sábado, março 19, 2016

Papa Francisco estreia perfil no Instagram.

Na primeira imagem, publicada por volta das 9h (horário de Brasília) deste sábado, o Papa aparece rezando e com a mensagem “Rezem por mim”. A imagem tem mais de 44,3 mil curtidas e 8,190 mil comentários. O perfil oficial tem 279 mil seguidores e a descrição “Eu quero andar com você no caminho da misericórdia e ternura de Deus”.

A estreia da página na rede social ocorreu poucas horas após o anúncio, feito no perfil do Twitter. (Marcelle Gutierrez – marcelle.gutierrez@estadao.com, com informações da Dow Jones Newswire)

UFRN prevê novos cursos e mais vagas para Medicina no interior.

Oito novos cursos de graduação e mais 40 vagas para o curso de Medicina em Currais Novos. Essas são algumas ações a serem executadas pela gestão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) até 2019 para atender ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2010/2019).

O plano diz respeito à consolidação da interiorização do ensino público superior no estado, e ao Plano Nacional de Educação (PNE) no quesito expansão. O PNE estabelece que 33% dos jovens devem ter acesso à educação superior nos próximos 10 anos.

Para tanto, o Campus Currais Novos passará por uma reestruturação, de maneira a ampliar os espaços físicos de salas de aula, novos laboratórios e bibliotecas.

Os campi da UFRN em Caicó e Santa Cruz devem ganhar restaurantes universitários. Desde a primeira gestão da reitora Ângela Maria Paiva Cruz, os campi da UFRN no interior passaram a ofertar ensino de pós-graduação, como o mestrado profissional em Geografia, em Letras Português, e em Saúde Coletiva.

“Implementar a pós-graduação significa consolidar campus. Foi uma das ações mais impactantes do processo de expansão da universidade Federal no interior”, analisou a reitora em reunião com a área de planejamento.

Hora do Planeta apaga as luzes de Natal neste sábado.

Um dos movimentos mais famosos de conscientização ambiental será realizado em Natal neste sábado (19). A “Hora do Planeta”, ação idealizada anualmente pela rede WWF, tem como proposta apagar as luzes por 60 minutos em todo o mundo para despertar a consciência quanto às mudanças climáticas.

Ao todo, 127 cidades brasileiras, sendo 26 capitais e Distrito Federal, aderiram à campanha. Na capital potiguar, a campanha foi adotada pela Prefeitura do Natal e empresas de diversos setores.
Pontos turísticos, como a Ponte Newton Navarro, o Palácio Felipe Camarão, Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte e o Pórtico dos Reis Magos também terão suas luzes desligadas entre às 20h30 e 21h30. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

De acordo com o titular da pasta, Marcelo Rosado, a participação de Natal na campanha da WWF estimula a população potiguar quanto as questões climáticas.

“Os monumentos públicos das cidades têm grande visibilidade pela sua importância histórica e cultural, além de estarem localizados em áreas de grande circulação de pessoas. Desta Forma, o ato de apagar a iluminação destes monumentos auxilia na conscientização da população sobre a importância do tema”, declarou.

Grandes empresas com atuação no Rio Grande do Norte participam da campanha. Entram na lista, o Grupo Vila e os principais shoppings da cidade. O Praia Shopping, que participada da campanha desde 2012, irá apagar a fachada do prédio a partir das 20h30.

O mesmo acontece com Natal Shopping, que irá apagar as luzes da fachada no mesmo horário. O Grupo Vila antecipou sua participação para essa sexta-feira (18) e apagou as luzes de suas unidades administrativas, além dos cemitérios e unidades Sempre. A ação foi realizada das 10h às 11h, no Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba. A empresa também incentivou os colaboradores a participarem da ação na noite deste sábado.

Hora do Planeta
O movimento Hora do Planeta é realizado desde 2008 em todo o mundo. Na campanha de 2015, cidades de 170 países participaram da campanha, apagando as luzes de ícones como a Torre Eiffel (Paris), as Pirâmides de Gizé (Egito) e o Big Bem (Londres).

Avião da FlyDubai cai na Rússia e deixa 62 mortos.

Não há sobreviventes entre as 62 pessoas a bordo do avião da FlyDubai que caiu durante tentativa de pouso no aeroporto da cidade de Rostov on Don, no sul da Rússia, de acordo com informações do Ministério de Emergências do País.

O Boieng 737-800, voo FZ981, saiu do aeroporto Internacional de Dubai na noite de sexta-feira, às 22h20 (horário local), com previsão de chegada na Rússia às 3h50 (horário local).

Do total de 62 pessoas a bordo, 55 eram passageiros, sendo 44 russos, oito ucranianos, dois indianos e um pessoa do Uzbequistão. A tripulação era formada por dois pilotos da Espanha e Chipre, dois russos e cidadãos de Seicheles, Colômbia e Quirguistão.

O piloto e o copiloto tinham 5,965 mil e 5,769 mil horas de voo, respectivamente. A aeronave foi produzida em 2011 e a última manutenção foi realizada na Jordânia em 21 de janeiro deste ano, segundo informou o executivo-chefe da FlyDubai, Ghaith al-Ghaith.

A FlyDubai informou que trabalha junto das autoridades para encontrar as causas do acidente. “Nós não sabemos todos os detalhes do acidente, mas estamos trabalhando junto de todas as autoridades para saber exatamente o que aconteceu”, disse al-Ghaith, que acrescentou que uma equipe já está a caminho da Rússia.

A FlyDubai foi criada em 2008 pelo governo de Dubai, que também é proprietário da Emirates, a maior companhia aérea do mundo em tráfego internacional. Sheikh Ahmed bin Saeed Al dirige as duas empresas.

Suíça promete a Janot enviar ‘avalanche’ de dados sobre políticos brasileiros.

O Ministério Público da Suíça fechou um acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR) para transferir ao Brasil “milhares” de documentos, extratos e informações sobre as contas envolvendo políticos e outros suspeitos na Operação Lava Jato.

Pelo entendimento informal, o Brasil será autorizado a usar os dados para processar suspeitos não apenas por corrupção, mas também por sonegação fiscal e evasão, ligados a com pelo menos US$ 800 milhões depositados no país europeu.

O acordo foi fechado na quinta-feira (17) numa reunião de quatro horas entre o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e Michael Lauber, seu homólogo suíço. Para o país europeu, que não penaliza a sonegação no exterior por um estrangeiro, o entendimento é “revolucionário” e permitirá que “dezenas de suspeitos” sejam punidos.

Os suíços informaram que já bloquearam US$ 800 milhões em mais de mil contas suspeitas. Os correntistas são políticos, executivos e doleiros envolvidos na Lava Jato. Fontes em Berna, porém, temiam que, para chegar às provas sobre corrupção, os processos poderiam levar anos.

Uma forma de acelerar o trâmite desses casos é identificar o crime como sonegação, levando em conta as centenas de contas não declaradas. “Como é que o Al Capone foi pego?”, comentou uma fonte em Berna, em referência ao gângster americano que foi preso pelos crimes contra o Fisco dos Estados Unidos.

Para isso, porém, o Brasil fará uma consulta formal aos suíços sobre a possibilidade de usar os extratos bancários para abrir inquéritos não apenas por corrupção, mas também por evasão fiscal.

A aceitação por parte dos suíços, já confirmada na reunião de quinta-feira, vai ser enviada ao Brasil por meio de uma nota diplomática. “Será uma avalanche de processos”, na definição de um dos participantes do encontro.

Investigadores apontam que, das mil contas já identificadas, o trabalho para traçar a origem do dinheiro pode ainda levar “meses, senão anos”. O que surpreendeu os especialistas suíços é a rede de empresas offshore, doleiros e intermediários envolvido nos casos, o que dificulta a identificação da origem dos ativos. Com a acusação simples de sonegação, o mero fato de a conta existir já é suficiente para que haja um inquérito.

Nem brasileiros nem suíços aceitaram por enquanto revelar os nomes dos políticos envolvidos. “Mas a lista abarca todo o cenário partidário brasileiro”, indicou uma fonte em Berna que acompanha o caso.

Surfista potiguar é cabeça de chave em etapa do mundial de surf na Austrália.

O potiguar Ítalo Ferreira é um brasileiros cabeça de chave em Bells Beach, segundo desafio do Samsung Galaxy WSL Tour 2016 na Austrália, que começa no dia 24 e vai até 5 de abril. A “Tempestade Brasileira” do surf mundial tem ainda na posição Gabriel Medina e Adriano de Souza para esta nova etapa.

Ferreira está na terceira bateria com o americano Kanoa Igarashi e o australiano Adam Melling. O também potiguar Jadson André terá uma parada dura contra dois fortes concorrentes, o havaiano John John Florence e o sul-africano Jordy Smith.

Gabriel Medina e um novato dos Estados Unidos na elite, Conner Coffin, aguardam seu terceiro oponente da triagem ou convidado. O atual campeão mundial, Adriano de Souza, também está na sexta bateria somente com o taitiano Michel Bourez por enquanto.

Ao todo, a etapa em Bells Beach terá na largada 12 confrontos, sendo oito deles incluindo brasileiros. O melhor surfista na abertura da temporada 2016, recordista absoluto do Quiksilver Pro Gold Coast com a primeira nota 10 do ano, está fora. A contusão de Filipe Toledo que deve voltar a competir no Oi Rio Pro, etapa brasileira da Liga Mundial de Surf confirmada para os dias 10 a 21 de maio.Além de Filipe, o Brasil continua desfalcado do catarinense Alejo Muniz, que ainda se recupera de uma cirurgia no joelho.

As outras duas novidades na “seleção brasileira” vão estrear juntos nas direitas de Bells Beach, na bateria que abre o segundo desafio do Samsung Galaxy WSL Tour 2016 na Austrália. Os paulistas Caio Ibelli e Alex Ribeiro disputarão a primeira classificação direta para a terceira fase com o francês Jeremy Flores.

O Rip Curl Pro Bells Beach será realizado junto com a igualmente segunda etapa feminina do Samsung Galaxy WSL Championship Tour com transmissão ao vivo da Austrália pelo www.worldsurfleague.com a partir do dia 24 de março.

IFRN-JC: Abertas inscrições para ProITEC 2016.

A Pró-Reitoria de Ensino publicou na última sexta-feira (11) oedital 8/2016, que diz respeito ao Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC). Tal programa objetiva o aprofundamento de aprendizagem de alunos das escolas da rede pública de ensino do Estado do Rio Grande do Norte, contemplando as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ética e Cidadania. As inscrições podem ser feitas no período 14 de março a 11 de abril, exclusivamente, pela internet, através do site do Portal do Candidato (http://processoseletivo.ifrn.edu.br/).

O ProITEC disponibilizará aos candidatos inscritos, que comprovarem estudar em escola pública, o material didático, contendo um livro texto, acompanhado de DVD com as teleaulas gravadas, e um livro de atividades para subsidiar os estudos. Não há limite de vagas oferecidas para o ProITEC.

Poderão participar do ProITEC alunos que estejam regularmente matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental em escola da rede pública de ensino e que tenham cursado todas as “séries”, ou “anos” anteriores do Ensino Fundamental em escola da rede pública. E ainda os candidatos que tenham cursado todo o Ensino Fundamental, exclusivamente, em escola da rede pública de ensino.

Para confirmação da inscrição no ProITEC, o candidato deverá apresentar a seguinte documentação, no período de 03 a 06 de maio de 2016, no campus do IFRN para o qual fez inscrição, para buscar o material didático oferecido pelo Programa. (IFRN – Campus JC).

Correios recebem propostas de operadoras.

As operadoras Claro e EUTV Telecom entregaram anteontem suas propostas para serem parceiras no projeto de atuação dos Correios como operadora virtual. A proposta de parceria, divulgada pelos Correios em janeiro em um edital, é um desejo antigo da estatal, que criará uma empresa que poderá vender chips de celular com a marca Correios e será responsável pela gestão comercial. A infraestrutura de rede e processamento da cobrança serão feitos pela operadora escolhida.

Na reunião, que aconteceu em Brasília, na sede dos Correios, as duas empresas entregaram a documentação exigida, que comprova que elas são prestadoras do serviço móvel pessoal autorizadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e que atendem 50% das cidades do País. Após breve intervalo, os Correios disseram que as duas empresas estavam habilitadas.

A Claro, contudo, levantou dúvidas sobre os documentos entregues pela EUTV. A empresa alegou que a EUTV não dispõe de infraestrutura própria por ser uma operadora virtual autorizada pela Anatel. Ela atua no mercado brasileiro utilizando a rede da TIM.

A reunião foi suspensa e os Correios estabeleceram prazo de cinco dias úteis para que ambas as operadoras analisassem a documentação e, se necessário, entrarem com recurso.

A assessoria de imprensa dos Correios informou que o edital não impede que outras operadoras virtuais participem do processo de seleção para ser parceira da estatal – embora esta não seja uma prática usual no mercado de operadoras virtuais que, em geral, se associam a operadoras de telecomunicações que possuem rede própria e infraestrutura para fazer a gestão comercial do serviço.

Afim de manter a boa audiência, Gugu está preparando duas entrevista bombásticas.

É interessante o mundo da TV, se um dia o artista está em alta, no outro ele pode estar totalmente em baixa. Um claro exemplo disso é o apresentador Gugu que há alguns anos deixou a Record dando um prejuízo milionário, levando até mesmo helicóptero da casa para pagar quitar a multa de rescisão. Ele voltou no ano passado para a primeira temporada do seu programa que acabou ficando mais pra lá do que pra cá.

Ameaçado de não voltar, Gugu regressou em 2016 e diferente da primeira temporada, Gugu está bombando em audiência, colocando o seu principal concorrente, Ratinho, para a terceira colocação isolada. A equipe do programa foi parabenizada na Record e a ordem é para que mantenha-se a estratégia que está dando certo, que é justamente as entrevistas bombásticas.

Exatamente por isso, com sigilo absoluto, Gugu está finalizando a edição de duas entrevistas bombásticas que já foram gravadas e em breve estarão prontas para serem exibidas. No entanto, há um grande cuidado para que nada venha a vazar. A ideia é encerrar a primeira temporada bombando em audiência e causando bastante repercussão na mídia. O fato é que os diretores da Record estão pulando de alegria.

RN terá canal para ajudar famílias de bebês com microcefalia.

O Rio Grande do Norte deverá ganhar em breve o serviço lançado pela Igreja Católica para auxiliar as famílias dos bebês com microcefalia.

O Disque Solidariedade Microcefalia foi lançado nessa semana, no Recife. O canal busca cadastrar voluntários que queiram ajudar famílias. A ideia é capacitar agentes para identificar quais as necessidades mais urgentes das famílias e, em seguida, encontrar a melhor maneira de dar suporte.

O projeto é tocado pela Pastoral da Saúde, que abrange Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, próximos estados onde a ação será ampliada.

No Recife, o serviço opera nos telefones (81) 3204-1373 e (81) 99693-9018, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Saiba quem são alguns dos artistas que apoiam Dilma Rousseff.









Como já é do conhecimento de todos, o clima político no Brasil é extremamente delicado. Se de um lado temos milhões de pessoas que pendem a saída de Dilma Rousseff e o seu partido, o PT. Do outro lado temos outros milhões de pessoas que defendem o governo da presidente e são contra as pessoas que que não aprovam o governo, que são chamados de golpistas.

Em meio a classe anônima, milhares de pessoas não teme se posicionar. Na classe artística as coisas não são tão fáceis. Alguns fazem questão de escancarar sua visão política, outros preferem guardar para si. Por isso confira quem são as personalidades que não fazem questão de esconder o seu apoio a Dilma, Lula, O PT e qualquer movimento ligado ao partido.

Em primeiro lugar vem o ator José de Abreu, que recentemente viveu Gibson em “A Regra do Jogo”. José não faz questão de negar nas redes sociais o seu apoio a petista. Outra artista que já demonstrou ser a favor do governo é Camila Pitanga.

Marieta Severo fez questão de dizer que apoia sim o PT. Paulo Betti é um grande defensor do PT e não fez questão de esconder isso. Chico Buarque já nem precisa dizer que apoia o partido dos trabalhadores. Sempre foi um grande defensor de Lula e Dilma. Alcione, Carlinhos Brown, Otto, Tico Santa Cruz são outros que demonstram seu apoio ao PT. 

Neymar é considerado culpado por sonegação de imposto e condenado a multa de R$ 188,8 milhões.

O jornal “Folha de S.Paulo” divulgou uma bomba ontem sexta-feira. O jogador Neymar foi considerado culpado por sonegação de imposta de renda da pessoa física, fraude e conluio pela 20ª Turma da Delegacia da Receita Federal do Rio de Janeiro. A decisão foi tomada no último dia 4 e ficou mantida a autuação do condenado a pagar R$ 188,8 milhões em impostos atrasados, juros e multas.

A matéria divulgada pelo jornal informa que a Receita concluiu que o atleta omitiu os rendimentos pagos pelo Santos, Barcelona e também da Nike. Ele também é acusado de usar a “Neymar Sport e Marketing” e a “N & N Consultoria” e “N & N Administração de Bens” para ficar livre de pelo menos R$ 63,6 milhões nos anos de 2012 e 2014. Os julgadores afirmam que o atacante visou ser enquadrado em alíquotas mais baixas que o Imposto de Renda da pessoa física, simulando contratos quando transferiu receitas de direito de imagens as empresas.

A auditora fiscal Claudia Develly Montez relatou o caso: “Analisando-se os atos e negócios jurídicos levados a efeito pelo contribuinte (Neymar), as três empresas mencionadas e seus sócios (os pais do jogador), é possível confirmar que foram praticados por eles negócios jurídicos simulados, fraudulentos”.

O processo cabe recurso ao atleta no Conselho Administrativo de Recursos Ficais (Carf), em Brasília.

Confira o chamadão da novela “Escrava Mãe” divulgado pela Record.

É parece que agora dessa vez vai, a Rede Record já começou a intensificar as chamadas de sua novela, “Escrava Mãe”, durante a sua programação. A novela estreará no dia 26 de abril, abrindo um segundo horário de novelas inéditas na emissora de Edir Macedo.

A trama escrita por Gustavo Reiz, será exibida às 19h30 e concorrerá diretamente com a novela da Globo, “Totalmente Demais”, que estará em seus últimos capítulos. Coragem da Record, né? A novela foi produzida pela Record, em parceria com a produtora Casablanca, sendo gravada inteiramente em Paulínia, interior de São Paulo.

Entre os atores que estão na novela, temos, Thais Fersoza, Pedro Carvalho, Fernando Pavão, Jussara Freire, Luiza Tomé, Bete Coelho, Cássio Scapin, Zezé Motta, Raphael Montagner, Nill Marcondes, Paulo Nigro, Roberta Gualda, Gabriela Moreyra, Milena Toscano, entre outros.

Prefeito afastado de Macau/RN, Kerginaldo Pinto tenta se matar na cadeia.

Investigado pela operação Maresia, deflagrada em novembro de 2015 pelo Ministério Público em Macau, o prefeito afastado e preso há pouco mais de 100 dias, Kerginaldo Pinto atentou contra a própria vida agora ontem a tarde. 

Minutos depois, familiares foram ao Hospital São Lucas, em Natal, onde ele recebeu os primeiros socorros.
Via Focoelho

Em Natal/RN, mais de 30 mil pessoas faz ato em defesa do governo Dilma e em apoio a Lula.



Manifestantes fizeram um ato a favor do governo Dilma Rousseff (PT) e em apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na tarde de ontem sexta-feira (18) em Natal. O grupo de concentrou em frente ao shopping Midway Mall, na Zona Sul de Natal, e seguiu até a praça da Árvore de natal, em Mirassol, bairro também da Zona Sul. O protesto começou às 15h e foi encerrado às 19h.

Às 17h15, representantes da Frente Brasil Popular disseram que 30 mil pessoas estão presentes no evento.

Desde o início do protesto, os manifestantes entoaram palavras de ordem em apoio ao ex-presidente Lula, à presidente Dilma e contra o golpe. Faixas e cartazes em apoio a nomeação de Lula como ministro da Casa Civil e contra a atuação do juiz Sérgio Moro também foram levados pelos manifestantes.

De acordo com o coordenador do DCE da UFRN, Pedro Lima, a atuação do juiz federal Sérgio Moro está sofrendo interferência de pressões políticas. "Moro vem tomando posturas inconstitucionais e consolidando um clima de insegurança no país. Um impeachment sem fundamento jurídico e meramente articulado por pressões políticas. A defesa da democracia é imprescindível agora e sempre", disse.

A presidente da CUT no RN, Eliane Bandeira, pediu que o voto do povo seja respeitado. "Esse ato significa que os movimentos sociais e sindicais estão reafirmando que querem democracia. Não aceitamos golpe. Queremos que o voto do povo seja respeitado, mas cobramos do governo mudanças na política econômica. Não vamos aceitar a criminalização do PT. Não somos contra as investigações, mas queremos que todos sejam investigados. Também não aceitamos que o judiciário vá contrário ao que diz a Constituição", declarou.

Novela LULA: Gilmar Mendes suspende posse de Lula e mantém processo com Moro.

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu ontem sexta-feira, 18, a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro-chefe da Casa Civil e decidiu que o processo do petista deve ficar com o juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato na primeira instância.

O ministro do STF se manifestou a favor do pedido do mandado de segurança de dois partidos da oposição, PSDB e PPS, que alegavam que Lula havia tomado posse para ganhar foro privilegiado e ser julgado pelo Supremo.

Antes de proferir a decisão, Gilmar Mendes já havia declarado que não havia dúvidas de que a nomeação do ex-presidente para um cargo no Executivo tinha esse objetivo. O governo ainda pode recorrer da decisão e levar o caso para a análise do plenário da Corte.

Manifestantes fazem maiores atos a favor de Dilma desde o ano passado.

Manifestantes realizaram ontem sexta-feira (18) os maiores atos em favor do governo da presidente Dilma Rousseff desde 2015 e pela primeira vez contaram com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que fez um discurso em São Paulo.

Segundo levantamento do, os atos reuniram 1,3 milhão, em 55 cidades de todos os estados e no Distrito Federal. (O maior protesto pró-Dilma do ano passado, em dezembro, havia reunido 98 mil, segundo a PM.

Os atos foram organizados pela Frente Brasil Popular (FBP), que é composto por 60 entidades, entre elas o PT, a CUT, o MST e outros movimentos sociais e organizações politicas. Segundo os organizadores, os atos foram em apoio à democracia, ao governo Dilma Rousseff e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em algumas capitais, parte dos manifestantes mostrou cartazes e entoou gritos contra a TV Globo.

Número de deputados federais que mudaram de partido já chega a 68.

Balanço preliminar divulgado pela Câmara às 19 horas dessa sexta-feira, 18, aponta que pelo menos 68 deputados federais mudaram de partido durante a janela que permite troca-troca de legenda sem risco de cassação por infidelidade partidária. Esse número equivale a 13% dos 513 parlamentares que compõem a Casa.

O total deve aumentar até segunda-feira, 21, quando mais deputados devem comunicar as mudanças feitas de última hora. O balanço preliminar mostra que a agremiação que mais se desidratou com a janela partidária aberta por meio de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) promulgada pelo Congresso Nacional foi o Partido da Mulher Brasileira (PMB).

Usado como ponte temporária por alguns deputados, o partido perdeu 17 parlamentares durante o período, o que fez com que sua bancada diminuísse de 19 para 2 membros. Dono da maior bancada da Câmara, o PMDB perdeu 4 deputados, mas ganhou outros três.
Já o PT, mesmo na crise que atingiu o partido após as denúncias de corrupção dos últimos anos, perdeu apenas um parlamentar: Odorico Monteiro (CE), que mudou para o Pros, para presidir a sigla em seu Estado. A legenda da presidente Dilma Rousseff não recebeu nenhum novo integrante.

Entre outros partidos que oficialmente são da base aliada, o PP foi o que mais ganhou com a janela partidária. A frente do Ministério da Integração Nacional, a legenda recebeu 10 novos deputados, embora tenha perdido dois. Já o PR ganhou 10 parlamentares durante o período da janela, mas perdeu outros quatro.

No PSD, entraram 6 parlamentares, mas outros quatro saíram. Também oficialmente da base aliada, o Pros também se desidratou durante a janela. O partido perdeu mais deputados do que ganhou. Enquanto três entraram na sigla, outros sete saíram, entre eles, três do Ceará, que deixaram o partido juntamente com o grupo dos irmãos Cid e Ciro Gomes e se filiaram ao PDT. O deputado Givaldo Carimbão (AL), que era líder da agremiação na Câmara, também deixou a legenda.

Da oposição, o PSDB perdeu quatro deputados. Embora a Câmara ainda não tenha sido comunicada oficialmente, o partido deve ganhar um deputado: Sóstenes Cavalcante (RJ), que deixou PSD. Já o DEM não perdeu nenhum e ganhou seis novos parlamentares, entre eles, Marcos Rogério (RO), relator do processo de cassação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), no Conselho de Ética da Casa.

Líderes partidários afirmam que a grande maioria das mudanças partidárias foi motivada por questões regionais. Em reservado, lideranças de partidos admitem que, para atrair deputados, as ofertas variaram entre legenda para concorrer as eleições municipais de outubro, o comando regional do partido e até garantias de destinação de cotas do fundo partidário para financiar a campanha deste ano.

Com as mudanças partidárias na Câmara, duas legendas perderam representantes na Casa: PMN e PTC perderam o único deputado que tinham. Com isso, o número de siglas com representação na Câmara diminuiu de 27 para 25 partidos. Houve ainda partidos que não perderam nem ganharam nenhum integrante durante a janela, como PCdoB, Rede e PTdoB.

sexta-feira, março 18, 2016

você que é a favor do impeachment veja quem serão os beneficiados...



FJA realiza campanha de doação de livros para as casas de cultura do RN.

A Fundação José Augusto (FJA) está ampliando o acervo das bibliotecas nas Casas de Cultura do Estado com auxílio daqueles que apreciam a música erudita.

A iniciativa visa o desenvolvimento dos projetos literários e de rodas de leitura realizados pelo Governo do RN no interior do estado.

Ao retirar o ingresso para o concerto da Orquestra Sinfônica do RN, que se realiza dia 23 às 20h no Teatro Riachuelo, o público poderá doar uma obra literária para integrar a biblioteca das casas localizadas em vários municípios do RN.

Os exemplares doados deverão ser entregues segunda (21) ou terça (22), das 14 horas às 16h30h na Galeria de Artes da FJA, (Rua Jundiaí, 641, Tirol).30.

Ele está de volta, Coroné Sabuguinho estreia sábado dia 19 de março na Rádio 89 FM de João Câmara/RN.

Ele está de volta, Coroné Sabuguinho e estreia sábado dia 19 de março na Rádio 89 FM de João Câmara/RN, das 05 ás 07 da manhã com o "Show do Coroné Sabuguinho", um programa diferente.

 Não dá pra falar do humorista sem antes falar da alma...da pessoa que incorpora o personagem do Coroné Sabuguinho. Conhecemos muito bem este rapaz esforçado, sorridente e atencioso que é a pessoa de Oliveira filho. Homem de estatura pequena, passos rápido que tem como uma de suas características a companhia de uma malinha preta que certamente guarda todos seus ideais.

Seu nome de "batismo" é Francisco Antônio de Oliveira Filho natural da cidade de Santa Cruz-RN, radialista da Rádio 89 FM de João Câmara - RN onde exerce a função de locutor, apresentador, animador.

 
"Interpretar o personagem CORONÉ SABUGUINHO, personagem este que é irreverente, levando alegria e descontração aos ouvintes logo cedo, é uma grande alegria". Disse Oliveira Filho a nossa reportagem.  

Copa Natal de Futebol sub 17 começa neste fim de semana.

A segunda edição da Copa Natal de Futebol sub 17 começa neste fim de semana com 14 jogos. Os duelos acontecem em campos municipais das quatro regiões administrativas da cidade e a entrada é gratuita. 

O torneio é promovido pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e conta com a participação de 32 equipes distribuídas em quatro grupos.

Convite Missa de 30º Dia de Dona Zizi.

A família da saudosa Maria dos Santos Silva – Dona Zizi, convida, parentes e amigos para a Missa de 30º dia do seu falecimento, que será celebrada  às 18h30 deste sábado, 19 de março na Capela Nossa Senhora do Rosário ( Capela do Monsenhor)  no Matão. 

Os familiares agradecem a todos que comparecerem a este ato de fé cristã.

RN: PROFESSORES E ESPECIALISTAS EM EDUCAÇÃO DELIBERAM POR RETOMAR ATIVIDADES NESTA SEXTA-FEIRA (18).

A assembleia dos professores e especialistas em educação da rede estadual deliberou por suspender a paralisação das atividades. A decisão foi tomada na tarde de ontem quinta-feira (17). Os trabalhadores devem retomar as aulas na manhã desta sexta-feira (18).

De acordo com a coordenadora geral do SINTE/RN, professora Fátima Cardoso, a categoria aceitou a proposta do Governo acerca do pagamento do Piso Salarial. Os profissionais também deliberaram por participar das manifestações que são a favor da democracia e contra o golpe de estado que está se desenhando. Em Natal, a manifestação está marcada para esta sexta (18/03), às 15, no cruzamento da avenida Salgado Filho com Bernardo Vieira.

Governo do RN promoverá debate sobre uso responsável dos recursos hídricos.

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (IGARN), e em parceria com a Secretaria de Meio ambiente e Recursos Hídricos do RN (Semarh), Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) e, promoverá nos dias 22 e 23, das 8h às 18h, o seminário em referência ao Dia Mundial da Água, que terá como tema “Investir em água é investir em empregos”, já adotado pela Organização das Nações Unidas para o ano de 2016.

O evento acontecerá na Escola de Governo, no Centro Administrativo e a abertura acontecerá às 8h30 do dia 22. Antes disso, os participantes deverão fazer o credenciamento no local para que sua participação seja confirmada e assim ao final receber o certificado. As inscrições podem ser realizadas no site do Igarn (http://www.igarn.rn.gov.br/).

Janot diz que grampo em conversa de Lula e Dilma pode ter sido legal.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou nesta sexta-feira em Paris que a interceptação da conversa entre a presidente Dilma Roussef e o ex-presidente Lula pode ser considerada legal se foi realizada antes da operadora telefônica responsável pelo grampo ter sido intimada. No entanto, segundo apuração, a gravação ocorreu 46 minutos após a Polícia Federal enviar e-mail para suspender o grampo.

- Se há uma decisão judicial que interrompe uma interceptação telefônica, tem de haver uma intimação à empresa telefônica para que ela cesse a interceptação. Até a empresa ser intimada, a interceptação telefônica tem validade - afirmou Janot, ao explicar que “a empresa telefônica não vai adivinhar que houve a suspensão da interceptação”.

Ministério da Educação destina R$ 13,1 milhões ao Pronatec.

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação liberou R$ 13,1 milhões para o pagamento de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A medida foi publicada nesta sexta-feira (18) no Diário Oficial da União.

O valor é destinado à execução da Bolsa Formação do Pronatec, que oferece cursos de educação profissional técnica de nível médio, de formação inicial e continuada ou qualificação profissional.

A maior parte dos recursos será destinada ao Sistema Fiec que atende ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e ao Serviço Social da Indústria (Sesi), em São Paulo, totalizando R$ 5 milhões. O Instituto Dom Moacyr, do governo do Acre, receberá R$ 3,5 milhões, a Secretaria de Educação do Piauí terá R$ 3 milhões e Secretaria de Educação de Goiás ficará com R$ 1,5 milhão.

O Pronatec vai oferecer dois milhões de vagas, em 2016: 372 mil para cursos técnicos e 1,627 milhão para cursos de qualificação profissional. Criado em 2011 pelo governo federal, o programa tem o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

Manifestantes estimam 15 mil pessoas em protesto pró-Dilma e Lula em Natal/RN.

Grupos e entidades a favor da presidente Dilma Rousseff, do ex-presidente Lula e do Partido dos Trabalhadores (PT) estão em uma mobilização na tarde desta sexta-feira (18). A expectativa dos organizadores é que o movimento está reunindo15 mil pessoas.

A manifestação começou às 15 horas e a concentração aconteceu no cruzamento das Avenidas Salgado Filho e Bernardo Vieira. De lá, os manifestantes sairão em caminhada no contra fluxo da Avenida Salgado Filho, até a Praça do bairro de Mirassol.

Entre as entidades que participarão do movimento estão o Levante Popular da Juventude, CUT, Central dos Trabalhadores Brasileiros (CTB), além de representantes de partidos como o PT e o PCdoB.

Umas das preocupações, ainda de acordo com a assessoria de comunicação, é com a segurança dos participantes da manifestação. A principal, é evitar confronto com grupos contrários ao governo.

Manifestantes pró-governo se reunem na avenida Paulista, fechada nos 2 sentidos.

A avenida Paulista já está fechada nos dois sentidos por manifestantes que participarão do ato de apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e contrários ao impeachment da presidente Dilma Rousseff, marcado para começar às 16 horas desta sexta-feira (18), em frente ao Masp. Um caminhão de som tocando “Lula lá”, jingle de campanhas antigas do petista, marcou o fechamento dos dois sentidos da via, entre as ruas Pamplona e Peixoto Gomide. A interrupção do trânsito foi autorizada pela Polícia Militar.

A assessoria de imprensa do ex-presidente Lula disse que o petista ainda avalia se participará do ato. Lula analisaria as condições de segurança para participar, já que os ânimos nas ruas estão acirrados. Mais cedo, por volta das 12 horas, o presidente estadual do PT, Emídio de Souza, confirmou que Lula iria. No início da semana, o presidente Nacional do PT, Rui Falcão, também afirmava que Lula participaria.

No início da tarde, o clima esquentou em um restaurante próximo ao local da manifestação. Participantes do ato favorável à presidente Dilma e ao ex-presidente Lula que almoçavam no local foram hostilizados por um grupo de jovens, na esquina da Avenida Paulista com a Alameda Casa Branca. Os agressores tentaram intimidar dois fotógrafos que registraram o princípio de confusão. “Se você publicar essa foto eu vou atrás de você”, disse um deles. Em seguida os jovens foram embora.

Apesar do incidente, o tenente-coronel Henrique Motta, que comandou a Polícia Militar nos atos do Movimento Passe Livre (MPL) em janeiro deste ano, garantiu a segurança da manifestação. “Está dentro da mais absoluta tranquilidade. Eles vão ficar parados e espero que tudo termine bem”, disse.

Uma faixa com o texto “Somos Todos Dilma” foi uma das primeiras manifestações a ser colocada na calçada em frente ao Masp. Além de defender o legado do PT no governo e repudiar o que chamam de violação da democracia, os manifestantes carregam cartazes com pedidos de investigação e responsabilização pela tragédia na boate Kiss, em Santa Maria (RS), frases sobre a luta antimanicomial e a diversidade de gênero.

Organizadores do ato informaram que a Gaviões da Fiel confirmou presença na manifestação. O alvo da torcida organizada é o presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Capez (PSDB), suspeito de envolvimento com a máfia das merendas.

Os manifestantes pró-Dilma iniciaram a concentração por volta das 10 horas, cerca de uma hora depois da tropa de choque da PM dispersar manifestantes que pedem o impeachment da presidente. Às 9 horas, a polícia usou jatos d’água e bombas de efeito moral para dispersar manifestantes contrários ao governo Dilma Rousseff, que acampavam e interditavam a Avenida Paulista desde a noite de quarta-feira.

PP anuncia pré-candidatura de Rosalba em Mossoró/RN.

O presidente estadual do PP, ex-deputado Betinho Rosado, anunciou ontem quinta-feira (17), a pré-candidatura da ex-governadora Rosalba Ciarlini à prefeitura de Mossoró. O anúncio se deu no momento em que o vereador Francisco Carlos assinou sua ficha de filiação ao partido.

Outro anúncio realizado por Betinho Rosado foi o da pré-candidatura do ex-prefeito de Baraúna, José Araújo. “Esse é um momento importante para o PP, que até o final do mês estará trabalhando em novas filiações e discutindo parcerias. As filiações de hoje são muito valorosas e fortalecerão os nossos quadros”, destacou o ex-deputado.

Em Mossoró, mais de 70 pessoas assinaram fichas de filiação nesta quinta. Quem também acompanhou o ato foi o ex-vereador Chico da Prefeitura, tradicional aliado do grupo. Ao discursar, ele disse que as pessoas tem pedido o seu retorno à Câmara Municipal.

O deputado federal Beto Rosado justificou sua ausência devido à instalação da Comissão que vai julgar a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Roussef, na Câmara dos Deputados.

Ex-presidente Lula confirma participação no ato da Avenida Paulista.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou no início da tarde desta sexta-feira (18) a dirigentes do PT, que vai participar do ato contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff a partir das 16h, na avenida Paulista.

Lula chegou a cogitar não ir à manifestação por causa da permanência de militantes antipetistas na avenida. O novo ministro da Casa Civil e dirigentes do PT temiam a ocorrência de confrontos durante a manifestação.

Em vídeo divulgado hoje, o presidente do diretório estadual do PT, Emídio de Souza, confirma a presença de Lula e chama o ex-presidente de "ministro da esperança". "Hoje é dia de a gente ir para a rua com firmeza e tranquilidade. A Avenida Paulista foi desocupada pela polícia. Não tem mais os manifestantes da direita que estavam lá. Setores da imprensa começaram a divulgar que Lula estaria em dúvida. Estamos neste momento, sexta-feira, meio dia, reunidos com o presidente Lula, ele já confirmou a presença dele, reafirmou mais uma vez e nós vamos lá para abraçar o ministro da esperança, o ministro Luiz Inácio Lula da Silva", diz Emídio.

Potiguar Maria Claudia vence prova de resistência e é a nova líder na reta final do BBB 16.

Matheus desiste da liderança e Maria Claudia é a última deixar a Prova do Líder. Depois de muita negociação, o brother avisa, com um sorriso no rosto: “Só porque sou um gentleman, você é Líder”. Cacau fica surpresa e grita: “Não acredito! Obrigadaaaaa”.

Entenda as regras da Prova do Líder Crefisa:
Quando o cronômetro começar a rodar, cada um dos confinados deve se encaminhar para a cidade indicada e será preciso chegar ao local correto e apertar o botão. Se não chegar a tempo, o confinado está automaticamente eliminado.

O cronômetro dispara silenciosamente e o sinal sonoro avisa quando o tempo se esgota. Enquanto o relógio não corre, pode esperar sentado, em pé (sem atravessar as divisas dos estados), andando sem sair de seu estado ou parado. Não é permitido deitar, mexer nas peças do cenário, beber água, se molhar, fazer xixi e dormir (nem mesmo ocultar a face). Quem ficar mais tempo na disputa ganha a liderança.

Justiça derruba liminar, e AGU diz que Lula volta a ser ministro.

O vice-presidente do Tribunal Regional Federal, desembargador Reis Fride, no exercício da presidência, derrubou nesta sexta-feira (18) uma liminar da 6ª Vara da Justiça Federal no Rio de Janeiro que suspendia a nomeaçao do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na chefia da Casa Civil. A decisão foi proferida em pedido apresentado pela Advocacia Geral da União (AGU).

Reis Fride também ressaltou que não cabe ao judiciário se imiscuir em considerações de caráter político, já que deve se limitar a observar a correta aplicação das leis e da Constituição: "Não se pode olvidar, principalmente em um momento de clamor social como o que vivemos, que os atos administrativos gozam de presunção de legalidade, veracidade e legitimidade, a qual somente pode ser afastada mediante prova cabal, constante nos autos, acerca de sua nulidade", ressaltou o desembargador.

O vice-presidente acrescentou ainda que a liminar poderia acarretar grave lesão à ordem e à economia públicas, "tendo em vista o risco de agravamento da crise político-social que a nação atravessa".

Deputados têm até hoje para mudar de partido sem perder o mandato.

Nos últimos 30 dias, 63 deputados mudaram de partido sem perder o mandato. O número representa 12% do total de parlamentares na Câmara. É a janela partidária, brecha aberta com a emenda constitucional que permite a troca de legenda de deputados federais, estaduais e vereadores sem que haja punição. A maior parte do troca-troca ocorreu entre partidos pequenos ou fundados recentemente.

A regra vale apenas para aqueles que foram eleitos para cargos proporcionais. Aqueles que ocupam cargos majoritários, no caso, senadores, governadores, prefeitos e presidente da República não serão afetados porque o Supremo Tribunal Federal decidiu que a fidelidade partidária não pode ser aplicada a eles.

Mesmo com crises, PT foi o partido que mais ganhou filiados desde 2005.

O PT (Partido dos Trabalhadores), que se mobiliza nessa sexta (18) em atos a favor do governo Dilma Rousseff, foi o partido brasileiro que mais ganhou filiados desde julho de 2005, período em que a agremiação começou a enfrentar uma série denúncias –a primeira delas, à época, o mensalão denunciado por Roberto Jefferson (PTB-RJ).

Segundo números do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), entre julho de 2005 e fevereiro de 2016, foram 547.626 novos filiados --mais que a soma dos três maiores partidos de oposição: PSDB (que ganhou 315.351 novos integrantes), PPS (60.254) e DEM (46.759). Ao todo, o partido tem 1,58 milhão de filiados, atrás apenas do PMDB, que tem 2,37 milhões.

Nesses dez anos, o partido passou da quarta para segunda colocação no ranking de filiados, ultrapassando PSDB e PP. O país tem hoje sete partidos com mais de um milhão de filiados: PMDB, PT, PSDB, PP, PDT, PTB e DEM.

O crescimento do PT, assim como de outros partidos, se deve em parte à necessidade das agremiações de conseguir mais filiados para serem contemplados com mais dinheiro do fundo partidário, segundo o cientista político da UFMA (Universidade Federal do Maranhão) Wagner Cabral.

Mas há também quem procure a filiação pela afinidade política. É o caso do advogado e professor da UFAL (Universidade Federal de Alagoas) Welton Roberto virou um novo integrante do partido nesse período. Ele se filiou ao PT em dezembro de 2014. "Mas sou militante desde 1989, da primeira campanha de Lula", frisa.

A escolha por entrar no partido em meio ao turbilhão de denúncias ocorreu justamente por conta dos ataques "covardes de parte da grande mídia." "Achei que o partido precisava de força para ser defendido contra os ataques. Fácil era ter entrado em 2003. A questão da corrupção é pano de fundo para tentar manchar o partido, cuja militância é composta em sua esmagadora maioria de gente simples, honesta e trabalhadora", opina. Via BOL.

Lula divulga carta aberta na qual diz que espera justiça.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que teve sua posse de ministro da Casa Civil suspensa ontem quinta-feira (17), divulgou carta aberta na qual diz esperar por justiça.

Leia a íntegra:
Carta aberta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Creio nas instituições democráticas, na relação independente e harmônica entre os Poderes da República, conforme estabelecido na Constituição Federal.

Dos membros do Poder Judiciário espero, como todos os brasileiros, isenção e firmeza para distribuir a Justiça e garantir o cumprimento da lei e o respeito inarredável ao estado de direito.

Creio também nos critérios da impessoalidade, imparcialidade e equilíbrio que norteiam os magistrados incumbidos desta nobre missão.

Por acreditar nas instituições e nas pessoas que as encarnam, recorri ao Supremo Tribunal Federal sempre que necessário, especialmente nestas últimas semanas, para garantir direitos e prerrogativas que não me alcançam exclusivamente, mas a cada cidadão e a toda a sociedade.

Nos oito anos em que exerci a presidência da República, por decisão soberana do povo – fonte primeira e insubstituível do exercício do poder nas democracias – tive oportunidade de demonstrar apreço e respeito pelo Judiciário.

Não o fiz apenas por palavras, mas mantendo uma relação cotidiana de respeito, diálogo e cooperação; na prática, que é o critério mais justo da verdade.

Em meu governo, quando o Supremo Tribunal Federal considerou-se afrontado pela suspeita de que seu então presidente teria sido vítima de escuta telefônica, não me perdi em considerações sobre a origem ou a veracidade das evidências apresentadas.

Naquela ocasião, apresentei de pleno a resposta que me pareceu adequada para preservar a dignidade da Suprema Corte, e para que as suspeitas fossem livremente investigadas e se chegasse, assim à verdade dos fatos.

Agi daquela forma não apenas porque teriam sido expostas a intimidade e as opiniões dos interlocutores.

Agi por respeito à instituição do Judiciário e porque me pareceu também a atitude adequada diante das responsabilidades que me haviam sido confiadas pelo povo brasileiro.

Nas últimas semanas, como todos sabem, é a minha intimidade, de minha esposa e meus filhos, dos meus companheiros de trabalho que tem sido violentada por meio de vazamentos ilegais de informações que deveriam estar sob a guarda da Justiça.

Sob o manto de processos conhecidos primeiro pela imprensa e só depois pelos diretamente e legalmente interessados, foram praticado atos injustificáveis de violência contra minha pessoa e de minha família.

Nesta situação extrema, em que me foram subtraídos direitos fundamentais por agentes do estado, externei minha inconformidade em conversas pessoais, que jamais teriam ultrapassado os limites da confidencialidade, se não fossem expostas publicamente por uma decisão judicial que ofende a lei e o direito.

Não espero que ministros e ministras da Suprema Corte compartilhem minhas posições pessoais e políticas.

Mas não me conformo que, neste episódio, palavras extraídas ilegalmente de conversas pessoais, protegidas pelo Artigo 5º. da Constituição, tornem-se objeto de juízos derrogatórios sobre meu caráter.

Não me conformo que se palavras ditas em particular sejam tratadas como ofensa pública, antes de se proceder a um exame imparcial, isento e corajoso do levantamento ilegal do sigilo das informações.

Não me conformo que o juízo personalíssimo de valor se sobreponha ao direito.

Não tive acesso a grandes estudos formais, como sabem os brasileiros. Não sou doutor, letrado, jurisconsulto. Mas sei, como todo ser humano, distinguir o certo do errado; o justo do injusto.

Os tristes e vergonhosos episódios das últimas semanas não me farão descrer da instituição do Poder Judiciário. Nem me farão perder a esperança no discernimento, no equilíbrio e no senso de proporção de ministros e ministras da Suprema Corte.

Justiça, simplesmente justiça, é o que espero, para mim e para todos, na vigência plena do estado de direito democrático.

Luiz Inácio Lula da Silva

Newton Ishii, o “Japonês da Federal”, é condenado por corrupção.

Exemplo de Justiça para os brasileiros, poucas pessoas devem saber, mais o ‘japonês da federal’ que por sinal se chama Newton Ishii foi não só apenas investigado, como também condenado pela Justiça por corrupção e descaminho. Ele é acusado de facilitar a entrada de produtos contrabandeados, vindo do Paraguai.

O fato aconteceu em 2003, quando Newton Ishii foi um dos 19 policiais investigados na Operação Sucuri que tinha como objetivo desmantelar um esquema de corrupção formados por agentes da Polícia Federal e também da Receita Federal que visava facilitar a entrada de produtos através da a fronteira com o Paraguai em Foz do Iguaçu (PR).

Newton entrou com um recurso para que sua pensa fosse reduzida, mas a mesma acabou sendo negada e a condenação foi mantida. Curiosamente, Newton continua atuando na Polícia Federal. Segundo informações, isso acontece pelo fato de que o agente tem relações com grandes chefões da PF, o que facilitou a sua permanência na instituição.

Justiça do DF derruba uma das liminares que suspendia nomeação de Lula.

O desembargador Cândido Ribeiro, presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, no Distrito Federal, derrubou na noite desta quinta-feira, 17, a liminar da Justiça Federal de Brasília que havia suspendido a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Uma outra liminar, da Justiça Federal do Rio de Janeiro, que também suspendeu o decreto de nomeação da presidente, continua valendo.

A decisão de Ribeiro derruba apenas o despacho do juiz Itagiba Cata Preta Neto, que se baseou nos áudios divulgados de conversas de Lula com vários interlocutores para afirmar que a ida do ex-presidente à Casa Civil "implica na intervenção direta" do Executivo nas atividades do Poder Judiciário.

No Supremo Tribunal Federal (STF), há, até agora, 10 ações que questionam a posse de Lula na Casa Civil. Eles foram propostos por partidos de oposição - PSDB, PSB e PPS - e também por pessoas comuns, advogados e entidades. A maioria deles, seis, está sob a relatoria do ministro Gilmar Mendes, considerado mais crítico ao governo na Suprema Corte.

Jornalista Paulo Henrique Amorim critica jornalismo da Globo.

Fiel escudeiro da esquerda, abertamente contra a TV Globo e qualquer outra mídia (Que não seja a Record) o jornalista Paulo Henrique Amorim, condenado várias vezes por ofensa, voltou a atacar a TV Globo, mais precisamente o jornalismo da emissora que segundo ele queria derrubar a presidente Dilma na noite de quarta-feira, 16.

Debochado, Paulo Henrique ainda chegou a ofender os âncoras do “Jornal Nacional”: “O objetivo do ‘Jornal Nacional’ de hoje, dessa quarta-feira, um dia histórico segundo o William Bonner, era derrubar a Dilma. O que o ‘Jornal Nacional’ revelou, é que o William Bonner e a Renata Vasconcellos são candidatos a participar da dramaturgia da Globo. E nessa condição, não passam de dois canastrões”.

Paulo Henrique ainda criticou o jornalista William Waack, e ainda garantiu que a Globo foi a responsável por chamar as pessoas para irem a rua protestar contra o governo. Jornalista da Globo até 1996, Paulo Henrique já foi escalado para trabalhar nas mais importantes coberturas.

Robinson Faria assina ordem de serviço para recuperação de 3 mil/km de estradas no RN.

rr
O governador Robinson Faria assinou hoje (17) as sete ordens de serviços para a recuperação dos três mil quilômetros da malha viária do Rio Grande do Norte, que representam 100% das estradas sob a responsabilidade do Governo do Estado.

A solenidade realizada na sede do Departamento de Estradas de Rodagem do RN (DER) também inclui a ordem para o início da construção do pontilhão sobre o Rio Doce, na Avenida Doutor João Medeiros Filho, na Zona Norte de Natal, e a abertura do edital de licitação para a restauração completa de 12 estradas, onde serão investidos R$ 280 milhões.

O total das obras representa mais de R$ 300 milhões, entre verbas do Tesouro Estadual, arrecadação da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE) destravada pelo Governo do Estado e recursos do Banco Mundial.