Um dos movimentos mais famosos de
conscientização ambiental será realizado em Natal neste sábado (19). A
“Hora do Planeta”, ação idealizada anualmente pela rede WWF, tem como
proposta apagar as luzes por 60 minutos em todo o mundo para despertar a
consciência quanto às mudanças climáticas.
Ao todo, 127 cidades brasileiras, sendo
26 capitais e Distrito Federal, aderiram à campanha. Na capital
potiguar, a campanha foi adotada pela Prefeitura do Natal e empresas de
diversos setores.
Pontos turísticos, como a Ponte Newton
Navarro, o Palácio Felipe Camarão, Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte e o
Pórtico dos Reis Magos também terão suas luzes desligadas entre às
20h30 e 21h30. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Meio
Ambiente e Urbanismo (Semurb).
De acordo com o titular da pasta,
Marcelo Rosado, a participação de Natal na campanha da WWF estimula a
população potiguar quanto as questões climáticas.
“Os monumentos públicos das cidades têm
grande visibilidade pela sua importância histórica e cultural, além de
estarem localizados em áreas de grande circulação de pessoas. Desta
Forma, o ato de apagar a iluminação destes monumentos auxilia na
conscientização da população sobre a importância do tema”, declarou.
Grandes empresas com atuação no Rio
Grande do Norte participam da campanha. Entram na lista, o Grupo Vila e
os principais shoppings da cidade. O Praia Shopping, que participada da
campanha desde 2012, irá apagar a fachada do prédio a partir das 20h30.
O mesmo acontece com Natal Shopping, que
irá apagar as luzes da fachada no mesmo horário. O Grupo Vila antecipou
sua participação para essa sexta-feira (18) e apagou as luzes de suas
unidades administrativas, além dos cemitérios e unidades Sempre. A ação
foi realizada das 10h às 11h, no Rio Grande do Norte, Pernambuco e
Paraíba. A empresa também incentivou os colaboradores a participarem da
ação na noite deste sábado.
Hora do Planeta
O movimento Hora do Planeta é realizado
desde 2008 em todo o mundo. Na campanha de 2015, cidades de 170 países
participaram da campanha, apagando as luzes de ícones como a Torre
Eiffel (Paris), as Pirâmides de Gizé (Egito) e o Big Bem (Londres).
Nenhum comentário:
Postar um comentário