sábado, janeiro 22, 2022

Anac dá primeira autorização para entrega comercial usando drones.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concedeu a primeira autorização para uma empresa utilizar drones para entregas comerciais. A contemplada foi a companhia Speedbird Aero, que poderá utilizar aeronaves não tripuladas em suas operações de entrega de produtos.

A Speedbird Aero utilizará a aeronave pilotada remotamente chamada DLV-1 NEO. Poderão ser carregadas cargas de até 2,5 quilos em um raio de até 3 quilômetros. A autorização contempla áreas rurais e urbanas.

Mas a licença envolve uma série de requisitos e parâmetros de segurança. Entre eles estão não sobrevoar pessoas, manter distância de fontes de interferência eletromagnética e respeitar as alturas máximas e mínimas fixadas pela ANAC.

O processo de análise do pedido durou oito meses. Técnicos da ANAC acompanharam quatro ensaios com a empresa, sendo três voltados para observação das características físicas do equipamento e outro para analisar a atuação operacional.

COVID: Brasil registra 238 óbitos e 157 mil casos nas últimas 24h.

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil neste sábado (22).

– O país 238* óbitos nas últimas 24h, totalizando 622.801 mortes;

– Foram 157.393* novos casos de coronavírus registrados, no total 23.909.175;

*Sem dados do DF e MT que não divulgam aos sábados. São Paulo admitiu subnotificação neste sábado devido a problemas para inserção de dados no sistema.

Dessa forma, a média móvel de óbitos dos últimos sete dias ficou em 261 e a média móvel de casos é de 133.350.

O ministério da Saúde calcula que mais de 21,8 milhões de pessoas já se recuperaram da Covid.

Queiroga: Não queremos obrigar, mas convencer pessoas a tomarem vacina contra a Covid-19.

Em evento na capital do Amazonas, Manaus, na manhã deste sábado (22/1), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que não é a favor da obrigatoriedade da vacinação contra a Covid-19.

Equipes do Ministério da Saúde realizaram ações em todas as capitais da região para promover a imunização e a testagem em massa contra a doença. De acordo com a pasta, os estados têm baixos índices de imunização.

Durante o evento, Queiroga incentivou a população a buscar as unidades de saúde para receber a segunda dose e a dose de reforço. O ministro também afirmou que não concorda com a obrigatoriedade do imunizante, mas disse acreditar que convencer as pessoas a se protegerem é o melhor caminho.

“Não queremos obrigar as pessoas a tomar vacina, queremos convencer as pessoas a tomar a vacina. Não precisamos de tanto tensionamento, de discutir tantas questiúnculas pequenas e laterais, quando na verdade precisamos nos unir em torno de um objetivo em comum, que é acabar a pandemia”, defendeu.

Queiroga também criticou a obrigatoriedade do cartão de vacina para entrada em estabelecimentos e participação em eventos, o chamado passaporte sanitário.

“Quando eu assumi o Ministério da Saúde, as pessoas chegavam lá quase chorando por vacina. E hoje as vacinas estão aí, essas vacinas têm que estar aplicadas no braço dos brasileiros. Precisa um esforço nosso, não é só querer criar passaporte disso, passaporte daquilo, achando que vai ampliar a cobertura de vacina”, afirmou.

O ministro, que é médico cardiologista, também disse que sempre convenceu, sem imposições, os pacientes a realizarem tratamentos. “Nunca consegui nada com meus paciente obrigando por lei eles a fazerem as coisas. Sempre foi pelo convencimento”, ressaltou.

Reforço de marca diferente é mais eficaz para vacinados com CoronaVac.

A pesquisa analisou dados de 1.240 voluntários em São Paulo e Salvador que receberam doses da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, em um intervalo de seis meses antes do início do estudo. Os voluntários receberam doses de reforço da Janssen, Pfizer-BioNTech e AstraZeneca e da própria CoronaVac.

Os índices de aumento da concentração de anticorpos, 28 dias após a dose de reforço, ficaram em 152% para a vacina da Pfizer-BioNTech; 90% para a da AstraZeneca; 77% para a da Janssen, e 12% para a CoronaVac.

“Em adultos idosos, a diferença dos títulos de anticorpos neutralizadores foi entre 8 e 22 vezes maior em esquemas heterólogos de reforço do que no reforço homólogo com a CoronaVac”, relataram os autores do estudo.

Conforme os autores, o uso das doses de reforço mostrou eficácia contra variantes como a Delta e a Ômicron. O estudo também apontou a necessidade da dose de reforço para quem completou o ciclo com a CoronaVac.

A pesquisa foi publicada no periódico científico Lancet.

Ministro destaca importância do ciclo vacinal completo contra covid-19.

Neste sábado (22), os governos federal, estaduais e municipais estão realizando na Região Norte um dia de mobilização para chamar a atenção da população local para a importância da vacinação contra a covid-19.

Foram montados atos em cada capital com participação de representantes do Ministério da Saúde, dos governos estaduais e das prefeituras e realizados mutirões de vacinação , transmitidos pelos canais da pasta. Em Manaus, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destacou a importância das pessoas completarem o ciclo vacinal.

“Solicito a colaboração de cada um para que leve aqueles que vocês conhecem para tomar a segunda dose da vacina. E aqueles que não tomaram dose de reforço, que procurem receber essa dose. Só assim vamos ser efetivos e evitar formas graves de doença, que pode levar à morte dos nossos irmãos, não só na Região Norte como no Brasil”, disse o ministro.

RN registra 04 óbitos por covid nas últimas 24 horas; Novos casos são 1.543.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste sábado (22). São 403.321 casos totalizados. Na sexta-feira (21) eram contabilizados 400.653, ou seja, 2.668 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 1.543 confirmados nas últimas 24 horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.635 no total. Quatro (04) óbitos foram registrados nas últimas 24 horas no RN (03 em Natal e 01 em Riacho da Cruz). Na sexta (21), eram 7.628 mortes. A Sesap registrou outros 03 óbitos após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.482.

Recuperados são 381.655. Casos suspeitos somam 4.870 e descartados são 845.341. Estimativa de casos em acompanhamento: 11.370.A

COVID: RN possui 24 leitos críticos e 46 leitos clínicos disponíveis.

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta das 12h55 deste sábado (22). Mas há mais pacientes com necessidade de leito clínico do que leitos disponíveis.

Neste período, havia 19 pacientes com perfil para leitos críticos na lista de regulação e quatro (04) aguardavam avaliação. Foram registrados disponíveis 24 leitos críticos e outros 46, sendo clínicos.

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 65,5%.

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 65,5%, registrada no início da tarde deste sábado (22). Pacientes com Covid-19 internados em leitos clínicos e críticos somam 136.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 68,1% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 63,9% e a Região Seridó tem 57,1%.

Até o momento desta publicação são 24 leitos críticos (UTI) disponíveis e 78 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 46 disponíveis e 58 ocupados.

Outros 17 leitos de UTI estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’ e também 21 leitos clínicos também estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’, com outras síndromes gripais.

OPORTUNIDADE: Inscrições para Cursos Técnicos gratuitos no Instituto Metrópole Digital encerram-se no domingo (23); São 1.580 vagas.

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) está na reta final do processo seletivo para as novas turmas dos Cursos Técnicos em TI. As inscrições para a seleção só acontecem até o próximo domingo, 23, pelo site da Comperve. São oferecidas 1.580 vagas, distribuídas para os municípios de Natal, Angicos, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros.

As formações acontecerão na modalidade semipresencial – Ensino a Distância (EeD) e encontros presenciais semanais. Atualmente, o programa oferece ênfases em seis áreas diferentes: Automação Industrial, Eletrônica, Programação de Jogos Digitais, Informática para Internet e Redes de Computadores e Internet das Coisas, novidade deste ano.

Segundo o coordenador dos Cursos Técnicos do IMD, Marcel Oliveira, a oferta das novas turmas representa o retorno de uma das principais ações de ensino do Instituto. “Após quatro anos, o IMD volta a ofertar mais de mil vagas para a formação técnica e com abrangência em todos os polos de ensino”, comemora o coordenador. Os cursos são financiados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação (MEC).

São Paulo e Palmeiras se enfrentam neste sábado, às 19h (de Brasília), em Barueri, pela semifinal da Copa São Paulo.

Assim como acontece no torneios profissionais, o clássico terá torcida única. Por ter melhor campanha no torneio, o São Paulo contará com o apoio de seus torcedores no estádio.

Para esse jogo, a Federação Paulista de Futebol está vendendo ingressos. Eles custam de R$ 30 a R$ 40 e só podem ser comprados no site ingressosfpf.soudaliga.com.br. 

O São Paulo chega a esse confronto com 100% de aproveitamento. Nas quartas de final, bateu o Cruzeiro de virada. Antes, já tinha passado por Vasco, São Caetano e São Bernardo nos mata-matas. O time tem 21 gols em sete jogos.  

O Palmeiras tem seis vitórias e um empate e vem em evolução ao longo da campanha. Depois de eliminar Mauá, Atlético-GO e Inter no início do mata-mata, o Verdão teve sua atuação mais destacada nas quartas, a goleada por 5 a 2 sobre o Oeste, com direito a golaço de Endrick de bicicleta.

Entre microscópios e telescópios, brasileira descobre 25 asteroides.

É entre microscópios e telescópios que a estudante de medicina Verena Paccola Menezes, de 22 anos, passa boa parte de seu tempo. Se, por um lado, o primeiro instrumento a ajuda nos caminhos que trilha para se tornar uma neurocirurgiã, é pelo telescópio que ela anteviu uma outra possibilidade: a medicina espacial, paixão que surgiu após, nos momentos de hobby, ter descoberto 25 asteroides. Um deles, classificado como raro pela órbita diferenciada que poderá colocá-lo na direção da Terra.

Nos momentos livres, Verena é uma “caçadora de asteroides”. Mas a verdade é que ela, desde criança, sempre se considerou uma cientista.

“A ciência sempre esteve presente na minha vida. Nem lembro quando comecei a me interessar. Brinco que já nasci cientista porque, para mim, fazer ciência e ser cientista é fazer perguntas, questionar o mundo e ir atrás das respostas por conta própria, sem se contentar com o superficial. Sempre vivi dessa forma. Sempre fui uma criança muito curiosa para descobrir o mundo”, disse a estudante de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), que é também técnica de Enfermagem.

Código de Trânsito Brasileiro completa 24 anos hoje.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) completa 24 anos neste sábado (22), com mudanças introduzidas por meio da Lei 14.229 de outubro de 2021, e que começarão a valer a partir de abril.

Entre as principais modificações estão as que tratam da aplicação de multa sobre carros de pessoas jurídicas sem identificação de condutor e da fiscalização do limite de peso de veículos ou combinação de veículos de transporte de carga. Outras, como a aplicação do efeito suspensivo para os motoristas que cometerem alguma infração, só passarão a valer a partir de 2024.

Ministério da Saúde confirma que criança de Lençóis Paulista-SP não teve reação adversa à vacina.

O Ministério da Saúde confirmou na sexta, 21, que o caso de uma menina que teve uma parada cardíaca no mesmo dia em que tomou a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 não ocorreu por um efeito adverso do imunizante.

A pasta corroborou a informação divulgada pelo Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo (CVE-SP), de que a garota de 10 anos tem uma doença rara, a síndrome de Wolff-Parkinson-White, que causa pré-excitação no eletrocardiograma, uma condição congênita que leva o coração a ter crises de taquicardia.

“A síndrome de Wolff-Parkinson-White, até então não diagnosticada e desconhecida pela família, levou a criança a ter uma crise de taquicardia, que resultou em instabilidade hemodinâmica”, disse a pasta federal, citando a investigação do CVE.

O caso levou a prefeitura de Lençóis Paulista a interromper temporariamente a vacinação de crianças no município, até que fossem esclarecidas as razões que causaram a parada cardíaca. A menina foi visitada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e pela ministra dos Direitos Humanos e da Família, Damares Alves, no hospital em que esteve internada, em Botucatu, e o presidente Jair Bolsonaro (PL) telefonou para a família.

O Sistema de Vigilância Epidemiológica de Eventos Adversos Pós-vacinação informou que a criança foi imunizada com dosagem e técnica corretas. Ela teve o quadro revertido, está hospitalizada tem estado de saúde estável.

Mega-Sena deve pagar R$ 22 milhões neste sábado.

O concurso 2.446 da Mega-Sena deve pagar hoje (22) o prêmio de R$ 22 milhões a quem acertar as seis dezenas.

O sorteio será realizado às 20h no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo.

O último concurso (2.445), na última quarta-feira (19), não teve acertadores das seis dezenas.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal.

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 4,50.

Jornalista natalense Fernando Campos vai participar do The Wall com Luciano Huck para informatizar Instituto dos Cegos no RN.

O jornalista natalense Fernando Campos e Lucas Lavine vão participar do programa Domingão com Huck no quadro The Wall com o intuito de arrecadar fundos para informatizar o Instituto dos Cegos do Rio Grande do Norte. O programa vai ao ar neste Domingo, 23 de Janeiro no Domingão com Huck.

Formado em jornalismo, Fernando faz palestras motivacionais pelo Brasil para quebrar os preconceitos, trazer esperança, empoderamento e representatividade por meio de sua vivência. Ele perdeu a visão aos dois anos de idade logo após a cura de um câncer na retina. Sua história também já inspirou um personagem na temporada 2011 da novela malhação.

Além disso, o também escritor já lançou seu primeiro livro “Enxergando além do Atlântico – uma jornada ao Reino Unido”, em que conta com bom humor situações inusitadas e aprendizados do seu intercâmbio na Europa. E não para por aí, Fernando encontrou no mundo digital uma maneira de expor as dificuldades de seu cotidiano em um canal no YouTube “Na visão do cego”, que conta curiosidades sobre esse universo através de uma comunicação mais divertida e no seu instagram @soufernandocampos ele mostra a sua rotina para seus seguidores com muita alegria.

Santos derrota América-MG e chega à final da Copinha.

O Santos derrotou o América-MG por 3 a 0, na noite de ontem sexta-feira (21) no estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul, e alcançou a final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Agora, o Peixe acompanha a partida entre Palmeiras e São Paulo, programada para o próximo sábado (22), para saber quem será o seu adversário na decisão da competição.

Final da Copinha

A decisão da Copa São Paulo de Futebol Júnior está marcada para a próxima terça-feira (25), aniversário da cidade de São Paulo. Nesta oportunidade, o Santos buscará o seu quarto título na competição, após as conquistas de 1984, 2013 e 2014.

Escolas do RN não vão exigir passaporte vacinal para estudantes.

A Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC/RN) não pretende adotar o passaporte vacinal para estudantes de escolas da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte. O início do ano letivo de 2022 nas unidades escolares da rede está marcado para o dia 7 de fevereiro. A medida, que tem a comprovação da imunização contra a covid-19 como regra para a circulação em estabelecimentos, começou a valer nesta sexta-feira (21) em ambientes como bares, restaurantes e similares, conforme estabelecido em decreto.

No caso das escolas estaduais, a SEEC informou que o passaporte para os estudantes não será exigido. “A Secretaria segue as orientações do Comitê Cientifico do RN e não existe esse direcionamento. A SEEC estima que grande parte do seu público de alunos esteja vacinado, pois é formada por adolescentes”, explicou a pasta.

Para os trabalhadores, de acordo com a pasta, a norma que continua válida é o que está estabelecido no Decreto Nº 31.022, de outubro do ano passado. O texto em questão determina aos trabalhadores do serviço público estadual, “o dever funcional de vacinação contra a covid-19”. O documento determina que, “no prazo de cinco dias úteis a contar da publicação do Decreto”, os servidores apresentem a comprovação do esquema vacinal em conformidade ao calendário de imunização”.

sexta-feira, janeiro 21, 2022

Metade dos idosos no Brasil já tomou dose de reforço contra a Covid.

O Brasil aplicou a dose de reforço de uma vacina contra a covid-19 em 52% dos idosos. Das 31,3 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, 16,4 milhões já receberam a injeção adicional.

A 3ª dose foi administrada em 11% dos adultos de 18 a 59 anos. O país tem 128,7 milhões de pessoas nesse grupo. Dessas, 14,2 milhões tiveram a aplicação extra.

O dado de doses aplicadas por faixa etária foi consultado nesta 6ª feira (21.jan.2022) na plataforma Localiza SUS, do Ministério da Saúde. O Poder360 comparou o número com as projeções de população por idade do IBGE.

Os números do Localiza SUS demoram para ser contabilizados. A plataforma informa que 31 milhões de pessoas receberam o reforço. Informações mais atualizadas dos Estados, compiladas pela plataforma Coronavirusbra1, mostram que 40 milhões tomaram a 3ª dose. Contudo, só é possível ter detalhamento por idade na base de dados federal.

As faixas etárias de 70 a 74 anos e de 75 a 79 anos são as mais avançadas no reforço. Em ambas, 66% tiveram a aplicação extra. As pessoas a partir de 80 anos não tiveram um desempenho tão bom: 58% tomaram a 3ª dose. O percentual um pouco menor entre os mais velhos também é observado na 1ª e 2ª dose.

COVID: Brasil registra 358 óbitos e 166 mil casos nas últimas 24h.

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta sexta-feira (21).

– O país 358* óbitos nas últimas 24h, totalizando 622.563 mortes;

– Foram 166.539* novos casos de coronavírus registrados, no total 23.751.782;

*Sem dados do Ceará.

Dessa forma, a média móvel de óbitos dos últimos sete dias ficou em 252 e a média móvel de casos é de 117.797.

O ministério da Saúde calcula que mais de 21,8 milhões de pessoas já se recuperaram da Covid.

Motoristas de ônibus de Natal suspendem greve após assembleia.

O desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-RN) Eridson João Fernandes Medeiros apresentou, nesta sexta-feira (21), uma proposta de suspensão da greve com a concessão de reajuste de 75% do vale alimentação. O Sindicato dos Trabalhadores e Transportadores Rodoviários do RN (Sintro) realizou uma assembleia nesta tarde e decidiu por suspender a greve após entrar em acordo com os empresários de ônibus.

Segundo o diretor de comunicações do Sintro, Harley Deyverson, o vale-alimentação será pago de forma integral, como antes da pandemia, aos motoristas de ônibus, mas o reajuste salarial, que está para ser negociado há dois anos, voltará a ser discutido apenas em março.

Além das duas principais reivindicações da categoria, o Sintro ainda afirma que os empresários concordaram em abonar todos os dias dos grevistas, sem penalizar os motoristas pela paralisação das atividades, além de garantir todas as “cláusulas da comissão coletiva” até o final de abril de 2023, de acordo com Harley Deyverson.

Visitas presenciais são suspensas em oito unidades prisionais do RN.

A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) anunciou nesta sexta-feira (21) a suspensão das visitas presenciais em oito unidades prisionais do estado, por causa de casos confirmados de covid-19 entre presos e policiais penais.

De acordo com a pasta foram suspensas as visitas sociais e religiosas presenciais nas oito unidades prisionais com presos e servidores infectados, mas seguem normalmente em outras 10 unidades. Já as visitas virtuais (televisitas) ocorrem normalmente em todo o sistema.

A Seap também informou que passou a cobrar o passaporte vacinal para acesso aos presídios, inclusive aos prestadores de serviço e policiais penais. Para ingressar nas unidades, será preciso apresentar o comprovante de que está em dia com a imunização contra a doença.

A suspensão das visitas atinge as seguintes prisões:

  • Penitenciária Estadual de Alcaçuz (Nísia Floresta)
  • Penitenciária Rogério Coutinho Madruga (Nísia Floresta)
  • Central de Recebimento e Triagem (Parnamirim)
  • Cadeia Pública de Ceará-Mirim
  • Cadeia Pública de Caraúbas
  • Penitenciária Agrícola Mário Negócio (Mossoró)
  • Penitenciária João Chaves Masculino (Natal)
  • Centro de Detenção Provisória Feminina (Parnamirim)

“A suspensão no momento epidemiológico atual com a propagação da Ômicron e H3N2, visa garantir a segurança dos servidores, dos privados de liberdade e seus familiares”, informou a Seap.

A pasta ainda informou que recomendou às administrações das 18 unidades prisionais do estado o reforço nas medidas preventivas contra a pandemia e reforçou o abastecimento de saneantes e equipamentos de proteção individual.

CBF vai exigir vacinação completa para jogadores inscritos nos torneios da entidade em 2022.

A CBF vai exigir vacinação completa contra Covid-19 para jogadores inscritos nos torneios da entidade. A determinação está na edição mais recente do Guia Médico de Medidas Protetivas para o Futebol Brasileiro 2022, publicado nesta sexta-feira pela entidade.

– Entende-se como vacinação plena o período de 14 dias após a aplicação da segunda dose se utilizada as vacinas de duas doses ou a aplicação da vacina de dose única – diz trecho do documento.

O comprovante de vacinação será exigido para que cada atleta seja relacionado numa partida. Caso o documento não seja apresentado, o portal médico da CBF bloqueia diretamente em seu sistema a inscrição deste jogador.

– Grande parte das internações hoje são de pessoas que não se vacinaram. A variante ômicron é muito transmissível e os atletas têm que jogar sem máscaras. Então que nós podemos fazer é exigir que todos se vacinem para evitar casos graves – declarou o presidente da Comissão Médica da CBF, Jorge Pagura.

A obrigatoriedade deve ser incluída nos regulamentos específicos de cada competição organizada pela CBF, que são publicados antes do início do torneios.

A CBF também orienta que as vacinas sejam exigidas pelas federações estaduais em seus torneios.

Dívidas do Simples poderão ser pagas ou renegociadas até 31 de março.

Os negócios de pequeno porte e os microempreendedores individuais (MEI) ganharão mais dois meses para regularizarem os débitos com o Simples Nacional – regime especial de tributação para micro e pequenas empresas. O Comitê Gestor do programa aprovou hoje (21) o adiamento do prazo de 31 de janeiro para 31 de março.

A medida tinha sido anunciada na semana passada e foi oficializada hoje. A regularização dos débitos é necessária para os micro e pequenos empresários e os profissionais autônomos continuarem no Simples Nacional. Em nota, a Receita Federal, que integra o Comitê Gestor, informou que a medida tem como objetivo ajudar os negócios afetados pela pandemia de covid-19.

“Neste momento de retomada da economia, a deliberação do Comitê Gestor do Simples Nacional visa propiciar aos contribuintes do Simples Nacional o fôlego necessário para que se reestruturem, regularizem suas pendências e retomem o desenvolvimento econômico afetado devido à pandemia da covid-19”, destacou o comunicado.

Apesar da prorrogação para o pagamento ou a renegociação de dívidas, o prazo de adesão ao Simples Nacional continua em 31 de janeiro. Segundo a Receita, essa data não pode ser prorrogada por estar estabelecida na Lei Complementar 123/2006, que criou o regime especial.

Tradicionalmente, quem não pagou os débitos é retirado do Simples Nacional em 1º de janeiro de cada ano. As empresas excluídas, no entanto, têm até 31 de janeiro para pedir o regresso ao Simples Nacional, desde que resolvam as pendências até essa data.

O processo de regularização deve ser feito por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal (e-CAC), requerendo certificado digital ou código de acesso. O devedor pode pagar à vista, abater parte da dívida com créditos tributários (recursos que a empresa tem direito a receber do Fisco) ou parcelar os débitos em até cinco anos com o pagamento de juros e multa.

Pelé está com câncer generalizado; Tumores no intestino, fígado e pulmões.

Após retornar esta semana ao Hospital Albert Einstein para continuar o processo de quimioterapia, Pelé teve alta na quinta-feira (20). Conforme apurou a ESPN, não se tratava de uma emergência. O Rei do Futebol esteve novamente no local para seguir o tratamento do câncer e realizar um estadiamento.

O procedimento serviu para confirmar a localização exata e determinar a extensão do câncer no corpo, verificando se a doença se espalhou mais ou não.

Pelé tem um tumor no intestino, um no fígado e o início de um no pulmão. O que mais preocupa os médicos é o do fígado, por não poder ser retirado em cirurgia. Por conta da situação fragilizada, ele segue sendo monitorado de perto e realiza quimioterapia a fim de evitar que os tumores se espalhem pelo corpo.

Em nota assinada pelos médicos Fabio Nasri (geriatra e endocrinologista), Rene Gansl (oncologista) e Miguel Cendoroglo Neto (Diretor-Superintendente Médico e Serviços Hospitalares), o Hospital Albert Einstein confirmou a saída do Rei.

“Edson Arantes do Nascimento esteve internado no Hospital Israelita Albert Einstein nos dias 19 e 20 de janeiro para dar sequência ao tratamento do tumor de cólon, identificado em setembro de 2021. O paciente recebeu alta nesta quinta-feira (20) e está com condições clínicas estáveis”.

Com um tumor no cólon identificado em setembro de 2021, as idas de Pelé ao Hospital Albert Einstein passaram a ser mais frequentes. Pelé ficou internado durante o mês de setembro por conta de uma cirurgia para a remoção de um tumor no cólon direito.

Em dezembro, o maior nome da história do Santos e da seleção brasileira voltou à UTI para dar prosseguimento ao tratamento no intestino. Após alguns dias, teve alta para passar as festas em casa com a família.

Igrejas e templos religiosos não são obrigados a exigir passaporte vacinal no RN, diz governo.

O governo do Rio Grande do Norte confirmou nesta sexta-feira (21) que igrejas e templos religiosos do estado não são obrigado a exigir passaporte vacinal para entrada de pessoas. A informação foi dada pelo Gabinete Civil do Estado.

Passou a valer pela manhã o decreto do governo do estado que determina que shoppings, restaurantes, bares e outros estabelecimentos, mesmo que em local aberto, com mais de 100 pessoas, exijam o comprovante de vacinação a seus frequentadores.

Porém, segundo o estado, pelo menos por enquanto, a medida não vai se aplicar aos templos religiosos.

A confirmação foi feita após a governadora Fátima Bezerra (PT) ter participado de uma audiência com representantes da Ordem dos Pastores Evangélicos, na quinta-feira (20). De acordo com o governo, a audiência foi feita a pedido da entidade.

O deputado estadual Albert Dickson (Pros), que também participou da reunião, afirmou que os lideres religiosos defenderam que a medida não seria necessária.

“Nas igrejas estão se cumprindo rigorosamente todos os protocolos. Além disso, não existe a necessidade de retirar máscaras para se alimentar como nas festas e restaurantes. Todos lá ficam todo o tempo com as máscaras”, disse.

Shoppings, restaurantes, bares e outros estabelecimentos do Rio Grande do Norte devem começar a cobrar o passaporte da vacinação a partir desta sexta-feira (21), de acordo com o decreto publicado pelo governo do estado na última terça-feira (18).


 

Fiocruz indica pontos de atenção de dengue no Brasil.

Indicadores do InfoDengue, sistema de monitoramento de arboviroses desenvolvido por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Fundação Getulio Vargas (FGV), apontam a Região Sul como área de atenção em 2022, com tendência de expansão da atividade da dengue.

Segundo os indicadores do InfoDengue, além do Sul do país, encontram-se atualmente em situação de atenção o noroeste de São Paulo, a região entre Goiânia e Palmas, passando pelo Distrito Federal, e alguns municípios isolados da Bahia, de Santa Catarina e do Ceará.

O cenário apresentado pelo InfoDengue ressalta a importância de observar o comportamento do mosquito Aedes aegypti e manter o controle, para evitar os focos da dengue e combater o vetor.

Períodos chuvosos atrelados ao calor são favoráveis à proliferação do Aedes aegypti, que é também transmissor do vírus da zika e chikungunya. Segundo a Fiocruz, há relatos de epidemias de dengue no Brasil desde 1846, mas foi em 1986 que a doença reemergiu e rapidamente se espalhou pelo país, tornando-se motivo de preocupação e alerta constante para a saúde pública.

“A antecipação do período de transmissão em alguns estados traz preocupação e pode levar a incidências altas, se não for feito o controle adequado dos vetores”, afirmou a pesquisadora Cláudia Codeço, coordenadora do InfoDengue.

Banco Central comunica vazamento de dados de 160,1 mil chaves Pix da Acesso Pagamentos.

O Banco Central (BC) comunicou nesta sexta-feira (21) que houve um vazamento de dados pessoais de 160,1 mil chaves Pix da Acesso Soluções de Pagamento. Segundo o BC, houve falhas pontuais no sistemas da empresa.

Em nota, o BC ressaltou que dados sensíveis e protegidos pelo sigilo bancário como senhas, saldos e informações de movimentações não foram expostos. As únicas informações que foram expostas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, de acordo com o BC.

Os dados foram expostos do dia 3 a 5 de dezembro do ano passado. As informações potencialmente vazadas são de nome de usuário, CPF, instituição de relacionamento, número da agência e da conta.

Segundo o Banco Central, as pessoas que tiveram seus dados vazados serão notificadas apenas pelo aplicativo da Acesso ou por meio do internet banking. A autoridade monetária ressalta que não haverá comunicação por telefone, mensagens, SMS ou e-mail.

O BC também anunciou que adotou as “ações necessárias” para apurar o caso e poderá aplicar as sanções previstas no regulamento do Pix, que podem ser multa, suspensão ou até exclusão do sistema.

PM apreende 100 kg de drogas em Felipe Camarão em Natal/RN.

No início da tarde desta sexta-feira (21), policiais militares do nono batalhão realizaram uma grande apreensão de drogas no bairro Felipe Camarão em Natal no RN, em torno de 100 kg.

De acordo com a polícia, drogas armazenadas em baldes, um simulacro de pistola e balanças de precisão foram encontrados.

Homens foram vistos pela mata da região, mas fugiram.

Ministério da Saúde negocia compra de 7 milhões de doses da CoronaVac para crianças.

O Ministério da Saúde negocia a compra de mais doses da CoronaVac para atender ao público infantil brasileiro. A informação foi confirmada pelo Instituto Butantan, que foi procurado pela pasta para verificar o quantitativo de doses disponíveis para um novo contrato. O pleito é por 7 milhões de novas doses, neste primeiro momento.

Apenas um ofício requisitando as informações chegou ao Butantan e ainda não há novo acordo firmado. O instituto garante a capacidade de produzir um milhão de doses por dia caso haja demanda, além das 15 milhões de unidades já disponíveis.

Nesta sexta-feira (21), o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, adiantou que a pasta irá se manifestar ainda hoje sobre a CoronaVac pediátrica. “Vamos começar a oficiar os estados, ver qual que é o estoque de cada um, para que possamos fazer uma distribuição mais justa e dar oportunidade a todos de avançar na imunização dessa população”, informou a jornalistas, citando como exemplo o caso do Distrito Federal que possui mais de 500 mil doses em estoque.

“Vamos avaliar todas as recomendações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para que a gente possa orientar de forma correta os estados e municípios. Depois de incorporada no PNI (Programa Nacional de Imunização), os estados estão liberados para aplicar”, disse Cruz. O anúncio da incorporação deve ser feito na tarde desta sexta-feira (21).

Apesar da fala do secretário, em tese os entes federados podem fazer uso da CoronaVac assim que a Anvisa concede a autorização, motivo pelo qual SP já iniciou a campanha e outros estados e municípios, como Salvador, já anunciaram o início da imunização com a vacina do Butantan.

RN registra 02 óbitos por covid nas últimas 24 horas; Novos casos são 1.070.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta sexta-feira (21). São 400.653 casos totalizados. Na quinta (20) eram contabilizados 399.213, ou seja, 1.440 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 1.070 confirmados nas últimas 24 horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.628 no total. Dois (02) óbitos foram registrados nas últimas 24 horas no RN (em Mossoró e Itajá). Na terça (20), eram 7.622 mortes. A Sesap não registrou óbito após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.482.

Recuperados são 381.655. Casos suspeitos somam 4.870 e descartados são 845.341. Estimativa de casos em acompanhamento: 11.370.

PDT oficializa pré-candidatura de Ciro Gomes em Cerimônia em Brasília.

A novela entre Ciro Gomes e o PDT finalmente terá um desfecho, e o ex-governador do Ceará oficializará, nesta sexta-feira (21) sua pré-candidatura à Presidência da República pela sigla. Durante a Convenção Nacional do partido, marcada para as 16h em Brasília, o pré-candidato estará acompanhado do presidente nacional do PDT, Carlos Luppi, bem como do Cabo Daciolo, que também realiza sua filiação oficial ao partido.

Nos bastidores, o nome de Ciro vinha passando por altos e baixos e quase chegou a ser desvinculado da candidatura, uma vez que as pesquisas de intenção de voto divulgadas no início de janeiro apontavam um cenário de 4º lugar na corrida para o “Rebelde” – principal slogan da campanha de Ciro, arquitetado por João Santana, marqueteiro da ex-presidenta Dilma Rousseff em 2014 -, atrás de Sergio Moro (Podemos), Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

COVID: RN possui 31 leitos críticos e 46 leitos clínicos disponíveis.

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta das 12h15 desta sexta-feira (21).

Neste período, haviam 16 pacientes com perfil para leitos críticos na lista de regulação e 4 aguardavam avaliação. Foram registrados disponíveis 31 leitos críticos e outros 46, sendo clínicos.

CLUBE JARDIM PARAISO em Jardim de Angicos/RN apresenta Festa de verão.

 


Ministério vai incluir CoronaVac no plano de vacinação para crianças.

O Ministério da Saúde vai incluir a vacina chinesa CoronaVac no Plano Nacional de Operacionalização da (PNO) da vacinação para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos contra a covid-19.

A informação foi confirmada na manhã desta sexta-feira, 21, pelo secretário-executivo da pasta, Rodrigo Cruz.

“Isso deve ser feito até o final desta manhã”, disse o secretário em entrevista a jornalistas, em Brasília. Ele adiantou que a inclusão das doses no plano “deve ser o caminho adotado” pelo ministério.

Atualmente, o Ministério da Saúde possui cerca de seis milhões de doses da CoronaVac armazenadas com a possibilidades de serem enviadas aos Estados para imunização das crianças e adolescentes.

No entanto, segundo Cruz, os Estados e municípios precisam aguardar o aval do ministério antes de iniciarem a distribuição e aplicação da vacina.

Ainda de acordo com ele, existem cerca de 17 milhões de doses que ainda não foram registradas como vacinas aplicadas no sistema do ministério, “mas não há a garantir de que essas doses estão na rede pública de saúde”, detalhou.

Rádio 89FM a + ouvida de João Câmara/RN.

 


RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 60%.

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 60%, registrada no início da tarde desta sexta-feira (21). Pacientes com Covid-19 internados em leitos clínicos e críticos somam 119.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 61,4% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 61,1% e a Região Seridó tem 50%.

Até o momento desta publicação são 31 leitos críticos (UTI) disponíveis e 72 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 46 disponíveis e 47 ocupados.

Outros 17 leitos de UTI estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’ e também 21 leitos clínicos também estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’, com outras síndromes gripais.

Em virtude do surto gripal que atinge não somente o RN, a Sesap informou no dia 6 de janeiro que disponibilizou leitos da rede Covid para pacientes com outras síndromes gripais que tenham teste negativo para Covid-19, resguardando as medidas de biossegurança para evitar contaminação.

Inscrições para Exame Revalida 2022/1 terminam hoje.

Hoje (21) é o último dia de inscrições no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2022/1. O exame avalia habilidades, competências e conhecimentos, de forma a subsidiar a reavaliação de graduações em medicina obtidas no exterior, adequando o profissional aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

O exame será aplicado no dia 6 de março, em oito cidades: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP). Ao fazer a inscrição, o participante deve indicar a cidade onde deseja realizar a prova, anexar o diploma de graduação em medicina expedido por Instituição de Educação Superior Estrangeira, reconhecida no país de origem pelo Ministério da Educação ou órgão equivalente, autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros, promulgado pelo Decreto nº 8.660 de 29 de janeiro de 2016.

O resultado da análise do documento será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 28 de janeiro. Caso o diploma enviado não esteja em conformidade com o previsto no edital, o participante não terá sua inscrição confirmada, mesmo que tenha realizado o pagamento da taxa de inscrição.

O valor da taxa de inscrição é R$ 410. O pagamento deve ser feito por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) até o dia 26 de janeiro, em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos correios, obedecendo aos critérios estabelecidos por esses correspondentes bancários, assim como respeitando os horários de compensação bancária.

De acordo com o Inep, o exame é composto por duas etapas (teórica e prática) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).

Provas do Enem 2022 ocorrerão nos dias 13 e 20 de novembro.

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2022 serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro. O calendário – antecipado na quinta-feira (20) pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro – foi confirmado em portaria publicada pelo Inep/MEC no Diário Oficial da União desta sexta-feira (21).

A mesma portaria também determinou que o Enade 2022 será realizado em 27 de novembro.

Em 2021, o Enem 2021 registrou 3.109.762 inscritos, menor número desde 2005. A queda foi impulsionada pelo índice de abstenção do exame em 2020, que atingiu 55,3% do total de candidatos confirmados.

Governo do estado vai reabrir leitos para o Covid a partir da semana que vem.

Devido a alta da ocupação, que dobrou nos últimos sete dias de leitos críticos e clínicos — antes estava em seu menor patamar — , o governo do Rio Grande do Norte vai reabrir leitos exclusivamente para o Covid-19 a partir da semana que vem.

Provavelmente a ação acontecerá na próxima terça-feira (1º).

Governo do RN prorroga estado de calamidade pública por causa da pandemia.

O governo do Rio Grande do Norte prorrogou por 90 dias o estado de calamidade pública em virtude da pandemia da Covid-19. A prorrogação foi publicada nesta sexta-feira (21), em decorrência dos aumentos nos casos e situação ainda preocupante com relação à pandemia.

O decreto é semelhante ao publicado em 12 de janeiro, quando o estado renovou pela quarta vez a calamidade em razão “da grave crise de saúde decorrente da pandemia da Covid-19 e suas repercussões financeiras no Estado do Rio Grande do Norte”. Na publicação desta sexta-feira, há a prorrogação de decreto publicado em 15 de outubro de 2021, que declarou o “Estado de Calamidade Pública” em todo o território do Estado “em virtude do desastre classificado e codificado como Estado de Calamidade Pública provocada por desastre natural biológico, Nível III – Desastre de Grande Intensidade, caracterizado por epidemia de doença infecciosa viral que provoca o aumento brusco, significativo e transitório da ocorrência de doenças infecciosas geradas por vírus”.

A validade do novo decreto se estende até o dia 17 de abril deste ano.

Homem é preso por “estuprar” animais de rua no RN.

Um idoso identificado apenas como “Fernando das Cachorras” foi preso nesta quinta-feira (20), no município de Janduís, interior do Rio Grande do Norte, após uma verdadeira mobilização nas redes sociais. “Fernando das Cachorras” é suspeito de abusar de animais de rua. A última vítima teria sido uma cadela, que precisou receber cuidados veterinários para se recuperar.

O caso ganhou popularidade nas redes sociais, após ser denunciado pelo perfil no Instagram @Amorde4patasRN, mas logo foi parar nas páginas policiais, sendo destacado pelo site Mossoró Hoje.

“Fernando é o estuprador de cadela que reside em Janduís. Ele já foi preso ano passado por este crime e liberado e continua fazendo vítimas. Queremos justiça. Crimes assim não podem ficar impunes e não vamos nos calar”, denunciou o perfil, que tem 16 mil seguidores.

No mesmo perfil, há outro vídeo da cadela que teria sido vítima do abuso do idoso. Ela aparece com o órgão sexual bastante ferido, inclusive. O post desse vídeo recebeu mais de 300 comentários, com pessoas revoltadas e cobrando justiça. “Já estamos cientes e agindo. Entrei em contato com coronel Araújo (secretário de segurança do RN) e Major Brilhante. Para cima desse covarde. Coronel Araújo já entrou em contato com o pessoal de Janduís”, afirmou o vereador de Natal, Robson Carvalho, um dos que comentou no post.

Cearense se inspira em praia de nudismo e cria barbearia com funcionários e clientes nus.

O desejo de poder conhecer uma praia de nudismo e a curiosidade sobre como seria oferecer serviços neste tipo de local foi o ponto de partida para que o cearense Rodney Araújo, 28 anos, criasse em Fortaleza uma barbearia definida por ele como “naturista”, que oferece serviços de beleza para homens com funcionários e clientes nus.

O empreendimento funciona a há 9 meses e possui duas filiais na capital cearense: uma no Bairro Parangaba e outra na Praia de Iracema. A barbearia conta com seis funcionários, que realizam cortes de cabelo, barba, depilação, banho de lua, limpeza de pela, massagem corporal, entre outros serviços.

A concretização do negócio veio durante a pandemia, com a diminuição de clientes no espaço de bronzeamento da mãe de Rodney, onde ele trabalhava atendendo o público masculino.

“Sempre que via algo sobre o assunto despertava a minha curiosidade. Um belo dia vi uma matéria em uma dessas praias e comecei a pensar como seria oferecer serviços nesses locais. Uma sementinha que ficou. Com a pandemia, os clientes foram se afastando. Conversando com um amigo barbeiro joguei a ideia dele cortar cabelo pelado, ele topou e comecei a divulgar o serviço”, relata Rodney.

Caixa paga hoje Auxílio Brasil a cadastrados com NIS final 4.

A Caixa paga nesta sexta-feira (21) o Auxílio Brasil para beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) final 4. O valor mínimo do benefício é de R$ 400. As datas seguirão o modelo do Bolsa Família, que pagava os beneficiários nos dez últimos dias úteis do mês.

Em janeiro, foram incluídas 3 milhões de famílias no programa, aumentando para 17,5 milhões o total atendido. Segundo o Ministério da Cidadania, serão gastos R$ 7,1 bilhões neste mês com o Auxílio Brasil.

O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e o aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Shoppings de Natal (RN) começa a exigir a partir desta sexta (21) passaporte vacinal .

Movimento nos Shoppings de Natal (RN) deverão cair substancialmente a partir desta sexta feira (21) com a exigência do passaporte vacinal. Se a situação já estava ruim agora piorou. A procura deverá cair pela metade.

Mais um absurdo patrocinado com o aval do Governo do Estado. As pessoas estão perdendo a liberdade.

Censo 2022: inscrições para concurso do IBGE com mais de 200 mil vagas acabam nesta sexta (21).

Termina nesta sexta-feira (21), às 16h, o prazo para os interessados se inscreverem nos concursos para vagas no Censo 2022. São ao todo 206.891 vagas temporárias. Segundo o IBGE, até a última segunda-feira (17) já eram mais de 900 mil candidatos.

As vagas são divididas da seguinte forma:

  • 183.021 vagas para a função de Recenseador: remuneração de acordo com a produção; taxa de inscrição de R$ 57,50;
  • 18.420 vagas para a função de Agente Censitário Supervisor: salário de R$ 1.700; taxa de inscrição de R$ 60,50;
  • 5.450 vagas para a função de Agente Censitário Municipal: salário de R$ 2.100; taxa de inscrição de R$ 60,50.

Para recenseadores são 476.366 inscritos, e para agentes censitários municipal e supervisor são 423.668 candidatos, totalizando 900.034 concorrentes.

Clique nos cargos para ver os editais:

Mãe do presidente Jair Bolsonaro morre aos 94 anos.

A mãe do presidente Jair Bolsonaro, Olinda Bonturi Bolsonaro, morreu na madrugada de hoje (21). Ela estava com 94 anos e morava em Eldorado, no interior de São Paulo.

O presidente, que está em viagem internacional ao Suriname e à Guiana, informou o falecimento da mãe em suas redes sociais.

“Com pesar, o passamento da minha querida mãe. Que Deus a acolha em sua infinita bondade. Neste momento, me preparo para retornar ao Brasil”.

Em postagem no Twitter, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, disse que estava orando pelo presidente e sua família.

“Orando agora pelo nosso presidente e a família. Dona Olinda Bolsonaro, a mãe que ele tanto amou e honrou, foi para o céu. Que Deus console toda a família. O senhor foi um filho extraordinário, presidente. Força, Michelle! Força, meninos! Descanse em paz dona Olinda!”.

Em nota, a Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) apresentou condolências pelo falecimento de dona Olinda. A Secom “une-se à toda a equipe de governo e aos brasileiros em condolências e orações pelo falecimento da senhora Olinda Bonturi Bolsonaro, mãe do presidente Jair Bolsonaro. Que Nosso Senhor acolha a alma de dona Olinda e ampare o senhor presidente da República e demais familiares”.

Quem também se manifestou pelas redes sociais foi o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. "Registramos nosso sentimento de pesar ao presidente Jair Bolsonaro e familiares pelo falecimento da sra. Olinda Bonturi Bolsonaro, após uma vida longa e feliz. Um exemplo a ser seguido por sua força e coragem”, postou Queiroga em conta no Twitter.

Governo Federal decide revogar restrições a voos de países africanos.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) decidiu anular as restrições a voos de países africanos impostas no fim do ano passado, após o surgimento da variante Ômicron da Covid-19.

No Diário Oficial da União desta sexta-feira (21), Bolsonaro revogou a Portaria Interministerial nº 663, de 20 de dezembro de 2021, que proibia voos internacionais com origem ou passagem por África do Sul, Botsuana, Essuatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue e que estabelecia protocolos específicos para voos de cargas nas mesmas condições.

A portaria também suspendia a autorização de embarque de viajantes estrangeiros com passagem por estes países nos quatorze dias anteriores à viagem.

Mesmo com a revogação do decreto anterior, o novo texto, publicado nesta sexta, mantém todos os outros critérios para entrada no Brasil via transporte aéreo, como apresentação de teste negativo para a Covid-19 e comprovante de vacinação.

Aqueles com condição de saúde que contraindique a vacinação, provenientes de países com baixa cobertura vacinal e*/ou* não elegíveis para imunização em função da idade, não precisam apresentar o comprovante.

quinta-feira, janeiro 20, 2022

Barroso nega que TSE exigirá dos eleitores a apresentação de passaporte da vacina.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, se manifestou nesta quinta-feira, 20, a respeito de notícias falsas que circulam nas redes sociais sobre a exigência de apresentação do chamado “passaporte da vacina” por parte dos eleitores para que seja possível votar no pleito deste ano. Em nota, o ministro disse que o boato “simplesmente não tem qualquer fundamento”.

No texto divulgado pelo TSE, Barroso explica que o colegiado ainda não se reuniu para definir o protocolo sanitário que será adotado nas eleições deste ano. O presidente da Corte eleitoral enfatiza que, “na ocasião própria, com a consultoria de especialistas, como foi feito em 2020, serão tomadas as medidas sanitárias que vierem a ser recomendadas”.

Na eleição municipal de 2020, a primeira realizada em meio à pandemia, o plano de segurança sanitário só foi divulgado em setembro, quando faltavam cerca de dois meses para o dia da votação. O TSE finaliza a nota divulgada hoje com a mensagem de que, assim que for estabelecido o procedimento para as eleições deste ano, as informações serão amplamente divulgadas.

“Nas últimas eleições, para conter a disseminação da Covid 19, o TSE ouviu diversos médicos, cientistas e autoridades em saúde antes de adotar o protocolo para que os cidadãos pudessem exercer o direito ao voto e escolher prefeitos e vereadores nos 5.567 municípios brasileiros”, afirmou o TSE. “Portanto, qualquer decisão para as eleições deste ano seguirá o mesmo roteiro com o devido embasamento científico e seguindo recomendações feitas por especialistas”.

Avião retorna a aeroporto nos EUA após passageiro se recusar a usar máscara em voo internacional.

Um avião precisou retornar ao aeroporto nos Estados Unidos após um passageiro se recusar a usar máscara durante um voo internacional, informou a companhia aérea nesta quinta-feira (20). 

O voo 38 da American Airlines (AA) ia de Miami para Londres na noite de ontem quarta-feira (19), mas precisou retroceder uma hora após a decolagem, segundo estimou o site Flightradar24.

A companhia aérea informou, por meio de um comunicado, que "um cliente causou problemas ao se recusar a cumprir com uma ordem federal sobre o uso de máscaras".

De acordo com a companhia, o avião retornou ao aeroporto de partida, e as autoridades locais entraram na aeronave para acompanhar a situação.

Mundo registra 3,79 milhões de casos de Covid-19 em um dia e bate novo recorde.

O mundo quebrou mais uma vez o recorde de casos de Covid-19 registrados em um único dia. Os dados consolidados pela plataforma Our World In Data, nesta quinta-feira (20), mostram que foram registradas 3,79 milhões de infecções pelo coronavírus nas últimas 24 horas.

Embora divulgados na manhã desta quinta (20), esses número são referentes aos casos registrados pelos países ao longo da quarta-feira (19). O número supera o último recorde, que tinha sido atingido na manhã da última quinta-feira, dia 13, quando foram registrados ao redor do mundo 3,67 milhões de casos diários em 24 horas.

O Brasil colaborou para que os dados consolidados nesta quinta (20) fossem tão altos. Nesta quarta-feira (19), impulsionado pela variante Ômicron, o país ultrapassou pela primeira vez a casa dos 200 mil casos registrados em um único dia.

De acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Brasil registrou 204.854 novos casos e 338 mortes. O recorde anterior aconteceu no dia 18 de setembro de 2021, com 150.106 casos registrados. Outro recorde foi quebrado na média móvel de casos, com 99.974 infecções considerando mesmo período.

Taxa de transmissão no RN é a segunda maior desde 2020.

O Rio Grande do Norte registra, atualmente, a segunda maior taxa de transmissão da Covid-19 desde o início da pandemia, em março de 2020. O índice verificado desta semana está em 1,55, segundo dados do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN (LAIS/UFRN). Aliado a isso, o mês de janeiro tem sido marcado por alta de casos positivos, aumento da demanda por testes em laboratórios privados e recomendações para contenção do contágio. Nesta quarta-feira (19), o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) registrou 1.304 novos casos de covid, o maior número de 2022.

O maior índice de transmissibilidade em toda pandemia foi registrado na semana 11 de 2020, com uma taxa de 1,57. Isso significa que o contágio está fora de controle, com 100 infectados podendo transmitir o vírus para outras 155 pessoas. Os altos índices de transmissibilidade também são vistos nas três principais cidades do RN. Em Natal, a taxa é de 1,63, o mais alto em toda a pandemia. Em Mossoró, 1,52 (terceiro mais alto da pandemia), e em Parnamirim, 1,38. As taxas são exemplificadas nos novos casos diários de coronavírus no Estado. Nos últimos sete dias, por exemplo, em dois deles foram registrados 975 e 968 notificados. No dia 13 de janeiro, 682 registros já haviam sido notificados, número que até então era o maior em seis meses.

Segundo Diana Rêgo, subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN, já há transmissão comunitária da variante Ômicron. Esse aumento de casos já faz a Sesap cogitar a reabertura de leitos. “Continuamos em alerta. Foi diante desse número de casos que saiu esse decreto do passaporte vacinal. Embora não tenhamos um número grande de pessoas internadas, nos preocupamos que esse número de casos vá superlotar os hospitais. A regulação está prevendo a reabertura de mais leitos já se precavendo de possíveis aumentos de internações”, disse. O número de leitos reabertos e os hospitais ainda não foi definido, mas será divulgado nesta quinta-feira (20) pela Sesap.

Para especialistas em saúde pública ouvidos pela Tribuna do Norte, o aumento de casos também pode estar associado às festas de fim de ano e encontros familiares, bem como o avanço da vacinação, que faz com que parte da população relaxe nas medidas de segurança.

Empresa faz proposta superior a US$ 1 bilhão por refinaria Clara Camarão e campos maduros no RN.

A Petrobras confirmou que as 22 concessões para exploração de campos de produção terrestres e de águas rasas, além da Refinaria Clara Camarão, está perto de ser concretizada. Em comunicado oficial, a estatal confirmou que recebeu proposta superior a US$ 1 bilhão da 3R Petroleum e que a concretização do negócio depende somente de aprovações corporativas. A expectativa é de que a venda seja confirmada ainda em janeiro.

A Petrobras já havia anunciado em agosto do ano passado a busca pela venda do direito de exploração dos campos, o que praticamente vai culminar com a saída da empresa do Rio Grande do Norte. O motivo da venda foi o desinteresse da empresa em seguir na exploração dos campos e focar investimentos na produção em águas ultra profundas, principalmente do Pré-Sal.

Em dois anos, a produção de petróleo por pequenos operadores no Rio Grande do Norte aumentou 300%, saltando de 4 mil barris de petróleo equivalente/dia (bpe/d), em 2019, para 16 mil bpe/d, em 2020. Os chamados produtores independentes, que hoje operam campos maduros comprados da Petrobras, já respondem por 43,2% da produção do Estado, que produz hoje 37 mil bpe/d em 70 campos produtores, a grande maioria em terra (onshore). O Rio Grande do Norte é o maior produtor de petróleo em terra no Brasil, e o quarto em produção nacional, se somados petróleo e gás.

Mulher diz que matou companheiro com facada no peito no RN, pois estava cansada de ser agredida.

Uma mulher de 39 anos, identificada como Maria Lourdes da Silva foi presa na madrugada desta quinta-feira (20), após assassinar o próprio companheiro com um golpe de faca no peito durante uma discussão. O fato ocorreu no município de Nova Cruz, distante 96 quilômetros de Natal.

A vítima identificada como Rodolfo da Silva ainda chegou a ser socorrida para a unidade hospitalar da cidade, mas já chegou sem vida.

Na delegacia Maria disse em depoimento que matou para se defender das agressões praticadas pelo marido e que há muito tempo sofria com a violência por parte dele. A mulher será autuada por homicídio e será levada para o sistema penitenciário onde aguardará a decisão da justiça.

Mãe do presidente Jair Bolsonaro é internada no interior de São Paulo.

A mãe do presidente Jair Bolsonaro (PL), Olinda Bolsonaro, de 94 anos, está internada no Hospital São João na cidade de Registro, que fica no interior de São Paulo.

Ela está internada desde a segunda-feira (17) e segundo o hospital, não há autorização dos familiares para passar qualquer tipo de informação sobre o estado de saúde de Olinda.

A mãe do presidente reside no município de Eldorado, também no Vale do Ribeira, mas foi internada em outra cidade por não haver hospital de referência onde mora. A distância entre as duas cidades é de pelo menos 52 quilômetros.

Custo da pandemia vai superar US$ 12,5 trilhões, diz FMI.

A pandemia de covid-19 deve causar um impacto financeiro gigantesco na economia global, superando as expectativas iniciais do Fundo Monetário Internacional (FMI). A avaliação é da diretora-geral do órgão, Kristalina Georgieva, que falou sobre o assunto nesta quinta-feira, 20.

Em um evento promovido pelo jornal Financial Times, Georgieva afirmou que as interrupções na cadeia de abastecimento, além de inflação e políticas monetárias mais rígidas, estão “jogando água fria na recuperação em todos os lugares”.

A diretora do FMI também demonstrou preocupação com a desigualdade nos índices de vacinação entre diferentes países do mundo, o que poderia indicar que a superação definitiva da pandemia será mais lenta do que o esperado.

“A economia mundial deverá perder mais de US$ 12,5 trilhões em produção, daqui até 2024, por causa da covid”, afirmou. “Infelizmente, vamos atualizar este número, revisando-o para cima por causa do avanço da variante Ômicron.”

De acordo com as projeções de um relatório sobre perspectivas econômicas divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o crescimento da economia global neste ano não deve passar de 4%. Para 2023, a projeção é um avanço de 3,5%.

Morre, aos 91 anos, a cantora Elza Soares.

Elza Soares morreu aos 91 anos nesta quinta-feira (20). A informação foi confirmada por familiares da artista. Ela estava em casa, no Rio de Janeiro. A morte da cantora aconteceu no mesmo dia e mês que o jogador Garrincha, com quem Elza foi casada. Garrincha morreu no ano de 1983.

“É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais”, informou o comunicado postado no perfil oficial da artista.

“Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação. A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo. Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim. Pedro Loureiro, Vanessa Soares, familiares e Equipe Elza”, finalizou a família e assessoria em nota.

COVID: Brasil registra 350 óbitos e 168 mil casos nas últimas 24h.

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta quinta-feira (20).

– O país 350 óbitos nas últimas 24h, totalizando 622.205 mortes;

– Foram 168.495 novos casos de coronavírus registrados, no total 23.585.243;

Dessa forma, a média móvel de óbitos dos últimos sete dias ficou em 237 e a média móvel de casos em 110.047.

O ministério da Saúde calcula que mais de 21,7 milhões de pessoas já se recuperaram da Covid.

O Brasil bateu recorde no número de testes de covid-19 realizados em farmácias na semana de 10 a 16 de janeiro, com 558 mil exames feitos, segundo a Abrafarma.

Pesquisa aponta Natal como único destino brasileiro entre os 10 em alta no mundo.

Em terras brasileiras, há uma cidade chamada Natal que atrai a atenção de viajantes do mundo inteiro. Agora em 2022, mais uma vez, a Cidade do Sol é apontada como um dos destinos mais em alta no globo, por meio de uma pesquisa do site de viagens Tripadvisor, que fornece informações e opiniões de conteúdos relacionados ao turismo.

Classificada em sétimo lugar, Natal recebeu o Travellers’ Choice Awards 2022, prêmio que reúne os lugares que receberam as melhores avaliações por parte dos usuários do Tripadvisor. Natal aparece como a única cidade brasileira entre as dez mais procuradas segundo a pesquisa.

A categoria de ‘destinos em alta’ é para os locais que apresentaram o maior aumento em uma combinação de avaliações positivas de viajantes da plataforma e classificações de acomodações, restaurantes e atrações para visitar.

Os 10 destinos mais em alta segundo o levantamento do Tripadvisor são as cidades de Maiorca (Espanha), Cairo (Egito), Rodes (Grécia), Tulum (México), Dubrovnik (Croácia) e Ibiza (Espanha), Natal (Brasil), Arusha (Tanzânia), Göreme (Turquia) e Santorini (Grécia).

RN terá trimestre com chuvas de normal a acima do normal , prevê Emparn.

O cenário é favorável para chuvas durante período de fevereiro a abril de 2022 no Norte do Nordeste brasileiro. Para a região do semiárido do Rio Grande do Norte, o prognóstico é de volumes de normal a acima do normal. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (20) a partir da Reunião de Análise e Previsão Climática para o Norte do Nordeste do Brasil, coordenada pela Fundação Cearense de Meteorologia (FUNCEME), que contou com a participação da equipe da Empresa de Pesquisa do Rio Grande do Norte (Emparn) e de pesquisadores e especialistas de centros estaduais de meteorologia do Nordeste e outras instituições.

“A atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZTCI) associada ao esfriamento das águas do oceano Pacífico (Lã Niña) são algumas das condições meteorológicas que se apresentam favoráveis para a ocorrência de chuvas no RN no próximo trimestre”, disse o chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.

A temperatura das águas superficiais dos oceanos Atlântico e Pacífico, a condição dos ventos alísios de sudeste e o deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) sobre a região foram alguns dos parâmetros que os pesquisadores avaliaram durante a reunião virtual realizada na última quarta-feira (19).

Bolsonaro diz que reajuste a policiais em 2022 está suspenso.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nessa quarta-feira (19) que o reajuste prometido pelo governo às polícias federais em 2022 está suspenso, e que os servidores, atualmente com os salários congelados, podem ser contemplados com um reajuste no Orçamento de 2023.

“Há uma grita de maneira geral, porque a intenção geral foi essa, sim, reservar um reajuste para os policiais federais, os policiais rodoviários federais e o Depen, o Departamento Penintenciário, mas isso aí está suspenso. Estamos aguardando o desenlace das ações”, disse o presidente, que falou em entrevista à rádio Joven Pan.

No Orçamento para 2022, aprovado no final do ano passado pelo Congresso, foi incluída na versão final uma reserva de recursos na ordem de R$ 2 bilhões para aumento a servidores.

A verba não é carimbada a nenhuma categoria em específico, mas sempre foi pública a promessa pessoal de Bolsonaro de destiná-lo a reajustes para as polícias federais. O reajuste seletivo acabou levando a uma série de protestos de outras categorias de servidores por correção de seus salários também.

O presidente tem até a sexta-feira (20) para sancionar o Orçamento aprovado pelo Congresso, podendo ou não vetar trechos.

“A gente pode fazer justiça com três categorias; não vai fazer justiça com as demais, sei disso. Mas fica a aquela velha pergunta a todos: vamos salvar três categorias ou vai todo mundo sofrer no corrente ano?”, acrescentou Bolsonaro durante a entrevista.

Área técnica da Anvisa recomenda uso de Coronavac na faixa de 6 a 17 anos.

A área técnica da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sugeriu que a vacina Coronavac deve ser utilizada em crianças de 6 a 17 anos. A aprovação ou não do imunizante para esta faixa etária ainda depende de votação da Diretoria Colegiada do órgão, que ainda está em andamento.

O pedido do Instituto Butantan era para crianças e adolescentes de 3 a 17 anos. No entanto a área técnica entendeu que não existe dados suficientes para reduzir a vacinação até essa faixa etária. A avaliação também veta o uso do imunizante em crianças imunocomprometidas.

O gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa, Gustavo Mendes, que fez a apresentação da área técnica antes da votação, explicou que a ampliação da faixa etária para 3 a 5 anos poderá ser feita quando houver mais dados disponíveis.

A SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), Sbim (Sociedade Brasileira de Imunizações), e SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia) apoiam a autorização e extensão do uso da vacina Coronavac para crianças de 6 a 17 anos.

Um dos estudos usados para a análise foi da vacinação no Chile, que tem resultado preliminar de efetividade na população de 6 a 16 anos. As evidências científicas disponíveis sugerem que há benefícios e segurança para utilização da vacina na população pediátrica.

A sugestão da área técnica é que a dose em crianças seja a mesma aplicada em crianças com intervalo de 28 dias.

Palmeiras é eleito o melhor do mundo, título inédito para o país.

O Mundial de Clubes da FIFA só começa no dia 3 de fevereiro, mas o Palmeiras já pode dizer que é o melhor time do planeta. Isto porque a Federação Internacional de Histórias e Estatísticas do Futebol (IFFHS, sigla em inglês) elegeu o Alviverde como o vencedor do seu ranking de 2021. Em 16 edições, esta foi a primeira vez que um clube brasileiro conquistou o prêmio.

Em 2020, o Palmeiras tinha ficado na segunda colocação, atrás do Bayern de Munique. O maior vencedor é o Barcelona (cinco vezes), seguido de Real Madrid (quatro) e Liverpool (três). Manchester United, Sevilla, Milan, Inter de Milão e Juventus levaram duas vezes. Roma, Ajax, PSG, Valencia, Atlético de Madrid e Atlético Club Nacional foram eleitos em uma oportunidade.

De acordo com a entindade, o ranking pretende estabelecer qual a equipe mais forte do mundo entre todas as competições, nacionais e internacionais. O resultado é definido pela soma de todos os pontos em cada competição, de janeiro a dezembro. O Palmeiras venceu duas Libertadores em 2021, a da edição de 2020, contra o Santos, no Maracanã, e a edição 2021, contra o Flamengo, em Montevidéu. Além disso, também levantou a Copa do Brasil de 2020, com final disputada contra o Grêmio em março de 2021.

Além do Palmeiras, outros brasileiros aparecem entre os primeiros da lista. O Atlético-MG, campeão brasileiro e da Copa do Brasil, foi o segundo colocado. O poderoso Manchester City, de Pep Guardiola, ficou em terceiro. Chelsea e Flamengo empataram na quarta posição. Destaque também para o Athletico-PR, que conquistou a Copa Sul-Americana e terminou na décima colocação. Confira o ranking completo da IFFHS.