quinta-feira, janeiro 20, 2022

Custo da pandemia vai superar US$ 12,5 trilhões, diz FMI.

A pandemia de covid-19 deve causar um impacto financeiro gigantesco na economia global, superando as expectativas iniciais do Fundo Monetário Internacional (FMI). A avaliação é da diretora-geral do órgão, Kristalina Georgieva, que falou sobre o assunto nesta quinta-feira, 20.

Em um evento promovido pelo jornal Financial Times, Georgieva afirmou que as interrupções na cadeia de abastecimento, além de inflação e políticas monetárias mais rígidas, estão “jogando água fria na recuperação em todos os lugares”.

A diretora do FMI também demonstrou preocupação com a desigualdade nos índices de vacinação entre diferentes países do mundo, o que poderia indicar que a superação definitiva da pandemia será mais lenta do que o esperado.

“A economia mundial deverá perder mais de US$ 12,5 trilhões em produção, daqui até 2024, por causa da covid”, afirmou. “Infelizmente, vamos atualizar este número, revisando-o para cima por causa do avanço da variante Ômicron.”

De acordo com as projeções de um relatório sobre perspectivas econômicas divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o crescimento da economia global neste ano não deve passar de 4%. Para 2023, a projeção é um avanço de 3,5%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário