sábado, junho 04, 2016

Defesa de Dilma recorre ao STF para protelar julgamento do impeachment.

O primeiro dos quatro recursos anunciados nesta sexta-feira (3) pelo advogado da presidente afastada Dilma Rousseff, José Eduardo Cardozo, já foi protocolado na Secretaria Geral da Mesa do Senado. O recurso diz respeito ao prazo para alegações finais da defesa de Dilma, que na quinta-feira (2) ficou estabelecido em cinco dias, após o presidente da Comissão Processante do Impeachment, senador Raimundo Lira (PMDB-PB), acatar questão de ordem da senadora Simone Tebet (PMDB-MS).

Cardozo encaminhou o recurso ao presidente do processo e última instância recursal, ministro Ricardo Lewandowski, alegando que o prazo para as alegações finais da defesa não pode ser menor que 20 dias.

Em resposta à argumentação da senadora, Cardozo informou que, à época doimpeachment do ex-presidente Fernando Collor, havia um vazio legal em relação à questão no Código Penal, o que propiciou a adoção de prazo de 15 dias. De acordo com a senadora, o código foi alterado posteriormente e, agora, seria possível aplicar o prazo de cinco dias para acusação e mais cinco para defesa nas alegações finais.

“Não pode prevalecer o fundamento da eminente senadora no sentido de que, quando do julgamento do STF para o caso Collor em 1992, havia um vazio normativo do Código de Processo Penal”, afirmou o advogado.

Segundo ele, havia sim a previsão de prazo de três dias à época, mas o próprio STF determinou que fosse considerada como base a Lei 8.038/90 para os procedimentos de impeachment.

Cardozo esclareceu ainda que a Lei do Impeachment – Lei 1.079/50 – também estabelece que a Lei 8.038/90 deverá ser aplicada no processamento e julgamento dos crimes de responsabilidade cometidos por pessoas com foro privilegiado. Na época do julgamento de Collor, com base nesta lei, foi adotado prazo de 15 dias para as alegações finais da defesa.

O advogado acrescentou que as alegações finais são “a materialidade integral da defesa” e não podem ter prazo menor que o concedido para a defesa prévia, que foi de 20 dias. “Fora concedido para a defesa o prazo de 20 dias para apresentação da defesa prévia. Consequentemente, considerando que as alegações finais são, na realidade, a materialidade integral da defesa, tanto em seu sentido procedimental quanto em sentido substancial, não há como admitir fundamento para a concessão de prazo inferior ao de 20 dias”, alegou Cardozo.

O recurso é o primeiro de quatro que serão apresentados a Lewandowski pela defesa da presidente afastada. Eles são protocolados no Senado e posteriormente oficializados ao presidente do Supremo que, neste caso, atua como última instância recursal e presidente do processo de impeachment.

Lewandowski recebeu ontem o primeiro recurso referente ao processo, do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), solicitando redução do número de testemunhas a serem ouvidas. Ele deve responder esses recursos até segunda-feira (6).

Missa em Ação de Graças pela data natalícia do Monsenhor Lucena neste domingo.

Neste domingo(5) transcorre a data natalícia do Monsenhor Luiz Lucena Dias, pároco emérito da paroquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens. Está previsto a celebração de uma missa às 7h deste domingo na igreja matriz. Monsenhor completará 89 anos de idade, e mesmo aposentado, continua na ativa celebrando missas diariamente.

Príncipe Charles teria sido flagrado beijando rapaz e levanta rumores sobre homossexualidade.

O tabloide americano “Globe” chocou o mundo. Em uma de suas publicações, o veículo divulgou uma imagem onde aparece o príncipe Charles beijando um jovem rapaz. O caso levantou rumores sobre homossexualidade do herdeiro ao trono britânico.

A imagem no entanto não é conclusiva, a publicação foi bastante discutida e algumas pessoas acreditam que seja montagem. A dúvida acerca do assunto é tão grande que nenhum outro tabloide inglês comprou a ideia, nem mesmo os americanos. O possível furo mundial seria unicamente do “Globe”, que também afirma que a duquesa Camila teria pedido divórcio ao ficar sabendo do caso.

Se é verdade ou mentira não é possível saber, mas a repercussão foi tão grande que o tema “príncipe Charles” passou o dia inteiro entre os assuntos mais comentados do Twitter.

Tocha Olímpica já se encontra em solo potiguar.

A Tocha Olímpica, símbolo do maior evento esportivo do mundo,  já chegou a Natal. Ela começou a trajetória no solo potiguar pela cidade de São José do Mipibu na manhã deste sábado(4), onde quando foi recebida pelo governador em exercício, Fábio Dantas, e pelo prefeito Arlindo Dantas. Mesmo com chuva, o público não deixou de ir às ruas do município para prestigiar o percurso. O primeiro a conduzir a tocha foi o jovem cidadão mipibuense John Lennon Oliveira.

O monumento percorreu dez pontos da cidade. Em seguida foi para o maior cajueiro do mundo em Pirangi na cidade de Ceará-Mirim, depois seguindo para Natal onde haverá uma ampla programação desenvolvida pela prefeitura da capital.

Jovens cientistas realizam jornada em Natal neste sábado.

A democratização da tecnologia médica para torná-la acessível a todos os cidadãos e o avançar da incidência de transtornos mentais em razão de progressos tecnológicos são alguns dos temas que serão tratados em amplo debate científico, promovido por jovens pesquisadores potiguares, na manhã de hoje (4), em Natal.

Denominado de “Jornada Científica Jovem”, o evento vai reunir centenas de estudantes com idades entre 14 e 17 anos, que dedicaram os últimos meses a pesquisas aprofundadas acerca do tema “Tecnologia Consciente”. A exposição desses estudos, seguida de discussões abertas, dar-se-á no Complexo Educacional Contemporâneo.

Entre as pesquisas que serão debatidas durante o evento está a da jovem cientista Maria Luiza Azevedo, de 16 anos. Ela vai socializar estudo autoral sobre a democratização do acesso a tecnologias médicas e o quanto esses recursos estão de fato auxiliando no tratamento de pacientes de diferentes níveis sociais Brasil afora.

“No caso das próteses, por exemplo, usadas desde o Renascimento, notamos uma grande sofisticação desses aparelhos ao longo dos anos, porém todo esse progresso tecnológico permanece disponível de maneira restrita, fato que merece a nossa atenção e foi um dos objetos desse estudo”, adianta Maria Luiza.

Tecnologia, aliás, que tem auxiliado a conter o avanço da ocorrência de transtornos mentais na população brasileira, por meio de tratamentos modernos. Porém, seria a própria tecnologia um dos fatores para o crescimento dos casos dessas doenças no país? A resposta será dada na “Jornada Científica Jovem” pela pesquisadora adolescente Yasmin Luise, de 16 anos.

“A ansiedade é um mal psíquico que tem aberto portas para transtornos, no entanto, percebe-se que a causa de tanta aflição está associada ao mesmo contexto tecnológico do qual surgem soluções para os referidos problemas”, explica a estudante.

Para Irany Xavier de Andrade, educadora do Contemporâneo e responsável pelo evento, o objetivo da iniciativa é incentivar a pesquisa científica entre os jovens, tornando-os mais próximos da condição de promotores de conhecimento. “A socialização dessas pesquisas é uma rica oportunidade para acessarmos descobertas, mas principalmente para estimularmos a juventude pela busca por respostas e informações”, justifica ela.

O evento acontece das 8h às 13h, na unidade de Lagoa Nova do Contemporâneo. A entrada é gratuita.

Após atos, Dilma prioriza agenda particular e visita filha em Porto Alegre.

Após participar de dois atos em apoio a seu mandato, a presidente da República afastada, Dilma Rousseff, priorizou a agenda particular neste sábado (4). Ela deixou seu apartamento na Zona Sul da capital gaúcha, e visitou a filha, Paula Rousseff Araújo, e os dois netos.

Dilma saiu acompanhada de equipes de seguranças e sem falar com a imprensa. Na manhã fria na capital gaúcha, com temperatura de 8°C, ela não foi vista fazendo o tradicional passeio de bicicleta que está acostumada.

A presidente afastada está em Porto Alegre desde quinta (2). Na sexta (3), ela participou de dois eventos a favor do mandato e contrários ao governo do presidente em exercício Michel Temer.

Primeiro, ela esteve no lançamento do livro "Resistência ao Golpe 2016" no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa. Dilma abraçou e beijou quem se aproximava, e distribuiu autógrafos. Ao tomar o microfone, chamou o público de "queridos e queridas", e defendeu sua inocência no processo de impeachment.

"Num presidencialismo, que é nosso caso, para se ter impeachament tem que ter base jurídica, crime de responsabilidade", alegou, comparando os atos pelos quais responde com medidas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).

"Na época do FHC, foram 120. Iguais ao meu, pelo menos 30. Eu fiz seis. Nunca foi crime antes, e é bom que se diga que minhas contas nem foram julgadas", discursou ela.

Depois, Dilma seguiu parae um protesto na Esquina Democrática, entre a Avenida Borges de Medeiros e a Rua dos Andradas, no Centro de Porto Alegre. Portando bandeiras de partidos políticos e movimentos sindicais, os manifestantes se aglomeraram em frente a um carro de som e um palanque, isolados com grades e seguranças.

Raio deixa 42 feridos em festival de rock na Alemanha.

Um raio deixou 42 feridos, alguns em estado grave, durante o festival de rock realizado durante o fim de semana em Mendig, oeste da Alemanha, informaram neste sábado (4) os organizadores do evento.

Um dos feridos teve que ser reanimado pelo pessoal de emergência.

O festival "Rock am Ring", realirzado no aeroporto de Mendig, com a presença de perto de 90 mi pessoas, foi interrompido durante duas horas por causa da tempestade que caiu sobre a região.

O "Rock am Ring" acontece durante o fim de semana e os organizadores rejeitam a possibilidade de suspendê-lo apesar das previsões meteorológicos anunciarem novas tempestades para o oeste da Alemanha.

Motéis que não pedem documento de identificação de clientes pagarão multa de R$ 10 mil.

Uma entrevista coletiva será concedida terça-feira (7), às 9h, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Candelária, para divulgar informações das operações de fiscalização em motéis iniciadas este ano para cumprimento Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), em vigor desde 1º de janeiro, que estabeleceu a obrigatoriedade de apresentação de documento de identificação dos clientes em motéis.

A multa prevista por descumprimento é de R$10 mil por cada obrigação descumprida, sendo uma multa computada para cada cliente que tiver acesso ao motel sem identificação.

A entrevista terá a presença dos promotores Marconi Antas, Mariana Rebelo Sá, Marcus Aurélio Barros e Paulo Roger, todos da área da Infância e Adolescência, e da delegada Dulcineia Costa, titular da Delegacia Especializada da Criança e do Adolescente (DCA).

O TAC foi assinado em novembro do ano passado por representantes de motéis durante audiência que discutiu a problemática da presença de crianças e adolescente nesses estabelecimentos. Dentre as soluções propostas pelo documento, está a exigência de identificação de pessoas que forem entrar no motel, devendo o estabelecimento coibir a entrada de menores de 18 anos.

sexta-feira, junho 03, 2016

Governo antecipa calendário de pagamento para servidores ativos da Educação.

O pagamento dos servidores da Educação, que estava previsto para ser realizado na próxima segunda-feira (6), foi antecipado para este sábado (4). 

Os demais pagamentos vão acontecer seguindo o mesmo cronograma já divulgado, no qual todos os servidores ativos da administração direta e indireta receberão os salários até o dia 8 de junho.

Emprego para Operador de Caixa da Drogaria Globo em Natal/RN.

Emprego para Operador de Caixa

Requisitos: Ensino médio completo, disponibilidade de horário;

OBS: pode ser 1º emprego; PNE

Enviar currículos para: rh.rn@drogariaglobo.com.br Assunto: Operador de Caixa

Ato pró-Dilma e contra governo Temer é realizado no Centro de Porto Alegre.


Um protesto em apoio à presidente afastada Dilma Rousseff e contrário ao governo do presidente em exercício Michel Temer foi realizado na noite desta sexta-feira (3) na Esquina Democrática, entre a Avenida Borges de Medeiros e a Rua dos Andradas, no Centro de Porto Alegre. Portando bandeiras de partidos políticos e movimentos sindicais, os manifestantes se aglomeraram em frente a um carro de som e um palanque isolados com grades e seguranças.

Os organizadores estimam que cerca de 10 mil pessoas participaram do ato. A Brigada Militar não divulgou uma estimativa.

O ato teve início por volta das 17h30, quando o rapper White Jay, o primeiro artista a se apresentar, cantou uma música com críticas a Temer. Neste horário, Dilma discursava durante evento na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Cerca de 30 minutos mais tarde, a presidente afastada chegou ao local da manifestação onde voltou a discursar.

"Depois de um longo processo de ditadura, em que as pessoas não podiam se manifestar, estão querendo destruir e violentar a nossa democracia. Fui eleita pelo voto direto de 52 milhões de brasileiros", afirmou.

A petista falou sobre a proibição de usar o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para viajar a outros estados, fora o Rio Grande do Sul, onde fica sua residência. "Eles querem me impedir de falar nas praças, não querem que eu vá às praças deste país e diga o que está acontecendo, que é o golpe. Só posso vir de Brasília para Porto Alegre, que é a minha casa", desabafa, antes de manifestar o otimismo em relação ao processo de impeachment. "Tenho certeza que vou ser presidente do Brasil até 2018", disse.

Pouco antes das 19h, Dilma deixou o ato em um carro escoltado por policiais. Também participaram do ato o ex-governador Olívio Dutra, Henrique Fontana, Maria do Rosário, Miguel Rossetto.

Após ser internado Santos do “Programa do Ratinho” deixa a UTI.

Conforme já informamos aqui no Famosos na Web, o humorista Iran Thieme mais conhecido como  Santos do “Programa do Ratinho” tinha sido internado. Ele teria passado mal na última terça-feira (31/05) e foi levado imediatamente para um hospital.

Ele teria tido um mal súbito e foi internado na UTI do hospital São Camilo, em São Paulo. Porém ao que tudo indica o humorista já está melhor, isso porque na noite da última quinta-feira (02/06) ele deixou a Unidade de Tratamento Intensivo e está em um quarto normal.

Os médicos diagnosticaram o humorista com quadro de estafa, stress e pressão alta. Os principais motivos são que ele fuma e isso não é nada bom para a saúde, mesmo já estando melhor Iran ainda não tem previsão de alta e  segue afastado da TV até que se recupere por completo.

Comando da PM pretende tirar Capitão Styvenson da Operação Lei Seca.

Após a polêmica do vazamento de áudios pelo Whatsapp, o comando da Polícia Militar do Rio Grande do Norte solicitou à Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesed) o pedido de devolução do capitão Eann Styverson Valentim Mendes, que atualmente está cedido ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN), para conduzir a Operação da Lei Seca.

O pedido do comando da PM foi feito sob o protocolo 121653/2016-1. O secretário Ronaldo Lundgren informou, por meio da assessoria de imprensa, que ainda vai analisar o caso para tomar uma decisão. Segundo a assessoria, ainda não existe uma decisão sobre o assunto e não há prazo para ser tomada.

Caberá ao secretário de Segurança decidir se acata ou não a solicitação do comando da PM para retirar Styvenson da Operação Lei Seca.

INFORMATIVO METEOROLÓGICO ... CARNAÚBA DOS DANTAS/RN.

INFORMATIVO Na tarde de hoje, boas chuvas voltaram à atingir praticamente todo o município carnaubense.
Segundo dados que apurei junto há algumas pessoas ... em alguns locais ... as precipitações chegaram a atingir a casa dos 100 milímetros.

CHUVAS:
PINTURAS (Propriedade de AIÁ) 100 mm
SERRA DO FORTE (Arnor Macêdo) 45 mm
MONTE DO GALO (Minha residência) 27 mm
CIDADE (Alto do Vaqueiro) 27 mm
VILA DOS PAIZINHOS (20 mm)
SÍTIO XIQUE-XIQUE (Dapaz e filhos) 13 mm

Vale salientar ainda, que na região das pinturas ... Currais ... e cercanias, ocorreram chuvas de 50, 80 mm e outros valores.

Inclusive, na comunidade Olho D´água dos Cágados, açudes que margeiam a estrada que liga Carnaúba a Picuí, estão sangrando.

Á todos ...

Dean Carvalho

Pré-candidata a prefeita de João Câmara/RN, Gorete se reúne com pré-candidatos a vereador.

Aconteceu esta semana a primeira reunião da pré-candidata Gorete Leite (PSD) a prefeita de João Câmara/RN com alguns dos pré-candidatos a vereador pela coligação. 

O primeiro encontro teve como objetivo discutir algumas estratégias de campanha, bem como o a elaboração do Plano de Governo a ser apresentado durante a campanha eleitoral.

Primeiro crematório com cemitério para animais do RN começa a funcionar neste mês.

O primeiro crematório para animais do Rio Grande do Norte, o Vila Pet, entra em funcionamento neste mês de junho. O empreendimento foi erguido no cemitério Parque da Passagem, na zona Norte de Natal, com a proposta de atender uma tendência que já predomina em diversos países e em algumas regiões do Brasil.

A ideia do Grupo Vila, empresa responsável pela iniciativa, é proporcionar uma despedida digna aos animais de estimação que, para muitas pessoas, são como membros da família. A novidade será lançada durante a Expo Pet RN 2016, evento voltado ao mercado pet que será realizado neste sábado (4) e domingo (5), no estacionamento do Hiper Bompreço da Av. Engenheiro Roberto Freire, em Natal, das 10h às 22h.

O Vila Pet foi desenvolvido com base em pesquisas que constataram a grande dificuldade que as pessoas possuem hoje em dia de resolver trâmites quando seu animal de estimação morre. “O serviço é inovador e conta com o padrão de qualidade, respeito e credibilidade que são marcas do Grupo Vila”, assegura o diretor Ibsen Vila.

A cremação tem crescido significativamente nos últimos dez anos, no Brasil e no mundo. Até meados dos anos 1990, o país contava com um único crematório — o Crematório da Vila Alpina, em São Paulo (SP). No final de 2013, já se contabilizavam 32 em todas as regiões. Mesmo com esse crescimento, ainda é pequeno o número de brasileiros que optam pela cremação em lugar do sepultamento: apenas 1,5%. Número muito baixo, principalmente se compararmos os dados nacionais a países como Japão (99%) ou Estados Unidos (37%).

Em assembleia trabalhadores educação da cidade de João Câmara/RN decidem paralisar atividades até o pagamento.


Aconteceu de novo. Trabalhadores em educação da rede de ensino do município de João Câmara, participaram de assembleia deliberativa na manhã desta sexta-feira(3) e decidiram paralisar as atividades até que a prefeitura efetue o pagamento do salário de maio, ainda sem previsão de ser pago.

Desde dezembro do ano passado que os professores passaram a usar a força da mobilização da categoria para forçar o gestor municipal a pagar seus vencimentos. De lá pra cá tem virado rotina as mobilizações e paralisações das atividades devido atraso no pagamento dos salários
. Via Assis Silva.

“Balanço Geral-SP” repete recorde mensal de audiência em Maio.

O “Balanço Geral” segue fazendo sucesso na Record, a atração que é exibida diariamente ao meio dia é responsável por uma das maiores audiência da emissora. O quadro de fofocas “Hora da Venenosa” não raramente bate a Globo e lidera na audiência.

Com isso segundo informa o site RD1  o telejornal comandado por Reinaldo Gottino repetiu recorde mensal em Maio, a atração fechou o mês com 9 pontos de média a mesma marca já tinha sido conquistada em Março. O índice ainda é superior a Abril quando o programa marcou 8 pontos durante o mês.

Na comparação com o ano passado o “Balanço Geral” teve um crescimento de 30% em seus números, nos primeiros cinco meses de 2016 o telejornal acumula 8,3 de média ante 6,4 do ano passado. Com o sucesso a Record já pensou em colocar a atração também os sábados, porém até o momento nada foi decidido.

Juiz diz que Whatsapp usa brasileiros como ‘massa de manobra’.

O juiz Marcel Maia Montalvão, da comarca de Lagarto (SE), que já derrubou o Whatsapp por mais de 24 horas, voltou a enfrentar o serviço, dessa vez na mídia, em uma entrevista publicada no TecMundo, onde ele afirma que os brasileiros são massa de manobra do aplicativo, controlado pelo Facebook.

Segundo o juiz Marcel Maia Montalvão, o Facebook usa você e outros milhões de usuários como “massa de manobra” e “escudo” nesta questão [de não cumprir ordens judiciais].

Isso porque “não se mostra razoável a rebeldia da empresa em querer impor uma desobediência confessa à legislação nacional. Mantendo-se neste comportamento arredio aloca-se na ilegalidade”. Ou seja, de acordo com o juiz, a sua indignação sobre é um ato de egolatria:

“Conta de modo bastante cômodo ao Facebook a revolta de milhões de brasileiros que seriam atingidos, não necessitando este (rede social) de maiores esforços para continuar a descumprir ordens judiciais, bastante aguardar, nas sombras, a repercussão do caso e seus supostos admiradores, tudo fruto de uma sociedade extremamente individualizada existente nesta nação brasileira”, concluiu o juiz.

Segundo o magistrado, a criptografia utilizada pelo Whatsapp não passa de marketing, já que o serviço tem, ao contrário do que alega, meios de permitir um grampo para acompanhar conversas em tempo real entre pessoas investigadas.

Letreiros de concreto serão novas atrações turísticas em Natal/RN.

Natal vai ganhar uma nova forma de visualização turística, que promete valorizar ainda mais os atrativos naturais da cidade. Segundo a prefeitura da cidade, deve ser concluída ainda esta semana a instalação de um letreiro de concreto com o nome 'NATAL'. Serão três ao todo. O primeiro monumento a ficar pronto será o da praia de Areia Preta, na Praça da Jangada, na Zona Leste. Os outros dois, na praia de Ponta Negra, na Zona Sul, e na praia da Redinha, na Zona Norte, serão instalados em breve.

Cada letreiro tem 1,70 metro de altura. O acabamento da estrutura será feito com uma pintura especial realizada pelo artista plástico Flávio Freitas. Todas as noites, os letreiros irão receber uma iluminação especial com LED. Os novos monumentos turísticos são fruto de uma parceria entre Semsur, Setur e Funcarte.

Letreiros são atrativos em outras cidades que também têm o turismo como forte âncora econômica, como Salvador, Rio de Janeiro, Brasília, Maceió e Recife. Fora do Brasil, letreiros também fazem sucesso em cidades como Amsterdã, Cancún, Aruba e Montevidéu.

Juiz é descoberto em mentira sobre ter doutorado e vai ser processado pelo CNJ.

O juiz Gigli Cattabriga Júnior, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 3ª Região, em Minas Gerais, vai responder processo disciplinar por falsidade ideológica no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a pedido da corregedora nacional, ministra Nancy Andrighi.

Para dar aulas de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho no Centro Universitário de Lavras, o magistrado mentiu ao declarar que era mestre e doutor pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Após diversas solicitações de comprovação dos títulos, a UFMG comunicou a inexistência de qualquer conclusão de cursos de pós-graduação naquela instituição.

Cattabriga foi denunciado pelo Ministério Público Federal pelo crime de falsidade ideológica, previsto no artigo 299 do Código Penal. Ele também respondeu a procedimento administrativo disciplinar no TRT da 3ª Região. O Tribunal Pleno da corte aplicou a penalidade de censura, de caráter reservado.

A corregedora nacional Nancy Andrighi considerou a penalidade muito branda para um caso tão grave. Por essa razão, propôs no Pedido de Providências 0003689-96.2011.2.00.0000 a Revisão Disciplinar que acaba de ser instaurada pelo Plenário do Conselho Nacional de Justiça, por maioria de votos, na 13ª Sessão Virtual.

Homem é preso no RN após espancar enteada de 3 anos; 'Estava tossindo'.

Um homem de 20 anos foi preso ontem quinta-feira (2) após espancar a própria enteada, uma menina de 3 anos. O fato aconteceu no Alto do Rodrigues, município da região Oeste potiguar. Em depoimento à Polícia Civil, o padrasto confessou que agrediu a criança porque ela estava 'tossindo muito'.

Segundo o agente Marones Manoel, da delegacia de Pendências, o agressor foi preso após denúncias. "Os policiais também viram as fotos da garota machucada nas redes sociais", afirmou. O homem estava em casa.

Na delegacia, ele admitiu que deu tapas na criança. "Ele falou que a menina não parava de tossir, por isso bateu na boca dela. O braço da menina também ficou machucado", disse Marones.

A Polícia Civil informou que o suspeito está preso em Pendências/RN

Poço Branco e Jardim de Angicos entre os 70 municípios a serem fiscalizados na aplicação de recursos federais.

O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle (MTFC), também conhecido como Controladoria-Geral da União (CGU), promoveu ontem (2/6), em Brasília (DF), o lançamento do 3º Ciclo do Programa de Fiscalização em Entes Federativos (PFEF).

Nesta edição, o objetivo é verificar a regularidade da aplicação dos recursos públicos federais descentralizados a 70 municípios. Os trabalhos serão realizados durante o segundo semestre de 2016. No Rio Grande do Norte os municípios a serem fiscalizados são Poço Branco e Jardim de Angicos, ambos na região do Mato Grande.

A escolha dos programas de governo que serão auditados em cada ente ocorrerá por análise de vulnerabilidade, a partir da verificação de três dimensões: relevância, criticidade e materialidade. A fiscalização terá início em julho e a expectativa é de que os trabalhos estejam concluídos até o final de dezembro, inclusive com a publicação dos relatórios na internet.

Projeto “Conecta MP” irá facilitar a troca de documentos e informações por meio digital.

O Promotor de Justiça da Comarca de João Câmara, Dr. Paulo Pimentel informa a população dos municípios da Comarca (João Câmara, Bento Fernandes, Jandaíra, Jardim de Angicos e Parazinho), que em breve será implantado o Projeto ‘CONECTA MP” que irá proporcionar uma prestação de serviços ainda mais eficiente por parte da Promotoria de Justiça.

O projeto já implantado no município de Bodó recentemente, consiste a integração de órgãos como prefeituras, Câmaras de Vereadores, Conselhos Tutelares, dentre outros, por troca de informações via meio digital, o que gerará economia de recursos públicos, celeridade no atendimento de demandas sociais que tramitam no Ministério Público sob a forma dos procedimentos extrajudiciais de investigação, e das próprias atividades dos cooperantes, como a redução de despesas com papel, longos deslocamentos, correios, energia, entre outras, colaborando com a resolução de conflitos e redução da produção de resíduos sólidos, tudo no atendimento ao dever de eficiência a que estão submetidos os entes e entidades públicas em geral.

Para implantação do Projeto, o Ministério Público está encaminhando a vários órgãos (Prefeituras, Câmaras de Vereadores, Conselhos Tutelares etc.) propostas de Termos de Cooperação, elaborados de acordo com o Projeto “Conecta MP”, da Procuradoria-Geral de Justiça, para facilitar a troca de documentos e informações por meio digital.

A assinatura do Termo de Cooperação possibilitará, entre as Promotorias de Justiça de João Câmara e os Cooperantes, o encaminhamento de documentos, requisições e solicitações, assim como as respectivas respostas, diretamente por meio eletrônico (e-mails oficiais), com plena segurança. À medida que forem sendo formalizados, os termos serão publicados no Diário Oficial do Estado, o que viabilizará aos cidadãos o acompanhamento das adesões (ou não) das autoridades de seus municípios a esse projeto de iniciativa do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte.

Renan diz que vê 'com preocupação' redução de prazos do impeachment.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), divulgou nota nesta sexta-feira (3) na qual disse que "vê com preocupação" a redução de prazos dentro da comissão que analisa o impeachment de Dilma Rousseff.

Nesta quinta (2), o presidente da comissão, Raimundo Lira (PMDB-PB), anunciou que diminuiria em 20 dias o prazo para entrega das alegações finais pela acusação e pela defesa da presidente afastada.

"Apesar de não conduzir o processo e não integrar a Comissão Processante, como presidente do Congresso Nacional, vejo com preocupação as iniciativas para comprimir prazos. Mais ainda se a pretensão possa sugerir supressão de direitos da defesa, que são sagrados", escreveu Renan.

O presidente do Senado afirmou também que agilizar o processo é desejável, mas que isso deve ser feito sem limitar a defesa. 

"É imperioso agilizar o processo para que não se arraste indefinidamente. Para tal, é possível reduzir formalidades burocráticas, mas sem restringir o devido processo legal e principalmente o direito de defesa. Dez dias na história não pagam o ônus de suprimi-los", continuou o senador.

Renan argumentou ainda que os parlamentares não devem "lançar mão de expedientes de discutível caráter democrático, ainda que respaldados em interpretações razoáveis".

Governo trabalha na atualização do Plano Estadual de Segurança Pública do RN.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) segue em ritmo acelerado para concluir o novo Plano Estadual de Segurança Pública que norteará as ações da pasta até o ano de 2019. A construção das novas diretrizes tem como base o diagnóstico, desenvolvido pelo consultor e especialista na área de segurança pública, José Luiz Ratton, contratado pelo Governo do Estado, através do Projeto RN Sustentável, para apoiar a Sesed na definição de linhas estratégicas para melhoria na gestão de segurança pública do Estado. Além disso, o Plano Plurianual do Governo do Estado também tem sido referência para nortear as ações a serem implementadas com base no orçamento aprovado pela gestão estadual. O último Plano Estadual de Segurança Pública elaborado pelo Estado é do ano de 2006.

De acordo com o secretário estadual da Sesed, Ronaldo Lundgren, algumas das ações do novo plano já estão sendo implementadas pelo Governo do Estado como os investimentos em tecnologia, a aplicação do Programa Ronda Cidadã e as Área Integradas de Segurança Pública.

“Muitas ações que serão incluídas no novo plano, já estão sendo implementadas, de fato, desde 2015. No entanto, precisamos atualizar as diretrizes com base nas prioridades traçadas pela gestão. Nosso foco será a integração. Precisamos detalhar como as policiais podem aprimorar as atividades entre elas e como será a participação dos outros atores que compõem a segurança pública como os municípios, Poder Judiciário, Ministério Público, além de outras secretárias de Estado. Todos estes entes podem e devem contribuir com a melhor segurança da população”, disse o secretário Ronaldo Lundgren.

Semanalmente, os representantes dos órgãos que compõem a Sesed (Polícia Militar, Polícia Civil, Itep e Corpo de Bombeiros), o Ministério Público, o Poder Judiciário, entre outras instituições, tem se reunido para avaliar a elaboração do documento. A expectativa é que os trabalhos sejam concluídos e apresentados para apreciação do governador Robinson Faria até o final do mês de agosto.

“Globo Repórter” (03/06/2016): A arte que transforma a vida de jovens brasileiros.

Será que a arte tem como transformar a vida de jovens pobres? Veja qual o caminho trilhado pelos brasileiros que superaram dificuldades e hoje brilham tanto aqui quanto lá fora, no exterior. Conheça as histórias de Aline, a paulista que trocou a favela de Heliópolis pela Suíça de castelos e montanhas nevadas, e a de Ingrid, que saiu da Mangueira e foi parar nos púlpitos de Nova York como uma grande estrela do balé internacional.

Direto do seu ponto de partida, ela verá alguém que se inspirou nela. Ana Botafogo reencontrará a menina no alto do morro que se baseou nos seus passos para poder mudar de vida. As crianças que pensam no futuro em uma carreira de sucesso também estão em foco: Gustavo, deixou a música pop e agora é contrabaixista de uma orquestra sinfônica.

Saiba que oportunidade, talento e muita dedicação foram os segredos para um sucesso espetacular de peças como Felipe, o menino que em sua rotina tem que atravessar a maior favela de São Paulo para conseguir estudar um instrumento pouco conhecido dos brasileiros. Como a música muda o lugar onde o Brasil começou? Um vilarejo do sul da Bahia é a grande atração da música clássica e pode responder isto. Veja as bailarinas que aprenderam a dançar de graça e hoje ensinam para quem não pode pagar pelas aulas. Não perca nesta sexta-feira (03), no “Globo Repórter”.

Ministério Público investiga efetivações sem concurso público no TCE.

A Promotoria do Patrimônio Público está apurando a absorção de servidores ao quadro efetivo do Tribunal de Contas do Estado através de relotação. Nessa quinta-feira (3), reportagem do portalnoar.com destacou que pelo menos 32 deles, depois da Constituição Federal, se efetivaram no TCE.

O procedimento do Ministério Público do Estado tramita sob sigilo. A reportagem não conseguiu checar junto ao MPRN há quanto tempo a investigação está em andamento.

Nesta sexta-feira, a assessoria de imprensa do TCE enviou resposta à redação sobre o caso revelado nessa quinta. Segundo a nota “Os servidores mencionados na referida lista foram incluídos no quadro do TCE-RN, à época, por força da Lei Estadual 6.045/90, das Leis Complementares Estaduais 121/94 e 185/2000, ou por força de decisão judicial. Quanto aos concursados, os servidores ingressaram em razão de três concursos públicos realizados nos últimos anos (1999, 2009 e 2015) para o provimento de cargos da estrutura orgânica do próprio Tribunal de Contas.”

RedeTV! estuda demitir Luciano Faccioli após deboche ao vivo.

A Record realmente está fazendo escola com seus feitos. Após a suspensão de Geraldo Luís por reclamar da emissora ao vivo, a RedeTV! repetiu a ação com Luciano Faccioli, que fez o mesmo na última quarta-feira (01). Ele não gostou da mudança repentina em seu horário, onde parte foi arrendado para a Igreja Universal e agora ele foi jogado para as 18h e o horário de seu jornalístico encurtado.

“Calma! Não fiquem surpresos [com a mudança no horário]. Nós também ficamos. Deixando claro que tudo foi em cima da hora […] É por isso que a Rede TV! é a emissora que mais cresce no país. Ô se é […] Vamos faturar, já que a ordem é para faturar“, ironizou o apresentador.

No entanto, isto pode ir mais a fundo. De acordo com a colunista Keila Jimenez, os donos da RedeTV! estudam pessoalmente como demitir Faccioli, já que estão bastante irritados principalmente pela piadinha envolvendo o slogan do canal.

Falta de alimentos provoca confrontos na Venezuela.

Protestos em massa ocorreram em várias áreas de Caracas, na Venezuela, por causa de falta de comida, de bens e serviços. As manifestações começaram depois que os militares do Exército Nacional confiscaram produtos em várias partes do bairro San Martín a fim de enviá-los aos centros de abastecimento locais, onde são entregues à população.

Segundo a informação divulgada pelo canal de televisão NTN24, os habitantes do bairro quiseram impedir o confisco.

A agência El Nacional informa que, nos confrontos, o Exército usou gás lacrimogêneo. Depois, os protestos se deslocaram para outros bairros de Caracas, chegando também ao centro da cidade, onde as pessoas encheram a Avenida das Forças Armadas, entrando em confronto com os militares. Seis pessoas foram detidas.

Em outros bairros, os moradores organizaram protestos pela falta de abastecimento de água e os cortes de energia. A promotoria da Venezuela informou também sobre ataques a jornalistas.

A Venezuela vive grave crise. A queda dos preços do petróleo levou à falta de bens, à inflação galopante e à diminuição das receitas do governo.

A situação econômica está piorando por causa da instabilidade política, que surgiu após o novo Parlamento, controlado pela oposição, se opor à política do presidente Nicolás Maduro.

Guerreiro é o Vizeu! Fla vence o Vitória, espanta a crise e chega ao G-4.

O inferno e o céu do Flamengo andam de mãos dadas. Na quarta-feira da semana passada, o empate contra a Chapecoense provocou ainda mais protestos da torcida. Uma semana e dois resultados positivos depois, o time comemora a volta ao grupo de classificação para a Libertadores. Com outro gol do garoto Felipe Vizeu, reserva de Guerrero, que está na Copa América, o time carioca venceu o Vitória por 1 a 0, nesta noite de quinta-feira em Volta Redonda. O resultado levou o time de Zé Ricardo à quarta colocação do Brasileiro, com 10 pontos. Dominados em boa parte do jogo pelo adversário, os baianos não mostraram força para incomodar um Flamengo irregular, mas que vem mostrando eficiência neste início de competição. O Vitória ocupa a 13ª posição, com cinco pontos.

Quarto colocado na tabela do Brasileiro, com 10 pontos, o Flamengo viaja para Brasília e enfrenta o Palmeiras, no Mané Garrincha, às 16h, no domingo. Na 13ª posição, com cinco pontos ganhos, o Vitória joga em casa também no domingo, às 16h. No Barradão, o time baiano recebe o Internacional, líder do Campeonato Brasileiro.

Cerveró diz que Collor recebeu propina de até R$ 20 milhões da UTC.

Em delação premiada, o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró acusou o senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL) de receber entre R$ 15 milhões e R$ 20 milhões da UTC para que a empresa construísse as bases de distribuição de combustíveis da BR Distribuidora, subsidiária da estatal. Segundo o delator, a empresa ganhou todas as licitações da BR desde que ele assumiu sua diretoria, em 2008.

Cerveró indicou que a empreiteira foi responsável pela construção de pelo menos duas bases de distribuição da subsidiária: a de Porto Nacional, em Tocantins, e de Cruzeiro do Sul, no Acre. Além disso, a empreiteira foi responsável pela ampliação do terminal de distribuição de combustíveis de Duque de Caxias. Todas as obras foram licitadas pelo diretor de operações logísticas da subsidiária, José Zonis, afilhado de Collor na empresa.

O pagamento da propina ao senador era feito por intermédio de Pedro Paulo de Leoni Ramos, ex-ministro da gestão de Collor e apontado como o seu representante no esquema de corrupção na Petrobras. De acordo com Cerveró, Pedro Paulo chegou a mostrar uma tabela feita pelo próprio senador com indicação de valores que deveriam ser pagos a ele em relação a cada negócio da BR Distribuidora.

Ainda segundo Cerveró, os valores indicados por Collor na tabela eram “bastante elevados”, e que Pedro Paulo chegou a perguntar a ele como o ex-diretor iria viabilizar o repasse de tanto dinheiro. “Te vira que esse problema é teu”, teria respondido Cerveró ao operador do senador.

A delação do ex-diretor da Petrobras foi homologada no fim do ano passado se tornou pública nesta quinta-feira, 2, no sistema interno do Supremo Tribunal Federal. As declarações dele são similares às prestadas pelo próprio dono da UTC Ricardo Pessoa. Ele confirmou que repassou a Collor R$ 20 milhões para conseguir obras de infraestrutura na BR licitadas na gestão do presidente José Lima de Andrade Neto.

Collor e Pedro Paulo já foram denunciados pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal (STF) pela suposta prática de corrupção e lavagem de dinheiro na Lava Jato. Pedro Paulo já é alvo de duas denúncias na Corte e Collor, de outras cinco investigações sobre seu envolvimento no esquema de corrupção da Petrobras.

A defesa de Collor nega que o senador tenha participado dos processos internos e licitações realizadas pela BR Distribuidora e afirma que jamais recebeu propina da UTC.

Lewandowski recebe primeiro recurso contra decisão da comissão do impeachment.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, esteve na noite de ontem (2) no Senado Federal, após o término da reunião da Comissão Processante do Impeachment e recebeu o primeiro recurso contra uma decisão da comissão, apresentado pelo senador Aluysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) contra o número de testemunhas que serão ouvidas na próxima fase do processo de afastamento da presidente Dilma Rousseff.

Mais cedo, a comissão estabeleceu que serão ouvidas oito testemunhas para cada fato apontado contra a presidente afastada, tanto para a acusação quanto para a defesa. Isso significa um total de 48 testemunhas para cada lado, se cada decreto de suplementação orçamentária que motivou o pedido de impeachment for considerado separadamente.

O recurso do senador paulista pede que os seis decretos sejam considerados como um único fato, a ser somado às chamadas pedaladas fiscais, que deverá ser considerado outro fato, reduzindo-se, desta forma, o número de testemunhas a serem ouvidas pela comissão.

“O recurso é dirigido ao presidente da comissão, que vai juntar as notas taquigráficas e encaminhar oficialmente ao presidente do Supremo, que é a instância recursal. Eu examinarei e decidirei oportunamente. Por enquanto, esse é o único recurso que temos”, disse Lewandowski.

O presidente do STF é também o presidente do processo de Impeachment e a última instância de recurso quando houver inconformismo com as decisões e procedimentos adotados pelo presidente da Comissão Processante, Raimundo Lira (PMDB-PB).

Cigarro mata mais de 5 milhões de pessoas por ano.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma das principais causas de morte evitáveis é o tabagismo. Cerca de 5 milhões de óbitos no mundo são causadas pelo uso do cigarro, todos os anos. E o alerta para os próximos 20 anos é que esse número deve chegar a 10 milhões, caso o consumo de cigarros continue aumentando.

No Brasil, os números são ainda mais alarmantes, o ato de fumar é responsável por 200 mil mortes por ano, ou seja, 23 pessoas morrem por hora, devido ao uso do cigarro. Destas mortes, 25% podem ser causadas por doenças coronarianas, ou seja, angina e infarto no miocárdio Outras 45%, por infarto agudo do miocárdio na faixa etária abaixo de 65 anos. Já a chance de um fumante morrer por causa de bronquite crônica e enfisema pulmonar, é de 85%. E as doenças vasculares, entre elas o derrame, também podem ser um motivo de morte de 25% dos fumantes.

Porém, o alerta maior é para o risco de câncer no pulmão. Dados revelam que 90% dos fumantes possuem o risco de morrer por um câncer no órgão, e destes 10% restantes, 1/3 é de fumantes passivos. Os outros tipos de câncer – como de boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero, e leucemia – também aparecem no ranking, e a chance de um tabagista morrer decorrente deles é de 30%.

Segundo o Dr. Lima, Coordenador da Comissão de Remoção de Órgãos da ABTO (Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos) e idealizador do projeto “Setembro Verde”, a nicotina é considerada pela OMS uma droga psicoativa que causa dependência. “A nicotina aumenta a liberação de catecolaminas, que contraem os vasos sanguíneos e aceleram a frequência cardíaca, causando hipertensão arterial”, explica o médico.

A fumaça do cigarro tem mais de 4,7 mil substâncias tóxicas. A formação do alcatrão, por exemplo, possui mais de 40 compostos cancerígenos. Já o monóxido de carbono em contato com a hemoglobina do sangue, dificulta a oxigenação e, consequentemente, ao privar alguns órgãos do oxigênio, causa doenças como a aterosclerose (que obstrui os vasos sanguíneos).

Manifestantes fazem ato pró-Dilma e contra Temer no Centro do Rio.

Manifestantes fizeram, no fim da tarde desta quinta-feira (2), um ato em apoio à presidente afastada Dilma Rousseff e contra o presidente em exercício Michel Temer. O grupo se concentrou no Largo da Carioca e, por volta das 17h, saiu em passeata em direção a Praça XV. A manifestação seguia por volta das 21h, com shows de artistas da MPB.

Durante o trajeto até a Praça XV, o protesto interditou algumas vias do Centro, interrompendo momentaneamente o tráfego de veículos. A presidente afastada chegou pouco depois das 19h e subiu ao palco montado no local ao lado de outras mulheres, entre elas artistas e deputadas, que também discursaram.

Em seu discurso, Dilma criticou o governo Temer. Ela voltou a classificar de golpe o processo de impeachment e defendeu que as políticas aplicadas pelo novo governo não são as mesmas pedidas por aqueles que a elegeram com 54 milhões de votos.

"Fica claro nas gravações que eles precisaram tirar meu governo para impedir que as investigações de corrupção cheguem a eles. Esse golpe não é um tradicional, como se uma árvore fosse cortada por um machado. Nesse golpe, a árvore é tomada por parasitas corruptos ", disse.

No ato, organizado em sua maioria por grupos de defesa dos direitos da mulher, a presidente afastada ressaltou ainda a força feminina: "Como eu sou mulher, eles acham que mulher é frágil. Se fossemos frágeis, a gente não criava filho. Não trabalhávamos e criávamos as crianças. Não teríamos um trabalho, nos formaríamos numa faculdade. Se a gente fosse tão frágil, eu não seria a primeira mulher presidente".

Segundo os organizadores, o evento no Centro do Rio reuniu cerca de 30 mil pessoas. A Polícia Militar do Rio não faz estimativa de público.

Participavam do protesto militantes políticos, sindicalistas, artistas e ativistas que ocupam o Palácio Gustavo Capanema desde o dia 16 de maio. O grupo protestava contra o fim do Ministério da Cultura e mesmo após o retorno da pasta, mantêm a mobilização para se posicionar contra o governo de Michel Temer.

quinta-feira, junho 02, 2016

RedeTV! avança negociações com a Globo para transmissões do Brasileirão.

Se o problema era dinheiro, agora isto não é mais. De acordo com informações do “NaTelinha”, as negociações entre RedeTV! e Globo para adquirir o Campeonato Brasileiro avançaram após um novo passo do acordo. O canal de Osasco teve grande interesse em assumir as transmissões desde quando a Band as deixou, mas estava receoso pelos altos custos.

Para isto, eles impuseram a condição de que só negociariam algo de fato caso a Globo reduzisse em 20% os custos. No entanto, preocupada em querer vender logo seu peixe e vendo que os outros canais não têm interesse, os globais estão dispostos a abrir mão da porcentagem, dando o desconto para que o canal divida as exibições com eles.

Para Amilcare e Marcelo de Carvalho, é rentável adquirir o negócio mesmo em tempos de crise, já que segundo eles é algo que pode gerar lucro em caixa e atrair novos anunciantes. Sem o dinheiro, a RedeTV! iniciou uma série de medidas para poder assumir a série A do Brasileirão. Na tarde desta quarta-feira (01), um horário da Igreja Universal foi colocado entre o “A Tarde é Sua” e o “Olha a Hora” sem aviso prévio. Estudos indicam também que o “Tá Sabendo?” seja acabado, virando apenas um quadro do “Melhor pra Você”.

Temer admite recorrer à CPMF e estabelecer idade mínima em aposentadorias.

O presidente interino, Michel Temer, admite que a CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) pode voltar e que o limite de idade para a aposentadoria poderá aumentar. As declarações foram feitas em entrevista veiculada na noite desta quinta-feira (2) ao SBT Brasil, concedida ao jornalista Kennedy Alencar.

"Ou a Previdência Social tem de ser reformulada, ou então todos os pensionistas sofrerão", disse o presidente, que acredita que a questão da idade mínima e o tempo de contribuição precisarão ser modificados, tanto para a iniciativa privada como para os servidores públicos. "Não queremos prejudicar aqueles que já estão no mercado de trabalho. Podemos estabelecer regras de transição. Se o prazo é de 35 anos, talvez quem tenha, sei lá, 15, 20 anos [de contribuição] tenha que contribuir mais um ano, por exemplo. Mas isso é benefício do próprio cidadão".

Sobre a CPMF, ele afirmou que a volta do imposto não está descartada, mas que seu governo tentará ao máximo evitar recorrer a esse expediente. "Descartado aumento de imposto não está, se for necessário, farei. Tentaremos evitar. Se vier, será necessariamente temporário", disse o presidente interino.

Em relação à herança que recebeu da presidente afastada, Dilma Rousseff, Temer disse que encontrou um panorama bastante complicado, com o desemprego em alta, com 11 milhões de pessoas sem trabalho, e um déficit orçamentário de R$ 170 bilhões. "Ainda bem que o Congresso aprovou novas metas fiscais, assim o governo poderá continuar operando."

Ultrapassagem arriscada pode ter sido a causa do acidente na BR 406 que vitimou comerciante de João Câmara/RN.

Uma ultrapassagem arriscada pode ter sido a causa do acidente grave ocorrido na tarde desta quinta-feira(2) que deixou uma pessoa morta e várias outras feridas. A colisão frontal entre os dois veículos ocorreu próximo a comunidade do Arisco de Taipu.

A vítima fatal, foi identificada como Beto, pessoa muito conhecida em João Câmara e que tinha um comercio as margens da BR em frente  ao quebra-molas na saída para Jandaíra. As outras pessoas que estavam no outro veículo, tiveram ferimentos de natureza leve.

A equipe do SAMU chegou a ser acionada para prestar socorro aos feridos. A Polícia Rodoviária Federal – PRF esteve no local do acidente realizando os procedimentos de praxe. O ITEP também foi acionado para fazer a remoção da vítima fatal.

Eduardo Cunha sofre mais uma derrota no STF.

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) negou hoje (1º) recurso do presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), contra abertura de ação penal na qual ele passou à condição de réu nas investigações da Operação Lava Jato.

Ao julgar a questão, o relator da ação, ministro Teori Zavascki, entendeu que não há contradições no acórdão (texto final) do julgamento, o texto final do julgamento. Para o ministro, a defesa de Cunha pretendia somente rediscutir a matéria julgada, fato impossível após o julgamento.

No recurso, os advogados de Cunha afirmam que há no texto final do julgamento “obscuridade, dúvida e contradição” e pedem que a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) seja integralmente rejeitada.

De acordo com a defesa, os fatos narrados na decisão do tribunal não corresponderiam à “tipificação penal descrita na denúncia”, que é de corrupção passiva. A defesa alega também que a PGR incluiu como ocorridos em 2006 e 2007 fatos referentes a 2011.

Em março, a maioria dos ministros da Corte, seguindo o voto do relator, ministro Teori Zavascki, entendeu que há indícios de que Cunha recebeu US$ 5 milhões de propina por um contrato de navios-sondas da Petrobras e determinou abertura de ação penal.

Em maio, o Supremo referendou liminar proferida pelo ministro Teori Zavascki e concordou que Cunha não tem condições de ocupar o cargo de presidente da Câmara. Segundo o relator, o parlamentar atua com desvio de finalidade para promover interesses espúrios.

Durante o julgamento, Zavascki citou casos envolvendo a CPI da Petrobras e o processo a que Cunha responde no Conselho de Ética da Câmara, nos quais o deputado é acusado de usar requerimentos apresentados por aliados para se beneficiar.

Brasil será um dos primeiros países a testar uso de vídeo em arbitragem.

Competições sob o comando da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estão entre as primeiras a testar o uso de vídeo para auxiliar a arbitragem. O anúncio foi feito hoje (2) pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).

A tecnologia também será testada na Austrália (Hyundai A-League); na Alemanha (Bundesliga); na Holanda (competições sob o comando da Real Associação de Futebol dos Países Baixos); em Portugal (Taça CTT, Copa Portuguesa e Super Copa); e nos Estados Unidos (Major League Soccer).

Se tudo der certo, o uso de vídeo também deve ser adotado durante o Mundial de Clubes no Japão, organizado pela própria Fifa. Este, segundo a federação, será considerado o evento teste final até que outras entidades estejam liberadas para utilizar da tecnologia em 2017.

Fracasso na audiência, “Velho Chico” pode ser encurtada na Globo.

A novela “Velho Chico” estreou em março, mas nem de longe tem apresentado um crescimento na sua audiência. Mesmo estreando com excelentes 35 pontos, a novela de Benedito Ruy Barbosa foi se perdendo e decaindo nos seus números. Tanto que no mês de maio, pelo terceiro mês, acabou perdendo para a então novela das sete “Totalmente Demais”.

No entanto, segundo informações da colunista Keila Jimenez, o fato da novela não ter engrenado na audiência, foi o responsável por apressar as gravações de “A Lei do Amor”, que até então, tinha estreia prevista para outubro, mas não está descartado na Globo o seu adiantamento para outubro. Daí entende-se essa correria na Globo, e não é só isso.

É necessário que se entenda que não é só isso que pesa na novela. “Velho Chico” é a novela das nove, e exatamente por isso, ela precisa ser o carro-chefe da Globo, visto que um intervalo de 30 segundos na novela, não sai por menos de 750 mil reais. Além disso, pesa bastante o fato de que a novela teve um custo gigantesco por capítulo, mas não demonstra na audiência.

Marqueteiro de Dilma e Lula será alvo de nova operação da Lava Jato.

Enquanto avança nas investigações sobre os crimes praticados pela maior empreiteira do País, a Odebrecht, a força-tarefa da Lava Jato já prepara novas denúncias contra o marqueteiro João Santana e sua mulher e sócia Mônica Moura, que atuaram nas campanhas presidenciais de Dilma Rousseff (2010 e 2014) e Luiz Inácio Lula da Silva (2006).

Atualmente, o casal responde a duas ações penais na Operação Lava Jato, acusados de corrupção, organização criminosa e lavagem internacional de dinheiro envolvendo o esquema de corrupção na Sete Brasil, empresa de capital misto criada para produção de sondas do pré-sal, e os pagamentos recebidos por eles do “departamento de propina” da Odebrecht no Brasil e no exterior.

Segundo a Procuradoria da República no Paraná, serão “em breve” apresentadas duas novas denúncias envolvendo a suposta evasão de divisas do casal, que só declarou possuir a conta na Suíça em nome da offshore Shellbill Finance, que recebeu quantias milionárias de um dos operadores de propina na Petrobrás após a Lava Jato; e a suposta lavagem de dinheiro por meio da “ocultação e dissimulação da origem ilícita dos recursos utilizados para a aquisição de imóvel em proveito do casal”. As informações estão em documento encaminhado ao juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato no Paraná.

Um dos imóveis do casal, preso desde fevereiro, que está na mira dos investigadores é o apartamento 8W, na 19ª Avenida, em Nova York, que está registrado em nome de uma empresa aberta por eles em 2009, em El Salvador.

Ao quebrar o sigilo dos e-mails de Mônica Moura, a PF destaca que o local era indicado por ela e sua filha em diversas mensagens como endereço para a entrega de compras feitas por elas na internet.

“Não há, no entanto, declaração ao Fisco do imóvel de Nova York, existindo dolosa intenção de ocultá-lo das autoridades brasileiras”, diz a PF no relatório que analisou as mensagens de eletrônicas.

RN é o 4º Estado do Brasil em número de casos confirmados de microcefalia.

O Rio Grande do Norte tem 428 casos suspeitos de microcefalia, relacionados às infecções congênitas, até a 21ª Semana Epidemiológica(SE), encerrada em 28 de maio. Desses, 253 estão sob investigação, 113 foram confirmados e 62 foram descartados, informou a Secretaria Estadual de Saúde.

O estado com maior número de casos confirmados ainda é Pernambuco, com 358 casos, seguido da Bahia, com 249, Paraíba, com 129, e do Maranhão, com 126. O número de casos confirmados de microcefalia no Brasil chegou a 1.489

Do total, 319 são de nascimentos ocorridos em 2015, 95 são de nascimentos ocorridos até a SE 21, quatro foram de nascimentos ocorridos em 2014 e os demais estão entre os abortos e pré-natal. Segundo o relatório, os casos notificados estão distribuídos em 84 municípios, sendo os principais: Mossoró: 88 casos (83 em investigação, 5 confirmados e nenhum descartado); Natal: 87 casos (27 em investigação, 31 confirmados e 29 descartados); Parnamirim: 35 (27 em investigação, 8 confirmados e nenhum descartado);  Ceará Mirim: 13 (2 em investigação, 7 confirmados e 4 descartados); Baraúna: 12 (11 em investigação, 1 confirmado e nenhum descartado); Areia Branca: 11 (9 em investigação, 1 confirmado, 1 descartado); Macaíba: 11 (2 em investigação, 6 confirmados e 3 descartados).

Servidores do Estado fazem protesto na Zona Sul de Natal/RN.

Servidores públicos do Rio Grande do Norte caminharam em protesto na manhã desta quinta-feira (2) pela Av. Salgado Filho, na Zona Sul de Natal. Os manifestantes saíram do Hospital Walfredo Gurgel e seguiram em direção ao Centro Administrativo. O trânsito ficou lento na região. Segundo os organizadores, o protesto é contra os recorrentes adiamentos no calendário de pagamento dos salários.

A manifestação é promovida pelo Fórum dos Servidores Estaduais, que é formado pelos sindicatos Sinpol, Sindsaúde, Sinai, Sinsp, Sindasp e Aduern. Eles também querem a garantia do 13º e a retirada do projeto de lei da Previdência Complementar. Via g1/RN.

Carlos Eduardo lidera com folga corrida a prefeitura de Natal/RN.

Faltando quatro meses para as eleições municipais, o prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) é o pré-candidato que possui maior índice de intenções de votos, 36.3% na pesquisa estimulada (quando os nomes são citados). O número faz parte da primeira e mais completa pesquisa eleitoral visando as eleições de 2016, promovida pela parceria NOVO, 98FM e Consult Pesquisa.

O levantamento começou a ser divulgado ontem no programa Repórter 98, da rádio 98FM, e está registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número RN 06487/2016. Foram ouvidos 800 eleitores em todas as regiões da cidade nos dias 24, 25 e 26 de maio. A margem de erro é de 3 pontos percentuais com confiabilidade de 95%.

Ainda na estimulada, o segundo maior percentual é de pessoas que dizem não votar em nenhum dos candidatos citados, 23.8%. Os indecisos somam 12%. Isso significa que Carlos Eduardo lidera num universo que ainda possui 35,8% de eleitores “sem candidato”. Também na pergunta estimulada – quando o pesquisador apresenta os nomes de prováveis candidatos – o deputado Fernando Mineiro (PT) é o segundo colocado, com 4.8%; e Robério Paulino (PSOL) divide o 3º lugar com Rogério Marinho (PSDB), ambos com 4%.

Na sequência vêm os deputados Jacó Jácome (PSD), que aparece com 3.6%; Walter Alves (PMDB) com 2.8%; Kelps Lima (SD) com 2.4%; Rafael Motta (PSB) com 2%; e Márcia Maia (PSDB) com 1.6%. A pesquisa estimulada mostra ainda 1.5% das intenções para Luiz Gomes (PEN); 1% para George Câmara (PCDOB); 0.3% para Gleydson Batalha (PRP) e 0.1% para Geraldo Ferreira (PPS), presidente do Sindicato dos Médicos.

População espanca suspeito de assalto até a morte em Ceará-Mirim/RN.

Um homem suspeito de assalto foi espancado até a morte por populares na noite de ontem quarta-feira (1º). O caso aconteceu por volta das 22h, em Ceará-Mirim, na Região Metropolitana de Natal. De acordo com a polícia, o homem teria roubado celulares de algumas pessoas.

Após o assalto, ele e o comparsa fugiram em uma motocicleta, mas foram perseguidos por populares. Durante a fuga, a dupla caiu do veículo e um dos suspeitos foi agredido pelas pessoas, enquanto o outro conseguiu escapar.

Ele ainda chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do hospital.

Confiança em Dilma cresce de 18% para 33%, segundo Ibope.

Com alto indíce de rejeição no Governo, antes do ínicio de processo do impeachment, a presidenta Dilma Rousseff viu os números mudarem desde que foi afastada. É o que revela pesquisa do Ibope.

“Dilma passou de 18% para 33% de confiança”, comentou Carlos Augusto Montenegro, presidente do Ibope.

A presidenta afastada teve crescimento de 15% comparado com pesquisas anteriores. A primeira, realizada em março, e a segunda, em meados de abril. A segunda pesquisa ainda é inédita.

As duas mostram estabilidade no porcentual de confiança, embora mantivessem o grau de desconfiança dos eleitores elevado. Ambas foram realizadas antes dos resultados da votação de admissibilidade do afastamento de Dilma na Câmara e no Senado.

Segundo informações da Carta Capital, os números da terceira pesquisa, de maio, indicam um impacto forte nos índices “confia”, para cima, e “não confia”, para baixo. Ou seja, o número de pessoas que confia aumentou e o número das que desconfiam diminuiu.

A queda da desconfiança é caiu de 76% para 65%. Porcentuais ainda preocupantes para Dilma, porém, com tendência de queda.

O resultado surpreendeu a muitos. Dilma, tudo indica, está em processo de recuperação política. A velocidade do caminho será ditada pelo possível fracasso do governo provisório de Temer.

Câmara aprova aumentos para 16 categorias de servidores e Judiciário vai ter 41%.

Um acordo dos líderes partidários da Câmara dos Deputados possibilitou a votação nessa quarta-feira (1º) de diversos projetos de leis que tratam de reajustes de servidores públicos. Inicialmente, o acordo previa o reajuste escalonado de oito categorias. Mas, no plenário, houve novo acordo para que os deputados votassem os reajustes de 16 categorias.

O primeiro deles foi o dos servidores do Judiciário, que vão ter os vencimentos reajustados em 41% de forma escalonada, em oito parcelas, de 2016 a julho de 2019. A proposta tem impacto orçamentário para 2016 de R$ 1,160 bilhão. Houve negociação do Supremo Tribunal Federal com a presidente afastada Dilma Rousseff para garantir os recursos para o reajuste a partir de 2016, sendo que o impacto financeiro total ocorrerá apenas a partir de 2020.

Também foi aprovado o aumento dos Servidores do Ministério Público da União (MPU). O texto aprovado modifica as carreiras dos servidores do MPU e também coíbe o nepotismo e concede fé pública às carteiras de identidade funcional. Pelo texto, o vencimento básico para os cargos de analista, acrescidos da Gratificação de Atividade do Ministério Público da União, não poderá superar 75% do subsídio de promotor de Justiça Adjunto do MPU.

Outra alteração importante é a proibição de contratação recíproca entre integrantes e servidores do Ministério Público com órgãos públicos da administração direta e indireta da União, estados, Distrito Federal e municípios. Essa vedação valerá para cargos de comissão e funções de confiança. Os projetos seguem agora para o Senado.

Os deputados também aprovaram o aumento nos subsídios pagos aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e ao procurador-geral da República (PGR). Com a aprovação dos dois projetos, os vencimentos dos ministros do Supremo passará de R$ 33.763,00 para R$ 39.293,38. Já no caso do PGR, o vencimento de R$ 33.763,00 passa para R$ 36.813,88 em junho de 2016 e para R$ 39.293,38 em janeiro de 2017.

Também foi aprovado o reajuste dos salários dos servidores da Câmara e do Senado. Os servidores da Câmara receberão um aumento escalonado de 20,25% em quatro anos. O texto segue agora para o Senado. Os deputados também aprovaram o reajuste de cerca de 20% para os servidores do Senado. O texto vai para sanção.

Como parte do acordo de líderes partidários, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou o reajuste nos salários dos servidores de diversas categorias do Executivo.

A proposta reajusta em cerca de 20%, ao longo de quatro anos, os salários dos servidores. Os deputados também aprovaram o reajuste, em cerca de 20%, do magistério federal e de carreiras ligadas à área de Educação, como do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Outro projeto aprovado é o que cria as carreiras de analista em defesa econômica e analista administrativo para o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Antes, o plenário aprovou o reajuste para a remuneração dos servidores do órgão. Foi aprovado um substitutivo da Comissão de Finanças e Tributação para adequar o reajuste aos parâmetros acertados com o Ministério do Planejamento. O aumento será de 2016 a 2019. As matérias seguem para o Senado.

Santos, do “Programa do Ratinho” é internado às pressas e está na UTI

O humorista Iran Thieme, o Santos, deu um verdadeiro susto a todos do “Programa do Ratinho”, isso porque, no 31 de maio, depois que o “Programa do Ratinho” terminou, o humorista se sentiu mal e foi levado imediatamente para um hospital. Por lá, soube-se que ele teve um mal súbito e o mesmo foi levado para a UTI imediatamente, e por lá se encontra.

Santos está no hospital São Camilo, em São Paulo. De acordo com informações do Na Telinha, o SBT confirmou a internação do humorista, mas ressaltou que o mesmo se encontra em recuperação:  “O Iran Thieme, o Santos do Programa do Ratinho, passou mal ontem e foi internado para alguns exames no hospital São Camilo da Pompéia. As últimas informações que temos é que ele está bem” disse a assessoria.

Santos está no hospital São Camilo, em São Paulo. De acordo com informações do Na Telinha, o SBT confirmou a internação do humorista, mas ressaltou que o mesmo se encontra em recuperação:  “O Iran Thieme, o Santos do Programa do Ratinho, passou mal ontem e foi internado para alguns exames no hospital São Camilo da Pompéia. As últimas informações que temos é que ele está bem” disse a assessoria.