sexta-feira, setembro 25, 2015

Confira 340 vagas de emprego na Grande Natal e interior nesta sexta.

O Sine-RN oferece, nesta sexta-feira (25), 340 oportunidades de emprego em Natal, Grande Natal e Mossoró. Para concorrer às vagas, os candidatos devem se cadastrar na unidade do Sine em Cidade da Esperança, localizada na Rua Adolfo Gordo, ou em qualquer posto do Sine nas centrais do cidadão.

Os interessados devem comparecer aos postos de atendimento, com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), cédula de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. O atendimento é de acordo com os horários das centrais e na Central do Trabalhador, das 8h às 14h.

Há vagas para os cargos de atendente de farmácia, farmacêutico, eletricista de alta tensão, entre outras. Confira as vagas disponíveis para esta sexta-feira:

Vagas para Natal e Grande Natal
OCUPAÇÃO QUANTIDADE DE VAGAS
AGENTE DE MICROCRÉDITOS 04
ATENDENTE DE FARMÁCIA 10
ELETRICISTA DE ALTA TENSÃO 02
ELETROTÉCNICO 01
ESTOFADOR DE MÓVEIS 01
FARMACÊUTICO 06
GARÇOM 01
GERENTE ADMINISTRATIVO 01
MECÂNICO DE AUTOMOVEL 01
PROMOTOR DE VENDAS 01
RECEPCIONISTA ATENDENTE 01
TECNICO DE EDIFICAÇÕES 01
TORNEIRO MECÂNICO 01
RECEPCIONISTA DE HOTEL 01
TOTAL 32

Vagas para Mossoró e Região
OCUPAÇÃO QUANTIDADE DE VAGAS
AJUDANTE DE ESTRUTURA METALICA 01
CABELELEIRO 01
INSTRUTOR DE INFORMÁTICA 01
JARDINEIRO 01
MONTADOR DE MÓVEIS DE MADEIRA 01
MOTORISTA ENTREGADOR 01
PROMOTOR DE VENDAS 01
SUPERVISOR DE VENDAS COMERCAIL 01
TOTAL  08

Vagas temporárias (Natal)
Ocupação Quantidade de vagas
Agente de Segurança 50
Auxiliar de Limpeza 50
Bombeiro Civil 50
Recepcionista Atendente 50
Segurança de Evento 50
Vigilante 50

Assembleia aprova proposta de revisão do PCCR do magistério estadual.

Os trabalhadores em educação aprovaram na íntegra os 21 pontos que compõem a proposta de revisão do Plano de Carreira do magistério estadual, apresentada pela direção do SINTE/RN.

As sugestões foram apresentadas à categoria em assembleia realizada na tarde desta quinta-feira (24). Trata-se dos pontos que estão sendo defendidos pelo Sindicato na Comissão de Revisão do PCCR.

De acordo com coordenador geral do SINTE/RN, professor José Teixeira, a conclusão da tarefa deve ocorrer até o final de outubro: “Vamos continuar com os trabalhos na Comissão e esperamos encerrá-lo agora em outubro”.

O coordenador avisa que os pontos elencados ainda podem sofrer alterações no decorrer dos trabalhos finais da Comissão. Entretanto, o documento final de reformulação do PCCR vai ser apresentado à categoria em outra assembleia.

Segundo Teixeira, após a conclusão dos trabalhos o documento será apresentado para o parecer final do Governo do Estado. Depois desta etapa, a revisão do plano ainda deverá passar pela análise e aprovação na Assembleia Legislativa.

Veja os 21 pontos do Plano de Carreira AQUI.

UFRN participa do Circuito Universitário de Cinema.

Exibido pelo Laboratório de Comunicação da UFRN, o Circuito Universitário de Cinema tem como objetivo debater sobre questões de âmbito nacional e histórico tendo por base os longas-metragens: “À Queima Roupa” e “A Viagem de Yoani”, exibidos respectivamente nos dias 29 de setembro e 1 de outubro. O evento ocorre a partir das 15h, no Auditório do Labcom da UFRN. Todas as exibições serão gratuitas e seguidas de debates sobre o tema, com a participação de acadêmicos, pesquisadores, pessoas de movimentos sociais e culturais, além dos diretores ou produtores dos filmes.

Na edição de 2014, o Circuito passou por 43 municípios e 94 instituições de ensino, promovendo 190 sessões e reunindo mais de 14 mil espectadores. Neste ano deve passar, até a primeira semana de outubro, por escolas e universidades de 14 estados brasileiros, tendo os direitos humanos como tema do evento.

O documentário “À Queima Roupa” investiga a violência e a corrupção policial praticadas no Rio de Janeiro nos últimos 20 anos, partindo da Chacina de Vigário Geral de 1993. Já o “A Viagem de Yoani” conta a história da blogueira cubana Yoani Sánchez que construiu seu primeiro computador e criou um blog mesmo sem ter acesso à internet em casa. Alguns dizem que ela é uma agente da CIA, outros, que luta pela liberdade de expressão.

Senac oferece capacitação gratuita na área de Informação e Comunicação.

O Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, está com inscrições abertas para o Programa Students to Business (S2B), da Microsoft. A iniciativa capacitará gratuitamente os interessados no mercado de trabalho no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). As inscrições seguem até o dia 16 de outubro, exclusivamente, através do site:www.programas2b.com.br.

Podem participar estudantes matriculados em qualquer instituição de ensino e que estejam cursando o ensino médio, técnico, superior ou pós-graduação. Os participantes poderão se capacitar nas áreas de Infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) e Desenvolvimento de Softwares.

O Programa é divido em três etapas eliminatórias, os alunos que conseguirem chegar até a etapa final, que consiste na apresentação de um projeto, terão seus currículos disponíveis em um banco de talentos para empresas de TI.

Há 30 anos, o Senac RN oferece qualificação profissional em Informação e Comunicação, sendo pioneiro no Rio Grande do Norte. Atualmente a instituição conta com mais de 50 cursos nessa área. A tradição permitiu-lhe estabelecer fortes parcerias com grandes empresas como a Microsoft, parceira da instituição há 20 anos, o que reflete em benefícios para os alunos.

Presidente da Câmara dos EUA vai renunciar.

O presidente da Câmara dos Estados Unidos e líder da maioria republicana, John Boehner, vai renunciar ao cargo e ao mandato no fim de outubro, encerrando um tumultuado ciclo de cinco anos à frente da casa e uma carreira de 25 anos no Congresso. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (25), por assessores do gabinete dele. Boehner, que ocupa o terceiro cargo mais importante do Executivo americano, tem sido questionado em várias ocasiões nos últimos anos pela ala mais conservadora do seu partido, que vem exigindo uma posição de maior embate com o presidente americano, Barack Obama, e os democratas no Congreso.

“O presidente da Câmara acredita que colocar os membros da casa sob uma prolongada liderança turbulenta pode causar danos irreparáveis a esta instituição”, informou uma porta-voz de Boehner, acrescentando: “Ele está orgulhoso do que foi realizado, e de sua liderança, mas para o bem da ala republicana e da instituição, ele vai renunciar à presidência e a seu assento no Congresso”.

A decisão foi recebida com surpresa, apenas um dia depois de o líder republicano receber o Papa Francisco no Capitólio, em Washington. Boehner, representante do estado de Ohio, foi reeleito líder da Câmara para um terceiro mandato neste ano, apesar das ameaças da ala mais conservadora do partido que classificam sua atuação como principal representante da oposição como “desastrosa”.

O nome de Kevin McCarthy, número dois entre os republicanos na Câmara, é apontado como o possível substituto de Boehner, apesar de também não ter apoio garantido a ala conservadora.

Ao todo, 24 congressistas republicanos deixaram de votar em Boehner, um número recorde nas eleições para a presidência da Câmara. Mesmo nomes como os congressistas republicanos Steve King, de Iowa, e David Brat, da Virgínia, que apoiaram Boehner no passado, afirmaram que o presidente da Câmara não contaria com seus votos na escolha do novo líder em janeiro.

A porta-voz de Boehner disse que o legislador republicano efetivará a renúncia ao cargo de líder em 30 de outubro.

Com sistema prisional em crise no RN, secretário pede exoneração.

pp
O advogado Edilson França, titular da Secretaria da Justiça e da Cidadania do Rio Grande do Norte (Sejuc), pediu exoneração do cargo. Ao G1, fontes do governo revelaram que o secretário alegou problemas de saúde e que o governador Robinson Faria já analisa nomes que possam vir a substituí-lo.

Ainda segundo as mesmas fontes, o governador e o secretário se reuniram esta semana para tratar sobre o assunto. Na ocasião, Edilson disse que está tratando de um problema em um dos olhos. Apesar disso, Robinson teria pedido para que ele ponderasse e considerasse a possibilidade de permanecer na função.

Na próxima semana uma nova reunião está agendada entre os dois. Enquanto o governo aguarda uma definição sobre o pedido de exoneração do secretário, Robinson já estuda um nome para substituir o secretário.

A assessoria de comunicação da Sejuc limitou-se a dizer que, “oficialmente”, Edilson França está fazendo exames fora do estado e que no início da semana que vem estará em Natal. Via G1/RN.

Ministra da Promoção Social profere aula magna na UFRN.

“Políticas de Promoção de Igualdade Racial: Desafios e Perspectivas” é o tema da Aula Magna que inaugura oficialmente o segundo semestre letivo de 2015, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A conferência será com a Ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Brasil Nilma Lino Gomes, que aceitou o convite formulado pela reitora Angela Maria Paiva Cruz.

Um dos principais eventos acadêmicos da academia, a Aula Magna é aberta ao público e acontece no Auditório da Reitoria, na segunda-feira, dia 28, a partir das 9h.

A conferência também terá retransmissão, via internet, para os polos de Educação a Distância e para os campi da UFRN, nas cidades do interior. A transmissão será coordenada pelo Setor de Audiovisual da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS).


Enem 2015 terá mudanças no horário de início das provas.

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que terá provas em 24 e 25 de outubro próximo, devem ficar atentos às mudanças na edição deste ano. Entre elas, a do novo horário de início das provas. Os portões de acesso às salas serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, sempre no horário de Brasília.

As provas serão entregues aos candidatos às 13h30. Os candidatos devem verificar as diferenças resultantes do horário de verão, que então estará em vigor. Ou seja, dos horários locais em relação ao da capital federal. De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Chico Soares, as alterações são uma questão de segurança.

TV Assembleia apresenta aulões preparatórios para o ENEM.

Os aulões com transmissão da TV Assembleia para os candidatos que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) terão início neste domingo (27), das 10 às 12 horas, com as disciplinas de redação, literatura, espanhol e inglês, matérias que fazem parte da área de ‘Linguagens, códigos e suas tecnologias’.

De acordo com o professor João Maria de Lima, parceiro e coordenador dos aulões, serão abordados na aula inicial temas como sequências discursivas, gêneros textuais e redação, entre outros. “Iremos apresentar e discutir os temas mais recorrentes do ENEM, contribuindo para o reforço do aprendizado dos candidatos que irão prestar o exame”, observa.

As aulas preparatórias serão transmitidas pela TV Assembleia obedecendo a seguinte programação: ‘Linguagens, códigos e suas tecnologias’ neste domingo. Em outubro, serão apresentados os conteúdos de ‘Ciências Humanas e suas tecnologias’, ‘Ciências da Natureza e suas tecnologias’ e ‘Matemática e suas tecnologias’, sempre das 10 às 12 horas.

No dia 24 de outubro, data em que será aplicada a primeira prova do ENEM, a TV do Legislativo potiguar leva ao ar o quinto e último aulão, às 19h, com comentários das questões que foram abordadas na prova daquele dia e especulações para a prova do dia seguinte. O ENEM será realizado em todo o Brasil nos dias 24 e 25 de outubro.

João Maria informou que durante as transmissões os telespectadores poderão interagir com os professores em tempo real por meio das redes sociais e solicitar o conteúdo abordado nas aulas. “Quem está se preparando para o ENEM terá este apoio fundamental da TV Assembleia. É uma contribuição da Casa do Povo aos estudantes, principalmente àqueles que não têm condições de pagar por aulas na rede privada”, disse o coordenador.
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte é exemplo na educação e qualificação de servidores e da própria comunidade, oferecendo cursos de qualificação, além de graduação e pós graduação em gestão pública. Nessa nova etapa, a TV Assembleia se une ao Instituto do Legislativo Potiguar (ILP) para ampliar a transmissão de conhecimentos.

Concurso público da UFRN oferta 36 vagas para professor.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) abre na próxima segunda-feira, 28, o período de inscrições para mais um concurso público na Instituição. Destinado inicialmente ao preenchimento de 36 vagas para docentes, o processo seletivo prevê remuneração que supera os R$ 9 mil, dependendo da jornada de trabalho.

A seleção abrange oportunidades para professor adjunto e auxiliar, nas seguintes áreas: medicina (1), medicina de família e comunidade (10), ginecologia e obstetrícia (3), pediatria (3), cirurgia (3), infectologia (1), gastroenterologia (1), oncologia (1), endocrinologia (1), cardiologia (1), neurologia (1), nefrologia (1), psiquiatria (2), geriatria (1), imagenologia (1), ortopedia e traumatologia (1), epidemiologia e bioestatística (1), voz e disfagia (1), geografia física (1) e leitura e produção de textos (1).

As quatro etapas de avaliação estão discriminadas no edital 007/2015: prova Escrita (fase eliminatória), prova didática (fase eliminatória), defesa de memorial e projeto de atuação profissional (fase eliminatória) e prova de títulos (fase classificatória). As provas ocorrem no período de 30/11/2015 a 30/04/2016, sendo aplicadas nos municípios de Natal/RN e Caicó/RN, dependendo da vaga para qual o candidato escolheu concorrer. Os valores de inscrição variam entre R$ 50 e R$ 220.

O resultado final será válido por um ano, com possibilidade de prorrogação por igual período. O edital está disponível na página: www.ufrn.br.

Morcego vampiro albino é encontrado em Pacajá, no sudoeste do Pará.

A captura de um animal raro surpreendeu os servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) em Pacajá, no sudoeste do Pará.  Em uma ação de controle de foco de raiva em herbívoros, realizada entre os dias 20 e 24 de setembro, foi encontrado um morcego vampiro albino, da espécie Diaemus youngi, hematófago que se alimenta preferencialmente do sangue de aves.

De acordo com o Dr. Wilson Uieda, pesquisador do Departamento de Zoologia da Unesp de Botucatu, especialista em Zoologia e Ecologia de Morcegos, esta foi apenas a segunda captura registrada no Brasil de um exemplar albino dessa espécie. Normalmente, o Diaemus youngi tem a pelagem parda amarelada e a dorsal é mais escura que a ventral.

Os servidores que estavam em campo ficaram surpresos, fizeram uma foto do morcego branco e enviaram para a médica veterinária Elvira Colino, da Adepará. “Primeiro eles ficaram sem saber o que fazer. Quando dei o treinamento já tinha citado que poderia haver morcegos albinos, mas dessa espécie é muito raro acontecer, nunca tinha visto”, conta Elvira.

Como o animal estava em uma área de coleta de morcegos que se alimentam de mamíferos, ele foi capturado e tratado, pois pode ter sido contaminado. O morcego com alteração genética é um macho e foi capturado dentro de uma propriedade. Ele recebeu uma pasta anticoagulante para que possa fazer o controle da raiva no abrigo dele e depois foi devolvido à natureza.

Segundo a veterinária Elvira Colino, a Adepará realiza ações preventivas contra a raiva. Em 2004 e 2005 houve casos de morcegos contaminarem humanos com o vírus da raiva.

Galinhos/RN celebra Setembro Cidadão com apresentações sobre cidadania

O município de Galinhos celebrou o Setembro Cidadão na noite desta quinta-feira (24), na Praça dos Três Poderes, no centro da cidade. Estudantes de escolas municipais e estaduais realizaram apresentações sobre o tema cidadania e encantaram os visitantes e toda a população com muita criatividade. Na programação mais de 10 apresentações, envolvendo cerca de 370 alunos dos ensinos infantil, fundamental e médio da rede pública de ensino.

A cidadania serviu de inspiração para apresentações de dança, teatro, música, cordel e rap. Tudo sendo prestigiado pela mesa, formada pela prefeita Josineide Cunha, secretário municipal de Educação, Elson Cabral, Secretário de finanças, Ricardo Araújo, representante da Brasventos, Paulo Roberto de Souza e os idealizadores do Probec, Jarbas Bezerra e Lígia Limeira. Galinhos foi o primeiro município do RN a ter a implantação do Programa Brasileiro de Educação Cidadã – Probec.

Governo Federal vai investir R$ 100 milhões de reais em cisternas no Nordeste.

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, anunciou, na quarta-feira (23), que serão investidos R$ 100 milhões para a construção de mais cisternas na região semiárida do Nordeste do País no próximo ano. O anúncio foi feito durante o 3º Encontro Temático: Água e Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. A contratação do serviço foi publicada no Diário Oficial da União dessa quarta-feira.

Segundo a ministra, desde 2003 até agosto de 2015, foram construídas quase 1,2 milhão de cisternas no País, sendo 329,6 mil no Nordeste. A meta é estender esse benefício a 8 mil escolas rurais até 2018, disse. Campello também afirmou que o governo já conseguiu a universalização dos serviços de abastecimento de água em alguns estados, como é o caso de Alagoas.

Alunos do Instituto Metrópole Digital ganham Prêmio destaque Júnior Achievment.

Um grupo de alunos do Curso Técnico em Tecnologia da Informação do Instituto Metrópole (IMD) Digital da UFRN recebeu o Prêmio Destaque do Programa Miniempresa da Júnior Achievment, com o projeto Techmix, que consiste em um amplificador para celulares.

A premiação aconteceu no dia 10 de setembro, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN Central).

Esta é a segunda vez que os alunos do IMD ganham o Prêmio Destaque Junior Achievment. Em 2014, os alunos ganharam esse prêmio com o projeto LifeTech, de um carregador portátil de celular.
O Prêmio destaque é um dos principais programas da Empresa Júnior Achievment, que acontece durante três meses e meio, com alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas, sob a orientação de empresários.

Bebê nasce prematuro com apenas 680 g durante cruzeiro e sobrevive.


Uma mulher do estado de Utah, nos Estados Unidos, que deu à luz prematuramente durante um cruzeiro conta que embalou o recém-nascido de apenas 680 gramas em toalhas com a ajuda da equipe médica em um esforço desesperado para mantê-lo vivo até que o navio chegasse ao porto.

Emily Morgan, da cidade de Ogdem, disse nesta quinta-feira (24) que os médicos não esperavam que seu filho Haiden sobrevivesse, mas graças a seus pulmões fortes, uma incubadora improvisada e a chegada adiantada em Porto Rico, o bebê sobreviveu. Agora, ele está internado em uma unidade de terapia intensiva neonatal em Miami.

Morgan, de 28 anos, disse que o bebê estava previsto para nascer em dezembro, mas as contrações começaram em 31 de agosto, durante um cruzeiro de sete dias pelo Caribe. Seu médico autorizou que ela fizesse a viagem para celebrar o aniversário de 3 anos de sua outra filha, segundo Morgan.

A gravidez tinha sido tranquila até aquele momento, então ela ficou chocada quando as contrações começaram logo depois de ela ter passado da metade do período esperado de gestação.

Ela e seu marido ligaram para a equipe médica quando viram sangue. Um médico a bordo do navio Royal Caribbean disse que ela não poderia dar à luz porque eles ainda estavam a 14 horas do porto mais próximo de Porto Rico. Mas adiar o parto não era uma opção, segundo Morgan. Via g1.

Profissionais do Mais Médicos Natal concluem especialização em Saúde da Família.

Sete profissionais do programa do Governo Federal Mais Médicos que atuam em unidades de saúde de Natal apresentarão os trabalhos de conclusão de curso da Especialização em Saúde da Família nesta sexta-feira (25) e sábado (26), no Hotel Praiamar, em Ponta Negra. A pós-graduação, realizado por meio da plataforma da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (Unisus), é uma exigência do Ministério da Saúde.

A coordenadora do Núcleo de Provimentos e Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Walkíria de Oliveira, explica que o objetivo é aprimorar a qualidade dos serviços realizados pelos profissionais à sociedade e fortalecer seus conhecimentos na área, garantindo benefícios às equipes e aos usuários da rede municipal de saúde.

MÉDICO QUE DECAPITOU BEBÊ EM PARTO É AFASTADO.

Bebê pesava aproximadamente 6kg Foto: Reprodução | Itapetinga Repórter

A Polícia Civil de Itapetinga, a 538 km de Salvador, investiga o caso de um bebê que teve a cabeça decepada durante o parto. O médico Rubem Moreira Santos que realizou o parto já foi suspenso pela Fundação José Silveira, administradora do Hospital Cristo Redentor. A queixa foi registrada na polícia por Paulo César Moreira da Silva, o pai da criança. A mãe passa bem.

De acordo com Paulo Silva, ele precisou buscar o médico em outro hospital, pois o ele estaria dando plantão em dois locais. “Uma enfermeira falou para eu correr atrás do médico porque minha esposa não iria aguentar”, disse o pai em entrevista ao site Itapetinga Repórter. A mulher entrou em trabalho de parto por volta das 9h da manhã do dia 6 de setembro.

“Minha esposa depois me contou que 4 pessoas tiveram que forçar a barriga dela para o menino sair, depois disso ela desmaiou”. Para o pai o médico foi displicente “mesmo sendo leigo criança com 6kg não tem condição de nascer normal”, disse Paulo.

Roberto Freire terá novo projeto para trânsito.

Até outubro, o Governo do Estado deve anunciar o novo projeto de reurbanização da Avenida Roberto Freire, que inclui um amplo calçadão e transforma a via em mão única no sentido centro/Ponta Negra, descartando o que foi elaborado na gestão Rosalba Ciarlini. A proposta, que é fruto de um debate envolvendo várias organizações da sociedade civil, está em nível avançado de discussão, segundo o presidente da Associação Potiguar Amigos da Natureza (Aspoan) e membro do Comitê Popular Natal Direitos (ex-Comitê Popular da Copa 2014), arquiteto Francisco Iglesias.

Segundo ele, pela proposta, a avenida passaria a ser mão única a partir do entrocamento da avenida Praia de Tibau (proximidades da feirinha) até a chamada Rota do Sol (rodovia estadual RN-063), no sentido Centro/Vila de Ponta Negra. O retorno, também em mão única, seria feito pela avenida Praia de Ponta Negra.

Corinthians se anima com início de Lucca, que vira "sombra" de Malcom.

O Corinthians está se convencendo a cada dia de que o atacante Lucca não será apenas uma contratação de “emergência” para suprir a ausência de Rildo, que tem uma lesão no ombro e só deve voltar ao time em meados de novembro. A boa atuação em sua estreia, contra o Santos, e o desempenho nos primeiros treinos da semana dão segurança à comissão técnica.

Aos 25 anos, Lucca está emprestado pelo Criciúma até maio do ano que vem, quando se encerra o Campeonato Paulista. Sabendo que esta é a principal oportunidade de sua carreira, o atacante tem mostrado "fome" nos treinamentos e agradado à diretoria, que tem prioridade de compra dos direitos econômicos do jogador.

– Começou muito bem. Sabíamos que seria assim. Vamos ver como será no futuro próximo, ele tem potencial para continuar conosco por muito tempo – disse o presidente Roberto de Andrade, depois da estreia do reforço.

Nesta quinta-feira, por exemplo, Lucca participou do treino coletivo entre os reservas e fez dois gols. Movimentou-se bem e jogou aberto pelo lado esquerdo, indicando que ele é mesmo o reserva imediato de Malcom.
 
O atual titular, por isso, ganhou nova "sombra" após a lesão de Rildo. Malcom havia perdido a vaga antes do jogo contra o Joinville, mas Rildo jogou apenas cinco minutos antes de cair no gramado e deslocar o ombro esquerdo. Malcom fez um gol naquele jogo, mas não repetiu o desempenho nos jogos contra Internacional e Santos.

Estatuto da Família exclui casais homoafetivos.

A Comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou na quinta-feira (24) o Estatuto da Família, que define como “família” apenas a união entre homem e mulher e exclui do texto as relações homoafetivas. O parecer, do deputado Diego Garcia (PHS-PR), foi aprovador por 17 votos a 5. Houve bate-boca e a sessão de votação se estendeu por cinco horas.

Deputados contrários à proposta, entre eles parlamentares do PT, PCdoB e PTN, tentaram adiar a votação, apresentando uma série de requerimentos. Todos foram derrubados. O deputado José Carlos Bacelar (PTN-BA) alertou que a Constituição não tem qualquer vedação a classificar uniões homoafetivas como família, segundo informações da Agência Brasil.

Em maio de 2011, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu os direitos dos casais homoafetivos e tem seguido esse entendimento em vários recursos julgados, como pensão por morte, partilha de bens, adoção de menores e direito à pensão.

INSS retoma o atendimento na 2ª após 78 dias.

Após 78 dias, a greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi encerrada na maior parte do país. No entanto, o atendimento será retomado apenas na semana que vem. Ainda vai ser definido – com o governo e com os grevistas – se haverá plantão para repor o tempo parado. 

Servidores de 20 estados e do DF aceitaram a proposta de aumento do governo: 10,8%. Uma parte será paga em agosto do ano que vem e outra em janeiro de 2017. Nesta sexta-feira (25) ainda tem assembleia em mais seis estados.

Segundo o sindicato que representa os funcionários, 15 milhões de pessoas deixaram de ser atendidas nesse período de paralisação.

Os funcionários pediram reajuste salarial de 27,5%, a incorporação das gratificações, 30 horas de trabalho semanal para todos os funcionários, realização de concurso público e melhoria das condições de trabalho.

Cidades do interior do RN terão Casas de Cultura resgatadas.


O governador Robinson Faria assinou termos de cooperação com 13 prefeituras para resgatar o funcionamento das Casas de Cultura. A solenidade foi realizada na Pinacoteca Potiguar, na Cidade Alta, no final da tarde de ontem quinta-feira (24).

O termo foi assinado com os municípios de Florânia, Grossos, Assu, Serra Negra do Norte, Timbaúba dos Batistas, Pau dos ferros, Nova Cruz, Jardim do Seridó, Goianinha, Viçosa, Campo Grande Angicos e Umarizal. O objetivo do governo, entretanto, é expandir a ação e chegar às 28 Casas de Cultura espalhadas pelo estado.

“Minha palavra é de alegria. Eu espero poder terminar o meu mandato com todas as Casas de Cultura recuperadas no Rio Grande do Norte. E quem sabe, juntos possamos fazer novas casas para fortalecer a cultura do nosso estado”, ressaltou o governador Robinson Faria, agradecendo a colaboração dos Municípios e da iniciativa privada.

Em todas as Casas da Cultura há uma base permanente de ações voltadas para a inclusão do artista e promoção de tradições populares da região. O espaço é dotado de salas de exposições, bibliotecas, ambientes voltados a oficinas e cursos, além de pinacoteca, auditório e box para comercialização de artesanato.

Além de prefeitos, representantes municipais e autoridades ligadas à cultura, participaram do evento o diretor geral da Fundação José Augusto, Rodrigo Bico, os deputados estaduais Fernando Mineiro e Dison Lisboa, e o empresário Antônio Gentil, representando a iniciativa privada.

Schumacher estaria pesando menos de 45kg e consciência limitada, diz jornal.

O ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher ainda estaria sem falar e se locomover e pesando menos de 45 quilos, revelou o jornal britânico “Daily Express” nesta quarta-feira (23). Para efeito de comparação, o espanhol Fernando Alonso – que é três centímetros mais baixo que o alemão -, pesa 68 quilos. A publicação entrevistou uma fonte próxima à família do alemão e ela revelou que “não se vê milagres no horizonte” porque Schumacher “continua incapaz de falar ou andar e tem uma consciência muito limitada sobre o ambiente que o envolve”.

Após o acidente enquanto esquiava na França, no dia 29 de dezembro de 2013, Schumacher ficou em coma por cerca de seis meses no hospital de Grénoble e foi transferido para um centro hospitalar suíço, por quatro meses. Depois desse tempo, ele foi para sua casa em Gland, na Suíça, e é assistido por uma equipe de 15 profissionais, liderados pelo médico Richard Frackowiak.

quinta-feira, setembro 24, 2015

Homens causam 74,96% dos acidentes de trânsito em Natal/RN.

Desconstruindo a máxima do “mulher no volante, perigo constante”, um relatório divulgado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) aponta que 74,96% dos acidentes de trânsito ocorridos em Natal são causados por homens. Em 2014, foram 7.315 acidentes causados por condutores do sexo masculino contra 2.444 por mulheres, uma média de 25%.

De acordo com o relatório da STTU foram registrados 7763 acidentes em 2014. Número um pouco superior ao registrado em 2013, quando foram catalogados 7.763, representando um aumento de apenas 5% no número de ocorrências de trânsito ocorridos na capital potiguar.

Entre as zonas administrativas da cidade, a zona Sul de Natal foi a que mais registrou acidentes, um total de 3.365 ocorrências, concentrando quase a metade dos registros com 45%. Logo em seguida vem a Zona Leste, com o maior aumento percentual em relação ao ano anterior com 1.195, uma média de 17%.

Aparecem ainda no ranking na Secretaria de Mobilidade a Zona Norte, com 1.152 e a Zona Oeste com 1.061 registros de acidentes de trânsito ao longo de 2014.

Entre os bairros, Lagoa Nova aparece com larga diferença no relatório da STTU. Sozinho, o bairro concentra mais que o dobro do segundo colocado no ranking. Ao todo, foram 1.258 registros em Lagoa Nova contra 514 catalogados em Capim Macio.

Em nota, governo do RN explica ato com pagamento de pensão vitalícia a Lavoisier e Agripino.

Desde as primeiras horas desta quinta-feira (24), foi grande a repercussão em grupos de whatsapp e também nas redes sociais de dois atos publicados pelo governo do Estado no Diário Oficial de hoje. Nos documentos, o governador Robinson Faria assina o que seria uma espécie de regulamentação do pagamento das pensões vitalícias concedidas aos ex-governadores Lavoisier Maia e José Agripino, atual senador. Em nota enviada à imprensa, o governo esclarece que o benefício é uma imposição constitucional e que já é cumprido há alguns anos.

Ainda de acordo com o comunicado, “o pagamento das pensões está sendo questionado na Justiça, mas não há nenhuma decisão judicial, até o momento, que determine seu cancelamento”. Confira a nota abaixo, na íntegra:

Nota de esclarecimento.

A respeito dos atos publicados nesta quinta-feira (24) para regulamentação da pensão vitalícia devida aos ex-governadores do Estado Lavoisier Maia e José Agripino Maia, o Gabinete Civil do Governo do Estado do Rio Grande do Norte esclarece que:

– O benefício estava previsto na Constituição do Estado do Rio Grande do Norte, em seu art. 175, vigente ao tempo das concessões, e já vem sendo pago regularmente ao longo dos anos. Entretanto, como os autos dos procedimentos administrativos de concessão foram extraviados, houve orientação da Procuradoria Geral do Estado, para que fosse publicado ato regulamentador;

– Não se trata de concessão de benefício novo nesta data nem há passivo a ser quitado pelo Estado. Por imposição constitucional, as pensões vêm sendo pagas desde sua implementação;

– O ato regulamentador publicado hoje visa apenas a formalizar novamente a percepção da vantagem em face do extravio dos procedimentos originais de concessão. É um ato meramente formal;

– O pagamento das pensões está sendo questionado na Justiça, mas não há nenhuma decisão judicial, até o momento, que determine seu cancelamento. Portanto, o Estado continua obrigado a pagá-las, em face do princípio da legalidade.

Gabinete Civil do Estado do RN

Corte será de dez dos atuais 39 ministérios.

Está em estudo ainda fundir o Ministério do Desenvolvimento Social com a futura pasta que vai reunir Trabalho e Previdência Social, e que deve ficar com o PT.

A presidente já decidiu também criar o Ministério da Cidadania, fusão de Igualdade Racial, Mulheres e Direitos Humanos. Lula sugeriu a Dilma que, antes de anunciar esta decisão, chame os movimentos sociais para explicar a medida e evitar descontentamentos. Na reunião com Lula e ministros, Dilma disse que seu objetivo é garantir o corte de dez dos 39 ministérios.

“Os Dez Mandamentos”: Sexta praga enlouquece os egípcios.

Ramsés (Sérgio Marone) realmente é muito teimoso. Mesmo o Egito sendo assolado por cinco pragas, o faraó continua irredutível e não quer atender de jeito nenhum ao pedido de Moisés (Guilherme Winter).

Então, Deus dá ordens para o hebreu avisar o rei que uma nova praga surgirá e que irá causar tumores na pele dos egípcios. Medroso, Ramsés manda que os sacerdotes façam oferendas para os deuses para evitar a outra praga, mas tudo é em vão.

Então, o rei percebe que está cheio de feridas pelo corpo, assim como todos os egípcios, que se desesperam. Enquanto isso, os hebreus percebem que a praga não os atinge e ficam mais confiantes na liberdade de todo o povo. As cenas vão ao ar no capítulo da próxima sexta-feira (25) ou segunda-feira (28) em “Os Dez Mandamentos”.

Postos policiais da zona Norte de Natal são fechados por falta de segurança.

O Rio Grande do Norte vive em situação de calamidade na segurança pública. Os presídios estão superlotados, facções criminosas rivais estão em guerra, assassinatos e assaltos acontecem diariamente. Curiosamente, por falta de segurança, os postos policiais comunitários da zona Norte foram fechados.

Segundo o presidente da Associação de Cabos e Soldados (ACSPM/RN), Roberto Campos, os postos da zona Norte foram fechados após o registro de três atentados contra policiais. E a tendência é de que os postos policiais do restante dos bairros de Natal também sejam fechados.

“No início do ano tivemos três atentados contra policiais somente na zona Norte. Esses policiais estavam nos postos comunitários. Por sorte, nenhum policial foi atingido, mas ficou claro que não havia condições de trabalhar sem o mínimo de segurança nesses locais. Os criminosos não esperam mais um confronto entre a polícia, eles agora vão até a polícia. Com a falta de segurança e de efetivo, as bases policiais comunitárias foram fechadas. A previsão é de que todas as bases sejam fechadas, não é possível trabalhar com apenas um policial em cada posto, que é o que ocorre normalmente”, disse.

Segundo Campos, o fechamento dos postos policiais é um reflexo da atual situação da segurança pública do Rio Grande do Norte. Nem a população, nem a própria polícia estão seguras. Ainda de acordo com o presidente da ACSPM, para os postos serem reabertos é necessário aumentar o efetivo policial. Enquanto isso não acontece, uma possível solução é fazer desses locais um ponto de parada das viaturas que circulam nas ruas.

O comandante interino do 4º Batalhão da Polícia Militar, Major Alexandre, confirmou o fechamento dos postos policiais da zona Norte. De acordo com o Major, a medida aconteceu devido a falta de efetivo policial e não há previsão de reabertura das bases. Apesar do fechamento dos postos, o comandante afirma que a população não será prejudicada.

“Quando um policial fica sozinho em uma base, ele fica vulnerável e não se torna viável a presença dele naquele local. Então o antigo comandante fechou os postos policiais. Apesar de não ter mais o policial fixo nas bases, o patrulhamento e as fiscalizações nas proximidades dos postos continuam”, explicou.

Ainda segundo o Major Alexandre, as pessoas que precisarem dos serviços da Polícia Militar deverão, em primeiro momento, contatar o Ciosp. “A recomendação é sempre ligar para o 190. É por esse número que os casos serão registrados e a polícia poderá dar suporte à comunidade”.

Cosern conquista pela terceira vez consecutiva o Prêmio Eletricidade.

A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, conquistou pelo terceiro ano consecutivo o Prêmio Eletricidade na categoria Melhor Desempenho em Engenharia, dentre as concessionárias de distribuição de energia elétrica do Brasil, que disputaram a premiação no Grupo Empresas Estaduais.

O resultado do Prêmio foi divulgado na edição de setembro da Revista Eletricidade Moderna. Além deste ano, a Cosern conquistou o Prêmio na mesma categoria nos anos de 2013 e 2014. No ano passado, a Cosern também alcançou o primeiro lugar na categoria Maior Evolução Nacional.

Câmara aprova pena maior para quem matar dirigindo alcoolizado.

O plenário da Câmara aprovou, hoje (23), o projeto de lei que aumenta a pena para o motorista que, dirigindo sob efeito de álcool ou drogas, cometer homicídio culposo. Pelo projeto, a pena de dois a quatro anos de prisão passa para quatro a oito anos.

De acordo com o texto, no caso da ocorrência de lesão corporal grave ou gravíssima, a pena será de reclusão de dois a cinco anos. Além da definição de racha como disputa, corrida ou competição não autorizada, o projeto inclui no conceito exibição ou demonstração de perícia no veículo automotor sem autorização.

De autoria da deputada Gorete Pereira (PR-CE), a matéria vai agora para a apreciação do Senado.

Pesquisa diz que 53% das mulheres iniciaram a vida sexual entre 16 e 18 anos.

Uma pesquisa da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp) revelou que 53% das mulheres iniciaram sua vida sexual entre 16 e 18 anos. Feito em parceria com a Bayer, o estudo entrevistou 2 mil mulheres acima dos 14 anos em quatro capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador. O levantamento foi divulgado na semana do Dia Mundial da Prevenção da Gravidez Não Planejada, que será celebrado no próximo sábado (26).

Para 62% das entrevistadas, o tema “virgindade” não é mais um tabu. O sexo representa um prazer pessoal para 51% das jovens. Em relação ao sexo sem compromisso, 32% estão abertas à prática e 26% jamais fariam.

Segundo o estudo da EPM-Unifesp, 60% delas ainda têm vergonha de falar sobre sexo e contracepção. O principal motivo apontado para o constrangimento é por consideraram um assunto “muito íntimo” (44%).

Três em cada dez jovens afirmaram já ter tido uma conversa positiva sobre sexualidade com os pais ou responsáveis. Os números indicam ainda que 77% das mulheres têm o hábito de ir ao ginecologista.

Entre os métodos contraceptivos mais utilizados pelas mulheres, estão praticamente empatadas a camisinha (35%) e a pílula anticoncepcional (34%). Já 13% das entrevistadas declararam optar pelos contraceptivos de longa duração, como o dispositivo intrauterino (DIU) e o implante.

Em disputa histórica, Record vence pela primeira vez “Jornal Nacional” e “A Regra do Jogo”.

Falem o que quiserem, mas a novela “Os Dez Mandamentos” da Record tem conseguido algo que até bem pouco tempo atrás era considerado inimaginável. Sim, a novela de Vivian de Oliveira, vem conseguindo vencer a Globo no horário nobre de uma maneira nunca vista antes.

Veiculando as pragas, a trama bíblica conseguiu  um feito para entrar na história na noite desta quarta-feira (23), segundo dados prévios de audiência. A novela que entrou no ar pouco depois das 20h30, conseguiu vencer o “Jornal Nacional” de ponta a ponta, assim como a novela de João Emanuel Carneiro.

Em São Paulo, a novela bíblica venceu o jornalistico e a novela da Globo, marcando 18,8 pontos antes 18,4 pontos da Globo. Arredondando, o resultado seria 19 a 18 para a Record.

Em Recife o resultado foi ainda melhor para a novela da Record, já que marcou 24 pontos de média contra 19 da Globo. Vale dizer que nunca na história da emissora da Barra Funda, uma novela havia conseguido vencer o canal carioca dessa maneira no horário nobre. Algo que realmente vai ficar para a história.

Alunos de Medicina da UFRN desenvolvem projeto sobre educação sexual.

Você já quis fazer alguma diferença na vida de uma pessoa envolvida com a prostituição? Como abordar educação sexual para profissionais do sexo e permitir uma melhoria em sua saúde reprodutiva?

Foi pensando nessa problemática que alunos do Curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desenvolveram o Projeto "QUER SABER?", uma ação conjunta com a Internacional Federation of Medical Students Association of Brazil (IFMSA Brazil).

De acordo com uma das organizadoras do evento, a discente Brenda Ribeiro Girão, a ação é uma campanha que, por meio de uma mesa-redonda, busca abordar os temas educação sexual e prostituição (sem distinção de gênero), a fim de semear a discussão sobre "sexualidade das minorias".

A mesa-redonda contará com vários profissionais da área da saúde e será realizada no próximo dia 01/10, no Anfiteatro das Aves do Centro de Biociências da UFRN, a partir das 19h.

As inscrições podem ser feitas por meio do seguinte endereço: https://docs.google.com/…/1pKVYN8lHk4ZHCtI4DSO…/formResponse.

Internacional Federation of Medical Students Association of Brazil
A IFMSA Brazil é uma ONG composta por estudantes de Medicina do país inteiro. As atividades desenvolvidas promovem a saúde em áreas como Saúde Pública, Saúde Sexual, Direitos Humanos e paz, além de promover a educação médica por meio de eventos científicos, treinamentos, intercâmbios nacionais e internacionais, pesquisa e outras.

Governo regulamenta pensão vitalícia a ex-governadores do RN.

O Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (24) traz a regulamentação da pensão vitalícia aos ex-governadores do Rio Grande do Norte José Agripino Maia e Lavoisier Maia Sobrinho. De acordo com a publicação, o valor da pensão deve ser igual aos vencimentos do cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado, que corresponde à R$ 30.471,11.

Ainda de acordo com a publicação no Diário Oficial, a pensão é referente ao período em que os dois governaram o Rio Grande do Norte - José Agripino nos períodos de 15 de março de 1983 a 15 de março de 1987 e de 15 de março de 1991 a 15 de março de 1995; Lavoisier no período de 15 de março de 1979 a 15 de março de 1983.

Em março de 2014, o Ministério Público Estadual ajuizou ação civil pública com pedido de cessação do pagamento de pensão vitalícia aos ex-governadores em questão por parte do Governo do Rio Grande do Norte. À época, a pensão vitalícia paga a cada um dos ex-governadores era de R$ 11 mil. De acordo com o sistema do Tribunal de Justiça do RN, aA ação está conclusa para decisão desde o dia 24 de julho de 2014.

De acordo com o governo do estado, o benefício está previsto na Constituição do Estado do Rio Grande do Norte, no art. 175, vigente ao tempo das concessões, e vem sendo pago regularmente ao longo dos anos.  No entanto, como os autos dos procedimentos administrativos de concessão foram extraviados, houve orientação da Procuradoria Geral do Estado, para que fosse publicado ato regulamentador

Em nota, o governo do estado esclareceu que "não se trata de concessão de benefício novo nesta data nem há passivo a ser quitado pelo Estado. Por imposição constitucional, as pensões vêm sendo pagas desde sua implementação". Segundo a nota, "o ato regulamentador publicado nesta quinta visa apenas a formalizar novamente a percepção da vantagem em face do extravio dos procedimentos originais de concessão. É um ato meramente formal".

EAJ divulga seleção de professores para cursos técnicos do PRONATEC.

A Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), por meio da Coordenação do PRONATEC, está com inscrições abertas para o edital Nº 18/2015-EAJ. O Processo Seletivo Simplificado visa ao credenciamento temporário de profissionais para atuação como bolsistas nos cursos PRONATEC/EAJ.

Ao todo serão oferecidas 106 vagas distribuídas nos municípios de Apodi, Caicó, Caraúbas, Macaíba, Mossoró, Natal, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu e Touros. Os interessados em participar da seleção devem realizar suas inscrições pessoalmente ou por meio de representante legal no período compreendido entre 23 de setembro a 2 de outubro, das 8h às 16h, exclusivamente, na Secretaria do PRONATEC/Escola Agrícola de Jundiaí/UFRN, localizada na Escola Agrícola de Jundiaí, RN-160, Km 03, Distrito de Jundiaí, Macaíba-RN.

O processo seletivo será conduzido por uma Comissão de Seleção designada pelo Diretor Geral da Escola Agrícola de Jundiaí e constará de uma única fase de caráter classificatório, por meio da análise documental entregue.

São exigidas cópias da seguinte documentação: RG e CPF; diploma de escolaridade conforme solicitado em cada perfil da vaga concorrida; histórico das disciplinas cumpridas no curso de nível superior ou pós-graduação, com as respectivas cargas horárias; currículo profissional reduzido, datado e assinado (máximo de três páginas); comprovações de docência ou experiência profissional, além do Plano de Aula para a disciplina que concorre.

Os interessados devem entregar a documentação exigida no ato da inscrição, em envelope lacrado.

O resultado parcial será divulgado no dia 21 de outubro, e o final será divulgado a partir do dia 26 de outubro, no endereço eletrônico da Escola Agrícola de Jundiaí – EAJ: http://www.eaj.ufrn.br/pronatec/. Mais informações: 3342.4842.

“Os Dez Mandamentos” conquista a liderança isolada nesta quarta 23/09/2015.

Na noite desta quarta-feira, 23 de setembro, a novela bíblica “Os Dez Mandamentos” conquistou a liderança para a Rede Record, ficando bem à frente da Rede Globo.

De acordo com os dados preliminares, a trama escrita por Vivian de Oliveira, ficou com uma média de 18.8 pontos, chegando a pico de 21 pontos na Grande São Paulo. No mesmo horário, a Rede Globo, que exibia “Jornal Nacional” e “A Regra do Jogo”, amargou a vice liderança com 18.4 pontos de média.

No capítulo desta quarta, foi mostrado que Ramsés (Sérgio Marone) puxou uma espada contra Moisés (Guilherme Winter), após o mesmo quis falar com o rei para que soltasse sua mãe egípcia, a princesa Henutmire (Vera Zimmermann).

Turista é estuprada em Ponta Negra.

Uma turista foi estuprada na noite dessa quarta-feira (23), quando ia a uma boate em Ponta Negra. A mulher andava sozinha, quando um homem em uma bicicleta a abordou e a ameaçou com uma arma. O estupro ocorreu nas proximidades de uma boate no conjunto Alagamar. A vítima tem 18 anos e é natural do Rio de Janeiro.

O caso foi registrado na Delegacia de Plantão da Zona Sul por volta das 23h. Segundo os plantonistas da delegacia, o estuprador utilizou uma arma para levar a turista até um matagal. No local, o homem violentou sexualmente a mulher e fugiu em seguida levando o celular da jovem e R$ 50,00.

Segundo a vítima, o estuprador tem aproximadamente 1,70 metro de altura, é magro e utilizava cavanhaque.

A jovem fará ainda nesta quinta-feira (24), exames de conjunção carnal no Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP), e depois prestará depoimentos na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher.

UFRN discute novas metas para Plano de Desenvolvimento Institucional.

A Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN) convida a comunidade universitária para participar da discussão das novas metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
O chamado, assinado pela reitora Ângela Maria Paiva Cruz, foi enviado pela Superintendência de Informática (SINFO), por meio do sistema SIG, para todos os professores, servidores e estudantes da Instituição.

Contudo, como existe a possibilidade de mudanças de endereços de e-mail, a PROPLAN faz saber que é possível conhecer o PDI e participar da sua atualização por meio do facebook ou enviando e-mail para a equipe coordenadora do trabalho.
 
Para participar da discussão das metas com comentários, sugestões de alterações, emendas e supressões, o interessado deve acessar a página do Facebook Metas do PDI da UFRN. As mensagens podem ser enviadas para o e-mail: metaspdi@reitoria.ufrn.br.
 
O trabalho da equipe começou no dia 21, segunda-feira, seguindo o cronograma abaixo:
•21/09 – Reunião com Diretores de Centro e de Unidades Acadêmicas Especializadas
•22/09 – Envio de mensagem para todos os professores, servidores e estudantes convidando à discussão das Metas
•22/09 a 09/10 – Audiência Pública Virtual
•02/10 – Audiência Pública Presencial (gestores, sindicatos, DCE e comunidade acadêmica)
•10/10 a 23/10 – Consolidação das Metas
•26/10– Encaminhamento ao CONSUNI para apreciação
•06/11 – Aprovação pelo CONSUNI
•Novembro – Impressão.

“A Fazenda 8” estreia com ótima audiência.

“A Fazenda 8” estreou com ótima audiência nesta quarta-feira (23), chegando a ficar durante 18 minutos na liderança, o reality em sua estreia apresentou os 16 participantes, e exibiu as primeiras horas dos peões dentro da Fazenda.

Ao todo o reality marcou 13,1 pontos de média, superando a estreia da temporada passada (que marcou 11,6 pontos), e teve 16,3 pontos de pico. No mesmo horário a Globo marcou 15,6 e o SBT 7,3.

Um fato que chamou a atenção, foi que Roberto Justus, justificou a ausência do Rafael Ilha, no reality show, segundo ele, Rafael Ilha foi proibido pela justiça, de participar do programa.

Bancos apresentarão proposta de reajuste salarial nesta sexta-feira.

Representantes de banqueiros e bancários vão se sentar à mesa de negociações na manhã da próxima sexta-feira para tentar fechar o reajuste da categoria, cuja data-base é 1º de setembro. Os trabalhadores cobram uma correção de 16%, dos quais 5,7% de aumento real. No ano passado, o ganho acima da inflação foi de 2,02%. Se a oferta não agradar, os trabalhadores podem parar suas atividades já na semana que vem.

Para Roberto von der Osten, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), a correção salarial para recuperar as perdas da inflação é uma obrigação dos bancos. Já o ganho real, segundo ele, é totalmente possível, uma vez que o setor cresce apesar do momento econômico difícil do país.