sábado, janeiro 02, 2016

Com ABC e Palmeira, Copa São Paulo começa neste sábado.

Criada em 1969 com apenas quatro clubes, a Copa São Paulo de Futebol Júnior inicia neste sábado (2), a edição mais inchada de sua história. São 112 clubes divididos em 28 grupos. O Rio Grande do Norte participa da competição com dois clubes, o ABC Futebol Clube e o Palmeira de Goianinha.

O início da maratona coloca o Corinthians, atual campeão, diante do Bragantino, às 19h30 (horário de Brasília). Já equipes potiguares estreiam neste domingo. O ABC joga contra o Goiás, a partir das 15h (horário local), no estádio Nogueirão. O Palmeira enfrenta o União Mogi, às 17h30 (horário local).

“Nunca me fiz de coitadinho, sou guerreiro” comenta Netinho sobre estado de saúde.

Com um estado de saúde instável o cantor Netinho resolveu fazer um post em uma de suas redes sociais explicando o atual estado dele. Recentemente ele havia sido internado novamente com sangramento no nariz, porém Netinho já foi liberado e irá passar o fim de ano em casa.

“Sempre tive e estou tendo o apoio de minha família e de poucos amigos ANJOS raros e muito próximos. Isto é maravilhoso e me leva adiante. Estas pessoas me fazem seguir imensamente agradecido, motivado e cheio de calor humano”.

O cantor ainda revelou que mesmo doente nunca precisou se fazer de vitima: “Já quis morrer, mas nunca me fiz de coitadinho nem me sinto assim. Ao contrário, me sinto um guerreiro” revelou ele.

Governo sanciona alta de impostos de bebidas e eletrônicos.

Lei que aumenta a cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre bebidas foi sancionada com sete vetos pela presidente Dilma Rousseff. Vinhos, cachaças e outros destilados ficarão mais caros. O texto também suspende a isenção de PIS/Confins, concedida por dez anos, a itens de informática, como smartphones, computadores, tablets e notebooks.

A sanção foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União, com data de 31/12/2015. Com as medidas, o governo pretende aumentar a arrecadação por meio do aumentoo de tributos ao setor produtivo. As novas regras já faziam parte de uma medida provisória, agora convertida em lei, enviada ao Legislativo como parte do pacote de ajuste fiscal do governo.
 
Com a nova cobrança, sobre uma garrafa de bebida mais cara terá um imposto maior, proporcional ao seu valor. Antes da nova lei, era cobrada uma taxa fixa por determinada quantidade produzida de um tipo de bebida.

Exame toxicológico obrigatório para motorista profissional.

A realização de exames toxicológicos em motoristas profissionais de transporte rodoviário coletivo de passageiros e de cargas – categorias de habilitação C, D e E – passa a ser exigida para a habilitação, renovação ou mudança para as categorias especificadas a partir de 2 de março de 2016.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou no Diário Oficial da União de hoje a Deliberação 145, que trata define as normas para a realização do exame.
 
A Lei que determina a realização dos exames toxicológicos foi sancionada em março deste ano. Os exames têm validade de 60 dias, a partir da data da coleta da amostra e são sigilosos.

Preso por furtar condomínios de luxo critica vítimas 'pobres' da vizinhança.

Um homem de 44 anos foi preso ontem sexta-feira (1º) suspeito de ser especialista em furtar casas em condomínios de luxo de Goiânia. Em um vídeo feito pelos seguranças que o capturaram, José da Silva revelou o porquê da "preferência" pelo local onde cometia os crimes: "Roubar qualquer um [vítimas] aqui do bairro não compensa, são pobres. Se eu pulo dentro do condomínio, sei que o poder aquisitivo deles lá dentro é maior".

O suspeito foi detido na mata que fica dentro de um condomínio de alto padrão da capital. Segundo a polícia, José é de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, e viajava à Goiânia de ônibus exclusivamente para praticar os furtos.

Ele é apontado como responsável por invadir três casas em um intervalo de apenas dois meses. Em um dos crimes, o prejuízo da vítima chegou a R$ 500 mil.

Cuidadoso, José fazia questão de levar somente joias e dinheiro. Ele atuava apenas em imóveis onde os moradores não estavam. O crime era planejado em detalhes. "Se ela [casa] fica toda escura e com um jornal na frente, eu sei que ela não tem ninguém", revelou.

A prisão só ocorreu porque o homem foi flagrado por uma câmera de monitoramento o flagrou pulando o muro de um residencial. Dono de uma empresa de segurança que atua no local, Ivan Hermano Filho diz que o investimento para tentar evitar crimes foi de R$ 5 milhões.

“O pessoal do condomínio que faz toda parte de segurança eletrônica e monitoramento das câmeras identificou imediatamente quando ele pulou o muro e acionou a PM", explica.

José foi levado para o 8º Distrito Policial de Goiânia, onde os casos serão investigados. Via g1.

sexta-feira, janeiro 01, 2016

Após briga por som alto, incêndio consome três casas em Caxias do Sul.

Um incêndio atingiu três casas na madrugada desta sexta-feira (1), em Caxias do Sul, na Serra do Rio Grande do Sul. As residências ficam na esquina da rua Padre Raul Acorsi com João Vergani, no bairro Cruzeiro. Duas delas tiveram perda total. De acordo com Corpo de Bombeiros, o incêndio teria sido criminoso e começou depois de uma discussão motivada por som alto.

As chamas foram controladas, mas o trabalho de rescaldo ainda é feito no local. Ainda não informação se alguma vítima estava dentro dos imóveis. Ao todo, três caminhões do Corpo de Bombeiros participaram do combate às chamas
. Via g1.

Primeiro bebê a nascer em 2016 em Natal/RN é um menino.

Às 00h21 desta sexta-feira (1º), primeiro dia do ano de 2016, nasceu um menino, na Maternidade das Quintas, bairro da Zona Oeste de Natal. Pesando 3,450 kg e medindo 50 centímetros, o bebê, que deve se chamar Lucas, foi o primeiro nascimento registrado na capital potiguar em 2016.

O bebê é o terceiro filho da dona de casa Jaciara Ferreira. A dona de casa se preparou para um parto normal, mas como as contrações não evoluíram, ela acabou tendo que passar por uma cesariana. "A médica pediu para eu fazer um exame de monitoramento e nesse exame eu fiquei", disse a mãe.

Segundo Jaciara, o nascimento de Lucas é um acontecimento "para trazer um pouco mais de felicidade para a família". A mãe ainda disse o que deseja para o futuro do filho. "Quero que ele seja uma pessoade bem e de caráter. E que ele dê muita felicidade à nossa família", disse Jaciara. Via g1/RN.

Presos escavam túnel e fogem de penitenciária no RN no 1º dia do ano.

O ano novo começou com o registro de fuga de detentos do sistema prisional do Rio Grande do Norte. Pelo menos 15 presos fugiram da penitenciária Mário Negócio, em Mossoró, na madrugada desta sexta-feira (1º). A fuga foi confirmada pelo diretor do presídio, Eli Alves.

"As informações que temos ainda são preliminares, mas posso confirmar que houve a fuga. Eles escavaram um túnel e fugiram entre a meia noite e a 1h desta sexta-feira. Estamos fazendo a contagem dos detentos neste momento, mas já sabemos que pelo menos 15 escaparam", falou o diretor.

A Polícia Militar foi acionada e já faz buscas pelos fugitivos. O túnel aberto pelos detentos será fechado. Via g1/RN.

“Troca de Família” volta ao ar em janeiro na Record.

Considerado um dos maiores acertos da Record em 2015, o programa “Troca de Família” estará de volta à programação da emissora em breve. A atração comandada por Chris Flores foi destaque na programação do último semestre, conseguindo registrar alta audiência para o canal.

A volta seguirá o mesmo estilo da última temporada. Em uma primeira parte, é exibido um episódio de sucesso de temporadas anteriores. Depois, na parte dois, a apresentadora mostra ao telespectador como está a vida das duas famílias “trocadas” depois de anos em que participaram da atração.

Com um total de doze programas, o “Troca de Família” volta à linha de shows da Record a partir do dia 12 de janeiro, e será exibido até 29 de março de 2016. O primeiro episódio vai ao ar logo após o “Jornal da Record”.

Incêndio em hotel em Dubai deixa 16 feridos.

Pelo menos 16 pessoas ficaram feridas após o incêndio em um hotel de luxo em Dubai, horas antes das comemorações de Ano-Novo.

De acordo com as informações do gabinete de imprensa do governo, pelo menos 14 pessoas tiveram ferimentos leves e outra sofreu ferimentos mais graves.

Foi registrado, ainda, um caso de ataque cardíaco devido à confusão e aos empurrões em meio à fumaça. Segundo as informações, não havia crianças entre os feridos.

Não se sabe até agora a causa do incêndio no hotel Adress Downtown, de 63 andares. De acordo com as autoridades locais, só será possível apurar a origem quando o fogo estiver extinto. As chamas atingiram, sobretudo, a fachada do edifício.

Na virada do ano local, fogos de artifício iluminaram o céu, confirmando o que já havia sido garantido pelo governo: as celebrações de Ano-Novo vão decorrer como previsto.

Halo solar é registrado no céu de Natal no primeiro dia do ano.

Um fenômeno físico no sol chamou a atenção no céu de Natal na manhã desta sexta-feira (1º). O efeito chamado de halo solar ou fotometeoro é raro e similar ao da formação de um arco-íris, quando a refração da luz nos cristais de gelo presentes nas nuvens termina na formação dos anéis de cores.

De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), o fenômeno é formado pelo reflexo do sol em cristais de gelo.

Esse é a segunda vez em poucos dias que o fenômeno acontece em Natal. No dia 25 de dezembro, outro halo chamou a atenção dos potiguares.

Atirador abre fogo em bar e mata duas pessoas.

Um homem armado abriu fogo em um bar popular na cidade israelense de Tel Aviv na sexta-feira à tarde, matando duas pessoas e ferindo pelo menos outras três, antes de fugir do local, disse a polícia. O motivo do ataque, que ocorreu em uma movimentada rua principal, não ficou claro de imediato e não se sabia se o atirador era palestino ou se era um tiroteio entre quadrilhas.

A porta-voz da polícia Luba Samri disse que cinco pessoas ficaram feridas, duas das quais morreram no hospital. Ela afirmou ainda que a busca pelo suspeito estava em andamento.

O ataque ocorre em meio a mais de três meses de ataques palestinos quase diários contra civis e soldados israelenses. No lado israelense, 21 pessoas morreram, a maioria por facadas, tiros e ataques com carros. Pelo menos 131 palestinos foram mortos por fogo israelense, 90 deles identificados por Israel como agressores. O restante morreu em confrontos com forças de segurança.

O prefeito de Tel Aviv, Ron Huldai, visitou os feridos no hospital e, mais tarde, disse que conversou com aqueles que foram capazes de falar. Ele disse que no interior do bar “amigos estavam comemorando um aniversário e um homem abriu fogo contra eles do lado de fora”. Ele disse que “lições serão aprendidas” para melhorar a segurança.

A mídia local informou que um rifle de assalto foi usado no ataque de sexta-feira e que cerca de 30 tiros foram disparados. A polícia e forças especiais israelenses estão indo de casa em casa na área, procurando o atirador, de acordo com reportagens de televisão. Fonte: Associated Press.

Queima de fogos de 10 minutos marca virada do ano em Natal/RN.

tt4
Milhares de famílias e turistas receberam 2016 nas areias da praia da Redinha, na Zona Norte de Natal, na madrugada desta sexta-feira (1º). A festa começou por volta das 21h (horário local) da quinta-feira (31), com várias aprsentações musicais. Na virada do ano, 10 minutos de fogos marcaram a chegada de 2016 na capital potiguar.

A queima de fogos foi realizada na ponte Newton Navarro, que liga as Zonas Norte e Leste de Natal. “É um espetáculo lindo. O brilho dos fogos reflete nas águas do mar e do rio Potengi. Acertamos ao vir para cá”, falou o turista paulista Paulo Silva, que passa férias em Natal com a família.

Os potiguares também gostaram do espetáculo. “A queima de fogos na ponte Newton Navarro já virou uma tradição em Natal. Todos os anos reúno minha família e amigos e passamos o réveillon vendo esse show e refletindo sobre as coisas boas que queremos com a chegada de um novo ciclo”, disse Maria da Guia Santos, que é funcionária pública.

Morre mãe da saudosa Sara Sãmela.

sara
A triste notícia deste dia 01 de Janeiro de 2016 é sobre o falecimento em Currais Novos/RN na noite do dia 31 de dezembro às 23h48, de Denilsa Dantas mãe da saudosa Sara Sâmela, que faleceu na madrugada do dia 13 de outubro de 2014, aos 9 anos de idade. Denilsa era esposa do policial militar Valmir.

Denilsa, também vinha lutando contra um câncer, e atualmente dava palestras sobre cuidados para se prevenir do câncer. A mesma foi ao encontro de sua filha Sara lá no céu. A informação que ela teve uma parada cardio respiratória.

Papa Francisco sonhava em ser açougueiro.

O papa Francisco aproveitou ontem quinta-feira (31), último dia de 2015, para participar de uma sabatina diferente, com crianças, e revelou que na infância desejava trabalhar como açougueiro. O pontífice conversou na sala Paulo 6º do Vaticano com os integrantes dos Pueri Cantores, grupo de corais infantis que acompanha as celebrações da Igreja Católica. 

Ao ser questionado sobre os sonhos que tinha quando era criança, Francisco contou que, certo dia, enquanto fazia refeição com a família, respondeu aos pais que queria ser açougueiro. “Porque o açougueiro que havia no mercado manuseava a faca. Era uma arte e eu gostava daquilo. Depois, obviamente, mudei de ideia”, disse o papa.

Em 22 anos, Record tem crescimento de mais de 300% na audiência.

Segundo as informações da jornalista Cristina Padiglione, do jornal “Estado de S. Paulo’, existe uma pesquisa que é usado entre os funcionários da Rede Record, que destaca a audiência ano a ano das principais emissoras do país, no período entre 1993 e 2015, com base até o último dia 27.

De acordo com a colunista, os números demonstram uma realidade bem diferente da que encontramos hoje em dia. Segundo a pesquisa, no ano de 1993, a emissora dos bispos tinha 1,5 ponto de média, ou seja, um pouco mais do que a TV Cultura registra atualmente. Neste ano (vale salientar até o dia 27 de dezembro), a Record tem 6,8 pontos, o que significa um expressivo crescimento de 357%.

A Rede Globo, tinha 23,5 pontos no ano inicial dos dados, caiu para 13,8 pontos, queda de 41% em sua audiência, e o SBT também sofreu: tinha 8,0 pontos em 1993 e em 2015, registra uma média de 6,2 pontos, queda de 22%. A pesquisa foi feita usando como referência os números de São Paulo, com a média sendo a das 7h à 0h. Cada ponto em 1993 equivalia a 40 mil casas. Atualmente, representa 67 mil domicílios. Lembrando que os dados de 2015 podem sofrer alterações já que não foi contabilizado os números do dia 28 de dezembro para cá.

Governo Federal autoriza repasse de R$ 800 mil para portos do RN.

O Governo Federal, através da Secretaria de Portos, liberou R$ 800 mil em crédito extra para a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) ontem quinta-feira (31). Os recursos liberados serão destinados a obras e estudos.

O montante foi dividido da seguinte forma: R$ 200 mil para estudos de planejamento do setor portuário potiguar; outros R$ 200 mil para à implantação do Terminal Marítimo de Passageiros no Porto de Natal. Os serviços já foram executados e serão pagos com o dinheiro federal.

Os R$ 400 mil restantes foram autorizados para a adequação das instalações no Porto de Natal. O presidente da Codern, Emerson Fernandes, comentou que prevê ampliar o terminal em 2016.

O equipamento irá receber uma área antes ocupada pela comunidade do Maruim, cerca de 7,5 metros quadrados. O projeto de ampliação do porto agrega as defensas da Ponte Newton Navarro.

Réveillon de Copacabana reúne cerca de dois milhões de pessoas.

cc
Conhecido mundialmente, o Réveillon de Copacabana lotou a orla e ruas da princesinha do mar para celebrar a chegada de 2016. Com o tema “Rio Cidade Olímpica”, a maior festa a céu aberto do mundo, comemorou o momento de grande expectativa em que passa o Rio de Janeiro, com a realização dos primeiros Jogos Olímpicos e Paralímpicos na América do Sul. O evento festejou ainda um dos principais ritmos brasileiros: o samba, que celebra seu centenário em 2016.

Cerca de dois milhões de pessoas, sendo 857 mil turistas, se reuniram em um agradável clima para assistirem aos espetáculos de fogos, luzes e atrações musicais. O palco principal, em frente ao Copacabana Palace, recebeu, pela primeira vez, um espetáculo teatral, o musical SamBRA, que tem como protagonista o cantor e compositor Diogo Nogueira. Também se apresentaram o compositor Gabriel Moura, Jorge Bem Jor, Zeca Pagodinho e a bateria da Escola de Samba Beija Flor de Nilópolis, grande campeã do Carnaval 2015 do Rio de Janeiro.

Salário mínimo de R$ 880 vale a partir de hoje.

O salário mínimo passa a valer R$ 880 a partir de hoje (1º). São R$ 92 a mais do que o valor anterior de R$ 788. O reajuste de 11,6% terá impacto direto para cerca de 40 milhões de trabalhadores e aposentados que recebem o piso nacional e, segundo o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, a medida causará impacto de R$ 30,2 bilhões nas contas públicas em 2016.

O valor foi reajustado com base na inflação apurada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado nos 12 meses anteriores ao mês do reajuste. A fórmula para o cálculo leva também em conta a variação do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todas as riquezas do país, de dois anos anteriores.

A regra de cálculo do salário mínimo é garantida por lei até 2019, e o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, tem indicado que o governo não pretende fazer alterações na fórmula. Na avaliação do coordenador de Relações Sindicais do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), José Silvestre Prado de Oliveira, na conjuntura atual, em que a atividade econômica está em baixa, a regra em vigor é benéfica ao governo.

Novo acordo ortográfico será obrigatório em 2016.

A vigência obrigatória do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa passa a valer a partir de hoje 1º de janeiro de 2016. A implementação estava prevista para 2013, mas o governo brasileiro adiou a medida para alinhar o cronograma com o de outros países lusófonos e dar prazo maior para a adaptação da população. 

O Acordo tem como objetivo unificar as regras do português escrito em todos os países que têm a língua portuguesa como idioma oficial.

RN atinge meta de redução de homicídios, diz Secretaria.

A Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed) divulgou na quinta-feira (31) um relatório com as estatísticas dos crimes violentos letais no estado. De acordo com os dados, o RN conseguiu reduzir o número de homicídios em 6,5%, valor superior aos 5% previstos pela meta pactuada com o Ministério da Justiça.

De acordo com os dados da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine), o relatório apontou uma redução de 115 assassinatos no estado. Segundo o relatório, em 2015 foram registrados 1.653 crimes violentos. Em 2014 foram registrados 1.768 casos. Do total de registros de assassinatos ocorridos em 2015, Natal computou um total de 502 casos contra 588, em 2014. Em Mossoró, o número caiu de 193 para 162.

Segundo o relatório apresentado pela Sesed, as maiores reduções ocorreram nas regiões Leste e Oeste do estado. Na região Leste, a queda dos índices foi de 10,7%, enquanto no Oeste, a redução foi de 12,4%.

Ainda de acordo com o relatório, as cidades que tiveram melhor índice de redução foram os municípios de Patu (-77,8%), Umarizal (-70,6%) e Goianinha (-69,2%). Em Natal a redução foi de 14,6%, em Mossoró, de 16,1% e Parnamirim, de 1,5%.

Meta
De acordo com o estabelecido pelo Ministério da Justiça, todos os estados do país tem que adotar medidas para reduzir o número de crimes violentos letais. O ministério definiu uma meta de redução de 5% ao ano. Desde 2004 o estado não conseguia reduzir os índices de homicídio.

Mega da Virada sai para seis apostadores.

Seis apostas acertaram os seis números da Mega-Sena da Virada e cada uma levará R$ 41.088.919,05, informa a Caixa Econômica Federal: uma de Alagoas, uma de São Paulo e quatro do Espírito Santo, sendo uma destas foi feita em um Bolão da Caixa. Os números sorteados na noite desta quinta-feira (31) na Mega-Sena da Virada, que pagou um total de R$ 246,5 milhões, foram: 02- 18 – 31 – 42 – 51 – 56.

Dois dos ganhadores são da cidade de Vitória, no Espírito Santo. Os outros são de Guaçuí e Vila Velha, também do Espírito Santo, de Cerquilho, em São Paulo, e de Água Branca, em Alagoas. Uma das apostas vencedoras foi de um bolão de 15 cotas, e cada participante deverá receber R$ 2.739.261,27. Outros 827 apostadores vão levar R$ 43.913,49 cada um por acertar a quina. Outros 62.767 que acertaram quatro números receberão R$ 826,55 cada.  O sorteio foi realizado no último dia do ano na cidade de São Paulo.

Homem usa WhatsApp para revender moto roubada ao dono e é preso.

Um homem foi preso após exigir dinheiro para devolver uma moto roubada a seu dono em Santos, no litoral de São Paulo. De acordo com informações da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), a polícia foi acionada para acompanhar o caso e um encontro foi marcado com Danilo Lima Rocha da Silva, de 27 anos, na quarta-feira (30). O criminoso usou o WhatsApp para mandar uma foto, comprovando que estava com o veículo.

Ao chegar no local marcado, o suspeito foi surpreendido e descobriu que negociava o "resgate" da moto com as vítimas e a Polícia Civil, que registrou todas as conversas. Danilo pedia R$ 2 mil para devolver o veículo.

A motocicleta foi roubada no dia 23 de dezembro por dois menores de idade. Dias após o crime, a mãe do dono do veículo começou a receber ligações de uma pessoa que exigia dinheiro para devolver a moto.

O suspeito chegou até mesmo a enviar uma foto da moto por meio do aplicativo WhatsApp, para provar que realmente estava com o veículo roubado. As vítimas procuraram a delegacia e foram orientadas a marcar um local para entregar o dinheiro.

Na hora marcada, o suspeito mudou o lugar de entrega do veículo, mas as autoridades conseguiram localizá-lo. Ao chegarem no local, os policiais abordaram Danilo, que foi preso em flagrante pelos crimes de extorsão e receptação. Depois de detido, ele indicou aos agentes onde a moto estava e o veículo foi devolvido ao seu dono.

quinta-feira, dezembro 31, 2015

Dilma passará o ano novo em Porto Alegre com a família.

A presidenta Dilma Rousseff irá viajar hoje (31) às 14 horas para Porto Alegre, onde passará a noite de ano novo com a família. Ainda não há previsão de retorno a Brasília.

Na capital gaúcha, moram a filha da presidenta, Paula, que está grávida do segundo filho, e o neto Gabriel, de quatro anos. Dilma passou a manhã de hoje no Palácio da Alvorada.

Neste ano, a presidenta não irá comemorar a virada do ano na praia da Base Naval de Aratu, na Bahia, onde costuma passar alguns dias de férias no início de cada ano.

Agamenon Mendes é escolhido o melhor professor de jiu-jítsu da cidade de João Câmara/RN.

O professor e atleta Agamenon Mendes da cidade de João Câmara/RN, foi escolhido o melhor professor de jiu-jítsu da cidade de João Câmara/RN. 

O evento que aconteceu a entrega do diploma foi na noite de ontem, numa noite denominada "Melhores do ano 2015", o evento aconteceu no Balneário Mangueirão Lagoa Club.

Dilma corta cargos comissionados do Ministério do Turismo.

O Ministério do Planejamento anunciou nesta quinta-feira, 31, a redução de 24 cargos comissionados do Ministério do Turismo, o que representará contingenciamento de R$ 1,8 milhão por ano. A pasta continuará tendo 140 cargos em comissão.

A redução faz parte da reforma administrativa, que tem como meta reduzir três mil cargos comissionados, o que reduziria os gastos do governo em R$ 200 milhões.

Até agora, porém, haviam sido cortados apenas 346 cargos comissionados, o que representa uma economia de apenas R$ 16,1 milhões ao ano.

De acordo com o Planejamento, foram extintas e fundidas coordenações-gerais dentro de secretarias já existentes no Ministério do Turismo. As mudanças entram em vigor no dia 14 de janeiro.

Whatsapp fica fora do ar mais uma vez, no último dia do ano.

É isso mesmo o Whatsapp resolveu simplesmente parar de funcionar logo no último dia do ano, e claro os seus usuários resolveu se manifestar contra a paralisação do aplicativo. Ninguém sabe ao certo o motivo real para o serviço do Whatsapp parar de uma hora pra outra.

“Entrar no Twitter me consolou em saber que meu WhatsApp não foi o único que parou de pegar”, disse um usuário. “#MeuWhatsapp n veio nenhuma mensagem nova,ou tá parado ou tá normal msm ”, disse outro.

O problema não só está acontecendo no Brasil, em outros países também: “Alguém mais tendo problemas com o WhatsApp?”, escreveu uma internauta da Escócia. Até o momento o Whatsapp não se manifestu sobre o motivo da suspensão dos serviços.

Sisu vai ofertar 228 mil vagas em universidades públicas.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai oferecer 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior na primeira edição de 2016. As inscrições serão abertas no dia 11 de janeiro e irão até o dia 14. O número aumentou em relação ao primeiro semestre do ano passado, quando foram ofertadas 205,5 mil vagas. O número de instituições participantes também aumentou. Eram 128 em 2015.

Pode participar o estudante que participou da edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obteve nota acima de 0 na prova de redação. O edital desta edição do Sisu foi publicado no Diário Oficial da União ontem (30).

O candidato pode se inscrever no processo seletivo do Sisu em até duas opções de vaga e deve especificá-las, em ordem de preferência, em instituição de ensino superior participante, local de oferta, curso e turno. O sistema indicará as notas de corte para cada curso ao estudante, que vai poder alterar as opções de curso de acordo com a nota.

O resultado da chamada regular será divulgado no dia 18 de janeiro. Os candidatos selecionados farão a matrícula nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Os não selecionados terão a opção de manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 18 a 29 do mesmo mês.

Por meio do Sisu, os estudantes participantes do Enem concorrem a vagas de ensino superior em instituições públicas. As notas do Enem serão divulgadas no dia 8 de janeiro, de acordo com o MEC.

Mensagem de Feliz Ano Novo do Blog do Valdemar Tibá.

São nos pequenos gestos e atitudes do nosso dia-a-dia que devemos proporcionar o mínimo de alegria e compreensão a todos que nos cercam. Que o espírito natalino encha os nossos corações.

Que o Ano Novo que se aproxima, possamos viver intensamente cada momento com muita Paz, Amor, Esperança e Prosperidade, pois a vida é uma dádiva e cada instante é uma bênção de Deus! E que todos realmente tenham tudo isso no ano novo e consigam realizar todos os seus sonhos em 2016.

Boas Festas e Feliz Ano Novo.

WhatsApp enfrenta problemas de conexão nesta véspera de Ano-Novo.

Pessoas de todo o mundo reclamaram de instabilidade do WhatsApp na tarde desta quinta-feira (31). Segundo o site Down Detector, que monitora serviços online, o app começou a apresentar problemas às 14h33, no horário de Brasília. Inicialmente focada na Europa, a falta de conexão também afetou cidades dos EUA e do Brasil. No mundo, são cerca de 900 milhões de usuários.

Mensagem da Professora e Diretora da 16ª DIRED Vanusa Xavier.


Queniano e etíope vencem a São Silvestre e ampliam jejum brasileiro.

Os atletas da Etiópia e do Quênia foram, mais uma vez, os protagonistas da São Silvestre, aumentando o jejum de vitórias dos brasileiros. Nesta quinta-feira (31), a tradicional prova, realizada no último dia do ano pelas ruas de São Paulo, foi vencida pelo queniano Stanley Biwott, com uma chegada emocionante na disputa masculina, e pela etíope Ymer Ayalew entre as mulheres.

A 91ª edição da São Silvestre reuniu cerca de 30 mil corredores de 37 países pelas ruas de São Paulo, realizada no período da manhã desde 2012. E os melhores brasileiros na prova desta quinta-feira foram Sueli Pereira da Silva, quarta colocada entre as mulheres, e Giovanni dos Santos, que ficou em quinto lugar na prova masculina.

Stanley Biwott chegou para a São Silvestre tendo no currículo a vitória na Maratona de Nova York deste ano. E terminou 2015 do melhor modo possível, com um triunfo em uma disputa acirrada com o etíope Leul Aleme. O queniano teve a vitória ameaçada, mas venceu com a marca de 44min31.

O também etíope Feyisa Gemechu terminou a São Silvestre na terceira posição, com 44min38 e uma vantagem de três segundos para o quarto colocado, o queniano Edwin Rotich, que venceu as edições de 2012 e 2013 da São Silvestre.

Em quinto lugar com a marca de 44min58, Giovanni dos Santos foi o representante brasileiro no pódio da prova. E, assim, o jejum do País na versão masculina segue desde 2010, quando Marílson Gomes do Santos venceu pela última vez a São Silvestre.

Era esperado um duelo de brasileiros e africanos, mas os atletas nacionais não foram páreos para os estrangeiros. Solonei Rocha da Silva, classificado para a Olimpíada na maratona, não foi bem. Jose Magno dos Santos Mota largou mais rápido e ficou na liderança, mas não por muito tempo. Antes da metade da prova, um bloco com alguns atletas já tinha se separado dos outros competidores, como Stanley Biwott. No grupo estavam os brasileiros Giovani dos Santos e Altobeli Santos da Silva.

Só que aos poucos o bloco na liderança foi diminuindo de tamanho com Altobeli ficando para trás. Só Giovani se manteve na caçada aos africanos, que impunham um bom ritmo e não davam brecha.

Biwott chegou a perder a liderança na avenida Paulista, mas conseguiu retomar a ponta ao exibir mais resistência e velocidade do que Aleme. Assim, assegurou a vitória com uma vantagem de 3 segundos para o seu maior adversário na prova paulista.

Em audiência, SINTE/RN cobra resposta a 20 reivindicações da rede estadual.

Embora o SINTE/RN esteja em recesso natalino desde o dia 24 de dezembro, o trabalho da direção do Sindicato não para. Na terça-feira (29), os membros da direção do SINTE se reuniram com o secretário estadual de educação, Chagas Fernandes, para debater as demandas emergenciais da rede estadual de ensino.

Confira abaixo os questionamentos do Sindicato e as respectivas respostas.
1 – Dar início a aplicação da Meta 17 do Plano Nacional e Estadual de Educação, em 2016
O Secretário disse que vai instituir, em 2016, a comissão que está prevista no Plano Estadual de Educação, recentemente aprovado pelos deputados.

Segundo ele, a comissão vai estudar o financiamento com vistas a implantar a meta 17, que trata da equiparação salarial dos profissionais da educação com servidores de mesma formação e jornada de trabalho.

2 – Aplicar o percentual de 5% nos salários dos funcionários da educação, retroativo a dezembro deste ano
O processo que trata desta questão encontra-se na CONTROL e seguirá para empenho, caso o órgão dê um parecer positivo. O governo, segundo o gestor da educação, espera saldar esta dívida em janeiro, com efeito retroativo a dezembro de 2015.

3- Convocação dos aprovados no concurso de 2011, incluindo os profissionais do suporte pedagógico  
Há a possibilidade de haver uma nova convocação até fevereiro. Porém, vai ser levada em consideração as matrículas realizadas na rede, bem como as aposentadorias.

Sobre a convocação dos profissionais do suporte pedagógico, o Secretário disse que somente no polo de Santa Cruz que não houve a convocação prevista, ou seja, ainda há vagas em aberto.
Os candidatos não convocados que se sentirem prejudicados devem procurar o SINTE/RN através do e-mail sinte_rn@hotmail.com

4 – Pagamento do terço de férias em janeiro
Será encaminhado no mês de janeiro o pagamento do 1/3 de férias para os funcionários da educação, bem como para o conjunto dos/as educadores/as.

5 – Aplicação da correção salarial de 11,36% para os professores e especialistas em educação
Chagas Fernandes disse que está aguardando a publicação da portaria interministerial com o devido percentual de aumento. Em seguida, vai fazer o encaminhamento para à Assembleia Legislativa da lei que garante a reposição salarial.

6 – Pagamento das gratificações de diretores e vice-diretores
Cerca de 36 profissionais nas funções de diretor e vice-diretor estão sem receber as gratificações. Isto porque a Control tem o entendimento de que isso gerou a criação de novas funções, fato que pode ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Entretanto, a Secretaria de Educação compreende que estas vagas já existiam anteriormente e, portanto, tal fato não gerou novas despesas para o governo. Ficou acordado que a SEEC vai fazer os devidos esclarecimentos a Control acerca desta questão.
O SINTE seguirá vigilante e vai acionar a justiça caso seja necessário.

7 – Pagamento de carga horária suplementar
Em janeiro o governo vai confeccionar uma folha extra, para tentar resolver os pagamentos de processos que não tramitaram por falta de documentos e informações. Também serão saldadas nesta folha as letras que foram publicadas, mas que ainda não foram pagas.

8 – Pagamento aos concursados
Na folha de dezembro, vão sair novos pagamentos. Na folha suplementar de janeiro de 2016, 607 professores/as do suporte pedagógico vão receber seus respectivos pagamentos com efeito retroativo.

No momento, 145 processos estão em tramitação. Entretanto, o Secretário informou que não há garantia de que estes processos vão ser pagos na folha extra de janeiro.

9 – Pagamentos de letras não efetivadas a quem voltou de convênios ou cessão
O gestor orientou que, após a publicação da folha extra em janeiro, quem se sentir prejudicado deve procurar a Coordenadoria de Recursos Humanos da SEEC para tratar da situação.

10-   Pagamento de letras
O SINTE/RN recebeu informações que alguns profissionais que receberam uma letra durante a gestão Rosalba e têm direito a receber as duas letras que foram pagas no atual governo, no mês de outubro, tiveram apenas uma progressão implementada.

O Secretário disse que os prejudicados devem procurar a Coordenadoria de Recursos Humanos da SEEC.

11- Professor do Suporte Pedagógico que concluiu o estágio probatório e não foi contemplado com promoção
Apesar do SINTE não ter a menor dúvida que os profissionais têm direito de receber suas respectivas promoções, o gestor determinou que seja feita uma consulta na Procuradoria Geral do Estado. Porém, a PGE ainda não se pronunciou.

12 – Convocação de profissionais do processo seletivo para concessão de licenças prêmio
O secretário de educação anunciou que terá de realizar um processo seletivo em 2016, e que em função da demanda reprimida das licenças, no ano que vem a prioridade será para quem for se aposentar.

A direção do SINTE não acatou esta decisão e vai insistir neste ponto para avançar nas negociações.

A coordenadora geral do SINTE/RN, professora Fátima Cardoso, lembra que agora em dezembro se encerram os contratos de cerca de 700 profissionais. Estes vinham suprindo a demanda dos componentes curriculares que não têm um profissional efetivo, bem como também substituíram professores que estão gozando suas licenças prêmio ou encontram-se fazendo cursos de mestrado e doutorado.

A coordenadora disse que o SINTE propôs que se fizesse uma normatização tendo por parâmetro a lei do Plano Estadual de Educação, o regime jurídico único. Contudo, não houve definição neste ponto.

13 – Publicação de aposentadorias
Em janeiro serão publicados todos os processos que estão instruídos, já tramitaram e estão prontos para publicação. A direção do SINTE pediu o número de quantos profissionais vão ser aposentados. No entanto, o governo se comprometeu de passar esta informação ao Sindicato em janeiro de 2016.

14 – Pagamento da Gratificação Educacional para os funcionários da educação no mês fevereiro
Chagas assegurou que vai fazer os devidos encaminhamentos para a Secretária de Administração em janeiro.

15 – Ponto eletrônico
O governo, através de decreto, instituiu a obrigatoriedade do ponto eletrônico nos órgãos do funcionalismo do estado.
Porém, o secretário de educação manifestou preocupação quanto a operacionalização do ponto eletrônico nas escolas devido as especificidades da categoria, e disse que está dialogando com o executivo estadual acerca deste ponto.
Por sua vez, o SINTE/RN é contra a implementação do ponto eletrônico e vai lutar para que ele não seja implementado.

16 – Pagamento de Abono Permanência
A direção do SINTE pediu que o governo estabeleça uma política de pagamento do Abono Permanência para 2016.
O assunto está sendo tratado com o governo, uma vez que a dívida geral ultrapassa os 9 milhões de reais.  O governo está discutindo com os secretários e posteriormente vai informar sua posição. O SINTE vai continuar lutando para que a categoria tenha mais esse direito implementado.

17 – Terço atividade para os profissionais do ensino fundamental
O gestor informou que em algumas situações o 1/3 de hora continuará sendo pago.

18 -  Projeto de lei que visa taxar os royalties do petróleo e o fundo social do pré-sal
O governo ainda não se posicionou acerca deste projeto. Tal PL, que foi elaborado pela CNTE, tem o intuito de taxar os royalties do petróleo e do fundo social do pré-sal com vistas a destinar estes recursos à educação pública.

19 – Implantação do curso técnico pró-funcionário
A direção do SINTE cobrou da Secretaria uma maior divulgação e funcionamento do Conselho político. A SEEC disse que este ponto de pauta tem que ser discutido em conjunto com o Instituto Federal de Educação (IFRN).

20 – Eleições diretas para diretor e vice em 2016
Chagas Fernandes assegurou que vai haver eleição para escolha dos gestores das escolas da rede estadual, ainda que o pleito seja amparado pela lei 209/2004. O gestor anunciou que pretende realizar um curso de formação para os profissionais inscritos.

Exame toxicológico passa a ser exigido para habilitação de motorista profissional.

A realização de exames toxicológicos em motoristas profissionais de transporte rodoviário coletivo de passageiros e de cargas – categorias de habilitação C, D e E – passa a ser exigida para a habilitação, renovação ou mudança para as categorias especificadas a partir de 2 de março de 2016.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou no Diário Oficial da União de hoje a Deliberação 145, que trata define as normas para a realização do exame.

A Lei que determina a realização dos exames toxicológicos foi sancionada em março deste ano. Os exames têm validade de 60 dias a partir da data da coleta da amostra e são sigilosos.

Mensagem de Final de Ano do SINTE/RN.


Retrospectiva da 16ª Dired em Joãp Câmara/RN.

A Diretoria Regional de Educação da Cultura e  Desporto – 16ª DIRED, foi criada em 12 de agosto do ano de 2000, através da portaria nº 15035/2000, pelo então Secretário de Educação do Estado do Rio Grande do Norte, Luiz Eduardo Carneiro, tendo como sede o município de João Câmara/RN.

16ª DIRED – Circunscrição.
João Câmara
Parazinho
Jandaíra
Pedra Grande
São Bento do Norte
Caiçara do Norte
Pedra Preta
Jardim de Angicos
Bento Fernandes.

Estaremos aqui destacando algumas ações que ocorreu no ano de 2015. 

MATRICULA EM 2015.
874 - E.E. ANTÔNIO GOMES
1.290 - E.E. F. ASSIS BITTENCOURT  
282 - E.E. Pª. MARLUCE LUCAS  
689 - E.E. CAP. JOSÉ DA PENHA
423 - E.E.SEN. J. CÂMARA
433 - E.E. GODOFREDO CACHO
596 - E.E. SEM. DINARTE MARIZ
129 - E.E. JOÃO FERREIRA DA ROCHA
448 - E.E. Pª CONCEIÇÃO MESSIAS
195 - E.E. F. PEDROZA
96 - E.E. CEL. M. TEIXEIRA
175 - E.E. M. TEIXEIRA
198 - E.E. PRª. GERCINA BEZERRA
53 - E.E. PRO. MIGUEL MONTEIRO
282 - E.E. J. PINTO FREIRE
470 - E.E. CARMEM COSTA
853 - E.E. EST. F. FILHO
7.486 alunos   17 escolas.

Inspeção Escolar.
Orientações e Acompanhamento Calendário Escolar/ DIRED/SEEC;
Registros e Autenticação de Certificados e Históricos – DIRED/SOINSPE/SEEC;
Autorizações /Validações de Documentos Escolares;
Orientações para regularização da Escolaridade do Aluno;
Envio de Atas para SOINSPE/SEEC;
Orientações de Escrituração Escolar;
Atualização  do Processo de Reconhecimento /Criação/ Credenciamento das Escolas (Estaduais e Privadas);
Visita as Escolas.

DESPORTOS.
Apresentação da Proposta de Trabalho  - 2015;
Calendário Jogos Escolares – Intercalasse;
JERNS – 2015/ 16ª DIRED/CODESP /SEEC/RN;
1º de maio - Corrida do Trabalhador;
Atividades alusivas ao dia Municipal da Cultura;
 I Arraiá Estudantil da 16ª Dired;
I  FESTAME – I Festival Estudantil da 16ª Dired.

Setor Administrativo.
Documentos do Servidor Recebidos e encaminhados via malote DIRED/SEEC;
Processos encaminhados - licenças, aposentadorias, remoções, remanejamentos e promoções de servidores,
Planejamento de recesso e férias dos servidores da DIRED.

SETOR ADMINISTRATIVO/ FINANCEIRO.
Elaboração do plano de aplicação dos recursos da DIRED;
Prestações de Contas  - Em tempo hábil;
Pagamento de bolsas – DIRED/SEEC/RN;
GEFIP -  DCTF - DIPJ  - RAIS /Encaminhamento na Receita Federal;
Orientação para alimentação do Sistema – SAGEP;
Aquisição de Certificado Digital;
Certidões das Escolas - levantamento situacional junto a Caixa Econômica Federal.

GESTÃO ADMINISTRATIVA.
Encaminhamento de processos – [Licença – Aposentadoria- Remoção – Remanejamento - Promoções de Servidores];
Orientação para alimentação do SAGEP;
Entrega de Prestação de Contas – Escolas/ DIRED em tempo hábil
Regularidades das Certidões das Escolas/ Caixa Escolar;
Encaminhamento de professores concursados as escolas;
Apoio aos Jovens nas ações estudantis.
PUBLICAÇÕES
10 - Processos de Aposentadoria;
6 - Licenças Especiais.

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA.
Participação das ações de Formação continuada – DIRED/SUEJA/SEEC-RN;
Funcionamento da Comissão Permanente de Avaliação;
Estudos sobre Legislação da EJA;
Incentivo a Implementação do Ens. Médio/EJA  na E. E. Cap. José da Penha.

CENSO ESCOLAR – 2015.
TREINAMENTO - CADASTRAMENTO/ EDUCACENSO
ORIENTAÇÕES - VERIFICAÇÃO DA SITUAÇÃO DO ALUNADO.

GESTÃO DA APRENDIZAGEM.
Reunião mensal com Gestores Escolares;
Elaboração do PTA/DIRED /Escolas;
Visitas as Escolas;
Acompanhamento da Frequência Escolar (relatórios);
Garantia do Transporte Escolar;
Orientação  para aplicação da Provinha Brasil;
Indicadores de avaliação externa - IDEB; 
Acompanhamento de Projetos realizados nas escolas;
Incentivo de Projetos  de iniciação científica nas escolas;
Seminário do Plano Nacional de Educação-PNE/PME.

EDUCAÇÃO ESPECIAL - DIRED/SUESP/SEEC/RN.
Orientação sobre os recursos  para acessibilidade nas escolas;
Gestão educacional - Educação Especial nas escolas;
Orientação para a matricula antecipada de alunos – NEE;
Participação nas ações de Formação continuada – DIRED/SUESP-SEEC/RN;
Reunião e encaminhamento de Intérpretes de Libras. 

Algumas Imagens que marcaram 2015..