sexta-feira, janeiro 13, 2012

Estado de saúde de Chico Anysio piora.

Internado no hospital Samaritano, Chico Anysio não apresentou melhora, segundo o boletim médico divulgado nesta sexta-feira (13).

De acordo com os médicos, o quadro clínico do humorista se desestabilizou. Dessa forma, a retirada dos aparelhos foi suspensa.

Além disso, Chico está usando medicamentos para manter a pressão arterial.

Diante da notícia, Malga di Paula, mulher do ator, enviou uma mensagem positiva via Twitter.

- Minha fé não foi abalada e minha esperança continua. Hoje foi um dia ruim, como tantos outros. Amanhã será melhor.

Acusado de matar Eloá vai a júri popular em fevereiro.

A juíza Milena Dias marcou para o dia 13 de fevereiro a data do júri popular de Lindemberg Alves, acusado de matar a jovem Eloá Pimentel em outubro de 2008, de acordo com informações do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo). A sessão deverá acontecer no fórum de Santo André, no Grande ABC, às 9h.

O júri já havia sido marcado para acontecer em fevereiro de 2011, mas uma decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça), em novembro de 2010, anulou a fase de instrução. Em abril de 2011, o TJ-SP negou pedido de liberdade para Lindemberg. Segundo a assessoria doórgão, a votação que definiu pela negativa do recurso foi unânime.

Eloá, na época com 15 anos, foi assassinada em outubro de 2008, no bairro de Jardim Santo André, em Santo André, após ter sido mantida refém por Lindemberg por quase cem horas. Ela foi morta com dois tiros. Nayara Rodrigues da Silva, que juntamente com Eloá e outros dois colegas também foi feita refém por Lindemberg, ficou ferida.

Integrantes do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) da Polícia Militar alegam que invadiram o apartamento após terem ouvido um tiro. Eloá teve morte cerebral confirmada dois dias depois do crime. Nayara levou um tiro no rosto e se recuperou completamente.

Mulher morre após cirurgião inexperiente tentar tirar órgão errado em operação.

Uma idosa britânica morreu após um cirurgião inexperiente tentar retirar inadvertidamente o órgão errado durante uma operação, segundo o resultado de uma investigação divulgado nesta semana.

A contadora aposentada Amy Joyce Francis, de 77 anos, seria operada em julho de 2010 para a retirada de um rim afetado por câncer, mas o cirurgião tentou remover seu fígado.

A mulher sofreu um ataque cardíaco fatal após perder uma grande quantidade de sangue e morreu no hospital Royal Gwent, no País de Gales.

Segundo afirmou o urologista Adam Carter durante o inquérito, o rim de Francis seria retirado em uma operação por laparoscopia.

Treinamento.
Na laparoscopia, é feita apenas uma pequena incisão pela qual são introduzidos câmeras e bisturis, evitando grandes cortes e permitindo uma recuperação mais rápida.

Segundo Carter, como a remoção do rim era, em teoria, a parte mais simples da cirurgia, ele pediu para um médico em treinamento, que estava acompanhando a operação, fazê-la.

Durante a retirada, porém, o anestesista relatou uma súbita queda de pressão na paciente. Carter disse ter percebido então que o fígado havia sido desligado em lugar do rim.

Dois cirurgiões mais experientes foram então chamados à sala de operações para tentar salvar Francis, sem sucesso.

Sisu recebe 3,41 milhões de inscrições.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC) recebeu 3. 411.111 inscrições, feitas por 1.757.399 candidatos, até as 23h59 de nessa quinta-feira (12), quando foi encerrado o prazo. Cada estudante teve o direito de fazer até duas opções de cursos e de instituições. O número de inscritos este ano superou em 62% o registrado no primeiro semestre de 2011, quando 1.080.194 pessoas concorreram às vagas oferecidas.

A ferramenta, criada pelo MEC para unificar o processo seletivo de universidades públicas por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entrou no ar à meia-noite de sexta-feira (6)

O Sisu está oferecendo, para o primeiro semestre deste ano, 108.552 vagas em 3.327 cursos de 95 instituições públicas de ensino superior. A unidade da Federação que registrou o maior número de inscrições foi o Rio de Janeiro: 381.721. Na sequência vêm Minas Gerais, 367.259; São Paulo, 292.742; Ceará, 243.311; Rio Grande do Sul, 233.324; Bahia, 214.597, e Pernambuco, 193.652.

O candidato aprovado na primeira chamada terá os dias 19 e 20 deste mês para fazer a matrícula na instituição de ensino em que foi selecionado. Os aprovados na primeira opção de curso serão automaticamente retirados do sistema. Caso não façam a matrícula na instituição, perderão a vaga. Os selecionados para a segunda opção ou aqueles que não forem selecionados para nenhuma delas permanecerão no sistema e poderão ser convocados nas chamadas seguintes.

Das 50 cidades mais violentas do mundo, 14 são brasileiras.

Pelo menos 14 cidades brasileiras estão entre as mais violentas do mundo. A conclusão é do estudo feito pela organização não governamental (ONG) mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal divulgado nessa sexta-feira (13). Especialistas da entidade listaram as 50 cidades mais violentas em todo mundo. O topo da lista é ocupado pela cidade de San Pedro Sula, em Honduras, com uma taxa de 158.87 homicídios para um grupo de 100 mil habitantes. Em segundo lugar, está Juárez, no México, com uma taxa de 147.77.

No Brasil, Maceió, capital alagoana, aparece como a mais violenta ocupando o terceiro lugar no ranking – com uma taxa de 135.26 homicídios para cada 100 mil habitantes.

Depois da capital alagoana estão Belém (PA) – em 10o lugar no ranking, com uma taxa de 78.08 homicídios para cada 100 mil habitantes; Vitória (ES), em 17o lugar, com taxa de 67.82; Salvador (BA), em 22o na lista, com 56.98 e Manaus (AM), em 26o, com 51.21.

Também são definidas como violentas as cidades de São Luís (MA), em 27o lugar no estudo, com taxa de 50.85 mortes violentas para cada 100 mil habitantes, João Pessoa (PB), em 29o, com 48.64; Cuiabá (MT), em 31o na lista, com taxa de 48.32; Recife (PE), em 32o lugar, com taxa de 48.23, Macapá (AP), em 36o, com 45.08; Fortaleza (CE), em 37o, com 42.90; Curitiba (PR), em 39o na lista, com 38.09; Goiânia (GO), 40o, com 37.17 e Belo Horizonte (MG), em 45o no ranking das cidades mais violentas, com taxa de 34.40 homicídios para cada 100 mil habitantes.

Das 50 cidades apontadas como as mais violentas do mundo, além das 14 brasileiras, 12 estão no México e cinco na Colômbia.

O estudo também informa que das 50 cidades, 40 estão na América Latina. Além disso, a organização alerta para o fato de que no México, as autoridades estão falsificando dados e escondendo o verdadeiro número de homicídios. A ONG diz que elas “não inspiram confiança em seus dados oficiais”, pois “há evidências de falsificação” para fazer com que a violência pareça menor do que ela realmente é.

Como exemplo, o estudo cita o caso da cidade mexicana de Juárez, que, segundo as autoridades, registrou 1.974 homicídios em 2011. Porém, o relatório da organização indica que o governo oculta pelo menos 150 homicídios. A entidade informa ainda que nesta cidade houve uma redução da violência, mas os números ainda são elevados.

2012 terá três sextas-feiras 13; saiba como surgiram as lendas.

Até o fim do ano, outras duas datas vão apavorar os superticiosos.

Sabe como surgiu a lenda de que a sexta 13 dá azar?

Existem várias teorias sobre isso. Uma delas diz que Jesus foi crucificado em uma sexta-feira, logo após fazer sua última ceia, que reuniu 13 pessoas.

Outros acreditam que a maldição da data começou na época dos templários. Filipe IV, rei da França na época, decidiu acabar com a ordem dos templários em uma sexta-feira, 13 de outubro.

Há também os que defendem a origem nórdica. Com a conversão, a deusa Friga teria se tornado uma bruxa que costumava se reunir com 11 feiticeiros e um demônio. Isso, claro, acontecia em todas as sextas-feiras.

Mas ninguém precisa ter medo da sexta-feira 13.

Para tentar desmitificar a data, por exemplo, a editora iD lança hoje "Diário Sinistro", da Monster High, com promoções no Twitter. As ações vão acontecer em todas as sextas 13 do ano.

Cristiane, é hoje a nossa aniversariante do dia.

Cristiante - Natal.
Nada como chegar nesta data e ver tudo que passamos, o que vivemos, é muito bom saber, que os anos vão e nossa amizade cada vez mais forte.

Desejo a ti paz, saúde e tudo de bom que a vida possa lhe dar, porque você merece!!!

Estou muito feliz por conhecer essa pessoa maravilhosa que você é!!!

Hoje realmente é um grande dia, afinal de contas mais 365 dias se passaram na tua vida e com eles vieram novos sonhos, novas conquistas e também novos projetos de vida.

Faz alguns anos que Deus te enviou a terra para iluminar a todos com a tua presença, e neste dia mais que especial que evidência a tua chegada ao mundo, palavras não bastam para te homenagear, você é uma obra preciosa que Deus criou e revestiu com muitas e boas qualidades, uma grande pessoa que admiro e quero muito bem.

É muito bom saber que você existe e que posso contar com você caminhando ao meu lado, presente em minha vida.

Que você caminhe sempre em busca do sucesso, alcançando um futuro amplo, se aperfeiçoando e prosperando ainda mais.

FELIZ ANIVERSÁRIO, é o que deseja esse seu humilde AMIGO VALDEMAR TIBÁ!

Médicos retiram droga e dinheiro de estômago de preso.

Nove sacos plásticos foram retirados ontem do estômago de um detento da Penitenciária de Tremembé, no interior de São Paulo. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), oito dos invólucros continham maconha e um outro estavam com R$ 7.

Milton Cesar Marques começou a passar mal no último domingo, 8, com fortes dores abdominais, náuseas e vômitos. Por conta do quadro clínico, que inspirava cuidados, ele foi encaminhado ao Pronto Socorro Municipal de Taubaté.

Ao ser examinado pela equipe médica, foi diagnosticado que havia necessidade de uma intervenção cirúrgica, para que fosse retirado um corpo estranho que estava alojado no seu estômago. O detento foi encaminhado ao Hospital Escola de Taubaté, onde passou por cirurgia para retirada dos sacos plásticos.

Segundo a SAP, o preso continua internado. As porções de substâncias entorpecentes foram apresentadas no Plantão Policial, onde foi registrado o Boletim de Ocorrência. Foi instaurado de Procedimento Disciplinar para apuração do caso.

Mulher é presa suspeita de envenenar os três filhos.

Uma mulher foi presa na noite de ontem quinta-feira (12) suspeita de tentar envenenar seus três filhos, no Paranoá(Distrito Federal), a 25km de Plano Piloto. Ângela Maria Gonçalves dos Santos, 20 anos, teria dado medicamentos de uso controlado aos filhos. As crianças, de 1, 2 e 3 anos foram encaminhados ao Hospital Regional do Paranoá (HRP). De acordo com a família, a suspeita teria problemas psiquiátricos e tomava remédios controlados.

De acordo com a delegada Jane Klébia, adjunta da 6° Delegacia de Polícia (Paranoá), o crime ocorreu por volta das 19h de quinta-feira. Após Ângela dar os medicamentos às crianças, a cunhada dela teria chegado na residência e visto o estado de saúde das vítimas e as levado ao HRP.

As crianças chegaram ao hospital apresentando sinais de envenenamento, como pressão alta e tontura. Ao serem diagnosticadas com intoxicação, elas passaram por uma lavagem gástrica, em que foram encontrados resquícios dos medicamentos da mãe. As crianças não correm riso de morte e permanecerão em observação no hospital por 48 horas. Segundo a delegada, um dos medicamentos encontrado nas crianças é de uso controlado e de tarja preta.

A mãe chegou a ser encaminhada ao HRP para fazer uma avaliação clínica, mas foi levada ao Hospital Psiquiátrico São Vicente de Paula, em Taguatinga, para exames psiquiátricos. Caso seja constatado que Ângela realmente apresenta problemas mentais, ela receberá uma medida de segurança. Caso não seja identificado, ela responderá por homicídio duplamente qualificado e poderá pegar 30 anos de prisão por cada criança. Segundo a família, Ângela demonstrava ter muito carinho pelos três filhos. Os parentes não conseguem entender a sua atitude.

Inscrições no ProUni começam neste sábado.

As inscrições no Programa Universidade para Todos (ProUni) começam neste sábado (14) e vão até o dia 19 de janeiro no site http://siteprouni.mec.gov.br. O candidato deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011 e obtido nota mínima de 400 pontos. Também é necessário que o estudante tenha cursado o ensino médio em escola pública. Caso o candidato tenha passado tanto por instituições públicas quanto privadas, é necessário provar que teve bolsa integral para cursar o ensino particular.

Serão oferecidas 195 mil bolsas, sendo 98 mil integrais e 96 mil parciais, que custeiam 50% da mensalidade. As bolsas integrais contemplarão os candidatos que tenham renda inferior a um salário mínimo e meio (R$ 933). Para quem tem renda até três salários mínimos (R$ 1.866), podem ser concedidas bolsas de 25% a 50%.

As manchetes dos jornais desta Sexta.

Diário de Natal: Comissão vê “cenário de guerra” no Walfredo
Tribuna do Norte: Após assalto no shopping bandidos fogem atirando
Globo: Silicone opõe pacientes e médicos ao governo
Folha: CNJ vê R$ 856 mi atípicos em contas bancárias de juízes
Estadão: Contas no Judiciário têm R$ 855 milhões ‘atípicos’, diz Coaf
Correio: Ameaça de Greve põe o governo em saia justa
Valor: Plano para hidrovias fica no papel
Zero Hora: O pacote da seca
Jornal do Commércio: Infratores no comando
Diário do Nordeste: Estrangeiros escolhem Ceará como moradia

João Carvalho vence prova e é o primeiro líder do BBB 12.

A prova do líder já começou quente. Como vencedora da prova de imunidade, Kelly não participou da prova e ainda teve que escolher mais cinco pessoas que ficaram de fora também.

Com muita dificuldade, Kelly escolheu Fael, Laisa, Renata, João Mauricio e Monique. A morena chorou muito após escolher os colegas.

Os dez confinados restantes pegaram coletes com números correspondentes às pistas. Eles tiveram que pegar balões que estavam numa banheira cheia de gelo e colocar nas respectivas pistas.

Havia balões azuis, amarelos, vermelhos e verdes , que valiam, respectivamente 10, 20, 30 e 50.

Após a contagem dos pontos, João Carvalho e Rafa empataram com 210 pontos, mas o mineiro venceu a disputa por ter conseguido pegar mais balões verdes, que valiam mais pontos.

O brother comemorou muito a primeira liderança do BBB 12 e os colegas o abraçaram e jogaram dentro da banheira com água gelada.

A vitória na prova do líder foi uma recompensa para João Carvalho, que não conseguiu ficar sequer um minuto dentro do carro, durante a prova de imunidade, pois sofre de claustrofobia.

Agora, além de garantir mais uma semana na casa, João também terá a difícil missão de mandar um colega para o paredão.

Advogado de Bruno diz que Macarrão pode ter matado Eliza por amor.

O atual advogado do goleiro Bruno Fernandes, Rui Pimenta, disse nesta quinta-feira (12) que Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, pode ter matado a ex-amante do atleta Eliza Samúdio por nutrir um sentimento homossexual por Bruno. De acordo com Pimenta, Macarrão pode ter tido vontade de agradar o goleiro ao vê-lo em uma situação difícil com a mãe do filho dele.

- Poder ter sido que para agradar o seu ídolo ele tenha resolvido tomar uma posição dessas. Provavelmente ele queria eliminar aquela preocupação de pensão alimentícia, entre aspas, que o Bruno tinha com a Elisa.

O advogado disse que espera que Macarrão confesse seu amor pelo goleiro para livrá-lo da culpa. De acordo com Pimenta, Bruno nunca quis que Elisa fosse morta e não ordenou o crime. Ele afirmou que o fato de Macarrão ter tatuado nas costas uma declaração de amor a Bruno mostra que o sentimento que tem pelo goleiro é maior que uma amizade.

- Não é usual um amigo gravar nas costas uma gravação de amor a outro homem, o sujeito grava nomes de mulher. Mas colocar provas de amor na própria carne, tem que ter um sentimento maior.

Macarrão possui tatuada nas costas a frase: "Bruno e Maka. A amizade nem mesmo a força do tempo irá destruir, amor verdadeiro". Em agosto de 2011, ele chegou a dar entrevistas para explicar a razão de ter gravado a homenagem.

Na época, ele chamou a Comissão de Direitos Humanos e disse que estava sendo xingado pelos colegas da prisão. Ele afirmou ainda que fez uma homenagem a Bruno e explicou que se tratava de uma letra de música que simboliza a amizade entre os dois, sem cunho homossexual.

Pimentel disse ainda que espera que o Bruno saia nos próximos 45 dias da prisão para responder o processo em liberdade.

Foto de Dilma ganha prêmio internacional de jornalismo.

Uma foto da presidente Dilma Rousseff ganhou o Prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha. A imagem, retratada fotógrafo Wilton Junior, da Agência Estado, foi feita em agosto do ano passado.

Na ocasião, Dilma participava da cerimônia de entrega de espadins a 441 cadetes da turma Bicentenário do Brigadeiro Sampaio, realizada na Academia Militar das Agulhas Negras. O evento ocorreu em Resende, no Rio de Janeiro.

Como reconhecimento por seu trabalho, o fotógrafo brasileiro vai receber um prêmio de R$ 13,7 mil (6.000 euros). O concurso é organizado pela agência de notícias EFE e pela AECID (Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento).

Chico Anysio já consegue respirar sem aparelhos.

Chico Anysio já respira sem a ajuda de aparelhos por alguns momentos. É o que diz o último boletim medico do humorista, divulgado nesta quinta-feira (12).

Internado no hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, Chico tem quadro clínico estável. Os médicos retiram o respirador progressivamente.

Porém, a retirada completa do suporte mecânico ainda não é possível.

No Twitter, Malga Di Paula, mulher de Chico Anysio, falou sobre a internação do ator.

- A ausência de Chico em casa é dolorosa. Prefiro morar num quartinho do hospital com ele a voltar sozinha para casa.

Gianecchini passa bem após autotransplante de medula.

Reynaldo Gianecchini foi submetido, na manhã desta quinta-feira, a um autotransplante de medula óssea, tratamento contra um câncer nos gânglios linfáticos diagnosticado em agosto de 2011.

Após o procedimento, o Hospital Sírio-Libanês, onde o ator está internado, liberou um boletim médico que afirma que Gianecchini passa bem após o transplante.

"O Sr. Reynaldo Gianecchini recebeu na manhã desta quinta-feira (12/1) a infusão de células tronco de sangue periférico, como parte do autotransplante de medula óssea, para tratamento de linfoma T Angioimunoblástico. O procedimento transcorreu sem intercorrências e o paciente permanecerá internado para recuperação.

O paciente está sendo acompanhado pela equipe coordenada pela Dra. Yana Novis e Dr. Vanderson Rocha", diz o comunicado. Gianecchini foi diagnosticado com um linfoma não Hodgkin de células T, um tipo mais raro de câncer que atinge os linfonodos, sistema de defesa do organismo.

quinta-feira, janeiro 12, 2012

Mulher dá a luz a bebê dentro de viatura dos Bombeiros.

Três bombeiros de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, fizeram o parto de uma menina, na manhã de quinta-feira, dentro de uma viatura da corporação, no Bairro Nossa Senhora de Fátima. Eles receberam uma chamada emergencial e rapidamente chegaram ao endereço descrito, mas não imaginavam a urgência da situação – e não pensavam que teriam de auxiliar o nascimento de uma criança dentro do veículo do Corpo de Bombeiros.

Eliane Pereira Gusmão, de 22 anos, deu à luz a seu terceiro filho, uma menina, por volta de 10h50, dentro do carro dos militares de Sabará. O soldado Charles Magno Teixeira de Oliveira, que ficou à frente da inusitada tarefa, conta que o pai da criança, que os acompanhava, agradeceu muito. “Ele disse que se não fosse a gente o parto teria acontecido em casa, porque não teve tempo de arrumar um carro”, avaliou Teixeira.

Mas não houve tempo para comemorar. Logo os bombeiros levaram mãe, pai e filha para o Hospital Sofia Feldmann e tiveram de atender novas ocorrências. Teixeira conta que nenhum dos três que atenderam a ocorrência havia passado por situação semelhante.

Homem invade e assalta agência dos Correios da cidade de Governador Dix-Sept Rosado.

Mais uma Agência dos Correios foi assaltada no Rio Grande do Norte. Desta vez, o alvo foi a agência da cidade de Governador Dix-Sept Rosado, distante 320 quilômertos de Natal. O fato aconteceu na tarde de ontem quarta-feira (11).

A informação, é que um homem ainda não identificado chegou ao local em uma motocicleta. A agência não divulgou o valor roubado e nem como foi a ação do bandido. Acredita-se que ele estava sozinho e que, após praticar o roubo, fugiu por uma estrada carroçável em direção ao município de Upanema.

O comando do destacamento da cidade pediu apoio da Central de Operações em Mossoró na tentativa de localizar os possíveis assaltantes.

MP investiga transporte escolar no município de Baraúnas.

O Ministério Público vai investigar supostos problemas ou irregularidades no transporte escolar oferecido aos alunos do município de Baraúnas. Há mais de 90 dias, o órgão instaurou Procedimento Preparatório para apurar as informações. Mas, em função da falta de elementos que comprovassem a regularidade do serviço, foi necessária a conversão do procedimento em Inquérito Civil. A informação é do site oficial do órgão.

Segundo a Promotora de Justiça da Comarca de Baraúnas, Leila Regina de Brito Andrade Cartaxo, a atuação da Promotoria de Justiça no caso dos transportes escolares “deve ser preventiva, com vistas a uma melhoria no fornecimento do transporte escolar”, disse.

Com o Inquérito, os gestores públicos do município tem um prazo de 10 dias para prestar informações, sob pena de reclusão de 01 a 03 anos de prisão caso se recusem ou retardem informações, indispensáveis para a conclusão das investigações.

Arena das dunas ganha 90 estacas.

Contrariando a previsão inicial, a Arena das Dunas fechou a primeira semana de 2012 com 90 estacas executadas. De acordo com o Portal da Copa, a fase de fundações, prevista inicialmente para começar em meados de janeiro, foi iniciada pela construtora OAS, responsável pelas obras, no fim de dezembro de 2011.

No momento, 400 trabalhadores participam da segunda fase das obras. A primeira foi concluída em novembro, com as demolições do Machadão e do ginásio Machadinho. De acordo com a construtora, as fundações deverão ser finalizadas em cinco meses. Durante este período, está previsto o início das obras de estrutura do estádio.

A Arena fechou o ano como o mais atrasado entre os doze estádios que receberão jogos da Copa de 2014. Até o final de dezembro, apenas 14,5% das obras estava concluída. Natal vai sediar quatro partidas do Mundial.

Inscrições para o Sisu terminam nesta quinta.

Hoje (12) é o último dia para que os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011 se inscrevam no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os interessados devem acessar o site do programa até as 23h59 de hoje. Para o primeiro semestre de 2012 estão disponíveis 108 mil vagas em 95 instituições públicas de ensino superior, que serão distribuídas a partir das notas dos candidatos no exame.

Até as 18h de ontem, o sistema registrou quase 3 milhões de inscrições de 1,5 milhão de participantes – cada candidato pode escolher até dois cursos. Desde a abertura do Sisu, o Rio de Janeiro lidera a lista dos estados com maior número de inscrições: 343 mil. Em seguida, vêm Minas Gerais ( 317 mil), São Paulo (249 mil), o Ceará (214 mil) e o Rio Grande do Sul (201mil).

Ao acessar o sistema, o estudante deve escolher duas opções de curso, indicando a sua prioridade. É necessário informar o número de inscrição e a senha de cadastro do Enem 2011. Diariamente, o sistema divulga a nota de corte preliminar de cada curso com base na nota do Enem dos candidatos que pleiteiam as vagas. Ao longo do dia, o participante pode alterar essas opções se achar que tem mais chances de ser aprovado em outro curso ou instituição. Cada alteração invalida a inscrição feita anteriormente.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 15 de janeiro. Os estudantes aprovados deverão comparecer às instituições de ensino de 19 a 20 para fazer a matrícula. O participante que foi selecionado para a primeira opção de curso é retirado automaticamente do sistema e perde a vaga se não fizer a matrícula. Aqueles que forem selecionados para a segunda opção ou não atingirem a nota mínima em nenhum dos cursos escolhidos podem participar das chamadas subsequentes.

A segunda chamada está prevista para 26 de janeiro, com matrículas nos dias 30 e 31. Caso ainda haja vagas disponíveis, o sistema gera uma lista de espera que será disponibilizada para as instituições de ensino preencherem as vagas remanescentes. O candidato interessado em participar dessa lista deverá pedir a inclusão entre 26 de janeiro e 1° de fevereiro.

Lixões tomam conta das quatro zonas de Natal.

Que há lixo nas ruas é fácil perceber em todos os canteiros de ruas e avenidas de Natal. Mas o acúmulo exagerado acaba provocando o surgimento de lixões a céu aberto, o que tem se tornado comum nas quatro zonas da cidade. Sofás, computadores, equipamentos eletrônicos, metralha, poda de árvores, gesso, papel, latas, vidros, animais mortos, fedor. Há de tudo nesses locais. O mais frequente é que eles sejam formados por causa dos catadores de materiais recicláveis, que tendem a juntar numa mesma área os detritos que viram sucata comercializável.

Ontem o Diário percorreu as quatro zonas da cidade. Em todas as partes ouviu pessoas que reclamaram da presença desses lixões. O caso mais crítico foi verificado em Cidade Satélite, na esquina da Rua Tamanduateí com a Rua Rio Guaíba, Zona Oeste. O trecho de mata que dá acesso à Rua Serra dos Carajás está tomado por um verdadeiro lixão a céu aberto, que perturba os moradores da região. Eles já fizeram várias reclamações à prefeitura, mas dizem que nada foi suficiente para diminuir o problema.

Parece ter virado mesmo Casa da Mãe Joana. No momento em que a reportagem esteve no local encontrou um homem num carro que foi até o local apenas com esse intuito: jogar lixo. Uma família de catadores que afirmou ser da comunidade do Leningrado também foi despejar produtos elétricos. "Pensei que ia ganhar dinheiro com isso, mas nada", bradou a mulher, ao jogar uma máquina fotocopiadora de xérox na montanha de lixo. O marido dela não quis dar mais detalhes sobre o porque estariam ali e de onde vem tanto lixo. Em tom áspero, o catador disse que não gosta de dar entrevistas.

Dia e noite o ritual se repete. "Está complicado. Já buscamos tentar fazer alguma coisa para mudar isso, mas a prefeitura vem e faz a limpeza. Quando sai, em poucos minutos está cheio de carroceiros aqui jogando lixo de novo", afirmou Eugênio Pacelle Duarte, comerciante. Já Cláudia Vanderley Vidal, disse que para se ter uma ideia, ontem o local parecia limpo, apesar de o terreno estar tomado de entulho. "Essa área era toda tomada de mata. Já tocaram fogo para ver se o pessoal deixa de jogar lixo. É rato dentro de casa, barata, tudo de ruim. Tenho criança em casa e preciso colocar veneno para evitar animais peçonhentos. Todos nós sofremos muito. O que você imaginar tem aqui".

Os moradores também já tentaram cercar a área. "A diferença de nível dessas árvores já avançou mais de um metro. Enquanto isso a gente é obrigado a conviver com ratos, moscas, muitos problemas. Ficaram de vir, colocar caçambões para armazenar o lixo e cercar tudo isso aqui, mas até agora nada", afirmou Pacelle. "Eu ensaco o lixo de casa, coloco na lixeira e a coleta leva normalmente. Mas já chegaram a dizer que os fiscais da prefeitura alegam que se pode jogar lixo nesse terreno. Ou seja, a gente está sem saber se a prefeitura sabe desse problema e permite que aconteça ou não", completou Cláudia Vidal. "O que queremos é que os órgãos públicos dêem apenas um rumo pra isso".

RN registra 37 mil novas dívidas.

A inadimplência dos consumidores no comércio potiguar avançou 5,34% em 2011. Levando em conta a identificação de uma média anual de 700 mil registros no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) dentro do Rio Grande do Norte, foram mais de 37 mil novos débitos no ano passado. O vice-presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Natal), Augusto Vaz, ressalta efeitos, mesmo que psicológicos, da crise econômica mundial, e o fato da comparação se dar com um ano muito bom para a economia, como foi 2010.

Embora o número de devedores tenha crescido, Augusto Vaz ressalta que a inadimplência teve uma característica de curto prazo. "Mais de 50% quitou os débitos em até 60 dias. Os consumidores entraram e saíram do SPC no mesmo ano", acrescenta. Mesmo assim, fica pendente uma quantidade razoável de dívidas para o ano seguinte. Entretanto, o vice-presidente da CDL Natal acrescenta que a maioria dos débitos é de pequeno porte, com 68% das dívidas igual ou abaixo de R$ 100.

Para oinício de 2012 a expectativa é de alta em janeiro e fevereiro, como historicamente ocorre nos dados do SPC. "As compras pré-datadas nas festas de fim de ano vão ter as parcelas vencendo nestes meses", observa Vaz. Além disso, os tradicionais gastos com impostos (IPTU e IPVA), mais as contas de material escolar e matrículas para a volta às aulas, são um fardo extra para o início do ano. A CDL Natal calcula uma média anual de 12% a 14% no período. "O número é gritante, mas está dentro da normalidade. É preciso tomar cuidado para não exagerar", alerta Vaz.

Na avaliação do vice-presidente da CDL Natal, o RN vem seguindo tendências nacionais e está dentro de um bom patamar. "O perigoso é quando começa a sair do eixo nacional. Seria muito bom tem taxa zero de inadimplência e um comércio mais saudável, porém estamos bem", conclui.

Ex-dançarina do Aviões ganha primeira prova no BBB.

Após quase trinta horas de prova, Jakeline sai da disputa. Kelly é a última a sair do carro. "Estou muito apertada para ir ao banheiro", lamenta Jakeline.

Antes de sair do carro, as duas se abraçam e conversam sobre a batalha. "Você é muito guerreira, igualzinha a mim", diz Jakeline para Kelly. Em seguida, a baiana desabafa: "O pior é que todo mundo vai querer me colocar no Paredão porque eu fui estressada com todo mundo aqui".

Kelly desconversa: "Mulher, eu estou tão anestesiada. Não tô sentindo nada". "Eu deixei você dormir porque você estava muito cansada", explica Kelly, sobre as acusações de que Jakeline tinha dormido durante a prova. A estudante de zootecnia parabeniza a Kelly. A mineira agradece.

TIM ganha prazo de mais 120 para melhorar serviço no RN.

A Justiça Federal do Rio Grande do Norte prorrogou por mais 120 dias o prazo para a TIM cumprir as adequações de expansão na rede e qualidade no serviço. Nesse período, está suspensa a decisão que proibia a empresa de telefonia de comercializar e habilitar novas linhas telefônicas.

A determinação foi do juiz federal Magnus Delgado, titular da 1ª Vara. O magistrado avaliou o posicionamento do Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual que foram provocados a se manifestarem sobre as informações apresentadas pela Anatel. À Justiça, a Agência afirmou que a TIM Celular alcançou, na primeira etapa do projeto de ampliação, 3.153 rádios instalados, o que supera a meta inicial de 3.100.

Já na segunda etapa, ainda segundo relato do Ministério Público, a Anatel informou que o projeto de ampliação contempla 87 municípios. O MP observou que a TIM Celular S/A ainda não cumpriu integralmente as metas previstas no 'Projeto de Ampliação de Rede', mas ponderou na manifestação apresentada à Justiça que "faz-se necessário dar mais uma oportunidade para que, finalmente, todas as pendências apontadas pela ANATEL sejam resolvidas no prazo previsto", diz um dos trechos do documento apresentado pelos MPs.

As manchetes dos jornais desta Quinta.

Diário de Natal: Falta até anestésicos no Walfredo Gurgel
Tribuna do Norte: Walfredo Gurgel terá verba maior para contratação de leitos extras
Globo: Novos hábitos de consumo mudam cálculo da inflação
Folha: Lei iguala e-mail profissional em casa a hora extra
Estadão: BNDES oferece crédito de R$ 4 bi para baratear etanol
Correio: O ministro, o sorriso… e a dor
Valor: Dilma poderá enfrentar greve geral de servidores
Estado de Minas: Deslizamentos de terra ameaçam 50 áreas de BH
Zero Hora: Roubo de carro volta a crescer após três anos
Jornal do Comércio: Funase segue tensa após cenas de terror
Diário do Nordeste: Polícia Civil acata proposta do governo e encerra paralisação

Confirmado Show de Ze Lezin em João Câmara dia 10 de março.

Zé Lezin fará show de humor em João Câmara.
Nairon Oseas Alves Barreto, mais conhecido como Zé Lezin da Paraíba estará fazendo um grande show em João Câmara no próximo dia 10 de março, em local ainda a ser definido.

A promoção do show será da rádio TOP FM que já entrou em contato com o humorista e este garantiu sua apresentação em João Câmara.

O show será uma das várias promoções que a rádio TOP FM realizará neste ano de 2012 para seus milhares de ouvintes e o público em geral.

Mega Sena: apostador do RS leva R$ 8,3 mi.

Um apostador de São Leopoldo (RS) acertou as seis dezenas do concurso 1.353 da Mega Sena e receberá o prêmio de R$ 8,3 milhões.

A quina saiu para 161 apostadores (prêmio de R$ 10,5 mil) e a quadra, para 10.308 apostadores (prêmio de R$ 236). O próximo concurso, que será realizado no dia 14/01, deverá pagar R$ 2 milhões. As dezenas sorteadas hoje (11/01) em Paraíba do Sul (RJ) foram: 03 - 11 - 13 - 27 - 32 - 47.

Macarronese.

Ingredientes.
• 1/2 kg de macarrão parafuso ou pene cozido al dente
• 1 xícara de presunto
• 1 xicara peito de frango cozido e desfiado
• 1 xícara de mussarela em cubos
• 1 lata de seleta de legumes (cenoura,ervilha e milho
• Pepinos em conserva bem picadinhos a gosto
• Azeitonas verdes picadas a gosto
• 1 xícara de maionese
• Cheiro verde a vontade
• Sal a gosto

Modo de preparo.
• Cozinhe o macarrão em aguá com sal e um fio de óleo...escorrer e lavar bem o macarrão,deixe esfriar.
• Tempere o peito de frango a gosto e cozinhe, desfie e reserve.
• Colocar o macarrão em uma travessa e acrescentar os demais ingredientes e mexa bem.
• Leve para gelar e sirva em seguida.

Após término de relacionamento, jovem esfaqueia ex-namorada e ex-sogra.

Inconformado com o fim de um relacionamento de três anos, um jovem tentou matar a ex-namorada e a ex-sogra na manhã desta quarta-feira no Bairro São Bernardo, na Região de Venda Nova(Minas Gerais). Eles terminaram na última quinta-feira, mas o rapaz, de 20 anos, continuou rondando a casa da ex, de 17, que fica na Rua Doutor Alberto Horta.

Segundo testemunhas, ele teria falado para a mãe da jovem que se mataria caso a moça não reatasse com ele. Por volta das 9h30, a cunhada da mulher chamou no portão e, quando ela abriu, o rapaz aproveitou e invadiu a residência, atacando a ex-sogra. Atingida por uma facada, a mulher saiu para a rua e gritou por socorro. Já dentro da casa, o jovem esfaqueou a namorada, entrou no banheiro, cortou os próprios pulsos e o pescoço. A irmã mais velha da vítima, de 19 anos, presenciou tudo.

A adolescente e a mãe foram socorridas para o Hospital Odilon Behrens, na Região Noroeste de Belo Horizonte. A mulher mais velha levou quatro facadas, sendo duas no rosto e duas no pescoço. A garota foi atingida no torax, braços e rosto. O rapaz passa por cirurgia no Hospital de Pronto-Socorro Risoleta Neves, onde está sob escolta policial.

Homem é preso após tentar estuprar criança de 6 anos.

No final da tarde da terça-feira, um homem identificado por Inácio José Nascimento de Medeiros, 24 anos, mais conhecido “por Mudinho” foi preso após tentar estuprar uma criança de 6 anos, em Jardim do Seridó.

De acordo com a polícia, o suspeito teria levado a criança para um terreno baldio, tirou a roupa e tentou também deixar a criança nua quando foi flagrado por um homem que avisou a mãe da criança e o suspeito tentou fugir.

A policia foi acionada e localizou o Mudinho em uma residência de familiares e realizou a prisão. O suspeito foi conduzido para delegacia e posteriormente para a cidade de Caicó onde possivelmente será autuado em flagrante e ficará preso no CDP de Jardim do Seridó a disposição da Justiça.

Programa da Rede Globo, recebe prêmio Momento Bizarro.

Poucos programas foram tão criticados no fim de 2011 quanto Bem estar, que a Globo exibe pela manhã, de segunda a sexta. Na 22ª edição da eleição Melhores e Piores, da agência TV Press, com votos de editores de 50 sites e jornais de todo o Brasil, o programa ganhou o prêmio momento bizarro. O motivo: Mariana Ferrão explicou no programa (com ajuda de um médico) como se deve limpar o bumbum após ir ao banheiro. Em outra edição, ela já tinha apresentado os diferentes tipos de fezes, incentivando o telespectador a prestar mais a atenção nelas, como forma de monitorar a própria saúde.

Escondidos em banheiros e hospitais, temas como arrotos, flatulências e morte causam espanto quando discutidos em público e com seriedade. Bem estar ousou ao falar em problemas de higiene e de saúde nunca antes abordados na tevê. Em muitas famílias, esses assuntos também são tabu e, com a falta de uma educação fundamental mais sólida, há questões que simplesmente não são ensinadas por ninguém e a ninguém.

A despeito do susto e da reação um tanto histérica, o programa conquistou boa média de audiência. Mariana Ferrão e Fernando Rocha sofriam com a concorrência de Tom & Jerry, que derrubava o programa para o segundo lugar em audiência. Coisas do passado. A atração se firmou em torno dos 8 pontos e vai bem em um horário que até hoje procura sua identidade, entre o jornalismo geral, o serviço à mulher e o público infantil.

Especula-se que a ida de Fátima Bernardes para o horário da manhã absorveria o Bem estar em um novo programa. A despeito das negativas da emissora, é difícil manter uma pauta tão específica quanto à do Bem estar por tanto tempo. A propósito: depois do Sítio do Picapau Amarelo, é a vez de Bem estar implicar com o hífen. Pelo visto, a reforma ortográfica não vale para a emissora.

MPF denuncia pastora que escravizou menina xavante.

O Ministério Público Federal (MPF) em Goiás denunciou nesta quarta-feira, 11, em ação penal à Justiça Federal, a pastora W.F.M.B., por ter mantido em sua casa, durante 19 meses em Goiânia, uma criança xavante, menor de 14 anos, em condição análoga à de escrava.

A menina, que é da tribo de São Marcos, em Barra do Garças (MT), habitou, entre os meses de maio de 2009 e novembro de 2010, um sobrado do Setor Coimbra, bairro próximo ao Centro. Ela foi apelidada de 'mucama' - sinônimo de criada, serva, escrava ou doméstica.

'O trabalho doméstico infantil de menores de 16 anos foi incluído na lista das piores formas de atividades que exploram as crianças', disse o procurador Daniel Resende Salgado. O Código Penal prevê, para o crime e agravantes somados, até 16 anos de reclusão.

Daniel Salgado afirmou que optou em manter sob sigilo o nome da menina, divulgar as iniciais da mulher, e omitir a denominação neo-pentecostal.

Contou, ainda, que ouviu a menina por meio de intérpretes. E a criança xavante, hoje com 13 anos de idade, relatou como era ameaçada e castigada caso não executasse os trabalhos domésticos diários: lavar as louças, cozinhar, passar roupas, lavar o piso do sobrado e distribuir folhetos da Igreja às sexta-feiras.

O caso veio à tona em dezembro de 2010, disse o procurador, quando professoras viram hematomas pelo corpo da menina. Apatia, tristeza, indisposição, faltas constantes e o caderno com o 'dever de casa' incompleto também chamaram atenção na Escola JK, em Goiânia.'A partir da revelação das ameaças e espancamentos, elas denunciaram o caso à Policia Civil'.

O processo de exclusão da menina xavante teve início em maio de 2009. O pai da menina, então com 11 anos de idade, estava em Goiânia para tratamento médico de outra filha, na Casa do Índio, no setor Coimbra. Alertado sobre o risco de violação da menina, por outros índios de outras tribos, encontrou na Igreja e na pastora um abrigo para ela. Libertada pela Polícia Civil, ela foi entregue ao seu grupo indígena, na região leste do Mato Grosso.

quarta-feira, janeiro 11, 2012

INSS encerra inscrições do concurso com 1.875 vagas; até R$ 9.070.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) encerra nesta quarta-feira (11/1) o período de inscrições do concurso que oferece 1.875 oportunidades imediatas em todo o Brasil para profissionais de níveis médio e superior. O certame é organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e oferece remunerações que variam entre R$ 4.496,89 e R$ 9.070,93.

Quem ainda quiser participar deve acessar o site da organizadora até às 14h. A taxa de participação varia de acordo com os cargos de interesse do candidato, os valore vão de R$ 51,70 a R$ 61,70.

Os cargos oferecidos pelo certame são os de técnico e os de perito médico previdenciário, com jornada de trabalho de 40 horas semanais. A seleção contará com aplicação de provas objetivas para todos os candidatos, além de avaliação de títulos para graduados. A primeira avaliação tem data prevista para acontecer no próximo dia 12 de fevereiro.

Estudantes protestam contra tarifa de ônibus em ES e PI.

Estudantes dos Estados do Piauí e do Espírito Santo realizaram protestos na noite de ontem e na manhã de hoje contra o aumento nas passagens de ônibus municipais. Na manhã de hoje, por volta das 7 horas, cerca de 100 estudantes se concentraram em frente ao Palácio Anchieta, no centro de Vitória. Segundo a Polícia Militar, os manifestantes bloquearam as avenidas Getúlio Vargas e a Princesa Isabel, impedindo o fluxo de veículos.

Além do bloqueio, os manifestantes, usando faixas e cartazes e com gritos de ordem, atearam fogo em um ônibus e em alguns cones usados para a sinalização do trânsito. Os jovens querem a redução imediata das tarifas de ônibus da Grande Vitória.

Segundo a Polícia Militar, ninguém ficou ferido e não houve prisão durante o protesto. Uma outra manifestação contra o aumento aconteceu na última segunda-feira, mas foi pacífico, segundo a PM.

Acidente com humorista Shaolin completa um ano.

O humorista sofreu um grave acidente de carro em janeiro de 2011. Ele capotou o carro depois de bater na lateral de um caminhão. Shaolin ainda se recupera do acidente e não saiu do coma.

Inscrições para o Sisu terminam nesta quinta-feira.

Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 têm até amanhã (12) para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para o primeiro semestre de 2012 estão disponíveis 108 mil vagas em 95 instituições públicas de ensino superior, que serão distribuídas a partir das notas dos candidatos no exame.

Até as 18h de ontem, o sistema registrou 2,6 milhões de inscrições de 1,3 milhão de participantes – cada candidato pode escolher até dois cursos. O Rio de Janeiro é o estado com o maior número de inscrições até o momento: 321 mil. Em seguida, vêm Minas Gerais ( 288 mil), São Paulo (226 mil), o Ceará (196 mil) e o Rio Grande do Sul (182 mil).

Ao acessar o sistema, o estudante deve escolher duas opções de curso, indicando a sua prioridade. É necessário informar o número de inscrição e a senha de cadastro do Enem 2011. Diariamente, o sistema divulga a nota de corte preliminar de cada curso com base na nota do Enem dos candidatos que pleiteiam as vagas. Durante esse período, o participante pode alterar essas opções se achar que tem mais chances de ser aprovado em outro curso ou instituição.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 15 de janeiro. Os estudantes aprovados deverão comparecer às instituições de ensino de 19 a 20 para fazer a matrícula. O participante que foi selecionado para a primeira opção de curso é retirado automaticamente do sistema e perde a vaga se não fizer a matrícula. Aqueles que forem selecionados para a segunda opção ou não atingirem a nota mínima em nenhum dos cursos escolhidos podem participar das chamadas subsequentes.

A segunda chamada está prevista para 26 de janeiro, com matrículas nos dias 30 e 31. Caso ainda haja vagas disponíveis, o sistema gera uma lista de espera que será disponibilizada para as instituições de ensino preencherem as vagas remanescentes. O candidato interessado em participar dessa lista deverá pedir a inclusão entre 26 de janeiro e 1° de fevereiro.

PM prende traficante com mais de meio quilo de maconha em Apodi.

Um homem identificado como Francisco Damião Lopes, conhecido como ‘Crica’, foi preso por tráfico de drogas, no município de Apodi, distante 328 quilômetros de Natal. O fato aconteceu na tarde de ontem terça-feira (10), por volta das 17h. A ação foi realizada pela Polícia Militar de Apodi e comandada pelo capitão Brilhante. Mais de meio quilo de maconha foi apreendido durante a operação.

A prisão ocorreu durante um patrulhamento de rotina no bairro de Lagoa Seca. Os policiais viram um homem, identificado como Célio Moreira Lopes, o ‘Celinho’, saindo de uma suposta ‘boca de fumo’ que já vinha sendo investigada. Ele foi abordado e durante a vistoria os policiais encontraram uma trouxinha de maconha. Ele levou os policiais até a casa onde supostamente funcionava a boca de fumo, na rua Vilson Custódio, e encontraram cinco trouxinhas de maconha, além de R$ 136 em dinheiro fracionado, cinco celulares, três relógios, dez carregadores de celular, duas facas, material para embalagem de drogas e uma moto Honda Fan de placa MZH 6651 de cor preta.

Ao ser questionado, Francisco Damião revelou que ainda existia outra quantia em drogas guardada na casa de sua mãe. Ao verificar, a polícia encontrou dentro da gaveta do guarda-roupas uma grande quantidade de maconha, dividida em doze tabletes, sendo dez de 50 gramas e dois de 25 gramas cada.

Ainda segundo o blog, com base nas investigações que vinham sendo realizadas e na quantidade de drogas apreendidas, a polícia acredita que o acusado estaria vendendo a droga em maior escala para outras pessoas revenderem.

Francisco Damião, Célio Moreira e todo o material encontrado, foram apreendidos e levados até a Delegacia de Polícia Civil de Apodi, onde serão feitos todos os procedimentos legais. A operação contou com o apoio de uma viatura do GTO de Apodi.

As manchetes dos jornais desta Quarta.

Diário de Natal: Prefeitura deve 57 milhões a educação
Tribuna do Norte: Bolsa família ficou sem ICMS extra da gasolina e energia
Globo: Brasil fecha fronteiras para conter “invasão” de haitianos
Folha: Governo vai restringir a entrada de haitianos
Estadão: Congresso ignora escândalo e dá mais R$ 1 bi para ONGs
Valor: Empreiteiras emergentes entram no clube do bilhão
Zero Hora: Seca já aumenta preço de frango, ovos e leite
Jornal do Commércio: Barbárie na Funase
Diário do Nordeste: Policial e bandido mortos durante tiroteio em Groaíras

Música gospel é reconhecida como manifestação cultural.

A partir de hoje (10), a música religiosa (gospel) é considerada manifestação cultural de acordo com lei sancionada pela presidenta Dilma Roussef e publicada no Diário Oficial da União.

Com isso, cantores gospel e promotores de eventos com esse tipo de música poderão receber os benefícios da Lei Rouanet. No entanto, para receber os benefícios da lei, os eventos não podem ser promovidos pelas igrejas.

terça-feira, janeiro 10, 2012

Médicos recomendam evitar beber álcool duas vezes na semana.

Especialistas do Comitê de Ciência e Tecnología do Reino Unido afirmam que para evitar danos à saúde as pessoas deveriam evitar beber álcool pelo menos dois dias na semana. Os informes atuais indicam um máximo de unidades ou doses de álcool que podem ser consumidas de forma segura, mas o consumidor nem sempre entende quantas existem numa taça de vinho ou num copo de cerveja. Com a nova recomendação, os médicos acreditam que será mais fácil prevenir problemas relacionados ao consumo de bebidas.

O objetivo da nova orientação é simplificar e reforçar a mensagem de que se deve evitar beber álcool todos os dias, diz o relatório. Os autores acrescentam que o Governo e a indústria deveriam enfatizar os riscos agudos e crônicos do consumo excessivo de álcool. E, segundo deputados britânicos, há muita confusão sobre as recomendações de quanto álcool as pessoas deveriam beber.

Ainda de acordo com o informe, seria benéfico estabelecer um límite menor para as pessoas mais velhas. A unidade de álcool é a medida de volume de álcool puro de uma bebida. Se considera uma unidade um volume de 10 mililitros (8 gramas) de álcool etílico. Em um adulto saudável, o fígado leva cerca de uma hora, em média, para processar uma unidade. Porém as pessoas não sabem muito bem como conferir isso.

Segundo pesquisadores, 90% da população britânica já ouviram falar de unidades de álcool, mas apenas uma em cada três sabe qual é o equivalente a uma dose de vinho. O Comitê insiste que é preciso realizar mais esforços para educar as pessoas sobre o conceito de unidades.

A Organização Mundial de Saúde calcula que o uso nocivo de álcool causa 2,25 millhões de mortes prematuras anualmente no mundo, sendo responsável por 4,5% do índice global de doenças.

Edição extra do Enem em abril não está garantida para este ano, diz Haddad.

Apesar de já estar prevista em edital a realização de duas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por ano, a partir de 2012, a aplicação da prova nos dias 28 e 29 de abril ainda está em discussão pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Segundo o ministro Fernando Haddad, a decisão deve ser tomada no máximo até o início de fevereiro.

“A ideia original é essa [ter duas edições do Enem em 2012]. Nós estamos tratando desse assunto com o consórcio [Cespe/Cesgranrio, responsável pela aplicação do exame]”, disse o ministro. De acordo com Haddad, o problema continua sendo o de “dobrar o esforço da realização de uma prova de 5 milhões de pessoas”.

O ministro informou que o Inep está discutindo a questão com os outros parceiros envolvidos na aplicação do Enem, como o consórcio, os Correios, a gráfica e até mesmo as polícias militares nos estados. Não seria necessário fazer um novo contrato com o Cespe e a Cesgranrio, porque o que firmado no ano passado já previa a aplicação de duas provas em 2012. Também participa das negociações a empresa de gestão de risco contratada no ano passado para oferecer suporte de logística e certificar todas as etapas do exame. De acordo com Haddad, o problema não é orçamentário.

Desde que o MEC deu início ao projeto de substituir o Enem pelos vestibulares tradicionais das instituições públicas, em 2009, a intenção era que o exame fosse aplicado uma vez por semestre. O projeto foi adiado em 2010 e 2011. No ano passado, porém, o Inep anunciou que em 2012 a prova seria aplicada em abril e em outubro.

UERN recebe documentação de candidatos cotistas até sexta.

A Comissão Permanente de Vestibular da UERN recebe até a próxima sexta-feira, 13 a documentação dos candidatos inscritos no Processo Seletivo Vocacionado 2012 (PSV 2012) que solicitaram isenção da taxa, se enquadram no Sistema de Cotas ou solicitaram assistência especial. Os candidatos pagantes e que não fazem parte do Sistema de Cotas não precisam entregar os documentos.

A entrega da documentação ocorrerá em Mossoró, Natal, Assu, Caicó, Patu e Pau dos Ferros (o candidato optou por entregar os documentos numa dessas cidades no momento da inscrição).

O número de candidatos inscritos até o prazo limite (30/12/11) foi de 24.636, porém esse número já reduziu em torno de 3 mil candidatos. Esse é o número aproximado de candidatos que deixaram de pagar a taxa de inscrição até o dia 3 de janeiro, quando venceu o prazo.

Os candidatos que solicitaram isenção da taxa e não apresentarem a documentação comprobatória, no período de 9 a 13 de janeiro, terão outra oportunidade de pagar a taxa de inscrição nos dias 18, 19 e 20 de janeiro.

Somente após esse prazo, possivelmente no dia 27 de janeiro, é que será divulgado o número de candidatos aptos a realizarem as provas do PSV 2012, que serão aplicadas nos dias 4 e 5 de março. Também no dia 27 serão divulgados os números da concorrência.

A empresa responsável pela realização das provas será a Consulplan, a mesma que realizou as provas do PSV 2011. Na página da Comperve (http://www.uern.br/graduacao/comperve.asp?menu=comperve-apresentacao), o candidato tem acesso à todas as informações necessárias e à relação de documentos exigidos em edital.

Integrante da "Turma do Pânico" é apreendido após roubo em Currais Novos.

Um Adolescente de 13 anos foi apreendido pela polícia no município de Currais novos, região do Seridó, com a quantia de R$ 600,00 e dois aparelhos celulares, além de roupas adquiridas com o dinheiro resultante de furto realizado na residência do radialista da cidade conhecido como DJ Big France.

Segundo o radialista, um dos adolescentes se dirigiu até a sua residência para pedir água e diante de um descuido ao entrar no banheiro, não conseguiu encontrar os seus celulares e carteira. Depois de entrar em contato com a Rádio Patrulha e registrar o Boletim de Ocorrência, a polícia da cidade conseguiu encontrar o acusado, que confessou o crime e entregou os outros menores que participaram da ação.

O menor infrator conta com várias passagens no CEDUC e confessou o crime com a participação de outros adolescentes, que fazem parte de um grupo conhecido como “Turma do Pânico”.

Um moto-taxista que comprou um dos aparelhos celulares também foi conduzido para a delegacia e responderá por receptação, segundo informações do soldado PM Júnior.

Com duas baixas, "BBB 12" estreia nesta terça-feira.

Com duas desistências antes mesmo de o programa começar, a 12ª edição do "Big Brother Brasil" ganhou repercussão fora do comum antes mesmo da estreia, nesta terça-feira (10).]

Com apenas 12 integrantes, menor número desde o "BBB2", em 2002, aumentam as teorias de que novos participantes possam ser anunciados ainda hoje ou no decorrer da edição, expediente recorrente desde o "BBB9".

Como de costume, o programa mantém o segredo até o último minuto sobre diversos aspectos.

A estrutura da casa, quantidade de quartos e outras mudanças específicas ainda são desconhecidas, até mesmo porque em diversas edições elas denunciavam como seriam feitos arranjos do "elenco" em grupos menores.

Nem mesmo o dia final do programa é certo, mas a previsão é que o "BBB12" dure até o dia 27 de março.

"O 'BBB12' marca nosso aniversário de uma década --dez anos em que o mundo se transformou. O 'BBB' foi um dos principais palcos onde se assistiu a essas mudanças, seus sintomas e reflexos. Há dez anos, os temas e questões morais que afloram no BBB ainda não eram conversa de salão", disse.

Morri e nasci quando te vi!

Eu e Ariel.

Ariel.

Ariel.

Ariel nasceu no dia 29/12/2011 as 15:25.

Ariel nasceu no dia 29/12/2011 as 15:25.

Ariel mamando pela 1º vez.

Ariel após seu 1º banho.
O título poderia ser o nome de um filme ou de um livro, mas não é. Foi assim que me senti quando vi Ariel pela primeira vez.

Muito me perguntaram se chorei na hora do nascimento mas a sensação é inesplicável. Não saberia descrever este sentimento. A alegria é tanta, a energia é tão contagiante, é uma força que vai muito além do que o seu corpo sente.

Pensei que iria chorar na hora, que não conseguiria tirar as primeiras fotos de Ariel, mas tudo que pedi a Deus fui atendido. Deus nos deu muita força e sabedoria. A equipe médica foi excelente. Aninha foi uma guerreira….

Não havia motivo para chorar… Ariel é motivo de muia alegria, uma alegria contagiante que foi abençoado por Deus. Ariel é um presente divino que veio na hora certa e tinha que ser recebido com alegria!

Em alguns momentos de minha vida eu tive que morrer para poder nascer novamente. Morri criança para nascer um adolescente. Morri adolescente para nascer um adulto. E naquele momento em que vi Ariel pela primeira vez morreu o Valdemar, para nascer o Papai Valdemar, papai de Ariel … um pai de família abençoado por Deus.

Deus abençõe a todos e muito obrigado pelo carinho e mensagens a me enviadas.

Gol de Neymar é eleito o mais bonito do mundo em 2011.

Fora da lista dos três melhores jogadores do mundo em 2011, o atacante Neymar não saiu com as mãos abanando da cerimônia da Bola da Ouro da Fifa, nesta segunda-feira, em Zurique. O primeiro gol que ele marcou contra o Flamengo, no dia 27 de julho, pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro, foi eleito em votação popular como o gol mais bonito de 2011, rendendo a ele o Prêmio Puskas.

O gol foi um dos 10 escolhidos como elegíveis pela Fifa, único marcado no Brasil e também único anotado por jogador brasileiro. Depois, a lista foi reduzida a três e Neymar concorria com Messi e Wayne Rooney. O argentino, por um gol que fez contra o Villarreal, driblando o goleiro com uma cavadinha na bola. Já o inglês disputava o prêmio com a bicicleta perfeita com que marcou um gol no clássico contra o Manchester City.

Neymar recebeu o prêmio pelo terceiro gol do Santos em um jogo histórico contra o Flamengo. A equipe santista vencia por 2 a 0 quando o atacante recebeu pela meia esquerda, driblou dois adversários em um espaço curto e tocou para Borges. Apresentou-se para receber de volta e, na entrada da área, passou por Ronaldo Angelim com um drible da vaca. Depois, tocou na saída de Felipe. Com um show de Ronaldinho Gaúcho, o Flamengo ainda viraria aquele jogo na Vila Belmiro e venceria por 5 a 4.

O Prêmio Puskas homenageia o ex-jogador húngaro Ferenc Puskas e foi instituído em 2009, quando Cristiano Ronaldo foi o vencedor. No ano passado, quem venceu foi o turco Altintop. A votação, feita a partir do site da Fifa, ficou aberta do dia 5 de dezembro até minutos antes da entrega do prêmio.

Mãe tenta trocar criança por crack em Goiânia.

Andréia Carla das Neves Santos, de 38 anos, foi presa pela Policia Militar (PM) por tentar, supostamente, trocar a filha "Alana", com menos de dois meses de idade, por uma porção de pedras de crack avaliada em R$ 20. A prisão ocorreu na noite desse domingo em uma boca de fumo do bairro Parque Amazônia, em Goiânia. De acordo com a PM, e no momento da prisão, a mulher se escondeu sob uma laje, com o bebê nos braços. "Eu não tentei negociar, e nem trocar, a minha filha por drogas", se defendeu Andréia Carla na Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM), onde foi levada e liberada após registro de boletim de ocorrência.

Ela confirmou estar, no momento da prisão, longe da sua casa, e bêbada. Alega ter sido "chantageada" em um bar, onde pediu R$ 1 50 para a passagem de ônibus, e alguém sugeriu a troca. O caso foi repassado, hoje, para investigação da Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente (DPCA). A tendência da Polícia Civil e do Conselho Tutelar é requerer na Justiça de Goiás a guarda do bebê de Andréia. Com menos de dois meses de vida, e "arrastada" pelas ruas, a menina sequer foi registrada em cartório. "Ela vai se chamar E.N.", disse Maria de Lourdes da Silva, a avó materna de Andréia, quando recebeu a criança das mãos da conselheira tutelar Karine Rodrigues Santos Almeida.

O problema é que além de "Alana", como a criança sem registro é chamada pela família, dona Maria de Lourdes cuida de outras três todas filhas de Andréia Carla. E desconhece os pais biológicos, cuja guarda vem sendo decidida pela Justiça em favor da avó. Sem emprego, sem dinheiro, sem profissão, Andréia Carla das Neves Santos corre as ruas em busca de sexo, drogas e destilados todos os dias, de acordo com relato da avó.

"Uma paixão não correspondida", há 17 anos, teria lançado a neta nas ruas, onde busca drogas, destilados e relacionamentos com homens sem identidade.

Senhor de 60 anos se casa com antigo amor após reencontrá-la no Facebook.

O amor não tem idade e, com o advento da Internet, também não mede distâncias de tempo e espaço. A história do casal Hugh Forsythe, 60 anos, e Maureen Wallace, 62, é a mais nova prova desta teoria. Graças ao Facebook, eles se casaram 42 anos depois do término do namoro.

Maureen terminou um namoro de quatro meses com Hugh em 1970. Ele ficou arrasado, mas seguiu com a vida. Se casou, teve filhos, e ficou viúvo em 2009.

Então, durante uma visita a um parente distante no meio do ano passado, Hugh ficou sabendo que Maureen havia se divorciado, depois de um casamento de 27 anos. Isso foi o suficiente para iniciar a busca pela paixão do passado. “Eu nunca esqueci Maureen ao longo dos anos. Ela foi o meu primeiro amor, e não ia deixá-la escapar de novo”, disse Hugh ao Daily Mail.

Porém, a missão não era nada fácil. Ao procurar pelo nome Maureen Stewart no Facebook, ele encontrou várias pessoas com o mesmo nome. Hugh não teve dúvidas e mandou a mesma mensagem para todas as mulheres que ele encontrou na rede com o mesmo nome. A estratégia deu resultado e ele teve a resposta que tanto esperava.

A partir daí, os dois recomeçaram o relacionamento e relembraram os momentos do passado, revisitando os locais que frequentavam na década de 1970. Maureen e Hugh namoraram alguns meses no “mundo offline” e, decididos que foram feitos um para o outro, se casaram um pouco antes do Natal.

“Eu o amava, mas nunca disse isso a ele. Nem em meus sonhos mais loucos imaginei que nos encontraríamos novamente, mas felizmente o Facebook nos uniu”, disse Maureen. Que Hugh e Maureen sejam felizes para sempre. Felicidades ao casal.

Kid Abelha se apresenta em Natal nesta quinta-feira.

O Kid Abelha volta aos palcos natalenses com apresentação na quinta-feira, 12, no Teatro Riachuelo. À pedido do público, Paula Toller, George Israel e Bruno Fortunato retornam com a turnê “Glitter de Principiante”.

Nela, o grupo apresenta novas canções e os diversos hits dos anos 80, em seus arranjos originais. O show “Glitter de Principiante” estreou em abril em Curitiba, já passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Florianópolis, sempre com casa cheia e próxima semana desembarca em Natal.

O diferencial é que neste show, pela primeira vez desde a estreia do Kid, não haverá um disco para promover. “Precisávamos dar esse tempo para viver outras experiências. E só queríamos voltar se o show fosse pura celebração. Queremos tocar músicas de que gostamos, porém com energia de quem está começando. O público exige a nossa volta””, diz Paula Toller.

Após 9 dias em coma, bispo potiguar morre aos 83 anos.

O Bispo Emérito de Mossoró dom José Freire de Oliveira Neto, 83 anos, natural de Apodi, morreu na madrugada dessa terça-feira(10), na UTI do hospital Wilson Rosado, na capital do Oeste. O seu falecimento foi causado a partir de uma hemorragia cerebral, onde ele foi cirurgiado às pressas no Hospital Regional Tarcísio Maia, no 31 de Dezembro. Após a cirurgia, o bispo foi transferido em coma para a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Wilson Rosado, mas não resistiu ao seu quadro por volta das 3h.

Dom José Freire de Oliveira Neto e liderou a Diocese de Mossoró em 1984, substituindo o então Bispo, Dom Gentil Diniz Barreto. Em 2004, ele foi substituído pelo atual bispo dom Mariano Manzana.

Reforma do Terminal Rodoviário de Natal tem novo prazo para conclusão.

O Terminal Rodoviário de Natal, principal terminal de passageiros do estado, continua em reforma. E a passos lentos. A previsão de término das obras, estipulada inicialmente para o mês de fevereiro deste ano, já se prolonga em uma nova perspectiva de mais trinta dias em atraso até o final de março. Enquanto isso, os serviços de guichês, alimentação, e comércio são aos poucos relocados para os seus espaços definitivos.

A obra que esteve inicialmente orçada em cerca de R$ 3 milhões, terá seu valor total revisado diante do adiamento progressivo das etapas de restauração e reforma propostas pelo projeto original lançado em 2010. A reforma está sendo financiada mediante as tarifas cobradas diariamente aos usuários do terminal pela empresa Socicam.

Esta reforma constitui efetivamente a primeira intervenção em infraestrutura desde a sua inauguração. O projeto de reforma foi estruturado pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e está sendo executado pela empresa Socicam, responsável pela administração do local desde licitação realizada em junho de 2008. Entre as mudanças propostas está a criação de novos espaços destinados à prestação de serviços essenciais aos usuários, tais como praça de alimentação, salão de embarque e expansão do espaço destinado ao comércio voltado aos visitantes e turistas.

Segundo o administrador Rodrigo Wanderley, a maior dificuldade refere-se ao fato de manter o estabelecimento em funcionamento enquanto a reforma acontece, de modo que os usuários não sejam prejudicados pela paralisação dos serviços de embarque e desembarque; desse modo decidiu-se interditar uma determinada área a cada etapa, para que o funcionamento normal continue sendo possível sem nenhuma paralisação. "Quanto às exigências de acessibilidade e prestação de serviços básicos direcionadas a um terminal de passageiros, elas estão sendo observadas e atendidas à medida que as obras avançam. O local contará com rampas em todos os acessos, bem como estrutura interna destinada aos portadores de necessidades especiais", disse.

As manchetes dos jornais desta Terça.

Diário de Natal: Pesquisa aponta vitória de Carlos Eduardo no 1º turno
Tribuna do Norte: Ipem detecta 2.200 bicos de bombas irregulares no RN
Globo: Águas de janeiro – Chuvas matam 11 e deixam 15 soterrados na divisa MG-RJ
Folha: Juízes de Minas são acusados de favorecer colegas
Estadão: Plano federal previa polícia na cracolândia só em abril
Correio: Plano emergencial para tirar Bezerra da chuva
Valor: American negocia dívida de quase US$ 1 bi com o BNDES
Estado de Minas: Emergência – 116 cidades mineiras pedem socorro
Zero Hora: Socorro à seca usa verba represada pela burocracia

segunda-feira, janeiro 09, 2012

Imbel abre inscrições para cadastro reserva nesta segunda-feira.

A Indústria de Material Bélico do Brasil (Imbel), empresa pública federal ligada ao Ministério da Defesa, abriu nesta sexta-feira (9/1) o período de inscrições do concurso público para formação de cadastro reserva em cargos de natureza administrativa, técnica e operacional. A seleção será organizada pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades).

Há chances para advogado, analista administrativo, analista contábil, analista de custos, comprador técnico, engenheiro em diversas áreas, médico do trabalho, assistente administrativo, assistente técnico, auxiliar administrativo, auxiliar de enfermagem do trabalho e ajudante geral, entre outros. De acordo com o edital de abertura, as remunerações variam entre R$ 828,48 a R$ 3.470,02.

As chances serão para a sede administrativa em Brasília/DF, escritório administrativo de Piquete/SP; e nas unidades de produção de Piquete/SP, Itajubá/MG, Juiz de Fora/MG, Rio de Janeiro/RJ e Magé/RJ. As inscrições poderão ser feitas até 6 de fevereiro pelo site http://www.iades.com.br/. A taxa varia de R$ 24 a R$ 48.

Os aprovados serão contratados pelo regime de Consolidação das Leis do Trabalho. Todos passarão apenas por provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, no dia 18 de março.

Incêndio destrói mais de 3 mil hectares de floresta na Patagônia argentina.

Na Argentina, na região de Chubut, na Patagônia, chamas provenientes do Sul do Chile já consumiram 3 mil hectares de florestas. De acordo com as autoridades, a situação se agravou devido às elevadas temperaturas e aos ventos que ajudam a espalhar as chamas. A fumaça predomina. Mais de 300 bombeiros atuam na região. Desde sábado (7), os esforços foram ampliados.

Ontem (8) três navios-tanque e um helicóptero foram acionados, mas as cinzas impedem que sejam colocados em funcionamento. As autoridades argentinas desconfiam que o fogo foi provocado intencionalmente em decorrência às disputas entre vizinhos de cidades da região.

A Defesa Civil de Chubut informou que não há vítimas. Mas 50 pessoas foram retiradas da área entre residentes e turistas que estavam acampados na região de El Hole. O alerta vermelho foi acionado. El Hole fica na fronteira da Argentina com o Chile.

O secretário da Produção de Chubut, Sergio Bohe, disse que a chuva que atingiu parte da área prejudica porque provoca um aumento na intensidade do vento, dificultando o trabalho dos bombeiros.

No sábado, um grupo de 50 brigadistas brasileiros seguiu para a região de Concepción, na Argentina, para ajudar no combate ao fogo na região. Inicialmente, os bombeiros civis ficarão 20 dias no Chile.