sábado, agosto 08, 2015

Adolescente sofre tiro ao furar bloqueio policial na cidade de São Bento-PB e morre no hospital.

Uma morte ocorrida ontem à noite 07/08, por volta das 23 horas, na cidade de São Bento-PB, chamou a atenção da sociedade local e se tornou um viral contra a Polícia Militar. A revolta dos amigos e familiares se deu porque o jovem Roosevelt Linhares, de 14 anos, sofreu um tiro ao passar em alta velocidade por numa blitz da PM local.

O adolescente chegou a ser socorrido para o hospital da cidade, mas morreu em decorrência do tiro que sofreu. Ao certo ninguém sabe ainda o que aconteceu, pois aquela é a versão dos amigos mais próximos e familiares, haja visto o Roosevelt tinha problemas com a polícia, e horas antes do ocorrido fora visto empinando a moto em via pública.

O trabalho das polícias é espinhoso em várias cidades da Paraíba, principalmente em São Bento, quando fazem uma atuação mais rígida são rapidamente ofendidas pela sociedade, ainda mais se houver indícios de erro, contudo ha de se preservar à idoneidade dos policiais e aguardar o andamento da investigação para entender a atitude do adolescente Roosevelt Linhares. Por jairsampaio.

AABB de João Câmara/RN promove programação especial para o Dia dos Pais.

 
A AABB de João Câmara/RN promove uma programação especial alusiva ao Dia dos Pais neste domingo (9), aberto a todo o público. Haverá pagode ao vivo e uma deliciosa feijoada. 

Senhas ao preço de R$ 10,00 com venda no Bar da AABB. Leve seu paizão e tenha um Dia dos Pais com muita diversão.

“É de Casa” estreia com péssima audiência e derruba quase seis pontos da “TV Globinho”.

O programa “É de Casa”, nova aposta da Globo para as manhãs de sábado, estreou neste dia 8, às 9h da manhã, registrando baixos índices de audiência. De acordo com os dados preliminares, a média até às 12h foi de apenas 5 pontos.

Comandado por Ana Furtado, Zeca Camargo, André Marques, Cissa Guimarães, Tiago Leifert e Patrícia Poeta, a atração ficou na segunda colocação no ranking da Grande São Paulo, perdendo para o SBT, que fechou com 6 de média.

O novo programa da Globo chegou a atingir 8 de pico. Enquanto isso, a Record se manteve em terceiro lugar, com 3.5 pontos, e a Band na quarta colocação, com 1. Cada ponto equivale a 67 mil domicílios na Grande São Paulo.

Os dados da estreia, no entanto, foram bastante inferiores à média da última edição da “TV Globinho”, que no sábado passado (8) bateu recorde, com 10.5 de média e 12 de pico, quase seis pontos a mais que a estreia do “É de Casa”.

Lei Maria da Penha completa nove anos em defesa dos direitos da mulher brasileira.

mm3
Uma pesquisa realizada em março deste ano pelo instituto Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) mostrou que os índices de violência contra a mulher estariam mais altos se não houvesse sido criada a Lei Maria da Penha, que completa nove anos nesta sexta-feira (07). A Lei 11.340/06, popularmente conhecida como Maria da Penha, é um dispositivo legal brasileiro que visa aumentar o rigor das punições sobre crimes com teor de violência doméstica. Só no Rio Grande do Norte, há em andamento no Judiciário Potiguar nada menos do que 9.200 processos relacionados à violência doméstica e familiar contra a mulher. O número é alarmante, mas muitas coisas estão sendo feitas para a redução destes casos, inclusive pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul).
 
A Semul, juntamente com a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), realizam diversas atividades voltadas à comemoração do aniversário da Lei ao longo da semana, promovendo palestras sobre violência contra a mulher nos CRAS de Mãe Luiza, Vila de Ponta Negra e Lagoa Azul, nos dias 31 de julho, 04 e 07 de agosto. Além das palestras, a Semul também participa da segunda edição do evento Justiça pela Paz, realizado pelo Tribunal de Justiça, a fim de alertar para a reincidência de crimes contra a mulher. Foram debatidas temáticas de políticas públicas que defendam as vítimas, assim como o anúncio do TJ para a criação de um segundo Juizado da Violência Doméstica em Natal.

Rock in Rio anuncia venda extraordinária de ingressos.

Quem tentou e não conseguiu comprar ingressos para o Rock in Rio 2015 terá uma segunda chance. O festival fará uma venda extraordinária na terça-feira, 11, a partir das 10 horas. São de pessoas que fecharam a compra por boleto bancário, mas não efetuaram o pagamento. Por isso, tiveram a compra cancelada. Há ingressos para todos os dias de shows, mas o número de bilhetes disponíveis não foi divulgado.

Cada CPF dá direito à aquisição de até quatro ingressos por cartão de crédito. Para comprar, é preciso acessar o site www.rockinrio.ingresso.com. Os shows serão nos dias 18, 19, 20, 24, 25, 26 e 27 de setembro, e a Cidade do Rock fica no Parque dos Atletas, na Barra da Tijuca. A área tem 150 mil metros quadrados e comporta 85 mil pessoas por dia.

Alegria de brasileiros marca abertura dos Parapan-Americanos de Toronto.

A alegria contagiante dos 272 paratletas da delegação brasileira marcou a cerimônia de abertura dos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, no Canadá, no Estádio CIBC Parapan Am Athletics Stadium, na Universidade de York. Cega, a velocista Terezinha Guilhermina foi a porta-bandeira brasileira. O desfile foi encerrado com a delegação anfitriã.

O Brasil disputará o Parapan de Toronto com a maior delegação da competição. Os maiores grupos são do atletismo, com 50 atletas, seguido da natação, com 40, e do tênis de mesa, com 28.
O Brasil liderou o quadro de medalhas na duas últimas edições: no Rio de Janeiro, em 2007, e em Guadalajara, no México, em 2011. A expectativa é repetir o primeiro lugar em Toronto.

O evento foi iniciado com o Hino Nacional do Canadá e teve apresentações de dança celebrando a paz e representando ritmos regionais, entre eles a capoeira, o carnaval, o tango, além de danças indígenas.

O chefe executivo do Comitê Organizador dos Jogos, Saäd Rafi, deu as boas-vindas aos atletas, ressaltando que o Parapan de Toronto é uma etapa importante para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. “Preparem-se, porque o caminho para o Rio de Janeiro, em 2016, começa aqui e será muito disputado.”

Presidente do Comitê Paralímpico nas Américas, José Luis Campos explicou que os Jogos Parapan-Americanos de Toronto serão disputadas em 15 modalidades classificatórias para o Rio 2016.

Segundo ele, os jogos de Toronto quebraram um recorde, registrando 1,6 mil atletas de 28 países. “São os maiores Jogos Parapan-Americanos”, afirmou Campos.

Neste sábado (8), primeiro dia de provas, atletas brasileiros disputam medalhas nas modalidades natação, halterofilismo, ciclismo e bocha. As 13 provas de natação terão participação de 18 brasileiros, entre eles Daniel Dias.

Cláudia Rodrigues falou com o “Domingo Espetacular” (Record) sobre o drama que vive há 15 anos por causa da esclerose múltipla.

A atriz Cláudia Rodrigues, que fez grande sucesso na TV Globo protagonizando a série “A Diarista”, falou com o “Domingo Espetacular” (Record) sobre o drama que  vive há 15 anos por causa da esclerose múltipla.

A atriz conta como lida com a doença e fala sobre um fato jamais revelado publicamente: o dia em que quase se matou.

Cláudia conversou com o repórter Vinícius Dônola e disse que não deixa a doença vencê-la.

— Por mais que as pessoas achem que eu esteja em casa na caminha doente, eu não tô!
Mesmo encarando a vida com otimismo, a atriz fala com exclusividade sobre um dos momentos mais difíceis pelo qual passou.

— Pensei até em me mat… Tirar minha vida, como meu irmão tirou.

A revista eletrônica também exibe uma reportagem especial direto da casa dos pais do cantor Mc Gui e da atriz Gisele Itié. O programa mostra como eles influenciaram a carreira dos filhos e prepara uma surpresa especial na data em que se comemora o Dia dos Pais.

Também será exibida uma matéria que mostra o estranho mundo das pessoas que são intolerantes a celulares e internet sem fio. Graças a uma hipersensibilidade eletromagnética, elas precisam trabalhar em ambientes completamente isolados e só saem às ruas com uma roupa especial.

E ainda: mitos e verdades sobre os legumes como beterraba, cenoura e couve-flor. Os repórteres do programa explicam por que esses alimentos são essenciais para a saúde. 

Você confere tudo isso neste domingo (9), a partir das 19h30, no “Domingo Espetacular”, logo após a “Hora da Faro”.

Polícia Civil de Cajazeiras prende homem suspeito de matar filha de policial militar do 14º BPM. Corpo foi encontrado na manhã de hoje.

A Polícia efetuou a prisão ontem sexta-feira (07), de um homem suspeito de ter assassinado a jovem Michele Amorin, de 26 anos, na cidade de Cajazeiras.
 
De acordo com informações, o acusado foi preso após intensas investigações dos policiais civis: Aníbal, Washington, Vicente e Ítalo, além do apoio de demais colegas de profissão.

Michele foi assassinada na noite/madrugada de ontem (06), e teve o seu corpo encontrado jogado em um matagal nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (07).

A Polícia investiga agora quais os reais motivos que levaram o acusado a tirar a vida da mulher, que foi encontrada com alguns sinais de violência.

O Corpo foi encaminhado até o IML da cidade de Patos para que fossem realizados os exames de praxe. Via Folha do Sertão.

Delegação da UFRN participa de Mundial de Futebol Masculino na China.

A Federação Norte-riograndense do Desporto Universitário (FNDU) participará neste ano do Mundial de Futebol Masculino Universitário que ocorrerá entre 16 e 24 de agosto, em Xiamem, na China.

A delegação de futebol da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) será composta por uma equipe de 25 pessoas, sendo 18 alunos das graduações e pós- graduações, um técnico esportivo, um preparador físico, um médico, um chefe da delegação que representará a Federação Mundial do Desporto Universitário (FMDU), dois representantes da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e o professor José Zilmar Alves da Costa, Superintendente de Comunicação que representará a UFRN.

As equipes estão em fase de preparação com a realização de amistosos e concorrerá ao título de campeã mundial.

ABORTO divide opiniões em debate na Comissão de Direitos Humanos.

hh
Mais uma audiência sobre a possibilidade de legalização do aborto até a 12ª semana de gravidez colocou em lados opostos integrantes da plateia e a mesa de debatedores na Comissão de Direitos Humanos (CDH), na quinta-feira (6).

Os que são contrários denunciam uma suposta manipulação de entidades estrangeiras para induzir na sociedade a necessidade de redução populacional; declaram que o número de mulheres mortas em decorrência de abortos inseguros estariam sendo inflados para mostrar um problema de saúde pública inexistente; e apontam futuros prejuízos previdenciários caso o aborto seja legalizado no país.

Os defensores citam o direito das mulheres de decidirem sobre o próprio corpo e de se posicionarem politicamente; de ver regularizada uma prática corriqueira que segue clandestina há anos; e de serem acolhidas democraticamente pelo sistema de saúde e pelo Estado laico.

A audiência foi requerida pelos senadores Paulo Paim (PT-RS), presidente da comissão, e Magno Malta (PP-ES), relator da SUG 15/2014, sugestão apresentada pela população com mais de 20 mil assinaturas e que deseja permitir a interrupção voluntária da gravidez ainda no primeiro trimestre, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

O debate foi presidido pelo senador João Capiberibe (PSB-AP) e terá continuação com outros atores sociais nos próximos dias. Houve torcida e claque pró e contra, com faixas e palavras de ordem e exaltação de ânimos. Os deputados Marco Feliciano (PSC-SP), que considerou constrangedor alguém defender o aborto, e Jean Wyllys (PSOL-RJ), que acusou a sociedade masculina de tutelar e legislar sobre o corpo das mulheres, também estiveram presentes.

Encontro reúne pesquisadores de História da Educação Matemática.

A comissão organizadora do II Encontro Regional de Pesquisa em História da Educação Matemática (EREPHEM) prorrogou até o dia 18 de agosto, as inscrições para o evento, que será realizado nos dias 19 e 20 de agosto, nos Anfiteatros do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET) e no Auditório do Centro de Educação.

A realização do II EREPHEM é uma ação coletiva dos membros do Grupo Potiguar de Estudos e Pesquisas em História da Educação Matemática da UFRN (GPEP) com os pesquisadores participantes do Projeto de Cooperação Internacional Brasil/França - CAPES/COFECUB.

O público-alvo do evento são professores que lecionam Matemática nos diversos níveis de ensino, estudantes de curso de Licenciatura em Matemática e de Pós-Graduação na área de Educação Matemática e interessados no tema.

As Inscrições devem ser feitas pelo site: www.gpep.com.br. Ficha de inscrição e comprovante de pagamento da inscrição deverão ser enviados ao e-mail: erephem.trabalhos@gmail.com.

Filha de sargento da PM é encontrada morta em matagal no Sertão da PB.

Uma jovem de 26 anos foi encontrada morta na madrugada de ontem sexta-feira (7), em um matagal na Zona Norte de Cajazeiras (Sertão do estado, a 468 km de João Pessoa). A vítima é filha de um sargento da Polícia Militar de Sousa.

De acordo com o sargento Nunes, do 6º Batalhão de Polícia Militar em Cajazeiras, a Polícia Civil foi comunicada a respeito do crime ainda nas primeiras horas do dia, mas até as 8h30 ainda não havia enviado peritos ao local. Por esse motivo, a PM não soube informar se o corpo da jovem apresenta sinais de violência.

“Ela está de bruços e como não podemos mexer no corpo não dá para dizer ela foi morta com tiros ou facadas, nem se foi vítima de algum outro tipo de violência antes de ser assassinada. Já informamos o delegado sobre o fato, isolamos o local onde a moça foi encontrada e estamos esperando a chegada da perícia”, disse, ao Portal Correio.

Ainda conforme o policial, nem o pai nem outros familiares da vítima têm suspeitas sobre a autoria e motivações o crime.

Depois da chegada dos peritos, o corpo da jovem deve ser levado para o Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol) de Patos.

IFRN realiza Concurso para contratar mais de 50 Professores.

Começou no dia 6 de agosto de 2015 o prazo para se inscrever em Concurso Público do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

O objetivo deste certame é a contratação de 75 Professores da Carreira do Magistério de Ensino, Básico, Técnico e Tecnológico para diversos campi.

As áreas a serem preenchidas pelos docentes são Administração financeira (2), Biologia (1), Desenvolvimento de jogos digitais (1), Design, multimídia, construção de personagens e narrativas para jogos digitais (1), Didática (4), Educação física (5), Eletroeletrônica (3), Engenharia ambiental (1), Equipamentos biomédicos (4), Física (5), Gestão ambiental (1), Gestão organizacional, Cooperativismo, Terceiro Setor e Empreendedorismo (1), História (5), Língua espanhola (1), Língua portuguesa e literatura brasileira (6), Matemática (8), Mecânica (4), Mecatrônica (1), Mineração (4), Moda e produção de vestuário (2), Química (4), Sistemas de computação (1), Sistemas de informação (9) e Tecelagem plana e de malharia (1).

Para participar, é preciso ter nível Superior compatível com a área e disponibilidade para atender em regime de dedicação exclusiva. Dentre as oportunidades há vagas reservadas para pessoas negras e pessoas com necessidades especiais.

Os salários correspondem ao cargo de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e podem chegar até R$ 4.625,50.

Inscreva-se! O prazo vai até o dia 21 de agosto de 2015 mediante preenchimento da ficha no site funcern.br, e a taxa de R$ 100,35 deve ser paga via GRU.

Entre os métodos de avaliação, há uma prova escrita objetiva, de caráter eliminatório e classificatório.

Jornalista que insinuou caso de Raí com Zeca Camargo é condenada em 2º grau.

O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou a jornalista Fabíola Reipert, blogueira do portal de internet R7 (pertencente à Rede Record de Televisão), a pagar indenização por dano moral ao ex-jogador Raí no valor de R$ 72,4 mil, pela publicação de notícias que insinuaram que o atleta teria um envolvimento afetivo com o apresentador da TV Globo Zeca Camargo. Além da blogueira, também são réus no processo o portal R7 e o jornal O Dia, que republicou as informações veiculadas por Reipert. 

Esta é a segunda decisão judicial favorável ao ex-atleta, que já tinha sido vitorioso, no ano passado, na primeira instância da Justiça paulista. Fabíola reipert e Record, porém, apelaram para a segunda instãncia, que manteve a decisão inicial, de acordo com acórdão (sentença assinada por três desembargadores) publicado na última quarta-feira). Ainda cabe recurso ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) e ao STF (Supremo Tribunal Federal).

Leia mais em: http://zip.net/bhrMPS

Dois jogos encerram primeira fase da Copa Natal de Futebol Feminino.

Os últimos jogos da primeira fase da Copa Natal de Futebol Feminino acontecem neste sábado (8). As duas partidas atrasadas são válidas pela terceira rodada do certame, que é promoção da Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL).

O palco dos dois duelos será o campo das Rocas. Os donos da casa recebem o Alecrim às 19h. Na sequência, às 20h45, entram em campo as equipes da UFRN e Roma, finalizando a fase de grupos da competição.

Com os resultados, das nove equipes inicialmente participantes do torneio, classificam-se quatro às semifinais que estão previstas para serem disputadas no dia 15 de agosto no campo de Soledade.

Novela da Record surpreende é a segunda trama mais procurada no Google.

A Globo, mais uma vez ficou na frente quando tratamos das novelas mais pesquisadas no Google, maior motor de buscas do mundo. O quem surpreendeu, no entanto, foi a ausência da novela das 21h, que costuma ficar no topo. “Verdades Secretas” foi a trama mais pesquisada no site.

Outra surpresa foi a novela da Record, “Os Dez Mandamentos”, que ficou em uma colocação raramente vista se comparada a outras tramas da emissora paulista. A trama de Vivian de Oliveira fechou em segundo lugar no ranking de pesquisas.

A pesquisa, que foi realizada pelo Diário 24 Horas, é referente ao último mês, julho, e mostra um novo cenário no quesito redes sociais em relação as telenovelas brasileiras.

Prefeitura de Mari – PB abre Concurso com 116 vagas.

A Prefeitura de Mari, Paraíba, recebe as inscrições do Concurso Público destinado a contratação de novos profissionais para preencher o quadro de funcionários.

Ao todo são oferecidas 116 vagas, algumas reservadas a pessoas com necessidades especiais, distribuídas nos seguintes cargos:
  • Nível Fundamental: Auxiliar de Serviços Gerais (4), Cozinheira (3), Eletricista (1), Motorista (8), Operador de Máquinas Pesadas (2), Pedreiro (3), Servente de Pedreiro (3) e Vigia (5);
  • Nível Médio/Técnico: Agente Administrativo (5), Agente Comunitário de Saúde (9), Auxiliar de Consultório Dentário (1), Digitador (1), Monitor do Caps (1), Técnico de Enfermagem (9) e Técnico em Edificações (1);
  • Nível Superior: Advogado (1), Analista Administrativo (2), Analista de Controle Interno (1), Analista de Sistemas (1), Arquivista (1), Arquiteto (1), Assistente Social (1), Bibliotecário (1), Bioquímico (1), Engenheiro Civil (1), Enfermeiro Caps (1), Enfermeiro (4), Farmacêutico (1) Médicos Pediatra (1), PSF (6), Psiquiatra (2), Ginecologista (1), Plantonista (7), Nutricionista (1), Odontólogo (2), Pedagogo (1), Professores (10) Libras (1), Artes (1), Ciências (1), Geografia (1), Língua Inglesa (1), Matemática (1), Língua Portuguesa (1), Educação Física (3), Psicólogo (1), Médico Veterinário (1).
Os salário variam de R$ 788,00 a R$ 1.324,81, para desempenhar atividades em jornadas de trabalho que vão de 20h a 40 horas semanais.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 16 de agosto de 2015, pelo site www.apice.softcomsistemas.com.br. As taxas de participação são de R$ 58,00 a R$ 92,00.

Os candidatos serão analisados por meio de provas escritas e de títulos e em alguns casos práticas. As avaliações provavelmente devem ser realizadas no dia 13 de setembro de 2015.

Este Concurso Público terá validade de dois anos, a contar da data da publicação da homologação, podendo ser prorrogada a critério da Administração Pública Municipal.

Carreta tomba em rodovia e interdita trecho da BR-304 em Macaíba/RN.

A rodovia BR-304, no km 291, em Macaíba, encontra-se totalmente interditada desde às 08h30, devido ao tombamento de uma carreta caçamba, carregada de material reciclável.

A informação foi confirmada há poucos minutos pela Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte em seu perfil no Twitter (@Sesed_RN). Até o momento, ainda não há previsão para liberação da rodovia.

A orientação é para que as pessoas que estiverem deixando Natal com destino a região Oeste do estado e Seridó utilizem a BR-406. Ao quando chegar em Ceará Mirim, a dica é seguir pela RN-064 até a cidade de Santa Maria, acessando a BR-304 em ponto posterior à interdição.

RN lança selos dos produtos da Agricultura Familiar e do artesanato.

O Governo do Estado lançou os selos dos produtos da Agricultura familiar e do artesanato, o lançamento foi feito pelo secretário de agricultura, Haroldo Abuama durante a I Feira Estadual da Agricultura Familiar, no Parque Armando Buá, em Mossoró.

Objetivo dos selos é valorizar, ainda mais, os produtos comercializados por quem vive no campo criando uma identidade visual e comercial para os produtos. O slogan dos selos é: Potiguar Sou Eu”.

Os selos foram desenvolvidos pela equipe de comunicação do RN Sustentável atendendo pedidos das organizações sociais do RN. O desenho é de uma palma com uma flor de cacto e foi inspirado no bioma caatinga que representa a vegetação do semiárido. Todo as cooperativas e associações que recebem apoio do Projeto RN Sustentável terão direito a usarem o selo em seus produtos.

“A escolha da palma é por que ela representa a resistência do sertanejo que convive com a seca, sua composição é de 90% de água. Ela é muito usada pelo homem do campo para garantir a comida do gado em época de seca”, disse o publicitário Solano Braz que desenvolveu o selo.

A I Feira Estadual da Agricultura Familiar segue de hoje (08), até amanhã(09), sendo uma boa oportunidade para conhecer e adquirir os produtos da agricultura familiar.

Após bronze nos 50m, Fratus brilha e revezamento misto termina em 6º.

Especialista nos 50m metros livre, Bruno Fratus não costuma nadar provas de 100m livre. Mas, menos de uma hora depois de ganhar o bronze no Mundial de Kazan na distância mais curta, ele aceitou o desafio de ajudar o revezamento 4x100m livre misto do Brasil. A equipe terminou apenas em sexto, mas o resultado individual do velocista é excelente para o País.

Afinal, Fratus baixou a casa de 48 segundos na sua parcial lançada, fazendo 47s83, mesmo cansado. E a avaliação é que o Brasil só não chegou ao pódio no 4x100m livre masculino em Kazan essa sim prova olímpica, porque nenhum atleta foi capaz de quebrar tal barreira. O próprio Fratus fez 48s08.
 
Se o sexto lugar no 4x100m livre misto pouco importa, a evolução do 4x100m livre masculino é importante porque o Brasil tem chances reais de conquistar medalha nessa prova nos Jogos Olímpicos do Rio. Também conta, afinal, com Cesar Cielo (recordista mundial, que deixou o Mundial machucado), Matheus Santana (recordista mundial júnior) e Marcelo Chierighini (quinto colocado do Mundial nos 100m livre).
 
 Na final do revezamento misto, Fratus entregou em quarto, mas o Brasil perdeu posições quando Larissa Oliveira e Daynara de Paula caíram na água, terminando em sexto. Chierighini preferiu não nadar, poupando-se para o revezamento 4x100m medley, cuja eliminatória será no domingo pela manhã. O Brasil precisa ser Top 12 para se classificar para a Olimpíada. O mesmo vale para o feminino, mas Daynara de Paula (nada o borboleta) e Larissa Oliveira (o crawl) optaram por participar da prova mista.
 
O título da prova ficou com os Estados Unidos de Ryan Lochte, Nathan Adrian, Simone Manuel e Missy Franklin. Lochte alcançou sua 17.ª medalha de ouro em Mundiais de Piscina Longa, a 26.ª no total. Contando também Mundiais de Piscina Curta, já são 64 medalhas, além de 11 olímpicas.

Após ignorar concorrente no Pan, Globo exibe logo da Record em série de reportagens.

A Globo exibiu na noite de ontem sexta-feira (07) um  episódio da série com músicos que supostamente fizeram história com músicas opositoras ao regime militar no Brasil, que iniciou em 1964. O personagem da vez, da reportagem que foi ao ar no “Jornal da Globo”, foi o cantor e compositor Geraldo Vandré.

Ele, que compôs músicas como Pra Não Dizer Que Não Falei De Flores, foi destaque, mas um algo a mais chamou a atenção de alguns telespectadores.

Durante a reportagem, a Globo exibiu Jair Rodrigues cantando a música Disparada, de autoria de Vandré, mostrando o logo da Record e com a legenda “imagens cedidas pela TV Record”.

Do Blog:
Até aí, tudo bem, mas é de se estranhar que há semanas atrás, a TV RECORD disponibilizou a TV GLOBO e aos demais canais do BRASIL imagens do Pan, e a emissora deixou de realizar uma grande cobertura do Pan, como foi feito em outros canais, apenas para não divulgar o logo da concorrente. A emissora cobriu o evento apenas com fotos, o que causou indignação em alguns telespectadores.

Ex-prefeita de Natal e ex-deputado viram réus.

A Justiça do Rio Grande do Norte recebeu ontem sexta-feira (7) a denúncia do Ministério Público Estadual contra a ex-prefeita Micarla de Sousa, o ex-deputado estadual Gílson Moura e mais sete pessoas por desvio de recursos públicos. Agora réus no processo de peculato, os acusados foram denunciados por irregularidades em convênios na Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) e a Associação de Atividades de Valorização Social (Ativa) entre junho e dezembro de 2010.

Na denúncia aceita pelo juiz Raimundo Carlyle de Olveira Costa, da 4ª Vara Criminal, além de Micarla de Sousa e Gílson Moura, viraram réus no processo o ex-secretário da Semtas, Aldedo Borges, Alan Cândido de Oliveira, João Valentim da Costa Neto, João Indaleto Guimarães Neto, Jefferson de Souza Bezerra, Orlando Francisco de Queiroz Júnior e Bruno Rocha de Souza.

Aviões, Dorgival e Pegação são atrações do final de semana em Acari/RN.

Evento de tradição no Seridó, os festejos de Nossa Senhora da Guia em Acari vem dando o que falar não só na região como em todo o Rio Grande do Norte. Não é por menos a expectativa é de grande movimentação na cidade mais limpa do Brasil neste final de semana, 08 e 09 de agosto. 

Destaque para as atrações da Arena Forró que no sábado recebe o poeta Dorgival Dantas e a revelação Pedrinho Pegação, a partir das 23h. Já no domingo o fenômeno Aviões do Forró "aterrisa" pela primeira vez na cidade juntamente com Rainhas da Balada e a dupla Luís Marcelo & Gabriel, a partir das 18h. As festas promete atrair um público vindo de várias regiões do estado.

sexta-feira, agosto 07, 2015

Dilma: voto é a fonte da minha legitimidade e ninguém vai tirar essa legitimidade.

Em mais um esforço para implementar a agenda positiva e tentar afastar a crise política, a presidente Dilma Rousseff afirmou hoje, em cerimônia de entrega de unidades do Minha Casa, Minha Vida em Boa Vista (RR), que “aguenta pressão, que aguenta ameaças”, que já passou por momentos muito mais difíceis do que os atuais e que a democracia tem que ser respeitada.

“Voto é a fonte da minha legitimidade e ninguém vai tirar essa legitimidade que o voto me deu”, afirmou. “Podem ter certeza que além de respeitar, eu honrarei o voto que me deram”, completou.

Lembrando que já viveu e sofreu na época da ditadura, Dilma disse que o Brasil hoje é um democracia que respeita a eleição direta pelo voto popular. “E eu respeito a democracia, sei o que é viver numa ditadura”, afirmou. Ao dizer que aguenta ameaças, Dilma contou que já sofreu esse tipo de pressão contra a própria vida.

A presidente reconheceu a crise política e econômica e garantiu que trabalhará “incansavelmente” para assegurar a estabilidade política do país e disse que é preciso ter respeito entre os três poderes. “Me dedicarei com grande empenho a isso”, disse. “Me dedicarei dia e noite, hora por hora, para garantir que o país saia o mais rápido possível das suas dificuldades”, completou.

Ao reconhecer que o Brasil passa por dificuldades e que ainda há muito a ser feito, Dilma disse que “somos hoje país mais forte, mais robusto”.

Jogos Parapan-Americanos de Toronto começam nesta sexta-feira.

Os Jogos Parapan-Americanos de Toronto, no Canadá, começam nesta sexta-feira (7). A cerimônia de abertura será no estádio CIBC Parapan Am Athletics Stadium, na Universidade de York, às 19h do horário local (20h de Brasília). O evento vai até o dia 15.

Nesta edição, o Brasil disputará o Parapan com a maior delegação da competição, com 272 paratletas. As maiores delegações são do atletismo, com 50 atletas, seguido da natação, com 40, e do tênis de mesa, com 28.

A velocista Terezinha Guilhermina, que é cega, será a porta-bandeira brasileira na cerimônia de abertura dos jogos, acompanhada do guia Guilherme Santana.

Nas últimas edições do Parapan, o Brasil foi líder do quadro de medalhas em Guadalajara, no México, em 2011, e no Rio de Janeiro, em 2007. Em Toronto, a expectativa dos brasileiros é repetir o primeiro lugar.

Os atletas paralímpicos já estão instalados na Vila Olímpica, em Toronto. São 1,6 mil competidores de 28 países.

O abacate é um grande aliado para quem quer emagrecer.

Apesar de ser um alimento calórico (cerca de 400 calorias uma unidade média), o abacate ajuda no emagrecimento e no ganho de massa muscular. Uma das qualidades desse alimento é possuir gorduras boas, como o beta-sitosterol. 

De acordo com matéria do site Corpo a Corpo, esse tipo de gordura inibe a produção de cortisol, substância que abre o apetite, resultando em acúmulo de gordura, além de dificultar a ação do GH, hormônio do crescimento. 

A dica é consumir quatro colheres de sopa à noite, quando ocorre um dos picos de produção de GH, e aproveitar os benefícios da fruta, como o equilíbrio dos níveis de colesterol e ganho de vitamina E.

Globo recebe duas indicações ao Emmy Internacional.

A Rede Globo recebeu duas indicações ao Emmy Internacional de Jornalismo deste ano. Com a cobertura da morte de Eduardo Campos, então candidato à Presidência da República, em um acidente aéreo em agosto do ano passado, o Jornal Nacional e o Jornal Hoje irão representar a emissora carioca em uma disputa na categoria Notícia.

Com esta indicação, o Jornal Nacional completa a nona disputa consecutiva no Emmy. Em 26 de setembro de 2011, o telejornal ganhou o prêmio na categoria “notícia” devido à cobertura da expulsão dos traficantes e a ocupação policial do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, em novembro de 2010.

Os vencedores serão anunciados em 28 de setembro, em Nova York.

Juiz acata denúncia contra acusado de matar professor de religião no RN.

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) acatou a denúncia apresentada pelo Ministério Público estadual (MPRN) contra Allan Maycon de Medeiros Brown, pelo assassinato do ex-namorado, o professor de religião e filosofia Airton Gomes Teixeira, morto a tiros em 25 de novembro de 2014, na Zona Rural de Macaíba, município da região Metropolitana de Natal.

De acordo com a denúncia ofertada pelo MPRN, as investigações concluíram que Brown e Airton mantiveram um relacionamento amoroso durante um longo período e durante este tempo, o acusado teria se aproveitado da vítima, tirando dinheiro dele. Ainda de acordo com o documento, o relacionamento entre os dois acabou pela recusa de Brown em assumir o relacionamento de forma pública e pelos ciúmes do professor em relação ao acusado em virtude do relacionamentos de Brown com uma mulher.

Com o fim do relacionamento, o professor teria começado a cobrar do acusado o dinheiro emprestado e os presentes dados a ele durante o relacionamento. Segundo a denúncia do MPRN, Airton teria sido agredido três vezes durante o período em que cobrou o acusado.

Segundo a Promotoria, no dia do crime, o Airton e Allan teriam se encontrado por volta das 20h. O professor teria entrado no carro do pintor. O documento pontua que os dois ainda foram vistos em um posto de combustíveis localizado na BR-226, em Macaíba, antes do crime. As investigações apontam que, depois desta parada, Brown conduziu o carro até a Zona Rural da cidade e disparou 14 vezes contra o professor, sendo oito nas nádegas.

A Promotoria denúnciou Allan Brown por homicídio qualificado por motivo torpe, uma vez que a motivação do crime era acabar com as cobranças da vítima, e mediante recurso que impossibilitou a defesa da vítima, pois o professor foi atraído até o local desarmado e foi surpreendido pela ação do acusado. Via g1/RN.

Natal vai sediar competição nacional de futebol amador sub-17.

O futebol amador ganha uma nova competição e a capital potiguar mais um torneio a nível nacional no currículo. Trata-se da I Supercopa Natal de Futebol Sub-17, apoiada pela Prefeitura do Natal, por intermédio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL), de 10 a 15 de agosto com jogos nos principais campos da cidade.

Com a participação de 16 equipes o certame será disputado por atletas nascidos entre 1998 e 1999, das equipes do Palmeiras (SP), América (RN), IDFH (RN), Seleção Natal (RN), Santa Cruz (PE), Santa Cruz (DS), Águia (RN), DidiGol (RN), ABC (RN), Caicó (RN), CRA (PB), Porto (PE), Santa Cruz (RN), Palmeira (RN), Salvador (BA) e Vitória (BA), que é o atual campeão brasileiro sub-17.

LBV realiza segundo campeonato de capoeira com crianças e adolescentes.

A Legião da Boa Vontade (LBV) desenvolve diversas atividades socioeducativas, lúdicas e recreativas voltadas aos meninos e meninas de baixa renda, inseridos no programa Criança: Futuro no Presente!, na capital potiguar.
Uma das iniciativas é a Oficina de Capoeira, empreendida pela Instituição com o objetivo de desenvolver habilidades e, principalmente, ensinar valores e atitudes necessários para a formação do cidadão de bem.
Para disseminar ainda mais o esporte e proporcionar troca de experiências entre os atendidos e outros grupos, a Instituição promoverá, pelo segundo ano consecutivo, o II° Campeonato Estadual de Capoeiristas. O evento acontece no próximo sábado, 08, na Escola Estadual Soldado Luiz Gonzaga e reunirá alunos, familiares, mestres de capoeira, grupos e professores convidados. Na oportunidade, serão entregues medalhas e prêmios para os participantes.
O Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade em Natal/RN, está localizado na Rua dos Caicós, 2148 – Dix-Sept Rosado. Informações: (84) 3613-1655 ou pelo site www.lbv.org.br.

Lula entra com ação contra jornalistas da revista "Veja".

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua família decidiram mover ações criminais contra dois jornalistas da revista "Veja", um deputado federal e um prefeito do PSDB por supostas calúnias contra o petista.

Os repórteres Adriano Ceolin e Robson Bonin são autores da matéria de capa da edição de "Veja" que foi às bancas no dia 24 de julho com o título "A Vez Dele" e uma foto de Lula.


No texto eles relatam que José Adelmário Pinheiro, o Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS, estaria disposto a fazer um acordo delação premiada com a força-tarefa da Operação Lava Jato e revelar supostas despesas de Lula e sua família pagas pela empreiteira.

Pinheiro foi condenado nesta quarta pelo juiz Sérgio Moro, que conduz a Lava Jato, a 16 anos e 4 meses de reclusão pelos crimes de corrupção ativa, organização criminosa e lavagem de dinheiro, não fez acordo para delação premiada e negou, por meio de advogados, o conteúdo da reportagem.

É a segunda ação de Lula contra os jornalistas. A primeira, anunciada há cerca de duas semanas, é na esfera cível. O ex-presidente não tomou nenhuma medida judicial contra a revista.

Segundo a assessoria de imprensa do Instituto Lula, a decisão de processar apenas os jornalistas é do escritório Teixeira Martins, responsável pela causa, cujo dono é Roberto Teixeira, compadre de Lula. Ele foi procurado, mas não atendeu as ligações. Os jornalistas preferiram não se manifestar.

Além disso o ex-presidente registrou uma queixa crime contra o prefeito de São Carlos (SP), Paulo Altomani (PSDB), que publicou em sua página no Facebook acusação de que o empresário Fábio Luiz Lula da Silva, o Lulinha, filho do ex-presidente, é dono da Friboi. O prefeito foi procurado por telefone em seu gabinete mas ninguém atendeu as ligações.

A terceira ação é contra o deputado Domingos Sávio (PSDB-MG), que em entrevista a uma rádio do interior mineiro que Lulinha é dono de fazendas. Segundo o Instituto Lula, Sávio teve "oportunidade de se retratar perante o Supremo Tribunal Federal mas preferiu insistir em divulgar mentiras". Ninguém atendeu as ligações feitas para o gabinete do deputado no final da tarde de quinta-feira, 6.

Leia mais em: http://zip.net/bqrNkh

514 anos: Estado do Rio Grande do Norte é o aniversariante de hoje.

rnn
Hoje, 07 de agosto, é aniversário do Rio Grande do Norte que hoje completa 514 anos de fundação.  A fundação do RN teve como referência o marco de Touros, instalado em 7 de agosto de 1501.  O Hino do Rio Grande do Norte foi oficializado pela lei estadual nº 2.161, de 3 de dezembro de 1957. Tem letra de José Augusto Meira Dantas e melodia de José Domingos Brandão.

Governo do Estado lança Edital de registro sanitário para agroindústrias, com investimento de 90 milhões.

O registro sanitário é uma das principais preocupações das organizações da agricultura familiar do Estado. Muitos agricultores não estão conseguindo comercializar seus produtos, apesar dos incentivos governamentais, por falta do registro sanitário. Para minimizar o problema o Governo do Estado do RN vai investir R$ 90.000.000,00 (Noventa Milhões de Reais), financiando 200 (duzentos) subprojetos de organizações da agricultura familiar, através do Edital 04/2015 – Registro Sanitário, que está aberto a partir de 06 de agosto até o dia 13 de setembro, no site do www.rnsustentavel.rn.gov.br.
 
Para cada subprojeto, o valor máximo do apoio financeiro é de R$ 450.000,00 (quatrocentos e cinquenta mil reais), no qual não está incluso a contrapartida apresentada pela organização que será de 20% (vinte por cento).

Esta é uma iniciativa da Secretaria de Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE), coordenada pela Secretaria de Planejamento (SEPLAN), através do acordo de empréstimo com o Banco Mundial, que tem como uma das metas diminuir as desigualdades regionais, oportunizando o incremento de postos de trabalho e de renda, a sustentabilidade ambiental, econômica e da gestão do empreendimento, assim como o aumento da segurança alimentar e a melhoria do acesso a mercados dos agricultores familiares do estado do Rio Grande do Norte.

Globo cria “Sessão da Tarde” interativa e público escolherá os filmes.

A Globo não pretende dar sossego à Record e ao SBT no horário vespertino. Após escalar a reprise de “Caminho das Índias” para dividir o horário das tardes com “O Rei do Gado” nas primeiras semanas, a emissora já se prepara para a volta da “Sessão da Tarde”.

Com a intenção de aumentar a interatividade com o público e, consequentemente, a audiência, o canal adotará um esquema diferente na escolha dos filmes, assim como faz com o “Corujão”, das madrugadas. Isso, no entanto, será feito apenas na próxima semana.

Essa foi uma maneira encontrada para divulgar o retorno da sessão de filmes, que ficou duas semanas fora do ar. A “Sessão da Tarde Interativa”, segundo informa o jornalista Flávio Ricco, acontecerá entre os dias 10 e 14 de agosto e depois, voltará ao normal.

Nesta segunda-feira (10), as opções de escolha para o público serão os filmes “Esposa de Mentirinha” e “Quando em Roma”. Via TV Foco.

AABB de João Câmara/RN promove programação especial para o Dia dos Pais.

 
A AABB de João Câmara/RN promove uma programação especial alusiva ao Dia dos Pais neste domingo (9), aberto a todo o público. Haverá pagode ao vivo e uma deliciosa feijoada. 

Senhas ao preço de R$ 10,00 com venda no Bar da AABB. Leve seu paizão e tenha um Dia dos Pais com muita diversão.

"Mexeu com ele, mexeu comigo", gritam petistas em ato de defesa do Instituto Lula.

Um ato em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu uma multidão de manifestantes ao redor do instituto que leva seu nome, no Ipiranga, na capital paulista. O ato foi organizado em solidariedade ao instituto que sofreu um atentado a bomba sofrido pelo instituto na quinta-feira, 30.

A manifestação foi organizada pelo diretório municipal do PT e movimentos sociais e reuniu centenas de pessoas por cerca de duas horas. Houve gritos de "o Lula é meu amigo, mexeu com ele, mexeu comigo", "pode tremer, pode tremer, aqui é a infantaria do PT" e de "olê olê olá, Lula Lula". Alguns ensaiaram gritos de "Dilma guerreira da Pátria brasileira", mas os coros se dedicaram ao ex-presidente.

Lula não saiu para se juntar aos manifestantes, mas apareceu na janela do instituto, de onde acenou e jogou flores para os manifestantes ao lado da mulher, Marisa Leticia, e do presidente do instituto, Paulo Okamotto. Petistas fizeram fumaça vermelha com sinalizadores e acenavam com faixas e bandeiras de sindicatos.

Estiveram presentes os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil), Jaques Wagner (Defesa) e Edinho Silva (Secom), além do presidente nacional do PT, Rui Falcão, e estadual, Emídio de Souza. Deputados e vereadores do PT em São Paulo também compareceram, bem como prefeitos de cidades vizinhas à capital, Carlos Grana (Santo André) e Luiz Marinho (São Bernardo do Campo). O presidente da capital, Fernando Haddad, não compareceu. Quadros do Rio de Janeiro, como o senador Lindberg Farias e o presidente do PT-RJ, Washington Quaquá, também participaram do ato.

Leia mais em: http://zip.net/brrMCQ

Jihadistas executaram mais de 2 mil pessoas na cidade iraquiana de Mossul.

O grupo Estado Islâmico executou mais de 2 mil pessoas na região de Mossul, no Norte do Iraque, desde junho do ano passado, quando a segunda cidade mais importante do país foi conquistada pela organização jihadista, informaram nesta sexta-feira (7) fontes locais.

Em comunicado divulgado, o presidente do Parlamento, Salim Al Joubouri, informou “a execução de mais de 2 mil cidadãos pela organização terrorista Daesh [nome árabe do Estado Islâmico]”.

Os nomes das pessoas foram inscritos em uma lista compilada pelo grupo radical sunita. Alguns nomes foram exibidos em uma parede de uma unidade local do Ministério de Saúde iraquiano, relataram testemunhas.

Fontes locais afirmaram que as vítimas incluídas na lista foram acusadas pelo Estado Islâmico “de promover ideias que distorcem o Islã”.

O grupo extremista controla grande parte da província de Nineveh, da qual Mossul é a capital.

DUPLA INVADE ESTÚDIO E MATA RADIALISTA EM CAMOCIM, NO CEARÁ.

Radialista Gleydson Araújo foi morto dentro do estúdio (Foto: Reprodução/ Facebook)
Radialista Gleydson Carvalho foi morto dentro do estúdio (Foto: Reprodução/ Facebook)

Um radialista foi assassinado a tiros na tarde de ontem quinta-feira (6) em Camocim, a 379 quilômetros de Fortaleza. Segundo a Polícia Militar, Gleydson Carvalho foi baleado durante a apresentação de um programa na emissora.

Ainda de acordo com a PM, dois homens chegaram ao local dizendo que queriam fazer um anúncio e renderam a recepcionista. Em seguida, eles invadiram o estúdio onde Gleydson apresentava um programa, dispararam contra o radialista e fugiram. Segundo testemunhas, na hora do homicídio, a transmissão estava com programação musical.

A vítima chegou a ser socorrida e levada para o Hospital Deputado Murilo Aguiar, mas morreu no caminho. A polícia segue nas buscas pelos suspeitos.
Gleydson Carvalho era conhecido na cidade por ser apresentador de um programa que faz denúncias contra políticos da região. Via g1.

Calamidade pública será renovada em municípios do RN atingidos pela seca.

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte (Sape/RN) confirmou que um novo decreto de calamidade pública, em função da seca, em fase de elaboração. O último decreto de calamidade pública foi publicado em 27 de março deste ano com o prazo de 180 dias de vigência. Dentre outras flexibilizações, o decreto possibilita da dispensa de licitação para obras e serviços que busquem amenizar os efeitos da seca.

“São obras que viabilizam levar água através de adutoras, perfuração de poços, viabiliza a alimentação de animais”, disse o coronel Elizeu Lisboa Dantas, coordenador da Defesa Civil estadual.Em março desse ano, o último decreto colocava 153 municípios do Rio Grande do Norte em situação de calamidade pública. Esse número representa 91% dos municípios do Rio Grande do Norte. Vale lembrar que 97% do território potiguar está localizado no Semiárido nordestino.

Record, SBT e RedeTV! se juntam para formar nova empresa.

Record, SBT e RedeTV!, é isso mesmo, três das 5 maiores emissoras do país podem oficializar um união que até pouco tempo era bastante improvável.

Segundo o jornalista Daniel Castro, as três emissoras acabam de formar Newco, uma empresa que terá o objetivo de cobrar das TVs por assinatura, o carregamento de sinal de seus respectivos canais. É que hoje, as emissoras abertas não ganham absolutamente nada com a disponibilização de seus sinais junto as principais operadoras de TV paga. Pelo que foi apurado, a ideia da Newco é também lançar outros canais futuramente. A empresa funcionária como um espécie de Globosat que hoje comporta diversos canais como GNT, Multishow, SporTV, Globo News e Viva.

Record, SBT e RedeTV! teriam entrado com o pedido da fusão junto ao órgão do governo federal que aprova grandes fusões entre empresas, no entanto a operadora SKY já teria entrando com uma oposição junto a junção das três emissoras, alegando que caso a Newco passe a existir, o valor das mensalidades dos assinantes poderá aumentar.

Com essa fusão, os canais de Edir Macedo, Silvio Santos e Amilcare Dalevo acreditam que poderão conseguir cobrar pela disponibilização de seus sinais digitais. Hoje elas não recebem nada por operadores como Net e Sky. Diferentemente da TV analógica, as emissoras abertas não tem obrigação de disponibilizarem seus canais de forma gratuita para as operados. Os três canais acreditam que por comportarem 20% da audiência da TV fechada, poderão exigir essa cobrança. RedeTV, SBT e Record não descartam a possibilidade de retirar seus sinais dessas operadoras, caso elas resolvam não pagar.

As informações são do jornalista Daniel Castro.

Horta em casa? Escolha o melhor lugar.

Manter uma horta em casa pode parecer uma tarefa árdua se você é daqueles que consegue matar de sede até um cacto, mas com um pouco de prática dá pra cultivar uma mini fazenda aí na sua humilde residência.

Nós já mostramos as vantagens de se ter uma hortinha, mas agora seremos práticos e aprenderemos outros detalhes: onde plantar – afinal,  é isso que vai determinar o sucesso ou total fracasso da empreitada.

De um modo geral, vasinhos menores, que podem ser até de plástico são melhores para ervas e temperos, são perfeitos pra sua cozinha. Os vasos maiores de barro ou terracota, que são bem mais porosos, são ideias para evitar o encharcamento, sendo ótimos lugares para acomodar legumes pequenos, como tomatinhos.

A melhor escolha que você pode fazer é procurar por vasos que sejam um meio termo entre muito profundo e um muito raso, como, literalmente, qualquer recipiente que você conseguir achar em casa, separamos vários exemplos.

1. Bota a cara no sol!

varanda_sossolteiros_vivadecora
O local escolhido tem que receber muitas horas de sol por dia. A escolha mais óbvia é usar a sua varanda, ou ainda um quintalzinho aberto, para acomodar a sua horta e cultivar ervas ou pequenos legumes. Veja o lugar onde o sol bate durante mais horas durante o dia e instale as plantinhas ali.

2. Tipo metrô

bancada_sossolteiros_vivadecora
Qualquer espacinho, já cabe mais um! Quem não tem a sorte de ter um espaço aberto em casa, pode aproveitar qualquer espaço na cozinha, na área de serviço, ou até uma parede vazia. O importante é que o espaço receba muitas horas de sol, preferivelmente pela manhã.

3. Já virou mocinha

horta_sossolteiros_vivadecora
Virou mocinha, então já pode dar umas voltinhas por aí. Se o teu apê é daqueles que o sol bate com hora marcada em uma frestinha fina, também não precisa se desesperar. Faça uma horta móvel! Deixe os vasos em uma cesta ou bandeja, assim você pode ir passeando com a hortinha, seguindo o sol enquanto ele passa pela sua casa.

4. Tudo pode ser, se quiser, será…

painel_sossolteiros_vivadecora
louça_sossolteiros_vivadecora
Agora se a dificuldade é onde plantar, você não tem muita desculpa. Como falamos acima, qualquer lugar que possa segurar um pouco de terra, pode virar um vaso. Se quiser investir em vasos especiais, ótimo! Senão, pode usar até a louça antiga que já perdeu o jogo ou cestinhas de colocar cartas. Fica muito charmoso e criativo!

5. Estilo Cátia Fonseca

garrafas_sossolteiros_vivadecora
Também dá pra brincar de Cátia Fonseca e reciclar garrafas pet. Se você tem dúvidas de como fazer, dê uma olhada aqui.

6. Estilo Ana Maria Braga

vertical_sossolteiros_vivadecora
Uma reciclagem mais “padrão globo” esse quadro de horta! Pede um pouco de habilidade manual para fazer um destes, mas o princípio é o mesmo. Você pendura as plantas e de quebra ainda ganha uma decoração bacana para a parede.

 7. Os hipsters também plantam

janela2_sossolteiros_vivadecora
Latinhas fofas e vintages de chá ou azeite podem virar vasinhos estilosos. Nesse caso é só fazer um buraquinho no fundo de cada uma pra que a água possa escorrer sem afogar sua plantinha.

8. Decoração D2

prateleira_sossolteiros_vivadecora
Marcelo D2 aprova a casa cheia de verdinhos! E nem precisa de muito, é só colocar os vasinhos lado a lado, fazer uma organização bacana com vasos do mesmo tom, um do lado do outro.

9. Lindo o cabelo dos seus ovos

ovos_sossolteiros_vivadecora
Nem só de legume e decoração precisa viver a sua horta, um pouquinho de ovo e bom humor não fazem mal a ninguém. Não estamos enganando nenhum bobo, plantinhas bem pequenas cabem muito bem na casca de ovo.

10. O que vem de cima não me atinge

teto_sossolteiros_vivadecora
Ter uma horta em casa é tão bacana que tem um monte de empresa apostando e desenvolvendo produtos justamente para quem quer ter os alimentos frescos, mas mora em apartamento.

É o caso do site gringo Sky Planter, que desenvolveu esses vasos que ficam pendurados, fazendo a gravidade agir a nosso favor! Dá ou não dá um toque de muita personalidade pra nossa casinha?!

Em quatro anos UFRN investe 18 milhões em tecnologia da informação.

A Universidade Federal do rio Grande do norte (UFRN) investe 18 milhões em tecnologia da informação (TI), conforme revelou a reitora Ângela Maria Paiva Cruz ao Jornal Tribuna do Norte (RN), ao discorrer sobre o tema do 24º seminário “Motores em Desenvolvimento do Rio Grande do Norte”. Organizado pela UFRN, o evento a ser aberto às 8h da manhã de segunda-feira, 10, pelo ministro Aldo Rebêlo, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), aborda, dessa vez, “’Tecnologia da Informação acelerando o desenvolvimento”.

A média do investimento feito na área pela UFRN nos últimos quatro anos permitiu a compra de equipamentos e instalação de Datacenters, modernizando a gestão e os processos internos da instituição que quase quadruplicou a quantidade de alunos nos últimos 12 anos. Registra, também, investimentos na pesquisa em TI, principalmente as destinadas à aplicação no mundo do trabalho público e privado e benefício imediato às pessoas.