sábado, junho 02, 2018

Eleição suplementar em João Câmara/RN, vote consciente.

Amanhã dia 3 de junho, acontece na cidade de João Câmara/RN a eleição suplementar para prefeito (a) e vice prefeito.

Reflita, meu povo...

Em uma de suas reuniões, Hitler pediu que lhe trouxessem uma galinha. Agarrou-a forte com uma das mãos enquanto a depenava com a outra. A galinha, desesperada pela dor, quis fugir mas não pôde. Assim, Hitler tirou todas suas penas, dizendo aos seus colaboradores:

"Agora, observem o que vai acontecer".

Hitler soltou a galinha no chão e afastou-se um pouco dela. Pegou um punhado de grãos de trigo, começou a caminhar pela sala e a atirar os grãos de trigo ao chão, enquanto seus colaboradores viam, assombrados, como a galinha, assustada, dolorida e sangrando, corria atrás de Hitler e tentava agarrar algumas migalhas, dando voltas pela sala.A galinha o seguia fielmente por todos os lados.Então, Hitler olhou para seus ajudantes, que estavam totalmente surpreendidos, e lhes disse:

"Assim, facilmente, se governa os estúpidos. Viram como a galinha me seguiu, apesar da dor que lhe causei?. Tirei-lhe tudo..., as penas e a dignidade, mas, ainda assim ela me segue em busca de farelos." "Assim é a maioria das pessoas, seguem seus governantes e políticos, apesar da dor que estes lhes causam e, mesmo lhe tirando a saúde a educação e a dignidade, pelo simples gesto de receber um benefício barato ou algo para se alimentar por um ou dois dias, o povo segue aquele que lhe dá as migalhas do dia."

ESSA É A VERDADEIRA REALIDADE EM QUE VIVEM MUITOS EM JOÃO CÂMARA/RN!!

AMANHÃ É A ELEIÇÃO SUPLEMENTAR PARA PREFEITO (A), É HORA DE ACORDAR, OU VOCÊ AINDA VAI SE CONFORMAR COM MIGALHAS????

ABC vence e segue no G4 do grupo A da Série C

O ABC venceu mais uma partida no estádio Frasqueirão nesta edição da Série C do Campeonato Brasileiro. Na tarde deste sábado (2), o Alvinegro derrotou o Náutico-PE por 2 a 0 em jogo válido pela 8ª rodada da competição.

Os gols foram marcados por Higor Leite – aniversariante do dia – e por Vitinho, este já no segundo tempo da partida.

Com o resultado, o ABC chegou aos 14 pontos e garantiu a permanência no G4 do grupo A da Terceiro. O time abecedista é o segundo colocado, mas pode retornar para a terceira posição ao término da rodada.

O Alvinegro se despede do primeiro turno da Série C no próximo domingo (10), quando enfrenta o Atlético-AC, pela 9ª rodada. O jogo será às 19 horas, no estádio Florestão, em Rio Branco – capital do Acre.

Após paralisação, 163 frigoríficos retomaram suas atividades

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informou que 163 unidades frigoríficas de todo o país reiniciaram suas atividades até ontem (1°). Balanço do dia 27 de maio apontava que 167 plantas frigoríficas estavam paradas, com mais de 234 mil trabalhadores com atividades suspensas .A expectativa da entidade é que todas as agroindústrias produtoras e processadoras da avicultura e da suinocultura voltem suas atividades até o fim da próxima semana.

As unidades frigoríficas de todo o país tiveram que suspender o abate e o processamento de animais em razão da paralisação dos caminhoneiros. Um dos problemas enfrentados foi a falta de ração para os animais. Segundo a ABPA, os prejuízos com a greve ultrapassam os R$ 3 bilhões, entre perdas de comercialização no mercado interno, animais mortos, custos logísticos e perdas de contrato na exportação.

A associação informou que a retomada do setor será feita de forma gradativa, mas que em 60 dias a produção deverá estar normalizada. Segundo a ABPA, pode ocorrer falta de produtos de aves, suínos e ovos nos postos de venda até que a produção e a distribuição sejam completamente restauradas.

Vacinação contra febre amarela em São Paulo é ampliada até 30 de junho

A campanha de vacinação contra febre amarela na cidade de São Paulo foi ampliada até o dia 30 de junho. 

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, desde setembro do ano passado foram vacinadas 6,5 milhões de pessoas na capital paulista, o que representa 56,1% da população. A meta é vacinar 95% dos 

“Quando a campanha começou, no ano passado, nosso foco eram as regiões de mata com condições para a permanência dos mosquitos que transmitem a febre amarela. Tivemos uma boa cobertura nas regiões Norte e Sul, mas agora precisamos intensificar também nas outras áreas da cidade, já que há grande circulação de pessoas tanto dentro da capital como para outras cidades com a circulação do vírus”, disse o secretário municipal de Saúde, Wilson Pollara.

A vacina está disponível em todas as unidades de saúde da cidade. Para receber a dose é preciso levar documento de identificação e, se possível, a carteira de vacinação e o cartão Sistema Único de Saúde (SUS). Para saber a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de seu endereço, basta consultar o Busca Saúde.

A vacina não é recomendada para crianças menores de 9 meses de idade, gestantes, mulheres amamentando crianças com até seis meses e pacientes com imunodepressão de qualquer natureza.

4 efeitos negativos que o refrigerante zero tem sobre sua saúde

1. Alterações na microbiota intestinal
De acordo com um estudo publicado no periódico científico Nature, os adoçantes artificiais presentes nos refrigerantes zero açúcar desregulam a flora intestinal, favorecendo a intolerância à glicose. “No médio e longo prazo, esse fator aumenta o risco de obesidade e de diabetes”, explica Renato Zilli, endocrinologista do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo

2. Ganho de peso na região abdominal
Apesar de não conter calorias, a bebida não é uma aliada da balança. Uma pesquisa publicada na revista científica American Journal of Geriatrics Society acompanhou um grupo de americanos por 9 anos e descobriu que quem consumia refrigerantes sem açúcar apresentou, ao final do período, uma circunferência abdominal maior do que aqueles que optaram por outros tipos de refresco.

3. Aumento da compulsão por açúcar
Um outro estudo, dessa vez da Universidade de Illinois, também nos Estados Unidos, chegou à conclusão de que quem pede por refrigerantes zero na intenção de reduzir o número de calorias ingerido durante o dia acaba extrapolando no açúcar durante as refeições. “Os adoçantes artificiais despertam o desejo por alimentos cada vez mais doces, fazendo com que o cérebro realize escolhas menos saudáveis e mais calóricas com o passar do tempo”, explica Renato.

4. Comprometimento da saúde óssea
O consumo de refrigerantes – tanto regulares quanto zero açúcar – está associado a uma densidade óssea precária. “Isso provavelmente se deve ao fato de que quem bebe muito refrigerante dá prioridade a esse tipo de bebida em detrimento a outras que fazem bem à saúde, a exemplo do leite”, supõe Renato. O especialista ainda revela que pesquisadores da Universidade Tufts, nos Estados Unidos, descobriram que mulheres que ingeriam mais de três doses de refrigerante à base de cola por dia tinham uma densidade mineral óssea 4% menor no quadril quando comparadas à quem preferia outros líquidos.

Governador desconversa sobre possível candidatura, mas deixa recado: “Não subestimem minha capacidade de luta”

Em entrevista a Tribuna do Norte, o governador Robinson Faria (PSD) desconversou sobre sua possível candidatura à reeleição, após ser questionado, mas deixou um recado: “Não subestimem minha capacidade de luta”.

Robinson disse que existem pessoas do PSD fazendo a parte de articulação política e ele está dedicado aos problemas administrativos.
 
Ressaltou que a nominata de candidaturas a deputados federais e estaduais “é a melhor”.

Tite deve repetir escalação de vitória sobre a Alemanha

Sem Neymar, Douglas Costa e Renato Augusto, Tite deve colocar em campo no amistoso contra a Croácia, às 11h de domingo (3), em Liverpool, a mesma escalação utilizada na vitória sobre a Alemanha por 1 a 0, em março.

Naquela ocasião, com Neymar ainda se recuperando da lesão no quinto metatarso do pé direito, Philippe Coutinho jogou no lado esquerdo, com Willian do lado direito.

O atacante do Paris Saint-Germain, que retornou aos treinos com bola no último dia 17, iniciará a partida no banco.

Douglas Costa, que sofreu lesão muscular no último dia 19, e Renato Augusto, com dores no joelho esquerdo, estão vetados para o confronto.

Fernandinho será titular no meio-campo ao lado de Casemiro e Paulinho.

Emparn prevê chuvas para o fim de semana no RN

O tempo deve permanecer instável durante todo o fim de semana em Natal e no interior do estado. Segundo boletim informativo produzido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), “instabilidades de origem oceânicas deixarão o céu parcialmente nublado a claro com possibilidade de ocorrência de pancadas de chuva em todo o estado”.

Em Natal, de acordo com a Emparn, os termômetros não vão ultrapassar a barreira dos 30°C. A mínima prevista para a capital entre sábado e domingo é de 22°C. Já em Mossoró, a máxima prevista é de 35°C e a mínima de 25°C. O céu deve permanecer parcialmente nublado nas duas cidades.
 
A região metropolitana de Natal registra chuva nesta sexta-feira. A tendência é de novas pancadas de chuva na capital ao longo da tarde e durante a noite.

Criança com suspeita de raiva humana morre no Pará

Uma criança de 10 anos morreu com suspeita de raiva humana no Pará. Ela estava internada no Hospital Santa Casa, em Belém, e morreu na tarde de ontem (1º).

A Secretaria de Saúde do Pará informou que realizou a coleta de sangue do paciente, mas que o resultado do exame confirmando o diagnóstico de raiva humana ainda não ficou pronto.

Os casos foram contabilizados em Melgaço, município localizado no arquipélago de Marajó. Até o momento, sete casos de raiva humana foram confirmados em laboratório dos 14 notificados na cidade.

Das sete pessoas com diagnóstico confirmado, seis morreram e uma permanece internada em estado grave no Hospital Regional de Breves. O paciente apresenta sintomas como febre, dificuldade de respirar, dor de cabeça, dor abdominal e sinais neurológicos como convulsão, desorientação e sensibilidade a sons.

A raiva humana é transmitida por mordida, lambida ou arranhões provocados por um animal infectado, geralmente, morcegos.

No ano passado, duas crianças de uma mesma família morreram de raiva humana no Amazonas após serem mordidas por um morcego hematófago, ou seja, que se alimenta de sangue. Um irmão das crianças sobreviveu, com graves sequelas.

A raiva humana é uma doença de difícil tratamento e a principal forma de prevenção é a vacina, que não está prevista no calendário obrigatório.

Potiguar vai à semifinal do surfe em Bali

O Brasil segue na briga pelo título da etapa de Bali do Circuito Mundial de Surfe. Ítalo Ferreira garantiu a classificação nas quartas de final da competição, encerrada na madrugada deste sábado (horário de Brasília), e está entre os quatro que se mantêm na busca pelo troféu. Por outro lado, Filipe Toledo, o “Filipinho”, e Willian Cardoso foram eliminados

Ítalo levou a melhor na quarta e última bateria do dia. Diante do francês Jeremy Flores, o brasileiro começou arrasador e pulou na frente, mas viu o tubo do adversário lhe render uma nota 9. Flores, porém, não conseguiu uma outra onda deste nível, e Ítalo acabou premiado pela regularidade, vencendo por 16,20 a 15,73.

Foi a única alegria brasileira nas quartas de final. Momentos antes, Willian Cardoso travou uma disputa bastante equilibrada com o australiano Mikey Wright, foi mais regular, mas viu o adversário cravar a melhor nota da bateria, com 8,43. No fim, vitória para Wright por 14,93 a 14,86.

Na terceira bateria do dia, Filipinho não foi páreo para o sul-africano Jordan Smith, que garantiu a maior nota da competição logo de cara: 9,57. Por mais que não tenha conseguido encaixar mais nenhuma manobra deste nível, foi o suficiente para passar pelo brasileiro: 15,34 a 14,40.

Agora, Smith será justamente o adversário de Ítalo Ferreira nas semifinais, que estão marcadas para terem início às 20 horas deste sábado (horário de Brasília). Na outra semifinal, se encontrarão Mikey Wright e Michel Bourez, da Polinésia Francesa, que passou pelo norte-americano Griffin Colapinto nas quartas.

Curiosamente, Ítalo deve ter contra si na torcida justamente Filipinho. Afinal, no momento, Filipinho está assumindo a liderança da temporada, deixando para trás o australiano Julian Wilson, que decepcionou em Bali. Se Ítalo for campeão, porém, a ponta da tabela será dele.

Planalto divulga telefone para consumidor denunciar posto que não repassar desconto no diesel

O governo federal divulgou ontem sexta-feira (1º) o telefone para caminhoneiros e demais consumidores denunciarem os postos que não repassarem o desconto de R$ 0,46 no preço do litro do óleo diesel.

O número do telefone foi informado pela assessoria de imprensa do Palácio do Planalto. As denúncias devem ser encaminhadas por meio de mensagem via WhatsApp.

"Atenção, caminhoneiro! Este é seu canal para denúncia. De hoje até segunda-feira, de acordo com a renovação dos estoques, todas as bombas do país devem oferecer desconto de R$ 0,46 no litro do diesel. Ajude-nos a fiscalizar", diz mensagem divulgada pelo Planalto.

Já está em vigor a redução de R$ 0,46 no valor do litro do óleo diesel nas refinarias – o preço não será reajustado por 60 dias.

A medida faz parte do acordo do governo com líderes dos caminhoneiros para tentar por fim à greve da categoria.

Embora a determinação do governo federal seja para os postos repassarem o desconto "imediatamente", a Agência Nacional de Petróleo (ANP) já informou que a redução só deverá chegar aos consumidores de todo o país em até 15 dias.

Segundo o governo federal, deverá ser criada uma rede nacional de fiscalização para coibir preços abusivos nos postos.

De acordo com o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, os postos terão de fixar uma placa com o preço do diesel cobrado em 21 de maio, quando começou a greve dos caminhoneiros, e com o preço atualizado, já com o desconto.

Hemocentro do RN aumenta coleta por aférese para atender hospitais

A grande procura dos hospitais por plaquetas levou o setor de Aférese do Hemonorte a duplicar a coleta de bolsas por esse procedimento, ontem sexta-feira (1). Diariamente o Hemocentro do RN coleta no máximo 5 bolsas por aférese, hoje foram mais de dez.
Na doação por aférese, a máquina extrai especificamente um determinado componente. No momento da doação, o equipamento retira as plaquetas e devolve o sangue ao doador.

A coleta precisa ser agendada e os requisitos básicos para ser um doador por aférese são: estar bem de saúde, ter mais de 18 anos, pesar mais de 60 quilos e ter realizado nos últimos seis meses uma doação convencional de sangue no Hemonorte. No caso das mulheres não ter engravidado mais de duas vezes.

A plaqueta tem validade de cinco dias e é usada em procedimentos pós-operatórios, em pacientes com dengue hemorrágica, leucemias, entre outras doenças.

Haverá eleição municipal em 20 municípios do Brasil neste domingo (3)

Cerca de 1,5 milhão de eleitores voltam às urnas neste domingo (3) para eleger os chefes do Poder Executivo no estado do Tocantins e em 20 municípios de nove estados. Denominadas suplementares, as novas eleições ocorrem em razão de decisões da Justiça Eleitoral que afastaram os mandatários anteriores dos cargos por indeferimento do registro de candidatura ou cassação do mandato. Em todas as cidades onde haverá pleito suplementar, a votação ocorrerá das 8h às 17h, no horário local.

No Tocantins, o novo pleito foi organizado depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou, em 22 de março deste ano, os mandatos do governador, Marcelo Miranda (MDB), e de sua vice, Cláudia Lélis (PV), por arrecadação ilícita de recursos para a campanha de 2014.

Os municípios que terão novas eleições para prefeito e vice-prefeito são os seguintes: Jeremoabo (BA), Pirapora do Bom Jesus, Bariri e Turmalina (SP), Umari, Tianguá, Frecheirinha e Santana do Cariri (CE), Teresópolis (RJ), Bom Jesus (RS), Niquelândia (GO), Vilhena (RO), Guanhães, Ipatinga e Pocrane (MG), João Câmara, Pedro Avelino, São José do Campestre, Parazinho e Galinhos (RN).

De novo: Petrobras eleva preço da gasolina nas refinarias

A Petrobras anunciou a elevação de 2,25% no preço da gasolina comercializada nas refinarias. Com a alta, o litro da gasolina  nas refinarias passará de R$ 1,9671 para R$ 2,0113, a partir deste sábado (2), segundo informou a companhia. Trata-se da 2ª alta seguida após uma sequência de 5 quedas.
 
Na quarta-feira, a estatal havia anunciado aumento de 0,74% no preço da gasolina. Na terça-feira, os preços tinham sido reduzidos em 2,84%. Desde o início de maio, já foram anunciadas 14 altas e 6 quedas no preço da gasolina.

Mega-Sena pode pagar R$ 3 milhões no concurso deste sábado

A Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 3 milhões ao apostador que acertar as seis dezenas do concurso 2.046 que será sorteado neste sábado (2).

As apostas podem ser feitas nas casas lotéricas até as 19h (horário de Brasília) de hoje. O sorteio será realizado às 20h.

A aposta mínima, de 6 números, custa R$ 3,50.

No sorteio da última quarta-feira (30), uma única aposta feita na cidade de Primeiro de Maio (PR) acertou as seis dezenas sorteadas e levou o prêmio de R$ 29 milhões.

João Câmara/RN e a ressaca da vigília que encerrou a campanha de rua da eleição suplementar

Após uma sexta-feira do barulho com as últimas mobilizações políticas de rua das duas coligações de disputam voto a voto a prefeitura, o sábado, 02 de junho, véspera da votação, amanheceu com os sinais de que a festa de encerramento foi grande e até entrou pela madrugada.

Nas ruas por onde as passeatas passaram, ficou o lixo (papéis, garrafas de água mineral e outros entulhos).  Nos locais dos comícios, o lixo acumulado foi maior dando a dimensão do evento.

Agora, o sábado é de ressaca, repor as energias, refletir e amanhã ir as urnas para decidir o jogo político que terminará com a eleição daquele que irá governar o município por dois anos e seis meses, ou seja, até 31 de dezembro de 2020.

Termina amanhã prazo para solicitar uso do nome social no Enem

Termina amanhã (3) o prazo para que transexuais e travestis possam solicitar a identificação pelo nome social no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A solicitação deve ser feita na Página do Participante

O candidato deve informar CPF, senha e o nome social usado. Devem ser anexados documentos comprobatórios: fotografia atual nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares; cópia digitalizada da frente e do verso de um dos documentos de identificação oficial com foto e cópia assinada e digitalizada do formulário de solicitação.

Os documentos serão aceitos somente nos formatos PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2MB.

Depois de apresentar as informações solicitadas, o participante deverá, então, clicar no botão “visualizar” e imprimir o formulário de solicitação.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) orienta que os documentos devem ser legíveis para que não haja o risco de serem considerados inválidos para comprovação do atendimento.

As solicitações que não forem aceitas poderão ser consultadas na Página do Participante. Nesse caso, o candidato será informado pelo e-mail cadastrado para que envie um novo documento comprobatório no prazo de cinco dias.

No ano passado, 303 pessoas fizeram a solicitação para uso do nome social no Enem. O atendimento pelo nome que a pessoa se identifica teve início no Enem de 2014, quando 102 pessoas usaram o nome social durante a aplicação da prova. Em 2015, esse número passou para 278 e, em 2016, para 407.

As provas do Enem serão aplicadas em dois domingos, nos dias 4 e 11 de novembro. Os resultados serão divulgados em janeiro. As notas podem ser usadas para ingresso no ensino superior e para acesso a programas do governo federal como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Governo monitora notícias falsas sobre retomada de paralisação

O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, disse ontem (1°) que os órgãos de inteligência estão atentos a vídeos e notícias falsas que incitam a retomada da paralisação dos caminhoneiros e dizem que o governo não cumpre o acordo.

Segundo ele, se for necessário, serão tomadas providências. “No momento certo, se for o caso, haverá ação do governo para que quem estiver incitando de forma infundada inverdades pague a responsabilidade que esse ato porventura decorra. Não vai ficar sem punição quem tentar descaracterizar a verdade dos atos praticados pelo governo”, disse em entrevista coletiva após a reunião do Grupo de Acompanhamento da Normalização do Abastecimento, no Palácio do Planalto.

Padilha reforçou que pontos do acordo feito com os caminhoneiros já estão em vigor: a não cobrança de pedágio do eixo suspenso, em vigor desde ontem, a reserva de 30% de frete na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para caminhoneiros autônomos, e a tabela de preço mínimo para o frete. O desconto de R$ 0,46 por litro de óleo diesel deve chegar às bombas de combustível até a próxima segunda-feira (4).

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, disse que a partir de segunda deverão ser fixadas placas nos postos de combustíveis informando o valor cobrado pelo diesel no dia 21 de maio e o valor atual com a redução dos R$ 0,46.

Segundo o ministro, será publicada ainda hoje (1º), em uma edição extra do Diário Oficial da União, portaria com as regras para a fiscalização dos preços nos postos de combustíveis. As regras foram anunciadas ontem pelo ministro Eliseu Padilha.

Trump confirma encontro com Kim Jong-un em Singapura

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou hoje (1º) que vai se encontrar com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, em Singapura, no dia 12 deste mês, como estava previsto inicialmente desde que a cúpula foi anunciada. A declaração foi feita depois de o presidente se reunir na Casa Branca com Kim Yong Chol, considerado o braço direito do líder norte-coreano.

Trump disse que não discutiu direitos humanos com o representante norte-coreano e que as sanções ao país asiático serão mantidas. Ele ressaltou que não haverá novas sanções enquanto estiverem em curso as negociações. “Eu espero que chegue o dia em que eu possa retirar as sanções”, afirmou Trump.

O presidente americano e o representante de Kim Jong-un também conversaram sobre a negociação para pôr fim, de maneira formal, à guerra da Coreia, que até hoje não terminou, apenas foi interrompida por um armistício.

Trump também disse que Japão, Coreia do Sul e China terão que desempenhar papeis importantes para ajudar a Coreia do Norte a se desenvolver: “É a vizinhança deles. Nós estamos muito longe”, afirmou.

Cúpula
A reunião foi primeiro anunciada pela Casa Branca em março, porém, depois de muitas trocas de acusações entre líderes norte-americanos e norte-coreanos, acabou sendo cancelada no último dia 24 por uma carta de Trump acusando a Coreia do Norte de “hostilidade aberta”. Logo depois, no mesmo dia, Trump voltou a dizer que a reunião ainda poderia acontecer.

Ontem, Kim Yong Chol foi a Nova York para se reunir com o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo. Ficou combinado que ele iria a Washington nesta sexta-feira entregar uma carta do líder norte-coreano ao presidente dos Estados Unidos. Desde 2000, durante a presidência de Bill Clinton, um funcionário tão alto do governo norte-coreano não visitava a Casa Branca.

Trump disse que o encontro, daqui a menos de 10 dias, pode não resolver todas as questões pendentes entre Coreia do Norte e Estados Unidos, mas será o início de um processo de construção de relacionamento bilateral.

Governo diz que política de preços da Petrobras não será afetada

O Ministério de Minas e Energia (MME) defendeu, no final da tarde de ontem (1º), a política de preços praticada pela Petrobras. Em nota, a pasta destacou que o governo estuda formas de aumentar a previsibilidade dos preços ao consumidor, mas sem interferir na estatal. A nota foi divulgada após a decisão de Pedro Parente de deixar a presidência da Petrobras.

“O que o Ministério de Minas e Energia colocou em debate público visa a criação para o país de uma política de amortecimento dos preços dos combustíveis ao consumidor, um mecanismo que proteja o consumidor da volatilidade dos preços dos combustíveis nas bombas. Algo fora da política de preços da Petrobras”, diz o ministério.

A pasta ainda estuda um dispositivo que funcionaria como “colchão” entre as constantes mudanças de valor do petróleo no mercado e o preço do combustível nos postos. Técnicos do ministério e da Agência Nacional do Petróleo (ANP) começaram a discutir isso hoje. Na próxima segunda-feira (4) ocorrerá uma nova reunião, desta vez com a participação de técnicos do Ministério da Fazenda.
 
A preocupação do governo, no entanto, é descolar a previsibilidade de preços da política de precificação da Petrobras. “Essa política de proteção terá que preservar a atual prática de preços de mercado para o produtor e importador, o que é tido pela atual administração como um ponto fundamental para a atração de investimentos para o setor. Vai trazer previsibilidade e segurança ao consumidor e ao investidor.” Após a confirmação da saída de Parente, o mercado reagiu negativamente, com queda nas ações da Petrobras e valorização do dólar frente ao real.

Correios devem demorar 15 dias para normalizar entregas

Os Correiros devem demorar cerca de 15 dias para conseguir normalizar as entregas atrasadas. Em função da falta de combustível e dos bloqueios nas estradas decorrentes da paralisação de 11 dias dos caminhoneiros, a empresa pública deixou de entregar cerca de 85 milhões de encomendas e mensagens nos últimos dias.

Em nota, a empresa garante que, desde o fim do movimento paredista, está reforçando as operações, convocando mutirões para distribuir as cargas no menor espaço de tempo possível.

Apesar disso, serviços com dia e hora marcados (Sedex 10, Sedex 12, Sedex Hoje, Disque Coleta e Logística Reversa Domiciliária) permanecem temporariamente suspensos. Os demais serviços de encomendas como o Sedex convencional e o PAC foram mantidos e tiveram apenas o prazo de entrega ampliado.

Segundo a empresa, em condições normais, são entregues aproximadamente 25 milhões de objetos por dia.

Por permanência no G4, ABC recebe o Náutico no Frasqueirão

O ABC volta a jogar no estádio Frasqueirão neste sábado (2). Contra o Náutico-PE, às 16 horas, o Alvinegro joga pela permanência no G4 do grupo A da Série do Campeonato.

Com 11 pontos e atual terceiro colocado, o time abecedista pode terminar a 8a rodada na vice-liderança combinações de resultados.

Para a partida, o técnico Ranielle Ribeiro terá a volta do atacante Leandrão, que cumpriu suspensão no jogo contra o Remo.

Por outro lado, o treinador não terá o zagueiro Danrlei à disposição. O jogador recebeu o terceiro cartão amarelo e cumpre suspensão automática.

O outro lado
Na zona de rebaixamento – 9º lugar – com 7 pontos, o Náutico vem de vitória sobre o Globo. O time pernambucano busca mais um triunfo para deixar a área de queda e se aproximar do G4.

Situações diferentes
Jogando em casa, o ABC só venceu nesta Série C. Até aqui, foram três vitórias, com apenas um gol sofrido.

Já o desempenho do Náutico longe do Recife é o inverso. O time ainda não venceu e sequer balançou as redes dos donos das casas.

Temer confirma nome de Ivan Monteiro como novo presidente da Petrobras

O presidente Michel Temer confirmou o nome de Ivan Monteiro para ser recomendado como presidente efetivo da Petrobras. Ele falou à imprensa na noite de hoje (1º), após reunir-se com Monteiro no Palácio do Planalto. Temer aguardou a decisão do Conselho de Administração da Petrobras, que indicou o diretor financeiro da estatal para ocupar interinamente o cargo. 

“Comunico que o escolhido hoje como interino, Ivan Monteiro, será recomendado ao Conselho de Administração para ser efetivado na presidência da Petrobras”, disse.

Em rápido pronunciamento, o presidente também reafirmou o apoio à política de preços praticada pela empresa, que segue os preços internacionais do barril de petróleo para precificar seus produtos.

“Reafirmo que meu governo mantém o compromisso com a recuperação e a saúde financeira da companhia. Continuaremos com a política econômica que nesses dois anos tirou a empresa do prejuízo e a trouxe para o rol das mais respeitadas do Brasil e do exterior. Declaro também que não haverá qualquer interferência na política de preços na companhia”.

Monteiro ocupava até então a direção executiva da Área Financeira e de Relacionamento com Investidores da Petrobras. A troca ocorre após a decisão de Pedro Parente em deixar o comando da estatal, anunciada no final da manhã de hoje.

Ministério Público do RN investiga fraudes no seguro DPVAT

Um cabo da Polícia Militar lotado na cidade de Macau, distante pouco mais de 170 quilômetros de Natal, foi afastado de suas funções públicas. Contra ele pesa a suspeita de participação em um suposto esquema de fraude contra o seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres). Além dele, três mulheres também são investigadas.

De acordo com o comando da Polícia Militar, o cabo deve permanecer afastado até o final das investigações. Caso fique comprovada a participação dele nas fraudes, ele pode até ser expulso da corporação.

A determinação para o afastamento, em atendimento a um pedido feito pelo Ministério Público, foi assinada pelo juiz substituto José Ronivon Beija-mim de Lima.

Além do afastamento, o PM também está proibido de ter acesso às dependências da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar, onde é lotado, e da 5ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Macau, “tudo de modo a evitar a reiteração dos crimes, a destruição, ocultação ou alteração das provas, e ainda para garantir a investigação e instrução”, destacou o magistrado, em sua decisão.

sexta-feira, junho 01, 2018

Um mês após desabamento em São Paulo, duas pessoas estão desaparecidas

Um mês após o incêndio e o desabamento do edifício Wilton Paes de Almeida, no Largo do Paissandu, em São Paulo, completado hoje (1º), duas pessoas ainda continuam desaparecidas. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), Eva Barbosa da Silveira, 42 anos, e Gentil de Souza Rocha, 53, ainda não foram encontrados. O trabalho pericial continua em andamento, informou a secretaria.

Até hoje, foram identificados os corpos de Selma Almeida da Silva (40), Werner da Silva Saldanha (10), Wendel da Silva Saldanha (10), Francisco Lemos Dantas (55) e Alexandre de Menezes (40), que já foram retirados do Instituto Médico Legal por familiares. Já Valmir Souza Silva foi identificado, mas os familiares ainda não compareceram para a retirada do corpo ou prestar informações.

Eleitores do Tocantins voltam às urnas para eleição suplementar

Eleitores do estado do Tocantins voltam neste domingo (3) às urnas para eleger um novo governador. As eleições ocorrem após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassar, em março, os mandatos de Marcelo Miranda (MDB), e de sua vice, Cláudia Lélis (PV), por arrecadação ilícita de recursos para a campanha de 2014.

Estão concorrendo ao governo Carlos Amastha (PSB), Katia Abreu (PDT), Marcos de Souza Costa (PRTB), Márlon Reis (Rede), Mauro Carlesse (PHS) e Vicentinho (PR). O candidato Mário Lúcio Avelar (PSOL) concorrerá sub judice, o que significa que seu registro de candidatura aguarda uma decisão final.

Os eleitos ficarão no cargo até 31 de dezembro. Em outubro, nas eleições gerais, os eleitores voltarão às urnas para eleger um novo nome para o governo do estado.
 
O TSE aprovou na última terça-feira (29), o envio de força federal para as eleições suplementares do Tocantins para garantir que o pleito seja realizado com segurança.

No RN, abastecimento de combustíveis deve ser normalizado até segunda-feira (4), diz Sindipostos

Com o fim dos bloqueios realizados por caminhoneiros em rodovias federais e estaduais do Rio Grande do Norte, nesta quarta-feira (30), postos voltaram a receber combustíveis e disponibilizar à venda. De acordo com o sindicato que representa os donos dos estabelecimentos, a situação deve ficar totalmente normalizada até a próxima segunda-feira (4).

Durante a greve dos caminhoneiros, que durou cerca de 10 dias, o abastecimento de várias cidades do estado ficou crítico. Faltou combustível em postos de pelo menos sete cidades e na região metropolitana, motoristas formaram filas nos postos que ainda contavam com o produto.

De acordo com a entidade que representa os donos de postos, ao longo do período, apenas 80 caminhões chegaram à capital, quando, em circunstâncias normais, cerca de 110 caminhões saem diariamente de Guamaré/RN, a 140 quilômetros de Natal, com destino à região metropolitana. 

Na tarde desta quinta-feira (31), a reportagem da Inter TV Cabugi visitou 17 postos de combustível em Natal/RN. A maioria tinha gasolina para vender, mas um não. Já o diesel estava em falta em mais da metade dos estabelecimentos. O etanol também ainda está em falta e só foi encontrado em dois postos. Por sua vez, o gás natural só foi encontrado em três. 

Dilma diz ter certeza de que Lula pode ser eleito

A presidente cassada Dilma Rousseff afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está apto a vencer a corrida pela Presidência neste ano, como candidato do PT. "Temos certeza de que ele tem condições de participar das eleições e ser eleito", disse a jornalistas na quinta-feira, 31, em Curitiba, após visita a Lula, condenado e preso pela Operação Lava Jato em 7 de abril.

Dilma disse que encontrou o petista em "estado de indignação" por ter a ciência de foi condenado sem provas concretas. "A cada dia fica mais claro que ele é um preso político inocente. Acusam o presidente de um apartamento que é de outrem", afirmou.

"Esta é a única candidatura capaz de barrar o golpe", acrescentou Dilma em referência ao processo de impeachment que a tirou da presidência e deu lugar a seu vice, Michel Temer.

Ela também citou que as pesquisas de intenção de voto realizadas até o momento comprovam a capacidade de reeleição de Lula. Questionada sobre sua eventual candidatura a uma cadeira no Senado, Dilma declarou que ainda está avaliando, pois observa esta questão como parte de processo mais extenso, envolvendo a estratégia do partido.

Correios prorrogam inscrições para 5 mil vagas de jovens aprendizes

Os Correios prorrogaram as inscrições para 4.983 vagas, além de formação de cadastro de reserva, dentro do Programa Jovem Aprendiz.

Os que passarem na seleção receberão salário de R$ 448,46, vale-transporte e vale-refeição ou alimentação.

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas somente pelo site dos Correios até 11 de junho.

Para participar, o candidato deve ter entre 14 e 22 anos completos, estar matriculado na escola e cursando, no mínimo, o 9º ano do ensino fundamental.

Pessoas com deficiência não tem limitação de idade para concorrer.
É desejável ter noções básicas de editores de texto, planilhas, navegação e pesquisa na internet utilizando em computadores ou notebook.

A seleção será simplificada, realizada por meio da comprovação de requisitos referentes à renda familiar, aprovação escolar, série atual e participação em projetos sociais, a partir de pontuação detalhada no edital.

O jovem aprendiz terá jornada de 20 horas semanais, com 4 horas diárias, durante os 12 meses de contrato.

A carga horária concilia uma fase teórica no curso de aprendizagem de assistente administrativo no Senai e uma fase prática nos Correios.

Implantado em 2010, o programa Jovem Aprendiz tem como objetivo o desenvolvimento de jovens por meio da educação técnico-profissional, do estímulo à prática da cidadania e de valores éticos.

Saída de Parente derruba ações da Petrobras e eleva dólar

Após o anúncio da saída de Pedro Parente da presidência da Petrobras, as ações da empresa registraram queda na Bolsa de Valores. O Índice Bovespa também foi impactado. O dólar registrou alta.  

Por volta das 14h25 de hoje (1º), as ações da Petrobras estavam no topo daquelas com as maiores quedas. As ações preferenciais registravam queda de 15,60%, já as ordinárias, queda de 15,50%.

O índice Bovespa anotava queda de 0,02%. O índice registrado nesse horário era de 76.735,63 pontos. Logo em seguida, às 14h28, o índice subiu 0,04%.

Já o dólar comercial tem alta de 0,45%, sendo negociado a R$ 3,75.
Às 11h20, logo após o anúncio da demissão de Parente, a Bolsa de Valores de São Paulo sofreu queda. Em aviso de fato relevante, a estatal informou que as negociações das ações PETR-N2 foram suspensas das 11h22 às 11h42, conforme informou às 11h46 a Agência Brasil. No entanto, as operações já foram retomadas.

Praia da Redinha em Natal/RN está imprópria para banho, aponta boletim de balneabilidade

A praia da Redinha, em Natal, está imprópria para banho, segundo o boletim de balneabilidade do programa Água Azul, divulgado nesta sexta-feira (1º). A situação é recorrente há pelo menos duas semanas, de acordo com o estudo.

O local deve ser evitado por banhistas. A classificação considerada nos resultados divulgados pelo programa tem como base a quantidade de coliformes fecais encontrados nas praias monitoradas e de acordo com o estabelecido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

O Programa Água Azul é resultado de uma parceria entre o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA).

Parada do Orgulho LGBT de São Paulo quer discutir eleições

A 22ª edição da Parada do Orgulho LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis) de São Paulo ocorre neste domingo (3) na Avenida Paulista. O evento quer pautar discussões sobre as eleições presidenciais deste ano.

“Falar sobre eleições em ano eleitoral durante a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo é uma forma valiosa de comunicar a toda população LGBT sobre a importância de escolher bem suas candidatas e seus candidatos”, disse Claudia Regina, presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo.

A concentração da parada está marcada para as 10h, com início da marcha às 12h. O trajeto dos trios começa na Avenida Paulista e segue pela Rua da Consolação, com término previsto para as 18h. Ao final da parada, já no Vale do Anhangabaú, ocorre o show de encerramento com Banana Split, Fíakra e Jade Baraldo. As atrações confirmadas para o evento, este ano, são Anitta, Pabllo Vittar, Preta Gil e April Carrion, entre outros.

A apresentadora oficial da festa será a drag queen Tchaka e o slogan deste ano é Poder para LGBTI+, Nosso Voto, Nossa Voz.
A parada é organizada pela Associação da Parada do Orgulho de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros de São Paulo (APOGLBT).

O calendário do 22º ano do Orgulho LGBT de São Paulo teve início ontem (31), com a Feira Cultural LGBT que ocorre no Vale do Anhangabaú e reúne diversas tendas de moda, calçados, perfumes, artes plásticas, decoração e trabalhos de organizações e entidades que apoiam a causa LGBT.

Homens interditam BR no RN e acabam detidos pela PRF

A Polícia Rodoviária Federal prendeu um homem de 20 anos e apreendeu um adolescente de 17 anos, por volta das 22h dessa quinta-feira (31), no km 100 da BR 110, na cidade de Upanema.

Os homens foram detidos por estarem obstruindo a passagem de veículos com pneus, galhos de árvores e pedras, inclusive chegaram a atear fogo no material colocado sobre a rodovia.

O trecho chegou a ser obstruído por três vezes. No início da manhã, ao meio-dia e no período da noite. Em todas as oportunidades, equipes da PRF estiveram no local e procederam com a desobstrução. Na oportunidade, um dos presentes comentou que os policiais iriam passar o dia e a noite, retornando à cidade para desobstruir a BR.

Na última interdição, os policiais já tinham obtido informações sobre os responsáveis pelo protesto. Constatou-se que não eram caminhoneiros e que estavam querendo apenas tumultuar o trânsito e chamar a atenção da mídia.

Com base nas informações colhidas, os policiais abordaram os dois suspeitos que haviam se retirado do local em uma motocicleta, logo após a chegada da viatura. Na abordagem, constatou-se que o condutor era menor de idade, portanto, não era habilitado e que o passageiro era o proprietário do veículo.

Durante o diálogo com os PRFs, os detidos confessaram que tinham apenas levado o material para interditar a rodovia em protesto contra o preço dos combustíveis. Porém foram informados sobre a proibição de impedir o direito de ir e vir de qualquer cidadão que estivesse em trânsito pelas rodovias do país.

Diante dos fatos, os dois foram detidos e encaminhados à polícia judiciária em Mossoró. O adulto foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal, onde foi autuado pelos crimes de entregar veículo a pessoa não habilitada, desobediência e incitação ao crime.

O adolescente foi encaminhado à Delegacia da Polícia Civil e, depois de ouvido, foi entregue aos familiares.

Pedro Parente pede demissão da Petrobras

O presidente da Petrobras, Pedro Parente, pediu demissão na manhã desta sexta-feira (1º) em caráter "irrevogável e irretratável".

Parente ficou exatamente dois anos no comando da Petrobras, já que tomou posse no dia 1º de junho de 2016.

De acordo com comunicado da estatal, enviado ao mercado, a nomeação de um CEO interino será examinada ao longo do dia pelo Conselho de Administração. Ainda de acordo com o comunicado, a diretoria executiva da companhia não sofrerá qualquer alteração.

Em uma carta enviada ao presidente Michel Temer, com quem se reuniu na manhã desta sexta, Parente diz que a greve dos caminhoneiros e "suas graves consequências para a vida do país" desencadearam um debate "intenso e por vezes emocional" sobre as origens da crise.

E que a política de preços da Petrobras adotada durante sua gestão foi colocada sob "questionamento". Ele, porém, diz que os "resultados obtidos revelam o acerto do conjunto das medidas que adotamos, que vão muito além da política de preços".

A política de preços de combustíveis da Petrobras foi um dos principais alvos dos caminhoneiros durante a paralisação da categoria nos últimos dias. Parente declarou em mais de uma ocasião que não mexeria nos preços e, diante disso, se viu pressionado e sofreu um grande desgaste no comando da estatal.

"Tenho refletido muito sobre tudo o que aconteceu. Está claro, sr. presidente, que novas discussões serão necessárias", diz Parente na carta.

Técnico do ABC prevê ‘jogo complicado’ neste sábado

O ABC segue a preparação para o importante jogo contra o Náutico/PE, marcado para o sábado (02), no Frasqueirão, confronto que será válido pela 8ª rodada Série C do Campeonato Brasileiro. O treinador abecedista, Ranielle Ribeiro, sabe da importância da partida e alerta para as dificuldades que a equipe alvinegro encontrará.

“Temos um jogo muito importante agora, novamente em casa, e um jogo muito complicado. Não é porque o Náutico não vem bem na competição, está na penúltima colocação, que podemos achar que será um jogo fácil. O Náutico tem uma boa equipe, tem um grande comandante, que estreou bem e é uma equipe que vem buscando sua recuperação na competição. Sem contar que está todo mundo muito perto. O nosso adversário é o vice lanterna, mas está a três pontos do G-4. Está tudo embolado”, destacou o comandante alvinegro.

Ciente que não será um jogo fácil, Ranielle Ribeiro fez questão de ressaltar a importância da torcida. “Jogar em casa, no Frasqueirão, tem sido um grande trunfo para o ABC e mais uma vez a presença e o apoio da torcida será de suma importância para a equipe. Sei que o torcedor não gosta muito, mas a nossa torcida ainda está devendo um pouco. Precisamos muito do torcedor junto com a gente e esperamos ver esse estádio cheio no sábado, nos empurrando para mais um bom resultado. Esse é o nosso desejo”, declarou.

A equipe abecedista é a atual 3ª colocada no Grupo A com 11 pontos, enquanto o Náutico/PE ocupa a 9ª posição com sete pontos ganhos.

Posto que não baixar preço do diesel pode ser multado e interditado

O governo firmará um acordo com a Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes (Fecombustíveis) para garantir o repasse do desconto de R$ 0,46 no litro do óleo diesel ao consumidor.

Em um Termo de Cooperação Técnica, governo – por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) –, federação e distribuidoras se comprometem a fazer o desconto chegar na bomba de combustível.

O acordo será assinado amanhã (1º), às 11h, no Ministério de Minas e Energia e foi anunciado pelo ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, em entrevista coletiva na noite de hoje (31) no Palácio do Planalto.

Padilha destacou as punições possíveis àqueles que não repassarem o desconto: multas de até R$ 9,4 milhões, suspensão temporária das atividades, interdição dos estabelecimentos e até mesmo cassação da licença.

A fiscalização será realizada pelos Procons estaduais. Caso um consumidor, ao abastecer com diesel, verificar a não aplicação do desconto, poderá fazer a denúncia ao Procon.

Padilha informou ainda que um número de telefone será usado como canal de comunicação para essas denúncias.

Veja mais detalhes sobre a redução do diesel na refinaria

A diretoria executiva da Petrobras aprovou, em reunião extraordinária realizada ontem (31), a adesão da companhia à primeira fase do programa de subvenção econômica à comercialização de óleo diesel, criado pela Medida Provisória 838 e regulamentado pelo Decreto 9.392, ambos de 30 de maio de 2018, e extensivo a todos produtores e importadores.

De acordo com nota divulgada pela estatal, além da redução voluntariamente realizada pela Petrobras em 24 de maio de 2018, o valor médio de venda do diesel nas refinarias e terminais, à vista e sem tributos, será reduzido em R$ 0,07 e passará a R$ 2,0316 por litro a partir de hoje (1º).

Com oportunidades no RN, Marinha do Brasil abre três concursos públicos para ensino superior

A Marinha do Brasil abriu 22 vagas em concursos públicos do Quadro Complementar de Intendentes (10), Quadro Complementar de Fuzileiros Navais (9) e Capelães Navais (3). As inscrições estão abertas desde 23 de maio e serão aceitas até 5 de junho no site www.ingressonamarinha.mar.mil.br ou em uma das Organizações Responsáveis pela Execução Local (OREL). A taxa é de R$ 120.

Na área de jurisdição do 3º Distrito Naval, que compreende os estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, são disponibilizadas três OREL: em Natal, no Serviço de Recrutamento Distrital do Comando do 3º Distrito Naval; em Olinda, na Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco; e em Fortaleza, na Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará.

Para concorrer, é preciso ter menos de 29 anos no dia 1º de Janeiro de 2019 para o concurso dos Quadros Complementares; e menos de 41 anos para o concurso de Capelão Naval. Os processos seletivos incluem prova objetiva e redação, análise de títulos, inspeção de saúde, teste de aptidão física e Curso de Formação de Oficiais (CFO).

Após o CFO, os formados ocuparão o posto de Primeiro-Tenente (Capelães Navais) e Segundo-Tenente (Quadros Complementares), com rendimentos iniciais de R$11 mil e R$10.111, respectivamente.

Das vagas
No Quadro Complementar de Fuzileiros Navais, as oportunidades são para diversas engenharias, como Computação, Controle e Automação, Elétrica, Eletrônica, Telecomunicações, Engenharia Aeronáutica, Ambiental e Sanitária, Engenharia de Bioprocessos, Cartográfica e de Agrimensura, Civil, Petróleo, entre outras. O concurso é exclusivo para homens.

Para o Quadro Complementar de Intendentes, poderão se inscrever homens e mulheres com graduação em Administração, Ciências Contábeis e Economia.

Já para Capelães Navais foram abertas duas vagas para Sacerdote da Igreja Católica Apostólica Romana e uma para Pastor da Igreja Assembleia de Deus.

Informações ao candidato
Natal/RN – Serviço de Recrutamento Distrital do Comando do 3º Distrito Naval – Rua Coronel Flamínio, nº 100 – Santos Reis – Natal/RN – CEP: 59010-500
Tel.: (84) 3216-3117.

Olinda/PE – Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco (EAMPE) – Avenida Olinda, s/nº – Complexo de Salgadinho – Olinda/PE – CEP: 53010-000
Tel.: (81) 3412-7615.

Fortaleza/CE – Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE) – Avenida Coronel Filomeno Gomes, nº 30 – Jacarecanga – Fortaleza/CE – CEP 60010-280
Tel.: (85) 3288-4726.