sábado, junho 20, 2015

Delegados de todo Brasil estiveram reunidos em Natal/RN.

DD
Ontem sexta-feira (19), Natal recebeu presidentes e representantes de entidades de classe de Delegados de Polícia de todo o Brasil, tanto da Polícia Civil dos Estados como da Polícia Federal. O encontro, que teve o objetivo de discutir avanços na investigação criminal e no sistema de persecução penal do país foi promovido pela Associação dos Delegados de Polícia Civil do Rio Grande do Norte (Adepol/RN). O evento que durou todo o dia, aconteceu no Hotel Vila do Mar.

Participaram do encontro o Governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria; a Secretária da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte, Kalina Leite; a Secretária Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki; o Diretor da Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Gabriel Sampaio; o Presidente do Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil, Eric Seba; o Delegado-Geral de Polícia Civil do RN, Stenio Pimentel e o Presidente do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública, Bernardo Santana.

De acordo com a Presidente da Adepol/RN, Ana Cláudia Saraiva, o propósito do Encontro foi o de fomentar o debate. “Hoje estamos instalando o Fórum Nacional de Entidades de Delegados de Polícia (FONAED), com representantes de delegados de todo o país. Tal Fórum tem como meta a discussão de propostas que estão tramitando no Congresso Nacional, relacionadas à reforma do Sistema de Segurança Pública, em especial as voltadas para o setor de investigação criminal”, revelou a delegada.

Ela também deixou claro que a reunião e o debate de representantes de delegados de todo o Brasil, enquanto presidentes da investigação criminal, trará contribuições que visam melhorias do modelo investigatório. “Esta união de delegados, em um esforço nacional, também luta para que a Polícia Judiciária receba mais investimentos. Pois assim,teremos mais condições de realizar uma investigação que traga redução no nível de criminalidade”, afirmou a Presidente da Adepol/RN, Ana Cláudia Saraiva.

Para a Secretária Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki, o Encontro trará benefícios para a sociedade. “Este fórum busca fortalecer a Polícia Judiciária. Fortalecer a Polícia Civil é fortalecer a segurança, a democracia, a sociedade brasileira. Afinal o trabalho por eles realizado, é o início de um procedimento que busca uma condenação daquelas pessoas que desviaram sua conduta”.

Com aparência diferente, alemão preso no RN foi identificado por perito.

aaa
Preso pela Polícia Federal na última quinta-feira (18) na praia da Pipa, no litoral Sul do Rio Grande do Norte, o alemão Detlef Jürgen Kreipl só teve a identidade confirmada após o trabalho de um perito em papiloscopia. O decorador de 67 anos estava na lista de procurados da Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal).

O alemão preso estava escondido no Brasil por vários anos, inclusive mudando de cidades e também sua aparência física. Nos últimos três meses, em razão de uma doença, ele perdeu muito peso.

O alemão vivia de forma legal no Brasil. Ele foi processado em 2014 pelo Tribunal Judicial de Erding, na Alemanha, pela prática do crime de tráfico de drogas em seu país. O mandado de prisão preventiva para Detlef Jürgen Kreipl foi expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com a Polícia Federal, cinco estrangeiros foram presos no Rio Grande do Norte durante o primeiro semestre deste ano. Via g1/RN.

Prisioneiro mata policial em camburão e foge.

Um veterano policial de Nova Orleans foi baleado e morto neste sábado enquanto transportava um suspeito para uma cadeia local, disseram autoridades. O suspeito escapou e está sendo procurado por agentes de execução penal.

O Departamento de Polícia de Nova Orleans informou que o policial Daryle Holloway foi baleado enquanto transportava o suspeito, que conseguiu, mesmo com as mãos algemadas, pegar a arma de fogo do oficial e atirar contra ele. Em seguida, o veículo da polícia bateu em um poste e o suspeito, Travis Boys, fugiu.

Equipes médicas de emergência chegaram ao local e encontraram Daryle Holloway no banco da frente do veículo. Ele foi levado para um hospital local, onde morreu pouco tempo depois.

De acordo com o chefe da polícia local, Michael Harrison, a caça ao suspeito, de 33 anos, ainda estava em curso. Ele estava sendo levado à prisão após ser condenado por lesão corporal grave.

Holloway, 45 anos, era membro do Departamento de Polícia de Nova Orleans desde 1992. Ele era o pai de três filhos.

Homem é preso com R$ 9 mil em notas falsas no interior do RN.

A Polícia Militar prendeu um homem e apreendeu R$ 9 mil em notas falsas na manhã deste sábado (20) em São Paulo do Potengi, cidade da região Agreste do Rio Grande do Norte. A informação é da assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed)

De acordo com a PM, a população denunciou o homem e repassou as características do carro do suspeito. O veículo foi achado e o homem encaminhado para a sede da Polícia Federal, em Natal. Via g1/RN.

Homem joga carro contra pedestres na Áustria e mata três.


Um motorista jogou seu carro contra pedestres neste sábado (20/06) na cidade de Graz, na Áustria. Ele foi preso. Três pessoas foram mortas e 34 ficaram feridas. O ataque durou cerca de cinco minutos e aconteceu na rua Herrengasse, conhecida pelo comércio.

No final da tarde, seis pessoas corriam risco de morte. Entre os mortos, segundo o jornal Kleiner Zeitung, um menino de quatro anos, um homem de 28 anos e uma mulher de 25. O suspeito tem 26 anos e, segundo a polícia, tem dois filhos. 

Graz é a segunda maior cidade do país. Segundo o jornal Wiener Zeitung, a polícia afirmou que não trabalha com a hipótese de terrorismo. A suspeita é que ele tinha problemas psicológicos por causa de sua situação familiar.

Para ajudar os feridos, foram mobilizadas cerca de 50 ambulâncias para o local, que fica na região central na cidade.

Testemunhas afirmaram que o carro estava a pelo menos 100 km/h. Via g1.

Adolescente é esquartejada e namorado é preso pelo crime no ES.


Após esquartejar a namorada, Mayara Silva de Jesus, sofrer agressões de populares e ser detido, o jovem Lucas Alves dos Santos, de 19 anos, dormiu no banco da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em Vitória. Lucas confessou o crime e não demonstrou arrependimento. “Traição é uma coisa que não tem perdão”, afirmou, após acordar.

A vítima do crime, uma adolescente de 16 anos, foi morta a golpes de facão e teve o corpo esquartejado no bairro Porto Novo, em Cariacica, na Grande Vitória, na quinta-feira (18). Segundo a polícia, o corpo foi encontrado por vizinhos na sexta-feira (19).

À reportagem, neste sábado (20), o suspeito disse que cometeu o crime por ter descoberto, pela redes sociais, uma traição da companheira. “Eu estava de cabeça quente e não pensei”, disse Lucas Alves.

Questionado sobre o que faria caso outra namorada o traísse, o suspeito respondeu: “Vai dar caô (sic). É melhor nem se envolver comigo”, concluiu o suspeito.

O irmão de Lucas, um jovem de 17 anos, também chegou a ser detido pela polícia no local do crime. Os dois foram agredidos pelos vizinhos da adolescente. A dupla foi levada para o Hospital São Lucas e, na sequência, seguiram para a divisão de homicídios.

Lucas Alves dos Santos, que já tem passagem por tráfico de drogas, foi autuado por ocultação de cadáver e também vai responder por feminicídio. O suspeito deve ser transferido para Centro de Triagem de Viana

O irmão de Lucas foi liberado porque, segundo a polícia, não tem participação no crime. Ainda na manhã deste sábado, a mãe e o padrasto da vítima estiveram no Departamento Médico Legal (DML) para liberar o corpo de  Mayara Silva de Jesus. Via g1.

UFRN encerra primeiro semestre letivo e volta às aulas será no dia 27 de julho.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) encerra nesta sexta-feira, 19, as aulas do primeiro semestre letivo de 2015, que oficialmente termina no dia 20 de junho., O recesso acadêmico segue até o dia 26 de julho e o retorno às aulas acontecerá no dia 27, uma segunda-feira. Alunos, professores e servidores devem ficar atentos as datas divulgadas pela Universidade para este período. Os departamentos devem sugerir entre os próximos dias 22 e 26 a criação de eventuais turmas de férias que não tenham sido solicitadas pelas coordenações.

A sugestão de turmas de componentes curriculares para o segundo semestre de 2015, que não foram solicitadas pelas coordenações, devem ser feitas de 22 de junho a 10 de julho. Devido as festividades juninas, no dia 24 todas as atividades acadêmicas e administrativas da UFRN estarão suspensas. Nos dias 28 e 29 o SIGAA fica disponível as matriculas das turmas de férias deste ano. O processamento acorre no dia 30 e aulas têm inicio no dia 1º. A matricula extraordinária para este período letivo especial acorre entre os dias 01 e 02, exceto para curso da Educação a Distância (EaD). As turmas de férias são encerradas no dias 24 de julho.

Excesso de ruído ocasiona perda da audição e traz sérios problemas à saúde.

É normal as pessoas escutarem música alta utilizando fones de ouvidos ou estar em um ambiente de trabalho cada vez mais barulhento. Entretanto, o excesso de contatos com estes barulhos podem causar a perda da audição e provocar até o afastamento do convívio social se não tiver bastante cuidado com a audição.

“Você pode ter por vários motivos, como infecção, problemas neurológicos, idade, induzida por ruído, e tumores de doenças degenerativas”, afirmou o otorrino Pedro Cavalcanti.

A perda da audição é a última matéria da série de reportagens sobre doenças dos tempos contemporâneos, que retratou sobre a Síndrome de Burnout, Síndrome da Visão do Computador, Transtorno de Ansiedade e Obesidade.

Devido à utilização em excesso de fones de ouvidos ou trabalhar em um ambiente barulhento, muitas pessoas podem ter a Perda Auditiva Induzida por Ruído, conhecida pelas iniciais Pair, que provoca a dificuldade de compreensão da fala, zumbido, intolerância aos sons intensos, além de cefaleia, tontura, irritabilidade e problemas digestivos.

“Quando você está exposto a um ruído bem alto, principalmente aquele acima de 85 decibéis, e perde o excesso de som pode causar a perda auditiva”, comentou o médico, no qual quando as pessoas estão expostas em ambientes de trabalho barulhentos ou escutar alguma música com fones de ouvidos têm chance de ter esta doença.

Quando a exposição ao ruído é de forma súbita e muito intensa, pode ocorrer o trauma acústico, lesando, temporária ou definitivamente.

'Inusitado', diz homem que prestou queixa sobre furto de trator em Natal/RN.

O desaparecimento de um trator surpreendeu um técnico de Edificações ontem sexta-feira (19) na BR-101, em Natal. O proprietário da retroescavadeira, José Diniz, prestou queixa de furto na Delegacia de Plantão da Zona Sul da capital potiguar e se disse surpreso. "É inusitado e estranho. O trator estava com trava e todo o sistema de segurança acionado", afirma.

Pelo peso do trator, de sete toneladas, Diniz acredita que o responsável pelo crime levou a máquina dirigindo. "É muito pesado. Se fosse rebocado, colocado em algum tipo de prancha, com certeza deixaria marcas no solo. Meu medo é que seja usado em algum crime", conta.

A retroescavadeira, segundo o proprietário, fica estacionado na BR-101 para locação. O trator foi visto por comerciantes que trabalham no local por volta das 17h. "A única coisa que ouvi é que dois homens chegaram em um carro e questionaram os comerciantes sobre o valor do aluguel. Depois deixaram o lugar".

O trator é avaliado em R$ 230 mil, de acordo com Diniz.
Via g1/RN.

Sesed doa 300 armas e rádios comunicadores para Guarda Municipal de Natal/RN.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), assinou na manhã desta sexta-feira (19) o Termo de Doação de 300 revólveres Taurus calibre 38 de 6, 7 e 8 tiros, de propriedade do Estado do Rio Grande do Norte, para a Guarda Municipal de Natal.

A medida visa o interesse público com o objetivo de promover melhor prestação da segurança na capital potiguar e o aprimoramento da Guarda Municipal de Natal.

A oficialização do repasse do armamento para o município ocorreu durante uma reunião, na sede da Prefeitura Municipal de Natal, e contou com a presença do prefeito Carlos Eduardo, da secretária estadual de segurança pública, Kalina Leite, do Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Angelo Dantas, do secretário municipal de Segurança Pública, Osório Jácome, entre outras autoridades civis e militares.

Homem mata namorada e se entrega após 4 horas de negociação no RN.

Um homem matou a ex-namorada a tiros dentro de casa, em Parnamirim, na Grande Natal, ontem sexta-feira (19) e se entregou após quatro horas de negociação com a Polícia Militar. Jaderson Pinheiro Santos, de 27 anos, cumria pena no regime aberto por assalto. A vítima foi identificada como Natália Cassiano da Silva, de 22 anos.

De acordo com a Polícia Militar, populares acionaram a polícia por volta das 9h desta sexta após ouvirem um disparo de arma de fogo. Quando a PM chegou ao local e cercou a casa localizada na Rua Caminho de Cotovelo, em Cajupiranga, Jaderson anunciou que fazia a namorada refém. “Ele pediu a presença da imprensa e a garantia de que será mantido em uma cela separada na prisão”, disse o coronel da PM Rodrigo Trigueiro.

À PM, Jaderson disse que estava mantendo a ex-namorada refém porque ela teria armado uma emboscada para ele. Por volta das 12h30, o homem se entregou à polícia. Quando os policiais entraram na casa encontraram o corpo de Natália no quarto com marcas de tiros.

De acordo com o coronel Trigueiro, Jaderson Pinheiro Santos foi levado para a delegacia para ser autuado em flagrante.

Copa Natal de Judô vai reunir 680 atletas no Nélio Dias.

A Federação de Judô do Estado do Rio Grande do Norte (FJERN) promove neste final de semana, nos dias 20 e 21, a XI a Copa Natal de Judô. O evento será realizado no ginásio Nélio Dias e reunirá atletas do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Ceará e Maranhão.

De acordo com o presidente da FJERN, Tibério Maribondo, a edição 2015 vai reunir 680 atletas, uma participação que não acontecia desde 1999, quando 800 judocas participaram da competição potiguar.

“A procura neste ano foi muito grande, só pra se ter uma ideia, a delegação do Ceará vai vir com quase 100 judocas, mostrando que a Copa Natal tem credibilidade e um excelente nível técnico”, disse Tibério. Além da participação dos quatro estados nordestinos, o Rio Grande do Norte estará representado por atletas da capital e do interior. Mossoró, Caicó e Currais Novos irão mandar suas delegações para a competição mais concorrida do Nordeste.

As lutas começam no sábado (20) a partir das 9h30, no ginásio Nélio Dias. O primeiro dia de competições será destinado as classes Sub-9, Sub-10, Sub-13, Sub-18 e Iniciante. No domingo, disputam as classes Sub-21 e Masters.

MP QUER LISTA DE VOOS FEITOS PELO SENADOR AÉCIO.

(Foto reprodução/Google)

O Ministério Público de Minas Gerais pediu ao governo do Estado a relação de voos realizados pelo senador Aécio Neves (PSDB) em aeronaves públicas depois de ele ter deixado o Palácio Tiradentes, em 2010. A solicitação da promotora Raquel Pacheco Ribeiro de Souza faz parte de um procedimento inicial aberto para apurar a utilização de aeronaves que pode resultar ou não na instauração de um inquérito formal.

Segundo informações do Gabinete Militar do governo mineiro, Aécio voou seis vezes em dois helicópteros e um jatinho do Estado entre 4 de abril de 2011 e 30 de outubro de 2012. No período, o governador era Antonio Anastasia (PSDB), que era vice do tucano e assumiu após ele se desincompatibilizou em 31 de março de 2010 para ser candidato. Em todas as datas em que utilizou as aeronaves Aécio já havia sido eleito senador.
 
A assessoria de Aécio disse desconhecer o pedido por informações feito pela promotora e sustentou que as aeronaves do governo são utilizadas rotineiramente para deslocamentos “de autoridades públicas no cumprimento de agendas oficiais”. Conforme a assessoria, o uso das aeronaves do Estado por autoridades é regulamentado por um decreto estadual de 2005. As aeronaves, conforme a assessoria, já foram utilizadas inclusive pelo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelo deputado federal Arlindo Chinaglia.

Campanha contra Influeza atinge 76,53% da cobertura vacinal no RN.

Considerando que o estado do RN prorrogou a Campanha de Influenza até ontem, dia 19 de junho e mediante a cobertura vacinal alcançada até o momento, a saber, 76,53%. Segundo a área técnica de Imunização do estado do RN, há expectativa do alcance da meta pelo Estado, nos próximos dias, em razão de que a informação e registro das doses no sistema de informação deverão acontecer ainda na próxima semana.

Dados apontam que o grupo das puérperas foram as mais imunizadas, com 93,73%. Em seguida, vem os trabalhadores da saúde, com 80,79%. 76,67% dos idosos foram vacinados. Crianças e gestantes fecham a lista com 75,51% e 73,89%, respectivamente.

A meta mínima preconizada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) é de 80% para todos os grupos, sendo assim, verifica-se que as gestantes encontram-se com a menor cobertura. Este grupo tem importante relevância considerando a forma como foi afetado pela doença Influenza na última pandemia, razão pela qual foi incluído na campanha.

A SESAP/ SUVIGE recomenda que, diante desse cenário, faz-se necessária a busca ativa desta população para que receba a vacina. A mesma preocupação deve ser estendida aos outros grupos que ainda não alcançaram a meta.

O órgão mantém a recomendação de que os usuários dos grupos prioritários continuem buscando as salas de vacina para serem imunizados.

BOECHAT MANDA MALAFAIA “PROCURAR R###” E PASTOR REBATE; CONFIRA.

Boechat e Malafaia trocaram farpas na internet - Foto: Divulgação
Boechat e Malafaia trocaram farpas na internet

O jornalista Ricardo Boechat, da BandNews FM, se irritou com o pastor evangélico Silas Malafaia, da  Assembleia de Deus Vitória em Cristo, nesta sexta-feira, 19. “O Malafaia, vai procurar uma r…, vai. Não me enche o saco. Você é um idiota, paspalhão, um pilantra, tomador de grana de fiel, explorador da fé alheia. E agora vai querer me processar pelo que acabei de falar que é o que você faz, você gosta muito é de palanque. Eu não vou te dar palanque porque tu é um otário, tu é um paspalhão”, disse Boechat.

No Twitter, Malafaia respondeu. “”Então eu não tenho medo de você e está desafiado. Não é no seu programa não, porque eu não vou te dar esse mole. Em qualquer programa. Senta na mesa comigo que eu vou te engolir. Porque tu não tem argumento. Tu é bom sozinho, eu quero ver no confronto.”

Tudo começou quando Boechat disse que “é no âmbito de igrejas neopentecostais que estão acontecendo atos de incitação à intolerância religiosa”. O caso se referia a menina de 11 anos que foi atacada por pedras, no último dia 14, ao sair de um culto de Candomblé. “”Avisa ao jornalista Boechat , que está falando asneira, dizendo que pastores incitam os fiéis a praticarem a intolerância.Verdadeiro idiota”, teria dito Malafaia, o que gerou a revolta de Boechat.

Estado define programa de recuperação de estradas.

O Governador Robinson Faria participou na manhã de ontem sexta-feira, 19, do Encontro de Prefeitos das regiões Agreste, Potengi e Litoral realizado no município de Monte Alegre. Robinson Faria anunciou que o Governo do Estado vai iniciar um programa de recuperação de estradas em parceria com os municípios.

Sabemos que muitas estradas estão precisando de reparos, por isso definimos um programa que vai fazer a recuperação com o Governo do Estado se responsabilizando pelo material e as prefeituras pela mão de obra”, explicou o Governador.

O Governador informou que o Estado começa a retomar o equilíbrio financeiro e a retomar os investimentos. “Vamos sanear 100% do RN, estamos melhorando a saúde com o reabastecimento dos hospitais, contratamos 400 professores, pagamos o piso salarial da categoria, enviamos à Assembleia Legislativa o Plano Estadual de Educação, promovemos policiais militares e civis, resgatamos a autoestima e já estamos obtendo resultados com a redução da violência, colocamos em dia o pagamento dos servidores. O Estado está voltando aos trilhos”, afirmou para acrescentar que a administração conseguiu reduzir custos em R$ 180 milhões.

Neymar pega quatro jogos de suspensão por expulsão e está fora da Copa América.

O atacante Neymar está fora da Copa América, que está sendo disputada no Chile. Ele foi suspenso por quatro jogos na tarde desta sexta-feira, em Santiago, por sua expulsão na partida entre Brasil e Colômbia, realizada na última quarta. No entanto, a CBF ainda vai tentar reverter a situação. A entidade vai entrar com recurso, pedindo a revisão da pena. A entidade ainda foi multada em US$ 10 mil.

A CBF terá até este domingo para fazer a apelação, mas deve agir o mais rapidamente possível. A apelação será analisada por uma única pessoa, o equatoriano Guillermo Saltos. Por ser uma competição rápida, ele está de plantão para decidir questões disciplinares da Copa América.

Na súmula, o árbitro chileno Enrique Osses narrou a confusão ao final do jogo, a partir da bola chutada em Armero por Neymar e também que o atacante, após ser expulso, o esperou na entrada do túnel para ofendê-lo. A defesa do brasileiro havia pedido a sua absolvição, alegando que ele foi hostilizado por adversários e até por um auxiliar da arbitragem. A defesa foi elaborada pelo diretor jurídico da CBF, Carlos Eugenio Lopes.

Apenas duas pessoas participaram da reunião: Adrian Leiza, representante do Uruguai, e Alberto Lozada, da Bolívia. O chileno Carlos Tapia preferiu não opinar pelo fato de a partida ter sido apitada pelo compatriota Enrique Osses. O brasileiro Caio César Rocha e o colombiano Orlando Morales também não participaram.

sexta-feira, junho 19, 2015

O Hospital Regional de João Câmara/RN, recebeu 66 novos colchões da Secretaria de Saúde Pública do RN.

O Hospital Regional Josefa Alves Godeiro, localizado na cidade de João Câmara/RN, recebeu 66 novos colchões da Sesap - Secretaria do Estado da Saúde Pública do RN, para unidade de acordo com a solicitação feita pela Direção Geral do Hospital. 

A Direção do Hospital Regional Josefa Alves Godeiro junto com os funcionários fez uma grande mobilização para a recuperação dos leitos e berços, a direção agradece a colaboração dos comerciantes que contribuíram para essa realização. 

A Direção do Hospital Regional Josefa Alves Godeiro agradece aos estudantes da Escola Técnica de Enfermagem do RN em nome das enfermeiras Noêmia Souza e Nathássia Leite Soares por terem doado uma cadeira de banho para unidade de saúde.

Senac EAD abre inscrições para novos Cursos Livres.

Para quem quer ingressar, atualizar ou aperfeiçoar conhecimentos e estar pronto para os constantes desafios do mercado de trabalho, os cursos livres a distância do Senac estão com inscrições abertas. Interessados devem se matricular através do portal Senac EAD: www.ead.senac.br/cursos-livres.

São diversas oportunidades, em vários segmentos, como Beleza, Comércio, Gestão, Hospitalidade, Idiomas, Informática, Segurança e Turismo. Para este semestre, estão disponíveis sete novas opções de cursos: Língua Portuguesa, Marketing Social, Matemática, Comercial, Boas Práticas e Controles Operacionais Essenciais para Serviços de Alimentação, Departamento de A&B na Hotelaria, Comportamento do Consumidor e Libras.

As aulas são desenvolvidas no ambiente virtual de aprendizagem, onde o aluno tem a flexibilidade e autonomia de estudar de acordo com sua disponibilidade e horário, seguindo os prazos estabelecidos nas informações do curso. Ao final, os alunos recebem o Certificado Senac, respeitado e reconhecido em todo o Brasil. O Senac EAD atua com Cursos Livres, Técnicos, Graduação, Pós-Graduação e Extensão Universitária. Em caso de dúvidas, acesse: www.ead.senac.br/perguntas-frequentes.

SINTE/RN cobra cumprimento do decreto que exige intérpretes de Libras nas salas de aula.

De acordo com o Decreto Federal nº 5626, de 22 de dezembro de 2005, as escolas públicas têm a obrigação de oferecer intérpretes de libras nas salas de aula para auxiliar os alunos que são deficientes auditivos. Entretanto, o decreto vem sendo descumprido Governo após Governo.

Segundo a Coordenadora Geral do SINTE/RN, professora Fátima Cardoso, a luta do Sindicato em favor da inclusão de professores de libras nas escolas do RN é antiga. “Esta é uma luta de muito anos. Em 2013, nós entregamos um manifesto que tratava deste ponto a então governadora Rosalba. O governo não tomou nenhuma providência. Em 2014, realizamos uma audiência pública na Assembleia Legislativa, onde sugerimos a abertura de um fórum permanente de discussão sobre o tema. No entanto, a nossa proposta foi rejeitada”, conta.

Fátima explica que o Sindicato já expôs a situação e cobrou providências ao atual secretário estadual de educação, Chagas Fernandes. “Este tema faz parte das reivindicações do SINTE. Já pedimos inclusive a abertura de concurso público ou a convocação de profissionais técnicos na área (de libras) a partir de um processo seletivo. O SINTE/RN está lutando e cobrando providências. O governo é que não vem cumprindo o seu papel”, afirma.

Por sua vez, a partir da luta do Sindicato, a Prefeitura de Natal abriu vagas para 20 profissionais de libras no último concurso para professor da rede municipal, realizado este ano. Entretanto, a coordenadora avalia que o número de profissionais recrutados é pequeno diante da demanda.

“A nossa luta já obteve o primeiro êxito na capital. Mas a quantidade de pessoas chamadas ainda é pequena. É importante que o governo e os prefeitos entendam a importância de um professor de libras, uma vez que ele contribui com a inclusão social, a integração e a formação dos estudantes surdos”, afirma.

Fátima disse ainda que o SINTE/RN vai seguir lutando para que o governo recrute os professores de libras para atuar nas escolas de todo o estado.

Prazo para obrigatoriedade do extintor ABC é prorrogado pela terceira vez.

O Ministério das Cidades prorrogou pela terceira vez o prazo para a obrigatoriedade dos extintores tipo ABC nos carros em todo o Brasil. Inicialmente, a medida entraria em vigor no dia 1º de janeiro deste ano, mas foi adiada para o dia 1º de abril e depois para o dia 1º de julho. Desta vez, a exigência do equipamento entrará em vigor dentro de 90 dias.

No começo do ano, consumidores relataram dificuldade para encontrar o extintor ABC no mercado. Devido à alta demanda e problemas no fornecimento do equipamento às distribuidoras no município, postos de combustível e lojas especializadas não conseguiram repor os estoques e alguns consumidores chegaram a procurar o extintor em outras cidades.

A partir de quando a obrigatoriedade do extintor ABC entrar em vigor, motoristas flagrados sem o equipamento, o que é considerado uma infração média, estarão sujeitos a multa de R$ 127,69 e perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Este extintor é eficaz no combate a chamas em materiais sólidos, líquidos inflamáveis e também equipamentos elétricos como a bateria ou o alternador do carro.

Suspeito de tiroteio nos EUA foi detido duas vezes nos últimos quatro meses.

Quatro meses antes do tiroteio que matou nove pessoas negras em uma igreja nos Estados Unidos, o principal suspeito até o momento, Dylan Roof, de 21 anos, foi detido em um shopping por porte de drogas, depois de ter caminho pelo estabelecimento vestido de preto e fazendo perguntas estranhas aos funcionários. Dois meses depois, ele foi novamente detido por ter violado uma restrição de um ano sem poder entrar no shopping.

Na primeira vez, o relatório da polícia do dia 28 de fevereiro diz que Roof passou em duas lojas fazendo perguntas como quantas pessoas trabalhavam no local, o horário de fechamento da loja e o horário em que os funcionários deixavam o trabalho. O relatório afirma ainda que o jovem estava nervoso e que se sentia pressionado pelos seus pais para conseguir um emprego, embora não tenha se candidatado para nenhuma vaga.

O tiroteio ocorreu na noite de quarta-feira, na Igreja Metodista Episcopal Africana Emanuel, em Charleston, no Estado da Carolina do Sul. O jovem foi detido ontem, na Carolina do Norte, enquanto dirigia um carro na estrada de Shelby. A polícia de Charleston ainda está à procura do criminoso, que, segundo testemunhas, seria branco e teria cerca de 20 anos de idade, de acordo com o chefe da polícia da cidade, Gregory Mullen.

Entidades do comércio preveem impulso no setor com 13° de servidores públicos.

O pagamento da primeira parcela do 13° salário feito pelo Governo do Estado e algumas prefeituras municipais animam os empresários do comércio norte-riograndense no estado. Com a injeção de milhões na economia potiguar, as entidades que representam o setor estão com boas expectativas.
O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio RN), 

Marcelo Queiroz, espera que parte do recurso recebido pelos servidores será empregado no comércio.

“São quase R$ 170 milhões nas duas folhas de pagamento [Governo do Estado e Prefeitura de Natal] e acreditamos que, graças ao clima junino e à empolgação da população, boa parte destes recursos vá para o consumo, dando uma parcela considerável de contribuição para esta reversão de quadro à qual eu me referi quando fecharmos os números das vendas do primeiro semestre”, argumentou Marcelo Queiroz.

Anvisa suspende venda e uso de lotes de antibiótico e de álcool em gel.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou hoje (19) a suspensão, em todo o país, da distribuição, comercialização e do uso do lote 15A70W, com validade para 01/2017, do medicamento cloridrato de ciprofloxacino, comprimidos de 500 mg, fabricado pelo Laboratório Prati-Donaduzzi.

A empresa, voluntariamente, comunicou à Anvisa o recolhimento do produto após verificar a presença de corpo estranho em um comprimido. O cloridrato de ciprofloxacino, em comprimidos revestidos, é indicado no tratamento de infecções causadas por microrganismos sensíveis, como em infecções de ouvido, rins, pele, trato respiratório, órgãos genitais, cavidade abdominal, ossos, articulações e septicemia.

A Anvisa também suspendeu, nesta sexta-feira, a distribuição, comercialização e o uso do lote 88, fabricado em 09/2014 e válido por 24 meses, do saneante álcool em gel Zulu, de 500 g, fabricado pela Companhia Nacional do Álcool. Um laudo de contraprova emitido pela Diretoria do Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal, confirmou os resultados insatisfatórios obtidos na análise inicial para os ensaios de pH – medida físico-química potencial de hidrogênio que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma substância – e rotulagem primária.

Segundo a responsável técnica da Companhia Nacional do Álcool, Patrícia Brigatti, a empresa fará o recolhimento de todo o lote do produto ainda existente no mercado.

Corpo encontrado na praça de eventos de Jandaíra/RN nesta sexta-feira(19).

A redação do blog recebeu a informação de um corpo encontrado na praça de ventos da cidade de Jandaíra/RN, região do Mato Grande nesta manha de sexta-feira(19).  Segundo o blogueiro Renan Filho, a vítima foi identificada até o momento por Luiz de Mobral.

A polícia está no local fazendo a guarda do corpo até a chegada da equipe do ITEP que fará a remoção do corpo e os primeiros procedimentos para saber se a causa da morte.

I Arraiá do C.M.E.I Professora Fanquinha em João Câmara/RN.

Diretora Valquiria e um aluno.
O C.M.E.I Professora Fanquinha situado no bairro do Ceac na cidade de João Câmara/RN, realizou na tarde de ontem (18/06), o seu primeiro Arraiá. Teve muita comida típica, alegria, animação e muita gente bonita.

A diretora Professora Valquira, agradece aos pais pela colaboração, a toda a equipe pelo empenho e organização aos pequenos educandos que deram um show nas apresentações. Agradece também a presença da Secretaria Municipal de Educação de João Câmara/RN, Andreia, a equipe da secretaria e a Professora Gorette Avelino que prestigiaram o evento. 

Alguns registros. 

1º Arraiá do Estação Restaurante em João Câmara/RN, começa nesta sexta-feira(19).

Começa nesta sexta-feira (19) o 1º Arraiá do Estação Restaurante em João Câmara/RN com muitas atrações como apresentação de quadrilhas juninas, comidas típicas, barracas e brincadeiras para as crianças.

Serão três noites de muita animação em clima junino. Parte da renda da festança será destinada a Associação Camarense dos Portadores de Deficiência ACAPORD. 

Quem quiser ajudar, a Acapord está recebendo doações.

'Espero que me perdoe um dia', pede mãe que abandonou bebê em igreja.

A carta encontrada com a recém-nascida abandonada em frente ao altar de uma igreja de Palhoça, na Grande Florianópolis, trouxe um depoimento da mãe para o bebê. No texto, assinado por 'mamãe', é descrito que a família da menina não teria condições de criá-la.

A 'despedida' escrita com caneta em uma folha de caderno, ainda diz à menina que se chama Valentina, "Espero que me perdoe um dia".

A bebê foi deixada dentro da Igreja Matriz de Palhoça no início da tarde de quarta-feira (17). A menina estava em uma bolsa em frente ao altar. Na carta escrita a caneta em um papel pequeno de caderno, a susposta mãe lamenta ter que deixar o bebê no local.

Um homem encontrou a criança que tinha dois dias de vida. Ela foi levada para o Hospital Regional São José e passa bem.

A delegada regional de Palhoça, Beatriz Ribas dos Reis afirma que o documento pode ajudar a identificar os pais da criança. "Havendo suspeitos, podemos fazer comparação de grafias", afirmou. Via g1.

Natal busca sediar jogos da Liga Mundial de Vôlei em 2016.

Após confirmar o amistoso da Seleção Brasileira masculina de vôlei contra a Argentina, próximo dia 4, às 19 horas, no ginásio Nélio Dias, na zona norte, Natal agora busca sediar partidas da Liga Mundial, em 2016.

O presidente da Federação do Norte-rio-grandense de vôlei, Igor Dantas, confirmou o interesse em trazer as partidas e destacou que o duelo diante dos argentinos será um teste para a realização dos jogos da competição internacional.

“Nós tivemos uma reunião nesta semana e demonstramos o interesse de sediar os jogos da Liga Mundial de Vôlei. O primeiro teste para conseguirmos trazer as partidas será no amistoso contra a Argentina. Se tivermos uma boa organização, um bom público, nossa chance aumenta”, explicou.

Um fator que pode dificultar é o financeiro. Segundo Dantas, o valor mínimo de investimento é de aproximadamente R$ 800 mil e citou Cuiabá-MT como exemplo. Ainda assim, ele se mostrou confiante quanto à possibilidade de receber a seleção verde e amarela.

“O investimento mínimo necessário é de R$ 800 mil. Cuiabá está investindo R$ 1,2 milhão para realizar os jogos nos dias 2 e 3 de julho”, comentou.

Atletas de base da cidade de João Câmara/RN, são aprovados em teste no América de Natal/RN.

Atletas de base da cidade de João Câmara/RN, Alessandro Codazzi e Rafael Cardoso participaram de um treino teste na tarde de ontem quinta-feira (18) no América de Natal, com boas atuações nas suas respectivas posições os dois conseguiram aprovação para entra na equipe de base sub-15 do club, e já foram convocados par um amistoso da equipe no próximo sábado.
Os jovens atletas trabalham com o técnico Paulo Jr, na Escolinha de Futebol Meninos da Bola, que tem seus treinos na AABB João Câmara/RN.
Logo após as aprovações de seus alunos o treinador Paulo Jr faz agradecimentos e parabeniza os seus atletas na sua rede social:
"Obrigado Senhor por 2 aprovações no América Futebol clube. Quem trabalha com amor obtém resultados, parabéns aos meus atletas Alessandro Codazzi, Rafael Cardoso. Escolinha Meninos da Bola João Câmara/RN. Thiago Silva e Francivanio Oliveira obrigado pelo apoio".

Aprovados na Ufersa pelo Sisu farão reserva de vaga por formulário eletrônico.

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido não vai mais receber a documentação presencial dos aprovados no SiSU 2015.2. A decisão foi tomada pelo reitor, professor José de Arimatéa de Matos, depois que os servidores técnico-administrativos em greve comunicaram oficialmente que iriam impedir o processo.

A partir desta sexta-feira (19) até a próxima terça-feira (23), os aprovados deverão confirmar o interesse pela vaga por meio de preenchimento de formulário eletrônico a ser disponibilizado no site da Universidade.

A pró-reitora de graduação adjunta, professora Luciana Angélica da Silva, informou que a matrícula, bem como a entrega da documentação deverá ser feita posteriormente em data a ser divulgada pela Universidade.

“Temos prazos a cumprir”, advertiu, conclamando aos estudantes aprovados que preencham o formulário para que não haja prejuízo com a perder da vaga.

Com a greve dos servidores técnico-administrativos e dos professores o CONSUNI da Ufersa suspendeu o calendário acadêmico da Universidade desde o dia 1º de junho. Enquanto durar a decisão, o funcionamento do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA também estará suspenso.

Caminhão do Peixe estará em João Câmara neste sábado.

Modelo quase morreu após contrair síndrome rara causada por uso de absorvente.

A modelo Lauren Wasser, de 26 anos, viveu um pesadelo. Ela quase morreu depois de contrair uma doença rara chamada síndrome do choque tóxico (TSS, na sigla em inglês), que pode ser causada por materiais sintéticos usados em absorventes. Depois de perder a perna direita em decorrência da intoxicação, a americana agora processa o fabricante do produto e faz campanha pelo banimento desses materiais.

Filha de um casal de modelos, Lauren tinha uma vida invejável aos 24 anos. Linda, alta e loura, ela trabalhava também como modelo, fazia aulas de teatro e praticava esportes. 'Tudo era baseado na aparência. Eu era aquela garota, e eu nem pensava sobre isso", disse a californiana ao relatar seu drama à revista "Vice".

A vida mudou radicalmente em outubro de 2012, quando ela passou numa farmácia da rede Ralph´s para comprar sua marca de absorventes preferida, a Kotex Natural Balance. Lauren conta que, naquele dia, trocou de absorvente três vezes. De manhã, à tarde e à noite. Mas, na festa de um amigo, começou a se sentir muito mal e decidiu ir para casa dormir. Foi encontrada no dia seguinte pela polícia que, levada por um amigo, achou a jovem deitada no chão ardendo em febre.

Lauren foi encaminhada às pressas para o hospital, onde médicos disseram que ela havia sofrido um ataque cardíaco. Com os órgãos à beira da falência, a modelo estava perto da morte. Ninguém sabia dizer o que estava acontecendo, até que um especialista perguntou se a americana estava usando um absorvente. O material foi então enviado ao laboratório, onde exames atestaram a síndrome de choque tóxico.

Esse mal consiste em uma série de complicações causada por infecções, frequentemente envolvendo a bactéria Staphylococcus aureus. É uma doença rara, que vem associada ao uso de absorventes desde que algumas mulheres morreram nos anos 80 supostamente devido a substâncias químicas em absorventes da Proctor & Gamble's.
Segundo um estudo conduzido por médicos da Universidade de Yale, nos EUA, a carboximetilcelulose geleificada nos absorventes proporciona um meio viscoso propício para o desenvolvimento de bactérias. Daí a importância de se trocar o absorvente com frequência, impedindo, assim, a reprodução dessas bactérias. Via g1.

Greve de servidores da UFRN segue sem previsão de término.

Iniciada há mais de 20 dias, a greve dos servidores técnicos administrativos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) segue sem previsão de término. Sem avanço nas negociações com o governo, a paralisação tem impactado no funcionamento da instituição.

Os mais prejudicados com a paralisação dos servidores são os setores de saúde, almoxarifado e infraestrutura, considerados serviços essenciais. O percentual de trabalhadores em áreas administrativas em serviço na universidade é de apenas 30%, dentro do estabelecido pela Lei de greve.

Mesmo assim, o serviço não está totalmente parado, pois boa parte está sendo realizada por trabalhadores terceirizados e por bolsistas contratados pela universidade. A UFRN possui em seu quadro atual um total de dois mil trabalhadores contratados através de empresas terceirizadas.

De acordo com Iêda Salviano, coordenadora de administração do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior do Rio Grande do norte (Sinstest/RN), as negociações seguem em andamento, em Brasília, mas até o momento não houve avanços.

Marcos Frota Circo Show em João Câmara/RN no mês de julho.

Confirmado para o próximo mês de julho em João Câmara numa/RN curta temporada o Marcos Frota Circo Show, que terá sua estrutura armada no loteamento ao lado do Mercado Público da cidade. Curta temporada. Via Assis Silva.

Prefeito de Rafael Godeiro/RN é cassado por improbidade.

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) cassou o mandato do prefeito de Rafael Godeiro Abel Filho por improbidade administrativa.

O presidente da Câmara de Vereadores do município, Dayner Leite Dantas, deverá empossar a vice-prefeita Jandira Paiva em até 48 horas no cargo de prefeita. Caso a determinação judicial não seja cumprida, o valor da multa chega a R$ 50 mil por dia.

quinta-feira, junho 18, 2015

Governo do estado primeira parcela do 13º salário a servidores nesta sexta.

O Governo do Estado paga nesta sexta-feira (19) a primeira parcela do 13º salário aos servidores estaduais. O montante equivale a 40% do benefício para o funcionalismo, o dobro do percentual pago em agosto de 2014.

A antecipação do 13º vai significar no mês de junho uma injeção de R$ 411.937.771,00 na economia do Rio Grande do Norte num momento em que o país atravessa uma grave crise econômica.

Os dados são da Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (SEPLAN), somados o benefício (R$ 143.324.082,12) e a folha de maio (R$ 268.613.689,00). Ao todo, 102.984 servidores da ativa, aposentados e pensionistas, da Administração Direta e Indireta, receberão o adiantamento.

“O desenvolvimento do nosso Estado passa, antes de tudo, pela valorização do funcionalismo. Estou muito feliz em poder garantir esse benefício a mais de 100 mil servidores”, afirmou o governador Robinson Faria.

Feto é encontrado em rua da Cidade Alta em Natal/RN.

Moradores da rua São Tomé, localizada no bairro Cidade Alta, zona Leste de Natal, encontram um feto de uma criança ainda dentro da placenta jogado no calçamento. O fato aconteceu na manhã desta quinta-feira (18).

De acordo com o tenente Dastaev, oficial do 1º Batalhão, o feto pode ter sido deixado no local durante a madrugada, no momento que não existia nenhuma movimentação na rua.

Uma equipe das Dehom (Delegacia Especializada de Homicídios), foi acionada, assim como peritos da coordenadoria de medicina legal do ITEP. Além de ouvir algumas pessoas, inclusive moradores de rua que vivem no local, os policiais irão também contar com imagens de segurança de prédios vizinhos.
Via Portal BO

A Escola Alzira Matias de Melo realiza tradicional Arraiá Junino.

A Escola Municipal Professora Alzira Matias de Melo, localizada na cidade de João Câmara/RN, está promovendo nos dias 18 e 19 de junho, sua tradicional festa junina.

Os alunos, professores e familiares se divertiram com as belíssimas apresentações de forró que foram o destaque do 1º dia da festa. 

O Arraiá da Escola Alzira Matias de Melo é uma festa tradicional, que acontece todos os anos no mês de junho, sua realização sempre  demonstra o empenho competência da equipe de professores, direção e funcionários da Escola. 

Escola Municipal Professora Alzira Matias de Melo, tem como diretores, Fátima André e Acylino Lima.

Alguns registros.
Vice-diretor Acylino e a supervisora do turno vespertino Ana Alice.


professor Josivan, marcador oficial da escola.


Alguns dos funcionários da Escola Alzira Matias de Melo.