sábado, novembro 26, 2016

Ciência chega perto de desvendar o orgasmo feminino.

É mulher e já teve um orgasmo? Tem certeza? Como as mulheres sabem se estão tendo um orgasmo? Embora essas perguntas possam parecer óbvias, não são. Tanto que a neurocientista Nicole Prause está desafiando os tabus da pesquisa sexual para desvendar essa e outras questões sobre o orgasmo feminino.

Segundo informações do jornal britânico The Guardian, no incipiente campo da pesquisa do orgasmo, enquanto entre os homens há um claro feedback fisiológico na forma de ejaculação, a maior parte dos dados femininos baseia-se em auto-relatos. os quais, por sua vez, são muitas vezes discrepantes dos sinais físicos apresentados.

Afinal, como uma mulher tem certeza que chegou ao clímax? Já parou para pensar que a sensação associada ao clímax seja apenas um dos primeiros sinais de excitação?

Diante dessas dúvidas e após seus projetos de pesquisas sobre o assunto serem recusados em diversas instituições, Nicole decidiu estudar os mecanismos do orgasmo em seu próprio laboratório. Ela espera que uma melhor compreensão do que acontece no corpo e no cérebro de uma pessoa durante a excitação e o orgasmo ajudem no desenvolvimento de dispositivos que consigam aumentar o desejo sexual sem a necessidade de medicamentos.

No experimento, os voluntários, tanto homens quanto mulheres, praticavam sexo enquanto usavam dispositivos que detectam a atividade cerebral e as contrações e reações do corpo tipicamente associadas ao orgasmo como eletrodos de eletroencefalograma. Isso permite uma imagem mais precisa da excitação e do orgasmo de uma mulher. No entanto, após esses experimentos, Nicole notou que “muitas das mulheres que relataram ter um orgasmo não estavam tendo nenhum dos sinais físicos – as contrações – de um orgasmo.”

Não está claro por que isso acontece, mas é fato que sabemos pouco sobre orgasmos e sexualidade. “Nós não pensamos que elas estão fingindo. Eu acredito que algumas mulheres não sabem o que é um orgasmo. Há muitos picos de prazer que acontecem durante a relação sexual. Se você não nunca teve contrações você pode não saber que há algo diferente.”, afirma.

 

Orgasmo e saúde mental

Nicole acredita que o orgasmo possa trazer benefícios para a saúde mental. Caso isso se confirme, essa pode ser uma nova “linha de tratamento” contra depressão. Mas, toda vez que ela tentava incluir esse tópico em seu estudo sobre novas intervenções em depressão, recebia um não.

Foi então que ela decidiu se unir à Liberos, uma empresa americana de biotecnologia sexual. Na época, a organização estava trabalhando em um estudo sobre os benefícios e a eficácia da “meditação orgásmica”.

Parte do movimento do “sexo lento” (tradução livre da expressão slow sex, em inglês), a prática envolve uma mulher ter seu clitóris estimulado por um parceiro – muitas vezes um estranho – por 15 minutos. “Este estado de orgasmo é diferente. É sem objetivo, intuitivo e dinâmico. Ele flui por todo o lugar sem direção definida. Pode incluir clímax, ou não. Em Orgasmo 2.0, aprendemos a ouvir o que o nosso corpo quer, em vez do que ‘deveríamos’ querer.”, afirma o site da companhia americana One Taste, especializada na prática e que coparticipou da pesquisa com a Liberos.

“As pessoas que praticam [a meditação orgásmica] alegam que ela ajuda a combater o stress e melhora sua capacidade de lidar com situações emocionais, embora, como cientista, pareça bastante explícito sexualmente para mim”, disse Nicole.

A pesquisadora está analisando praticantes de meditação orgásmica em seu laboratório. Antes e depois de medir as mudanças corporais durante a aplicação do método, os pesquisadores fazem perguntas aos participantes para determinar seu estado físicos e mental. O objetivo do estudo é determinar se atingir um nível de excitação requer esforço ou uma liberação no controle. Em seguida, ela quer observar como a meditação orgásmica afeta o desempenho dos participantes em tarefas cognitivas, como ela muda a reatividade a imagens emocionais e como ela se compara com a meditação regular.

RN: SEEC LANÇA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA ASSESSOR PEDAGÓGICO.

Resultado de imagem para PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA ASSESSOR PEDAGÓGICO
Estão abertas inscrições para o processo seletivo simplificado para assessor pedagógico de escolas da Rede Estadual de Ensino. Destinado para professores e especialistas do quadro interno na SEEC, órgão central, técnicos das Diretorias Regionais de Educação e Cultura e servidores das escolas estaduais, as inscrições para o cadastro de reserva seguem até o dia 7 de dezembro. Os candidatos interessados em participar do processo seletivo devem preencher a ficha de inscrição e entregar na Direc onde atua junto com um currículo simplificado e a documentação comprobatória. 
 
O candidato deverá comprovar que possui vínculo ativo de professor ou especialista no serviço público estadual anterior ao concurso público anterior ao realizado em 2005; não estar atuando em sala de aula, apoio pedagógico e gestão escolar; apresentar declaração de que a remoção para a Direc não implica em substituição; ter graduação em pedagogia ou licenciatura com pós-graduação nas áreas de educação, gestão, coordenação pedagógica ou em áreas relacionadas; ter disponibilidade para participar de formações, planejamentos e outras atividades necessárias; ter disponibilidade de realizar visitas mensais as escolas; possuir habilidades com ferramentas de tecnologia da informação e comunicação; possuir apenas um vínculo e residir no município pertencente à circunscrição da respectiva Direc que pretende se inscrever. A seleção será feita em duas etapas, uma realizada pelo Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy e a outra pela Secretaria de Educação do RN. A primeira etapa será de avaliação da ficha de inscrição e a segunda contará com uma entrevista e atividade prática. Maior idade e tempo de experiência em atividade pedagógica serão critérios em caso de empate.

Ministro do STJ nega liminar e mantém Cunha preso em Curitiba.

O ministro Felix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), decidiu nesta sexta-feira, 25, manter o deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) preso em Curitiba. O ministro rejeitou um pedido de medida liminar da defesa do peemedebista, que tenta conseguir no STJ a soltura de Cunha.

Segundo informou o STJ em sua conta oficial no Twitter, a decisão de Fischer “considerou suficiente a fundamentação da ordem de prisão, que fala em risco de reiteração e persistência na pratica delitiva”. A íntegra da decisão de Fischer não havia sido divulgada até a publicação deste texto.

Cunha foi cassado em 12 de setembro pelo plenário da Câmara por quebra de decoro parlamentar. Sem mandato, o peemedebista perdeu o benefício do foro privilegiado perante o Supremo Tribunal Federal (STF). O peemedebista foi preso no dia 19 de outubro em Brasília por ordem do juiz federal Sérgio Moro. À época, a defesa do ex-deputado considerou a decisão “surpreendente” e “absurda”.

Os procuradores da República em Curitiba sustentaram que a liberdade do ex-parlamentar “representava risco à instrução do processo, à ordem pública, como também a possibilidade concreta de fuga em virtude da disponibilidade de recursos ocultos no exterior, além da dupla nacionalidade”, já que Cunha tem cidadania italiana.

Funeral de Fidel é marcado para 4 de dezembro.

O governo de Cuba decretou nove dias de luto nacional pela morte do ex-presidente e líder da revolução cubana, Fidel Castro, contados a partir deste sábado (26).

Havana também anunciou que o funeral de Fidel será no dia 4 de dezembro, no cemitério Santa Efigência, na cidade de Santiago de Cuba. Mas o corpo do ex-presidente deve ser cremado ainda hoje, conforme a vontade do próprio Fidel, informou seu irmão e sucessor político, Raúl Castro. As informações são da agência Ansa.

Conheça o mais novo loteamento de João Câmara/RN.

Maiores informações: 
Tel. 99159-6992 e 98764.0393 (whatsapp), com Pedro Torquato – Imobiliária Horizontal

Acari-RN conquista o Selo UNICEF Município Aprovado edição 2013-2016.

O município de Acari está na lista de municípios reconhecidos e aprovados pelo Selo UNICEF, edição 2013-2016. O prefeito Isaias Cabral já recebeu correspondência eletrônica informando o dia da entrega do certificado. O evento acontecerá dia 02 de dezembro, das 8h À 12H30 no Centro Administrativo do Estado, em natal-RN.

O Selo UNICEF Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Para conquistar o Selo nessa edição, o gestor municipal deveria aderir a iniciativa, nomear um articulador e desenvolver a metodologia proposta. Na PAM, os municípios deveriam pontuar nos três eixos: o Eixo de Impacto Social, eixo de Gestão de Políticas Públicas e o eixo de Participação Social.

Além disso, era obrigatório a realização dos 2 Fóruns comunitários e formar o comitê interssetorial municipal.

SINTE/RN CONVOCA TRABALHADORES PARA ATO EM SOLIDARIEDADE AOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS.


Cuba decreta luto de 9 dias pela morte de sua maior liderança.

Cuba amanheceu este sábado (26) sob um clima de tristeza pela morte da maior liderança política do país e, talvez, um dos maiores líderes mundiais dos últimos anos, Fidel Castro.

A morte de Fidel foi anunciada na televisão estatal cubana pelo irmão dele, o presidente de Cuba, Raul Castro, que decretou luto oficial de nove dias no país. Ainda hoje, a comissão organizadora dos funerais do líder cubano divulgará informações detalhadas sobre as homenagens póstumas ao fundador da revolução cubana.

Ao anunciar a morte de Fidel, Raul Castro afirmou: “Com profunda dor, compareço para informar ao nosso povo, aos amigos da América e do mundo, que hoje faleceu o comandante e chefe da revolução cubana Fidel Castro Ruz. Em cumprimento a vontade expressa do companheiro Fidel seu corpo será cremado. Até a vitória. Sempre”.

Fidel Castro é, mesmo tempo, adorado por muitos cubanos e também odiado por outros tantos que se exilaram principalmente nos Estados Unidos para fugir do regime socialista implantado durante a revolução cubana, liderada pelos irmãos Castro. Milhares de cubanos que moram principalmente em Miami, nos Estados Unidos, a morte de Castro. Eles saíram às ruas.

RN conquista 31 medalhas nas Paralimpíadas Escolares.

O Rio Grande do Norte despediu-se das Paralimpíadas Escolares com uma campanha histórica em São Paulo. A delegação potiguar estabeleceu um novo recorde conquistando 31 medalhas (15 de ouro, sete de prata e nove de bronze), encerrando em oitavo lugar na classificação geral.

Ainda teve a equipe de goalball feminino conquistando o inédito título invicto e consagrando a atleta Geovana Clara como a melhor jogadora da competição, além do primeiro lugar do time da bocha, que saiu com o título de campeão geral. Para o chefe de gabinete da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL), Cezar Nunes, que chefiou a delegação em São Paulo, o resultado é fruto da parceria que o Governo do Estado vem mantendo com associações e escolas para o fortalecimento do paradesporto escolar.

“Neste ano, o Governo do RN, por meio da SEEL, realizou parcerias para a qualificação de professores que trabalham com portadores de deficiência, além de organizar competições que incentivam à prática esportiva e inclusão social. O resultado não poderia ser outro com atletas e técnicos cada vez mais qualificados e competitivos.

Nossa delegação está de parabéns”, comentou Nunes. Neste ano, a SEEL realizou a implantação da política de educação inclusiva com a segunda oficina temática: Paradesporto Potiguar, conhecendo a realidade, estimulando a inclusão e preparando o futuro através da educação e da capacitação dos profissionais.

Também foi realizado as edições Jogos Paralímpicos Escolares e Paradesportivos do Estado, que reuniu mais de 200 participantes. “Na edição de 2015 das Paralimpíadas Escolares, sediadas em Natal, o RN havia conquistado 19 medalhas, e agora conquistamos 31, um salto espetacular de evolução, parabéns a todos”, disse o coordenador do paradesporto da SEEL, Tibério Maribondo. Em três dias de competições, o evento organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro reuniu mais de 900 atletas com idade escolar (de 12 a 17 anos) de 24 estados e do Distrito Federal, competiram em oito modalidades: atletismo, bocha, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas. Além das medalhas, os três melhores atletas de cada gênero e classe, em cada uma das oito modalidades, se habilitaram a receber o Bolsa Atleta nível escolar.

Laranja é o alimento com maior risco de contaminação por agrotóxico, diz Anvisa.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nesta sexta-feira e o relatório do Programa de Análises de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), que conclui que quase 99% das amostras dos alimentos analisados estão livres de resíduos de agrotóxicos que apresentam “risco agudo” para a saúde. O risco agudo está relacionado às intoxicações que podem ocorrer dentro de um período de 24 horas após o consumo do alimento que contenha resíduos.

Entre 2013 e 2015, o programa avaliou mais de 12 mil amostras de alimentos em todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal. Foram avaliados cereais, leguminosas, frutas, hortaliças e raízes, totalizando 25 tipos de alimentos. O critério de escolha foi o fato dos itens representarem mais de 70% dos alimentos de origem vegetal consumidos pela população brasileira.

Entre os alimentos mais consumidos pela população, as laranjas apresentaram o maior risco de contaminação por agrotóxico. Das 744 amostras, 684 foram consideradas satisfatórias e 141 não apresentaram resíduos. O maior risco associado a laranjas está relacionado ao agrotóxico carbofurano, atualmente em processo de reavaliação na Anvisa. Das amostras avaliadas, 11% apresentaram situações de risco relativas ao carbofurano.

O documento registra que o abacaxi também merece atenção. Pelo menos 5% das amostras da fruta apresentaram potencial de risco relacionado ao agrotóxico carbendazim.

Nos demais produtos, como mamão, feijão, abobrinha, pimentão, tomate e morango, o risco agudo verificado foi considerado aceitável em mais de 99% das amostras.

Segundo a Anvisa, apesar de as irregularidades apontadas no levantamento “não representarem risco apreciável à saúde do consumidor do ponto de vista agudo, podem aumentar os riscos ao agricultor, caso ele utilize agrotóxicos em desacordo com as recomendações de uso autorizadas pelos órgãos competentes”.

Iniciado em 2001, o programa PARA é coordenado pela Anvisa em conjunto com as vigilâncias sanitárias de estados e municípios e com os Laboratórios Centrais de Saúde Pública. O objetivo do programa é avaliar os níveis de resíduos de agrotóxicos nos alimentos que chegam aos consumidores.

Os resultados do relatório são um ponto de partida para que a Anvisa adote ações mitigatórias como fiscalização, restrições de uso do agrotóxico no campo, entre outras medidas.

Bandeira tarifária volta a ficar verde em dezembro.

A bandeira tarifária que será aplicada nas contas de luz em dezembro será a verde, o que significa que não haverá cobranças extras para o consumidor. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o que determinou a volta da bandeira para o patamar verde foi a condição hidrológica mais favorável, o que permitiu o desligamento das usinas térmicas mais caras. No mês passado, a bandeira adotada foi a amarela, por causa da falta de chuvas, o que fez com que fossem acionadas termelétricas com custo mais alto, para garantir o suprimento de energia para o país.

Desde que foi implementado o sistema de bandeiras tarifárias, em janeiro de 2015, até fevereiro deste ano, a bandeira se manteve vermelha, primeiramente com cobrança de R$ 4,50 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos e, depois, com a bandeira vermelha patamar 1, que significa acréscimo de R$ 3,00 a cada 100 kWh.

MUNDO: FIDEL CASTRO MORRE AOS 90 ANOS.

https://abrilveja.files.wordpress.com/2016/11/mundo-morre-fidel-castro-20060203-026.jpg?quality=70&strip=all&w=920
O homem que um dia disse que seria “absolvido” pela história morreu  22h29 de sexta-feira (horário de Havana, 1h29 de sábado em Brasília), em Havana, como uma das figuras mais emblemáticas do último século. Responsável pela morte de milhares de pessoas em julgamentos sumários, pela fuga de milhões para o exterior e pela penúria dos que permaneceram no país, Fidel Castro saiu da linha de frente da política cubana ao transferir a presidência para o irmão, Raúl, em 2006. Mas permaneceu assombrando o povo e preservando sua tenebrosa herança. 

A saída de Fidel não significou uma abertura do país para a economia de mercado. Pelo contrário, a ilha seguiu emperrada, e melhorar de vida continuou a ser um ato tão subversivo quanto dar uma opinião sobre a política nacional. Se internamente as dificuldades não dão trégua, um sopro de esperança veio do inimigo externo, os Estados Unidos, que decidiu reatar relações diplomáticas com a ilha no apagar das luzes de 2014. Raúl, no entanto, fez questão de dizer que a aproximação não significará ‘tirar Cuba do rumo’, provando que Obama pode tentar a sua parte, mas alterações significativas dependem da saída de cena dos ditadores. 

Cultuado por partidos de esquerda latino-americanos, Fidel passava a maior parte de seu tempo livre em uma ilha paradisíaca ao sul de Cuba, onde levava um estilo de vida nababesco, em contraste com a miséria da população. Morreu em Havana, aos 90 anos. Como ocorre em todos os regimes ditatoriais, detalhes sobre a vida pessoal e principalmente a saúde do chefe de Estado sempre foram mantidos em sigilo. Fotos esporádicas invariavelmente o mostravam decrépito, vestindo um agasalho Adidas. Em fevereiro de 2014, a agência de notícias Associated Press eliminou de seus arquivos imagens alteradas digitalmente para esconder um aparelho auditivo. No mês anterior, o ditador havia comparecido à inauguração de um centro cultural em Havana. O registro de sua passagem pelo local mostraram o gerontocrata caminhando com ajuda, curvado e com uma aparência fragilizada.

Corpo de homem é encontrado dentro de banheiro da casa onde morava em Pureza/RN.

O corpo de um homem foi encontrado no banheiro da casa onde morava na cidade de Pureza/RN. Segundo informações, trata-se de Reinaldo Nepumuceno  Júnior, de 46 anos de idade. Reinaldo havia sido visto pela última na segunda-feira, 21 de novembro.

A Polícia foi acionada e realizou os procedimentos de praxe iniciando o trabalho. Não se tem informações concretas sobre a morte. O laudo do ITEP irá detalhar o que teria acontecido.

IDEMA entrega autorização para atividade turística em parrachos do Litoral Norte.

Diretoria do Idema realizou, na manhã de ontem sexta-feira (25), a entrega de autorizações da atividade de visitação turística nos Parrachos de Maracajaú e Rio do Fogo. As autorizações foram entregues no auditório do Ecoposto da APARC, aos comunitários de Touros, Rio do Fogo e Maxaranguape, que realizaram cadastro previamente e foram considerados aptos para exercer a atividade.

Os autorizados deverão cumprir as condicionantes necessárias para a regularização e preservação da área, como seguir as diretrizes do Plano de Manejo de Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais, obedecer a limitação de QUOTAS de visitação diária, o sistema de rodízio, os pontos fixos de embarque, dentre outras.

“O objetivo do Idema, como órgão gestor da APARC, é ordenar as atividades aliando o desenvolvimento econômico junto ao desenvolvimento sustentável da área. Além disso, não se pode manter uma atividade importante do setor turístico do estado, sem que esteja regularizada pelas autoridades”, afirmou o diretor técnico do Idema, Luíz Augusto Santiago Neto.

A visitação dos Parrachos vem sendo discutida em reuniões do Idema junto ao Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Capitania dos Portos e IBAMA, ressaltando a importância da participação conjunta de entidades para que a regularização da atividade seja efetiva.

A mesa foi composta pelos diretores técnico e administrativo do Idema, Luíz Augusto e Marcelo Gurgel, pelo coordenador do Núcleo de Gestão de Unidades de Conservação, Pedro Leitão, pelo presidente do IBAMA, Clésio Santos e pelo suboficial da Capitania dos Portos, João Maria.

Seis municípios do RN serão beneficados com a entrega de mais de 400 pares de óculos de grau.

Pessoas de todas as idades têm dificuldade em fixar o conteúdo passado em sala de aula ou de desenvolver atividades simples no dia adia por um problema simples: dificuldades em enxergar. Por isso, o Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), realiza o projeto Ver para Aprender, que em sua 11ª edição em 2016, entregará 412 pares de óculos de grau até dia 15.12, nas cidades Fernando Pedroza, Mossoró, Santa Cruz, Caicó e Macaíba. A primeira entrega já aconteceu em Lajes, no dia 22.11.

O Ver para Aprender consiste em realizar consultas oftalmológicas, capacitações e distribuição de óculos de grau de acordo com a necessidade de cada um dos beneficiados. Crianças, adolescentes, adultos e idosos de escolas municipais, projetos do Sesc e grupos organizados são beneficiados pelo projeto, especialmente aqueles integrados a programas educacionais. Ao proporcionar a correção oftálmica de alunos, o Ver para Aprender auxilia no aprendizado e possibilita mais qualidade de vida aos beneficiados.

Em Lajes, foram entregues 77 pares de óculos aos alunos das escolas municipais; em Fernando Pedroza, 98 alunos receberão os óculos no dia 29.11; os 42 estudantes dos projetos de educação complementar do Sesc Cidadão Mossoró receberão dia no 02.12; 43 pessoas serão beneficiadas em Santa Cruz no dia 06.12; outros 42 educandos de Caicó receberão no dia 13.12; e, por fim, os estudantes de Macaíba receberão os 83 óculos no dia 15.12. As entregas são marcadas por solenidades, das quais participam gestores do Sistema Fecomércio RN, autoridades locais, beneficiados e suas famílias.

Sobre o projeto
O Ver para Aprender é um projeto promovido pelo Sesc em todo o Brasil. Realiza exames preventivos entre alunos para evitar doenças e distúrbios que atrapalham o aprendizado, além de pretender reduzir casos de cegueira em idosos. Também promove ações de capacitação entre educadores e educandos, a fim de orientá-los quanto à detecção de problemas oftálmicos entre estudantes.

O Sesc RN é um dos 15 regionais que executam o projeto no país. Desde que começou a atuar no estado, em 2005, o projeto já auxiliou quase quatro mil pessoas em mais de dez municípios potiguares a enxergar melhor. Em 2015, foram entregues 555 pares de óculos Natal, Mossoró, Angicos e Caicó.

Serviço:
O quê? Projeto Ver para Aprender auxilia alunos a enxergar melhor Solenidades de entrega dos óculos?
FERNANDO PEDROZA – 29/11 | 16h | Centro Pastoral Monsenhor Pinto
MOSSORÓ – 02/12 | 17h | Sesc Cidadão (Rua Maria Nunes, 10 – Santa Delmira)
SANTA CRUZ – 06/12 | Maçonaria (Rua Marechal Castelo Branco, 187, Bairro Três a Um)
CAICÓ – 13/12 | Sesc Seridó (Rua Washington Luiz, nº. 55, Boa Passagem)
MACAÍBA – 15/12 | Sesc Macaíba (Rua Professor Caetano, nº. 310

sexta-feira, novembro 25, 2016

Campanha quer combater pequenas atitudes que levam à violência contra a mulher.

A campanha mundial “16 Dias de Ativismo pela Eliminação da Violência contra as Mulheres” quer mostrar aos brasileiros que pequenas atitudes praticadas no dia a dia incentivam a violência sexual e a cultura do estupro. “Precisamos desconstruir essa cultura do machismo, do sexismo e da superioridade masculina, temos ainda no inconsciente coletivo que o homem é superior”, disse a secretária especial de Políticas para as Mulheres, do Ministério da Justiça e Cidadania, Fátima Pelaes, durante lançamento da campanha, hoje (25) em Brasília.

Com o slogan “Machismo. Já Passou da Hora. #PodeParar”, a secretaria, em pareceria com a ONU Mulheres, propõe à sociedade uma reflexão sobre o enfrentamento à violência sexual, por meio da desconstrução de práticas cotidianas que reproduzem comportamentos machistas, vivenciados por homens e mulheres.

Na campanha nas redes sociais, por exemplo, serão explicados contextos de violência sexual, como os casos conhecidos como pornografia de vingança (distribuição de imagens íntimas na internet sem autorização, após o fim de um relacionamento), piadinhas e comentários, o assédio sexual no ambiente de trabalho e a violência sexual conjugal.

A representante da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman, ressaltou que a igualdade de gênero é essencial para se alcançar as metas da Agenda 2030 das Nações Unidas e promover um desenvolvimento sustentável. “Essa agenda tem no coração a igualdade de gênero e o empoderamento da mulher e como meta a eliminação de todas as formas de violência”, disse, ressaltando que é muito importante garantir recursos humanos e financeiros para implementar as políticas públicas e campanhas para que as mulheres tenham serviços adequados e acesso à justiça.

Estados têm até hoje para aderir a programa do ensino médio em tempo integral.

Termina hoje (25) o prazo para as secretarias estaduais de Educação aderirem ao Programa de Fomento à Implementação de Escolas em Tempo Integral para o ensino médio. O Ministério da Educação (MEC) investirá R$ 1,5 bilhões em dois anos, para que 500 mil novos estudantes tenham a jornada escolar prolongada para sete horas por dia.

A iniciativa foi lançada junto com a Medida Provisória (MP) 746/2016, que reformula o ensino médio. Pelo texto da MP enviado ao Congresso Nacional, as escolas devem ampliar “progressivamente” a atual carga horária obrigatória de quatro horas por dia para o tempo integral, de sete horas por dia.

Os secretários devem enviar ao MEC o plano de gestão escolar, o planejamento pedagógico, a proposta de plano de diagnóstico e nivelamento e o plano de participação da comunidade nas escolas.

As secretarias deverão indicar prioritariamente escolas em regiões de vulnerabilidade social. As escolas selecionadas pelo MEC deverão, ao longo da participação no programa, atingir algumas metas como reduzir a taxa de reprovação e aumentar a participação e o desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As escolas participantes ampliarão a jornada e deverão ofertar pelo menos cinco horas por semana de português e cinco horas de matemática. O restante do tempo adicional será dedicado a atividades da parte flexível, a ser definida considerando as diretrizes curriculares nacionais e locais.

Dúvidas das secretarias sobre a adesão podem ser encaminhadas ao MEC por mensagem eletrônica: escolaemtempointegral@mec.gov.br. Secretários de Educação e representantes das secretarias estão em Brasília participando da reunião do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) . O MEC presta atendimento durante o evento, para tirar dúvidas.

Brasil avança, mas falta muito para acabar com a violência contra a mulher.

País é o quinto onde mais se mata mulheres no mundo, e apenas 10% das vítimas de violência sexual denunciam os crimes. Pesquisas e ativistas reiteram que cultura machista perpetua a violência contra a mulher.O Brasil tem poucos avanços para celebrar nesta sexta-feira (25/11), Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher. Embora movimentos feministas tenham ganhado voz como nunca no país, principalmente via redes sociais, as estatísticas mostram que o Brasil ainda está longe de conseguir proteger suas mulheres.

É difícil estabelecer números exatos para mensurar a violência, mas as estimativas disponíveis ajudam a elucidar, ainda que de forma imprecisa, o perigo que é ser mulher no Brasil. 

De acordo com os dados mais recentes da Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o quinto país com a maior taxa de mortes de mulheres no mundo, atrás apenas de El Salvador, Colômbia, Guatemala e Rússia. Nesse ranking, que reúne dados de 83 países, a Alemanha ocupa a 55ª posição.

Ainda em âmbito internacional, uma pesquisa elaborada pelo instituto britânico YouGov mostrou que 86% das brasileiras adota medidas de precaução para não sofrer assédio sexual, por exemplo não usar o transporte público ou evitar circular em certas regiões. Na Índia, considerado um dos países mais perigosos para mulheres, o percentual é de 82%.


Produção de energia eólica cresce no Brasil.

Com o lançamento do complexo Ventos do Araripe III no começo da semana que vem, a produção de energia eólica se consolida no Brasil.

O empreendimento possui, ao todo, 14 parques, parte no Piauí e parte em Pernambuco. E três deles serão lançados neste ano. O restante entrará em operação comercial no primeiro trimestre de 2017.

Com isso, a Casa dos Ventos, empresa investidora no mercado de energia eólica no Brasil, aumenta sua carga de produção em 1 GW em 2016. Em um ano, foram inaugurados 5 complexos eólicos: Ventos de Santa Brígida (PE), Ventos do Araripe (PI), Ventos de São Clemente (PE), Ventos de Tianguá (CE) e, na semana que vem, Ventos do Araripe III (PI e PE).

Pavê prático de abacaxi.

Ingredientes. 
4 latas de creme de leite gelado;
2 latas de leite condensado;
2 envelopes de pó para suco sabor abacaxi (70 g);
1 e 1/2 pacote de biscoito tipo champanhe (270 g);
1 lata de abacaxi em calda picado (reserve a calda e alguns pedaços). 

Modo de preparo. 
No liquidificador, bata o creme de leite, o leite condensado e o pó para suco;
Em um refratário médio, intercale camadas de creme e de biscoito umedecido com a calda e abacaxi, terminando em creme ;
Decore com os pedaços de abacaxi reservados e leve à geladeira por 4 horas antes de servir. 

Tempo.
20 minutos.

Porção.
8 porções. 
 

Oposição quer impeachment; base aliada defende presidente.

A saída de Geddel Vieira Lima da Secretaria de Governo, na manhã de hoje (25), repercutiu entre parlamentares da oposição e da base de apoio ao governo no Congresso Nacional. Geddel era responsável pela articulação entre o governo e o Congresso.

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) disse que vai protocolar um pedido de impeachment do presidente Michel Temer na próxima segunda-feira (28), por considerar que o episódio envolve o chefe do governo em crime de responsabilidade. Para Lindberg, o presidente pressionou o ex-ministro da Cultura Marcelo Calero para que este liberasse a construção de um edifício de alto padrão em Salvador no qual o ministro Geddel adquiriu um imóvel.

“Vamos entrar com pedido de impeachment porque houve crime de responsabilidade, tráfico de influência, ele desmoralizou a instituição da Presidência da República”, disse o senador, acrescentando que está conversando com movimentos sociais e representantes da sociedade civil sobre o pedido.

Enquanto discursava no plenário, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) falou sobre a saída de Geddel e disse que o governo vive uma crise que pode prejudicar a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que cria um limita para os gastos públicos pelos próximos 20 anos, e tem votação prevista para a próxima semana.

“Temos duas grandes tarefas para a próxima semana. A primeira é impedir que a PEC seja discutida e votada na terça-feira [29]. Antes de se resolver essa crise que envolveu a Presidência da República, não há condições de discutir uma matéria de tal implicação para o povo brasileiro. A segunda [tarefa] é discutir com nossos pares e iniciar aqui procedimentos para que o Brasil tenha eleições diretas para a sucessão de Michel Temer”, disse Gleisi.

Chapecoense-SC fará final da Sul-Americana com atual campeão da Libertadores.

A Chapecoense já sabe quem vai enfrentar na final da Copa Sul-Americana. Depois de eliminar o San Lorenzo nesta quarta-feira, o time catarinense enfrentará o Atlético Nacional, atual campeão da Libertadores. A equipe da Colômbia eliminou o Cerro Porteño na semifinal nesta quinta-feira após um empate por 0 a 0 em Medellín – os times ficaram no 1 a 1 no jogo de ida.

As finais da competição continental serão disputadas a partir da semana que vem. O primeiro jogo será na Colômbia. O título continental será decidido em território brasileiro – a Chapecoense, que não poderá utilizar a Arena Condá, ainda não decidiu se jogará em Curitiba ou Porto Alegre.

No jogo desta quinta-feira, disputado no Estádio Atanasio Girardot, o Atlético Nacional, que em julho deste ano eliminou o São Paulo na semifinal da Libertadores, encontrou dificuldades para eliminar o Cerro Porteño. Sem o artilheiro Borja, suspenso por ter tomado cartão vermelho no jogo de ida, a equipe perdeu a referência no ataque.

O meia Guerra, titular do time, só entrou aos 18 minutos da etapa final – o jogador foi poupado para a partida decisiva valida pelas quartas de final do Campeonato Colombiano, no próximo domingo, contra o Millonarios.

Durante o duelo contra o Cerro, especialmente no segundo tempo, o Atlético perdeu chances claras de gols depois de finalizações erradas de Ibarüen e Rescaldani, Logo depois, o goleiro Armani salvou os colombianos em defesa incrível, à queima-roupa, no chute de Beltrán.

O Atlético Nacional busca um feito inédito. O time da Colômbia pode se tornar o primeiro time campeão da Libertadores e da Sul-Americana no mesmo ano. A Chapecoense, por sua vez, busca o primeiro título no âmbito continental.

Projeto de aluno do IFRN foi selecionado pelo Governo Federal.

Sempre envolvido com atividades e projetos ligados às atividades físicas, o aluno do curso de Gestão Desportiva e de Lazer Genildson de Oliveira Silva criou o projeto ‘Cidade do Brincar: Praticando Esporte para Cidadania’, com a orientação da professora Kadydja Karla Nascimento Chagas. A proposta era submeter a ideia à seleção nacional realizada pelo Governo Federal.

Ontem (24), o graduando do Campus Natal-Cidade Alta do IFRN recebeu a notícia que o seu projeto foi um dos 3 selecionados no Rio Grande do Norte para ser contemplado pelo Programa Brincando com Esporte, do Ministério do Esporte. “Eu venho seguindo uma linha de projetos de Políticas Públicas de Esporte e Lazer. Como participei de cursos em comunidades sempre pensei em criar o meu próprio programa. O principal objetivo do projeto ao ser criado era democratizar o esporte e o lazer e oferta-los para as crianças e adolescentes”, disse Genildson.

A partir de dezembro, o Cidade do Brincar ganhará vida, começando pela seleção de 400 crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos, residentes dos bairros Cidade Alta, Rocas, Mãe Luiza e Alecrim – regiões próximas ao campus – que terão a chance de estarem inseridas em um mundo de brincadeiras, arte, cultura e esportes. As atividades, que terão duração de um mês contando a partir do dia 2 de janeiro de 2017, serão executadas por equipes que serão subdividas em núcleos e formadas por pessoas que estudam ou são capacitadas nas áreas de esporte e lazer.

O cronograma de atividades já está montado, as crianças e adolescentes inscritas no projeto poderão usar do esporte e das brincadeiras como ferramenta de desenvolvimento de seus saberes pessoais, cognitivos e sociais. As turmas poderão praticar esportes de aventura dentro da escola – com instrutores de slackline e de escalada em parede – jogos de mesa, populares, dança e alongamento, além de entrarem em contato com o lado cultural através do Museu de Brinquedo e do Trem, ambos situados em unidade do Campus Cidade Alta.

Para ser selecionado, o ‘Cidade de Brincar: Praticando Esporte com Cidadania’ passou por um processo seletivo concorrendo com projetos inscritos por Universidades, Institutos Federais e escolas de todo o Brasil. A primeira etapa teve participação fundamental do Campus Natal-Cidade Alta, que precisou comprovar sua situação orçamentária com o Governo. Logo em seguida, o projeto técnico foi submetido à análise, já informando seus objetivos, critérios, orçamento e cronograma.

“Com a divulgação do resultado senti muita alegria. Minha expectativa é que possa iniciar o ano com o pé direito, junto com o Campus. Em janeiro, colocaremos em prática um projeto como esse, com suporte do Governo Federal. Estou muito feliz”, finalizou o estudante de graduação.

Senado aumenta punição a motorista embriagado que cometer homicídio.

O Senado aprovou nesta quinta-feira (24) um projeto que endurece a punição ao motorista que cometer homicídio culposo e estiver dirigindo sob efeito de álcool ou outras substâncias psicoativas. Como o texto, que tem origem na Câmara, foi alterado pelos senadores, voltará para nova análise dos deputados.

Atualmente, a pena é de dois a quatro anos de reclusão. A proposta aumenta a punição para quatro a oito anos de reclusão. De acordo com o relatório do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), aproximadamente 40 mil brasileiros morrem por ano no trânsito.

"As principais causas da violência no trânsito estão relacionadas à condução do veículo sob o efeito de álcool ou de entorpecentes e à imprudência de trafegar em velocidade acima da permitida, sendo que a impunidade contribui para que a prática de tais condutas não seja desestimulada, aumentando, a cada ano, a mortalidade no trânsito", afirma Aloysio ao defender a aprovação da proposta.

O projeto também cria o crime de lesão corporal grave culposa nos casos em que o condutor do veículo está sob efeito de álcool e outras substâncias psicoativas.

Nessa hipótese, o motorista que provocar o acidente será punido com dois a cinco anos de reclusão.

Pastor pulveriza inseticida nos olhos dos fiéis e diz curar câncer e HIV.

Um pastor da África do Sul está causando revolta após afirmar que é capaz de curar as pessoas ao pulverizar inseticida nelas. Lethebo Rabalago afirma ser um profeta e administra a Assembleia Geral de Monte Sião, na província de Limpopo, perto da fronteira com Moçambique.

Em fotos publicadas no Facebook é possível ver o pastor pulverizando as pessoas. Ele disse à “BBC” que spray cura câncer e HIV, mas apenas quando ele aplica o produto. O homem contou, ainda, que pulverizou o rosto de uma mulher porque ela tinha uma infecção nos olhos e que ela “está muito bem porque acredita no poder de Deus”.

Segundo o jornal “Daily Mail”, Rabalago respondeu às críticas, afirmando que as pessoas estavam insultando um profeta. “As pessoas são tão cruéis. Como se pode insultar um Profeta de Deus? Perdoa-lhes, pai, porque eles não sabem o que estão fazendo”, escreveu nas redes sociais.

A empresa fabricante do inseticida, Tiger Brands, disse que não é seguro passar o produto ou qualquer aerossol no rosto das pessoas. “Doom foi formulado para matar insetos específicos que são detalhados nas latas e a embalagem tem advertências muito claras que devem ser respeitadas”, afirmou a empresa. Via  iBahia

Após escândalo, Geddel deixa governo.

O ministro Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo) decidiu deixar o cargo após o agravamento da crise envolvendo seu nome, o presidente Michel Temer e o ministro Eliseu Padilha, informa a Folha.

A carta com a decisão foi entregue a Temer na manhã desta sexta (25). Geddel comunicou aliados de sua decisão, entre eles alguns ministros e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Geddel foi acusado pelo ex-ministro da Cultura Marcelo Calero de tê-lo pressionado a rever decisão do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional) que impede a construção de um empreendimento imobiliário onde o ministro da Secretaria de Governo adquiriu apartamento.

Em depoimento à Polícia Federal, Calero disse ainda que o presidente Temer o “enquadrou” no intuito de encontrar uma “saída” para obra de interesse de Geddel.

Além de Temer e de Geddel, Calero implica também o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha. O ex-ministro diz à PF ter recebido uma ligação de Padilha após uma conversa ruim com Geddel.

Ainda não se sabe se a saída de Geddel do cargo será por demissão ou apenas afastamento. Se houver demissão, ele perderá o foro privilegiado e poderá ser julgado em instâncias inferiores ao STF (Supremo Tribunal Federal).

Michel Temer assina MP das Concessões e deve publicar texto nesta sexta.

Foto: Agência Brasil
 
O presidente Michel Temer assinou nesta quinta-feira (24) a medida provisória (MP) que busca destravar concessões do governo federal nas áreas de rodovias, ferrovias e aeroportos. De acordo com a coluna Radar On-Line, da revista Veja, a MP deve ser publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (25) e em seguida será encaminhada ao Congresso, para apreciação no Senado e na Câmara. A media traz regras que buscam facilitar relicitações e a prorrogação antecipada de concessões.

Enem terá gratuidade limitada e veto a treineiro.

O candidato que prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mais de três vezes com isenção de taxa perderá o direito à gratuidade na quarta tentativa. Também não haverá mais certificação do ensino médio e não se aceitará a participação de “treineiros”. A medida faz parte de um pacote elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) para diminuir os custos da prova, que neste ano superaram os R$ 650 milhões.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do MEC responsável pelo Enem, apura os motivos que levam candidatos a realizar o exame repetidas vezes – há relatos de pessoas que participam das provas por até 8 edições consecutivas. “Ainda estamos pesquisando quem são elas e qual a motivação para essa recorrência”, informou ao Estado a secretária executiva da pasta, Maria Helena Guimarães de Castro. “Não faz sentido que façam sete vezes sem pagar. Vamos dar a oportunidade de isenção por até três edições ”

Em reunião nesta quinta-feira, 24, entre o Inep e o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), outras providências para tornar o Enem “mais sustentável” foram anunciadas. Por exemplo: a prova servirá apenas para acesso ao ensino superior, e não mais para que o candidato obtenha o certificado de conclusão do ensino médio. A decisão tem como base um índice muito baixo de sucesso: dos 990 mil inscritos para este fim, apenas 72 mil conseguiram o diploma – pouco mais de 7%.

Para atender a esse público, será reativado o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), suspenso há três anos. “É a melhor solução. As provas são repassadas sob sigilo aos Estados, que ficam responsáveis pela aplicação e certificação”, disse Maria Helena.

O Enem também não aceitará mais a adesão de “treineiros”, candidatos que buscam conhecer a logística do exame antes de prestar “para valer” – normalmente estudantes secundaristas dos 1º e 2º anos. Só neste ano foram R$ 1 milhão de inscritos nesta categoria, incluídos no cálculo geral de custos (neste ano, R$ 74 por candidato).

Golpistas criam perfis falsos no Whatsapp de pessoas influentes no RN.

Golpistas realizam desde ontem quinta-feira(24) a tentativa de tapear pessoas de bom coração e disponibilidade financeira, usando perfis falsos no Whatsapp com pedido de ajuda de um(a) suposta(a) paciente com câncer, com necessidade de transplante.

Na manhã desta sexta-feira(25), o Blog recebeu a confirmação que os criminosos estão usando nome de pessoas influentes na capital potiguar. Pelo menos quatro personalidades “fakes” já teriam sido usadas. Há relatos de pessoas que caíram no golpe.

RN e mais 15 estados estão autorizados pelo CMN a pegar R$ 7 bilhões.

O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou o Rio Grande do Norte, outros 15 estados e o Distrito Federal a contraírem empréstimos com o sistema financeiro, que no total somam R$ 7 bilhões, até o final do ano. Desde dezembro de 2014 os governos locais não podiam contrair empréstimos com garantia do Tesouro e esta era uma das principais reivindicações de governadores que, nos últimos meses, pediam aval do Tesouro Nacional para financiarem investimentos e estimularem empregos.

Do total a ser liberado, R$ 900 milhões irão o Rio Grande do Norte, Amapá, Piauí e Tocantins, que não assinaram Programas de Ajuste Fiscais (PAF) com o governo federal. Outros R$ 6,1 bilhões serão destinados para as seguintes unidades da federação: Amazonas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Paraná, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Estes têm acordo com o governo federal e são classificados com nota B do Tesouro Nacional, sendo consideradas com baixo risco de calote. O Ceará também tem baixo risco e estaria apto a pegar crédito, mas consumiu todo o limite disponível até 2014.

Em dezembro do ano passado, a Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) do Ministério do Planejamento tinha permitido aos estados e aos municípios contrair US$ 2,3 bilhões em empréstimos externos em 2016. No entanto, os governos locais ainda dependiam da autorização concedida ontem para pegarem o dinheiro emprestado. Em fevereiro, o CMN tinha liberado R$ 20 bilhões para a contratação de crédito por prefeituras e governos estaduais. No entanto, nenhuma nova operação de crédito havia sido autorizada desde a liberação.

Lésbica, psicóloga diz que homossexuais “não nascem assim”.

A afirmação de que a prática homossexual é um comportamento soa como ofensa aos ativistas gays, porque nesse contexto, a prática homossexual poderia ser, de alguma forma, desestimulada. No entanto, uma das principais ativistas LGBT dos Estados Unidos, psicóloga, afirmou que a homossexualidade é uma escolha.

Lisa Diamond, uma psicóloga renomada, lésbica e uma das principais pesquisadoras da Associação Americana de Psicologia (APA, na sigla em inglês), declarou que a homossexualidade não é inerente ao ser humano, mas sim, uma prática que pode ser adotada a partir das experiências de vida do indivíduo. A afirmação de Lisa está no “Manual de Sexualidade e Psicologia” da APA, onde ela frisa que a orientação sexual é “fluida” e não permanente.

Professora é internada após ser agredida por aluno infeliz com nota.

Uma professora de matemática foi internada após ser agredida por um aluno que ficou inconformado com uma nota que fora lançada errada. O caso aconteceu na quarta-feira (23), na Escola Estadual República do Nicarágua, que fica na zona leste de São Paulo.

Segundo o R7, o aluno agressor é do 2º ano do Ensino Médio. O marido da vítima disse à Agência Record que o menino ficou revoltado com uma nota digitada errada. Ele conta que a professora garantiu que faria a correção, mas mesmo assim o jovem a xingou e, em seguida, a agrediu com socos.

A professora está na UTI do Hospital Brasil, em Santo André, com hematoma na cabeça e uma costela fraturada. O rapaz prestou esclarecimentos no 69º DP e foi liberado depois.

O caso será investigado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, que garantiu que medidas serão tomadas nos próximos dias. Via Noticias ao Minuto.

Aplicativo do Detran para smartphones ultrapassa a marca de 100 mil usuários.

O aplicativo para smartphones lançado pelo Detran/RN para facilitar o acesso aos serviços de competência do Órgão ultrapassou a marca de 100 mil downloads quando somados os números registrados nas plataformas IOS, com 76.680, e Android, com 24.168. Até o momento 100.848 usuários baixaram a ferramenta, capaz de consultar multas e infrações de trânsito, como também acessar a verificação de todos os débitos relacionados ao veículo consultado.

O sistema foi lançado pelo Detran do Rio Grande do Norte em meados deste ano e deu a possibilidade ao usuário de realizar via smartphone o agendamento de vistoria veicular selecionando a data e o horário mais adequados para apresentar seu veículo no pátio da sede administrativa do Detran/RN, onde será efetuado o serviço de vistoria, necessário para aqueles que,  por exemplo, desejam transferir a propriedade do automóvel.

Outro serviço que o cidadão pode acessar pelo telefone celular é na funcionalidade multas e taxas, onde é possível copiar e salvar o código de barras referente ao débito e com isso realizar o pagamento em caixas eletrônicos ou pelo internet banking, facilitando a vida do usuário e dessa forma minimizando o fluxo de pessoas e a formação de filas nas unidades do Detran. Pela ferramenta de comunicação ainda é possível que o usuário tenha acesso rápido às informações de veículos e aos vários serviço realizados pelo Órgão especificando a documentação necessária para proceder com a abertura de processos, além de identificar os serviços oferecidos e os endereços com mapas, distância e contatos das unidades do Detran em todo o Rio Grande do Norte.

Para que o usuário consiga verificar as informações relacionadas a veículos automotores é preciso que ele disponha dos dados principais do transporte, como placa e Renavam. Outro ponto fornecido pelo aplicativo é que a população pode baixar arquivos com cartilhas informativas de segurança de trânsito e outras informações que vão poder tirar algumas dúvidas do condutor. Os arquivos são disponibilizados no formato PDF. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente para os smartphones que utilizam sistema operacional Android ou IOS. Via Portal no Ar.

Juiz federal determina que nenhuma rodovia seja interditada nesta sexta-feira de protestos no RN.

O juiz titular da 1ª Vara da Justiça Federal do RN, Magnus Delgado, concedeu nesta quinta-feira, 24, “Tutela Antecipada” na ação impetrada pelas Federações do Comércio, das Indústrias e dos Transportes, em conjunto com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Natal (Seturn), que visa evitar maiores prejuízos à sociedade e à economia potiguar durante os protestos previstos para acontecer nesta sexta-feira, 25, em virtude da paralisação geral convocada por entidades sindicais.

O juiz determinou que sejam oficiados os comandantes da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar, além do superintendente da Polícia Federal no Estado, para que seja permitida “a livre circulação” em “toda e qualquer rodovia federal ou estadual que corte este Estado”.

Na sua decisão, o juiz diz ainda que esta livre circulação deve ser garantida “seja no dia 25 de novembro, seja em qualquer outro dia em que estejam marcadas quaisquer manifestações, a favor ou contra o que quer que seja, notadamente as BRs 101, 304 e 406. Deverão ser preservadas as vias de ida e vinda de cada uma destas rodovias e, acaso haja segurança, liberadas apenas as vias marginais, até porque rodovia não é lugar de manifestantes.” A multa por descumprimento, também estipulada na decisão, é solidária e de R$ 500 mil para cada um dos réus, em caso de descumprimento da decisão.

FNDE ALERTA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA DEVOLUÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO.

https://i2.wp.com/www.fnde.gov.br/media/k2/items/cache/6e5fd0a39b468121e2989edbccb6a5be_XL.jpg
Com a aproximação do fim do ano letivo, chega a época da devolução do livro didático. Os estudantes dos anos iniciais do das redes públicas de todo o país devem devolver às escolas os exemplares que utilizaram este ano para o uso de outros alunos em 2017. “A devolução é fundamental para o sucesso do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Para que não haja falta de livros nas escolas, é necessário efetuar o controle de entrega e devolução dos exemplares pelos alunos, além de promover o remanejamento, caso ocorra sobra ou falta”, alerta Sonia Schwartz, coordenadora-geral dos Programas do Livro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia responsável pelo PNLD. 

Grande parte das obras didáticas do PNLD é reutilizável. Confeccionado com uma estrutura física resistente, o livro tem durabilidade prevista de três anos, ou seja, deve ser utilizado por três estudantes em três anos consecutivos. Para que nenhum aluno fique prejudicado no próximo ano letivo, é necessária a conscientização de pais, alunos e professores sobre a importância da devolução e dos cuidados com os livros durante sua utilização. Algumas cidades adotam estratégias simples para efetivar a devolução. “Muitas escolas promovem gincanas no fim do ano, dando pontos extras para as turmas com maior percentual de livros devolvidos; outras fazem prova com consulta nos últimos dias do ano e aproveitam para recolher os exemplares”, enumera Sonia. O FNDE também produziu um informe, que será enviado nos próximos dias às escolas públicas de todo o país, com orientações sobre a devolução. 

Livros novos – Para o ano letivo de 2017, os alunos dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) ganharão novos livros, de todas as disciplinas. Mas ainda haverá reposição e complementação de exemplares para os anos iniciais do ensino fundamental e o ensino médio, com o intuito de repor livros estragados ou não devolvidos e também para atender a demanda de novos estudantes.

Inscrições para mestrado em Gestão Pública da UFRN continuam abertas.

O Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública (PPGP), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), inscreve até o dia 27 de novembro para seleção de mestrado profissional em Gestão Pública.

As vagas estão disponíveis por meio de instrumento formal (contrato, convênio, termo de adesão etc.) com instituições interessadas. Para a UFRN são oferecidas duas vagas específicas para servidores efetivos do quadro permanente.

A seleção ocorre em quatro etapas: Teste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad), redação, análise do anteprojeto e entrevista técnica e defesa do anteprojeto de proposta de intervenção ou anteprojeto de dissertação de mestrado.

As inscrições devem ser realizadas via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) através do link. Mais informações podem ser obtidas no edital ou pelo e-mail capacitacao@reitoria.ufrn.br .

Com quase 1.800 homicídios, 2016 já é o ano mais violento da história do RN.

Segundo boletim do Observatório da Violência Letal Intencional do Rio Grande do Norte (OBVIO), na quarta-feira (23), o Estado ultrapassou o número de vítimas de violência letal intencional registrado no ano inteiro de 2014, que era, até então, o ano mais violento da história potiguar.

Em 2014, foram registradas 1.772 mortes violentas no RN, e em 2016 – que ainda tem um mês para seu fim- já são 1.773. Nos últimos anos, o Rio Grande do Norte aumentou exponencialmente os índices de homicídios por armas de fogo.
 
Dados levaram Natal a ser considerada a capital mais violenta do país, segundo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Em 2015, foram 78,4 assassinatos por 100 mil habitantes — um crescimento de 97% em relação a 2014, quando ocorreram 39,8 mortes/100 mil habitantes.

LabSis relembra os 30 anos dos abalos sísmicos em João Câmara/RN.

O Laboratório de Sismologia (LabSis), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e o campus João Câmara, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), realizam uma série de palestras com profissionais da sismologia nacional, técnicos e pessoas que vivenciaram o terremoto de João Câmara, que completa 30 anos.

As atividades começam em Natal, no dia 29 de novembro, das 8h às 18h, no anfiteatro do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET). O encerramento acontece no Clube de Radioamadores do RN, com o lançamento do livro João Câmara, 1986: Os abalos sísmicos e seus efeitos”, do professor Mário Takeya.

Em João Câmara, as atividades seguem no dia 30 de novembro, no campus local do IFRN, das 9h às 15h30. Nomes importantes da sismologia do Brasil estarão presentes, como Joaquim Ferreira, Alberto Veloso e Marcelo Assumpção.

“Não poderíamos deixar de relembrar um acontecimento tão importante quanto esse. O sismo que ocorreu em 1986 abalou todo o país e mexeu diretamente com muitas famílias. Vamos rememorar e homenagear todos aqueles que trabalharam na época”, explica o coordenador do LabSis, professor Aderson Nascimento.

O sismo de João Câmara foi o de maior magnitude em uma série de eventos sísmicos que tiveram início no ano de 1986. O primeiro tremor – sentido inclusive em Natal – alcançou 4.3 na Escala Richter. No mês seguinte ao primeiro, mais dois eventos sísmicos ocorreram, em escalas 4.3 e 4.4. O terremoto principal aconteceu no dia 30 de novembro, com magnitude de 5.1, seguido por milhares de réplicas. Estes eventos sísmicos são considerados a sequência sísmica mais estudada do Brasil.

O clero é rico de dinheiro e de soberba, diz Papa Francisco.

Ao discursar nesta quinta-feira (24), no Vaticano, para delegações de jesuítas de todo o mundo, o papa Francisco criticou o clero e disse que ele é “rico” não apenas de “dinheiro”, mas também de “soberba”. O discurso se deu durante evento,da 36ª Congregação dos Jesuítas, quando o Sumo Pontífice discursou para os presentes. As informações são da Agência italiana ANSA.

“O clericalismo é rico. E se não é rico de dinheiro, o é de soberba. Mas é rico, tem um apego às posses. Ele não se deixa ser criado pela mãe pobreza, não deixa que protejam o muro da pobreza. O clericalismo é uma das piores formas de riqueza pelas quais a Igreja é acometida, ao menos em alguns lugares da Igreja e mesmo nas experiências mais cotidianas”, afirmou o papa Jorge Mario Bergoglio.

O religioso argentino – que foi o primeiro jesuíta a ser eleito Papa – também disse que “as críticas” feitas à Companhia de Jesus e a ele são “têm um sabor de tipo restauracionista. Vale a pena dizer que são críticas que desejam uma restauração. Por detrás da críticas, há este tipo de pensamento”, afirmou.

Loteamento Dona Bela em João Câmara/RN realiza nesse domingo festival de caldos.


Domingo, dia 27 de novembro a partir das 12h o Lotesa Empreendimentos Imobiliários em parceria com a Horizontal Imóveis realizará um festival de caldos para seus clientes e parceiros. 

Na oportunidade os clientes que comparecerem no Loteamento Dona Bela em João Câmara/RN, irão garantir as condições pré-lançamento.

Informações com Pedro Torquato 84 99159-6992(WhatsApp) 84 98764-0393