sexta-feira, março 29, 2019

Confiança do comércio recua 3,2 pontos de fevereiro para março.

O Índice de Confiança do Comércio, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), recuou 3,2 pontos de fevereiro para março. Com o resultado, o indicador caiu para 96,8 pontos, em uma escala de zero a 200, menor valor desde outubro de 2018 (94,4 pontos).

De acordo com a FGV, o índice acumula uma perda de 8,3 pontos nos últimos três meses. Em médias móveis trimestrais, o indicador cedeu 2,8 pontos, após de seis meses de altas consecutivas.

Em março, a confiança caiu em nove dos 13 segmentos do comércio pesquisados pela FGV. A queda foi influenciada pela piora da percepção dos empresários com relação tanto ao momento presente quanto às expectativas.

O Índice de Situação Atual caiu 4,2 pontos, para 89,0, menor valor desde maio de 2018 (88,9). Já o Índice de Expectativas recuou 2,2 pontos, para 104,6.

Segundo o pesquisador da FGV Rodolpho Tobler, os primeiros resultados da confiança do comércio em 2019 sugerem “certa frustração e cautela dos empresários com o andamento do ritmo das vendas”.

O desempenho do indicador, para Tobler, reforça o cenário “de lenta recuperação do setor influenciado pelo elevado nível de incerteza e do arrefecimento da confiança dos consumidores”.

Desemprego sobe e atinge 13,1 milhões em fevereiro, diz IBGE.

A taxa de desemprego no Brasil subiu para 12,4% no trimestre encerrado em fevereiro, atingindo 13,1 milhões de pessoas, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o instituto, a alta representa a entrada de 892 mil pessoas na população desocupada – com isso, o Brasil alcançou 13,1 milhões de trabalhadores nessa situação.

No trimestre encerrado em janeiro, a taxa de desemprego verificada pelo IBGE foi de 12%, atingindo 12,7 milhões de brasileiros – o maior número de desocupados desde agosto de 2018 e a primeira alta em dez meses.

STF confirma validade do sacrifício de animais em cultos religiosos.

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou ontem (28) a constitucionalidade do sacrifício de animais na realização de cultos de religiões de matrizes africanas. 

A questão foi definida por meio de um recurso do Ministério Público do Rio Grande do Sul contra uma decisão do judiciário local que definiu que o sacrifício dos animais não viola do Código Estadual de Proteção aos animais. A norma local definiu que os rituais de sacrifício nas religiões africanas não são inconstitucionais, “desde que sem excessos ou crueldade".

O julgamento começou no ano passado e foi finalizado nesta tarde. Na conclusão, os ministros entenderam que a crueldade contra os animais não faz parte do ritual de culto das religiões de origem africana. Além disso, a Constituição garante a liberdade de culto religioso a todos os cidadãos.

Votaram sobre a questão os ministros  Marco Aurélio, Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Rosa Weber, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Luiz Fux, Cármen Lúcia e o presidente, Dias Toffoli.

Nordeste tem risco de pancadas de chuva nesta sexta-feira (29).

O Nordeste do país pode ter pancadas de chuva nesta sexta-feira (29), segundo os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O dia é chuvoso em todas as áreas litorâneas da região com céu nublado durante todo o dia. Já o sol pode aparecer entre muitas nuvens, e a chuva pode ser passageira apenas na faixa leste entre Rio Grande do Norte e Sergipe. A frequência de chuva aumenta a partir da tarde nas demais áreas.
 
Na região, temperatura mínima será de 18ºC e máxima de 35ºC com umidade relativa do ar varia entre 35% e 95% na região.

Temer vira réu no caso da mala de R$ 500 mil.

O juiz da 15ª Vara da Justiça Federal em Brasília, Rodrigo Bentemuller, acolheu denúncia do Ministério Público e tornou Michel Temer réu no caso da mala de R$ 500 mil da JBS, informa o G1.

Rodrigo Rocha Loures, ex-assessor de Temer que recebeu a mala do ex-executivo da J&F Ricardo Saud, já é réu nesse processo.

Em 2017, ainda na Presidência, Temer já havia sido denunciado pela PGR no caso da mala, mas a denúncia não foi em frente. Agora, com a perda do foro privilegiado, ele responderá ao processo na primeira instância.

Coluna de cinzas do vulcão Popocatépetl alcança a altura de 3 km.

O vulcão Popocatépetl registrou na quinta-feira (28) uma explosão seguida de uma coluna de cinza que alcançou a altura de três quilômetros, além de lançar material incandescente a uma distância de dois quilômetros, de acordo com informações das autoridades do México.

A explosão e emissão de cinza ocorreram às 19h48 (hora local), no meio de um dia intenso atividade vulcânica que começou às 6h50 (hora local), segundo relatório do Centro Nacional de Prevenção de Desastres do México (Cenapred).

Além disso, foi observada a saída de fragmentos incandescentes até uma distância de dois quilômetros, afirmou o órgão.

Inicialmente, a coluna de cinza alcançou uma altura de três quilômetros. As cinzas foram levadas pelos ventos para o sudeste, onde estão localizadas as cidades de Puebla e Tlaxcala.

O Cenapred recomendou que não se aproxime do vulcão, e especialmente de sua cratera, por causa do risco envolvido na queda de materiais incandescentes.

Alcaçuz ganhará 800 novas vagas até o meio do ano, diz novo titular da Sejuc.

O novo secretário estadual de Justiça e Cidadania, Pedro Florêncio, disse nesta quarta-feira, 27, em entrevista ao programa Patrulha Agora, apresentado por Genésio Pitanga na rádio Agora FM (97,9), que até o meio do ano serão entregues três novos pavilhões na Penitenciária de Alcaçuz, criando mais 800 vagas no sistema prisional do Rio Grande do Norte. Ele também destacou que este ano serão chamados outros 92 aprovados no último concurso para agente penitenciário.
 
Quando questionado sobre a realização de um novo concurso, Pedro Florêncio foi enfático ao afirmar que não há previsão. Ele também esclareceu que procedimentos de disciplina foram colocados com competência na gestão anterior e que serão mantidos na gestão da governadora Fátima Bezerra. Ele explicou que, depois disso, o próximo passo será trabalhar na reeducação dos presos, melhora do atendimento médico e oferta de cursos de qualificação.

Última rodada do 2º turno será no dia 7 de abril.

A Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) definiu nesta quinta-feira (28) a data da última rodada da Copa Rio Grande do Norte, segundo turno do Estadual. As quatro partidas serão disputadas no dia 7 de abril, um domingo, às 16 horas.

Inicialmente, os jogos estavam programados para o dia 3 de abril. No entanto, a participação do ABC na Copa do Brasil e a necessidade de os confrontos do Estadual serem simultâneos motivaram a mudança.

Já classificados para a final, América e Potiguar chegam na última rodada na briga pelo mando de campo e pela vantagem no empate no jogo do título.

Delegado Marcelo Freitas será o relator da reforma da Previdência.

O deputado federal Delegado Marcelo Freitas (PSL-MG) será o relator da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. O presidente da Comissão, Felipe Francischini (PSL-PR) fez o anúncio nesta tarde (28)

Segundo Francischini, a CCJ receberá o ministro da Economia, Paulo Guedes, na próxima quarta-feira (3) para detalhar a proposta e tirar dúvidas dos parlamentares. No dia seguinte, quinta-feira (4), o colegiado receberá juristas.

A previsão do presidente da CCJ é que a leitura do parecer de Freitas aconteça na segunda semana de abril. Franciscini reiterou que o parecer da reforma da Previdência deve ser votado no 17 de abril.

“O consenso [em torno da escolha do nome de Freitas] foi criado porque a gente entende que, nós como PSL, representamos o presidente [da República] na Casa e temos a responsabilidade primeira com a aprovação do projeto na Casa”, disse Francischini. 

O anúncio de Marcelo Freitas como relator da CCJ foi feito ao lado do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e da líder do governo no Congresso, Joice Hasselman (PSL-SP). 

De acordo com Lorenzoni, o nome indicado para relatar a proposta de reforma da Previdência é “resultado de diálogo que o governo Bolsonaro construiu”. Segundo o ministro, o presidente da CCJ teve “maturidade e paciência” para esperar a construção do consenso em torno do nome. 

Delegado da Polícia Federal, Marcelo Freitas exerce o seu primeiro mandato na Câmara. O nome foi indicado uma semana depois do previsto por Francischini.

Maior feira de turismo do RN começa nesta sexta-feira em Natal/RN.

O maior evento de turismo do Estado tem início nesta sexta-feira (29) e segue até sábado (30), com abertura a partir das 14h. E para quem não tem como ir, o 10º Fórum de Turismo do RN e 5ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur) disponibilizam transportes gratuitos para visitação.

Dois ônibus farão o trecho até o Centro de Convenções durante os dias de evento: o da Marazul Receptivo Natal tem saída do Praia Shopping, a partir das 14h; já o da Natal Bus sai do Vilarte, passa pelo Mercado de Ponta Negra e desembarca no Centro de Convenções, sendo esse, a partir das 18h. Serão diversas viagens ao longo do dia, com ida e volta.

Na Femptur tem mais de 60 expositores, em 139 stands e 36 municípios confirmados levando o melhor de cada região. O visitante pode degustar de sabores variados da gastronomia potiguar, entre pratos regionais, tortas, salgados, doces e muito mais.

Governo vai mandar para Assembleia projeto que incentiva regularização de motos.

O Governo do Rio Grande do Norte vai enviar na próxima semana um projeto de lei  que incentiva a regularização de motocicletas para ser votado na Assembleia Legislativa. A proposta foi apresentada, na quinta-feira (28), durante reunião com os deputados George Soares, Nelter Queiroz, Dr. Bernardo e Raimundo Fernandes.

“Estamos viabilizando um programa de regularização das motocicletas na capital e principalmente no interior do estado. A ideia é que possamos oportunizar um mutirão para que os proprietários legalizem seus veículos e garantam mais segurança, para si e para a população”, afirmou a governadora Fátima Bezerra. Ela destacou ainda que em paralelo ao programa será realizada uma campanha para promover a educação no trânsito, a fim de dar mais segurança a pilotos e pedestres, como também mostrando a importância da regularização perante o fisco e o órgão de trânsito.

quinta-feira, março 28, 2019

Após encontro com Maia, Guedes diz confiar na aprovação da reforma.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse hoje (28) que está confiante na aprovação da reforma da Previdência e que houve "muito ruído de comunicação" nas últimas semanas. A declaração foi feita após almoço com o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), o secretário especial da Previdência Social, Rogério Marinho e lideranças partidárias.

“Estou muito confiante de que os poderes, independentes, estão harmonicamente buscando aperfeiçoamento institucional do Brasil. Existem os ruídos de comunicação, houve muito combate durante a campanha e esse barulho vai diminuir e os exercícios das próprias funções vão fazendo uma convergência, uma harmonização. Eu acho que isso é natural, o barulho está um pouco acima, exatamente porque houve esse choque inicial”, afirmou.

Segundo Guedes, o desentendimento entre Maia e o presidente Jair Bolsonaro “foi um barulho”. Para o ministro, Maia tem sido um interlocutor entre o Legislativo. "Maia tem me apoiado muito e facilitado as conversas mais frequentes com políticos para que se explique a importância da nova Previdência", afirmou.

Mulher se torna primeira doadora de órgãos viva com HIV positivo.

Nina Martinez, de 35 anos, se tornou a primeira pessoa viva com HIV positivo a doar órgãos. Os cirurgiões do Hospital Johns Hopkins, em Baltimore, nos EUA, transplantaram um rim doado por ela para um paciente também HIV positivo. As informações são do jornal americano "The Washington Post". 

A cirurgia foi realizada na segunda-feira (25). Tanto Nina quanto o receptor, que escolheu permanecer anônimo, passam bem. Pela primeira vez em um ano, o paciente que recebeu o rim não precisará fazer hemodiálise.

Antes do transplante de Nina, doações de órgãos entre HIV positivos só eram realizadas quando o doador já estava morto.

Martinez adquiriu HIV com apenas seis semanas de vida após uma transfusão de sangue, em uma época que testes rigorosos não eram realizados antes de procedimentos do tipo. Atualmente, sua carga viral é indetectável. 

Nos EUA, cirurgiões transplantaram 116 órgãos de doadores falecidos soropositivos para receptores com HIV desde 2016, quando uma nova lei permitindo a cirurgia entrou em vigor. Entre as pessoas sem HIV, mais de 152 mil rins de doadores vivos foram transplantados nos últimos 30 anos, e algumas centenas de fígados de doadores vivos são implantados a cada ano.

Os médicos consideram o procedimento outro passo na evolução do HIV e um avanço para 1,1 milhão de pessoas portadoras do vírus.

Bolsonaro diz que vai conversar com Vélez sobre os rumos da educação.

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (28) que vai conversar com o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, sobre o futuro da pasta. Segundo ele, Vélez “não tem tato político”. Em três meses de governo, várias mudanças já ocorreram no Ministério da Educação (MEC), com exonerações de cargos de confiança.

“Tem problema sim, ele [Vélez] é novo no assunto, não tem o tato político, vou conversar com ele e tomar as decisões que tiver que tomar”, disse Bolsonaro. “É educação, tem que dar certo no Brasil, é o mais importante”, afirmou.

O presidente conversou com a imprensa após cerimônia no Clube do Exército, em Brasília. Bolsonaro não mencionou se Vélez permanecerá no cargo.

“Não vou ameaçar nenhum ministro publicamente. Vamos conversar e se tiver alguma coisa que não esteja dentro da normalidade, a gente acerta”, disse. “Falo com todos os ministros. Um ministério que teve ruído no passado, sempre a gente busca conciliar e acertar e estamos continuando nessa linha”, disse.

Papa evita que fiéis beijem seu anel por questão de higiene, diz Vaticano.

O Papa Francisco, que retirou a mão dos fiéis que estavam tentando beijar seu anel na segunda-feira (25), fez isso por uma questão de higiene e para evitar a disseminação de germes entre os fiéis, explicou o Vaticano.

“O papa me disse que a razão pela qual ele não permitiu que beijassem o anel em Loreto era a higiene, para evitar a disseminação de germes entre as pessoas que faziam fila”, afirmou Alessandro Gisotti, diretor do gabinete de imprensa do Vaticano, nesta quinta-feira (28).

As imagens do papa no santuário de Loreto, no norte da Itália, e sua reação quase abrupta ao beijo em seu anel viralizaram nas redes sociais e geraram muitas interpretações entre os católicos.

Moro e Maia se reúnem para discutir tramitação de projeto anticrime.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, se reuniu hoje (28) com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para discutir detalhes do projeto de lei anticrime, que traz propostas de combate a crimes violentos, à corrupção e a organizações criminosas.

A convite da deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), líder do governo no Congresso, Moro e Maia tomaram café da manhã na residência oficial da Câmara dos Deputados. Em texto publicado no Twitter, a deputada classificou o encontro como um “café da manhã da paz”.

O ministro Sergio Moro declarou que ele e Maia já vinham conversando desde a semana passada e tinham se “acertado” a respeito do desentendimento público decorrente de declarações mútuas sobre a tramitação do projeto.

“O que houve foram ruídos de declarações”, disse Moro, hoje (28), ao apresentar a jornalistas os primeiros resultados da quarta fase da Operação Luz na Infância. “Isto não implica em nenhuma mudança no nosso relacionamento. Tenho uma relação bastante cordial com o presidente da Câmara, que é uma pessoa muito sensata”, acrescentou o ministro.

Moro ressaltou que tem grande respeito por Rodrigo Maia. "A expectativa de que, com a aliança dele com o presidente Jair Bolsonaro, vamos conseguir aprovar o projeto [mesmo que] com mudanças, eventuais aprofundamentos na Câmara e no Senado”, acrescentou o ministro.

O projeto de lei anticrime, que foi apresentado ao Congresso Nacional no mês passado, prevê mudanças em 14 leis, entre elas, o Código Penal, Lei de Execução Penal, Lei de Crimes Hediondos e Código Eleitoral. A intenção, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, é combater a corrupção, crimes violentos e facções criminosas.

Três barragens da Vale em MG estão em nível máximo de alerta.

Três barragens da mineradora Vale, localizadas em Minas Gerais, entraram em alerta máximo para risco de rompimento. São elas: a barragem B3/B4, da Mina Mar Azul, na região de Macacos e Nova Lima, e as barragens Forquilha I e Forquilha III, da Mina Fábrica, em Ouro Preto.

Segundo a Vale, auditores independentes contratados pela própria empresa informaram que as estruturas não receberiam a declaração de condição de estabilidade por terem fator de segurança abaixo do novo limite estabelecido pela Agência Nacional de Mineração (ANM).

“Assim, a Vale acionou, nesta quarta-feira (27), de forma preventiva, o protocolo para início do nível 3 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração para três barragens.”

Por meio de nota, a mineradora informou que a evacuação de pessoas e animais já ocorreu em 16 de fevereiro na região de Macacos e Nova Lima e em 20 de fevereiro na zona rural de Ouro Preto. Como prevê o protocolo, com a subida para o nível 3, foi acionada a sirene de alerta.

“A Vale adotará as medidas necessárias, com apoio da defesa civil e os demais órgãos competentes, para orientar os moradores da Zona de Segurança Secundária de Macacos/Nova Lima e Ouro Preto e prepará-los, com treinamentos e simulado de evacuação, em caso de situação de rompimento de barragem.”

As barragens B3/B4, Forquilha I e III são barragens a montante, mesmo modelo da estrutura que rompeu em Brumadinho (MG) em janeiro deste ano. As três barragens, segundo a mineradora, estão inativas e, portanto, não recebem mais rejeitos.

Federação anuncia datas e horários das semifinais do Campeonato Paulista 2019.

A Federação Paulista de Futebol divulgou nesta quinta-feira pela manhã as datas e os horários das partidas das semifinais do Campeonato Paulista. Os confrontos são São Paulo x Palmeiras e Corinthians x Santos. 

Jogos de ida:
  • São Paulo x Palmeiras: sábado, às 18h, no Morumbi (Premiere)
  • Corinthians x Santos: domingo, às 16h, na Arena Corinthians (TV Globo e Premiere)
Jogos de volta:
  • Palmeiras x São Paulo: domingo (07/04), às 16h, na arena do Palmeiras (TV Globo e Premiere)
  • Santos x Corinthians: segunda-feira (08/04), às 20h, no Pacaembu (Premiere)

Assim como ocorreu nas quartas de finais, as semifinais também terão a utilização o VAR (árbitro-assistente de vídeo).

Palmeiras (29 pontos) e Santos (27) têm as duas melhores campanhas até o momento. O Corinthians (23) é o terceiro colocado, enquanto o São Paulo (21) é o quarto.

Mais de 100 suspeitos de divulgar pornografia infantil foram presos.

Ao menos 106 suspeitos de cometer crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na internet já tinham sido presos até as 11h30 de hoje (28), na quarta fase da Operação Luz na Infância. As ações ainda estão em andamento e o número deve mudar ao longo do dia.

Além das detenções, policiais civis dos 26 estados e do Distrito Federal estão cumprindo 266 mandados judiciais de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados, em todo o país.

A produção, guarda e disseminação de material digital contendo cenas de pornografia infantil foram identificadas por equipes do Laboratório de Inteligência Cibernética, da recém-criada Secretaria de Operações Integradas, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Segundo o coordenador do laboratório, delegado Alesandro Barreto, a maioria dos presos é do sexo masculino, tem entre 19 e 29 anos e vive em estados da Região Sudeste. Os suspeitos pertencem a diferentes classes sociais. Já entre as vítimas, há crianças a partir dos 2 anos de idade.

"São crianças que são abusadas por parentes, por pessoas próximas. Nas operações anteriores, vimos que a parte mais importante deste trabalho é identificar vítimas e tirá-las da situação de abuso e exploração", disse Barreto, destacando a capacidade das polícias estaduais e Federal de identificarem quem comete crimes cibernéticos.

Governo volta a comprar passagens diretamente das empresas aéreas.

Desde a última terça-feira (26), os órgãos e entidades do governo federal voltaram a comprar passagens aéreas diretamente das companhias que operam os voos domésticos. De acordo com o Ministério da Economia, com o fim da intermediação das agências de viagens, a economia pode chegar a R$ 15 milhões ao ano.

O presidente Jair Bolsonaro destacou a medida hoje (28), em publicação em sua conta no Twitter. “Isso representa redução de cerca de 18% de economia [em relação ao modelo de agências de viagens]. A pesquisa de preços será feita pelos órgãos do Executivo, com a escolha do bilhete de menor preço”, escreveu.

De acordo com o Ministério da Economia, o governo estava impedido de fazer essa operação devido ao fim do prazo que dispensava a retenção na fonte dos tributos sobre passagens compradas, por meio de Cartão de Pagamento do Governo Federal (CPGF). Assim, os órgãos públicos tinham de comprar por intermédio de agências de viagem.

A dispensa do recolhimento dos tributos esteve em vigor de 2014 até dezembro de 2017 (Lei 13.043/14) e depois foi prorrogada até junho de 2018. Agora, com a publicação da Medida Provisória Nº 877/19, o governo federal deixa novamente de reter na fonte os tributos sobre as passagens compradas com o CPGF, também conhecido como cartão corporativo.

As empresas credenciadas para fornecimento de passagens diretamente ao setor público federal são Avianca, Azul, Gol, LATAM e MAP Linhas Aéreas.

Blogueiro Valdemar Tibá é o mais novo Especialista da cidade de João Câmara/RN.

O Blogueiro Valdemar Tibá que já é formado no curso de LETRAS - PORTUGUÊS e ESPANHOL pela Universidade do Tocatins - UNITINS, finaliza hoje o curso de Especialização em Pedagogia Digital e Letramento.

"Fui aprovado nos 12 módulos, em todos os exercícios, avaliações, seminários e TCC pela Universidade Cândido Mendes. Enfim, eu sou Especialista em Pedagogia Digital e Letramento. Obrigado a todas as pessoas que contribuíram para meu crescimento como pessoa. Sou o resultado da confiança e da força de cada um de vocês."

Obrigado meu DEUS.

Polícia combate exploração sexual contra crianças na internet.

Polícias civis de 26 estados e do Distrito Federal deflagraram hoje (28) a Operação Luz na Infância 4. Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a meta é identificar autores de crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes praticados na internet.

Por meio de nota, o ministério informou que estão sendo cumpridos 266 mandados de busca e apreensão de arquivos com conteúdos relacionados aos crimes de exploração sexual.

Em vários locais, estão sendo efetuadas prisões em flagrante pelo armazenamento de conteúdo ilícito. Mais de 1.500 policiais foram mobilizados.

Os alvos foram identificados pela equipe do Laboratório de Inteligência Cibernética da Secretaria de Operações Integradas, com base em informações coletadas em ambiente digital.

“O conteúdo com indícios suficientes de autoria e materialidade delitiva foi repassado às polícias civis – em especial, delegacias de proteção à criança e ao adolescente e de repressão a crimes informáticos. Por sua vez, as delegacias instauraram inquéritos policiais e solicitaram ao Poder Judiciário a expedição dos mandados de busca e apreensão”, informou o Ministério da Justiça.

PF investiga se passageiros presos com 300 kg de cocaína em navio de luxo são 'mulas' do narcotráfico.

A Polícia Federal investiga se os 16 passageiros do navio Costa Favolosa, flagrados com aproximadamente 300 kg de cocaína divididos entre as bagagens, foram contratados por narcotraficantes internacionais e se integram uma organização criminosa. O grupo foi preso após embarcar no navio no Porto de Santos, no litoral de São Paulo.

O flagrante ocorreu na quarta-feira (27), na última escala da embarcação no cais santista nesta temporada de cruzeiros. A suspeita inicial é que traficantes tenham utilizado os passageiros como "mulas", uma vez que cada preso também estava com quantia igual ou superior a U$ 1 mil, que seria o adiantamento pelo serviço ilícito de transporte à Europa.

O G1 apurou que as abordagens ocorreram a bordo, depois que os envolvidos já tinham despachado as malas e passado pela segurança do terminal, cujos protocolos assemelham-se aos de um aeroporto. A Costa Cruzeiros informou que foram os próprios agentes do navio que identificaram as bagagens com a droga durante fiscalização. 

Entre essas ações de segurança a bordo, estão o exame das malas e outros pertences despachados em equipamentos que usam métodos não invasivos, como escâneres. Depois de constatado o ilícito, a Polícia Federal foi imediatamente acionada e montou uma operação juntamente com os oficiais do navio para identificar os suspeitos.  

Os passageiros foram localizados em áreas diversas da embarcação, fora das respectivas cabines, uma vez que as suítes ainda não tinham sido liberadas para acomodação. Tratam-se de 10 brasileiros, três franceses e três belgas. São oito homens e oito mulheres. Os nomes não foram informados, mas a idade média é inferior a 30 anos.

Em cada bagagem recolhida havia entre 16 e 17 tabletes de cocaína no estado mais puro da droga, o que caracteriza o "tipo exportação". O destino desse carregamento, segundo a Polícia Federal, era a Europa, uma vez que o navio tem escalas finais previstas na Espanha e na Itália. Antes disso, o cruzeiro passa ainda por mais três portos brasileiros.

Motoristas de carros pipas planejam bloquear entrada da cidade de Macau/RN em protesto.

Motoristas de carro-pipa de Macau/RN, contratados pela prefeitura estão se organizando para realizar um protesto bloqueando a entrada de Macau/RN. Eles reclamam que estão há seis meses sem receber o repasse do dinheiro. Os pipeiros há um mês atrás chegaram a paralisar as atividades, mais sofreram ameaça e retornaram ao trabalho com a promessa de que receberiam os atrasados, o que não aconteceu.

Os carros pipas que atendem as comunidades de Várzea Cercada, Terra de Deus, Maxixe, Assentamentos, parte da 2ª Ilha, além de escolas e hospital, mais uma vez vão paralisar as atividades por falta de pagamento e só retornam após a negociação dos atrasados.

O prefeito Túlio Lemos, tem feito prece em agradecimento a São Pedro, pelas chuvas, só assim as pessoas que dependem do carro pipa podem armazenar a água da chuva para reaproveitá-la no banho e afazeres domésticos, até que se resolva o quiproquó e os carros voltem a abastecer. Com informações do Arafran Petter.

Vítima de estupro de 12 anos diz que levou gravata e foi levada até gerente do tráfico.

A menina de 12 anos que foi vítima de um estupro coletivo em Itaguaí, Região Metropolitana do Rio, contou em depoimento que levou uma gravata e foi levada até o gerente do tráfico para ser abusada. Ainda de acordo com a adolescente, ela estimou que mais ou menos onze homens teriam abusado dela. O crime aconteceu próximo a um baile durante o dia do Morro do Carvão na segunda-feira de carnaval quando o crime aconteceu.

A adolescente não mora na favela. Ela relatou na delegacia que aproveitou que os pais não estavam em casa e foi até o local porque tinha curiosidade de conhecer o baile funk na favela. Lá, encontrou amigas. Ainda de acordo com a adolescente, ela ficou embriagada.

Uma menina que estuda com a vítima publicou em uma rede social que ela é a mais quietinha da turma. É possível ver no vídeo que um homem abaixa a calcinha da menina. Marcos Santana, delegado titular da 50ª DP (Itaguaí), afirma que esta pessoa também será investigada por "praticar outro ato libidinoso com menor de 14 anos". A pena é de reclusão de oito a 15 anos.

— Ela contou que um homem deu uma gravata nela e que Sheik queria falar com ela — afirmou o delegado.

Sheik é, segundo a polícia, o gerente do tráfico no local. Ele se chama Nielson Correa Miguel e tem 28 anos. Há contra ele um mandato de prisão em aberto pelo estupro da jovem e outro por ter fugido da penitenciária na qual cumpria pena por tráfico de drogas. Os outros dois suspeitos identificados são Higor Teixeira da Silva, de 22 anos, que tem passagem por tráfico de drogas, e Marcelo Menes Moreira, de 31 anos. Já Jorge Luis da Silva Peres, de 19 anos, foi preso em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, acusado de participar do crime.

Dez anos após 1º leilão, Rio Grande do Norte prevê geração de energia eólica no mar.

Em 2009, o Brasil fez o primeiro leilão para geração de energia por meio dos ventos. Naquela ocasião, o Rio Grande do Norte foi a unidade da federação que mais teve projetos contratados – um total de 23. Passados dez anos, os investimentos do setor movimentaram aproximadamente R$ 15 bilhões, e o estado consolidou a liderança nacional de produção dessa matriz energética. São 151 parques instalados e mais de 1,5 mil aerogeradores em operação. Mesmo expandindo a produção no interior do RN, o mercado vislumbra um novo horizonte: a possibilidade de gerar energia eólica no mar. O primeiro projeto é da Petrobras.

O estado alcançou a capacidade instalada de 4 gigawatts de produção no mês passado, conforme anunciou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), depois que dois parques da Copel entraram em operação no município de São Bento do Norte. Para se ter uma ideia, apenas 1 GW é suficiente para abastecer entre 1,5 e 2 milhões de pessoas. Embora comemore o marco, o setor avisa que o número continua crescendo a cada novo levantamento. 

Além da capacidade atual, já existem pelo menos mais 1,4 GW contratados, cujos parques devem começar a operar até 2023. Segundo o Banco do Nordeste, uma das instituições financeiras públicas que já garantiram um total de R$ 13,3 bilhões em financiamentos para o setor, somente no estado, mais de R$ 2,2 bilhões foram financiados no ano passado. Mais R$ 1 bilhão já está em análise.

Homem é flagrado com 23 celulares no estômago em presídio.

Um homem que estava preso no Centro de Progressão Penitenciária de Hortolândia, a 114 km de São Paulo, foi flagrado, na terça-feira (26), ao voltar do trabalho externo com 23 micro celulares no estômago.

De acordo com informações da SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) de São Paulo, o detento era beneficiado com o regime semiaberto e prestava serviço para a Prefeitura de Campinas. No momento que passou pelo scanner corporal, ao voltar do serviço, agentes perceberam alterações nas imagens produzidas pelo equipamento. Diante do ocorrido, o preso assumiu que havia engolido 23 micros celulares, segundo a secretaria, e expeliu os eletrônicos de uma só vez, por meio de vômito. Após o ato, ele foi submetido a outro procedimento de revista, mas não foi constatado mais nada em seu organismo.

O preso tentou subornar o agente oferecendo a quantia de R$ 10 mil, mas, diante da recusa, ele ficou alterado e ameaçou o servidor e a família deste, além de incitar outros presos a tumultuar o ambiente, dizendo que é membro de uma facção criminosa.
 
Os aparelhos foram encaminhados à delegacia de Hortolândia, onde foi feito o boletim de ocorrência. O sentenciado foi isolado preventivamente, e aguarda a decisão do Deecrim (Departamento de Execuções Criminais) para ser regredido ao regime fechado.

Paróquia de João Câmara/RN realizará encontro de formação para Pastoral da Educação.

A Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens de João Câmara/RN e Jardim de Angicos/RN dará o primeiro passo concreto para criação da Pastoral da Educação, neste sábado, 30 de abril com a realização do ‘Encontro de Formação sobre a Pastoral da Educação’.

O evento irá acontecer no Centro Pastoral João Urbano a partir das 8h.

Leste do RN tem alerta de temporal para esta quinta-feira (28).

O litoral Leste do Rio Grande do Norte está sob alerta de temporal desde a noite de quarta-feira (27).

O estado de atenção segue até a noite desta quinta-feira (28), de acordo com o site Climatempo. A medida vale também para a Paraíba e Pernambuco.

“Fortes áreas de instabilidade avançam do mar para o leste do Nordeste trazendo nuvens bastante carregadas”, informou. Ainda segundo o site, a situação é de alerta para fortes pancadas de chuva, com raios e ventos fortes, com risco de alagamentos.

Além da chuva, Natal pode enfrentar rajadas de vento intensas, com velocidades entre 60 km/h e 80 km/h.

De acordo com o Climatempo, choveu 16 milímetros em Natal na noite dessa quarta-feira (27). Em Jaboatão dos Guararapes, na Grande Recife, a chuva foi de 45 mm. Em João Pessoa, o registrado foi de 18 mm.

PF combate desvio de verbas em empresa de saneamento de Goiás.

A segunda fase da Operação Decantação, da Polícia Federal, foi deflagrada hoje (28), em Goiânia e Aparecida de Goiânia, para combater fraude em licitações e desvio de dinheiro público da Companhia Saneamento de Goiás (Saneago). Estão sendo investigados dirigentes da empresa e agentes públicos do governo do estado, entre os anos de 2012 e 2016.

As investigações indicam que parte dos recursos recebidos pela prestação de serviços à Saneago era repassada para o chefe de gabinete do então governador do estado.

De acordo com a PF, apurou-se ainda que o ex-vice-governador José Eliton teria utilizado, por diversas vezes, um avião pertencente a uma das empresas favorecidas pelos contratos.

Eliton foi vice do governador Marconi Perillo entre 2012 e 2016 e assumiu o governo quando Perillo se candidatou à reeleição.

A ação de hoje é decorrente da análise de materiais apreendidos na primeira fase da Operação Decantação, deflagrada em 2016, que “desarticulou célula criminosa responsável pelo desvio de cerca de R$ 4,5 milhões da Saneago”, diz a PF.

Campanha de doação de sangue em favor do ex-vereador Luiz de Berré.

A família Berré lança campanha visando receber doações de sangue para LUIZ DE BERRÉ. 

Luiz está lutando contra uma Leucemia Mieloide Aguda e constantemente tem precisado receber suporte transfusional, diante disso, a família clama ao povo de João Câmara que se engaje nessa importante campanha pela vida do ORIGINAL, seja doando sangue, seja incentivando outras pessoas a doar, ou mesmo capitaneando o maior número de voluntários capazes de realizar a doação. 

A doação de sangue é um ato de solidariedade e de amor à vida do próximo. Contamos com a ajuda de todos. 

(Família Berré)

PF e CGU deflagram operação de combate a desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro no RN.

A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) cumprem mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão em Natal e Parnamirim nesta quinta-feira (28). A ação faz parte da Operação Tiro que apura desvio de recursos públicos, dispensa indevida de licitação e lavagem de dinheiro, no município de Touros, em 2016.

De acordo com a PF, há três anos a Prefeitura de Touros recebeu verba de emenda parlamentar no valor aproximado de R$ 270 mil destinada à aquisição de medicamentos. Em seguida, sem prévia licitação, a Prefeitura celebrou contrato com a empresa investigada. No entanto, apesar de efetuado o pagamento pelos medicamentos, segundo a PF, não há registros da efetiva entrega dos produtos.

Afastado o sigilo bancário da empresa sob suspeita, as investigações, tomando por base a análise de dados, apontaram que no dia seguinte ao crédito do valor da emenda parlamentar, a prefeitura repassou à empresa investigada cerca de R$ 195 mil e, dias depois, novos repasses ocorreram em favor da mesma empresa, em valores que somados alcançaram mais R$ 61 mil. 

De acordo com a Polícia Federal, o rastreamento das operações bancárias tornou possível identificar um dos beneficiários da verba pública desviada.

Ainda segundo informações da PF, as diligências realizadas no dia de hoje tem por finalidade reunir provas dos delitos sob investigação, identificar todos os participantes do esquema criminoso e apontar os beneficiários dos valores desviados. Quarenta policiais federais e 7 servidores da Controladoria-Geral da União participam da operação.

Polícia e Exército apreendem 250 toneladas de explosivos no Rio.

Uma operação conjunta da Polícia Civil, Exército e Receita Federal apreendeu 250 toneladas de explosivos em um depósito no Rio de Janeiro. O local pertence a uma transportadora que não tinha certificado de registro para armazenar esse tipo de material.

O galpão foi vistoriado por policiais civis, agentes e fiscais da Receita. O grupo incluiu o Esquadrão Antibombas da Polícia Civil e cães farejadores.

O Exército – instituição responsável por controlar a produção, transporte e comércio de explosivos – constatou que além de não ter registro, o depósito não tem condições mínimas de segurança.

Por questões de segurança, a Polícia Civil não divulgou o local da apreensão nem o destino do matéria.

Crianças com Microcefalia do RN ganham Projeto da Universidade Paulista.

A região Nordeste é a que concentra o maior número de casos de crianças com microcefalia, o que vem chamando atenção de especialistas como a Professora Doutora Cristina Ortolani que desde a semana passada está em Natal para pesquisar as condições bucais das crianças com microcefalia nascidas no Rio Grande do Norte.

“ Até agora o que me chamou atenção é que as crianças com microcefalia que consultamos aqui, não apresentaram ausencia de dentes nesta primeira dentição. Mas todas as outras questões funcionais são preocupantes e precisam ser tratadas”, ressaltou a Dra. Cristina, professora titular da Universidade Paulista.

Ao todo já foram examinadas 120 crianças nos estados de Alagoas, Bahia e Ceará e, em todos os casos, foi constatado que a parte funcional da face dos portadores de microcefalia é alterada. A maioria fica com a boca aberta, tem a língua baixa, a musculatura labial é flácida, o céu da boca é estreito e as crianças rangem muito os dentes.

Com agenda de retorno à capital potiguar marcada para o mês de maio, os pesquisadores retornarão para consultar outras crianças e testar a implantação do aparelho funcional nas que já foram examinadas.

Clima no MEC!

Charge de Iotti (Zero Hora)

Ministra garante apoio a projetos para fortalecer Agricultura do RN.

A ministra Teresa Cristina Corrêa garantiu apoio aos projetos apresentados pela governadora Fátima Bezerra para o fortalecimento da agricultura no Rio Grande do Norte, entre eles a liberação de 4,8 milhões para a regularização fundiária em 13 municípios do Rio Grande do Norte, medida que dá segurança jurídica e abre caminho para inserir o trabalhador rural nas políticas públicas de desenvolvimento da agricultura familiar.

Em audiência realizada na noite de quarta-feira (27), em Brasília, a ministra da Agricultura assumiu o compromisso de liberar a segunda parcela de um convênio, no valor de R$ 853 mil, para operar o Programa Nacional de Crédito Fundiário no RN.

Também foram entregues outros pleitos, importantes para o setor, como a conclusão do terminal pesqueiro de Natal, a regulamentação da pesca de atum e as questões relacionadas à GTA – Guia de Trânsito Animal – para o camarão, além de recursos destinados à capacitação de quase 1.000 pescadores artesanais, qualificando-os para o uso da vela e de equipamentos de georreferenciamento (GPS) nas embarcações.

quarta-feira, março 27, 2019

Saúde pretende regularizar situação de médicos cubanos no Brasil.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse hoje (27) que a pasta pretende regularizar a situação de cerca de 2 mil médicos cubanos que permaneceram no Brasil após o rompimento do governo de Cuba com o Programa Mais Médicos. “Estão numa condição de exilados”, destacou.

Em audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, Mandetta explicou que a ação integra uma proposta, ainda em elaboração, de reformulação do Mais Médicos. A previsão, segundo ele, é que o pacote seja enviado ao Congresso Nacional em abril.

“Devemos ter uma proposta de como essas pessoas podem se reencontrar com a sua profissão, legalizados, e poder exercer sua profissão, já que eles são muito mais vítimas dessa negociação que foi feita entre países do que propriamente atores de algum ato que os colocasse dentro do país em situação irregular.”

“Temos uma série desses profissionais hoje trabalhando em secretarias de saúde, trabalhando como balconistas de farmácia, agentes comunitários. Talvez eles possam, com certeza, legalizar a sua situação profissional e podem ser sim uma opção de trabalho num país livre e democrático”, concluiu.

Seis pessoas morreram e um policial ficou ferido em operações no Rio.

Seis pessoas morreram baleadas hoje (27) no Rio de Janeiro. Três operações da Polícia Militar (PM) deixaram um saldo de quatro suspeitos baleados e um policial ferido. Outras duas pessoas deram entrada no Hospital Getúlio Vargas, na zona norte, também baleadas, e morreram. As informações são da assessoria da PM e da assessoria da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

De acordo com a PM, na parte da manhã, policiais da UPP Vila Cruzeiro foram atacados a tiros, na localidade conhecida como Merindiba, no Complexo da Penha. No confronto, um criminoso foi baleado e socorrido para o Hospital Estadual Getúlio Vargas. Ele estava em posse de uma pistola calibre 9mm.

À tarde, um PM de folga foi vítima de tentativa de roubo na Avenida Brasil, próximo ao Complexo da Maré. Ele reagiu e houve confronto. Uma equipe da Polícia Civil deu apoio. O policial militar foi atingido e socorrido para o Hospital Geral de Bonsucesso. Dois suspeitos baleados deram entrada no Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha.

Nas comunidades Parada de Lucas e Vigário Geral, uma operação do Batalhão de Ações com Cães (BAC) gerou confronto com criminosos do local. Um criminoso foi encontrado ferido, portando um fuzil e drogas, sendo socorrido para o Hospital Getúlio Vargas. Uma pistola e um rádio transmissor foram apreendidos.

Embora a nota da PM se refira a quatro suspeitos baleados, a SES divulgou nota sobre seis atingidos por arma de fogo levados para o hospital, o que pode incluir vítimas de assaltos: “A direção do Hospital Estadual Getúlio Vargas informa que recebeu nesta terça-feira seis pacientes de disparo de arma de fogo. Apesar do atendimento realizado pela equipe médica da unidade, as vítimas vieram a óbito em decorrência de ferimentos graves”.

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 10 milhões no sábado.

Nenhum apostador acertou as seis dezenas da Mega-Sena - concurso 2137. O sorteio ocorreu nesta quarta-feira na cidade de Pancas (ES).

Os números sorteadas foram: 01, 02, 11, 12, 34, 49.

A quina (5 números) teve 45 ganhadores, cabendo a cada um deles R$ 36,54 mil.

E a quadra (4 números) contemplou 4.488 apostadores. Cada um ficou com R$ 523,45.

O próximo sorteio, no sábado (30), poderá pagar R$ 10 milhões.
As informações são do site da Caixa Econômica Federal.

Estudos sobre tributos do cigarro têm preocupação com saúde, diz Moro.

O ministro da Justiça, Sergio Moro, afirmou que o estudo do governo para reduzir a carga tributária do cigarro foi motivado por uma questão de saúde pública, considerando a baixa qualidade dos cigarros contrabandeados. Segundo ele, se o estudo determinar que haverá aumento do consumo do cigarro, e não apenas uma substituição do cigarro contrabandeado pelo produto nacional, a proposta será “cortada” pelo governo.

“Posso assegurar que a preocupação com a saúde gerou a criação desse grupo e se a conclusão disso for de que isso pode levar à elevação do nível de consumo do tabaco no Brasil, essa solução vai ser cortada”, disse, na tarde de hoje (27), no Senado. Segundo ele, o estudo do governo pretende reduzir o consumo de cigarros contrabandeados, de qualidade inferior aos cigarros nacionais, sem passar diretamente pelo combate ao contrabando.

“O contrabando é de muito difícil combate. As fronteiras são muito porosas, muitas vezes as pessoas envolvidas no contrabando de cigarro não se sentem envolvidas em uma atividade ilegal. É diferente de pessoas envolvidas em tráfico de drogas ou tráfico de armas”, explicou.

Maia diz que governo ainda não começou e que Bolsonaro está 'brincando de presidir'.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta quarta-feira (27) que o governo ainda não começou e que o presidente Jair Bolsonaro está "brincando de presidir" o país.
Maia deu a declaração após ter sido questionado sobre uma entrevista de Bolsonaro à TV Bandeirantes na qual o presidente disse que o deputado está "abalado" por questões pessoais.

Na entrevista, Bolsonaro afirmou não ter problema com o presidente da Câmara, mas acrescentou que questões pessoais têm "abalado" Rodrigo Maia. Ele não especificou quais são essas questões, mas disse que alguns problemas passam "pelo lado emocional" do deputado. Na última segunda-feira, o ex-ministro Moreira Franco foi solto, após quatro dias na prisão. Ele é padrasto da mulher de Maia.

Após a entrevista ser veiculada, Rodrigo Maia foi questionado sobre um trecho em que Bolsonaro também disse que não irá procurá-lo para conversar neste momento porque o deputado está "abalado". 

"Eu acho que está na hora de a gente parar com esse tipo de brincadeira, está na hora de ele sentar na cadeira dele, do parlamento sentar aqui, e a gente em conjunto resolver os problemas do Brasil. Não dá mais para a gente perder tempo com coisas secundárias", acrescentou o presidente da Câmara.

Em São Paulo, o presidente Jair Bolsonaro disse não querer acreditar que Maia tenha dado essa declaração.

Maia diz a Bolsonaro: 'Pare de criticar. Vamos governar'.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), fez um apelo nesta quarta-feira (27) ao presidente Jair Bolsonaro: "Pare, chega, peça ao entorno para parar de criticar".

Maia deu a declaração poucas horas após dizer que, enquanto o país tem milhões de desempregados e registra milhares de assassinatos todos os anos, Bolsonaro está "brincando de presidir".

Em resposta, Bolsonaro afirmou em São Paulo que "não existe brincadeira, muito pelo contrário". 

Na semana passada, Maia afirmou em entrevista ao site do jornal "O Globo" que iria deixar a articulação para aprovação da reforma da Previdência.

Segundo "O Globo", o presidente da Câmara ficou insatisfeito com críticas feitas a ele nas redes sociais pelo vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), filho do presidente Bolsonaro.

"Chega. Está na hora de parar. O Brasil precisa que a gente pare. Agora, é claro, quando você recebe uma crítica, o natural é que a gente faça, tenha uma reação. Mas está errado. Vamos parar. Vamos cuidar do Brasil. O Brasil está precisando. São 12 milhões de desempregados no Brasil. Não é brincadeira", acrescentou o presidente da Câmara nesta quarta.

Na esteira da crise no MEC, coordenador do Enem pede demissão.

O economista e engenheiro Paulo César Teixeira, responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pediu demissão do cargo. Ele entregou sua carta de exoneração nesta quarta-feira (27). 

É a segunda baixa no instituto em meio à crise que se arrasta no Ministério da Educação (MEC).

Teixeira afirmou ao GLOBO que tomou a decisão após o então presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Marcus Vinicius Rodrigues, ser demitido pelo ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez.
Com a exoneração a pedido de Teixeira, está vaga a Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb) do Inep, uma das mais importantes áreas da autarquia, que tem o Enem entre suas atribuições.

A crise na Educação, até então concentrada no ministério, chegou ao Inep, uma autarquia vinculada à pasta que faz as avaliações de larga escala no Brasil, como o Enem, o Sistema de Avaliação da Educação Básica — com o qual se calcula o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) — e exames de mensuração da qualidade do ensino superior.

Teixeira foi convidado por Marcus Vinicius para a Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb) do Inep no lugar de Murilo Resende, seguidor do ideólogo da direita Olavo de Carvalho.

Resende, que já deu declarações ofensivas contra professores e defende o projeto Escola sem Partido, foi vetado para o cargo e acabou ganhando um posto no Ministério da Educação.