus fãs. O apresentador garantiu estar bem e que poderia até voltar às suas atividades normais.

"Já estou [bem], tanto que eu poderia trabalhar domingo, é que o programa já está gravado porque é de Carnaval, mas poderia trabalhar, tocar a vida", afirmou ao "TV Fama", da RedeTV!.

Assustado, o veterano contou como descobriu o problema no coração: "Sempre faço exame, já sabia que tinha uma pequena obstrução e ela aumentou. Obstrução na artéria do coração. Resolvi fazer os exames e em seguida o cateter, e aí você desobstruí e põe o chamado stent. Fiz ontem à noite".

Faustão ainda informou que passará a cuidar melhor de sua saúde. "Recomendação é andar bastante. Procuro andar e vou andar mais ainda, fazer os exercícios e fazer aquelas coisas que todo mundo já sabe. São determinadas coisas que são genéticas, vem de geração para geração, herança de família e tem que administrar", finalizou.


Sisu tem mais de 2 milhões de inscritos para vagas em universidades públicas

A primeira edição de 2018 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) teve 2,11 milhões de estudantes inscritos. O total de inscrições chegou a 4,12 milhões, pois cada participante pode fazer até duas opções de curso.

Os números são menores que no ano passado, quando foram registrados 2,49 milhões de inscritos e 4,88 milhões de inscrições. No entanto, o número de vagas de graduação oferecidas neste ano em universidades públicas por meio do Sisu registrou um recorde, com 239,3 mil vagas em 130 instituições.

Do total de vagas ofertadas, 103,9 mil foram destinadas para a Lei de Cotas e 17,3 mil para as ações afirmativas próprias das instituições de ensino superior. Do total de inscritos, 58,2% são do sexo feminino e 41,8%, do masculino.

Temer pede estudos para avaliar redução do gás de cozinha para baixa renda

O presidente Michel Temer determinou à área técnica do governo a realização de um estudo sobre a viabilidade de redução do preço do gás de cozinha para a população de baixa renda. Ainda não há, portanto, uma decisão a respeito do tema. As informações são da assessoria de imprensa da Presidência da República.

O tema foi tratado entre o presidente e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, hoje (9). Ao sair do ministério para a reunião com o presidente, no Palácio do Planalto, o ministro afirmou que, até agora, a única coisa concreta é a preocupação do governo sobre o assunto.

Mais cedo, Temer afirmou, em entrevista à Rádio Guaíba, que governo estuda medidas para reduzir o impacto do preço do gás de cozinha para os mais pobres, a serem anunciadas em breve. “Houve aumento no botijão do gás de cozinha e estou examinando uma fórmula de compensar esse aumento para os mais pobres porque é para eles que o gás de cozinha tem um efeito muito grande”, disse.
O governo também tem olhado com desconfiança para os aumentos da gasolina nos postos. Temer também disse considerar uma “agressão ao consumidor” o fato de que as reduções de preços da gasolina anunciadas pela Petrobras nas refinarias não são repassadas às bombas.

Segundo o presidente, o governo não vai permitir esse comportamento e foi determinado que a Polícia Federal e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) fiscalizem os postos.

Motorista é preso em SP ao apresentar CNH falsa à polícia com dados do ator Antônio Fagundes

Um jovem de 21 anos foi preso nesta quinta-feira (8) em Ribeirão Preto (SP) com uma carteira nacional de habilitação (CNH) falsificada. Segundo a Polícia Militar, ao consultar o documento no sistema, os policiais descobriram que o número pertence à habilitação do ator Antônio Fagundes.

O suspeito foi levado à Central de Flagrantes e encaminhado para unidade prisional.

Policiais informaram que faziam o patrulhamento pela Avenida Rio Pardo, no bairro Jardim Paiva, zona norte da cidade, quando se depararam com um Kia Soul em alta velocidade. O veículo foi acompanhado até a Avenida Dom Pedro I, no bairro Ipiranga, e o motorista foi abordado. Nada de ilícito foi encontrado com o condutor, mas os PMs desconfiaram do nervosismo dele no momento em que pediram a habilitação.

Ao verificar os dados do documento no sistema, os policiais descobriram que o número estava em nome do ator Antônio Fagundes. O motorista tentou fugir, mas foi contido e preso.

Segundo a PM, o jovem afirmou que havia comprado a CNH falsa em Passos (MG). A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) informou que o rapaz é suspeito de envolvimento em roubos e furtos em Ribeirão Preto e que um pedido de prisão sobre os crimes será enviado à Justiça.

O carro do suspeito foi apreendido e levado ao pátio da polícia.

Moro autoriza transferência de irmão de Dirceu para presídio em Curitiba

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato em primeira instância, determinou a prisão do irmão do ex-ministro José Dirceu, Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, em Ribeirão Preto. Também foi determinada a prisão do sócio do ex-ministro, Júlio César dos Santos. Os dois mandados de prisão já foram cumpridos na manhã desta sexta-feira (9) pela Polícia Federal.

De acordo com o juiz, a prisão se deve ao fato de a segunda instância já ter se exaurido. No despacho, Moro diz que por eles terem cometidos “crimes de gravidade, inclusive lavagem de produto de crimes contra a administração pública, a execução após a condenação em segundo grau impõe-se sob pena de dar causa a processos sem fim e a, na prática, impunidade de sérias condutas criminais”.

“Assim e obedecendo à Corte de Apelação, expeça a Secretaria os mandados de prisão para execução provisória da condenação”, disse o juiz em seu despacho. “Autorizo desde logo a transferência para o sistema prisional em Curitiba, Complexo Médico Penal, ala reservada aos presos da Operação Lava Jato”, completou. Moro acrescentou que a corrupção “sistêmica e descontrolada” pela qual passa o Brasil se deve em parte à “inefetividade dos processos criminais por crimes de corrupção e lavagem no Brasil”.

O irmão de Dirceu cumprirá pena de dez anos e seis meses em regime inicialmente fechado por crimes de lavagem de dinheiro e de pertinência à organização criminosa. Além disso foram aplicados a ele 210 dias de multa.

O ex-sócio de Dirceu cumpre pena de dez anos e oito meses, também em regime inicialmente fechado, pelos mesmos tipos criminais. A ele foram acrescidos 230 dias-multa.

Adolescente morre baleado enquanto brincava com arma na casa de um amigo

O estudante Alifer Gomes da Silva, de 12 anos, morreu, na quinta-feira (8), depois de ser baleado enquanto brincava com uma arma na casa de um amigo, em Santa Helena de Goiás, na região sudoeste do estado. De acordo com a Polícia Militar, o pai do colega de Alifer, que era dono do revólver, era foragido por um homicídio e foi preso pela corporação.

O adolescente chegou a ser socorrido pelo avô, mas morreu a caminho do hospital. Segundo a avó do adolescente, a dona de casa Marli Rosa da Silva, o menino era filho único. 

O caso ocorreu na tarde de quinta-feira. Segundo a PM, Alifer brincava na casa de um vizinho da mesma idade quando os dois pegaram a arma em um guarda-roupas da casa e começaram a manuseá-la. O disparo ocorreu, segundo a corporação, quando o adolescente pegou a arma para mexer. O garoto foi atingido no tórax. 

Trump assina Orçamento e exalta verbas militares dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta sexta-feira (9) a lei orçamentária aprovada nesta madrugada pelo Congresso, pondo fim ao segundo fechamento administrativo sofrido por seu governo em apenas um mês. A informação é da Agência EFE.

"Já assinei a lei. Nossos militares serão agora mais fortes do que nunca. Nós amamos e precisamos de nossos militares e damos a eles tudo - e mais. A primeira vez que isso aconteceu tem muito tempo. Também significa EMPREGOS, EMPREGOS, EMPREGOS!", disse o presidente em sua conta no Twitter.

Trump lembrou, no entanto, que o pacto orçamentário contém concessões aos democratas, dada a estreitíssima maioria republicana no Senado, onde ele conta com 51 cadeiras, contra 49 do partido opositor.

"Sem mais republicanos no Congresso, fomos obrigados a aumentar os gastos com coisas que não gostamos ou que não queremos para poder, finalmente, depois de muitos anos de esgotamento, cuidar dos nossos militares", escreveu o presidente americano em outro tweet.

"Infelizmente, precisávamos alguns votos democratas para a sua aprovação. Devemos eleger mais republicanos nas eleições de 2018!", tuitou Trump, em alusão às eleições legislativas de novembro deste ano.

Cade condenou 12 dos 17 casos investigados no mercado de combustíveis

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) decidiu pela condenação de postos de gasolina e outras empresas e organizações em 12 dos 17 casos que julgou de práticas ilícitas no mercado de combustíveis desde 2012. Os outros cinco casos foram arquivados. Na maioria, houve prática de cartel, ou seja, acordo ilegal entre empresas concorrentes para fixação de preços.

A maior multa foi aplicada em 2015, R$ 67.266.967,82 a postos de gasolina no Espírito Santo, em processo que corria desde 2006. A decisão mais recente, de 2017, foi pela condenação do Sindicato dos Revendedores de Combustível do Estado do Maranhão e de postos de gasolina do estado por cartel e conduta comercial uniforme no mercado de revenda de combustíveis. A multa definida foi de R$ 18.681.956,64.

Ocorreram três arquivamentos em 2012 - no Ceará, Tocantins e na Bahia - um em 2014, no Distrito Federal, e outro em 2016, no Mato Grosso.

A prática de fixação de preços não é recente, mas o assunto veio a tona novamente após as constantes reduções no preço da gasolina e diesel feitas pela Petrobras não serem sentidas no bolso do consumidor. A situação fez com que na quinta-feira (8), o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco, se reunisse com o presidente do Cade, Alexandre Barreto, para pedir que o Conselho investigue os preços praticados por postos de combustíveis.

Em nota, o Cade disse que planeja estudar, em conjunto com órgãos parceiros, formas coordenadas e sistemáticas de combate ao cartel em combustíveis e que continuará, sempre, adotando as medidas necessárias para reforçar a sua atuação na repressão a condutas anticompetitivas que afetam a liberdade de preços. Disse também que, em cumprimento à sua função de zelar pela livre concorrência, "monitora constantemente os mercados e apura eventuais indícios de infração à ordem econômica que detecta".

Atualmente, o Cade investiga oito casos que envolvem postos de gasolina e empresas de gás. Dois dos processos referem-se a investigações de infrações no Distrito Federal, um deles investiga cartel de postos de gasolina e um de gás de cozinha. Outros dois processos investigam cartel de postos em Natal (RN). Os demais investigam cartéis de postos de João Pessoa (PB), de Joinville (SC) e de Belo Horizonte (MG), além de cartel de gás na Região Nordeste. Os processos mais antigos tramitam desde 2007.

Juíza determina que vereadores de Touros/RN devolvam diárias

A juíza Lydiane Maria Lucena Maia determinou que seis vereadores de oposição da Câmara Municipal de Touros devolvam o valor de R$ 5 mil reais, cada um, aos cofres públicos do município. Os parlamentares receberam diárias no total de R$ 30 mil reais para viajar a cidade de Fortaleza, no Ceará, em período de férias na Câmara e na alta temporada, entre os dias 23 e 27 de janeiro, para participar de um suposto curso de capacitação.

Na época, o pagamento foi autorizado pela Presidente da Câmara, vereadora Izabel Cristina de Melo (Bel), que também viajou com o grupo à custa do município, mas a justiça proibiu a transferência e está determinando a devolução dos valores. O município de Touros tem enfrentado uma dura crise financeira nos últimos meses, por isso o pagamento das diárias causou revolta na população, motivando a propositura de improbidade administrativa contra os vereadores de oposição.

Lista de vereadores que receberam diárias:
Vereadora Tetê
Vereador Felipe França
Vereador Thiago de Zezinho
Vereador Lelis
Vereador Dr. Joab
Presidente da Câmara, Bel.

Policiais militares atuam no carnaval com diárias operacionais já pagas

O efetivo da polícia militar que atuará no carnaval foi enviado hoje para o interior do Estado. Os policiais saíram do quartel da PM na manhã desta sexta-feira (9) e seguem com a Operação Carnaval até a próxima quarta-feira de cinzas (14). Para garantir a atuação dos agentes, as diárias operacionais correspondentes aos cinco dias de trabalho já foram pagas. E o salário da categoria referente ao mês de janeiro começou a ser depositado hoje para os ativos e segue até amanhã (10) para inativos e pensionistas.

“As tropas saíram hoje para trabalhar em todas as regiões do Estado com a tranquilidade de que o Governo está valorizando o trabalho dos policiais. E assim priorizamos a segurança dos potiguares nesses dias de carnaval”, disse o governador Robinson Faria.

“Saindo com as diárias e os salários pagos, incentiva e estimula o trabalho da tropa, mostrando que o governo valoriza e sabe da importância da segurança neste período de festas e grande aglomeração de pessoas”, enfatizou o Comandante Geral da PM, Coronel Osmar Oliveira.

Ao longo de todos os dias de carnaval, estarão nas ruas do Rio Grande do Norte um efetivo de 7.415 agentes de segurança. Serão 6.307 policiais militares nos principais polos carnavalescos, sendo 2.129 homens do Comando de Policiamento do Interior (CPI), 3.674 do Comando do Policiamento Metropolitano (CPM), 504 do Comando do Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE). Já o Corpo de Bombeiros Militar distribuirá 650 homens no litoral e interior do estado. A Polícia Civil contará com um efetivo 458 policiais em pontos estratégicos.

O comandante do CPI, Coronel Wellington Arcanjo, explicou que o trabalho acontecerá em todas as regiões do estado, mas principalmente nas cidades de Apodi, Caicó, Areia Branca, Tibau, Macau, Assú, Touros, Barra de Maxaranguape, São Miguel do Gostoso, Pipa, Barra de Cunhaú e Baía Formosa, onde a concentração de pessoas em torno de festividades é maior. “Faremos barreiras para coibir furto de veículos, posse de armas de fogo e drogas, para garantir a tranquilidade da população”, afirmou o coronel.

Já o trabalho do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) estará com foco principal no litoral Sul (até Barreta) e Norte (até Muriú), e nos polos do Carnaval de Natal (Petrópolis, Ribeira, Rocas, Centro Histórico, Ponta Negra e Redinha).

Veja o que funciona em Natal/RN durante o Carnaval

O Carnaval altera o funcionamento do comércio de rua, supermercados, shoppings e bancos.

De antemão, a gente adianta que o comércio de rua terá funcionamento normal até este sábado (10) e depois fecham até a quarta(14), às 12h; os supermercados só fecham na segunda (12), quando é comemorado o Dia do Comerciário, e os shoppings tem horários diferenciados, mas as salas de cinema terão sua programação exibida normalmente durante todo o feriado.

As agências bancárias também fecham após o expediente desta sexta-feira (9) e só reabrem na quarta-feira de cinzas ao meio dia e fecham em seu horário normal.

CONFIRA HORÁRIOS NO CARNAVAL  DIA A DIA
COMÉRCIO DE RUA:
  • Sábado (10/02) – Funcionamento normal.
  • Domingo (11/02), segunda-feira (12/02) e terça-feira (13/02) – Fechado.
  • Quarta-feira (14/02) – Funcionamento normal a partir das 12h, com abertura de alguns pontos já pela manhã.

SHOPPINGS:
Midway Mall
Dia 10 (sábado)
  • Shopping funcionará normalmente das 10h às 22h;
Dia 11 (domingo)
  • Abertos a praça de alimentação e lazer das 11h às 22h;
  • Lojas e quiosques abertos (facultativo)
  • Cinemark aberto conforme programação;
  • Hipermercado Extra aberto das 7h às 22h;
Dia 12 (segunda-feira) – Dia do Comerciário
  • Abertos a Praça de Alimentação e lazer das 11h às 22h
  • Cinemark aberto conforme sua programação
  • Lojas e Hipermercado Extra fechados
Dia 13 (terça-feira)
  • Abertos a praça de alimentação e lazer das 11h às 22h;
  • Lojas e quiosques abertos (facultativo)
  • Cinemark aberto conforme programação
  • Hipermercado Extra aberto das 7h às 22h
Dia 14 (Quarta-feira de Cinzas)
  • Hipermercado Extra abrerto das 7h às 22h;
  • Abertos a praça de alimentação e lazer das 11h às 12h
  • Todas as lojas abertas.
  • Cinemark aberto conforme programação

Natal Shopping
Dia 10 (sábado)
  • Shopping funcionará normalmente das 10h às 22h;
Dia 11 (domingo)
  • Alimentação e lazer das 11h às 22h;
  • Quiosques de Alimentação 13 às 21hs;
  • Âncoras e Mega lojas 13 às 21hs;
  • Academia Fórmula 09 às 15hs
  • Demais lojas e Quiosques 15 às 21hs.
Dia 12 (segunda-feira) – Dia do Comerciário
  • Alimentação e lazer – facultativos das 11h às 22h;
  • Quiosques de Alimentação – facultativo 13 às 21hs;
  • Lojas e quiosques – Fechados
  • Cinema – conforme programação
Dia 13 (terça-feira)
  • Alimentação e lazer das 11h às 22h;
  • Quiosques de Alimentação 13 às 21hs;
  • Lojas e quiosques – Fechados
  • Cinema – conforme programação
Dia 14 (Quarta-feira de Cinzas)
  • Alimentação e lazer das 11h às 22h;
  • Quiosques de Alimentação 11 às 22hs;
  • Âncoras e Mega lojas 11 às 22hs;
  • Academia Fórmula 11 às 22hs
  • Demais lojas e Quiosques 11 às 21hs.

Praia Shopping
Sábado (10/02)
  • Lojas e quiosques abertos das 10h às 22h
  • Praça de Alimentação aberta a partir das 11h
Domingo (11/02)
  • Lojas e quiosques abertos das 15h às 21h
  • Praça de Alimentação aberta a partir das 11h
Segunda-feira (12/02)
  • Lojas e quiosques fechados
  • Praça de Alimentação aberta a partir das 11h
Terça-feira (13/02)
  • Lojas e quiosques abertos das 15h às 21h
  • Praça de Alimentação aberta a partir das 11h
Quarta-feira (14/02)
  • Lojas e quiosques abertos das 12h às 22h
  • Praça de Alimentação aberta a partir das 11h

Shopping Cidade Jardim
Sábado (10) – 9h às 21h
Domingo (11), segunda (12) e terça (13) – Fechado
Quarta (14) – 12h às 21h
  • Facultativo para as lojas de alimentação
  • Lojas Americanas funcionará durante o domingo e terça-feira, das 12h às 21h.

Partage Norte Shopping Natal
  • Sábado (10) – Funcionamento normal, das 10h às 22h.
  • Domingo (11), Segunda-feira (12) e Terça-feira (13) – Facultativo das 11h às 22h,
  • Na quarta-feira de cinzas (14), o shopping funcionará normalmente das 12h às 22h (abertura obrigatória).

Via Direta
  • Sábado (10) – Funcionamento normal, das 10h às 22h.
  • Domingo (11), segunda (12) e terça (13) – Totalmente fechado.
  • Na Quarta-feira de Cinzas (14), o shopping funcionará normalmente das 12h às 22h (abertura obrigatória)

Shopping 10
  • Sábado (10) – Funcionamento normal, das 08 às 18h.
  • Domingo (11), segunda (12) e terça (13) – Facultativo das 11h às 22h,
  • Na quarta-feira de cinzas (14/02), o shopping funcionará normalmente a partir das 12hs.

SUPERMERCADOS
  • Sábado (10) – Funcionamento normal.
  • Domingo (11) – Funcionamento normal.
  • Segunda-feira (12) – Fechados em razão do dia do comerciário.
  • Terça-feira (13) – Funcionamento normal.
  • Quarta-feira (14) – Funcionamento normal.

BANCOS
  • Segunda-feira (12) – Fechados.
  • Terça-feira (13) – Fechados.
  • Quarta-feira (14) – Funcionamento normal a partir das 12h.

Aprovação do orçamento pelo Congresso dos EUA deixa de fora o Daca

O Congresso dos Estados Unidos aprovou hoje (9) o orçamento federal após duas paralisações por falta de acordo entre maioria republicana e minoria democrata. A peça orçamentária vale por dois anos e foi aprovada com o apoio de um significativo número de parlamentares democratas, que renunciaram assim ao que tinha sido sua principal condição nas negociações: a regularização de cerca de 800 mil jovens imigrantes ilegais denominados “dreamers” (sonhadores).

Os democratas tentaram sem sucesso usar a aprovação como barganha para garantir que o benefício do Programa de Ação Diferida para os Chegados na Infância (Daca, na sigla em inglês) – que regularizaria os imigrantes que chegaram aos EUA quando eram menores de idade, fosse mantido .

Além disso, causou polêmica entre republicanos e democratas o projeto que aumenta em US$ 300 bilhões o orçamento. Para ser aprovado o governo conseguiu convencer 73 democratas a votar à favor, mas teve 77 votos contrários dentro do próprio partido republicano, que é maioria na Câmara. A ala mais conservadora republicana criticou o forte aumento e alertou para que o fato dos gastos públicos estarem atingindo o limite.

Oportunidade: Vende-se casa de repasse no condomínio Vila Verde em João Câmara/RN.

Pra você que quer realizar o sonho da casa própria, tá aqui uma grande oportunidade para adquirir a sua casa que está localizado numa das áreas que mais cresce e mais valorizada na cidade, o Condomínio Vila Verde.

A casa têm garagem, 2 quartos, sala, cozinha, banheiro social, área de serviço e é toda murada.

Valor a negociar.

Contato: 99158-6004.

Número de pedidos de bloqueio de celulares chega a 128 mil em janeiro

As operadoras brasileiras de telefonia móvel receberam, em janeiro desse ano, 128 mil novos pedidos de bloqueio de aparelhos celulares em suas redes. O número de pedidos é um pouco inferior ao registrado em janeiro de 2017, quando as operadoras receberam 131 mil pedidos de bloqueio. As informações constam de balanço divulgado nessa quinta-feira (8) pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), para quem os números seguem a média do período.

As informações sobre os pedidos de bloqueios constam do Cadastro Nacional de Estações Móveis Impedidas (Cemi), que mantém o registro de aparelhos perdidos, furtados ou roubados que estão bloqueados. De acordo com os dados, no acumulado de 2017 foram bloqueados, 9.259.697 aparelhos, um aumento de 1.604.875 em relação ao apurado em dezembro de 2016.

IMEIs
Para fazer a solicitação de bloqueio, o cliente deve entrar em contato com a sua operadora, informando dados pessoais como RG, CPF, endereço, etc. Se o cliente souber, também deve informar o IMEI do aparelho (sigla em inglês para International Mobile Equipment Identity, que em português significa Identificação Internacional de Equipamento Móvel).

Para descobrir o IMEI, basta digitar no teclado do aparelho *#06# que aparecerá um número na tela. Para saber se um aparelho está registrado no cadastro de celulares bloqueados, as prestadoras mantêm um site na internet para consulta.

Segundo a Telebrasil, ao todo, 9,388 milhões de IMEIs estão registrados no cadastro. O número abrange os aparelhos impedidos por solicitação direta dos usuários às empresas de telefonia móvel e pelos registros de ocorrência das polícias dos estados e do Distrito Federal.

Os aparelhos bloqueados, segundo a Telebrasil, tem impedida a sua comunicação de voz e de pacotes de dados contratados junto às prestadoras móveis. O aparelho continua funcionando apenas com aplicativos que se conectam a outras redes, como Wi-Fi.