sábado, março 06, 2021

Igreja Católica prorroga restrições de celebrações com presença de fiéis e orienta paróquias do RN em relação às medidas adotadas.

Em documento assinado pelo arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; o bispo de Mossoró, Dom Mariano Manzana, e o bispo de Caicó, Dom Antônio Carlos Cruz Santos a Igreja Católica no RN comunicou neste sábado (6) que permanecem suspensas as celebrações presenciais com fiéis até 17 de março, data na qual termina a vigência do decreto do governo do estado que ampliou as medidas restritivas em razão do agravamento do quadro da pandemia no RN.

Veja abaixo as demais medidas adotadas pela Província Eclesiástica de Natal:

Nós, Bispos da Província Eclesiástica de Natal, compreendendo a gravidade do momento; em espírito de recíproca cooperação e corresponsabilidade; e tendo em conta a vida como bem maior a ser preservado; em consonância com o disposto no
decreto estadual nº 30.388, de 05 de março de 2021, determinamos para todo o território da Província Eclesiástica de Natal:

1. Permanecem suspensas as celebrações com a participação presencial dos fiéis, até o dia 17 de março de 2021;

2. As missas continuem sendo celebradas, nas igrejas catedrais e nas igrejas matrizes, de portas fechadas, com a restrita participação de uma equipe celebrativa de apoio;

3. O sacerdote celebrante, a referida equipe celebrativa de apoio e os funcionários da paróquia terão o direito de locomoção assegurado (ida e retorno – de suas residências ao local da celebração), mesmo aos domingos, conforme o disposto no Art. 4º, § 2, inciso XV, do já mencionado decreto estadual nº 30.388;

4. Os párocos e/ou administradores paroquiais emitam uma declaração para cada componente da equipe celebrativa, com a devida especificação da data, horário e local da celebração para a qual foram convocados, para ser apresentada aos agentes de
fiscalização, em caso de abordagem. Para os funcionários da paróquia, prepare-se um documento de vigência permanente, especificando seus dias e horários regulares de expediente. Este documento seja preparado em papel timbrado da paróquia, com a
assinatura de próprio punho do pároco e o selo paroquial (carimbo);

5. As celebrações sejam transmitidas, através das plataformas digitais de comunicação da própria paróquia, sempre que possível, especialmente no domingo;

6. Mantenham-se abertas as igrejas, exceto aos domingos, em seus regulares horários de funcionamento, para os momentos de orações pessoais dos fiéis, obedecendo todos os protocolos sanitários e em consonância com os horários e normas do “toque de
recolher”;

7. Sejam mantidos, nos dias e horários habituais – exceto aos domingos -, os atendimentos individualizados aos fiéis, por parte dos sacerdotes, bem como nas secretarias paroquiais.

Animados pela Esperança, que é o próprio Jesus, que nunca nos decepciona e jamais nos abandona, sigamos com confiança, trilhando nosso caminho quaresmal, em clima de penitência, rumo à celebração de Sua Santa Páscoa. Nossa Senhora da Apresentação, Santa Luzia e Sant’Ana intercedam por todos nós.

Natal, 06 de março de 2021

Dom Jaime Vieira Rocha
Arcebispo Metropolitano de Natal

Dom Mariano Manzana
Bispo de Mossoró

Dom Antônio Carlos Cruz Santos
Bispo de Caicó

Grêmio chega a São Paulo com apoio a Renato antes de final da Copa do Brasil.

Após dois dias de treinos em Atibaia, no interior paulista, o Grêmio desembarcou em São Paulo no começo da tarde deste sábado para a decisão da Copa do Brasil. O Tricolor precisa vencer o Palmeiras neste domingo, às 18h, no Allianz Parque, para conquistar o hexa.

Cinco gremistas estavam ao redor do hotel. Mas o ônibus estacionou na rua ao fundo do local, uma entrada de serviço onde era mais fácil para o veículo parar. Por isso rolou uma pequena movimentação. Profissionais também de estabelecimentos próximos tietaram também Renato.

- Parabéns pelo seu trabalho, Renato! - gritou um flamenguista. 

O elenco está desde quinta longe de Porto Alegre. No período em Atibaia, além de dois treinos, também houve a confirmação da renovação de contrato de Renato Portaluppi até o final do ano.

O técnico Renato Portaluppi admitiu a possibilidade de mudanças na equipe para o jogo deste domingo. Vanderson, Ferreira e até mesmo Lucas Silva ou Thaciano podem aparecer na equipe.

Saúde lança guia alimentar de bolso para menores de 2 anos.

O Ministério da Saúde lançou esta semana a versão de bolso do Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos. A publicação reúne as principais recomendações sobre aleitamento, introdução à alimentação complementar e escolha de alimentos saudáveis. A versão completa foi lançada em 2019, mas a versão de bolso, segundo a pasta, facilita o cuidado com crianças.

O guia de bolso orienta famílias, responsáveis e profissionais de diversas áreas. Também é possível conhecer mais sobre direitos relacionados à alimentação infantil, além de recomendações sobre habilidades culinárias. A publicação pode ser obtida neste link.

“O guia é um documento importante porque, no Brasil, a alimentação, assim como a saúde, é um direito. O guia alimentar tem como diretriz orientar sobre uma alimentação saudável e, a partir dela, espera tornar a fase da introdução da alimentação complementar, a partir dos 6 meses de vida, mais tranquila para pais, famílias, cuidadores e profissionais da área”, explicou a coordenadora de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Atenção Primária da pasta, Gisele Bortolini.

A má alimentação está no topo do ranking de fatores de risco relacionados à carga global de doenças que mais contribuem para a mortalidade, ocupando a segunda posição. No Brasil, os alimentos ultra processados representam cerca de 15% das calorias consumidas, com destaque para industrializados, seguidos de doces.

O ministério lista 12 passos para a alimentação saudável de crianças menores de 2 anos. São eles:

1. Amamentar até 2 anos ou mais, oferecendo somente o leite materno até os 6 meses.

2. Oferecer alimentos in natura ou minimamente processados, além do leite materno, a partir dos 6 meses.

3. Oferecer à criança água própria para o consumo em vez de sucos, refrigerantes e outras bebidas açucaradas.

4. Oferecer a comida amassada quando a criança começar a comer outros alimentos além do leite materno.

5. Não oferecer a crianças de até 2 anos açúcar ou preparações e produtos que contenham açúcar.

6. Não oferecer à criança alimentos ultra processados.

7. Cozinhar a mesma comida para a criança e para a família.

8. Zelar para que a hora da alimentação da criança seja um momento de experiências positivas, aprendizado e afeto junto à família.

9. Prestar atenção aos sinais de fome e saciedade da criança e conversar com ela durante a refeição.

10. Cuidar da higiene em todas as etapas da alimentação da criança e da família.

11. Oferecer à criança alimentação adequada e saudável também fora de casa.

12. Proteger a criança da publicidade de alimentos.

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 96%.

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 96%, registrada no início da tarde deste sábado (6). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 553.

Até o momento desta publicação são 12 leitos críticos (UTI) disponíveis e 287 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 54 disponíveis e 266 ocupados. Há 71 pacientes com perfil de leito crítico na lista de regulação para 12 leitos disponíveis.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 94,2% dos leitos críticos ocupados, a região Seridó tem 97,2% e a Região Oeste tem 98,9%.

RN contabiliza 8 óbitos por coid nas últimas 24h; novos casos são 235.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste sábado (6). Foram mais 235 casos confirmados, totalizando 172.178. Até sexta-feira (5) eram 171.943 infectados.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 3.718 no total, sendo 8 (oito) mortes registradas nas últimas 24h, em Natal (4), João Câmara (1), Serrinha (1), Mossoró (1) e Angicos (1).

A Sesap ainda registrou 1 óbito ocorrido em dia ou semana anterior, após a confirmação de exames laboratoriais. Até sexta-feira (5), eram contabilizados 3.709 mortos. Óbitos em investigação são 780.

Casos suspeitos somam 95.300 e descartados 371.098. Recuperados são 127.103.

Fifa e Conmebol decidem suspender jogos de março das Eliminatórias Sul-Americanas.

Dirigentes da Fifa e da Conmebol se reuniram neste sábado e decidiram suspender os jogos de março das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022, no Catar. O motivo, claro, é o agravamento da pandemia de coronavírus e suas consequências, a principal dela a proibição dos clubes europeus quanto à liberação dos atletas para suas seleções.

Com a nova regra de liberação de jogadores feita pela Fifa em fevereiro, os clubes não são obrigados a ceder seus atletas para atuarem em países com quarentenas de mais de cinco dias na volta. Com isso, muitos não poderiam jogar pelas suas nações. Inclusive, a convocação da seleção brasileira, inicialmente programada para sexta-feira, não ocorreu.

"O Conselho da Conmebol resolveu suspender a rodada dupla das Eliminatórias para o Catar 2022 prevista para março. A decisão obedece a impossibilidade de contar em tempo e forma com todos os jogadores sul-americanos", explicou a Conmebol, em comunicado.

A quinta rodada das Eliminatórias Sul-Americanas estava agendada para os próximos dias 25 e 26, enquanto que a sexta seria realizada no dia 30. O primeiro adversário do Brasil seria a Colômbia, fora de casa, na cidade de Barranquilla, e depois o clássico diante da Argentina, na Arena Pernambuco, no Recife.

As entidades ainda não definiram quando estas partidas serão disputadas. A tendência é de que as rodadas sejam remarcadas para setembro e outubro. A opção a ser estudada é que os jogos adiados sejam distribuídos nas datas Fifa, menos no mês de junho, já que logo depois começará a Copa América, adiada em um ano por causa da pandemia.

"A Fifa analisará a reprogramação da rodada, em coordenação com a Conmebol e associações membro. Em breve serão estudadas diferentes opções para realização das partidas", disse a Conmebol.

Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, não estava disposto a aceitar a ideia de adiamento e queria que o presidente da Fifa, Gianni Infantino, pressionasse os clubes a liberarem os jogadores para jogar na América do Sul. No entanto, o dirigente paraguaio teve de ceder.

Em relação à seleção brasileira, o técnico Tite teria dificuldades em contar com jogadores da Alemanha, Itália e Inglaterra, pelo menos. Os três países estão com regras rigorosas na entrada de pessoas vindas de locais onde os números da covid-19 são altos, caso do Brasil, que registrou na última semana recorde no número diário de mortes.

Por outro lado, Espanha e França são mais flexíveis. Em 2020, foi aberta uma exceção aos jogadores e por isso as primeiras rodadas das Eliminatórias foram realizadas. Após quatro rodadas, o Brasil lidera com a competição com 12 pontos e 100% de aproveitamento.

Primeiro-ministro do Iraque anuncia Dia Nacional da Tolerância.

O primeiro-ministro do Iraque, Mustafa al-Kadhimi, declarou a data de hoje (6) como Dia Nacional da Tolerância e da Coexistência, após encontro do papa Francisco com o principal clérigo xiita do país.

O chefe do executivo iraquiano fez a declaração no Twitter, escrevendo que o anúncio era "em celebração" aos eventos de hoje com o Papa, chamados de "históricos" pelo governante.

A principal mensagem da visita de fim de semana de Francisco ao Iraque consiste num apelo ao país para aceitar a diversidade e garantir direitos iguais às minorias. Com isso, o papa espera garantir direitos da população cristã no país.

Francisco se reuniu também, na cidade santa de Najaf, com o aiatolá iraquiano Ali al-Sistani e participou de um encontro interreligioso nas Planícies de Ur, local de nascimento de Abraão, patriarca reverenciado por judeus, cristãos e muçulmanos.

A agenda papal inclui ainda encontros com a comunidade católica no Iraque, composta por 590 mil pessoas, cerca de 1,5% da população, além de cristãos de outras igrejas e líderes políticos.

Forças de segurança começam a fiscalizar toque de recolher no RN.

As forças de segurança pública do Rio Grande do Norte iniciam no final da tarde deste sábado (6), as ações de fiscalização e conscientização para garantir o cumprimento do toque de recolher e demais medidas restritivas contidas no decreto estadual nº 30.388/2021. De segunda à sexta, o toque de recolher começa às 20h e vai até as 6h do dia seguinte. Nos domingos e feriados, o dia todo.

As novas medidas foram adotadas pelo Governo do RN em razão das altas taxas de transmissibilidade do novo coronavírus e da maciça ocupação de leitos de UTI, que se somam à baixa cobertura vacinal da população. No início da tarde, a taxa de ocupação de leitos críticos destinados a pacientes Covid era de 96,0% no Estado, 94,2% na região metropolitana, 98,9% no Oeste e de 97,2% no Seridó.

Para fazer valer o que determina o novo decreto, policiais civis, militares e bombeiros militares deixarão suas respectivas regionais às 17h. “Serão 34 horas direto, com uma ação integrada para combater a pandemia. Essa é a principal ação deste final de semana e está sendo articulada com os municípios, que estão se somando nessa questão. O toque de recolher, independente de decreto municipal, vale para todo o estado do RN, e por isso está se pedindo contribuição dos municípios com a Guarda Municipal, onde houver, e da população como um todo, para a gente poder criar uma grande barreira contra a expansão do coronavírus. Esta é uma ação do Pacto pela Vida que precisa da solidariedade e contribuição da sociedade”, frisou o coordenador do Pacto pela Vida, Fernando Mineiro.

O titular da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), coronel Francisco Araújo Silva, destacou a integração entre as forças de segurança como ponto importante para o sucesso da missão. “Não estamos nas ruas para prender as pessoas de bem. Este trabalho, antes de tudo, é de conscientização e educação. É preciso a colaboração de todos, para juntos vencermos esta doença”, ressaltou.

Corinthians aplica maior goleada da história da Libertadores Feminina.

Atual campeão da Libertadores Feminina, o Corinthians estreou na edição de 2020, disputada na Argentina, aplicando a maior goleada da história da competição. Nesta sexta-feira (5), o Timão bateu o El Nacional (Equador) por 16 a 0 no estádio Nuevo Francisco Urbano, em Morón, pelo Grupo A.

Em crise financeira, o clube equatoriano perdeu todas as jogadoras do elenco campeão nacional e foi para a Libertadores com um grupo formado basicamente por atletas da base. Com três minutos, o Timão evidenciou a superioridade ao abrir o placar com Vic Albuquerque. Aos nove, a também atacante Giovana Crivelari ampliou, após uma cobrança de escanteio na pequena área. Quatro minutos depois, a zagueira Pardal, de cabeça, marcou o terceiro. As alvinegras seguiram pressionando e chegaram ao quarto aos 19 minutos: um golaço de voleio de Crivelari.

No segundo tempo, na sequência de boa jogada individual da atacante Gabi Portilho pela direita, a bola sobrou para Vic Albuquerque fazer o quinto das alvinegras, de cabeça. Aos 12, a lateral Tamires tabelou na entrada da área pela esquerda e marcou o sexto. O sétimo saiu aos 15, em cabeçada da zagueira Poliana na pequena área. Dois minutos depois, a meia Gabi Zanotti completou cruzamento rasteiro da direita e assinalou o oitavo.

Aos 24 minutos, Gabi Nunes cobrou falta no ângulo e balançou as redes. A atacante, de cabeça, também guardou o décimo gol aos 29. E o 11º, aos 34. No minuto seguinte, a atacante Adriana finalizou da entrada da área e marcou o 12º das corintianas. Aos 38 e aos 39 minutos, a atacante Grazi deu sequência ao massacre. Vic Albuquerque fez o 15º aos 42 minutos. E Grazi fechou a conta aos 45 minutos.

O Corinthians volta a jogar na segunda-feira (8), novamente às 17h e em Morón, contra o Universitário (Peru). O El Nacional tentará a reabilitação no mesmo dia e local, às 19h30, contra o América de Cali (Colômbia).

Governo pretende começar a pagar auxílio emergencial ainda em março, diz ministro da Cidadania.

O Governo Federal pretende iniciar o pagamento da nova fase do auxílio emergencial ainda em março. A informação foi dada ontem sexta-feira, 5, pelo ministro da Cidadania, João Roma, em entrevista ao programa Os Pingos Nos Is, da Jovem Pan. Questionado sobre os próximos passos para a retomada do auxílio, o comandante da pasta disse que espera que a PEC emergencial, que permitirá o pagamento do benefício, seja aprovada até a próxima semana.

“A sequência que temos nesse momento é a aprovação na Câmara dos Deputados, ontem tivemos a aprovação no Senado Federal, temos a expectativa de que essa PEC seja aprovada na próxima semana na Câmara dos Deputados. A partir dai nós temos um marco legal para dar sequência à efetivação do pagamento do auxílio emergencial”, disse João Roma, que continuou, dando detalhes sobre o pagamento. “Esse auxílio emergencial será (pago) em quatro parcelas e pretendemos iniciar o pagamento ainda no mês de março”, afirmou, sem confirmar o valor das parcelas.

O ministro também falou sobre mudanças no Bolsa Família. Ao abordar o tema, João Roma disse que a prioridade no momento é a viabilização e execução do pagamento do auxílio emergencial, afirmando que, a partir de julho, quando o auxílio deixará de ser pago, o governo irá focar no programa social.

Pelo Carioca, Flamengo recebe o Macaé no Maracanã, neste sábado.

Neste sábado, às 18h, o Flamengo recebe o Macaé no Maracanã em partida válida pela 2ª rodada do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro. Depois da vitória por 1 a 0 sobre o Nova Iguaçu na estreia com uma equipe repleta de jovens, Maurício Souza, técnico do sub-20 do Flamengo e comandante do time nesses primeiros jogos da temporada, relacionou o atacante Michael. O ex-jogador do Goiás deve ser o mais experiente do time nesse jogo. Mas o meia Pepê e o volante Hugo Moura também estão concentrados e devem jogar logo mais. O volante Daniel Cabral que sofreu uma forte batida na região lombar na estreia do time está recuperado. Mas a tendência é que ele começa a partida no banco de reservas. Um provável Flamengo para o confronto desta tarde tem Gabriel Batista, Matheuzinho, Noga, Natan e Ramon; Hugo Moura, João Gomes e Pepê; Thiaguinho (Lázaro), Rodrigo Muniz e Michael.

Bruno Viana, zagueiro recém-contratado junto ao Sporting, de Portugal, ainda não pode jogar. O defensor teve uma lesão na mão. O grupo campeão brasileiro de 2020 ganhou 15 dias de folga depois de confirmar o título após a derrota para o São Paulo por 2 a 1 no dia 25 de fevereiro e só deve estar à disposição para o clássico contra o Fluminense no dia 14 de março no Maracanã.

Emanoelly Oliveira é hoje a nossa aniversariante do dia.

Emanoelly Oliveira, que o seu dia seja tão lindo quanto o seu sorriso e lhe ofereça tanta felicidade quanto a sua amizade envia para a vida dos que te querem bem. Que esta nova etapa chegue recheada de muita saúde e novas oportunidades para concretizar os seus sonhos mais desejados.

Que a alegria acompanhe você por todos os momentos e que Deus continue guiando todos os seus passos e iluminando cada vez mais os seus pensamentos.
 
Faça com que a sua simpatia possa contagiar ainda mais pessoas, pois você é uma pessoa de muito brilho e a humanidade merece que sua luz seja compartilhada.

Feliz Aniversário minha amiga!

É o que deseja esse seu humilde amigo.

VALDEMAR TIBÁ.

Índia, Brasil e Rússia são os países que mais aceleram o ritmo da vacinação.

A Índia, o Brasil e a Rússia são os três países que mais elevaram o ritmo de vacinação contra a Covid-19 neste mês de março. Segundo dados do Our World in Data, a Índia, grande produtora de vacinas, aumentou em 43,8% a média de doses aplicadas e passou de 490 mil para 705 mil vacinas diárias. No Brasil, as 1,2 milhão de doses aplicadas nos últimos três dias fizeram a média subir 35%, superando 277 mil por dia. A Rússia foi de 70,4 mil doses diárias para 150,5 mil, em média, alta de 113%. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Atraso no envio de vacinas e insumos fizeram críticos acusarem o Brasil de ficar para trás, mas seguimos em ritmo melhor que a média mundial.

Com 94 milhões de doses compradas e com entrega prevista até o fim de abril, a previsão é que o Brasil use a expertise e acelere a vacinação.

No sentido contrário, o Reino Unido, primeiro país do ocidente a iniciar a vacinação, a média caiu cerca de 10% este mês, para cerca de 350 mil.

Rico e produtor de vacinas, os EUA subiram “apenas” 12%, mas a média já era altíssima, 1,82 milhão de doses diárias. Hoje são 2,04 milhões.

Soro anti-Covid: entenda como anticorpos de cavalos podem ajudar em novo tratamento contra o coronavírus.

O Instituto Butantan anunciou na sexta-feira (5) a submissão de um novo pedido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) - desta vez, não é uma vacina, mas um potencial tratamento contra a Covid-19. O soro de cavalos já foi aprovado na Argentina, mas há pesquisas também em andamento no Rio de Janeiro. 

Assim como os humanos, se infectados com o coronavírus, os cavalos têm uma resposta do corpo e produzem anticorpos. Os cientistas do Butantan usaram um vírus inativado - mantém toda a estrutura, as proteínas, mas ele não tem capacidade de desenvolver a doença. Assim, o coronavírus foi injetado nos animais.  

Os cavalos geram anticorpos, que são muito potentes: até 50 vezes mais concentrados que os dos humanos. A partir disso, o plasma dos animais é extraído e "filtrado" para ficar apenas os anticorpos contra o vírus e, assim, possam ser injetado nos pacientes com a Covid-19.

Como o material em mãos, os cientistas do Butantan já fizeram testes para ver como possivelmente podem reagir os pacientes com coronavírus que recebem o soro. Primeiro, infectaram camundongos com o Sars-CoV-2. Após dois dias, eles já passaram a apresentar alguns sintomas e, então, receberam o soro.

Mega-Sena deve pagar R$ 22 milhões neste sá.bado

O concurso 2.350 da Mega-Sena, que será realizado hoje (6) à noite em São Paulo, deverá pagar R$ 22 milhões a quem acertar sozinho as seis dezenas. O sorteio será feito a partir das 20h no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê.

As apostas podem ser feitas até as 19h nas lotéricas de todo o país, pelo portal Loterias Caixa e pelo app Loterias Caixa, disponível para usuários das plataformas iOS e Android. Valor da aposta mínima é R$ 4,50.

Caso apenas um apostador leve o prêmio principal da Mega-Sena e aplique todo o valor na caderneta de poupança, receberá R$ 25,5 mil de rendimento no primeiro mês. Se o ganhador preferir investir em automóveis, o valor seria suficiente para adquirir 42 carros esportivos de luxo, no valor de R$ 520 mil cada.

No último concurso na quarta-feira (3), uma aposta simples de R$ 4,50, de Curitiba (PR), levou o prêmio de R$ 2,7 milhões. 

Por se tratar de concurso com final zero, o prêmio recebe o adicional de acumulações dos cinco sorteios anteriores, conforme regra da modalidade.

Caso Zaira Cruz: PM acusado de estuprar e matar universitária será julgado pelo Tribunal do Júri.

O policial militar Pedro Inácio Araújo de Maria, acusado de estuprar e matar um estudante universitária Zaira Dantas Silveira Cruz, 22, durante o Carnaval em Caicó no ano de 2019, será julgado pelo Tribunal do Júri da comarca. A decisão é do juiz Luiz Cândido Villaça, da 3ª Vara de Caicó, que pronunciou o acusado pela suposta prática dos crimes de homicídio e de estupro. Pedro Inácio será julgado pela prática, em tese, de homicídio triplamente qualificado, com uso de asfixia, para assegurar a ocultação de outro delito e feminicídio. O magistrado também manteve uma prisão preventiva do réu.

Em sua sentença de pronúncia, o juiz ressalta que os elementos levantados não representam, absolutamente, qualquer valoração do Juízo quanto à culpabilidade ou inocência do acusado, mas apenas uma mera descrição dos meios de prova contidos no conjunto probatório que denotam a existência de indícios suficientes de autoria para fins da decisão de pronúncia, inerente ao cumprimento do dever constitucional e legal de motivação das decisões judiciais.

Sobre a acusação de estupro, o juiz Luiz Cândido Villaça considerou ser incontroverso o fato de que houve relação sexual entre acusado e vítima no interior do veículo de Pedro Inácio e que existem nos autos elementos indicativos de que a prática sexual pode ter sido realizada mediante emprego de violência. “Em que pesem os argumentos ventilados pela defesa do acusado, notadamente as explicações para as equimoses e marcas encontradas no cadáver e os demais argumentos utilizados para embasar a tese de que a relação sexual for consentida acusado, ausência de danos no interior do veículo, inexperiência dos peritos oficiais etc), com base nos quais sustenta que a relação sexual havida entre as partes para consensual,

Para as qualificadoras do crime de homicídio, o juiz indicou que o laudo necroscópico e o laudo de exame em local de achado de cadáver apontaram que a morte da vítima teve como causa, possivelmente, asfixia mecânica por estrangulamento, “embora impugnados pela defesa do réu, ao menos nesse momento, são suficientes para justificar a submissão da qualificadora para análise pelo Tribunal do Júri ”.

Sobre a qualificadora da prática de homicídio para ocultar outro delito, o juiz considera que o conjunto de provas sinaliza que o réu saiu na companhia apenas da vítima em seu veículo e que, depois disso, houve prática sexual entre eles, cuja consensualidade da relação forma ponto controvertido nos autos. “Reputa-se inviável afastar, de plano, a possibilidade de que o suposto delito de homicídio tenha sido praticado para ocultar o possível delito de estupro, de modo que uma qualificadora em apreço deve ser submetida à análise, em sede de cognição exauriente, pelo Tribunal do Júri ”.

Sobre a prática de feminicídio, o magistrado Luiz Cândido Villaça anotou que as provas apontam para a existência de um relacionamento amoroso esporádico e informal e que o suposto crime de homicídio teria ocorrido, em tese, logo após a ofendida e o acusado acabarem de manter relacionamento possivelmente não consentidas, “o que, em nosso sentir, justifica a submissão da qualificadora para análise pelo Tribunal do Júri, órgão jurisdicional competente para decidir, de forma definitiva, sobre a efetiva caracterização desta adjetivadora”.

O juiz da 3ª Vara de Caicó desconsiderou a qualificadora de que o réu agiu com traição, dificultar a defesa da vítima e facilitar a prática do suposto crime. “As testemunhas não relataram ter presenciado quaisquer atos de induzimento ou insistência praticados pelo réu – ou mesmo a criação de algum engodo – para que a ofendida permanecesse no interior do automóvel em sua companhia, circunstâncias estas que denotam, aparentemente, a existência de um consenso entre réu e vítima para que permanecessem juntos, o que, em nossa ótica, afasta a possibilidade de existência de um planejamento prévio do acusado para a prática do suposto crime de homicídio, condição inerente à configuração desta qualificadora ”.

Mais de 2 milhões de contribuintes já enviaram declaração do Imposto de Renda.

Na primeira semana de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), 2.020.909 contribuintes acertaram as contas com o Leão. Isso equivale a 6,12% do previsto para este ano.

O balanço foi divulgado pela Receita Federal, com dados apurados até as 16h de ontem sexta-feira (5).

O prazo de entrega começou na segunda-feira (1º) e irá até as 23h50min59s de 30 de abril. Neste ano, o Fisco espera receber entre até 32.619.749 declarações. No ano passado, foram enviadas 31.980.146 declarações.

O programa para computador está disponível na página da Receita Federal na internet desde a última quinta-feira (25). Quem perder o prazo de envio terá de pagar multa de R$ 165,74 ou 1% do imposto devido, prevalecendo o maior valor.

A entrega é obrigatória para quem recebeu acima de R$ 28.559,70 em rendimentos tributáveis em 2020. Isso equivale a um salário acima de R$ 1.903,98, incluído o décimo terceiro.

Pesquisadores reencontram dois anfíbios desaparecidos em Itatiaia.

Uma pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no Parque Nacional do Itatiaia conseguiu reencontrar duas espécies de rãs endêmicas da Serra da Mantiqueira que não eram avistadas há décadas no local. A missão de pesquisadores na área de conservação, localizada entre o Rio de Janeiro, Minas e São Paulo, é parte do projeto “Diversidade Desaparecida – Procura de espécies de anfíbios consideradas desaparecidas no Parque Nacional do Itatiaia”.

A primeira espécie reencontrada, em janeiro deste ano, foi a Hylodes regius que só havia sido avistada no fim da década de 70, no período em que foi descrita pela primeira vez, no ribeirão Brejo da Lapa, dentro do parque, no setor localizado no município mineiro de Itamonte.

Esta semana, os pesquisadores do Instituto de Ciências Biológicas anunciaram que avistaram novamente no parque outra espécie, Holoaden luederwaldti, ou rãzinha-verrugosa-da-serra-de-Luerderwaldt.

A última vez que havia sido avistada no parque foi também na década de 70. A espécie é encontrada também nas florestas de altitude de Campos do Jordão, também localizado na Serra da Mantiqueira.

"O achado é o resultado parcial de uma pesquisa mais ampla, que visa a descobrir o maior número possível de espécies que sumiram do parque há mais de 30 anos”, explica o professor Paulo Garcia, que coordena o projeto.

O projeto busca reencontrar também espécies como Hylodes glaber, Crossodactylus grandis, Holoaden bradei e Paratelmatobius lutzi, todas desaparecidas da região há mais de 30 anos.

Papa faz visita histórica ao grande aiatolá Ali al-Sistani no Iraque.

O Papa Francisco e o principal clérigo xiita do Iraque, o grande aiatolá Ali al-Sistani, se reuniram nesse sábado (6.mar.2021) em um encontro histórico na cidade sagrada de Najaf, sul do Iraque. Essa é a 1ª vez que um papa se encontra com um clérigo xiita sênior.

Aos 90 anos, ele raramente faz reuniões. Segundo a Reuters, Sistani se recusou a encontrar os atuais e ex-primeiros-ministros do Iraque.

Uma fonte do gabinete do presidente disse à agência de notícias que, para se reunir com o papa, o clérigo impôs a condição de que nenhuma autoridade iraquiana estivesse presente.

Depois do encontro, o papa partiu para visitar as ruínas da antiga Ur, também no sul do Iraque. A área é venerada como o local de nascimento de Abraão, considerado o pai do judaísmo, do cristianismo e do islamismo.

O Papa Francisco iniciou sua viagem ao Iraque na 6ª feira (5.mar), sob forte esquema de segurança. A visita tem o objetivo de fazer um apelo aos líderes iraquianos e ao povo pelo fim da violência e conflitos religiosos.

Francisco disse que queria mostrar solidariedade à devastada comunidade cristã do Iraque. Hoje, essa comunidade reúne cerca de 300 mil pessoas, 1/5 do número de antes da invasão dos Estados Unidos, em 2003, e do conflito com o Estado Islâmico.

O papa se reunirá neste domingo (7.mar) com representantes das comunidades cristãs de Bagdá e Mossul. Também irá a Qaraqosh, a maior cidade cristã do Iraque, onde, em 2014, o Estado Islâmico exterminou os remanescentes do cristianismo que haviam sobrevivido a ataques da Al-Qaeda. Muitas comunidades se refugiaram no Curdistão, Turquia, Líbano e Jordânia.

No mesmo dia, o papa se reunirá com autoridades curdas em Erbil. A visita se encerra na 2ª feira (8.mar), com uma cerimônia no Aeroporto Internacional de Bagdá.

Guedes anuncia antecipação de 13º de beneficiários do INSS.

Pelo segundo ano consecutivo, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) receberão o décimo terceiro salário de forma antecipada, disse há pouco o ministro da Economia, Paulo Guedes. Segundo o ministro, a medida só vai ocorrer depois da aprovação do Orçamento Geral da União deste ano.

“O abono salarial já foi antecipado. Agora, assim que aprovar o orçamento, vai ser antecipado o décimo terceiro justamente dos mais frágeis, dos mais idosos, como fizemos da outra vez”, disse o ministro. No ano passado, os beneficiários do INSS tiveram o décimo terceiro antecipado para abril como medida de ajuda à população mais afetada pela pandemia de covid-19.

O ministro deu a declaração após reunião com o deputado Daniel Freitas (PSL-SC), relator da proposta de emenda à Constituição (PEC) Emergencial na Câmara dos Deputados. Aprovado ontem (5) em segundo turno pelo Senado, o texto foi encaminhado para a Câmara, onde deve ser votado na próxima semana.

Guedes também anunciou que pretende reeditar o programa de suspensão de contratos e de redução de jornada (com redução proporcional de salários) que vigorou no ano passado. “O BEm, que é o programa de preservação de empregos, já estão sendo disparadas as novas bases. Então, tem mais coisa vindo por aí”, acrescentou Guedes.

Chamado de Benefício Emergencial (BEm), o programa prevê que o trabalhador com contrato suspenso ou jornada reduzida receba a parcela do seguro-desemprego a que teria direito se fosse demitido em troca do corte no salário. Em troca, o empregador não pode demitir o trabalhador após o fim da ajuda pelo tempo em que o trabalhador recebeu o BEm.

sexta-feira, março 05, 2021

PF prende comerciante paulista com R$ 4,5 mil em notas falsas em Natal/RN.

A Polícia Federal prendeu, em flagrante, um comerciante paulista de 33 anos que recebeu uma encomenda de R$ 4.560 em notas falsas em Natal. A prisão aconteceu na última terça-feira (2), mas só foi divulgada dias depois para não comprometer as investigações, segundo a corporação.

O homem foi preso no momento em que recebia três envelopes na agência do Correios da Avenida Tororós. A identificação do suspeito não foi relevada.

Segundo a PF, policiais realizavam inspeção de rotina nas encomendas enviadas de fora do estado, quando detectaram três envelopes com indícios de material suspeito.

Os policiais aguardaram a chegada do destinatário da encomenda e abordaram o comerciante quando ele chegou para pegar os envelopes.

Em depoimento, o homem disse na sede da PF que comprou as notas através de um aplicativo de mensagens e que desconhecia o remetente.

RN contabiliza 14 óbitos por covid nas últimas 24h; novos casos são 1654.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta sexta-feira (05). Foram mais 1.654 casos confirmados, totalizando 171.943. Até quinta-feira (04) eram 170.289 infectados.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 3.709 no total, sendo 14 (quatorze) mortes registradas nas últimas 24h, em Natal(04); Mossoró(04); Parnamirim(02); João Câmara(01); Santo Antônio(01); Tenente Ananias(01); e São Rafael(01).

A Sesap ainda registrou 20 óbitos ocorridos em dias ou semanas anteriores, após a confirmação de exames laboratoriais. Até quinta-feira (04), eram contabilizados 3.675 mortos. Óbitos em investigação são 780.

Casos suspeitos somam 93.241 e descartados 370.755. Recuperados são 123.516.

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 93,3%.

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 93,6%, registrada no fim da manhã desta sexta-feira (05). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 527.

Até o momento desta publicação são 19 leitos críticos (UTI) disponíveis e 227 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 66 disponíveis e 250 ocupados.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 92,4% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 93,3% e a Região Seridó tem 100%.

Covid-19: Moderna confirma 13 milhões de doses da vacina para o Brasil.

Em reunião com o Ministério da Saúde hoje (5), a farmacêutica Moderna confirmou que poderá ofertar ao Brasil 13 milhões de doses de vacina contra covid-19 em 2021. Também foi discutido o cronograma de entrega dos imunizantes.

A promessa da companhia é garantir 1 milhão de doses até julho, e iguais quantias nos meses de agosto e setembro. Entre outubro e dezembro seriam disponibilizados os 10 milhões de doses restantes.

Em comunicado do ministério após o encontro, o secretário executivo da pasta, Élcio Franco, declarou que a posição apresentada pela empresa deu “segurança” para avançar na negociação e na assinatura do contrato.

De acordo com o secretário executivo, a negociação entrará agora na fase final. A minuta do contrato deverá ser elaborada para que o termo possa ser assinado pelas duas partes, concretizando a aquisição.

Franco lembrou que para a aplicação da vacina e o pagamento pelas doses é preciso que a vacina obtenha a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Covid-19: Brasil registra 1.800 mortes em 24 horas, diz Saúde.

O Brasil registrou nas últimas 24 horas 1.800 mortes por Covid-19 e 75.495 novos casos, informou o Ministério da Saúde nesta sexta (5).

Com isso, o número de vítimas fatais da doença no Brasil chegou a 262.770 hoje, e o total de casos aumentou para 10.869.227.

Confirmado: Fátima decreta toque de recolher de segunda a sábado e lockdown nos domingos e feriados.

No decreto de Fátima Bezerra (leia mais abaixo) tem toque de recolher no Rio Grande do Norte de 20h às 6h, de segunda a sábado, e ainda aos domingos e feriados, em horário integral.

Anvisa aprova mudança do frasco da vacina CoronaVac.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a mudança do volume do frasco da vacina CoronaVac, produzida a partir de uma parceria entre o Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac.

O frasco utilizado atualmente tem capacidade para 6,2 mililitros (mL) de líquido. Mas a agência autorizou o uso de um novo recipiente com 5,7 mL. A decisão foi motivada por um pedido do Instituto Butantan para evitar desperdício.

Cada frasco da vacina continua contendo 10 doses, conforme aprovado na autorização de uso emergencial emitida pela Anvisa e na bula da vacina. A mudança foi solicitada porque o Instituto identificou que em vez das 10 doses previstas, com o volume atual é possível tirar 11 ou até mesmo 12 doses, situação esta detectada em 92,8% dos lotes.

Previsão de boas chuvas em março no RN.

Primeira semana de março terminando com boas chuvas no Rio Grande do Norte, beneficiando a agricultura e ocasionando a diminuição da temperatura na região serrana do estado. De acordo com as análises da Unidade Instrumental de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (EMPARN), as precipitações decorrem da atuação do sistema meteorológico Vórtice Ciclônico de Ar Superior e da Zona de Convergência Intertropical (ZCTI)- esta última deverá seguir atuando nos meses de março e abril.

“As chuvas, nesses primeiros dias de março, foram registradas em todas as regiões do estado, variando entre 20 e 50 milímetros. A previsão para o resto do mês é de pancadas de chuvas em todas as regiões do estado”, disse o chefe da unidade, Gilmar Bristot.

O meteorologista pontua que embora as condições das águas superficiais do oceano Atlântico, na sua parte sul, ainda não estejam 100% ideias, a atuação de outros sistemas meteorológicos tem sido suficiente para trazer a chuva para o RN nesse período. “Não teremos chuvas intensas, mas teremos a ocorrência das chuvas”, declarou.

Para o final de semana, de hoje (05) até domingo (07), a previsão é de pancadas de chuvas em todas as regiões do Estado.

Covid: EUA e Europa têm mais mortes por habitantes que o Brasil.

A segunda onda da Covid-19 chegou com força no Brasil, mas há mais mortes por um milhão de habitantes na Europa e nos Estados Unidos, segundo a plataforma OurWorldinData. Além disso, o Brasil está em 40º no ranking de países com mais infecções pelo coronavírus em relação à população total.

O surto da pandemia no Brasil é grave, mas é pior em 13 países europeus: Bélgica, Reino Unido, Itália, Portugal, Hungria, Suíça, Áustria, Espanha, Bulgária, Holanda, Croácia, França e Suécia. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder. Lideram o ranking de casos de Covid os pequenos Andorra, Gibraltar e Montenegro. Entre as grandes nações, os EUA têm a pior situação.

País que mais vacinou a população até agora, os Estados Unidos são o 7º na lista de mais casos de Covid por milhão de habitantes.

No leste europeu, proporcionalmente, República Tcheca, Croácia, Sérvia Eslovênia, Lituânia e Georgia tem mais casos por habitante que o Brasil.

O Brasil já aplicou mais vacinas (10,1 milhões) que toda população de Israel (9 milhões), país elogiado por sua campanha de imunização.

Endocrinologistas lançam campanha de conscientização sobre a obesidade.

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) iniciou hoje (4), quando se celebra o Dia Mundial da Obesidade, campanha nas redes sociais de conscientização sobre a doença. Segundo a entidade, a obesidade é prevalente, crônica e recidivante e pode provocar outras doenças associadas ao excesso de peso. Entre elas, diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial sistêmica e dislipidemia, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e diversos tipos de câncer. A campanha tem parceria com a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade (Abeso) e apoio da Federação Mundial de Obesidade.

Com o tema Cuidar de Todas as Formas, a campanha alerta que não só o endocrinologista cuida do paciente com obesidade, mas todas as outras especialidades também. “Esses pacientes têm características específicas para desenvolver as doenças que são peculiares”, disse à Agência Brasil a presidente do Departamento de Obesidade da SBEM, Maria Edna de Melo. As principais recomendações da campanha são para reforçar os cuidados com a alimentação e o tratamento da doença com o respeito necessário. As causas que levam uma pessoa a desenvolver a obesidade incluem fatores genéticos, sociais, alimentares e falta de atividade física.

Banco do Brasil oferece prova de vida do INSS por aplicativo.

Os clientes do Banco do Brasil (BB) que recebem aposentadorias, auxílios e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão usar o aplicativo da instituição financeira para fazer a prova de vida. A novidade está disponível desde hoje (4) para quem recebe por meio de crédito em conta.

Para os clientes que sacam os benefícios pelo cartão, o serviço estará disponível em breve. Segundo o BB, a prova de vida por meio do aplicativo não apenas traz mais comodidade e segurança aos beneficiários como ajuda no enfrentamento à pandemia de covid-19, ao diminuir a necessidade de comparecimento às agências.

A prova de vida está disponível no menu “Serviços”, na área lateral do aplicativo. Basta o correntista ou poupador clicar em “INSS” e em “Prova de Vida INSS”. O aplicativo pedirá fotos frente e verso do documento oficial de identificação e uma selfie para concluir o processo.

As imagens serão analisadas pelo banco. Durante o processo, o beneficiário pode acompanhar pelo próprio aplicativo se a prova de vida foi aceita e quando ele terá de repetir o processo. Quem tem pendências na realização da prova de vida ao longo de 2020 será comunicado sobre a novidade, assim como os clientes digitais. Os correntistas que ainda não têm o aplicativo instalado receberão o aviso nos caixas eletrônicos.

Obrigatória para aposentados e pensionistas, a prova de vida deve ser feita uma vez por ano, para impedir o bloqueio do pagamento dos benefícios da Previdência Social. No último dia 26, o INSS publicou portaria suspendendo os bloqueios até abril deste ano , em decorrência da pandemia de covid-19.

No dia em que Bolsonaro fala em 'mimimi', Brasil tem novo recorde na média de óbitos pela covid.

A média móvel de óbitos por covid-19 no Brasil ficou em 1.361 nesta quinta-feira, 4, o maior patamar já registrado em toda a pandemia. A média leva em consideração dados dos últimos sete dias e na prática significa que 9,5 mil pessoas morreram na última semana pela doença no País. A marca é atingida no mesmo dia em que o presidente Jair Bolsonaro disse que “chega de frescura e mimimi”. “Vão ficar chorando até quando?”, questionou em evento que participou em Goiás. 

A quantidade de pessoas que morreram em decorrência da covid-19 nas últimas 24 horas foi de 1.786, de acordo com dados divulgados pelo consórcio de veículos de comunicação. É a segunda maior marca diária da pandemia, só atrás do dado desta quarta-feira, 3, que ficou em 1.840. Com o número, o País, que vive o seu pior momento no combate à doença, ultrapassou a marca de 260 mil mortos, chegando a um total de 261.188 óbitos.

Os dados do consórcio, formado pelo Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL, são coletados junto às secretarias estaduais de Saúde. No último dia, São Paulo registrou 313 mortes, seguido por 188 no Rio Grande do Sul e 160 em Minas Gerais, Estados que lideraram nas estatísticas absolutas de mortes nesta quinta-feira. As cidades paulistas se preparam para entrar em um novo período de fase vermelha a partir deste sábado, 6, numa tentativa de frear a propagação do vírus.

O patamar diário de mortes do Brasil pode passar a ser o mais elevado do mundo nas próximas semanas. Isso porque hoje o País só fica atrás dos registros dos Estados Unidos. Mas os americanos têm avançado com uma ampla vacinação, com cerca de 80 milhões de doses já aplicadas, o que tem feito os dados registrarem quedas consecutivas. A média móvel de óbitos diários nos Estados Unidos tem ficado abaixo de 2 mil vítimas, o que não acontecia desde o início de dezembro.

Os dados do consórcio mostram que o Brasil registrou 74.285 novos casos da doença nas últimas 24 horas, chegando a um total de 10.796.506 diagnósticos confirmados. Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil tem 9.591.590 pessoas recuperadas da doença, em meio a 10.718.630 casos confirmados. Os números diferem em relação aos apurados pelo consórcio em razão do horário de coleta.

O Ministério Público Federal, por meio de procuradores de 24 Estados e do DF, assinou recomendação ao Ministério da Saúde nesta quinta-feira para que adote com urgência, em todo o território brasileiro, medidas para conter a transmissão do novo coronavírus.

“O MPF pede providências a serem tomadas de forma imediata para evitar o iminente colapso nacional das redes pública e privada de saúde. Uma das demandas é que a pasta comandada por Eduardo Pazuello formule uma matriz de risco objetiva, baseada em critérios técnicos, que embase a adoção de medidas de distanciamento social, de acordo com a situação epidemiológica e a capacidade de atendimento de cada localidade”, declarou em nota a instituição.

FGV: indicadores de emprego apresentam piora em fevereiro.

Os dois indicadores de mercado de trabalho da Fundação Getulio Vargas (FGV) apresentaram piora na passagem de janeiro para fevereiro. O Indicador Antecedente de Emprego (Iaemp) recuou 0,6 ponto e chegou a 82,9 pontos, em uma escala de zero a 200.

O Iaemp busca antecipar tendências do mercado de trabalho com base em entrevistas com consumidores e com empresários dos serviços e da indústria.

“Depois de um período de recuperação do Iaemp, que durou até o fim do ano passado, o início de 2021 mostra que esse não será um processo simples e que ainda há muitos obstáculos. O cenário ainda é muito incerto e o recrudescimento da pandemia torna ainda mais difícil a retomada de setores chaves para o emprego, como, por exemplo, o setor de serviços. Enquanto não for possível observar efeitos positivos da vacinação, é difícil pensar em resultados positivos para o mercado de trabalho”, disse o economista Rodolpho Tobler, da FGV.

O Indicador Coincidente de Desemprego (ICD) subiu 0,5 ponto, para 99,3 pontos. O ICD, que mede a percepção do consumidor sobre o desemprego, é medido em uma escala invertida de 200 a 0, em que, quanto maior a pontuação, pior é o desempenho.

Ex-ministro da Educação Abraham Weintraub é condenado por dizer que universidades produzem drogas.

O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub foi condenado a pagar R$ 40 mil por danos morais coletivos aos professores representados pelo Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco (Apubh). A decisão é do juiz João Batista Ribeiro, da 5ª Vara da Justiça Federal em Minas Gerais. O ex-ministro ainda pode entrar com recurso.

Tudo começou quando Weintraub deu uma entrevista ao “Jornal da Cidade”, em novembro de 2019, na qual, sem apresentar qualquer prova, o ex-ministro disse que as universidades são “madraças de doutrinação” e “têm plantações extensivas” de maconha, além de os laboratórios de química estarem “desenvolvendo drogas sintéticas”, metanfetaminas.

Uma grande polêmica surgiu ao redor do caso, já que, além das falas proferidas pelo então ministro, ele também anunciava bloqueio no repasse de 30% das verbas às universidades, alegando questões econômicas.

A estranha negociação da mansão de Flávio Bolsonaro.

O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) comemorou com ostentação a recente vitória jurídica que obteve na Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Feliz pelo fato de o tribunal ter anulado a quebra do seu sigilo bancário, o filho 01 do presidente comprou uma mansão paradisíaca, digna dos milionários que habitam Brasília. Registrada num cartório de Brazlândia, zona rural do Distrito Federal, a casa, adquirida por R$ 5,97 milhões, foi o vigésimo negócio imobiliário realizado por Flávio nos últimos 16 anos. Com essas transações, ele obteve lucros escandalosos, apesar de ter declarado à Receita em 2018, possuir bens de R$ 1,74 milhão.

O nebuloso negócio teve nada menos do que R$ 2,87 milhões pagos à vista como entrada, segundo ele, embora a imobiliária afirme ter recebido apenas R$ 1,09 milhão. Flávio disse ter usado parte dos recursos com a venda do apartamento que possuia no Rio, mas inexiste escritura dessa operação. Afirmou também que parte dos valores veio da venda de uma franquia de chocolates no Rio, embora o MP fluminense afirme que tanto esse apartamento quanto a loja foram obtidos com dinheiro ilegal das rachadinhas em seu gabinete na Assembleia do Rio, de 2007 a 2018, de onde ele teria obtido R$ 6 milhões, idêntico valor pago na mansão.

Ostentação Academia completa de ginástica, 4 suítes, banheiras, cubas de bronze, 5 salas espaçosas, além de uma ampla brinquedoteca

Comitê científico não recomenda ‘lockdown’ no RN.

O comitê científico do Rio Grande do Norte não recomendou “lockdown” entre as medidas que são avaliadas pelo governo para tentar reduzir a transmissibilidade da Covid-19 no estado. A afirmação é do coordenador do Laboratório de Inovação em Saúde da UFRN e membro do comitê, Ricardo Valentim.

Novas medidas restritivas devem ser anunciadas pelo governo estadual nesta sexta-feira (5). Entre elas, o aumento do horário de vigência do toque de recolher, que atualmente é das 22h às 5h. Em documento divulgado nesta semana, um relatório de pesquisadores do laboratório também sugeriu aumento da frota de ônibus para evitar aglomerações no transporte público.

Em entrevista ao Bom Dia RN, da Inter TV Cabugi, Ricardo não adiantou as medidas recomendadas pelo comitê científico ao governo do estado, mas descartou a possibilidade de “lockdown”.

O termo inglês significa confinamento ou fechamento total. Na prática, funcionaria como a proibição de circulação de pessoas nas ruas e funcionamento apenas de atividades essenciais como saúde e alimentação.

“Não há recomendação de lockdown. Isso nunca aconteceu no Brasil. Ele é muito mais rigoroso, como a gente viu agora em Portugal. O que Ceará, Pernambuco, São Paulo estão fazendo são medidas mais restritivas. Em nenhum momento nós observamos isso (lockdown) no país. É consenso que seria preciso ter uma organização social maior, como na Europa, que teve 3 trilhões de euros só para amparar empresas e pessoas com risco de perder seu emprego. Somos um país culturalmente diferente e com mais desigualdades”, afirmou.

Corinthians vai restringir ao máximo acesso ao CT após surto de Covid-19.

O Corinthians está de volta à "fase vermelha" de seu plano de contenção do coronavírus na sede social, centro de treinamento e estádio. Neste momento, o principal foco do clube é reduzir ao máximo a circulação de pessoas no CT Joaquim Grava.

Recentemente, o clube afrouxou as medidas de segurança do CT em relação ao acesso de pessoas. Quando o futebol voltou a ser disputado, no segundo semestre do ano passado, apenas pessoas essenciais tinham entrada permitida.

Conforme os meses foram passando e São Paulo oscilando entre as diversas fases do plano do Governo do Estado, o Timão passou a receber algumas pessoas alheias ao dia a dia do clube, como empresários de jogadores, dirigentes de outros clubes, entre outros.

Agora, com 20 casos positivos de Covid-19, mais uma suspeita, os protocolos serão retomados em sua totalidade: só vai entrar no CT funcionários do próprio CT, jogadores e comissão técnica.

O Corinthians reforça que as normas de segurança básicas como o uso de máscaras entre os funcionários, distribuição de álcool gel pelos ambientes do CT, distribuição de equipamentos de proteção individual, distanciamento social no refeitório, entre outros, continuam rigorosos. 

Os jogadores, comissão e funcionários também foram e são testados periodicamente, conforme o regulamento dos campeonatos. São quatro médicos à disposição da delegação profissional para coordenar o trabalho nesse sentido.

Neste momento, o clube tem afastados dez jogadores: Cássio, Guilherme, Raul Gustavo, Fagner, Fábio Santos, Camacho, Gabriel, Ramiro, Vitinho e Cauê, além de 11 funcionários, incluindo não só membros da comissão técnica, mas também membros da diretoria.

Além deles, o lateral-esquerdo Lucas Piton está com suspeita de Covid e também se mantém em isolamento até o resultado de seus exames. O jovem Guilherme Biro, de 16 anos, será desconvocado da seleção brasileira sub-17 para substitui-lo no Campeonato Paulista.

A suspeita é de que o surto tenha começado no clube depois da viagem a Porto Alegre, para o último compromisso pelo Campeonato Brasileiro, contra o Internacional. Dali em diante, foram sendo diagnosticados dia após dias novos casos no clube.

EUA ultrapassam marca de 2 milhões de doses aplicadas ao dia.

Os Estados Unidos ultrapassaram a marca de 2 milhões de doses de vacina contra a Covid-19 aplicadas por dia, aponta levantamento da Bloomberg sobre o andamento da vacinação em todo o mundo, e o número de casos confirmados voltou ao patamar de outubro.

O país administrou uma média de 2,04 milhões de doses por dia na última semana e chegou a 82,6 milhões de vacinas aplicadas. No mundo inteiro, a média foi de 6,58 milhões de doses por dia na última semana e um total de 279 milhões de vacinas aplicadas.

Assim, os EUA são responsáveis por 31% das doses aplicadas diariamente em todo o mundo e 29,6% de todas as vacinas já administradas. E o país caminha para atingir com facilidade a meta do presidente Joe Biden para o seu começo de mandato.

Caminhoneiros fecham Marginal em São Paulo para protestar contra restrições.

Um grupo de caminhoneiros realizava um protesto na Marginal Tietê, no sentido da Rodovia Ayrton Senna, na altura do Cebolão, na manhã desta sexta-feira (5), em São Paulo. As pistas expressa, central e local chegaram a ficar totalmente interditadas. Por volta das 9h, uma faixa de cada via estava liberada para a passagem de carros de passeio e motociclistas.

O protesto ocorreu contra as medidas impostas pelo governo estadual para evitar o avanço da pandemia de coronavírus com o fechamento de serviços não essenciais por 14 dias e restrição de circulação entre 20h e 5h a partir deste sábado (6).

A manifestação, que começou por volta das 5h30 na Rodovia Castello Branco, bloqueou o entroncamento entre as duas marginais, na chegada a São Paulo. Os caminhoneiros usavam os veículos e estendiam faixas para interditar as vias.

Consulta de vagas do Sisu será disponibilizada hoje pelo MEC.

O Ministério da Educação disponibilizará nesta sexta-feira (5) a consulta de vagas a serem ofertadas no primeiro processo seletivo de 2021 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As vagas disponíveis para consulta somam 209.190, distribuídas em 5.685 mil cursos de graduação de 110 instituições públicas de educação superior.

Os dados disponíveis para consulta ainda são preliminares, pois podem ser alterados pelas instituições que aderiram a essa edição do Sisu até, no máximo, a véspera da abertura das inscrições. O período de inscrições dos candidatos será de 6 a 9 de abril. O resultado do Sisu está previsto para ser divulgado no dia 13 de abril.

A consulta das vagas ficará disponível na página eletrônica do Sisu até o final do processo seletivo. Na consulta é possível visualizar as vagas ofertadas por modalidade de concorrência, cursos e turnos, instituições e localização dos cursos. Também será possível acessar a íntegra do documento de adesão de cada uma das 110 instituições que aderiram ao Sisu.

Todas as instituições públicas de educação superior puderam aderir ao Sisu, edição do primeiro semestre de 2021, até o dia 23 de fevereiro, quando teriam que indicar as condições específicas de concorrência às vagas por elas ofertadas no âmbito da seleção unificada.

Variantes já dominam pelo menos 6 estados, alerta Fiocruz.

Em comunicado técnico publicado ontem quinta-feira, 4, pelo Observatório Covid-19 Fiocruz, pesquisadores alertam para a dispersão geográfica no território do que eles chamam de ‘variantes de preocupação’, assim como sua alta prevalência nas três regiões do Brasil avaliadas. São elas: Sul, Sudeste e Nordeste.

Segundos os pesquisadores, as variantes P1 (identificada inicialmente no Amazonas), B.1.1.7 (de origem no Reino Unido) e B.1.351 (Sul-africana) já dominam pelo menos 6 estados do país. A descoberta foi realizada através de uma nova ferramenta de análise genética capaz de detectar mutações do coronavírus.

De acordo com a Fiocruz, foram avaliadas mil amostras de oito estados. Os dados mostraram que há grande incidência das variantes no Ceará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O índice só ficou abaixo de 50% em Alagoas e em Minas Gerais.

Diante dessa constatação, a Fiocruz defende a aceleração da vacinação no país, visando contribuir para a redução de casos e a probabilidade de aparecimento de novas variantes.

Além disso, destaca ainda como fundamental a adoção das medidas mais rigorosas de restrição da circulação e das atividades não essenciais e a necessidade de constituição de um pacto nacional para o enfrentamento da pandemia no país.

A Fiocruz afirma que, até o momento, não têm sido observada uma clara associação dessas variantes com uma evolução clínica mais grave da doença, mas estudos adicionais estão em andamento para esclarecer melhor as características dessas novas versões do vírus.

Indústria avança 0,4% em janeiro, na 9ª alta seguida.

A produção industrial nacional cresceu pelo nono mês seguido e avançou 0,4% em janeiro de 2021 em relação ao mês anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira, 5. Apesar de ainda estar 12,9% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011, a indústria vem ampliando a distância em relação às perdas de 27,1% acumuladas no início da pandemia, de março a abril de 2020.

O resultado positivo de janeiro, no entanto, foi menos acentuado do que vinha sendo registrado nos meses anteriores e também menos disseminado entre as atividades. “Observamos a manutenção do comportamento positivo do setor industrial, mas com desaceleração no seu ritmo no mês de janeiro. Em abril do ano passado, a diferença para o patamar recorde era de -38,8%. Agora estamos mais perto (-12,9%), mas ainda com uma perda de dois dígitos. Porém, também chama atenção neste mês a quantidade de ramos que ficaram no campo negativo, que foram maioria (14 de 26), um comportamento que não foi observado nos meses anteriores dessa sequência de nove meses de crescimento”, avalia o gerente da pesquisa, André Macedo.

Duas das quatro das grandes categorias econômicas e 11 dos 26 ramos pesquisados mostraram crescimento na produção. Entre as atividades, a influência positiva mais relevante foi dos produtos alimentícios, que avançou 3,1%, eliminando parte da redução de 11,0% acumulada nos três últimos meses de 2020.

Entre as 14 atividades que tiveram queda, metalurgia, com recuo de 13,9%, respondeu pelo principal impacto negativo em janeiro, interrompendo seis meses de taxas positivas consecutivas e que acumularam expansão de 59,0% nesse período. O ramo de vestuário e acessórios ficou estável (0,0%).

Na comparação com janeiro de 2020, o setor industrial avançou 2,0%, com resultados positivos em 18 dos 26 ramos. Vale ressaltar que janeiro de 2021 teve dois dias úteis a menos do que igual mês do ano anterior.

Ministério da Saúde prevê ‘tempestade perfeita’ com mais de 3 mil mortes diárias em março.

Diante do caos visto no Brasil, a cúpula do Ministério da Saúde acredita que o país vai atravessar seu pior momento da pandemia nas duas próximas semanas. Os servidores no entorno do ministro Eduardo Pazuello estimam que ocorra uma explosão de casos e mortes no período, com os óbitos ultrapassando a marca de 3 mil registros por dia.

Segundo informações do Valor, que apurou as previsões, esse diagnóstico vem do que classificam como “tempestade perfeita”: o aumento da taxa de transmissão, com o vírus alastrado em todo o país, a circulação de novas variantes mais contagiosas e com maior carga viral, a iminência de um colapso no sistema de saúde de vários estados, de forma simultânea, e a falta de vacinas.

Na avaliação do ministério, a região Sul é a mais preocupante. No Rio Grande do Sul, por exemplo, a ocupação de leitos de UTI por vezes passou de 100% durante essa semana. A equipe de Pazuello teme que São Paulo, na região Sudeste, também enfrente um colapso. Se ocorrer, eles dizem que os números dessa “tragédia anunciada” podem subir exponencialmente.

Enquanto isso, o presidente da República segue em posicionamento contrário às restrições defendidas pelos governadores, que têm imposto medidas como toque de recolher nas cidades.

Rock in Rio é adiado para 2022 no Brasil e em Portugal devido à pandemia.

O Rock in Rio, que aconteceria neste ano entre os meses de setembro e outubro, foi oficialmente adiado para setembro de 2022.

A organização do evento anunciou na última quinta-feira (4), a mudança da data devido à pandemia do coronavírus. O festival agora está marcado para os dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro de 2022, no Parque Olímpico.

Por meio de nota, os organizadores afirmaram que a esta altura, as montagens das estruturas do festival, tanto no Brasil, quanto em Portugal, já teriam sido iniciadas, mas por conta da pandemia e do aumento dos casos, não é possível iniciar a tarefa.

“Toda esta mudança tem como único objetivo preservar a saúde dos milhares de visitantes que habitam as Cidades do Rock durante os dias de festival”, diz a nota oficial.

Além da edição brasileira, a versão da festa que acontece em Portugal, também foi adiada para o próximo ano, nos dias 18, 19, 25 e 26 de junho. Quem já adquiriu os ingressos para a edição portuguesa, pode pedir reembolso ou reaproveitar o ingresso para a nova data.

Amazon doará R$ 5,3 milhões para construção de fábrica de vacinas do Butantan.

A Amazon, empresa multinacional de tecnologia norte-americana, decidiu doar R$ 5,3 milhões para a construção da fábrica de vacinas contra o novo coronavírus, que provoca a Covid-19.

Segundo a Folha de S.Paulo, o repasse será por meio da Comunitas, que coordena a campanha de arrecadação do Governo de São Paulo junto à iniciativa privada. ​​

quinta-feira, março 04, 2021

RN tem menor proporção de professoras universitárias do Norte e Nordeste.

No Rio Grande do Norte, as mulheres são 46,2% da docência de ensino superior. Essa é a menor proporção do Norte e Nordeste ao lado do Amapá (46,2%). O percentual é próximo da média do Brasil (46,8%).

De acordo com o estudo do IBGE, as instituições de ensino superior potiguares têm 3.333 professoras e 3.888 professores. Os dados incluem universidades, centros universitários, faculdades e institutos federais. A maior proporção de professoras no ensino superior é da Bahia (51,8%). No outro extremo do ranking, aparece São Paulo (43,4%).

Anvisa não confirma mortes por vacina contra Covid-19 no Brasil.

Desde o começo da vacinação contra a Covid-19, circulam pelas redes sociais inúmeras fake news que distorcem dados sobre os imunizantes aplicados no Brasil. E, entre esses boatos, um que chamou bastante atenção é sobre a Anvisa ter “registrado mortes provocadas por vacinas contra o coronavírus no Brasil”.

Dois textos do site Estudos Nacionais que circulam no Facebook e no WhatsApp distorcem a interpretação de dados do sistema de farmacovigilância da agência, o VigiMed. Um informava que a Anvisa registrou “26 óbitos por vacinas”. E outra diz que a agência “confirmou” mais de 30 mortes e 700 eventos adversos. Porém, essa plataforma indica que não há confirmação que esses casos tenham sido provocados pelos imunizantes e que as informações foram mal interpretadas.

Além do mais, a Anvisa publicou nesta terça-feira (02), uma nota na qual esclarece que os dados públicos sobre as notificações da vacina não indicam qualquer relação com os óbitos. Inclusive, essas vacinas receberam autorização da agência para serem aplicadas de forma segura no país. Ou seja, elas não apresentam nenhum risco de morte.

As informações contidas na VigiMed não podem confirmar que a causa das mortes e sintomas foi devido a aplicação da vacina. A própria plataforma da farmacovigilância alertou sobre os cuidados de interpretação dos dados do sistema. Para acessar o painel de notificações, usuários devem confirmar ter lido um comunicado com orientações acerca dos registros de eventos adversos.

Promotora de Justiça Elaine Cardoso será a primeira mulher a chefiar o MPRN.

A promotora de Justiça Elaine Cardoso de Matos Novais Teixeira será a primeira mulher a chefiar o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN). Ela foi a única a se inscrever para concorrer à lista tríplice para a indicação ao cargo. A eleição que irá ratificar a escolha dela está marcada para o dia 23 de abril. Elaine Cardoso será empossada como primeira PGJ potiguar em junho deste ano, tendo um mandato de dois anos à frente no MPRN.

Elaine Cardoso é a titular da 62ª Promotoria de Justiça de Natal, com atribuição em defesa da Saúde. Atualmente, ela ocupa o cargo de procuradora-geral de Justiça adjunta. “Estou feliz e ciente da grande responsabilidade que está pela frente. Vamos trabalhar para juntos avançarmos ainda mais e podermos dar uma contribuição cada vez mais efetiva para a sociedade”, falou.
 
O procurador-geral de Justiça do RN, Eudo Rodrigues Leite, parabenizou a futura PGJ. “Elaine Cardoso é uma das promotoras mais atuantes do nosso MPRN, tendo um trabalho muito bem reconhecido. Nos últimos anos, esteve compondo conosco, como PGJ Adjunta, uma gestão que sempre buscou o diálogo e a resolutividade. Tenho certeza que MPRN será muito bem chefiado no próximo biênio”, disse.
 
Elaine Cardoso já indicou quem será o procurador-geral de Justiça adjunto da gestão dela. O escolhido foi o promotor de Justiça Glaucio Pinto Garcia. A eleição do dia 23 de abril será realizada mediante voto secreto de todos os membros do MPRN em atividade. Os membros do MPRN poderão votar das 8h às 12h, de forma virtual, por meio do sistema Votus.