sábado, junho 18, 2016

Mais um delator implica Aécio Neves em outro esquema de corrupção.

O ex-deputado Pedro Corrêa afirmou em depoimentos de sua delação premiada que o então deputado (hoje senador) Aécio Neves (PSDB-MG), foi um dos responsáveis pela indicação do diretor de Serviços da Petrobras, Irani Varella, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Segundo Corrêa, Varella era responsável por conseguir “propinas com empresários para distribuir com seus padrinhos políticos” por meio de seu genro, identificado apelas como Alexandre.

Esta é a primeira vez que o nome do senador tucano é relacionado por um delator da Operação Lava Jato a um suposto esquema de pagamento de propinas na Petrobras.

Em nota divulgada por sua assessoria, Aécio disse que Corrêa é desprovido de qualquer credibilidade e sua afirmação é falsa e absurda.

O senador, presidente nacional do PSDB, já foi citado outras vezes no âmbito das investigações da Lava Jato por delatores como o doleiro Alberto Youssef, o senador cassado Delcídio Amaral (sem-partido-MS), o lobista Fernando Moura e o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado.

Aécio é alvo de dois inquéritos no Supremo Tribunal Federal abertos a partir da delação premiada de Delcídio. Uma das investigações tem como objetivo saber se Aécio atuou para “maquiar” dados da CPI dos Correios, em 2005, e esconder a relação entre o Banco Rural e o chamado mensalão mineiro. O senador também é alvo de uma outra linha de investigação no STF, que apura se ele recebeu propina de Furnas, subsidiária da Eletrobrás.

Programação do Parque das Dunas, em Natal, tem música e teatro neste domingo.

A atração do Bosque Encena deste domingo (19) é o espetáculo “Contos Clássicos”, da Companhia Era Uma Vez. Com músicas contagiantes, a Pequena Sereia, Cinderella e Branca de Neve apresentam suas histórias recheadas de magia e diversão abordando temas que trazem encantamento, lições e entretenimento às crianças e adultos. O Bosque Encena acontece às 10h, no anfiteatro Pau-brasil, no Parque das Dunas, na Zona Leste de Natal.

Às 16h30, no palco do Som da Mata, a Big Band Jerimum Jazz apresenta sucessos do repertório de grandes mestres como Glenn Miller, Duke Ellington, Perez Prado e Severino Araújo, além dos legítimos ritmos brasileiros como o Samba, o Choro e a Bossa Nova.

As apresentações são gratuitas e a entrada no parque custa R$ 1.

UFRN participa de evento em Bioquímica e Biologia Molecular.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) participa neste fim de semana de um dos eventos internacionais mais importantes, em Natal, nas áreas da Bioquímica e da Biologia Molecular. Trata-se da 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular ­(SBBq).

O evento deve receber mais de 3 mil participantes, como pesquisadores e estudantes de várias partes do mundo, incluindo o Brasil e professores e alunos da UFRN, e será realizado no Centro de Convenções de Natal a partir deste sábado, dia 18, com encerramento na terça-feira, dia 21.

De acordo com uma das integrantes do evento internacional, a professora Selma Maria Bezerra Jerônimo, professora titular do Departamento de Bioquímica do Centro de Biociências (CB) e Diretora do Instituto de Medicina Tropical da UFRN, a 45ª Reunião da SBBq tem uma importância fundamental, ao ser realizada em Natal, porque, além de seu caráter internacional para as ciências, possibilita uma grande participação dos pesquisadores e estudantes da UFRN em interação com as comunidades locais.

“A importância desse evento é por sua internacionalidade na área das ciências, da Biologia Molecular e da Bioquímica, com a participação de pesquisadores da UFRN que interagiram com a comunidade local e com alunos para se encantarem com a ciência”, disse.

A professora citou os estudantes da UFRN participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), que desenvolveram atividades de pesquisas junto a escolas públicas municipais e estaduais e que agora terão a oportunidade de apresentarem essas experiências e os seus resultados para a comunidade internacional. A apresentação desses trabalhos acontecem na terça-feira, 21, sob a coordenação da professora Ivaneide Alves Soares da Costa, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFRN.

O congresso tem como objetivo oferecer uma visão ampla das fronteiras da pesquisa e desenvolvimentos recentes em muitos aspectos de Bioquímica e Biologia Molecular, nas Américas e da Península Ibérica.

Mais informações, como a programação completa e as taxas de inscrição, estão disponíveis no link: http://www.sbbq.org.br/reuniao/.

CBF resolve salários e projeta apresentação de Tite até terça-feira.

A CBF não vê mais empecilhos para anunciar Tite oficialmente como o novo técnico da seleção brasileira. Após conversas entre terça (14) a sexta-feira (17), a confederação resolveu detalhes técnicos e financeiros com a nova comissão. Com nomes e salários definidos, a entidade agora pensa na apresentação do treinador.

A data ainda está indefinida, mas não chegará a ser um problema. Sem querer arrastar a novela que já dura quase uma semana, a CBF pretende apresentar Tite em sua sede logo no início da semana. Caso o anúncio saia ainda na manhã de segunda (20), a apresentação ocorreria já no mesmo dia. Na hipótese de ter a assinatura do contrato e oficialização via site oficial no final da tarde, o evento ocorrerá na terça-feira (21). Os envolvidos no caso, no entanto, asseguram que não passará disso.

"Tite está na ponte aérea [Rio-São Paulo] direto. Isso será rápido, não teremos problemas", disse um alto dirigente da casa.

De acordo com pessoas da alta cúpula da CBF ouvidas pela reportagem, restam apenas trâmites burocráticos para que o anúncio ocorra. Com valores já definidos, o CEO da confederação, Rogério Caboclo, alinhou detalhes de cláusulas e premiações com o agente de Tite, Gilmar Veloz, nos últimos dias. Os dois foram responsáveis pela parte final da conversa – sinalizada pelos lados como positiva.

Além de Tite, o auxiliar do técnico, Cléber Andrade, e o novo coordenador da seleção, Edu Gaspar, terão contratos fixos com a CBF. Cientes do acerto, os três, inclusive, já trabalham em função do time brasileiro.

16ª DIRED participa de festejos juninos de escolas estaduais.

Escolas Estaduais de João Câmara e Poço Branco.

As escolas da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte estão realizando uma série de atividades que retratam a tradição junina no Nordeste. As unidades escolares aliam nas programações educação e cultura, com o objetivo de envolver os estudantes em atividades pedagógicas interdisciplinares de pesquisa, arte, dança e teatro. 

A diretora da 16ª DIRED a professora Vanusa Xavier, vem participando nos últimos dias, das festividades juninas que vem acontecendo em diversas escolas da rede estadual que faz parte da jurisdição da 16ª DIRED.

Idema emite licença para a construção de adutora para Caicó/RN.

Atendendo ao pedido de Autorização Emergencial da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA) emitiu licença ambiental autorizando à construção do sistema adutor Jucurutu, que terá vazão de 105,00 litros por segundo nos municípios de Jucurutu e Caicó/RN. O documento foi liberado após estudos apresentados e vistoria realizada na área pretendida para implantação do empreendimento.

A construção da adutora é vista como solução para evitar o colapso do Sistema de Abastecimento de Água dos municípios Caicó, São Fernando, Timbaúba dos Batistas e Jardim de Piranhas, atualmente abastecidos pelo sistema adutor Manoel Torres e que encontra-se em situação crítica devido à estiagem prolongada.

O projeto consiste na construção de uma adutora emergencial, com extensão aproximada de 70 km. A adutora captará água na EB-02 de Serra de Santana, e será conduzida para Caicó. Todo o caminhamento se dará às margens da rodovia RN – 118, que liga Jucurutu a Caicó.

Ao todo o Sistema Adutor Serra de Santana possui sete Estações Elevatórias (EB’s), sendo três implantadas na 1ª etapa (EB-01, EB-02 e EB-03), e as outras quatro (EB-04, EB-05, EB-06 e EB-07) implantadas na segunda etapa.

Para concepção do projeto, foi adotado como parâmetro de cálculo de vazão a população de Caicó-RN. A população da cidade foi projetada para o ano de 2015, em 86.461 habitantes. Para o cálculo da vazão de projetos foram considerados os seguintes dados: 87.655 habitantes, vazão per capita de 90 litros por habitando ao dia, coeficiente de maior consumo 1,2 e tempo de operação do sistema 21 horas por dia.

Para implantação da adutora a Companhia de Águas e Esgotos do RN solicitou junto ao IDEMA uma Autorização Especial – AE. Esta modalidade de licenciamento, só pode ser concedida para atividades de caráter emergencial. Caso a CAERN ainda necessite continuar a complementar o fornecimento de água para o município de Caicó, será dada continuidade ao licenciamento. Via sidney silva

“Os Dez Mandamentos”: A terra vai se abrir essa semana.

Essa semana a cena mais aguardada da temporada da novela bíblica “Os Dez Mandamentos” finalmente será exibida, é a abertura da terra. Se na primeira temporada a abertura do Mar Vermelhou parou o Brasil, o mesmo a Record quer que aconteça com a abertura da terra.

Na cena, quatro personagens serão “engolidos” pela terra, Corá (Victor Hugo), Bina (Kátia Morais), Abrirão (Sandro Rocha) e Datã (Bruno Padilha). Os efeitos especiais da cena, ficarão por conta da produtora Casablanca, e prometem surpreender os telespectadores.

Durante as gravações, não foram usados dublês, e os atores se arriscaram em uma queda de 2 metros de altura. Porém para amortecer a queda, foram usados colchões. Enganasse quem pensa que as cenas foram gravadas em apenas um dia, foi preciso de vários para que tudo saísse perfeito.

Em nota, Secretaria Estadual de Saúde admite débito de R$ 4 milhões referente ainda a 2015.

A Secretaria estadual de Saúde emitiu nota oficial sobre a paralisação dos prestadores de serviço da Cooperativa Médica.

No comunicado, o órgão estadual admite que ainda tem um débito de R$ 4 milhões referente a 2015.
 
A secretária estadual de Saúde Eulália Albuquerque informou que agendará uma audiência com o governador Robinson Faria para tratar do assunto.

Novo teste com fosfoetanolamina aponta baixa eficácia contra câncer.

O Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos (CIEnP) concluiu, na semana passada, novos testes com a fosfoetanolamina, composto que ficou conhecido como "pílula do câncer". Os pesquisadores avaliaram, em células de câncer de pâncreas, pulmão e melanoma, a atividade citotóxica e antiproliferativa da substância, ou seja, sua capacidade de destruir células tumorais e inibir seu crescimento.

Para realizar os testes, os pesquisadores utilizaram a fosfoetanolamina sitentizada pelo pelo Instituto de Química  da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A conclusão foi que a fosfoetanolamina não teve eficácia contra as células de câncer de pâncreas ou melanoma. No caso do câncer de pulmão, a substância foi capaz de reduzir a viabilidade celular em 10,8% e a proliferação em 36,1%.

No entanto, os pesquisadores observaram que a mudança de pH resultante do acréscimo da substância por si só já teria tido esse efeito contra as células de câncer. Para os pesquisadores, "esse efeito parece estar relacionado com a redução do pH do meio de cultura" e não com a fosfoetanolamina em si.

O estudo faz parte de uma iniciativa federal para avaliar a possível eficácia do composto contra o câncer, coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Testes anteriores resultantes dessa iniciativa já apontavam para o baixo potencial da substância.

Agripino e Felipe Maia investigados por lavagem de R$ 15,9 milhões.

Favoráveis ao impeachment da presidenta Dilma, contra quem não há acusação de irregularidades, o senador José Agripino e seu filho Felipe Maia (DEM) estão sendo investigados pela realização de operações suspeitas no valor de R$ 15,9 milhões, com a ajuda de parentes, assessores e empresas ligados ao senador. A informação foi repercutida na edição de segunda (13) de O Globo.

As operações, segundo apurou o jornal, aconteceram entre dezembro de 2011 e novembro de 2014. A suspeita é de lavagem de dinheiro. A informação está em um relatório do Conselho de Controle de Atividades financeiras (Coaf) e faz parte do inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) que investiga o senador.

Agripino é investigado sob suspeita de ter recebido o dinheiro como propina da OAS, uma das empreiteiras alvo da Lava-Jato. Em troca, o senador teria viabilizado a liberação de recursos do BNDES para a empreiteira, para financiar a construção da Arena das Dunas.

A reportagem mostra, ainda, que segundo parecer da Polícia Federal inserido no inquérito, a movimentação financeira suspeita foi realizada “exatamente em épocas de campanhas eleitorais (2010 e 2014), fornecendo mais um indício de que os pedidos de doações eleitorais feitos pelo parlamentar à OAS foram prontamente atendidos, e podem ter-se constituído em forma dissimulada de repasse de propina”.

Também tiveram os sigilos quebrados o deputado federal Felipe Maia e mais 14 pessoas. O inquérito contra Agripino foi aberto em outubro do ano passado, a pedido da Procuradoria Geral da República (PGR).

Entregador de pizza é morto a tiros em Natal/RN.

Um entregador de pizza foi morto a tiros na noite de ontem sexta-feira (17) no bairro Potengi, na Zona Norte de Natal. Segundo informações da Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), o crime aconteceu por volta das 22h. O jovem estava sem documento, mas foi identificado como Francisco Charles Felipe Barbosa, de 18 anos.

A vítima trabalhava na pizzaria Delícia da Pizza. A pizzaria recebeu um pedido e Charles foi fazer a entrega. Ao entrar na rua, ele foi abordado e morreu com três tiros na cabeça. De acordo com a DHPP, a numeração da casa informada no pedido não existe e o pedido teria sido feito apenas para atrair o rapaz para o local. Charles não tinha antecedentes criminais.

De acordo com a polícia, ele era membro de uma academia de artes marciais no Vale Dourado, a Figth Club BFC. Ele era evang[élico e a última postagem dele no Facebook foi de uma imagem com uma passagem bíblica que diz "futuramente você entenderá porque Deus permitiu certas coisas em sua vida". Via g1/RN.

Gustavo Perrella, do helicóptero com cocaína, é nomeado para o Ministério do Esporte.

O ministro do Esporte Leonardo Picciani (PMDB) nomeou ontem sexta-feira o ex-deputado estadual em Minas Gustavo Perrella, que ficou famoso em todo País após um helicóptero de sua empresa ser apreendido pela Polícia Federal com 445 kg de cocaína em 2013, para o cargo de Secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor.

Na ocasião, o piloto do helicóptero, que foi detido em flagrante, era funcionário do gabinete de Gustavo Perrella na Assembleia de Minas e foi exonerado após o episódio. Além disso, o então deputado mineiro utilizou R$ 14 mil de sua verba indenizatória para abastecer a aeronave, que foi devolvida à empresa da família Perrella por decisão da Justiça Federal, em agosto de 2014.

Gustavo Perrella chegou a ser investigado pela Polícia Federal, que concluiu que ele não teve envolvimento com o tráfico de drogas, poi o piloto teria pego a aeronave sem o conhecimento da família. A apreensão do helicóptero foi parte de uma operação da PF que revelou uma organização criminosa comandada por empresários brasileiros era responsável pelo transporte de cocaína das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) da Venezuela para Honduras, onde toneladas da droga eram entregues aos cartéis mexicanos de Sinaloa e Los Zetas.

O grupo comprava códigos de identificação do controle aéreo venezuelano que, assim, deixava de abater o avião. Cada voo pagava até US$ 400 mil de propina a militares da Venezuela.Gustavo Perrella é filho do senador Zezé Perrella (PDT-MG), um dos representantes da bancada da bola no Congresso.

Em Natal/RN, equipe de Silvio Santos é assaltada.

Nesta última quinta-feira (16), uma equipe do programa de Silvio Santos no SBT, foi vítimas de um assalto na cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Segundo informações do jornalista Flávio Ricco, Patricia Abravanel quase estava no momento do assalto, porém ela havia deixado o local antes.

A equipe gravava há cerca de uma semana uma série de gravações no local, para o programa do patrão. A gravação era referente a um quadro que Patrícia tem nas ruas, é o “Patrícia Tá na Rua”, por sorte ela já havia deixado o local e voltado para São Paulo.

Pois a equipe que lá estava, gravava também outros quadros, como “Os velhinhos se divertem” e “Desafio com as crianças”. Segundo as informações, os bandidos levaram tudo, câmeras, lente, tripé, monitores do SBT, celulares e documentos.

Ninguém ficou ferido, foram apenas perdas materiais. Os funcionários da emissora procuraram uma delegacia mais próxima, onde os policiais conseguiram localizar e prender os assaltantes.

UFRN oferece workshop sobre doença de Chagas no Rio Grande do Norte.

Nos dias 14 e 15 de julho, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promove o workshop Doença de Chagas no Estado do Rio Grande do Norte. O evento acontece no hotel Praiamar, na Via Costeira.

Sob organização e coordenação do professor Marcelo Sousa Silva, do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas do Centro de Ciências da Saúde (CCS), a iniciativa vai estudar e analisar a doença, bem como a sua presença no estado.

O workshop conta com a presença de representantes da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e da Secretaria Regional da Saúde, além de professores e pesquisadores da  Fundação Oswaldo Cruz, de Minas Gerais.

A iniciativa busca identificar parceiros para o desenvolvimento de uma plataforma tecnológica para a produção de medicamentos contra doenças tropicais negligenciadas, a exemplo da doença de Chagas.

Para os interessados, a programação completa e o formulário de inscrição estão disponíveis neste link. São cobradas as taxas de R$ 100 para profissionais e R$ 50 para estudantes.

Record divulga chamada de “A Terra Prometida”; confira.


A segunda temporada de “Os Dez Mandamentos” já está chegando ao fim, sendo assim, a Record chegou em um momento de divulgar sua próxima aposta da faixa, “A Terra Prometida”. A segunda novela bíblica produzida pela emissora de Edir Macedo terá a função de manter os ótimos índices de audiência conquistados por sua antecessora.

Inicialmente chamada de “Josué e a Terra Prometida”, a Record decidiu manter só as palavras finais e, mais fortes também. Josué, o protagonista da trama, será interpretado por Sidney Sampaio. Na chamada divulgada pela Record, dá pra perceber que a nova novela terá o mesmo ritmo de “Os Dez Mandamentos”.

“Uma nova jornada com novos desafios e inimigos”. Assim a trama foi apresentada, prometendo seguir com a saga de novela bíblicas. No elenco, entre os destaques estão Beth Goulart, Paloma Bernardi, Juliana Silveira, Raymundo de Souza, Nivea Stelmann, Maytê Piragibe, Guilherme Boury, Kadu Moliterno, Milhem Cortaz, Paulo Cesar Grande, entre outros. Abaixo, confira a chamada da trama.

Lava Jato teria descoberto conta de Henrique na Suíça, que refuta ‘ilações’.

Uma conta secreta na Suíça teria sido o motivo pelo qual o agora ex-ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, deixou a Esplanada dos Ministérios. As informações são do jornal Folha de S.Paulo. Ainda na noite de ontem sexta-feira (17), Alves contestou as informações, que considera “ilações”.

Os investigadores, detalhou a Folha, já encontraram um extrato da conta bancária da qual Alves é beneficiário e suspeitam que ela era usada para recebimento de propina no exterior. A conta, que para os investigadores seria abastecida com dinheiro desviado da Petrobras, não foi declarada às autoridades brasileiras.

Em nota, Alves afirmou que refuta “qualquer ilação a respeito de conta no exterior” em seu nome. Ele disse que ainda não foi citado para prestar esclarecimentos e está “como sempre estive, à disposição da Justiça, até porque sou o principal interessado em ver todas essas questões esclarecidas”.

Henrique Alves foi o terceiro ministro de Temer a cair por complicações com a Lava Jato. Na semana que passou, o nome dele voltou ao noticiário depois que o ex-diretor da Transpetro, Sérgio Machado, o incluiu em uma lista de 25 políticos beneficiários do esquema de corrupção na Petrobras. Via PnoAR.

Programa Trilhas Potiguares fa UFRN pretende chegar a 12 mil pessoas em 2016.

Atender cerca de 12 mil pessoas nos 10 municípios que aderiram este ano ao Trilhas Potiguares. Esta é a meta da Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para a 20º edição do Programa, que começa no próximo dia 26, envolvendo 240 estudantes de diferentes cursos e 20 coordenadores, entre docentes e técnicos, e vai até o dia 2 de julho.

Para testar um pouco do que vão experimentar nas regiões interioranas, na manhã deste sábado, 18, os 10 grupos de trilheiros terão um seminário de integração. Atividades teatrais, jogos, recreações e palestras, inclusive relatos de ex-participantes, vão dar uma ideia do que será viver uma semana em realidades bem diferentes das que estão acostumados.

“É uma forma de prepará-los para cumprirem a missão do Programa, que é promover ações sociais, de sustentabilidade e de apoio a pequenos municípios com menos de 15 mil habitantes”, explica o professor Breno Cabral, pró-reitor adjunto de Extensão e coordenador do Programa.

Sob o lema “Combate ao Aedes aegypti”, durante sete dias eles vão atender e prestar serviços ao mesmo tempo às populações de Pedro Velho, Martins, Portalegre, Viçosa, Ielmo Marinho, Pedra Preta, Tibau, Taipu, Pedro Velho, Pureza e Eloi de Souza, em áreas como educação, saúde, arte, cultura, qualidade de vida e meio ambiente.

Polícia encerra investigações do caso Ana Hickmann.

As investigações sobre a tentativa de homicídio sofrida pela apresentadora Ana Hickmann chegaram ao fim. A informação foi dada pelo delegado que estava à frente do caso, Flávio Grossi. Ontem sexta-feira, 17 de junho, ele reuniu a imprensa para dar algumas declarações sobre o atentado. Segundo ele, a justiça ficará com o caso, que também poderá ser arquivado.

“Mas a decisão será do Ministério Público e do Judiciário a partir de segunda-feira”, declarou o delegado, que explicou como Rodrigo de Pádua fez para entrar no  hotel Caesar Business, no bairro Belvedere, em Belo Horizonte (MG), e armar toda a situação para tentar matar Ana Hickmann. Durante as investigações, a polícia encontrou as páginas que ele acessou na internet, antes de ir atrás da artista.

Entre as buscas na web, estava a seguinte: “Calibre 22 mata ou não?”. Além disso, ele pesquisou os tipos de munições para calibre 38 e, se no hotel que a apresentadora estava tinha detector de metais. Ainda foi encontrado um pen drive com 10.480 fotos e montagens demonstrando toda a obsessão dele por Ana Hickmann. Para o delegado, o crime foi arquitetado nos mínimos detalhes, antes de ser colocado em prática.

Acumulada, Mega pode pagar prêmio de R$ 13 milhões neste sábado.

Sem ter uma aposta vencedora há três sorteios, a Mega-Sena promete pagar um prêmio de R$ 13 milhões a quem acertar as seis dezenas do concurso 1.829, a ser realizado neste sábado (18).

O sorteio acontecerá a partir das 20h --horário de Brasília-- no "Caminhão da Sorte", que está na cidade de Caratinga, em Minas Gerais.

As apostas podem ser feitas até as 19h nas casas lotéricas. Um jogo simples, com apenas seis dezenas, custa R$ 3,50.

Aplicado na poupança, o prêmio de R$ 13 milhões renderia cerca de R$ 85 mil por mês, segundo a Caixa Econômica Federal, promotora do concurso. O valor também seria suficiente para comprar 26 imóveis no valor de R$ 500 mil.

No último sorteio, do concurso 1.828, os números sorteados foram: 06 - 11 - 32 - 40 - 48 - 59.

A chance de se acertar as seis dezenas da Mega-Sena é de uma em 50.063.860 possibilidades.

Repórter que acusou Biel de assédio é demitida e deixa o local desesperada e chorando muito.

Está aí uma coisa que vai render muito nos próximos dias. Isso porque, segundo informações do colunista Fernando Oliveira, a repórter que acusou Biel de assédio, foi colocada na rua. E a publicação ainda esclarece que o IG, local onde ela trabalhava, não fez nenhum tipo de corte na equipe. Foi uma demissão direta e individual, e que isso abalou bastante a jornalista.

Segundo as informações, essa jornalista teria deixado o local chorando bastante, mas foi amparada pelos colegas que se sensibilizaram com o desespero da moça. Vale lembrar que o IG ainda prometeu que iria proteger a moça. Não foi explicado os motivos que motivaram a demissão da jornalista. Provavelmente o site fez isso para evitar que o seu nome ficasse comprometido.

Vale lembrar que toda essa polêmica se deu no inicio de junho, quando a repórter deu uma queixa contra o cantor, o acusando de assédio em uma entrevista que aconteceu em meados de maio. Durante a entrevista, Biel usou alguns termos como:  “gostosinha”, e ainda ouviu que o cantor “a quebraria no meio”. Além de uma promessa de estupro. Depois disso, deu-se toda essa polêmica, que acaba de ganhar um novo capítulo. O IG ainda não se pronunciou sobre o assunto.

RN conquista prêmio mundial com projeto de combate à desertificação.

No Dia Mundial de Combate à Desertificação, o Governo do Rio Grande do Norte foi premiado pela Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos das Senas – UNCCD (sigla em Inglês) por seu projeto Piloto de Combate à Desertificação no Seridó. A solenidade de premiação ocorreu nesta sexta-feira (17), no Ministério do Meio Ambiente, em Brasília.

A iniciativa do governo estadual contemplará nove associações dos municípios de Carnaúba dos Dantas, Parelha e Equador, com objetivo de promover a redução e mitigação dos efeitos da degradação em terras susceptíveis à desertificação a partir de ações como a reportagem do solo, manejo de paisagens, proteção e recuperação de recursos naturais.

A especialista ambiental do Banco Mundial, Clarisse Dall’Acqua, que acompanha o piloto de desertificação participou da solenidade para comemorar a conquista. “Vim prestigiar e aplaudir o trabalho que está sendo realizado pelo Governo do Rio Grande do Norte”, disse.

Outro que esteve presente foi o representante do FAO no Brasil, Alan Bojanic. Na ocasião ele afirmou que todas as iniciativas para combater a desertificação são bem vindas. “Podemos trabalhar de maneira conjunta e tratar melhor o solo brasileiro, essa troca de experiência é salutar. Mostra que estamos no caminho certo”.

Todos os projetos do RN terão 100% de financiamento do estado através da Secretaria de Planejamento e da Secretaria de Trabalho e Assistência Social, com recursos do Projeto RN Sustentável por meio do acordo de empréstimo com o Banco Mundial.

Além das pastas já citadas e do Banco Mundial, o projeto Piloto conta com as parcerias do Ministério do Meio Ambiente, Instituto Nacional do Semiárido, Secretaria de Maio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do RN e Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente. Via PnoAr.

Mulher mata marido por estrangulamento em Monte Alegre,RN.

Uma briga de casal, na noite de sexta-feira (17), na cidade de Monte Alegre, teve um desfecho inesperado, após os dois entrarem em luta corporal, que resultou na morte do Carlos Antônio Lourenço de Moura, de 34 anos.

Em meio as agressões, a esposa da vítima, identificada como Vânia Maria da Silva, aplicou um golpe de artes maciais conhecido como “Mata leão” e estrangulou o Carlos Antônio, que sem conseguir respirar, acabou em óbito.

Após matar o marido, Vânia teria fugido com destino ignorado e os populares que ainda tentaram conter os dois, ligaram para a Polícia e ainda tentaram reanimá-lo, mas não obtiveram êxito.

O crime será investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) que esteve no local e colheu as primeiras informações sobre o crime.

sexta-feira, junho 17, 2016

Inscrições abertas aqui no RN.


‘Lei da Palmada’ é medida protetiva para crianças e adolescentes; diz especialista.

Sancionada em 26 de junho de 2014, a Lei do Menino Bernardo (Lei nº 13010/14), conhecida popularmente, como “Lei da Palmada”, visa proibir o uso de castigos físicos ou tratamentos cruéis na educação de crianças e adolescentes. Mesmo dois anos após sua sanção, a lei ainda é cercada de polêmicas e discussões. Segundo Ana Regina Caminha Braga, psicopedagoga e especialista em educação especial e em gestão escolar, tal ato é mais uma medida protetiva para crianças e adolescentes.

Para a especialista, os primeiros contatos do ser humano são constituídos dentro de casa, e devem proporcionar e permitir um ambiente seguro, de aprendizagem e com livre acesso. Aos pais, cabe uma educação ética e com limites, sem que haja a necessidade de castigos físicos ou sem fundamentos. “Ser pai e mãe, constituir uma família com valores e transmitir uma educação baseada na ética, na compreensão dos limites de cada um, mantendo o equilíbrio e o bom senso, não é uma tarefa para todos. Educar requer dedicação, abdicar de algumas preferências e prol de uma vida digna para os nossos pequenos”, comenta.

É preciso que os pais e responsáveis fiquem atentos às atitudes com as crianças, já que as mesmas tentem a reproduzir tudo que pensam, sentem e ouvem dos adultos. “O armazenamento da memória está em funcionamento para registrar todos os momentos de sua vida. Se o ambiente no qual ela está inserida permite agressões, palavras ofensivas e que a coloque, numa situação de conflitos, é possível que futuramente, alguns sintomas destas atitudes apareçam tanto positiva como negativamente no desenvolvimento da criança”, explica a psicopedagoga.

Para Ana Regina, bater, castigar ou humilhar essas crianças e adolescentes não é a melhor forma de educá-los e fazer com que entendam que estão fazendo algo errado. Eles devem aprender com motivação e respeito, além de ter acompanhamento adequado de todos que estão a sua volta: pais, familiares e professores. Além disso, a especialista alerta que é preciso agir com parcimônia, e que a lei deve ser usada em casos extremos, não para com o responsável que se posiciona diante de algumas situações. “O papel dos pais, responsáveis e até dos educadores é de formação cidadã, já que eles veem nos adultos os exemplos para o seu amadurecimento”, completa. Via Pno AR.

Com saída de Henrique Alves, Temer estuda extinguir Ministério do Turismo.

O presidente interino Michel Temer ainda não decidiu o que fazer com o ministério do Turismo após a saída de Henrique Eduardo Alves e estuda, inclusive, extinguir a pasta. Caso resolva manter o ministério, o presidente interino quer que seja um nome reconhecido pelo mercado de turismo. Seja qual for a solução, Temer avalia que não pode passar de semana que vem, já que esta é uma área fundamental durante as Olimpíadas, cuja abertura será no dia 5 de agosto.

— É muito difícil arrumar um ministro que não dê problema — reconhece um interlocutor de Temer.
 
Um assessor lembra que quando montava o governo, antes mesmo do afastamento da presidente Dilma Rousseff, o desenho original previa o fim do Ministério do Turismo, transformando-o numa secretaria dentro de um outro ministério. Mas, na época, o peemedebista precisava de um lugar para alojar Henrique Eduardo Alves, seu amigo e aliado histórico, e achou mais fácil mantê-lo na pasta que já ocupava na gestão petista.

Segundo auxiliares, Temer pediu para o ministro Eliseu Padilha (Casa Civil) e o ex-ministro Romero Jucá (Planejamento) avaliarem cenários. Encerrado o capítulo do impeachment, ele planeja fazer uma reforma ministerial. Uma pasta que também pode deixar de existir é o Ministério do Esporte, mas isso só vai ocorrer após os Jogos Olímpicos. O presidente se dedicará à reforma após a votação do impeachment do Senado e pretende usar o mês de agosto para definir como será o governo daqui para frente.

Atores de “Chaves” lamentam morte de Rubén Aguirre.

O mundo amanheceu mais triste nesta sexta-feira (17). É que faleceu aos 82 anos o ator Rubén Aguirre, que fez o Professor Girafales em “Chaves”.

Sem mais delongas os colegas de trabalho do ator em que dividiram as cenas no seriado mexicano correram para utilizarem seus perfis por meio das redes sociais para demonstrarem pesar quanto a informação. O primeiro a comentar o caso foi o ator que fez o Sr. Barriga e Nhonho: “Meu professor favorito, descansa em paz… Hoje meu grande amigo Rubén Aguirre parte deste plano. Sentirei muito sua falta“, escreveu Edgar Vivar.

Se foi nosso querido professor, nossa querida vila está se reunindo no céu. Que em paz descanse meu querido amigo Rubén Aquirre, meu professor favorito“, disse Carlos Villagran Eslava, ator que interpretou Quico, na descrição de uma foto em que aparecia ao lado do colega. Aguirre sofria há mais de duas décadas com problemas renais e diabetes, quando sua situação se agravou há 11 dias após ser internado no México por conta de uma pneumonia.

Servidores estaduais da saúde anunciam greve a partir da próxima semana.

Na manhã de hoje, os servidores da saúde estadual realizaram uma assembleia em frente ao hospital Walfredo Gurgel, na qual confirmaram o início da greve para a próxima quarta-feira (22), em todo o estado. Os servidores cobram o pagamento em dia dos salários, o depósito da parcela do 13º, o retorno de uma gratificação, cumprimento dos acordos da greve passada e mais recursos para a saúde pública.
 
A greve também é motivada pelas ameaças à aposentadoria. Os servidores exigem a retirada do Projeto de Lei da Previdência Complementar da Assembleia Legislativa e denunciam a reforma da Previdência, preparada pelo governo Temer.
 
O indicativo de greve já havia sido aprovado no dia 20 de maio e desde então o Sindsaúde vem promovendo atos nos locais de trabalho e buscando uma audiência com a atual secretária de Saúde, Eulália Alves, sem sucesso.
 
“O servidor da saúde está há seis anos sem reajuste, e nenhum salário paga um plantão de 12 horas com um corredor lotado, sem sabão e medicamentos. E o governo sequer é capaz de abrir negociações? Estão pedindo para a gente entrar em greve”, afirma Manoel Egídio Jr., coordenador-geral do Sindsaúde-RN.
 
Greve
Antes dos servidores da saúde, os trabalhadores terceirizados da empresa Safe iniciam uma greve na segunda-feira (20). Eles cobram o pagamento dos salários deste mês, que ainda não foi depositado, e direitos que vem sendo negados. Os trabalhadores são responsáveis por serviços de higienização e nutrição e de apoio (maqueiros) nos hospitais estaduais. Via Pno Ar.

CONVITE - Vinda de MARINA SILVA a NATAL/RN.

CONVITE – COLETIVA DE IMPRENSA

A Rede Sustentabilidade – Elo RN, convida para coletiva de imprensa a ser realizada às 15h30 desta quarta-feira, 22 de junho, no Sindicato dos Agentes da Polícia Civil e Servidores da Segurança Pública do Rio Grande do Norte (Sinpol-RN), na avenida Barão de Rio Branco. O objetivo é a divulgação da pré-candidatura de Freitas Júnior a prefeitura de Natal e contará com a presença dos porta-vozes nacionais da Rede Sustentabilidade, a ex-senadora Marina Silva e o jovem Zé Gustavo.

Dia: 22 de julho (quarta-feira)

Local: Sindicato dos Agentes da Polícia Civil e Servidores da Segurança Pública do Rio Grande do Norte (Sinpol-RN).

Horário: 15h30

Walkiria Kozakevic

Porta voz da Executiva Municipal da REDE Sustentabilidade – Elo Natal/RN.  

Brasil bate Argentina com facilidade e ganha a 2ª seguida na Liga Mundial.

A seleção brasileira masculina de vôlei venceu a Argentina por 3 sets a 0, com parciais de 25/21, 25/13 e 26/24, nesta sexta-feira à tarde, na Arena Carioca 1, um dos palcos da Olimpíada do Rio de Janeiro, e conquistou o seu segundo triunfo em dois jogos nesta edição da Liga Mundial.

A equipe comandada pelo técnico Bernardinho havia estreado com vitória sobre o Irã, também em sets diretos, em sua estreia na competição, na última quinta-feira (16), quando deu início que será usado principalmente como preparação para os Jogos Olímpicos, que acontecem em agosto.

Maior campeão da história da Liga Mundial, com nove títulos, conquistados em 1993, 2001, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2009 e 2010, o Brasil fechará a primeira semana de confrontos da Liga Mundial no sábado, às 23h10, novamente na Arena Carioca 1, onde o time nacional começará a se familiarizar com o horário noturno que será comum nas disputas do vôlei masculino olímpico no Rio.

Já na segunda semana da Liga Mundial, com jogos entre os dias 23 e 25 de junho, a seleção brasileira terá pela frente Sérvia, Irã e Bulgária, em Belgrado, na Sérvia.

O time nacional só enfrentou maiores dificuldades para superar os argentinos nesta sexta-feira no primeiro e no terceiro set, enquanto no segundo atropelou o seu tradicional freguês na modalidade. Na parcial inicial, o confronto foi equilibrado até a segunda parada técnica, a partir da qual a equipe brasileira deslanchou.

Já no terceiro set, o Brasil conseguiu abrir uma vantagem confortável de 23 a 20 no final, mas bobeou e acabou cedendo o empate em 24 a 24, antes de fechar em 26 a 24 e liquidar a partida.

O principal destaque do time brasileiro foi o ponteiro Lucarelli com 19 pontos. Já o segundo maior pontuador da equipe foi Douglas, com nove acertos, enquanto Wallace e Lucão marcaram oito cada um. Pelo lado argentino, Cristian Poglajen foi o principal destaque ofensivo, com nove pontos.

“Todo dia nos perguntamos: quem vai cair hoje?”, diz Dilma.

Questionada sobre a saída do terceiro ministro do governo Temer por causa das investigações da Operação Lava Jato, a presidente afastada Dilma Rousseff afirmou na tarde desta sexta-feira, 17, que “todo dia nós acordamos e nos perguntamos: quem vai cair hoje?”, em discurso feito na Universidade Federal de Pernambuco, no Recife.

Citado em delação premiada do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, Henrique Eduardo Alves (PMDB) pediu na quinta-feira (16) demissão do Ministério do Turismo. Nos 35 dias de gestão interina do peemedebista caíram também Romero Jucá, ex-titular do Planejamento, e Fabiano Silveira, que chefia a pasta da Transparência. Os dois deixaram o governo em razão da divulgação de gravações feitas por Machado que mostravam a discussão sobre medidas para barrar a Lava Jato.

Dilma reiterou críticas ao governo Temer e acrescentou que “eles não venceram, são interinos”. A presidente afastada é alvo de um processo de impeachment em análise no Senado por ter, segundo os autores do pedido do procedimento, o jurista Miguel Reale Jr. e a advogada Janaina Paschoal, autorizado manobras contábeis para melhorar artificialmente as contas públicas e, ainda, pela edição de uma série de decretos que resultaram na abertura de créditos suplementares.

Na quinta-feira, 16, em Salvador, Dilma declarou que Temer “está desmontando tudo” ao ser abordada sobre novos limites de gastos em saúde e educação apresentados pela equipe econômica do governo interino. “Estão desmontando tudo e tentando esconder que deram um golpe”, disse ela. Ao discursar no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, Dilma afirmou que o governo Temer pratica o “desmonte” valendo-se de programas que não passariam pelas urnas.

“Globo Repórter” (17/06/2016): As belezas e histórias da Serra da Mantiqueira.

Já viu de perto algum espetáculo de montanhas em que atravessam as nuvens? Em uma viagem pela Serra da Mantiqueira descobriremos o prazer de uma vida nas alturas, em conjunto a morada de pássaros raros e coloridos. A natureza, no entanto, dará as caras de outras formas quando até uma onça se espreguiça diante das câmeras, sem deixar de citar também a beleza das cachoeiras e florestas que despencam nas encostas.

Conheça histórias emocionantes como a de Dona Maria, senhora que trabalha duro mas que não deixa de sempre esbanjar um sorriso no rosto, a de Dona Rosa, a senhora que vive de cantarolar, e do homem que plantou uma floresta. Saiba quem é a turma do pinhão, gente que duplica suas rendas vendendo uma das sementes mais saborosas e nutritivas da montanha, e a vida simples e doce no campo de uma família que vive de tudo o que a terra dá, sejam uvas, azeitonas e dentre outras frutas que os brasileiros mal conhecem.

Fomos até a cidade das oliveiras, onde os agricultores descobriram como produzir azeite de qualidade. Uma cavalgada revelará o encanto e as deslumbrantes paisagens dos alpes brasileiros. Veja também um fenômeno inexplicável até então: como as nuvens se reúnem como um colchão e passeiam entre os picos da Mantiqueira? O segredo do queijo dos tropeiros – uma das delícias de Minas, e o sabor de uma culinária incomparável. Tudo isto nesta sexta-feira (17), no “Globo Repórter”.

Medina é campeão em Fiji e assume vice-liderança do Circuito Mundial.

O brasileiro Gabriel Medina conquistou sua primeira etapa na temporada ao vencer em Fiji o australiano Matt Wilkinson, líder do Circuito Mundial de Surfe, nesta quinta-feira (sexta, no horário local). É a segunda vitória do atleta nesta etapa, pois ele já tinha sido campeão em Fiji em 2014, ano que foi campeão mundial. “É ótimo ter bons resultados, sabia que precisava disso”, disse.

Na final, ele encontrou dois bons tubos para superar o rival por 15,60 a 6,34. O último dia de competição foi marcado por grandes ondas e muitas pranchas quebradas. O resultado colocou Medina na vice-liderança do campeonato, atrás do próprio Wilkinson. A próxima etapa será em Jeffreys Bay, na África do Sul, de 6 a 17 de julho.

“É uma sensação maravilhosa. Quero agradecer a Deus e à minha família. Tomamos muitas ondas na cabeça, mas pegamos ótimos tubos. Estou muito cansado, mas economizei energia para a final. O Wilko está surfando muito bem, mas consegui vencer e estou feliz”, declarou o surfista.

Gabriel Medina iniciou o dia com um duelo contra seu amigo Adriano de Souza, o Mineirinho. A disputa foi equilibrada, mas o garoto de Maresias levou a melhor ao fazer 10,86 a 8,83. Na sequência, Kelly Slater teve uma grande exibição e despachou o brasileiro Wiggolly Dantas por 18,70 a 9,40.

Na terceira bateria, o australiano Mick Fanning não conseguiu evitar a eliminação para seu conterrâneo Adrian Buchan por 14,60 a 13,40. E depois, o líder do Circuito Mundial de Surfe, Matt Wilkinson, tirou o havaiano John John Florence do caminho ao fazer 14,63 a 10,93.

Na semifinal, Medina encarou o bicho-papão Kelly Slater, que já ganhou quatro vezes em Fiji e é considerado o maior especialista naquela onda tubular. Só que o brasileiro teve boa atuação, usou a prioridade para vencer e foi para a final ao fazer 14,67 a 12 03. “Eu sabia que podia perder por 18 pontos, pois o Kelly é o melhor aqui, ou ganhar. No final tive de fazer o jogo e usar a prioridade”, afirmou.

Na outra semifinal, o australiano Wilkinson garantiu seu passaporte para a decisão ao vencer Buchan por 13,33 a 12, em um dia que houve muitas pranchas quebradas por causa do tamanho das ondas em Fiji. Após os resultados, Wilkinson se manteve na liderança do Circuito Mundial de Surfe com 32.500 pontos, seguido por Gabriel Medina, que saltou sete posições e tem 24.000.

A diferença entre Silas Malafaia e Fábio de Melo.

Aqui a questão não é Igreja Católica versus Igreja Evangélica. Longe disso. Tampouco queremos fomentar qualquer rivalidade entre elas. Esta publicação diz respeito apenas ao ser humano por trás da entidade religiosa.

Uma publicação está circulando as redes sociais. Nela, há um tweet feito pelo Pastor Silas Malafaia, e outro feito pelo Padre Fábio de Melo. Ambos são bastante ativos nas redes.

No tweet de Malafaia, os seguintes dizeres: "Estão reclamando do cristianismo no ocidente? Procurem uma nação islâmica para morar. Cambada de trouxas. Estou rindo da cara de vocês kkkkk".

No tweet de Fábio, os seguintes dizeres: "Ser religioso não é garantia de retidão de caráter. Sob o manto da hipocrisia, muitos pretensos religiosos legitimam a crueldade no mundo".

Tire suas próprias conclusões.

Agora ex-ministro, Alves se escondeu no banheiro de avião para escapar de gritos de ‘golpista’.

Reportagem publicada pelo jornal Folha de São Paulo revela que o agora ex-ministro Henrique Alves havia relatado numa recente reunião, ter optado por se esconder n o banheiro do avião para evitar os gritos de ‘golpista’ de uma passageira ao vê-lo embarcar. A história foi usada pelo peemedebista como ilustração do que ele considera o alto preço cobra dos políticos no cenário atual.

Henrique estava em Brasília e vinha para Natal. Ele contou que a senhora estava cerca de duas cadeiras atrás. Ele tentou dialogar, perguntou se ela havia emprego algo do tipo, mas os ataques não cessaram. Pouco depois ele avistou uma senadora do PT no mesmo voo.

No desembarque, para evitar mais constrangimento, preferiu se trancar no banheiro e esperar que todos deixassem a aeronave. Antes de sair do aeroporto, teve que se refugiar no saguão. Seu motorista havia ligado para avisar que havia petistas no lado de fora.

O relato de Lave foi feito em tom bem humorado aos interlocutores,  foi apenas um dos episódios dos quais o peemedebista vinha se queixando nos últimos tempos, diz a reportagem da Folha.

'Meu professor favorito', diz ator de Quico sobre morte de Rúben Aguirre.

O ator mexicano Rubén Aguirre, conhecido por interpretar o Professor Girafales em "Chaves", morreu nesta sexta-feira (17) aos 82 anos. Não há informação sobre a causa da morte.

Edgar Vivar, o ator que fazia o Senhor Barriga no mesmo programa, prestou sua homenagem no Twitter. "Meu professor favorito, descansa em paz... Hoje meu grande amigo Rubén Aguirre parte deste plano. Sentirei muito sua falta", escreveu Vivar na mensagem.

Carlos Villagran Eslava, ator que interpretou Quico, no Facebook:
"Se foi nosso querido professor, nossa querida vila está se reunindo no céu. Que em paz descanse meu querido amigo Rubén Aquirre, meu professor favorito"

Veja as vagas de empregos oferecidas pelo Sine nesta sexta-feira.

O SINE-RN oferece, nesta sexta-feira (17), mais de 82 oportunidades de emprego em Natal, Mossoró e Santa Cruz. Para concorrer às vagas, os candidatos devem se cadastrar via Internet no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego através do endereço maisemprego.mte.gov.br ou na unidade do Sine Matriz Cidade da Esperança, localizada na Rua Adolfo Gordo, s/n, Cidade da Esperança – Natal-RN no prédio da Central do Trabalhador no horário de 8h às 16h ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e no interior.

Os interessados que não tem cadastro e acesso ao Portal Mais Emprego, podem comparecer as Agências do SINE, com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Número do PIS, cédula de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. O atendimento é de acordo com o horário de funcionamento das centrais do cidadão e do SINE Matriz Cidade da Esperança no prédio da Central do Trabalhador, das 8h às 16h.

Vagas permanentes em Natal e Grande Natal
COSTUREIRA EM GERAL 30
ESTETICISTA 1
MANICURE 1
MECÂNICO DE AR-CONDICIONADO E REFRIGERAÇÃO 1
VENDEDOR DE CONSÓRCIO 10
VENDEDOR PRACISTA 1
Total 44

Vagas Mossoró e Região
AJUDANTE DE MOTORISTA 1
AJUDANTE DE OBRAS 1
AJUDANTE DE PINTOR 4
ANALISTA DE CUSTOS 1
ANALISTA DE RECURSOS HUMANOS 1
ASSISTENTE ADMINISTRATIVO 1
AUXILIAR DE FATURAMENTO 2
AUXILIAR DE LIMPEZA 4
AUXILIAR DE PREPARAÇÃO DE AREIA 2
COSTUREIRA EM GERAL 1
ENGENHEIRO MECÂNICO 1
MONTADOR DE ANDAIMES (EDIFICAÇÕES) 1
MOTORISTA DE CAMINHÃO-GUINCHO PESADO COM MUNK 1
MOTORISTA ENTREGADOR 1
OPERADOR DE CAIXA 1
OPERADOR DE JATO DE AREIA 4
PINTOR INDUSTRIAL 1
SUPERVISOR DE CONSTRUÇÕES E MANUTENÇÃO 1
TÉCNICO DE PLANEJAMENTO DE OBRAS 1
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO 1
VENDEDOR DE COMÉRCIO VAREJISTA 1
VENDEDOR PRACISTA 1
Total 33

Vagas Santa Cruz e Região
ATENDENTE DE LOJAS 2
FARMACÊUTICO 3
Total 5

16ª Dired realizou reunião para tratar de projetos de iniciação científica.

A 16ª Dired, com sede em João Câmara/RN,  realizou na manhã de ontem, quinta-feira 16 de junho, uma importante reunião em parceria com o Instituto Kennedy e o IFRN da cidade de João Câmara/RN, para tratar de projetos de iniciação científica, a referida reunião, aconteceu na Escola Estadual Francisco de Assis Bittencourt.

“O avanço do interesse pela pesquisa científica em nossos alunos abre grandes possibilidades de conhecimento no âmbito da escola pública. Vamos fortalecer nossa parceria com o IFRN  e o Instituto Kennedy nesse projeto que leva a chance de fazer ciência nas escolas estaduais de diferentes municípios da nossa Região do Mato Grande”, afirmou a Diretora da 16ª DIRED professora Vanusa Xavier.

Participaram da reunião, a Senhora Diretora da 16ª DIRED, professora Vanusa Xavier, os senhores Claúdio Bandeira, coordenador das Feiras de Ciências da 16ª DIRED, Nednaldo do Instituto Kennedy e professores da rede estadual de ensino.